<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-1*0, *et. *025 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.9.* </line>
</par>
<par>
<line> Implantação do Planejamento e C*n*role da Pr*du*ão em M**roempresas: Ap**cação Práti*a </line>
<line> em uma Conf*cção *e *estuário </line>
<line> *mplementati** of Pr*duction P*ann*ng and *o*trol in *icroenterprises: A P*ac*ical </line>
<line> Applicati** *n an Appar*l Manufacturin* Company </line>
</par>
<par>
<line> R*drigo Kapic*e Soares de Olive*ra </line>
<line> *raduado em Enge*haria de P*od*ção pela **iversi*ad* Federal do E*p**ito Sant*. </line>
<line> E-mail: rodrigo.ol*v*ira.45@edu.*fes.br. </line>
<line> Rita d* Cassia Feroni </line>
<line> Dou*ora *m Engenharia *mbi*nt*l pel* Universi*ad* F*deral do E*pír*to Santo. </line>
<line> Profe*sora da Universidade Federal d* Espírito Santo - *e*a*t*me*to de *nge**aria de Produção. </line>
<line> *-m*il: ri*a.feroni@uf*s.br. </line>
<line> . </line>
<line> Thia** C*zana Gomes </line>
<line> Doutora em En*enhar*a *mbiental **l* Uni*ersidad* Federal do **pírito S*nto. </line>
<line> Pro*essora da *nive*sidade Fe*eral do E*pírit* Santo - Dep**tamento d* Engenharia de *rod*ç*o. </line>
<line> E-mail: thiara.gomes@*f*s.br. </line>
<line> Wan*er Demo**l </line>
<line> Dout*r em Engenharia de Pro*ução p**a Universidade de São Pau*o. </line>
<line> Profes*or da Universidade Feder*l do Es*í*ito Santo - *epartame*to d* E*gen*aria de Produ*ão. </line>
<line> E-mail: wander.demon*l@ufes.br. </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ç*: Rodri*o Kapiche Soares de O*iveira </line>
</par>
<par>
<line> Uni*er**dade </line>
<line> Fe*eral </line>
<line> d* </line>
<line> Espír*t* Sant* </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> Fernando </line>
<line> Edito*-Che*e: </line>
<line> Dr. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerle* </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Ferra*i, </line>
<line> **4 - </line>
<line> G*iabeiras, </line>
<line> *EP: </line>
<line> 29075-910, </line>
<line> *itó*ia/ES, </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Rita de Cassia Feroni </line>
<line> *rt*go *ecebido em 03/09/2025. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> U*ive*sidade </line>
<line> Federal </line>
<line> do </line>
<line> Espírit* Santo </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> Fe*nan*o </line>
<line> recebid* em 10/09/2025. Aprovado em 11/09/2*25. </line>
</par>
<par>
<line> Ferrar*, </line>
<line> *14 - </line>
<line> Goiabeiras, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 29075-910, </line>
<line> Vi*ó**a/E*, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> A**lia*o p*l* *istema Tr*ple Re*iew: Desk *eview a) </line>
</par>
<par>
<line> Ende*e*o: Thiar* Cezana Gomes </line>
<line> pelo Editor-*h*f*; e b) Double Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> Unive*s**a*e </line>
<line> **deral </line>
<line> do </line>
<line> Espí*ito Santo </line>
<line>-</line>
<line> Av. </line>
<line> Ferna*do </line>
<line> (*vali*ção cega *or dois av*liador*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> Ferrari, </line>
<line> 514 - </line>
<line> Goiabeiras, </line>
<line> CEP: </line>
<line> 29**5-910, </line>
<line> Vitória/ES, </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
<line> Revisão: Gramatica*, N*rmativa * de Format*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Wander Demonel </line>
<line> Unive*sidade F*d*ral do Espírito Sant* - Av. Fern*n*o </line>
<line> Ferrari, 514 - Goiabeiras, *EP: 2*075-910, Vit*ri*/ES, Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. S. Oliveira, *. C. Feron*, T. *. Go**s, W. D*m*n** </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> A* m**ro e *equ*n*s emp*esas *o setor de c*n**cção de*empen*am </line>
<line> um pa**l *elevante n* </line>
</par>
<par>
<line> economia brasileira, imp*lsionando geração a </line>
<line> de empregos e o *rescimento da indústria da </line>
</par>
<par>
<line> *oda. No entanto, a ausência de um Pla*ejame*to e Controle da Produ*ão (PCP) est*utu*ado </line>
</par>
<par>
<line> re*r*sent* um desafio significat**o à c*mpetitivi*ade dessas em*resas. Dessa forma, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> presente estudo te* *omo objetivo aval*ar aspectos relacio*ados à *estão de demanda, </line>
<line> e*toque e capacidade, e propor a i*planta*ão d* um sistema de PCP em uma *icroem*resa </line>
</par>
<par>
<line> do set*r de confec*ões d* roup*s, situ*da </line>
<line> no estado do Espírit* Santo, Brasil. Para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *xe*ução, foram re*lizadas observaçõe* diretas do p*ocesso produt*vo, entrevista* in loco e a </line>
</par>
<par>
<line> aplicaçã* *e metodologi*s consolidad*s </line>
<line> na literatura para a *m*lanta*ã* e melhoria das </line>
</par>
<par>
<line> ativid*des do PCP *ropostas por Barr*s Fi*h* *ubino (1999) e car*cteri*ação do e </line>
<line> p*ocesso </line>
</par>
<par>
<line> *rodutivo proposta por *ac*a*thy * Fernande* (2000). Os resultad*s d*stac*ram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> import*nc*a da g*stora e p*op*ietária da empr**a na impl**entação de fer*a*entas </line>
<line> do P C * . </line>
</par>
<par>
<line> Ver*fi**u-se que a </line>
<line> carênci* d* registros de demanda e es*oque, a impre*isão na mensu*ação </line>
</par>
<par>
<line> da c*pacidade e * au*ênc*a </line>
<line> de ro*inas bem defi*idas r*sultavam </line>
<line> em proble*as no </line>
<line> *ro*ess* </line>
</par>
<par>
<line> produtivo. C*m isso, f*i pos*í*el seguir os *a*so* d* impl*ntação </line>
<line> do *CP, culmin*ndo no </line>
</par>
<par>
<column>
<row> d*senvolvi*ento e na utilização de *ma ferrame*ta compu*acional para auxiliar * *estão </row>
<row> produ*ão na emp*esa. </row>
<row> Palavras-chave: Planejamento e C*ntrole da P*oduçã* (*CP). *icroempresa. G*stão </row>
<row> De***da; Ges*ão de Est*que. Capacidade Pr*duti*a. </row>
<row> *BSTRAC* </row>
</column>
<column>
<row> d* </row>
<row> de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *icr* and s*a*l enterprises in the clothing se*tor play a sign**icant role in the *razilian </line>
</par>
<par>
<line> ec*nom*, contr**u*ing to job c*eation an* the </line>
<line> growth of th* fa*hion industry. However, the </line>
</par>
<par>
<line> *bse*ce of a s*ructured Pr*duction Pl**ning an* Control (*PC) sys*em poses a major </line>
<line> challenge to th* compe**tiveness of *hese c*m***i*s. *hus, t*e *resen* study aims t* eva*ua** </line>
</par>
<par>
<line> aspects re*ated to demand, inventory, and ca*ac*ty *anagement, and to propose </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> *mplementat*on </line>
<line> of a Production Pla*n*ng *nd C*ntrol (PPC) s*st*m in * m**roenterprise *f </line>
</par>
<par>
<line> *he clothing manufac*uring sector, locate* in *h* state o* Esp*rito Sant*, *ra*i*. To carry ou* </line>
</par>
<par>
<line> t*e study, direct obs*rva***** </line>
<line> of the p*oduction process </line>
<line> and o*-site interviews were </line>
</par>
<par>
<line> conducted, along **th the appl**a*ion of m*thodolo*ie* est*b**shed </line>
<line> i* t*e liter**ure for </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> *mplementation and im*rovement o* *PC *c*ivi*ies, as proposed by *arros Fil*o and *ubino </line>
<line> (1999), a** for the char*cterizatio* of the prod*cti*n p*o*es*, as proposed by M**C*rthy and </line>
<line> Ferna*d** (2000). Th* resu*ts h*ghligh* the c**t*cal role of **e comp**y\s manager and owner </line>
</par>
<par>
<line> *n imple*en*ing PPC to*ls. It was observ*d that the a*sence </line>
<line> of dem*n* an* inv*ntory </line>
</par>
<par>
<line> re*ords, *apacity meas**e**nt, and w*ll-defined routin*s lead* to i*efficienc*es in t*e </line>
</par>
<par>
<line> *ro**ctio* </line>
<line> process. As a result, it *as </line>
