<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-1*8, *ul. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.7.*
</line>
</par><par>
<line>
O Desenvolvimento de Competênc*a* Socioemo*io*ais e s**s Repercussõe* *m um Acolhim*nto
</line>
<line>
Institu*iona*
</line>
<line>
T*e Develop*ent of Socio-E**tion*l Compete*cie* and th*i* Reperc*ssions in Instituti*na*
</line>
<line>
Care
</line>
</par><par>
<line>
Valéria Es***any Queir*z Marques
</line>
<line>
Gradu*da em Psic*logia pelo C*ntro Universitá*io *atólica de Quix*dá (UNICAT*LI*A)
</line>
<line>
Especi**ista em *aú*e Mental Col*t**a pela Es*ola de Saúde Públ*c* do Ceará.
</line>
<line>
E-*ail: valeria*qm@gmail.com
</line>
<line>
Fábio *inh*iro Pacheco
</line>
<line>
D*uto* em *sico*ogia pela *ni*e*sidade Fe*era* do Ceará.
</line>
<line>
Profe*sor do curso de Psicologia da Un*versidade Esta*u*l *o *ea*á (UEC*)
</line>
<line>
E-ma**: fabio.pacheco@ue*e.*r
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Valér*a Estefa** Q*eiroz Marques
</line>
<line>
Editor-Ch*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*n*y
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*l*nca*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Antôn*o Justa, 316* - *eireles, *ortale*a - CE,
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
6*165-090 (ES*/CE), Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Fábio P**heiro Pac*eco
</line>
<line>
Artigo rec*bid* e* 04/07/2025. Última
</line>
<line>
ver*ã*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
V. E. Q. Marques, F. P. Pa*h**o
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A *dolescênci* per*assa por dif*rentes con*eitos ao longo da história, se*do *ar*ada por
</line>
<line>
questões de ordem cul*ural, s*cia* e, em alguns casos, jurídica*. Durante es*e pe*íodo, as
</line>
<line>
ha*ilidades cognitivas e socioe*ocionais **o desenvolvidas significati*a**nt*, contrib**ndo
</line>
<line>
*ss*m **ra a forma*ão da p*rsonali*ade desses s*j*itos. Em *uixadá, determinada quan*i*a*e
</line>
</par><par>
<line>
de adolesc*ntes que se enco*t**m *m **olhimento in*titucional são pa*ie*tes
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
atendi*entos reg*lares i*dividuais no Centro de Atenção Psicos**cial (CAPS), não ha*endo
</line>
<line>
ainda no dispositiv* o*tras est*atégias t*r*p*uticas ofertadas para esse pú*lico. Dia*t* disso,
</line>
</par><par>
<line>
este artigo al*eja
</line>
<line>
apr*s*ntar as atividades reali*ada* com um grup* de *dolescent*s que se
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntram e*
</line>
<line>
a*ol**men*o *n**itucio*al c*m * *bje*ivo *e *oten*iali*ar suas com*e**ncias
</line>
</par><par>
<line>
s*cioem*cionai*. *r*ta-se de
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
*esquisa
</line>
<line>
qualitativa, rea*izada com oito adolescentes em
</line>
</par><par>
<line>
um a*olhimento institucional, n* cidade de Quixadá, Ceará. Para a con*truçã* do corpus,
</line>
</par><par>
<line>
realizaram-*e cinco en*ont*os gru*a*s, os q*ais foram registrados **r me*o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
gravaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
áudio, e an*lisados a partir da Análise de Conteúd*. *entre os resultad*s, observou-se que o
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho
</line>
<line>
*as competências s*cioemocionais se mostrou efe*ivo e tr*uxe *onsigo emergentes
</line>
</par><par>
<line>
pro*lemáti*as que estã* além do pro*osto, *omo,
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
exem*lo, sexualidade e racis*o.
</line>
</par><par>
<line>
Considera-se que, a* fi*al
</line>
<line>
dos encont*os, houve melhorias n* que tange à i*entificação d*
</line>
</par><par>
<line>
sentimentos e *omportamentos dec**rentes deles, *omento do pen*amento crítico maior *
</line>
<line>
f*cilid*d* para identificação d* formas qu* podem ser úteis pa*a si*n**icar e expressa*
</line>
<line>
senti*entos.
</line>
<line>
Pal*vras-ch*ve: Adolescentes. Habil*da*e* Soc*oemocion*is. Acolhimento i*st*tuci*nal.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
Ad*lesc*nce
</line>
<line>
has g*ne *hrough differe** concept*
</line>
<line>
*hroughout his*o*y, being mar*ed
</line>
<line>
b*
</line>
</par><par>
<line>
cu**ural, social and, i* s*me cases, legal issues. Dur*ng this peri*d, cognitive a*d
</line>
<line>
socio-
</line>
</par><par>
<line>
e*otional sk*ll*
</line>
<line>
are *ignif*cantly
</line>
<line>
devel*ped, th*s contributing to t*e for*at*on o* these
</line>
</par><par>
<line>
indiv*duals' p*rson*l*ties. In Quix*d*, a c*r*ain n*mber of ad*lescents *ho are i* institut*onal
</line>
<line>
care are patients *f the regul*r indivi*ual care at the Psychos**ial Care Cen*er, and th*re are
</line>
<line>
no other therapeutic strateg*es offered *o this **bl*c. This article *ims to p***ent th* activit*es
</line>
<line>
carried out wit* a gro*p *f adole*c*nt* in i*stit*t*onal care with the aim of enhanci*g their
</line>
<line>
socio-e**tional competen*ies. This is a *ual*tativ* *t*dy carried *ut with ei*ht adolescents *n
</line>
<line>
i*stitutional care in the ci*y of *uixadá, *eará. To cons*ruct the co**us, five *roup mee*ings
</line>
</par><par>
<line>
w*re held, which were audio-record*d and a**lyzed
</line>
<line>
using *onten* a***y*i*. The r*s*lts
</line>
</par><par>
<line>
sh*wed that the *ork *n s**io-emotion*l
</line>
<line>
competencies was effective a*d b*ou*ht
</line>
<line>
up
</line>
</par><par>
<line>
emerging issues that go
</line>
<line>
*eyond what w*s proposed, such
</line>
<line>
as sex*a*it* and *acism. It is
</line>
</par><par>
<line>
*on*ide*e* *hat, at the end o* t*e meetings, improvem*nts were seen in term* of *d*ntifyi*g
</line>
</par><par>
<line>
fe*lings and **e b*h*viors that *e*ult from
</line>
<line>
them, fost*rin* ****ical th*nking and making it
</line>
</par><par>
<line>
eas*er to identify ways that can be useful t* *ignify and **p*ess fee*ings.
