<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-*3*, ou*. 2025
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*0.6
</line>
</par><par>
<line>
Território e Educação no Piau*: F*rmação, De*en*olvim**to e Perspecti**s
</line>
<line>
Territory *nd Educatio* in Pi*u*: Formatio*, Development, **d Per*pectives
</line>
</par><par>
<line>
*ine* Apare*i*o Paz e S*lva
</line>
<line>
Doutor em Geogra*ia *a Universidade ***adual do P*auí
</line>
<line>
Professor d* Universi*ade Estadua* do Piauí-UESPI
</line>
<line>
li*eu*azsilva@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Li*eu Apare**do Paz e *il*a
</line>
<line>
Editor-Che*e:
</line>
<line>
**.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Ke*ley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Un*v*rsidade E*tadual do Pi*uí, UESPI. Avenida S*nto
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
Ant*nio *ão *uis,6*280000 - Ca*po *a*or, PI - Bras*l
</line>
</par><par>
<line>
Ar*igo recebido e* 15/01/2025. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
recebi*a em 30/01/2025. Ap*o*a*o *m 3*/01/20*5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av**iado pelo sistem* T*iple *eview: Desk *eview a)
</line>
<line>
p**o *ditor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e*
</line>
<line>
(avaliaçã* *e*a po* dois ava*iadores da **ea).
</line>
<line>
Revis*o: Grama*ical, Norm*tiva * de Format*ção
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Terr*tório * Educação ** Piauí: For*ação, Desenvol*ime*t* e Perspectivas
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
R*S*MO
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ente
</line>
<line>
es**do tem *omo objetivo discuti* o
</line>
<line>
terr**ório piauiense, consider*ndo seu
</line>
</par><par>
<line>
c*ntexto histórico de ocup*ção, as *a*es de dese*volvimen*o ec*n*mic* as perspecti*as e
</line>
</par><par>
<line>
para o cenário edu*acional n* séc*l* XXI. Pa*a
</line>
<line>
tanto, realizou-se u*a análise b*bl**gráfic*
</line>
</par><par>
<line>
das pr*ncipa*s *bras *elacionadas ao Pi*uí, c*m destaque para * território e sua* i**li*ações
</line>
</par><par>
<line>
par* educação no *sta*o. O territór*o piauiens* é resultado de um processo a
</line>
<line>
h*st*ri*o de
</line>
</par><par>
<line>
ocupação que, ao longo do t*mpo, re*let* diretamente nas projeçõe* para o futu*o,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecialmen*e no que se refere à educação. Ob*erva-se um **escimento na oferta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estabe*e**me*tos de en**no, d*sd* a* *rimeiras *scola* até inst*tuições de m*i*r porte, * que
</line>
</par><par>
<line>
aponta para um avanço
</line>
<line>
*r*d*al do setor e*ucacional. Os in*e**i*e**os públicos f*derais
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
longo do *éc*lo XX *ossibil*taram o fo*taleci*ento do setor de serviços e contribuír** para
</line>
</par><par>
<line>
melhorias *o
</line>
<line>
cenário educacional. A p*r*ir da aná*ise da lit*r*t*ra consultada, nota-se
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
dive*sas tran*f*rmações ocorreram n* educaç*o *m função das mudanças soc*ais, *conômicas
</line>
<line>
* te*ritoriais *ivenciada* no esta*o. * de**nvo*v*m**to do si*tem* e**cac*ona* p*auie*se fo*
</line>
</par><par>
<line>
marcado pe*a **iação
</line>
<line>
d* escol*s
</line>
<line>
de ref**ê*cia e unive*sidades, que promoveram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ualificação profissional necess*ria para atender às demanda* do mercado de trabalho. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
obse*va-se q*e o Piauí construiu um *enário ed*cac*onal
</line>
<line>
c*m *ersp*ctivas de crescimento,
</line>
</par><par>
<line>
**inh*do ao desen*olvimento te*ritorial e à melhoria das condições de **da de sua populaçã*.
</line>
<line>
Palavras-Chave: Terr*tório. *erspectivas. Cená*io Educacional. Piauí.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
</par><par>
<line>
This st*dy a*ms
</line>
<line>
to analyze the
</line>
<line>
terri*ory of P*auí, consid*ring its hi*tori*al co*text o*
</line>
</par><par>
<line>
occupation, phases of e*onomic developmen*, an* prospects fo* the educational lan*scape in
</line>
<line>
the *wenty-first ce*tury. To this en*, a bibliographic re**ew of the main *orks on Piauí *as
</line>
</par><par>
<line>
conducted, with
</line>
<line>
emp*a*is
</line>
<line>
on t*e *mplications of
</line>
<line>
the te*ritory fo* education in the s*ate.*h*
</line>
</par><par>
<line>
*erritory of Pia*í refl*cts a hist*rical p*ocess of occupation th*t, o*e* tim*, directly *nfluences
</line>
<line>
futur* pr*ject*ons, particu*ar*y in t*e educat*on*l field. There ha* *een a not**eable increas* i*
</line>
</par><par>
<line>
the availa*ili*y
</line>
<line>
o* *ducational inst*t*tions, from the first scho*ls to larger
</line>
<line>
* ns t i t ut i ons ,
</line>
</par><par>
<line>
*ighligh*ing
</line>
<line>
the gra*ua* adv*nceme*t of the secto*. Feder*l public investmen*s
</line>
<line>
i n t *e
</line>
</par><par>
<line>
t*ent*eth century *ontrib*ted t* s*rengthenin* t*e s*r*ice s*ctor and i*proving
</line>
<line>
t* e
</line>
</par><par>
<line>
educa*ional sce*ario. The literature in*icates tha* educati*n in Piauí
</line>
<line>
has undergon* *everal
</line>
</par><par>
<line>
tran*formati*ns due to social, economic, and territ*rial chang*s in th* *ta*e. The developm*nt
</line>
<line>
of th* **ucati*nal syst*m in Piauí has been *arke* b* the est*b*is*men* of re*e*ence schools
</line>
<line>
and universities, w*ich enabled th* *rofessional qua*ification r*qui*ed to m**t *abor marke*
</line>
<line>
demands. C*nsequently, Pia*í h*s built an expanding educa*ion*l lands*ape aligned *ith
</line>
<line>
territ**ial dev*lopment *nd the *mprovement of living conditio*s for i** population.