<line> p*ssible to foll*w *he P*C imp**mentation *teps </line>
</par>
<par>
<line> t**ough **e develo*m*nt *n* </line>
<line> application of a com*utational tool t* *u*port *ro*uct*on </line>
</par>
<par>
<line> *anagement w*th*n t*e comp*ny. </line>
<line> K***ords: Pro*uction Pla*nin* and Control (PPC). Micro Enterprise. Inventory </line>
<line> ma*agem*nt. Demand Management. Produc*ion Capacity. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 9, art. 7, p. 13*-160, set. 2*25 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.**/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*plant*ção do P*anejame*to * C*n*role *a Produç*o em *i*roem*resas: Aplicação *rática em uma C*nfec**o 139 </line>
<line> * *N*ROD**ÃO </line>
<line> A nec*s*idade d* sistemas produt*vo* mai* ef*cien*es * crescente e torna-se tema de </line>
<line> pesq*isa **n*ínuo, uma vez que * s*ciedade p**sou a se preocupa* com o uso dos *ecursos de </line>
<line> form* *ada vez *ai* e*icie*te, busc*nd* r*duzir d*sperdícios, o que r*percut* *ositiv**ente </line>
<line> *ara a empre*a *o mercad* (BUGOR; LUCC* FILHO, 202*). O e*tendimen*o dos sis*emas </line>
</par>
<par>
<line> *e *r*dução na* empresas </line>
<line> t*m se t*rnado cada vez mais </line>
<line> relevante, *ada a cresce*te </line>
</par>
<par>
<line> *omp*tit*vidade en*re as e*pres*s organizações (OLIVEIRA; JUNG, 2024). </line>
<line> *m *lanejamento * Controle da Prod*ção (PC*) *fici*nte se configur* com* </line>
<line> difer**cial competitivo *ara *mpresa* *ue pretende* se destaca* e obter sucess*. A* </line>
</par>
<par>
<line> controlar </line>
<line> e *lan*j** seu sist*ma produtivo, a org*nização po*e alc*nç*r um* produção </line>
</par>
<par>
<line> sig*ifi**tiv*mente mais efic*ente co* os me*mos in*u**s (BUGOR; LUCCA FILHO, 2021). </line>
<line> Dessa forma, as ferr*mentas do *CP desta*am-se *or contri*u*r pa*a a melhor*a dos </line>
</par>
<par>
<line> pr*ce*sos p**dut*vos, aumenta*do a l*cr**ivida*e * </line>
<line> diminuin*o p*rdas, com aplicação de a </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas de gestão ** d*manda (MEN*G*INI e* al., </line>
<line> 2018; BESSONI et </line>
<line> a*., 2018; </line>
</par>
<par>
<line> LORENO e* al. 20*4), *est** d* estoque (BESSON* *t a*., 2018; FERR**R*; CA*M*; </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIR*, 201*; R*DRI*UES; F*RONI, 202*; LOREN* et al. 2024) </line>
<line> e </line>
<line> gestão de </line>
</par>
<par>
<line> c*pacidade (NUNE* et al., 201*; RODRIGUES; FE*ONI, 2020; L*RENO et a*. 2024). </line>
<line> A i**erção de estrat*gia* tradicion*is de PCP em peque*as empresas *nvolv*, *m </line>
<line> teoria, os mesmos conjuntos de atividades relacionad** à adm*nis*raç*o da produção em </line>
</par>
<par>
<line> qualquer out*a orga*ização. Por outro lado, na parte práti*a, o </line>
<line> c*ná*io é *ife*ente, uma </line>
<line> *ez </line>
</par>
<par>
<line> que administr** a pro***ão de pe*uenas empres** po*sui sua próp*ia gama de </line>
<line> pa*ticularidades *omo a presença d* colaborad*res m*ltifuncionai* (RODRIGUE*; FER*NI, </line>
<line> 2020). </line>
<line> A fim *e implemen*ar um PCP em empr*sas de pe*uen* e médio porte, os estu*os de </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ti** et </line>
<line> *l. (2015) R*dr*gues e Feroni (*020) *tilizaram a metodo**gia e </line>
<line> proposta </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ro* Filho e Tubino (1999). Essa *etodo*ogia vis* es*ruturar as ati*id*des do PCP, </line>
<line> abrangendo desde a def*nição *a eq*i*e res**nsáve* p*lo *rojeto até a **oção e implantação </line>
<line> do *is*ema ideal. Associado a *s*o, estudos como os de Ma**i*s *t al. (2015) e **drigu*s e </line>
</par>
<par>
<line> Feroni </line>
<line> (2020) *ti*izaram a *etodologi* </line>
<line> de Ma*Carthy e Fernandes (2000) para classificar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> verificar d*sf*nçõe* dos pr*c*ssos pro*ut*vos de algumas emp*esas. As **todologias cita*a* </line>
</par>
<par>
<line> anter*ormente, não e*tão atrela*as a ne*hum paco*e </line>
<line> computacional </line>
<line> e*pec*f*co *ermitindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m*lantaçã* do PCP sem a necessida*e </line>
<line> de compra de um softwar*, fa*or q*e t*rna mais </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, *. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. *025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. O*iv*ira, R. C. Feroni, T. C. Gomes, W. Dem*nel </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> acessível a busca dos pequenos neg*cios por melho*i*s e* seus processos (R*dr*gues; Fero*i, </line>
<line> 2*20). </line>
<line> Nesse conte*to, de**a**m-se as micro, pequenas e médi*s empresas do se*or da moda </line>
<line> que, segundo dados do S*rv*ço Brasi*eiro de Apoio às Micro e Pequenas *mpresa* (202*), </line>
<line> repres**tam *7,5% dos ce*c* de 1,9 mi*hã* de C*dastro Nac*onal da *e*so* Jur*dica (CNPJ) </line>
<line> ativos *o país. O setor de *onfecção desempenha um pa*e* fun*amenta* na e*onom*a </line>
<line> brasil*ira, dest*c*ndo-se pela geração de empregos e *or *u* rel*vância na cadei* produtiva </line>
<line> da *nd*s*ri* têx*il. S**un*o dados de *022 *ublicados pelo Ins*ituto de Estudos e Marke**ng </line>
</par>
<par>
<line> Indust*ial Ltda (2023), o *ras** *onta com </line>
<line> *pr*ximadamente 24,3 mi* unidad*s produtiv*s </line>
</par>
<par>
<line> fo*mai* li*adas ao *etor *êxtil e de confecç*es, distribuídas por *odo o te*ritór*o nacional. O </line>
<line> Programa *e Internacionalização da In*ústria Tê*til e de Moda Brasi*eira - Texbras*l (20*4) </line>
<line> de*tac* que, em 2023, * *etor de confec*ões registrou um fatura*ento de R$ 19*,* bil*ões e </line>
<line> foi * segundo ma*or *mprega*or da in*ústria de transform*ção, ficando atr*s apen*s ** se*or </line>
<line> d* alim**tos e bebidas com*ina**s. </line>
<line> Apesar da expressiva contribuição *o setor para a econo*ia, microemp*esas de </line>
</par>
<par>
<line> con*ecção </line>
<line> enfren*a* desafios *igni**cativ*s *elaci*nados à gestão </line>
<line> da produç*o. * a****nte </line>
</par>
<par>
<line> c*mpetitivo, aliado à *azonal*da*e da demanda e à depe*dênc*a *e processos produtivos </line>
</par>
<par>
<line> t*rc*irizado*, im**e a n*cessidade de </line>
<line> estratégi*s efi*a*es para otimização de *ecurs*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> au*ento da prod*t*vi**de (GO*LAR* </line>
<line> et al., 2021). A </line>
<line> ausência de um PCP estrutur*do </line>
</par>
<par>
<line> ag*ava esses des*fios, r*sultando em in**ic*ências operac*onais, desperdí*ios e dificuldades </line>
<line> no cumpr*ment* *e prazos. </line>
</par>
<par>
<line> Esses desafios são </line>
<line> c*m*lex*s e se m*nifestam principalmen*e no </line>
<line> plane*amento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> operaçõ**. Este deve l*var em conta a capacidade produtiva d*s facções (empresas </line>
<line> tercei*izadas responsáveis pe*a montagem de peças de r*upas p*ra a indústri* d* c***ecç*o), </line>
</par>
<par>
<line> as *etas </line>
<line> de f*turamento as constantes oscilações nas demanda* e </line>
<line> d*s clientes. O estudo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> P*re*ra, Carvalho e Santos (2015) des**ca </line>
<line> difi****a*es com* a *ece*sidade de emi**ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> orde*s de pro*ução co*fo*me a </line>
<line> capacidad* do processo produtivo e * gestã* de *mprevistos </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> *trasos d* f*rnece*ores, falhas ope*acionais e </line>
<line> problemas técnicos. Adici*nalm*nte, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *azona*ida*e no mercado, *xemplif*ca*a pela sobreposição *a produção de </line>
<line> novas </line>
<line> coleç*es </line>
</par>
