<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 1, p. 3-24, *u*. 20*5
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*5.22.10.1
</line>
<line>
*valiação da Utilização de Robot*c *rocess Au*om*tion (R**) em Organizaçõ** de Serviços
</line>
<line>
*valuation o* the U*i*ization o* Robotic Proc**s Aut*mation (RP*) in S*rvice *r*anizat*ons
</line>
<line>
Edemir Pereira F*or*s Junior
</line>
<line>
Mestra*** em Admini*tração Pública
</line>
<line>
*écnico Ad*inistrativ* na Universidade *ed*ral de Mato Gros*o do Sul
</line>
<line>
E-m*il: *demir.fl**es@ufms.*r
</line>
<line>
C*res Jordão C*s**
</line>
<line>
Mestran*a em Administraç*o *ública
</line>
<line>
Té*nica Admini*trativa na Univer*ida*e Federal de M*to G*os*o do S*l
</line>
<line>
E-mail: ce*es.*o*ta@ufms.br
</line>
<line>
*eov*n de Carvalho F*gueiredo
</line>
<line>
Doutor em Administra*ão pela Fundaçã* G*t*l*o V*rgas
</line>
<line>
*rof**sor da Universid*d* Fede*al de Mato G*osso do S**
</line>
<line>
E-*ail: jeovan.figueiredo@u*ms.br
</line>
<line>
J*s* Carlos de **s*s Lo*es
</line>
<line>
Douto* em Meio Amb**nte e Des*nvolvi*ento pela *nive*sidade Fe*eral do P*raná
</line>
<line>
P*ofessor d* *niversid*de Federal de M*to G*o*so do Sul
</line>
<line>
E-mail: jose.l*p*s@ufms.b*
</line>
<line>
Alexan**e Meir* de Vasconcelos
</line>
<line>
Douto* em Eng**haria da Produção pela Un*versida*e Federal de Santa Catari*a
</line>
<line>
Prof*s*or da Univ*rsidade F*der*l *e Ma*o Grosso do Su*
</line>
<line>
E-mail: alexandre.meir*@ufms.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o: *demir *ereira Flores Junio*
</line>
<line>
ESAN/UFMS - A*en**a Senad*r Fili*to Mül*e*, nº 15*5,
</line>
</par><par>
<line>
Bairro
</line>
<line>
V ila
</line>
<line>
Ipir*nga,
</line>
<line>
*EP
</line>
<line>
79074-460,
</line>
<line>
Cam*o
</line>
<line>
Grande
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
MS, Brasi*.
</line>
<line>
E**to*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Ceres Jord*o Costa
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
ESAN/UFMS - A*en*da *enador Filinto Müller, nº 155*,
</line>
</par><par>
<line>
Bairr*
</line>
<line>
V il*
</line>
<line>
Ipiranga,
</line>
<line>
CEP
</line>
<line>
79074-460,
</line>
<line>
Cam*o
</line>
<line>
Grande
</line>
<line>-</line>
<line>
Ar*igo *ecebido e* 20/08/2025. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
MS, Bra*il.
</line>
<line>
recebi** em 02/09/2025. Aprovado em 03/09/2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: Jeo**n de *ar*a**o Figueir*do
</line>
</par><par>
<line>
ESA*/UFMS - Ave*ida Senador *i*into Mü*ler, nº 1555,
</line>
<line>
Avaliado pelo *i*t*ma Triple Re*iew: Desk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
B**r*o
</line>
<line>
* *la
</line>
<line>
Ipiranga,
</line>
<line>
C*P
</line>
<line>
79074-460,
</line>
<line>
Campo
</line>
<line>
G*an*e
</line>
<line>-</line>
<line>
pel* Editor-C*efe; e b) Dou*le Blin* Review
</line>
</par><par>
<line>
MS, Brasil.
</line>
<line>
(avaliação cega por do** avaliadores da *rea).
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: José Carlos *e *esus Lop*s
</line>
</par><par>
<line>
ESAN/UFM* - A*e*ida Senador Filinto Müller, nº *555,
</line>
<line>
Revi*ã*: Gramatical, Normati*a e de Fo*m*tação
</line>
</par><par>
<line>
Bairro
</line>
<line>
V ila
</line>
<line>
Ipiran*a,
</line>
<line>
CE*
</line>
<line>
79074-460,
</line>
<line>
C*mp*
</line>
<line>
Grande
</line>
<line>-</line>
</par><par>
</page><line>
MS, B*asil.
</line>
<line>
Ender*ço: Alex*n*re **ira *e *a**oncelo*
</line>
<line>
ESA*/U**S - Av*nid* S*nado* Fili*to Müller, n* 1**5,
</line>
<line>
Bairr* Vila I*iranga, **P *9074-460, Ca*po Grande -
</line>
<line>
MS, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flo*es Junior, C. J. Costa, J. C. Figueiredo, J. C. *. Lopes, A. M. Vasconcelos
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalho teve como objetiv* anali*ar como a RPA (ou Roboti* Process A*tom*tion) v*m
</line>
<line>
*endo *mplementada em organi**çõe* de serviço*, tanto públic*s quanto privadas, visando
</line>
<line>
maiores nív**s de eficiência, ef*cácia e efetividade. *or mei* de uma Revisão Sis*emática da
</line>
</par><par>
<line>
Literatura (RSL), for*m selec*ona*os 11 artigos das bases *eb Of Sc*ence, Scopu*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Periódic*s Cap*s, sob*e a imp*antação ou uso da RPA em *rganizações de ser*iç*s. Foi
</line>
<line>
avaliad* a forma da implement*ção da RPA e q*ais foram os re*ultados alcan*ados, além da
</line>
</par><par>
<line>
realiz**ão de um levan*amento da ado*ão de instituições pú*l*cas fe*e*ais de
</line>
<line>
ensino
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*, visando a*ordar as questões *eva*t**as na RSL a parti*
</line>
<line>
de dad*s empíric*s de
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações brasileiras. *s r*s*lta*os eviden*iaram que as form*s d* impl*mentação sã* ad
</line>
<line>
*oc, se*do mais r*la*ionados a ganho* *e eficiê**ia no tocante à *c*nomia de te*po e *us**s,
</line>
</par><par>
<line>
e mais relacion*d*s à melhoria de processos
</line>
<line>
*uando o
</line>
<line>
foco * a satisfação *o consum*dor.
</line>
</par><par>
<line>
Embora *s
</line>
<line>
b*nef*cios n*ssas duas dim*nsões *valiativas tenham *ido r*fe*enc*ados na
</line>
</par><par>
<line>
lite*atura, n*s org*n*zações fede*a*s d* e*sino *uperior n* Brasil, a R*A conti*ua restri*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um pequeno número de *niversida*es, que po*erão se beneficiar de m**or economic*dade em
</line>
</par><par>
<line>
s*as operações e maior satisfação
</line>
<line>
dos *suários de *eus se**iç*s,
</line>
<line>
caso a
</line>
<line>
implem*ntação ***a
</line>
</par><par>
<line>
bem-s*cedida.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-chave: Auto*ação *o*ótica d* P*oc*sso*. Tran*f*rmação Digital. Digitalização.
</line>
<line>
I*ovação. Univer**dades Federais.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
This *ape* aimed ** a*alyze how R*botic Pro*ess Automation (*PA) *s being implemented in
</line>
<line>
ser*ice *rganiz*tions, both p*blic and pr**ate, to a*hieve hi*her le*els of efficiency, efficacy,
</line>
</par><par>
<line>
and
</line>
<line>
*ffect**eness. Throu*h Syst*m***c *i*erat*r* Revie* (SLR), 11 artic*es w*re **lected a
</line>
</par><par>
<line>
fr*m the Web of Science, Scopus, and C*pe* Pe*iodicals databases regardi*g the
</line>
</par><par>
<line>
implem*ntation or use of RPA
</line>
<line>
i* s*rv*ce o*ganizatio*s. T*e st*d* *valuated the R*A
</line>
</par><par>
<line>
*mplementation meth*ds and the results
</line>
<line>
ac*ie*e*, in addi*ion *o surveyi** th* a*option of
</line>
</par><par>
<line>
R*A *n federal public e*uca*****l insti*utions in Brazil, aimin* to address the questions raised
</line>
<line>
in the **R with empi**c*l data f*om brazi*ia* org*n**ation*. T*e resul** showed tha*
</line>
<line>
implementation meth*ds are ad ho*, *ei*g *ore *elated to efficie*cy gains i* term* of time
</line>
</par><par>
<line>
and
</line>
<line>
c**t savings, an* more relate* to process *mpr*ve*e*ts *hen the focus is ** c*stomer
</line>
</par><par>
<line>
satisf*c**on. Alth*ugh t*e be*efits i* thes* *w* evaluativ* *imens**ns have been referen*ed in
</line>
<line>
th* li*erature, w*thin Brazil's fe*eral highe* education i*s*it*tio*s, RPA rem*ins r*stricted to a
</line>
<line>
**a** number *f universities. Th*se ins*itu*ions could *enefi* f*om **eate* cost-effectiveness
</line>
</par><par>
<line>
i* the*r operations a*d
</line>
<line>
*ncr*ased
</line>
<line>
**tisfactio* among **eir s**vice use*s, *ho*l* the
</line>
</par><par>
<line>
implementation *e successful.
</line>
</par><par>
<line>
Key**r*s: Rob*ti* Pro*es* Automation.
</line>
<line>
*ig*ta* Trans*orm***on. Digit*zation. Inn*vat*on.
