<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 3, p. 53-7*, o*t. 2*25
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.10.*
</line>
</par><par>
<line>
PPPS e Gestão de Ativos Públicos: *a*ores Dete*mi*antes ** Brasil
</line>
<line>
PPPS an* *ublic Asset *anagement: K*y Inf*u*ncing Fac*ors in Brazil
</line>
</par><par>
<line>
**sé Ed*berto de O*ena *únior
</line>
<line>
*e*trado e* Ciências Contábeis * Ad*inistração pel* **cape Busi*ess School
</line>
<line>
E-mai*: jr.omena1@*mail.com
</line>
<line>
Ola*o Venturim Calda*
</line>
<line>
Do*tor em Ciências *ontábeis *el* Univers**ade de B*as*lia
</line>
<line>
Profess*r ** FUCAPE B*siness School
</line>
<line>
E-m*i*: olavoven*urim@fucape.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: José Ed*ber*o de Omena Jún*or
</line>
<line>
E*it*r-Che*e:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
*er*e*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
FUC*PE
</line>
<line>
Business
</line>
<line>
Sc*ool,
</line>
<line>
Av. Nossa
</line>
<line>
Senhora dos
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Navegantes, 1*2*, E*s*ad* do Su*, Vit**ia - ES. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: Ola*o Venturim *aldas
</line>
<line>
Ar**g* recebido em 27/08/2025. Úl*ima
</line>
<line>
ve*s*o
</line>
</par><par>
<line>
FUCAPE
</line>
<line>
B**i*ess
</line>
<line>
*chool,
</line>
<line>
Av. *ossa
</line>
<line>
Senho** dos
</line>
<line>
rece*ida em 1*/09/2025. Ap*ovad* em 13/09/20*5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Navega*tes, 11*1, Enseada ** Suá, Vitór*a - ES. Brasil.
</line>
<line>
Ava*iad* p*lo sistema Triple Re*i*w: Desk R*view a)
</line>
<line>
p**o Edit*r-Chefe; e b) Double Blin* Revie*
</line>
<line>
(*valiação cega por dois av*liadore* da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramatic*l, Norm*t*va e de For*atação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. *men* J*nio*, O. V. Caldas
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa ob*etivou an*lis*r *s fato*es que influenciam a *ealização *e p**cerias *úblic*-
</line>
<line>
priva*a* (PPPs) *ara a gestão de ati*os p*blicos no Brasi*, contribuindo co* o **nh*cimento
</line>
</par><par>
<line>
s*bre a gestão *e at*vos público* por meio de *PP. Para
</line>
<line>
tanto, utilizou-se o mo*el* Pr*bit
</line>
</par><par>
<line>
para verificar de
</line>
<line>
que for*a a arr*cad*ção própria, os
</line>
<line>
gastos com i*vestiment*s e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ndividam*nto dos estados brasileiros e *istrito F**eral estão associados com a in*i**nc*a de
</line>
<line>
novo* *roj*to* d* *PP, no perí*do de 2*06 a 2018, *ara uma base *a *esquis*. Os resultados
</line>
<line>
indicaram *u* n*o é possível *firmar que a arr*c**a*ã* *rópria e o end*vidamento
</line>
<line>
influe*ci*m na i*cidênci* de Projet*s de PPP. *o entanto, os resultados apontaram,
</line>
<line>
est**isticamente, qu* o gasto com investimento *e* relação *ignifica*t* c*m a influência para
</line>
</par><par>
<line>
a incidênc*a de novo*
</line>
<line>
p*ojetos de PPP, o que si*nifica *u*, ao aumentar os gastos
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*nve*timentos, i*co*rerá diret*mente em um *umento *a *ea**zaç*o *e **P para a *est*o **s
</line>
<line>
at*vos *o *rasi*.
</line>
<line>
Pala*ras-chaves: *e**ão de At*vos Pú*licos. P**c*ria Públic*-Privada (PPP). Modelo Probi*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This research aimed to an*lyze the factors that influ*nce the implementation of public-*rivat*
</line>
<line>
partnerships (PPPs) fo* the manag*men* of pub*i* asse*s in Brazil, contributi** to k*owledge
</line>
<line>
ab*ut the manage*ent of public assets through PPPs. To th** end, the Probit mod*l was used
</line>
<line>
to verify h*w own r*venue, investment *xpenses and the debt of Brazil*an Stat*s an* the
</line>
<line>
Federal District a*e assoc*ated with t*e incidenc* of ne* PPP p*oject* in which the period of
</line>
<line>
2*06 and 2018 for a bas*s i* research. The *esults indicated th*t it is not po*sible to state *hat
</line>
<line>
own revenu* and debt influence **e incidence o* PPP Projects, *owever the results in*i*ate,
</line>
<line>
st*t*stically, that invest*ent spend*ng has a significa*t re*a**onship with the *nflue*ce on the
</line>
<line>
i*cidenc* of new PPP projects, whi*h m*a*s th*t increas*ng investment sp*nd*ng wi*l directly
</line>
<line>
r*su*t in a* increas* in *PPs for asset ma**gement i* *razil.
</line>
<line>
Keyword*: P*blic Asset *ana*em**t. Public- Private *a*tnership (PPP). Probit Mode*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 10, ar*. 3, p. 53-74, o*t. 2025
</line>
<line>
www4.*ni*san*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PPPS * Gestã* de Ativos Públicos: *ator*s D*ter*inantes no B*asil
</line>
<line>
55
</line>
</par><par>
<line>
* INTR*D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O tema su*t*nt*b*lida*e fiscal t*m ganhado *estaqu* no cenári* atual,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
avanços
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficativos *os estud*s sobre a temática. Ness* *ontexto, Stu*kert (201*) analisou a dívida
</line>
<line>
dos estados brasi*eiros e ava*iou a s**te*tabilidade fi*cal est***al. Cha*man (2008), *or sua
</line>
</par><par>
<line>
vez, demonst*ou em *e*
</line>
<line>
estudo *u*, ao *xam*nar a* t*ndências de receitas despesas d*s e
</line>
</par><par>
<line>
governos es**duais e locais, co*juntos de pr*ssõ*s cícl**a*, intergove*namentai* e estruturais
</line>
</par><par>
<line>
i*fl*enciam diretamente a sust*nta*ilidad* fiscal. Para *
</line>
<line>
autor, os go**rnos de*em busca*
</line>
</par><par>
<line>
estab*lização em momentos de crise po* meio d* *stratégias *omo a c*i***o *e *undo* d*
</line>
</par><par>
<line>
reser*a, a suavizaç*o da *ol**ilidade da* receitas, adoção a
</line>
<line>
de gatilhos
</line>
<line>
a*to*át*cos para
</line>
</par><par>
<line>
impostos e gastos, al*m de manter a*enção a fatores como e*p*ee*ded*rismo
</line>
<line>
públ*co,
</line>
</par><par>
<line>
*lob*l**ação, educação, *e*úncia fiscal, imigra*ão e investimentos.
</line>
</par><par>
<line>
S*gu*d* Mercês
</line>
<line>
* Fre*re (2017), de**do * e*cassez de r*c*rsos
</line>
<line>
que influenc*am n*
</line>
</par><par>
<line>
****mento d*s fornecedores e servi*ores em alguns estados, quadro fiscal p**e estar se o
</line>
<line>
**r*vando, s*ndo prej*di*ial *u**as vez*s * contin**dade da pre*tação de serviços púb*icos
</line>
</par><par>
<line>
essen**ai*. D*ver*os estados
</line>
<line>
da fede*ação esti*eram *omprometid** em apresent*r
</line>
</par><par>
<line>
incapacid*de de cumpr*r ob*ig*ç*es, *omo também a vio**ç*o dos limites i*p**tos pel* Lei
</line>
<line>
d* Res*onsabi*idad* *i*cal (LRF), tra**ndo ri**os fiscais, sociais e *olític*-in*titucion*is.
</line>
<line>
Segundo Merc*s e Freire (2*17), a escasse* d* re*urs*s, que afe*a o pa*amento de
</line>
<line>
for**c**ores e s*rvidores em algun* estad*s, po*e estar agr*vando * q*ad** fisc*l, o que, por
</line>
</par><par>
<line>
sua vez,
</line>
<line>
prej*dic* a continuidad*
</line>
<line>
d* pre*taçã* *e
</line>
<line>
serviços
</line>
<line>
*úblic** esse**iais. Div*r*os
</line>
</par><par>
<line>
*s*ados da federação en*rentaram dificu**a*es pa*a
</line>
<line>
c*mpr*r s*as obrigaçõ*s e, *m
</line>
<line>
a*guns
</line>
</par><par>
<line>
c*sos, ***laram os *imites est*bel*cidos pela
</line>
<line>
Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), * que
</line>
</par><par>
<line>
a*arretou riscos fiscais, soci*is e político-institu*ionais.
</line>
<line>
Por intermédi* de estud*s econômicos, a FIR*AN (**19) argu*e*ta que *m probl*ma
</line>
</par><par>
<line>
estru*ur*l *a* cont*s públic*s es*a*uais *carreta elevado* déficits. Tais *robl**as
</line>
<line>
es**o
</line>
</par><par>
<line>
*ela**onados *o *lto gra* de comprometime*to *os o*ça*ento* co* despesas discricionárias
</line>
<line>
ou ob*iga**r*as, em sua maiori* c*m despesa* *e pessoal em perí*dos de frust*ação de receita.
