<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 3, p. 53-7*, o*t. 2*25 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*25.22.10.* </line>
</par>
<par>
<line> PPPS e Gestão de Ativos Públicos: *a*ores Dete*mi*antes ** Brasil </line>
<line> PPPS an* *ublic Asset *anagement: K*y Inf*u*ncing Fac*ors in Brazil </line>
</par>
<par>
<line> **sé Ed*berto de O*ena *únior </line>
<line> *e*trado e* Ciências Contábeis * Ad*inistração pel* **cape Busi*ess School </line>
<line> E-mai*: jr.omena1@*mail.com </line>
<line> Ola*o Venturim Calda* </line>
<line> Do*tor em Ciências *ontábeis *el* Univers**ade de B*as*lia </line>
<line> Profess*r ** FUCAPE B*siness School </line>
<line> E-m*i*: olavoven*urim@fucape.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: José Ed*ber*o de Omena Jún*or </line>
<line> E*it*r-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> *er*e* </line>
<line> de </line>
<line> Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> FUC*PE </line>
<line> Business </line>
<line> Sc*ool, </line>
<line> Av. Nossa </line>
<line> Senhora dos </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Navegantes, 1*2*, E*s*ad* do Su*, Vit**ia - ES. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: Ola*o Venturim *aldas </line>
<line> Ar**g* recebido em 27/08/2025. Úl*ima </line>
<line> ve*s*o </line>
</par>
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<line> FUCAPE </line>
<line> B**i*ess </line>
<line> *chool, </line>
<line> Av. *ossa </line>
<line> Senho** dos </line>
<line> rece*ida em 1*/09/2025. Ap*ovad* em 13/09/20*5. </line>
</par>
<par>
<line> Navega*tes, 11*1, Enseada ** Suá, Vitór*a - ES. Brasil. </line>
<line> Ava*iad* p*lo sistema Triple Re*i*w: Desk R*view a) </line>
<line> p**o Edit*r-Chefe; e b) Double Blin* Revie* </line>
<line> (*valiação cega por dois av*liadore* da área). </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, Norm*t*va e de For*atação </line>
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<line> J. E. *men* J*nio*, O. V. Caldas </line>
<line> 54 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> Esta pesquisa ob*etivou an*lis*r *s fato*es que influenciam a *ealização *e p**cerias *úblic*- </line>
<line> priva*a* (PPPs) *ara a gestão de ati*os p*blicos no Brasi*, contribuindo co* o **nh*cimento </line>
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<line> s*bre a gestão *e at*vos público* por meio de *PP. Para </line>
<line> tanto, utilizou-se o mo*el* Pr*bit </line>
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<line> para verificar de </line>
<line> que for*a a arr*cad*ção própria, os </line>
<line> gastos com i*vestiment*s e </line>
<line> o </line>
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<line> *ndividam*nto dos estados brasileiros e *istrito F**eral estão associados com a in*i**nc*a de </line>
<line> novo* *roj*to* d* *PP, no perí*do de 2*06 a 2018, *ara uma base *a *esquis*. Os resultados </line>
<line> indicaram *u* n*o é possível *firmar que a arr*c**a*ã* *rópria e o end*vidamento </line>
<line> influe*ci*m na i*cidênci* de Projet*s de PPP. *o entanto, os resultados apontaram, </line>
<line> est**isticamente, qu* o gasto com investimento *e* relação *ignifica*t* c*m a influência para </line>
</par>
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<line> a incidênc*a de novo* </line>
<line> p*ojetos de PPP, o que si*nifica *u*, ao aumentar os gastos </line>
<line> com </line>
</par>
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<line> *nve*timentos, i*co*rerá diret*mente em um *umento *a *ea**zaç*o *e **P para a *est*o **s </line>
<line> at*vos *o *rasi*. </line>
<line> Pala*ras-chaves: *e**ão de At*vos Pú*licos. P**c*ria Públic*-Privada (PPP). Modelo Probi*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This research aimed to an*lyze the factors that influ*nce the implementation of public-*rivat* </line>
<line> partnerships (PPPs) fo* the manag*men* of pub*i* asse*s in Brazil, contributi** to k*owledge </line>
<line> ab*ut the manage*ent of public assets through PPPs. To th** end, the Probit mod*l was used </line>
<line> to verify h*w own r*venue, investment *xpenses and the debt of Brazil*an Stat*s an* the </line>
<line> Federal District a*e assoc*ated with t*e incidenc* of ne* PPP p*oject* in which the period of </line>
<line> 2*06 and 2018 for a bas*s i* research. The *esults indicated th*t it is not po*sible to state *hat </line>
<line> own revenu* and debt influence **e incidence o* PPP Projects, *owever the results in*i*ate, </line>
<line> st*t*stically, that invest*ent spend*ng has a significa*t re*a**onship with the *nflue*ce on the </line>
<line> i*cidenc* of new PPP projects, whi*h m*a*s th*t increas*ng investment sp*nd*ng wi*l directly </line>
<line> r*su*t in a* increas* in *PPs for asset ma**gement i* *razil. </line>
<line> Keyword*: P*blic Asset *ana*em**t. Public- Private *a*tnership (PPP). Probit Mode*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 10, ar*. 3, p. 53-74, o*t. 2025 </line>
<line> www4.*ni*san*t.com.b*/revista </line>
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<line> PPPS * Gestã* de Ativos Públicos: *ator*s D*ter*inantes no B*asil </line>
<line> 55 </line>
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<line> * INTR*D*ÇÃO </line>
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<line> O tema su*t*nt*b*lida*e fiscal t*m ganhado *estaqu* no cenári* atual, </line>
<line> com </line>
<line> avanços </line>
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<line> sign*ficativos *os estud*s sobre a temática. Ness* *ontexto, Stu*kert (201*) analisou a dívida </line>
<line> dos estados brasi*eiros e ava*iou a s**te*tabilidade fi*cal est***al. Cha*man (2008), *or sua </line>
</par>
<par>
<line> vez, demonst*ou em *e* </line>
<line> estudo *u*, ao *xam*nar a* t*ndências de receitas despesas d*s e </line>
</par>
<par>
<line> governos es**duais e locais, co*juntos de pr*ssõ*s cícl**a*, intergove*namentai* e estruturais </line>
</par>
<par>
<line> i*fl*enciam diretamente a sust*nta*ilidad* fiscal. Para * </line>
<line> autor, os go**rnos de*em busca* </line>
</par>
<par>
<line> estab*lização em momentos de crise po* meio d* *stratégias *omo a c*i***o *e *undo* d* </line>
</par>
<par>
<line> reser*a, a suavizaç*o da *ol**ilidade da* receitas, adoção a </line>
<line> de gatilhos </line>
<line> a*to*át*cos para </line>
</par>
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<line> impostos e gastos, al*m de manter a*enção a fatores como e*p*ee*ded*rismo </line>
<line> públ*co, </line>
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<line> *lob*l**ação, educação, *e*úncia fiscal, imigra*ão e investimentos. </line>
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<line> S*gu*d* Mercês </line>
<line> * Fre*re (2017), de**do * e*cassez de r*c*rsos </line>
<line> que influenc*am n* </line>
</par>
<par>
<line> ****mento d*s fornecedores e servi*ores em alguns estados, quadro fiscal p**e estar se o </line>
<line> **r*vando, s*ndo prej*di*ial *u**as vez*s * contin**dade da pre*tação de serviços púb*icos </line>
</par>
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<line> essen**ai*. D*ver*os estados </line>
<line> da fede*ação esti*eram *omprometid** em apresent*r </line>
</par>
<par>
<line> incapacid*de de cumpr*r ob*ig*ç*es, *omo também a vio**ç*o dos limites i*p**tos pel* Lei </line>
<line> d* Res*onsabi*idad* *i*cal (LRF), tra**ndo ri**os fiscais, sociais e *olític*-in*titucion*is. </line>
<line> Segundo Merc*s e Freire (2*17), a escasse* d* re*urs*s, que afe*a o pa*amento de </line>
<line> for**c**ores e s*rvidores em algun* estad*s, po*e estar agr*vando * q*ad** fisc*l, o que, por </line>
</par>
<par>
<line> sua vez, </line>
<line> prej*dic* a continuidad* </line>
<line> d* pre*taçã* *e </line>
<line> serviços </line>
<line> *úblic** esse**iais. Div*r*os </line>
</par>
<par>
<line> *s*ados da federação en*rentaram dificu**a*es pa*a </line>
<line> c*mpr*r s*as obrigaçõ*s e, *m </line>
<line> a*guns </line>
</par>
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<line> c*sos, ***laram os *imites est*bel*cidos pela </line>
<line> Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), * que </line>
</par>
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<line> a*arretou riscos fiscais, soci*is e político-institu*ionais. </line>
<line> Por intermédi* de estud*s econômicos, a FIR*AN (**19) argu*e*ta que *m probl*ma </line>