</line>
</par><par>
<line>
Federal Universities.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. *0, art. *, p. 3-24, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliaç*o da Utilização de Rob*tic Proc*ss Automation (RPA) *m O**anizaç*e* de Ser*iços
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
S*g*n*o Sch*ab (2016), n*s úl*i*as dé*adas, em meio à cha*ada Quarta Rev*luçã*
</line>
</par><par>
<line>
*ndus**i*l, ou **dústri* 4.*,
</line>
<line>
as orga*izações têm pass*do *or i*te*sos p*oc*ssos de
</line>
</par><par>
<line>
reestruturação, com o obj*tiv* *e *gregar valor ao *e* público f**al. De acordo com K*dziora
</line>
<line>
(2021), *ssas mudanças, f**tement* im*u*sion*das pel* co*b*nação d*s tecnologias da
</line>
</par><par>
<line>
i*formaç** e da com**icaç*o, deram
</line>
<line>
ori*e* à
</line>
<line>
chamad* "transform*ção
</line>
<line>
digit*l",
</line>
<line>
v*ltada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
me*horar de *orma *a*i*al o dese*penho das o*gani*ações. Sobczak (2022) afirma que *ma
</line>
<line>
das bases *es*a tr*nsf*rmação na* insti*uiçõ*s é a automação de processos, da qual *m*rgiu a
</line>
</par><par>
<line>
roboti*ação,
</line>
<line>
cuja função * execu**r ati*idades ou proce*sos *e mane**a automática, inte*ral
</line>
</par><par>
<line>
*u parci**mente, subst*tuindo o tr*balho humano.
</line>
<line>
N*s*e contexto, d* aco*d* *om Willc*cks, Lacity e Craig (*015), a Robot*c Pro*es*
</line>
</par><par>
<line>
Aut*mation (RPA) ou *uto**ção *obótica de Proc*ssos é u* mode*o defi*i**
</line>
<line>
como uma
</line>
</par><par>
<line>
solução baseada em software, sendo *plicada c*mo
</line>
<line>
uma fe*rame*ta que faz
</line>
<line>
* t*aba*ho
</line>
</par><par>
<line>
anteri*rmente *ei*o por **a pe*soa
</line>
<line>
em
</line>
<line>
uma or*aniz*çã*. *ssas a*i*idades,
</line>
<line>
em *um*, são
</line>
</par><par>
<line>
rotineiras ou repetitivas, nas quais os fu**i*nários ex*r*em in*ormações de
</line>
<line>
um sist*ma,
</line>
</par><par>
<line>
tratam-nas *om ba*e *m di**t*izes
</line>
<line>
e
</line>
<line>
transfer** os *esultado* *a*a o*t*o sistem*. Com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*ple*enta*ão da RPA *evida*ente configurada, ess*s tarefas pass*m a ser ex*cutadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma mais rá*ida e a um *usto me**r para as empres*s.
</line>
</par><par>
<line>
Um *studo indi*a que o tamanho do *ercado glob*l de RP* *oi estimado em US$ 10
</line>
<line>
bilhões em 2022, devendo alcançar US$ **,5 bil*ões *té 2*30 (Fortune Business Insight*,
</line>
</par><par>
<line>
2024).
</line>
<line>
C*nforme Kedziora (2021), por se tratar d* uma *ec*olo*ia d*sruptiv*, reconhece-se
</line>
</par><par>
<line>
seu **pact* ** mercad* global, o que
</line>
<line>
g**a p*essão compe*itiva para s*a adoção nas
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações. Já de a*ordo com Sa*ih Ay*ner, Ortaköy e Ö*sürünç (20*3), RP* possui a
</line>
<line>
pot*ncial para *liminar proces*os e tare*as d*snecessárias em uma *nstitu*çã*, *tu*ndo com*
</line>
</par><par>
<line>
pr*pulsora da ef*ciê*cia e
</line>
<line>
eficácia orga**zacional; por isso, su* in*lusão tende
</line>
<line>
a ser
</line>
</par><par>
<line>
amplam*nte di*undida e *nc*rporada às est*at*gias corporativas.
</line>
<line>
Dito isto, Gav*ila Ga*ril* e* al. (20**) afirm*m * ne*essidade de * *PA está alinhada
</line>
<line>
ao pl*ne*amento estratégico d*s *rganizações, a fim de g**a*t*r sua efic**ia e ef*ciência, visto
</line>
<line>
*ue *em todos *s processo* são p*ssíveis de automação. Apesar de a RPA ser percebida como
</line>
</par><par>
<line>
*ma *erra*enta p*r* otimiza*ão *peracional, com fo*o em aut**atizar processo* i*terno*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diminuir cu*tos com mão *e obra, *ua aplic*ção eficaz requer *ma a*o*da*em conscien*e,
</line>
</par><par>
<line>
*onsider*ndo as consequências *ara os funcionários, nos
</line>
<line>
*bj*tiv*s e*tratégico* e na sua
</line>
</par><par>
</page><line>
su*tent*bilidade na organiza*ão, c*mo apontam Fagunde* et *l. (2012) e Ke*zi*ra (2021).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 10, *rt. 1, p. 3-24, out. 2025 www4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. F*o*es *unior, C. J. Costa, J. C. *ig*eiredo, J. C. *. Lo*es, A. M. Vasconce*os
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
D**s* *odo, o problema desta pesqui*a é: como a adoção *e tecnologias de
</line>
<line>
automação de p*oc*ssos est* ocorrendo nas organizações de s*rviços * qua*s são os **sul*ados
</line>
<line>
del* d*corren*es? *om i*so, este est*do visa *n*li*ar c*mo a RPA vem sendo *mplementada
</line>
</par><par>
<line>
em *rganizações
</line>
<line>
de serviços, v*s*ndo *aiores *íve*s de e*iciênci*, eficáci* e *fetividade.
</line>
</par><par>
<line>
Mais especificamen*e, e*t* tra*alho foca em res*onder às segu*nt*s *ue*tõe* de p**qu*sa
</line>
<line>
(QP): QP1 - C*mo a* organizações estã* implementando a RPA em s**s ativida*es? QP2 -
</line>
</par><par>
<line>
Os resul*ado*
</line>
<line>
**tão traz*nd* eficiência, eficác*a e efet*vidade est*s or*ani*aç*es? QP3 a
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*ual é * cenário de uso da R*A nas universidades *ederai* brasi*eiras?
</line>
</par><par>
<line>
Com esta anális*, pretende-se adentrar em
</line>
<line>
uma l*cuna espe*ífica, relacionad*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
utilização *a RP* em o*gan*zações de s**viços. Mais do q*e mapear a literatura in*ernaciona*
</line>
</par><par>
<line>
*ual*ficada s*bre o assun*o, p*etende-*e també* proporcionar uma re*lexão acerca
</line>
<line>
de*sa
</line>
</par><par>
<line>
abo*d**em *m in*titu**ões públicas de e*sin* *uperior no Brasil, grandes organizaç*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços cujo* princípios *onstituci*nais impõem a
</line>
<line>
*u*ca da econ*mici**de, um d*s *ais
</line>
</par><par>
<line>
ev*dentes resultados espe*a*o* *** a imp*ementação da RPA.
</line>
<line>
Es*e traba*ho *stá estruturado da *egui*t* forma: na seção dois, é dada *
</line>
</par><par>
<line>
fu*damenta*ão **óri*a sobre a RPA,
</line>
<line>
enquanto
</line>
<line>
na *eção *r*s são apresentados os
</line>
</par><par>
<line>
*roced*ment*s metodológ*c*s. E* *egui*a, na *eção quatro, ocorre a discussão acerca
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
RSL * seus resulta*os. Por *im, na seção cin**, en*ontra-se a conc*usão do trabalh*, incluindo
</line>
<line>
as limitações e o*ortu**dades encontradas.
</line>
<line>
2 FUNDAME*T*ÇÃO *EÓRIC*
</line>
<line>
Por definição, a Robotic *rocess Au*omation (RPA) utiliz* *erramenta* de software,
</line>
<line>
ou robôs de software, que a*tomatizam processos, repr*duzindo tarefas rotine*ras de forma
</line>
<line>
precisa e c*nsist*nte, anterior*e*t* **ecu*ada* por huma*os, os quais passam a se dedicar a
</line>
</par><par>
<line>
atividades mais c*mp*exas e cognitivas. Seu f*nc*onamento é
</line>
<line>
contínuo, operand* *4
</line>
<line>
horas
</line>
</par><par>
</page><line>
*** *i*, 7 dias *o* sem*na, de modo mai* *ficiente *o que os *emais f*nc*onários, geran*o,
</line>
<line>
teoricamente, redução *e cust*s (M*HAMED et al., 2022; F*ECHSIG, A*S*INGER *
</line>
<line>
LASCH, 2022; SALI* AYDNER, ORTAKÖY E ÖZSÜRÜNÇ, 2023).
</line>
<line>
Segun*o Sob*zak (2*22), a im*lem*ntação da RP* ultrapa*sa * esfera da Tecnologi*
</line>
<line>
da Informação (TI), pois se t*ata **ito mais de u*a in*ciat*va *m*r*sar*a* que incorpor* um
</line>
<line>
component* *argin*l de **. É estimado q*e 98% dessa *mplementação e*tejam i*timam*nte
</line>
<line>
ligados às regras de neg*c**, o que se en*ende q*e há uma p*epon*e*ância de especialistas em
</line>
<line>
pr*ce***s gerenciais nessa i*plementação. Portan*o, * adoção d* RPA não *e cons*i**i u*a
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 22, n. 10, art. 1, p. *-24, ou*. **25 www4.*nifsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aval*ação da Utiliza*ão de R*b**ic Process Autom*tion (R*A) *m Organizações *e Servi*os
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
mera i*stalação de softw*re, mas sim de uma parte integ*ante de um conjunto de
</line>
<line>
trans*ormações organ*zacion*is e seu* res*ectivos impac*os.
