<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-1*8, *ul. *025 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.7.* </line>
</par>
<par>
<line> O Desenvolvimento de Competênc*a* Socioemo*io*ais e s**s Repercussõe* *m um Acolhim*nto </line>
<line> Institu*iona* </line>
<line> T*e Develop*ent of Socio-E**tion*l Compete*cie* and th*i* Reperc*ssions in Instituti*na* </line>
<line> Care </line>
</par>
<par>
<line> Valéria Es***any Queir*z Marques </line>
<line> Gradu*da em Psic*logia pelo C*ntro Universitá*io *atólica de Quix*dá (UNICAT*LI*A) </line>
<line> Especi**ista em *aú*e Mental Col*t**a pela Es*ola de Saúde Públ*c* do Ceará. </line>
<line> E-*ail: valeria*qm@gmail.com </line>
<line> Fábio *inh*iro Pacheco </line>
<line> D*uto* em *sico*ogia pela *ni*e*sidade Fe*era* do Ceará. </line>
<line> Profe*sor do curso de Psicologia da Un*versidade Esta*u*l *o *ea*á (UEC*) </line>
<line> E-ma**: fabio.pacheco@ue*e.*r </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Valér*a Estefa** Q*eiroz Marques </line>
<line> Editor-Ch*fe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*n*y </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> *l*nca* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Antôn*o Justa, 316* - *eireles, *ortale*a - CE, </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> 6*165-090 (ES*/CE), Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Fábio P**heiro Pac*eco </line>
<line> Artigo rec*bid* e* 04/07/2025. Última </line>
<line> ver*ã* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Avenid* Dr. Sila* *ungub*, 1700, Serviço de Psico*ogia </row>
<row> A**ica (SPA), Bloco P, - Itaperi, Fo*taleza - C*ará, CEP </row>
<row> - 60714-903. </row>
</column>
<column>
<row> recebid* em 01/0*/2*25. Aprova*o em 02/08/2*25. </row>
<row> A*a*iad* pelo sistema *riple Review: a) Desk Re*iew </row>
<row> pelo E*ito*-C*efe; e b) *ouble Blind Review </row>
<row> (a*aliação ce*a p** dois av*liado*es da á*e*). </row>
<row> Revi*ão: Gramatical, Nor*ati*a e de Formataçã* </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> V. E. Q. Marques, F. P. Pa*h**o </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A *dolescênci* per*assa por dif*rentes con*eitos ao longo da história, se*do *ar*ada por </line>
<line> questões de ordem cul*ural, s*cia* e, em alguns casos, jurídica*. Durante es*e pe*íodo, as </line>
<line> ha*ilidades cognitivas e socioe*ocionais **o desenvolvidas significati*a**nt*, contrib**ndo </line>
<line> *ss*m **ra a forma*ão da p*rsonali*ade desses s*j*itos. Em *uixadá, determinada quan*i*a*e </line>
</par>
<par>
<line> de adolesc*ntes que se enco*t**m *m **olhimento in*titucional são pa*ie*tes </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> atendi*entos reg*lares i*dividuais no Centro de Atenção Psicos**cial (CAPS), não ha*endo </line>
<line> ainda no dispositiv* o*tras est*atégias t*r*p*uticas ofertadas para esse pú*lico. Dia*t* disso, </line>
</par>
<par>
<line> este artigo al*eja </line>
<line> apr*s*ntar as atividades reali*ada* com um grup* de *dolescent*s que se </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntram e* </line>
<line> a*ol**men*o *n**itucio*al c*m * *bje*ivo *e *oten*iali*ar suas com*e**ncias </line>
</par>
<par>
<line> s*cioem*cionai*. *r*ta-se de </line>
<line> um a </line>
<line> *esquisa </line>
<line> qualitativa, rea*izada com oito adolescentes em </line>
</par>
<par>
<line> um a*olhimento institucional, n* cidade de Quixadá, Ceará. Para a con*truçã* do corpus, </line>
</par>
<par>
<line> realizaram-*e cinco en*ont*os gru*a*s, os q*ais foram registrados **r me*o </line>
<line> da </line>
<line> gravaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> áudio, e an*lisados a partir da Análise de Conteúd*. *entre os resultad*s, observou-se que o </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho </line>
<line> *as competências s*cioemocionais se mostrou efe*ivo e tr*uxe *onsigo emergentes </line>
</par>
<par>
<line> pro*lemáti*as que estã* além do pro*osto, *omo, </line>
<line> p*r </line>
<line> exem*lo, sexualidade e racis*o. </line>
</par>
<par>
<line> Considera-se que, a* fi*al </line>
<line> dos encont*os, houve melhorias n* que tange à i*entificação d* </line>
</par>
<par>
<line> sentimentos e *omportamentos dec**rentes deles, *omento do pen*amento crítico maior * </line>
<line> f*cilid*d* para identificação d* formas qu* podem ser úteis pa*a si*n**icar e expressa* </line>
<line> senti*entos. </line>
<line> Pal*vras-ch*ve: Adolescentes. Habil*da*e* Soc*oemocion*is. Acolhimento i*st*tuci*nal. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> Ad*lesc*nce </line>
<line> has g*ne *hrough differe** concept* </line>
<line> *hroughout his*o*y, being mar*ed </line>
<line> b* </line>
</par>
<par>
<line> cu**ural, social and, i* s*me cases, legal issues. Dur*ng this peri*d, cognitive a*d </line>
<line> socio- </line>
</par>
<par>
<line> e*otional sk*ll* </line>
<line> are *ignif*cantly </line>
<line> devel*ped, th*s contributing to t*e for*at*on o* these </line>
</par>
<par>
<line> indiv*duals' p*rson*l*ties. In Quix*d*, a c*r*ain n*mber of ad*lescents *ho are i* institut*onal </line>
<line> care are patients *f the regul*r indivi*ual care at the Psychos**ial Care Cen*er, and th*re are </line>
<line> no other therapeutic strateg*es offered *o this **bl*c. This article *ims to p***ent th* activit*es </line>
<line> carried out wit* a gro*p *f adole*c*nt* in i*stit*t*onal care with the aim of enhanci*g their </line>
<line> socio-e**tional competen*ies. This is a *ual*tativ* *t*dy carried *ut with ei*ht adolescents *n </line>
<line> i*stitutional care in the ci*y of *uixadá, *eará. To cons*ruct the co**us, five *roup mee*ings </line>
</par>
<par>
<line> w*re held, which were audio-record*d and a**lyzed </line>
<line> using *onten* a***y*i*. The r*s*lts </line>
</par>
<par>
<line> sh*wed that the *ork *n s**io-emotion*l </line>
<line> competencies was effective a*d b*ou*ht </line>
<line> up </line>
</par>
<par>
<line> emerging issues that go </line>
<line> *eyond what w*s proposed, such </line>
<line> as sex*a*it* and *acism. It is </line>
</par>
<par>
<line> *on*ide*e* *hat, at the end o* t*e meetings, improvem*nts were seen in term* of *d*ntifyi*g </line>
</par>
<par>
<line> fe*lings and **e b*h*viors that *e*ult from </line>
<line> them, fost*rin* ****ical th*nking and making it </line>
</par>
<par>
<line> eas*er to identify ways that can be useful t* *ignify and **p*ess fee*ings. </line>
<line> Key*or*s: Ad*l**cents. *o*io-Emot**nal Compet*ncies. Institutional *are. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **re*i*a, v. 2*, n. 7, art. 9, p. 181-198, ju*. 2025 </line>
<line> www4.*nifs*net.com.br/re**sta </line>
</par>
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<line> O Desenv*lvimento de *ompetênci*s So*io*m*ci*nais e suas Repe**u*sões em um Acol*i**nto Ins*ituc*ona* </line>
<line> 183 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODU**O </line>
</par>
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<line> * compromis** socia* * ético do Estado bras*leiro c*m o *úblico in*anto-juvenil </line>
<line> ev*dencia-se h*storicamen*e *ar*ado *esde 199* com a *romulgação d* *s**tuto da *riança e </line>