</line>
</par><par>
<line>
* *sforço *on*t*nte d* ente
</line>
<line>
pú*li*o *ara aju*tar as despesas
</line>
<line>
ao *ível da **recada**o
</line>
</par><par>
<line>
pró*ria faz com *u* a gestão *ública est*ja sempre *en*ível aos a*ontecim*ntos *c*n*micos.
</line>
<line>
Se*undo Dette* e Fol*ter (2015), na maioria dos países, * administra*ão *úbl*ca d*tém maior
</line>
</par><par>
<line>
*úmero *e ati*os
</line>
<line>
do que quaisquer organizações p*i*adas no país. C*ntudo, os
</line>
<line>
governo*
</line>
</par><par>
<line>
conhe**m mui*o sobre suas dív*das * pouco **bre seus ativos, qu*ndo *a maior**
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
governo* os ativos p*blicos ultrap*s*am o valor de *uas *í**das.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. *0, art. 3, p. 53-7*, out. 2*25 *ww4.*nifsanet.com.*r/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. Omena Júnior, O. *. Caldas
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
Par* Motta (*0**), modernizar a administração pública motiv*da pelos m*delos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*estã* privada, c*n*ide*ados supe*iores e *ai* efic**es, é *m ponto impo*tant* de **a nova
</line>
<line>
*g*nda polít*ca. *á Cooper (1993) argumenta que há uma exigência d* *u* as entida*e*
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas adotem a
</line>
<line>
prátic* de negócios d* seto* p*iva**, t*rnando-se mais r**po*sáveis
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
<line>
*e*s p*p*is e ativ*dad*s.
</line>
<line>
*imo* (1993) * Kaganov* e Nayy*r-Stone (2000) concorda* que o setor púb*ico deve
</line>
</par><par>
<line>
*dotar aborda*ens e técn*cas de ge*tão
</line>
<line>
de a**vos semelhante* às u*ilizadas p*r
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
priva*as. Buscando *ma mel**r
</line>
<line>
administração desses ativos, Amorim Filho et al. (2015)
</line>
</par><par>
<line>
d**taca* que * ind*pendência fiscal das entida*es sub*acionais em países, como Alemanha,
</line>
</par><par>
<line>
Au*trá*ia *ana*á, co*tribuiu, *ntre outros fato**s, par* * *vanço d* gestão de ati**s p*r e
</line>
</par><par>
<line>
meio de pa*cerias públ*co-privadas (PPP*). Essa independê*cia fiscal *ermi*e que
</line>
<line>
os entes
</line>
</par><par>
<line>
s*bnaciona*s em*tam dívidas *obiliária* nos mercados de *apitais *ara *inanciar projetos d*
</line>
</par><par>
<line>
infrae*tr**ur*. Na Alem*nh*, por
</line>
<line>
exemplo,
</line>
<line>
o* 16 e*tados federados ne**ciam suas dívidas
</line>
</par><par>
<line>
pú*li*as mobiliárias diretam*nte no *ercado d* ca*itais.
</line>
<line>
Para San*os (*019), no Brasil, a escassez de recur*os lev* o Po*e* Públ**o a ass*c*ar-
</line>
</par><par>
<line>
*e a entes pri**dos como forma de gara*ti* sua solvência e a cont*n*idade na
</line>
<line>
prestação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**r*i*os. Em proj**os de i*fraestrutura, *ue *eram ben*fícios à po*ulaç*o sem, contudo,
</line>
</par><par>
<line>
comprometer uma margem orçamentária já l*mi*ada, a
</line>
<line>
*doção *e *arceria* pú*lico-privadas
</line>
</par><par>
<line>
(PPP*) mostra-** de grande intere*s* para o *oder público, *specialme*te na e*fera est*dual,
</line>
<line>
por represen*ar u*a *lt*rnativa de i*v*stiment* em infraestrutura (Sa*tos, 2019).
</line>
<line>
O instituto das *ar*eri*s P*blico-Priv*das (PPPs) o*igin*-se de um modelo
</line>
<line>
intern*cio*al surgido na Ingla*er*a, conheci*o c*mo Public Private Partner*hips, c*jo objetivo
</line>
</par><par>
<line>
era a transferência de *iversos servi*o* pú*licos para a inic*at*va privad*. No *rasil,
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
nov* para**g** de relacionamento entre os *etores público * privado foi adotado como uma
</line>
<line>
so*uç*o para en*rentar a crise financeira do Est*do, que c*meç*u na déc**a de *980.
</line>
<line>
Amor*m *ilho et *l. (2*15) a*irmam que e*periên*i*s i*ter*acionais demons*ram que,
</line>
</par><par>
<line>
ao garan*ir um ambiente jurídico
</line>
<line>
ec*n*mic* e admin*str*tivo
</line>
<line>
*om varia*ão da car*e*ra
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projetos e a diversificaçã* da* c*teg*rias de investi*ores,
</line>
<line>
é
</line>
<line>
possív*l c*i*r u* amb*ent*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
n*gócios qu* con*ribua para tornar a* PPPs como uma classe de a**vos. Para D*eterich (2017),
</line>
</par><par>
<line>
o *uce*** de execu*ão *m um projeto de PPP e*tá dire*amente lig*do c*m o a*ra*jo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ga*anti* das obrigações to*adas pelo concessor, *endo es*e o pri*cipal ponto de atençã* das
</line>
<line>
partes envolvidas em um p*ojeto de P*P.
</line>
</par><par>
<line>
Diante disso, par*imos da segui*te p*obl*mát*ca pertine**e
</line>
<line>
à pesquisa: Qu*is os
</line>
</par><par>
<line>
principais fatore* que influe**iam *
</line>
<line>
realiza*ão de PPPs p*ra * gestão *e ativo* públicos no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 10, a*t. 3, p. 53-*4, **t. 2*25
</line>
<line>
w*w4.Un**sanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P**S e Gestão de Ativos Públicos: Fatores *eterminantes no Br*sil
</line>
<line>
57
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*? Portanto, p*ra responder * e*se questi*name**o, o obj*t*vo des*e estudo é analisar os
</line>
<line>
pr*n*i**** fato*es que influenciam * realiz*çã* de PPPs para a gestã* de at*v*s públicos no
</line>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Para *an*o, utiliz*ra*-*e da*os secundários dos esta*os qu* c*nstituíram PPPs
</line>
</par><par>
<line>
rela*ionad*s aos *eríodos de
</line>
<line>
2*0* a 2**8, com * int*nção
</line>
<line>
de analisar, por intermédio de
</line>
</par><par>
<line>
reg*essã* Probit, a rela*ão exi*tente entre a e**cu*ão do modelo de *estão de ativos *úblicos
</line>
</par><par>
<line>
através de PPPs sua *nflu**cia nos resultados de arreca*a*ão e
</line>
<line>
*rópri*, investimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
endivid*mento.
</line>
</par><par>
<line>
Os r*sultados sugerem u** leve tendê*cia de que, com o aumento do endividame*to
</line>
<line>
dos Estados, o número de p*ojetos de PPP aumenta. Ad*cionalmente, há evidên*ias de *ue a
</line>
</par><par>
<line>
arrecada*ã*
</line>
<line>
p***ria * end*vidamen*o e
</line>
<line>
dos entes públicos influenciem na realização *e P*P
</line>
</par><par>
<line>
para a gestão de ativo* no *rasil.
</line>
<line>
Esta pesquisa justifi**-se pela ****r*buiçã* s*bre * conheciment* *cerca de P*P para
</line>
<line>
g*stão de *ti*os públicos, pe*mitindo uma identifica*ão e mi*ig*ção mais eficaze* dos risc*s,
</line>
</par><par>
<line>
*anto o*eracionais qua*to financeiros. A pesquisa torna-se re*evan*e, con*idera*do-s*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aumento
</line>
<line>
do *omprome*im*nto do orçamento púb*ico com gastos obrigatór*os, a **minuição
</line>
</par><par>
<line>
da *apa*idad* de *n*e*tim*n*o e a limitaçã* no aumento da **rga tr*but**ia que demon*tram
</line>
<line>
um pr*blema estrutur*l nas co*tas pú*licas brasileiras (FIRJAN, 2*1*).
</line>
</par><par>
<line>
*essa mane*ra, o tr*balho es*á est*u*urado em cinco capítulos: ini*ia***nte, temos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
introduç*o; o segundo
</line>
<line>
capítulo, *o* três seç*es: gest*o de at*v**, pa*ceria pú*lico-pr*vada,
</line>
</par><par>
<line>
arrecad*ção
</line>
<line>
p***ria, inv*stimentos endivid*mento fi*cal; nos terceir* quart* c**ítulos,
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
métod* de pes*u*sa e a análise do* dados, r*spectiva*ente, finalizando *om o quinto capítulo,
</line>
<line>
que con*lui a pesquisa.
