<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 5, p. 100-1*2, *ul. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.7.*
</line>
</par><par>
<line>
Ameaças à Democracia: Análise da* T*ntativas *e R*ptura **stitucional n* *rasil e o Cas*
</line>
<line>
Bolsonaro
</line>
<line>
T*reat* t* Democrac*: An Analysis o* *he At*empts at I*sti*ution*l *upture *n Brazil and the
</line>
<line>
Bols*na*o Case
</line>
</par><par>
<line>
Franciel* ** Nascimen*o Sousa
</line>
<line>
Graduan*a em Bacha*elado em Dir*ito do Instituto *e E*ucação Superio* Raimundo *á
</line>
<line>
B*lsista d* *IBIC 20*5.1 *o Instituto *e **ucação S*perior Raimundo *á
</line>
<line>
*-mail: fran*ielysousa4*@gmail.com
</line>
<line>
Flávio F*lip* Moura Luz
</line>
<line>
Gra*uan*a e* Bach*relado em *ir*i*o do Insti*uto *e Educação Sup*rior Raimundo Sá
</line>
<line>
Bolsista do PI*IC 2025.1 do Inst*t*t* d* Ed*caçã* Sup**ior Raimundo Sá
</line>
<line>
E-*a*l: fla*iofelipem*uz368@gm**l.*om
</line>
<line>
Maria do Socorro Rodr*gues
</line>
<line>
D*u*orado em E**i*o de *iências * Matemátic* *ela Univ*rsidad* Luterana *o Bra*il
</line>
<line>
Docent* do Insti*uto de *ducação S**erior Rai*undo Sá
</line>
<line>
Orient*dor* e *olsista do PIBIC 202*.1 *o Insti*uto de E**cação *uperior Raimundo Sá
</line>
<line>
E-*ail: pr**essorasocorror@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Franciely do Nascimento *ousa
</line>
<line>
E*i*or-Chefe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Ker*ey
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
A*enc*r
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade R.*á - BR 316, Altamira, CEP: 6*.602-000,
</line>
<line>
Ro*rig*e*
</line>
</par><par>
<line>
Picos/*I, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Fl*vio Felipe *ou** Luz
</line>
<line>
Art*go rec*bido
</line>
<line>
e* 0*/06/20*5. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Fa*uld*de R.Sá - BR 316, Alt*mira, CEP: 64.602-00*,
</line>
<line>
r**eb*da em 27/06/*025. Aprovad* em 2*/06/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Pico*/PI, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Maria do Socorro Rodr*gu*s
</line>
<line>
A*aliado pelo sistema Triple R*view: D*sk R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Faculdade R.Sá - BR 316, *ltamira, CE*: 64.6*2-000,
</line>
<line>
pelo *ditor-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
</par><par>
</page><line>
Picos/**, Brasil.
</line>
<line>
(avaliação cega por doi* a**li*dores da **ea).
</line>
<line>
R*vi*ã*: *ramatica*, Norma*iva e de F*rmatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Am*a*as à Dem*cracia: Análise das Tenta*i*a* de Ruptura I*stitucional no *r**i* e * *aso Bolsonar*
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
ar*ig* busc* analisa* as ameaça* à democ*acia brasileira durante o governo de J**r
</line>
</par><par>
<line>
Messias Bolso*aro (2019-2023), a partir das *e*tativas *e ruptura *n*t*tucional. Trata-se de
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *e nature*a *ualitativa, de abord*gem int*r*retativa, bibliográfica *ocu*ental. e
</line>
<line>
Per*it* identific*r também co*o os pol*t*co* *xer*e* p**er, cons*roe* s**tid*s e
</line>
<line>
m*b*liza* apoi* por meio da *i**uagem s*b viés *utorit**i*, que revela* as ideologias,
</line>
<line>
estratégi*s das relações sociais envolvidas. *tiliza-se a análise empíric* de discursos
</line>
</par><par>
<line>
políticos contrári*s ao re*ime
</line>
<line>
democrático, açõe* governam*nta*s e as r*a*ões d*s
</line>
</par><par>
<line>
instituições. O objet**o é a
</line>
<line>
*ompreensã* dos fatos e as *uas consequências para os debates
</line>
</par><par>
<line>
que **tão abordados: as a*ões, os discursos com *elaçã* à democracia, os im*actos das crises
</line>
<line>
políticas na *egitim*ção *emocrática afetando o *istema *leitoral, t*ndo a mobil*zaçã* soci*l
</line>
<line>
para *ins antidemocráticos *a sede dos Três Pode*es *m Brasília. Co*clui-se que, apesar da
</line>
<line>
*esistência *nstitucional, *correram amea*as significativas ** Estado democ*ático, sendo
</line>
<line>
c*ucial o fortalecimen*o *o Judi*i*rio, do sistema eleito*al republ*cano e da sociedad* civ*l
</line>
<line>
**la preservação *a Cons*ituição F*deral e *o regime político-demo*rá*i*o.
</line>
<line>
Pa*avras-Cha*e: Democracia. Sis*em* Elei*oral. Govern* Bo*sona*o. Ruptur* In*titucional.
</line>
<line>
ABS**ACT
</line>
<line>
This **ticle aims to a*a*yze the thr*ats *o B**zilian democrac* d*ring the government of Ja*r
</line>
<line>
Messias Bo*sonaro (2019-2*23), focus*ng on attem*ts *t in*titut*onal rupture. *hroug*
</line>
<line>
qualitative resea*ch wi*h a* int*rpretative *pproac*, both *i*liographic *n* do*u*enta*y. It
</line>
<line>
also a*lows for t*e ident*fication *f how politicians exer*ise power, c*nstruct *eanings, and
</line>
<line>
mobilize s**port throug* languag* under an authoritarian bias, which r*veals the i*eolog**s
</line>
</par><par>
<line>
a*d strategies o* the soc*** relat*ons invo*ved. An empirical a*alys*s *f
</line>
<line>
polit*c*l s*eec*es
</line>
</par><par>
<line>
op*o*ing the democratic
</line>
<line>
regime, gover*ment actions, a** the reactions of *nstitution* is
</line>
</par><par>
<line>
e*ploye*. *h* goal is to u*derstand *he facts and the*r c*nsequences for the debate*
</line>
<line>
add*essed: t*e actions, th* speeches r**arding *emocrac*, the im*acts of political crises on
</line>
</par><par>
<line>
dem*crati* *egitimacy a*fecti*g *** e*e*tora* s*stem, a*d the social
</line>
<line>
*obi*iz**ion for
</line>
</par><par>
<line>
ant*democratic purposes at the hea*qu*rt*rs of the Three Powers in Bras*lia.
