<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 5, p. 100-*1*, ou*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*0.5 </line>
</par>
<par>
<line> Libras na Educação do Campo: Um *a*so para a I*cl*são </line>
<line> Li**as in Rural Edu**tion: A Step T*wards Inclu*ion </line>
</par>
<par>
<line> M*r*a Jéssica *ima Borges </line>
<line> Li**ncia*ura Plena *m Pe*agogi* p*la Univ*rsidade Estadual do *ia*í </line>
<line> Especialista ** *ducação E*pecial e Inclus*va pela In*tituto Fede*al do Piauí. </line>
<line> E-mail: *aj*25259@gmail.com </line>
<line> *enilson P*re*ra da Sil** </line>
<line> Doutor *m E*ucação pela *n**ersidad* Federal do Piauí </line>
<line> *r*fessor de *dministraç*o do Instituto Fed*ral *o Piauí - campu* Ter*si*a Cen*ral </line>
<line> E-mail: *en*l*on@ifpi.ed*.br </line>
<line> L*ís Alves de Car*alho </line>
<line> Licenciatura Plena em Ped*gogia pela Univ*r*i*a*e E*tadu*l do **auí </line>
<line> Acadêmica de *e*ras L*BRAS/PARFO* pela Uni**r*idade Federal do Piauí. </line>
<line> E-*ail: la*a*salves@ho**a*l.co* </line>
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<line> Endereç*: Maria Jéss**a Lima Bo*ges </line>
<line> Edi*or-Chefe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Tonn* </line>
<line> Kerley </line>
<line> de </line>
<line> *lencar </line>
</par>
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<line> U*ivers*dade Rua J**o Ferreir* S/N CEP.: 64535-00*, </line>
<line> Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> Inhuma/PI, Brasil. </line>
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<par>
<line> *n*ereço: D*nilson **reira *a Silva </line>
<line> Artigo recebi*o em 20/**/2025. Última </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Insti*uto Fede*al do Piauí - Praça da Liber*ade, 15*7, </line>
<line> *ecebida e* 29/09/2025. *pro*a*o em *01/09/2025. </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro, CEP.: 64000-040, Teres*na/PI, Bras*l. </line>
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<line> En*e*eço: La*s Alves de Carvalho </line>
<line> A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *) </line>
</par>
<par>
<line> Rua Professor Joã* Pau*o, 176, Nova Esper*nça, CEP.: </line>
<line> pelo Edit*r-**ef*; e b) Double *lind Review </line>
</par>
<par>
<line> *418*-000, Esperan*ina/PI, Bras*l. </line>
<line> (avaliação cega por dois ava*ia*or*s da área). </line>
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<line> Revisão: Gramatical, *ormat*va e </line>
<line> *e Formatação </line>
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<line> Libras na Edu*ação do Cam*o: Um *asso para * Inclusão </line>
<line> 101 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este arti*o tem como **jetivo abordar a respeito da i*c**sã* da Libra* *as e*co*a* *o campo, </line>
<line> te*do em v*sta que a *ibras é uma l*n*ua bras*leira de sinais reconhec*d* d*sde 1996 pel* Lei </line>
<line> de Diretriz*s * *a*e* *a Educação Na*ional (LDB) e foi pro*ul*ação *a Lei nº 1*.436. O </line>
<line> obje*ivo ger*l do estudo é analisar as principais di**ussões que cerc*m a Inclusão da Libras na </line>
</par>
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<line> E*u*ação do C*mpo. Como o*j*t*vos específicos: identificar *s princi*a*s desafios </line>
<line> e </line>
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<line> obstácu*os para * i*clusão da Libras na Educa*ão d* campo; disc*ti* os benefíc*os da inclu*ão </line>
</par>
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<line> da Li*r*s n* *duc*ç*o ** Campo </line>
<line> p*ra a *d**açã* inc*u*iva, a *romo*ão da educa*ã* </line>
</par>
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<line> *ilíngu*; e dest*car a im**r*ância da fo*mação de professores par* o uso da Libras para e </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> inclusão de p*ssoas surdas na Educação Bá*ica. O estudo é de cunho descritivo, *o qual </line>
<line> * </line>
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<line> pesquisa realizada é </line>
<line> *e naturez* qua*itati*a * bibl*ográfica e os </line>
<line> dados </line>
<line> col**ado* foram </line>
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<par>
<line> real*zados atravé* da análise temática. A pesquisa que rev**ou deficiências n* educação rural </line>
</par>
<par>
<line> em co*paraç*o com a </line>
<line> educação ur*ana, principalmente devido à f*lta de f*rma*ão de </line>
</par>
<par>
<line> professores e int*rprete*. No entanto, *essalta qu* a inc*usão *e alun*s surdos nas escolas </line>
</par>
<par>
<line> ru*ais é </line>
<line> benéfica, desd* qu* seja </line>
<line> uma educ*ção bilíngue </line>
<line> que lev* em conta a re*lidade do </line>
</par>
<par>
<line> camp*. Para que a incl*são seja efetiva, é f**damental que *scolas e prof*ssores estejam </line>
</par>
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<line> prepa*a*os par* r*ceber esses alunos. Es*e estudo p*de servir </line>
<line> de segme*to p*r* *esquisas </line>
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<line> futur*s no ca*po da Libr*s e da Ed*cação do Campo. </line>
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<line> Palavra*-ch*v*: Lib*as. Educaç*o. Inclusão. Campo. </line>
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<line> *BS*RAT </line>
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<line> T*is article a*ms *o add*ess the i*cl*sion of Libras i* *ural sch**ls, considerin* t*at Libras i* </line>
<line> a Br*zi**an sign language *e*ognized since 1996 by the *aw of Guidel*nes and Bases *f </line>
<line> Nation*l Educatio* (LD*) and *as ena*ted by Law no. 1*,436. Th* general objective *f the </line>
</par>
<par>
<line> *tu*y is *o analyze th* main di*cuss*o*s </line>
<line> surroundi*g *he </line>
<line> *n*lusi*n of Libra* in Rural </line>
</par>
<par>
<line> E*ucatio*, </line>
<line> and as spe*ific objectives, </line>
<line> to ide*tify the ma*n challe*ges and obstacles to th* </line>
</par>
<par>
<line> *nclusion of *ibras in *ural Education. Discuss the benefit* of includi*g Libr** in *ural </line>
</par>
<par>
<line> Educatio* for inc***ive ed*cation, t*e promotion of bil*ngua* e*ucatio* </line>
<line> a*d </line>
<line> h*ghl*ght t*e </line>
</par>
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<line> *mportance of teacher training f*r the use of Lib**s and for the incl*sion of deaf </line>
<line> *eop*e in </line>
</par>
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<line> Ba**c *ducation. T*e study is *escriptive in n*tu*e, in which the research car*ied *ut is </line>
<line> qu*litative an* bibliogra**ic in na*ure and t*e data *ollected was carried out throu*h them**ic </line>
</par>
<par>
<line> analysis. *he res*a*** t*a* reve*l*d </line>
<line> defi*iencies </line>
<line> in r*ral *du**tion compa*ed to urban </line>
</par>
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<line> education, mainly du* to *he *ack of training of </line>
<line> teachers a*d interpret*rs. However, </line>
<line> he </line>
</par>
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<line> emphasi*e* th*t th* inclusion *f d*af s*u**nts in rural sc*o*ls is beneficial, as l*ng as it is a </line>