</line>
<line>
2RE FERE NC IA* T EÓRICO
</line>
<line>
2.1 Gest*o de ati*os
</line>
<line>
No qu* se r*fere à gestão d* ativ*s, *s autore* Nutt e McLennan (2000) a*i*mam que *
</line>
</par><par>
<line>
maio* pr*priedade e ocupa*ão de ativos é
</line>
<line>
geral*ente
</line>
<line>
d* organiz*çã* do setor
</line>
<line>
público. Para
</line>
</par><par>
<line>
T*orncrof* (1965), * g*stão de a*ivos p*de s*r entendida como o ato d* d*ri*ir e super*isio*ar
</line>
</par><par>
<line>
uma *ropriedade fundiária co* o o*jetivo
</line>
<line>
de ob*e*
</line>
<line>
um re*orno ót*mo, *end* esse não
</line>
</par><par>
<line>
necessari*mente financeiro. *sse retorno po*e ser
</line>
<line>
em termos de *enefício soci*l, *tatus,
</line>
</par><par>
</page><line>
prestígi*, poder polít*co o* algum outr* obje**vo ou grupo de metas.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina P*, v. 22, n. 1*, *rt. 3, p. *3-74, out. 2025 ww*4.Unifsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Omena Júnior, O. V. Cald*s
</line>
<line>
58
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Pe*ez e Famá (2006), os direitos e bens de um ente, disp**íve** à gestão,
</line>
</par><par>
<line>
são considera*os **ivos. *or outro lado, sob um direcionamento econômico e financeiro,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
ativo* sã*
</line>
<line>
c*nsi*erados recurs*s *ob contro*e
</line>
<line>
de *ma empresa e com capacidade
</line>
<line>
para g*rar
</line>
</par><par>
<line>
benefícios futuros. Confo*me a As*o*i*ção Brasil*ir* de Manutenção de Ge*tão de Ativo*
</line>
<line>
(*013), todo *t*vo deve ter *alor **tencial ou valor rea* p*ra a organização.
</line>
<line>
Embora n*o ex*sta um conceito universal *e ges*ão de at*vos, pod*-se considerar que a
</line>
<line>
gestão eficaz de ativos como um gerador potencial *e benefícios futur*s. Catte*li *t al. (20*3)
</line>
<line>
**re*ita* que gestão de ativos é utilizar os *tivo* físicos no *uxí*io *a *omada de decisão e na
</line>
<line>
escolha *e in*e*ti*ento*. *l-A*uti et al. (2013) * Hosk**s, Brint * Strbac (1*99) *oncor*am
</line>
<line>
que a gestão de ativo* é * *onjunto de ativi*ade* coordenad*s de uma organização, que t*m
</line>
</par><par>
<line>
p*r i*tuito gerar valor
</line>
<line>
para
</line>
<line>
*s seus ati*os, atenden*o desempenho o
</line>
<line>
através da gestã* de
</line>
</par><par>
<line>
cu*tos e o*ort*nidades.
</line>
</par><par>
<line>
Para **chael Ly*ns (2*04), a gestão de a*ivos é a parte ch*ve de um plane*amento *ue
</line>
</par><par>
<line>
conec** um
</line>
<line>
nível e*tratégico de decisõ*s sob*e a* n*cess*da*es de negócios de u*a
</line>
</par><par>
<line>
organ**ação * implan**ção de seus ativ*s e *uas *ut*ras n*ces*ida*es de inve*tim*nto.
</line>
</par><par>
<line>
Já, de acord* com *lark (2014), o pri*ci*al objetivo de u* modelo re*acionado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ge*t*o de ativos é tr*zer clareza para a g*stão e* seus processos *ecisórios, alocando **lhor
</line>
<line>
os *ecur**s entre os a*ivos *a or*aniza*ão, a fim de m*xim*zar * retorno e o valor dos *t*vos.
</line>
</par><par>
<line>
*ess* *enti*o, N*mme*s (2004) demo*str* que, pa** ating*r o objetivo *e maxi*izar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
r**orno
</line>
<line>
sobre o inve***ment*
</line>
<line>
de um ativ*, * preciso qu* haja uma gestão
</line>
<line>
de a*ivos
</line>
<line>
e*ic*e*te
</line>
</par><par>
<line>
atra*é* *a utiliza*ão de dado*, ferrament*s e processos bem definidos. C*nform* Davis
</line>
<line>
(201*), * gestã* de *tivos pode também s*r con*ider*da por reconh*ci*ento do ciclo de vi*a,
</line>
</par><par>
<line>
pela maximizaçã* *ara benefício o
</line>
<line>
da o*ganizaç*o
</line>
<line>
e/ou d*s suas par*es interessada*, pelo
</line>
</par><par>
<line>
gerenciam**to de riscos as*ocia*o* * pel* a*i**ame*to d** *tivos com
</line>
<line>
os
</line>
<line>
prop*sitos da
</line>
</par><par>
<line>
organização.
</line>
</par><par>
<line>
Co**orme estudo de S*efano, Casaro*to Filho, F*eitas e *artinez (201*), na economia
</line>
</par><par>
<line>
moderna, é com*m que as empre**s comecem a reconhecer
</line>
<line>
*ue os ativos intangíveis *ão
</line>
</par><par>
<line>
e**mentos
</line>
<line>
*ue podem atribuir um* maior vantagem competi*iva. Desse modo, a* mai*
</line>
</par><par>
<line>
divers*s organizações *ê* *artido da pr*missa de que a sua viab*lidade está relacionada com a
</line>
<line>
qualidade competi*i*a dos seus ativo*, sendo eles es**n*ia*s par* *ue se alcance metas. As*im
</line>
</par><par>
<line>
*endo, as empresas têm busca*o ide*tificar e
</line>
<line>
av*liar os *e*s conhecimentos, bem como têm
</line>
</par><par>
</page><line>
g*ri*o de forma mai* ef*c*z os seus r*cursos, com vi**as a ob**r *ma melhor per*ormance.
</line>
<line>
Cooper (1993) argu*e*ta q*e há um* *xigência de que as entidades pú*lic*s adot*m a
</line>
<line>
pr*tica d* *e*ócios relacionada ao setor privado e s* t*rnem mais *espon*á*eis por s*u*
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 1*, art. 3, p. 53-7*, out. 2025 w*w4.Unifsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
***S e Gestã* de Ativos Púb*ico*: Fa*ores Determinantes n* Brasi*
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
papéis e
</line>
<line>
atividades. Do mesm* modo, Simons (1993), Kaganov* * Nayyar-*tone (20**)
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ordam que o se*or públi*o deve *d*ta* a* abordag**s e técnicas de g*st*o de ativ*s tal
</line>
</par><par>
<line>
como empresas privadas. *uin*ana et *l (*01*) reforçam essa id*i*, ao defende*em que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce**mento d* control* * *ssencial par* o **ces** de i*stituições públ*ca* ou privadas.
</line>
</par><par>
<line>
*ara Meyer (2021), *ma das vantagens mais dest**adas pe*o* def*ns*res das PPPs é o
</line>
<line>
ganho de efici*ncia que o setor privado pode tra*e* para a adm*nistração *ública. Os auto*es
</line>
</par><par>
<line>
argument** que as PPPs têm p*tencial
</line>
<line>
para com*le*enta* as capacidades e recursos
</line>
</par><par>
<line>
gov*r*amentais. Isso se reflete na forma de ge*tão da *nformação no d*s**volvimento de *
</line>
<line>
ca*acida**s *e gestão.
</line>
<line>
A* PPPs tam*ém podem aj*dar a re**zir *s *ustos operac*ona*s p*ra o setor público,
</line>
<line>
p**s os gastos com ges*ão de ativos que s*o de compromi*so do se*or *úblico são t*ansf*ridos
</line>
<line>
para o parc*ir* privado, como é o caso da manut*nção de *tivos. Essa é uma vantagem
</line>
</par><par>
<line>
relevante, especial*en*e q*ando os orçamentos são limitados
</line>
<line>
e a eficiê*cia deve se*
</line>
</par><par>
<line>
melhor**a (Meyer, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Parceria pú*li*o privada
</line>
</par><par>
<line>
As Pa*c*rias *úb*ico-Priva*as (PPP) f*ram instituí*a* no Brasil **ravé* da Lei Fede*al
</line>
</par><par>
<line>
n º 1 1 .0 7 9 / * 0 * 4 , q u e
</line>
<line>
e*tab*leceu, na
</line>
<line>
esfera d* administr*ção pública, *ire*rizes para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de contratação de p*oje*os de PPP.
</line>
<line>
No Brasil, conforme aponta Abrucio (2*07), uma das *s*ratégia* d* reforma *erencial
</line>
<line>
par* fortalece* * ação gov*r*amen*al foi implem*ntada de mane*ra estru*urada, envolvendo a
</line>
<line>
redistr*buição de ativida*es c*m o *etor privado por mei* das PPP*. Or*an*za*ões brasileiras,
</line>
<line>
tanto priva*a* qu*nto públ*cas, buscaram promover *nic*ati*a* em relações c*nt*atuais c*m o
</line>
<line>
Esta**, que fora* r*alizadas po* meio de consórcios em**esariais.
</line>
<line>
Se*undo Justen Fi*ho (200*), est*s parcerias público-priva*a* são co*tra*os de longo
</line>
<line>
pra*o qu* atribuem a um *arcei** pri*a** * comp*omi*s* em re*lizar uma obra púb*ica, co*o
</line>
<line>
também poderá fornecer um serviço público, *om a d*vi*a garantia do Po*er Públ*co. Ness*
</line>
</par><par>
<line>
sen*id*, o
</line>
<line>
parceiro privado
</line>
<line>
p*de ou n*o ter direito à remuneração
</line>
<line>
através da u*ilização
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
infraestrutura.