</par>
<par>
<line> estru*ur*l *a* cont*s públic*s es*a*uais *carreta elevado* déficits. Tais *robl**as </line>
<line> es**o </line>
</par>
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<line> *ela**onados *o *lto gra* de comprometime*to *os o*ça*ento* co* despesas discricionárias </line>
<line> ou ob*iga**r*as, em sua maiori* c*m despesa* *e pessoal em perí*dos de frust*ação de receita. </line>
</par>
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<line> * *sforço *on*t*nte d* ente </line>
<line> pú*li*o *ara aju*tar as despesas </line>
<line> ao *ível da **recada**o </line>
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<line> pró*ria faz com *u* a gestão *ública est*ja sempre *en*ível aos a*ontecim*ntos *c*n*micos. </line>
<line> Se*undo Dette* e Fol*ter (2015), na maioria dos países, * administra*ão *úbl*ca d*tém maior </line>
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<line> *úmero *e ati*os </line>
<line> do que quaisquer organizações p*i*adas no país. C*ntudo, os </line>
<line> governo* </line>
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<line> conhe**m mui*o sobre suas dív*das * pouco **bre seus ativos, qu*ndo *a maior** </line>
<line> dos </line>
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<line> governo* os ativos p*blicos ultrap*s*am o valor de *uas *í**das. </line>
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<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. *0, art. 3, p. 53-7*, out. 2*25 *ww4.*nifsanet.com.*r/re**sta </line>
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<line> *. E. Omena Júnior, O. *. Caldas </line>
<line> *6 </line>
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<line> Par* Motta (*0**), modernizar a administração pública motiv*da pelos m*delos </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *estã* privada, c*n*ide*ados supe*iores e *ai* efic**es, é *m ponto impo*tant* de **a nova </line>
<line> *g*nda polít*ca. *á Cooper (1993) argumenta que há uma exigência d* *u* as entida*e* </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas adotem a </line>
<line> prátic* de negócios d* seto* p*iva**, t*rnando-se mais r**po*sáveis </line>
<line> po* </line>
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<line> *e*s p*p*is e ativ*dad*s. </line>
<line> *imo* (1993) * Kaganov* e Nayy*r-Stone (2000) concorda* que o setor púb*ico deve </line>
</par>
<par>
<line> *dotar aborda*ens e técn*cas de ge*tão </line>
<line> de a**vos semelhante* às u*ilizadas p*r </line>
<line> empresas </line>
</par>
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<line> priva*as. Buscando *ma mel**r </line>
<line> administração desses ativos, Amorim Filho et al. (2015) </line>
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<line> d**taca* que * ind*pendência fiscal das entida*es sub*acionais em países, como Alemanha, </line>
</par>
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<line> Au*trá*ia *ana*á, co*tribuiu, *ntre outros fato**s, par* * *vanço d* gestão de ati**s p*r e </line>
</par>
<par>
<line> meio de pa*cerias públ*co-privadas (PPP*). Essa independê*cia fiscal *ermi*e que </line>
<line> os entes </line>
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<line> s*bnaciona*s em*tam dívidas *obiliária* nos mercados de *apitais *ara *inanciar projetos d* </line>
</par>
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<line> infrae*tr**ur*. Na Alem*nh*, por </line>
<line> exemplo, </line>
<line> o* 16 e*tados federados ne**ciam suas dívidas </line>
</par>
<par>
<line> pú*li*as mobiliárias diretam*nte no *ercado d* ca*itais. </line>
<line> Para San*os (*019), no Brasil, a escassez de recur*os lev* o Po*e* Públ**o a ass*c*ar- </line>
</par>
<par>
<line> *e a entes pri**dos como forma de gara*ti* sua solvência e a cont*n*idade na </line>
<line> prestação </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> **r*i*os. Em proj**os de i*fraestrutura, *ue *eram ben*fícios à po*ulaç*o sem, contudo, </line>
</par>
<par>
<line> comprometer uma margem orçamentária já l*mi*ada, a </line>
<line> *doção *e *arceria* pú*lico-privadas </line>
</par>
<par>
<line> (PPP*) mostra-** de grande intere*s* para o *oder público, *specialme*te na e*fera est*dual, </line>
<line> por represen*ar u*a *lt*rnativa de i*v*stiment* em infraestrutura (Sa*tos, 2019). </line>
<line> O instituto das *ar*eri*s P*blico-Priv*das (PPPs) o*igin*-se de um modelo </line>
<line> intern*cio*al surgido na Ingla*er*a, conheci*o c*mo Public Private Partner*hips, c*jo objetivo </line>
</par>
<par>
<line> era a transferência de *iversos servi*o* pú*licos para a inic*at*va privad*. No *rasil, </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> nov* para**g** de relacionamento entre os *etores público * privado foi adotado como uma </line>
<line> so*uç*o para en*rentar a crise financeira do Est*do, que c*meç*u na déc**a de *980. </line>
<line> Amor*m *ilho et *l. (2*15) a*irmam que e*periên*i*s i*ter*acionais demons*ram que, </line>
</par>
<par>
<line> ao garan*ir um ambiente jurídico </line>
<line> ec*n*mic* e admin*str*tivo </line>
<line> *om varia*ão da car*e*ra </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projetos e a diversificaçã* da* c*teg*rias de investi*ores, </line>
<line> é </line>
<line> possív*l c*i*r u* amb*ent* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> n*gócios qu* con*ribua para tornar a* PPPs como uma classe de a**vos. Para D*eterich (2017), </line>
</par>
<par>
<line> o *uce*** de execu*ão *m um projeto de PPP e*tá dire*amente lig*do c*m o a*ra*jo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ga*anti* das obrigações to*adas pelo concessor, *endo es*e o pri*cipal ponto de atençã* das </line>
<line> partes envolvidas em um p*ojeto de P*P. </line>
</par>
<par>
<line> Diante disso, par*imos da segui*te p*obl*mát*ca pertine**e </line>
<line> à pesquisa: Qu*is os </line>
</par>
<par>
<line> principais fatore* que influe**iam * </line>
<line> realiza*ão de PPPs p*ra * gestão *e ativo* públicos no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 10, a*t. 3, p. 53-*4, **t. 2*25 </line>
<line> w*w4.Un**sanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P**S e Gestão de Ativos Públicos: Fatores *eterminantes no Br*sil </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*? Portanto, p*ra responder * e*se questi*name**o, o obj*t*vo des*e estudo é analisar os </line>
<line> pr*n*i**** fato*es que influenciam * realiz*çã* de PPPs para a gestã* de at*v*s públicos no </line>
<line> Brasil. </line>
<line> Para *an*o, utiliz*ra*-*e da*os secundários dos esta*os qu* c*nstituíram PPPs </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionad*s aos *eríodos de </line>
<line> 2*0* a 2**8, com * int*nção </line>
<line> de analisar, por intermédio de </line>
</par>
<par>
<line> reg*essã* Probit, a rela*ão exi*tente entre a e**cu*ão do modelo de *estão de ativos *úblicos </line>
</par>
<par>
<line> através de PPPs sua *nflu**cia nos resultados de arreca*a*ão e </line>
<line> *rópri*, investimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> endivid*mento. </line>
</par>
<par>
<line> Os r*sultados sugerem u** leve tendê*cia de que, com o aumento do endividame*to </line>
<line> dos Estados, o número de p*ojetos de PPP aumenta. Ad*cionalmente, há evidên*ias de *ue a </line>
</par>
<par>
<line> arrecada*ã* </line>
<line> p***ria * end*vidamen*o e </line>
<line> dos entes públicos influenciem na realização *e P*P </line>
</par>
<par>
<line> para a gestão de ativo* no *rasil. </line>
<line> Esta pesquisa justifi**-se pela ****r*buiçã* s*bre * conheciment* *cerca de P*P para </line>
<line> g*stão de *ti*os públicos, pe*mitindo uma identifica*ão e mi*ig*ção mais eficaze* dos risc*s, </line>
</par>
<par>
<line> *anto o*eracionais qua*to financeiros. A pesquisa torna-se re*evan*e, con*idera*do-s* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aumento </line>
<line> do *omprome*im*nto do orçamento púb*ico com gastos obrigatór*os, a **minuição </line>
</par>
<par>
<line> da *apa*idad* de *n*e*tim*n*o e a limitaçã* no aumento da **rga tr*but**ia que demon*tram </line>
<line> um pr*blema estrutur*l nas co*tas pú*licas brasileiras (FIRJAN, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<line> *essa mane*ra, o tr*balho es*á est*u*urado em cinco capítulos: ini*ia***nte, temos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> introduç*o; o segundo </line>