<line> do Adoles*ente (E*A). De *orma compl*menta* a* Es**tuto, *utras Leis foram cria*as a *im </line>
<line> de garantir * d*sta*ar os **reitos das *rianç** e dos **olescen*e*, de*t*e tais leis pode-se ci*ar </line>
<line> a nº 12.010, de 20**, q*e, ao d*sp*r so*re *s trâmites e* to*no * adoçã*, evi***cia tamb*m o </line>
</par>
<par>
<line> direito *onv*vência familiar e os cuidados a serem elencado* à </line>
<line> per*nte a família ampliada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aos a*olhimentos instituc*onais. </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> Quixadá, a par*ir da exp*riência enquanto *es**ente em *a*de Men*al Cole*iva </line>
</par>
<par>
<line> pela *sc*l* d* Saúd* Pública *o Ce*r*, foi p*ssível observar * vinculação do *úbli** </line>
<line> adol**c*nte ** um Acol*i*ento In*titucional com o *en*ro d* At*nção *si*ossocial (CAPS) </line>
<line> devido a encaminh*men**s *udiciais ou ins*i*ucionais **ra acompanhamen*o psiquiátr*co e/ou </line>
<line> psicoter**êutico. *o p*r*odo e* que oco*re* a *xperiê*cia em questão, não *avia no </line>
</par>
<par>
<line> ** s pos i t * *o </line>
<line> da </line>
<line> a*enção </line>
<line> secu*d*ria </line>
<line> ativ*dades </line>
<line> cole*ivas </line>
<line> que </line>
<line> c*nt*mplassem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*/acom*a*h*mento em *rupo para o* jove*s dessa faixa etária. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, apó* a observaçã* da </line>
<line> *usê*cia *e tais est*atégi*s ter*pêuticas no CAPS, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> módulo "Equidade * D*reitos Human*s", da Escola de Saú*e Públ**a, tro*xe consigo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibi*idade ** conhecer o Acolhi*ent* Instit**ional chama*o Novos Hor*zontes e </line>
<line> desen*o*ver alguma a*ivi*a** prática *ue fosse coerente *o público. N* ocas*ão, *oi p*ssível </line>
</par>
<par>
<line> reali*ar u** ofi*ina sobre o conh*ciment* acer*a do Es*a**to da Criança e </line>
<line> do Adolescente, </line>
</par>
<par>
<line> momento em qu*, apesar de *emonstr*rem i*teresse p*l* din*mica apli*ada, os a*ol*scen**s </line>
<line> ap*esentaram d*ficu*da** para s* c*ncentrar*m e *lém de comportamentos que demonstravam </line>
<line> falt* *e *espeito a*s *enti*entos e ao espaço do *utro. Assim, ap*s obs*r*açã* *e *ais pontos, </line>
<line> viu-s* * po*sibilida** d* of*r*cer ao pú*lic* e* que*tão i*tervenç*es que *udessem ser úteis </line>
<line> par* ampliar compe*ências v*nculadas ao c*nvívio co* as difer*nças, au**cuidado e os </line>
<line> asp*cto* emocionai*. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, este a*tigo irá tec*r cons**erações sobre trabalho realizado em um o </line>
</par>
<par>
<line> Acolhimento I**titu*ion*l ch*mado Novos Horizontes, </line>
<line> local*zado n* cidade de Quixadá. </line>
</par>
<par>
<line> Atualmente, a comu*ida*e "N*vos *ori*ontes" é </line>
<line> u* acolhimento ins**tuci***l </line>
<line> de car*ter </line>
</par>
<par>
<line> filantró**co, *endo sido co*struído no a*o de 1994, no muni*ípio de Quixadá. *endo funda*ão </line>
</par>
<par>
<line> it*liana, objetiv* o </line>
<line> da insti*uiç*o volta-se ao *uidado pas*oral nos contex*os marca*os p*r </line>
</par>
<par>
<line> vulnerabilidade, s*ndo ela*or**as * execut*da* ações em apoi* às c*ianças e aos adoles**ntes </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 20*5 www4.*nifsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. Q. *ar*ues, F. P. Pacheco </line>
<line> 184 </line>
</par>
<par>
<line> que tiveram se*s dire*tos *á*icos **olado*, à* </line>
<line> ví*imas de viol**cias e aos </line>
<line> dependente* </line>
</par>
<par>
<line> qu*micos. </line>
</par>
<par>
<line> Um fator que cha*a *tenção no dispositiv* *n*t*tucional * *ue, con*orme Lei </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 12.0*0/0*, os acolh*mentos pre*eem a *ermanência da criança e do adolescente no programa </line>
<line> por *m p*ríod* máxim* d* dois ano*, ha*endo a ampliação d*sse tem** apenas em situaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> em que *eja </line>
<line> comprova*a a necessi*ade co*forme fu*damentação juríd*ca. A *e*li*ade dos </line>
</par>
<par>
<line> acol*i*entos no *rasil, muitas vezes, tr*z </line>
<line> consigo longos períod*s d* per*an*ncia, o que, </line>
</par>
<par>
<line> s*gundo Mor*ira (2*14, p. 33), é prejudicial </line>
<line> t*ndo *m vista que "quanto m*io* </line>
<line> o </line>
<line> tempo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *fa*tamento da criança e do ado*escen*e de sua família, maior o risco da rup*ura dos víncul*s </line>
<line> * de *ua instituciona*iz*ção". Diant* di*so, o interesse *ara d**e**olver o trabalho partiu da </line>
</par>
<par>
<line> v*sualização fre*uente de adolescentes </line>
<line> vincula*os *o acolhi*ento e que </line>
<line> estavam em </line>
</par>
<par>
<line> atendiment* psicol*gic* ou </line>
<line> psiq**átr*co no Cen*r* de Aten*ão *sic*ssocial (CA*S) </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mun*c*pi*. Con*iderando também * que se observou *obre a maneira como eles se *e*aci*nam </line>
<line> con*igo * com o* colegas *o acolhi*e*to, gerando a interrogação: como, a*ém *a *bor*agem </line>
</par>
<par>
<line> ambulator*al, a psicolog*a p*d* ap*iar * </line>
<line> des**vo*vimento e * fom*nto de </line>
<line> habilidades </line>
</par>
<par>
<line> *ocioemocionais em adol**centes in*titucionaliz*dos? </line>
</par>
<par>
<line> * **rmo "soci*em*cional" traz </line>
<line> consig* necess*rias consi*era*ões </line>
<line> *o c*mpo </line>
</par>
<par>
<line> con*eitu*l e epistemológic*. Dessa forma, apesar d* compre*nder a *elação vinculativa e*tre </line>
<line> as emoções e os cenários e* que elas s* desenvolvem, é imp*rtante també* com*ree*der *ue </line>
<line> haverá d**tintas ramifi*ações observadas nesta *erminolog**. Na p*icologi*, é comum o te*mo </line>
</par>
<par>
<line> *ssocia*-se a </line>
<line> tem*ticas em áreas como n*urociências, ps*colog*a ** de*env*lvim**to e, até </line>
</par>
<par>
<line> mesmo, psi*opa**logia, sendo considerada necessidad* de trabalhar o soci*emocional a </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> prol de fo*talecer o cam*o *ambém cog*itiv* (*ardos* & C*stro, 2*20). </line>
</par>
<par>
<line> Os autores afirmam ta*b*m *** *s pes*uisas e práticas en*olvend* as *ompetências </line>
<line> socio*moci*n*is, no Brasil, têm ganhado v*si*ilidade *om * *ina*ciamento para capacita*ões </line>
<line> d* d*centes visando ao ens*no e fo*ento *essas na edu*a*ão **sica. * de s*ma importância </line>
<line> destacar que trabalha* o fom*nto do campo s*cioem*cional, vincul**o à *ducação, apres*nta- </line>
<line> se também co*o uma estratégia de fortale*imen** da Saúde Mental e combate ao b*l*yin*. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta *onjuntura, é perceptíve* </line>
<line> que traba*har as </line>
<line> competência* *ocioemoci*nais pode </line>
</par>
<par>
<line> contribuir </line>
<line> no desenvolvim*nto dos adolescentes da in*tituição, fortalecendo *ssim o </line>
</par>
<par>