</line>
</par><par>
<line>
Co*f*rme Flec*sig, Anslinger e Lasch (*0*2), são ne*essá*io* três estágios pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
implantação da R*A nas o*ganizaç*es, *anto públicas quanto p*ivadas. O *rime*r* estágio * a
</line>
</par><par>
<line>
pré-i*ple*entação, no qual é neces*á*io *dentific*r o qu* se vai *utomatizar com qual e
</line>
<line>
sof*wa*e isso ocorr*r*, tend* apoio d* ge*tão * estratégia organi*acional. O próximo *stágio é
</line>
</par><par>
<line>
a impl*mentação,
</line>
<line>
com o es*abelecimento *e *ma equipe própr*a de supervi*ão, c*m
</line>
</par><par>
<line>
diferent*s ato**s, que irá gerenciar a gove*nança da RP*, além d* *ua pr*moção. E o últim*
</line>
<line>
estágio é a pós-*mplementação, com o monitorament*, manutenção e ad*ptação contínuos dos
</line>
<line>
softwares de automação, **m o i**uito de garantir capac*ta**o con*ínua dos funcionários para
</line>
<line>
que haja aumento na escala da RPA a longo p*az* n* org*nização.
</line>
<line>
De aco*d* com Coope* et a*. (2021), a RPA pode aprimorar o trabal*o realizado pelos
</line>
<line>
funcionári*s, que d*i*a* de desempe*ha* atividades repeti*ivas e rotin**ras para *e
</line>
<line>
*oncentrar *m tar**as de maior valor agr*g*do, o que pode gerar um impa*to s*gnificativo em
</line>
<line>
suas carre*ras. G*rmunds*on e Str*nz (2023) apresentam argumento semelhante, ao
</line>
<line>
afirmarem que há casos de *tilização da RPA em *ue o ser *um*no não *a**ic*pa d*retamente
</line>
</par><par>
<line>
da execução do ciclo au*omat*zado, atuan*o ap*na* c*mo revisor, a fim de garantir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*egu*a*ça *o flu** de *ados gerado p*lo so**ware e, a*sim, asse*ur*r a con*iabilidade dos
</line>
<line>
result*d**.
</line>
<line>
Para Figueiredo * Pin*o (2020), estã* surgindo duas novas funç*es: *er*nte de robôs e
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*edor de ro*ôs. Enquant*
</line>
<line>
o primeiro supervisiona e
</line>
<line>
aval*a reg*larme*te a*
</line>
</par><par>
<line>
atividades d** softwar*s, se*undo atua na ma*utenção e no red*senho quando *
</line>
<line>
ocorre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
revisão ** processo*. Há
</line>
<line>
uma tendência de q*e ess*s n*v*s car*os *ejam ocupados pel*s
</line>
</par><par>
<line>
própr**s fun*ionári** da organização.
</line>
<line>
*od*via, *e a*ordo *om S*lih *ydner, Ort*köy * Özsürünç (2023), *m do* parâmetros
</line>
<line>
da *fi*iência é a reduç*o de custo*, e esses custo* r*caem principa*mente sob a mão de ob*a
</line>
</par><par>
<line>
cont*atada nas organ*zações. Desse
</line>
<line>
modo, co* * adoção *a RPA, **pera-se que *xist*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su*stitu*ção natura* de
</line>
<line>
p*rte *o pessoal por softwa*e* de a*tom**ão ro*ót*ca,
</line>
<line>
e*evando o
</line>
</par><par>
<line>
de*emp*nho op**acion*l, além de um p*ssíve* aume*t* *a qualidade do pr***to e n* serviço
</line>
<line>
e**regues ao u*uário final.
</line>
<line>
Confor*e Figu*ir*d* e Pinto (*0**), essa subs*ituição d* trabalhad*res ocorrerá de
</line>
</par><par>
<line>
forma lenta e *radat*va, à medid*
</line>
<line>
*ue a RP* fo* implementada na or*aniz*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
P*ssivelmente, * pe*soal que permanec*rá terá maior qual**icação tecnológic*, uma exig*ncia
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. 10, ar*. 1, p. 3-24, out. 2025 w**4.Unifsanet.co*.br/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. *l*r** Jun*or, C. *. **sta, J. C. Figueired*, J. C. J. Lopes, A. M. Vasconcelo*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
legítima no fut*ro, visto que a *mplement*ção da R*A pode vir a s* tornar parte da estratég*a
</line>
<line>
organizaci**al (PLATTFAUT et al., 2022).
</line>
<line>
*e acordo com Flechsig, Ans*ing** e Lasch (*022), a RPA é implement*da em
</line>
</par><par>
<line>
organizações
</line>
<line>
de se*viços para aume*tar * eficiê*cia, a eficácia e * d**empenho ger*l,
</line>
</par><par>
<line>
automatizando tare*as rotineiras e repetitivas. Essa automação perm*t* às organizaçõe*
</line>
<line>
realocar rec**s*s h*mano* *ara atividades mais e*tr*tégicas e de valor agregad*, aume*tando
</line>
</par><par>
<line>
assim * eficiê*c*a e
</line>
<line>
qualidade operacional. Fin*lm*nte, segundo P*at*f*ut et
</line>
<line>
al. (20*2), para
</line>
</par><par>
<line>
que haj* *usten**b*lidade no des*nvolvimento da ferramen*a *e RP* em uma **ganização, é
</line>
<line>
necessário garant*r su* escal*bili*ade e f**x*bilidade, de modo que possa ser mantida *o*
</line>
<line>
meio de mo*itora*e*to e adeq*a*ões contí*uas, demonst*ando efet*vidade ao *ongo do
</line>
<line>
tempo.
</line>
<line>
3 PROCED*MEN*** *ETODOLÓ*ICOS
</line>
<line>
O método *e Ki*ch*nham (2004) foi adotado *a cons**ução desta revisão sistemát*ca
</line>
<line>
da literatura, com supo**e do sit* Parsif**, c*m* mostra a Figu*a 1. Essa a*ordag*m * de*i*ida
</line>
</par><par>
<line>
em tr** fases principa*s: P*anejame*to, Condução
</line>
<line>
e Relatório da Re*isã*. Na fas*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pl*nejamento, ident*f*cou-se uma l*cuna quanto à **plemen*ação da R**
</line>
<line>
*as organizaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
*e se**iço* e sua relação com * ef*ciência, efi*ácia e efetivi*ade. Diante disso, verifico*-*e a
</line>
<line>
poss*b*lid*de *a condução desta pesquisa pa*a esclarecer esse questionamen*o.
</line>
<line>
*igura 1 - Mé*odo Kitche*ham para revis*o sistemáti** da literatura
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado pe*os *utor*s, com base em Kitchenham (2004).
</line>
<line>
E*c*ntraram-se 82 artigos em 3 bases de dado*, sendo *las Web Of Scie*c*, *copus e
</line>
</par><par>
<line>
Periód*co* Capes. * *s*olha dess*s
</line>
<line>
bases j*stifica-se *or traz**em a *a*or gama
</line>
<line>
possí*el
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*on*iável de trabalhos **blicados, além de r*ferências de sno*ball, para a co*dução
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 22, n. *0, art. 1, p. 3-24, out. 20*5 w*w4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*aliaçã* da Utilização de Robotic Process Automation (*PA) *m O*ganizações de Serviços
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
seleção dos artig*s. Essa sele*ão ocor**u
</line>
<line>
no dia 19/04/2024 e utiliza*am-*e as seguintes
</line>
</par><par>
<line>
*a*avra*-ch*ve: RPA, Rob*tic Pro*ess Automati*n
</line>
<line>
* Efficien**. Os fi*tros selec*onados
</line>
</par><par>
<line>
for*m: *) apena* art*gos científicos; *) escritos n* língua ingl*sa; c) *ublicados de 2020 a
</line>
</par><par>
<line>
2024; d) situados apena* nas *ubáreas
</line>
<line>
de Administração, Negócios, Finança*, Economia,
</line>
</par><par>
<line>
*i*ncias da *e*isão e Ci*ncias Sociai* Interdisc**linares.
</line>
<line>
*o *otal *e 82 artigos s*lecionados, d*scartar*m-se 31 duplicados entre as b*ses de
</line>
</par><par>
<line>
dados. Depoi*, ini*io*-se a fase
</line>
<line>
de triagem d*sses 51 *ra*al*os *emanescentes, utilizando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*t*do *referre* Reporting Itens for Sy*tem*tic *e*iews and Meta-*na*yses, con*ecido
</line>
</par><par>
<line>
c**o PRISMA * e*aborado por *age et al. (2021),
</line>
<line>
conform* *igura 2. Ness* triagem, com
</line>
</par><par>
<line>
ba*e no tí*ulo *os artigos, foram excluído* 3* docum*nto* por não estare* ali*hados com o
</line>
<line>
te*a em qu**tão * d***arta*os m*i* 7 doc*mentos por não est*rem di*poníveis integralmente
</line>
<line>
para leitura. Com is*o, fic*ra* 11 artigos no to*al para * anális* pre*is*a neste estudo.
</line>
<line>
Figur* 2 - Diag*ama de triagem dos artigos usando o PRIS*A
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autore*, com b**e em Page et al. (2021).