<line> capítulo, *o* três seç*es: gest*o de at*v**, pa*ceria pú*lico-pr*vada, </line>
</par>
<par>
<line> arrecad*ção </line>
<line> p***ria, inv*stimentos endivid*mento fi*cal; nos terceir* quart* c**ítulos, </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> métod* de pes*u*sa e a análise do* dados, r*spectiva*ente, finalizando *om o quinto capítulo, </line>
<line> que con*lui a pesquisa. </line>
<line> 2RE FERE NC IA* T EÓRICO </line>
<line> 2.1 Gest*o de ati*os </line>
<line> No qu* se r*fere à gestão d* ativ*s, *s autore* Nutt e McLennan (2000) a*i*mam que * </line>
</par>
<par>
<line> maio* pr*priedade e ocupa*ão de ativos é </line>
<line> geral*ente </line>
<line> d* organiz*çã* do setor </line>
<line> público. Para </line>
</par>
<par>
<line> T*orncrof* (1965), * g*stão de a*ivos p*de s*r entendida como o ato d* d*ri*ir e super*isio*ar </line>
</par>
<par>
<line> uma *ropriedade fundiária co* o o*jetivo </line>
<line> de ob*e* </line>
<line> um re*orno ót*mo, *end* esse não </line>
</par>
<par>
<line> necessari*mente financeiro. *sse retorno po*e ser </line>
<line> em termos de *enefício soci*l, *tatus, </line>
</par>
<par>
<line> prestígi*, poder polít*co o* algum outr* obje**vo ou grupo de metas. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina P*, v. 22, n. 1*, *rt. 3, p. *3-74, out. 2025 ww*4.Unifsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. Omena Júnior, O. V. Cald*s </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Pe*ez e Famá (2006), os direitos e bens de um ente, disp**íve** à gestão, </line>
</par>
<par>
<line> são considera*os **ivos. *or outro lado, sob um direcionamento econômico e financeiro, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> ativo* sã* </line>
<line> c*nsi*erados recurs*s *ob contro*e </line>
<line> de *ma empresa e com capacidade </line>
<line> para g*rar </line>
</par>
<par>
<line> benefícios futuros. Confo*me a As*o*i*ção Brasil*ir* de Manutenção de Ge*tão de Ativo* </line>
<line> (*013), todo *t*vo deve ter *alor **tencial ou valor rea* p*ra a organização. </line>
<line> Embora n*o ex*sta um conceito universal *e ges*ão de at*vos, pod*-se considerar que a </line>
<line> gestão eficaz de ativos como um gerador potencial *e benefícios futur*s. Catte*li *t al. (20*3) </line>
<line> **re*ita* que gestão de ativos é utilizar os *tivo* físicos no *uxí*io *a *omada de decisão e na </line>
<line> escolha *e in*e*ti*ento*. *l-A*uti et al. (2013) * Hosk**s, Brint * Strbac (1*99) *oncor*am </line>
<line> que a gestão de ativo* é * *onjunto de ativi*ade* coordenad*s de uma organização, que t*m </line>
</par>
<par>
<line> p*r i*tuito gerar valor </line>
<line> para </line>
<line> *s seus ati*os, atenden*o desempenho o </line>
<line> através da gestã* de </line>
</par>
<par>
<line> cu*tos e o*ort*nidades. </line>
</par>
<par>
<line> Para **chael Ly*ns (2*04), a gestão de a*ivos é a parte ch*ve de um plane*amento *ue </line>
</par>
<par>
<line> conec** um </line>
<line> nível e*tratégico de decisõ*s sob*e a* n*cess*da*es de negócios de u*a </line>
</par>
<par>
<line> organ**ação * implan**ção de seus ativ*s e *uas *ut*ras n*ces*ida*es de inve*tim*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Já, de acord* com *lark (2014), o pri*ci*al objetivo de u* modelo re*acionado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ge*t*o de ativos é tr*zer clareza para a g*stão e* seus processos *ecisórios, alocando **lhor </line>
<line> os *ecur**s entre os a*ivos *a or*aniza*ão, a fim de m*xim*zar * retorno e o valor dos *t*vos. </line>
</par>
<par>
<line> *ess* *enti*o, N*mme*s (2004) demo*str* que, pa** ating*r o objetivo *e maxi*izar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> r**orno </line>
<line> sobre o inve***ment* </line>
<line> de um ativ*, * preciso qu* haja uma gestão </line>
<line> de a*ivos </line>
<line> e*ic*e*te </line>
</par>
<par>
<line> atra*é* *a utiliza*ão de dado*, ferrament*s e processos bem definidos. C*nform* Davis </line>
<line> (201*), * gestã* de *tivos pode também s*r con*ider*da por reconh*ci*ento do ciclo de vi*a, </line>
</par>
<par>
<line> pela maximizaçã* *ara benefício o </line>
<line> da o*ganizaç*o </line>
<line> e/ou d*s suas par*es interessada*, pelo </line>
</par>
<par>
<line> gerenciam**to de riscos as*ocia*o* * pel* a*i**ame*to d** *tivos com </line>
<line> os </line>
<line> prop*sitos da </line>
</par>
<par>
<line> organização. </line>
</par>
<par>
<line> Co**orme estudo de S*efano, Casaro*to Filho, F*eitas e *artinez (201*), na economia </line>
</par>
<par>
<line> moderna, é com*m que as empre**s comecem a reconhecer </line>
<line> *ue os ativos intangíveis *ão </line>
</par>
<par>
<line> e**mentos </line>
<line> *ue podem atribuir um* maior vantagem competi*iva. Desse modo, a* mai* </line>
</par>
<par>
<line> divers*s organizações *ê* *artido da pr*missa de que a sua viab*lidade está relacionada com a </line>
<line> qualidade competi*i*a dos seus ativo*, sendo eles es**n*ia*s par* *ue se alcance metas. As*im </line>
</par>
<par>
<line> *endo, as empresas têm busca*o ide*tificar e </line>
<line> av*liar os *e*s conhecimentos, bem como têm </line>
</par>
<par>
<line> g*ri*o de forma mai* ef*c*z os seus r*cursos, com vi**as a ob**r *ma melhor per*ormance. </line>
<line> Cooper (1993) argu*e*ta q*e há um* *xigência de que as entidades pú*lic*s adot*m a </line>
<line> pr*tica d* *e*ócios relacionada ao setor privado e s* t*rnem mais *espon*á*eis por s*u* </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 22, n. 1*, art. 3, p. 53-7*, out. 2025 w*w4.Unifsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ***S e Gestã* de Ativos Púb*ico*: Fa*ores Determinantes n* Brasi* </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> papéis e </line>
<line> atividades. Do mesm* modo, Simons (1993), Kaganov* * Nayyar-*tone (20**) </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ordam que o se*or públi*o deve *d*ta* a* abordag**s e técnicas de g*st*o de ativ*s tal </line>
</par>
<par>
<line> como empresas privadas. *uin*ana et *l (*01*) reforçam essa id*i*, ao defende*em que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proce**mento d* control* * *ssencial par* o **ces** de i*stituições públ*ca* ou privadas. </line>
</par>
<par>
<line> *ara Meyer (2021), *ma das vantagens mais dest**adas pe*o* def*ns*res das PPPs é o </line>
<line> ganho de efici*ncia que o setor privado pode tra*e* para a adm*nistração *ública. Os auto*es </line>
</par>
<par>
<line> argument** que as PPPs têm p*tencial </line>
<line> para com*le*enta* as capacidades e recursos </line>
</par>
<par>
<line> gov*r*amentais. Isso se reflete na forma de ge*tão da *nformação no d*s**volvimento de * </line>
<line> ca*acida**s *e gestão. </line>
<line> A* PPPs tam*ém podem aj*dar a re**zir *s *ustos operac*ona*s p*ra o setor público, </line>
<line> p**s os gastos com ges*ão de ativos que s*o de compromi*so do se*or *úblico são t*ansf*ridos </line>
<line> para o parc*ir* privado, como é o caso da manut*nção de *tivos. Essa é uma vantagem </line>
</par>
<par>
<line> relevante, especial*en*e q*ando os orçamentos são limitados </line>
<line> e a eficiê*cia deve se* </line>
</par>
<par>
<line> melhor**a (Meyer, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Parceria pú*li*o privada </line>
</par>
<par>
<line> As Pa*c*rias *úb*ico-Priva*as (PPP) f*ram instituí*a* no Brasil **ravé* da Lei Fede*al </line>
</par>
<par>
<line> n º 1 1 .0 7 9 / * 0 * 4 , q u e </line>
<line> e*tab*leceu, na </line>
<line> esfera d* administr*ção pública, *ire*rizes para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de contratação de p*oje*os de PPP. </line>
<line> No Brasil, conforme aponta Abrucio (2*07), uma das *s*ratégia* d* reforma *erencial </line>
<line> par* fortalece* * ação gov*r*amen*al foi implem*ntada de mane*ra estru*urada, envolvendo a </line>
<line> redistr*buição de ativida*es c*m o *etor privado por mei* das PPP*. Or*an*za*ões brasileiras, </line>
<line> tanto priva*a* qu*nto públ*cas, buscaram promover *nic*ati*a* em relações c*nt*atuais c*m o </line>
<line> Esta**, que fora* r*alizadas po* meio de consórcios em**esariais. </line>
<line> Se*undo Justen Fi*ho (200*), est*s parcerias público-priva*a* são co*tra*os de longo </line>
<line> pra*o qu* atribuem a um *arcei** pri*a** * comp*omi*s* em re*lizar uma obra púb*ica, co*o </line>
<line> também poderá fornecer um serviço público, *om a d*vi*a garantia do Po*er Públ*co. Ness* </line>
</par>
<par>