<line> pensamento crít*co e a c*nvivência ma*c*d* **r be*-est*r e compr*ensão acerca </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> emoções nas relações individua*s e *oletivas. Para Santos e* </line>
<line> al. (*018), as competências </line>
</par>
<par>
<line> socioem**ionais *** *e* conce*t* rel*cionado aos t**ços, habil*dades e *omport*me*tos </line>
<line> envoltos a *onstructos como valore*, sensi*il*dade social, curi*sidade, p*r*onali*ade, </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 2025 www4.U*ifsa*et.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Desenvolvi*ento de C*mp*tências Socioemoci*nais e suas Repercussões *m um **olhimento I*sti*ucio*al </line>
<line> *8* </line>
</par>
<par>
<line> e*tab*l*dade emocion*l, emoções dir**ionad*s, re**ção com o out*o, etc. Dian*e disso, este </line>
<line> art*go alme*a apre*entar as atividades realiz*d** com um gru*o de ad*lescent*s que *e </line>
<line> *ncontram em acolhimento ins*it***onal com o objetivo d* potencializar suas *o*petênci*s </line>
<line> socio*mocio*a**. </line>
<line> 2 M*TODOLOG*A </line>
<line> Trata-*e de uma pesqu*sa de ***po de ca*áter qualitativo, v*ltada pa*a a compreensão </line>
<line> *o que n*o **de ser operacion*lizad*, c*nsiderando, ass*m, o cont*údo subje*ivo que se </line>
<line> apresen*a em diferentes fenômenos n* campo social (Minayo, 1994). A p*squisa foi </line>
<line> dese*volvid* na comu*ida*e Novos Horizo*tes, u* a*olhimen*o institucional loca*i*ado na </line>
</par>
<par>
<line> c*dade *e Q*ixadá/Ceará, esta*do de acordo com as R*soluç*es </line>
<line> 466/ 2 0*2 e *10/ 2016 do </line>
</par>
<par>
<line> CNS/CONEP, que *rientam * dete*m*nam dire*rizes *ara *esquisas com humanos e * á*ea *as </line>
</par>
<par>
<line> Ciênci*s Hum*nas e S*ciais. Dessa forma, foi sub*et*da </line>
<line> ao Comitê *e *tica * Pesqui*a d* </line>
</par>
<par>
<line> Esc*la de Saúde Pública *o Ceará (ESP/CE) para *evidas avalia*ões, </line>
<line> obtendo a apr*vação </line>
</par>
<par>
<line> com o núm*r* de parecer 6.930.*78. </line>
</par>
<par>
<line> Ao longo d* des*nvolvimen*o da p**quisa, participaram oito (*8) adolesce*tes, cu**s </line>
</par>
<par>
<line> car*cterísticas s*o apresentada* na Tabela 1. Todos os participante* assinaram o Ter*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), o **rmo ** Assentimento Livre e E*cl**ecid* </line>
<line> (TALE) e o Termo de Autorização para Gravação de Voz e Captura de Imagen*. Re*s*lta-*e </line>
<line> que foram atr*b*ídos nome* fic*ícios a todos os participantes. </line>
<line> Ta*ela 1 - Caracterização dos part*cipan*e* </line>
</par>
<par>
<line> N*me Fictíci* </line>
<line> Id*de </line>
<line> Sexo </line>
<line> Cor </line>
<line> Tempo de *nstitucion**ização </line>
</par>
<par>
<line> M*r*la </line>
<line> 15 </line>
<line> Femin*no </line>
<line> Pr**a </line>
<line> 5 a nos </line>
</par>
<par>
<line> Olívia </line>
<line> 14 </line>
<line> Fem*n*no </line>
<line> Preta </line>
<line> 4 meses </line>
</par>
<par>
<line> Débora </line>
<line> 16 </line>
<line> *emi*ino </line>
<line> Preto </line>
<line> 11 meses </line>
</par>
<par>
<line> Ana </line>
<line> 16 </line>
<line> Fe*inin* </line>
<line> Branca </line>
<line> * a nos </line>
</par>
<par>
<line> Ma*iana </line>
<line> 15 </line>
<line> Feminino </line>
<line> Parda </line>
<line> 10 a nos </line>
</par>
<par>
<line> Francisco </line>
<line> 14 </line>
<line> Masculino </line>
<line> Preto </line>
<line> 5 a nos </line>
</par>
<par>
<line> Cai*o </line>
<line> 16 </line>
<line> Masculino </line>
<line> Pret* </line>
<line> 9 a nos </line>
</par>
<par>
<line> A*fr*do </line>
<line> 17 </line>
<line> M*s**li*o </line>
<line> Br*nco </line>
<line> 8 meses </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelas *utor*s (2025). </line>
<line> Rev. F*A, Te*es*n* PI, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 202* www*.U*if*anet.**m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. Q. M*rque*, *. P. Pache*o </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> Par* a c*nstru*ão de informações, fora* r**lizados cinco en*ont*os grupais. * escolha </line>
<line> por encontros gr*pa*s s* deu por entender que o t*abalho em *rupos pode*ia proporcionar aos </line>
<line> adolescen*es, a p*rtir d* fom*nto da capaci**de críti*a e e*pática, uma con*ivência mais </line>
</par>
<par>
<line> am*na em </line>
<line> cenário *omésti*o e socia*, *avorecen*o relações pautadas *m bem-*st*r * étic*. </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, a partir do *esenvo**imen*o da pes**isa com o grupo, e*pe*ou-s* qu* os </line>
<line> ad*les*ent*s pudesse* com*reender e refl*tir *obre a importâ*ci* de conhecer, pot*ncializa* </line>
<line> e valorizar s*a* habilidades s*cioemocionais. </line>
</par>
<par>
<line> Com *requê*cia semanal, os e*contros grupais oco**eram en*re os **ses agosto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sete*bro *e 2024. * condução d*s en*ont*os se deu a partir </line>
<line> de m*t*dol*gia* </line>
<line> *tiva*, te*do </line>
</par>
<par>
<line> c*da encontr* gru*al um o**etivo *specífico, c*m base *m tem*t**as relacionadas ** </line>
<line> *ompe*ências so**oemociona*s. Gondim (2014) desta*a que a* co*p*tência* s**ioemocio*ais </line>
<line> perpa*sam por cin*o componentes básicos, sendo *les: a c*nsciênci* *mocio*al *e si e dos </line>
</par>
<par>
<line> outros, a </line>
<line> re*ulaç*o emo*ional, a auton*mi* emocional, o domín*o das habilidades **ciais e </line>
</par>
<par>
<line> das habilid*des de vi*a e bem-*star. </line>
<line> Dess* modo, as competê*cias trabalhad** partiram da co*pila*ã* *as l*t*r**ura*, </line>
</par>
<par>
<line> ele***ndo-se assim as ma*s citadas </line>
<line> nos estudos, qu*, *onforme os comp*lados de </line>
</par>
<par>
<line> cate*orizaçõe* </line>
<line> de Del P*ett e Del Pre*te (2004), Gondim, Morais Bra*tes (2014) e Ros* * </line>
</par>
<par>
<line> (2018), resultaram </line>
<line> na div*são das temáticas em: auto*ont**le e exp*essividade emocion*l, </line>
</par>
<par>
<line> civilidade, </line>
<line> empatia, as*ertividade, rel*ção *e amiza*es, solução de pr*b**mas interpe*soais, </line>
</par>
<par>
<line> habilidades so*iais, regulação </line>
<line> e criatividade emocional. Tendo e* </line>
<line> v* s t a </line>
<line> as diferent*s </line>
</par>
<par>
<line> competênci** s*ci*emoc**nais, foram desenvolv*da* diferentes atividades no </line>
<line> *ecor*er dos </line>
</par>
<par>
<line> cinco *ncontr*s, *onforme mostra Tabela 2. </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 2 - S*stematizaçã* do* e*contros g*upais e habil**ades s**i*emocionais a </line>
<line> *erem trabalhadas </line>
<line> Encont*o *tiv*dade p**nejada </line>
</par>
<par>
<line> Encontro 1 </line>
<line> Esta ativida*e vo*tou-se </line>
<line> *ara o *oment* *a *alorização do outro e de si. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Apresentaç*o </row>
<row> *ivilidad* </row>
</column>
<column>
<row> e Tend* e* vista o m*m*nto inici*l, os adolesc*ntes fora* convidad*s a </row>
<row> apresentarem o col*ga d* *** esquerd*, mencionando *ma c*ra*terística </row>
<row> positiva d* pesso*. *osteriormente, em uma folha d* papel A4, os </row>