</line>
<line>
Key*or*s: Ad*l**cents. *o*io-Emot**nal Compet*ncies. Institutional *are.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **re*i*a, v. 2*, n. 7, art. 9, p. 181-198, ju*. 2025
</line>
<line>
www4.*nifs*net.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Desenv*lvimento de *ompetênci*s So*io*m*ci*nais e suas Repe**u*sões em um Acol*i**nto Ins*ituc*ona*
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODU**O
</line>
</par><par>
<line>
* compromis** socia* * ético do Estado bras*leiro c*m o *úblico in*anto-juvenil
</line>
<line>
ev*dencia-se h*storicamen*e *ar*ado *esde 199* com a *romulgação d* *s**tuto da *riança e
</line>
<line>
do Adoles*ente (E*A). De *orma compl*menta* a* Es**tuto, *utras Leis foram cria*as a *im
</line>
<line>
de garantir * d*sta*ar os **reitos das *rianç** e dos **olescen*e*, de*t*e tais leis pode-se ci*ar
</line>
<line>
a nº 12.010, de 20**, q*e, ao d*sp*r so*re *s trâmites e* to*no * adoçã*, evi***cia tamb*m o
</line>
</par><par>
<line>
direito *onv*vência familiar e os cuidados a serem elencado* à
</line>
<line>
per*nte a família ampliada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aos a*olhimentos instituc*onais.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
Quixadá, a par*ir da exp*riência enquanto *es**ente em *a*de Men*al Cole*iva
</line>
</par><par>
<line>
pela *sc*l* d* Saúd* Pública *o Ce*r*, foi p*ssível observar * vinculação do *úbli**
</line>
<line>
adol**c*nte ** um Acol*i*ento In*titucional com o *en*ro d* At*nção *si*ossocial (CAPS)
</line>
<line>
devido a encaminh*men**s *udiciais ou ins*i*ucionais **ra acompanhamen*o psiquiátr*co e/ou
</line>
<line>
psicoter**êutico. *o p*r*odo e* que oco*re* a *xperiê*cia em questão, não *avia no
</line>
</par><par>
<line>
** s pos i t * *o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
a*enção
</line>
<line>
secu*d*ria
</line>
<line>
ativ*dades
</line>
<line>
cole*ivas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
c*nt*mplassem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*/acom*a*h*mento em *rupo para o* jove*s dessa faixa etária.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, apó* a observaçã* da
</line>
<line>
*usê*cia *e tais est*atégi*s ter*pêuticas no CAPS,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
módulo "Equidade * D*reitos Human*s", da Escola de Saú*e Públ**a, tro*xe consigo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibi*idade ** conhecer o Acolhi*ent* Instit**ional chama*o Novos Hor*zontes e
</line>
<line>
desen*o*ver alguma a*ivi*a** prática *ue fosse coerente *o público. N* ocas*ão, *oi p*ssível
</line>
</par><par>
<line>
reali*ar u** ofi*ina sobre o conh*ciment* acer*a do Es*a**to da Criança e
</line>
<line>
do Adolescente,
</line>
</par><par>
<line>
momento em qu*, apesar de *emonstr*rem i*teresse p*l* din*mica apli*ada, os a*ol*scen**s
</line>
<line>
ap*esentaram d*ficu*da** para s* c*ncentrar*m e *lém de comportamentos que demonstravam
</line>
<line>
falt* *e *espeito a*s *enti*entos e ao espaço do *utro. Assim, ap*s obs*r*açã* *e *ais pontos,
</line>
<line>
viu-s* * po*sibilida** d* of*r*cer ao pú*lic* e* que*tão i*tervenç*es que *udessem ser úteis
</line>
<line>
par* ampliar compe*ências v*nculadas ao c*nvívio co* as difer*nças, au**cuidado e os
</line>
<line>
asp*cto* emocionai*.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, este a*tigo irá tec*r cons**erações sobre trabalho realizado em um o
</line>
</par><par>
<line>
Acolhimento I**titu*ion*l ch*mado Novos Horizontes,
</line>
<line>
local*zado n* cidade de Quixadá.
</line>
</par><par>
<line>
Atualmente, a comu*ida*e "N*vos *ori*ontes" é
</line>
<line>
u* acolhimento ins**tuci***l
</line>
<line>
de car*ter
</line>
</par><par>
<line>
filantró**co, *endo sido co*struído no a*o de 1994, no muni*ípio de Quixadá. *endo funda*ão
</line>
</par><par>
<line>
it*liana, objetiv* o
</line>
<line>
da insti*uiç*o volta-se ao *uidado pas*oral nos contex*os marca*os p*r
</line>
</par><par>
</page><line>
vulnerabilidade, s*ndo ela*or**as * execut*da* ações em apoi* às c*ianças e aos adoles**ntes
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, *. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 20*5 www4.*nifsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. Q. *ar*ues, F. P. Pacheco
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
que tiveram se*s dire*tos *á*icos **olado*, à*
</line>
<line>
ví*imas de viol**cias e aos
</line>
<line>
dependente*
</line>
</par><par>
<line>
qu*micos.
</line>
</par><par>
<line>
Um fator que cha*a *tenção no dispositiv* *n*t*tucional * *ue, con*orme Lei
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
12.0*0/0*, os acolh*mentos pre*eem a *ermanência da criança e do adolescente no programa
</line>
<line>
por *m p*ríod* máxim* d* dois ano*, ha*endo a ampliação d*sse tem** apenas em situaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
em que *eja
</line>
<line>
comprova*a a necessi*ade co*forme fu*damentação juríd*ca. A *e*li*ade dos
</line>
</par><par>
<line>
acol*i*entos no *rasil, muitas vezes, tr*z
</line>
<line>
consigo longos períod*s d* per*an*ncia, o que,
</line>
</par><par>
<line>
s*gundo Mor*ira (2*14, p. 33), é prejudicial
</line>
<line>
t*ndo *m vista que "quanto m*io*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*fa*tamento da criança e do ado*escen*e de sua família, maior o risco da rup*ura dos víncul*s
</line>
<line>
* de *ua instituciona*iz*ção". Diant* di*so, o interesse *ara d**e**olver o trabalho partiu da
</line>
</par><par>
<line>
v*sualização fre*uente de adolescentes
</line>
<line>
vincula*os *o acolhi*ento e que
</line>
<line>
estavam em
</line>
</par><par>
<line>
atendiment* psicol*gic* ou
</line>
<line>
psiq**átr*co no Cen*r* de Aten*ão *sic*ssocial (CA*S)
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mun*c*pi*. Con*iderando também * que se observou *obre a maneira como eles se *e*aci*nam
</line>
<line>
con*igo * com o* colegas *o acolhi*e*to, gerando a interrogação: como, a*ém *a *bor*agem
</line>
</par><par>
<line>
ambulator*al, a psicolog*a p*d* ap*iar *
</line>
<line>
des**vo*vimento e * fom*nto de
</line>
<line>
habilidades
</line>
</par><par>
<line>
*ocioemocionais em adol**centes in*titucionaliz*dos?
</line>
</par><par>
<line>
* **rmo "soci*em*cional" traz
</line>
<line>
consig* necess*rias consi*era*ões
</line>
<line>
*o c*mpo
</line>
</par><par>
<line>
con*eitu*l e epistemológic*. Dessa forma, apesar d* compre*nder a *elação vinculativa e*tre
</line>
<line>
as emoções e os cenários e* que elas s* desenvolvem, é imp*rtante també* com*ree*der *ue
</line>
<line>
haverá d**tintas ramifi*ações observadas nesta *erminolog**. Na p*icologi*, é comum o te*mo
</line>
</par><par>
<line>
*ssocia*-se a
</line>
<line>
tem*ticas em áreas como n*urociências, ps*colog*a ** de*env*lvim**to e, até
</line>
</par><par>
<line>
mesmo, psi*opa**logia, sendo considerada necessidad* de trabalhar o soci*emocional a
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
prol de fo*talecer o cam*o *ambém cog*itiv* (*ardos* & C*stro, 2*20).
</line>
</par><par>
<line>
Os autores afirmam ta*b*m *** *s pes*uisas e práticas en*olvend* as *ompetências
</line>
<line>
socio*moci*n*is, no Brasil, têm ganhado v*si*ilidade *om * *ina*ciamento para capacita*ões
</line>
<line>
d* d*centes visando ao ens*no e fo*ento *essas na edu*a*ão **sica. * de s*ma importância
</line>
<line>
destacar que trabalha* o fom*nto do campo s*cioem*cional, vincul**o à *ducação, apres*nta-
</line>
<line>
se também co*o uma estratégia de fortale*imen** da Saúde Mental e combate ao b*l*yin*.
</line>
</par><par>
<line>
Nesta *onjuntura, é perceptíve*
</line>
<line>
que traba*har as
</line>
<line>
competência* *ocioemoci*nais pode
</line>
</par><par>
<line>
contribuir
</line>
<line>
no desenvolvim*nto dos adolescentes da in*tituição, fortalecendo *ssim o
</line>
</par><par>
<line>
pensamento crít*co e a c*nvivência ma*c*d* **r be*-est*r e compr*ensão acerca
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
emoções nas relações individua*s e *oletivas. Para Santos e*
</line>
<line>
al. (*018), as competências
</line>
</par><par>
</page><line>
socioem**ionais *** *e* conce*t* rel*cionado aos t**ços, habil*dades e *omport*me*tos
</line>
<line>
envoltos a *onstructos como valore*, sensi*il*dade social, curi*sidade, p*r*onali*ade,
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 2025 www4.U*ifsa*et.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Desenvolvi*ento de C*mp*tências Socioemoci*nais e suas Repercussões *m um **olhimento I*sti*ucio*al
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
e*tab*l*dade emocion*l, emoções dir**ionad*s, re**ção com o out*o, etc. Dian*e disso, este
</line>
<line>
art*go alme*a apre*entar as atividades realiz*d** com um gru*o de ad*lescent*s que *e
</line>
<line>
*ncontram em acolhimento ins*it***onal com o objetivo d* potencializar suas *o*petênci*s
</line>
<line>
socio*mocio*a**.