</line>
<line>
Para a anális* dos dados provenientes dos artigos, utilizou-se o mé*odo de análise *e
</line>
<line>
dado* tex*uais, **ra*és d* *oftware *ramuteq (o* Interface de R pour les Analyses
</line>
</par><par>
<line>
Multidimensionnelles d* Textes et de Q**stio*naires), confor*e Camargo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Justo (2021),
</line>
</par><par>
<line>
visando ide*tific** estrutura* e núc*eos ce**rais *extuais que aparec*m nos artigos
</line>
</par><par>
<line>
*elecionados, com maior e menor ***quência. Foi **sim
</line>
<line>
gerada uma Árvore de Má*i*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Simi*itude, qu* me*e a conexidade textual, o* seja, a quantidade de ligações oco*ridas ent*e
</line>
<line>
Rev. **A, Teresina PI, v. 2*, n. 10, art. 1, p. 3-24, out. 2025 www4.Unifs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flores Jun*or, C. J. Costa, J. C. Fi*ue**edo, J. C. J. Lopes, A. *. Vasconcelos
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
pares *e term*s evo*ados, p*ra serem agrupados em co*j*ntos de maior similit*de, segundo
</line>
<line>
Flament (1985).
</line>
<line>
Para c*ns*ruir a árvor* de simi*itude, os dados utili*ad** dos 11 art*go* foram: títu*o,
</line>
</par><par>
<line>
abst*act e palavras-chave. Foram
</line>
<line>
*e*co*sider*da* palavras qu* não eram relevant** par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*bjetivo de*te e*tudo, como, po* exemplo, as palavras s*udy, *esearch, prac*ice, an*l*sis,
</line>
<line>
entre outras. Tamb*m se *ptou por manter o idioma origi*al do *or*us textu*l, para os
</line>
<line>
res*ltados serem m*is *utê*ticos e con*iá*e*s.
</line>
</par><par>
<line>
Out*a solução
</line>
<line>
adotada para avali*r a *req*ênci* c*m
</line>
<line>
que ap*recem os pri*cipais
</line>
</par><par>
<line>
te*mos dos a*t*gos seleci**ados foi a util*zação do aplicativ* VOSViewer. *egu**o Van Eck
</line>
<line>
e Waltman (2010), es*e softwa** é utiliza*o *ar* criar m*p*s bi*liométricos de *ede, com
</line>
<line>
arquivos de textos exportados *as b*ses de dados, a fim de agr***r cl*ster* textuais e
</line>
</par><par>
<line>
demo*s*ra* conexões
</line>
<line>
entre as palavras de maior frequênc*a *dentificadas. Utilizaram-s* os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos da*os e a *esm* filtragem de palavras e i*ioma u*ados *o método *nteri*r, para não
</line>
<line>
c*mpr**eter * confia*i*id*d*.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, para *nves*igar o atual cenário de
</line>
<line>
**iliza*ã* de RPA por uni*ersidad*s
</line>
</par><par>
<line>
públicas f*derais no B*asil, utilizou-se da Lei de A*esso à
</line>
<line>
I*for*ação (LAI), *ue gar*nt*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualque* cidadão a "[] infor*ação sobre atividade* exer*idas pe*os órgãos entid*des, e
</line>
<line>
inclusive as relati*as à sua **líti*a, or*anização e servi**s []" (Brasil, 2011, cap. II, art. 7º,
</line>
<line>
inc. V). C*nsult*u-*e também se essa abordag** se enquadrar*a nas exclusões de avaliações
</line>
<line>
pela Comissã* Nacional d* *tica em Pesqui*a, o**endo-se reposta p*sitiva, em virt*d* de *e
</line>
<line>
t**ta* de pr*tic* pro*ission*l em q** não há ide*t*fi*ação de indiví*uo* (Bra*il, 2022, Art. 1º,
</line>
<line>
*nc. VII).
</line>
<line>
Foram enviados ped*dos de acess* às ses*enta e nove u*i*ersida*es federais
</line>
</par><par>
<line>
brasi*e*ras, com três pergunt*s *irecio*adas aos d*partamen*os de **
</line>
<line>
des*as *nst*t**ções.
</line>
</par><par>
<line>
Essas pergun*as foram organiza*as da seguint* forma:
</line>
</par><par>
<line>
1. *ua institu**ão atualmente utiliza Aut*maçã* Robó*ica de *roce*sos (Robotic Proces*
</line>
<line>
A*tomation, RPA) ** algum proc*ss* voltado ao at*ndi*e*to a** estud*ntes?
</line>
<line>
2. Se sim, qual tecnologia/sof*ware/platafo*ma est* u*i*izando?
</line>
<line>
3. Se sim, q*al d** 3 t*pos de RPA foram implementados, c*nsiderando: RPA B*sica
</line>
<line>
(Automação **sica o*de o softwar* ap*nas imita huma*os em *tivida*es repetitivas e
</line>
<line>
*e r*tina, com dados *stru**rad*s); RPA Cog*itiva (Aut*maçã* *ais *ofisticada, ond*
</line>
</par><par>
<line>
o software lid* *om process*s não rotineiros,
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
não est*utura*os *ingu*gem e
</line>
</par><par>
<line>
natur*l, po*endo tomar d*cisões sozi*ho,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
ou sem auxíl*o humano) * RPA
</line>
</par><par>
<line>
Av*nç**a ou Inteligênci* Ar**fici*l
</line>
<line>
(Automação au**
</line>
<line>
gerenciável, *daptativa e com
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*na, v. 22, n. 1*, art. 1, p. 3-24, ou*. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aval*aç*o da U*ilizaç*o de **bot*c *ro*ess Autom*tio* (RPA) em Organi*ações de Serviços
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado própri*, pode*do analisar, julgar e tomar dec*sõe* * *mprovisos so*inho,
</line>
<line>
sem auxílio humano).
</line>
<line>
Aguardou-se 15 dias para o retorno da* respostas d*s uni*ersi*a*es, *endo as enviad*s
</line>
<line>
dentro de*se pra** consi*erada* váli*as e as demais desconsider*das, p*ra fins d**ta pesquisa.
</line>
<line>
4 RESULTA*AS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
A *re*ente revisão sistemá*ica da litera*ura *bord*u 11 artigos que ap*e*entaram
</line>
<line>
estudos de ca*os em *rganizaçõe* de serviços, t**to do âmbito público quant* *o pr*vado,
</line>
<line>
confo*me o *uadro 1.
</line>
<line>
Q*adro 1 - Arti*os selecionad*s *ara o es*ud*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. F**, Te*esin* P*, *. 22, n. *0, art. 1, p. 3-2*, *ut. *025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c*m.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Flor*s Juni**, C. J. Costa, J. C. Figueire*o, J. C. J. Lopes, *. M. Vasconce*os
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Elaborad* pelos autores.
</line>
<line>
Os est*dos apresen*a*os no Qu*dro 1, *m boa par*e, apre*entaram situ*ções pr*ticas
</line>
<line>
de *PA já implementad*s ou a*nda a i*plementar pelas *rganizações, t**zendo reflexões
</line>
<line>
s*bre seus impactos na ef*ciên*ia, e*icácia e efetividade organizacional. Para a análise dos
</line>
<line>
dados, foi *riado u* Mapa Bib*i*métrico de Rede, apresen*ad* na Figu*a 3.
</line>
<line>
Para * análi*e *as cate**rias apresen*adas na Fi*u*a 3, torna-*e necessário r*tomar os
</line>
<line>
argumentos de **iv*ir* (2018), que consi**ra as seguinte* defini*ões *peraci*nais das mais
</line>
<line>
conhecidas *ime*sões *v*liat*v*s o*ganizacionais: *) eficiência consiste em r**li*ar tarefa* da
</line>
</par><par>
<line>
for*a co*reta e com o men*r cust*; b)
</line>
<line>
eficá*ia é *rodu*ir e entrega*
</line>
<line>
aq*ilo esper*do *elos
</line>
</par><par>
<line>
con*umidore* e esta*ele*ido pela org*niz*ção; e *) q*e a efetividade é a permanência *e
</line>
</par><par>
<line>
mostrar resultados *lob*is
</line>
<line>
positivos a* longo
</line>
<line>
do tempo. Logo, uma org*ni*ação efetiva
</line>
</par><par>
<line>
precisa *er também eficient* e eficaz.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 22, n. 10, ar*. 1, p. *-24, out. 2025
</line>
<line>
ww*4.U*ifsanet.com.b*/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*a**aç*o da Uti*izaç*o de Robotic Process Automati*n (R*A) em Organ*za*ões de Serviços
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
F***r* * - Mapa *i*liomét*ic* de Red*
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Elaborado pe**s a*to**s, c*m base em Van E*k e Wa*tm*n (2010).
