<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, *g*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.8.3
</line>
</par><par>
<line>
T*rceirização no Serviço Público *o*o um Desdo*ra*ento d* *mpresarizaçã*
</line>
<line>
*utsourcing *n Public Ser*ice a* a *onsequen*e of Manageri**ism
</line>
</par><par>
<line>
J*liana Kro*tz C*zimbr*
</line>
<line>
M*strado *m Administração Púb*ic* na Universidad* **deral de P*lotas
</line>
<line>
E-mail: jul*ana.cezim*ra@trt4.jus.b*
</line>
<line>
Pâmela Amado Tri*tã*
</line>
<line>
Doutora em Admi*istração *el* Univers**ade Fed*ra* de Pelotas
</line>
<line>
P*o**ssor do C*ntro das Ciência* S*cio-Organ*zacionais
</line>
<line>
E-*ail: pamelamado@ho*mai*.com
</line>
<line>
Marcio Si*va R*dr*gues
</line>
<line>
*outor em A*mi*i*tração pe*a Un*versidade Fed*ral de Pelotas
</line>
<line>
Professor do Cen*ro das Ciências *o*i*-O*ga*izac*ona**
</line>
<line>
E-mail: marciosil*a*odri*ues@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: J*liana Kroetz Cezimbra
</line>
<line>
E*itor-C*e*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
**r*ey d*
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*. Gomes Carn**ro, 01 - Bal*a, Pelot*s - RS, 96010-*10.
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Pâ*ela Amado **istão
</line>
<line>
Art*go recebido
</line>
<line>
em *9/06/*0*5. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
R. Gom*s *arneir*, 01 - Bals*, *elota* - RS, 96010-610.
</line>
<line>
recebida *m 17/07/**25. Aprovado em 18/07/2025.
</line>
</par><par>
<line>
B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Marcio Silva Rodrig*es
</line>
<line>
Ava*i*do pelo si*tema Trip*e Re*i*w: De*k Review a)
</line>
</par><par>
<line>
R. Go*es Carneiro, 01 - Balsa, P*lotas - RS, 9*010-*1*.
</line>
<line>
pelo E*itor-Chefe; e b) Double *lind Revie*
</line>
</par><par>
</page><line>
Br**il.
</line>
<line>
(aval*ação c*ga por *o*s ava*iadores da área).
</line>
<line>
Re*isã*: Gramatical, Nor*ativa e de Format*ç**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. *ezimbra, P. *. Tristão, M. S. R*dri*ues
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O presente *studo tem como objetivo disc*ti* a r*lação entre a terceirização *e
</line>
<line>
serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
*úblicos e o processo de emp*esarizaçã* da A*ministra*ão Pública, com foco
</line>
<line>
na adoção d*
</line>
</par><par>
<line>
práticas **renciais típicas do setor pri*a**. A h*pótese c**tra* é q*e * *xpansão d* lógic*
</line>
</par><par>
<line>
empresa*ial para a es*e*a públi*a tem como consequência a
</line>
<line>
*d*ç*o de prática* de gestão
</line>
</par><par>
<line>
típic*s ** s*t** privado, volt*das à
</line>
<line>
competitivi*ad* e efi*iência, c*mo ocorre *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ter*eirização. Para testar essa
</line>
<line>
hipótese, f**am
</line>
<line>
analisadas c*ntratações de serviços
</line>
</par><par>
<line>
t*r*eirizad*s com dedi*a*ã* exclusiva de mão de obra, firma*as por um* i*stituição pública
</line>
<line>
b*asilei*a. * pesquisa utilizou análi*e do*umental e c*mp*rativa, exa*inando os p*ocesso*
</line>
</par><par>
<line>
l*ci**tór*o*, o* *ontrat*s fi*m**os e
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
in*i*ador*s de d*sempenho e*t**elecid*s. Os
</line>
</par><par>
<line>
re*ultado* *v*denciam a p*esença de elementos empr*sariais nessas contratações, tais *omo a
</line>
</par><par>
<line>
competição entre os li*itantes, o
</line>
<line>
controle rigoroso de cu*tos e o *oco em resultados
</line>
</par><par>
<line>
men*uráveis. E*ses *chado*
</line>
<line>
c*rrob*ram o argumento de que a **gic* empresari*l molda as
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções estabelecidas entre os licitant**, os trabalhadores *erceirizados e a Adm*nistr*ção
</line>
<line>
Pública, já que *esmo em um contexto não lucrat*vo, infl*enc*a significativamente * gestão
</line>
<line>
*os serviço* públicos e * rela*ão en*re o Es*ado e a sociedade.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Empresari*aç*o. Terceiriza*ão. Contratos Públic*s.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*is study aims e*amine to
</line>
<line>
the re*ationship between **e
</line>
<line>
outsourcin* of public ser*ices and
</line>
</par><par>
<line>
the process o* "e*presa*i*ação" (corporatizatio*)
</line>
<line>
of Public *dministration, fo*usi*g ** the
</line>
</par><par>
<line>
adoption of *anage*ent pract*ces typ*cal of the private sect*r. T*e *ent*al hypoth*sis posits
</line>
</par><par>
<line>
that t*e
</line>
<line>
e*pans*on of busine*s l*gic i*to the pu*li* sphere leads to **e adopti** of
</line>
</par><par>
<line>
management *r*ctices ori*nte* to**rds competitive*e*s and efficiency, such as o*tsourcing.
</line>
<line>
T* test this hyp*thesis, c*ntracts fo* ou*sou*ced se*vices requir*ng exc*usive labor dedica*ion,
</line>
</par><par>
<line>
e*ta*lis*ed
</line>
<line>
by a Brazi*ian pub*ic in*t*tution, were *n*ly*e*. The r*search em*loyed
</line>
</par><par>
<line>
doc*mentar*
</line>
<line>
and compa*ative analysis, examin*ng bidding *rocesse*, signed contracts, and
</line>
</par><par>
<line>
e**ablished pe*formanc* indicators. The results reveal the p*esence of b*sines* *le*ents in
</line>
<line>
these c*ntract*, **ch as c*mpetiti*n among bidders, st*inge*t *ost con*r*l, a*d a f*cus o*
</line>
</par><par>
<line>
m*asurable outcomes. These findin*s support the i**a that
</line>
<line>
business l*gic shapes
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
re*ation**i*s between b*dders, out*ourced workers, *nd *ublic Administration, inf*uen*ing
</line>
<line>
pub*ic service m*nagement a** the rel*tionshi* betwe*n the state and society, even in a *on-
</line>
<line>
pro**t context.
</line>
<line>
Ke*words: *o***r*t*zati*n. *utsou*cing. Public *ont*ac**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025
</line>
<line>
w*w4.*ni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terceir*zação no Ser*iço Público como um De*d*br*men*o da Empres*ri*açã*
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A e*p*esarização ocorre q*ando a empresa e seus *le*e*tos são *nte*didos com*
</line>
</par><par>
<line>
*od*l*, sendo suas *d*ias
</line>
<line>
e
</line>
<line>
práticas vis*as
</line>
<line>
c*** **turais *
</line>
<line>
inerentes
</line>
<line>
ao nosso mun*o
</line>
</par><par>
<line>
(RODRIGUES, 2021). O Mundo-Empresa1 tem d**inado a soc**d*de cont*mporâne*, se
</line>
<line>
*ste*d**do a as*e*tos cul**rais, polít*cos e sociais, não se li*itando ao a**ie*t* cor*orativo
</line>
<line>
tradicio*al (SOLÉ, 20*8). Nes*e contexto, n** apenas a ini*iativa priv*da, mas tamb*m os
</line>
</par><par>
<line>
*er*i*os *úblicos, voltad** p*ra o atendimen*o **s
</line>
<line>
cidad*os, es*ão
</line>
<line>
e*voltos *ela l**i*a
</line>
</par><par>
<line>
empresar**l. As re**as do mundo-empresa, s*as métr*ca* de gestão * lógica de efici*ncia, de
</line>
</par><par>
<line>
aco*do com Duqui* e* al.
</line>
<line>
(*022), *êm contr*buíd* na busca do má**m* *esulta*o
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utilização *ínima *e re*ursos e vêm *omina*d* o m**o de a*ir da sociedade moder*a.
</line>
<line>
De *cordo com De Ga*l*jac * Hani**e (2024), os es*aços p**lico*, *oncebid*s
</line>
</par><par>
<line>
*ni*i*lmente para
</line>
<line>
a promoç*o do
</line>
<line>
interesse co**t*vo, tê* pr*gre*si*amente inco*po*ad*
</line>
</par><par>
<line>
práti*as e ***ruturas *rovenient*s do *etor privado. Os autores denominam esse fenôme*o de
</line>
</par><par>
<line>
"f*scinação do privado", o
</line>
<line>
qual re*ulta, segundo
</line>
<line>
sua anál*se, em um processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
em*resariz*ção da administra*ão
</line>
<line>
**blica, m*r*ado pe*a adoçã* de lógic*s e *a*i*nali*ades
</line>
</par><par>
<line>
emp*esa*i*is no *mbito do setor pú*lico.