</line>
<line>
Ri*eiro, **essan e Iquiapaza (2017) argumen*am que, com a Lei Federal 11.079, o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente para invest*mento na prest*ção
</line>
<line>
de *erv*ços v**ta*os à **fraestr*tura, atra*és
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
projetos de
</line>
<line>
parceria público-privada, tem se tornado *struturalme**e efi*az. Os
</line>
<line>
autores
</line>
</par><par>
</page><line>
a*alisam que o investimento atravé* de PPP* *ão uma alte*nati*a para **rair *apitais do setor
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. 10, art. 3, p. 53-74, out. 2025 ww**.*nifsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Omena Júnior, O. *. C*ldas
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
privado *m i*fraestrutura e melhori* da prestação de serviços público* em áreas, c*mo
</line>
<line>
sa**amento básico e *obilidade urbana, dentre outros.
</line>
</par><par>
<line>
*ara Sanche* (2018), após a concess*o de obras ou pro*et** do ente públic* para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
privado, os proc*dimen*os e e*ecuçã* praticados seguem o pad*ã* de eficiências com qu* as
</line>
</par><par>
<line>
empresas privadas pratica* em *eus investi*entos, m*smo sendo público. Ao *ti**zar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
capi*al *e risco pri*ado, o e*te público diminui a falta *e *er*eza so*re *oluções de l*ngo
</line>
<line>
prazo, trazend* *a in*c*ativa priv*da o *nteresse no *esenvolvimento tecn*lóg*co de empresa*,
</line>
<line>
que co*t*m com tecnologias de p*nta *ara a execução de seus projeto*.
</line>
</par><par>
<line>
Para *ér*co (2005), t*rna-se claro *ue, sob esse pon*o d* vis*a, os
</line>
<line>
contra*os *e *PPs
</line>
</par><par>
<line>
s*o
</line>
<line>
interessantes, uma vez que b*ne*ici*m a es*r*tura pr*dutiva em su* totalida*e, assim
</line>
</par><par>
<line>
c*m* a sociedad*, *ue usufrui de o*ras modernas e efic*entes.
</line>
</par><par>
<line>
Os pr*jet** de PPP buscam otimizar a p*rticipa**o do Estad* n* ec*nomia,
</line>
<line>
p*i *
</line>
</par><par>
<line>
tra*sferem
</line>
<line>
ao ente p*ivado serviços que são executados dir*tam*nte pelo ente público,
</line>
</par><par>
<line>
r***zin*o a qu*ntidade de serv*d*re*, entidades e órgãos da administração indiret* (D* Pietro,
</line>
<line>
2005). Outro objetivo *eria o de est*mulo * ini*iativa privada, contribu*ndo pa*a o ex*rcício
</line>
</par><par>
<line>
d* ativi*ades relac*ona**s ao i*teress* p*bl*c*, tendo *omo o*jeti*o
</line>
<line>
contribuir para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
efi**ência, *o* introduzir, n* forma tr*dicional de *estão e
</line>
<line>
pre*tação de serviços da gestã*
</line>
</par><par>
<line>
públic* bur*crática,
</line>
<line>
*rátic*s d* setor pri*ado que seriam m*is adequadas eficiên*ia. Co* à
</line>
</par><par>
<line>
recur*os limitados, o p*incipal motivo para o ent* públic* *xecu*ar p*ojetos de PPP é su**ir a
</line>
<line>
demanda por investimentos *om cap*t*l privado (RIBEIRO; BRESS**; IQUIAPAZA,
</line>
<line>
20*7).
</line>
<line>
2.3 Arrecadação própria, investimentos e e*dividamen** fiscal
</line>
<line>
De acor*o c** Sachsida (2011), os *mpostos possu*m *m p*pe* *ss*ncia* na
</line>
<line>
s*cie*ade mod*rna. D**se modo, os *e*ur*os arrecadado* po* mei* da tributaçã* fazem com
</line>
</par><par>
<line>
que o Estado con*iga financi*mento*
</line>
<line>
para os bens *ú*licos d* sociedade. Nesse s*n*ido,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educação, a saúd* e * segura*ça públic* são algun* dos e**mpl*s d* ben* q** o governo deve
</line>
<line>
ofe*ecer de forma grat*ita à socieda*e em tro*a do recebi**nto de impostos.
</line>
</par><par>
<line>
Destarte, q*anto *aior * o Esta*o, mai*r
</line>
<line>
é sua demanda pela *r*ecadação de a
</line>
</par><par>
<line>
**cursos per*nt* a sociedade. A*sim
</line>
<line>
*e*do, q**nto me*os eficaz for o setor público, mai*
</line>
</par><par>
<line>
gastos terá p*ra a po*u*a*ão manter a estr*tur* *st*tal. Um governo eficiente é
</line>
<line>
uma da*
</line>
</par><par>
<line>
maiores
</line>
<line>
demanda* e, nesse sentido, **chsid* (2011) aponta
</line>
<line>
*ue *stados pequen*s ten*em
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ser *antajosos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 22, n. 10, a*t. 3, p. 5*-*4, ou*. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsane*.com.b*/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PPPS e Gestão *e Ativos Públi**s: Fatores D*terminantes no Brasil
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
Por o*tro la*o, p*ra To*edo (2013), es*e in*trumento po*e ter um impa*to positivo e
</line>
<line>
sign*ficativ* no des*nv**vimento de proje*os **port*ntes, especial**nte em Govern*s com
</line>
<line>
baixa capacidad* de end*vidamen*o. Em particu*ar, isso po*e ajudar a *uperar séri*s gar*al*s
</line>
<line>
de i*fraest*utu** no p*í*, qu* causam pr*juí*os à economia.
</line>
<line>
*ntretanto, a complexidade dos contratos * as ob*igações voltadas ao pagament* de
</line>
</par><par>
<line>
l***o prazo obrig*m os políticos a
</line>
<line>
pensarem na possibilidade de
</line>
<line>
executá-los. O r*ceio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qued* de
</line>
<line>
ar*ecad*ç*o o* até desoneraç*o fiscal sã* ingre**entes *mport*ntes *ue são a
</line>
</par><par>
<line>
analisados na toma*a de d*cisão po* *ma PPP. Assim sendo, a pr*meir* hipótese f*i d*finida
</line>
<line>
nos seguintes *ermos:
</line>
</par><par>
<line>
H1: A arr*cad*ção p*ópria está associ*d* positivamente à real*zaçã*
</line>
<line>
de PPPs para *
</line>
<line>
gestão
</line>
</par><par>
<line>
dos at**os no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Em muitos país**, ao i*vés das med*das *e cortes *m gastos pú*licos, através
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*rogram*s d* estabilizaçã*, açõ*s q*e *nd*zem a contr*ção fisca* tr*uxe*am com* re*u*tado
</line>
<line>
direto a expansão fiscal. Da Cost* Nu**s e N*n*s (2020) afirmam qu* o sucesso *as Parc*rias
</line>
<line>
Público-Privadas (PPPs) no impulso do cre*cimento econômico *stá vinculado à ef*ciência
</line>
<line>
da* e*pre*a* contratadas pe** ser*iç* púb*ico. O Fundo Mo*etá*io Inte**aciona* -*M* (2004)
</line>
<line>
destaca que a introdução de investimentos pode **omover a ef*ciên*ia na ec*nomia.
</line>
<line>
Desse mo*o, as Parce*ia* Púb**co-Priva*as (PPPs) s** apresentadas como uma nova
</line>
<line>
e*tratégia para rev*talizar a capacidad* de i*v*stiment* público, destacando-se seu suc**s*
</line>
<line>
inter*acio**lmente co*o exe*plo de adoção ef***z. E*tre os p*ís*s freq*entemente
</line>
</par><par>
<line>
men*iona**s nesta e*pressão está R*ino **ido, *u* é pa*s responsável por pensar
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impl*men*ar *st* estrat**i* *n*cialmente (PECI; S*BRAL, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
As Parc*r*** P*b*ico-Pri*adas (PP*s) estão presentes n* agenda polít*ca
</line>
<line>
*rasileira
</line>
</par><par>
<line>
como mais uma tentati*a de atrair investim*ntos privados p*r* o s*tor de infrae*trutura.
</line>
<line>
Apesar de *écadas de re*ormas *e privati**ção terem alte*a*o a di*âmi*a das relaç**s *ntre o
</line>
</par><par>
<line>
setor *úblico e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
p*iva*o *o p*ís, os
</line>
<line>
prob**mas
</line>
<line>
fis*ais e orç*me*tários que es*as refor*as
</line>
</par><par>
<line>
v*sav*m soluci*nar ainda persistem. Entr* os fatores *ue impulsion*m a *doção d*s PPPs no
</line>
<line>
Brasi*, desta*a-se pr*nc*pa*mente * necessi**de de aum*ntar os inve*timentos em
</line>
<line>
infraestru*ur* (PECI; SOB*AL, 200*).
</line>
<line>
Diant* dis*o, constru*u-se * segunda hi*óte*e da p*s*uis*:
</line>
<line>
H*: * ga*to co* i**est*mento est* *ss*ciado positivament* à *ealizaç** de PPP* para
</line>
<line>
a **stão dos ativos no Br*sil.
</line>
<line>
Observ*ndo o impac*o do risco nas co*tas **blicas, a portaria da STN nº 614/2006
</line>
</par><par>
<line>
e*ta**lece que, se em um *ontra*o de PPP, o *nte público *derir a uma fração dos ris**s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, *. 10, art. 3, p. 53-74, o*t. 2025 *ww4.Unifsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. *men* Júnior, O. V. Caldas
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
dema*da, c*nstr*ção ou di*poni*ili*ade, e*se deverá fazer a *ua contabiliz*ção c*mo dívida
</line>
<line>
púb*i*a em *eu balanço (RI*EI*O; BRESSAN; IQUIA*AZA, 20**). C**tudo, apesar de não
</line>
<line>
h*ver uma única vert*nte s*bre o *ormato como a responsa*ilid*de fiscal de entes públ*cos
</line>
<line>
deve ser anal*s*da, a execuç*o de *etas e *imi*es legai* tem sido p*edominante como m*neira
</line>
<line>
de avaliação da re*pons*bilidade fiscal *m entes públicos.
