Marketing de Experiência na Turnê da Banda Coldplay / Experiential Marketing on Coldplay’s Tour

Soffia Mell dos Santos Ximenes, Renata Céli Moreira da Silva Paula

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar como a banda Coldplay aplica o Marketing de Experiência na turnê Music Of The Spheres. Foi utilizado o método estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, observação participante e entrevistas com pessoas que estiveram presentes em algum show da turnê. Os resultados mostraram que a banda é capaz de se diferenciar por meio das experiências promovidas em seus shows e proporcionar valor ao cliente. A banda promove experiências por meio de interações com o público, efeitos visuais, uso de pulseiras de LED pelo público, ações para conscientizar sobre o meio ambiente, inclusão de pessoas com deficiência, dentre outras ações. O marketing sensorial é bastante utilizado nos shows. Os entrevistados da pesquisa relataram que o show da banda criou lembranças memoráveis. Os resultados mostraram que as experiências vivenciadas no show estimulam uma comunicação boca a boca positiva de recomendação para que outras pessoas queiram vivenciar o show. Palavras-chave: Marketing de Experiência. Marketing Sensorial. Estudo de Caso. ABSTRACT

 

This study aims to investigate how Coldplay band applies Experience Marketing on the Music of the Spheres Tour. The case study method was used. Data collection was carried out through documentary research, participant observation and interviews with people who attended some show on the tour. The results showed that the band is able to differentiate itself through the experiences promoted at its shows and provide value to the customer. The band promotes experiences through interactions with the audience, visual effects, use of LED bracelets by the audience, actions to raise awareness about the environment, inclusion of people with disabilities, among other actions. Sensory marketing is widely used at shows. The interviewees in the research reported that the band’s show created memorable memories. The results showed that the experiences lived at the show stimulate positive word-of-mouth communication of recommendation so that other people want to experience the same. Keywords: Experiential Marketing. Sensory Marketing. Case Study.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AGOSTINHO, P.F.L. Marketing de experiências: comunicar emoções e sensações através de experiências de consumo: caso biosotis. Dissertação de Mestrado em Gestão. Universidade de Coimbra. Portugal, 2013.

ALMEIDA, L.; PAULA, R.C.M.S. O Marketing de Experiência dos Patrocinadores do Rock In Rio. Revista FSA, v.19, n.4, 2022.

ALVES, B.; NÔVOA, N.; PEREIRA, C.; SILVA, H. Marketing Sensorial e Hedonismo: Análise Sistemática da Literatura Acadêmica Nacional de trabalhos Publicados entre 2011 e 2021. Anais do Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2022.

ARULDOSS, A.; RANA, S.; PARAYITAM, S.; GURUMURTHY, B. Demystifying hedonic shopping motivation and consumer buying behavior during the post-global pandemic: evidence from a developing country. Journal of Marketing Theory and Practice, v.32, n.4, 2024.

BHATIA, R. et al. Sensory Marketing – A Review and Research Agenda. Academy of Marketing Studies Journal, v.25, n.4, 2021.

BUI, D.L.; NGUYEN, H.H. Sensory marketing on customers’ satisfaction: a tale from the second largest coffee exporter. International Journal of Economics and Business Research, v.23, n.1, 2022.

CAIXETA, I. Coldplay mostra que música é para todos e promove inclusão de PCDs em shows. Estado de Minas, 20 de março de 2023. Disponível em: [https://www.em.com.br/app/noticia/diversidade/2023/03/20/noticia-diversidade,1470959 /coldplay-mostra-que-musica-e-para-todos-e-promove-inclusao-de-pcds-em-shows.shtml]. Acesso em 30 de janeiro de 2025.

CARMO, I.S.; MARQUES, S.; DIAS, A. The Influence of Experiential Marketing on Customer Satisfaction and Loyalty. Journal of Promotion Management, v.28, n.7, 2022.

CARMO, M.M.S.; CARMO, M.H. A Influência da Tecnologia na Experiência do Consumidor de Eventos Musicais: a banda Coldplay. Anais do XVIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. PUC-PR: Curitiba, 2024.

CHANG, W.J. Experiential marketing, brand image and brand loyalty: a case study of Starbucks. British Food Journal, v.123, n.1, 2021.

COLDPLAY. Emissions Update. Coldplay – Site oficial, 03 de junho de 2024. Disponível em: [https://www.coldplay.com/emissions-update/]. Acesso em 20 jan. 2025.

COLDPLAY. Infinity Tickets. 2025. Coldplay – Site oficial. Disponível em: [https://infinity.coldplay.com/]. Acesso em 30 jan. 2025.

DAVEY, A.; SUNG, B.; BUTCHER, L. Revisiting experiential marketing: a Delphi study. Journal of Brand Management, v. 31, 2024.

GUERRA, C.; DIAS, V. Marketing Sensorial e Consumidores com Deficiência: Uma análise a respeito da lembrança de marca. Consumer Behavior Review, v.5, n.1, 2021.