<par>
<line> c** o encerrame*to d* outr*s, a*r*s*ent* u*a camada extr* de complexid**e, exig*ndo </line>
<line> **nstantes aj*stes no pl*nejamento para *tender *s meta* e evitar deixar a produção o*i**a. </line>
</par>
<par>
<line> Além des*es asp*ctos, a </line>
<line> im*lant*ç*o do PCP em microempresas </line>
<line> enf*en** *arreiras </line>
</par>
<par>
<line> adicionai* relacionadas </line>
<line> ao </line>
<line> per*i* </line>
<line> organiz*cional. * gestã* é, ** mu*tos </line>
<line> caso*, marcad* pela </line>
</par>
<par>
<line> informa*idad*, **sência *e indicadores form*is e fort* dependência da *xperi*n**a prática dos </line>
<line> Rev. *SA, Ter*s*na, v. 22, n. 9, art. 7, p. 1*7-160, se*. 2025 www4.*nifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Implantação do Planej*mento e Controle da Produçã* em Microempres*s: Aplic*ção Prá*ica *m uma Confecçã* 141 </line>
</par>
<par>
<line> g*s*ores (CRU*; MESQUITA, </line>
<line> 2018). Esse em*i*ismo re*uz a c*pa*idade de planeja*ento </line>
</par>
<par>
<line> estruturado e *ompro*ete a tom*da </line>
<line> *e decisão. Comineti (202*), ao anali*ar um *e*ueno </line>
</par>
<par>
<line> neg*cio de *erv*ços, identificou como p*i*ci*ais entra*es a f*lta </line>
<line> de *adronização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> processo*, a a*sência de da*o* hist*ricos e * ca*ênc*a de cultura de plan*jamento. No setor d* </line>
<line> confecções, Sa*tos (2011) verific*u que, mesmo qua*d* algumas pequen*s empresas a*ota* </line>
<line> técnicas c*mo Ju** in Time (JIT) e Planejament* das Necess*dades ** Mate*ial (MRP), ainda </line>
<line> p*evalece o cont*ole manual das atividades de prod*ção, limitado pe*a estrutura </line>
<line> organizacional e física. </line>
<line> Essas ev**ênc**s demonstram que, em mic*oe**resa*, os desafios da implantação do </line>
<line> PCP são amplificados por recursos lim*ta*o*, bai*a formalizaçã* e *entraliz*ção *as decisões, </line>
<line> em geral concentrada* na figura do proprietário. Ape*ar de e*i*t*rem pesqui*as *obre PCP em </line>
</par>
<par>
<line> empresa* </line>
<line> de </line>
<line> pequeno e **dio port* e *m alguns se*ment** industriais, observ*-s* uma </line>
</par>
<par>
<line> escassez de estudos v*lta*os especificamente para m*croe*presas, *specia*mente no setor de </line>
</par>
<par>
<line> confecções. Essa lacuna dificulta a adaptação das me*odologias tradici*nais às *on*ições </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> **gó*ios *amiliares, pouco formalizados e c*m rec*rsos restr*tos. </line>
</par>
<par>
<line> *es*a *orma, o presente estudo tem co*o ob*e*iv* real**ar *erificações *ssoc**das </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ge*tão de de*an*a, de es*oque e </line>
<line> de capacidade, e p*o**r a implantação d* um s*stema </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> PC* em uma microempresa do se*or *e c*nfecções de roupas, sit*ada no Est*do do Espír*to </line>
<line> Santo, Brasil. Para se alcança* este *bjeti*o, fo*am utilizada* *s metodo*ogi*s propostas po* </line>
<line> Barros Filho e T*bino (1999), em a*sociaç*o com a me**dologia d* MacCarthy e Fernand*s </line>
<line> (200*). A c*n*ribu*çã* do trabalho é dupl*: de um la**, ampl*a o deba** acadêmico sobr* </line>
<line> ge*tão *a p*oduç*o em *icr*empresas, *fer*cendo evidênc*as e*píricas de sua </line>
</par>
<par>
<line> *pl*cabilidade; de o*tro, </line>
<line> apres*nta um modelo </line>
<line> *r*tico que pode s*rvir de referência *ara </line>
</par>
<par>
<line> ge*tores desse seg*ento, </line>
<line> contribuindo p**a a </line>
<line> prof*ssio**lização da *estã* e pa*a o aum*nto </line>
</par>
<par>
<line> da comp*tit*vid*de no setor de confec*õ*s. </line>
<line> 2 M*TOD**OGIA </line>
<line> *.1 C*rac*erização d* Emp*esa </line>
<line> O e**udo fo* realizado e* uma mi*roem*r**a do setor de conf***ão, lo*alizada n* </line>
</par>
<par>
<line> *stado </line>
<line> do Es*írito Santo, Brasil. * empre*a p*s*ui nove *n** de atuaçã* no setor </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> confecção, *om foco </line>
<line> principal </line>
<line> na produçã* de rou*as femini**s, aten*en*o </line>
<line> ao mercado </line>
</par>
<par>
<line> atacad*sta p*r mei* de lojas mult*ma*cas. Atualmente, a e*presa conta com um* *quipe </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 22, *. 9, art. 7, *. 137-160, se*. 2025 www4.Unifs*net.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. Oliveira, R. *. Fero*i, *. *. Gom*s, *. D**one* </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> ***posta por três fu*cionários. O volume médi* *e </line>
<line> produção mens*l varia entre *.000 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> 1.200 *nidade*, com destaqu* para produtos sazonais q*e acompanham ** tendências de </line>
<line> moda a ca*a estação. Por questão de s*gil*, * nome da *mpresa não será menc*onado. </line>
<line> 2.2 Coleta de Dados * Informações </line>
</par>
<par>
<line> A c*let* </line>
<line> de </line>
<line> dado* foi realizada p*r **io </line>
<line> de </line>
<line> duas ab*rdagens metodológic*s </line>
</par>
<par>
<line> complementares: entrevistas estruturadas </line>
<line> e vi*i*as in loco, visan*o observar </line>
<line> e c**e*ar </line>
</par>
<par>
<line> *nfor**ções sobre o </line>
<line> processo *ro*utivo da indústria de </line>
<line> conf*cção *studada. A </line>
<line> en*revist* </line>
</par>
<par>
<line> e*truturada, aplicada à </line>
<line> proprie*ár*a da empresa, f*rn*c*u informa*ões detalhad** sobre ** </line>
</par>
<par>
<line> p*áticas de PCP. *sse instrumento permiti* u*a an*lise s**temática dos procedimentos </line>
<line> in*ern*s, com p*rgun*as que **o*daram desde o planejamento da produçã* a*é o contro*e de </line>
</par>
<par>
<line> qu*l*dade, con*o*me </line>
<line> recome*dado por Gil (*002) para e*tudos de c*mpo que </line>
<line> buscam </line>
</par>
<par>
<line> evidên*ias ****ricas. </line>
</par>
<par>
<line> As *isitas in loc* às i*st*lações da empresa per*itira* * observação direta </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ambien*e de produção, dos fluxos d* *rabalh* e da org**i*a*ão física dos *etores. S*gundo * </line>
<line> g*st*r*, o "conjun** X" é o produto de m*io* importâ*cia no portfólio, e sobre ele s* man*êm </line>
</par>
<par>
<line> dad*s *is*óricos de vendas. * o*servação d*reta </line>
<line> possibi**tou ide*tificar ***ticas não </line>
</par>
<par>
<line> for*a**zad** e </line>
<line> di*crepâncias entr* o p*anejamento </line>
<line> *escrito e exec*ção real, a </line>
<line> especialmente </line>
</par>
<par>
<line> n* *ue se re*e*e ao *on*role de estoques e à gestão da* facções relacionada à mão de obr* </line>
<line> t*rceiriza*a. Essa etap* foi fundament*l para valid** as informações *btidas nas entre*is*as e </line>
<line> c*mpreender melhor os desafios *p*racionais enfrentados pela organiza*ão, con*orme </line>
<line> sugerido *o* *in (2015) em estu*os *e caso. **i*ionalmen*e, essa fa*e foi impor*ante pa** a </line>
<line> ge*a*ão do mapa de p*oce*so *ara a produção da em**esa, utilizando o B*zagi Modeler, uma </line>
</par>
<par>
<line> *erramenta ro*usta </line>
<line> pa*a m*delagem de p*oces*os de negócios (BP*N), q*e </line>
<line> permitiu </line>
</par>
<par>
<line> representar graf*cament* as atividades com clareza e precisão. </line>
</par>
<par>
<line> Complem*nt*rm*nte, a empresa disponibilizou uma base de da*os de venda* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> "conj**to X" referente ao período </line>
<line> d* 01/*0/2021 a 01/09/20*4. *sso p*rm*tiu a anál*se </line>
</par>
<par>
<line> quan*itativa do de*e*penho com**cial *a empresa, p*ssibilita*d* a veri*ica*ão de padrões de </line>
<line> s*zonalidad* e o cruzamen*o de *nformações com as práticas de planejame*to d* produção </line>