</line>
<line>
Nesse sen*ido, n**a-se q** a* emp**sas pre*t*doras d* serviços públic*s t*rce*ri*ados
</line>
<line>
*am*ém seguem a lógica do mercado com*eti**v*, exaltando e nat*r*lizando e**mentos
</line>
<line>
empresar*ais dentro d* espaço público: **icialm*nt*, a* lici*antes p*rt*c*pam de u* processo
</line>
<line>
licitat*rio em q** são ran**eada* por quesit*s *écnicos * comerciai* (BRASIL, 20*1); d*pois,
</line>
<line>
na fa*e da exec*ção c*n*r*tual, são *valiadas p*r out*as questões típicas de mercad*,
</line>
</par><par>
<line>
destacando-*e
</line>
<line>
a *ual*dad* dos produ*os, o te*po e o
</line>
<line>
*odo de prestação
</line>
<line>
dos serviços
</line>
</par><par>
<line>
pres*a*os, que devem s*r compatíveis co* os nív**s mín*mos de desempen*o es*ipula**s em
</line>
<line>
edital (BRASIL, *017).
</line>
</par><par>
<line>
*este es**po, este trab*lho se prop*e a discutir a r*l*ção entre a t*rce*r**ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*rviços públicos e
</line>
<line>
* processo d* empr*sa*iza*ão, a partir
</line>
<line>
da *nál**e de *ontratações
</line>
</par><par>
<line>
re*lizada* por u*a inst*t**ção pública brasileira ligada ao Poder Jud*ciário Fe*eral, a fi* de
</line>
</par><par>
<line>
de*vendar de *u* for*a a lógica *ercant*l
</line>
<line>
a*eta a **min*stração
</line>
<line>
púb*ica,
</line>
<line>
p*r m**o da
</line>
</par><par>
<line>
te*c*irização *e s*rviços com dedicação exclusiva de mão de obra.
</line>
<line>
* *s*olha por i*v*stig*r os efeitos do mund*-empresa sobr* o ser*i*o pú**i*o
</line>
</par><par>
<line>
terceirizado ** ju*tifica pe** n*ce*s*dade de c*mpr*e*der *omo e*se model* influ*ncia as
</line>
</par><par>
<line>
1 Mundo-Empres* é um termo cria*o por Sol* (2008), que perc*be a organ*zação de *udo e to**s coberta pela
</line>
</par><par>
<line>
i*eia *e empresa (p*ocesso de empres*rização).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Cez*mbr*, P. A. Tristão, M. S. Rodrigues
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
co*diçõe* de trabalho, os vínculos laborais, a p*est*çã*
</line>
<line>
de s*rvi*os à popu*ação e a própria
</line>
</par><par>
<line>
f**ção s***al
</line>
<line>
do Es*ado. Ao analis** os *mpactos des*a lógica sob*e os trabalhado*es
</line>
</par><par>
<line>
terceirizad*s, torna-se p*ssív*l evidenciar t*nsões ent*e os *alores públ*cos e os int*resses de
</line>
<line>
merca*o, bem com* ref*etir criticamente s*bre os r*mo* *a g*stão pú*li*a contemporâ*ea.
</line>
<line>
N*ta-se que a competit**idade dos certames p*bl*cos põe em risco a sobrev*vênci* das
</line>
<line>
empr*sa* já na fase do pr*gã*, pois tentam de toda maneira dimi*uir se*s cu*t*s par* *erem
</line>
</par><par>
<line>
s*c*ss*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
certame l**itatório (MIZAEL; MURA*; AN*ONIALLI, 2020). Já na fas* d*
</line>
</par><par>
<line>
execução contratual, ** e*p*esas nece**itam e*frentar a lógi*a d* medição *or resulta*o,
</line>
<line>
mét*ica amparada nos pressupostos da administração públi*a g*renc*al (BRE*S*R-PEREIR*
</line>
<line>
E S*INK, 2006). Os trabal*adores **e prestam os serv*ç*s terc*irizados dev*m ser capaz*s
</line>
</par><par>
<line>
de ma*ter o nív*l
</line>
<line>
de serviço exigi*o e s*o *on*tantemente *v*liados, j*
</line>
<line>
que a lógica
</line>
</par><par>
<line>
neoliber*l os considera "capital h*ma*o", co*ce*to
</line>
<line>
neolibe*al (SAFATL*; JUNI*R;
</line>
</par><par>
<line>
DUNKER, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
2 FUNDAM*NTA*ÃO TEÓRICA
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Empre*ar*zação e su* Ex*ansão para o Serviço Públi*o Bras*leiro
</line>
<line>
Solé (2008) criou o termo "mundo-*mpresa" para de*c*ev*r uma realidade e* qu* a
</line>
<line>
lógica d* me*cado se tornou * forç* *r**nizacional dominante. Essa *erspectiva rev*la que a
</line>
</par><par>
<line>
característica defini*or* da moder*idade reside na centralidade e n* aceita*ão
</line>
<line>
d*s empre**s
</line>
</par><par>
<line>
em *odos os a*p*ctos da *id* soc*al, "sendo ca*a um con*e*ti*o em \*apital\, os sujeit*s
</line>
</par><par>
<line>
passam a se
</line>
<line>
com*reender como empresas sub*e*ida* à inseg*ran*a típ*ca da din*mica dos
</line>
</par><par>
<line>
*e*cados" (SAFATLE; JUNIOR; DUNKER, 202*, p. 4*).
</line>
<line>
I*eia* neoliberais de *olíticas de l*be*a*iz*ção *con**ic* avançara* no B*asil a partir
</line>
</par><par>
<line>
da déc*da de 1990. Para Schumpet** (1988), o des*nvolvimento e*onô***o
</line>
<line>
consis*e e*
</line>
</par><par>
<line>
empregar recursos
</line>
<line>
*or meio *e combinaç*es m*is e*ic*entes, o *ue im*ulsiona fenômeno*
</line>
</par><par>
<line>
como uberização,
</line>
<line>
fin*nceiri*ação, e*preendedorismo, priv*tização e terceirização. A
</line>
</par><par>
<line>
ub*rização r*define
</line>
<line>
relações d* trabalho
</line>
<line>
por *eio *e pl*taf*rmas digit**s, que transfor*am
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores em aut*nomos sem v**cul* emprega*ício, assum*nd* riscos * respon*abilidades
</line>
<line>
como "emp*esários de si" (FR*NCO; FE*R**, 20*9), re*orça**o a precarização. *
</line>
<line>
fin**ceirização, por sua vez, evidencia a su*remacia do capital *inanceiro e * subordina*ão da
</line>
<line>
produçã* à *ógica esp*cula**va (LAP*D* FERRA*, 2023).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 2*, n. *, a**. *, *. 47-66, *go. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsa*et.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terceirizaçã* no Se*v*ço Público como um Desdob*am*nto da Em*re**riz*ção
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
A empresarização *o ind*v*duo manifesta-se tamb*m no em*reen*edorismo,
</line>
</par><par>
<line>
pr*m*vi** como *olu*ão ao desemprego, mas que oculta
</line>
<line>
s ua
</line>
<line>
dim*nsão *e sobrevivên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
au*oexploração (G**LE*AC, 2007; CARMO e* al., 2021). Essa rac*onalidade neoliberal
</line>
<line>
sust*nta-s* *a competição e na lógica gere*c*al, q*e conv*rte sujeitos em "homens-e*presa"
</line>
<line>
sub*etidos à performan** e aos resul*ados (GAULEJAC, 2007; TAVARES, 2018). Ness*
</line>
</par><par>
<line>
contexto, a linguagem empr*sarial
</line>
<line>
se torna hegemôn*ca, mesmo no setor
</line>
<line>
públi*o, como
</line>
</par><par>
<line>
*estaca Solé (2*0*), s***o a p*iva*ização u* dos principais desdobramentos da
</line>
<line>
empresarizaç*o, a*ingindo inclusive ser*iç*s essenciais.
</line>
<line>
Segundo Bresse*-*ereira (****), a*ém de s* r*org*nizar o apare**o do Estad* e
</line>
</par><par>
<line>
forta*ecer se* nú*leo estratégi*o,
</line>
<line>
a reforma também dever*a
</line>
<line>
tran*fo*mar o modelo de
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistra*ã* públi*a então vigente. *e acordo com o autor, a nova administra*ão pú*lica *e
</line>
<line>
dife*enc*a da adminis*ração pú*li*a burocrática por se*uir os princípios do gere*cia**smo,
</line>
<line>
segundo *s qu*is de*er*a *n*ati*a* a profission*lização e o us* *e prát*cas ** gestão do se*or
</line>
<line>
privad*.