</line>
<line>
2 M*TODOLOG*A
</line>
<line>
Trata-*e de uma pesqu*sa de ***po de ca*áter qualitativo, v*ltada pa*a a compreensão
</line>
<line>
*o que n*o **de ser operacion*lizad*, c*nsiderando, ass*m, o cont*údo subje*ivo que se
</line>
<line>
apresen*a em diferentes fenômenos n* campo social (Minayo, 1994). A p*squisa foi
</line>
<line>
dese*volvid* na comu*ida*e Novos Horizo*tes, u* a*olhimen*o institucional loca*i*ado na
</line>
</par><par>
<line>
c*dade *e Q*ixadá/Ceará, esta*do de acordo com as R*soluç*es
</line>
<line>
466/ 2 0*2 e *10/ 2016 do
</line>
</par><par>
<line>
CNS/CONEP, que *rientam * dete*m*nam dire*rizes *ara *esquisas com humanos e * á*ea *as
</line>
</par><par>
<line>
Ciênci*s Hum*nas e S*ciais. Dessa forma, foi sub*et*da
</line>
<line>
ao Comitê *e *tica * Pesqui*a d*
</line>
</par><par>
<line>
Esc*la de Saúde Pública *o Ceará (ESP/CE) para *evidas avalia*ões,
</line>
<line>
obtendo a apr*vação
</line>
</par><par>
<line>
com o núm*r* de parecer 6.930.*78.
</line>
</par><par>
<line>
Ao longo d* des*nvolvimen*o da p**quisa, participaram oito (*8) adolesce*tes, cu**s
</line>
</par><par>
<line>
car*cterísticas s*o apresentada* na Tabela 1. Todos os participante* assinaram o Ter*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o **rmo ** Assentimento Livre e E*cl**ecid*
</line>
<line>
(TALE) e o Termo de Autorização para Gravação de Voz e Captura de Imagen*. Re*s*lta-*e
</line>
<line>
que foram atr*b*ídos nome* fic*ícios a todos os participantes.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - Caracterização dos part*cipan*e*
</line>
</par><par>
<line>
N*me Fictíci*
</line>
<line>
Id*de
</line>
<line>
Sexo
</line>
<line>
Cor
</line>
<line>
Tempo de *nstitucion**ização
</line>
</par><par>
<line>
M*r*la
</line>
<line>
15
</line>
<line>
Femin*no
</line>
<line>
Pr**a
</line>
<line>
5 a nos
</line>
</par><par>
<line>
Olívia
</line>
<line>
14
</line>
<line>
Fem*n*no
</line>
<line>
Preta
</line>
<line>
4 meses
</line>
</par><par>
<line>
Débora
</line>
<line>
16
</line>
<line>
*emi*ino
</line>
<line>
Preto
</line>
<line>
11 meses
</line>
</par><par>
<line>
Ana
</line>
<line>
16
</line>
<line>
Fe*inin*
</line>
<line>
Branca
</line>
<line>
* a nos
</line>
</par><par>
<line>
Ma*iana
</line>
<line>
15
</line>
<line>
Feminino
</line>
<line>
Parda
</line>
<line>
10 a nos
</line>
</par><par>
<line>
Francisco
</line>
<line>
14
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
Preto
</line>
<line>
5 a nos
</line>
</par><par>
<line>
Cai*o
</line>
<line>
16
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
Pret*
</line>
<line>
9 a nos
</line>
</par><par>
<line>
A*fr*do
</line>
<line>
17
</line>
<line>
M*s**li*o
</line>
<line>
Br*nco
</line>
<line>
8 meses
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborada pelas *utor*s (2025).
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*es*n* PI, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 202* www*.U*if*anet.**m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. Q. M*rque*, *. P. Pache*o
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
Par* a c*nstru*ão de informações, fora* r**lizados cinco en*ont*os grupais. * escolha
</line>
<line>
por encontros gr*pa*s s* deu por entender que o t*abalho em *rupos pode*ia proporcionar aos
</line>
<line>
adolescen*es, a p*rtir d* fom*nto da capaci**de críti*a e e*pática, uma con*ivência mais
</line>
</par><par>
<line>
am*na em
</line>
<line>
cenário *omésti*o e socia*, *avorecen*o relações pautadas *m bem-*st*r * étic*.
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, a partir do *esenvo**imen*o da pes**isa com o grupo, e*pe*ou-s* qu* os
</line>
<line>
ad*les*ent*s pudesse* com*reender e refl*tir *obre a importâ*ci* de conhecer, pot*ncializa*
</line>
<line>
e valorizar s*a* habilidades s*cioemocionais.
</line>
</par><par>
<line>
Com *requê*cia semanal, os e*contros grupais oco**eram en*re os **ses agosto
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
sete*bro *e 2024. * condução d*s en*ont*os se deu a partir
</line>
<line>
de m*t*dol*gia*
</line>
<line>
*tiva*, te*do
</line>
</par><par>
<line>
c*da encontr* gru*al um o**etivo *specífico, c*m base *m tem*t**as relacionadas **
</line>
<line>
*ompe*ências so**oemociona*s. Gondim (2014) desta*a que a* co*p*tência* s**ioemocio*ais
</line>
<line>
perpa*sam por cin*o componentes básicos, sendo *les: a c*nsciênci* *mocio*al *e si e dos
</line>
</par><par>
<line>
outros, a
</line>
<line>
re*ulaç*o emo*ional, a auton*mi* emocional, o domín*o das habilidades **ciais e
</line>
</par><par>
<line>
das habilid*des de vi*a e bem-*star.
</line>
<line>
Dess* modo, as competê*cias trabalhad** partiram da co*pila*ã* *as l*t*r**ura*,
</line>
</par><par>
<line>
ele***ndo-se assim as ma*s citadas
</line>
<line>
nos estudos, qu*, *onforme os comp*lados de
</line>
</par><par>
<line>
cate*orizaçõe*
</line>
<line>
de Del P*ett e Del Pre*te (2004), Gondim, Morais Bra*tes (2014) e Ros* *
</line>
</par><par>
<line>
(2018), resultaram
</line>
<line>
na div*são das temáticas em: auto*ont**le e exp*essividade emocion*l,
</line>
</par><par>
<line>
civilidade,
</line>
<line>
empatia, as*ertividade, rel*ção *e amiza*es, solução de pr*b**mas interpe*soais,
</line>
</par><par>
<line>
habilidades so*iais, regulação
</line>
<line>
e criatividade emocional. Tendo e*
</line>
<line>
v* s t a
</line>
<line>
as diferent*s
</line>
</par><par>
<line>
competênci** s*ci*emoc**nais, foram desenvolv*da* diferentes atividades no
</line>
<line>
*ecor*er dos
</line>
</par><par>
<line>
cinco *ncontr*s, *onforme mostra Tabela 2.
</line>
</par><par>
<line>
Tabel* 2 - S*stematizaçã* do* e*contros g*upais e habil**ades s**i*emocionais a
</line>
<line>
*erem trabalhadas
</line>
<line>
Encont*o *tiv*dade p**nejada
</line>
</par><par>
<line>
Encontro 1
</line>
<line>
Esta ativida*e vo*tou-se
</line>
<line>
*ara o *oment* *a *alorização do outro e de si.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
depositados em u*a ca*xinha,
</line>
<line>
*e*an*o expectativas p*r* o grupo - ess*
</line>
</par><par>
</page><line>
caixinha foi **erta no *ltimo en***tro.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e**na, v. **, n. 7, a*t. 9, p. 181-198, jul. 20*5 w*w4.Unifsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Desenvolvimento de Compe**ncias S*c*oem*ci*nais e suas Repercussões em u* Acolhimento Institucional
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
*e*lizou-se u*a
</line>
<line>
adaptaçã* do
</line>
<line>
recurso lúd*co "Descolad**", um jogo de
</line>
</par><par>
<line>
Encon*ro 2
</line>
<line>
tabuleiro qu* pe*mite, * partir
</line>
<line>
de perguntas norteado*a*, incentivar
</line>
</par><par>
<line>
Habilidades Sociais
</line>
<line>
prát*cas e c*mportamentos *o**almente
</line>
<line>
agrad*ve*s. O ven**d*r
</line>
<line>
do jogo
</line>
</par><par>
<line>
g*nhou um p*êmio para c*mparti**ar c*m *s colegas.
</line>
</par><par>
<line>
Enc*ntr* 3
</line>
<line>
E*aboração, de forma c**junta com os parti*ipantes, de recur*os que
</line>
</par><par>
<line>
Regula*ão emoc*on*l
</line>
<line>
pudessem a*xili*r na regulação em*ci*nal, apresentando também
</line>
<line>
ati*idades *autadas em arte. Os recursos e técnicas utiliz*da* pa*a esta
</line>
<line>
etapa do projeto foram elaboração de *m diário de *moção, a**esentação
</line>
</par><par>
<line>
de técnica de re*pi*ação e manejos *a*a ide*ti*icação va*idação *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
determina*a* emoções.