HOLBROOK, M.B.; HIRSCHMAN, E.C. The experiential aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings, and fun. Journal of Consumer Research, v.9, n.2, p.132-140, 1982.

KOTLER, P.; KELLER. K. Administração de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.

LAROCCA, M. et al. Marketing de Experiência: estudo de aspectos conceituais. Cadernos EBAPE, v.19, p.782-790, 2020.

LAUKKANEN, T.; XI, N.; HALLIKAINEN, H.; RUUSUNEN, N.; HAMARI, J. Virtual Technologies in supporting sustainable consumption: From a single-sensory stimulus to a multi-sensory experience; International Journal of Information Management, v.63, 2022.

LICK, E. “Multimodal Sensory Marketing” in retailing: the role of intra-and intermodality transductions. Consumption Markets & Culture, v.25, 2022.

LIMA, M. This is show business: a cultura dos megaespetáculos pop e a invenção do “padrão Madonna”. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Santa Catarina, 2018.

LYU, M.; HUANG, Q. Visual elements in advertising enhance odor perception and Purchase intention: The role of mental imagery in multi-sensory marleting. Journal of Retailing and Consumer Services, v.78, 2024.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARTO, B.I.C. Amor e desejo no mundo digital: A influência do consumo hedónico na utilização do online dating. Dissertação de Mestrado de Marketing Digital. Universidade Europeia, Lisboa, 2019.

MELO, P.F.C.; COSTA, M.F.; KOROSSY, N. Turistas psicocêntricos e os fatores influenciadores no valor de compra hedônico de um destino turístico de massa. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v.12, n.1, p. 1–37, 2023.

NEVES, C.S.B. Em Busca do Prazer: Percurso evolutivo do pensamento hedonista. Revista Paranaense de Filosofia, v.1, n.1, p.137–166, 2021.

OLIVEIRA, D.M.T.; PAULA, R.C.M.S. Marketing de experiências: estudo de caso em um pequeno canal de transmissão de jogos online. Cadernos de Gestão e Empreendedorismo, v.12, n.3, 2024.

RAYNARA, B. Chris Martin afirma que 12° álbum de Coldplay deve ser o último. 2024. O POVO. Disponível em: [https://www.opovo.com.br/vidaearte/2024/10/01/chris-martin-afirma-que-12-album-de-coldplay-deve-ser-o-ultimo.html]. Acesso em 30 jan 2025.

ROSENDO-RIOS, V.; SHUKLA, P. When Luxury democratizes: Exploring the effects of Luxury democratization, hedonic value and instrumental self-presentation on traditional Luxury consumers’ behavioral intentions. Journal of Business Research, v.155, 2023

SARQUIS, A.B.; GLAVAM, A.K.; CASAGRANDE, J.; MORAIS, A.S.A.; KICK, M.C. Marketing Sensorial Na Comunicação De Marca: Um Ensaio Teórico. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v.2, n.3, p.1–21, 2015.

SAUSEN, J.; BAGGIO, D.; FROEMMING, L.; BUSSLER, N. Dimensões do Marketing Sensorial e Humanização em Pediatrias Hospitalares: Estudo de Satisfação dos Acompanhantes. Revista Economia & Gestão, v.23, n.64, 2023.

SHAHID, S.; PAUL, J.; GILAL, F.G.; ANSARI, S. The role of sensory marketing and brand experience in Building emotional attachment and brand loyalty in Luxury retail stores. Psychology & Marketing, v.39, n.7, p.1398-1412, 2022.

SOLOMON, M. O comportamento do consumidor. 11° ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2016.

SOUSA, F.G.P.; SOUZA, L.L.F.; PEÑALOSA, V.; FERREIRA, M.A.B. Comportamento de Compra no pequeno varejo: consumo hedônico e utilitário. Revista Ciências Administrativas, v.20, n.1, 2014.

SOUZA, C.A.; SILVA, S.C.; SANDES, F.S. Combinar Marketing de Experiência com Marketing de Influência pode conduzir a um aumento do brand awareness digital? Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, v.17, n.3, p.333-348, 2022.

TONETTO, L.; BRUST-RENCK, P.; STEIN, L. Perspectivas metodológicas na pesquisa sobre o comportamento do consumidor. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, 2014.

URDEA, A.M.; CONSTANTIN, C.P.; PURCARU, I.M. Implementing Experiential Marketing in the Digital Age for a More Sustainable Customer Relationship. Sustainability, v.13, n.4, 2021.

WÖRFEL, P.; FRENTZ, F.; TAUTU, C. Marketing comes to its senses: a bibliometric review and integrated framework of sensory experience in marketing. European Journal of Marketing, v.56, n.3, p.704-737, 2022.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ZHA, D.; MARVI, R.; FOROUDI, P. Synthesizing the customer experiencie concept: A multimodularity approach. Journal of Business Research, 2023.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.7.3

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)