<line> sen*id*, o </line>
<line> parceiro privado </line>
<line> p*de ou n*o ter direito à remuneração </line>
<line> através da u*ilização </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> infraestrutura. </line>
<line> Ri*eiro, **essan e Iquiapaza (2017) argumen*am que, com a Lei Federal 11.079, o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente para invest*mento na prest*ção </line>
<line> de *erv*ços v**ta*os à **fraestr*tura, atra*és </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> projetos de </line>
<line> parceria público-privada, tem se tornado *struturalme**e efi*az. Os </line>
<line> autores </line>
</par>
<par>
<line> a*alisam que o investimento atravé* de PPP* *ão uma alte*nati*a para **rair *apitais do setor </line>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 22, n. 10, art. 3, p. 53-74, out. 2025 ww**.*nifsanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. Omena Júnior, O. *. C*ldas </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> privado *m i*fraestrutura e melhori* da prestação de serviços público* em áreas, c*mo </line>
<line> sa**amento básico e *obilidade urbana, dentre outros. </line>
</par>
<par>
<line> *ara Sanche* (2018), após a concess*o de obras ou pro*et** do ente públic* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> privado, os proc*dimen*os e e*ecuçã* praticados seguem o pad*ã* de eficiências com qu* as </line>
</par>
<par>
<line> empresas privadas pratica* em *eus investi*entos, m*smo sendo público. Ao *ti**zar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> capi*al *e risco pri*ado, o e*te público diminui a falta *e *er*eza so*re *oluções de l*ngo </line>
<line> prazo, trazend* *a in*c*ativa priv*da o *nteresse no *esenvolvimento tecn*lóg*co de empresa*, </line>
<line> que co*t*m com tecnologias de p*nta *ara a execução de seus projeto*. </line>
</par>
<par>
<line> Para *ér*co (2005), t*rna-se claro *ue, sob esse pon*o d* vis*a, os </line>
<line> contra*os *e *PPs </line>
</par>
<par>
<line> s*o </line>
<line> interessantes, uma vez que b*ne*ici*m a es*r*tura pr*dutiva em su* totalida*e, assim </line>
</par>
<par>
<line> c*m* a sociedad*, *ue usufrui de o*ras modernas e efic*entes. </line>
</par>
<par>
<line> Os pr*jet** de PPP buscam otimizar a p*rticipa**o do Estad* n* ec*nomia, </line>
<line> p*i * </line>
</par>
<par>
<line> tra*sferem </line>
<line> ao ente p*ivado serviços que são executados dir*tam*nte pelo ente público, </line>
</par>
<par>
<line> r***zin*o a qu*ntidade de serv*d*re*, entidades e órgãos da administração indiret* (D* Pietro, </line>
<line> 2005). Outro objetivo *eria o de est*mulo * ini*iativa privada, contribu*ndo pa*a o ex*rcício </line>
</par>
<par>
<line> d* ativi*ades relac*ona**s ao i*teress* p*bl*c*, tendo *omo o*jeti*o </line>
<line> contribuir para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> efi**ência, *o* introduzir, n* forma tr*dicional de *estão e </line>
<line> pre*tação de serviços da gestã* </line>
</par>
<par>
<line> públic* bur*crática, </line>
<line> *rátic*s d* setor pri*ado que seriam m*is adequadas eficiên*ia. Co* à </line>
</par>
<par>
<line> recur*os limitados, o p*incipal motivo para o ent* públic* *xecu*ar p*ojetos de PPP é su**ir a </line>
<line> demanda por investimentos *om cap*t*l privado (RIBEIRO; BRESS**; IQUIAPAZA, </line>
<line> 20*7). </line>
<line> 2.3 Arrecadação própria, investimentos e e*dividamen** fiscal </line>
<line> De acor*o c** Sachsida (2011), os *mpostos possu*m *m p*pe* *ss*ncia* na </line>
<line> s*cie*ade mod*rna. D**se modo, os *e*ur*os arrecadado* po* mei* da tributaçã* fazem com </line>
</par>
<par>
<line> que o Estado con*iga financi*mento* </line>
<line> para os bens *ú*licos d* sociedade. Nesse s*n*ido, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação, a saúd* e * segura*ça públic* são algun* dos e**mpl*s d* ben* q** o governo deve </line>
<line> ofe*ecer de forma grat*ita à socieda*e em tro*a do recebi**nto de impostos. </line>
</par>
<par>
<line> Destarte, q*anto *aior * o Esta*o, mai*r </line>
<line> é sua demanda pela *r*ecadação de a </line>
</par>
<par>
<line> **cursos per*nt* a sociedade. A*sim </line>
<line> *e*do, q**nto me*os eficaz for o setor público, mai* </line>
</par>
<par>
<line> gastos terá p*ra a po*u*a*ão manter a estr*tur* *st*tal. Um governo eficiente é </line>
<line> uma da* </line>
</par>
<par>
<line> maiores </line>
<line> demanda* e, nesse sentido, **chsid* (2011) aponta </line>
<line> *ue *stados pequen*s ten*em </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser *antajosos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 22, n. 10, a*t. 3, p. 5*-*4, ou*. 2025 </line>
<line> www*.Unifsane*.com.b*/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> PPPS e Gestão *e Ativos Públi**s: Fatores D*terminantes no Brasil </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> Por o*tro la*o, p*ra To*edo (2013), es*e in*trumento po*e ter um impa*to positivo e </line>
<line> sign*ficativ* no des*nv**vimento de proje*os **port*ntes, especial**nte em Govern*s com </line>
<line> baixa capacidad* de end*vidamen*o. Em particu*ar, isso po*e ajudar a *uperar séri*s gar*al*s </line>
<line> de i*fraest*utu** no p*í*, qu* causam pr*juí*os à economia. </line>
<line> *ntretanto, a complexidade dos contratos * as ob*igações voltadas ao pagament* de </line>
</par>
<par>
<line> l***o prazo obrig*m os políticos a </line>
<line> pensarem na possibilidade de </line>
<line> executá-los. O r*ceio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qued* de </line>
<line> ar*ecad*ç*o o* até desoneraç*o fiscal sã* ingre**entes *mport*ntes *ue são a </line>
</par>
<par>
<line> analisados na toma*a de d*cisão po* *ma PPP. Assim sendo, a pr*meir* hipótese f*i d*finida </line>
<line> nos seguintes *ermos: </line>
</par>
<par>
<line> H1: A arr*cad*ção p*ópria está associ*d* positivamente à real*zaçã* </line>
<line> de PPPs para * </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> dos at**os no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Em muitos país**, ao i*vés das med*das *e cortes *m gastos pú*licos, através </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *rogram*s d* estabilizaçã*, açõ*s q*e *nd*zem a contr*ção fisca* tr*uxe*am com* re*u*tado </line>
<line> direto a expansão fiscal. Da Cost* Nu**s e N*n*s (2020) afirmam qu* o sucesso *as Parc*rias </line>
<line> Público-Privadas (PPPs) no impulso do cre*cimento econômico *stá vinculado à ef*ciência </line>
<line> da* e*pre*a* contratadas pe** ser*iç* púb*ico. O Fundo Mo*etá*io Inte**aciona* -*M* (2004) </line>
<line> destaca que a introdução de investimentos pode **omover a ef*ciên*ia na ec*nomia. </line>
<line> Desse mo*o, as Parce*ia* Púb**co-Priva*as (PPPs) s** apresentadas como uma nova </line>
<line> e*tratégia para rev*talizar a capacidad* de i*v*stiment* público, destacando-se seu suc**s* </line>
<line> inter*acio**lmente co*o exe*plo de adoção ef***z. E*tre os p*ís*s freq*entemente </line>
</par>
<par>
<line> men*iona**s nesta e*pressão está R*ino **ido, *u* é pa*s responsável por pensar </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impl*men*ar *st* estrat**i* *n*cialmente (PECI; S*BRAL, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> As Parc*r*** P*b*ico-Pri*adas (PP*s) estão presentes n* agenda polít*ca </line>
<line> *rasileira </line>
</par>
<par>
<line> como mais uma tentati*a de atrair investim*ntos privados p*r* o s*tor de infrae*trutura. </line>
<line> Apesar de *écadas de re*ormas *e privati**ção terem alte*a*o a di*âmi*a das relaç**s *ntre o </line>
</par>
<par>
<line> setor *úblico e </line>
<line> o </line>
<line> p*iva*o *o p*ís, os </line>
<line> prob**mas </line>
<line> fis*ais e orç*me*tários que es*as refor*as </line>
</par>
<par>
<line> v*sav*m soluci*nar ainda persistem. Entr* os fatores *ue impulsion*m a *doção d*s PPPs no </line>
<line> Brasi*, desta*a-se pr*nc*pa*mente * necessi**de de aum*ntar os inve*timentos em </line>
<line> infraestru*ur* (PECI; SOB*AL, 200*). </line>
<line> Diant* dis*o, constru*u-se * segunda hi*óte*e da p*s*uis*: </line>
<line> H*: * ga*to co* i**est*mento est* *ss*ciado positivament* à *ealizaç** de PPP* para </line>
<line> a **stão dos ativos no Br*sil. </line>
<line> Observ*ndo o impac*o do risco nas co*tas **blicas, a portaria da STN nº 614/2006 </line>
</par>
<par>