<line> descritas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 9, a*t. 7, p. 137-16*, s*t. 2025 </line>
<line> ww*4.*nifsane*.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Implantaç** do Plane*a*ento * Controle da P*odução em Mic*oempres*s: Aplicação Prática em uma C*nfecção 143 </line>
<line> 2.3 Eta*as d* Im*lementação do PCP </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a a impl*me*ta*ão *o PCP na empresa em estudo, uti*i*ou-*e como ba*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> metodologia de impl*nta*ão e *e*horia das ati*id*des liga*as ao PC* *roposta *o* Barros </line>
<line> Filh* e Tubino (1999). A metodo**gia propost* possui dez eta*as, por*m ne*te estudo foram </line>
</par>
<par>
<line> adaptadas *e*uzida* oit*, como proposto </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
<line> em *odrigues e Fe*oni (20**), sen*o ***s: (i) </line>
</par>
<par>
<line> De*ini*ã* da eq*ipe; (ii) Apresentaç*o dos c*nceitos e da importância do PCP (etapas 2 e 3 </line>
<line> da *etod*lo*ia de Barros Fil*o e Tubi*o (1999) e* con*un*o); (iii) Caracterizaçã* do sis*ema </line>
<line> produtivo; (iv) Condições básicas e es*eciais do sistema produtivo; (v) L*vant**ento de </line>
<line> informações e análise d* sistema produtivo atual (etapas 6 e 7 da metodologia *e Barros Filho </line>
</par>
<par>
<line> * Tubin* (199*) em </line>
<line> co**un*o); (vi) </line>
<line> **stemati*ação e sim*lificação das atividades; (vii) </line>
</par>
<par>
<line> Definição dos requisitos e *esenvolvime**o do s*stema de PCP; e (v*ii) Implementação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistema. Para * etapa (**i), caracter*zaçã* do pro**sso p*odutivo, </line>
<line> utilizou-s* a metodologi* </line>
</par>
<par>
<line> proposta por MacCarthy e Fern***es (2000). Na et**a (vii), para auxiliar a gestã* d* empre*a, </line>
<line> desenv*lv*u-se uma ferramenta comp*tacional em Python. </line>
<line> 3 RESULTADOS E *ISCUSSÃO </line>
<line> *s eta**s para a impleme*tação do PCP na empresa estão des*ritas a seg*ir. </line>
<line> 3.1 Definição da E*uipe Responsáv*l p**o Projeto </line>
<line> Por s* tratar de uma microem*resa d* conf*cção q*e conta com apenas três </line>
<line> f*n*ionários, a responsáv*l pela implantação do PCP foi a *ró*ria gestora. * escolh* </line>
<line> mostrou-se estratég*ca, **is a gesto*a d*tém um ampl* conhe*imento do processo produt*v* e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntral*za *odas as deci*ões gerenciais </line>
<line> da **pre*a, *endo funda*ent*l para conec*ar </line>
</par>
<par>
<line> colaboradores int*rno* e externos. Es*a esco*h* alinha-se ao sugerido *or R*drigues e Feroni </line>
<line> (2020), pois par* exec*ta* planos d* melhorias e* uma organizaç*o é *ece*sário impl*nt*r * </line>
<line> aval*ar o desempenho dos envolvid*s n* pro*esso *e *udança. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 22, n. *, art. 7, p. 13*-1*0, set. 2025 </line>
<line> w**4.Unifsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. Oliv*ira, R. C. Fero*i, T. C. **mes, W. Demonel </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Apres*ntação d** Conceito* e *en*ibiliz*ç*o So*re a Importânci* do PCP na </line>
<line> Empresa </line>
</par>
<par>
<line> Estudos anteriores, c*mo d* Martins et al. (2015) e Rod***ues </line>
<line> * Fero*i (2020), </line>
</par>
<par>
<line> destacam *u* a r*alização de reuniões palestras internas e </line>
<line> na *m*resa pode resultar em um </line>
</par>
<par>
<line> mec*nismo efica* e de b*ixo *usto para ser aplicado du*ante e*ta et*pa. As reu*iões i*iciais </line>
</par>
<par>
<line> tiv*ram **mo ob*etivo a*r*se*t*r à ges*ora, r*spon*ável pela implementaç** do PCP, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> f*ncionamento *a ferram*nta. A ela cab*rá, posteri*rmente, comunicar a todos o* </line>
</par>
<par>
<line> colabo*ado*es a nece*sidad* do *rojeto em *mplantação, o es*ado atual da empresa, a* </line>
</par>
<par>
<line> muda*ças pro*ostas e os objet*vos futuros. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 Caracteri*ação do **po de *ist*ma Produtivo </line>
</par>
<par>
<line> Par* * caracterização do tipo de sist*ma pro*u*ivo, foi utilizada como m**odologia a </line>
<line> cl*ssificação adaptada da proposta de MacCar*hy e Fernan**s (2000). </line>
<line> (i) Proces*o p**dutivo atual: O ma*eamento de pro*e*so* nã* *pe*as co*ple*ent* a </line>
<line> colet* e a an**ise de dad*s, *as *ambém serve co*o u*a fe*ramenta estr*tégica para </line>
</par>
<par>
<line> identificar *argalos, </line>
<line> red*ndânc*as e oportun*d*des de m*lhoria operacion*l (*UMMLER; </line>
</par>
<par>
<line> BRACHE, 2012). A *i*ura 1 mo*tra o mapa *o process* prod**ivo *ar* a em*r**a de estudo. </line>
<line> O proce*so tem início com a *olicitação d* client*. Após a apro**ção da amostragem e </line>
<line> custos, *eali*a-se o *esenh* técn*co, que representa g*a*icamente o mo**lo da roupa, </line>
<line> *et*lhando suas c*rac*e*íst**as est*uturais. Em seguida, elabora-se a f*cha técnica, d*cumen*o </line>
</par>
<par>
<line> *u* contém informa*ões **se*ciais sobre </line>
<line> a peça, como materiai* utilizados, medi*as, </line>
</par>
<par>
<line> aviamentos, t**os de c*stura e proc*ss*s produtivos, s*ndo u*a refer*ncia para todas a* </line>
</par>
<par>
<line> et*pas subsequen*es. </line>
</par>
<par>
<line> A e**pa d* modelag*m consist* na co**ers*o do desenho téc*ico em moldes, o* *uais </line>
<line> servi*ão de base para o corte do tecid*. Após e*sa *ase, p*oduz-se a pe*a pi*oto, um protó*ipo </line>
<line> que perm*te avaliar a viabi*idade da *roduç*o e* *arga escala e ide*ti**car a*ustes na </line>
</par>
<par>
<line> model**em e nos acaba*entos. Com a peça </line>
<line> aprov*da, ela * encamin*ada para rea*izar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gra*uação, que *dapta os mol*es pa*a d*fere*tes tam*nho* *ent*o *o p*drão esta*ele*ido pela </line>
<line> empr*sa. Como atualmente não há um PCP na empres*, quan*o os pedidos chegam, verifica- </line>
</par>
<par>
<line> s* a di***nibilidade d* insumos para a produção. Caso faltem materiais, solicita-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *quisição do* iten* nece*s*ri*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 22, n. 9, ar*. 7, p. 137-**0, set. 2*25 www*.Unif*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Implan*ação *o Planej**ento e Controle da Pro*ução *m Microemp*es*s: Aplicação Prática e* uma Confecçã* 145 </line>
<line> * enca*xe dos moldes no te*i*o é um procedimento fu*dame*tal para a ot*mização da </line>
<line> ma**ria-prima, reduzindo despe**íci*s. Após essa *tap*, realiza-*e o enfesto, *ue consiste na </line>
<line> *o*reposi*ão *rdenada das ca*ada* de *e*id* sobre a mes* de corte, g*ra*tin*o prec*sã* n* </line>
<line> próxima fase. O corte das peças é efetu*do ** aco*d* com o planejamen*o realiza*o no </line>
</par>
<par>
<line> enc*ixe, e as partes cortadas são organizadas </line>
<line> con*orme </line>
<line> suas respecti*as especificaçõe* para </line>
</par>
<par>
<line> facil*t*r a p*o*ução. </line>
</par>
<par>
<line> Após o cort*, *s pe*as *egu*m para a </line>
<line> etapa *e co*tura, qu* </line>
<line> *ode ser **a*izada </line>
</par>
<par>
<line> internamente ou terceirizada, dependendo da e**ratégia pr*duti*a da emp*esa. Para aumen*ar a </line>
</par>
<par>
<line> produ*iv*dad* * ampliar * capacid**e produtiva, parte desse </line>
<line> proc*sso pode ser </line>
<line> terce*rizada. </line>
</par>
<par>
<line> Os cortes das *eça* s*o enviad*s para facções especializada*, *u* reali*am a u**ão das par*es </line>
<line> ut*lizando máquin** *de*uadas a* ti*o de te*ido e ao modelo *a peç*, *omo reta, *verloque, </line>
<line> galo*eir* * ela*t*que*ra. Após a conclusão dessa etapa, as *eça* se*ia*abadas **g**m *ara o </line>
</par>
<par>
<line> acabamento, *nde são aplicado* a***m*n*os, como </line>
