<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-*1*, ju*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*.10 </line>
</par>
<par>
<line> Território Criativo e Juvent*d*: Um Estudo *ob*e a Rot* *urística "Cami**os de Hambur*o </line>
<line> Velho/RS" </line>
<line> Cr*ativ* T*rritory a*d Youth: A Stud* *n the *ourist Ro*te "C*minho* d* Hambur*o </line>
<line> Velho/RS" </line>
<line> Marcelo Vo*es *uerguen </line>
<line> Mestra** *m Indústr*a Criativa pela *niversid*de Feevale. </line>
<line> E-*ail: celo.guergen@*ma*l.com. </line>
<line> Mary Sandr* Guerra As*to* </line>
<line> Doutora ** Comuni*aç*o pela PUCRS. </line>
<line> *r**essora n* Programa de Pós-g*a*uação em I*dústria Cri*tiva da Universid*de F*evale. </line>
<line> E-mail: m*ry.s*a@f*eval*.br. </line>
<line> Norber*o K*h* Junior </line>
<line> Do*tor *m Comunicação *ela Unisinos. </line>
<line> Professor no Prog*ama de Pós-gradu*ç*o *m *nd*stri* Cri**iva da Universid*d* Feev*le. </line>
<line> E-mail: nk.*r@feeval*.*r. </line>
<line> *auricio Barth </line>
<line> Doutor em *ivers*d*de Cultur** p*la U*iversid*de Feevale </line>
<line> **ofessor *o Progr*ma de Pós-g*adua*ão em Indú*tria Cri*tiva d* Universi**de Feeval*. </line>
<line> E-mail: maurici*@fee*a*e.br. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Marcel* V*ges Gue*guen </line>
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<line> Un**ersid*de Feevale - </line>
<line> ERS 239, </line>
<line> 275*, </line>
<line> CEP </line>
<line> 93**5-075 </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alencar </line>
</par>
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<line> - Novo Hamburgo/RS, *rasil. </line>
<line> *o*rigues </line>
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<line> En*ereço: </line>
<line> Mar* San*r* Gue*ra Ashton </line>
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<line> Uni*ersidade Feevale - </line>
<line> ERS *39, </line>
<line> 2755, </line>
<line> CE* </line>
<line> 935*5-*75 </line>
<line> Art*go recebido em 15/07/2*25. Última v*rs** </line>
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<line> - Novo Ha*burgo/*S, Bras*l. </line>
<line> *eceb*da em 30/07/2025. Apr*vad* em 31/07/2025. </line>
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<line> End*reço: </line>
<line> Norberto Ku*n **ni*r </line>
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<par>
<line> Univers*dade Feeval* - </line>
<line> ERS *39, </line>
<line> 2755, </line>
<line> CEP </line>
<line> 9*525-075 </line>
<line> Ava*iado pelo sistema Triple Rev*ew: *es* Review a) </line>
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<line> - Novo Hamburgo/RS, Bra*il. </line>
<line> pel* Edi*or-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
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<line> Endere*o: </line>
<line> Ma*ricio Bar*h </line>
<line> (avaliação cega por dois aval*adores da **ea). </line>
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<line> Universidade Feevale - </line>
<line> ERS 2*9, </line>
<line> **55, </line>
<line> *EP </line>
<line> 93525-**5 </line>
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<line> - No*o H*m**rgo/RS, Bra*il. </line>
<line> Rev*são: Gram*tical, Norma*i*a e de Fo*matação </line>
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<line> M. V. Guerguen, M. S. G. A*h*o*, N. Kuhn Junio*, M. Barth </line>
<line> 200 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> * *a*r** Hamburgo Vel*o, em Novo Hamburgo/*S, r*úne c*racterí*ticas que * destac*m </line>
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<line> como um território criativo em poten**al, especialmen*e por meio da rota Caminho* </line>
<line> d* </line>
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<line> Hamburg* Velho. O pr*j*t* articula gastronomia, cultur* e criati*i*ade, com o objetivo </line>
<line> de </line>
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<line> *trair t*r*smo e impulsionar a revit*liz*ção da regi*o h*stórica. A a*álise evid*ncia </line>
<line> a </line>
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<line> n*c*ss**ade *e </line>
<line> *p**fundar * inv*s**gaç*o so*r* o pro*agon*smo juveni*, t**to na ge*tão de </line>
</par>
<par>
<line> *mpreen**m*ntos locai* </line>
<line> quanto nas contratações, *omo </line>
<line> estratégia para consolidar ba*rro o </line>
</par>
<par>
<line> como um polo de inovaçã* e de atração de jovens criativos. A *esqui*a reforça a relevânci* </line>
<line> de um plan*jam*nto co*t*nuo e *olaborativo para ampl**r o i*pacto cult*ral e econômi*o na </line>
<line> região. </line>
<line> Palavras-chave: Território **iativo. Jovens Cri*tivos. Hamburgo Velh*. Turis*o Cultural. </line>
<line> Desenv*lvimento Local. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The H*mburgo *elh* neighborhood, in Novo H*mburgo/*S, presents *haracteri*tics *hat </line>
<line> h*ghlig*t its potential as a cre*tive territory, esp*ci*lly through t*e Caminhos de Hambur*o </line>
<line> Velho (Path* of Old Hamburg*) route. This pro*ect combines gastr**omy, culture, a*d </line>
</par>
<par>
<line> creativity, *iming </line>
<line> to attract </line>
<line> tour*s* and pr*m*te the revitalizatio* of </line>
