Libras na Educação do Campo: Um Passo para a Inclusão / Libras in Rural Education: A Step Towards Inclusion
Resumo
Este artigo tem como objetivo abordar a respeito da inclusão da Libras nas escolas do campo, tendo em vista que a Libras é uma língua brasileira de sinais reconhecida desde 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e foi promulgação da Lei nº 10.436. O objetivo geral do estudo é analisar as principais discussões que cercam a Inclusão da Libras na Educação do Campo. Como objetivos específicos: identificar os principais desafios e obstáculos para a inclusão da Libras na Educação do campo; discutir os benefícios da inclusão da Libras na Educação do Campo para a educação inclusiva, a promoção da educação bilíngue; e destacar a importância da formação de professores para o uso da Libras e para a inclusão de pessoas surdas na Educação Básica. O estudo é de cunho descritivo, no qual a pesquisa realizada é de natureza qualitativa e bibliográfica e os dados coletados foram realizados através da análise temática. A pesquisa que revelou deficiências na educação rural em comparação com a educação urbana, principalmente devido à falta de formação de professores e intérpretes. No entanto, ressalta que a inclusão de alunos surdos nas escolas rurais é benéfica, desde que seja uma educação bilíngue que leve em conta a realidade do campo. Para que a inclusão seja efetiva, é fundamental que escolas e professores estejam preparados para receber esses alunos. Este estudo pode servir de segmento para pesquisas futuras no campo da Libras e da Educação do Campo.
Palavras-chave: Libras. Educação. Inclusão. Campo.
ABSTRAT
This article aims to address the inclusion of Libras in rural schools, considering that Libras is a Brazilian sign language recognized since 1996 by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) and was enacted by Law no. 10,436. The general objective of the study is to analyze the main discussions surrounding the Inclusion of Libras in Rural Education, and as specific objectives, to identify the main challenges and obstacles to the inclusion of Libras in Rural Education. Discuss the benefits of including Libras in Rural Education for inclusive education, the promotion of bilingual education and highlight the importance of teacher training for the use of Libras and for the inclusion of deaf people in Basic Education. The study is descriptive in nature, in which the research carried out is qualitative and bibliographic in nature and the data collected was carried out through thematic analysis. The research that revealed deficiencies in rural education compared to urban education, mainly due to the lack of training of teachers and interpreters. However, he emphasizes that the inclusion of deaf students in rural schools is beneficial, as long as it is a bilingual education that takes into account the reality of the countryside. For inclusion to be effective, it is essential that schools and teachers are prepared to receive these students. This study can serve as a segment for future research in the field of Libras and Rural Education.
Keyword: Pounds. Education. Inclusion. Field.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.10.5
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