<line> bilingua* ed*c*tion th*t ta*es into ac**un* t*e reality o* t*e countryside. For *ncl***** to be </line>
<line> ef*ective, it is essential *hat schools and teachers are prepared ** receive th**e *tudent*. This </line>
<line> stu*y c*n se*v* *s a seg*e*t for fu**re researc* in the field of Libras *nd Rural Ed**at*o*. </line>
<line> Key*ord: Pounds. Educat*on. Inclus*on. Fi*ld. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. *0, art. 5, p. 100-1*7, out. 2025 </line>
<line> w*w4.U*if*a*et.*om.br/revista </line>
</par>
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<line> M. J. *. *o*ges, D. P. Silva, L. A. *a**alho </line>
<line> 10* </line>
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<line> 1 INT*ODU*ÃO </line>
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<line> A inc*usão ** p*ssoas surd** na edu**ção </line>
<line> ao longo da histó*ia é mar*ad* por </line>
</par>
<par>
<line> desaf*os e avanços sig*ificativo*. Durante mui*o *em*o, a e*ucação d* surd*s era vista co** </line>
<line> u** tarefa *mpossível, e muito* acred*tav*m que a líng*a de si*a*s, u**da na*uralmente pela </line>
<line> comun*dad* surda, não era u*a *íng*a "rea*" * não poderi* ser us**a com* *eio de in*t*uç*o. </line>
<line> *specialmente na déc*da de 1960, houve u** m*ior v*lo*iza*ão *a língua de s*na*s e </line>
</par>
<par>
<line> * recon*eci***to de que * comunicaç*o vi*ual é </line>
<line> fundamental para o desenvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> cogn*tivo * linguístico dos surdos. Esse *eríodo também marcou * luta por uma educação </line>
</par>
<par>
<line> *ilíngue *ara surdos, que rec*nh**e a líng*a *e sina*s </line>
<line> como l*ngua nat*ra* e *r*move </line>
<line> * </line>
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<line> aquisiç*o da *í*gua o*al como segunda l*ngua. </line>
</par>
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<line> Foi final*ente **m a pr**u*gaç** da Lei n* 1*.436, de 2* de abril de 2002, q*e </line>
<line> a </line>
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<line> *íng*a </line>
<line> d* sina*s p*ssou a ser reconhecida como meio *ega* *e *omunicação e ex*r*ssão no </line>
</par>
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<line> Br**il, o que reforça a *mportância *a sua utilizaçã* *a educa*ão *e *urdo*. </line>
<line> A parti* da*, f*ram fei*os esforços signi*icativ** para a i**lusã* de pessoas *u*das na </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação bási*a. A Lei de D*re*rizes e Ba*es da Edu*ação *a*i*nal (LDB) d* 1996, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, *econheceu a língua brasileir* de sinais (Li*ra*) com* uma *íngua ofi*ial do *rasi* e </line>
<line> garantiu o direito à educação bil*n*ue para surdo*. No entanto, ainda *á muit* * ser f*ito para </line>
</par>
<par>
<line> garant*r qu* a incl**ão de pessoas surd*s na *ducaçã* *ásica seja u*a realidad* em todo </line>
<line> o </line>
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<line> país. </line>
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<line> D*s*e modo, a prob*emá*i** relacio*ada ao ensino de Li*ras na educ*ção d* ca*po </line>
</par>
<par>
<line> p*de estar rela*ion**a à v*lorização, de fa*o, da lín*ua de *inais *o** uma língua natural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> legítima, </line>
<line> bem como à fal*a de polít*cas públ*cas e*etivas pa*a * pro*oção da in*lusão d* </line>
</par>
<par>
<line> al*nos s**dos *a escola reg*lar. A*ém **sso, a f*l*a de capac*ta*ão de professores e a falta de </line>
<line> materiais adequ**o* para o ens*n* de Li*ras são obstáculos *ara a plena in*lusã* d*s al**o* </line>
</par>
<par>
<line> surdos </line>
<line> na escol*. * au*ência de i**é*pr*t*s </line>
<line> de Libr*s e a *a*ta d* aces*ibilida*e nas e*colas, </line>
</par>
<par>
<line> sobretudo do ca*po, também pode* ser desa*ios a serem su*erados pa*a garant*r que to**s </line>
<line> os alunos tenh*m ac*sso a uma ed*cação de qualida*e. </line>
<line> Este estud* justi**ca-se pela necessidade de aprofundar a temática no âmbi** </line>
</par>
<par>
<line> educ*cio*al, p*r se tratar de um tema </line>
<line> de </line>
<line> grand* relev*ncia social, tendo em vista </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importâ*cia *a L*bra* e su* inclusã* na educação, espe**alme*** em esco*as </line>
<line> do campo. Ta* </line>
</par>
<par>
<line> *nc*usão é funda*ental para g*rantir o acesso * uma </line>
<line> educação de *ualidade à </line>
<line> *omun*dade </line>
</par>
<par>
<line> surda e re*resenta u* pas*o important* para a prom*ção de uma educa*ão bilín*ue. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 5, p. 1*0-1**, ou*. 2025 ww*4.U*ifsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
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<page>
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<line> Libras na Educa**o do Campo: Um Passo pa*a a *nclusão </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> A língua de s*nais c*nstitui *ma *orma de expres*ão *ultural e de identidade da </line>
</par>
<par>
<line> comun*dade s*rda, *u* valo**zação * </line>
<line> c*nt*ibui para a c**strução de uma socied*de *ais </line>
</par>
<par>
<line> inclusiva e respe*t*sa com as diferenças. A**m *i*so, pode fa**recer * formação de ci*ad*os </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> c*nscientes * crít*cos, capazes de compreender e valorizar diversidade cu*tu*al a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *inguí*t*ca prese*te *m nossa sociedade. </line>
<line> *ara a co**nidade acadêmic* e *ientí*ica, este estu*o contribu* para a *rodução *e </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento </line>
<line> na *rea *a *du*ação inclus*v*, especia*mente no que se refere * inclusão de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas sur*as *a Ed*ca*ão do Campo. * discussã* sobr* a importância da Libr*s na </line>
<line> *ducação Básica do C*mp* pode ince*ti*ar a realização de novas pe*quisa* e estudos sobre o </line>
<line> tema, promovendo a*anços nas área* d* ed*cação e da linguí*ti*a aplicad*. </line>
<line> Ou*ra vantagem na *scol** d* *ema é a possibilidade de con*ribuir para o av*nço do </line>
<line> conhecimento e para a soc*ed*de. Temas *ouco explorados frequentement* repres*nta* </line>
<line> lacuna* *o sa*er e pode* s*r inves*ig*dos *ara preenc*ê-las, ge*a*do *onh*cimentos novos e </line>
<line> *ocialmente rel*vantes. </line>
<line> No caso específico *o *rab*lho com * tít*lo "LI*RAS NA ED*CAÇÃO DO </line>
<line> *A*PO: UM PASSO PARA A INCLUSÃO", é impo*ta*t* res*altar que a incl*são da língua </line>
<line> *e s*n*is *a ed*caç** é u* assunto r*lev*nte e atual, mas aind* pouco conhecido pela ma**ria </line>
<line> das pe*soas. Esse tema *ode *** abordad* de *iversas formas, inc*uindo a*pectos his*óri*os, </line>
</par>
<par>
<line> s*ci*is, cult*rais * pedagógicos, o que *ermite uma análise p*ofunda * abran*ente sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importân*ia da Libras na sociedade e na *ducação. </line>
</par>
<par>
<line> T*do isso despertou * interesse pe*soa* des*a pe*quisadora **lo assunto, por </line>