</line>
<line>
*eywor*s: ***n*i*g. Per*p*ctive*. Educationa* Sce*ar**. Piauí.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-1*7, o*t. 2*25
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. P. Silva
</line>
<line>
*20
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*n*e e*tud* tem como ob*et*vo d*s**tir o territór*o *iauiense, considera*do seu
</line>
</par><par>
<line>
contexto
</line>
<line>
hist*ri*o *e ocupa*ão, a* fases de e**ru*u*ação econô*i*a e as perspectiva* par*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
***ário ed*cacional no século XXI. *ssa análise busca compreender como o p**sado refle**
</line>
</par><par>
<line>
n* realid*de
</line>
<line>
atual * in*lue*c** os cam*n*os futu**s. O territó*io do Piauí apresenta *ma
</line>
</par><par>
<line>
dinâmic* *ar*a*a pe*o processo de ocup*ção e pela *orma*ão de uma soc**dade fortem*nte
</line>
</par><par>
<line>
ligada à *eligião ao* cos*um*s *oc*is. Assim, e
</line>
<line>
compr**n*er a trajetóri* h**tórica
</line>
<line>
*ermi*e
</line>
</par><par>
<line>
an*lisar o* refl**o* do passado * *rojet** possíveis cenários *e desen*ol*imento. O p*norama
</line>
<line>
estrutu*al, econômi*o, social e ed*c*ci*nal *o estado *stá d*retamente re**c**nado à i*serção
</line>
</par><par>
<line>
cultural e *o modo *e vi*a dos
</line>
<line>
prime*ros po*o*do**s, esp*cialmente os bandeir*nte*
</line>
</par><par>
<line>
portugueses. N*s*e pe*íodo **icial, a edu*ação e * *ultu** foram fo*t*me*t* influenciadas pela
</line>
</par><par>
<line>
*erança lusitana, **f*exo d* pr*sen*a d* metrópole d*ra*te * colon*zaç**. *efletir *obre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Piau* imp*ica considerar seu contorno geográfico e a
</line>
<line>
con*titu*ção econômica, social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
educa*ional.
</line>
</par><par>
<line>
O processo de ex*ansão territorial de*encadeo* transformações q*e i**actara*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*conom*a e a edu*ação, tor*an*o *s*e últ*mo tema c*ntr*l *os de*ates atuais sobr* qualidade
</line>
</par><par>
<line>
e of*rta d* *nsin*. * e*uca**o só pas*o* a cresc*r de forma
</line>
<line>
signif*ca*iva * pa*tir d* sé*ulo
</line>
</par><par>
<line>
XX, período marcado
</line>
<line>
por trans*orm**õ*s econômicas qu* p*ssibilit**am investimento* na
</line>
</par><par>
<line>
área. Isso *esultou na
</line>
<line>
ampl**ção
</line>
<line>
do
</line>
<line>
a*es*o,
</line>
<line>
*a red*ção do a*al*a*etismo * na inclusão da
</line>
</par><par>
<line>
pop*lação d* *aixa re**a no e*sino super*o*. Os inves*imentos pú*licos tam*ém *iabiliza*am
</line>
<line>
o fort*leci*e*t* do comér*io e dos ser*iços, *ontribuindo para o processo d* urbanizaçã*. A
</line>
</par><par>
<line>
e*pan*ão d* rede elét*ica, da*
</line>
<line>
estr*das e dos serviços básicos gerou de*a*da crescente
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
educação, sobr*tudo e* *idad*s como Teresina, *arn*íba e P**os. Este artigo, por*ant*,
</line>
<line>
organi**-se em três et*pas: (1) a anál*se da ocupação *e*ritorial e d*s pr*m**ros aspe*tos
</line>
<line>
educacionais; (*) o exame da e*onom*a e *o ce*ário educaci*nal **s sé*ulos XIX e XX; e (3)
</line>
<line>
a *eflexã* sobr* a real*d**e atual e as perspectivas de desenvolvimen*o educaci*nal no Pi*uí.
</line>
<line>
.
</line>
<line>
2 M*TERIAIS E *É*ODO*
</line>
</par><par>
<line>
Para a rea*ização *es*e est**o, fo* desenvolvi*a uma *ná**se bib*i*gráfica
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
p*incipais obras relacionadas à Geografia do P**u*, com ênfas* n* terr*tório e nas perspec*ivas
</line>
</par><par>
<line>
para o ce*ário *d*cac**n*l do Estado. A
</line>
<line>
bas* *a
</line>
<line>
p*squisa fu**a*en*o*-se em aut*res *u*
</line>
</par><par>
<line>
abo*dam d* forma de*alhad* as características s*cioespaciais *iauiens*s, contemplan*o
</line>
</par><par>
</page><line>
discuss*es sobre *ormaçã* *erritorial, a di*âmi*a econômic* e os desafios edu*acionais. a
</line>
<line>
R*v. FSA, T**esina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025 www4.Unifsanet.com.b*/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Te*rit*rio e Educação no Piauí: Forma*ão, Des*nvolvimento e Perspectivas
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
Alg*ns t*ab*lho* se d*stacam c*mo referência pa** este ***udo, sob*etudo no que c**ce*ne à
</line>
<line>
economi* e à educação, *ais como Martin*, em Piauí: evoluç*o, realidad* e des*nvolvimento,
</line>
</par><par>
<line>
e *antana, em *vol*ção históri*a da
</line>
<line>
econom*a piauiense e
</line>
<line>
ou*ros estu*os. A *artir dessas
</line>
</par><par>
<line>
obras d* outras *on**ib*ições, e
</line>
<line>
*us*ou-se realiza* um e*ame comparativo da* *iferentes
</line>
</par><par>
<line>
interpre*aç*es sobre o território
</line>
<line>
pi*uiens*, abrange*do *últiplas dime*sõ*s, com especial
</line>
</par><par>
<line>
atenção ao setor t*rciár*o e à *d*caçã*, *onsid*r*do* elementos e**ratégicos para
</line>
<line>
compr*en*er as perspectivas do *s*ado.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa biblio**á*i*a constit**u-se no *étodo
</line>
<line>
central *e i*vestiga*ão, adotand*
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
a*ordagem reflexiva dos fatos e fenômenos vinculados ao
</line>
<line>
*ro*esso *istór*c* de
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão *erritorial e
</line>
<line>
ao ce*ário ed**acional piauien*e. *
</line>
<line>
objet*vo foi analis*r de
</line>
<line>
forma
</line>
</par><par>
<line>
c*ítica * territó*io e suas
</line>
<line>
perspect*vas *d*ca*ionais, além *e *ferecer *ubsídios teóricos
</line>
</par><par>
<line>
re*evantes para a temática. *eg*ndo *po*ito (2004), a i*terpreta*ão de *extos científicos ex*ge
</line>
</par><par>
<line>
d*terminados cuidad*s, v*sto que di*er*idade de publicações pode *onduz*r a diferentes a
</line>
<line>
caminhos de anális*.