<row> participante* *esenha*am-se ou **s*n*aram algo que *s repres*ntass*, </row>
<row> m*nc*o*ando uma **racterística m*rc*nte em si. *or fim, foram </row>
</column>
</par>
<par>
<line> depositados em u*a ca*xinha, </line>
<line> *e*an*o expectativas p*r* o grupo - ess* </line>
</par>
<par>
<line> caixinha foi **erta no *ltimo en***tro. </line>
<line> Rev. FSA, Te*e**na, v. **, n. 7, a*t. 9, p. 181-198, jul. 20*5 w*w4.Unifsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Desenvolvimento de Compe**ncias S*c*oem*ci*nais e suas Repercussões em u* Acolhimento Institucional </line>
<line> 187 </line>
</par>
<par>
<line> *e*lizou-se u*a </line>
<line> adaptaçã* do </line>
<line> recurso lúd*co "Descolad**", um jogo de </line>
</par>
<par>
<line> Encon*ro 2 </line>
<line> tabuleiro qu* pe*mite, * partir </line>
<line> de perguntas norteado*a*, incentivar </line>
</par>
<par>
<line> Habilidades Sociais </line>
<line> prát*cas e c*mportamentos *o**almente </line>
<line> agrad*ve*s. O ven**d*r </line>
<line> do jogo </line>
</par>
<par>
<line> g*nhou um p*êmio para c*mparti**ar c*m *s colegas. </line>
</par>
<par>
<line> Enc*ntr* 3 </line>
<line> E*aboração, de forma c**junta com os parti*ipantes, de recur*os que </line>
</par>
<par>
<line> Regula*ão emoc*on*l </line>
<line> pudessem a*xili*r na regulação em*ci*nal, apresentando também </line>
<line> ati*idades *autadas em arte. Os recursos e técnicas utiliz*da* pa*a esta </line>
<line> etapa do projeto foram elaboração de *m diário de *moção, a**esentação </line>
</par>
<par>
<line> de técnica de re*pi*ação e manejos *a*a ide*ti*icação va*idação * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> determina*a* emoções. </line>
</par>
<par>
<line> E**ontr* 4 </line>
<line> Foram dis*ribuídas f*l*as esp*ssa*, lápis </line>
<line> de cor e giz *e cera aos </line>
</par>
<par>
<line> E*pressivida*e </line>
<line> pa*ticipantes. Eles foram convidados a dese*har*m algo que lhes causasse </line>
</par>
<par>
<line> emocional, </line>
<line> empatia </line>
<line> e </line>
<line> *lgum tipo *e *moção, se*a *la negat*va ou positiv*; e, posterio**ente, os </line>
</par>
<par>
<line> s*l*ção </line>
<line> d* problemas </line>
<line> ad*lescentes qu* </line>
<line> se senti*am à </line>
<line> vontade compartilhara* o significado </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*ter*es*oais </line>
<line> sua produção. Ap*s cada u* </line>
<line> no*ea* su* obra, os resultados desta </line>
</par>
<par>
<line> ati*i*ad* foram co*pilados em um painel na *nst*tui*ã*. </line>
</par>
<par>
<line> Depois, foram </line>
<line> *pr*sentada* aos </line>
<line> ado**scentes *i*uações coti*ianas que </line>
</par>
<par>
<line> podem desen**dear difere*tes emoções, co*o: raiv* dev*do </line>
<line> a </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> situação constran*e*ora, fe*ici*ade ou tristez* dev*do a resultad*s </line>
<line> esco**res, *e***sism* par* c*muni*ação em determina*os amb*entes, </line>
<line> descontentamento com a atitude de um c*lega * at*tude para resol*ção de </line>
</par>
<par>
<line> c*nflito, *tc. E* ca*a situação, os adoles*entes *oram </line>
<line> convidados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> responder ao questio*amento: o que </line>
<line> você faria? Ao final *a per**nta, </line>
</par>
<par>
<line> incentivou-se reflexões co* o intuito de fortalecer o pensamento </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> postura emp*tica e fomenta* o sens* crí*ico s**re * con**vência. </line>
</par>
<par>
<line> E*contro 5 </line>
<line> A*ividade a ser desenvolvida: nesta atividade serão constr*ídas, </line>
</par>
<par>
<line> Relação </line>
<line> ** amiz*de </line>
<line> e </line>
<line> coletivam*nte, pétalas de uma </line>
<line> flor chamada </line>
<line> am*zade. C**a </line>
<line> particip*nte </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**esin* PI, v. 22, n. 7, art. 9, p. 181-1*8, jul. 2025 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> V. E. Q. M***ues, F. P. Pache** </row>
<row> Finalização </row>
</column>
<column>
<row> 188 </row>
<row> irá exemp*i*icar, c*m palavr*s o* desenho nas pétalas de p*pel da flor, o </row>
<row> que a amizade signifi*a. Ao final, *erá r**lizado ainda um *ebate sobre a </row>
<row> temática e o que o gr*po pôde pro*orcionar para cada *m dos </row>
<row> adolescen*es. **vendo, por últi*o, simbólica finaliza*ão do g*upo a </row>
<row> *artir *e momento festivo. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: *l*borada pelas autoras (*025). </line>
</par>
<par>
<line> No decorrer da análise de d*do*, as informaç*es prod*zidas </line>
<line> pelos encontr*s g**pais </line>
</par>
<par>
<line> fora* or*anizadas e *istem*tizadas conforme o </line>
<line> proces*o *e e*apas d* re*ução dos dad*s, </line>
</par>
<par>
<line> apresentação e c**clu*ã*/verificaç*o (Gi*bs, 2009). No pr*cesso de redução de da*os, h*uve </line>
<line> a lapidaç*o das f*l*s, deixando a transcri*ão c*erente, sem que haja prejuízos *u </line>
<line> ref*rm*lações d* ideias narr*das. O processo *e a*res*ntação se b*se*u *a cat*gorização das </line>
<line> informações p*r m*io d* quad*o* em cada *ncontro. A ve*ificação *ontou co* a *ompilação * </line>
<line> *nálise dos dad*s obtidos por meio d* gravação d*s en**ntros e a correlação nece*sária co* * </line>
<line> proposta *v*de*ciada. P*r *im, u*ilizou-se també* a Análise de Conteúdos, o que possibili*a </line>
</par>
<par>
<line> pr*duzir inferências </line>
<line> a </line>
<line> pa***r de *onte*dos explícitos *u *mp*ícitos no conteúdo estudado </line>
</par>
<par>
<line> (Bardin, 1977), a par*i* disso foi possível chegar a *rês categor*as de *isc*ssão, a saber, I) A </line>
</par>
<par>
<line> valorizaç*o de si * do ou*ro nas re*ações *nterpesso*is; I*) *dent*ficaçã* e *xp*e*são </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *enti*ento* e III) Vínculos afetivo* * encer*a*ento do grupo. </line>
</par>
<par>
<line> * RESULTA*OS E DISCUSS*O </line>
</par>
<par>
<line> Após a rea*ização da etapa em campo, fo* possív*l el*ncar as p*incip*is *roblemát*cas </line>
<line> e a importân*ia em torno das habili*ades *ocioem*cionais trabal*adas. Cabe ressaltar que </line>
</par>
<par>
<line> q*estões ** </line>
<line> orde* soc*al e cultural per**ssam os momentos com impactos p*sitiv*s * </line>
</par>
<par>
<line> negativos. Assim, tendo e* *ista cenário * os oito adolescentes que participaram dos * </line>
<line> encontros, **rão elencados *s p**ncipais fatores *ue marcaram ca*a *m d*s e**on*ros e *uas </line>
<line> *esp*ctivas *abil**ades. </line>
<line> 3.1 A v*l*ri*ação de si e do o*tr* nas *elações inte*pessoais </line>
<line> No primeiro mom*nto, partici*aram o*to adolesce*t*s, no enc*ntro buscou-se </line>
<line> tra*a*har as relações inte*p*ssoais (*ivilidad*) e a valori*ação ** out*o e *e si. * d**âmica </line>
<line> inicial, que *correu após apres*ntação do gru*o e acei*e da partic**ação, propôs apresentar o </line>