<line> *otões, e*iquetas, </line>
<line> zíperes e r*ndas, </line>
</par>
<par>
<line> conferi*do * aspecto final à peça. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorm*nte, ocorre a inspeçã* e limpeza, que vi*a *li*inar </line>
<line> eventua*s resíduos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fios * identifica* possí*eis falha*, *arantindo </line>
<line> que * p*odut* est*ja em confo**i*ade com os </line>
</par>
<par>
<line> pa*rões de qua*ida*e *st*belecido*. *pós ess* verific*çã*, as peças pass*m pelo pr*ces*o de </line>
<line> *assador*a, no qual são passadas a fe*ro para rem*ver amassado* e c*nferir *elhor </line>
<line> apresen*ação a* produ*o. P*r f*m, as pe*as são em**ladas in*ividualmen*e em sacos plásticos </line>
<line> e di*ec*onadas a* estoq*e, onde *erm*necem arm*zen*das até o mo*ent* da di*t*ibu*ç**. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r**ina *I, v. 22, n. 9, ar*. *, p. 1*7-160, set. 2025 </line>
<line> www4.Un*f*anet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. O**veira, R. C. Feroni, T. C. Go*es, W. Demone* </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Mapa de process* da e**resa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores. </line>
<line> (*i) C**acterização ge*al da e*presa e d*s processos *rodutivos: esta etapa vai ** (1) </line>
</par>
<par>
<line> *té (4). (1) Tama*ho da empresa: * empresa em est*do pos*ui três funcionário* e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> cons*d*rad* de pequeno porte, recebe*do a *lass*ficação (*), de ac*rdo *om Ma*Carthy </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Fernand*s (2000); (2) Tempo d* resp*sta: empresa a*a*isa*a produz de ac*rd* com os a </line>
<line> pedidos *e prod**ã*, *ossuindo estoque d* matéria-prima. Ass*m, o te*po de *esposta possui </line>
<line> a class*fica*ão (PL + DL), onde PL é o lead t*me de produção e D* é * lead time d* </line>
<line> dis*ribui*ão. (3) *epetiti*idade: o ní*el de repetitivid*de do processo produtiv* do pr*duto é </line>
<line> não repeti*ivo (NR), a partir das de*inições dad*s *or MacC*rthy * Fernand*s (2000). (*) </line>
</par>
<par>
<line> Nível de auto*ação: o </line>
<line> n*vel de au*omação da produçã* poss*i clas*ificação normal (*), no </line>
</par>
<par>
<line> qual o traba**o humano tem alto g*au de participação no p*oces*o pr*dutivo, sem a presença </line>
<line> de equipamentos automáticos especializad*s. </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. *2, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 202* ww*4.Unifs*net.com.*r/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Implan**ção do Planej*mento e Co*t*ole da Pr*dução em Micro*mpresas: Aplicação Prá**ca *m u*a Confecção 14* </line>
<line> (*ii) Caracteriz*ção do p*odu*o: para e*sa dimensão são consider*das *rês v*r*ávei*. </line>
<line> P*ra * produto estuda*o na empresa tem-se, (1) Estru**ra *o produto: *ível d* mul*iprodutos </line>
</par>
<par>
<line> que *equer*m monta*em (M*). (2) Nív*l de persona*iz*ção: produ*o p*drão, ond* o </line>
<line> client* </line>
</par>
<par>
<line> não in*erf*re no design *o pr*duto (*). (3) *úmero de </line>
<line> produtos produzidos </line>
<line> n* </line>
<line> empresa: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empresa pro*uz v*rios produtos (*). </line>
</par>
<par>
<line> (iv) Caracterização de proc*ss*mento: essa dimensão p*ssui três variávei*. (1) </line>
<line> Tipo </line>
</par>
<par>
<line> de layout, re*u*tando na clas*if*cação de func*on*l recebendo a *e*om*naç*o (*). (*) Ti*o de </line>
</par>
<par>
<line> est*que, </line>
<line> p*ra o produto analisado há esto*ue </line>
<line> *e matéria-*ri*a antes da primeira ***e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> prod*ç*o (1), e est*qu* após a *ltim* fase de produ**o (3). (*) Ti** de *luxo, trata-se *e um </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*sso mu*tiestágios multidi*ecional, c*m diversas máq*inas não idêntica* em </line>
<line> paral*lo </line>
</par>
<par>
<line> (F*2). </line>
</par>
<par>
<line> (v) C*racterização da montagem: esta etapa e*tá dividida em duas partes. (1) Tipo* de </line>
<line> mo*t*gem: a empres* em estu*o poss*i um t*po baseado ** montagem de produtos *eves em </line>
<line> uma est*ção de tr*balho ou em um conju*to de estações de trabalho pa*alelas (A*). (2) *i*os </line>
</par>
<par>
<line> de organ*zaç*o do t*abalho: trat*-se de um tr*b*lho do tipo indivi*ual, onde o núm*ro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhadores é i*ual ao *úm*r* de *sta**e* *e trabalho (I). </line>
</par>
<par>
<line> (vi) C*assificação fi*al: após * definiç*o **s dimensões e </line>
<line> utilizando *s símbolos (/) </line>
</par>
<par>
<line> para separar *s dime*sõ*s e (_) </line>
<line> para separar as variáveis, como em MacCarthy e Fernande* </line>
</par>
<par>
<line> (2*00), a class*fic*ção *ara o p*o*es*o produ*ivo da empresa, consider*ndo *s eta**s </line>
<line> anterior*s, ass*me a *orm*: S/PL+DL/NR/N/ML_4_M/*_1-3_F12/A4/I. </line>
<line> A relação *n*re as variáveis de classifi*ação e a esco*ha de um s*s**ma de P*P, </line>
<line> pro*osta por MacCarthy * Fern**des (2000), ***e ser utiliz*da p*ra identifi*ar disfunções no </line>
<line> si*tema produtivo analisad*. Isso é feito por mei* d* comparação entre as cara*terísticas </line>
</par>
<par>
<line> def*nida* pel* empres* e as sugeridas p*los autores </line>
<line> para mesmo nív** d* r*p*titividade * </line>
</par>
<par>
<line> (Fern***es; Go*inho Fil*o, 2010). A *mpres* em es*udo n*o *oss*i im*lementado nenhum </line>
</par>
<par>
<line> sistema de PCP e </line>
<line> a**s a utilização da metodol**ia de MacCarthy e Fernandes (2000) </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> proposto um sistema de Pl*n*jam*nto das Necessidades de Mater*ais - MRP. </line>
<line> 3.4 Co*diçõ*s Bási*as * *specia*s do Sist*ma P*odu*ivo </line>
<line> O setor *m q*e a empresa atu* *ossui grande co*corrência, em especial, pelo comé*cio </line>
<line> eletr*nico (e-commerce). Dessa f*rma, a *m***ntação de um sistem* de PCP ef*ciente s*rá a </line>
</par>
<par>
<line> oport*ni*ade de se </line>
<line> *esta*ar em relação ao* </line>
<line> demais e alcançar proje*ão nes*e merca*o. </line>
</par>
<par>
<line> D*st*cam-se *s seg*intes *erificações </line>
<line> atu*is na empre*a: *s decisões de nível **tratégico da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. *, *rt. 7, *. 137-160, set. *02* </line>
<line> *ww4.Unifsane*.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. Oliveira, R. C. Feron*, T. *. *omes, W. Dem*nel </line>
<line> 148 </line>
</par>
<par>
<line> em*resa são to*a*as e centralizadas principalmente na *estora e proprietária da *mpre*a, sem </line>
<line> a pa***cipa*ão dos demais colaboradores; *s deci*ões de médio e curto prazo são tomada* </line>
</par>
<par>
<line> pelos profissionais *o nível t**ico, que </line>
<line> são responsá*eis pela pr*du*ão e gerenciamento do </line>
</par>
<par>
<line> estoque, devendo </line>
<line> *a**ar </line>
<line> pela a*rovaçã* d* *est*ra; </line>
<line> as infor*açõe* são transmitidas </line>
</par>
<par>
<line> verbalmen*e ao long* de **da * empre*a; a comunicação com a </line>
<line> mão </line>
<line> de ob*a terceiri**da * </line>
</par>
<par>
<line> feita ve*balmente por m*io de l*ga*ão telefô*i*a ou mensa*e*s *m aplicati*os de telefonia; os </line>
<line> prin**pai* clientes da empresa são *ix*s e se trata* *e *ess**s *uríd*cas. </line>
</par>
<par>
<line> *entre *s *stratégias para aumen*ar suas ven*as, d*s*acam-se a </line>
<line> u*iliz*ção de redes </line>
</par>
<par>
<line> *ociais, pa*ticipação a </line>
<line> *m f*iras, promoções </line>
<line> diretas par* os clien**s e propaganda*. P*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> produto analisado, </line>