</line>
<line>
A Le* de Responsa*i*idade F*scal (*RF) estab*lece d*recionament*s desde * gestão
</line>
<line>
d*s despesas a direc*onam*ntos d* gestão e control* da dívida, cont**do normas e diretr*zes
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
os
</line>
<line>
entes públi*os. Pa*a Gu*marães (2010), o principal
</line>
<line>
objetivo da LRF garantir é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio da* contas *úblicas. *o
</line>
<line>
*ue diz respeito aos risc*s a*sociad*s aos pr*jetos *e
</line>
</par><par>
<line>
*arceri** Público-Priv*das, a Lei F*d*ral 11.07*, em seu artigo 2*, estipula que os gastos **
</line>
<line>
na*ur*za continuada **correntes de c*ntrato* de P*rceria* Público-Privadas, realiz*dos *elos
</line>
</par><par>
<line>
*n*es pú*l*co*, devem
</line>
<line>
respeita* o limite de comprometime**o d* 5%
</line>
<line>
da Recei*a Corr*nte
</line>
</par><par>
<line>
*íquida (RCL).
</line>
</par><par>
<line>
O ar*igo 4º *a Lei Fe*era* 11.07* determina q*e a* Parceria* Pú*lico-Pri*adas (PPP*)
</line>
</par><par>
<line>
devem *bed*cer aos prin*ípi*s
</line>
<line>
da r*s*onsabilidade fiscal durante c*ntratação e execução *
</line>
</par><par>
<line>
dos *rojetos. De aco*do com Rodrigues e Lopes (20*6), c*m a implementação da L*i
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Responsabilid*de Fiscal (LRF),
</line>
<line>
torn*u-*e obrigatóri*
</line>
<line>
pa*a União, estad*s e *unicípios a
</line>
</par><par>
<line>
b*a*il*iro* a **ab*ração d* Demo*strativo de Riscos Fiscais, qu* id*ntifica e*en*os com
</line>
</par><par>
<line>
potencial pa**
</line>
<line>
*f**ar as *i*anças p*bl*cas. A p*rtir *a LRF, setor pú**ic* pa**ou * ter o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
maior *nten*im*nto so*re a influência do im*acto nas c*ntas públicas *ue pode ser causad*
</line>
<line>
pelo con*rol* con*inuado dos riscos fiscais e passivos c*ntingentes.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme Guimarães (*010), a *e*ponsabilid*de fisc*l em
</line>
<line>
pr*jeto* de PPP é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
a**ecto de grande relevâ*cia. Por
</line>
<line>
se trat*r de cont*atos de
</line>
<line>
acentuada d*mensão econômico-
</line>
</par><par>
<line>
financeir*, de longa *u*a*ão, por envo*ver*m em s*a maioria ob*igações f*n*nceiras do ente
</line>
<line>
pú*lico, pela div*são de *iscos entre as p*rtes p*iv*d* e p*bli** e **m consequência* capazes
</line>
</par><par>
<line>
de infl*enciar
</line>
<line>
*rçament*s **turos, toda cautela se tor*a necessária. Em vista
</line>
<line>
di * s o,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
im*or*ante submeter
</line>
<line>
esses
</line>
<line>
instrumentos jurídicos de PPP ao enq*a*ramento d* leg*sla*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ao* m*ca*ismos d* gestão de fluxo e estoqu* de d*vida.
</line>
<line>
**ra Sarment* e Ren*ebo*g (20*4), a contabiliz*ção no balanço públ*c* somente da
</line>
<line>
execução financ*ira diluída *urante o *e**odo de *igên*ia do contrato faz c*m que, **rante o
</line>
<line>
p***odo de imple*ent*ção, os inves*imentos executado* em Parceria Público-Priv*da fiquem
</line>
<line>
fora do cá*c*lo da dívida pública e do d*ficit.
</line>
<line>
Para que n*o haj* des*io do ob*etivo principa* do uso de Parceria Público **i*a*a *
</line>
</par><par>
<line>
não sejam pe*dido* ** bene*ícios pr*porcio*ados p*r
</line>
<line>
ess* meca*i*mo
</line>
<line>
a* ent* público, deve
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. **, art. 3, p. 53-74, out. 2025
</line>
<line>
www4.U**fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PPPS e Gestão de Ativos Públicos: Fato*e* Det*rminantes no Brasil
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
haver o *companhame*to e o *ontro*e
</line>
<line>
d** contra*os gerid*s pe*a ge*tão públic*, po*s são
</line>
</par><par>
<line>
importan**s para a diminui*ão
</line>
<line>
do risco fiscal (Ribeiro; Bress*n; Iquiapa*a, 2017). Dessa
</line>
</par><par>
<line>
maneira, fo* elab*r*** a última hipótese d* pesquis*:
</line>
</par><par>
<line>
H3: O endi*idamento *st* associa*o pos*tivamente à
</line>
<line>
rea*ização de PPPs para gest*o dos a
</line>
</par><par>
<line>
*tivos n* Br*si*.
</line>
</par><par>
<line>
O endi*idam*nto do *etor público no B*asil é infl*e*ciado diretamente **la adoção de
</line>
<line>
PPPs como uma estratégia **ra a *estão de at*vo*. *s PPPs aprese*tam uma **lução prática
</line>
<line>
na superaçã* d** restriçõ*s fiscais, *romovendo * e*iciência, inovação e compartilhament* de
</line>
<line>
riscos, enquanto atrae* inve*timento* **cess*rios para a modernização da i*fraes*rutura
</line>
<line>
pública.
</line>
</par><par>
<line>
Quando ocorre limit*ções fiscais e um alto *ível de e**ividamento enfrent*do
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
gov*rn*, a capacidade de investir diretamente *m **fraestr*tura
</line>
<line>
e s*r**ços *úblicos
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
r*stri*gida. Nesse contexto, as PPPs s*rgem com* um* *ol*ção vi*vel para suprir essa lacuna,
</line>
<line>
p*rmitindo q** o s*tor priv*do aporte recu*sos e e*pe*tise na ex*c*ção de pro*e*o* essenciai*.
</line>
<line>
3 MÉTODOLO GI A D A PES QU ** A
</line>
<line>
3.1 *eleção da amostra e trat*me*to de dados
</line>
</par><par>
<line>
**t* tra**l*o bus*a an*lisar *s
</line>
<line>
*atores que influencia* realizaçã* de P*P* para a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ge*tão d* ativos públ*cos no Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Para tal, e*ta *esquisa abrange os estados * o Distri** Federal, devid* à *ua relevância
</line>
<line>
finance*ra e econ**ica. A amostra in*lui os estados que implementaram o* não Parce*ias
</line>
</par><par>
<line>
Pú**ico-Priv*das (PPP*), no pe*í**o de 2006 a 2018, em *usca *e da*os p*ecisos sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*ática. Os dados util*zados **r*m obtidos a partir de diversas fontes, incluindo o ba*co de
</line>
<line>
dados *ina*ças do Brasil - FI*B*A, o S**te*a *e Info*mações Contábeis e Fiscai* do Setor
</line>
</par><par>
<line>
Público Brasileiro - SI*ONFI, o *nstituto *r**i*ei*o *e *eografia e Estatística - **GE,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*addar *e PPPs e o* Tribunais *e Conta* dos Es*ados, cobrindo * período mencionado.
</line>
</par><par>
<line>
Util*zou-se o F*tor de *ariância (VIF) para *dentificar o *ível d* m*ltico*ine***dade
</line>
<line>
das variá*eis. Um VIF ac*ma do valor *dmissível (VIF>10) tra*uz uma co*inearid*de acima
</line>
</par><par>
<line>
do admiss*vel. Hair
</line>
<line>
et. al. (2005) expli*am q*e utilizar va*iáve*s indepen*en*es, *ue
</line>
</par><par>
<line>
*presentam alta correlação, *eduz a
</line>
<line>
e*etividade *e serem
</line>
<line>
p*evistos os e*eitos
</line>
<line>
das va*iáveis
</line>
</par><par>
<line>
independentes *obre a variável *epen*ente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *2, n. 10, a*t. 3, p. 5*-74, out. 2025
</line>
<line>
**w4.Uni*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. O**na Júni*r, O. V. Cald*s
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 1 - Quadro de desc**ção das variáveis
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
ppp
</line>
<line>
*s entes que fizeram PPPs;
</line>
<line>
período analisad*. Informa**es
</line>
<line>
disponíveis
</line>
<line>
no
</line>
<line>
*it* Raddar de P*Ps.
</line>
</par><par>
<line>
Inarr*c = ICMS + I*VA + Ou*ros + Taxas +
</line>
</par><par>
<line>
Contr*bui**o de M*lho*ia*
</line>
<line>
arre**dadas
</line>
<line>
no a no.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
rep*esenta a capacidade de
</line>
<line>
con**ibuições sociai*, apl*caç*es f*nanceiras,
</line>
</par><par>
<line>
arrecadação própria do e*te,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
A referência ** valor
</line>
<line>
da d*vida conso*idada,
</line>
</par><par>
<line>
conf*rme os dados d*vulgad*s pelo Anexo 2 d*
</line>
</par><par>
<line>
Va*iáv*l
</line>
<line>
independente
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a ór
</line>
<line>
*estão Fisca*
</line>
<line>
*os Estados
</line>
</par><par>
<line>
lnd**
</line>
<line>
*ndica
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tamanho
</line>
<line>
do R*evlultg*idoos de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
endiv*d*mento. (L*g*ritmi*ada)
</line>
<line>
C*ntábeis e
</line>
<line>
Fiscais
</line>
<line>
*o Se**r
</line>
<line>
Públ*co
</line>
<line>
Brasileir*
</line>
<line>
(Siconfi).