<line> e*ta**lece que, se em um *ontra*o de PPP, o *nte público *derir a uma fração dos ris**s </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, *. 10, art. 3, p. 53-74, o*t. 2025 *ww4.Unifsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. *men* Júnior, O. V. Caldas </line>
<line> 62 </line>
</par>
<par>
<line> dema*da, c*nstr*ção ou di*poni*ili*ade, e*se deverá fazer a *ua contabiliz*ção c*mo dívida </line>
<line> púb*i*a em *eu balanço (RI*EI*O; BRESSAN; IQUIA*AZA, 20**). C**tudo, apesar de não </line>
<line> h*ver uma única vert*nte s*bre o *ormato como a responsa*ilid*de fiscal de entes públ*cos </line>
<line> deve ser anal*s*da, a execuç*o de *etas e *imi*es legai* tem sido p*edominante como m*neira </line>
<line> de avaliação da re*pons*bilidade fiscal *m entes públicos. </line>
<line> A Le* de Responsa*i*idade F*scal (*RF) estab*lece d*recionament*s desde * gestão </line>
<line> d*s despesas a direc*onam*ntos d* gestão e control* da dívida, cont**do normas e diretr*zes </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> os </line>
<line> entes públi*os. Pa*a Gu*marães (2010), o principal </line>
<line> objetivo da LRF garantir é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> equilíbrio da* contas *úblicas. *o </line>
<line> *ue diz respeito aos risc*s a*sociad*s aos pr*jetos *e </line>
</par>
<par>
<line> *arceri** Público-Priv*das, a Lei F*d*ral 11.07*, em seu artigo 2*, estipula que os gastos ** </line>
<line> na*ur*za continuada **correntes de c*ntrato* de P*rceria* Público-Privadas, realiz*dos *elos </line>
</par>
<par>
<line> *n*es pú*l*co*, devem </line>
<line> respeita* o limite de comprometime**o d* 5% </line>
<line> da Recei*a Corr*nte </line>
</par>
<par>
<line> *íquida (RCL). </line>
</par>
<par>
<line> O ar*igo 4º *a Lei Fe*era* 11.07* determina q*e a* Parceria* Pú*lico-Pri*adas (PPP*) </line>
</par>
<par>
<line> devem *bed*cer aos prin*ípi*s </line>
<line> da r*s*onsabilidade fiscal durante c*ntratação e execução * </line>
</par>
<par>
<line> dos *rojetos. De aco*do com Rodrigues e Lopes (20*6), c*m a implementação da L*i </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Responsabilid*de Fiscal (LRF), </line>
<line> torn*u-*e obrigatóri* </line>
<line> pa*a União, estad*s e *unicípios a </line>
</par>
<par>
<line> b*a*il*iro* a **ab*ração d* Demo*strativo de Riscos Fiscais, qu* id*ntifica e*en*os com </line>
</par>
<par>
<line> potencial pa** </line>
<line> *f**ar as *i*anças p*bl*cas. A p*rtir *a LRF, setor pú**ic* pa**ou * ter o </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> maior *nten*im*nto so*re a influência do im*acto nas c*ntas públicas *ue pode ser causad* </line>
<line> pelo con*rol* con*inuado dos riscos fiscais e passivos c*ntingentes. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme Guimarães (*010), a *e*ponsabilid*de fisc*l em </line>
<line> pr*jeto* de PPP é </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> a**ecto de grande relevâ*cia. Por </line>
<line> se trat*r de cont*atos de </line>
<line> acentuada d*mensão econômico- </line>
</par>
<par>
<line> financeir*, de longa *u*a*ão, por envo*ver*m em s*a maioria ob*igações f*n*nceiras do ente </line>
<line> pú*lico, pela div*são de *iscos entre as p*rtes p*iv*d* e p*bli** e **m consequência* capazes </line>
</par>
<par>
<line> de infl*enciar </line>
<line> *rçament*s **turos, toda cautela se tor*a necessária. Em vista </line>
<line> di * s o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> im*or*ante submeter </line>
<line> esses </line>
<line> instrumentos jurídicos de PPP ao enq*a*ramento d* leg*sla*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ao* m*ca*ismos d* gestão de fluxo e estoqu* de d*vida. </line>
<line> **ra Sarment* e Ren*ebo*g (20*4), a contabiliz*ção no balanço públ*c* somente da </line>
<line> execução financ*ira diluída *urante o *e**odo de *igên*ia do contrato faz c*m que, **rante o </line>
<line> p***odo de imple*ent*ção, os inves*imentos executado* em Parceria Público-Priv*da fiquem </line>
<line> fora do cá*c*lo da dívida pública e do d*ficit. </line>
<line> Para que n*o haj* des*io do ob*etivo principa* do uso de Parceria Público **i*a*a * </line>
</par>
<par>
<line> não sejam pe*dido* ** bene*ícios pr*porcio*ados p*r </line>
<line> ess* meca*i*mo </line>
<line> a* ent* público, deve </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. **, art. 3, p. 53-74, out. 2025 </line>
<line> www4.U**fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> PPPS e Gestão de Ativos Públicos: Fato*e* Det*rminantes no Brasil </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> haver o *companhame*to e o *ontro*e </line>
<line> d** contra*os gerid*s pe*a ge*tão públic*, po*s são </line>
</par>
<par>
<line> importan**s para a diminui*ão </line>
<line> do risco fiscal (Ribeiro; Bress*n; Iquiapa*a, 2017). Dessa </line>
</par>
<par>
<line> maneira, fo* elab*r*** a última hipótese d* pesquis*: </line>
</par>
<par>
<line> H3: O endi*idamento *st* associa*o pos*tivamente à </line>
<line> rea*ização de PPPs para gest*o dos a </line>
</par>
<par>
<line> *tivos n* Br*si*. </line>
</par>
<par>
<line> O endi*idam*nto do *etor público no B*asil é infl*e*ciado diretamente **la adoção de </line>
<line> PPPs como uma estratégia **ra a *estão de at*vo*. *s PPPs aprese*tam uma **lução prática </line>
<line> na superaçã* d** restriçõ*s fiscais, *romovendo * e*iciência, inovação e compartilhament* de </line>
<line> riscos, enquanto atrae* inve*timento* **cess*rios para a modernização da i*fraes*rutura </line>
<line> pública. </line>
</par>
<par>
<line> Quando ocorre limit*ções fiscais e um alto *ível de e**ividamento enfrent*do </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> gov*rn*, a capacidade de investir diretamente *m **fraestr*tura </line>
<line> e s*r**ços *úblicos </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> r*stri*gida. Nesse contexto, as PPPs s*rgem com* um* *ol*ção vi*vel para suprir essa lacuna, </line>
<line> p*rmitindo q** o s*tor priv*do aporte recu*sos e e*pe*tise na ex*c*ção de pro*e*o* essenciai*. </line>
<line> 3 MÉTODOLO GI A D A PES QU ** A </line>
<line> 3.1 *eleção da amostra e trat*me*to de dados </line>
</par>
<par>
<line> **t* tra**l*o bus*a an*lisar *s </line>
<line> *atores que influencia* realizaçã* de P*P* para a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão d* ativos públ*cos no Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Para tal, e*ta *esquisa abrange os estados * o Distri** Federal, devid* à *ua relevância </line>
<line> finance*ra e econ**ica. A amostra in*lui os estados que implementaram o* não Parce*ias </line>
</par>
<par>
<line> Pú**ico-Priv*das (PPP*), no pe*í**o de 2006 a 2018, em *usca *e da*os p*ecisos sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*ática. Os dados util*zados **r*m obtidos a partir de diversas fontes, incluindo o ba*co de </line>
<line> dados *ina*ças do Brasil - FI*B*A, o S**te*a *e Info*mações Contábeis e Fiscai* do Setor </line>
</par>
<par>
<line> Público Brasileiro - SI*ONFI, o *nstituto *r**i*ei*o *e *eografia e Estatística - **GE, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *addar *e PPPs e o* Tribunais *e Conta* dos Es*ados, cobrindo * período mencionado. </line>
</par>
<par>
<line> Util*zou-se o F*tor de *ariância (VIF) para *dentificar o *ível d* m*ltico*ine***dade </line>
<line> das variá*eis. Um VIF ac*ma do valor *dmissível (VIF>10) tra*uz uma co*inearid*de acima </line>
</par>
<par>
<line> do admiss*vel. Hair </line>
<line> et. al. (2005) expli*am q*e utilizar va*iáve*s indepen*en*es, *ue </line>
</par>
<par>
<line> *presentam alta correlação, *eduz a </line>
<line> e*etividade *e serem </line>
<line> p*evistos os e*eitos </line>
<line> das va*iáveis </line>
</par>
<par>
<line> independentes *obre a variável *epen*ente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. *2, n. 10, a*t. 3, p. 5*-74, out. 2025 </line>
<line> **w4.Uni*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. O**na Júni*r, O. V. Cald*s </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 1 - Quadro de desc**ção das variáveis </line>
</par>
<par>
<column>
<row> SI**A </row>
<row> (FUNÇÃO) </row>
</column>
<column>
<row> DESCRIÇÃO </row>
<row> Variável dum*y que *eprese*ta </row>
</column>
<column>
<row> FORMA *E CÁLCU*O/F**TE </row>
<row> Var*ável dicotôm*c*, as*um**do dois valores ao </row>
<row> ass*mi* que o ent* fez ou nã* fez PPP du*ante o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ppp </line>
<line> *s entes que fizeram PPPs; </line>