</line>
<line>
Nesse sentido, * e*co*ha metodológica *ev* estar dir*ta*ente relacion*da ao **o**sso
</line>
<line>
interpretativo, de modo * assegurar a coe*ência da investigação. Com pred*mi*ância de *ma
</line>
<line>
abordagem qualitativa, a pesq*isa bus*ou c*mpreen**r e i*terpret*r *s fenôm*no* do e*paço
</line>
<line>
piaui*nse des*e *ua *ons*ituição históri*a, estabelecend* conexões entre aspectos e*o*ômi*os
</line>
</par><par>
<line>
e edu*aci*nais *o presen*e. Assim, a *n*lise reflexiva proposta contri*ui *a*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
f*rtalecimento d* referencial *eó*i*o e *ara * amp**aç*o do conhe*ime*to sobre o territór*o e
</line>
<line>
suas dinâmicas.
</line>
<line>
3 REFE**SNCIAL TE*RICO
</line>
<line>
3.1 O Piauí *o se* **ntexto: O *ní*io da Ocupação Terr*torial
</line>
<line>
* territóri* pia*ien*e c*nstitu*-se co*o resultado de um p*ocesso histórico de
</line>
<line>
*cupaçã* que, ao *ongo do tempo, moldou s*a estrutura espacial e proje*ou perspe*tivas para
</line>
</par><par>
<line>
seu des*nvolvimento, *obr*tud* no c*mpo educac**nal. A
</line>
<line>
atual con*iguração estrutural,
</line>
</par><par>
<line>
ec*nômica, soc**l e e*ucacion*l do Estado *
</line>
<line>
co*sequên*ia
</line>
<line>
dire*a desse
</line>
<line>
percurso his*órico,
</line>
</par><par>
<line>
iniciado *om a ch*g**a d*s ba*deir**tes no século XVI* e es**ndido até os dias atuais.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pecuária re*resentou a
</line>
<line>
princip*l atividade *conômica n*s primeiros m*m*ntos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
oc*paçã* *o Piau*, r*fleti*do dinâmica econômica p*e*o****nte n* Nordeste litorâne*. A a
</line>
<line>
expa*sã* da criação de gado p*ra o s*r*ão decorreu da necessida*e d* suprir d*ma**as d*s
</line>
</par><par>
<line>
áreas costeiras, que o
</line>
<line>
i*seri* t*rritório piauiense e* o
</line>
<line>
um co*text* de exploraç*o *ou**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025
</line>
<line>
w*w4.Un*fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. P. Silva
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
v**ta*o a investimen*os estruturais, *aracterizado por uma econo*ia de **bsistência. Nos
</line>
</par><par>
<line>
séculos XVI X*I*, a ex*loraç*o territorial esteve as*ociada à b*sca de novas áreas e
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pastagens *elos colonizadores, sobretudo no ser*ão nordestino. Nesse proce*so, as terras
</line>
<line>
piauienses *estacaram-se por sua lo*aliza*ão interiora*a * r***tiv* dis*ância do *itoral, fatores
</line>
<line>
que favoreceram a implantação e e*pa*são da atividade pecuá*ia. * partir da atividade
</line>
<line>
criatór** no sert** **a*iense *e *bse*va o surgimen** das prime*ras vil*s, como é *os*rado no
</line>
<line>
mapa ab*ixo:
</line>
<line>
Mapa: Missões e Cidad*s do Pi*uí *nstaladas entre *s século* X*II e
</line>
<line>
XI*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: IBGE (sd.), IN*OESCOLA (sd.) e SILVA (2007) editado por TO*LSTA*IUS
</line>
<line>
(2*12)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, v. 22, n. *0, art. 6, p. 1*8-1*7, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Territ*rio * *ducação no P*auí: *orma*ão, *e*e*vol*i*ento e Perspe*tivas
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
A ed**ação n* Pia**, durante o pe*íodo colo*ial, apresentou
</line>
<line>
*aixa ex*ressi*idade,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que o territór*o **teve marc*do pri*ritaria*ente *e*a exploração
</line>
<line>
econômica e pel*
</line>
</par><par>
<line>
cr***ão de gado, sem que hou*esse investimentos *i*nificat*vos
</line>
<line>
na f*rmaçã* d* *op*lação.
</line>
</par><par>
<line>
Tr*tava-se, *ortanto, de um *enár** *ducaci*nal limitado, com po*cas pers*ectivas de avan*o,
</line>
<line>
deco*r**te da ausência de *olíti*a* voltadas à esco*arizaç*o e da carê*cia de infraestru*ura
</line>
</par><par>
<line>
para a construção de esc*las. Cabe destacar, contudo, a
</line>
<line>
*tuação dos jesu*tas, que
</line>
</par><par>
<line>
*esempe*har*m papel releva*te na *l*abetiza*ão, ainda que restrita. *u*s ações
</line>
<line>
*once*tr*ram-se, sobretudo, *os filhos de fazend*iros c*m melhor*s c*ndições financeiras, o
</line>
<line>
*ue imped*u a di*u*ão massi*a da ed*caç*o no território piauie*s*.
</line>
<line>
Ne*te cenári* a edu*ação f*rmal encontrou dificuld*de* em se firmar *o *iauí, *ois
</line>
</par><par>
<line>
a ra*ef*ção *a população, o dista*ciamento entre
</line>
<line>
as
</line>
<line>
*azendas, o desi*teresse dos
</line>
</par><par>
<line>
habi*antes que não v*a* necessidade de *studos para
</line>
<line>
* des*mpenho de s*us
</line>
</par><par>
<line>
af**eres, somando-se a isso, a ca*ência de pe*soas c** razo*veis conhecim*ntos
</line>
<line>
para assu*irem o papel de professor e a falta *e estímulo sala*ial se constituíram os
</line>
<line>
principais entraves p**a o d**enrolar da educação le*ra** nos p*imórdios da história
</line>
<line>
desse Estado (FERRO, 1996; p.97).
</line>
</par><par>
<line>
No caso do Piauí, o pr*ce*s* de o*upação territ*r*al ocorre* de f*rma tardia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diferenciada, consol*dando-se do sertão em direção a* litor*l, *o *ontrário d* qu* se verificou
</line>
<line>
em gra*de parte dos **mais Est*d*s nordesti*os. Es** movimento imprimiu *o *erritório uma
</line>
<line>
configura*ão p*culiar, marcada pela fixaç*o ini*ial de a*ividad*s econômicas e sociais no
</line>
<line>
interior, especialmente na pecuária extens*va. Tal dinâmica exp*ica não *pe*as a co*f**ma*ão
</line>
<line>
a*ual dos limites geográficos, mas t*mbém * constitui*ão e*on*m*ca e social do Estado,
</line>
</par><par>
<line>
revelan*o um *u*dr* de de**gu*ldade
</line>
<line>
que se r*prod** histor*camente * qu*, ainda *oje,
</line>
</par><par>
<line>
repercute na organ*z**ão espacial dos s*rvi*os educaci*nais.