</line>
<line>
New Public Mana*ement (N*M) ou No*a Gestão Pública é a denomin*ç** desse
</line>
<line>
mov*mento, *ue inter*aliz*u *a administração pública con*ei*** e práticas da admini*tração
</line>
</par><par>
<line>
privada. As pr*n*ipais ca*acterí*ticas *a **M s*o a
</line>
<line>
visão *o cidad*o
</line>
<line>
como client*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uti***ação de *ritérios de mercad* para ava*iação dos servi*os púb*i**s, a adoção de méto*os
</line>
</par><par>
<line>
emp*e*ariais de gestã* (manage*ent) em org*nismos públicos, o*
</line>
<line>
custos controlados de
</line>
</par><par>
<line>
mane*ra regular e cotidiana e a ef*ciência. A NPM or*entou i*terven*ões *ue foram
</line>
<line>
desde
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
terc*i*ização d*s serviços públicos a*é *s priva*izaç*es, *oncessões e tran*ferência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ativid*des pa*a o Terce*ro *etor (COSTA, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
A econo*ia como a*vo ce*t*al dos ge*tores *úbl*cos vai
</line>
<line>
ao encontro
</line>
<line>
do q*e
</line>
</par><par>
<line>
*en*am Rodrig*es e S*lva (20*9), quando mencionam que os *ri*cípios e as v*s*es de *undo
</line>
</par><par>
<line>
ca*ac*eri*am a sociedade mode*na capitalista. Es*es elementos s*o materializado*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
caracteriza*o* na empresa, de
</line>
<line>
fo*ma que mesmo * áre* pública é e*volt* *or impulsos
</line>
</par><par>
<line>
privados, com * foco no val*r econ**ico. E*ses autores af*rmam que tomad* como um
</line>
<line>
modelo de referência, a ide*a de empresa é, ao *esmo tempo, uma evidência e um ponto cego
</line>
<line>
nas so**eda**s modernas.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa lógic* me**anti*,
</line>
<line>
os trabalhadores são tratados
</line>
<line>
como mercadoria
</line>
</par><par>
</page><line>
(MARX, 1994), tornando-s* fo*t* de r*queza até mesm* p*ra o servi*o pú*lico, cuja atuação
</line>
<line>
não visa a resul*ados econômicos. Para Smith (19*6), cada *o*e* subsiste p*r m*io da troca,
</line>
<line>
tornand*-se, de certo m**o, comerc*a*te e a socie*ade u* *asto empreendiment* c*mercial.
</line>
<line>
Assim, a linguage*, os m*todos, as ferramentas, as té*nica*, as prát*cas das *mpresas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unifsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. Cezi*bra, P. A. T*is*ão, M. S. R*d**gu*s
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
*enetram cada vez mais nas organiz*ções *ue se pode, r*zoa*el*e*te, considerar como não
</line>
<line>
sendo *mpr*s*s (S*LÉ, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
Ab*aham (2006) arg*ment* *ue difi*ilmente *ue*tiona*os propriedade a
</line>
<line>
priva*a,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onsumo, o individ*ali*mo, o desenv*lvimento, a eficiência, o e*pr*st*mo a juros, o lucro, a
</line>
<line>
econ*mia, uma ve* que os trat*mos como naturais. Nota-se que es*a nat*raliz*ção *o valor
</line>
</par><par>
<line>
econô**co como c*rne *e todas as rela*ões pessoais, em*resariais e i*stituc*onais fa*
</line>
<line>
*om
</line>
</par><par>
<line>
que o se*viço público, do qual *ão se *sp*r* lucr*, se*a tomado pela idei* de que s* *eve f*zer
</line>
</par><par>
<line>
mai* *om menos, não obs*an*e as *mp*icaç*es s*cia*s negativ*s qu*
</line>
<line>
possam advir d* tal
</line>
</par><par>
<line>
*omportamento. *ss*s concepções re*orçam o pa*el do
</line>
<line>
setor
</line>
<line>
pr*v*do na economia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
institucionaliza* nas or*anizações públ*cas a prática da terc**rizaçã*.
</line>
<line>
2.2 A T**ceirizaçã* de Se*viç*s Públ*cos Federa*s co* Ded*cação Exclusiva de M*o *e
</line>
<line>
Ob*a e o **oces*o d* Emp*esarizaçã*
</line>
<line>
A pr*staçã* *e serv*ços público* pode s*r rea*i**da pela atuação d***ta do *stado, por
</line>
<line>
**io de seus s*rvidores estatutá*ios ou *mp*e*ados pú*l**os, ou por a*uação ind*reta,
</line>
</par><par>
<line>
reali*ada com a contratação
</line>
<line>
de empr*sas te*ceirizad** para a *re*tação de serviços
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
ded*caçã* exclusiva de *ão *e obra. Nesse proce*so de terceirizaç**, o ente público tran*fere
</line>
</par><par>
<line>
ao t*rceir*, por meio d* um contrato adm*nistrativo, a re**onsabilidade *ela e*e**ção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*t**ida*es
</line>
<line>
a***liares, e mantém a *tuação
</line>
<line>
direta nas ativi**des considerad*s finalístic*s
</line>
</par><par>
<line>
(FORTINI; *AIM, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
terceiriz*ção é
</line>
<line>
um fenômeno
</line>
<line>
antigo, j* que para Théb**d-Mony e Druck (2007),
</line>
</par><par>
<line>
esta *emonta ao início do capit*lis** se prop*ga nos anos 1970, com a *undialização do e
</line>
<line>
capit*l. Na mesma linha, *ara*, Silvei*a e Morais (2008) e*t**dem que ela a*veio da segunda
</line>
<line>
metad* do século XX, como um processo ligado à necessidad* d* aumento da qual*dade e da
</line>
<line>
comp**i*iv*dade **s empresas. Em 1967, por *ei* do Decreto 200, explicitam*nte a *deia de
</line>
<line>
terc*irizaç*o *oi formalizada para as contra*aç*es de serviço* de *o*a a admini*tração públi**
</line>
</par><par>
<line>
feder**,
</line>
<line>
e*bora ainda nã* amplamente efetivada. Ta* d*cum*nto
</line>
<line>
di**õe que as atividades
</line>
</par><par>
<line>
deverão se* des*entra*izad*s e
</line>
<line>
os p**n*s principais envolvem a transferênci*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
responsa*ilida*e *a Admini*t*ação Fede*al para a órb*ta privad*, por meio d* contratos ou
</line>
<line>
concess*es (B****L, 1967).
</line>
<line>
A c*ise econômic* da d*ca*a de 1970 impulsionou * busca **r um modelo de gestão
</line>
<line>
pública *ais eficiente e econômic* (*RESSER-*EREIRA, **9*). A *deia era tran*formar o
</line>
<line>
*ev. FSA, *e*es*n*, v. 22, n. 8, ar*. *, p. 47-66, ago. 2025 w*w4.*nifsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terceirizaçã* no S*rviço *ú*li*o como um Desdobr*m*nto da Empr*sarização
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
**tor púb*ico em um* **ganização se*e**ant* *s em*resas privadas, c*m m*nos burocra*ia e
</line>
<line>
um enfoque *ais gerencial, inspirado n** prátic*s *o me*ca*o. Por meio da fixação de metas,
</line>
<line>
*ecurso comumente utilizado pel* g*stão empr*sarial, os a*ministradore* públicos pa**aram a
</line>
</par><par>
<line>
implemen*ar novos fluxos
</line>
<line>
o*ga*izac*onais, além da descentralizaç*o *e certas decisões
</line>
</par><par>
<line>
(DENHARDT, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Em 05 d* outub*o de 1988, foi pr*m**gada a Constit*iç*o da Re**b*ica de 198*,
</line>
<line>
apelida*a de "Consti*uição C**adã", *u* marcou o iníc*o de *ma *ova era democrátic* *o
</line>
</par><par>
<line>
país e ampliou ro* dos direitos soc*ais. Ela o
</line>
<line>
apre*enta co*o u* de seus fund*ment*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dignidade da p*ss*a humana e amplia direitos tr*balhis*as, como o direito à greve e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
liberdade sindica*, be* co*o o aumento da licença maternidade, de três p*ra quatro m*ses.
</line>
</par><par>
<line>
De e**ontro à essa Constituição *id*dã, na década de *9*0, bus*an*o resulta*os,
</line>
<line>
prod*tividade e ec*n*mia de rec**sos, a *estão públ*ca brasile*r* adota *e ve* a terceirização
</line>
</par><par>
<line>
*os serviço*.