<line> período analisad*. Informa**es </line>
<line> disponíveis </line>
<line> no </line>
<line> *it* Raddar de P*Ps. </line>
</par>
<par>
<line> Inarr*c = ICMS + I*VA + Ou*ros + Taxas + </line>
</par>
<par>
<line> Contr*bui**o de M*lho*ia* </line>
<line> arre**dadas </line>
<line> no a no. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Variável </row>
</column>
<column>
<row> **dependente </row>
</column>
<column>
<row> que </row>
</column>
<column>
<row> Foram a*icionada* as re**itas *om IRPF ** </row>
</column>
</par>
<par>
<line> rep*esenta a capacidade de </line>
<line> con**ibuições sociai*, apl*caç*es f*nanceiras, </line>
</par>
<par>
<line> arrecadação própria do e*te, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> lnarrec </row>
</column>
<column>
<row> **ceita </row>
</column>
<column>
<row> de ser*iços, </row>
</column>
<column>
<row> i**us*ri**, *atrimonia* e </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> co*forme a Constituiç*o *ederal </row>
<row> e o Código Tri**tár*o Nac**nal. </row>
<row> (Lo*aritmi*a*a) </row>
</column>
<column>
<row> outras receitas corrente* *om e*ceção das </row>
<row> compensações previdenc**ri*s. I*forma*ões </row>
<row> d*s*on**eis no Rel*tó*io R*sumid* de *xecução </row>
<row> o*ç*menta*ia (RR*O). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A referência ** valor </line>
<line> da d*vida conso*idada, </line>
</par>
<par>
<line> conf*rme os dados d*vulgad*s pelo Anexo 2 d* </line>
</par>
<par>
<line> Va*iáv*l </line>
<line> independente </line>
<line> que </line>
<line> a ór </line>
<line> *estão Fisca* </line>
<line> *os Estados </line>
</par>
<par>
<line> lnd** </line>
<line> *ndica </line>
<line> o </line>
<line> tamanho </line>
<line> do R*evlultg*idoos de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d </row>
</column>
<column>
<row> no </row>
</column>
<column>
<row> Si**ema de Inf*r*a*õ*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> endiv*d*mento. (L*g*ritmi*ada) </line>
<line> C*ntábeis e </line>
<line> Fiscais </line>
<line> *o Se**r </line>
<line> Públ*co </line>
<line> Brasileir* </line>
<line> (Siconfi). </line>
</par>
<par>
<line> Categoria de Despesa* Investimento, conforme </line>
</par>
<par>
<line> *ar*ável independente r*lativa </line>
<line> R**atór** de </line>
<line> Gestão Fis*al </line>
<line> dos Est*dos </line>
</par>
<par>
<line> *ninves* </line>
<line> ao gasto com i*ves*imen** </line>
<line> d*vulgado* </line>
<line> no </line>
<line> S*stem* de Informaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> dos Estados. (Logaritmizada) </line>
<line> C*ntá*eis e </line>
<line> *iscais </line>
<line> *o Setor </line>
<line> Público </line>
<line> *rasileir* </line>
<line> (Sicon*i). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*orado pelo **to*, 2*24. </line>
<line> Al*m das vari*v*is d*scri*as, o mode*o *ropos*o in*lui variáveis de contr*le de </line>
<line> nat*reza demográfica e *conômica, *o*forme estabelec**o pe*o re*erencial t*óri*o, toda* </line>
<line> alinhadas com a r*alidade brasileira: População *stimada por Estad* (lnPop) e Transferências </line>
<line> Federais por Estado (lnTr*nsf). </line>
<line> F*gura 2 - Q*adro de descr*çã* das variáveis de co*trole </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *IGLA </row>
<row> (FUNÇÃO) </row>
<row> lntransf </row>
<row> l **op </row>
</column>
<column>
<row> DE*CRIÇÃO </row>
<row> Variáve* de controle </row>
<row> lo*a*itmiza*a que indica as </row>
<row> tra*sfe*ências federais a*s </row>
<row> Estad*s. (logaritimizada) </row>
<row> Variável de cont*ole </row>
<row> correspo*** à populaç*o </row>
<row> es*imada resid*nte no estado. </row>
<row> (logari*m**ada) </row>
</column>
<column>
<row> FOR*A DE CÁ**ULO/FONT* </row>
<row> Valor rea* (IPCA) ** som* das trans*er**cias </row>
<row> federais repass*das n* ano para cada Estado, </row>
<row> d*dos divu*gados n* sis*ema Tesouro Naciona* </row>
<row> *ra*sparente. </row>
<row> População estimada por Estado, conforme dados </row>
<row> divulga*os no último ce*so IBGE ano 2010. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado pe*os autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*es*na, v. 22, n. 10, ar*. 3, p. 53-74, out. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*PS e Gestão de Ativos Públicos: Fato**s Determinant** no B**si* </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁ*ISE DOS DADOS </line>
</par>
<par>
<line> A Ta*el* 1 apr**en*a a estatís*ica desc**tiva *a am*s*r*, que *ng*oba ta*to *s *stado* </line>
<line> que estabeleceram PPP durante o p*ríodo estud*do quan*o aqueles qu* não o fize*am, </line>
<line> totalizando 346 observaç*es. *s resultados d* amo*tra *a*a a* *ariávei* fo*am tratad*s para </line>
</par>
<par>
<line> e*iminar o* valores </line>
<line> atíp*cos (outl*ers), os qu*i* podem distor*er os resultado* devid* * sua </line>
</par>
<par>
<line> signif*cativa *ivergência do padrão gera* a*r*sentad* pela amos*ra. Foi empregada a t**ni*a </line>
<line> de wi*so*i*ação em todas as v*ri*veis e**lica*iv*s, visan*o ajustar os *alo**s extremos (tanto </line>
<line> m*nimos quanto *áxim*s). </line>
<line> Ta**la 1. Parâmet*os descr*t*vo* das vari*ve*s *epende*te e inde*endent*s. </line>
</par>
<par>
<line> Va*iável </line>
<line> N </line>
<line> *édia </line>
<line> Desvio Padrão </line>
<line> Mí n </line>
</par>
<par>
<line> PPP </line>
<line> 346 </line>
<line> 0 ,1 0 * 2 6 2 * </line>
<line> 0 ,3 1 1 1 5 4 7 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *rrec*da*ã* </line>
<line> 346 </line>
<line> 18.5*7.*81.*32,38 </line>
<line> *1.806.8*3.025,50 </line>
<line> 384.149.486,85 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> DCL </line>
<line> 346 </line>
<line> 18.745.293.705,15 </line>
<line> 40.942.392.367,54 </line>
<line> 6*4.*29.274,*1 </line>
</par>
<par>
<line> Invest*mento </line>
<line> 346 </line>
<line> 1.4*5.603.166,*5 </line>
<line> 1.898.064.702,17 </line>
<line> 133.849.953,52 </line>
</par>
<par>
<line> T**nsf. Fed*rais </line>
<line> 34* </line>
<line> 4.731.390.09* </line>
<line> *.*3*.034.086 </line>
<line> *56.436.009 </line>
</par>
<par>
<line> Po*ulaçã* </line>
<line> 346 </line>
<line> 7 .2 9 1 .6 4 2 </line>
<line> 8 .5 * 6 .7 6 4 </line>
<line> 3 9 5 .7 * 5 </line>
</par>
<par>
<line> Variável </line>
<line> P 25 </line>
<line> P 50 </line>
<line> P 75 </line>
<line> * ax </line>
</par>
<par>
<line> PPP </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> A*recadação </line>
<line> 3943566518 </line>
<line> 8.4*0.122.020,09 </line>
<line> *7.303.*36.959,60 </line>
<line> 218.989.140.708,27 </line>
</par>
<par>
<line> *CL </line>
<line> 18*454*76* </line>
<line> 4.103.815.418,84 </line>
<line> 10.919.797.108,07 </line>
<line> 279.672.335.1*8,30 </line>
</par>
<par>
<line> Inve**im*nto </line>
<line> 541.387.071,19 </line>
<line> *91.316.*01,82 </line>
<line> 1.557.2*5.164,3* </line>
<line> 1*.303.984.251,47 </line>
</par>
<par>
<line> Trans*. Fede*ais </line>
<line> 2.498.*61.87* </line>
<line> 3.78*.766.993 </line>
<line> 5.877.52*.*16 </line>
<line> 2*.27*.735.*44 </line>
</par>
<par>
<line> Pop*laçã* </line>
<line> 2 .5 * 0 .0 6 * </line>
<line> 3 .7 9 1 .* 1 5 </line>
<line> 8 .9 1 7 .7 4 4 </line>
<line> 4 5 .5 3 8 .9 3 6 </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Elaborado pelos au*ores. </line>
<line> U*a obs*rvação nas **tatísti*as d*s**itiv*s chama im*d*a**mente * aten**o. A m*dia </line>
<line> *a variável PPP qu* tem valor *,108262* e * seu des*io p*drão que *e* por valor 0,3**1547, </line>
<line> ambo* m*no*es q*e 1. Por se tratar de uma variáv*l *in*ri* sempr* terá méd*a e d*svio padrão </line>
<line> meno* que 1 e su* média re*resenta a por*enta*em *e observações qu* fizeram PPP ao lon** </line>
<line> do p*ríodo estudado. Ou seja, se to*os ** ente* tivessem feito pelo meno* uma **P por ano, a </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 10, *rt. 3, p. 53-74, out. 2*25 www4.Uni*sanet.*om.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. Om*na Júnior, O. V. Cal*as </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> média ser*a 1 o* *00%; n* *aso estudado, temo* uma méd*a de *0,826% de i*cidên*i* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proj**** de PPPs para a a*ostra de *46 du*a*te o per**do de 2*06 a 2018. *alienta-se que, </line>
<line> para corrigir a presença de *utlier*, tod*s a* *a*iáveis foram winso*i*adas a 5%. </line>