<line> R*v. FSA, *eres*na, v. 22, *. 7, art. *, p. 181-198, jul. 2025 ww*4.*nifsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O D*se*volvimento d* Com*e*ênc**s Soci*emocionais e suas Repercussões *m um Acolhime*to Ins*i*u*ional </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> coleg* ao l**o. P*rcebeu-se a frequente repetição *e adjetivos como "*legre", "simpátic*" </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "legal", </line>
<line> *omo mostra a *ab*la 3. Em alguns m*ment*s, perce*eu-se também </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*on*entamento com * adje**vo r*cebido e * necessid*de de **pli*ar a qualidade s*perficial </line>
<line> rec**ida. </line>
<line> Tabela * - Qualidades atribuídas ao col*ga </line>
<line> Qua*id*des </line>
<line> A*egre (02*), Car*nho*a (01), Feliz (01), *nteligente (*1) e Legal (01), Sem atr*buição (0*)** </line>
<line> * Quant*da** de vezes que essa *ua**dade *oi atribuída p**os participa*tes. </line>
<line> **Dois participant*s se re*usaram a *tribuir qua*idades ao* colegas. </line>
<line> F*nte: Elabora*a pel*s a*tora* (2025). </line>
</par>
<par>
<line> De*ido </line>
<line> ** fal*s </line>
<line> *el*cionadas * dif*culdade em id*ntificar qualidade </line>
<line> em si e nos </line>
</par>
<par>
<line> demais, for*m </line>
<line> nec*ssárias intervenções para sa*ien*** que cada suje*to conta com </line>
<line> um </line>
<line> rol de </line>
</par>
<par>
<line> qualidades e defeitos, sendo esses esse*ciais para a *onst*ução *e *ua* personalidad*s. Muitas </line>
<line> ve*es, os a**lesce*tes oc*ltav*m suas produções ou mostra*am-se *ímidos p**a falar de si. </line>
<line> Outra que*tão q*e se fez pre*en*e no encontro diz resp*ito à preocup*ção *om a e*posição em </line>
</par>
<par>
<line> redes s*c*ais, em alguns momento* os ad*lescentes </line>
<line> p*rguntavam de **rma ansiosa ou </line>
</par>
<par>
<line> preocupada "**i co*ocar no Ins*agr*m?" ou "vai p*a algum lug*r?". A esse respei*o, *ntende- </line>
<line> *e q*e o acesso às re*es s*ci*i* po*e impactar * saúde men*al *e ad*lesce*te* d* diferentes </line>
<line> formas. Os autores, a parti* de **a re*i*ão sistemática, c*rrelacio*am os au*entos dos </line>
<line> sintomas depressivos em adolesce*tes com o uso desmed*do de redes sociai*, ressaltan*o-*e, </line>
<line> ne*s* ínterim, a vulne**bil*da*e do *úblico diant* das *piniõe* *xpress** n*s ambientes </line>
<line> virtuais e a dependência de aprovação a p**tir de like* (Souz* & Cunha, 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> No segundo m*mento do e*co*tro, ** </line>
<line> que se pr*pôs a </line>
<line> aut**dentificação de </line>
</par>
<par>
<line> qualidades, *ôde-se perceber qu* a expressão artísti*a, ap*s*r de pare*er simples, apresentou- </line>
</par>
<par>
<line> se como **t*nte de*ido à* </line>
<line> *iferente* perc*pções e atribui***s d*das às p*od*ções. A *aior </line>
</par>
<par>
<line> parte dos *dole**entes nã* demonstrou in*ere**e em *x*lic*r seu desenho, mas Cairo, ao ser </line>
<line> conv*dad* a e*uc*dar sua **o**ç*o, declara que: "Aí é * arco-íris, entend*u? ***t*, a *essoa </line>
<line> q*e quand* os outros veem fica* felizes Mas e* ta*bém botei o preto, porque também t*m </line>
<line> coisas ruins" (Fala d* Cairo). Ao ser que*t*on*do sobre o que *evava à associaçã* da cor preta </line>
</par>
<par>
<line> *o teor *egativo, o **olescente per*a*eceu *ant*ndo a </line>
<line> narra**v* que associa*a ao preto </line>
</par>
<par>
<line> c*not*ç*o d*sagradáv**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina *I, v. *2, n. 7, art. 9, p. 181-*98, jul. 20*5 </line>
<line> ww*4.Un*fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. Q. Marques, F. *. Pacheco </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> A associação *eg*tiva vo*tada à cor "pret*", apesa* de mos*ra*-se "*nocen*e" nesse </line>
<line> p**meiro mo*ento, aparec* em outros contextos no d*co*rer dos e*contr*s, dest*can*o, </line>
<line> inclusi*e, fa*as marcada* por *acis*o *ntr* o* *do*esce*t**. Em s*a maioria **rd*s e pretos, </line>
<line> os jovens f*e*uenteme**e repe*cutem **las pautadas no raci*mo estrutu*al para, de d*ferentes </line>
<line> forma*, pro**carem os colegas. A esse respeito, San*os ** al. (2024, p.02) sali*ntam q*e "a </line>
<line> adole*cência, espe*ialmente para o jovem neg**, n*o pode ser *eduzida a um m*mento </line>
</par>
<par>
<line> peculia* de seu *iclo de vida, mas para *lém </line>
<line> dis*o, *eve *er considerada uma fase *e </line>
</par>
<par>
<line> ex*osiç*o ao </line>
<line> esti*ma da *aça * às in*quidades causad*s e sentidas li*eral*ente na pele". N* </line>
</par>
<par>
<line> B*asi*, fatores como </line>
<line> *es*gualdade socia* e raci**o **etam de forma signi*icativa maneira a </line>
</par>
<par>
<line> *omo s* </line>
<line> vive*cia a adolescência. Seg*ndo N*va (2023, p. 206), "o racismo t*m sido </line>
</par>
<par>
<line> frequente*e*te utiliza*o pa*a cont*ola*, </line>
<line> conter e *xtermina* a </line>
<line> população </line>
<line> negra *rasileira, </line>
</par>
<par>
<line> principalme*te jo*ens e periférico*". Dessa forma, é percep*ível que o "ad*l*scer" co*figu*a- </line>
<line> se com d*feren*es facetas a p*rtir de *uestões *nvoltas ao campo p*líti*o, soci*l e histórico. </line>
<line> Os d*senhos dos ado**scentes que optar*m por não falar sobre su* prod*ção </line>
</par>
<par>
<line> *presentavam-se como autoexplicativos, tendo em vista que, com exce*ão </line>
<line> d e um , * odos </line>
</par>
<par>
<line> esc*e*eram o que identificava* co*o quali*ades em *i. Na Ta*e*a 4, obse**aram-se as </line>
<line> qua*idades qu* m*is foram *encionadas e a*toatribuídas pelos ad**es*en*es: </line>
<line> Quadro 4 - Qua**dades autoatr*buídas </line>
<line> *ual*dades </line>
<line> A*egre (2)*, esperançosa (1), real*sta(*), curi*s* (2), com*a*he*ra (3), amigável (3) </line>
<line> * Q*antidade de vezes que ess* *ua*idade foi *tribu*da p*los participa*tes. </line>
<line> Fo*te: Elab*rad* pela* autoras (202*). </line>
<line> 3.2 *dentific*çã* e expres*ão de sen*iment*s </line>
<line> No *egundo enco*tro, *usco*-s* trabalhar as habilidades soci*is a partir de um jogo d* </line>
<line> tab*leiro chamado "*escolados". O jogo terapêut*co *a Editora Sinopys foi *dealizado pela </line>
<line> psi*óloga Cynthia Bor*e* de Moura (2019) * é u* recurso para *e t*abalhar comp*t*nc*as </line>
</par>
<par>
<line> i*t**pe*soais, a *omun*cação, a expressão de sentimen*os, * colabora*ão *ntre </line>
<line> os pares e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cap***d**e de d*f*nder-se *m </line>
<line> s*tuaçõ*s dif*ceis, por meio ** at*vi**de* simuladas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*vert*da*. Mesmo *endo indicado para u*a faixa et*ria inferior à </line>
<line> *os jovens do grupo, </line>
</par>
<par>
<line> *esultou *m um *ome*to interativo, divertido e, proporcion*lmente, competitivo. Nesse dia, </line>
<line> o g*upo c*n*ava com oito *artici*antes, *endo *ivididos e* *ois subgrupos de quat*o por </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 2*, n. 7, art. 9, p. 181-198, jul. *025 www4.Unifsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Des*n*o*vimento de *omp*tênc*as Socioemo*ionais e s*a* Repercussões em u* Acolhimento *nstit*cional </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> part*da, dev*do * d*mo*a pa** a **nalização da pr*meira partida, o *egundo *rupo opt*u **r </row>