</line>
</par><par>
<line>
O caráter disperso d*s f*ze*das, estabelecidas
</line>
<line>
no i*terior, se* articulaç*o
</line>
<line>
comercial
</line>
</par><par>
<line>
significativa ent*e si, g*rou um *sol*mento estrut**al e econ*mic* sustentado po* práticas de
</line>
<line>
sub*istência. Ess* fragme*tação es**cial, asso*iada à ausência de in*esti*en*o* cons*st*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
limitou a eme*gência ** cent*os
</line>
<line>
urba**s
</line>
<line>
dinâmicos e co*tr*bui* pa*a uma *orm*ção
</line>
</par><par>
<line>
*ocioespa*ial *arcada pela ba*xa i*tegração terr*to*ial. Nesse conte*to, a educa*ão foi
</line>
</par><par>
<line>
relega*a * um papel secun*ário,
</line>
<line>
concentrando-*e em po*cos núcleos urb*nos e refletindo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ló**ca
</line>
<line>
de ex*lusã* *ocial e de
</line>
<line>
c*ncen*raç*o de re*ursos típi*a do *erí*do colonial. Assim, a
</line>
</par><par>
<line>
o*u*açã* tar**a e in*er*ori*ada do terr*tór*o piau**nse nã* apenas cond*ciono* sua e*o**mia e
</line>
<line>
sociabilid***, mas t*mbém estr**urou as des*gualdades no acess* à educ*çã*, q*e
</line>
</par><par>
<line>
perma*e**m evident*s
</line>
<line>
na
</line>
<line>
distr*buição des*gual
</line>
<line>
de escolas e universida*es ent*e capital,
</line>
</par><par>
<line>
**dades *éd*as e áreas rurais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resi*a PI, v. 22, n. 10, ar*. 6, p. *18-137, out. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. P. Silva
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
N*sse sent*do, San*ana afirm* que:
</line>
</par><par>
<line>
Nos currais *m expansão, pred**inavam
</line>
<line>
relaçõ*s de c*r**er p*é-*a**tal*sta.
</line>
</par><par>
<line>
** *aqueiros recebi*m em pagamento crias de g**o com as quais fu*davam
</line>
<line>
suas pr*prias faz*ndas. Oc*pados os val*s dos rios sulinos, a onda p*voadora
</line>
<line>
espr**ou-se até o Longá. A econo*ia organizava-se de modo a *cup** os que
</line>
<line>
n*o encontravam traba*ho nos engenhos, mas o car*ter de subsistê*cia
</line>
<line>
*ersist*a na vida das pes*o** (SANTANA, 200*, p.118).
</line>
<line>
Em suma, o process* de ocupação e exploração do território piauiens* n*o favoreceu
</line>
</par><par>
<line>
a co*stituição de **a *as* sóli** de investimentos, tan*o
</line>
<line>
n* esfera econômica quanto
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
educ*cional. Trat*u-se de u*a *cupação motivada sobretudo p*la *ecessidade d*
</line>
</par><par>
<line>
in*o*poração d* novas terras, **m a pre**u*ação inicial *om políticas estruturai*
</line>
<line>
o* com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
desen**lvimento social. Nesse context*, a ec*nomia * a edu*ação a**u*iram
</line>
<line>
um papel
</line>
</par><par>
<line>
secundário, sem avanços s*g*ificativ*s ou tr*n*formaçõ*s *e grande i*pacto.
</line>
</par><par>
<line>
O aspe*to que se s*bressaiu *oi, sobretudo, a lógica *a oc****ão exten*iva de terras,
</line>
<line>
*ue m*rc*u a formação históric* e soci**spacial do Estado. Em síntese, * ocupação do
</line>
<line>
território p**uiense *correu ** f*r*a extensiva e *ouco pla*ejada, *r*or*z*ndo a exp**ração
</line>
<line>
das terra* em *etrimen*o de investimentos estrutur*is. C*mo res*l*ad*, os campos econôm*c*,
</line>
</par><par>
<line>
social e ed*cacional tiv**am dese*volvime***
</line>
<line>
limitado, dei*a**o ma**as q*e ainda
</line>
</par><par>
<line>
repercut*m n* configuraç*o do Estado. Ess* modelo de ocupação territ**ial e ec*n*mic*
</line>
<line>
re*ercutiu diretamente no camp* educacional, condicionando a fo*m*ção de um s*stema
</line>
<line>
marc*do pela desigu*ldade no ace**o e pela concent*ação de oportuni*ad*s em p*ucos
</line>
<line>
centros, como afirma Sant*n*:
</line>
</par><par>
<line>
Nas fazendas
</line>
<line>
as famílias produziam o e*senci*l à vida da popu*a**o nelas
</line>
</par><par>
<line>
concen*ra*a, não s* *i*ha uma pre*cupação *om a compra *e produ**s de
</line>
<line>
*o*a das terras p*aui*ns*s. Não havia comunic**ão com o resto do pa*s ou do
</line>
<line>
mundo, pois * povoação do P*auí se "c*nf*na pela part* do na*cente com os
</line>
<line>
sert*es *esertos que correm para Pern*mbuco" (S*NTANA, 2008, p.123).
</line>
<line>
A dificuldade de comunicação *o t*rr*tório piauiense com o restante do país, em
</line>
</par><par>
<line>
vi*tude da aus*ncia de **tradas e de meios de
</line>
<line>
transp*rt* regulares, lim*t*u de f*rm*
</line>
</par><par>
<line>
signific*tiva o d*senvolvimen*o *conômico **s pri*eiros sécu*os de ocupa*ã*. O isol*men*o
</line>
</par><par>
<line>
estrutural ref*rçou a depe*dência de
</line>
<line>
um* eco*omia de subsistência, na qual a população
</line>
</par><par>
<line>
*ons*mia majoritariamente os próprios recursos *ocais,
</line>
<line>
com* c*rne, leit* e *ouro. Ess*
</line>
</par><par>
<line>
dinâmica eco*ômica rest**ta, volta*a *o aut*consumo, impe*iu a formação *e circui*os
</line>
</par><par>
<line>
comerciais mais amplos e, *onsequentemente, *
</line>
<line>
div*rs*ficação produtiva. E*se quad*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
is*la*ento contribuiu para a perif*r*za*ão do Pia*í dentro do contexto no*des*ino * n*cional,
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 2*, n. 10, art. *, *. 118-137, o*t. *025 www4.Uni*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T**ritório e Ed*cação no Piauí: *ormaç*o, De*envolvimento e Perspecti*a*
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
co*sol*dando uma posi*ão m*rginal tanto *m term** eco*ô***os qu*nto *o*iais. * ausência
</line>
</par><par>
<line>
de inves*iment*s em infraestrutura e em qualificação da pop*laçã* nã* apenas dificul*ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ins*rção do *sta*o e* fluxos econômicos m*is din*micos, mas também comprometeu a
</line>
<line>
constru*ão de uma estrutura educaciona* sóli**. Assim, a limitação de meios de co*unicação
</line>
</par><par>
<line>
e circulação
</line>
<line>
não deve ser compreendida ap*nas como um obs*áculo *ísi*o, mas **mo *m
</line>
</par><par>
<line>
el**ento
</line>
<line>
est*uturante *a desigualdade histórica que marca o território, afetand* de maneira
</line>
</par><par>
<line>
di**ta o a*esso da popula*ão piauiense à educação e às oport*nidad** de mobilid*de so*ial.