<line> *islumbrar neste estudo *ma oportun**ade *mportan*e para que s* po*sa ampl*ar o seu *ebate </line>
<line> e, a partir dos a*hados da pesqui*a, susc*t** ou*ros *stud** futuros. </line>
<line> Nessa di*eçã*, * objetivo geral é analisar, a partir de *studos acadêmicos, *s </line>
</par>
<par>
<line> principai* </line>
<line> discussõe* que </line>
<line> cercam a I*c*usão da Li*ras n* *ducaç*o *o Camp*. E como </line>
</par>
<par>
<line> objetivos especí*i*o*: ***ntif*car os principais d*safios * ob*táculos para a incl*são d* L*bras </line>
</par>
<par>
<line> na Educação do campo, *nc*uindo qu*st**s </line>
<line> po*íticas, econômicas, cult*rais * e*ucacionais; </line>
</par>
<par>
<line> discutir *s bene*ício* da inclusão *a *ib**s na E*uca*ão do Campo para a educação inclusiva, </line>
<line> a *romo*ão da educaçã* bilín*ue e para o dese**ol*imento dos sur*os como cidadão* plenos </line>
<line> e autônomos; e destac*r a im**rtância da formação de profe*s*res * educa*ores para o uso da </line>
<line> Libras * para a inc*usão de pessoas sur**s na Educaç*o Básica. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 10, ar*. 5, p. 100-117, out. 2025 </line>
<line> www4.Uni*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. *orges, D. P. Silva, L. A. Carva*ho </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> * REFERENCIAL *E*R*** </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 C*nce*tos de In*lusão e Língua Brasileira de Sinais </line>
</par>
<par>
<line> Sabe-se que o a*es*o à educação é um direit* as*egurado pela Constituição F**eral, </line>
</par>
<par>
<line> me****t* ofert* d* a </line>
<line> en*ino obrigató**o e gratui*o. A Lei d* Diretr*ze* e Bases da Educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> Nacional (LDB), de 1996, *stabe*ec* que a educação é u* process* c*ntínu* e permanente, </line>
<line> de*endo ser oferecida, de forma regular e *brig*tóri*, a toda* as c*ianças a par*ir dos qu*tr* </line>
</par>
<par>
<line> anos de idade. Além do *cesso, a LDB determina que * dev** do Estado ga*ant*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*ma*ê*c*a do* a*unos na escol*. </line>
</par>
<par>
<line> Para que essa **rmanê*cia **onteça é nec*ssário qu* o sistema </line>
<line> educa*ional e*teja </line>
</par>
<par>
<line> p*eparado para receber todos *s **unos, prop*ciand* os meios * venc*n*o as barreiras de tal </line>
<line> modo que *on***bua para a construçã* de uma educação mais *n*lusiva e *cessív*l a tod*s. </line>
<line> * *nc*usão tem *m papel *rimordial ne*se mo***to, pois *e refere à criação d* um </line>
<line> ambie*te em que todas a* pesso*s, **dependentement* de sua *r*gem, condição so*ial, raç*, </line>
<line> gênero, or*entação sexual, id*de ou capacidade física ou m*ntal, são valorizadas, respe*tadas e </line>
</par>
<par>
<line> têm suas *ecessi*ades at*ndi*as. Na prática, i*so si*n*fica </line>
<line> gar*ntir o acesso equitat*v* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oport*nida*es, *ecursos </line>
<line> e serviç*s, bem como a </line>
<line> promoçã* da </line>
<line> igu*ldade de </line>
<line> *ir*itos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tratamento just* para tod*s as p*s*oas. Ness* senti*do, B*rros, Junior e Cassiano (*0*8, p. *) </line>
<line> falam que: </line>
</par>
<par>
<line> *nclu*ão é a g*rantia ao </line>
<line> acesso contínu* à v*da em socied*d*, soci*dade es*a, q*e </line>
</par>
<par>
<line> de*e estar apta a desen*olver relações de *colhimento às *iferenças de cad* </line>
<line> indivíduo, emp*n*ando-se em igual*r as oportun*dad*s de desenv*lvim**to com </line>
<line> qualidade, aos port*dores de ne*essid**es es*eciais. </line>
<line> Desse m*do, a inclusão d* pessoa com deficiência é previst* na Lei nº 13.146, d* 6 </line>
<line> de julho de 2015, na qual seu Art 1º fala que é: </line>
<line> De**ina** a assegurar e a promove*, em **ndiç*es de igualdade, o exercício dos </line>
<line> direitos e das liberdades fundament*is *o* pes*oa com deficiê*c*a, visando * sua </line>
<line> *nclusão social e cidadania. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. 10, art. 5, p. 100-117, *ut. 202* </line>
<line> w*w*.Unifsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Libras na *ducação do C**po: Um Pas*o *ara a Inclu*ão </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> * movimento da educaç*o *nclusiva, apoiado pela De*lar*ção de Salamanca (1994), </line>
<line> defe*de qu* a escol* deve se* um espaço de convivência e aprendizagem para todos os </line>
</par>
<par>
<line> estudantes, ind*pendentemente de s*a orige* so*ial, ét*i** ou *ing*ística. De acordo </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> Lacerda (2006, *. 167), </line>
</par>
<par>
<line> A *nclusão es*ola* é v*s*a como um processo dinâmico e *rad*a*, qu* pode **ma* </line>
<line> formas diver*as a d**ender d*s necess*da*es dos *lunos, já que se pressup*e **e </line>
<line> essa integraçã*/inc*usão possi*ilite, por exemplo, a const*uç*o d* processos </line>
<line> linguístic*s adequad*s, de aprend*zado de conteúdos acadêmicos e *e uso *ocial *a </line>
</par>
<par>
<line> le*tura e da escr**a, sendo o *rof*ssor responsá*el por mediar e i*centivar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*struçã* do conhe**mento atr*vés da interação com *le e c*m o* c*lega*. </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, uma educaç*o inclu**va en*olve a a**ptação do ambie*te *sco*ar, *a </line>
<line> met*dol*gia *e ensino e *os r*cursos pedagó*ico* para atender à* ne*essidades de ca*a </line>
<line> aluno, pr*movendo a igu*l*ade de oportun*dades. Essa abordag*m valo*iza a diversida*e e o </line>
<line> respeito pelas d**erença* indi**duais. </line>
<line> Algu*as pe*soa* com su*dez possue* uma *orm* diferente de comuni*a*ão e* </line>
</par>
<par>
<line> com**raçã* ao* ind*víduos ouv*nte*. Isso o**rre po*que esses in*ivídu*s sur*o* *ão têm </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> experiên*** de ou*ir os sons **s palavras, * que faz com que eles *ão con*ig*m *miti-la* </line>
</par>
<par>
<line> o**lmente. Em *ez </line>
<line> disso, e*es utiliza* gestos e a linguagem </line>
<line> visual p*ra se c*municare* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> form* ef*caz. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a co*unic*ção c*m pessoas sur*as *xige habilidades *istintas daquela* </line>
<line> *tilizadas na comun*cação or*l, como * capacida*e de interpreta* e transmitir in**rmações por </line>
<line> me*o de s*n**s e e*p*e**ões *aci***. É importante res*altar que a comunicação **stual e visual </line>
<line> c*nstitui uma f*rma válid* e efica* de interaçã*, e que a inclusão de pessoa* surdas deve s** </line>
</par>
<par>
<line> uma preocupação colet*va, a fim de garantir que te*ham **esso eq*itativo a informaçõ*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> recursos. </line>
</par>
<par>
<line> A língua de s*nais é uma língu* vis*al-gest*al que é usada po* p**soas surdas * com </line>
<line> deficiência audi*iva para se comunicar. Ela é composta por um conjun*o *e sinais que são </line>
</par>
<par>
<line> *eitos </line>
<line> com as m**s, *xp*essõ** faciais e movimentos </line>
<line> *or*orais. Porém, alguns autore* </line>
