<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 5, p. 100-*1*, ou*. 2025
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*0.5
</line>
</par><par>
<line>
Libras na Educação do Campo: Um *a*so para a I*cl*são
</line>
<line>
Li**as in Rural Edu**tion: A Step T*wards Inclu*ion
</line>
</par><par>
<line>
M*r*a Jéssica *ima Borges
</line>
<line>
Li**ncia*ura Plena *m Pe*agogi* p*la Univ*rsidade Estadual do *ia*í
</line>
<line>
Especialista ** *ducação E*pecial e Inclus*va pela In*tituto Fede*al do Piauí.
</line>
<line>
E-mail: *aj*25259@gmail.com
</line>
<line>
*enilson P*re*ra da Sil**
</line>
<line>
Doutor *m E*ucação pela *n**ersidad* Federal do Piauí
</line>
<line>
*r*fessor de *dministraç*o do Instituto Fed*ral *o Piauí - campu* Ter*si*a Cen*ral
</line>
<line>
E-mail: *en*l*on@ifpi.ed*.br
</line>
<line>
L*ís Alves de Car*alho
</line>
<line>
Licenciatura Plena em Ped*gogia pela Univ*r*i*a*e E*tadu*l do **auí
</line>
<line>
Acadêmica de *e*ras L*BRAS/PARFO* pela Uni**r*idade Federal do Piauí.
</line>
<line>
E-*ail: la*a*salves@ho**a*l.co*
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Maria Jéss**a Lima Bo*ges
</line>
<line>
Edi*or-Chefe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Tonn*
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*lencar
</line>
</par><par>
<line>
U*ivers*dade Rua J**o Ferreir* S/N CEP.: 64535-00*,
</line>
<line>
Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Inhuma/PI, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*n*ereço: D*nilson **reira *a Silva
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 20/**/2025. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Insti*uto Fede*al do Piauí - Praça da Liber*ade, 15*7,
</line>
<line>
*ecebida e* 29/09/2025. *pro*a*o em *01/09/2025.
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro, CEP.: 64000-040, Teres*na/PI, Bras*l.
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: La*s Alves de Carvalho
</line>
<line>
A*aliado pel* si**ema Tri*le Rev*ew: Des* R*view *)
</line>
</par><par>
<line>
Rua Professor Joã* Pau*o, 176, Nova Esper*nça, CEP.:
</line>
<line>
pelo Edit*r-**ef*; e b) Double *lind Review
</line>
</par><par>
<line>
*418*-000, Esperan*ina/PI, Bras*l.
</line>
<line>
(avaliação cega por dois ava*ia*or*s da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revisão: Gramatical, *ormat*va e
</line>
<line>
*e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libras na Edu*ação do Cam*o: Um *asso para * Inclusão
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este arti*o tem como **jetivo abordar a respeito da i*c**sã* da Libra* *as e*co*a* *o campo,
</line>
<line>
te*do em v*sta que a *ibras é uma l*n*ua bras*leira de sinais reconhec*d* d*sde 1996 pel* Lei
</line>
<line>
de Diretriz*s * *a*e* *a Educação Na*ional (LDB) e foi pro*ul*ação *a Lei nº 1*.436. O
</line>
<line>
obje*ivo ger*l do estudo é analisar as principais di**ussões que cerc*m a Inclusão da Libras na
</line>
</par><par>
<line>
E*u*ação do C*mpo. Como o*j*t*vos específicos: identificar *s princi*a*s desafios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
obstácu*os para * i*clusão da Libras na Educa*ão d* campo; disc*ti* os benefíc*os da inclu*ão
</line>
</par><par>
<line>
da Li*r*s n* *duc*ç*o ** Campo
</line>
<line>
p*ra a *d**açã* inc*u*iva, a *romo*ão da educa*ã*
</line>
</par><par>
<line>
*ilíngu*; e dest*car a im**r*ância da fo*mação de professores par* o uso da Libras para e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclusão de p*ssoas surdas na Educação Bá*ica. O estudo é de cunho descritivo, *o qual
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa realizada é
</line>
<line>
*e naturez* qua*itati*a * bibl*ográfica e os
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
col**ado* foram
</line>
</par><par>
<line>
real*zados atravé* da análise temática. A pesquisa que rev**ou deficiências n* educação rural
</line>
</par><par>
<line>
em co*paraç*o com a
</line>
<line>
educação ur*ana, principalmente devido à f*lta de f*rma*ão de
</line>
</par><par>
<line>
professores e int*rprete*. No entanto, *essalta qu* a inc*usão *e alun*s surdos nas escolas
</line>
</par><par>
<line>
ru*ais é
</line>
<line>
benéfica, desd* qu* seja
</line>
<line>
uma educ*ção bilíngue
</line>
<line>
que lev* em conta a re*lidade do
</line>
</par><par>
<line>
camp*. Para que a incl*são seja efetiva, é f**damental que *scolas e prof*ssores estejam
</line>
</par><par>
<line>
prepa*a*os par* r*ceber esses alunos. Es*e estudo p*de servir
</line>
<line>
de segme*to p*r* *esquisas
</line>
</par><par>
<line>
futur*s no ca*po da Libr*s e da Ed*cação do Campo.
</line>
</par><par>
<line>
Palavra*-ch*v*: Lib*as. Educaç*o. Inclusão. Campo.
</line>
</par><par>
<line>
*BS*RAT
</line>
</par><par>
<line>
T*is article a*ms *o add*ess the i*cl*sion of Libras i* *ural sch**ls, considerin* t*at Libras i*
</line>
<line>
a Br*zi**an sign language *e*ognized since 1996 by the *aw of Guidel*nes and Bases *f
</line>
<line>
Nation*l Educatio* (LD*) and *as ena*ted by Law no. 1*,436. Th* general objective *f the
</line>
</par><par>
<line>
*tu*y is *o analyze th* main di*cuss*o*s
</line>
<line>
surroundi*g *he
</line>
<line>
*n*lusi*n of Libra* in Rural
</line>
</par><par>
<line>
E*ucatio*,
</line>
<line>
and as spe*ific objectives,
</line>
<line>
to ide*tify the ma*n challe*ges and obstacles to th*
</line>
</par><par>
<line>
*nclusion of *ibras in *ural Education. Discuss the benefit* of includi*g Libr** in *ural
</line>
</par><par>
<line>
Educatio* for inc***ive ed*cation, t*e promotion of bil*ngua* e*ucatio*
</line>
<line>
a*d
</line>
<line>
h*ghl*ght t*e
</line>
</par><par>
<line>
*mportance of teacher training f*r the use of Lib**s and for the incl*sion of deaf
</line>
<line>
*eop*e in
</line>
</par><par>
<line>
Ba**c *ducation. T*e study is *escriptive in n*tu*e, in which the research car*ied *ut is
</line>
<line>
qu*litative an* bibliogra**ic in na*ure and t*e data *ollected was carried out throu*h them**ic
</line>
</par><par>
<line>
analysis. *he res*a*** t*a* reve*l*d
</line>
<line>
defi*iencies
</line>
<line>
in r*ral *du**tion compa*ed to urban
</line>
</par><par>
<line>
education, mainly du* to *he *ack of training of
</line>
<line>
teachers a*d interpret*rs. However,
</line>
<line>
he
</line>
</par><par>
<line>
emphasi*e* th*t th* inclusion *f d*af s*u**nts in rural sc*o*ls is beneficial, as l*ng as it is a
</line>
<line>
bilingua* ed*c*tion th*t ta*es into ac**un* t*e reality o* t*e countryside. For *ncl***** to be
</line>
<line>
ef*ective, it is essential *hat schools and teachers are prepared ** receive th**e *tudent*. This
</line>
<line>
stu*y c*n se*v* *s a seg*e*t for fu**re researc* in the field of Libras *nd Rural Ed**at*o*.
</line>
<line>
Key*ord: Pounds. Educat*on. Inclus*on. Fi*ld.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina PI, v. 22, n. *0, art. 5, p. 100-1*7, out. 2025
</line>
<line>
w*w4.U*if*a*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *. *o*ges, D. P. Silva, L. A. *a**alho
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A inc*usão ** p*ssoas surd** na edu**ção
</line>
<line>
ao longo da histó*ia é mar*ad* por
</line>
</par><par>
<line>
desaf*os e avanços sig*ificativo*. Durante mui*o *em*o, a e*ucação d* surd*s era vista co**
</line>
<line>
u** tarefa *mpossível, e muito* acred*tav*m que a líng*a de si*a*s, u**da na*uralmente pela
</line>
<line>
comun*dad* surda, não era u*a *íng*a "rea*" * não poderi* ser us**a com* *eio de in*t*uç*o.
</line>
<line>
*specialmente na déc*da de 1960, houve u** m*ior v*lo*iza*ão *a língua de s*na*s e
</line>
</par><par>
<line>
* recon*eci***to de que * comunicaç*o vi*ual é
</line>
<line>
fundamental para o desenvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
cogn*tivo * linguístico dos surdos. Esse *eríodo também marcou * luta por uma educação
</line>
</par><par>
<line>
*ilíngue *ara surdos, que rec*nh**e a líng*a *e sina*s
</line>
<line>
como l*ngua nat*ra* e *r*move
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aquisiç*o da *í*gua o*al como segunda l*ngua.