<line> the his*oric area. The </line>
</par>
<par>
<line> anal*sis *m**asizes the </line>
<line> need *or fur*her inves*igatio* into youth protagonis*, bo*h *n th* </line>
</par>
<par>
<line> manageme*t of local enterp*is*s and *n hiring pra*ti*es, as * strateg* to *stablish the </line>
</par>
<par>
<line> ne**hborhoo* *s a hub </line>
<line> of innov*t*on and a mag*et f*r c**ative young peop*e. *he research </line>
</par>
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<line> underscores *he importan*e of continuo*s and col*aborative *la*nin* to enh*nce the regio*\s </line>
<line> cult*ral and economic im*act. </line>
</par>
<par>
<line> K*yw*rds: *reative </line>
<line> ter*itory. C*eati*e *outh. Hambur*o *el*o. *ultu*al Touris*. Local </line>
</par>
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<line> Dev*lopmen*. </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-*11, jul. 2025 </line>
<line> *ww4.Unif*anet.com.br/revista </line>
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<line> Ter**tório Criat*vo e Juve*tude: Um Estudo Sobre a Rota Turístic* "Caminhos d* Hambu**o V*lho/RS" </line>
<line> 201 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
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<line> ** *ovens *epresen*am uma força trans*orma*o*a no cam*o *a e*ono*ia cr*a*iva, </line>
<line> contribuindo significativ*mente para o di**mismo cultural e *conômico de *err*tório* </line>
</par>
<par>
<line> *r*anos. Sob a p*rspectiv* da chamada Clas*e C*iativa, proposta </line>
<line> por Flori*a (20*1), </line>
<line> os </line>
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<line> "Jov*ns Criativo*" são caract**izados </line>
<line> *ela capa*idade *e inovação, empreendedorismo </line>
</par>
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<line> c*ltura* * engajament* </line>
<line> em ati*i***e* </line>
<line> q*e val*r*zam a s*stentabili*ade * as </line>
<line> **nexões </line>
</par>
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<line> col*borativas. Essa categoria soci*cu*tu*al encontra nos Territórios *riativos um *spaço ideal </line>
</par>
<par>
<line> para pote*c*al*zar *ua atuação, </line>
<line> *m a </line>
<line> *ez q*e **ses territóri*s *ombinam infraestru*ura, redes </line>
</par>
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<line> sociais e p*lí*i*as públ*cas *ue favore**m a *r*ação e a dif*s*o cultural. </line>
<line> O conce*to d* ****itório *riativo, embora recent*, vem ganhando relevância nos </line>
<line> estudos s**re economi* * d*senvol*imento u*ba*o. La*d** (2013) d*s*aca que ** Territóri*s </line>
</par>
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<line> Criativos são ambie*tes dinâmi**s </line>
<line> o*d* cul*ura, criatividade * economia *onve*gem </line>
<line> para </line>
</par>
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<line> ger** inovação e r*vitalizaçã* urbana. Par* Rei* (20*2), *ss*s territórios s** e*paços com um </line>
<line> po*e**ial tra*sfor*ado* que, alé* de al**a*car a econo**a loca*, *ontribuem para fort*lecer </line>
<line> a *de*tidade cu*tural e o senso d* pertencim*nto. Nesse se*t*do, *err*tórios C*iati*os não são </line>
</par>
<par>
<line> ape**s **cais, ma* ecossistemas </line>
<line> que *romov*m in*erações </line>
<line> en*re pes*o*s, i**ias e *ecursos, </line>
</par>
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<line> criando opor*uni*ades para o flo*e*cim*nto d** economias *riati**s. </line>
<line> Nes** context*, a *ue*t*o central deste estu*o é: De que maneira ** T*rrit*ri* </line>
<line> Cri*ti*o é atrativo *ar* os *ovens *ria***os? e enco*tra, no bair*o Ha*burgo Velho, em Novo </line>
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<line> Hamburgo-RS, </line>
<line> um caso relevan*e, esp*cialmente devido à Rota Turí*tica Caminhos </line>
<line> de </line>
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<line> Hamb*rgo Velho. Essa inicia*iva busc* transformar o bai*ro, **m sua </line>
<line> he*a*ça his*órica </line>
<line> e </line>
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<line> *rquitet*ni*a *i*ada à* primeir*s co*ô*ias a*emãs </line>
<line> no Brasil, em *ma Rota Turíst*ca, co* </line>
</par>
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<line> *oten**a* par* *e trans*o*mar em T*rritório Criati*o. P*r me*o d* inte*ve*ções voltadas </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> revitalização </line>
<line> u*ban*, *o *ncentivo </line>
<line> ao tur*s*o cultura* * ao fortalecimen*o de ativida*es </line>
</par>
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<line> criativas lo**is, o pro*ra*a *ropõ* um rede*en*o *o </line>
<line> espaç* urbano que valori*e tanto **u </line>
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<line> patri**nio q*anto o pote*c*al inova*or </line>
<line> da econo*ia criati*a. C*ntudo, sen*o uma </line>
<line> pro*osta </line>
</par>
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<line> *m *a*e inicia*, a Rota Turí*tica *aminhos de Hamburgo Velho apr*senta-se com* </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibi*idade pro*issor*, </line>
<line> aind* que </line>
<line> desafiadora, de </line>
<line> consolidar bai*r* como um núcle* o </line>