</line>
<line>
Nesse momen*o, o p*ís passa a
</line>
<line>
implementar as determinações *dvi*das
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Consenso de Washington de 1989, que inf*rmavam pr*m*ver a ace*e*ação da m*dernização
</line>
</par><par>
<line>
d*s países de **onomia e* d*senv*lvimento. Den*re as medidas *dotadas, *stavam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
privatização, a fle*ibilização e redu*ão d*s g*stos públicos, na ten*ativa d* el*va*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*mpetitividade dos produtos *r*si*eiros no *ercado internacional * na s*pos*a *romoção do
</line>
<line>
de*en*olvimen*o, por me** do afast*m*nto do Estad* da regulação social (B**RING, 2008).
</line>
<line>
O c*oque com os ben*fício* soc*ais trazidos pela nova con*t*tuiçã* diz *espeito ao fat*
</line>
</par><par>
<line>
de a *erceirizaçã* ser um*
</line>
<line>
*str*t***a par*
</line>
<line>
cor*e
</line>
<line>
*e cus*os, já que
</line>
<line>
terceiri*ar rep*esenta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"contratação de trabalhadores com r*mune*aç*o e condições de *rabalh* inferi*res *os *ostos
</line>
<line>
de trabalho an*erior*ente existentes" (Pochmann, 2012, p. 109), sen*o a classe trabalhadora
</line>
<line>
submet*da a u* *rocesso de exploração em troca *o salário, produzindo a mais-valia, a fonte
</line>
<line>
de riqueza *os capitalist*s (MARX, *994).
</line>
</par><par>
<line>
*lém d* *ep*ese**ar uma da* tecnolog*as de elevação da extração de mais-valia,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
terceirização r*flete a ampli**ão de *anhos empresa*iais, a redução de custos de produç*o
</line>
</par><par>
<line>
com o **tor trabal*o e fr*gment**ão de *iscos,
</line>
<line>
mediante a
</line>
<line>
co*tratação de e*presas
</line>
</par><par>
<line>
terceirizadas para ef***var
</line>
<line>
as ativi**des-meio (POCHMANN, 2012). O pr*n*ípio d*
</line>
</par><par>
</page><line>
eficiên*ia, *ue é o mais recente da Con*tituição Federal de 1988, tendo si*o incluíd* por m**o
</line>
<line>
da Emenda Cons*itucional nº 19/1998, impulsiono* a Administ*ação a exigir do age*te
</line>
<line>
público o máx*mo ** resultados ut*lizando o mínimo de re*ursos.
</line>
<line>
*á mui*as crí*icas à terceirização de *e*viços, dentre elas, a de *ue é usada, quase
</line>
<line>
exclusivamen*e, p*ra taxar os t*abalha*ores, visto seus cara*te**sticos sa*ár*os baixos, e*evado
</line>
<line>
*ível de doenças do trabalh*, e*ev*ção de *or*s trabalhad*s e da rotatividad* *m re*a*ão aos
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 w*w4.U*ifsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. K. Cezimbra, P. A. Tristão, *. S. Ro*rigues
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
não terceirizados (P*CHMA*N, 2*08). Magal*ães, Carvalh* e Saraiva (2011) *en*ion*m a
</line>
<line>
dificul*ad* d* enco*trar no mercado empresas ter*ei*iza*as su*i*ientem*nte qualifi*adas, já
</line>
<line>
qu* a maiori* d*las não dis**e de capacidad* administrativa e f*nanceira n*ces**rias para
</line>
<line>
investir na sua *xpansão, **mo também *ã* in*estem e* c*pac*tação e qualifi*ação de seus
</line>
<line>
funcionários.
</line>
<line>
Por outro la*o, va*tagens são também dest***das *ara a*tores como Di Pi*t*o (2*09),
</line>
</par><par>
<line>
que discute ser a terceirização relaciona*a * ideia de parceria: concentr*ção
</line>
<line>
na execu*ão da
</line>
</par><par>
<line>
*tiv*dade-fim por parte da empr*sa tom*dora *o serviç*, espec*alização d* emp**sa
</line>
<line>
co*tratad* p*ra *x*cutar *s ati*idad*s não finalísticas, dim**uição *e *astos com os e*cargos
</line>
<line>
t*abalhistas * previdenc*ários, o que torna possível * reduçã* do p*eço do pr*duto o* se*viço,
</line>
<line>
simp*ificação da est*utura, por meio da redu*ão de *íveis h*erárquicos.
</line>
<line>
Se f*z necessário mencionar q*e algum** vant*gen* realçadas por Di **etro em 2009
</line>
<line>
deixam de fazer sen*ido a p*r*ir de 2017, tendo em vista **e, nesse ano, pa*sa a ser permitida
</line>
<line>
a execução de serviços te*ceirizado* *m quaisquer da* at**idades da contra*ante, inclusiv* n*
</line>
</par><par>
<line>
pr*nc**al. *sso p*rqu*, até *eferid* ano, d**providas *e *ei *specífica sob*e
</line>
<line>
o *ema, *s
</line>
</par><par>
<line>
contrataçõ*s tinham como referência * Súmula 331, d* Tribu*al Superior *o *rabalh* - TST,
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
permitia a *r*nsferência da execu*ã* de serv*ços pela c*ntratant* para
</line>
<line>
**ivi*ad*s-me*o
</line>
</par><par>
<line>
**s tomadores, bem co*o versava sobre a r*sponsabilid*de subs*diária dos **ntratantes.
</line>
<line>
Dessa forma, o a*o de 2*17 fo* consi*erad* um marco para a hist*r*a da terceiri**ção
</line>
<line>
no Bras*l p*r meio da publ*caç*o *a Le* *º 13.42*, que altera dispositivos sobre o *rabalho
</line>
</par><par>
<line>
temp*rário *
</line>
<line>
t*m*ém "dispõe sobre *s re**çõ*s de trabalho na empresa de
</line>
<line>
prest*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços a *erceiros". No ent**to, tal *ispositivo *eg*l foi omisso qu*nto a *ontos c*ntrais que
</line>
</par><par>
<line>
susci*ar*m dúvidas,
</line>
<line>
prin*ipal**nte *uanto à e*pecifica*ão da* *tiv*dades
</line>
<line>
que poder*am ser
</line>
</par><par>
<line>
desempe**adas por tr*balhadores terceirizados.
</line>
</par><par>
<line>
Em *ulho d* me*mo an*,
</line>
<line>
entrou em v*gor * Lei nº 13.467
</line>
<line>
(*eforma trab*lhista), que
</line>
</par><par>
<line>
detalh* a regula*entaç*o s**re a terceirizaç*o d* *ervi*os. Destaca-se a **beração expr*ssa
</line>
</par><par>
<line>
dessa modalidade *e pres*ação de s*rviços nas
</line>
<line>
a*ividades-*im do toma*or (contrata*te)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*gu*s amp*ros par* os t**bal*a*or*s, como dir*ito *
</line>
<line>
alimentação,
</line>
<line>
*ransporte, atendimento
</line>
</par><par>
<line>
médico ou ambula*oria* e treinamento adequado, quand* a at***dade o exigir.
</line>
</par><par>
<line>
*e ainda havia alguma
</line>
<line>
dúvida quanto à polêmica possibilidad* de terceiri*ar
</line>
</par><par>
<line>
at*vida*e*-fi*, em 2018
</line>
<line>
o Supre*o Tribunal *edera* (*TF) jul*ou Arg*ição
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Descumprimento de Prece*to Fu*damenta* * Recurso Extraordiná*io qu*
</line>
<line>
versavam s*br*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
tema. Na decisão, julg*u pela licitu*e da *erce*rização em todas a* e*apas do processo
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina, v. 22, n. 8, a*t. 3, p. 47-66, ago. 2**5 www4.Unifsanet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*rceirizaç*o no *erviço P*blico como *m Desdobramen*o *a Empre*ar*zação
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
produ*ivo, *ej*m *la* em ativida*es-meio ou *ti*ida*es-fim. *ss*m, *al julgamento passa a ter
</line>
<line>
efeito vinc*la**e pa*a *odo o Poder Judic*ário.
</line>
<line>
Aind* em 2017, *oi publicada a Instrução Normativa (IN) nº 5/20*7, que dispõe sobre
</line>
<line>
a* diretrizes para c*ntratação *e *erv*ç*s sob execução i**ire*a n* âmb*to da Adminis*raç*o
</line>
<line>
Públi** Federa*. *s*e normativo foi recentemente alterado pela IN 82, de 1* *e setembro *e
</line>
</par><par>
<line>
202*,
</line>
<line>
tendo s*do modificado * disposit*vo *ue v**ava a con*essão, ao*
</line>
<line>
*rabalhadores
</line>
</par><par>
<line>
terceirizado*, de
</line>
<line>
direitos típic*s de servidores públ*cos, *o*o recess* e pontos facultativos.