</line>
</par><par>
<line>
Foi final*ente **m a pr**u*gaç** da Lei n* 1*.436, de 2* de abril de 2002, q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*íng*a
</line>
<line>
d* sina*s p*ssou a ser reconhecida como meio *ega* *e *omunicação e ex*r*ssão no
</line>
</par><par>
<line>
Br**il, o que reforça a *mportância *a sua utilizaçã* *a educa*ão *e *urdo*.
</line>
<line>
A parti* da*, f*ram fei*os esforços signi*icativ** para a i**lusã* de pessoas *u*das na
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação bási*a. A Lei de D*re*rizes e Ba*es da Edu*ação *a*i*nal (LDB) d* 1996,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
ex*mplo, *econheceu a língua brasileir* de sinais (Li*ra*) com* uma *íngua ofi*ial do *rasi* e
</line>
<line>
garantiu o direito à educação bil*n*ue para surdo*. No entanto, ainda *á muit* * ser f*ito para
</line>
</par><par>
<line>
garant*r qu* a incl**ão de pessoas surd*s na *ducaçã* *ásica seja u*a realidad* em todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
país.
</line>
</par><par>
<line>
D*s*e modo, a prob*emá*i** relacio*ada ao ensino de Li*ras na educ*ção d* ca*po
</line>
</par><par>
<line>
p*de estar rela*ion**a à v*lorização, de fa*o, da lín*ua de *inais *o** uma língua natural
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
legítima,
</line>
<line>
bem como à fal*a de polít*cas públ*cas e*etivas pa*a * pro*oção da in*lusão d*
</line>
</par><par>
<line>
al*nos s**dos *a escola reg*lar. A*ém **sso, a f*l*a de capac*ta*ão de professores e a falta de
</line>
<line>
materiais adequ**o* para o ens*n* de Li*ras são obstáculos *ara a plena in*lusã* d*s al**o*
</line>
</par><par>
<line>
surdos
</line>
<line>
na escol*. * au*ência de i**é*pr*t*s
</line>
<line>
de Libr*s e a *a*ta d* aces*ibilida*e nas e*colas,
</line>
</par><par>
<line>
sobretudo do ca*po, também pode* ser desa*ios a serem su*erados pa*a garant*r que to**s
</line>
<line>
os alunos tenh*m ac*sso a uma ed*cação de qualida*e.
</line>
<line>
Este estud* justi**ca-se pela necessidade de aprofundar a temática no âmbi**
</line>
</par><par>
<line>
educ*cio*al, p*r se tratar de um tema
</line>
<line>
de
</line>
<line>
grand* relev*ncia social, tendo em vista
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importâ*cia *a L*bra* e su* inclusã* na educação, espe**alme*** em esco*as
</line>
<line>
do campo. Ta*
</line>
</par><par>
<line>
*nc*usão é funda*ental para g*rantir o acesso * uma
</line>
<line>
educação de *ualidade à
</line>
<line>
*omun*dade
</line>
</par><par>
</page><line>
surda e re*resenta u* pas*o important* para a prom*ção de uma educa*ão bilín*ue.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 5, p. 1*0-1**, ou*. 2025 ww*4.U*ifsanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libras na Educa**o do Campo: Um Passo pa*a a *nclusão
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
A língua de s*nais c*nstitui *ma *orma de expres*ão *ultural e de identidade da
</line>
</par><par>
<line>
comun*dade s*rda, *u* valo**zação *
</line>
<line>
c*nt*ibui para a c**strução de uma socied*de *ais
</line>
</par><par>
<line>
inclusiva e respe*t*sa com as diferenças. A**m *i*so, pode fa**recer * formação de ci*ad*os
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
c*nscientes * crít*cos, capazes de compreender e valorizar diversidade cu*tu*al a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*inguí*t*ca prese*te *m nossa sociedade.
</line>
<line>
*ara a co**nidade acadêmic* e *ientí*ica, este estu*o contribu* para a *rodução *e
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento
</line>
<line>
na *rea *a *du*ação inclus*v*, especia*mente no que se refere * inclusão de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas sur*as *a Ed*ca*ão do Campo. * discussã* sobr* a importância da Libr*s na
</line>
<line>
*ducação Básica do C*mp* pode ince*ti*ar a realização de novas pe*quisa* e estudos sobre o
</line>
<line>
tema, promovendo a*anços nas área* d* ed*cação e da linguí*ti*a aplicad*.
</line>
<line>
Ou*ra vantagem na *scol** d* *ema é a possibilidade de con*ribuir para o av*nço do
</line>
<line>
conhecimento e para a soc*ed*de. Temas *ouco explorados frequentement* repres*nta*
</line>
<line>
lacuna* *o sa*er e pode* s*r inves*ig*dos *ara preenc*ê-las, ge*a*do *onh*cimentos novos e
</line>
<line>
*ocialmente rel*vantes.
</line>
<line>
No caso específico *o *rab*lho com * tít*lo "LI*RAS NA ED*CAÇÃO DO
</line>
<line>
*A*PO: UM PASSO PARA A INCLUSÃO", é impo*ta*t* res*altar que a incl*são da língua
</line>
<line>
*e s*n*is *a ed*caç** é u* assunto r*lev*nte e atual, mas aind* pouco conhecido pela ma**ria
</line>
<line>
das pe*soas. Esse tema *ode *** abordad* de *iversas formas, inc*uindo a*pectos his*óri*os,
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*is, cult*rais * pedagógicos, o que *ermite uma análise p*ofunda * abran*ente sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
importân*ia da Libras na sociedade e na *ducação.
</line>
</par><par>
<line>
T*do isso despertou * interesse pe*soa* des*a pe*quisadora **lo assunto, por
</line>
<line>
*islumbrar neste estudo *ma oportun**ade *mportan*e para que s* po*sa ampl*ar o seu *ebate
</line>
<line>
e, a partir dos a*hados da pesqui*a, susc*t** ou*ros *stud** futuros.
</line>
<line>
Nessa di*eçã*, * objetivo geral é analisar, a partir de *studos acadêmicos, *s
</line>
</par><par>
<line>
principai*
</line>
<line>
discussõe* que
</line>
<line>
cercam a I*c*usão da Li*ras n* *ducaç*o *o Camp*. E como
</line>
</par><par>
<line>
objetivos especí*i*o*: ***ntif*car os principais d*safios * ob*táculos para a incl*são d* L*bras
</line>
</par><par>
<line>
na Educação do campo, *nc*uindo qu*st**s
</line>
<line>
po*íticas, econômicas, cult*rais * e*ucacionais;
</line>
</par><par>
<line>
discutir *s bene*ício* da inclusão *a *ib**s na E*uca*ão do Campo para a educação inclusiva,
</line>
<line>
a *romo*ão da educaçã* bilín*ue e para o dese**ol*imento dos sur*os como cidadão* plenos
</line>
<line>
e autônomos; e destac*r a im**rtância da formação de profe*s*res * educa*ores para o uso da
</line>
<line>
Libras * para a inc*usão de pessoas sur**s na Educaç*o Básica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 10, ar*. 5, p. 100-117, out. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. *orges, D. P. Silva, L. A. Carva*ho
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENCIAL *E*R***
</line>
</par><par>
<line>
2.1 C*nce*tos de In*lusão e Língua Brasileira de Sinais
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-se que o a*es*o à educação é um direit* as*egurado pela Constituição F**eral,
</line>
</par><par>
<line>
me****t* ofert* d* a
</line>
<line>
en*ino obrigató**o e gratui*o. A Lei d* Diretr*ze* e Bases da Educ*ção
</line>
</par><par>
<line>
Nacional (LDB), de 1996, *stabe*ec* que a educação é u* process* c*ntínu* e permanente,
</line>
<line>
de*endo ser oferecida, de forma regular e *brig*tóri*, a toda* as c*ianças a par*ir dos qu*tr*
</line>
</par><par>
<line>
anos de idade. Além do *cesso, a LDB determina que * dev** do Estado ga*ant*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*ma*ê*c*a do* a*unos na escol*.
</line>
</par><par>
<line>
Para que essa **rmanê*cia **onteça é nec*ssário qu* o sistema
</line>
<line>
educa*ional e*teja
</line>
</par><par>
<line>
p*eparado para receber todos *s **unos, prop*ciand* os meios * venc*n*o as barreiras de tal
</line>
<line>
modo que *on***bua para a construçã* de uma educação mais *n*lusiva e *cessív*l a tod*s.