</line>
<line>
*epreende-se quatro c*usters te*tuais na figur* 3. No principal agr*pamento
</line>
</par><par>
<line>
(*erm*lho),
</line>
<line>
*nde a RPA está inserida, destaca-se o apa*ecimento dos termos eficiência
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
efet*v*dade. Associ*do a ele, *os agr*pame*tos azul e v**de, aparecem artigos q*e abordam
</line>
<line>
resp*ctivame*te o emprego da tecn*logia e seus impactos relaci*nados à e*i*á*ia (consume*
</line>
<line>
sat*sfac*ion), e ainda, a* questões *s*ecificamente rel*cionadas às o*ganiz*ções públicas, c*m
</line>
</par><par>
<line>
ênfa*e e* q*al*dad* * d**italização do t*abalho. Por fim, m*s não me*os
</line>
<line>
impor*a**e,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
amarelo, está relacio*ado o conjunto de artigo* sobre * tr*nsformação digital da organização,
</line>
<line>
avaliado a partir do s*u *mpacto no* res*lta*os. Cum*r* ob*ervar a*ui a expressão resiliên*ia
</line>
</par><par>
<line>
o*gani**cional, nec*ssár*a pa*a a i*plementação d* RPA, em
</line>
<line>
vista dos des*f*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
complexidades associa*os à impleme*tação, co*o **stra a *eção * seguir.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, *. 22, n. 10, ar*. *, *. 3-24, out. 2025
</line>
<line>
*ww4.*nifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flore* Junior, C. J. Costa, J. C. Figuei*edo, J. C. J. Lopes, A. M. Vas*o*celos
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
4.1. QP1 - Como as org*nizações estão *mple*ent*ndo a RP* em suas ativida*es?
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Cooper et al. (20**), a*
</line>
<line>
o*g*nizações im*leme***ram a *PA
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*utomaç*o de ta*efas *epet*t*vas * bas*adas em regras em sistemas para exe**tar processos. O
</line>
<line>
software **e interage com a interface do usuário, executa uma ampla gam* d* tar*fas, como
</line>
</par><par>
<line>
captura e interpreta*ão de
</line>
<line>
dados, m*nipu*ação d*
</line>
<line>
ap**cativo*, envio de *esp*sta* e
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ão *om outros sist**as. Organizaçõe* de contabilidade, por exemplo, es*ão
</line>
</par><par>
<line>
capaci*ando, quanto ao uso da RP*, todo* o* **ncionários, não ape*as espec*alistas
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
tecnolo*ia *u pelos d*part*mentos de TI des*as organizações.
</line>
</par><par>
<line>
Já segu*do Ked*iora et *l. (2*21), *ertas *rgan*zaçõe* adotaram a RPA co* a ajuda
</line>
</par><par>
<line>
de r*c*rsos internos e ext**nos, sendo
</line>
<line>
que o departamento de TI se l**ito* à instalaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**nutenção das *errame**as de RPA. Observou-se també*
</line>
<line>
u** diferenç* nas abord*gens
</line>
</par><par>
<line>
entre *s*as instituições. Algumas
</line>
<line>
foram impuls*onadas por
</line>
<line>
colaboradore*
</line>
<line>
da li*ha de fre***,
</line>
</par><par>
<line>
sem f*rmação técnica, outras por pr*cesso*
</line>
<line>
de TI mais formais. Em alguns casos, o T*
</line>
</par><par>
<line>
auxiliou na requalif*cação do* *uncionários, enquan*o eles tran*it*vam entre cargos de
</line>
<line>
negócios e a unidad* d* *utomaçã*.
</line>
<line>
Em Cent*o* *e Se*viços Comp*rtil*ados (CSCs), segundo Figueired* e Pinto (2*20),
</line>
</par><par>
<line>
**i
</line>
<line>
a*otada *ma
</line>
<line>
abordagem mais estrutura*a. Inicialm**te, * introdu*ão da RPA foi
</line>
</par><par>
<line>
in*luenc*ad* pela
</line>
<line>
expo*i*ão
</line>
<line>
dos ges*o*e*
</line>
<line>
de alto
</line>
<line>
esc*lão às inovações tecno**gic*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conferências inter*ac*onais de CS**, q*e de**a*aram * RPA *omo um* s*lução inovadora.
</line>
</par><par>
<line>
Essa e*posição le*ou à *e*cepção de *ue a a*oção da RPA
</line>
<line>
e*a inevitá*el
</line>
<line>
para mant*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ompetitividade a e
</line>
<line>
eficiên*ia. Devid* *o isomorfismo *i*ético, em que as organiz*ções
</line>
</par><par>
<line>
imi**m soluções bem-s*cedidas em organizações semelhan*es, nas imp*antaç**s foi uti*izado
</line>
<line>
o *oftw*r* *e RPA, UiPath.
</line>
<line>
Em co*trap*rti*a, co*forme Moham*d *t *l. (2022), organizaçõe* de Rec**s*s
</line>
<line>
Humanos poderiam empregar a RPA para automatizar *arefas de e*tra*a de dados, regis*r*,
</line>
</par><par>
<line>
atu**iz*ç*o, proc*ssamento e validação de da*os, reduzindo o tempo
</line>
<line>
dessas tra*saçõe*,
</line>
</par><par>
<line>
maximiza*d* * p*od*t*v*dade e mantendo a precis**. O fl*xo
</line>
<line>
do p*ocesso é *ividido em
</line>
</par><par>
<line>
*tapas d* entra*a,
</line>
<line>
processo e sa*da, com software de RPA exe*utando r*petid*mente o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
programa *ara concluir *s
</line>
<line>
tare*a*. A aval*açã* **
</line>
<line>
implementaçã*, comparando * processo
</line>
</par><par>
<line>
m*nual
</line>
<line>
e o automático, r*velou me*horias s*gnificativas em t*rmos
</line>
<line>
de tempo de
</line>
</par><par>
</page><line>
process*men*o, precisão e c*nsis*ência qua*do *s t*re*as foram realizadas por rob*s.
</line>
<line>
Além d*sso, segund* Sobczak (*022), foram id*ntificados *rês tipos de abordagen* de
</line>
<line>
posicioname*to da* empresas q*anto à RPA, sen*o: 1) pos*cion*mento cons**vador, *ue trata
</line>
<line>
Re*. FSA, Tere*in*, *. 22, n. 10, a*t. 1, p. 3-24, o*t. 2025 www*.Unifsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Avaliação da **ilização de Robotic Process Aut*mati*n (RPA) em *rganiza*ões de S*rv**os
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
d* implementaç*e* ad *oc, **m um planejamento mai* ap*ofundad*, numa úni*a unidade, *e
</line>
</par><par>
<line>
curto pr*zo e visão de uma solução rápida e temporár*a; 2) posic**namento da melhor*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
eficiênci*, sendo um* aborda*em ma*s madura, focada *a ef**iênc*a da* op*raçõ** e melhora
</line>
<line>
da qualidad* *o trabalho, advindo de u* projeto e *plic**o em v*rios se**res *a organização;
</line>
</par><par>
<line>
e 3) posicion**ento estratégic*, no q*al a *PA é *ista como principal ferramenta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*ansformaç** digital, vis*o que s** ob*et*** é entregar *alo* aos seus clientes e *s*ários.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, as **gan*zaçõ** enfre*tam div*r*as barreiras técnicas, orga**zac*onais e
</line>
<line>
ambientais, de acordo com Fl**hs*g, A*sling*r e La*c* (20**) e Plattfa*t e* al. (2*22). Alé*
</line>
<line>
di*so, certos *a*rões d* exce*ência incluem * *inergia d* RPA com pro*etos de TI e*istentes.
</line>
<line>
Iss* garant* a compreensão * pa*ron*zação detalhada do pro*esso, envolv**do todas as par***
</line>
<line>
interessadas rele*antes no *nício do proce**o e estabe*e*e*d* govern*n*a e resp*n*abili*ades
</line>
</par><par>
<line>
*laras
</line>
<line>
por meio de u* com**ê de ex*elência, que r*úne atores de vários domínios *a
</line>
</par><par>
<line>
organização. O process* de *mplementação é apoi*do por av**iaçõ** e ajustes reg*lares com
</line>
<line>
*ase *m Indic*dores-Chave d* Des*mpen** (K*Is) pré-de*ini*os.
</line>
<line>
Fo* identificado *ambém que, conforme aponta An*ers*on, Ha*lin e Iv*ry (2022), onde
</line>
<line>
hou*e a implem*ntaçã* da RPA em um* organizaç** pú*l*ca de *erviço so*i*l, o p*ojet*
</line>
</par><par>
<line>
enfrent*u
</line>
<line>
*esafi*s re*acionados com o
</line>
<line>
equilí*rio
</line>
<line>
entr* as capacidades téc*icas da RP* e
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
padrões éticos * *rof*ssi*nais do ser*iço *ocial. *pesar
</line>
<line>
da abordag*m participativa, houve
</line>
</par><par>
<line>
uma inte*ação desigual
</line>
<line>
ent*e usuários, funcionários públicos tecnologia, co* a aut*mação e
</line>
</par><par>
<line>
*uitas vezes m*ld*ndo os termos de env*lvime*to, retirando a discric**nari*dade dos
</line>
</par><par>
<line>
servid*res e ocasiona*d* até dim*nuição da qualida*e do *erviço, em virtude *e falta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
interação com esses usuários em c*sos mais comp***os.
</line>
</par><par>
<line>
Uma alt*rna*iva para san*r essa ineficácia, du*a**e a impl*menta**o da RPA, d*
</line>
<line>
acordo co* Germ**dss*n e Stranz (*02*), * realizar uma reorgan*zaçã* dos aspectos
</line>
</par><par>
<line>
organiz*cionais * prátic*s no *ratamento de casos d* *er*iço social. Isso inclui dividir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tratamento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
casos em unidades *e orientação a*ministrativa ou
</line>
<line>
unida*es centrad*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
tarefas de a*oio, *om *raus variad*s de distanciamento organizacional entre
</line>
<line>
as d*as. Essa
</line>
</par><par>
<line>
reorganização
</line>
<line>
visa alinha* * tratamento de **sos **is *implif*cados, menos comp*ex*s,
</line>
</par><par>
<line>
lin**re* e orientad*s para a e**ciên*ia a*s*c*ada* à t*cnolo*ia.