<row> não jogar até o final. Com * dinâmica do jogo, distin*os afe*os *mergiram no decorrer da </row>
<row> partida, as falas resultantes des*e* afetos e p*ssí*eis *efini*õ*s r*lacion*das aos tais são </row>
<row> mostrad*s na *abel* *: </row>
<row> Tabela 5 - Af*tos g*upa*s </row>
</column>
<par>
<line> Af*to perceptíve* </line>
<line> Falas que se relaci*n*m ao afeto </line>
<line> "Tipo, se a Ana (nome f*ctício) esti*er lá cho*a**o, tris*e, eu p*sso ir lá </line>
</par>
</par>
<par>
<line> conversar *om el*, *aber o qu* * *ue ela está </line>
<line> p*eci*ando." (Fala de </line>
</par>
<par>
<line> *ébora). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Disponibili*ade para </row>
<row> ajudar e </row>
<row> reconhe*imento da </row>
<row> disponib*l*dade do </row>
<row> outro </row>
</column>
<column>
<row> "Quando eu fi*uei meio assim, n*, meio *ozi*ha e tal, *í quem foi que me </row>
<row> *judou? Olívia (nome fictíci*). * O*í*i* ficou comig*." (Fala ** *na). </row>
<row> "Aq*i a pesso* chega p*a gent* e é co*o aco*h*r co*o fa*íliaquando </row>
<row> ela estiver lembrando ** família, eu digo que é só te* *alma, a calma e a </row>
<row> paciência é tudo nesse mundo." (Fala de Débora). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> "E* n*o te*ho muita condição de comprar </line>
<line> a* coisas, mas e* podi* ir </line>
</par>
<par>
<line> bot*nd* *ma deco*ação ou q*and* pes*oa tiver ch*ga*do posso ir a </line>
<line> av**ar, assim, como eu *ão tenho quase nada posso lá dist*air ela, ti*o </line>
<line> isso" (Débora). </line>
</par>
<par>
<line> "Acho </line>
<line> que e*a é co*p***eira nas horas </line>
<line> difí*eis. Ela </line>
<line> f*ca do lad* das </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Avali*çõ*s intrus*vas </row>
<row> s*bre a postura/fa*a </row>
<row> do outro </row>
<row> Repercussões *e </row>
<row> come*tários, </row>
<row> *en*im*ntos e </row>
<row> *ompo*tamen*os </row>
<row> negativos </row>
</column>
<column>
<row> pes*oas." (Fala de *l*via). </row>
<row> "É até difícil vo** se enturmar com alguém, porque, tipo, é </row>
<row> a**les*ente tu já j*lg* *elo olhar ent*o, assim, **ria bem difícil tu </row>
<row> olhar pa*a **a pessoa e *edir para *articipar." (*a*a de Olívia). </row>
<row> "Mas na hora da raiva a gente n*o sabe o que fala, e se você f*r uma </row>
<row> *oa amiga ***ê pod*ria me perdoar." (Fala de Ana). </row>
<row> "Qua*do eu f*co com raiva de alguém, eu, tipo assim, e*a pode estar o </row>
<row> mais per*o possív** de mim, mas eu não cons*go ver, eu nã* en*ergo </row>
<row> ela eu finjo que ela não existe" (Fal* d* *lívia). </row>
<row> "El*s (coleg*s ** aco*himento) fa*aram *sso do meu corpo e já era uma </row>
<row> in*eguranç* mu**o g*ande m*nha"(Fala de Olívia). </row>
<row> "É, na hora da *aiva eu aca** qu* falo um m*nte, mas hoje tá *udo </row>
<row> be*" (Fa*a de Mirel*). </row>
<row> F*nte: Elabo*a*a *elas autor*s (2025). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina **, v. 22, *. 7, art. 9, p. 181-198, jul. 2025 </line>
<line> w*w4.*nifsanet.c**.b*/rev**t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. Q. M*rqu*s, F. P. Pa*h*co </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Ao organizar as f*las dos ado*esc*n*es, foi pos*ível *dentificar </line>
<line> *rês grupo* principais </line>
</par>
<par>
<line> *e s*ntimentos presentes nas in*erações **upais. O primei*o *rupo afetivo seria mar*ado pelo* </line>
<line> *fetos direcion*dos à I) Disponibilidade para ajuda* e reconhe*iment* *a dispon*bilida*e do </line>
<line> o*t**, em que os partici*ante* ent*nde* a importânc*a *e *judar uns aos outro* em sit**ç*es </line>
<line> mais delicadas, como aponta Débora: "Tipo, se a Ana (no*e fictício) *sti*er lá chorando, </line>
</par>
<par>
<line> t*i*te, e* </line>
<line> *os * o * r </line>
<line> lá co*versar </line>
<line> com ela, saber o que é *ue ela </line>
<line> está precisando (Fala de </line>
</par>
<par>
<line> D*bora). </line>
</par>
<par>
<line> O *egundo ag*u**m*nt* a*e*ivo diz respeito às II) Av**iaç*es </line>
<line> int*usivas s*bre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> postu*a/fala d* outro, *m que os adoles*entes apontam que, eventu*lmente, o* coleg*s podem </line>
</par>
<par>
<line> se mostrar *omo não tão ac*lhedo*e*, adota*do p***uras que </line>
<line> podem *enotar cert* exclusão, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo diz Olívia: "É até di*ícil voc* se entur*ar com alguém, porq*e, tipo, é adolescente tu </line>
</par>
<par>
<line> j* jul*a pelo olhar e*tão, a*sim, seria </line>
<line> *em *if*ci* tu </line>
<line> olhar para uma pessoa ped*r para e </line>
</par>
<par>
<line> *articipar." (*ala de Ol*via). Por fim, h* os afetos ag*upados como III) Reperc*ssões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> coment*rios, *entimento* e comportame*tos ne*ativ*s, os quais s** atrib*ídos, </line>
<line> às vez*s </line>
</par>
<par>
<line> impuls*va**nte, qua*do os ado*escentes *ntram em confli** </line>
<line> uns com os outros ou e* </line>
</par>
<par>
<line> *ituações cotidianas, como apont* Mire*a: "É, na ho*a da raiv* eu acab* qu* *alo um *onte, </line>
<line> mas hoje *á *ud* be*" (*ala de Mirela). </line>
<line> De modo g*ra*, evidenc*ou-se, nes*e encontr*, que os ado*escentes, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> vivenciando conflitos de *orma fre**ente, apresentam </line>
<line> d* fo*ma notória * </line>
<line> ideia de *oação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *reoc*pação com o outr*. A es** resp*ito, * es*udo d* *ampo de Lemos, Gechele * *ndrade </line>
<line> (2017) destaca qu*, apesar da* ausê**ias d* figura* *ami*iares, é possível estabele**r vínculos </line>
<line> em um a*olh*men*o in*titucional, tanto dos acolhidos ent*e si quanto **tre as funci*nária* *a </line>
<line> i*st***ição, que fr*que*temente são chamad*s *e tias. </line>
</par>
<par>
<line> No terceiro en**ntr*, part**ipara* oito ad*l*scentes. O momento foi volta** par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apresentação </line>
<line> de estratégias par* *eg*la*ão emo*iona* e * im**rtância e* se *onh*cer </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> v*li*ar sentim*n*os amb*guos. *urante encont**, pôde-se pe*ceber a exi*tência o </line>
<line> de *m </line>
</par>
<par>
<line> repertório *révio s*bre o entendim*nt* ace*ca dos sentimentos e em*ções. Cada ad**escente </line>
</par>
<par>
<line> ganho* ** diário de </line>
<line> emoções f*i e </line>
<line> instr*ído sobre como **ar. Observ*u-*e *u* as rela*õ*s </line>
</par>
<par>
<line> famil*a*es fra*iliz*das apresentam-se *arc**tes em *iferentes mo*entos, a exemplo tem-se a </line>
</par>
<par>
<line> fala de *ma </line>
<line> adolescente sobre su* fi*ura materna e os sent*mentos a**íguo* *obre ela: "Eu </line>
</par>
<par>
<line> am*, mas ela me *hat*ia muit*" (Fala de Mirel*). </line>
<line> Den*re as **r*ativas d*s ad*lesc*ntes, escutou-s* também a vivência do sentime*to d* </line>
</par>
<par>
<line> frus*ração e* alguns ambient*s, como esc*lar. Um* adolescen*e menciona **e p*r*icip*u o </line>