</line>
<line>
Ap**ar do* governantes da Cap*tania do Piau* solicitarem constantemente * **iação
</line>
<line>
de esc**as, a Coroa portuguesa perm*n*cia in*iferent* ao* seus apelos fazendo com
</line>
</par><par>
<line>
*ue o povo piauiense
</line>
<line>
permanecesse *a ignorân*ia. Ap**as alguns afort*nados que
</line>
</par><par>
<line>
podiam pagar pelos ser*iços de pro*essores particula*es ou envio de se*s f**hos para
</line>
<line>
outra* regiões mais adianta*as tin*am ac*sso a u*a cultura letrada (REIS, 2*1*,
</line>
<line>
P.03).
</line>
<line>
No período coloni*l, a educação no Piauí manteve-s* re*trita e cons*rvador*, voltada
</line>
</par><par>
<line>
essencialm*nt* *ara a form*çã* religiosa * human*stica, em sintonia com os in*e*es*es
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*li*es
</line>
<line>
locais. Al*eia aos movimento* *e re*o*ação intel*ctu*l, a escolari*ação era privilégio
</line>
</par><par>
<line>
d* pou*os, em um terri*ório m*r*ado pela baixa renda d* pop*lação e por uma economia de
</line>
</par><par>
<line>
sub*istê*ci*, fatores *ue limitara* qualquer avan*o e*tru*ural signi*ic*t*vo. Me*mo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
criação da Capitania *e S*o Jo*é do P*a*í, em
</line>
<line>
171*, e a posterio* constitu*ção de vi*a*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cidades, a **se econômica p*rmaneceu frágil, o q*e inviabil*zou * *niversalização da
</line>
</par><par>
<line>
educa*ão. Esse f**rescimen*o *du*aciona* t*rdi* reforça a lógic* de exclusão social
</line>
<line>
herdada
</line>
</par><par>
<line>
da coloniz*ção: * escola era, em grande me***a, um *spaç* reservado às el*t*s a*rárias e,
</line>
</par><par>
<line>
posteriormente, à pequena burguesia *r*ana, que enxergava no ensino *ma
</line>
<line>
possibil*dade *e
</line>
</par><par>
</page><line>
as*ensão social. Nesse proce*so, a fa*ília * a Igreja *ssumi*am protago*ism* *a man*tenção
</line>
<line>
* d*fu*ã* da esc*lari*ação, *as de forma seletiva e d**igual. *s*im, os avanços *ducacio*ais,
</line>
<line>
embora r*ais, ocorre*am de modo limitado e exclu*ente, re*rod*zindo as *ssime*ri*s sociais *
</line>
<line>
territoriais q*e ainda hoje marcam a r*alid*de piau*ense.
</line>
<line>
4 RESULTAD*S E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.1 A Econom*a do Pia** e o Ce*ári* Educacional no S**ulo XIX e XX
</line>
<line>
Com o fim do período c*lonia* e * transição para o períod* *mperial, algu*as cidades
</line>
<line>
piauienses, como Teresina, Amara*te, Batalha * *arras, destaca*am-** pelo cresciment*
</line>
<line>
populacional, * q*e a*me**ou * dema*da p*r in*tituiç*es de **sino. Esse *r*ce*so foi
</line>
<line>
Rev. FSA, T*re*ina *I, v. 22, n. 10, art. 6, *. 118-137, out. 2025 www4.Unif*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. P. Silva
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
*o*taleci*o por transformaç*e* econômicas, entre as *u*is se de*taca o cha*ado ciclo *a
</line>
<line>
man**oba. * ex*lor*ç** da borracha extra*da dessa planta, no *inal do sécul* XIX e in*cio do
</line>
</par><par>
<line>
XX, pr**orcionou um breve
</line>
<line>
dinamis*o à ec*nomi* local, *eran*o recursos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
poss*b*litaram muda**as na infra*st*utura urbana. *o go*e*no d* *rlind* Nogueira, por
</line>
<line>
exemplo, Teresina a*sistiu à inst*lação *o *e*viço de abastec*men** de *gua e ao início da
</line>
<line>
eletrificação, *inalizando os pr*meiros passos r**o à mod*rnização.
</line>
<line>
Es*e c*escimento eco*ômic*, ainda q*e limitado e conc*nt*ado em alguns c*ntro*
</line>
</par><par>
<line>
*rba*os, reper*utiu tamb*m no c**po e*ucacional. A exp*nsão do ensino
</line>
<line>
**teve vincu*ada
</line>
</par><par>
<line>
diretamente à conjuntura *conôm*ca: *m mom*ntos de mai*r pr*speridade, s*rgiram
</line>
<line>
inic*ativas voltadas à *riação d* escol*s, e**uanto em período* de **traç*o a educação
</line>
<line>
pe**anecia estag*ada. No início, o ensino *ecund*rio era o*erecido qua*e exclusi*amente po*
</line>
</par><par>
<line>
professore* part*cu*ares, *e forma *isp**sa e *e* su*ervisão d* órg*os oficiais, r*velando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
precariedade do sistema. Gradu*lmen*e, porém, com a instalação das pr*mei*** escolas
</line>
<line>
públ*cas e o fortalecimento de políticas estatais, começou a se de*inear uma re*e edu*acio*a*
</line>
<line>
ma*s estruturada.
</line>
<line>
*sse movime*to evi**ncia c*mo o de*envo*vimento da educação no Pia*í est*ve
</line>
<line>
histo**camente condicionad* às os*ilações ec*nô*icas. Mais do que um pro*eto de Estado, *
</line>
</par><par>
<line>
exp*nsão *ducacional
</line>
<line>
depen*i* de
</line>
<line>
ciclos
</line>
<line>
de prosperi*ade l*calizados t*mporários, o e
</line>
<line>
**e
</line>
</par><par>
<line>
contribuiu para que o ace**o à
</line>
<line>
e*colarizaç*o se *esse
</line>
<line>
de m*neira desi*ual, restrita
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*ermina*os *rupos sociais * a ci*ad*s *e m*ior relevâ*cia econô*ic*.