</line>
<line>
It
</line>
<line>
concl*des
</line>
</par><par>
<line>
that, despite the r*s*st*nce *nstitutio*al*y, si*n**icant threats *o *he democratic state *ccurred,
</line>
</par><par>
<line>
making it cr*ci*l *o
</line>
<line>
stren*the* the judic**ry, *h* republica* e*ectoral system, an* civ**
</line>
</par><par>
<line>
***iety fo* the preservation of th* Federal Constitution and the democra**c politica* *e*ime.
</line>
<line>
Key*ords: Dem*cr*cy. E*e**oral S*s*em. Bols**aro Govern*ent. Institutional Ru*ture.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *er*s*na P*, v. 22, n. 7, art. 5, p. 100-11*, jul. 2025
</line>
<line>
w*w4.Un*fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. N. So*sa, F. F. M. Luz, M. S. *odrigues
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TR*D*ÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
A democracia br**i*eira tem enfre*t**o signi*icat*vos *storvo* que a**a*am a
</line>
<line>
estabi**dade d* *uas instituições na* última* dé*adas. Even*os recentes, com* discursos *ue
</line>
</par><par>
<line>
question*r*m a *nte*ridade d* sist*ma eleitoral * *s **aques a*s órgãos
</line>
<line>
como o Con*resso
</line>
</par><par>
<line>
*aci*nal e o Supr*mo Tri*u*al **dera* (STF), suscitaram debat*s so*re a solidez do *e*ime
</line>
<line>
*emoc**tico no paí*.
</line>
<line>
Diant* *essa* *ções, est* a*ti*o *nalisa as ameaças à d*mocracia brasil**r* no ca*o d*
</line>
</par><par>
<line>
gov*rn* de Bolsonar* (20*9-2*23), com *nfa** *as tenta*ivas
</line>
<line>
de rup*ura *nstitucional. Este
</line>
</par><par>
<line>
estudo busca responder aos *uest*onamentos: quais foram as pri*cipais ameaças à demo*racia
</line>
<line>
brasileira nes*e períod*, também como elas s* ma**festar*m *as ten*ativas *e ruptur*
</line>
<line>
in*t*t*cion*l.
</line>
<line>
O fenôm*no a *e* estu*ado é passivelme*te observável *e ver**icaç** e*pír**a, uma
</line>
</par><par>
<line>
ve* q*e envol*e a análise de dis*ur*os p*lí*icos, *ue *ontrariam o regime democrático,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
aç**s *overnamentais * a* reações d** instituições. As *úvidas que n*rteiam esta
</line>
<line>
pes**isa
</line>
</par><par>
<line>
são: *ua*s *ator*s contr*bu*r*m para a *ragilização das i*stitui**es demo**átic*s no Brasil?
</line>
<line>
*o*o as açõe* de líderes *olíticos, *o c*so de Bols*naro, inf*uenc*a* a *ercepçã* pública da
</line>
<line>
*emoc*acia? Quais são os impactos des*as ações na e*ta*ili*ade *olítica e *nstit*cion*l do
</line>
<line>
país?
</line>
<line>
A partir dessas indagaçõe*, e*ta pesquisa b*sca compreender * dinâm**a das *meaças
</line>
</par><par>
<line>
à democr*cia *travé* *a análise dos elem*nto* mencio**dos. Vale res*altar que a
</line>
<line>
*esquisa
</line>
</par><par>
<line>
busca, *o* meio da anál*se d* c**o de Jair *olsonaro e das ten*ativas de r*ptur* in*tit*cional a
</line>
<line>
ele r*lac**nad*s, oferecer subs*dios em *rol d* compr*e**ão e fortalecimento das instituições
</line>
<line>
demo*ráticas n* país.
</line>
<line>
A pe*quis* adotada é *e *atu*eza quali*ativa, p*r c*nfig**ar-s* uma análise
</line>
</par><par>
<line>
*nter*re**tiva d* f*tos polít*co-*ociais e das dinâmicas institucionais. O obje**v* é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compre*n*ão da* consequências das
</line>
<line>
*ções do ex-pre*iden*e *o co**e*to democrático
</line>
</par><par>
<line>
**as*leiro. Tal **o*da*e* conside*a nã* s*men*e con*eúdo das *ções, c*mo também o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma com* são
</line>
<line>
expressos. *essa per*pectiva,
</line>
<line>
inse*em-se os ef*itos nos *ampos p**ítico,
</line>
</par><par>
<line>
midiátic* e so*ial.
</line>
</par><par>
<line>
A abord*gem utilizada ne*te estudo é d* natur**a teórica e analítica. Visa-se, mediante
</line>
</par><par>
<line>
análise crítica, **mpre*nde* os e*entos, os discursos e as
</line>
<line>
ações *olíti*as
</line>
<line>
que podem ter
</line>
</par><par>
<line>
comprometido a esta*ili*ad* dem*crá*ica no Br*sil. A pesquisa
</line>
<line>
nã* *usca * **nsuraç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, *. 22, n. 7, art. 5, p. 1*0-112, jul. 202*
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Am*aças à Demo*raci*: Análise das Te*tativas d* Rup*ura Institu*ional no Br*sil e o Caso Bols*naro
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
*uan*itativa de variávei*, mas, sim, * an**is* dos imp*ct*s dessas açõe* nas *nstituições
</line>
<line>
democ**ticas.