</line>
</par><par>
<line>
E**ontr* 4
</line>
<line>
Foram dis*ribuídas f*l*as esp*ssa*, lápis
</line>
<line>
de cor e giz *e cera aos
</line>
</par><par>
<line>
E*pressivida*e
</line>
<line>
pa*ticipantes. Eles foram convidados a dese*har*m algo que lhes causasse
</line>
</par><par>
<line>
emocional,
</line>
<line>
empatia
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*lgum tipo *e *moção, se*a *la negat*va ou positiv*; e, posterio**ente, os
</line>
</par><par>
<line>
s*l*ção
</line>
<line>
d* problemas
</line>
<line>
ad*lescentes qu*
</line>
<line>
se senti*am à
</line>
<line>
vontade compartilhara* o significado
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*ter*es*oais
</line>
<line>
sua produção. Ap*s cada u*
</line>
<line>
no*ea* su* obra, os resultados desta
</line>
</par><par>
<line>
ati*i*ad* foram co*pilados em um painel na *nst*tui*ã*.
</line>
</par><par>
<line>
Depois, foram
</line>
<line>
*pr*sentada* aos
</line>
<line>
ado**scentes *i*uações coti*ianas que
</line>
</par><par>
<line>
podem desen**dear difere*tes emoções, co*o: raiv* dev*do
</line>
<line>
a
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
<line>
situação constran*e*ora, fe*ici*ade ou tristez* dev*do a resultad*s
</line>
<line>
esco**res, *e***sism* par* c*muni*ação em determina*os amb*entes,
</line>
<line>
descontentamento com a atitude de um c*lega * at*tude para resol*ção de
</line>
</par><par>
<line>
c*nflito, *tc. E* ca*a situação, os adoles*entes *oram
</line>
<line>
convidados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responder ao questio*amento: o que
</line>
<line>
você faria? Ao final *a per**nta,
</line>
</par><par>
<line>
incentivou-se reflexões co* o intuito de fortalecer o pensamento
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
postura emp*tica e fomenta* o sens* crí*ico s**re * con**vência.
</line>
</par><par>
<line>
E*contro 5
</line>
<line>
A*ividade a ser desenvolvida: nesta atividade serão constr*ídas,
</line>
</par><par>
<line>
Relação
</line>
<line>
** amiz*de
</line>
<line>
e
</line>
<line>
coletivam*nte, pétalas de uma
</line>
<line>
flor chamada
</line>
<line>
am*zade. C**a
</line>
<line>
particip*nte
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T**esin* PI, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-1*8, jul. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: *l*borada pelas autoras (*025).
</line>
</par><par>
<line>
No decorrer da análise de d*do*, as informaç*es prod*zidas
</line>
<line>
pelos encontr*s g**pais
</line>
</par><par>
<line>
fora* or*anizadas e *istem*tizadas conforme o
</line>
<line>
proces*o *e e*apas d* re*ução dos dad*s,
</line>
</par><par>
<line>
apresentação e c**clu*ã*/verificaç*o (Gi*bs, 2009). No pr*cesso de redução de da*os, h*uve
</line>
<line>
a lapidaç*o das f*l*s, deixando a transcri*ão c*erente, sem que haja prejuízos *u
</line>
<line>
ref*rm*lações d* ideias narr*das. O processo *e a*res*ntação se b*se*u *a cat*gorização das
</line>
<line>
informações p*r m*io d* quad*o* em cada *ncontro. A ve*ificação *ontou co* a *ompilação *
</line>
<line>
*nálise dos dad*s obtidos por meio d* gravação d*s en**ntros e a correlação nece*sária co* *
</line>
<line>
proposta *v*de*ciada. P*r *im, u*ilizou-se també* a Análise de Conteúdos, o que possibili*a
</line>
</par><par>
<line>
pr*duzir inferências
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pa***r de *onte*dos explícitos *u *mp*ícitos no conteúdo estudado
</line>
</par><par>
<line>
(Bardin, 1977), a par*i* disso foi possível chegar a *rês categor*as de *isc*ssão, a saber, I) A
</line>
</par><par>
<line>
valorizaç*o de si * do ou*ro nas re*ações *nterpesso*is; I*) *dent*ficaçã* e *xp*e*são
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*enti*ento* e III) Vínculos afetivo* * encer*a*ento do grupo.
</line>
</par><par>
<line>
* RESULTA*OS E DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
Após a rea*ização da etapa em campo, fo* possív*l el*ncar as p*incip*is *roblemát*cas
</line>
<line>
e a importân*ia em torno das habili*ades *ocioem*cionais trabal*adas. Cabe ressaltar que
</line>
</par><par>
<line>
q*estões **
</line>
<line>
orde* soc*al e cultural per**ssam os momentos com impactos p*sitiv*s *
</line>
</par><par>
</page><line>
negativos. Assim, tendo e* *ista cenário * os oito adolescentes que participaram dos *
</line>
<line>
encontros, **rão elencados *s p**ncipais fatores *ue marcaram ca*a *m d*s e**on*ros e *uas
</line>
<line>
*esp*ctivas *abil**ades.
</line>
<line>
3.1 A v*l*ri*ação de si e do o*tr* nas *elações inte*pessoais
</line>
<line>
No primeiro mom*nto, partici*aram o*to adolesce*t*s, no enc*ntro buscou-se
</line>
<line>
tra*a*har as relações inte*p*ssoais (*ivilidad*) e a valori*ação ** out*o e *e si. * d**âmica
</line>
<line>
inicial, que *correu após apres*ntação do gru*o e acei*e da partic**ação, propôs apresentar o
</line>
<line>
R*v. FSA, *eres*na, v. 22, *. 7, art. *, p. 181-198, jul. 2025 ww*4.*nifsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O D*se*volvimento d* Com*e*ênc**s Soci*emocionais e suas Repercussões *m um Acolhime*to Ins*i*u*ional
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
coleg* ao l**o. P*rcebeu-se a frequente repetição *e adjetivos como "*legre", "simpátic*"
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"legal",
</line>
<line>
*omo mostra a *ab*la 3. Em alguns m*ment*s, perce*eu-se também
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*on*entamento com * adje**vo r*cebido e * necessid*de de **pli*ar a qualidade s*perficial
</line>
<line>
rec**ida.
</line>
<line>
Tabela * - Qualidades atribuídas ao col*ga
</line>
<line>
Qua*id*des
</line>
<line>
A*egre (02*), Car*nho*a (01), Feliz (01), *nteligente (*1) e Legal (01), Sem atr*buição (0*)**
</line>
<line>
* Quant*da** de vezes que essa *ua**dade *oi atribuída p**os participa*tes.
</line>
<line>
**Dois participant*s se re*usaram a *tribuir qua*idades ao* colegas.
</line>
<line>
F*nte: Elabora*a pel*s a*tora* (2025).
</line>
</par><par>
<line>
De*ido
</line>
<line>
** fal*s
</line>
<line>
*el*cionadas * dif*culdade em id*ntificar qualidade
</line>
<line>
em si e nos
</line>
</par><par>
<line>
demais, for*m
</line>
<line>
nec*ssárias intervenções para sa*ien*** que cada suje*to conta com
</line>
<line>
um
</line>
<line>
rol de
</line>
</par><par>
<line>
qualidades e defeitos, sendo esses esse*ciais para a *onst*ução *e *ua* personalidad*s. Muitas
</line>
<line>
ve*es, os a**lesce*tes oc*ltav*m suas produções ou mostra*am-se *ímidos p**a falar de si.