</line>
<line>
Um d*s feit*s d* m*ior relevo na educação durante o gove*no ** Zac*r*as de Góis
</line>
<line>
foi a cr*ação do Li*eu Prov*ncial em Oeiras, capital da Província, em 4 de o*tubro
</line>
</par><par>
<line>
de 1845. As cad*iras que
</line>
<line>
formavam * currículo *n*cia* d* Liceu eram: Lati*,
</line>
</par><par>
<line>
*ran*ês, *ngl*s, Geometria e *rit*ética, G**grafia * *i*tória, Retórica e Poética,
</line>
<line>
Filosofia Racional e Moral. **sa que foi a *rime*ra inst*tuição públic* de ensino
</line>
</par><par>
<line>
*ec*ndá**o do Piau* iniciou **u funcionamento
</line>
<line>
de forma pre*ária, apenas com a
</line>
</par><par>
<line>
c*deira de Latim. As dem*is f*r*m sendo p*ovidas à medida que fossem sur**n*o
</line>
<line>
pess*as ha**litadas. (R*IS, 20*0, p. 3).
</line>
<line>
No início do ***ul* XX, as re*vi*dicaç*es sociais e po*ític** no Piauí *ncluíam
</line>
<line>
deman*as p** inf*a*str*tura, como estradas de ferro e perf*raç*o d* po*os, além ** c**a*ão de
</line>
</par><par>
<line>
hospitais e
</line>
<line>
*scolas, consider*d** *s*e*ciais p*ra dina*izar a economia e me*horar as
</line>
</par><par>
<line>
cond*çõ*s de vida da
</line>
<line>
população. Nesse cont*xto, surgiram alguma* instituições d*
</line>
<line>
g*an*e
</line>
</par><par>
<line>
relevância *ara a história da e*ucação no Es*ado. En*re elas,
</line>
<line>
de**acam-se a Escol*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Apre*diz*s Artífice* (*A*PI), criada em *909
</line>
<line>
em Tere*ina *t*al *nstituto **deral
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Piauí pr*me*ra escola fed*ral de en*ino *rof*ssional *o Estado , o Colégio Zacari*s e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 22, *. 10, *rt. 6, p. 11*-137, out. 2025 ww*4.Unif*anet.c*m.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T*rritóri* * Educaçã* no Piauí: For*ação, Desenvolvimento e *er*pectiva*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
Gó*s (Lice* Pia*iense), imp*ant*do no sécul* XIX, * o Col*g*o Sa*r**o C*raçã* d* *esu*
</line>
<line>
(Colégio d** Ir*ãs), fundado no início *o *éculo XX.
</line>
<line>
**sas in*titui**es exerceram papel p*oneiro e si*bólico na c*nstituição de u* sis**ma
</line>
<line>
educacional mais estruturado no *ia**. Contudo, seu alc*nce fo* restrit*, concentrad* em
</line>
<line>
áreas urbanas e voltad* *a*oritaria*ente para gru*os sociais de m*ior re*da. Assim, embora
</line>
</par><par>
<line>
repr*sentas*e* ava*ços
</line>
<line>
institucionais, tam*ém r*forç*ram a lóg*ca de *xcl*são h*rdada
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
coloniz*ção, na qual a es*olar*zação perman*c*a um *rivilégio de *li*es e setores eme*gente*
</line>
</par><par>
<line>
*a **quena burguesia ur*ana. Dessa forma, o p*onei*ismo
</line>
<line>
*ducacional do Estado s*
</line>
</par><par>
<line>
dese*volveu de maneira desi*ual e seletiva, re*l*tindo as as*ime*rias e*onô*icas e so*iais que
</line>
<line>
m*rcaram a formação *o território piauiense.
</line>
<line>
*esse *specto Filho afi*ma que:
</line>
</par><par>
<line>
Ora, sem nenhum* dúvida,
</line>
<line>
era e*s*
</line>
<line>
escola *nica *pção par* a juve*tude que a
</line>
</par><par>
<line>
eme*gente d* ensino s*cundário, princip*lmen*e o ant*go Liceu Piauien*e, o atual
</line>
<line>
Colég** Estadual "Zacaria* de Góes", padrão do ensin* huma*íst*co no Estado, de
</line>
<line>
maneira particular para os jovens que, carentes de m*lhor si*uação ec*n*mica
</line>
<line>
aspiravam uma form*çã* profis*ional s*perio* e *ão podi** conseguir fo*a de
</line>
<line>
Teres*n* (FILHO, 20*3, p. 13-14).
</line>
<line>
A agric*ltura e as primeiras in**st*ia* tinham chegad* * um estágio de f*oresci*ent*
</line>
<line>
com os g*neros da produção piauie*se t*ndo s*d* enca*i*ha*os a grandes mer*ados fora do
</line>
</par><par>
<line>
Estado, em vir**de *a navegaç*o pelo
</line>
<line>
*io P*rnaíba. Como af*rma Sa*tana, a m*dan*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
C*pital de Oei*as *ara Teres*na *oi um ref*exo diss*:
</line>
<line>
A próp*ia m*dança da cap*tal *ra um *m*erativo, devido a reorientação *o eixo
</line>
</par><par>
<line>
econômico e
</line>
<line>
das *orr*ntes de comérc*o. Saraiva e os elementos ma*s l*cidos da
</line>
</par><par>
</page><line>
Província di*isaram o rumo a segu*r: descendo pelo Pa*n*íba os algodõ*s, o* couros,
</line>
<line>
e mais *ro*utos da proví*c*a, c*ega*-s* *a a *ar as fo*ças p*odutivas da Província a
</line>
<line>
direç*o q*e lhe era c*nv*niente (Santana, 200*, *.*7*).
</line>
<line>
* époc*, P*rnaíba *es*acava-*e com* importante c**tr* di**ri*uidor do Esta*o, par*
</line>
<line>
on*e conv*rgiam quase todos os *rodutos d* exportação e s* concentravam as g*andes ca*as
</line>
<line>
i*por*adoras; além disso, a cidade começava a a*ribuir à educação um papel de rel*vo.
</line>
<line>
4.2 * T*rritório Pi*uiense *o Sécu*o XX e * Integraçã* *om o Nordeste
</line>
<line>
No sécul* XX, a economia p*auiense *assou por profunda* transformações, resultante*
</line>
<line>
sobretu*o *a *rise na com*rci*liza*ão da cera de *arnaúba n* m*rcado internacio*al. Esse
</line>
<line>
cenár*o evid*nciou a necessi*ade de *ee*t*ut*raç** p**dutiva e levou à *mplantação da r*de
</line>
<line>
rodo*iária, qu* p**sou a facilitar o escoame*to da produção e a integr*r o Pia*í d* forma mais
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 202* w*w4.Unifsa*et.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. P. S*lva
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
*fetiva ao Nordeste e ao r*sta*te do **ís. A abertu*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
n*vas *ias *ambém
</line>
<line>
atraiu
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissionais de dif*r*ntes áreas, o que repercutiu *anto na dive*sificaç*o **onômi*a qua*to
</line>
<line>
na ampliação da o*erta **ucacion**.