</line>
</par><par>
<line>
O campo de pesq*is* abrange a análise dos
</line>
<line>
di*curso* polític*s p*oferidos pelo *x-
</line>
</par><par>
<line>
p*esidente Jair Messias Bolsonar*, em des*aqu* o* perí**os apó* a* el*ições de 201* * os
</line>
<line>
eventos de 2021 até * ca*s de 2023.
</line>
<line>
Inclui falas *o*re a democracia, as man**e*t*ções cont**rias a*s resultados e*ei*orais e
</line>
<line>
o* ataques di*ecio*ados ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Feder*l e* Bras*lia. A
</line>
<line>
e*c*lha just*fi*a-se pela indispen*abilid**e do assunto e as c*n*equên*ias que esses *pisódios
</line>
<line>
t*m para * democra*ia no Brasil.
</line>
<line>
Os pro*edi*e*to* de análise c*m*inam o es*udo de caso do Bolsona*o, que emprega o
</line>
</par><par>
<line>
método de*ut*vo c*m a*ordagens
</line>
<line>
e*ploratór*a, des*ritiva e a pesquisa bi*lio*ráfica
</line>
</par><par>
<line>
documental. *is*o abrange*á a *oleta de dados
</line>
<line>
do Catálogo *e Tese* & Dissertações -
</line>
</par><par>
<line>
CAPES -, Scielo, Google *cadêmico e as p*b*ic*ções em mídias of*ci*is e não of*ci*is que
</line>
<line>
tratam d*s epi**d**s de crise institucional. Co*sistirá nos dis*ursos selecionados, incluindo *s
</line>
</par><par>
<line>
p*onuncia*entos oficiais, as declarações e* evento* de c*mpanha*
</line>
<line>
* as c*letivas *e
</line>
</par><par>
<line>
*mprens*.
</line>
</par><par>
<line>
A a*ost*a de anális* seleci*n*da *aut*u-se na relevânci* e na representa*ividade dos
</line>
<line>
eventos para a *n*lis* das ten*ati*as de *uptura i*stituci*n*l. A justificativa para as escolh*s
</line>
</par><par>
<line>
m*t*dol*gicas se baseia *o requisito
</line>
<line>
d* um *
</line>
<line>
a*or*age* que **rm*ta um ente*dim*nto
</line>
</par><par>
<line>
sucinto dos fen*menos político-sociais, **terpreta*ão das motivaç*es e ** *onsequê*ci*s das
</line>
<line>
ações polític*s anali*adas.
</line>
</par><par>
<line>
No âmb*to a*adê*ic*, pesqui*a ofe*ece arguição para *ebates objetivos so*re a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*iliên*ia democrática e os em*ecilhos contemporâneos enf*entados p*las
</line>
<line>
instituições. *ara
</line>
</par><par>
<line>
os discen*es, a *nve*tig*ção propor**ona o desenvol*imento de habilidades a*alíticas c**tic*s e
</line>
</par><par>
<line>
a comp*eensão
</line>
<line>
dos *ro*essos p*lítico*, que reforçam o
</line>
<line>
compr*misso e a
</line>
<line>
preser*ação d*s
</line>
</par><par>
<line>
**lo*es c*vis.
</line>
</par><par>
<line>
A **tivação para est* est**o advém da observação de eventos rece*tes que ameaçam
</line>
</par><par>
<line>
a so*idez das ins*ituições b*asileiras as *o*sequênci*s par* * democ*a*ia no B*asil. O e
</line>
</par><par>
<line>
desígnio deste a*t*g* * **ntri*uir para fortaleci*ento da* in*tituições diante d*s ata*u*s o
</line>
<line>
analisados, uma vez que *rt*cula açõ*s c** ten*ências autoritárias mo*erna*. E*se ponto de
</line>
</par><par>
<line>
partida
</line>
<line>
al*nha-se *om pr*pósito cien*í*ic* *e ide*tif*car dificuldades e o
</line>
<line>
buscar explicaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
sis*emáticas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sina PI, v. 22, n. 7, a**. 5, p. *00-112, jul. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. N. Sousa, F. F. M. Luz, *. S. Rod**gues
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
2REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
*.1 At*s e Dis*ursos Antidemocrático*
</line>
</par><par>
<line>
De acordo *om Venturelli (2023, *. *9, tradução *ossa), Jair Messias Bolsonaro
</line>
</par><par>
<line>
demonst*ou traços populistas tant* em suas campanhas eleit*rais quanto ao longo de *odo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*u mandato. Os s*u* a***os p*pul*stas são *ontribuíram para levá-lo ao cargo em
</line>
<line>
2018;
</line>
</par><par>
<line>
contudo, *le* também refletiram em s*u b*ixo índice de aprovação do ma**atário *** * f*nal
</line>
<line>
de *e* man*ato, situando-** um pouco a*ima de 2*% (VENTUR*LL*, 2023, p. 90, tradu*ão
</line>
<line>
nossa).
</line>
<line>
Durante o seu ma*dato, o *x-p*esidente Jair Me*sias Bol*o*aro ma*teve alinhamen*o
</line>
</par><par>
<line>
com os parlamentares da extrema
</line>
<line>
dir*ita q*e uti*izara* as r*des sociais *ara diss*mi*ar
</line>
</par><par>
<line>
ameaças a ministr*s do Supremo Tribunal Fed*ral - **F - e fomentar * des*rédi*o
</line>
<line>
i*s*i*uci*n*l. Essa postur* ocorreu sem q** houve*se q**lquer inici*tiva efet*va por parte do
</line>
<line>
E*ecutiv* para c*nter tais abusos.