</line>
<line>
Outra que*tão q*e se fez pre*en*e no encontro diz resp*ito à preocup*ção *om a e*posição em
</line>
</par><par>
<line>
redes s*c*ais, em alguns momento* os ad*lescentes
</line>
<line>
p*rguntavam de **rma ansiosa ou
</line>
</par><par>
<line>
preocupada "**i co*ocar no Ins*agr*m?" ou "vai p*a algum lug*r?". A esse respei*o, *ntende-
</line>
<line>
*e q*e o acesso às re*es s*ci*i* po*e impactar * saúde men*al *e ad*lesce*te* d* diferentes
</line>
<line>
formas. Os autores, a parti* de **a re*i*ão sistemática, c*rrelacio*am os au*entos dos
</line>
<line>
sintomas depressivos em adolesce*tes com o uso desmed*do de redes sociai*, ressaltan*o-*e,
</line>
<line>
ne*s* ínterim, a vulne**bil*da*e do *úblico diant* das *piniõe* *xpress** n*s ambientes
</line>
<line>
virtuais e a dependência de aprovação a p**tir de like* (Souz* & Cunha, 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
No segundo m*mento do e*co*tro, **
</line>
<line>
que se pr*pôs a
</line>
<line>
aut**dentificação de
</line>
</par><par>
<line>
qualidades, *ôde-se perceber qu* a expressão artísti*a, ap*s*r de pare*er simples, apresentou-
</line>
</par><par>
<line>
se como **t*nte de*ido à*
</line>
<line>
*iferente* perc*pções e atribui***s d*das às p*od*ções. A *aior
</line>
</par><par>
<line>
parte dos *dole**entes nã* demonstrou in*ere**e em *x*lic*r seu desenho, mas Cairo, ao ser
</line>
<line>
conv*dad* a e*uc*dar sua **o**ç*o, declara que: "Aí é * arco-íris, entend*u? ***t*, a *essoa
</line>
<line>
q*e quand* os outros veem fica* felizes Mas e* ta*bém botei o preto, porque também t*m
</line>
<line>
coisas ruins" (Fala d* Cairo). Ao ser que*t*on*do sobre o que *evava à associaçã* da cor preta
</line>
</par><par>
<line>
*o teor *egativo, o **olescente per*a*eceu *ant*ndo a
</line>
<line>
narra**v* que associa*a ao preto
</line>
</par><par>
<line>
c*not*ç*o d*sagradáv**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina *I, v. *2, n. 7, art. 9, p. 181-*98, jul. 20*5
</line>
<line>
ww*4.Un*fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. Q. Marques, F. *. Pacheco
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
A associação *eg*tiva vo*tada à cor "pret*", apesa* de mos*ra*-se "*nocen*e" nesse
</line>
<line>
p**meiro mo*ento, aparec* em outros contextos no d*co*rer dos e*contr*s, dest*can*o,
</line>
<line>
inclusi*e, fa*as marcada* por *acis*o *ntr* o* *do*esce*t**. Em s*a maioria **rd*s e pretos,
</line>
<line>
os jovens f*e*uenteme**e repe*cutem **las pautadas no raci*mo estrutu*al para, de d*ferentes
</line>
<line>
forma*, pro**carem os colegas. A esse respeito, San*os ** al. (2024, p.02) sali*ntam q*e "a
</line>
<line>
adole*cência, espe*ialmente para o jovem neg**, n*o pode ser *eduzida a um m*mento
</line>
</par><par>
<line>
peculia* de seu *iclo de vida, mas para *lém
</line>
<line>
dis*o, *eve *er considerada uma fase *e
</line>
</par><par>
<line>
ex*osiç*o ao
</line>
<line>
esti*ma da *aça * às in*quidades causad*s e sentidas li*eral*ente na pele". N*
</line>
</par><par>
<line>
B*asi*, fatores como
</line>
<line>
*es*gualdade socia* e raci**o **etam de forma signi*icativa maneira a
</line>
</par><par>
<line>
*omo s*
</line>
<line>
vive*cia a adolescência. Seg*ndo N*va (2023, p. 206), "o racismo t*m sido
</line>
</par><par>
<line>
frequente*e*te utiliza*o pa*a cont*ola*,
</line>
<line>
conter e *xtermina* a
</line>
<line>
população
</line>
<line>
negra *rasileira,
</line>
</par><par>
<line>
principalme*te jo*ens e periférico*". Dessa forma, é percep*ível que o "ad*l*scer" co*figu*a-
</line>
<line>
se com d*feren*es facetas a p*rtir de *uestões *nvoltas ao campo p*líti*o, soci*l e histórico.
</line>
<line>
Os d*senhos dos ado**scentes que optar*m por não falar sobre su* prod*ção
</line>
</par><par>
<line>
*presentavam-se como autoexplicativos, tendo em vista que, com exce*ão
</line>
<line>
d e um , * odos
</line>
</par><par>
<line>
esc*e*eram o que identificava* co*o quali*ades em *i. Na Ta*e*a 4, obse**aram-se as
</line>
<line>
qua*idades qu* m*is foram *encionadas e a*toatribuídas pelos ad**es*en*es:
</line>
<line>
Quadro 4 - Qua**dades autoatr*buídas
</line>
<line>
*ual*dades
</line>
<line>
A*egre (2)*, esperançosa (1), real*sta(*), curi*s* (2), com*a*he*ra (3), amigável (3)
</line>
<line>
* Q*antidade de vezes que ess* *ua*idade foi *tribu*da p*los participa*tes.
</line>
<line>
Fo*te: Elab*rad* pela* autoras (202*).
</line>
<line>
3.2 *dentific*çã* e expres*ão de sen*iment*s
</line>
<line>
No *egundo enco*tro, *usco*-s* trabalhar as habilidades soci*is a partir de um jogo d*
</line>
<line>
tab*leiro chamado "*escolados". O jogo terapêut*co *a Editora Sinopys foi *dealizado pela
</line>
<line>
psi*óloga Cynthia Bor*e* de Moura (2019) * é u* recurso para *e t*abalhar comp*t*nc*as
</line>
</par><par>
<line>
i*t**pe*soais, a *omun*cação, a expressão de sentimen*os, * colabora*ão *ntre
</line>
<line>
os pares e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cap***d**e de d*f*nder-se *m
</line>
<line>
s*tuaçõ*s dif*ceis, por meio ** at*vi**de* simuladas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*vert*da*. Mesmo *endo indicado para u*a faixa et*ria inferior à
</line>
<line>
*os jovens do grupo,
</line>
</par><par>
</page><line>
*esultou *m um *ome*to interativo, divertido e, proporcion*lmente, competitivo. Nesse dia,
</line>
<line>
o g*upo c*n*ava com oito *artici*antes, *endo *ivididos e* *ois subgrupos de quat*o por
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. *025 www4.Unifsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Des*n*o*vimento de *omp*tênc*as Socioemo*ionais e s*a* Repercussões em u* Acolhimento *nstit*cional
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
conversar *om el*, *aber o qu* * *ue ela está
</line>
<line>
p*eci*ando." (Fala de
</line>
</par><par>
<line>
*ébora).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
"E* n*o te*ho muita condição de comprar
</line>
<line>
a* coisas, mas e* podi* ir
</line>
</par><par>
<line>
bot*nd* *ma deco*ação ou q*and* pes*oa tiver ch*ga*do posso ir a
</line>
<line>
av**ar, assim, como eu *ão tenho quase nada posso lá dist*air ela, ti*o
</line>
<line>
isso" (Débora).
</line>
</par><par>
<line>
"Acho
</line>
<line>
que e*a é co*p***eira nas horas
</line>
<line>
difí*eis. Ela
</line>
<line>
f*ca do lad* das
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina **, v. 22, *. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 2025
</line>
<line>
w*w4.*nifsanet.c**.b*/rev**t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. Q. M*rqu*s, F. P. Pa*h*co
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
Ao organizar as f*las dos ado*esc*n*es, foi pos*ível *dentificar
</line>
<line>
*rês grupo* principais
</line>
</par><par>
<line>
*e s*ntimentos presentes nas in*erações **upais. O primei*o *rupo afetivo seria mar*ado pelo*
</line>
<line>
*fetos direcion*dos à I) Disponibilidade para ajuda* e reconhe*iment* *a dispon*bilida*e do
</line>
<line>
o*t**, em que os partici*ante* ent*nde* a importânc*a *e *judar uns aos outro* em sit**ç*es
</line>
<line>
mais delicadas, como aponta Débora: "Tipo, se a Ana (no*e fictício) *sti*er lá chorando,
</line>
</par><par>
<line>
t*i*te, e*
</line>
<line>
*os * o * r
</line>
<line>
lá co*versar
</line>
<line>
com ela, saber o que é *ue ela
</line>
<line>
está precisando (Fala de
</line>
</par><par>
<line>
D*bora).
</line>
</par><par>
<line>
O *egundo ag*u**m*nt* a*e*ivo diz respeito às II) Av**iaç*es
</line>
<line>
int*usivas s*bre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
postu*a/fala d* outro, *m que os adoles*entes apontam que, eventu*lmente, o* coleg*s podem
</line>
</par><par>
<line>
se mostrar *omo não tão ac*lhedo*e*, adota*do p***uras que
</line>
<line>
podem *enotar cert* exclusão,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo diz Olívia: "É até di*ícil voc* se entur*ar com alguém, porq*e, tipo, é adolescente tu
</line>
</par><par>
<line>
j* jul*a pelo olhar e*tão, a*sim, seria
</line>
<line>
*em *if*ci* tu
</line>
<line>
olhar para uma pessoa ped*r para e
</line>
</par><par>
<line>
*articipar." (*ala de Ol*via). Por fim, h* os afetos ag*upados como III) Reperc*ssões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
coment*rios, *entimento* e comportame*tos ne*ativ*s, os quais s** atrib*ídos,
</line>
<line>
às vez*s
</line>
</par><par>
<line>
impuls*va**nte, qua*do os ado*escentes *ntram em confli**
</line>
<line>
uns com os outros ou e*
</line>
</par><par>
<line>
*ituações cotidianas, como apont* Mire*a: "É, na ho*a da raiv* eu acab* qu* *alo um *onte,
</line>
<line>
mas hoje *á *ud* be*" (*ala de Mirela).