</line>
</par><par>
<line>
*ntretanto, é *mpo*tante desta*ar que o desenvolvi*ento
</line>
<line>
educacional no Esta*o não
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu como f*u*o de um projeto estrutura*o de
</line>
<line>
políticas p*blic*s, ma* sim
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
consequência i*direta de mudanças econôm**a* e *e *nfraestrut*ra. De*** form*, a expans*o
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
edu*ação
</line>
<line>
n* Piau* ao lo*g* do s*cul* XX esteve condicionada a fatores e**ernos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conjunturais, rev**ando uma lógica histórica em que a escolarização nunca foi *r*ori*ade de
</line>
<line>
Estado, mas sim reflexo d*s metamorfo*es ec*nômic*s r**ionais, *omo afir*a Sa*tan*:
</line>
<line>
A estrada e * ca*inhão contrib**ram para que se f*rmasse uma lavoura de
</line>
<line>
mercado, co*centrada *as áreas próximas das r*dovi*s, ***manecendo o
</line>
<line>
vazio e*onômico *as zonas *esprovid*s d* transpo*te. O c*mércio se
</line>
<line>
deslo*ou, pela mesma razão acom*anhan*o a rede *od*vi*ria. O t*ansp*rte
</line>
<line>
fl*vial que não logr*rá, deterio*o*-se, ficando o rio Par**íba como via
</line>
<line>
secundária. Empórios com**cia*s, de relati*a i**ortância, for*ar-se-ia* *m
</line>
<line>
outros centros, desapare*e**o os antig*s. Onde che*ou a estrad* a*areceram
</line>
</par><par>
<line>
as estruturas, como,
</line>
<line>
por exemp*o, cidades e porventura, es*abel*cimento*
</line>
</par><par>
<line>
**merc*ais, escolas, Onde não chegou a *strad*, o comércio continuou fraco
</line>
<line>
ou nenhu* (SANTANA, 2008, p.176).
</line>
<line>
A im*lantaçã* *as rodovias no sécul* XX trouxe b*ne*ícios significativos ao norte do
</line>
</par><par>
<line>
Piau*, f**orecend*
</line>
<line>
tanto a *i**ula*ão de merca*oria* quanto a ampliação do acesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
educaçã*. O f**xo *e estu*antes
</line>
<line>
que buscavam formação *m outros Es**do* e retorn*vam
</line>
</par><par>
<line>
como mão de *bra qu*li*icada con*r*buiu para *i*a*izar a econ*mia regional, elevando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*end* e fortalecendo
</line>
<line>
o setor
</line>
<line>
t*rc*ário, espec**l*ent*
</line>
<line>
*o* serv*ços *e saúd* e *ducação.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, es*e processo *eve*a *ue os avan*os ed*cacionais e *ociais no *iauí estive*am
</line>
</par><par>
<line>
*enos relacionados a
</line>
<line>
políti*as
</line>
<line>
públi**s sistemática* e *ais vinculados às tran*formaçõ**
</line>
</par><par>
<line>
econômicas e in*raestruturais.
</line>
<line>
No pós-Segunda Guer*a, o desenv*lvime**o dos mei*s de com*nica*ã* *ntensificou a
</line>
<line>
in*egra*ão d* ter*itório ao me*c*d* nacional, compensa*do a ba**a *ensidade populacional e
</line>
<line>
ampliando o consumo. Assim, * expansão d* edu*ação e dos servi*o* dev* *er *o*preen*ida
</line>
<line>
como reflexo da modern*zação econômica e da integraçã* nacio*al, e não co*o **s*lt*d* d*
</line>
<line>
um projeto planejado de **tad* volta*o à super*ção das des*gualda*es his*óricas do terr*tório.
</line>
<line>
4.3 A Realidade do Pi*uí e o Des*nvolv*mento: Perspectiv*s para o Cenár*o Educ*c*onal
</line>
<line>
A *art** *a década de 195*, observa-se a *onsolidaç*o de aglomerados pop*laciona*s
</line>
</par><par>
<line>
nas
</line>
<line>
pri*cipais cidades pi*uienses, fenômeno que in*ens*ficou as dema*das
</line>
<line>
p*r serviço* e,
</line>
</par><par>
<line>
s*br*tu*o, por mão de obra especializ*da. Esse *resciment* urbano f*mentou
</line>
<line>
nova*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-13*, out. 2025 www4.Un*fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Territór*o e Edu*ação *o Piauí: For**ção, De*envolvime*to e Pers*ec**vas
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
*xigênci*s no campo *ducacional, imp**sionando a necessid**e de expansão do ensino básico
</line>
<line>
e s*cund*rio, bem *omo da fo*mação e* ní**l supe*ior. Os invest*m*nt*s p**licos federais
</line>
</par><par>
<line>
desem*en*aram
</line>
<line>
pap*l centra* nesse
</line>
<line>
pro*esso,
</line>
<line>
ao vi*bilizar a dinamização do setor de
</line>
</par><par>
<line>
comérci* e serviç** e ao destinar recu*so* para o fort*lecimen*o da edu*ação. *esse contexto,
</line>
<line>
o *ená**o edu*aci*na* no Pi**í passou a ser compree**ido como requisito est*atégico p*ra
</line>
<line>
ac**panh*r as tra**for*ações econômicas e sociai* *m curso, ainda que *arc*do p*r
</line>
<line>
as*imetrias regionais e limitações es*ruturais.
</line>
<line>
A **rtir de 1950, * cresc**en*o u***no e os inve*tim*ntos federais esti*u*aram a
</line>
</par><par>
<line>
expansão do en**no b*sico, **cundá*io e sup*r*or
</line>
<line>
no Piauí. Contudo, o avanço **uca*ional
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu de forma desigual, ai**a l*mi*ado po* fort*s *is**ridades r*gi*nai* e estr*tu*ais. Essa
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
mode*nidade e a aus*nci* de um* *n*tituiçã* sup*rior *ossibilitava *limentaresse atr
</line>
<line>
aso em noss* soc*edad* (MELO, 20*4, p.03).