</line>
</par><par>
<line>
Tal mud**ç* na reg*lame**ação trou*e cer*a flexibilidad* * *lg*ns bene*íc*os aos
</line>
<line>
*rabalhadores *erce**izados, p*rmitindo a pre*isi**lid*d* da é*oca do gozo de suas férias e a
</line>
<line>
possi*ili*ad* de *ompens**ã* *e *ornada, em determ*nadas hipóteses.
</line>
<line>
*s*** t*a*os empr*sariai* estão muito presen*es nas contra*aç*es públicas de prestação
</line>
<line>
de serv*ços com dedicação ex*lusiva de mão de *b*a. A *N 5/2017 defin* critérios de medi*ão
</line>
</par><par>
<line>
dos resul*ados,
</line>
<line>
p*r meio
</line>
<line>
de i**icadores faci*m*nte m*nsu*áveis, para
</line>
<line>
**e * pagamento à*
</line>
</par><par>
<line>
contratad*s se*a *ea*izado de a**rdo com * produti*id*de de referên*ia estab*lec*da o*
</line>
<line>
critéri*s de adequação do serviço * qualidade *sperada.
</line>
</par><par>
<line>
Apes*r d* necess*dade de
</line>
<line>
cumpri*ento d*s parâ*et*os *e
</line>
<line>
qual*dade exi**dos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
jul*amento das p*opostas que definem a em*re*a venced*ra dos *regõe* par* contrata*ão d*
</line>
<line>
mão de obra *erc*iriz*d* é, co*f**me *efin*d* *a Le* nº 14.133, d* *02*, do tipo "menor
</line>
</par><par>
<line>
preço". N*s*e sentid*, *mbora * razão ** existir do Estado se*a o interes*e
</line>
<line>
público,
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
ponderação ent*e os **incípios administrativos, o da efic*ên**a se sobressai, à *edida *ue os
</line>
<line>
ges*ores públic*s se empenham para fazer m**s *om menos, d*ndo ênfase ao *esempenho.
</line>
<line>
Par* Caval*ante (2015), é necessár*o anali*a* com *uidado a terceirização. *egu*do o
</line>
</par><par>
<line>
a*tor, ela é *líci*a qu*ndo e*istente nos quad*os de pessoal d* órgã*,
</line>
<line>
cargo ou empr*g* que
</line>
</par><par>
<line>
*ossa desempe*ha* a atribuição ob*eto da **n**atação, já que "isso s* dá não apenas com b*se
</line>
</par><par>
<line>
na *egis*ação infraconstituci*nal, m*s por
</line>
<line>
conta da incidênc*a de princípios c*n*tituciona*s".
</line>
</par><par>
<line>
O a*tigo 3* do D*creto 9.5*7/2018 ved*
</line>
<line>
que a Administraç*o Pública Federal execu*e
</line>
</par><par>
<line>
ind*retamente servi*os que sejam inerent*s às categor*a* funcio*ais a*rangida* pelo p*ano de
</line>
<line>
cargos *o órgão *u da enti*ade.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar
</line>
<line>
da veda*ão
</line>
<line>
de *ercei*izar
</line>
<line>
atividades *róprias de car**iras funcionais,
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
novembro de 2023 o Supr*mo Tr*bun*l Federal (STF), em um julgamento controverso,
</line>
</par><par>
<line>
reforçou sua
</line>
<line>
posição d* 2018, pe*mitindo * d*sparidade salarial ent*e
</line>
<line>
t*abalha*ores
</line>
</par><par>
<line>
te*ceiri*a*os e emp**gados direto*, mesmo qua*d* exercem *s mesmas funçõ*s. O aumento
</line>
</par><par>
<line>
do racional**mo *as *rganizações
</line>
<line>
n** se produziu se* um preç* soc*al e hum*no. Muitas
</line>
</par><par>
<line>
pessoas que
</line>
<line>
tra*alh*m par* a* orga*i*aç*es estão profun*amente frustradas e alie**da*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a PI, *. 22, n. 8, art. 3, p. 47-6*, ago. 20*5
</line>
<line>
www4.U*ifs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. K. C*zimbra, P. A. *ri*tão, M. S. Ro*rigues
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
seu tr*bal*o. "A organiza*ão, e* vez d* s*r uma obediente servidora da so*iedade, passa, às
</line>
</par><par>
<line>
vezes, * dom*ná-la, fazendo c*m que a sociedade moderna s* ap*oxime de
</line>
<line>
um campo de
</line>
</par><par>
<line>
ba*alha" (Etzioni, 1976, p.*).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme De Gaule*a* (2007), na empre*a g*rencial, a inc*rt*za constitui *m*
</line>
</par><par>
<line>
am*aça: *ã* *ab*r se lhe *once*erão os meios requeridos, se o
</line>
<line>
o*ça*ento será *ce*to, se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
promoção ser* **n**dida. *s *mprega*os *êm o se*time*to de não cont**la* se* *mb*ente de
</line>
</par><par>
<line>
traba*ho e s*u f*turo. D* acordo com o autor, qu*ndo a luta *elos lugares s* desencadeia,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mod* de ser po*to "f*ra d* jogo" é permanente. Essa luta para conti*uar no jogo, ou melhor,
</line>
<line>
alocado no c*ntra*o, * rotina do tr*balhad*r terc*iriz*do.
</line>
<line>
3 METODO**GIA
</line>
<line>
Este capítulo des*reve os proced*mentos m*todológicos adota*os para alcançar os
</line>
<line>
objetivo* da pesqu*s*, a *ual se cara*ter*za co*o um estudo d* caso de na*u*eza qualitativa
</line>
<line>
q*e, para Minayo (*014), bu*ca compreender *s sign*fi*a*os *tri**í**s pelos sujeito* às suas
</line>
</par><par>
<line>
experiê*cias, va*orizand* p**fundidade da análise o co*texto em que os fenômeno*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oco*re*,
</line>
<line>
sendo especialmente adequada
</line>
<line>
para investigar
</line>
<line>
dimensõe* s*bjetivas, *oci*is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ultur*i* da *ealida*e. Quanto aos procedimen*os, o *stud* *e classifi*a com* um e*tud* de
</line>
</par><par>
<line>
caso que, seg*ndo Yin (2015), é
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
es*r*tégia de pesquisa adequada *ara investi*ar
</line>
</par><par>
<line>
fenôm*n** conte*porâ*eos em seus context*s rea**, especia***nte quando o* lim*tes entre o
</line>
<line>
f*nômeno e o contexto *ão estão claramente defi*idos.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa tem *o*o foco a análise da tercei*ização
</line>
<line>
de servi*os na *dmi*istraç*o
</line>
</par><par>
<line>
Pública e sua r*lação com o
</line>
<line>
processo de emp**s*r*z*ção. Para tan*o, for** *elec*onados
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrato* admin*stra*ivos *e *erv*ços *erceirizados de limpeza e de vigil**cia, com alocação
</line>
<line>
de mão de **ra residente, celebrados por um órgão público federal, no pe*í*do c*mpreendido
</line>
</par><par>
<line>
entre 2015 e
</line>
<line>
2025, i*cluindo doc*ment*s, como *la**lhas de *ormação *e pr*ços,
</line>
</par><par>
<line>
*nstrument*s d* medição de res**tados e documen*os utilizados no planejamento d*ssas
</line>
<line>
cont*atações, tais como estu*os té*n***s preliminares e te*mos de re*erência.
</line>
</par><par>
<line>
* análise
</line>
<line>
d*s d*dos cole*ados *eguiu as diretr*zes propostas por Yin (20*5), que
</line>
</par><par>
<line>
e*fatiza * im*or*ância *e uma *borda*em sistemática e *igorosa na *n*lise de estudos de c**o.
</line>
</par><par>
<line>
A coleta de dados foi realizada
</line>
<line>
por m**o de *esquisa do*um**tal, caracter*zada pe**
</line>
</par><par>
<line>
utilização de materiais q*e **nda não re*eberam um *ratamento *n*lítico aprofundado, como
</line>
</par><par>
<line>
registros
</line>
<line>
ad*inistrativos (GIL, 2008). A a*ális* documen***, conf*rme Samara e Tupy
</line>
</par><par>
</page><line>
(2023), não se l*mita à *imples leitura do conteúdo dos docu*entos, mas envolve um p*ocesso
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina, v. 22, n. 8, a*t. 3, p. 47-66, ag*. 20*5 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Tercei*i**ção no Se*viço Pú*l**o co*o um Desdob*amen*o da Empresarização
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
de sel*ção, clas*if**aç*o e com*reensão, considerando a form* material q** o d*cumento
</line>
<line>
*presenta, o con*eúdo q*e d*sponibil*z* para pesq*i*a * os objetiv*s ou propósitos de quem *
</line>
<line>
*lab*rou e de quem o lê ou o inte*pr*ta.