</par>
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<line> criativo capaz *e atra** e ret*r talentos jove*s. </line>
<line> Pa*a resp**der à questão cent*al d* estudo, **te artigo se *aseará em u*a pesquisa </line>
<line> Exp*o*atória Desc*iti*a, **ilizand* uma abordagem Qua*itativa. Se*ão re*li*ada* atividades d* </line>
</par>
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<line> lev**tam*nto de dados, pes*uisa ob*erva*ional * </line>
<line> r**istro fotográfico, a fim de mapear as </line>
</par>
<par>
<line> caract*rísticas *o bairro *ue di*logam com *s </line>
<line> *ece*sidades e *xpecta*iv*s dos **ven* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 2*, *. 7, art. 1*, p. *99-211, jul. *02* </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> M. V. Guerguen, M. S. G. **h*on, N. Kuhn J*n*or, M. B*rth </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> Criativos. E*te método per*itir* u*a an**i*e preliminar da* *on*ições atu**s *o t*r*itório e </line>
<line> *as o*o*tun*dade* para seu *esenv*lvimento como polo de *riatividade e *novação. </line>
<line> *o final, esper*-se contri*uir para * entend**ento do papel es*rat*gico de ini*iativas </line>
<line> como a Ro*a Turística *aminh** de Hamburgo Velho no fortalecimento da economia criat**a </line>
</par>
<par>
<line> loc*l e n* est*mulo à retenção de talentos j*vens. A*sim, o estudo </line>
<line> reforça a importância </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> prá*ic*s qu* ali*hem iden*idade cultural e **senv***imento *ustentável, </line>
<line> o**re*endo </line>
<line> um </line>
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<line> mode*o potencial*ente replicáve* em outros conte*tos urbano* e reg*onais. </line>
</par>
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<line> 2 PROCED*MENTOS ME*ODO*ÓGICOS </line>
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<line> A met*dologia ad*tada para </line>
<line> este e*tudo é de *ará*er Exploratório Des*ritivo, *om </line>
</par>
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<line> **tu*eza Bás*ca/*plicada e abo*dag*m Qualitativa. Essa **colha se justifica p*la *ecessidade </line>
<line> de compreen*er, de f*rma apro*un*ada, as caracte*ís*icas da Rota Turística Caminhos *e </line>
</par>
<par>
<line> Hamb*rgo *e*ho e s** poten*i*l c*ntribuição **ra a consolidação </line>
<line> do b*ir*o como </line>
<line> um </line>
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<line> Território C*i*tivo atrativo para Jo**n* C*iativos. C**forme *estacado por M*na*o (2007), a </line>
<line> p*squisa Qua*itat*va permite acessar as subjetividades e as dinâmicas so*ia*s env*lvida* n* </line>
<line> objeto d* es*udo, enquanto Barr*s e Lehf**d (2013) reforçam a *e*evânc*a de métodos </line>
<line> E*ploratóri*s para *elinear *enômenos ainda em *ons*r*çã* ou pouco inv*s*igados. </line>
<line> A *esquisa foi conduzid* a partir de três estraté*ia* pri*ci*ais: levant*mento de d*dos, </line>
<line> p*squisa observaciona* e re*istro fotográfico. * le*antament* de *ados compreendeu a coleta </line>
<line> * análi*e de documentos, relatórios e mater*ais instituci*n*is *elacionados à Ro*a T*rística </line>
<line> C*mi*hos de Hamburg* Velh*, *u**ando identificar os objeti*os, estratégias * resultados </line>
<line> pretendidos pela i*ic*ativa. A p*squisa observacional, realizad* in loco, *erm*tiu map**r as </line>
<line> *aracter*s*icas do *er*itó*io, com foco *m aspec*o* cu*tur*is, históricos e u*banísticos que </line>
</par>
<par>
<line> *ialogam com os conceitos d* T*rri*ório Cr*ati*o e Jo*ens Cria*ivos. Por *i*, registro o </line>
<line> fotográfico serviu c*mo *e*ram*nta complement*r para docume*ta* e*em*nto* vis**is *o </line>
<line> espaço e *ubs*diar as análises qu*litativas, conferindo m**or profun*idade à interp*eta*** dos </line>
<line> dado*. </line>
<line> Es*a abordagem integr*da visa *ornecer um* com*ree*sã* ampla e *etal*ada do tema, </line>
<line> destac*ndo as possibilidad*s e desa*ios da *ota Turística Caminh*s de Hamburgo Velho em </line>
</par>
<par>
<line> transf*rmar o bai*ro em um núcleo cri*tivo dinâmic* e at*ati*o. Os </line>
<line> *ados obtid** serão </line>
</par>
<par>
<line> interpr*tados de forma analític*, respeitan** as e*pecific*dades e as d*nâ*icas </line>
<line> lo*ais, de </line>
</par>
<par>
<line> m*do a contribuir para * debate sobre Te*ritór*o* *ri*tiv*s no c**texto brasileir*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*rritório C*iativo e Juve*t*de: Um Estu*o Sob** a Rota *u*ístic* "Caminhos de Hamburgo Ve*h*/R*" </line>
<line> *** </line>
</par>
<par>
<line> 3 RES*LTADOS E DISCUSSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Quem * o J*vem Criativo? </line>
</par>
<par>
<line> O conc*ito d* J*vens Criativos insere-se *o a*plo </line>
<line> deba*e s**re a *riatividade como </line>
</par>
<par>
<line> motor *o des*n*olvimento econômico *ocial *onte*porâneo. Bas*a*o e </line>
<line> ** noçã* de C*asse </line>
</par>
<par>
<line> Criativa de Florida (2011), esse gru*o com*osto por indi*íduos *ngajados em at**id*des é </line>
<line> que deman*am inovação, tal*nto e conhecimento especia*izad*. *lorida (2011) identifica essa </line>