<line> Em relação aos estados que constituíram projetos de PPP para a g*stão *e *e*s ativo* </line>
<line> *o *eríodo d* 20*6 a *0*8, *nalisou-se * perfil destes estados, baseados nos dados de sua </line>
</par>
<par>
<line> a*recada*ã* própria, gasto com inves*imento e endi*ida**n*o através </line>
<line> d* sua *espesa </line>
</par>
<par>
<line> conso**dada *i*uida (DCL). Por últi**, c*m*arou-*e a arrecadação pr*pria, o *asto com </line>
<line> inve*tim*nto e o en*ividam*nto dos est*dos ao l*ngo dos a*os após a constituição de proj*tos </line>
<line> d* PPPs, para a ge*t** de seu* ativos. O estudo a*rangeu dados *oletados nos anos de 2006 * </line>
<line> 201*. Os Estados que co*sti*uí*am PPP ne*se período fora*: </line>
<line> Figura 3 - Q*ad*o de *stados/DF *ue *on*tituíram PPPs entre 20*6-20*8 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> UNI*ADE DA F*D*RAÇÃO (UF) </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> ALAGOAS </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> AMAZON*S </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> BAHIA </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> CE*RA </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> D*S*RITO FEDERAL </line>
</par>
<par>
<line> 6 </line>
<line> E*PÍRITO SA*TO </line>
</par>
<par>
<line> 7 </line>
<line> GOIÁS </line>
</par>
<par>
<line> 8 </line>
<line> MIN*S GER*IS </line>
</par>
<par>
<line> 9 </line>
<line> MATO GROSSO </line>
</par>
<par>
<line> 10 </line>
<line> PE*NAMBUCO </line>
</par>
<par>
<line> 11 </line>
<line> PIA*Í </line>
</par>
<par>
<line> 12 </line>
<line> PARANÁ </line>
</par>
<par>
<line> 1* </line>
<line> RIO DE J*NEIRO </line>
</par>
<par>
<line> 14 </line>
<line> RIO GRAN*E DO NOR*E </line>
</par>
<par>
<line> 15 </line>
<line> S*O PAULO </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Elab*rado pelos au***es. </line>
<line> A matriz d* corre*ação ap*esentada n* tabela 2 tem por fina*idad* demo**trar se as </line>
<line> *ariá*eis têm correlação. </line>
<line> Tabe*a 2. M*triz de An*l*se de C*rre*a*ão *ntre V*riáveis. </line>
</par>
<par>
<line> PPP </line>
<line> Arre*a*ação </line>
<line> DCL </line>
<line> Investim*nto </line>
<line> Po*ulação </line>
<line> Transf </line>
</par>
<par>
<line> PPP </line>
<line> 1 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> A*rec*dação </line>
<line> 0 .2 6 * 3 * * * </line>
<line> 1 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *CL </line>
<line> 0 .2 3 2 * * * * </line>
<line> 0 .9 3 4 2 * * * </line>
<line> 1 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> *nvestime*to </line>
<line> 0 .3 8 1 2 * * * </line>
<line> 0 .* 9 8 6 * * * </line>
<line> 0 .7 1 2 4 * * * 1 ,0 0 * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. *, p. 53-74, ou*. 20*5 </line>
<line> www4.Unifsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> PPPS e Gestão de Ativos Públicos: Fatores Deter*inantes no Brasil </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> Popul*ção </line>
<line> 0 ,3 1 3 4 * * * </line>
<line> 0 ,8 8 0 7 * * * </line>
<line> 0 ,8 3 3 3 * * * 0 ,8 1 * 4 * * * </line>
<line> 1 ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Transf. </line>
<line> 0 ,2 9 9 1 * * * </line>
<line> 0 ,7 8 1 6 * * * </line>
<line> * ,6 6 8 9 * * * 0 ,7 4 9 4 * * * </line>
<line> 0 ,8 4 * 8 * * * </line>
<line> * ,0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*b**ado pelos autores. </line>
<line> Not*: * p<0,10; ** p<0,0*; *** p<0,01 </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de a c*r*ela**o ser sig*ifi*ante na m*triz proposta na ta*ela 2 ao inclu*r a* </line>
</par>
<par>
<line> var**vei* d* c*n***le, conforme H**r, Ande*s*n, Tatham e Blac* (2005), pa*a ava*iar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> multi*o*in**r*dade, foi e*ecutada a *v*l*ação *elo F*to* de Inf*ação da *ariâ**ia - V*F na </line>
</par>
<par>
<line> tabela 3, cujo i**e*so * * tolerância. * ní*el d**on**rado </line>
<line> de multico*inearidade a*m*ss*vel </line>
</par>
<par>
<line> f*i 4,*2 (VI*<10). </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Fato* de In*lação *e *a*iâ*cia </line>
</par>
<par>
<line> Variáve*s </line>
<line> VIF </line>
<line> 1/VIF </line>
</par>
<par>
<line> Lnarrec </line>
<line> 7 ,6 3 </line>
<line> 0 ,1 3 1 1 1 * </line>
</par>
<par>
<line> Lnd*l </line>
<line> 5 ,4 9 </line>
<line> 0 ,1 8 1 9 9 4 </line>
</par>
<par>
<line> L*inve*t </line>
<line> 3 ,9 </line>
<line> 0 ,2 5 6 1 3 9 </line>
</par>
<par>
<line> Lntrans </line>
<line> 2 ,7 </line>
<line> 0 ,3 7 0 3 9 8 </line>
</par>
<par>
<line> L*pop </line>
<line> 2 ,8 * </line>
<line> 0 ,3 4 8 6 5 7 </line>
</par>
<par>
<line> *éd*a </line>
<line> 4 ,5 2 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: Resultados d* te*te VIF. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pelos autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizando um modelo *e regre*s*o, comparamos a variá*el categóric* P*P com *s </line>
<line> variáveis ln*rrec, ln**l, lni*ve*t e a variá*el *e con*r*le I*po* e lntrans. A regr*s*ão **oposta </line>
<line> t** por **nalidade demo*strar se *s v**iáveis *ndepe*dente* lnarrec, lndcl e lninvest </line>
<line> influenciaram a variável depende*te *PP. O* **sulta*os são apresentado* n* *abel* 5. </line>
<line> *a*ela 5 - Re*ult*dos da Re*ressão Linear </line>
</par>
<par>
<line> Variáveis </line>
<line> *s*i*at*va </line>
<line> EP </line>
<line> T </line>
<line> Valo* P </line>
<line> [95% Conf. Interval] </line>
</par>
<par>
<line> lna**ec </line>
<line> -0,*2*6705 </line>
<line> * ,0 3 8 7 * </line>
<line> -0,69 </line>
<line> 0 ,4 9 * </line>
<line> -10294*1 </line>
<line> 492515 </line>
</par>
<par>
<line> lndcl </line>
<line> 0,00302686 </line>
<line> 0 ,* 2 * 3 3 </line>
<line> 0 ,1 4 </line>
<line> 0 ,* 8 7 </line>
<line> -03*9325 </line>
<line> 04483* </line>
</par>
<par>
<line> lni*ves* </line>
<line> 0,11*65872*** </line>
<line> 0 ,0 3 3 7 2 </line>
<line> * ,5 5 </line>
<line> * ,0 0 0 </line>
<line> *533153 </line>
<line> 18*8872 </line>
</par>
<par>
<line> l n*op </line>
<line> * ,1 4 8 2 3 9 9 </line>
<line> 0 ,0 3 2 2 * </line>
<line> 0 ,4 6 </line>
<line> 0 ,6 4 7 </line>
<line> -048678* </line>
<line> 0906243 </line>
</par>
<par>
<line> lntr**s </line>
<line> 0,04632195 </line>
<line> 0 ,* 3 3 9 1 </line>
<line> 1 ,3 7 </line>
<line> 0 ,1 7 3 </line>
<line> -020371 </line>
<line> 1316968 </line>
</par>
<par>
<line> Constante </line>
<line> -3,0681859*** </line>
<line> 0 ,6 * * 2 3 </line>
<line> -4,72 </line>
<line> 0 ,0 0 0 </line>
<line> -4.347164 -1.741817 </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 6 ,8 5 3 </line>
</par>
<par>
<line> *² </line>
<line> 0 ,* 1 7 4 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, *. 10, art. 3, p. 53-7*, out. 2025 </line>
<line> www4.*nifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. Om*na Júnio*, O. V. Ca*das </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: * p<0,10; ** p<0,05; *** p<0,*1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor**o pelos au*ore*. </line>
</par>
<par>
<line> *ara testar ** hipóteses H1, H2 e H3, * pesquisa ut*lizo* vari*veis *odelo e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reg*e*s*o ad*tad*s por alguns do* pesqu*sadores do *ema, mais espe*ificam*nte dos estudos </line>
<line> *e Kim e*. *l (2011) e Minnis (2011). </line>
</par>
<par>
<line> A const**te *ambém s* ap*esent*u negativa e, portanto, *ão se analisa. Contudo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ú*ica *ariá*el que s* apresentou significati*a n* a*á*ise foi Investimento (Indinvest) 0,11*7, </line>
</par>
<par>
<line> (p=0.0*0). *penas o H* apre*entou mudanças sign*ficati*as. Podemos </line>
<line> observar q*e, *m </line>
</par>
<par>
<line> m**ia, o aume*to de 1% no inve*timento implica **mento de 12% na prob**i*idade de o ente </line>
<line> público realizar proje*os de PPP. Le*ando em consid*ração que uma pa*ce*ia público-*rivada </line>
<line> é *eguid* de inves*i**nto, *odemos entender e*sa a*álise sob a ótic* *e que, ao fazer a PPP, </line>
</par>
<par>
<line> após o in*est***nto en*e *úblico delega ativ*dade a* setor * </line>
<line> privado, transferindo os riscos </line>
</par>
<par>
<line> correlatos do investimento. Conforme **stacado </line>
<line> por Cabra* e *ilva (2009), a* PPPs são </line>
</par>
<par>
<line> revest*da* de c*mp*exidade por *onstruir *tivos de v*lores </line>