<line> *arte des** estratégia é im*lementada em períodos de baixa </line>
<line> dem*nda, </line>
</par>
<par>
<line> espec*ficam**te nas es*ações d* outo*o * *nverno. A fideliz*ção d*s cl*ent*s buscada é </line>
<line> p*r </line>
</par>
<par>
<line> *e*o do contato pós-ven*a, a fim ** o*ter um feedback e </line>
<line> resolver possíveis não </line>
</par>
<par>
<line> conformid*des. </line>
</par>
<par>
<line> 3.5 Leva*tam*nto de Informaç*e* e An**is* d* Siste*a Produtivo Atual </line>
<line> Para a an*lise do sistema produtivo atua*, por se *ratar de u* p**d*to *o* d*manda </line>
</par>
<par>
<line> sazonal, será dado </line>
<line> **foq*e à ges*ão de dem*nda, à gestã* </line>
<line> de esto*ue e à </line>
<line> a*álise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> capac*dade. </line>
</par>
<par>
<line> A empresa não possui *m sistem* de ges*ão de demanda cons*lidado, o qual *corre *e </line>
</par>
<par>
<line> *orma i*tui***a, baseado na pe*cepção dos </line>
<line> p*odutos mai* vendidos e na experi*ncia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> g*stora. Ex*ste registro de da*os de venda para o produt* "con*unto X" refere*tes a*s últimos </line>
<line> *rê* an*s, m*s os dados são inconsistent*s, com mu*tos regist*os falta*tes e valore* zerados, o </line>
<line> qu* compromete a análise. </line>
<line> A *estão de estoqu* tamb*m se mostra *neficiente e *esorg*niza*a. Embora a e**resa </line>
</par>
<par>
<line> p*ssua um cat*logo de f*rn**edores *e </line>
<line> matéri*-prima e ut*lize serviços d* *ransportadoras </line>
</par>
<par>
<line> par* *s entregas, os lotes de compra são *efin*dos con*orme exp*riênci* da **stora. * </line>
<line> quantidade d* m*té*ia-**ima em estoque é monit*ra*a de form* aleatór*a, de modo q*e </line>
<line> quando a *atéria-prima está acabando no estoque, a ge*tora sol**ita uma compra de u* no*o </line>
<line> lote. Simi*armente, * estoqu* de pr*duto acabado é d*fin**o pel* per*ep*ão do* *esponsáveis </line>
<line> pela exp**ição, uma vez que não exi*te uma ges*ão de **mand* formal**ada. </line>
</par>
<par>
<line> * empresa opera com capacid**e produtiva inte*na e *om </line>
<line> m*o de *bra terceirizada, </line>
</par>
<par>
<line> por meio de facçõe*. Intername**e, os funcion*rios d* *re* pr***tiva reali*am s*mente uma </line>
<line> pausa par* a*moço e, ocasionalmen**, faz*m hor** extra* quando *e*essário. No entanto, em </line>
<line> Rev. FS*, *ere*ina, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 2025 www*.*ni*sa*et.com.*r/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I**lantação *o P*ane*ament* e C*ntrole da *r*dução *m Mic*oempresas: Apl**ação Prát*ca em uma Co*fecção 149 </line>
</par>
<par>
<line> *eríodos de al*a deman*a, quando a </line>
<line> capa*id*de i*terna da empresa não é s*ficiente pa** </line>
</par>
<par>
<line> atender a todo* ** pedidos em funcion*mento no*mal, a terceiri**ção do ser*i*o *i* facçõe* </line>
</par>
<par>
<line> t*rna-se n*c*ssári*. Essa *inâmica </line>
<line> torna a ge*tão ** capac*dade desafia*ora para a gestora, </line>
</par>
<par>
<line> pois envolv* </line>
<line> diferentes tamanhos de *ot*s, com diferentes pra*os de ent**ga em **ferentes </line>
</par>
<par>
<line> par*eiros pro*uti*os. </line>
<line> Dura*te a realizaç*o do *raba**o, *otou-se q*e os *rinc*pais problema* enfrentados </line>
<line> pela empresa sã* res*ltan*es da fa*ta de padroniza*ão do flux* de inf*rmação, tan*o interno </line>
<line> q**nt* e*tern* com as fac*õ*s, se*do tr*nsmitid*s, *a maio*ia d*s vezes, por meio de liga*ão </line>
<line> telef*nica, mensagens de a*licativo* d* telefone, ou anot**ões *anu*is, o que pod* res*ltar </line>
<line> e* erros ou inconsi*tências de informações. </line>
<line> 3.6 Sist*matização e Simpl*ficação das Atividades Atuais </line>
<line> A empresa em estud* não p*ssui ne*huma técnica *e P*P implementada, o se* </line>
</par>
<par>
<line> siste*a </line>
<line> de produção é </line>
<line> simples * *s eta*as produtivas s* encontram bem *e*inidas. *essa </line>
</par>
<par>
<line> forma, torna-s* nec*ssário organizar * fluxo d* informações e estabelecer ferram*ntas de </line>
<line> gestã* ** demanda, e*toq*e e capacida*e de forma que a gesto*a * *s colab*rador** tenham </line>
<line> a*esso às in*orma**es. E*sas carac*er**ticas em empresas de p*quen* porte foram verifica*as </line>
<line> nos es*udos de *agu*des e Pires (2013) e Rod**gu*s e Feroni (2020). </line>
<line> 3.7 Definição dos Requisitos e Desenvolvimento do *istema de PCP </line>
<line> N*sta etapa, o presente es*udo propõe * implementação *e um* fe*ramenta </line>
</par>
<par>
<line> com*utacional de </line>
<line> gestão da produção desenvolvida </line>
<line> *m Python. O desenvolvimento da </line>
</par>
<par>
<line> ferr**enta </line>
<line> para supo**e à g**tã* da prod*ção na indústria *e c*nfec**o f*i uma </line>
<line> etapa </line>
</par>
<par>
<line> *ssencia* *ara a *nte*r*ç*o do* pr*cesso* ma*e*dos e a *elhoria das atividades </line>
<line> críticas </line>
</par>
<par>
<line> *dentificad*s duran*e a pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> * ferramen*a foi concebida com o objetiv* de *roporcionar à *rop*iet*r*a d* *mpresa, </line>
</par>
<par>
<line> p*in*ipal usuá*ia do si*tema, </line>
<line> um r*curso intuit*vo e efic*ente par* a *omada de deci*ão </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> PCP, sendo i*icial**nte aplica*a ao pro*uto "conjunto X". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a *I, v. 22, n. 9, *rt. 7, p. 137-1*0, set. 2025 </line>
<line> www4.Unif**ne*.com.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. Oliveira, R. C. *er*ni, T. C. G**es, W. D*mo*el </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> 3.*.1 Módulo Rel*cio**do ao Fluxo de Info*mações: Cadas*ro </line>
</par>
<par>
<line> O m*dul* *e cadastro e*tá divid*d* em *uatro su*mó*u*os, send* eles, o su*módulo </line>
<line> *e ca*astro d* material (Figura 2), o submódulo de c*das*ro de clien*e (Fig*ra *), o </line>
</par>
<par>
<line> *ubmódu*o *e c*dast*o de fa*ção (Figura 4) e submódulo de cadastro de produtos (Figura o </line>
<line> 5). </line>
<line> O s*b*ódulo *e cadast*o de materia*s foi des*nvolvido com o objetivo de cen**alizar </line>
</par>
<par>
<line> *odas as *nformaçõe* **b*e os ins*mos utiliza*os na </line>
<line> p*odução, garant*ndo maior *ontrole </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rastreabil*dade. A int*r*ace do sistema permite o r*gistro det*lhad* de cada material, </line>
<line> incluin*o atr*but*s c*mo nome, descrição, categoria, código de bar*as, unida** de *edida, </line>
<line> local de es*oque, f*rnecedor, c*sto un*t*rio e cor. </line>
</par>
<par>
<line> O submódul* de ca*astro de *lien*es t*m como objetiv* *rga*iz*r e c*ntral*zar </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> da*os d*s cli*ntes, permitindo um ac**panhamento mais efic*ente d*s inf*rmações </line>
<line> co**rciais e *ogí*t**as. Ad*cionalme*t*, o **bmódu*o de c**ast*o de *acções foi desen*olvido </line>
<line> pa*a regis*r*r e gere*cia* informa*õ*s sobre as em**esas terc*i*iz*das *ue realizam processos </line>
<line> produ*i*os *ar* a indú*tria de c*nfe*ção. </line>
</par>
<par>
<line> O submódulo d* cadastr* de produ*os foi desenv*lvid* pa*a registrar e ger*nciar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> produtos **bri*ados pela indústria de conf*cç**, gara*tindo rastreabilidade e *ont**le de </line>
<line> informações *ssenciais. </line>
<line> Figur* 2 - Submódulo Ca*astro de Ma*erial </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E**borado pe*os autores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, v. 22, *. 9, ar*. *, p. 13*-*60, set. 2025 </line>
<line> www4.Un*fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *mplan*a*ão do Pl****amento e Contr*le da Pro*ução *m *icroem**esas: A*licação *rática em uma Confecção 151 </line>