</line>
<line>
A interp**t*ção **s *ados *oi o*ienta*a *or uma perspectiva crí*ica, visand*
</line>
<line>
com*r*ender com* as pr*ticas de ter*eirizaçã* refletem e r*fo*çam lógicas empresariais n*
</line>
<line>
setor pú**ico. A análise c*n*iderou os aspectos for*ais dos c**tratos, como clá*sulas
</line>
<line>
contratuais e indicadores d* desempen*o, bem c**o os aspe*tos sub*tanc*a**, a exemplo das
</line>
</par><par>
<line>
con*içõe* de t*aba*ho dos empre*a*o* terceirizados e as *mplic**õ*s dessas
</line>
<line>
práticas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gestão pública.
</line>
</par><par>
<line>
Para garant*r a validad* e a
</line>
<line>
c*nfiabilidade d*s *esu**ad*s, *dotou-*e a técnica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
triangulaçã*
</line>
<line>
de fontes, conforme sugerido po* Yin (20*5), que reco*e**a * ut*l*z*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
múltiplas fontes ** evi*ência *ara corr*borar as
</line>
<line>
co*clusõe* do est*do. Essa aborda*em
</line>
</par><par>
<line>
permite uma análise ma*s robust*
</line>
<line>
e abra*gente
</line>
<line>
do fenômeno *nvestigado, a* integ*a*
</line>
</par><par>
<line>
difer*nte* **rspectivas e d*dos complem*ntares. Alé* disso, a triangulaçã* contrib*i para a
</line>
</par><par>
<line>
r*dução
</line>
<line>
de vieses e a*menta a credibilidade d*s in*erpretações,
</line>
<line>
*ropo*cionando *ma
</line>
</par><par>
<line>
*om*re*nsão mais aprofundada das r*lações *ntre terce*rização *e serviços p*blicos e a a
</line>
<line>
a*oção de práticas empre*ariais na gestã* públ*ca.
</line>
<line>
4 ANÁLIS* E DISCUSSÃO D*S RESU*TADO*
</line>
</par><par>
<line>
A análise d* *ifere*tes docume*tos rela*io**dos à co*trataçã* dos servi*os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
limpeza e v**ilância por parte do **gão público investigado bem com* das n*rmas qu* regem
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
c*ntrata*ão
</line>
<line>
**m dedi*ação exclusi*a *e m*o
</line>
<line>
d* *bra evidenciou influ*nc*a cresce*te da a
</line>
</par><par>
<line>
ló*ica empre*arial na g*stão
</line>
<line>
do serviço público. A
</line>
<line>
partir da identi*icação
</line>
<line>
d* *láusulas
</line>
</par><par>
<line>
contrat*ai*, da observa*ão dos pe*centua*s de l*cro e dos custos *ndi**tos p*ese*te* nas
</line>
</par><par>
<line>
p**postas altamente
</line>
<line>
com**titivas apresentadas *os pregõe*, além ** anál*se dos i**ica*ores
</line>
</par><par>
<line>
de desempenho, metas e**abelecidas e
</line>
<line>
pen*lid*des *pli*adas em caso de descumprimento,
</line>
</par><par>
<line>
cons*atou-se que * *erceirizaç*o merc**ti*iz* * *orça de tra*alh* e subordina os proc*s*os
</line>
</par><par>
<line>
licitatórios
</line>
<line>
ao p**ncí*io
</line>
<line>
da **onomi*idade. A *i*ura 01, a seguir, sintetiza
</line>
<line>
os **inc*pais
</line>
</par><par>
<line>
resultados obtidos, os quais s**ão *is*utido* em ma*o* pr**undidade *as *eçõ*s post*ri*res.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resin* PI, v. 2*, n. 8, art. 3, p. 47-66, a**. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. Cezimbra, P. *. Tristã*, M. S. Rodrigues
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura * - Gráfico de Ishikawa
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborad* *elos autores c** *ase em Ishikawa
</line>
<line>
Ao s* analisa* as contrataçõ** públicas *e *e*v*ços ter*e*rizado*, o*serva-*e que *s
</line>
</par><par>
<line>
entes públicos n*o co**ratam *ndivíduos, ma* sim
</line>
<line>
postos de trabalho especí*icos. Dessa
</line>
</par><par>
<line>
forma, em situ*çõ*s de ausência de pess*al, a fisc**izaç** contratual s*licita à e*pre*a
</line>
<line>
prest*dora a substi*uiç*o ime**a*a do trab*lha*or al*cado. Caso o des*mpenho do ocupante
</line>
<line>
do posto n*o at*nda a*s padrõ*s estabelecido*, basta uma *omuni*ação forma* - seja por
</line>
</par><par>
<line>
te**fo*e *u cor*espondên*i* ele*rôni*a -
</line>
<line>
para qu* o *rabal*ado* seja substituído. Nos
</line>
</par><par>
<line>
c*ntratos *e prestação de serv*ços terce*r*zados, foram iden**fic*das *láusulas q*e as*egura*
</line>
</par><par>
<line>
a reposição dos
</line>
<line>
p*stos de trabalho, como exemplif*cado a seguir: "efet*ar a imediata
</line>
</par><par>
<line>
reposição dos postos contratados n*s per*odos de *érias, descan*o s*manal, licenças, gre*es,
</line>
<line>
dem*ssões de empregados, fa**as, ou *or qualquer out*a razão."
</line>
<line>
Embora * A*minist*ação Pública não t*nha *ins lucrativos, el* adota p*áticas
</line>
<line>
inspiradas na lógica empre*arial, com ênf*** na busca p*la e*onomicidad*. Essa orientação se
</line>
</par><par>
<line>
r*f**te
</line>
<line>
na es*olha d* *ritério *e seleção *or me**r pr*ço nas con*ra**ções públicas,
</line>
<line>
visand*
</line>
</par><par>
</page><line>
otim*zar os gastos público*. A Instru*ão Norm*tiv* nº 5, de 26 de maio de 20** (IN */2017),
</line>
<line>
estabelece que a Administração não deve fixar benefícios o* seus valores a *erem pagos aos
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. *025 *ww*.Unifsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terceirização no Serviço Público *omo um Desdobramento da Empresari**ção
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
emprega**s da* *mp*esas co*tratadas, devend* ad*tar a**na* os
</line>
<line>
valores *revisto* *os
</line>
</par><par>
<line>
in*tru*e*t*s co*et*vos co*o m*n*mo obr*gatório. Essa diretriz resulta na *ontratação *e mão
</line>
<line>
de *bra com cust*s reduzid*s, alinhando-se à estratégia d* co*tenção de desp*sas.
</line>
</par><par>
<line>
* pag*m*nt* *ensal
</line>
<line>
da* fa*uras é
</line>
<line>
pre*edido p*la apura*ão do Instrum*nto de
</line>
</par><par>
<line>
Me*ição de R*s*ltados (IMR), co*duzida pela fis*aliza**o contratu*l com ba*e em
</line>
</par><par>
<line>
indicadores específi*o* d*finido* nos contr*tos, que estabelece, ** fo*ma obj*ti*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
observável, os
</line>
<line>
ní*ei* esper**os de
</line>
<line>
*ua*idade n* prestação
</line>
<line>
d*s se**iços e as respecti*as
</line>
</par><par>
<line>
adequaçõe* de pa*ame**o,
</line>
<line>
visando à b*sca da
</line>
<line>
ef*c*ên*ia e à mel*or*a
</line>
<line>
*ontínu* dos serv*ços
</line>
</par><par>
<line>
pre*tad*s.
</line>
</par><par>
<line>
Utili*ado como estratégia da Administr*ção *ública par* gara*ti* a *ntrega *e
</line>
<line>
*es*ltad*s, o IMR *valia indicadores pré-estabelecidos, cada qual com um peso d*f*renci*do,
</line>
<line>
culmi*ando no cálc*lo de uma *édia ponderada que reflete o d**empenh* global *a empresa
</line>
</par><par>
<line>
c***r*tada. Qu*ndo o índice *o IMR a*inge valor inf*rior a 1,00,
</line>
<line>
*plicam-se descontos
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceiro* p*oporcionais às falhas id*ntificada* na ex*cução dos serviços; por ex*mplo, *m
</line>
<line>
ín*ic* de 0,99 implica desconto de 1% no valor total *a fatura.
</line>
<line>
** in*icadores coleta*os dos *ontratos a*alisa*o* evidenciam a impor*ânci* atribuí*a
</line>
</par><par>
<line>
aos *esu*tados, medidos **nto *el* qua*tidad* quan*o p*la
</line>
<line>
q*alid*de dos serviços prest**os.