<line> *l*sse *omo pe*a-chave para o crescimen*o econômi*o das cidades e regi**s, destacan*o sua </line>
<line> capacidade de transformar cria*ividade em capital cultur*l, social e econômico. No e*tanto, </line>
</par>
<par>
<line> quando se trata d* joven*, </line>
<line> especialmen*e *q***es e*tre </line>
<line> *5 e 29 ano*, essa dinâmica adquire </line>
</par>
<par>
<line> nuances particulares. </line>
</par>
<par>
<line> A ju*en*ude, enquanto fase de tr*ns*ção entre a infância e a idade **ulta, é m****d* </line>
<line> por su* p*ura*idade de expe**ências e r*alidad*s. Na def*ni*ão de Abramo (20*0, p. 10): </line>
<line> [...] a condição juvenil *efere-*e a* modo como uma soc*edade co*s*itui e *tribui </line>
<line> signifi*ado a esse momento do ciclo da vida, alc*nça u*a abr*ngênc*a so*ial maior, </line>
<line> re*ere-se a u*a d*mensão histórico-ge*acional, ao passo que a sit*açã* *os jovens </line>
<line> re*ela * modo *om* t*l *ond*ç*o é vivida a pa*tir dos diver**s reco*tes **feridos às </line>
<line> d*ferenças *ociais - classe, g*nero, et*ia etc. </line>
<line> *ão há uma única juventude, ma* s** múltipla* juven*udes, que *e con*i*uram a partir </line>
<line> de interseções *nt** *ontextos culturais, *ociais e econômicos. *s*es joven* são </line>
<line> fre*uente*e**e a*sociado* à capac*dade de adapt*ção, a* **o inten*ivo de tecnologias *igitais </line>
</par>
<par>
<line> * à </line>
<line> abertura </line>
<line> para *ovos p*r**igmas, </line>
<line> caracterí*ticas *u* os posicionam c*mo pote*ciais </line>
</par>
<par>
<line> pro*agonistas na econ*mia criativa. Conforme a Lei *2.852, de 05 de agosto de 2013 (E*tatuto </line>
<line> da Juven*ude), o Es*ado Bra*ile*ro considera c*mo jo*e* as pesso*s com idade entre 15 e 2* </line>
<line> a*os (Bras*l, 201*). </line>
<line> Os *ovens Criativos *nfrentam desafios *ignif*cativos *ar* se consolidarem como u*a </line>
<line> catego*ia ec*n*mica rel*vante. *ntr* eles, destacam-se a prec*r*ed*de nas con*içõe* de </line>
<line> tra*alho, a falta de acesso a fo*ma*ão específi*a * o lim*tado re*on*eci*ento instituciona*. A </line>
<line> transição da cri*tividade indi*idual para a gera*ão de valor eco*ô*ico depende, mui*as vezes, </line>
</par>
<par>
<line> de p*lít*cas públic*s rob**tas e de um </line>
<line> ecossistema qu* promova a i*ovaçã* * a inc*usão. </line>
</par>
<par>
<line> C om o </line>
<line> apon*ado por Howkin* (2002), criatividade a </line>
<line> por si só não b*sta; é necessári* </line>
<line> criar </line>
</par>
<par>
<line> ambientes que incentivem materializa**o do **tencial criativo em re*ul**dos c*ncretos a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sustentáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. *02* w*w4.U*ifsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. V. Gu*rgu*n, M. S. G. Ashton, N. Kuhn Junior, M. Barth </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, a inserção de jove*s no me*c*d* criativo é *re*uentemente atrave*sada </line>
<line> por des**ualdade* s*ciais e eco*ômic**. Enquanto alguns têm *c*sso privilegiado à educa*ão, </line>
<line> r*des de contatos e recursos *inan*eiros, o*tros en*ontram barreiras estruturais que dificultam </line>
<line> a participação plena n* economia criativa. * desafi*, po*tanto, *e**de *m cr*ar condições que </line>
</par>
<par>
<line> democratizem o a*esso *s oportuni*ade*, </line>
<line> pe*m*tindo que a diversidade cria*iva </line>
<line> *a* </line>
</par>
<par>
<line> ju*entu**s s*ja refletida *a con**rução d* territó*io* criat*vos. </line>
<line> A relevância dos Jo*e** Criativos enqua*to c*tegoria ec*nômica também passa pelo </line>
<line> *or*al*cimento de redes colab*rativas e *ela valori*ação de sua contribuição para o* terr*tório* </line>
<line> ond* estão inseri**s. A impor*ânc*a de criar espa*os que favoreça* a interação e*tre </line>
</par>
<par>
<line> juv*ntude, cr**tividade </line>
<line> * </line>
<line> desenvolvimento re*iona* é u* d*s pri*ci*ais aspectos para *ue </line>
</par>
<par>
<line> novo* *alen*os poss** surgir, gerando *ss*m </line>
<line> tr*ba*ho e r*nda *o qu* tange à in*úst*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> economia c*iat*va. Ao abordar o* Jo*ens Criativos s*b a ótica d*s </line>
<line> juventudes * d* Classe </line>
</par>
<par>
<line> Criati*a, torna-se </line>
<line> possível *ompre*nder os múltipl*s desafios e oportun**ades qu* defi**m </line>
</par>
<par>
<line> sua traje*ória * pot*ncial *o contexto *ont*mpo*âneo. </line>
<line> 3.2 Território C*i*tiv* </line>
<line> Par* *ompr*en*er o *onceito de *err*tório **iativ*, há um entend*mento *e que *s** </line>
</par>
<par>
<line> espaço deve unir ***tura, *novação c**atividade *omo motores de tran*forma*ão *o*ial e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*o**mica. Entr*tanto, ent*e os autore* que debatem esse tema, há dive*sas pe*spectiva* *obre </line>
</par>
<par>
<line> q*al * papel da criativid*de no *spaç* </line>
<line> urbano. Sendo *ss*m, </line>
<line> destacaremos </line>
<line> es*as visões </line>
</par>
<par>
<line> diversa* *ara uma melhor asse*tividad* ao ana*isar a Rot* Turística Cami*hos de Hamburgo </line>
<line> **lho. </line>