</line>
<line>
O autor Geo*g* *bboud (202*) ressa*ta a comp*acên*i* explícita do chefe do
</line>
</par><par>
<line>
Execut*vo ** *poiar
</line>
<line>
um parlamenta* que proferiu "numero*a* ameaças *os mini*tros
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p**pr*o STF". Seg*ndo Abb*ud, tal ato, por *i só, c***igurou *ma grave afronta à s*paração
</line>
<line>
*os Poderes.
</line>
<line>
Conf*rme po*t** o autor, "gera um po*co de c*n*trangimento im*ginar q*e em pleno *éculo
</line>
<line>
XXI seja nec*ssário explicarmos que não *xiste ato de poder público c*mpletamente im*ne a
</line>
<line>
um e*ame de l*gal*dade ou consti*ucio*a*idade" (AB*OUD, 2022).
</line>
<line>
Esta advertê*c*a é de ex*mia i*po*tância, em virtud* de reafirmar que ne*hum ag*nte
</line>
<line>
polí*ic*, inclusive o president* da Repúb*ica, e*t* acima da *onsti*uiç*o. A tentativa de
</line>
<line>
blinda* j*ri*icamente *s ato* de con*eúdo duvidoso represent* nã* apenas um er*o *ogmá*ico,
</line>
<line>
mas *m r*sco *eal à preservação d* Estado Democráti*o de Direito.
</line>
</par><par>
<line>
As *rguições crític*s à administra*ã*
</line>
<line>
de Bolsonaro, pr*ncipalment* da e*querda
</line>
<line>
rad*cal
</line>
</par><par>
<line>
p**ulista, como exemplo o PST*, incluíram *taque* *ssoc*ados à covid-19.
</line>
<line>
* partir disso, o *STU alegou que Bolsonaro "conscie*temente atraso* a vacinação
</line>
<line>
para impor contaminação maciça, r**ult**do na morte dos mais vul*er**eis, a*sim, por meio
</line>
<line>
do genocídio, alcançou a ´imunidade de rebanho´" e "garantiu * es*u*ma c*rrupto de vaci*a*
</line>
<line>
com preço* exc*ssivos" (Venturelli, 2023, p. 90, tradu*ão nossa).
</line>
<line>
Em vez de se espelhare* nos ma*c*s *ivilizató*io* e na ciência sobre a *andemia da c**id-
</line>
</par><par>
</page><line>
19, as r*d*s sociais f*ram d**inadas por discurso* e*tremistas negacionista* (ABB*UD, e
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, *rt. 5, p. *00-112, j*l. 2025 w*w4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ameaças à Democracia: Análise das Tentati*as de Ruptura Insti*uciona* no *rasil * o **so *ols*naro
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
2022, p 222). Nesse panorama, *rinc*pios que er*m co*st*t*cionalmente consolidados
</line>
<line>
p*ssa*a* a s*r que**io*ados, com dest*que n* *stado L*ico.
</line>
<line>
Abbo*d e*fatiz* que a ideia de discurso* r**cionários seria *ust*ntada sob a *legação
</line>
</par><par>
<line>
de liberdade de e*pr*ss*o. Atualmente, o STF é o
</line>
<line>
gr*nde suste*tador da de*ocracia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
relevante na proteçã* de di*eitos *a so*iedade ao lon** da pande*ia. O *utor também ab*rda
</line>
<line>
neste capít*lo as formas d* golpe d* estado:
</line>
<line>
E* *studo sob*e o tema, a cientista p*líti*a N*n*y Ber*eo *dentifica seis fo*mas
</line>
<line>
de g**pe de *stado d**erentes do clás*ic* e vi*le*to go*pe m*lit*r. São elas: "*olp*s
</line>
<line>
executivos" - g*ver*os eleitos que *us*endem as instit*ições dem*cráticas; "fra*d*
</line>
<line>
nas eleições" - m*nipulação no proce*so ele*toral; "golpes pr*missórios" -
</line>
<line>
sequestr* *o gover*o que **pois se leg*tima *or u*a rati*icação ele*tor*l;
</line>
<line>
"en*randecimento execu*i*o" - pe*man**cia d*qu*les *leitos sem *rev*são
</line>
</par><par>
<line>
co**tituc*onal; e "manip*lação *leit*r** estratégica" -
</line>
<line>
ati***ndo a *iberdade * *
</line>
</par><par>
<line>
justiça da* eleições (ABBOUD, 20*2, p. 227).
</line>
</par><par>
<line>
* vi*t* disso, d* t**sões e ame*ças à demo*racia, o sis*ema político enfrentou uma
</line>
</par><par>
<line>
g*ave te*tativa de **ptura *ns*itucional. Após as e*eiçõ*s, no d*mingo à tarde, *ia *8
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
janeiro de 202*, houve a invasão do **ngresso Nacional, d* Palácio *o Plan*lto e do
</line>
<line>
Su*remo Tribunal F*deral (STF) em Bra**lia, por manife*tant*s **tid*m*c**tic*s qu*
</line>
<line>
**otestavam contr* a eleição do presidente **iz Inácio Lula d* Silva.
</line>
</par><par>
<line>
O ápice *essas ten*ões, mar*ado pela inv*são e caos na sede dos
</line>
<line>
Três *oderes,
</line>
</par><par>
<line>
culmi**u na deflagração da Ope*ação Lesa Pátria. Essa ope*açã* *esulto* na prisão de
</line>
</par><par>
<line>
centena* de pessoas e na abertura *e
</line>
<line>
processos jud*cia*s contr* os fomentadore* d** atos
</line>
</par><par>
<line>
golpis*as.
</line>
</par><par>
<line>
No que concerne ao e*-presidente Jair Bolsonaro, ele se tornou alvo de i*v*stigações
</line>
</par><par>
<line>
por, s*postamente, t** p*rt*cipa**o nesse plano e na tent*ti*a de
</line>
<line>
golpe de Estado, com o
</line>
</par><par>
<line>
in*uito *e manter-se n* poder a*ó* sua derrota nas eleições de 20*2.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa erosão da l*gi*i*idade ins*itucional, pr**ovida **l*s
</line>
<line>
discursos p*blicos,
</line>
</par><par>
<line>
incentivou a ação *n*ide*ocrát**a, através
</line>
<line>
da
</line>
<line>
polarização pelo f*nat*smo na* rede* socia**.
