Território e Educação no Piauí: Formação, Desenvolvimento e Perspectivas / Territory and Education in Piauí: Formation, Development, and Perspectives
Resumo
O presente estudo tem como objetivo discutir o território piauiense, considerando seu contexto histórico de ocupação, as fases de desenvolvimento econômico e as perspectivas para o cenário educacional no século XXI. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica das principais obras relacionadas ao Piauí, com destaque para o território e suas implicações para a educação no estado. O território piauiense é resultado de um processo histórico de ocupação que, ao longo do tempo, reflete diretamente nas projeções para o futuro, especialmente no que se refere à educação. Observa-se um crescimento na oferta de estabelecimentos de ensino, desde as primeiras escolas até instituições de maior porte, o que aponta para um avanço gradual do setor educacional. Os investimentos públicos federais ao longo do século XX possibilitaram o fortalecimento do setor de serviços e contribuíram para melhorias no cenário educacional. A partir da análise da literatura consultada, nota-se que diversas transformações ocorreram na educação em função das mudanças sociais, econômicas e territoriais vivenciadas no estado. O desenvolvimento do sistema educacional piauiense foi marcado pela criação de escolas de referência e universidades, que promoveram a qualificação profissional necessária para atender às demandas do mercado de trabalho. Assim, observa-se que o Piauí construiu um cenário educacional com perspectivas de crescimento, alinhado ao desenvolvimento territorial e à melhoria das condições de vida de sua população.
Palavras-Chave: Território. Perspectivas. Cenário Educacional. Piauí.
ABSTRACT
This study aims to analyze the territory of Piauí, considering its historical context of occupation, phases of economic development, and prospects for the educational landscape in the twenty-first century. To this end, a bibliographic review of the main works on Piauí was conducted, with emphasis on the implications of the territory for education in the state.The territory of Piauí reflects a historical process of occupation that, over time, directly influences future projections, particularly in the educational field. There has been a noticeable increase in the availability of educational institutions, from the first schools to larger institutions, highlighting the gradual advancement of the sector. Federal public investments in the twentieth century contributed to strengthening the service sector and improving the educational scenario. The literature indicates that education in Piauí has undergone several transformations due to social, economic, and territorial changes in the state. The development of the educational system in Piauí has been marked by the establishment of reference schools and universities, which enabled the professional qualification required to meet labor market demands. Consequently, Piauí has built an expanding educational landscape aligned with territorial development and the improvement of living conditions for its population.
Keywords: Planning. Perspectives. Educational Scenario. Piauí.
Referências
O presente estudo tem como objetivo discutir o território piauiense, considerando seu contexto histórico de ocupação, as fases de desenvolvimento econômico e as perspectivas para o cenário educacional no século XXI. Para tanto, realizou-se uma análise bibliográfica das principais obras relacionadas ao Piauí, com destaque para o território e suas implicações para a educação no estado. O território piauiense é resultado de um processo histórico de ocupação que, ao longo do tempo, reflete diretamente nas projeções para o futuro, especialmente no que se refere à educação. Observa-se um crescimento na oferta de estabelecimentos de ensino, desde as primeiras escolas até instituições de maior porte, o que aponta para um avanço gradual do setor educacional. Os investimentos públicos federais ao longo do século XX possibilitaram o fortalecimento do setor de serviços e contribuíram para melhorias no cenário educacional. A partir da análise da literatura consultada, nota-se que diversas transformações ocorreram na educação em função das mudanças sociais, econômicas e territoriais vivenciadas no estado. O desenvolvimento do sistema educacional piauiense foi marcado pela criação de escolas de referência e universidades, que promoveram a qualificação profissional necessária para atender às demandas do mercado de trabalho. Assim, observa-se que o Piauí construiu um cenário educacional com perspectivas de crescimento, alinhado ao desenvolvimento territorial e à melhoria das condições de vida de sua população.
Palavras-Chave: Território. Perspectivas. Cenário Educacional. Piauí.
ABSTRACT
This study aims to analyze the territory of Piauí, considering its historical context of occupation, phases of economic development, and prospects for the educational landscape in the twenty-first century. To this end, a bibliographic review of the main works on Piauí was conducted, with emphasis on the implications of the territory for education in the state.The territory of Piauí reflects a historical process of occupation that, over time, directly influences future projections, particularly in the educational field. There has been a noticeable increase in the availability of educational institutions, from the first schools to larger institutions, highlighting the gradual advancement of the sector. Federal public investments in the twentieth century contributed to strengthening the service sector and improving the educational scenario. The literature indicates that education in Piauí has undergone several transformations due to social, economic, and territorial changes in the state. The development of the educational system in Piauí has been marked by the establishment of reference schools and universities, which enabled the professional qualification required to meet labor market demands. Consequently, Piauí has built an expanding educational landscape aligned with territorial development and the improvement of living conditions for its population.
Keywords: Planning. Perspectives. Educational Scenario. Piauí.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.10.6
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)