</line>
<line>
De modo g*ra*, evidenc*ou-se, nes*e encontr*, que os ado*escentes, mesmo
</line>
</par><par>
<line>
vivenciando conflitos de *orma fre**ente, apresentam
</line>
<line>
d* fo*ma notória *
</line>
<line>
ideia de *oação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*reoc*pação com o outr*. A es** resp*ito, * es*udo d* *ampo de Lemos, Gechele * *ndrade
</line>
<line>
(2017) destaca qu*, apesar da* ausê**ias d* figura* *ami*iares, é possível estabele**r vínculos
</line>
<line>
em um a*olh*men*o in*titucional, tanto dos acolhidos ent*e si quanto **tre as funci*nária* *a
</line>
<line>
i*st***ição, que fr*que*temente são chamad*s *e tias.
</line>
</par><par>
<line>
No terceiro en**ntr*, part**ipara* oito ad*l*scentes. O momento foi volta** par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apresentação
</line>
<line>
de estratégias par* *eg*la*ão emo*iona* e * im**rtância e* se *onh*cer
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
v*li*ar sentim*n*os amb*guos. *urante encont**, pôde-se pe*ceber a exi*tência o
</line>
<line>
de *m
</line>
</par><par>
<line>
repertório *révio s*bre o entendim*nt* ace*ca dos sentimentos e em*ções. Cada ad**escente
</line>
</par><par>
<line>
ganho* ** diário de
</line>
<line>
emoções f*i e
</line>
<line>
instr*ído sobre como **ar. Observ*u-*e *u* as rela*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
famil*a*es fra*iliz*das apresentam-se *arc**tes em *iferentes mo*entos, a exemplo tem-se a
</line>
</par><par>
<line>
fala de *ma
</line>
<line>
adolescente sobre su* fi*ura materna e os sent*mentos a**íguo* *obre ela: "Eu
</line>
</par><par>
<line>
am*, mas ela me *hat*ia muit*" (Fala de Mirel*).
</line>
<line>
Den*re as **r*ativas d*s ad*lesc*ntes, escutou-s* também a vivência do sentime*to d*
</line>
</par><par>
<line>
frus*ração e* alguns ambient*s, como esc*lar. Um* adolescen*e menciona **e p*r*icip*u o
</line>
</par><par>
<line>
de um pr*c*sso *elet*vo e que f*c*u em um* pos*ção abaixo do último se*ecionad*,
</line>
<line>
gerando
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *, a*t. 9, p. 181-198, jul. 20** www*.Uni*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O D*senvolvimento d* Competências Socioemocionai* e suas Repercussõ*s em um Acolhimento Institucional
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
sentiment*s
</line>
<line>
de r*iva, ans*edade e també* es*erança, tendo em vis*a o rec*nhecimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
capacid**e de s*r selecionada e* momentos post*r*ores: "Eu *iquei agoniada, fi*uei *om
</line>
<line>
raiva. Meu Deus, p*r que nã* saiuquando eu fui ver, tia, eu quase c*orei. Porque e* **quei
</line>
<line>
em de*. Fiq*ei em dez, tia. * são nove vagas é tia, m*s **guém po*e sair * *u entrar *inda"
</line>
<line>
(fala *e Déb**a).
</line>
</par><par>
<line>
No*
</line>
<line>
diários d* em**ões entregues
</line>
<line>
para os *dole*centes, foram propost*s
</line>
<line>
duas
</line>
</par><par>
<line>
at*vidade* ini*iais baseadas na obr* *e N*politano (2013). Assim, após
</line>
<line>
ser explicado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exemplificado o concei*o de sentiment*s mistos, a atividade bu*cou a ident*ficação
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
van*age*s e *esvantagen* em aceitá-los. Para Napolitano (2013, p.58), o "ter sen*imentos
</line>
</par><par>
<line>
mistos - ou ambivalência - um* *anifestação e**cio**l d* incert*za, pois os indiví*uo* é
</line>
</par><par>
<line>
exp**im*ntam senti*entos po**ncia*men*e *o*fli*an*es ace*ca
</line>
<line>
*a* pesso*s, das experiências
</line>
</par><par>
<line>
ou de si própri*s". O autor afi*ma que a *mbivalênci* dos senti*entos pode vir a causar um
</line>
<line>
tip* de *onfusão, mas sã* mai* rea*i*ta* *uando co*pa*adas aos q*e têm mã* única.
</line>
</par><par>
<line>
A o*tra atividad*, com maio* facilid*d* para execuçã*, contava com uma *abela
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
emoções pa*a serem *arcadas no decorrer da sem*n*, h*vendo p*ginas em b*anco para maior
</line>
<line>
ela**ra*ão des*ri*i*a sobre os sentim*nt*s vive**iado*, ca*o quise*sem escreve* sob** isso.
</line>
</par><par>
<line>
Napolitano (2*13,
</line>
<line>
p.168) enfat*za qu* o
</line>
<line>
di**io de emoçõe* é uma fer*a*en*a que aux*li*
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
identi*icação e *orma co*o o i*divídu* lida com elas, destacando que "é mai* fun*amental,
</line>
</par><par>
<line>
to*a men*s t*m*o e pode *e*
</line>
<line>
pa*ticu*armen*e útil como introdução
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
trabalho sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
consciência emoc*o*al".
</line>
</par><par>
<line>
Ain*a no terc*iro encontr*,
</line>
<line>
ao serem *onvidados para participarem
</line>
<line>
** um mome*to
</line>
</par><par>
<line>
para *ontrole da ***i*dade a p*rtir de técn*cas de *espirações di*fragmáti*as, conduzidos por
</line>
</par><par>
<line>
uma *rofissio*a* enfermeira convidada, al*uns adoles*ente* conseguiram concentrar-*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ch*gar*m a* objetivo proposto pela profissional. Out*os mostr**am-*e não interessad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pou*o concentr*dos pa*a *ealizar as ações pr*post*s, gerand* assi* peq*enos conflito* *ntr*
</line>
<line>
si *m mo*entos *sola*os.
</line>
<line>
*o qu*rto e*contro, a temática vol**u-se para Expressivid*de e Re*onhe*imento de
</line>
<line>
e**ções. A pa*tir *e **curs*s lúdicos, *s *d**escen*es pu**ram *ign*ficar os sentime*tos de
</line>
</par><par>
<line>
rai*a, invej*, n*jo, verg*nha, *risteza,
</line>
<line>
*l*gria, medo e
</line>
<line>
v**gonha. Mui*o* op*ara* por não
</line>
</par><par>
<line>
compartilhar o que
</line>
<line>
de*e*ha*am *u escr*veram, ou*ros *izeram questão
</line>
<line>
d* partilh*r com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
c*legas o que fi*eram. *ai*o, um dos adolesce*tes, atribuiu à ver**nha *uestões relacionadas
</line>
</par><par>
<line>
à sua *ex**lida*e, dizendo: "Tirei
</line>
<line>
vergonha *as n** quero falar muito*orque a gente
</line>
</par><par>
</page><line>
pas*a muito precon*eito por se* gay, né?" (*ala de **iro). O estu*o qualitativo d* Mat*a et
</line>
<line>
al. (202*, p.19) **ide**ia que a angústia d* adoles*ent* é pautad* em uma *r*blemát*** *inda
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 22, n. 7, *r*. 9, p. 181-1**, jul. 20*5 www4.Un*fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. Q. Marques, F. P. Pache*o
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
at*al, o* au**r*s afirmam que "apesa* d* fluidez da sexualidade percebida por alguns
</line>
</par><par>
<line>
jovens,
</line>
<line>
o que sinaliza mud*nças *o*i*is no se**i*o da ampl*aç*o d*s
</line>
<line>
*o*sibilidad*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manifestações sexuais, ainda prevalece, nas s*ciedad*s *eteronormativas,
</line>
<line>
o estr*nhamento,
</line>
</par><par>
<line>
a se*reg**ã* a rejeição *a di*ersidade sex**l." e
</line>
</par><par>
<line>
No *e*undo momento do e**o*t*o, ada*tou-se um jogo da me*ória c*m
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
personag*ns d* filme Di*ertida *ente 2, anim*ção do d*retor Ke*sey Mann, lançada em 2024.