</line>
</par><par>
<line>
A* invés de
</line>
<line>
configurar golpes clássicos,
</line>
<line>
*o*ve a manif*staçã* d* golpes c*n*emporâne*s,
</line>
</par><par>
<line>
conforme c*tado no li*ro do Abbo*d, in verbis:
</line>
<line>
Os novos ti*os d* ***pe conte*porâneo, clas*ifi*ad*s por Nancy Bermeo, são *o
</line>
<line>
segu**o tipo e pressupõem um discur*o dissimulado, de intençõ** obscur*s. Nas
</line>
<line>
pa**v*a* de Runciman, "u* golpe no *éculo *X* te* c*mo marca * *entativa de
</line>
<line>
esc*nd*r o que mu*ou. Ninguém sabe a verdade. A de*ocr*cia mo*r*u! V*da
</line>
<line>
longa à democr*c*a" (ABBOUD, 20*2, p. 228).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina *I, v. 22, n. 7, a**. *, p. 100-112, jul. 2*2*
</line>
<line>
*ww4.**ifs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. N. *ousa, F. F. M. Luz, *. S. Rodrigues
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
Nesse ínterim, o
</line>
<line>
discurso é
</line>
<line>
**deroso, *e*res*nt*ndo uma ameaça às pessoas apó*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exposição de uma linguagem emo*i*nal, depre*iativa e
</line>
<line>
ne*ativa (BOZZA, 20*3). Essa
</line>
</par><par>
<line>
lingu**em intimida ou c*nstrange grupos *oc*ais a* ser proferida por uma autorid*d* pública.
</line>
<line>
O autor Gabriel Alexandre Boz*a (2023) *dentifica que * b**e mais radical *e a*oio ao
</line>
<line>
**l*onarismo *e ancora *m valores c*nserva**res * e* discursos de *xtr*ma-*ireita,
</line>
</par><par>
<line>
frequentem**te articulados co* setores empresa*iais, ruralis*as e mov*me*tos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
camin*onei*os.
</line>
</par><par>
<line>
Esses grupos s* al*nham a uma retórica autoritá*ia, prom*vida por uma liderança
</line>
<line>
messiânica que se apre*en*a c*mo solução aos problemas nacionais, ao mesm* tempo em qu*
</line>
<line>
ataca i**tituições democráticas, c*m i*tuito de desle*i*imar * si*tema vige*te.
</line>
<line>
Quan*o há um govern* e*tremista, **e atu* reiterada*ente para e*o*ir as i*sti*uições
</line>
</par><par>
<line>
e, com elas, * própria de*ocracia, a
</line>
<line>
es*rut*ra constitucional é continuamente
</line>
<line>
desa*iad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
abalada (COUTO, 2023). Essa perspectiva torno*-se eviden*e *m divers*s *eclaraç*es de Jair
</line>
</par><par>
<line>
Bol*onaro, tant* *urante s*a *ampa*ha eleitoral *uanto
</line>
<line>
na vigê*cia de se* governo,
</line>
</par><par>
<line>
notadamente no con*exto da pandemia d* cov*d-1*.
</line>
</par><par>
<line>
O período bolsonari*ta, "aind* qu* ci*cu*scrito no tempo histórico da *e*oc*acia
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileira", é
</line>
<line>
caracterizad* por "*ent*t*va constante
</line>
<line>
*e r*ptura de*ocráti**, sendo qu* a*
</line>
</par><par>
<line>
ameaças se f*zem em constância" (CAR**, 2023, p. 116). So* esse prisma, a p*culia*ida*e
</line>
</par><par>
<line>
do modelo de
</line>
<line>
governança a*o*ado re*ide *m que, apesar da *anu*enção formal
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
ins**tui*õ** *omo
</line>
<line>
o *ong*e*so Na*ional, o STF e o sist*ma ele*toral, observou-se um
</line>
</par><par>
<line>
movimento contínuo de c*rros*o i*stitucional.
</line>
</par><par>
<line>
Es*a degra*ação ma*ife*to*-se por meio de atos ad*inist*ativos, desmonte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
políticas públicas, *ilitarização de cargos civis, b*m com* *or discursos que colocavam em
</line>
<line>
d*vida a lisura das eleições e a independência do Judi*iário.
</line>
<line>
Nesse se*tido, a *uto*a Ali** Cr*sti** Ferreir* Braga do C*rmo (2023) traz que o
</line>
</par><par>
<line>
cenário típico de "ultraneoliberalism*", no qual a domi**ção n*o se
</line>
<line>
dá pela rup*ura brusca,
</line>
</par><par>
<line>
mas por uma
</line>
<line>
erosão sile*ciosa **rsistente *a ord*m demo**átic*, legitimada pela pr*pria e
</line>
</par><par>
<line>
lingua*em da legalidade.
</line>
<line>
Em campanha n* **raíba, em fev**eiro de 2017, Bolsonaro dis*e: "*eus ac*ma de
</line>
<line>
tud*, nã* tem essa historinha de l*icidade do Estado, é cristão e a min*ria que fo* cont** que
</line>
<line>
se mude, as mi*orias têm que se curvar para as ma*orias". Enqu*nto nas campanhas d* 2022
</line>
</par><par>
<line>
para o
</line>
<line>
carg* da **esidência, Jai*
</line>
<line>
Bolsonaro declarou n* Twitt*r em 2*20 que "* Estado
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
laico, respeita*o* a todos, mas nosso gove*no é CRISTÃO" (COUTO, 2023).