<line> O primeiro *utor *u* *bor*o* o **nce*to d* **dades e territór*os criativos foi Landry </line>
</par>
<par>
<line> (**13), reconhecido </line>
<line> *omo </line>
<line> um dos pri*cipais te*ricos </line>
<line> d*s cidades cr*ativas, propôs que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criat*vidade é </line>
<line> um re**rso estratégico para a *evitalização urbana. Em s*a pe**pectiv*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inovação deve ser p*omovida por meio de uma i*fraestrutura q*e fo*ente o c*pital humano, </line>
<line> on*e * *ultura, o des*gn e a tecnologia se en*relaçam para criar uma cidade mais dinâmica e </line>
<line> res*l*ente. Para Landr* (2013), a chave e**á *m c*nstr**r uma cidade capaz de s* re*nventar, </line>
<line> utilizando a cria*ivid*de de seus ha*itante* c*mo o principal recurso. </line>
</par>
<par>
<line> Reis (20*2) é *ma autora que </line>
<line> *am*é* debate a t*mática e que, p** sua ve*, </line>
<line> *f*rece </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> visã* que conecta a criativida*e *om a *usten**bilidade e a inclusão social. Em *ua </line>
</par>
<par>
<line> p*rspec*iva, a *riati**d*de deve servir como uma ferramenta par* r*solver pr*blema* s*ciais e </line>
</par>
<par>
<line> a*b*entais, in*o além de seu *alor econ*mico. Para *utora, as políticas ur*ana* ***em a </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 7, a*t. 1*, p. 199-211, jul. 2025 www4.*nifsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Território C*iativo e Juventude: Um Est**o Sobre * Rota Tu**s*i*a "Caminhos de *amburgo *elho/R*" </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> u*i*izar a cr**tividade de for*a d*mocráti*a e acessível, promovendo uma *ida*e incl*s*va </line>
</par>
<par>
<line> *ue ofereça oport*n*dades igua*s para todos o* </line>
<line> *idadão*. Landry (2***) e Reis (2012) </line>
</par>
<par>
<line> co*o**m ên**se n* necessidade de i*te*rar a criati*idade a estrat*gias de desenvolvimento </line>
<line> s**tentáv*l. </line>
<line> *ind* pe*a visão crítica sobre cidade* e territórios criativos, se dest*c* Vivant (20*2), </line>
<line> que adota *ma postura crí*ica em relaç** ao conceito de c*dades criativas, *rg*ment*ndo que, </line>
<line> embora a criatividade *e*a frequentemente celebrada como solu*ão par* os problemas </line>
</par>
<par>
<line> u*b**os, ela pode ser *ns*rumen**l*zada por f*rças de m*rcado, leva*do a </line>
<line> pro**sso* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gentrificaç*o e e*cl*são social. Vivant (2**2) alerta para o ris*o da mercantiliz*ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> criati*idade, o*de *s elites eco*ômic*s </line>
<line> utilizam a </line>
<line> cult*ra * a inovação para valorizar ár*as </line>
</par>
<par>
<line> urba*as, muitas vezes em detrimento das populações *oc*is. *ara ela, é necessário questionar </line>
</par>
<par>
<line> o impacto d*ssas </line>
<line> polít*cas e pe**ar em alternativas que não *ef*rcem as desigu*l*ades </line>
</par>
<par>
<line> *rb*nas (VIVAN*, 2012). </line>
<line> Te*do como base e*s*s aspecto* *eóri*os, é necess*rio consid*r*r que o *lan*jamento </line>
<line> e a organ*zação dos s*tores criat*vos *m uma cidade são cruciais para o desenvol*ime*to de </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> ecossistema dinâmico e sustentável. *ara que um* l*calidad* s* consoli*e </line>
<line> como Cidade </line>
</par>
<par>
<line> *u Territór** Criativ*, o *rime*ro passo é rea*izar um mapea*ento dos *ecursos locais, </line>
</par>
<par>
<line> identifica*do talentos, infra*str*tu*a cultural oportuni*ades já *xi*te*te*. Este diagnóstico e </line>
<line> inicial p*r*it*rá compr*ender os pontos fortes *a ci*ade, *l*m de revelar á*ea* com pote*cial </line>
<line> pa** maior de*e*volvimento *riativo. </line>
<line> A estruturaç** de uma gover*ança colabora*iva é f*nda*ental. Governos, empresas, </line>
</par>
<par>
<line> O*G* cidad*os d*vem participa* ati*amente do pro*esso d* * </line>
<line> pla*e***ento * ges*ã* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> p*líticas </line>
<line> criativa*. A cria*ão de conselhos criativos, envolvendo difer*ntes *et*res </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*, pode se* uma est*até*ia *ficaz para garantir *ue </line>
<line> as d*cisões sejam </line>
<line> tomadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma integrad* e democrática, promovendo o diá*ogo e**re os diversos agentes e evitan*o a </line>
<line> centralização do poder. </line>
<line> A infraestrutura também *esempenha um p*pel ce*tra* no su**ss* das **dades </line>
<line> cr*ativas. É n*cessário oferecer espaços adequados para a criação e o in*ercâmbio de i**ias, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo hubs criati*os e coworkings. Além disso, conect*vidad* *igital é um * </line>
<line> pont*-chave, </line>
</par>
<par>
<line> **cili*ando a </line>
<line> colaboração *lobal a inova*ão local. Espaços públicos bem ***nejados e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a**ssíveis, onde atividades c*l*urais *ossam oc*rr*r, também incentivam a pa*ticipação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população no ecossi*tema cria*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> E**cação e capacit*ção são pilares para o desenvolv*mento sust*ntável dos setores </line>