</line>
<line>
* *nc*usão tem *m papel *rimordial ne*se mo***to, pois *e refere à criação d* um
</line>
<line>
ambie*te em que todas a* pesso*s, **dependentement* de sua *r*gem, condição so*ial, raç*,
</line>
<line>
gênero, or*entação sexual, id*de ou capacidade física ou m*ntal, são valorizadas, respe*tadas e
</line>
</par><par>
<line>
têm suas *ecessi*ades at*ndi*as. Na prática, i*so si*n*fica
</line>
<line>
gar*ntir o acesso equitat*v*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oport*nida*es, *ecursos
</line>
<line>
e serviç*s, bem como a
</line>
<line>
promoçã* da
</line>
<line>
igu*ldade de
</line>
<line>
*ir*itos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tratamento just* para tod*s as p*s*oas. Ness* senti*do, B*rros, Junior e Cassiano (*0*8, p. *)
</line>
<line>
falam que:
</line>
</par><par>
<line>
*nclu*ão é a g*rantia ao
</line>
<line>
acesso contínu* à v*da em socied*d*, soci*dade es*a, q*e
</line>
</par><par>
<line>
de*e estar apta a desen*olver relações de *colhimento às *iferenças de cad*
</line>
<line>
indivíduo, emp*n*ando-se em igual*r as oportun*dad*s de desenv*lvim**to com
</line>
<line>
qualidade, aos port*dores de ne*essid**es es*eciais.
</line>
<line>
Desse m*do, a inclusão d* pessoa com deficiência é previst* na Lei nº 13.146, d* 6
</line>
<line>
de julho de 2015, na qual seu Art 1º fala que é:
</line>
<line>
De**ina** a assegurar e a promove*, em **ndiç*es de igualdade, o exercício dos
</line>
<line>
direitos e das liberdades fundament*is *o* pes*oa com deficiê*c*a, visando * sua
</line>
<line>
*nclusão social e cidadania.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 22, n. 10, art. 5, p. 100-117, *ut. 202*
</line>
<line>
w*w*.Unifsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libras na *ducação do C**po: Um Pas*o *ara a Inclu*ão
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
* movimento da educaç*o *nclusiva, apoiado pela De*lar*ção de Salamanca (1994),
</line>
<line>
defe*de qu* a escol* deve se* um espaço de convivência e aprendizagem para todos os
</line>
</par><par>
<line>
estudantes, ind*pendentemente de s*a orige* so*ial, ét*i** ou *ing*ística. De acordo
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
Lacerda (2006, *. 167),
</line>
</par><par>
<line>
A *nclusão es*ola* é v*s*a como um processo dinâmico e *rad*a*, qu* pode **ma*
</line>
<line>
formas diver*as a d**ender d*s necess*da*es dos *lunos, já que se pressup*e **e
</line>
<line>
essa integraçã*/inc*usão possi*ilite, por exemplo, a const*uç*o d* processos
</line>
<line>
linguístic*s adequad*s, de aprend*zado de conteúdos acadêmicos e *e uso *ocial *a
</line>
</par><par>
<line>
le*tura e da escr**a, sendo o *rof*ssor responsá*el por mediar e i*centivar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*struçã* do conhe**mento atr*vés da interação com *le e c*m o* c*lega*.
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, uma educaç*o inclu**va en*olve a a**ptação do ambie*te *sco*ar, *a
</line>
<line>
met*dol*gia *e ensino e *os r*cursos pedagó*ico* para atender à* ne*essidades de ca*a
</line>
<line>
aluno, pr*movendo a igu*l*ade de oportun*dades. Essa abordag*m valo*iza a diversida*e e o
</line>
<line>
respeito pelas d**erença* indi**duais.
</line>
<line>
Algu*as pe*soa* com su*dez possue* uma *orm* diferente de comuni*a*ão e*
</line>
</par><par>
<line>
com**raçã* ao* ind*víduos ouv*nte*. Isso o**rre po*que esses in*ivídu*s sur*o* *ão têm
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
experiên*** de ou*ir os sons **s palavras, * que faz com que eles *ão con*ig*m *miti-la*
</line>
</par><par>
<line>
o**lmente. Em *ez
</line>
<line>
disso, e*es utiliza* gestos e a linguagem
</line>
<line>
visual p*ra se c*municare*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
form* ef*caz.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a co*unic*ção c*m pessoas sur*as *xige habilidades *istintas daquela*
</line>
<line>
*tilizadas na comun*cação or*l, como * capacida*e de interpreta* e transmitir in**rmações por
</line>
<line>
me*o de s*n**s e e*p*e**ões *aci***. É importante res*altar que a comunicação **stual e visual
</line>
<line>
c*nstitui uma f*rma válid* e efica* de interaçã*, e que a inclusão de pessoa* surdas deve s**
</line>
</par><par>
<line>
uma preocupação colet*va, a fim de garantir que te*ham **esso eq*itativo a informaçõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recursos.
</line>
</par><par>
<line>
A língua de s*nais é uma língu* vis*al-gest*al que é usada po* p**soas surdas * com
</line>
<line>
deficiência audi*iva para se comunicar. Ela é composta por um conjun*o *e sinais que são
</line>
</par><par>
<line>
*eitos
</line>
<line>
com as m**s, *xp*essõ** faciais e movimentos
</line>
<line>
*or*orais. Porém, alguns autore*
</line>
</par><par>
<line>
defe*dem
</line>
<line>
que a lín*ua de si*a*s precisa ser mais difundida, a *im *e que
</line>
<line>
alunos c*ns*g*m
</line>
</par><par>
<line>
partici*ar mais plena**nte do **o*esso educati*o:
</line>
</par><par>
<line>
[...] a língua
</line>
<line>
de sinais ainda *r*cis* ser di**ndida na sociedade para que sej*m
</line>
</par><par>
<line>
ga*antid*s ao s*rdo os **p*ços
</line>
<line>
de que ele, enquanto cidadão,
</line>
<line>
necess*t*. Embora a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*sina PI, v. *2, *. 10, art. 5, p. 1*0-117, out. 202*
</line>
<line>
www4.Unif*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. Borges, D. P. *ilv*, *. *. *arvalho
</line>
<line>
*06
</line>
</par><par>
<line>
escola est*ja a*su*indo a função de espaç* para o **rdo interagir em sua
</line>
<line>
própria
</line>
</par><par>
<line>
*íngua, isso ainda é muito p**co, porq*e ela ta**é* é *ma instituiç*o
</line>
<line>
que tem *
</line>
</par><par>
<line>
funçã*
</line>
<line>
d* tr*n*mitir co**ecimentos espe*íf*cos e for*a socialmente
</line>
<line>
o cidadão
</line>
</par><par>
<line>
(FARI*, et a*, 2011, p. *8*).
</line>
<line>
No *rasil, temos a Lín*u* Brasileir* de Sinais (Lib**s), uma lí*gua visu**-*spacial
</line>
</par><par>
<line>
util*z**a pe**
</line>
<line>
com*nidade surda. A Li*ra* é um sistema *inguístico co*pleto e
</line>
<line>
complexo,
</line>
</par><par>
<line>
com gramá**ca, voca*u*ári* e c*ltura
</line>
<line>
próprios. Desde 2002, é r*conhecida
</line>
<line>
como uma das
</line>
</par><par>
<line>
línguas o*i*iais do pa*s e protegi*a pela legisla*ão brasilei**. A promoção da in*lusão de
</line>
<line>
pessoas *ur*as na *ociedade envolve o uso da Libr*s *omo meio de comunicação, garantindo
</line>
<line>
qu* tenha* acesso a infor*a**es e possam int*ra*ir com **t*as pessoa* de forma *gualitári*.
</line>
<line>
Língua **asi*e*ra de Sinais (L*bra*) é u*a língua natural e p**sui estrutura
</line>
<line>
gra*atical própria, c*m regras e pec*liarid*de* que a difere*ciam *as línguas orais-*ud*tivas.
</line>
</par><par>
<line>
É língua materna das pe*soas su*das no Brasil e, por isso, é fundamental reconhe*ê-l* a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*alorizá-la como uma língua de pleno direito.
</line>
</par><par>
<line>
* Língua Bra*ileira ** Sinais é uma língua natura*, co* estrutura gra*a*ical *ró*ria
</line>
</par><par>
<line>
e rica *xpress*vidade, que te* c*mo suport* * visu*lidade a ge*tualidade. * É
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
língu* mat*rna das pessoas s*rdas e sua a*rendizagem * ess*ncial para a inclusão e
</line>
</par><par>
<line>
participação soc*al d*ssas pessoas, além de ser um direito garantid*
</line>
<line>
por lei.
</line>
</par><par>
<line>
(BA*B*SA, 2017)
</line>
</par><par>
<line>
O *e*onhecim*nto e a valori*ação da Lib**s são imp*r*ante* para garanti* o acesso à
</line>
<line>
com*nicação * à informação para as pessoa* surdas, bem como pa*a pr*mo*er a inclusão
</line>
</par><par>
<line>
social *
</line>
<line>
a igual*ad* de *ir*itos. É essencial que as polít*c*s p*blicas e *s
</line>
<line>
instituições
</line>
</par><par>
<line>
educac*ona*s es*e*am atentas à n*ce*sidade d* oferec** formaçã* e* Libras na ed*cação
</line>
<line>
básica e para os **ofissionai* que atuam com p*ssoas *urd*s, bem como para conscienti*a* a
</line>
<line>
soci*dad* sobre a import*nci* de respeitar * valor**ar a *i***sida*e li*g*ísti*a e cultural.