</line>
</par><par>
<line>
Categoria de Despesa* Investimento, conforme
</line>
</par><par>
<line>
*ar*ável independente r*lativa
</line>
<line>
R**atór** de
</line>
<line>
Gestão Fis*al
</line>
<line>
dos Est*dos
</line>
</par><par>
<line>
*ninves*
</line>
<line>
ao gasto com i*ves*imen**
</line>
<line>
d*vulgado*
</line>
<line>
no
</line>
<line>
S*stem* de Informaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
dos Estados. (Logaritmizada)
</line>
<line>
C*ntá*eis e
</line>
<line>
*iscais
</line>
<line>
*o Setor
</line>
<line>
Público
</line>
<line>
*rasileir*
</line>
<line>
(Sicon*i).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado pelo **to*, 2*24.
</line>
<line>
Al*m das vari*v*is d*scri*as, o mode*o *ropos*o in*lui variáveis de contr*le de
</line>
<line>
nat*reza demográfica e *conômica, *o*forme estabelec**o pe*o re*erencial t*óri*o, toda*
</line>
<line>
alinhadas com a r*alidade brasileira: População *stimada por Estad* (lnPop) e Transferências
</line>
<line>
Federais por Estado (lnTr*nsf).
</line>
<line>
F*gura 2 - Q*adro de descr*çã* das variáveis de co*trole
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: E*aborado pe*os autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*es*na, v. 22, n. 10, ar*. 3, p. 53-74, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*PS e Gestão de Ativos Públicos: Fato**s Determinant** no B**si*
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁ*ISE DOS DADOS
</line>
</par><par>
<line>
A Ta*el* 1 apr**en*a a estatís*ica desc**tiva *a am*s*r*, que *ng*oba ta*to *s *stado*
</line>
<line>
que estabeleceram PPP durante o p*ríodo estud*do quan*o aqueles qu* não o fize*am,
</line>
<line>
totalizando 346 observaç*es. *s resultados d* amo*tra *a*a a* *ariávei* fo*am tratad*s para
</line>
</par><par>
<line>
e*iminar o* valores
</line>
<line>
atíp*cos (outl*ers), os qu*i* podem distor*er os resultado* devid* * sua
</line>
</par><par>
<line>
signif*cativa *ivergência do padrão gera* a*r*sentad* pela amos*ra. Foi empregada a t**ni*a
</line>
<line>
de wi*so*i*ação em todas as v*ri*veis e**lica*iv*s, visan*o ajustar os *alo**s extremos (tanto
</line>
<line>
m*nimos quanto *áxim*s).
</line>
<line>
Ta**la 1. Parâmet*os descr*t*vo* das vari*ve*s *epende*te e inde*endent*s.
</line>
</par><par>
<line>
Va*iável
</line>
<line>
N
</line>
<line>
*édia
</line>
<line>
Desvio Padrão
</line>
<line>
Mí n
</line>
</par><par>
<line>
PPP
</line>
<line>
346
</line>
<line>
0 ,1 0 * 2 6 2 *
</line>
<line>
0 ,3 1 1 1 5 4 7
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*rrec*da*ã*
</line>
<line>
346
</line>
<line>
18.5*7.*81.*32,38
</line>
<line>
*1.806.8*3.025,50
</line>
<line>
384.149.486,85
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
DCL
</line>
<line>
346
</line>
<line>
18.745.293.705,15
</line>
<line>
40.942.392.367,54
</line>
<line>
6*4.*29.274,*1
</line>
</par><par>
<line>
Invest*mento
</line>
<line>
346
</line>
<line>
1.4*5.603.166,*5
</line>
<line>
1.898.064.702,17
</line>
<line>
133.849.953,52
</line>
</par><par>
<line>
T**nsf. Fed*rais
</line>
<line>
34*
</line>
<line>
4.731.390.09*
</line>
<line>
*.*3*.034.086
</line>
<line>
*56.436.009
</line>
</par><par>
<line>
Po*ulaçã*
</line>
<line>
346
</line>
<line>
7 .2 9 1 .6 4 2
</line>
<line>
8 .5 * 6 .7 6 4
</line>
<line>
3 9 5 .7 * 5
</line>
</par><par>
<line>
Variável
</line>
<line>
P 25
</line>
<line>
P 50
</line>
<line>
P 75
</line>
<line>
* ax
</line>
</par><par>
<line>
PPP
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
A*recadação
</line>
<line>
3943566518
</line>
<line>
8.4*0.122.020,09
</line>
<line>
*7.303.*36.959,60
</line>
<line>
218.989.140.708,27
</line>
</par><par>
<line>
*CL
</line>
<line>
18*454*76*
</line>
<line>
4.103.815.418,84
</line>
<line>
10.919.797.108,07
</line>
<line>
279.672.335.1*8,30
</line>
</par><par>
<line>
Inve**im*nto
</line>
<line>
541.387.071,19
</line>
<line>
*91.316.*01,82
</line>
<line>
1.557.2*5.164,3*
</line>
<line>
1*.303.984.251,47
</line>
</par><par>
<line>
Trans*. Fede*ais
</line>
<line>
2.498.*61.87*
</line>
<line>
3.78*.766.993
</line>
<line>
5.877.52*.*16
</line>
<line>
2*.27*.735.*44
</line>
</par><par>
<line>
Pop*laçã*
</line>
<line>
2 .5 * 0 .0 6 *
</line>
<line>
3 .7 9 1 .* 1 5
</line>
<line>
8 .9 1 7 .7 4 4
</line>
<line>
4 5 .5 3 8 .9 3 6
</line>
</par><par>
</page><line>
F**te: Elaborado pelos au*ores.
</line>
<line>
U*a obs*rvação nas **tatísti*as d*s**itiv*s chama im*d*a**mente * aten**o. A m*dia
</line>
<line>
*a variável PPP qu* tem valor *,108262* e * seu des*io p*drão que *e* por valor 0,3**1547,
</line>
<line>
ambo* m*no*es q*e 1. Por se tratar de uma variáv*l *in*ri* sempr* terá méd*a e d*svio padrão
</line>
<line>
meno* que 1 e su* média re*resenta a por*enta*em *e observações qu* fizeram PPP ao lon**
</line>
<line>
do p*ríodo estudado. Ou seja, se to*os ** ente* tivessem feito pelo meno* uma **P por ano, a
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 10, *rt. 3, p. 53-74, out. 2*25 www4.Uni*sanet.*om.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Om*na Júnior, O. V. Cal*as
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
média ser*a 1 o* *00%; n* *aso estudado, temo* uma méd*a de *0,826% de i*cidên*i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proj**** de PPPs para a a*ostra de *46 du*a*te o per**do de 2*06 a 2018. *alienta-se que,
</line>
<line>
para corrigir a presença de *utlier*, tod*s a* *a*iáveis foram winso*i*adas a 5%.
</line>
<line>
Em relação aos estados que constituíram projetos de PPP para a g*stão *e *e*s ativo*
</line>
<line>
*o *eríodo d* 20*6 a *0*8, *nalisou-se * perfil destes estados, baseados nos dados de sua
</line>
</par><par>
<line>
a*recada*ã* própria, gasto com inves*imento e endi*ida**n*o através
</line>
<line>
d* sua *espesa
</line>
</par><par>
<line>
conso**dada *i*uida (DCL). Por últi**, c*m*arou-*e a arrecadação pr*pria, o *asto com
</line>
<line>
inve*tim*nto e o en*ividam*nto dos est*dos ao l*ngo dos a*os após a constituição de proj*tos
</line>
<line>
d* PPPs, para a ge*t** de seu* ativos. O estudo a*rangeu dados *oletados nos anos de 2006 *
</line>
<line>
201*. Os Estados que co*sti*uí*am PPP ne*se período fora*:
</line>
<line>
Figura 3 - Q*ad*o de *stados/DF *ue *on*tituíram PPPs entre 20*6-20*8
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
UNI*ADE DA F*D*RAÇÃO (UF)
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
ALAGOAS
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
AMAZON*S
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
BAHIA
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
CE*RA
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
D*S*RITO FEDERAL
</line>
</par><par>
<line>
6
</line>
<line>
E*PÍRITO SA*TO
</line>
</par><par>
<line>
7
</line>
<line>
GOIÁS
</line>
</par><par>
<line>
8
</line>
<line>
MIN*S GER*IS
</line>
</par><par>
<line>
9
</line>
<line>
MATO GROSSO
</line>
</par><par>
<line>
10
</line>
<line>
PE*NAMBUCO
</line>
</par><par>
<line>
11
</line>
<line>
PIA*Í
</line>
</par><par>
<line>
12
</line>
<line>
PARANÁ
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
RIO DE J*NEIRO
</line>
</par><par>
<line>
14
</line>
<line>
RIO GRAN*E DO NOR*E
</line>
</par><par>
<line>
15
</line>
<line>
S*O PAULO
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Elab*rado pelos au***es.