<line> *riativos. Inves*ir ** programas edu*acionais que promova* o pens*ment* criat*vo, desde a </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a *I, v. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, *ul. 2025 www4.Unifsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. V. Guergu*n, M. S. G. As*ton, N. Kuhn Junior, M. Ba*th </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* bá*ica até o en*ino su*erior, é essencial para ali*e*ta* o capi*al *umano. Além </line>
<line> d*sso, parcerias com **ive*s*dades e cen*ros *e pesquisa p*dem gerar inovações i*por*antes </line>
<line> para o c*escim*n*o dos setores cultura*s e t*cnológicos. </line>
<line> A implementação d* polí*ic*s públic*s de incenti*o à economia cr*at*va, c*mo </line>
<line> isençõe* fi*c*is e l*nhas de financiamento espec*fi*as, é *utra *e*ida cru*ial. Essas po*íticas </line>
</par>
<par>
<line> aj*dam a imp*l*ionar o </line>
<line> emp**endedorismo c*iativo e a fortalec*r o setor, ga*ant**do </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> pequenas empresas * startup* *ossam flo*e*ce* e se tor*a* com*etitivas no mer*ado global. </line>
<line> Finalmente, uma cidade ou te*rit*rio criativo deve ser i***usi*o e su*tentável. A </line>
<line> cria*i*id*de deve ser usada como uma ferramenta para pro*o*er a inclusão social, oferec*ndo </line>
</par>
<par>
<line> oportun*dade* igu*is a todos </line>
<line> os cidadãos. Pro*etos </line>
<line> q*e inc*ntivam </line>
<line> o </line>
<line> *so de m*teriais </line>
</par>
<par>
<line> re*icl**eis e * reapro*e*ta*e*to de e*paço* urba*os podem aliar inovaçã* * suste*t*bilidade, </line>
</par>
<par>
<line> con*olidand* a cidade cri*tiva como u* modelo de desenvolviment* urbano *esi*iente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*essív*l. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Rota Turí*tica Caminhos d* Hamburgo Velho </line>
</par>
<par>
<line> A Rota *urís*ica Cam*nhos de Hamburg* Velho é uma iniciativa de *ransfo**ar o </line>
<line> b*irr* histórico, situa** em Novo Hamburgo - RS, como uma Rot* Turís*i*a, de maneira que </line>
</par>
<par>
<line> possa in**grar </line>
<line> os empre*ndimentos locais dos setores de gastronom*a, hotelari*, *ultura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> criat*vi**de, transformand* o bairro em um d*s*in* tu**st*co pa*a o V*le d* Sinos. </line>
</par>
<par>
<line> C*nfor** divulgad* p*la *refeitura Mun*ci*al d* Novo Hamburg*, esse </line>
<line> projeto </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> resultado *e uma cooper*ção en*re a Prefeit*r* e o SEBR*E, com o objetivo de *r*anizar e </line>
<line> promover o b*i*ro Hamb*rgo Velho *omo centr* cult**al e *as*ron*m**o, visto que o bairr* </line>
<line> concentra os prin*ipais patrim*nios hi*tóricos da **dade, estes já reconhecido* e tom*ados </line>
</par>
<par>
<line> *acion*lmen*e pelo IPHAN. Esta in*c*ativa visa fo**alecer </line>
<line> as p*op*stas já exist*nte* d* </line>
</par>
<par>
<line> tur**mo de n*gócios, e promover novas alterna*ivas de turis*o de la*e* v*ltado para o púb*ico </line>
<line> ** Re*ião Metropolitana de Porto Aleg*e (Novo Hamburgo, 2*24). </line>
<line> A Rota Turíst**a Cami*hos de Hambu*go *elho visa ofer*cer a*s visit*ntes </line>
<line> experiênci*s q*e unem cultura, *riat**ida*e e gastr*nomia. Alé* dos c**arõ*s centenários, o </line>
<line> *airro possui m**eus, galeri*s de arte contemporânea, antiq*ários, "*al*tour", *ubs, </line>
<line> restau*ant*s e atividad*s culturais *tinerantes como a *amburge*berg F*st, * *ostra Glass, o </line>
</par>
<par>
<line> Jaz*en**ndo, o *estêje Hambur** Velho, Brique </line>
<line> *a Estação a Ilumina Ha*burgo *elho e </line>
</par>
<par>
<line> (No*o Hamburgo, 2*24). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. *2, n. 7, art. 10, p. 1*9-211, *ul. *025 </line>
<line> w*w4.Unif*ane*.*om.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Territ*rio *riativo e Juv*ntude: Um Estudo Sobre a Rota Turística "Ca*inho* de Hamburgo Velho/RS" </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> Impor*ant* **ssaltar tamb*m que essa iniciativa tem participação da Câmara de </line>
<line> Dirigen*es Lojistas (*DL) de *ovo H*m*ur*o, que além de po*suir um esp*ço cul**ral na </line>
<line> *ota, de*omin*do Casa CDL, também atua com* incu*adora em**esarial deste produt* </line>
<line> turí*tico, apoia*do *s empreendedores env*lvidos promo*end* a ges*ão e o planejament* </line>
</par>
<par>
<line> c*ntínuo do projeto. Ass*m, ess* estrutura d* governança f**mada entre a </line>
<line> Prefeitura, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> S**RAE * a CDL visam *sse*urar que * Rota Camin*os de Hamburgo *e*ho inst*tu*ionalize </line>
<line> um pr*ces*o c*n*ta*te de aprim*ramento (N*vo *amb*rgo, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> O* 3* empreendimentos que aderiram ao pro*et* </line>
<line> *e di*i*em nas seguintes *ategoria* </line>
</par>
<par>
<line> de serv*ços relacionadas a nomenclaturas do turism*: 08 Atrativos e Equi*amentos Culturai*; </line>