</line>
</par><par>
<line>
*e*ornan*o aos casos de organizações priva*as, conforme *alih Ay*ner, Ortaköy
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Özsürünç (*023), a RPA implantada em insti*ui*ões financeir*s qu* foc*r*m n* *ficiênc*a d*
</line>
</par><par>
<line>
tempo e
</line>
<line>
cu*tos ant*s e depoi* da automação *evelara* que, quas* n* maioria dos p*ocessos
</line>
</par><par>
<line>
automa*izado*, *s robôs exe*utam ta*efas mais
</line>
<line>
rapidamente
</line>
<line>
do q*e
</line>
<line>
*s *umanos, *evando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
u*a economia
</line>
<line>
signifi**ti*a de te*po. *o*tudo,
</line>
<line>
as
</line>
<line>
economia* fi*ancei**s não *or*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 22, n. **, art. 1, p. 3-24, out. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsane*.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flores *unior, C. J. *o*ta, *. C. Figuei*ed*, J. *. J. Lopes, *. M. Vascon*elos
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
*nif*rmes em *odas as unidades de negócio, com al*uma* unidades a*canç*nd* e*onomia*
</line>
</par><par>
<line>
m*is *leva*as do q*e outras, dependendo de fatores, como o número de
</line>
<line>
transações
</line>
</par><par>
<line>
p*o*essad*s e o cust* médio dos re*ursos hu*anos nessas áreas.
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, segu**o Gavri*a Gavri*a et al. (2023), ***n*ificou-*e também a
</line>
<line>
pe*cepçã*
</line>
</par><par>
<line>
positiva do us*ário ou co*sumidor, nos setores d* compras, q*a*to à implantação da RPA,
</line>
<line>
vi*to que a aut*maçã* pode melhorar a qualidad* do se*viç* at*avés da rapidez no tempo de
</line>
</par><par>
<line>
resposta proce*samento ** su*s solicitações. H* també* uma melhor* na exp*r*ência do e
</line>
</par><par>
<line>
usuário c*m
</line>
<line>
a
</line>
<line>
au*omação d* auto*ten*imento, elevan** sua *at*sfa*ão. No e*tant*,
</line>
</par><par>
<line>
re*onh*ce-se *ue nem todas as tarefa* *ão adequadas para aut*mação, *aven*o a necessi**de
</line>
<line>
de um e*uil*b**o ent*e tarefas *u*o**tizad*s e as **era*as p*r humanos, a fim de *anter uma
</line>
<line>
*xperiê*c*a perso*ali*ada de at*n*imento ao us**rio final.
</line>
</par><par>
<line>
*o*o m*str*m os estudos apresentados, se*ã* ne*es*árias
</line>
<line>
*iferent*s fo*mas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
implement*ção para * RPA, cons*derando as ca*acte*ís*icas de
</line>
<line>
cada orga*ização. Há de se
</line>
</par><par>
<line>
per**nta* se os resultados serão tamb*m h**erog*neos, assim como os modos d*
</line>
<line>
imp**mentação. Essa que*tão será respond*da na próxima s*ção.
</line>
<line>
4.2. QP2 - O* resul*ados e**ão trazen*o eficiência, ef*các*a e efetiv*dad* * ess**
</line>
<line>
organizações?
</line>
</par><par>
<line>
Par* a análi*e do* dados ne*essár*o* para re****der essa quest*o, foi cri*da
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
Á*vore de **milit*de, confo*me Flament (1985), apresentada na Figura 4. A p*rtir do*
</line>
</par><par>
<line>
res*lt**o* apresentados na Fi*u*a 4, é possível
</line>
<line>
verificar o conjunto textual agrupado em
</line>
</par><par>
<line>
quatro conjunt*s: o pr*m*i*o deles (**r*elho) evi*en*ia *s *a*acterísti*as da RPA, vinculada
</line>
</par><par>
<line>
tanto robotização de serviço*, por mei* à
</line>
<line>
*e softwares
</line>
<line>
(robotizati*n, software, se*vic*),
</line>
</par><par>
<line>
*u*nto a ela se* con*iderada uma f**rame*t* de transformaçã* *i*i*al (di*ital, transformat*on,
</line>
<line>
too*). E por último, a*nda *onsider*da uma i*ovação org*nizaci*nal (inno*ation).
</line>
<line>
O segundo grupo (lilás) e o *erce*ro (verde) estã* r**acion*dos ao conjunto d*
</line>
<line>
resultados r*lacionados à RPA. Se de um l*do h* evidências de im*act* no* resulta*os
</line>
<line>
relativos a t*mpo e cust*s (c*st, t*me, result), *á u* ap*ntamento também rumo à *fic*ênci*
</line>
<line>
(effici*n*y), que gerou também eficáci* e efetiv*da*e (eff*c*iveness); além de *ndicar se* uma
</line>
</par><par>
<line>
abordagem *stra*égica (strategic) nas *rganizações, d*
</line>
<line>
outro lado
</line>
<line>
e*istem o* processos
</line>
</par><par>
</page><line>
(proce*s) que ge*aram *mpacto o*ga*izac*onal (impact) e ***isfação ao c*nsumi*or
</line>
<line>
(cons*mer, satisf*ction), e depois demon*tra q*e é co**iderada u*a mel*oria de processos
</line>
<line>
(impro*eme*t).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. *2, n. 1*, a*t. 1, *. 3-24, ou*. 2025 www4.Unifsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ava*iação *a Utilização de Robotic *roc*ss Automa*ion (RP*) em Orga*izações de *erviços
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
O último g*upo (azul), indi*a a abordagem mais pragmáti*a de um co*ju*to de artigos
</line>
<line>
*ais voltados p*ra a implementação (implementation) no setor púb*ico (public sector,
</line>
<line>
public_s*rvices). Nela, parte-se da id*ia de ferramentas digita*s (tecnology) em*r*gadas na
</line>
<line>
aut*m**ão (automation) nas ati*idades (w*rk) das organizaç*e* púb**cas, refl*tin*o, assim,
</line>
<line>
p*rte do esforço de di*italização (d*gi*ali**tio*) d*s *t***dades nesse s**or.
</line>
<line>
Fig*r* 4 - Árvore de sim*litude
</line>
</par><par>
</page><line>
*onte: *laborado p*l*s a**o*es, com bas* em Camarg* e *u*to (20*1)
</line>
<line>
Apr*fu*dando * anális* a par**r do* estudos identifi**d*s n* *SL, Salih Ayd*er,
</line>
<line>
*rta**y e **sürünç (2023) ide*tificaram qu*, u*a v*z ado*ad* a RP* nas organizaçõ*s, em
</line>
<line>
t*dos os *a*o* ho*ve resultad*s positivos quanto à eficiên*ia, e*icácia e efeti*idad*.
</line>
<line>
Em casos mais específicos, como e* Siste*as de Adm*ni*tração de Recursos
</line>
<line>
Hum*no*, segundo Mohamed et a*. (2022), a utiliz*ção da RPA trouxe maior *ficiên*i*. Isso
</line>
<line>
se deve ao fato d* que os softwa*e* pode* trabalhar tod*s os dia*, *nint*rr*ptamente, *em *
</line>
<line>
Rev. F*A, *ere*in* PI, v. 22, n. 10, art. 1, p. *-2*, ou*. *025 www4.**ifs**et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flor*s J**ior, C. J. C*sta, J. C. *iguei*edo, J. C. J. Lopes, A. M. Vasconcelos
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de intervenção *um*na, a*** de ser*m mais rápidos, conf*á**is e p*e*i*os. Da
</line>
</par><par>
<line>
me*ma f*rma, cons*ante Flechsig, Anslinger * L*s*h (2*22), na gestã* de compras
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
suprimen**s, ad*ç*o da R*A res*ltou em *livia* a a
</line>
<line>
carga de trabalho
</line>
<line>
dos fu*c*onário*,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
ec*nomia de cu*tos * aum*nto *a eficiência * qu*lid*de operac*onal.
</line>
<line>
Al*m d*sso, conforme F*gueiredo e Pint* (2020), nos cent**s de serviços
</line>
<line>
*ompartilhados, a introdução da RPA levou ao surgime**o de novos empregos e a um imp*cto
</line>
<line>
p*si*ivo no red*senho de proces*os, sugerind* assim ter hav*do melhorias na eficiência.
</line>
</par><par>
<line>
F*nalment*, de ac*rdo com Gavrila Gavril* et al. (2023), desc**riu-se que *
</line>
<line>
aut**ação de
</line>
</par><par>
<line>
pro**ssos por meio de RPA *as empresas *elho*a pot*ncia*mente a satis*a*ã* e o
</line>
<line>
e*vol*imento do cons*midor, *ndicando e*icácia na mel*oria da *xperiência do u*uário.
</line>
<line>
**nstatados os resultados c** a i*plemen*aç*o de RP*, na próxima seção será
</line>
<line>
*valiado o cenário das un*ver*idad*s públi*as federais brasileiras, *ue *u*t*s somaram
</line>
<line>
1.344.835 alunos matricula*os no *a*s, confor*e INE* (2022), que possuem pro*essos
</line>
<line>
r*tineiros, principalm*n*e d* *tendime*to a alunos, co* elevado potenci** de automação.