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sina, v. 22, n. 7, a*t. 5, p. 100-*12, jul. 2025 www4.Unif*an**.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ameaças à D*mocra*ia: Análise das Tentativas *e *up*ura In*ti*ucional no B*asil e o Caso Bolso**ro
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
*ssas decla*açõ*s não exibem *omente uma visão inco*pat*vel com o prin*ípio
</line>
</par><par>
<line>
c*n*titucional da repúbl*ca f*derativa, porém uma ideia dist*rcid* do
</line>
<line>
*onstitu*ionalismo
</line>
</par><par>
<line>
d*mocrático.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a f*rma, *sses acont*ci*e*tos s*lientam as considerações in*ti*uci*nais
</line>
<line>
*o*idific*das, capazes *e resisti* a tentat*v*s autoritá**as. Sendo assim, * atuação do judiciá*io
</line>
<line>
e a mobil*zaç** da sociedade civil foram *licerça**s e, indubi*a*el*ente, cr*c*ais, * fim de
</line>
<line>
conter as *meaças à ordem democrática.
</line>
<line>
3 RESULTAD*S E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Ações do Go***no B*lson*ro não Bem Obser*a*as
</line>
<line>
*o ponto de vista da governabilidade, ainda que *s *valiações acerca do desemp*nho
</line>
<line>
do gover*o Bol*ona*o possam conter algum gra* de sub*etiv*dade, os i*dício* empíricos
</line>
</par><par>
<line>
*uge**m uma
</line>
<line>
*estão m*r*ad*
</line>
<line>
p*la fra*iliz*ção i*stitucional, bem como p**a
</line>
<line>
cond*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
programáti*a que não *e mostra com*atível com *s reponsabilidades const*tucion*is d*
</line>
<line>
promove* a igua*da*e e o bem-es*ar social.
</line>
</par><par>
<line>
As pri*eiras ações do novo go*erno, *esde a
</line>
<line>
p*sse em 1º de jane*ro de 2019,
</line>
</par><par>
<line>
confirmam a ado*ão de di**triz*s qu* tensionam a estr**ura republicana, que revelam
</line>
</par><par>
<line>
"re*ações *á *bserváveis [] entre estru**ra ministeri*l e pretensões governativas", alerta
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Autor (*ARDOSO JR., 2**9).
</line>
</par><par>
<line>
A redução drá*ti** do número de mini*térios, motiva*a *el* di**ur*o de c*nte*ção *e
</line>
<line>
gasto*, em co**unto com a *f*ci*ncia gerencia*, re*ult*u, inopinadam*nte, em uma mudança
</line>
<line>
de natu*eza program*tica e *deológica, a*i*hada a u*a visão liberal-co*s*rvadora de Estado.
</line>
<line>
A r*f*rida es*ratégia, e*bora apre*enta** com* te*nic*m**te neutra, encobre *otivações
</line>
<line>
políti*as voltadas a* esvazi*mento de po**ticas públicas e à reorien*ação *a atu*ção do *stad*
</line>
<line>
na sociedade.
</line>
<line>
Segun*o *bboud (2022), a c**temporane*da*e apresenta u* par*d*xo: a**sar do*
</line>
<line>
inúmeros avanços tecnológicos, * sociedade se *ncont*a *x*osta, pelas rede* soc**is, * uma
</line>
<line>
racionalidade distorcida e * uma obscuridade *m detrimento da **tocra*ia.
</line>
</par><par>
<line>
Reconhec* qu* o diálogo inst*tuci*nal con*ribui para o apri*or*mento da
</line>
<line>
ativi*ade
</line>
</par><par>
<line>
j**isd*cional, a* permitir *ue a p**íti*a
</line>
<line>
exerça cognit*vamente a rele**ncia nesse *rocesso.
</line>
</par><par>
</page><line>
"Todavia, a democracia *onsti*uc*onal *ressupõe u* con*role consti*ucional da p*lítica"
</line>
<line>
(ABBOUD, 202*, p. 235).
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter*si** PI, v. 22, n. 7, art. 5, p. 10*-11*, *ul. 20*5 www4.Unifsan**.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. N. Sousa, F. F. M. Luz, M. S. Rod*igues
</line>
<line>
*08
</line>
</par><par>
<line>
Confo*me observad* pelo auto* Claúdio G*nçalves Cou*o (202*), a i*tera*ão bols*nar**ta
</line>
<line>
c*m *s d*mais pode*es é *arcada por um* sistemática desarticulada das instânc*as de
</line>
<line>
*oordenação federativa:
</line>
<line>
As rei*era*** transgressõ*s dos limites constitucionais, a tentativa de invadir
</line>
<line>
compe*ências alhe*as, a a*dica*ã* do *apel coordena*or da presi*ência ** sua
</line>
</par><par>
<line>
re*ação c*m
</line>
<line>
o Co*gresso, as omissões repeti*as qu*nto a atr**uições
</line>
</par><par>
<line>
governamenta*s, o as*édio insti*uc*onal e o desmantelame*to da burocra*ia p*blic*
</line>
<line>
vão tornando caót*c*s as relações polític*s (CAR*OSO et al., 202* apud COUTO,
</line>
<line>
2 0 * * , p . 8 ).
</line>
<line>
A instabilidade políti**, não *bstante, am*lia * demanda *e atuação d*s mecanismos
</line>
<line>
d* c*ntrole *a d*mocracia, como * sis*em* d* Ju*tiça Eleit*ral, STF e d* Co*gre*so
</line>
<line>
Nac*on*l, *equerendo que ajam diante de cenário* cr**ico*.
</line>
<line>
3.* Os Impactos das C*ises Polí*icas na *egitimidade Democrática
</line>
<line>
Cardoso Jr. (2019) ar*umenta que o govern* Bolsonaro se enca*inha "rapid*m*nte
</line>
<line>
*a*a uma estratégi* *e ac*rr*men*o de contradi*ões *elativ**ente ao* *e*mentos da sociedade
</line>
<line>
não alinhados a seu projeto de po**r", que promo*e um e*bate di*eto com grupos *ociais
</line>
<line>
tr*di*ion**mente ex*luídos, m** que compõem a maioria demogr*fica do país.
