Leitura Multimodal da Série "O Problema dos 3 Corpos": Ampliando Saberes de Física e Letramento Científico no Ensino Médio/ Multimodal Reading of "the Three-Body Problem" Series: Expanding Physics Knowledge and Scientific Literacy in High School Education
Resumo
Este artigo investiga o potencial da leitura multimodal como uma estratégia pedagógica alternativa para aprimorar os saberes de Física e promover o letramento científico no contexto do Ensino Médio. Em um cenário educacional cada vez mais permeado por informações em diversos formatos, a capacidade de interpretar múltiplos modos de significação (verbal, visual, sonoro) torna-se crucial para a formação de leitores críticos e cidadãos cientificamente letrados (Kress, 2010; Sasseron & Carvalho, 2011). A série "O Problema dos 3 Corpos" (literária de Liu Cixin e suas adaptações audiovisuais) é analisada como um objeto de estudo situado, dada sua complexidade narrativa e a profunda inserção de conceitos da Física (mecânica celeste, astrofísica, cosmologia, física quântica). Busca-se demonstrar como a exploração multimodal dessa obra pode ampliar a compreensão de fenômenos físicos, transcendendo o ensino tradicional e fomentando leituras multimodais na escola. A série não só contextualiza o conhecimento científico, conforme defendido por Lima e Ricardo (2015) e Ferreira e Raboni (2013), mas também permite discussões sobre a Natureza da Ciência e dilemas sociocientíficos, incentivando o pensamento crítico e a argumentação (Carvalho & Reis, 2020; Bybee, 1997). Adicionalmente, a obra demanda e estimula a aplicação de estratégias metacognitivas na leitura de conteúdos complexos (Ribeiro, Rosa & Zoch, 2022) e a compreensão de múltiplas representações (Laburú, Zompero & Barros, 2013). O estudo visa, portanto, alinhar a proposta às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando a pertinência de abordagens interdisciplinares que conectem Língua Portuguesa e Física para uma formação situada e de acordo com as linguagens consumidas pelos estudantes do Ensino Médio.
Palavras-chave: Leitura Multimodal. Letramento Científico. Física. Ensino Médio. O Problema dos 3 Corpos. BNCC. Interdisciplinaridade.
ABSTRACT:
This article investigates the potential of multimodal reading as an alternative pedagogical strategy to enhance Physics knowledge and promote scientific literacy in high school. In an educational landscape increasingly permeated by information in various formats, the ability to interpret multiple modes of meaning-making (verbal, visual, auditory) becomes crucial for fostering critical readers and scientifically literate citizens (Kress, 2010; Sasseron & Carvalho, 2011). "The Three-Body Problem" series (Liu Cixin's literary work and its audiovisual adaptations) is analyzed as a situated object of study, given its narrative complexity and the deep integration of Physics concepts (celestial mechanics, astrophysics, cosmology, quantum physics). The aim is to demonstrate how the multimodal exploration of this work can expand the understanding of physical phenomena, transcending traditional teaching and fostering multimodal literacies in school. The series not only contextualizes scientific knowledge, as advocated by Lima and Ricardo (2015) and Ferreira and Raboni (2013), but also facilitates discussions on the Nature of Science and socio-scientific dilemmas, encouraging critical thinking and argumentation (Carvalho & Reis, 2020; Bybee, 1997). Furthermore, the work demands and stimulates the application of metacognitive strategies in reading complex content (Ribeiro, Rosa & Zoch, 2022) and understanding multiple representations (Laburú, Zompero & Barros, 2013). This study, therefore, aims to align the proposal with the competencies and skills of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC), highlighting the relevance of interdisciplinary approaches that connect Portuguese Language and Physics for a situated education aligned with the languages consumed by high school students.
Keywords: Multimodal Reading. Scientific Literacy. Physics. High School Education. The Three-Body Problem. BNCC. Interdisciplinarity.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.9.5
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