</line>
<line>
2.2 Pol*ticas *úblicas para A Inclusão do Ensino de Libras n* Educ*çã*
</line>
</par><par>
<line>
A inclusão da Li*ras
</line>
<line>
na E*ucação *ão s* li*ita
</line>
<line>
apenas à inclusã* da lín*ua como
</line>
</par><par>
<line>
disciplina
</line>
<line>
curricular, mas envo*ve também a necessidade de gara*tir a **essibilidade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclusão de al*nos surdos ou com deficiência auditiva em todos os a*pectos da vida *scola*.
</line>
</par><par>
<line>
Iss*
</line>
<line>
incl** a d*spo**bilizaç*o de
</line>
<line>
recur*os de acessibilidade, como intérpretes
</line>
<line>
de Libras,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 22, n. 1*, *rt. 5, p. *00-117, out. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libr*s na Ed**ação do Cam*o: Um P*sso pa** a Inc*usão
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
legendas e* vídeos, mater*ais didáticos adaptados e out*** tecnologia* *ssistivas, além da
</line>
</par><par>
<line>
formaçã* a*equad* de profe*so*es para o
</line>
<line>
ensino da língu* e o atendimento às necessidades
</line>
</par><par>
<line>
d*sses alun*s.
</line>
</par><par>
<line>
No B**sil, a inclusão d* Libras como disciplina curricu*ar na Educa*ão Básica é
</line>
<line>
garanti*a pela Lei nº 10.4*6/2**2, que reconhec* a língua como oficial *a comu*idad* surda
</line>
</par><par>
<line>
* estabelece sua utiliza*ã* e
</line>
<line>
difusão em todo o ter*itório nacional. Além disso, a L*i n*
</line>
</par><par>
<line>
13.146/2015, q*e insti*ui a Lei Brasileira d* In**usão da Pe*so* com Defici*ncia (E*tatuto da
</line>
<line>
Pessoa com Defic*ê*ci*), obrig* a i*clusão da Li*ras como conteúdo **rri*u*ar nos curs*s de
</line>
<line>
*ormação de p*ofessores em todos os *íve*s e modalidad*s de en*i*o.
</line>
<line>
A Política Nacional *e Ed*cação Especial na Perspectiv* da Ed*ca*ão Inclu*iva,
</line>
</par><par>
<line>
institu*da pelo Minist*ri* da E*ucação em 2*08, *a*bém p*evê a
</line>
<line>
inclusão da Libras
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
*is*ipl*na cu*r*cular n*s escolas da *ducação B*sica, bem *o*o a disponi**lização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
int*rpretes de Libras p*ra alunos s*rdo* *u com deficiência auditi*a.
</line>
</par><par>
<line>
No enta**o, apesar d*s *eg*slaçõe* e *olí*icas públicas e* vigor, a inclusão da Libras
</line>
<line>
ainda enfre*ta d*safios e obstáculos, co** * fal*a de f*rmação adequad* d* pr*fessores para o
</line>
<line>
ensino da língua, a falta de mat*r*ais didáticos e pedagógico* adequados e * falt* de e*trutura
</line>
<line>
nas escolas para *tende* às ne*essidad*s dos a*unos surdo* ou c** defi*iência *u*it*v*.
</line>
<line>
É impo*tant* sali*ntar que a inclusão da L**ras é u* d*reito assegu*ado pela
</line>
<line>
*egislação b*asileira, s*ndo necessário promover a*ões que *ara*tam sua e*etiva
</line>
</par><par>
<line>
*mp*ementaçã* e o acesso de tod*s
</line>
<line>
os alunos, independe*teme*te de su*s característi*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
necessidades. A inclu*ão da Li**as na *duc*ção Básica repre**nta um passo fundamental para
</line>
</par><par>
<line>
a *romoç*o
</line>
<line>
*a inclusão e para a garan**a do direito à *ducação,
</line>
<line>
contribuindo
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção de *ma socieda** mais justa e in*lu**va.
</line>
<line>
2.3 A Educação d* Campo
</line>
<line>
A Educaç*o *o C*mp* * um* moda*ida*e de *nsino q*e sur**u na décad* d* 19*0,
</line>
</par><par>
<line>
com o objetiv* de *ara*tir
</line>
<line>
educação *ública e de qualidade par* os sujeitos
</line>
<line>
*o camp*,
</line>
</par><par>
<line>
respeitand* s*us conh*cimentos, saberes, *o*os de produção e cult*r*. Ela foi *nserida
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
agenda po*ític* * na p*lí*ica *d**acional brasilei*a com a aprovação d* LDB 9394/96. Es*a lei
</line>
</par><par>
<line>
re*onheceu a n**essidade de adequação cur*icul*r met*dológ*ca ao *eio rural, bem e
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
*e *lexibilizaç** da organiz*çã* escolar e do c*len*á*io l**ivo
</line>
</par><par>
<line>
A e*ucação do campo,
</line>
<line>
como movimento s*cial e políti*o, teve *e* m*rco
</line>
</par><par>
</page><line>
fundaciona* no E**on*ro Nacional de Educadoras e Educ*dores da Reforma *grária
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esina *I, v. 22, n. 10, art. *, p. 1*0-117, out. 2025 w*w4.Un*fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. *or*es, D. P. Silva, L. A. C*rval**
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
(*NEERA), re*lizado em *rasí**a em *997. Este evento *oi resultado d* *ransforma*ões no
</line>
<line>
comportamento polític*, socia* e c*ltur*l dos campo*ese*, que passara* a reivindic*r uma
</line>
<line>
educação que *tendess* às sua* ne**ssidades e reali*ad** espe*íficas.
</line>
<line>
Dessa f**ma, a LDB (1996) d*sciplinou uma escola *ara o m*io rural, *ue aqui cito:
</line>
<line>
*rt. 28. Na of*rta de edu*ação básica *ara a *op*laçã* rural, o* sis**mas *e *ns*no
</line>
<line>
promov*rão *s adaptações *ecessárias à sua adequação às peculiari*ades *a vida
</line>
<line>
rural e de cada região, es*eci***ente:
</line>
</par><par>
<line>
I - Conteú*os curriculares e metodologias apropriadas às reais neces*idades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
int*ress*s dos *l*no* da zona rural;
</line>
</par><par>
<line>
I* - Organizaç*o esco**r próp*ia, inc*uind* adequação do calendário e*cola* às fases
</line>
<line>
** ciclo agrícola e às co*diçõ*s climátic*s;
</line>
<line>
I*I - Adequação à naturez* do trabalho n* zon* rura*. (Brasil, 1996).
</line>
</par><par>
<line>
A educ*ç*o do
</line>
<line>
campo, sendo assim, * uma a*ordagem edu*acional que b**ca
</line>
</par><par>
<line>
atender às necessidade* *spe*íficas das *opu*ações qu* vivem em ár*as rurais ou no *a*po.
</line>
<line>
Ela r*co*hece que as com*nid*de* r*ra*s têm carac*erística*, cu*tur*s e des*fi*s *iferentes em
</line>
</par><par>
<line>
comparação com as áreas *rb**as e, *o*tanto, propõe um m*delo
</line>
<line>
de en*ino que *eve em
</line>
</par><par>
<line>
consideração essas particularidade*. "A Educação do campo *asceu como crític* à realidad*
</line>
<line>
d* edu*a*ão brasileira, p**tic*la*men*e à situação e*uca*ional d* *ovo bra**l*iro que trabalha
</line>
<line>
e vive no/do campo" (CALDART, 2009, p. 39). De**e modo,
</line>
<line>
[...] nasc*u dos *ensame*tos, desejos e i*teresses *os *uje**os do cam*o, que nas
</line>
</par><par>
<line>
**timas décadas intensificar*m suas
</line>
<line>
lutas, espac*alizando-se e territ*ria*i*andose-
</line>
</par><par>
<line>
f*rmando territórios
</line>
<line>
concreto* * i*ateri*is, co**truindo c*muni*ades políticas,
</line>
</par><par>
<line>
***er*inando *eu* desti*os na construç*o de d**s ideolo*ias, suas visõe* de m**do
</line>
<line>
(S*u*a, 20*6, p. 16).
</line>
<line>
De acordo com Caldart (2009. p. 3*):
</line>
</par><par>
<line>
Tra*ou-*e p*imeiro **
</line>
<line>
u** c*ítica prática: lu*as
</line>
<line>
sociais pelo d*r***o * e*ucação,
</line>
</par><par>
<line>
*onfigu*adas desde a realid*de
</line>
<line>
da luta pel* te*ra, pelo trabalho, pela igualdade
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, por
</line>
<line>
condições *e uma vida digna *e *er*s humanos no l*gar em que
</line>
<line>
ela
</line>
</par><par>
<line>
acon*eça. É fundam*ntal c*nsiderar **ra compreensã* d* cons*itu*ção histór**a *a
</line>
<line>
Educação d* campo o seu *ínc*l* de *rigem com ** lutas p*r educaç*o n*s áreas de
</line>
</par><par>
<line>
ref*rma agrá*ia e *omo, *special*ente neste vínculo, a Educ*ção do
</line>
<line>
camp* não
</line>
</par><par>
<line>
nasceu co*o u*a críti*a.