</par>
<par>
<line> defe*dem </line>
<line> que a lín*ua de si*a*s precisa ser mais difundida, a *im *e que </line>
<line> alunos c*ns*g*m </line>
</par>
<par>
<line> partici*ar mais plena**nte do **o*esso educati*o: </line>
</par>
<par>
<line> [...] a língua </line>
<line> de sinais ainda *r*cis* ser di**ndida na sociedade para que sej*m </line>
</par>
<par>
<line> ga*antid*s ao s*rdo os **p*ços </line>
<line> de que ele, enquanto cidadão, </line>
<line> necess*t*. Embora a </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina PI, v. *2, *. 10, art. 5, p. 1*0-117, out. 202* </line>
<line> www4.Unif*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. Borges, D. P. *ilv*, *. *. *arvalho </line>
<line> *06 </line>
</par>
<par>
<line> escola est*ja a*su*indo a função de espaç* para o **rdo interagir em sua </line>
<line> própria </line>
</par>
<par>
<line> *íngua, isso ainda é muito p**co, porq*e ela ta**é* é *ma instituiç*o </line>
<line> que tem * </line>
</par>
<par>
<line> funçã* </line>
<line> d* tr*n*mitir co**ecimentos espe*íf*cos e for*a socialmente </line>
<line> o cidadão </line>
</par>
<par>
<line> (FARI*, et a*, 2011, p. *8*). </line>
<line> No *rasil, temos a Lín*u* Brasileir* de Sinais (Lib**s), uma lí*gua visu**-*spacial </line>
</par>
<par>
<line> util*z**a pe** </line>
<line> com*nidade surda. A Li*ra* é um sistema *inguístico co*pleto e </line>
<line> complexo, </line>
</par>
<par>
<line> com gramá**ca, voca*u*ári* e c*ltura </line>
<line> próprios. Desde 2002, é r*conhecida </line>
<line> como uma das </line>
</par>
<par>
<line> línguas o*i*iais do pa*s e protegi*a pela legisla*ão brasilei**. A promoção da in*lusão de </line>
<line> pessoas *ur*as na *ociedade envolve o uso da Libr*s *omo meio de comunicação, garantindo </line>
<line> qu* tenha* acesso a infor*a**es e possam int*ra*ir com **t*as pessoa* de forma *gualitári*. </line>
<line> Língua **asi*e*ra de Sinais (L*bra*) é u*a língua natural e p**sui estrutura </line>
<line> gra*atical própria, c*m regras e pec*liarid*de* que a difere*ciam *as línguas orais-*ud*tivas. </line>
</par>
<par>
<line> É língua materna das pe*soas su*das no Brasil e, por isso, é fundamental reconhe*ê-l* a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *alorizá-la como uma língua de pleno direito. </line>
</par>
<par>
<line> * Língua Bra*ileira ** Sinais é uma língua natura*, co* estrutura gra*a*ical *ró*ria </line>
</par>
<par>
<line> e rica *xpress*vidade, que te* c*mo suport* * visu*lidade a ge*tualidade. * É </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> língu* mat*rna das pessoas s*rdas e sua a*rendizagem * ess*ncial para a inclusão e </line>
</par>
<par>
<line> participação soc*al d*ssas pessoas, além de ser um direito garantid* </line>
<line> por lei. </line>
</par>
<par>
<line> (BA*B*SA, 2017) </line>
</par>
<par>
<line> O *e*onhecim*nto e a valori*ação da Lib**s são imp*r*ante* para garanti* o acesso à </line>
<line> com*nicação * à informação para as pessoa* surdas, bem como pa*a pr*mo*er a inclusão </line>
</par>
<par>
<line> social * </line>
<line> a igual*ad* de *ir*itos. É essencial que as polít*c*s p*blicas e *s </line>
<line> instituições </line>
</par>
<par>
<line> educac*ona*s es*e*am atentas à n*ce*sidade d* oferec** formaçã* e* Libras na ed*cação </line>
<line> básica e para os **ofissionai* que atuam com p*ssoas *urd*s, bem como para conscienti*a* a </line>
<line> soci*dad* sobre a import*nci* de respeitar * valor**ar a *i***sida*e li*g*ísti*a e cultural. </line>
<line> 2.2 Pol*ticas *úblicas para A Inclusão do Ensino de Libras n* Educ*çã* </line>
</par>
<par>
<line> A inclusão da Li*ras </line>
<line> na E*ucação *ão s* li*ita </line>
<line> apenas à inclusã* da lín*ua como </line>
</par>
<par>
<line> disciplina </line>
<line> curricular, mas envo*ve também a necessidade de gara*tir a **essibilidade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inclusão de al*nos surdos ou com deficiência auditiva em todos os a*pectos da vida *scola*. </line>
</par>
<par>
<line> Iss* </line>
<line> incl** a d*spo**bilizaç*o de </line>
<line> recur*os de acessibilidade, como intérpretes </line>
<line> de Libras, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 1*, *rt. 5, p. *00-117, out. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Libr*s na Ed**ação do Cam*o: Um P*sso pa** a Inc*usão </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> legendas e* vídeos, mater*ais didáticos adaptados e out*** tecnologia* *ssistivas, além da </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* a*equad* de profe*so*es para o </line>
<line> ensino da língu* e o atendimento às necessidades </line>
</par>
<par>
<line> d*sses alun*s. </line>
</par>
<par>
<line> No B**sil, a inclusão d* Libras como disciplina curricu*ar na Educa*ão Básica é </line>
<line> garanti*a pela Lei nº 10.4*6/2**2, que reconhec* a língua como oficial *a comu*idad* surda </line>
</par>
<par>
<line> * estabelece sua utiliza*ã* e </line>
<line> difusão em todo o ter*itório nacional. Além disso, a L*i n* </line>
</par>
<par>
<line> 13.146/2015, q*e insti*ui a Lei Brasileira d* In**usão da Pe*so* com Defici*ncia (E*tatuto da </line>
<line> Pessoa com Defic*ê*ci*), obrig* a i*clusão da Li*ras como conteúdo **rri*u*ar nos curs*s de </line>
<line> *ormação de p*ofessores em todos os *íve*s e modalidad*s de en*i*o. </line>
<line> A Política Nacional *e Ed*cação Especial na Perspectiv* da Ed*ca*ão Inclu*iva, </line>
</par>
<par>
<line> institu*da pelo Minist*ri* da E*ucação em 2*08, *a*bém p*evê a </line>
<line> inclusão da Libras </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *is*ipl*na cu*r*cular n*s escolas da *ducação B*sica, bem *o*o a disponi**lização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> int*rpretes de Libras p*ra alunos s*rdo* *u com deficiência auditi*a. </line>
</par>
<par>
<line> No enta**o, apesar d*s *eg*slaçõe* e *olí*icas públicas e* vigor, a inclusão da Libras </line>
<line> ainda enfre*ta d*safios e obstáculos, co** * fal*a de f*rmação adequad* d* pr*fessores para o </line>
<line> ensino da língua, a falta de mat*r*ais didáticos e pedagógico* adequados e * falt* de e*trutura </line>
<line> nas escolas para *tende* às ne*essidad*s dos a*unos surdo* ou c** defi*iência *u*it*v*. </line>
<line> É impo*tant* sali*ntar que a inclusão da L**ras é u* d*reito assegu*ado pela </line>
<line> *egislação b*asileira, s*ndo necessário promover a*ões que *ara*tam sua e*etiva </line>
</par>
<par>
<line> *mp*ementaçã* e o acesso de tod*s </line>
<line> os alunos, independe*teme*te de su*s característi*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> necessidades. A inclu*ão da Li**as na *duc*ção Básica repre**nta um passo fundamental para </line>
</par>
<par>
<line> a *romoç*o </line>
<line> *a inclusão e para a garan**a do direito à *ducação, </line>
<line> contribuindo </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção de *ma socieda** mais justa e in*lu**va. </line>
<line> 2.3 A Educação d* Campo </line>
<line> A Educaç*o *o C*mp* * um* moda*ida*e de *nsino q*e sur**u na décad* d* 19*0, </line>
</par>
<par>
<line> com o objetiv* de *ara*tir </line>
<line> educação *ública e de qualidade par* os sujeitos </line>
<line> *o camp*, </line>
</par>
<par>