</line>
<line>
4.3. QP* - *u*l é o cenário de uso da RPA nas universid*des federa*s brasileiras?
</line>
</par><par>
<line>
*onforme o Quadr* 2, d*s sessenta * nove uni*ersid*des cons*l**das
</line>
<line>
*ia Lei de
</line>
</par><par>
<line>
Acesso à I*for*ação (LAI), quaren** e sete responderam, repres*nta*** 68% do t*t*l.
</line>
<line>
Quadro 2 - Resultad* geral *os ped*dos de Acesso à Informação (LAI)
</line>
</par><par>
<line>
Universidades que responderam em até 15 **as
</line>
<line>
47
</line>
<line>
68%
</line>
</par><par>
<line>
Universid*d*s que não re*ponderam em até *5 d*as
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
32%
</line>
</par><par>
<line>
*otal
</line>
<line>
69
</line>
<line>
100%
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabo*ado pelos *utores.
</line>
</par><par>
<line>
Das *nive*sidades respon*entes, 93,5% afirmaram que não utilizam RPA em *ua*
</line>
<line>
ins*ituições, ou seja, q*are**a e q*atro institui*ões d* quarenta e sete. *ortan*o, 6,5%
</line>
<line>
responderam que uti**zam a*gum ti*o de autom*ção r*bótica *e processos, totalizand* *
</line>
<line>
unive*sidades, conforme o Q*adro 3:
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresin*, v. 22, n. 10, art. 1, p. 3-24, out. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Av*lia*ão da *tilização *e Robo*ic Process Automatio* (RPA) em Organizaç**s de ***viços
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 3 - Resultado específi*o dos pedidos d* Acesso à In*orma*ão (LAI)
</line>
</par><par>
<line>
Universidad*s que usa* RPA
</line>
<line>
3
</line>
<line>
6 ,5 %
</line>
</par><par>
<line>
Uni*e*sid*des q*e não usam RPA
</line>
<line>
44
</line>
<line>
9 3 ,* %
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
47
</line>
<line>
1*0%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pel*s autor*s.
</line>
<line>
Obse*va-*e, com a *ealização dess* c*nsult*, uma baix* adoçã* da automação d*
</line>
<line>
process** por *arte das universidad*s públicas feder*is. Apenas **ês in*tituiç**s
</line>
<line>
de*ons*raram que u**lizam a *PA em sua* *tivid*des, se**o duas da r*gião nordest* e uma
</line>
</par><par>
<line>
da re*ião n**te. Por se tra*a* d* uma
</line>
<line>
f*rra*enta tecnológica q*e acelera a transf*rmação
</line>
</par><par>
<line>
digital *as organizações, segundo Flechsig, Anslinge* e *asch (2022), e de que a Cons*i*uição
</line>
<line>
Brasileira ratifica o princíp*o da e*i**ênc*a, *i*an*o d*re*ionar o gestor da cois* p*bl*ca a d*r
</line>
</par><par>
<line>
respostas céleres e com maior econom*ci*ade à sociedade, consoante Nohara (2*18),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
espe**do que a imple**ntação da R*A *roporc*one maior e*ici*ncia às orga*izações
</line>
<line>
*úbli**s.
</line>
<line>
Dentre um *os trê* casos qu* adot*m a *PA, ex*ste a *tilização *e um tipo **pecíf*co
</line>
<line>
de RPA, cha*ado de *h*tbot ou agente de con*er*ação vi*tual. E*se agente pos*i*ilita atender
</line>
</par><par>
<line>
as **ma*d*s admin*st*a*ivas e ac*dêmicas
</line>
<line>
da instituiç*o,
</line>
<line>
mediante proc**s*men** d*
</line>
</par><par>
<line>
lin*uagem
</line>
<line>
*atural, **chine learning e Inteli*ência Artifi*ia*. O aplicativo utilizado é o
</line>
</par><par>
<line>
*ialogflo* da *mpresa Goog*e e *oi i*entifi*ado co*o um modelo de RPA Avan*ado/*A, ou
</line>
<line>
*eja, de a*toma*ão auto ger*nciá**l.
</line>
</par><par>
<line>
Em ou*ro caso, * insti*uiçã* t*mbém
</line>
<line>
ader*u a *m
</line>
<line>
chatb*t, que es*á sendo
</line>
</par><par>
<line>
implementado pelo setor de T* e *ue
</line>
<line>
**i*izará *
</line>
<line>
aplica*ivo Flow4*ot. Esse aplicativo será
</line>
</par><par>
<line>
utilizado no si*tema de cham*d*s *a ce*tral de se*viços de **C, através de interações
</line>
</par><par>
<line>
progra*adas com o
</line>
<line>
*ge*te e o regi*tro e atualização *os *h*ma*os de forma a*to**t*ca,
</line>
</par><par>
<line>
atendendo to*a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
comuni*ade acadê*ica,
</line>
<line>
incluindo
</line>
<line>
serv*d*res, prof**sor*s e disc*ntes. P*r
</line>
</par><par>
<line>
ú*t**o, a te*ceira instituição apont**
</line>
<line>
que *tilizou uma ferrame*t* de *PA básica *urante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pe*í*do de pandemia de Covid-19, *roduzi*a pela empresa AVMB.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados s*o comp*tíveis com o estudo de So*c*ak
</line>
<line>
(2*22), que abordou d*is
</line>
</par><par>
<line>
casos reais em o*ganizaçõ*s públi**s, mas verifi*ou qu* de *orma geral exis*e pouca literatura
</line>
</par><par>
<line>
*c*rca da *mplementação de RPA na a*ministraçã* pública, restrin*i*d*-se a
</line>
<line>
algu** poucos
</line>
</par><par>
<line>
arti*os publicados com rel*tos escassos *e ca*os reai*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, *. 22, n. *0, ar*. 1, *. 3-24, out. *02*
</line>
<line>
www4.Unif*anet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flores Ju*io*, C. J. Costa, *. C. *ig*eiredo, J. C. J. *opes, A. M. Vas*o*celos
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
5 CONCLUSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rabal*o te*e com* objetivo analisar com* * R*A vem sendo implemen*a*a e*
</line>
<line>
or*anizações de serviç*s, vi*ando a maiores níveis de e*i*iência, eficáci* e *fetiv*dade. Foram
</line>
<line>
assim elaboradas três que*tões de *esq*isa, abordadas a seguir.
</line>
<line>
* *r**ei*a questão buscava dete**inar c*mo as *rganiz*ções *stão *mple*entando a
</line>
</par><par>
<line>
*PA em suas ativ*dades. Foi observado que o c*r*ter ad hoc é predomi*ante,
</line>
<line>
havendo
</line>
</par><par>
<line>
aborda*ens de i*pleme*taçã* ba*eadas na *qu*s*ção de solu*õe* d* automaçã* o*, a*nda, de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento da sol*ção in **use. A prá*ica
</line>
<line>
das organizaç**s *e serviço* *v*de*cia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inexistência de u* "pa*rão *uro" de implem*n**ç*o da RPA.
</line>
<line>
Há de ** salien*a* também que existem ba*reiras quanto a essa i*pl*me*tação. Po*er*
</line>
</par><par>
<line>
hav*r resi*t*ncias in*erna* nas organizações *a
</line>
<line>
adoção *es*a
</line>
<line>
tecnologia, *ue *oderá s*r o
</line>
</par><par>
<line>
sentid*
</line>
<line>
em orga*izaçõe* púb*icas, devido à sua rigide* burocrát*ca e normati*a naturais.
</line>
</par><par>
<line>
Outra *uestão * o **vestim*nto financei** *ue, * de*ender da ferra*ent* es*olhida,
</line>
<line>
abordagem a se* utilizada e a quanti*ade de process*s a *erem autom*tizados, pode*ão
</line>
</par><par>
<line>
desmotiva* al*umas institui*õe* seus ge**o*es à e
</line>
<line>
sua aderência, po* motivos *rça*e**ários
</line>
</par><par>
<line>
limitantes.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda qu*stã* de
</line>
<line>
*esquisa bu*cava determinar se *s resultados da ado*ão
</line>
</par><par>
<line>
correspondem à maio* eficiência, eficácia e/*u e*eti*idade para essas organizaç*es. Os
</line>
<line>
resultados demonstrar*m que o corpus de a**igos analisado ***tinha estudos cujo foco seria a
</line>
</par><par>
<line>
efici*ncia, traduzida
</line>
<line>
em melhoria em termos d* tempo e custos, e a *ficácia efe*iv*dad* e
</line>
</par><par>
<line>
advindas de*se bojo, além
</line>
<line>
de uma ab*rdagem estrat**ica da *e**amenta RPA. Co**u*o,
</line>
</par><par>
<line>
c**ma a atenção o fato *e terem sido forma*o* gru*os t*x*uais *istintos, parecendo *a*er um
</line>
</par><par>
<line>
*on*unt*
</line>
<line>
de artigo* mais voltad* para a melh*ria dos processos n* bus*a da satisf*ção dos
</line>
</par><par>
<line>
*lientes, e out*o con*u*to mais voltado *ara a* questões de implementação *e *ecnologias de
</line>
<line>
aut*mação no contexto *o setor *úblico.
</line>
<line>
P** **m, f*i aval**do o c*nário d* uso da RPA na* universidades *ed*r*is bra*ilei*a*,
</line>
<line>
sendo i*entifi*a*o um peq*eno núme*o d* adot*nt*s, concen*rado na* regiões nor*e e nordeste
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
p*ís. As*im como ocorre* na *r*meir* quest** de pesquis*, também é *et*rogêneo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*u*to *e *rática* de im*le*entação n*s universida**s, ***do lim*tado às a*o***tes iniciais
</line>
</par><par>
<line>
o*
</line>
<line>
potenciais
</line>
<line>
gan*os de eficiênc*a, efi*ácia e *fetivi*ade da RPA, *o*f*rme
</line>
<line>
*p*nta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**teratur*.