<line> 02 Serviço* d* Hot*l*ria; 10 Cafeteri**, Con*ei*ari*s, Pães e Sorve*es; e *8 empre**diment** </line>
<line> v*ltados para a Gastronomia, Bares e Pubs. </line>
<line> A Rota Turísti** Caminhos d* Hamb*rgo Vel*o apresenta ca*acteríst*ca* que </line>
<line> **alogam c*m os elem**tos de um território criativ*, conforme definid* por teóricos como </line>
</par>
<par>
<line> Ri*har* F*orida (20*1), Charles Landry (2013), Ana Carl* *o*seca </line>
<line> d*s Rei* (*012) e </line>
<line> Elsa </line>
</par>
<par>
<line> *ivan* (2012). A riqueza h***ór*ca e arq*it*tônic* do bairro, alia*a às i**ciativa* voltadas para </line>
</par>
<par>
<line> * int**raç*o *a cu*tura e da economia criativa, posic*ona * lo*al </line>
<line> *omo um a**i**t* </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> potencial pa*a atrair jovens t*l***o*. A *iversi*ade de e*entos e atividades, *ue vai desde </line>
<line> f*st*vais culturais até roteiros de g*stronomia, reflete u* espaço onde tra*i*ão * inovação </line>
<line> pod*m coexistir, atend*ndo aos inte*esses *e uma juve**ude que busca a*b*ente* din*micos e </line>
<line> con**t*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Entre os *atores que </line>
<line> *orn*m *am*urgo Velh* *trativ* como ter*it*rio criativo *stá </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ofe*ta d* exp*riência* culturais e gastronômic*s diversif*cadas, associ*da *ma gove*nança a </line>
<line> partic*pativ* que ar*ic*la *ifere*tes ator**, como a Pr*feitura, o SE*RAE e a CDL. Essa </line>
</par>
<par>
<line> integraç*o i*stituci*nal, al*nhada *o su*orte </line>
<line> estr*tég*co para emp*een*edor*s *oca*s, **ia </line>
</par>
<par>
<line> *ondi*õ** </line>
<line> par* o fortale**me*to de redes criativa* e *conômic**, um pon*o freq**ntemente </line>
</par>
<par>
<line> destacado *or Florida (*011) e Reis (2*12). A promoção de *ven**s como o Hamburgerberg </line>
</par>
<par>
<line> Fest e o Festê*e H**burgo </line>
<line> Velho </line>
<line> exe*plifi*a </line>
<line> como o b*irro busca f*mentar a expressão </line>
</par>
<par>
<line> artís**c* e ampliar * visibilidad* de projetos lo*ais, as*ectos fundamentais *m terri*ó*ios </line>
<line> *riativos conforme Land*y (20*3). </line>
<line> A se*uir apre*enta*-se i*agen* extraídas da red* social Instag*am qu* apresentam o </line>
<line> *r*jet* e algumas açõ*s d*senvolvidas pe*a Rota **m**hos de Hamburgo Vel*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, *. 7, art. *0, p. 199-211, jul. 2025 </line>
<line> www4.*nifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. V. Gu*rguen, M. S. G. Ashton, *. K*hn Junior, M. *art* </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura * - Publica*ões </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado pelos au*ores (2025). </line>
<line> A diversidade *e emp*eendimentos ade*entes ao projeto, que *brange desd* e*paços </line>
<line> c*ltur*is até ba*es e re*taurantes, pr*move um* economi* local baseada na c*iati*idade * no </line>
<line> turismo, aprox*mando-se das de**nições de Vivant (2*12) sobre territórios c*iati*os c*mo </line>
</par>
<par>
<line> lugares que </line>
<line> estimulam trocas simbólicas e a produção cultural. *ontudo, * sucesso *e*sas </line>
</par>
<par>
<line> iniciativas depend* de *olític*s que in*entiv*m * partic**ação ativa de *ovens, pro*o*endo </line>
<line> inc*usão e acessib*lidade. Para que Hambur** Ve*ho *onsolide seu p**el como territ*rio </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, *. 22, n. 7, art. 10, p. 199-211, jul. 20*5 </line>
<line> ww*4.Uni*s*net.c*m.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Territór*o Criativo e Juventude: Um **tu*o Sobre a R*ta Tur*sti*a "Caminhos de H*mburg* Velho/R*" </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> *riat*vo, é necessá*io </line>
<line> *nvestir e* pr*gramas q*e favore*am a fo*maç*o e o engajam*nto </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> juv*n*ude, permitindo que ela contrib*a para o desenvolvime*to l*cal. </line>
<line> Por fim, as c*racterísticas de Hamburg* Ve*ho como um espaço cult*ralmente rico, </line>
</par>
<par>
<line> cone*tado e aberto à </line>
<line> ino*a*ão </line>
<line> atendem pa*ci*lmente </line>
<line> aos cr*té*ios para ser c*n*id*rad* u* </line>
</par>
<par>
<line> *er*itório *riat*vo. A combinação entre patrimô*io *istórico, *ov*rnança colaborati** * a**io </line>
<line> ao *m*reende*or*smo cr*ativ* constitui um **nt* de **rt*da, mas os desa*ios d* co*solid*r </line>
<line> esse potencial com* elemento *e atração e ret*nção de jovens cri*tivos pe*man*cem. *ssim, o </line>
</par>
<par>
<line> bairro deve </line>
<line> continuar a desenvo*ver </line>
<line> ações que favoreçam interaç*o, a cr*a*ividade e a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rotago*ismo j*veni*, consolida**o-se como um </line>
<line> destino re*evante para os *ovens </line>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *conomia criativa d* região. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> O estud* s*b*e o projeto *ota *urís*ica Caminho* de Hambur*o *elho e seu potenci*l </line>
<line> enquanto te*ritór*o criativo indi*a avan*os * d*sa*ios ** a**ação e retenção *e jovens criati*os </line>