</line>
</par><par>
<line>
Tal prática demons*ra que, *mbor* o lucro não **ja o
</line>
<line>
obje*ivo *r**cipa* do setor p*b*i**,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
prot*goni**o do *alo* econômico é cada *ez mais pr*sente n*s *ontrat*çõe* de terce*r*zados,
</line>
<line>
confo**e demonst*a*o n* Qua*ro 01 a seguir, que resume o pro*e*so *e m*dição *e
</line>
<line>
result*dos *os contratos ana*isados.
</line>
<line>
Q*adro 1 - In*icadores de M*diçã* de *esultado (IMR)
</line>
</par><par>
<line>
Con*rato
</line>
<line>
Indicador
</line>
<line>
Me* *
</line>
<line>
Pen*lidade
</line>
</par><par>
<line>
Limpeza
</line>
<line>
Pontualida*e n* *agam*nto
</line>
<line>
100% no prazo legal
</line>
<line>
Atr*so >2%: **sconto
</line>
<line>
de salário* e verbas
</line>
<line>
proporc*onal na fatura
</line>
<line>
*rabalhist*s
</line>
<line>
Forn*cimen** de materi*l de
</line>
<line>
100% nos quan*ita*ivos
</line>
<line>
Atra*o em >*% *os l**ais:
</line>
<line>
consumo
</line>
<line>
e praz*s estab*lec*dos
</line>
<line>
desc*nto pr*p*rciona*
</line>
<line>
***liação da qual*dade na
</line>
<line>
1*0% das *v*liaçõe*
</line>
<line>
*édia <9,*: descont*s
</line>
<line>
execução dos serviços
</line>
<line>
com média 9,0
</line>
<line>
apli*ados
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *er**i*a PI, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-6*, a*o. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. Cezimbra, P. A. Tristão, M. S. Rodrigue*
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
Vi*i*â*cia
</line>
<line>
Oco**ê*cias ope*ac*on*i* (e*.:
</line>
<line>
Nenhuma oc*rrência
</line>
<line>
A partir de 3 ocorrências:
</line>
<line>
falhas em ronda*, uso
</line>
<line>
des*o*to na fatura
</line>
<line>
indevido de *enhas, falha e*
</line>
<line>
con**o*es)
</line>
<line>
Pontual*dad* no pagamento
</line>
<line>
**0% de p*n*ualidade
</line>
<line>
Qualqu** a*r*so: de*conto
</line>
<line>
de salários * verba*
</line>
<line>
na fatura
</line>
<line>
Dis*oni*ilidade *e mater*ais e
</line>
<line>
95% do* vigila*tes
</line>
<line>
5% com *alhas:
</line>
<line>
capacitação dos vigila*tes
</line>
<line>
c*m materiais e
</line>
<line>
*e**onto
</line>
<line>
c*pacitações em di*
</line>
<line>
proporciona*
</line>
<line>
Avaliação da qualidade n*
</line>
<line>
Ava*iação satisfató*ia
</line>
<line>
A*al*ação ins*tisfatória:
</line>
<line>
exe*ução dos s*rv*ços
</line>
<line>
*m todos os *ue*it*s
</line>
<line>
desconto na fatura
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: e*abor*do pelo* a*tores.
</line>
</par><par>
<line>
A partir da análise d*s contra*aç*es,
</line>
<line>
ve*i*icou-se que os pe*centuais *e lucro e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cus*os in*iretos, que são os cus*os envolvidos *a execução c*ntratu*l decorrentes do* gastos
</line>
</par><par>
<line>
*a con*ratada c*m s*a est*utura admini***ativa, organ*zacio*al e
</line>
<line>
ger*nciamento *e seus
</line>
</par><par>
<line>
contratos, apr*sent*dos n** proposta* pelo* licitantes são extrema*ent* baixos, o q*e *ode
</line>
<line>
co*pro*e*er * execu*ão contratual. Is*o *era consequência* na Adm*nistração Pública, que
</line>
<line>
p*eci*a planeja* nova l*citaçã* em curto es*aço de tem*o, situaçã* que, além de ge*ar custos
</line>
<line>
administrativos *xtras, po*e d*sgastar a equ*pe de fiscaliz*ção e causar prejuízos psicológicos
</line>
<line>
nos empreg*dos terceirizados, que per*ebem seus empregos ameaç*dos.
</line>
<line>
O referencial técnic* de custos do Mi*i*tério Públi*o ** União (MPU, 2024, p. 75) é
</line>
<line>
ut*lizado c*mo base para a for*a*ão d* *reços de *efe*ência da* contratações estu*adas. Tal
</line>
<line>
docu*en*o fo**ece *i*e*r***s detalhadas **bre a f*r*ação de preços *m contr*taçõ*s públicas
</line>
<line>
* d*sp** c*mo referê*cia para c*s*o* indi*etos *ar* prest*ção do s*rviç* *e li*peza o
</line>
<line>
percentual ** 4,*3%. Q**nto ao perce*tu*l de **cr*, *ue deve ser dete*minado pela e*p*es*
</line>
</par><par>
<line>
cont*at*da, c*nsiderando fat*res c*mo ris*o,
</line>
<line>
*o*pl*xidade do se*viço e condições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercado, s*ger* 5,57%. Apesar dis*o, os
</line>
<line>
p*rcentuais apresentados
</line>
<line>
no quad*o abai*o
</line>
</par><par>
<line>
eviden*ia* que, para vencerem as li*it*ções, as empresas sub*stimam os cus*os indiretos ou
</line>
</par><par>
<line>
admini*trativ*s *
</line>
<line>
estabelecem margem *e lucro muito *n*erio* ao cálculo est*mado pe**
</line>
</par><par>
<line>
refe*en*ial do MPU.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Te*e*ina, *. 22, *. 8, art. 3, p. 47-66, ago. *0*5
</line>
<line>
w**4.Unifsa**t.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terc*irizaçã* no **rviço P*blico *omo um *esdobramento da Empresarização
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Embora a legislação de l*ci*açõ** *ermit* sucessivas prorro*a**es co*t*a*uais,
</line>
</par><par>
<line>
co*for*e eviden*iado
</line>
<line>
na Tabela 01, no perío*o *e *ei* anos, quatr*
</line>
<line>
empresas distintas
</line>
</par><par>
<line>
p**sta*a* serv*ços t*rceiri*ados d* limpeza no
</line>
<line>
órgão em questã*. E*sa elev*da ro*atividade
</line>
</par><par>
<line>
*e pr*sta*ora* pode indicar *ra*ili*ade na
</line>
<line>
exe*ução co*tr*tual, possivel*ente associada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
subestimaçã* *e custos
</line>
<line>
indi*etos ou administrativos e à fixação de margens de lu**o aquém
</line>
</par><par>
<line>
das recomendadas, co*prom*te*do a quali*ade dos serviço* e a continui*ade das ativi*ades
</line>
<line>
administrativas. Para p*eservar * conf*dencialidade das cont*atadas, serão u**lizadas a*ena* *s
</line>
<line>
iniciais **s empresas contrat*das.
</line>
<line>
Tabela 1 - *ontr*tos r*cent*s de terceiri*a*ã* do s*rvi*o de limpeza co* entid*de
</line>
<line>
pública
</line>
</par><par>
<line>
*ontrato
</line>
<line>
Perc*ntual d* lucro
</line>
<line>
Percentu*l de cu**os indiretos
</line>
<line>
Vigência
</line>
</par><par>
<line>
T&T
</line>
<line>
2 ,* * %
</line>
<line>
3 ,0 * %
</line>
<line>
01-07-20*5 a *1-07-20*9
</line>
</par><par>
<line>
PTS
</line>
<line>
0 ,1 %
</line>
<line>
0 ,1 %
</line>
<line>
02-07-2019 a 0*-07-2023
</line>
</par><par>
<line>
NS
</line>
<line>
1 ,6 2 %
</line>
<line>
1 ,6 4 %
</line>
<line>
03-07-20*3 a 0*-09-20*4
</line>
</par><par>
<line>
GSG
</line>
<line>
0 ,5 * %
</line>
<line>
0 ,5 %
</line>
<line>
04-09-2024 a atual
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *la*o*a*o pelos autores.