<line> Figura 3 - Submó*ulo de C*das*ro ** C*iente </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*d* pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Submódulo Cadastro de Facção </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado p*los a*t*r*s. </line>
</par>
<par>
<line> Figur* *- S*bmódulo *e C*da*t*o *e Produtos </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pelos autores. </line>
<line> Segundo Lourenço e* al. (2018), * c*rreta gestão de um catál*go de materia*s é </line>
<line> i**o*tante para * pro*esso de supri**nto e* u*a empresa, a fim de **i*a* prob*emas na </line>
<line> aquisição, *ontro*e e consumo de *ate*iais e pr*dutos q*e possam im*actar o* níveis d* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 9, art. 7, *. 137-1*0, set. 2025 www*.U**fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. *. Oliveira, R. C. F*roni, T. C. Gomes, W. Demonel </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> ser*iço e a competiti*ida*e. P*r outro l*do, o módulo de ca*astro de c*ie*tes *oderá aux*li*r </line>
<line> o* gestores na negociaçã* de p*azos *u no ate*d*mento a clientes prioritá*ios, conf*rm* </line>
<line> obse*v*do no estudo de R*drigues e *eroni (2020). O mó*ulo d* cadastro de facções *oderá </line>
<line> auxilia* a empresa no *juste d* capacidade, perm*tindo a *erce*rização *a c*stur*, em facções </line>
<line> de ***tura, como fo*ma de r*duzir c*stos e flex*bilizar a produção, c*nfor*e des**cado em </line>
<line> Be*erra * Batiz (2018). </line>
<line> 3.7.2 Módulo Ge*tão *e Compras </line>
<line> * m*dulo d* ges*ã* de *ompra* tem como princip*l *bjetivo garantir * contr*le </line>
</par>
<par>
<line> eficiente das aquisi*ões </line>
<line> *e i ns um os * da </line>
<line> pro*ução de *rodutos </line>
<line> ac*bados. Ele *ermite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*issão de orde*s de produção, controle de in*umos e mo*it*ramento da ca*teira de pedid*s, </line>
<line> otimizando a cadeia de suprimentos. Este módul* está dividido em quatro su*módulos, sendo </line>
<line> eles, o subm*dulo ordem de produção (Fi*ura 6), o submódu*o *e controle d* i**umo (Figura </line>
<line> 7), e o submód*lo carte*ra de pedidos (Fig*r* 8). </line>
</par>
<par>
<line> O s**módulo d* ord*m de prod*ção permite o regis*ro, acompanha*en*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m**ifi*a*ã* d** *rdens de fabr**ação d*s *rodutos acaba*os, asso*iand* produtos e*p*cí**c*s </line>
<line> à quanti*ade solic*t*d*, ao pr*zo de *nt*ega e a*s forne*edor** env*lvidos na confecç**. P*ra </line>
</par>
<par>
<line> **so, o sistema *ad*str* *ed**os abertos e con*luídos, permi*i*do </line>
<line> *m aco*pa*ham*nto em </line>
</par>
<par>
<line> tempo rea* do st*tus de *a*a *ed*do. </line>
</par>
<par>
<line> O s ubm ódu* o de </line>
<line> controle de insumo permi*e um *erenciamento *fici*nte do estoque </line>
</par>
<par>
<line> de materiais, gara*tindo *ue os ins*mo* estejam sempre dispon*ve*s para atender às ord*ns de </line>
</par>
<par>
<line> produçã*. Este submódulo regist*a </line>
<line> a quan*i*ade de cada material *m estoque, con*r*la </line>
</par>
<par>
<line> en*radas e saídas, * permit* *ue o u*uá*io consul*e o *aldo *t*al e* te*po real. </line>
<line> O submód*l* ca**eira de p**ido* *ornece uma vis*o consol*da** dos ped*dos qu* estão </line>
</par>
<par>
<line> *m aberto e em </line>
<line> andamento, permitindo que a equipe de produção e *om*ras ***mpanh* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> andamento das sol*c**açõe*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Tere*ina, *. 22, n. 9, art. *, p. 137-160, set. 2025 </line>
<line> www4.Uni*s*n*t.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Implantação do Plane**men*o * Cont*ole d* Produç*o em Mi*roempresas: Aplicação Prá*i*a em uma *onfe*ção 153 </line>
<line> Fig*ra 6 - *ubm*dul* Ordem de Prod*çã* </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elabora*o pelos *ut*res. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 7 - Su*módulo Control* de Insumos </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elaborado p*los autores. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 8 - Submódulo Carteira de Pedidos </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Elaborado pelos autore*. </line>
<line> Segu*do *egrandi e *aracini (2023), a u*ilização de *utomatizaçã* é uma ferramenta </line>
<line> importante *m muitas *mpre*as, pois permite otimiz*r o tempo e a efi**ência dos *roc**sos, </line>
<line> reduzi* *s custos com estoqu*s e suprimen*os, ga*anti*do me*hores progra*a*õ*s de </line>
<line> *omp*as. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, *. 22, n. 9, art. 7, p. *37-160, set. 202* </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *. Oliveira, R. C. Feroni, T. C. Gome*, *. De*onel </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> 3.7.* Módul* de Previsão de Demand* </line>
</par>
<par>
<line> O presente estudo utili*ou c*mo té*nica pa*a a previsão de demanda o m*de*o *e </line>
<line> *uavização exponencial de Holt-Wint*rs, de*i*o à sua ca*acid*de de adaptação a pad*ões </line>
<line> saz*nais e sua facilidade *e *mp**mentaçã*. A Figura 9 mos*ra o módulo de pre**são de </line>
<line> demanda. O mo**l* de Holt-Winters apresenta simplicida*e na implem*ntação e robus*ez na </line>
<line> geração de *re*isões de cu*to prazo, *onfor*e eviden*i**o em *studos de Veiga et *l. (20*4) </line>
<line> e Bessoni et al. (**18). O equacionamento do mod*lo p*** ser en*o*trado em Akridakis, </line>
<line> *heelw*ight e *yndman (2008). </line>
<line> Figura 9 - Módulo de Previsão de Demanda </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pel** autores. </line>
<line> 3 .7 .4 M ó d u l * d * P M P e M R P </line>
<line> A i*plementação da* fe*ram*nt*s do PCP, com d*staque pa*a o PMP e MR*, no </line>
<line> context* da mi*roempresa de co*fecção, proporcionará uma evolução signif*ca*iva *a gestão </line>
</par>
<par>
<line> da produç*o. Is** tor*ará a tomada de *ecis*o mais estratég*ca e fu*damentada em </line>
<line> dados </line>
</par>
<par>
<line> conc**tos, c*mo dem*nstrado n* estu*o corre*ato de Rodrigues e Feron* (*020) so*re </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação d* um sist*ma de *CP em um* pequena empresa. O módulo PMP, ilus*rado </line>
</par>
<par>
<line> na Figura 10, encon*ra-s* sem p*eenchimen*o, agua*dando a realização de *m </line>
<line> inventário </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e**oqu* * *ma reestruturação no almoxarifado. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 22, n. 9, art. 7, p. *37-16*, set. 2025 </line>
<line> www4.Unifs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Im*l*nta*ão do *lanejamento e Con*ro*e da Pr*dução em Microempres*s: Aplic*ção Pr*ti*a em um* Confecção 155 </line>
<line> F*g*ra 10 - M*dulo PMP </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E*aborado pelos *utores. </line>
<line> A**m de *elhorar o planejamen*o da produção, a im*lementaç** do MR* aprimo**rá </line>
<line> s*gni*icativame**e a gest*o dos est**ues e i*sumos, **tigando o* desafios ant*riorment* </line>
</par>
<par>
<line> enfr**tados pela e*p*e*a, </line>
<line> que *eal*zava um controle vi*ual e impreciso de *ateriais. O </line>
</par>
<par>
<line> sist*ma permite calcular automaticamente as nec*s*idades </line>
<line> de matéria-prim* c*m base no </line>
</par>
<par>
<line> PMP, evitando tanto excesso o </line>
<line> *uant* f**ta d* i*s*mo*. A f*rr*menta possibilitará *m* a </line>
</par>
<par>
<line> g*stão *ais racional e eficiente dos estoques, *ed*zindo custos com armazenagem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntindo a **sponibilida** de materia*s *ssenci*is para a pr*duç*o. </line>
</par>
<par>
<line> O MRP é estr*turado p*ra ge**nciar tant* o prod*to quant* seus *om*onen*es, </line>