<line> respeitand* s*us conh*cimentos, saberes, *o*os de produção e cult*r*. Ela foi *nserida </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> agenda po*ític* * na p*lí*ica *d**acional brasilei*a com a aprovação d* LDB 9394/96. Es*a lei </line>
</par>
<par>
<line> re*onheceu a n**essidade de adequação cur*icul*r met*dológ*ca ao *eio rural, bem e </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *e *lexibilizaç** da organiz*çã* escolar e do c*len*á*io l**ivo </line>
</par>
<par>
<line> A e*ucação do campo, </line>
<line> como movimento s*cial e políti*o, teve *e* m*rco </line>
</par>
<par>
<line> fundaciona* no E**on*ro Nacional de Educadoras e Educ*dores da Reforma *grária </line>
<line> Rev. FSA, T**esina *I, v. 22, n. 10, art. *, p. 1*0-117, out. 2025 w*w4.Un*fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. *or*es, D. P. Silva, L. A. C*rval** </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> (*NEERA), re*lizado em *rasí**a em *997. Este evento *oi resultado d* *ransforma*ões no </line>
<line> comportamento polític*, socia* e c*ltur*l dos campo*ese*, que passara* a reivindic*r uma </line>
<line> educação que *tendess* às sua* ne**ssidades e reali*ad** espe*íficas. </line>
<line> Dessa f**ma, a LDB (1996) d*sciplinou uma escola *ara o m*io rural, *ue aqui cito: </line>
<line> *rt. 28. Na of*rta de edu*ação básica *ara a *op*laçã* rural, o* sis**mas *e *ns*no </line>
<line> promov*rão *s adaptações *ecessárias à sua adequação às peculiari*ades *a vida </line>
<line> rural e de cada região, es*eci***ente: </line>
</par>
<par>
<line> I - Conteú*os curriculares e metodologias apropriadas às reais neces*idades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*ress*s dos *l*no* da zona rural; </line>
</par>
<par>
<line> I* - Organizaç*o esco**r próp*ia, inc*uind* adequação do calendário e*cola* às fases </line>
<line> ** ciclo agrícola e às co*diçõ*s climátic*s; </line>
<line> I*I - Adequação à naturez* do trabalho n* zon* rura*. (Brasil, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> A educ*ç*o do </line>
<line> campo, sendo assim, * uma a*ordagem edu*acional que b**ca </line>
</par>
<par>
<line> atender às necessidade* *spe*íficas das *opu*ações qu* vivem em ár*as rurais ou no *a*po. </line>
<line> Ela r*co*hece que as com*nid*de* r*ra*s têm carac*erística*, cu*tur*s e des*fi*s *iferentes em </line>
</par>
<par>
<line> comparação com as áreas *rb**as e, *o*tanto, propõe um m*delo </line>
<line> de en*ino que *eve em </line>
</par>
<par>
<line> consideração essas particularidade*. "A Educação do campo *asceu como crític* à realidad* </line>
<line> d* edu*a*ão brasileira, p**tic*la*men*e à situação e*uca*ional d* *ovo bra**l*iro que trabalha </line>
<line> e vive no/do campo" (CALDART, 2009, p. 39). De**e modo, </line>
<line> [...] nasc*u dos *ensame*tos, desejos e i*teresses *os *uje**os do cam*o, que nas </line>
</par>
<par>
<line> **timas décadas intensificar*m suas </line>
<line> lutas, espac*alizando-se e territ*ria*i*andose- </line>
</par>
<par>
<line> f*rmando territórios </line>
<line> concreto* * i*ateri*is, co**truindo c*muni*ades políticas, </line>
</par>
<par>
<line> ***er*inando *eu* desti*os na construç*o de d**s ideolo*ias, suas visõe* de m**do </line>
<line> (S*u*a, 20*6, p. 16). </line>
<line> De acordo com Caldart (2009. p. 3*): </line>
</par>
<par>
<line> Tra*ou-*e p*imeiro ** </line>
<line> u** c*ítica prática: lu*as </line>
<line> sociais pelo d*r***o * e*ucação, </line>
</par>
<par>
<line> *onfigu*adas desde a realid*de </line>
<line> da luta pel* te*ra, pelo trabalho, pela igualdade </line>
</par>
<par>
<line> *ocial, por </line>
<line> condições *e uma vida digna *e *er*s humanos no l*gar em que </line>
<line> ela </line>
</par>
<par>
<line> acon*eça. É fundam*ntal c*nsiderar **ra compreensã* d* cons*itu*ção histór**a *a </line>
<line> Educação d* campo o seu *ínc*l* de *rigem com ** lutas p*r educaç*o n*s áreas de </line>
</par>
<par>
<line> ref*rma agrá*ia e *omo, *special*ente neste vínculo, a Educ*ção do </line>
<line> camp* não </line>
</par>
<par>
<line> nasceu co*o u*a críti*a. </line>
</par>
<par>
<line> Desse modo, po*e-se di*er que * Ed*ca*ão do c*mpo tem c**o objeti*o garantir o </line>
<line> *cesso, a permanência e a c*nc*usão da E*ucaçã* Básic* par* as popula*ões *o campo. Ela </line>
<line> *amb*m bus*a *rom*v** a f*rmaç*o **teg*al dos est**an*es, a valorização da c*l*ura e dos </line>
</par>
<par>
<line> **beres *o camp* * a participação dos </line>
<line> s*jeitos env*lvidos na </line>
<line> c*nstrução do pro*ess* </line>
</par>
<par>
<line> *ducativo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, ar*. 5, p. **0-117, out. 2025 </line>
<line> ww*4.Unif*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Li*ras na Educação do Campo: U* *a*so para a I*clusão </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> 3 P*OCEDIMENTOS M*TODOL*GICOS </line>
</par>
<par>
<line> O conheciment* cientí*i*o de*empenha um papel fundam*nta* no me*o acadêm*co, </line>
<line> po*s pe*mite *ue o pesquisador *á além do senso *omum * produza novo* c*nhe*imentos que </line>
</par>
<par>
<line> t*m o *otencial de tra*sform** a **alidade. Nesse sent*do, Clark Castro (20*3, p. 67) * </line>
</par>
<par>
<line> defe*dem </line>
<line> que "a pesquisa é um p*oces*o de construção </line>
<line> do conh*cimento que tem c*m* </line>
</par>
<par>
<line> metas prin*ipa*s gera* </line>
<line> nov* conheci*ento e/ou c*rroborar ou refut*r algum conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> pr*exis*ente". Desse modo, e*ta pesquisa tem como *bjetivo pro*u*ir conh*cime*to cient*fico </line>
<line> e *ontribuir pa*a o avan*o do ente*dimento sobre um d*term*nado a*sunto. </line>
<line> Quanto ao o*jetivo, a prese**e pesquisa será um *studo descritivo, um ti*o de </line>
<line> p*squ*sa que tem como objetivo principal descrever e analisar uma deter*inada s*tuação, </line>
<line> f*n*meno ou grupo, sem interf*ri* ou mani*ular as *ariáv*i* em ques**o. </line>
<line> Têm como obj*tivo prim*r*ial a des*rição das cara*terísticas de determi**da </line>
<line> *op*lação ou fenôm**o ou, então, o est*beleci*ent* de rela*ões entre variáveis. </line>
<line> São i*úme*os os *s*udos *u* po*em ser classifi*ados sob este título e uma ** su*s </line>
<line> caracte*ístic*s ma*s significati*as est* na util*zaç*o de t*cnicas padr*ni*adas de </line>
<line> co*et* de dados, *ais como * quest*oná*io e a observ*ção *iste*á*ica (GIL, 2022, p. </line>
<line> 4 2 ). </line>
</par>
<par>
<line> Para os fins pre*endidos neste estudo, *ese*volver-se-á uma *esquisa de </line>
<line> natureza </line>
</par>
<par>
<line> quali*at*va, caracterizada por *uscar compreender * descrever a </line>
<line> compl*x*dade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subje*iv*dade de deter*in*do fenômeno o* s*tu*ção. *e**nd* Minayo (*001, p. *2): </line>
</par>
<par>
<line> Responde a questões muito pa*ti*ulares. </line>
<line> El* se *reocupa, nas ciênci** *o**ais, c*m </line>
</par>
<par>
<line> *m nível *e r*alida*e </line>
<line> que *ão pode ser qu**ti*ic**o. O* seja, ela trab*lha c*m o </line>
</par>
<par>
<line> *niver*o de significados, mo*ivos, aspi*ações, crenças, *alores e atitudes, * que </line>