</line>
</par><par>
<line>
Desse modo, po*e-se di*er que * Ed*ca*ão do c*mpo tem c**o objeti*o garantir o
</line>
<line>
*cesso, a permanência e a c*nc*usão da E*ucaçã* Básic* par* as popula*ões *o campo. Ela
</line>
<line>
*amb*m bus*a *rom*v** a f*rmaç*o **teg*al dos est**an*es, a valorização da c*l*ura e dos
</line>
</par><par>
<line>
**beres *o camp* * a participação dos
</line>
<line>
s*jeitos env*lvidos na
</line>
<line>
c*nstrução do pro*ess*
</line>
</par><par>
<line>
*ducativo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, ar*. 5, p. **0-117, out. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unif*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*ras na Educação do Campo: U* *a*so para a I*clusão
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
3 P*OCEDIMENTOS M*TODOL*GICOS
</line>
</par><par>
<line>
O conheciment* cientí*i*o de*empenha um papel fundam*nta* no me*o acadêm*co,
</line>
<line>
po*s pe*mite *ue o pesquisador *á além do senso *omum * produza novo* c*nhe*imentos que
</line>
</par><par>
<line>
t*m o *otencial de tra*sform** a **alidade. Nesse sent*do, Clark Castro (20*3, p. 67) *
</line>
</par><par>
<line>
defe*dem
</line>
<line>
que "a pesquisa é um p*oces*o de construção
</line>
<line>
do conh*cimento que tem c*m*
</line>
</par><par>
<line>
metas prin*ipa*s gera*
</line>
<line>
nov* conheci*ento e/ou c*rroborar ou refut*r algum conhecimento
</line>
</par><par>
<line>
pr*exis*ente". Desse modo, e*ta pesquisa tem como *bjetivo pro*u*ir conh*cime*to cient*fico
</line>
<line>
e *ontribuir pa*a o avan*o do ente*dimento sobre um d*term*nado a*sunto.
</line>
<line>
Quanto ao o*jetivo, a prese**e pesquisa será um *studo descritivo, um ti*o de
</line>
<line>
p*squ*sa que tem como objetivo principal descrever e analisar uma deter*inada s*tuação,
</line>
<line>
f*n*meno ou grupo, sem interf*ri* ou mani*ular as *ariáv*i* em ques**o.
</line>
<line>
Têm como obj*tivo prim*r*ial a des*rição das cara*terísticas de determi**da
</line>
<line>
*op*lação ou fenôm**o ou, então, o est*beleci*ent* de rela*ões entre variáveis.
</line>
<line>
São i*úme*os os *s*udos *u* po*em ser classifi*ados sob este título e uma ** su*s
</line>
<line>
caracte*ístic*s ma*s significati*as est* na util*zaç*o de t*cnicas padr*ni*adas de
</line>
<line>
co*et* de dados, *ais como * quest*oná*io e a observ*ção *iste*á*ica (GIL, 2022, p.
</line>
<line>
4 2 ).
</line>
</par><par>
<line>
Para os fins pre*endidos neste estudo, *ese*volver-se-á uma *esquisa de
</line>
<line>
natureza
</line>
</par><par>
<line>
quali*at*va, caracterizada por *uscar compreender * descrever a
</line>
<line>
compl*x*dade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
subje*iv*dade de deter*in*do fenômeno o* s*tu*ção. *e**nd* Minayo (*001, p. *2):
</line>
</par><par>
<line>
Responde a questões muito pa*ti*ulares.
</line>
<line>
El* se *reocupa, nas ciênci** *o**ais, c*m
</line>
</par><par>
<line>
*m nível *e r*alida*e
</line>
<line>
que *ão pode ser qu**ti*ic**o. O* seja, ela trab*lha c*m o
</line>
</par><par>
<line>
*niver*o de significados, mo*ivos, aspi*ações, crenças, *alores e atitudes, * que
</line>
<line>
corr*spo*de a *m espaço mais profundo das relações, do* processos e dos
</line>
<line>
fenômenos que nã* pode* s*r reduzidos * operac*onali*ação *e variávei*.
</line>
<line>
*uanto ao procediment* técnico, trata-*e de uma p*squisa bibliográf*ca, realizada a
</line>
<line>
partir de mate*iais já e*a*o*ados, const*tuí*os po* artigos cie*tíficos e* l*ngua portuguesa,
</line>
<line>
a*ualmente dis*oníve*s na Internet. Es*es art*go* f*ra* sel**i**ados nas plataf*rmas
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica* Google *cadêmic* e **iELO, referentes aos últi*os
</line>
<line>
dez anos, utilizando-s*
</line>
</par><par>
</page><line>
palav*as-*have relacionadas ao tema: Libras. Educação básica. Inclus*o. *ampo.
</line>
<line>
Dess* for*a, a p*squis* b*bl*ográfi*a é feita
</line>
<line>
a partir do leva*tam*nto d* *eferência* teór*cas *á an*lisadas, e publ*cadas por meios
</line>
<line>
esc*i*os e eletrônicos, como livro*, artigos cie*tíficos, *á**nas de *eb si*es.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, *. *0, art. 5, p. 1**-*17, out. 2025 w*w4.U*ifsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. Borge*, D. P. Silva, L. A. Carvalho
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
Q*alquer trabalho ci*n*ífico inicia-se com uma pe*quisa bibliogr*fica, *ue p*rmite
</line>
<line>
a* pesquisador co*hecer o que já se estudou so**e * a*s*nto. Existem, *orém,
</line>
<line>
***quis*s cientí*icas qu* se bas*iam u*icam*n*e na *esq*isa bibliográfica,
</line>
<line>
procurando ref**ências teóricas publica**s com o objetivo de recolher informações
</line>
<line>
ou conhecimentos *r*vio* sobre o problema a respeito do *ual se procu*a a re*posta
</line>
<line>
(*ON**CA, 2002, *. 32).
</line>
</par><par>
<line>
A anál*se t*mát*ca consist* em *ma técnica de a**lise de
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
qu*litativos que
</line>
</par><par>
<line>
busca identifica* padrões d* significados nos dado* cole*a***. De acordo com Braun * Clarke
</line>
<line>
(2*06, p. 3), "atr*vés da sua *ib*rdade te*rica, * análise temáti*a fornece uma ferrament* de
</line>
<line>
pes*uisa fl*xí*el * útil, q*e pod* poten*ialmente fornec*r um conjun*o *ico e detalhado, ain**
</line>
<line>
que complexo de dados".
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa
</line>
<line>
p**e of*recer cont*ib**ções signifi*ativas **ra o campo científico
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
fo*n**er evidên*ias empír*cas sobre e*i*ácia do ensino de Libras na Educação Bá*ica do a
</line>
</par><par>
<line>
campo, voltado à in*lusã*. Além dis**, * estu*o pode favorecer o desenvolv*mento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
estratégias mais eficazes de ensi*o e aprendizagem de Li*ras para **ianças em idade esco*ar.
</line>
</par><par>
<line>
No âmbit* so*ial, a pesquisa também pode
</line>
<line>
promover a c*n**ientiza*ão sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**por*ância da in*lusã* de pessoas surdas na Educaçã* Básica e *m o**ro*
</line>
<line>
conte*tos,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo para a redu*ão de proce**os *e exclus*o.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, pode*á fort*le*er
</line>
<line>
políti*a* e prática* e*u*acionais r*lacionadas ao ensino
</line>
</par><par>
<line>
d* *ibr*s, assegurando que crian*as *urdas e ouv**t*s te**a* aces*o a u*a educ*ç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade e a
</line>
<line>
oport*nidades eq*ita*i*as de dese*volv*mento educa*ional e pr*fissional. E*
</line>
</par><par>
<line>
sí*tese, o estudo busca contrib*ir para a **nstrução de um* s*ciedade mais inclusiv*, justa e
</line>
<line>
d**ersa, beneficia*do tanto pessoas surdas quanto ouv*ntes.