</line>
<line>
A matriz d* corre*ação ap*esentada n* tabela 2 tem por fina*idad* demo**trar se as
</line>
<line>
*ariá*eis têm correlação.
</line>
<line>
Tabe*a 2. M*triz de An*l*se de C*rre*a*ão *ntre V*riáveis.
</line>
</par><par>
<line>
PPP
</line>
<line>
Arre*a*ação
</line>
<line>
DCL
</line>
<line>
Investim*nto
</line>
<line>
Po*ulação
</line>
<line>
Transf
</line>
</par><par>
<line>
PPP
</line>
<line>
1 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
A*rec*dação
</line>
<line>
0 .2 6 * 3 * * *
</line>
<line>
1 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
*CL
</line>
<line>
0 .2 3 2 * * * *
</line>
<line>
0 .9 3 4 2 * * *
</line>
<line>
1 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
*nvestime*to
</line>
<line>
0 .3 8 1 2 * * *
</line>
<line>
0 .* 9 8 6 * * *
</line>
<line>
0 .7 1 2 4 * * * 1 ,0 0 *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. *, p. 53-74, ou*. 20*5
</line>
<line>
www4.Unifsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PPPS e Gestão de Ativos Públicos: Fatores Deter*inantes no Brasil
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
Popul*ção
</line>
<line>
0 ,3 1 3 4 * * *
</line>
<line>
0 ,8 8 0 7 * * *
</line>
<line>
0 ,8 3 3 3 * * * 0 ,8 1 * 4 * * *
</line>
<line>
1 ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
Transf.
</line>
<line>
0 ,2 9 9 1 * * *
</line>
<line>
0 ,7 8 1 6 * * *
</line>
<line>
* ,6 6 8 9 * * * 0 ,7 4 9 4 * * *
</line>
<line>
0 ,8 4 * 8 * * *
</line>
<line>
* ,0 0 0
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*b**ado pelos autores.
</line>
<line>
Not*: * p<0,10; ** p<0,0*; *** p<0,01
</line>
</par><par>
<line>
Apesar de a c*r*ela**o ser sig*ifi*ante na m*triz proposta na ta*ela 2 ao inclu*r a*
</line>
</par><par>
<line>
var**vei* d* c*n***le, conforme H**r, Ande*s*n, Tatham e Blac* (2005), pa*a ava*iar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
multi*o*in**r*dade, foi e*ecutada a *v*l*ação *elo F*to* de Inf*ação da *ariâ**ia - V*F na
</line>
</par><par>
<line>
tabela 3, cujo i**e*so * * tolerância. * ní*el d**on**rado
</line>
<line>
de multico*inearidade a*m*ss*vel
</line>
</par><par>
<line>
f*i 4,*2 (VI*<10).
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Fato* de In*lação *e *a*iâ*cia
</line>
</par><par>
<line>
Variáve*s
</line>
<line>
VIF
</line>
<line>
1/VIF
</line>
</par><par>
<line>
Lnarrec
</line>
<line>
7 ,6 3
</line>
<line>
0 ,1 3 1 1 1 *
</line>
</par><par>
<line>
Lnd*l
</line>
<line>
5 ,4 9
</line>
<line>
0 ,1 8 1 9 9 4
</line>
</par><par>
<line>
L*inve*t
</line>
<line>
3 ,9
</line>
<line>
0 ,2 5 6 1 3 9
</line>
</par><par>
<line>
Lntrans
</line>
<line>
2 ,7
</line>
<line>
0 ,3 7 0 3 9 8
</line>
</par><par>
<line>
L*pop
</line>
<line>
2 ,8 *
</line>
<line>
0 ,3 4 8 6 5 7
</line>
</par><par>
<line>
*éd*a
</line>
<line>
4 ,5 2
</line>
</par><par>
<line>
Nota: Resultados d* te*te VIF.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*o pelos autor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizando um modelo *e regre*s*o, comparamos a variá*el categóric* P*P com *s
</line>
<line>
variáveis ln*rrec, ln**l, lni*ve*t e a variá*el *e con*r*le I*po* e lntrans. A regr*s*ão **oposta
</line>
<line>
t** por **nalidade demo*strar se *s v**iáveis *ndepe*dente* lnarrec, lndcl e lninvest
</line>
<line>
influenciaram a variável depende*te *PP. O* **sulta*os são apresentado* n* *abel* 5.
</line>
<line>
*a*ela 5 - Re*ult*dos da Re*ressão Linear
</line>
</par><par>
<line>
Variáveis
</line>
<line>
*s*i*at*va
</line>
<line>
EP
</line>
<line>
T
</line>
<line>
Valo* P
</line>
<line>
[95% Conf. Interval]
</line>
</par><par>
<line>
lna**ec
</line>
<line>
-0,*2*6705
</line>
<line>
* ,0 3 8 7 *
</line>
<line>
-0,69
</line>
<line>
0 ,4 9 *
</line>
<line>
-10294*1
</line>
<line>
492515
</line>
</par><par>
<line>
lndcl
</line>
<line>
0,00302686
</line>
<line>
0 ,* 2 * 3 3
</line>
<line>
0 ,1 4
</line>
<line>
0 ,* 8 7
</line>
<line>
-03*9325
</line>
<line>
04483*
</line>
</par><par>
<line>
lni*ves*
</line>
<line>
0,11*65872***
</line>
<line>
0 ,0 3 3 7 2
</line>
<line>
* ,5 5
</line>
<line>
* ,0 0 0
</line>
<line>
*533153
</line>
<line>
18*8872
</line>
</par><par>
<line>
l n*op
</line>
<line>
* ,1 4 8 2 3 9 9
</line>
<line>
0 ,0 3 2 2 *
</line>
<line>
0 ,4 6
</line>
<line>
0 ,6 4 7
</line>
<line>
-048678*
</line>
<line>
0906243
</line>
</par><par>
<line>
lntr**s
</line>
<line>
0,04632195
</line>
<line>
0 ,* 3 3 9 1
</line>
<line>
1 ,3 7
</line>
<line>
0 ,1 7 3
</line>
<line>
-020371
</line>
<line>
1316968
</line>
</par><par>
<line>
Constante
</line>
<line>
-3,0681859***
</line>
<line>
0 ,6 * * 2 3
</line>
<line>
-4,72
</line>
<line>
0 ,0 0 0
</line>
<line>
-4.347164 -1.741817
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
6 ,8 5 3
</line>
</par><par>
<line>
*²
</line>
<line>
0 ,* 1 7 4
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, *. 10, art. 3, p. 53-7*, out. 2025
</line>
<line>
www4.*nifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Om*na Júnio*, O. V. Ca*das
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
Nota: * p<0,10; ** p<0,05; *** p<0,*1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabor**o pelos au*ore*.
</line>
</par><par>
<line>
*ara testar ** hipóteses H1, H2 e H3, * pesquisa ut*lizo* vari*veis *odelo e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reg*e*s*o ad*tad*s por alguns do* pesqu*sadores do *ema, mais espe*ificam*nte dos estudos
</line>
<line>
*e Kim e*. *l (2011) e Minnis (2011).
</line>
</par><par>
<line>
A const**te *ambém s* ap*esent*u negativa e, portanto, *ão se analisa. Contudo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ú*ica *ariá*el que s* apresentou significati*a n* a*á*ise foi Investimento (Indinvest) 0,11*7,
</line>
</par><par>
<line>
(p=0.0*0). *penas o H* apre*entou mudanças sign*ficati*as. Podemos
</line>
<line>
observar q*e, *m
</line>
</par><par>
<line>
m**ia, o aume*to de 1% no inve*timento implica **mento de 12% na prob**i*idade de o ente
</line>
<line>
público realizar proje*os de PPP. Le*ando em consid*ração que uma pa*ce*ia público-*rivada
</line>
<line>
é *eguid* de inves*i**nto, *odemos entender e*sa a*álise sob a ótic* *e que, ao fazer a PPP,
</line>
</par><par>
<line>
após o in*est***nto en*e *úblico delega ativ*dade a* setor *
</line>
<line>
privado, transferindo os riscos
</line>
</par><par>
<line>
correlatos do investimento. Conforme **stacado
</line>
<line>
por Cabra* e *ilva (2009), a* PPPs são
</line>
</par><par>
<line>
revest*da* de c*mp*exidade por *onstruir *tivos de v*lores
</line>
<line>
expr*ssiv*s, com longo praz*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maturação dos investimentos, fazendo co*
</line>
<line>
qu*,
</line>
<line>
ao d*legar atividades * ato**s pr*vados,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
entes *úbli*os acabam por tr*nsfer*r para o setor privado os **spec*ivos r*scos corr*lato*.
</line>
<line>
Atravé* da delegação de funções ** ente p*blico para o ente pri*ado, pod*m oco*rer
</line>
<line>
inú*eros benefícios. Dentre eles, temo* a maior eficiência, ino*açã* e qua*idade nos s*rviço*
</line>
<line>
públicos. Porém, é esse*cial que essa del**açã* **ja realizada de maneira transparent*, com
</line>
<line>
regulação *igorosa e u* foco *onstante na proteç*o dos int*resses púb*i*os.