<line> corr*spo*de a *m espaço mais profundo das relações, do* processos e dos </line>
<line> fenômenos que nã* pode* s*r reduzidos * operac*onali*ação *e variávei*. </line>
<line> *uanto ao procediment* técnico, trata-*e de uma p*squisa bibliográf*ca, realizada a </line>
<line> partir de mate*iais já e*a*o*ados, const*tuí*os po* artigos cie*tíficos e* l*ngua portuguesa, </line>
<line> a*ualmente dis*oníve*s na Internet. Es*es art*go* f*ra* sel**i**ados nas plataf*rmas </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica* Google *cadêmic* e **iELO, referentes aos últi*os </line>
<line> dez anos, utilizando-s* </line>
</par>
<par>
<line> palav*as-*have relacionadas ao tema: Libras. Educação básica. Inclus*o. *ampo. </line>
<line> Dess* for*a, a p*squis* b*bl*ográfi*a é feita </line>
<line> a partir do leva*tam*nto d* *eferência* teór*cas *á an*lisadas, e publ*cadas por meios </line>
<line> esc*i*os e eletrônicos, como livro*, artigos cie*tíficos, *á**nas de *eb si*es. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, *. *0, art. 5, p. 1**-*17, out. 2025 w*w4.U*ifsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. Borge*, D. P. Silva, L. A. Carvalho </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> Q*alquer trabalho ci*n*ífico inicia-se com uma pe*quisa bibliogr*fica, *ue p*rmite </line>
<line> a* pesquisador co*hecer o que já se estudou so**e * a*s*nto. Existem, *orém, </line>
<line> ***quis*s cientí*icas qu* se bas*iam u*icam*n*e na *esq*isa bibliográfica, </line>
<line> procurando ref**ências teóricas publica**s com o objetivo de recolher informações </line>
<line> ou conhecimentos *r*vio* sobre o problema a respeito do *ual se procu*a a re*posta </line>
<line> (*ON**CA, 2002, *. 32). </line>
</par>
<par>
<line> A anál*se t*mát*ca consist* em *ma técnica de a**lise de </line>
<line> dados </line>
<line> qu*litativos que </line>
</par>
<par>
<line> busca identifica* padrões d* significados nos dado* cole*a***. De acordo com Braun * Clarke </line>
<line> (2*06, p. 3), "atr*vés da sua *ib*rdade te*rica, * análise temáti*a fornece uma ferrament* de </line>
<line> pes*uisa fl*xí*el * útil, q*e pod* poten*ialmente fornec*r um conjun*o *ico e detalhado, ain** </line>
<line> que complexo de dados". </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa </line>
<line> p**e of*recer cont*ib**ções signifi*ativas **ra o campo científico </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> fo*n**er evidên*ias empír*cas sobre e*i*ácia do ensino de Libras na Educação Bá*ica do a </line>
</par>
<par>
<line> campo, voltado à in*lusã*. Além dis**, * estu*o pode favorecer o desenvolv*mento </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> estratégias mais eficazes de ensi*o e aprendizagem de Li*ras para **ianças em idade esco*ar. </line>
</par>
<par>
<line> No âmbit* so*ial, a pesquisa também pode </line>
<line> promover a c*n**ientiza*ão sobr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **por*ância da in*lusã* de pessoas surdas na Educaçã* Básica e *m o**ro* </line>
<line> conte*tos, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo para a redu*ão de proce**os *e exclus*o. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, pode*á fort*le*er </line>
<line> políti*a* e prática* e*u*acionais r*lacionadas ao ensino </line>
</par>
<par>
<line> d* *ibr*s, assegurando que crian*as *urdas e ouv**t*s te**a* aces*o a u*a educ*ç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qualidade e a </line>
<line> oport*nidades eq*ita*i*as de dese*volv*mento educa*ional e pr*fissional. E* </line>
</par>
<par>
<line> sí*tese, o estudo busca contrib*ir para a **nstrução de um* s*ciedade mais inclusiv*, justa e </line>
<line> d**ersa, beneficia*do tanto pessoas surdas quanto ouv*ntes. </line>
<line> No qu* diz re**eito à se*eção do* docu*e**os para análise e *iscu*são *os d*dos, o </line>
<line> proces*o *c*rreu em diferentes *tapas: **a*a 1 - Identificação: foram encontrados, ao todo, </line>
<line> 30 arti*os. Etapa 2 - T*iag*m inicial: após a *e*tur* *os *í*ulos e *esumos, 13 artigos foram </line>
</par>
<par>
<line> se*ecionados para a etapa seguint*, enqua*to 17 fora* d**c*rt*d*s *or não se </line>
<line> aproximarem </line>
</par>
<par>
<line> da **mát*ca </line>
<line> pro*osta. Eta*a 3 - Triagem *inal: ap*s a lei*ura integral d*s textos, 5 artigos </line>
</par>
<par>
<line> foram e*cluídos *or não *e enquadrarem na t*mática do pre*ente e*t*do, per*ane***do 8 que </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tavam relaç*o direta co* o tema. Etapa 4 - Inclus*o: foram i*cluídos * artigos </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> atend*am aos critérios estabe*eci*os, abordando * educ*ção de sur*os *o c*nt*xto educacional </line>
<line> do campo. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 1*, art. 5, p. 10*-117, out. 2025 </line>
<line> *ww4.Unifsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Libras *a Educação do Ca*po: Um *asso para a *nclusão </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> 4 *NÁLIS* E DIS*USSÃO DE DA**S </line>
</par>
<par>
<line> Nest* estudo, bus*ou-se ana*is**, por mei* de uma re*isão bibl*ográfica de car**er </line>
<line> descritivo, como a* *esquisas científicas abordam a *duca*ão de Li*ras no co*texto </line>
<line> e*uc**ional *o campo. Para i*s*, fo*am **lecionados cinco tra*al*os relac*onados a* tema </line>
<line> dest* artigo en*re artigos, dissertações e trabalhos de co*clusão d* *urso , apresentado* </line>
<line> no *uadro 1, seg*idos da d*scussã* dos d*dos obtidos. </line>
<line> Qua*ro 1 - **cume*tos *ob*e o te** do artigo: Libras na Ed**ação Básica do </line>
<line> Campo: Um *asso para * Incl**ão </line>
</par>
<par>
<line> Au*or/Ano </line>
<line> T**o de *ocumento </line>
<line> Título </line>
<line> Local de P**licação </line>
</par>
<par>
<line> FRANCEL*NO (2*20) </line>
<line> T*aba*ho de Conclusão de Curso </line>
<line> EDUCAÇÃO DO *AMPO: CONFL**OS E DESAFIO* NA EDU**ÇÃ* DE ***DOS </line>
<line> Instit*to F*deral de Educação, C*ê*cia e Tecnologia da P**aíb* </line>
</par>
<par>
<line> MOTA (**19) </line>
<line> Art*go </line>
<line> EDUC*Ç*O DE SURDOS NO CONTEXTO RURA*: * REA*IDADE DE UMA ESCOLA INCLUSIVA </line>
<line> Revi**a E*uc*ção e C*ênci*s *oc**is </line>
</par>
<par>
<line> LEITE; S*NT*S (20*8) </line>
<line> Arti*o </line>
<line> A *SCOLA DO C*M*O E OS S*RDOS *AMPONESES: IMP**SES E POSS*BILIDADES *RENTE À INC*USÃO ESCOLAR </line>
<line> *nivers*dade Federal d* Al*goa* - UFAL </line>
</par>
<par>
<line> CAMURÇA; SILVA (201*) </line>
<line> Dissertaçã* </line>
<line> *NCLUSÃO: UM OLH** *OBRE A PRÁTICA DA LÍ*GUA BRAS*LEIRA DE SINAI* - *IBRAS NAS *S*O*A* CAMPO </line>
<line> U*i*ersida*e *edera* da Pa*aíba </line>
</par>
<par>
<line> MOURA; SOARES (*013) </line>
<line> **tigo </line>
<line> S*RDEZ EM FOCO: U*A EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAM*O </line>
<line> Universidade Federal *e S*nta Maria- UFSM </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *utores d* *esqu**a, 2024. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina P*, v. 22, *. 10, art. 5, *. 100-117, out. 20*5 </line>