</line>
<line>
O film*, que r*trata a relaç*o ** uma ad*lescente com dis*intas emoçõe*, já era conhecido por
</line>
</par><par>
<line>
m ui t *s
</line>
<line>
ad*lescentes prese*tes. *ss*m, foram a*resentadas sit*ações aos *do*esc*ntes
</line>
</par><par>
<line>
coer*nt*s a*s pares encontrados, ou *eja, *itua*ões que *x*licitaram o
</line>
<line>
que seria
</line>
<line>
inve*a,
</line>
</par><par>
<line>
felici*ad*, verg*n*a, medo, raiva, tri*teza, tédi*, nojo e ansieda*e. Den*re os questionament*s
</line>
</par><par>
<line>
que acompanh*vam os pares *o
</line>
<line>
jogo, d*stacou-se da inve*a assoc*ada a* signifi*ad* o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
f*acasso, como a***ta Olívia: "Fr*casso. *ue eu po*eria ter ga*hado, mas ela ganhou. M*s
</line>
<line>
eu n*o sin** inveja do *ue el* ganhou, sinto meu fracas*o" (Fa*a de Olívi*).
</line>
</par><par>
<line>
D* forma *era*, o* ad*lesce*tes saíram-se
</line>
<line>
bem *a *emorização dos pa*es do j*go
</line>
</par><par>
<line>
proposto. Uma questão *est*cada em re*ação à* habili*ades socio*mocionai* e cogniti*as é o
</line>
</par><par>
<line>
fato de q*e elas são complementares, h*vendo,
</line>
<line>
po*ta*to, um fator re*acional
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
*mbas.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Damásio (2017), as variáveis socioe*ocionais,
</line>
<line>
comportamentai*
</line>
<line>
e cognitivas
</line>
</par><par>
<line>
visam ao fat*r comum de proporcionar a* indivíduo uma *i*a mais saudá*e* *o decorrer das
</line>
</par><par>
<line>
etapas *o ciclo v*tal. Zompero (2017) *a*ien** que, além *e ta* complem*ntaridade,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necess*rio
</line>
<line>
consider*r q*e as **bil*d*d*s
</line>
<line>
** *rdem cogniti** têm ma*o* relação com fa*ores
</line>
</par><par>
<line>
ló*icos, *estacando *u*çõ** p*íquicas c*mo memóri*, a*e*ção e *ingu*ge*.
</line>
<line>
3.3 Vín*ulos af*tivo* * enc*rramento do grupo
</line>
</par><par>
<line>
** ú*ti** encontro, tr*ba*hou-** a
</line>
<line>
i**ortância
</line>
<line>
dos ví*culos constr*í*os
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
soc*ed*de, d*ndo destaque pa*a as r*laçõe* d* a*iz*des. O moment* ocorreu de forma leve e
</line>
<line>
conto* com *ais produções *rtís*icas e representações sobre o co*ceito *e amizad*. As*im,
</line>
</par><par>
<line>
foram distribuídas *ét*las de flores em bran*o,
</line>
<line>
para que os a*olescentes expusesse* o que
</line>
</par><par>
<line>
si*n*fica amizade para ca*a um.
</line>
</par><par>
<line>
Após o pre*n*hime*to das pétalas, *ada ped**o foi *nt*grado em u*a f*or co*
</line>
<line>
d*sen*os * frases distint*s *ob** amizade. ** seg**da, os adolesce*tes come*ar** a expli*ar
</line>
<line>
o de*enho q*e explicitaria o que é a relação de amizade (Tabela 6).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. **, *. 7, art. 9, *. 181-198, jul. 2025
</line>
<line>
www*.U**fsan*t.*o*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
bata*hadoras. E o qu* e* a*ho? Q*e fa*ília é família, *ue ami*os é famíli*, amigos, irmão*" (Fala
</line>
<line>
de *ébora).
</line>
<line>
Nota: Nem t*dos os **olescentes quiseram part**ha* sobre o *ue *esenh*ram e explicar o que si*nifica amizade.
</line>
<line>
Fonte: El*bor*da pe*as auto*as (2025).
</line>
<line>
Como se observa pe*a T*b*l*, os adolescentes concebem a amizade * part*r *a "união"
</line>
<line>
e "*ompa*heirismo" entre as pe*soas en*olvidas. Com isso, ente*d*m q** ter um am*go é ter
</line>
<line>
algué* "que está com você ** toda hora [...] Te julga, ** a*oia, te respeita" (Fala de
</line>
</par><par>
<line>
Zaira); ou seja, "Am*go é estar a* lado em moment*s alegres e difí*ei*" (Fala
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Esm*ralda)". Ne*se mom*nto de pa*t**ha, c*da adolescente re*ebe* uma caixinha co* *m
</line>
<line>
bombom dentro, para dar pa*a um ***ega.
</line>
<line>
Ta*b*m é relevante ressa*tar qu*, ao lon*o dos encontros, percebeu-se que o vínculo
</line>
<line>
dos adolescentes entre si é ti** frequentemente c*m* uma relaçã* familiar. Adema*s, é *áli*o
</line>
</par><par>
<line>
r*ssaltar que *uitos têm *rmãos, com* é o caso de D*bora *ue reside com os *rmãos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
acolhimento. A adolescente, ao ser q*es*ion*da sobre o signifi*ado ** ami*ade, responde: "E*
</line>
</par><par>
<line>
dese*hei quatro moça* linda*, que são minhas
</line>
<line>
quatro ir**s. Nós *omos q*atro guer*eira*,
</line>
</par><par>
<line>
batalh*doras. E o que eu acho? Que f**ília é *amília, que amigos é f*mília, a*igos, *rmãos"
</line>
<line>
(F*la de Débora).
</line>
</par><par>
<line>
O encerramento do gru*o contou com um momento
</line>
<line>
*ara * real*zação de um*
</line>
</par><par>
</page><line>
avali*ção sobre como foi o pr*cesso para os ado**sce***s. Quando questionados sobre o que
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 22, n. 7, art. 9, p. *81-19*, jul. 2025 www4.Unifs*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. E. *. M*rqu*s, F. P. P*checo
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
acharam *os *ncont*os, eles expressaram "g*stei mu*to", "apr*nd* muito *om os outros, ago*a
</line>
<line>
*ó falt* colocar *m prát*ca", "foi bom", "amei", "*almas pa** a ti*". Após esse momento, foi
</line>
<line>
*ealizada uma bre*e confrat**niza*ão para * *nce*ram*nto das ati**dades.
</line>
<line>
D* modo ger**, obser*ou-se q** cada enco*tro pôde reve*ar difere*tes a**ectos das
</line>
<line>
di*â*i*as em*cio*ais e sociais dos jo*ens, com resultado* que evidenciam *esafios e pontos
</line>
<line>
positivos. Ademais, a expres*ã* artística como um cana* p*ra expressar sentimentos, por
</line>
</par><par>
<line>
exempl*, apre*e**ou-s* c*m* um* im*or*ante ferramenta para *c*ss*r os
</line>
<line>
j*vens e
</line>
</par><par>
<line>
compreender um pouco sobre a con*tr*ção de suas identidades.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDER*ÇÕES FIN**S
</line>
</par><par>
<line>
Os resultad** permitem i*t*rpreta* que o proce*so d* desenvolvi*ento das *abil**ades
</line>
</par><par>
<line>
socio*mocio*ais nos a*oles*en*es
</line>
<line>
é d*vers*, envolvend* questõe* *ndivi*uais, sociai*,
</line>
</par><par>
<line>
cultu*a*s, entre outras. As int*rv*nções r*aliza*as nos encont*o* contribuíram pa** a c*i*ção
</line>
</par><par>
<line>
de e*pa*o* de expre*são, reconhecimento d* emoção e fortal**i*ent*
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*ínc*los. No
</line>
</par><par>
<line>
*ntanto, ** se considerar os desafi*s vivenciado* pe*os
</line>
<line>
adolescentes menciona*os, como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*se*urança, o med* do *lha* e do jul*ament* alheio e as dificulda*es c*m a f*mília, p*de-se
</line>
<line>
*erceber a c*mple**dade d*ste pro*esso e * dema*d* por inter*en*ões con*ínuas e *justadas à
</line>
<line>
realidade de cada públic*.