</line>
</par><par>
<line>
Ape*ar de ser uma te**ologia ai*da pouco abordada nas organizaçõe*, principalmente
</line>
</par><par>
</page><line>
nas nacionais, * R*A é um dos pilares para tr*ns**rmação digit*l *ue tem aumentado nos a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 1, p. 3-24, out. 2*25 www4.Unif*a*et.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aval*ação *a **ilização de Robot*c Proce*s Automatio* (R*A) em *rganiza*õe* de Serviços
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
úl*imo* a**s. *ess* ***texto, é espera*o *ue os funcionári*s busquem se capa*it*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
par*i*ipar da implemen*ação, frente à* no**s oportunidades d* carreiras. Ma* a depender da
</line>
<line>
*rea de negócio, é *rucial a presenç* humana para a*alia* e *omar d*cisões em s*tuações mais
</line>
</par><par>
<line>
comp*exas. Isso se to**a d*cisi*o, precipuamente, *ob a ótica pública,
</line>
<line>
que
</line>
<line>
n**essita d* uma
</line>
</par><par>
<line>
abo*dagem c*idadosa ao tratar das dema*das da soci*da*e de forma isonôm*ca e j*sta.
</line>
<line>
De fato, o emprego da RPA *o*o u** *errame*ta de *ransformação digi*al *ficiente,
</line>
</par><par>
<line>
ef*c*z e efetiva em
</line>
<line>
organizaçõe* públicas *od* *on*r*buir para o alca*c* de *o*s dos 17
</line>
</par><par>
<line>
Objetivos de Desenvolvimen*o Sustentá*el (ODS),
</line>
<line>
ho**logados pel* Org*nizaç*o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
N*ções
</line>
<line>
Unidas (2015), os quais e*tão ide*ti*icados como "[] 8.2 Atin*ir níveis
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
el*vados de produtividade d*s economias
</line>
<line>
por meio da diver*i*icação, modernizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*ec*ológi*a e inovação, inclusive po* meio de um foco em se*o*es de *l*o valor agrega*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dos se*ores in*ensiv*s *m mão de obra [], be* co*o [] *6.6 De*envolver insti*uiç*es
</line>
<line>
eficazes, *espons*v*is e tra*sp*re*tes em todo* o* nívei* []".
</line>
<line>
A *d*ia de *iber*r os fu*cion*rios de tarefas *epet*tiv*s e rotin*ira* para f*car e*
</line>
<line>
asp**tos de maio* v*lor agregado do seu trab*lho demonstr* * poder da R*A quanto a e*ev*r
</line>
</par><par>
<line>
a otimização *r*duti*ida*e de seus negóc*os, mesmo aq*e*es vol*ado* *ara *rganizações e
</line>
</par><par>
<line>
públicas. Um* *ez
</line>
<line>
implem*n*ad*, a ferrament* precisará d* mo*i**ramen*o e re*isões
</line>
</par><par>
<line>
periódi*as, a fim
</line>
<line>
de estar sempre alin*ada aos o*jetivos estratégicos da organiz*ção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
compatível com os *esult**os d* *esempenho esperados.
</line>
<line>
Dentre a* limi*ações encontradas nes*e *rabalho, da *esma *or*a que out*a* pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
*ua*itat*vas e*p**icas,
</line>
<line>
e**á a restrição quanto * qua*tidade de artig*s encontrados sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ema. Demonstra-se ai*da
</line>
<line>
uma imat*rida*e na *bord*gem da RP* nas or*ani*açõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviço, c*rece**o de a*áli*es mais de*alh**as em casos práticos, so*retudo na á*ea p*blica.
</line>
<line>
*dem*i*, ex*stem lacuna* a serem exp*orada* a part*r deste trabalho, prin*ipa*mente quanto à
</line>
<line>
investiga*ão *ais a*ro*undada *obre a *mpl*me**ação e execução de RPAs em i*stitu*ç*e* de
</line>
<line>
ensino pú*licas federais, com* uma oport*nidade de p*squis* *nédit* e ino*adora.
</line>
<line>
RE*ER*NCIAS
</line>
<line>
AN*ERSSO*, C.; H***IN, A.; IVO*Y, C. Unp*cking the di*italisation of publi* servi*es:
</line>
<line>
Configur*ng work duri*g automation in local governm*nt. G*vernment Inform*tion
</line>
</par><par>
<line>
Quart*rly,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
39,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
1,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
*01662,
</line>
<line>
jan.
</line>
<line>
202*.
</line>
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Disponível
</line>
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em:
</line>
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*ttps://*oi.org/10.*016/j.giq.2021.101662. A*ess* em: 30 abr. *024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 10, art. 1, p. 3-*4, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsa**t.c*m.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Flores Junior, C. J. Costa, J. C. Fi*ueired*, J. *. J. Lopes, A. M. V*sconcelos
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
ASSOCIAÇÃO B*A*ILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). A*NT N*R
</line>
<line>
10*20:
</line>
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<line>
Info*mação e doc*mentaç*o - Cit**ões em documentos - *presen*ação. 2. ed. R*o de Janei*o,
</line>
<line>
* un** de 2023.
</line>
</par><par>
<line>
**AS*L. Lei *.º 12.527, d* 18 de novembro de 2011.
</line>
<line>
R*g*la o ace*so a informações
</line>
</par><par>
<line>
pr*visto no inciso XXXIII do art. 5º, *o i*ciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do a*t. 216
</line>
<line>
da Consti*uição Feder*l; a*tera a *ei n.º 8.112, de 11 de dezembro d* 1990; *evo*a a L*i
</line>
<line>
n.º 11.111, de * de maio de 2005, e dispositivos da L*i n.º 8.1*9, de 8 d* janeir* d* 1991; *
</line>
<line>
dá outras provid*nci**. Dis*onív*l em: https://ww*.pl*nal*o.gov.br/ccivil_03/_a*o2011-
</line>
<line>
2014/20*1/l*i/l12527.htm. *ces*o em: *6 mai. 2024.
</line>
<line>
BRASIL. Ofício *ircul*r n.º 17/2*2*/CO*EP/SECNS/MS. Orientações ac*rca d* a*tig* 1.º
</line>
<line>
*a Resol*ção C*S n.º 510, de 7 de a*ril de 2016. Disponível em:
</line>
<line>
h**ps://fil**.ce*comp.u*g.br/weby/up/86/o/Ofi%CC%81cio_Circular_17_2*_proje*os_*ue_n%
</line>
<line>
C3%A3o_*recisam_de_av*lia%C3%A7%*3%A3o_de_C*P.*df. *ce*so em: 16 mai. 2024.
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*AMARGO, *. *.; JUSTO, A. M. Tu*oria* *ara uso do softwa*e *ramut**. Laboratório
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d* Psicologi* Soc*al da Com*nicação e Cognição - UFSC, Floria*ópolis, 22 nov. 2021.
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*ispo*ível **: ht*p://www.**am*teq.org/documen*ation. Acesso e*: 16 mai. *02*.
</line>
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CODE OF CO**UC* AND BE*T *RA*TIC* GUIDELINES FOR JOURNAL EDITORS
</line>
</par><par>
<line>
(COPE).
</line>
<line>
Code
</line>
<line>
*f
</line>
<line>
Conduct.
</line>
<line>
*011.
</line>
<line>
Di*pon*vel
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em:
</line>
</par><par>
<line>
*tt*s://publicatio*ethics.o*g/files/u7141/1999pd*13.pdf. Ac*sso em: 17 m*i. 20*4.
</line>
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COOPER, L. *. et *l. Perceptions of Robot*c Process Automation *n B*g 4 Public *ccounting
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Firms: Do Firm *eade*s and L*wer-L**el Employe*s Agree? Journal of Em*rging
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*echnologies in Acco*nt**g, v. 19, n. 1, 24 f*v. 2021 Dispon*vel em:
</line>
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https://ss**.com/abst*act=344500* or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.3445005. *cesso e*:
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30
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FAGUNDE*, M. B. B. *t al.
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Estr*tégias de interna*ional*zação da i*dústria
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br*s*leira d*
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p*pel e **lulose sob a ótica do *a*adigma Eclét*co: estudo de cas* da e*p*esa S*zano Papel e
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L. H. Rob*tizi*g
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*h**ed s*rvi** cent*es:
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key cha**enges and
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an* s*pply m*n*ge*ent: A *ultiple
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t he us e o f
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*L*RES JUNIO*, E. P; COSTA, C. J; FIGUE*REDO, J. C; *O*ES, J. *. J; VASCONCEL*S, A.
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M. Avaliação da *tilização de Robot*c P**c*ss A*tom*tion (R*A) em Organizações de S*rviç*s.
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Rev. FSA, Teresina, v. 22, *. 10, ar*. 1, p. 3-*4, out. 2025.
</line>
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<line>
Contr*bui*ão *os Autores
</line>
<line>
N. M. Silva
</line>
<line>
R. E. Masaro
</line>
<line>
A. V. Paul*
</line>
</par><par>
<line>
1) *oncepção e planej*me*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e inte*pretaç*o dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*bor**ão *o rascun*o ou na *e*is*o crítica ** con**údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participa**o na aprovação da *e*são final do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 22, n. 1*, *rt. 1, p. 3-2*, o*t. 202*
</line>
<line>
ww*4.*nifsa*e*.com.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)