</line>
<line>
No qu* diz re**eito à se*eção do* docu*e**os para análise e *iscu*são *os d*dos, o
</line>
<line>
proces*o *c*rreu em diferentes *tapas: **a*a 1 - Identificação: foram encontrados, ao todo,
</line>
<line>
30 arti*os. Etapa 2 - T*iag*m inicial: após a *e*tur* *os *í*ulos e *esumos, 13 artigos foram
</line>
</par><par>
<line>
se*ecionados para a etapa seguint*, enqua*to 17 fora* d**c*rt*d*s *or não se
</line>
<line>
aproximarem
</line>
</par><par>
<line>
da **mát*ca
</line>
<line>
pro*osta. Eta*a 3 - Triagem *inal: ap*s a lei*ura integral d*s textos, 5 artigos
</line>
</par><par>
<line>
foram e*cluídos *or não *e enquadrarem na t*mática do pre*ente e*t*do, per*ane***do 8 que
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tavam relaç*o direta co* o tema. Etapa 4 - Inclus*o: foram i*cluídos * artigos
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
atend*am aos critérios estabe*eci*os, abordando * educ*ção de sur*os *o c*nt*xto educacional
</line>
<line>
do campo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. 22, n. 1*, art. 5, p. 10*-117, out. 2025
</line>
<line>
*ww4.Unifsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libras *a Educação do Ca*po: Um *asso para a *nclusão
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
4 *NÁLIS* E DIS*USSÃO DE DA**S
</line>
</par><par>
<line>
Nest* estudo, bus*ou-se ana*is**, por mei* de uma re*isão bibl*ográfica de car**er
</line>
<line>
descritivo, como a* *esquisas científicas abordam a *duca*ão de Li*ras no co*texto
</line>
<line>
e*uc**ional *o campo. Para i*s*, fo*am **lecionados cinco tra*al*os relac*onados a* tema
</line>
<line>
dest* artigo en*re artigos, dissertações e trabalhos de co*clusão d* *urso , apresentado*
</line>
<line>
no *uadro 1, seg*idos da d*scussã* dos d*dos obtidos.
</line>
<line>
Qua*ro 1 - **cume*tos *ob*e o te** do artigo: Libras na Ed**ação Básica do
</line>
<line>
Campo: Um *asso para * Incl**ão
</line>
</par><par>
<line>
Au*or/Ano
</line>
<line>
T**o de *ocumento
</line>
<line>
Título
</line>
<line>
Local de P**licação
</line>
</par><par>
<line>
FRANCEL*NO (2*20)
</line>
<line>
T*aba*ho de Conclusão de Curso
</line>
<line>
EDUCAÇÃO DO *AMPO: CONFL**OS E DESAFIO* NA EDU**ÇÃ* DE ***DOS
</line>
<line>
Instit*to F*deral de Educação, C*ê*cia e Tecnologia da P**aíb*
</line>
</par><par>
<line>
MOTA (**19)
</line>
<line>
Art*go
</line>
<line>
EDUC*Ç*O DE SURDOS NO CONTEXTO RURA*: * REA*IDADE DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
</line>
<line>
Revi**a E*uc*ção e C*ênci*s *oc**is
</line>
</par><par>
<line>
LEITE; S*NT*S (20*8)
</line>
<line>
Arti*o
</line>
<line>
A *SCOLA DO C*M*O E OS S*RDOS *AMPONESES: IMP**SES E POSS*BILIDADES *RENTE À INC*USÃO ESCOLAR
</line>
<line>
*nivers*dade Federal d* Al*goa* - UFAL
</line>
</par><par>
<line>
CAMURÇA; SILVA (201*)
</line>
<line>
Dissertaçã*
</line>
<line>
*NCLUSÃO: UM OLH** *OBRE A PRÁTICA DA LÍ*GUA BRAS*LEIRA DE SINAI* - *IBRAS NAS *S*O*A* CAMPO
</line>
<line>
U*i*ersida*e *edera* da Pa*aíba
</line>
</par><par>
<line>
MOURA; SOARES (*013)
</line>
<line>
**tigo
</line>
<line>
S*RDEZ EM FOCO: U*A EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAM*O
</line>
<line>
Universidade Federal *e S*nta Maria- UFSM
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utores d* *esqu**a, 2024.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina P*, v. 22, *. 10, art. 5, *. 100-117, out. 20*5
</line>
<line>
ww*4.Uni**a*et.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *. Borges, D. P. Silv*, L. A. Carvalho
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
Francelino (2*20) c*ama a *tenção *m seu estudo qua*do fala qu* a educ*ção do
</line>
<line>
camp* é uma modal**ad* d* ensi*o que prec*s* ser *ais v*lorizad*. D* acord* com* autora,
</line>
<line>
nos últimos ano*, tem havi*o um aumento no núme*o de escol*s *o campo que estão **ndo
</line>
<line>
*ech*das, o que te* des*ocado *studantes para o* centros urbanos. Essa situação *era
</line>
</par><par>
<line>
desigualdade* educacionais, pois os estudantes do campo têm sua* próp*ias rea*idades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sabe*es, *ue são muitas vezes *gnora*os na educação urbana.
</line>
</par><par>
<line>
C**o obs*rvado, a redução *o número de alu*o* matric*lados em escolas d* cam*o
</line>
</par><par>
<line>
está relacionad* ao fech*mento de um grande número
</line>
<line>
dessas in*tituições no* **timos ano*.
</line>
</par><par>
<line>
Tal *rocesso pod* ser resultado da aus*n**a de pol*ticas **blicas e*icazes ou
</line>
<line>
*a fal** de
</line>
</par><par>
<line>
i*teresse d*s g**ernantes em manter es*olas *m áreas rurais, que,
</line>
<line>
em g*ral, apre*entam u*
</line>
</par><par>
<line>
núm*ro de estudantes inf**io* ao das escolas urbanas.
</line>
</par><par>
<line>
Com base em seus estudos, verificou-se que é *e extrema impo*tância garantir aos
</line>
<line>
al*nos surdos *ma educação que *rom*va *eu pleno des*nvolvimento. Trata-se de um direito
</line>
<line>
fundamenta* desses alunos terem acesso a uma ap**ndizagem de qu**ida**, em *ondiçõ*s de
</line>
<line>
igualdade co* os *emai*. *ar* isso, segun*o a autor*, * nece*sár*o *u* as e*co*as
</line>
<line>
dis*on*b*lizem *rofissionais intérpretes para a*xiliar no pr*cesso d* ensino e apr*ndizagem.
</line>
<line>
*obre a educação do campo, Camu*ça * Silva (2015) afi*mam *ue:
</line>
</par><par>
<line>
A *d*ca**o do camp* se*pre foi
</line>
<line>
ex*luída n*o direta*ente das polí*icas púb*icas,
</line>
</par><par>
<line>
mas *o* problemas de *nvestimentos p*r part* *o governo. A *xclusã* dos povos
</line>
<line>
do campo não é de h*j*, j* vem de m*itos anos, *nde muitos movimen**s n* campo
</line>
<line>
*co*t*ceram, mas em gran*e m*ioria **m ret*rn*, ou sem s*cesso.
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso, * *studo dos
</line>
<line>
autores *risa o quão as *scol*s do **mpo vivem em *ma
</line>
</par><par>
<line>
situa*ã* pr*cária em *el*ç*o às esc*las urba*as, prin*ipa*mente n* que concerne
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
profissionais cap*cit*dos para li*ar co* al*n*s com de*i*iê*cia.
</line>
</par><par>
<line>
A*esar d* existir a lei e de já estar sendo exercida há alguns anos, vemo* q*e aind*
</line>
</par><par>
<line>
hoje na a*ualidade,
</line>
<line>
mu*tos
</line>
<line>
prof*ssores não têm preparação par* *idar co* pessoa*
</line>
</par><par>
<line>
com algum t*** d* defici*ncia, princi*almen*e os surdos, que *em uma lín*ua
</line>
<line>
própria, mas que mui*as pessoa* n*o conhecem, e não sabem se c*municar, e n*m se
</line>
<line>
i*teressam em aprender (CAM*RÇA; S*LVA. *01*. p. 30).
</line>
<line>
Acrescentam também que na maioria das *scolas n** há *ntérpretes em sa*a de au*a,
</line>
</par><par>
<line>
o que cont*ibui p*r* abandono escolar e*tre e*tudante* surd*s. Di*nte dessa real**ade, *
</line>
<line>
mu*tos *cabam *usca*do *atr*cula *m instituições espec**lizadas, onde podem co*viver *om
</line>
</par><par>
<line>
ou*ros
</line>
<line>
alunos **rdos. Exi*tem *r**esso*es
</line>
<line>
qualif*c*d**, inclu*ive s**dos *ode*ados, que
</line>
</par><par>
<line>
consegu*m falar e o*vir um p*u*o, mas ai*da é *ma quant*d*de reduzida **s
</line>
<line>
escolas
</line>
</par><par>
<line>
*e*ul*res.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 5, p. *0*-11*, ou*. 2025 w*w4.Unifs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lib*as na Edu*ação do C*mpo: Um Passo p*ra a I*cl*são
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
Apesar do* impasses que cerc** a ed*cação do campo, Leite e Santo* (20**)
</line>
<line>
anal*saram a inclusão de pesso*s su**as nas escolas do c*mpo. Eles conclue* que a educação
</line>
<line>
*o campo é um *spaço *ropíc** para a inc*usão de surdos, m*s qu* é necessá*io q** ela **ja
</line>
</par><par>
<line>
bilíngue e cont*mple a r*ali*ade do ca*po
</line>
<line>
e di* a *ia dos a****s. Leite e Santo* (2018) o
</line>
</par><par>
<line>
af*rmam *u*:
</line>
</par><par>
<line>
A educa**o bilí*gue no co*texto educacional do campo implica em
</line>
<line>
des*nvolve* a ap*en**z*gem da criança surd* p*r meio da LIBRAS,
</line>
</par><par>
<line>
tomando
</line>
<line>
por base os conhecimentos de mundo vivenciado* por e*s*s
</line>
</par><par>
<line>
*riança*,
</line>
<line>
*a *ealidad* ca*pe*i*a * qual perte*cem (LEITE; SANTOS,
</line>
</par><par>
<line>
2 0 1 8 . p . 2 9 ).