</par>
<par>
<line> de um pr*c*sso *elet*vo e que f*c*u em um* pos*ção abaixo do último se*ecionad*, </line>
<line> gerando </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *, a*t. 9, p. 181-198, jul. 20** www*.Uni*sanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O D*senvolvimento d* Competências Socioemocionai* e suas Repercussõ*s em um Acolhimento Institucional </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> sentiment*s </line>
<line> de r*iva, ans*edade e també* es*erança, tendo em vis*a o rec*nhecimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> capacid**e de s*r selecionada e* momentos post*r*ores: "Eu *iquei agoniada, fi*uei *om </line>
<line> raiva. Meu Deus, p*r que nã* saiuquando eu fui ver, tia, eu quase c*orei. Porque e* **quei </line>
<line> em de*. Fiq*ei em dez, tia. * são nove vagas é tia, m*s **guém po*e sair * *u entrar *inda" </line>
<line> (fala *e Déb**a). </line>
</par>
<par>
<line> No* </line>
<line> diários d* em**ões entregues </line>
<line> para os *dole*centes, foram propost*s </line>
<line> duas </line>
</par>
<par>
<line> at*vidade* ini*iais baseadas na obr* *e N*politano (2013). Assim, após </line>
<line> ser explicado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exemplificado o concei*o de sentiment*s mistos, a atividade bu*cou a ident*ficação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> van*age*s e *esvantagen* em aceitá-los. Para Napolitano (2013, p.58), o "ter sen*imentos </line>
</par>
<par>
<line> mistos - ou ambivalência - um* *anifestação e**cio**l d* incert*za, pois os indiví*uo* é </line>
</par>
<par>
<line> exp**im*ntam senti*entos po**ncia*men*e *o*fli*an*es ace*ca </line>
<line> *a* pesso*s, das experiências </line>
</par>
<par>
<line> ou de si própri*s". O autor afi*ma que a *mbivalênci* dos senti*entos pode vir a causar um </line>
<line> tip* de *onfusão, mas sã* mai* rea*i*ta* *uando co*pa*adas aos q*e têm mã* única. </line>
</par>
<par>
<line> A o*tra atividad*, com maio* facilid*d* para execuçã*, contava com uma *abela </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> emoções pa*a serem *arcadas no decorrer da sem*n*, h*vendo p*ginas em b*anco para maior </line>
<line> ela**ra*ão des*ri*i*a sobre os sentim*nt*s vive**iado*, ca*o quise*sem escreve* sob** isso. </line>
</par>
<par>
<line> Napolitano (2*13, </line>
<line> p.168) enfat*za qu* o </line>
<line> di**io de emoçõe* é uma fer*a*en*a que aux*li* </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> identi*icação e *orma co*o o i*divídu* lida com elas, destacando que "é mai* fun*amental, </line>
</par>
<par>
<line> to*a men*s t*m*o e pode *e* </line>
<line> pa*ticu*armen*e útil como introdução </line>
<line> ao </line>
<line> trabalho sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consciência emoc*o*al". </line>
</par>
<par>
<line> Ain*a no terc*iro encontr*, </line>
<line> ao serem *onvidados para participarem </line>
<line> ** um mome*to </line>
</par>
<par>
<line> para *ontrole da ***i*dade a p*rtir de técn*cas de *espirações di*fragmáti*as, conduzidos por </line>
</par>
<par>
<line> uma *rofissio*a* enfermeira convidada, al*uns adoles*ente* conseguiram concentrar-*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ch*gar*m a* objetivo proposto pela profissional. Out*os mostr**am-*e não interessad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pou*o concentr*dos pa*a *ealizar as ações pr*post*s, gerand* assi* peq*enos conflito* *ntr* </line>
<line> si *m mo*entos *sola*os. </line>
<line> *o qu*rto e*contro, a temática vol**u-se para Expressivid*de e Re*onhe*imento de </line>
<line> e**ções. A pa*tir *e **curs*s lúdicos, *s *d**escen*es pu**ram *ign*ficar os sentime*tos de </line>
</par>
<par>
<line> rai*a, invej*, n*jo, verg*nha, *risteza, </line>
<line> *l*gria, medo e </line>
<line> v**gonha. Mui*o* op*ara* por não </line>
</par>
<par>
<line> compartilhar o que </line>
<line> de*e*ha*am *u escr*veram, ou*ros *izeram questão </line>
<line> d* partilh*r com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> c*legas o que fi*eram. *ai*o, um dos adolesce*tes, atribuiu à ver**nha *uestões relacionadas </line>
</par>
<par>
<line> à sua *ex**lida*e, dizendo: "Tirei </line>
<line> vergonha *as n** quero falar muito*orque a gente </line>
</par>
<par>
<line> pas*a muito precon*eito por se* gay, né?" (*ala de **iro). O estu*o qualitativo d* Mat*a et </line>
<line> al. (202*, p.19) **ide**ia que a angústia d* adoles*ent* é pautad* em uma *r*blemát*** *inda </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 22, n. 7, *r*. 9, p. 181-1**, jul. 20*5 www4.Un*fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. Q. Marques, F. P. Pache*o </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> at*al, o* au**r*s afirmam que "apesa* d* fluidez da sexualidade percebida por alguns </line>
</par>
<par>
<line> jovens, </line>
<line> o que sinaliza mud*nças *o*i*is no se**i*o da ampl*aç*o d*s </line>
<line> *o*sibilidad*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manifestações sexuais, ainda prevalece, nas s*ciedad*s *eteronormativas, </line>
<line> o estr*nhamento, </line>
</par>
<par>
<line> a se*reg**ã* a rejeição *a di*ersidade sex**l." e </line>
</par>
<par>
<line> No *e*undo momento do e**o*t*o, ada*tou-se um jogo da me*ória c*m </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> personag*ns d* filme Di*ertida *ente 2, anim*ção do d*retor Ke*sey Mann, lançada em 2024. </line>
<line> O film*, que r*trata a relaç*o ** uma ad*lescente com dis*intas emoçõe*, já era conhecido por </line>
</par>
<par>
<line> m ui t *s </line>
<line> ad*lescentes prese*tes. *ss*m, foram a*resentadas sit*ações aos *do*esc*ntes </line>
</par>
<par>
<line> coer*nt*s a*s pares encontrados, ou *eja, *itua*ões que *x*licitaram o </line>
<line> que seria </line>
<line> inve*a, </line>
</par>
<par>
<line> felici*ad*, verg*n*a, medo, raiva, tri*teza, tédi*, nojo e ansieda*e. Den*re os questionament*s </line>
</par>
<par>
<line> que acompanh*vam os pares *o </line>
<line> jogo, d*stacou-se da inve*a assoc*ada a* signifi*ad* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*acasso, como a***ta Olívia: "Fr*casso. *ue eu po*eria ter ga*hado, mas ela ganhou. M*s </line>
<line> eu n*o sin** inveja do *ue el* ganhou, sinto meu fracas*o" (Fa*a de Olívi*). </line>
</par>
<par>
<line> D* forma *era*, o* ad*lesce*tes saíram-se </line>
<line> bem *a *emorização dos pa*es do j*go </line>
</par>
<par>
<line> proposto. Uma questão *est*cada em re*ação à* habili*ades socio*mocionai* e cogniti*as é o </line>
</par>
<par>
<line> fato de q*e elas são complementares, h*vendo, </line>
<line> po*ta*to, um fator re*acional </line>
<line> entre </line>
<line> *mbas. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Damásio (2017), as variáveis socioe*ocionais, </line>
<line> comportamentai* </line>
<line> e cognitivas </line>
</par>
<par>
<line> visam ao fat*r comum de proporcionar a* indivíduo uma *i*a mais saudá*e* *o decorrer das </line>
</par>
<par>
<line> etapas *o ciclo v*tal. Zompero (2017) *a*ien** que, além *e ta* complem*ntaridade, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necess*rio </line>
<line> consider*r q*e as **bil*d*d*s </line>