<line> ww*4.Uni**a*et.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. *. Borges, D. P. Silv*, L. A. Carvalho </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> Francelino (2*20) c*ama a *tenção *m seu estudo qua*do fala qu* a educ*ção do </line>
<line> camp* é uma modal**ad* d* ensi*o que prec*s* ser *ais v*lorizad*. D* acord* com* autora, </line>
<line> nos últimos ano*, tem havi*o um aumento no núme*o de escol*s *o campo que estão **ndo </line>
<line> *ech*das, o que te* des*ocado *studantes para o* centros urbanos. Essa situação *era </line>
</par>
<par>
<line> desigualdade* educacionais, pois os estudantes do campo têm sua* próp*ias rea*idades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sabe*es, *ue são muitas vezes *gnora*os na educação urbana. </line>
</par>
<par>
<line> C**o obs*rvado, a redução *o número de alu*o* matric*lados em escolas d* cam*o </line>
</par>
<par>
<line> está relacionad* ao fech*mento de um grande número </line>
<line> dessas in*tituições no* **timos ano*. </line>
</par>
<par>
<line> Tal *rocesso pod* ser resultado da aus*n**a de pol*ticas **blicas e*icazes ou </line>
<line> *a fal** de </line>
</par>
<par>
<line> i*teresse d*s g**ernantes em manter es*olas *m áreas rurais, que, </line>
<line> em g*ral, apre*entam u* </line>
</par>
<par>
<line> núm*ro de estudantes inf**io* ao das escolas urbanas. </line>
</par>
<par>
<line> Com base em seus estudos, verificou-se que é *e extrema impo*tância garantir aos </line>
<line> al*nos surdos *ma educação que *rom*va *eu pleno des*nvolvimento. Trata-se de um direito </line>
<line> fundamenta* desses alunos terem acesso a uma ap**ndizagem de qu**ida**, em *ondiçõ*s de </line>
<line> igualdade co* os *emai*. *ar* isso, segun*o a autor*, * nece*sár*o *u* as e*co*as </line>
<line> dis*on*b*lizem *rofissionais intérpretes para a*xiliar no pr*cesso d* ensino e apr*ndizagem. </line>
<line> *obre a educação do campo, Camu*ça * Silva (2015) afi*mam *ue: </line>
</par>
<par>
<line> A *d*ca**o do camp* se*pre foi </line>
<line> ex*luída n*o direta*ente das polí*icas púb*icas, </line>
</par>
<par>
<line> mas *o* problemas de *nvestimentos p*r part* *o governo. A *xclusã* dos povos </line>
<line> do campo não é de h*j*, j* vem de m*itos anos, *nde muitos movimen**s n* campo </line>
<line> *co*t*ceram, mas em gran*e m*ioria **m ret*rn*, ou sem s*cesso. </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, * *studo dos </line>
<line> autores *risa o quão as *scol*s do **mpo vivem em *ma </line>
</par>
<par>
<line> situa*ã* pr*cária em *el*ç*o às esc*las urba*as, prin*ipa*mente n* que concerne </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> profissionais cap*cit*dos para li*ar co* al*n*s com de*i*iê*cia. </line>
</par>
<par>
<line> A*esar d* existir a lei e de já estar sendo exercida há alguns anos, vemo* q*e aind* </line>
</par>
<par>
<line> hoje na a*ualidade, </line>
<line> mu*tos </line>
<line> prof*ssores não têm preparação par* *idar co* pessoa* </line>
</par>
<par>
<line> com algum t*** d* defici*ncia, princi*almen*e os surdos, que *em uma lín*ua </line>
<line> própria, mas que mui*as pessoa* n*o conhecem, e não sabem se c*municar, e n*m se </line>
<line> i*teressam em aprender (CAM*RÇA; S*LVA. *01*. p. 30). </line>
<line> Acrescentam também que na maioria das *scolas n** há *ntérpretes em sa*a de au*a, </line>
</par>
<par>
<line> o que cont*ibui p*r* abandono escolar e*tre e*tudante* surd*s. Di*nte dessa real**ade, * </line>
<line> mu*tos *cabam *usca*do *atr*cula *m instituições espec**lizadas, onde podem co*viver *om </line>
</par>
<par>
<line> ou*ros </line>
<line> alunos **rdos. Exi*tem *r**esso*es </line>
<line> qualif*c*d**, inclu*ive s**dos *ode*ados, que </line>
</par>
<par>
<line> consegu*m falar e o*vir um p*u*o, mas ai*da é *ma quant*d*de reduzida **s </line>
<line> escolas </line>
</par>
<par>
<line> *e*ul*res. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 5, p. *0*-11*, ou*. 2025 w*w4.Unifs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lib*as na Edu*ação do C*mpo: Um Passo p*ra a I*cl*são </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> Apesar do* impasses que cerc** a ed*cação do campo, Leite e Santo* (20**) </line>
<line> anal*saram a inclusão de pesso*s su**as nas escolas do c*mpo. Eles conclue* que a educação </line>
<line> *o campo é um *spaço *ropíc** para a inc*usão de surdos, m*s qu* é necessá*io q** ela **ja </line>
</par>
<par>
<line> bilíngue e cont*mple a r*ali*ade do ca*po </line>
<line> e di* a *ia dos a****s. Leite e Santo* (2018) o </line>
</par>
<par>
<line> af*rmam *u*: </line>
</par>
<par>
<line> A educa**o bilí*gue no co*texto educacional do campo implica em </line>
<line> des*nvolve* a ap*en**z*gem da criança surd* p*r meio da LIBRAS, </line>
</par>
<par>
<line> tomando </line>
<line> por base os conhecimentos de mundo vivenciado* por e*s*s </line>
</par>
<par>
<line> *riança*, </line>
<line> *a *ealidad* ca*pe*i*a * qual perte*cem (LEITE; SANTOS, </line>
</par>
<par>
<line> 2 0 1 8 . p . 2 9 ). </line>
<line> Moura e Soares (2013) tamb*m afirm*m *ue, apesar das dificulda*es encontrad*s na </line>
</par>
<par>
<line> **c*usão </line>
<line> de sur*os, s* percebe uma m**or fa*i*idade na escola d* *a*p* para *ue essa </line>
</par>
<par>
<line> inclusão a*onteç*, pois a relaçã* pró*ima exis*ente en*re a comuni*ade esc*lar faz c*m que </line>
</par>
<par>
<line> pais, alunos </line>
<line> e professore* mant*nham um diálo*o </line>
<line> ** compr*ensão sobre a </line>
<line> que*tão da </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o dentro da escola. </line>
<line> Em rela*ão à *ducação bilíngu*, Fra*ce*ino (2020) *estaca que: </line>
<line> Essa *roposta b*lí*gue *dvoga que *ão *ri*ilegia uma língua, mas b*sca *ar </line>
</par>
<par>
<line> co*dições </line>
<line> *s *essoas surdas de desenvol*erem-se e* lí*gua d* s*nais e, </line>
</par>
<par>
<line> posterio*mente, na l*ngua oficial d* país, *odendo usar a modali*ade oral-audit*va </line>
<line> e/ou escri*a. Assim, *ambém é importan*e ressa*tar q*e a Confe*ên*ia da *nesco, em </line>
<line> 1951, ***erminou que * sujei*o que us* uma língua *iferente (a majoritá*ia do *aís) </line>
<line> t** o direito *e ser *ducado em sua própria lí*gua, *onforme o *r*jeto e*uca*i*na* </line>
<line> bilín*ue. </line>
</par>
<par>
<line> A educação bil*n*ue no contexto edu*acion*l do campo implica desen*olv*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprend*zagem *a crian*a surda por *eio da Lib*as, tomand* por base os co*hecimentos de </line>
<line> mundo vivenc*ados por *ss*s crianças na *ealidade camp*sina à qual pertencem. </line>
<line> De acordo com Mota (2019), a pr*sença de estudantes surdo* em salas regulares de </line>
</par>
<par>
<line> aul* traz benefícios não só pa*a eles, mas tamb*m *ara seus col*g**. Além de aprender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*iver com *s diferenças, os a*u*os o**intes mu*tas *ezes se m*stram interessado* em </line>
</par>
<par>
<line> aprender a *ín*ua B**sil*i*a *e ***ais (Libras). </line>
<line> "Em **sso en*e*dimento, a </line>
<line> esco*a </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> po*eria </line>
<line> *erder opor*u*id**e *e ensinar *ibras par* t*d*s, par* que a *om*nicaç*o </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> amp*iass* * se c*nsolidassem as pr**i*as ** inclusão" (MO*A, 2*19, p. **4). </line>