</line>
<line>
O foco no princípio d* econ*m*cidade, p*esen*e nos pregões do tipo *enor pr*ço,
</line>
<line>
fragiliza o princí*i* da **iciênci* (LOBATO NETO; T*BAK, 2015). Em meado* *e 2023, a
</line>
</par><par>
<line>
contratad* *u* prestava serviços de limpeza no órgão *studado
</line>
<line>
en*rentou dificu*dades
</line>
</par><par>
<line>
financei*as * solicitou *o contra*ante p*gamento *a* *erb*s trabalhistas do* tra*alhadores o
</line>
</par><par>
<line>
ter**irizados diretamente a el*s, po*
</line>
<line>
**io de d*s*onto
</line>
<line>
nas faturas. An*lisad* a prop*sta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
preços dessa empresa, verificou-se que
</line>
<line>
indicava 0,1% tanto de
</line>
<line>
lucro **anto de custos
</line>
</par><par>
</page><line>
adm*n*strativos, *videnciando um* es*rat*gi* de vencer a l*citação a *ualquer c*sto. Esse
</line>
<line>
ce*ário *eflete a lógica *eoliberal que, conforme Dardot e Laval (2010), *mp*e qu* "todas as
</line>
<line>
atividad*s de**m se *omparar a uma p*oduç*o, a um investime*to, a um *álculo de custo" (p.
</line>
<line>
412), evi**ncia*do a tr*nsformaç*o de p*áticas *úblicas em modelos empr**ariai*.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
Rev. F*A, Ter*sina PI, *. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2025 www4.Unif*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. K. C*zim*ra, P. A. *ristão, M. S. R*drigu*s
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo anali*ou a terceirizaç** de s***iços públicos como um desdobramento *o
</line>
</par><par>
<line>
processo
</line>
<line>
de e*presariza*ão da *dministração Públ*ca. Obser*ou-se que, em*o*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*rcei*ização possa cont*ib*ir par* a eficiência
</line>
<line>
operaci*nal e pa*a a red*çã* de cus*os, ela
</line>
</par><par>
<line>
atinge a s*c*edade *omo um to*o,
</line>
<line>
com r*flexos potenc*almente **gat*vos na classe
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*dora que ocupa a b*se
</line>
<line>
da pirâ**de so*ial. Iss* *cor*e po*que os trab**hadore*
</line>
</par><par>
<line>
terceir**ados
</line>
<line>
p*ssuem **nculos in*táveis, receb*m
</line>
<line>
os benef*cios **nimos exigi*o* p*la
</line>
</par><par>
<line>
le*isl*ção e, mesmo assim, de*em gerar o máximo d* resultado para * atividade para a qual
</line>
<line>
foram contratados.
</line>
<line>
Con*o*me evidenciado, a merca*t*lização da força de trabalho, o foco no *esul*a**
</line>
<line>
eco*ô*i*o, a *ri*ri*ação das metas de dese*p*nh* das c*ntratadas, medidas por indicadores
</line>
</par><par>
<line>
de *ro*utividade, e a competitividade exa*erbada d** licitantes r**orçam a ide*a *e que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*rceirizaç*o é u* desdobrame*to do pro*esso **e Solé (2008) *enomi*a "empres*riza*ão".
</line>
<line>
*sse f*nôme*o implica a *doção de **gicas *mpresariai* no set*r *úblico, muitas vezes *m
</line>
<line>
d*trimen*o da qu*lidade dos se*v*ços prestados e d** co*d*ções de *ra*a*ho dos em*regados.
</line>
</par><par>
<line>
Este estudo
</line>
<line>
c*ntribui para o d**a*e so**e *s
</line>
<line>
ef*itos d*
</line>
<line>
empres**ização na
</line>
<line>
gestão
</line>
</par><par>
<line>
públic*,
</line>
<line>
ao evidencia*, co* base empírica, como a terce*rização r*fl*te a adoção d* ló*ica*
</line>
</par><par>
<line>
empres*riais *o setor estatal. A anál*se d* con*ratos, i*dica*ores de des*mpen** e prop*stas
</line>
<line>
li*itató*ias r*v*lou dinâm*ca* que pri*ilegia* a eficiência a partir de critérios e*s*nc**l*ente
</line>
</par><par>
<line>
e*onômic*s. Com isso, * estudo amplia a compreensão crítica
</line>
<line>
so*re os
</line>
<line>
impact*s *a
</line>
</par><par>
<line>
*aci*nalidade *eoliber** na administração pública ofer*ce subsíd*os *ara refle*ões futuras e
</line>
<line>
sobr* os *i*it*s e consequê*ci** s*ciais da tercei*ização.
</line>
<line>
Te*do em vist* a alta rotatividad* d* empresa* *ont*atadas *ara o s*rv*ç* *e lim*eza
</line>
</par><par>
<line>
(quatro contratadas e* *m pe*íodo de seis anos), sug*r*-se
</line>
<line>
*ue sejam d*senvolvid*s
</line>
</par><par>
<line>
*esquisas futuras quanto * anális* da sustentabilidade financeira d* terce*rização de serviços
</line>
</par><par>
<line>
púb*i*os, d*senvolvendo
</line>
<line>
es*udos que consider*m não apen*s os cus**s
</line>
<line>
imediatos, *as
</line>
</par><par>
<line>
ta*bé*
</line>
<line>
os impactos a lo*go prazo sobre o orç*m*nto
</line>
<line>
pú*lico e a qualidade dos se*viços.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, *ugere-se a realiz*ç*o *e
</line>
<line>
um estu** que investi*ue
</line>
<line>
as condições de tra*alho dos
</line>
</par><par>
</page><line>
trab*lha*ores te*ceiriza*os no seto* púb*ico, *n*luindo *al*rios, bene*ícios, segura*ça n*
</line>
<line>
trabalho e o*or*unidade* d* de*envolvime*to profiss*o*al.
</line>
<line>
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</line>
<line>
1967. Disp*e s*bre * organização *a
</line>
</par><par>
<line>
**m*nistração F**eral, es*a*elece diretrizes par* a Reforma Administra*iv* e d* outras
</line>
<line>
p*ov*dên*ias. Di*r*o Oficia* da Un*ão, Brasília, DF, 27 f*v. 1967. Di*po*ível em: DEL 20*.
</line>
<line>
Ac*sso em: 1* out.2024.
</line>
<line>
B*ASIL. De*reto 9.5*7, de *1 de setembro de 2018. Dis*õe sobre a *xecução ind*reta,
</line>
</par><par>
<line>
mediante co*trataç*o, ** serviç*s
</line>
<line>
da administ***ão *úb*ica federal di*eta, *ut*rquica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
fundacional * das empresas públic*s e das socieda*es *e
</line>
<line>
economia *ista control*das pela
</line>
</par><par>
<line>
Uniã*. Di*rio Oficial da *ni*o, Brasí**a, *F, 24 set. 2018. Disponív*l em 9507. *ces*o **
</line>
<line>
22 out . 2024.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. Instrução N*rma*iv* nº
</line>
<line>
5, de
</line>
<line>
26
</line>
<line>
de *aio
</line>
<line>
de 2017. Dispõe s*bre as regras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dire*rizes do procedimento *e contratação de servi*os *ob
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*egime de execução indireta
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
âmbito da Administração Pú*lica federal dir**a, autárquica e f***acional. Disponível em IN
</line>
<line>
5-2017. Acess* em 16 out. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Lei nº 13.429, de 31 d* março de 2017. Alt*ra disposit*vo* da L*i nº 6.019, de 3 d*
</line>
<line>
janeiro de 1974, que d*spõe sobre o tr**alho t*m**rário nas emp**s*s u**anas e dá outras
</line>
</par><par>
<line>
pr*vidências; e dispõ* s*bre *s re*a*ões d* trabalho
</line>
<line>
na empresa *e *rest*çã*
</line>
<line>
de s*rviços
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
t*rceiros. Diá*io Oficial *a União, Brasília, DF, *1 ma*. 2017. Dispo*ível em *13429. Acesso
</line>
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</line>
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</line>
<line>
(CLT), a*rovada *elo Decr***-*ei *º 5.452, ** 1º de *aio de 1*43, e as Leis n * 6.019, de 3
</line>
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de jane*ro *e *974, 8.0*6, de 1* d* maio de *990, e 8.2*2, *e 24 de j*lho de 19*1, a *im de
</line>
<line>
*de*uar a leg*slação *s novas rela*ões de traba**o. *iári* Oficial da Uni*o, B*a*ília, *F, 14
</line>
<line>
ju*. *017. Dispon*vel em L1*46*. Acesso em 5 ou*. 2*24.
</line>
<line>
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</line>
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administra*ivos. Diário Ofi*ial da União, Br*síli*, DF, 1º a*r. 2021. D*sponível *m *1*133.
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P. A. Trist*o
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M . S. Rodrigues
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X
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X
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X
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*) **ál*se e interp*etaçã* dos dados.
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X
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3) ela**ração do r*scunho o* na *evisão c*ític* do *o*teúdo.
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*
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*
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X
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4) parti*ipaçã* n* aprovaç*o da *ersão final d* ma*uscrito.
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X
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X
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X
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R*v. *S*, Teresina, v. 22, n. 8, art. 3, p. 47-66, ago. 2*25
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)