</line>
<line>
C*m e**i*o, os ac*ados re*saltam a i*portância de compreender que as dimens*es
</line>
</par><par>
<line>
sociais e *u*t*rai*
</line>
<line>
atravess*m a
</line>
<line>
vida d** jovens, influenciam o modo como *idam com s*as
</line>
</par><par>
<line>
*moções co* as relações inter*es*o*is. *ssim, é neces*ár** a*nda considerar *ue e
</line>
<line>
disti*tas
</line>
</par><par>
<line>
probl*máticas surgem ao t*a*alhar-se **m ad*lescen*es, que*tõ*s **mo au*oimagem, racismo
</line>
<line>
e sexual**ade, *or exemplo, perpassa* a *is*ória dess* público de *o*ma marcante. Percebe-
</line>
<line>
se, po*tanto, q*e, além de apresentar, potencializa* e conh*cer as habilidades
</line>
</par><par>
<line>
soci*e*oci*nais, o trabalho *ôde alcançar pont*s sensíve*s e que
</line>
<line>
n**essitam de m*ior
</line>
</par><par>
<line>
a*en*ão.
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*ARDIN, L. (1997). Anális* d* Conte*do. Edições 70.
</line>
</par><par>
<line>
DAMÁSIO, B. F (*017). Mensura*do habilidades s*c*o*mociona** de crianças
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
adolescentes: Desenv*lvimento e
</line>
<line>
va*ida*ão de um* bateria (*ota Técni*a). Tr*nds *n
</line>
</par><par>
</page><line>
*sychol*gy, *5(4), 2043-20*0. https://doi.or*/10.9*88/TP2017.4-2*Pt
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*e*in*, v. 22, n. 7, art. 9, *. 181-198, jul. *0*5 www4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *ese*volv*mento de Competências **c*oemocionais e suas R*p*rc*ss*es em um Acolhimento *nst*tucional
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
CARDOSO, A. S; C*S*RO, T. G. (2020). Análi*e *oncei*ual da expressão "socioemocional"
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
a*tigos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
psi*ologia. Psicologia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
E**c**ão,
</line>
<line>
(*1),
</line>
<line>
31 -
</line>
</par><par>
<line>
41. https://doi.org/10.2**25/217*-3520.*020i51*31-41
</line>
<line>
*EL PR*TTE, A; *EL PRETTE, *. A. (2024). Psicolo*ia das relações interpess*a*s:
</line>
<line>
vivências
</line>
<line>
para o t*abalho em grupo. Edit*ra Voze*.
</line>
<line>
GIBBS, *. (2009). *ná*ise de da*os *u*litativos: *ol*ç*o pesquis* q*a*itativa. Bookman
</line>
<line>
Editora.
</line>
<line>
GOND*M, S. M. G; M**AIS, F. A. D; B*ANTES, C. D. A. A. (2014). Co**e*ências
</line>
<line>
so**o*mo*ionais: fator-chave no d*se*vol*imento de com*e**n*ias para o tr**alho. Re*i*ta
</line>
<line>
Psicologia Organi*ações e Trabalho, 14(4), 3*4-4*6.
</line>
<line>
L*MOS, S. D. C. A; *EC*ELE, *. H. L; AND*A*E, J. V. D. (201*). Os ví*culos afetivos
</line>
<line>
no *ontexto *e a*olhimento in*ti*uciona*: um estudo *e campo. *sicolo*ia: T*oria e
</line>
<line>
Pesquisa, 33, e3334.
</line>
<line>
*INAYO, M. C. S. (*994). Pesquis* Social. Teoria, mé*odo e cr*a**vidade. *ozes.
</line>
<line>
MARIN, A. H ** *l. (2*17). *ompetência so*ioe*oc*onal: conceitos e inst*umentos
</line>
</par><par>
<line>
associados.
</line>
<line>
*evista
</line>
<line>
brasil*ir*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
terapia*
</line>
<line>
cognitivas,
</line>
<line>
1*(2),
</line>
<line>
92-103.
</line>
</par><par>
<line>
https://*oi.*rg/10.1590/0102.*77*e3334
</line>
<line>
M**T*, T. F et al. (2020). O process* de ident*fic*ç** sexual na adolescência: um est*do
</line>
</par><par>
<line>
q*al*tativo no R*o de Janeiro, Brasil. *esearch, Society an* Development, v.
</line>
<line>
9, n. 10,
</line>
</par><par>
<line>
e90*9109364, http://dx.doi.org/*0.3*448/*sd-v9i10.9364 2
</line>
</par><par>
<line>
MOREIRA, M. I. C. (2*14). Os impasses entre acolhim*nto
</line>
<line>
institucion** e o direito à
</line>
</par><par>
<line>
con***ência familiar. Psicologia & Sociedad*, 26, 28-37. https://doi.org/10.1590/S0102-
</line>
<line>
7182*014000600004
</line>
<line>
MO*RA, C. B. (2019). De*co*ado*: Jogo terapêu*ico para treinament* de habilidade* *ociai*
</line>
<line>
c** crianças - Ter**i* cr**tiva. Sinopsys Edi*ora.
</line>
</par><par>
<line>
NAPOLITANO, L.
</line>
<line>
A. (*0*3). Re*ula*ã* emoc*onal em psicoterapi*: U* guia
</line>
<line>
*ar*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
te*apeuta co*nitivo-comp*rtamental. *rtmed.
</line>
<line>
Nova, A. V. (2023). V*ola*ão dos dire*tos de c*ianças e adol*scen*e* no brasil: o raci*mo
</line>
</par><par>
<line>
co*o fator
</line>
<line>
preponderante. Pers*e*tivas em Política* Públicas, 17(32), 189-*08.
</line>
</par><par>
<line>
http*://doi.org/1*.***04/*pp.v17**2.805*
</line>
<line>
ROSS, K. M; *OLAN, P. (2018). S*cial and emotio*al *e*rning *n ado*e*cence: T*sting t*e
</line>
<line>
*ASEL mo*el in a no*ma*ive s*mp*e. The Jou*nal of E*rly Adolesc*nce, 38(8), 1170 **9*.
</line>
<line>
http*://doi.org/10.1177/*27*4*1617*25198
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teres*na PI, v. 22, *. 7, a*t. 9, p. 181-198, ju*. 2*25
</line>
<line>
*w*4.Unifs*net.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
V. *. Q. Marques, F. P. P**h***
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
SA*TOS, I. N. D e* a*. (**24). O racismo es*rutural e seu im*acto na saúde d* adol*scent*
</line>
</par><par>
<line>
afrode*cendente
</line>
<line>
*r*s*lei*o.
</line>
<line>
*hysi*:
</line>
<line>
* e vi s t a
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Saú*e
</line>
<line>
Coletiva,
</line>
<line>
34,
</line>
</par><par>
<line>
h**ps://doi.org/*0.1590/S0103-7331202434025pt
</line>
<line>
SANT*S, M. V et al. (2018). Competências soc*o*mocionais: análise da pr*du**o científica
</line>
<line>
*a*ional e internacional. Gerais: Revista Interinstitucional *e Psicologi*, 1*(1), 4-10.
</line>
<line>
https://d**.org/10.3*298/g*r**s2019110102
</line>
</par><par>
<line>
SOUZ*, K; DA CUN*A, M. X. C. (2019). Im*a*tos *o uso das *ed*s sociais virtua*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*a**e *ent**
</line>
<line>
**s adolescente*: u*a revisão sistem*tica da literatu*a. R*vista *d*cação,
</line>
</par><par>
<line>
Psicologi* e Interfaces, *(3), 2**-2017. 10.37444/issn-*594-5343.v3i3.*56.
</line>
</par><par>
<line>
ZOMPERO, A. D. *; GONÇALVES, C. E. D. S; *ABURÚ, C. E. (2017). Ati*idades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inv*stig*ç*o na di*ciplina de *iências e desenvo*vimento de hab**id*des c*gnitivas
</line>
<line>
relaci*nadas a funções execut**as. Ciênc*a & Educa*ão (Baur*), 23(2), 419-436.
</line>
<line>
https://doi.org/10.*590/1516-73*32*170020009
</line>
<line>
Como R*fere*ciar este Artigo, conforme *B*T:
</line>
<line>
M***UES, V. E. Q; *ACHE*O, F. P. O Desenvolvime*to *e Competênc*a* Socioemocionais e suas
</line>
<line>
Re*ercussõe* em ** Ac*l*imento Institu*i*na*. R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198,
</line>
<line>
j u* . 2025.
</line>
</par><par>
<line>
Contr*buição d** Autores
</line>
<line>
V. E. Q. *arq*es
</line>
<line>
F. P. P*checo
</line>
</par><par>
<line>
*) concepção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análi*e e *nterpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do rascunho ou na revisã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*c*pação na aprovação *a *er*ão fin*l do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 22, n. 7, art. 9, *. 1*1-198, *u*. 2025
</line>
<line>
www4.Unif*anet.com.*r/revis*a
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)