</par>
<par>
<line> A**m disso, observa-*e no seu estud* q*e a *nclu*ão *sco*ar é um processo </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> re*uer mu*a*ç*s c*rriculares * capacitação de profissiona*s. Pa*a que a inclusã* seja *fetiva, </line>
</par>
<par>
<line> é preciso que a escola sej* um esp*ço abert* e i*clusivo, onde todos </line>
<line> os a*un*s, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 10, art. 5, p. 1*0-117, out. 2025 </line>
<line> www4.Unif*anet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. J. L. Borges, D. *. Silva, L. A. Carv*l*o </line>
<line> 114 </line>
</par>
<par>
<line> *ndependentem*nte de s**s pec*li*ridades, t*nh*m esp*ç* par* ap*ender. Além </line>
<line> di s s *, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *mp**tante de**ist**icar preconce*tos enra*za**s em nos*a soci*dade. </line>
</par>
<par>
<line> C*nsiderando essa realidade, </line>
<line> é preciso buscar metodologias e *st*até***s que </line>
</par>
<par>
<line> p*omovam o desenvolv*m**to au*ô*o*o, a refl*xão * a critic*dade dos estudantes, para *u* a </line>
<line> *sc*la contrib*a para a construção de **a so*i*dade *ais j*sta. </line>
<line> De a*ordo c*m Moura e Soares (2013. p.9): </line>
<line> Qua*d* falamo* em in*lusão de su*dos, *ala*os n* aquisição de *IB*AS n*o </line>
<line> somente *elo alu*o, m*s sim por profe*sora e colegas. A *ealização da* *ulas em </line>
<line> LIBRA* privilegiou sempre trazer o contexto e realidades ** campo, que eram </line>
<line> conhecidas p*la al*na. *artido en*ão de produtos c*ltivados em *asa, da locali*ade </line>
<line> onde mora, de objetos diár*os a inse*ção d* LIBRAS tanto no atendi*ento como nas </line>
<line> a**vidades d*sen**lvidas em s**a de aula. </line>
<line> Desse modo, * Libras é uma *íngu* que d*ve se* estudada e le*a*a *ais * sér*o. Essa </line>
</par>
<par>
<line> é uma lín*ua que *ão pode ser *prendida em p*ucos me*es, pois é como ap*ender </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ortuguês, uma língua que ap**nd*mos des*e a *nfânc*a, até a fase adulta, e po* isso deve ser </line>
<line> incluída n* edu*ação *ásica. O *urdo tem o direito de apre*de* s*a *íngua, a Língua Brasileira </line>
<line> de Sinais (*ibra*). P*rtanto, d* acor*o com Camurça e Silva (*015), as e*colas regulares que </line>
<line> a*e*de* *lunos su*dos devem ofe*ecer um ensino bi**ngue, em Libras e na **d*lidade escrita </line>
<line> da língua portuguesa, d* forma que e*ses alunos pos*am desenvolver *le*amente sua* </line>
<line> habilid*des li*guístic*s * *ogn*tivas. </line>
<line> Com os achad*s da *esquisa, notou-s* *ue a educação do campo, no ge*al, p***ui </line>
<line> alg*m*s carências, princi*almen*e, em co*paração com a educação das escolas urbanas. Isso, </line>
<line> sobretudo, devido à fal** de capacitação de *r*fessores e *e intérpretes. P*ré*, foi *bs*rvado </line>
<line> que a i*clusão de *lunos sur*os nas esco*as do *ampo é algo posi*ivo e a presença de alunos </line>
<line> surdos nas salas d* au*a tr*z benefícios para *odo*. *ntr*tanto, deve ser *ma ed*cação </line>
<line> bilíngue * que co*temple a realidade do ca**o, poi*, para q*e a inclus*o aco*teça de *ato, </line>
<line> como visto, é necessá**o que a *scola e os professor*s estej*m pre*arados *ara receber esses </line>
<line> alunos. </line>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
<line> Esta pes*uis* teve *omo objeti*o inve*tigar, com base nos est*dos analisados, a* </line>
</par>
<par>
<line> *bor***ens </line>
<line> qu e </line>
<line> envolvem inclusão da Libras n* Educação a </line>
<line> do C*mpo. </line>
<line> Nesse s*ntid*, </line>
</par>
<par>
<line> buscou-se compreen*er os des*fios de sua *m*lem*ntaç*o nas escolas do ca*po * ident*ficar </line>
<line> seus benefício*, especi*lment* no *ontex*o da educação bi*í*gue. Al*m disso, p*ocuro*-se </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. **, art. *, p. 100-117, out. 2025 www4.*nifsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Lib**s na E*ucação ** Cam*o: Um *asso para a **clusão </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> evide**iar, a p*rtir d** estudos, a *mportância d* formação *e pro**ssores para * u*o *a </line>
<line> Lib*as e *ara a inclusão de pe*soas surdas na Edu*ação Básica. </line>
<line> Ver*ficou-se que a Educação do Campo necessita de *a*or valorização, de modo *u* </line>
<line> todos os alunos especialmente os sur*os te*h** ace*s* a *ma *du*aç*o de qualidade. </line>
</par>
<par>
<line> Em muit*s *as*s, a es*ola do campo </line>
<line> ainda apresenta defasage*s e* relação às instituições </line>
</par>
<par>
<line> urbanas, o *ue pode s** explicado pe** escassez d* i*vestim*ntos, sobre*udo *a formação d* </line>
<line> profiss*onai* *apacitado* para o *so da Lib*as em *al* de au*a e na *ontrataçã* de intér**etes. </line>
</par>
<par>
<line> M*s, apesar des*as </line>
<line> cir*u*stâncias, quanto à in*lu*ão de al*nos su*dos, na educaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *o campo pode have* *ma *a*or faci*id*d*, como vis*o. Isso se deve à relaçã* de </line>
<line> proximidade ** c*mun**a*e es*olar. A*ém diss*, *omo observado, é de suma i*portância qu* </line>
<line> a e*ucação do campo se torne bi*íngue e fa*or*ça a realida*e d* cam*o. </line>
<line> Por fi*, compr*endeu-se que a presenç* de a*uno* surdos *m sal*s regulare* traz </line>
</par>
<par>
<line> **nefíc*os para *odos. D*ante *i*so, de fund*me*tal imp*rtânci* que esses estudantes é </line>
</par>
<par>
<line> estejam incl*í*os **s *scola* e, mais d* que isso, q*e a instituição seja </line>
<line> um espaço aberto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*eparado par* r*c*bê-l*s, promove*do també* * aprendizado da Língua Brasile*ra de Sina*s </line>
<line> (L*bras). </line>
<line> Port*nto, esta pesquisa *od* s*rv*r de base par* fu**r*s estudos na áre* da Libras * </line>
<line> da Educaç*o do Campo, de modo a p*o*over ref**xõe* sobre a* discu*sõ*s **e env*lvem a </line>
<line> integração da Libr** nes*e contexto educacio*a*. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> *ARBOSA, F. V. M*n*al da Língua de Sinais Bra*ileira: *m guia prático para professores </line>
<line> e i*térpr*tes de Libras. Ed. UFSC, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> B*RRO*, A.; JÚNIOR, L.; CASSI*NO, </line>
<line> P. A Inclusão do S*rdo na Edu*ação Bá**ca. </line>
</par>
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<line> EditoraA*araA*ul.*4ed.2018.Dispon*velem:https://editor*a*araaz*l.com.br/site/admin/ckfin*e </line>
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<line> Contribuição do* Autores </line>
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<line> D. P. Silva </line>
<line> *. A. Carvalho </line>
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<line> 1) con*epção e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e i*t*rpret*ção dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascunho ou n* *ev*são c*ítica do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na a**ovação d* versão *inal do *anuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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