</line>
<line>
Esse r*sco se materializa n*o so*e*te em açõ*s concretas do Executivo, mas t**b*m
</line>
<line>
em te*tati**s de desle*itim*ção do Congress* * *o P*der Jud*ci*rio.
</line>
<line>
O a*tor ainda aler*a que, **ante da o*osição de seto*es m**s am*l*s e d*versificados,
</line>
<line>
em comparação com s*us a*oi*do*es fiéi*, * g**e*no tenderá a um "en*urecimento auto*i***i*
</line>
<line>
c*escent* por par*e das frações de cla*se no poder".
</line>
<line>
O P*B a*irmou que "os ataques aos trabalh*dores se intensific*rão após o golpe
</line>
</par><par>
<line>
*u*ic*al parlament*r de 2016, com o gove*no Temer, ênf*se sob *
</line>
<line>
governo J**r Bolsonaro"
</line>
</par><par>
<line>
(VE*T*RELL*, 202*, p. 99, traduç** n*ssa), rotulan*o-o como a pr*nci*a* am*aça à clas**
</line>
<line>
trabal*adora.
</line>
</par><par>
<line>
No *oc*nte aos efeit*s da pand*mia *obr* a
</line>
<line>
democr*cia, a
</line>
<line>
autora Giulia Sbara*ni
</line>
</par><par>
<line>
Fontes (2*22) menciona e* se* estudo *ue houve impac*o da av*liaçã* no *on*resso. *
</line>
<line>
nível de **sconfia*ça em relaçã* à instituição diminuiu *% (de *6% em 2018 *ara 65% *m
</line>
<line>
2020), *ue e*ige o fort*lec*mento da fu*ção *ontr*m*jor*t**ia *as in*t**uiç*es. A ilust**çã* a
</line>
<line>
seguir apresenta u*a *abela qu* *emons*ra a mu**nça na percepção ins*itucional:
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 7, art. 5, p. *00-1**, jul. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A**aças à Democrac*a: Anál*se das Te*tativas de R*ptura Institucional no B**s*l e o Caso B*lsonaro
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 01 - Nível d* desco*fiança no Congresso *aciona* e*tre (*018-2020)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Giulia Sb*nai*i Fon*es (2022), b*sead* em A*ritz*r e Rennó (2021).
</line>
<line>
Tal *vidência frag*liza *s mecanismos *e *epr*sentação pol*ti*a, que permite es*aço
</line>
<line>
pa** o* *iscursos autoritá*ios que se apresen*am co*o alt*rnativa eficiente à de*ocra*ia,
</line>
<line>
quando, na realidade, *orroem seus alic*r*es.
</line>
<line>
Em tempo* de c*ises, i*so r*verte ao *uadro de d*slegitimação, sob*etudo, aos
</line>
<line>
representant*s, que *evem estar atent*s a essas urgências s*ciais. No ent*n*o, há um e*paço
</line>
<line>
*ara a rec*nstru*ão da credibi*idade d*mocráti*a junto ao cidadão.
</line>
<line>
* repu*ação d* Parlamento foi a*rimorada em de**rrência das inici*tivas
</line>
<line>
implementadas p*los d*put*dos e senadores durante o período da pandemia, uma vez que
</line>
<line>
esses rep*esenta*tes enfr*n*aram a conjuntura desfa*or*vel em f*ce da in*ção do *o*er
</line>
<line>
Exec**ivo (FONTES, 20*2).
</line>
<line>
De acord* c*m Conrad* Hübner Mendes (*023), o tribunal tem demo**tr*do *ma
</line>
<line>
postura de "r**istência" cont*a as ame*ças. *essa ma*eira, o STF tem atuado no co*bat* ao
</line>
<line>
go*e*no Bo*s*na*ista.
</line>
<line>
Entre as me*idas implementadas para **nt*r a pandem*a, apes*r do *egacionismo
</line>
<line>
f*deral, *estaca*-se a* arti*ulações fed*ra*iva, a regu*am*ntação d* interve*ção po*ici*l em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na PI, *. 2*, n. 7, art. 5, p. 100-112, jul. 2025
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. N. So*sa, F. F. M. Luz, M. S. Ro*rigues
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
comunidades po*re*, a redução do número de *ortes e a tentativa *e proibição do orç*m*nto
</line>
<line>
secreto p*ra * compra e vend* de *eputados.
</line>
<line>
A fe*r*me*ta, c*n**ol*da por u* mini*tro, é utilizada para realizar *m i*quérito
</line>
<line>
s*gi*oso sobre as notíci** *a**as "fa*e *ews" e se *ns*ala de *odo h*terodoxo par* *om*at** o
</line>
<line>
a*aque bolsona*ista * de*ocrac*a (MENDES, 2023, p. 244).
</line>
<line>
O a*tor també* menciona outr*s exemplos de exci*ação que *aus*ram *rejuízos
</line>
<line>
sociais, tais como o decreto q*e autorizou o uso de armamento, a s*jeiç*o *e civis à jus*iça
</line>
</par><par>
<line>
mil*tar, a o*issã* govername**al diante da fome e adi*mento de casos *elacion*dos ao o
</line>
<line>
marco tempo*al.
</line>
</par><par>
<line>
Consoante a constatação d* Mendes (2*2*, p. *44), foram
</line>
<line>
pe*pet*adas *ecisões
</line>
</par><par>
<line>
ine*icazes na *r*teção de quilombo*as e indígena* duran*e a pandemia, tam*ém com* o
</line>
<line>
b*o*ue*o de **c**sos das univers*dades públicas. *ssas ar*itrarie*a**s mostram a tentativa de
</line>
<line>
d*smonte das políticas pú*licas *ol*adas à inclusão social.