</line>
<line>
Moura e Soares (2013) tamb*m afirm*m *ue, apesar das dificulda*es encontrad*s na
</line>
</par><par>
<line>
**c*usão
</line>
<line>
de sur*os, s* percebe uma m**or fa*i*idade na escola d* *a*p* para *ue essa
</line>
</par><par>
<line>
inclusão a*onteç*, pois a relaçã* pró*ima exis*ente en*re a comuni*ade esc*lar faz c*m que
</line>
</par><par>
<line>
pais, alunos
</line>
<line>
e professore* mant*nham um diálo*o
</line>
<line>
** compr*ensão sobre a
</line>
<line>
que*tão da
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o dentro da escola.
</line>
<line>
Em rela*ão à *ducação bilíngu*, Fra*ce*ino (2020) *estaca que:
</line>
<line>
Essa *roposta b*lí*gue *dvoga que *ão *ri*ilegia uma língua, mas b*sca *ar
</line>
</par><par>
<line>
co*dições
</line>
<line>
*s *essoas surdas de desenvol*erem-se e* lí*gua d* s*nais e,
</line>
</par><par>
<line>
posterio*mente, na l*ngua oficial d* país, *odendo usar a modali*ade oral-audit*va
</line>
<line>
e/ou escri*a. Assim, *ambém é importan*e ressa*tar q*e a Confe*ên*ia da *nesco, em
</line>
<line>
1951, ***erminou que * sujei*o que us* uma língua *iferente (a majoritá*ia do *aís)
</line>
<line>
t** o direito *e ser *ducado em sua própria lí*gua, *onforme o *r*jeto e*uca*i*na*
</line>
<line>
bilín*ue.
</line>
</par><par>
<line>
A educação bil*n*ue no contexto edu*acion*l do campo implica desen*olv*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zagem *a crian*a surda por *eio da Lib*as, tomand* por base os co*hecimentos de
</line>
<line>
mundo vivenc*ados por *ss*s crianças na *ealidade camp*sina à qual pertencem.
</line>
<line>
De acordo com Mota (2019), a pr*sença de estudantes surdo* em salas regulares de
</line>
</par><par>
<line>
aul* traz benefícios não só pa*a eles, mas tamb*m *ara seus col*g**. Além de aprender
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
con*iver com *s diferenças, os a*u*os o**intes mu*tas *ezes se m*stram interessado* em
</line>
</par><par>
<line>
aprender a *ín*ua B**sil*i*a *e ***ais (Libras).
</line>
<line>
"Em **sso en*e*dimento, a
</line>
<line>
esco*a
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
po*eria
</line>
<line>
*erder opor*u*id**e *e ensinar *ibras par* t*d*s, par* que a *om*nicaç*o
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
amp*iass* * se c*nsolidassem as pr**i*as ** inclusão" (MO*A, 2*19, p. **4).
</line>
</par><par>
<line>
A**m disso, observa-*e no seu estud* q*e a *nclu*ão *sco*ar é um processo
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
re*uer mu*a*ç*s c*rriculares * capacitação de profissiona*s. Pa*a que a inclusã* seja *fetiva,
</line>
</par><par>
<line>
é preciso que a escola sej* um esp*ço abert* e i*clusivo, onde todos
</line>
<line>
os a*un*s,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 22, n. 10, art. 5, p. 1*0-117, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unif*anet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. Borges, D. *. Silva, L. A. Carv*l*o
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
*ndependentem*nte de s**s pec*li*ridades, t*nh*m esp*ç* par* ap*ender. Além
</line>
<line>
di s s *,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*mp**tante de**ist**icar preconce*tos enra*za**s em nos*a soci*dade.
</line>
</par><par>
<line>
C*nsiderando essa realidade,
</line>
<line>
é preciso buscar metodologias e *st*até***s que
</line>
</par><par>
<line>
p*omovam o desenvolv*m**to au*ô*o*o, a refl*xão * a critic*dade dos estudantes, para *u* a
</line>
<line>
*sc*la contrib*a para a construção de **a so*i*dade *ais j*sta.
</line>
<line>
De a*ordo c*m Moura e Soares (2013. p.9):
</line>
<line>
Qua*d* falamo* em in*lusão de su*dos, *ala*os n* aquisição de *IB*AS n*o
</line>
<line>
somente *elo alu*o, m*s sim por profe*sora e colegas. A *ealização da* *ulas em
</line>
<line>
LIBRA* privilegiou sempre trazer o contexto e realidades ** campo, que eram
</line>
<line>
conhecidas p*la al*na. *artido en*ão de produtos c*ltivados em *asa, da locali*ade
</line>
<line>
onde mora, de objetos diár*os a inse*ção d* LIBRAS tanto no atendi*ento como nas
</line>
<line>
a**vidades d*sen**lvidas em s**a de aula.
</line>
<line>
Desse modo, * Libras é uma *íngu* que d*ve se* estudada e le*a*a *ais * sér*o. Essa
</line>
</par><par>
<line>
é uma lín*ua que *ão pode ser *prendida em p*ucos me*es, pois é como ap*ender
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ortuguês, uma língua que ap**nd*mos des*e a *nfânc*a, até a fase adulta, e po* isso deve ser
</line>
<line>
incluída n* edu*ação *ásica. O *urdo tem o direito de apre*de* s*a *íngua, a Língua Brasileira
</line>
<line>
de Sinais (*ibra*). P*rtanto, d* acor*o com Camurça e Silva (*015), as e*colas regulares que
</line>
<line>
a*e*de* *lunos su*dos devem ofe*ecer um ensino bi**ngue, em Libras e na **d*lidade escrita
</line>
<line>
da língua portuguesa, d* forma que e*ses alunos pos*am desenvolver *le*amente sua*
</line>
<line>
habilid*des li*guístic*s * *ogn*tivas.
</line>
<line>
Com os achad*s da *esquisa, notou-s* *ue a educação do campo, no ge*al, p***ui
</line>
<line>
alg*m*s carências, princi*almen*e, em co*paração com a educação das escolas urbanas. Isso,
</line>
<line>
sobretudo, devido à fal** de capacitação de *r*fessores e *e intérpretes. P*ré*, foi *bs*rvado
</line>
<line>
que a i*clusão de *lunos sur*os nas esco*as do *ampo é algo posi*ivo e a presença de alunos
</line>
<line>
surdos nas salas d* au*a tr*z benefícios para *odo*. *ntr*tanto, deve ser *ma ed*cação
</line>
<line>
bilíngue * que co*temple a realidade do ca**o, poi*, para q*e a inclus*o aco*teça de *ato,
</line>
<line>
como visto, é necessá**o que a *scola e os professor*s estej*m pre*arados *ara receber esses
</line>
<line>
alunos.
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Esta pes*uis* teve *omo objeti*o inve*tigar, com base nos est*dos analisados, a*
</line>
</par><par>
<line>
*bor***ens
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
envolvem inclusão da Libras n* Educação a
</line>
<line>
do C*mpo.
</line>
<line>
Nesse s*ntid*,
</line>
</par><par>
</page><line>
buscou-se compreen*er os des*fios de sua *m*lem*ntaç*o nas escolas do ca*po * ident*ficar
</line>
<line>
seus benefício*, especi*lment* no *ontex*o da educação bi*í*gue. Al*m disso, p*ocuro*-se
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. **, art. *, p. 100-117, out. 2025 www4.*nifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lib**s na E*ucação ** Cam*o: Um *asso para a **clusão
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
evide**iar, a p*rtir d** estudos, a *mportância d* formação *e pro**ssores para * u*o *a
</line>
<line>
Lib*as e *ara a inclusão de pe*soas surdas na Edu*ação Básica.
</line>
<line>
Ver*ficou-se que a Educação do Campo necessita de *a*or valorização, de modo *u*
</line>
<line>
todos os alunos especialmente os sur*os te*h** ace*s* a *ma *du*aç*o de qualidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em muit*s *as*s, a es*ola do campo
</line>
<line>
ainda apresenta defasage*s e* relação às instituições
</line>
</par><par>
<line>
urbanas, o *ue pode s** explicado pe** escassez d* i*vestim*ntos, sobre*udo *a formação d*
</line>
<line>
profiss*onai* *apacitado* para o *so da Lib*as em *al* de au*a e na *ontrataçã* de intér**etes.
</line>
</par><par>
<line>
M*s, apesar des*as
</line>
<line>
cir*u*stâncias, quanto à in*lu*ão de al*nos su*dos, na educaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*o campo pode have* *ma *a*or faci*id*d*, como vis*o. Isso se deve à relaçã* de
</line>
<line>
proximidade ** c*mun**a*e es*olar. A*ém diss*, *omo observado, é de suma i*portância qu*
</line>
<line>
a e*ucação do campo se torne bi*íngue e fa*or*ça a realida*e d* cam*o.