<line> expr*ssiv*s, com longo praz* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maturação dos investimentos, fazendo co* </line>
<line> qu*, </line>
<line> ao d*legar atividades * ato**s pr*vados, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> entes *úbli*os acabam por tr*nsfer*r para o setor privado os **spec*ivos r*scos corr*lato*. </line>
<line> Atravé* da delegação de funções ** ente p*blico para o ente pri*ado, pod*m oco*rer </line>
<line> inú*eros benefícios. Dentre eles, temo* a maior eficiência, ino*açã* e qua*idade nos s*rviço* </line>
<line> públicos. Porém, é esse*cial que essa del**açã* **ja realizada de maneira transparent*, com </line>
<line> regulação *igorosa e u* foco *onstante na proteç*o dos int*resses púb*i*os. </line>
</par>
<par>
<line> A *mple*entação de PPPs </line>
<line> po*er* contr*buir para a sustentab*lidade *iscal *m l*ngo </line>
</par>
<par>
<line> pr*zo. Ao transferi* a *espon*abilida*e de fi*anciamento e o*eração d* *roj*tos para o setor </line>
</par>
<par>
<line> priva*o, o </line>
<line> governo pode c*ncentrar-** na re*ulação * *isc*liz*ção, contri**indo pa*a que os </line>
</par>
<par>
<line> s**viços </line>
<line> *úblic** sejam pre*tados de acor*o com os pa*rões **tabelecido*, s*m *umen*ar </line>
</par>
<par>
<line> s*gnificativamente *eu endividamento. </line>
<line> *s desafios cres*entes relacionados à gestão de infraestrut*r*s envelhecidas são </line>
</par>
<par>
<line> amp*a*ente discutidos em diversas publica*ões t*c**cas * </line>
<line> c*e*tí*ic*s (T*INDADE, et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2020). Entr* o* fa*ores *ue influenciam, destaca-se a </line>
<line> gestão do p*oc*sso de inovação, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> uma diferença s*gnifica**va na percepç** entre gest*r*s de nív*l estratég*co e *e nível táti*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os gest*res e**ratégicos *ostra*am uma vi*ão ma*s o*imis*a, enq*anto os </line>
<line> ges*ores </line>
<line> tát**os, </line>
</par>
<par>
<line> res*onsáveis po* imple*e*tar as iniciativas d* in*vação, d*monst*aram uma pers*e*tiva mais </line>
</par>
<par>
<line> cautel**a. F*r*eira, Ro*ha * C*rvalhai* (2015) destacam como pr*ocupante o fato ** q*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **s*ore* estra*égicos **ribuem pouca importânc*a ao fator "rec*rs*s para inovação". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 22, n. *0, a*t. 3, p. 53-74, out. *02* www*.Unifsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> PPPS e Gestã* de A*ivo* Públic*s: Fat*res Determ*nant** no Bra*il </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> O a*oio po*ític* s* torna fun*am*ntal pa*a imple*entar e sustentar iniciativas de </line>
<line> ge*t*o a**v*. Os líd*res pol*ticos pre*isam se comprometer com os objetivos da *estão ativa * </line>
</par>
<par>
<line> e*t*rem *ispostos * fornece* * suporte necessário, incluindo *ecursos f*na*ceiros </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> l*gislativos. </line>
</par>
<par>
<line> Esse a*oi* p*lí*ico se encon*ra **t*rligado com a di*ponibili*ade de rec*rsos </line>
<line> financeiros p*r* uma gest** ati*a, traze*do o es*aç* f**cal q*e é importante devido à </line>
<line> ca**cid*de do governo de arre*a*ar *eceitas e *inanciar p*o*etos e programas de </line>
<line> infra*strutu*a, sem comprometer a estabilidade e*onômi*a e financeira. </line>
</par>
<par>
<line> A gestão d* a*ivo* construídos te* se mostrado essen*ial para o *nfrent**ento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desa*ios c*mp*exos </line>
<line> e multidis*iplinares, proporc*o*ando r*sultados significativ*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> modelag*m e compreensão d*s *u*tos </line>
<line> ao lo**o do ciclo de *ida, associados a dife*entes </line>
</par>
<par>
<line> níveis </line>
<line> *e </line>
<line> de*empenh* e risco d* infraest*utu*as d* d*versos *ip*s. Isso inc*ui edifícios </line>
</par>
<par>
<line> *úbl*cos e privad*s, r*sidenci*i* e n*o residenc*ais, bem com* i*stalações </line>
<line> industriais </line>
</par>
<par>
<line> v*riada*, sen*o cru*ial para informar deci**e* de investimento, tan*o *m c*rt* quanto em </line>
<line> longo praz*, e pa*a definir as estratégias *e *inanciamento c*r*espon*entes (SALVADO et </line>
<line> al., 2018; SALVADO, DE AL*EIDA, et *l., 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> Outro fator </line>
<line> que influ**c** es*a </line>
<line> gestão é desenvolvim**to o </line>
<line> da *ocie*ade civ*l, a fi* </line>
</par>
<par>
<line> de ga*anti* que os int*resses e neces*idades das comunidades af*t*das sejam consider*dos na </line>
<line> tomada de deci*ões ref*rente * infr*es*rutura. P*ra *s*o, podem-se i*cl*i* consulta* p*b*icas, </line>
<line> mecanismos de prestação *e cont** e parcer*as com organizaçõ** d* sociedad* *i*il. </line>
<line> *essa forma, os resultad*s d* reg*essão aprese*t**a* evidências ** que há u*a </line>
</par>
<par>
<line> *elação diretamente p*oporcional </line>
<line> entre inv*st*me*to e a inc*dê*cia *e PPP, v*s*o que foi </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> únic* variável signifi*ativa ca*az *e explicar o m*de*o, demon*trando qu* o aumen*o no </line>
<line> inv*sti*ento é capaz de aumentar * incidênc*a de Parceri*s Público-Privad*s nos Es*a**s. </line>
<line> 5 CONS*DERAÇÕES FIN*** </line>
</par>
<par>
<line> O o*je*ivo desta pesq*isa *oi *nalisar os principai* fatores que influen*iam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> realizaç*o </line>
<line> d* parcerias *úblico-priva*as (PPPs) </line>
<line> para a </line>
<line> *es*ão </line>
<line> de ativos pú*li*os no Br**i*. </line>
</par>
<par>
<line> Utilizando metodolo*ia descr*tiv*, b**eada em dados secundários e va*iáv*is *conômicas, </line>
<line> *iscais e financeir*s, foram identifica*os os estados que impla*taram PPPs no período d* </line>
<line> 20*6 a 2*18, classificando-os como va*iável dicotômica. O perfil de*ses estados foi a**lisado </line>
</par>
<par>
<line> a partir ** *rrecadação própria, gastos com inves*imento e </line>
<line> endividamento (DCL), com </line>
</par>
<par>
<line> aplica*ão de modelo Prob*t, inspirado *m e*tud*s de Kim et al. (2*11) e Minnis (2011). </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. **, n. 10, ar*. 3, *. *3-74, out. 2025 w**4.*ni**anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. E. Omena Júnior, O. V. *a*das </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Os *e*ulta*os indicam que arrec*d*ção p*óp*ia e *ndividam*nto não apre*entaram </line>
<line> re*ação estatisticam*nte *ignificat*va com a *ealização de *PPs. A*n*a assim, observo*-se </line>
<line> te*dência de que maior endivid*m*nto esteja associ*do a mais projetos, *ossive*mente pa** </line>
<line> **nt*r inve**imen*os ou bu*car eficiên*ia e redução de c*st*s. *á o gas*o com *n*estime*to </line>
</par>
<par>
<line> apre*e*tou </line>
<line> rel*ção sign*fi*ativ*, su*erindo q*e seu au*ento tende a *mpulsionar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *m*lant*ção de PPPs. </line>
</par>
<par>
<line> As c*nc*u*ões r*força* </line>
<line> *ue as PPPs, p*r envolv*re* ativos de alt* v*lo* e *ongo </line>
</par>
<par>
<line> pr*zo, tr*ns*erem risc*s ao setor pri**d* (**BRAL; S*LVA, 2009), *o***do ser utiliza*as </line>
</par>
<par>
<line> estrategica*ente pelos ent*s par* viabi*izar in*estiment*s. *i*nte </line>
<line> *i*so, fu**ros estu*os </line>
</par>
<par>
<line> d*vem ampliar a a**lise para *unicípios, incorporar variáveis c*mo índice de Gini, densidade </line>
</par>
<par>
<line> dem*g*áfica e ideologia parti*ár**, e aperfeiçoa* m*todologias, visando compreender </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma mais ampla os fato*es que influ*n*iam a adoção ** PPPs na *estã* d* *tivos públicos. </line>
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<line> J. E. Ome*a Júnio* </line>
<line> O. V. Ca**as </line>
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<line> 1) concepç*o e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál*s* * inter*ret*ção dos da*o*. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç** *o rascun*o ou na rev*são crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apr*vação da versão final do manusc**to. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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