</line>
</par><par>
<line>
A *mple*entação de PPPs
</line>
<line>
po*er* contr*buir para a sustentab*lidade *iscal *m l*ngo
</line>
</par><par>
<line>
pr*zo. Ao transferi* a *espon*abilida*e de fi*anciamento e o*eração d* *roj*tos para o setor
</line>
</par><par>
<line>
priva*o, o
</line>
<line>
governo pode c*ncentrar-** na re*ulação * *isc*liz*ção, contri**indo pa*a que os
</line>
</par><par>
<line>
s**viços
</line>
<line>
*úblic** sejam pre*tados de acor*o com os pa*rões **tabelecido*, s*m *umen*ar
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificativamente *eu endividamento.
</line>
<line>
*s desafios cres*entes relacionados à gestão de infraestrut*r*s envelhecidas são
</line>
</par><par>
<line>
amp*a*ente discutidos em diversas publica*ões t*c**cas *
</line>
<line>
c*e*tí*ic*s (T*INDADE, et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2020). Entr* o* fa*ores *ue influenciam, destaca-se a
</line>
<line>
gestão do p*oc*sso de inovação,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
uma diferença s*gnifica**va na percepç** entre gest*r*s de nív*l estratég*co e *e nível táti*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os gest*res e**ratégicos *ostra*am uma vi*ão ma*s o*imis*a, enq*anto os
</line>
<line>
ges*ores
</line>
<line>
tát**os,
</line>
</par><par>
<line>
res*onsáveis po* imple*e*tar as iniciativas d* in*vação, d*monst*aram uma pers*e*tiva mais
</line>
</par><par>
<line>
cautel**a. F*r*eira, Ro*ha * C*rvalhai* (2015) destacam como pr*ocupante o fato ** q*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**s*ore* estra*égicos **ribuem pouca importânc*a ao fator "rec*rs*s para inovação".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *0, a*t. 3, p. 53-74, out. *02* www*.Unifsa*et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
PPPS e Gestã* de A*ivo* Públic*s: Fat*res Determ*nant** no Bra*il
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
O a*oio po*ític* s* torna fun*am*ntal pa*a imple*entar e sustentar iniciativas de
</line>
<line>
ge*t*o a**v*. Os líd*res pol*ticos pre*isam se comprometer com os objetivos da *estão ativa *
</line>
</par><par>
<line>
e*t*rem *ispostos * fornece* * suporte necessário, incluindo *ecursos f*na*ceiros
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
l*gislativos.
</line>
</par><par>
<line>
Esse a*oi* p*lí*ico se encon*ra **t*rligado com a di*ponibili*ade de rec*rsos
</line>
<line>
financeiros p*r* uma gest** ati*a, traze*do o es*aç* f**cal q*e é importante devido à
</line>
<line>
ca**cid*de do governo de arre*a*ar *eceitas e *inanciar p*o*etos e programas de
</line>
<line>
infra*strutu*a, sem comprometer a estabilidade e*onômi*a e financeira.
</line>
</par><par>
<line>
A gestão d* a*ivo* construídos te* se mostrado essen*ial para o *nfrent**ento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desa*ios c*mp*exos
</line>
<line>
e multidis*iplinares, proporc*o*ando r*sultados significativ*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
modelag*m e compreensão d*s *u*tos
</line>
<line>
ao lo**o do ciclo de *ida, associados a dife*entes
</line>
</par><par>
<line>
níveis
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
de*empenh* e risco d* infraest*utu*as d* d*versos *ip*s. Isso inc*ui edifícios
</line>
</par><par>
<line>
*úbl*cos e privad*s, r*sidenci*i* e n*o residenc*ais, bem com* i*stalações
</line>
<line>
industriais
</line>
</par><par>
<line>
v*riada*, sen*o cru*ial para informar deci**e* de investimento, tan*o *m c*rt* quanto em
</line>
<line>
longo praz*, e pa*a definir as estratégias *e *inanciamento c*r*espon*entes (SALVADO et
</line>
<line>
al., 2018; SALVADO, DE AL*EIDA, et *l., 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
Outro fator
</line>
<line>
que influ**c** es*a
</line>
<line>
gestão é desenvolvim**to o
</line>
<line>
da *ocie*ade civ*l, a fi*
</line>
</par><par>
<line>
de ga*anti* que os int*resses e neces*idades das comunidades af*t*das sejam consider*dos na
</line>
<line>
tomada de deci*ões ref*rente * infr*es*rutura. P*ra *s*o, podem-se i*cl*i* consulta* p*b*icas,
</line>
<line>
mecanismos de prestação *e cont** e parcer*as com organizaçõ** d* sociedad* *i*il.
</line>
<line>
*essa forma, os resultad*s d* reg*essão aprese*t**a* evidências ** que há u*a
</line>
</par><par>
<line>
*elação diretamente p*oporcional
</line>
<line>
entre inv*st*me*to e a inc*dê*cia *e PPP, v*s*o que foi
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
únic* variável signifi*ativa ca*az *e explicar o m*de*o, demon*trando qu* o aumen*o no
</line>
<line>
inv*sti*ento é capaz de aumentar * incidênc*a de Parceri*s Público-Privad*s nos Es*a**s.
</line>
<line>
5 CONS*DERAÇÕES FIN***
</line>
</par><par>
<line>
O o*je*ivo desta pesq*isa *oi *nalisar os principai* fatores que influen*iam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realizaç*o
</line>
<line>
d* parcerias *úblico-priva*as (PPPs)
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
*es*ão
</line>
<line>
de ativos pú*li*os no Br**i*.
</line>
</par><par>
<line>
Utilizando metodolo*ia descr*tiv*, b**eada em dados secundários e va*iáv*is *conômicas,
</line>
<line>
*iscais e financeir*s, foram identifica*os os estados que impla*taram PPPs no período d*
</line>
<line>
20*6 a 2*18, classificando-os como va*iável dicotômica. O perfil de*ses estados foi a**lisado
</line>
</par><par>
<line>
a partir ** *rrecadação própria, gastos com inves*imento e
</line>
<line>
endividamento (DCL), com
</line>
</par><par>
</page><line>
aplica*ão de modelo Prob*t, inspirado *m e*tud*s de Kim et al. (2*11) e Minnis (2011).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. **, n. 10, ar*. 3, *. *3-74, out. 2025 w**4.*ni**anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. Omena Júnior, O. V. *a*das
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
Os *e*ulta*os indicam que arrec*d*ção p*óp*ia e *ndividam*nto não apre*entaram
</line>
<line>
re*ação estatisticam*nte *ignificat*va com a *ealização de *PPs. A*n*a assim, observo*-se
</line>
<line>
te*dência de que maior endivid*m*nto esteja associ*do a mais projetos, *ossive*mente pa**
</line>
<line>
**nt*r inve**imen*os ou bu*car eficiên*ia e redução de c*st*s. *á o gas*o com *n*estime*to
</line>
</par><par>
<line>
apre*e*tou
</line>
<line>
rel*ção sign*fi*ativ*, su*erindo q*e seu au*ento tende a *mpulsionar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*m*lant*ção de PPPs.
</line>
</par><par>
<line>
As c*nc*u*ões r*força*
</line>
<line>
*ue as PPPs, p*r envolv*re* ativos de alt* v*lo* e *ongo
</line>
</par><par>
<line>
pr*zo, tr*ns*erem risc*s ao setor pri**d* (**BRAL; S*LVA, 2009), *o***do ser utiliza*as
</line>
</par><par>
<line>
estrategica*ente pelos ent*s par* viabi*izar in*estiment*s. *i*nte
</line>
<line>
*i*so, fu**ros estu*os
</line>
</par><par>
<line>
d*vem ampliar a a**lise para *unicípios, incorporar variáveis c*mo índice de Gini, densidade
</line>
</par><par>
<line>
dem*g*áfica e ideologia parti*ár**, e aperfeiçoa* m*todologias, visando compreender
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma mais ampla os fato*es que influ*n*iam a adoção ** PPPs na *estã* d* *tivos públicos.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNCI*S
</line>
<line>
AMORIM FIL*O, *. H.; LE*TE, L. W. C.; CH*MB*RELLI, M. A. P. P. (2015). P*rce*i**
</line>
<line>
p*bli**-**ivadas: uma cla*s* de ativos para in*estimentos. Revi*ta *o BNDE*, R*o de
</line>
<line>
Janeiro, 14, 25*-309.
</line>
<line>
CABRAL, S., S*LV* *. R, A. F. A. (2009). PPPs e de*isões de inve*timento na co*strução de
</line>
<line>
está*ios de futebol. Or*anizações & So*ieda*e,*6 (48) 39-*8.
</line>
<line>
CASTRO, R. P. *.; ZILIOTTO, M. M. (2019). C*mpliance nas c**tr*taçõ*s públicas:
</line>
<line>
exigê*cia e critérios normat**os. Belo H*rizont*: Fórum.
</line>
<line>
C*ARK, J. (2014). Sponsor\s Perspe*tive: Relia*il*ty Matters: Under*tand*ng the impact of
</line>
<line>
ISO55000 o* A*se* **nageme*t. Man*gement Practices, i*ve*tments and c*a*lenges.
</line>
<line>
COOPER, K. J. (1993). Publ*c sector v*lu**io*s. *ew Zealand Valu*r*' Jo*r*al,
</line>
<line>
December,11-18.
</line>
<line>
DA COSTA NUNES, R.; NUN*S, S. (2020) P.p. A *arceria **blico priva*a-pp*: Uma fo*te
</line>
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X
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<line>
X
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<line>
2) a*ál*s* * inter*ret*ção dos da*o*.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç** *o rascun*o ou na rev*são crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) participação na apr*vação da versão final do manusc**to.
</line>
<line>
X
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*
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