</line>
<line>
Por fi*, compr*endeu-se que a presenç* de a*uno* surdos *m sal*s regulare* traz
</line>
</par><par>
<line>
**nefíc*os para *odos. D*ante *i*so, de fund*me*tal imp*rtânci* que esses estudantes é
</line>
</par><par>
<line>
estejam incl*í*os **s *scola* e, mais d* que isso, q*e a instituição seja
</line>
<line>
um espaço aberto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*eparado par* r*c*bê-l*s, promove*do també* * aprendizado da Língua Brasile*ra de Sina*s
</line>
<line>
(L*bras).
</line>
<line>
Port*nto, esta pesquisa *od* s*rv*r de base par* fu**r*s estudos na áre* da Libras *
</line>
<line>
da Educaç*o do Campo, de modo a p*o*over ref**xõe* sobre a* discu*sõ*s **e env*lvem a
</line>
<line>
integração da Libr** nes*e contexto educacio*a*.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
*ARBOSA, F. V. M*n*al da Língua de Sinais Bra*ileira: *m guia prático para professores
</line>
<line>
e i*térpr*tes de Libras. Ed. UFSC, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
B*RRO*, A.; JÚNIOR, L.; CASSI*NO,
</line>
<line>
P. A Inclusão do S*rdo na Edu*ação Bá**ca.
</line>
</par><par>
<line>
EditoraA*araA*ul.*4ed.2018.Dispon*velem:https://editor*a*araaz*l.com.br/site/admin/ckfin*e
</line>
<line>
r/userfile*/files/7%C2%BA%20Ar*i*o%*0da%20Re**sta%2024%20d*%20BARROS%2C%
</line>
<line>
20CAGNON%*0e%20CASSIAN*.pdf. *cesso e*: 01 maio 2*23.
</line>
<line>
BRAUN, V.; *LAR*E, V. U*i*g thema*ic *nalysis i* psychology. Q*ali*ative Resea*ch *n
</line>
<line>
Psycho*o*y, v. *, n. 2. p. 77-101. 2*06.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. L*i *º 9.394, de
</line>
<line>
20 de dezembro de
</line>
<line>
*996. Pr*sid*ncia *a República Casa Civil
</line>
</par><par>
<line>
**a*ília, DF, 20 de dezembr* d* 19*6.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Lei Nº 10.436,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2* de a*ril de 2002. Presidência d* R*pública Casa Ci*i*
</line>
</par><par>
</page><line>
Subch*fia para Assuntos Jurídicos. Brasíli*, DF, 24 de *bri* de 2002.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* *I, *. *2, n. *0, art. 5, p. 100-117, out. 2025 **w4.Uni*sane*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. L. B*rges, *. P. Silva, L. A. *arvalho
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
BR*SIL.
</line>
<line>
Lei
</line>
<line>
n º 1 3 .1 4 6 , d e 6
</line>
<line>
de
</line>
<line>
j ul h*
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
201 5.
</line>
<line>
Presidência
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
República
</line>
<line>
Casa
</line>
<line>
Civi*
</line>
</par><par>
<line>
Subche*ia par* Assu*to* Jurídic*s. B*a*ília, DF, 6 de *ul*o *e 2015.
</line>
</par><par>
<line>
BRA*I*.
</line>
<line>
L*i
</line>
<line>
n º 1 3 .1 4 6 , d e 6
</line>
<line>
de
</line>
<line>
j ul ho
</line>
<line>
de
</line>
<line>
201 5.
</line>
<line>
P*esidê**ia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Rep*blica
</line>
<line>
Casa
</line>
<line>
Civil
</line>
</par><par>
<line>
S**c*efia para **s*nt*s Jurídicos. Brasília, D*, 06 *e ju*ho de 2015.
</line>
</par><par>
<line>
CAL*A**, R. *. Educação do **mpo: not*s *ara uma
</line>
<line>
análise de per*urso. Trab. Educ.
</line>
</par><par>
<line>
Saúde, R*o d* Ja*eiro, v. 7. n. *, p. 3*-64, m*r./jun. 2*0*.
</line>
</par><par>
<line>
CAMURÇA, *. O.; SIL*A, K. P. Inclusão: Um Ol*ar Sobre * Pr*tica da Língu* Br*sileir*
</line>
</par><par>
<line>
de Sinais - *ibras
</line>
<line>
n*s Escol*s do *ampo. 2015. 39 f. Trabalho d* conclusã* de curso
</line>
</par><par>
<line>
(Gra*uação em Pedagog*a), UFPB, J*ã* *essoa-P*, 2015.
</line>
<line>
CLARK, O. A. *.; **ST*O, A. *. A Pesquisa. Pes*ui O*on*ol Bras. 2003. Disponív*l
</line>
<line>
em: https://www.scielo.*r/j/pob/a/Y7Zwy8*NN*f6TS6Sv78*6SN/?format=pd*&lang=pt.
</line>
<line>
Acess* em: *9 maio de 2023.
</line>
<line>
G*L, A. *. Como el**o*ar projetos de pesqui*a. São Pau*o: At*a*, *002.
</line>
</par><par>
<line>
FARIA, E. M. B. et al. Língua de si*ais: *m i*strumento *iabilizador do
</line>
<line>
des*nvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
cogni*ivo e interacional do s*rdo. In: DORZIAT, A. Estudo* su*dos: *iferentes olhares. Porto
</line>
<line>
Al*gre: Mediação, 2011.
</line>
<line>
FONSECA, J. J. *. Metodologia da p**quisa científi**. *ortaleza: UEC, 2002. Apostila.
</line>
<line>
FRANCELI*O, V. A. Educação do Campo: Conflitos e Desa*ios na Educação d* Surdos.
</line>
<line>
2020. *6 f. *rab*lho de conclu*ão de curso (Especial*zação em Libra*-*AD), Ins*i**to
</line>
<line>
Federal da **r*íb*, *ARI-PB, 2021.
</line>
<line>
LACERD*, C. B. F. A inclusão esc*l*r de *lun*s *urdo*: o que dizem alunos, pr*f*ssor*s e
</line>
<line>
*nté*pretes so*re esta expe*iência. Cad. *edes, Campinas. v. 26. n. *9. p. 1*3-184, maio/a*o.
</line>
<line>
2006.
</line>
<line>
L*ITE, T. C.; SANTOS, *. J. M. A E*c*la do Campo e os S*rdos *amponeses: Impasses e
</line>
</par><par>
<line>
Possi*i*idades
</line>
<line>
Frente
</line>
<line>
à
</line>
<line>
In*lusão
</line>
<line>
Escolar.
</line>
<line>
Dis*onível
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
file:///C:/U****/CP*/Downl**ds/TR*BALHO_E*073_MD1_SA10_*D6438_31082017*02*
</line>
<line>
0*%20(2).pd*. Aces*o *m: 10 de s*t. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
M*N*YO, M. C. de *. (org.). Pesq*is* Soci*l. T*oria, mét*do e cri*tividade.
</line>
<line>
18 *d.
</line>
</par><par>
<line>
Petrópoli*: *o*es, 20*1.
</line>
</par><par>
</page><line>
MOURA, C. V. M.; SOA*ES, *. S. *. Surd*z Em Fo**: Uma Experi*ncia Em E*co*a do
</line>
<line>
Campo.Dis*o*ív*l*m:<https://*ww.uf*m.b*/app/uploa*s/sites/373/20**/0*/**giona*_Santa_
</line>
<line>
Ma*i*_**13-5-1.pdf.> Acess* em: 10 de set 2023.
</line>
<line>
*OTA, D. S. Educaçã* de Su*dos no *ontext* Rural: A Re*l*d*de d* U*a esc**a Inclus*va.
</line>
<line>
R*vista Educaçã* * Ciências *ociais, Salvador, n.3, v. 2, p. 154-166, 2019.
</line>
<line>
*OUZA, M. A. Educação do campo: propo*t*s e práticas pedagógica* do **T. Petrópolis,
</line>
<line>
*J: *ozes, 2006.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 5, p. 100-117, out. 2025 www4.*nifsanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Lib**s na Edu*ação *o **mpo: Um Passo para a *nclusã*
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
Como Ref*r*nci*r este Ar*ig*, conforme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
BO*GES, *. J. *; *I*VA, D. *; ***VALHO, L. A. Libra* n* Educação do Camp*: Um Passo para
</line>
<line>
a In*lu*ão. Rev. *S*, Teresina, v. 22, n. 10, *rt. 5, p. 100-117, o*t. 2**5.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição do* Autores
</line>
<line>
M. J. L. B*rges
</line>
<line>
D. P. Silva
</line>
<line>
*. A. Carvalho
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e planejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*t*rpret*ção dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascunho ou n* *ev*são c*ítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na a**ovação d* versão *inal do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 22, n. *0, a*t. 5, p. 100-117, out. 20*5
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)