<line> no ba*rro hist*r**o de Novo Hamburgo. A análi*e realizada aponta que H*mburg* Ve*ho </line>
<line> possui características alinhadas aos conceitos de te*r*tório cri*tiv*, com* diver*i*ad* cultur*l, </line>
<line> valorização do patrim*nio *istó**co e integr*ção e*tre *ult*ra, criativida*e e gastronomia. No </line>
<line> e*t*nto, para consolidar esse po*encial, é ess*ncial am*l**r o ent*ndim*nto sobre a presenç* e </line>
<line> o pr**agonism* ** juventude n* reg*ão. </line>
<line> A Rota Tur*stica Caminhos de H*mburgo Velho apresenta u*a governança artic*l*da </line>
<line> entre o poder público, e*tidades como o S*BRAE * a CD*, e os emp*eendedores loc*is. Essa </line>
<line> estrutura, ao fomen**r *t*v*dades cultu*ais e ***nômi*as, confi*ura um a*bient* prop*cio p*r* </line>
</par>
<par>
<line> ini*iat*vas criativas e inovadoras. Apesar **sso, ainda não há dados sis**máticos sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação direta de </line>
<line> jovens </line>
<line> criativos n*s *mpr*endimentos </line>
<line> do bairro. Questõe* como </line>
</par>
<par>
<line> quanto* empr*endim*nt** são con*uzidos p*r jo*ens *u qual é o im*ac*o da iniciativ* *a </line>
<line> geração de emp*egos para esse público permanec*m sem resp*sta e demandam investi*açõe* </line>
<line> m*** aprofundadas. </line>
</par>
<par>
<line> A aus*ncia de i*formaçõ*s </line>
<line> detalha*as *obre a re*ação *ntre o projeto e * juventude </line>
</par>
<par>
<line> reflete uma l*cuna q*e pode l*mi*ar * plane*amen*o e a ex*cução de ações vo*tadas à atr*ç*o e </line>
<line> retenção de tale**os. Além disso, compreender os desafio* *nfr*ntados pel*s j**ens criativo*, </line>
</par>
<par>
<line> como ac**so a recursos, qualificaçã* p**fissiona* e oportun*dades </line>
<line> de in*e*ção econômica, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fundamental para prom*ver um território criati*o inc*usivo e s***entá*el. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 7, a*t. 10, p. 1*9-211, jul. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. V. Guerguen, M. S. G. *shton, N. K**n Junior, M. Barth </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> P*rtanto, a co*ti*uidade deste estudo requer pesquisas *e **mpo foca*as no </line>
<line> le*a**ame*to de dados *spec*ficos sobre os empreendimen*os locai*, id**ti*icand* aqueles </line>
<line> liderados por joven* e analisan** os *ndices d* contratação d*sse pú*li*o. Tais inf*r*ações </line>
<line> são *s*e*ciais para *valiar o impacto do pro**to C*minhos de Hamburgo Velh* na *conomia </line>
<line> cr**t*va d* *e*ião e *ara *ropor *o*íticas mais eficazes d* inclusão j*ven*l. *lém disso, *ssas </line>
<line> *nvestigaçõ*s podem au*iliar na for*ul*ção de estratégias que prom*vam maio* </line>
<line> *rotagonismo d*s *ovens criativos na ges*ão e na ex**ução das ativid*des do bairro, </line>
<line> fortalecendo sua ide*tidade co*o terr**ório cri*tivo. </line>
<line> Em *esum*, H**burgo Velho demo*stra *m po*enc*al signific*t*v* como território </line>
<line> cr*ativo, **s *ua consolidação depende de ações que coloquem os jo*ens no cent*o da* </line>
</par>
<par>
<line> iniciativas cu*t*rai* * ec*n*micas. *sse caminho requer </line>
<line> não ape*as a valorização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> patrimônio * das re*es criati*a* *x*st*n*e*, mas também o aprofundam**to d* conhe*imento </line>
</par>
<par>
<line> s*bre o papel *a juven*ude </line>
<line> na *inâmica local. *esquisas futuras </line>
<line> poderã* contrib*ir par* </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> fortalecimento *o bairro como *eferê*c*a regi*nal ** *ntegração ent*e cultura, cr*atividade </line>
<line> * </line>
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<line> juventude, consolid*ndo-o com* um </line>
<line> desti*o atraente e inova*or no cenário da economi* </line>
</par>
<par>
<line> cri*tiva. </line>
<line> REFERÊN*IAS </line>
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<line> *et**ológic*s. 22. ed. Pe*rópolis: V*zes, 2013. </line>
<line> BRASIL. **i nº 12.852, de 05 de ago**o de 2013. Institui o Estatuto da J*vent*de e dis*õe </line>
<line> sobre *s direi*os **s jove*s, os princípi*s * di*et**zes das políticas púb*ic*s de juve*tude e o </line>
<line> S*stema Nac*onal de Ju*entude - SINAJUVE. Diário Oficial da União, 2*13. Dispo**vel em: </line>
<line> https://www.pl*na*to.gov.br/cc*vil_03/_at*2011-20*4/201*/lei/l12852.htm. A*ess* *m: 17 </line>
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<line> Co*tribuição dos Aut*res </line>
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<line> M. S. G. Ashton </line>
<line> N. Kuhn Junior </line>
<line> M. Ba*th </line>
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<line> 1) concepçã* * *lanejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 2) análise * interpretação dos d*d**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e*abora**o do rasc*nho ou na r*visã* *rít*ca do cont*úd*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na *prov*ção da versão final do *anuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 7, ar*. *0, p. *99-211, jul. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
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