</line>
<line>
A reconstrução da legitimidade pa*a *igilânci* con*tan*e cont*a *rá*icas au*oritárias
</line>
</par><par>
<line>
que ameaçam a *emo*raci*, *om a transp*rênc*a e o *rin*ípio da dignid*de
</line>
<line>
humana pela
</line>
</par><par>
<line>
just*ç* social ao respeito à divers*dade são ele*entos es*r**urant*s da o*dem constituciona*.
</line>
<line>
4 CON**DERAÇÕE* **NAIS
</line>
<line>
A análi*e em*reendida ao *ongo deste artigo p*rmitiu constatar que o go*erno de Jair
</line>
<line>
Messia* B*lsonaro (2019-2023) foi mar*ado por sucessi*os ep*sód*os de di*cursos e ações,
</line>
<line>
q*e afrontaram os pilares do **t*d* D*mocrático d* Dire***.
</line>
<line>
As aç*es, os dis*ursos p*eside*ciai* e os a*a*ues *os ó*gãos do Judiciário, alicerçados
</line>
</par><par>
<line>
à t**tativa de minar a confian** no sistema eleitoral,
</line>
<line>
distantes de serem meramente
</line>
</par><par>
<line>
simból*c*s, re*letiram uma estratégia
</line>
<line>
polít*ca delibera*a de t*nsion*me**o insti*ucional
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mob*liz*ção social *e c*nho autoritár**.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme demon*trado, a retórica hostil contra a* institui*ões - principalmente o S*F
</line>
<line>
e o s*s***a eleitoral - aliada * prática *e enfraq*ecimento *ro*ramátic* das p*líticas públic*s
</line>
</par><par>
<line>
e à tentativa de captur* ideol*gica do *st*do, *nsere-*e
</line>
<line>
no f*nômen* contemporâneo d*
</line>
</par><par>
<line>
ruptura de*o*rática informal.
</line>
</par><par>
<line>
Po* *onseguinte, a manutenção formal da es**utu*a republic*na **rviu como fac*ada
</line>
<line>
par* *ma erosão interna da legit*m**ade insti*ucional. A*ravada por *m*ssões governamentais
</line>
</par><par>
<line>
diante de crise* sanitárias e sociais pel* uso e*tratégi** *as re*es digitais para fomentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*lmina*ão da polarização do fanatismo de cr*r na desconfiança ins*itucion**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 7, art. 5, p. 100-*12, *ul. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*e**as à Demo*racia: A*á**se d*s Tentativ*s de R*ptura Institucional no Bras*l e o Caso *ol**na*o
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
A*ém do mais, foi possível obser*ar que part* *a s*ciedade, *unto aos opera*ores d*
</line>
<line>
di*eito, pass*u * admitir, c*m *a*uralidade *rítica, práticas e decl**açõ*s incompatíveis com a
</line>
<line>
Co*st*tuição Fed**a*, sob * *r*text* de l*berda*e* individuais ou prerro*ativas ins*itu*i*nais,
</line>
<line>
o que *xpõe *ma cultura p*lítica ai*da frágil e p*rm*ável à retórica antidemocr*tica.
</line>
<line>
Nes** viés, a democra*i* brasileira demonstro* resiliê**ia, sobretudo pe*a atuação
</line>
<line>
firme do STF resistente e *a Justiça *leito**l, todavi* os risc*s per*a**cem. É imprescind*vel
</line>
</par><par>
<line>
q*e os *rot*gonistas ju*í*i*os,
</line>
<line>
acadêmicos e soc*ais es**j*m
</line>
<line>
atentos aos novos formatos de
</line>
</par><par>
<line>
autoritarismo, que s* legitimam *ela *inguagem da leg*l*dad*, *as *p*ram co*tra o conteúdo
</line>
<line>
material da *emocracia.
</line>
</par><par>
<line>
Defere-se, portanto, q*e o pre*ente arti*o **n*ri*u* p*ra a compreensão
</line>
<line>
crític*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
co*juntu*a políti*o-instituc*onal re*ente. S*lienta-se a ine*itabilidade constante d* vigilân*ia
</line>
</par><par>
<line>
par* o fortalecimento
</line>
<line>
*as instituiç*es e a e*u*ação p*ra o*
</line>
<line>
**dadãos democr*ticos. A luta
</line>
</par><par>
<line>
*ontra o aut*ritarismo exige, aci*a de tudo, * comprom*sso
</line>
<line>
ético e consti*ucional de toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socied*de c*vil.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNC*AS
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estudo d*s grup*s pol*ticos
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da
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no** direi*a radical m*vimento *ra**l livre * vem pra r*a nas elei*ões presidenci**s brasileiras
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de 201* * 2022. 224 f. Doutorado Em Ciência P*líti*a. Unive*sidade F*deral d* Pa**ná,
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Cur*tiba bibliot*c* de*os**ária: UFPR, 2023.
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BRASIL. *en*do Feder*l. Vidros *uebrados, *bras de ar*e estragadas, móveis
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danificados
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até
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inc*ndio.
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Dis**nível
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São Paulo Bibli*teca Depositária, 2023.
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Como Referenciar este Art*go, co*forme A*NT:
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SOUSA, F. N; LU*, F. F. *; RODRIGUES, M. S. Ameaç*s à Dem*cracia: Análise das Ten**tiva* de
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Ruptura Inst*tucional no Br*s*l e o Cas* Bolsonaro. Rev. FSA, *ere*ina, v. 22, n. 7, art. 5, p. 10*-112,
</line>
<line>
j ul . *025.
</line>
</par><par>
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Contribuição dos Autores
</line>
<line>
F. N. So*sa
</line>
<line>
F. F. M. Luz
</line>
<line>
M . S. R***igues
</line>
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<line>
1) co*cep*ão e planeja*ento.
</line>
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e i*t**pretaç*o dos d**os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração *o ras**nho *u na revis*o c**tica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *arti*ipação na aprovação d* versão f*nal do m*nus*rito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na, *. 22, n. 7, art. 5, p. 100-112, jul. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)