<line> ** *rdem cogniti** têm ma*o* relação com fa*ores </line>
</par>
<par>
<line> ló*icos, *estacando *u*çõ** p*íquicas c*mo memóri*, a*e*ção e *ingu*ge*. </line>
<line> 3.3 Vín*ulos af*tivo* * enc*rramento do grupo </line>
</par>
<par>
<line> ** ú*ti** encontro, tr*ba*hou-** a </line>
<line> i**ortância </line>
<line> dos ví*culos constr*í*os </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> soc*ed*de, d*ndo destaque pa*a as r*laçõe* d* a*iz*des. O moment* ocorreu de forma leve e </line>
<line> conto* com *ais produções *rtís*icas e representações sobre o co*ceito *e amizad*. As*im, </line>
</par>
<par>
<line> foram distribuídas *ét*las de flores em bran*o, </line>
<line> para que os a*olescentes expusesse* o que </line>
</par>
<par>
<line> si*n*fica amizade para ca*a um. </line>
</par>
<par>
<line> Após o pre*n*hime*to das pétalas, *ada ped**o foi *nt*grado em u*a f*or co* </line>
<line> d*sen*os * frases distint*s *ob** amizade. ** seg**da, os adolesce*tes come*ar** a expli*ar </line>
<line> o de*enho q*e explicitaria o que é a relação de amizade (Tabela 6). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. **, *. 7, art. 9, *. 181-198, jul. 2025 </line>
<line> www*.U**fsan*t.*o*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O *esenvol*imento de Competências S*c*o*mo*ionais e su*s Repercussões em um A**lhi*e*to In*titu*ional </row>
<row> T*bela 6 - *epresentação do vínculo d* a*izade </row>
<row> A*izad* é... </row>
<row> "Amigo é es*ar a* lad* em m*mentos alegr*s e *ifí*eis" (Fala d* Esmera*da). </row>
<row> "*a amizade tem q*e ter harmonia [...]T*m que rir, sem b**ga" (Fala de Ism*el). </row>
<row> "Amizade que está com você em toda hora. [...] Te julga, te a**ia, te respeita. Isso é a amiza*e </row>
<row> ver*ad*ira" (Fala d* Zaira). </row>
<row> "Tem que se* unido e tem q*e ser alegre" (F*la de Chiara). </row>
<row> "Companheirismo. *migo é se* comp*nheira, né?" (Fala de Mônic*). </row>
<row> "Eu desenhei qu**ro moças l*nda*, *ue são minh** quatro irmãs. Nós so*os quatro gu*rrei*as, </row>
</column>
<column>
<row> 19* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> bata*hadoras. E o qu* e* a*ho? Q*e fa*ília é família, *ue ami*os é famíli*, amigos, irmão*" (Fala </line>
<line> de *ébora). </line>
<line> Nota: Nem t*dos os **olescentes quiseram part**ha* sobre o *ue *esenh*ram e explicar o que si*nifica amizade. </line>
<line> Fonte: El*bor*da pe*as auto*as (2025). </line>
<line> Como se observa pe*a T*b*l*, os adolescentes concebem a amizade * part*r *a "união" </line>
<line> e "*ompa*heirismo" entre as pe*soas en*olvidas. Com isso, ente*d*m q** ter um am*go é ter </line>
<line> algué* "que está com você ** toda hora [...] Te julga, ** a*oia, te respeita" (Fala de </line>
</par>
<par>
<line> Zaira); ou seja, "Am*go é estar a* lado em moment*s alegres e difí*ei*" (Fala </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Esm*ralda)". Ne*se mom*nto de pa*t**ha, c*da adolescente re*ebe* uma caixinha co* *m </line>
<line> bombom dentro, para dar pa*a um ***ega. </line>
<line> Ta*b*m é relevante ressa*tar qu*, ao lon*o dos encontros, percebeu-se que o vínculo </line>
<line> dos adolescentes entre si é ti** frequentemente c*m* uma relaçã* familiar. Adema*s, é *áli*o </line>
</par>
<par>
<line> r*ssaltar que *uitos têm *rmãos, com* é o caso de D*bora *ue reside com os *rmãos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> acolhimento. A adolescente, ao ser q*es*ion*da sobre o signifi*ado ** ami*ade, responde: "E* </line>
</par>
<par>
<line> dese*hei quatro moça* linda*, que são minhas </line>
<line> quatro ir**s. Nós *omos q*atro guer*eira*, </line>
</par>
<par>
<line> batalh*doras. E o que eu acho? Que f**ília é *amília, que amigos é f*mília, a*igos, *rmãos" </line>
<line> (F*la de Débora). </line>
</par>
<par>
<line> O encerramento do gru*o contou com um momento </line>
<line> *ara * real*zação de um* </line>
</par>
<par>
<line> avali*ção sobre como foi o pr*cesso para os ado**sce***s. Quando questionados sobre o que </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 22, n. 7, art. 9, p. *81-19*, jul. 2025 www4.Unifs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. E. *. M*rqu*s, F. P. P*checo </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> acharam *os *ncont*os, eles expressaram "g*stei mu*to", "apr*nd* muito *om os outros, ago*a </line>
<line> *ó falt* colocar *m prát*ca", "foi bom", "amei", "*almas pa** a ti*". Após esse momento, foi </line>
<line> *ealizada uma bre*e confrat**niza*ão para * *nce*ram*nto das ati**dades. </line>
<line> D* modo ger**, obser*ou-se q** cada enco*tro pôde reve*ar difere*tes a**ectos das </line>
<line> di*â*i*as em*cio*ais e sociais dos jo*ens, com resultado* que evidenciam *esafios e pontos </line>
<line> positivos. Ademais, a expres*ã* artística como um cana* p*ra expressar sentimentos, por </line>
</par>
<par>
<line> exempl*, apre*e**ou-s* c*m* um* im*or*ante ferramenta para *c*ss*r os </line>
<line> j*vens e </line>
</par>
<par>
<line> compreender um pouco sobre a con*tr*ção de suas identidades. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDER*ÇÕES FIN**S </line>
</par>
<par>
<line> Os resultad** permitem i*t*rpreta* que o proce*so d* desenvolvi*ento das *abil**ades </line>
</par>
<par>
<line> socio*mocio*ais nos a*oles*en*es </line>
<line> é d*vers*, envolvend* questõe* *ndivi*uais, sociai*, </line>
</par>
<par>
<line> cultu*a*s, entre outras. As int*rv*nções r*aliza*as nos encont*o* contribuíram pa** a c*i*ção </line>
</par>
<par>
<line> de e*pa*o* de expre*são, reconhecimento d* emoção e fortal**i*ent* </line>
<line> *e </line>
<line> *ínc*los. No </line>
</par>
<par>
<line> *ntanto, ** se considerar os desafi*s vivenciado* pe*os </line>
<line> adolescentes menciona*os, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*se*urança, o med* do *lha* e do jul*ament* alheio e as dificulda*es c*m a f*mília, p*de-se </line>
<line> *erceber a c*mple**dade d*ste pro*esso e * dema*d* por inter*en*ões con*ínuas e *justadas à </line>
<line> realidade de cada públic*. </line>
<line> C*m e**i*o, os ac*ados re*saltam a i*portância de compreender que as dimens*es </line>
</par>
<par>
<line> sociais e *u*t*rai* </line>
<line> atravess*m a </line>
<line> vida d** jovens, influenciam o modo como *idam com s*as </line>
</par>
<par>
<line> *moções co* as relações inter*es*o*is. *ssim, é neces*ár** a*nda considerar *ue e </line>
<line> disti*tas </line>
</par>
<par>
<line> probl*máticas surgem ao t*a*alhar-se **m ad*lescen*es, que*tõ*s **mo au*oimagem, racismo </line>
<line> e sexual**ade, *or exemplo, perpassa* a *is*ória dess* público de *o*ma marcante. Percebe- </line>
<line> se, po*tanto, q*e, além de apresentar, potencializa* e conh*cer as habilidades </line>
</par>
<par>
<line> soci*e*oci*nais, o trabalho *ôde alcançar pont*s sensíve*s e que </line>
<line> n**essitam de m*ior </line>
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<line> 2) análi*e e *nterpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do rascunho ou na revisã* crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*c*pação na aprovação *a *er*ão fin*l do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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