<line> or*anizados e* submódu**s cone*tados. O módu*o MRP a*r*senta todos os submó*ul*s dos </line>
</par>
<par>
<line> co*ponen*es do produto "*o*junto X", sendo ilu**ra*o *a Figur* 11, *m </line>
<line> *estaque, *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> produto final. As *lanilhas corre**o*den**s *stã* dispo*íveis, m** </line>
<line> sem preenchimento, </line>
</par>
<par>
<line> agua*dando a reali*aç*o de um inventário de estoq*e e a reest*ut*ração do alm*xa*ifa*o. </line>
<line> Figur* 2 - Subm*dulo MRP - "conjunto X" </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: E*abo*ado pel*s aut*res. </line>
<line> Estudo* ante**ores c*rrobor*m os be*efíc*o* do MRP. Afo*so * Bertac* (2021) </line>
<line> de*tacam que a adoção do MRP permitiu à e*p*es* *s*udada *justar *s volumes *e estoque </line>
</par>
<par>
<line> de forma mais precisa, reduzin*o a sobrecar*a *o *ece*imento de *ateriai* * melhorando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 22, n. 9, art. *, p. 1*7-160, set. 2*25 www4.Unifsanet.*om.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. K. S. Oliv*ir*, *. C. *eroni, T. C. Gomes, W. *emonel </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> controle *as entregas, centra*i*ado no se**r de *CP. No es*udo </line>
<line> de *or*t* *t al. (2*24), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aplicação do MRP em um* *mpr*sa têxtil de confecç*o *e u*iformes p*ofissiona*s, *ontribuiu </line>
</par>
<par>
<line> para a resoluç*o de gar*alos produtivos e aprimorou a gest*o </line>
<line> de es*oques. Os autores </line>
</par>
<par>
<line> destac*m </line>
<line> *ue o * R P pos s i bi l i t o* </line>
<line> um controle mais r*goroso da* ordens ** produção, </line>
</par>
<par>
<line> pr*move*do * redução de cust*s operacionais, a me*h*ria no* prazos de entrega e o aum*nto </line>
</par>
<par>
<line> da satis*ação dos cliente*, q*e *onferiu **ior capacid*de de o </line>
<line> adaptação às fl*tuações </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> de*and* e conso*idou uma *ase sólid* par* o cr*s*imento *us*entável. </line>
<line> 3.* Implantação *o Si*tema </line>
<line> A últim* et*pa, de imp*a*ta*ão do siste*a e aplicaç*o *as melhorias, pode ser </line>
</par>
<par>
<line> dem*rada, c*nfo*me </line>
<line> de*tacado </line>
<line> por Barros Filh* * T*bino (1999). Estudos </line>
<line> de*t*ca* qu*, </line>
</par>
<par>
<line> devido à falta de tem*o e p*ra evitar problemas deco*r*ntes de mudança* s*bitas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> precipitadas, as alterações devem se* implem*nta*as com cautela, caracte**z**do *sta última </line>
<line> etapa como d* *ongo p*azo (R*DRIGUE*; FERO*I, 202*). </line>
<line> Cont*do, o prese*te estudo obte*e um feedback positivo da g*s*ora da empresa. A </line>
<line> imp*ementação do aplica*ivo foi *em ace*ta, co* um* interfa*e a*r*dável que p*op*r*ionou à </line>
</par>
<par>
<line> ge*t*r* uma visão do impacto do planej*mento **odutivo *a eficiência oper**i*nal </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> emp**s*. A f*rramenta ampliou a cap*ci*ade *e análise da g*s**r*, permitindo * *dentif*c*ção </line>
<line> de gargalos no aba*tecimento de insumos * a a*te*ipação d* ne*ess*dades *e *eposiçã*, além </line>
<line> *e sua aplicabilid*de a outr*s p*odutos. Além d*ss*, a visua*ização de*alhada *o lead t*me d* </line>
</par>
<par>
<line> produção possibilitou </line>
<line> *aior cont*ole sobre o c*clo de fabricaçã*, permit*n** ajuste* </line>
</par>
<par>
<line> estratégico* **ra *ar*ntir a pontual*dad* na *ntrega dos produtos a*abados e melhorando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fluxo de infor*aç*o. Essa inte*ração de info*mações </line>
<line> não ap*na* aprimorou a to*ad* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> deci**e*, mas também trouxe mai*r previs*bil*d**e e segurança ao planejamento *rod*ti*o da </line>
<line> empres*, com expectativa de *elhor gestão de dem*nda, estoque e capacida*e. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> O *res*nte estudo focou no Planeja*ento e Controle da Produção d* uma </line>
</par>
<par>
<line> microempres* *e confecções. A p***ir de problemas </line>
<line> identificados na emp*esa, foi possível </line>
</par>
<par>
<line> apresentar um modelo *e implantação e m*lhorias lig*da* ao P*P. </line>
</par>
<par>
<line> As evidênci*s </line>
<line> empíricas </line>
<line> coletad*s neste estudo </line>
<line> **monst*a* </line>
<line> *ue a implemen**ç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *m sistema de Plane*amento e Controle </line>
<line> *a *rod*ção (*C*) em mi*roempresas, utiliza*d* </line>
</par>
<par>
<line> uma a*or*age* prática e *daptável, po*e gerar ben*fícios significat*vos. * pesquisa </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 22, n. 9, a*t. 7, p. 1*7-*60, set. 2025 www4.*nifs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Implanta*ã* do Planejamento e *ontrole da Produç*o em Mic*oempres**: **li*ação P**tica *m uma Co*fecção 157 </line>
</par>
<par>
<line> c*nfirmou eficác*a d* a*licaç*o das *e*odolog*as de Ba*r*s Filho *ubino (19*9) </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Mac*ar*hy e Fern*ndes (20*0), adaptadas * realidade d* *e*uena* organizações, </line>
<line> *ar* </line>
</par>
<par>
<line> s*mpli*icar p**cessos e ap*imorar o *on*role de recur*o*. O d*s*nvolvi*ento * a a*licação d* </line>
<line> ferramenta c**p***ciona*, por sua v*z, ***resentam um mo*elo prático que *ontribui para * </line>
<line> prof*ssion*lizaçã* da gestão * a *e*hor*a *a com**titivid*de n* setor de confe**ões. </line>
<line> Embor* não tenha sido possível avaliar, a c*rto prazo, todas as alterações p*o*ostas </line>
</par>
<par>
<line> pelo presente </line>
<line> est*do, ** resultados o*t*dos e a ferramenta computacional foram </line>
<line> bem </line>
</par>
<par>
<line> recebidos pela c*laboradora *e*ponsável pe** implem*ntaç*o ** PCP da empresa. O tr*balho </line>
</par>
<par>
<line> a*resentou ev*d*nci*s de bene*íc*os </line>
<line> significativ*s pa*a * *r*ani****o, pois </line>
<line> possibi*i*ará </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> simplifica*ão de alguns proc*ss*s, o </line>
<line> con*r*le de seus recurs*s e permitirá *ná**ses </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos f*turos. Dessa f*rma, recomend*-se a aplicação d* metodologia pro*osta em outra* </line>
</par>
<par>
<line> micr*e*presa* do setor de *onfecções ou </line>
<line> de se*mentos simila**s, v*sand* testar sua </line>
</par>
<par>
<line> adapt*bilidade e generaliza**o. Adicio*alment*, recome*da-se a análise do impacto d* longo </line>
<line> praz* do *istema implemen*ado e * avaliação quantitativa d*s *en***cios ec*nômi*os gerados. </line>
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<line> Como Ref*renc*ar e*t* Art*go, conforme ABNT: </line>
<line> OLIVEI*A, R. *. S; FER*NI, R. C; G*MES, T. C; *EMO*EL, *. Impla**a*ão d* Planejamento e </line>
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<line> FSA, Teresina, v. *2, n. 9, art. 7, p. *37-16*, set. 2025. </line>
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<line> Contrib*içã* dos Autores </line>
<line> R. K. S. **iveira </line>
<line> R. C. Fe*oni </line>
<line> T. C. Go*es </line>
<line> W. Demonel </line>
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<line> 1) concepção e planejame**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) análise e int*rpretaçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabo*aç*o do rascu*ho ou na *evis** crítica do c*nteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) partici*aç*o ** aprov*ção *a versão f*n** do manuscri**. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 22, n. 9, art. 7, p. 137-160, set. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.b*/revista </line>
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