</line>
<line>
Nas década* de 1960 e 1*70, Ter*sina conso*idou-se com* * pr*n*ipal *entro urb*n*
</line>
<line>
do P*auí, a*sumindo *a*el cen*ral *a economia de mercado e *estacan*o-se como referênci*
</line>
</par><par>
<line>
educacio*a*, sobretudo com cr**ção *a Un*versidade *ede*al do P*auí (UFPI), em 1968. a
</line>
<line>
*osteriormente, a capital també* se transformou em *m polo de serviços, especialmente na
</line>
<line>
área da saúde, * part*r dos an*s 1990, o que de*an*ou a formação de pro*issio*ais
</line>
<line>
especializados pa** aten*er às novas nece*sidades da pop*l*ção.
</line>
</par><par>
<line>
O su*gimento de uma
</line>
<line>
exp*ess*va classe comerci*nte loc*l ampliou as conexões do
</line>
</par><par>
<line>
Piauí com o*tras capitai* **rdestina*, com* Fortaleza, S*o Luís e Recife, inser*n** o Estad*
</line>
<line>
em cir**itos reg*onais de c*nsum* * mod*ficando h*bi**s sociais e culturais. *esse *ontexto,
</line>
</par><par>
<line>
o aumento da d*manda po* educaç*o to*nou-se evidente,
</line>
<line>
esti**la*do debates entre gestores
</line>
</par><par>
<line>
sobre a necessidade de políticas mais *nclusivas e vo*tadas à qualidade do en*ino - discus*ões
</line>
<line>
que permane*em a*ua*s.
</line>
<line>
Além da cap*tal, o Piauí passou a desempenhar papel importa*te no abastecimento do
</line>
<line>
Leste maran**nse, tanto com p**dut** in*ustria*izados (automóve*s, m*quin**, ap*relhos
</line>
</par><par>
<line>
elé*ricos) qu**to co* mão *e *b*a
</line>
<line>
qu*li*icada, *or*a*a sobr*tudo após os anos 1990.
</line>
</par><par>
<line>
Paralelame*te,
</line>
<line>
cidades d* porte m*dio, como Flo*iano, Camp* Maior e Picos, ganharam
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 22, n. 1*, art. *, p. 11*-1*7, o**. 2025
</line>
<line>
www*.Un*fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. P. Si*va
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
relevâ*cia como *entros c*m*rciais regio*ais, fortalecen*o-se co* * expansão d* rede
</line>
<line>
va*ejista e a integração ao me*c*d* intere*tadual.
</line>
</par><par>
<line>
No *nício do século XXI, * *du*ação n* Pi*u* passou a
</line>
<line>
vivenci*r u*
</line>
<line>
proce**o de
</line>
</par><par>
<line>
e*pa*são e re*struturaçã*, mar**do pela ampliação *o ensino supe*ior e *ela **teriorizaç*o
</line>
<line>
das ins*i*ui*ões de en*in*. A *riação *e novos c*mpi da U*ive*sidade *ederal do Piauí (UFPI)
</line>
<line>
e a instalaçã* da U*iversidad* Esta*ua* d* Piauí (U*S*I) e* dive*sas ci*ades permitiram
</line>
</par><par>
<line>
descentralizar a oferta educacional, ante* c*ncent*ada em Te*esina, ampli*ndo o ace*so
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
população do interior ao **sino un*versit*rio.
</line>
</par><par>
<line>
Parale***e*te, prog*amas federa*s, como * Programa Univ*rsidade p*ra Todos
</line>
</par><par>
<line>
(ProUni), o Fund* de Financ*a*ento Estudantil (FIES) e a e*pansão dos *nsti*utos
</line>
<line>
Federais
</line>
</par><par>
<line>
de Educaçã*, Ciên*ia e *ec*ologia (IFPI), contribuíram para democrati*ar ingre**o n* o
</line>
<line>
ensino superio*. Esse m*vimento fo* acomp*n*ado pela valorizaç*o da e*ucação b*sica, *om
</line>
<line>
i*vestimentos e* *sco*as *e te*po int*gral, *xp*nsã* do en*ino médio e políticas **ltadas à
</line>
<line>
redução do an*lfabe*ismo.
</line>
<line>
*ssas mudan**s eviden*iam *u*, *o lon*o do sécul* X*I, * *ducaç*o pas**u a s*r
</line>
</par><par>
<line>
vi*ta não apenas com*
</line>
<line>
um direit* social, *a* também *omo *lemento
</line>
<line>
*s*ratégico pa**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*v*me*to e*onômico, social e cultural do *s*ad*. A p*rtir d* então, o E*tad* do Piauí
</line>
</par><par>
<line>
se carac*eriza em *erritór*os regionali*ados *e d*senvolvimento, c*mo mostrado no map* *
</line>
<line>
aba*xo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, a*t. 6, *. *18-13*, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.c*m.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Território * Educação no Piau*: Formação, Dese*volviment* e Pers*ectiv**
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
Mapa: T*rritórios de de*env*lvimento *o Pi**í
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: www.seplan.pi.gov.*r
</line>
<line>
Esse p*oce*so de urb*nizaç*o, *ssocia** ** aumento dos in*estimen*os fe*e*ais,
</line>
</par><par>
<line>
ref**tiu
</line>
<line>
de *orma sig*ificativa na expansão
</line>
<line>
da rede educaciona*
</line>
<line>
do Piau*. A co*ce**r*ção
</line>
</par><par>
<line>
populacional n*s *idades médias e grandes ampliou a demanda por escolas e universidades,
</line>
<line>
*ncen*i*a*do a abe**u*a de nova* in*ti*u*ç*es de ensin* básico e superior. A criação de campi
</line>
<line>
da Universid*de Esta*u*l do Piauí (UESPI) e a inter*orização da U*ive**i*ade Federa* do
</line>
<line>
P*auí (UFPI) marc**am um* n*va fase de democr**i*a*ão do *cesso à educação.
</line>
<line>
P*ralel*mente, a insta*açã* e expans*o dos In*titutos Fe*erais d* Educaçã*, Ciência e
</line>
<line>
Tecnologia (IFPI) ref*rçar*m a formação t*c**ca e pr*fissional, respo*dendo às dema*das do
</line>
<line>
setor produtivo e c*ntr*buindo para a ins*rçã* de *ovens no *ercado de traba*ho. Combin*do*
</line>
<line>
a pr*gramas fe*er*is, *omo o FIES, o ProUni e o RE*NI, e*ses f*tores a*p*iaram o número
</line>
</par><par>
<line>
de matrícul*s no ensi*o s*peri*r, *ermitindo que o *stado ava*çasse
</line>
<line>
tanto na *eduç*o das
</line>
</par><par>
</page><line>
desigualdades *ducacionais q*anto na qual*ficaçã* de mão de obra esp*cializ*da.
</line>
<line>
As*im, obser*a-s* que a *odernização ***ana e os inve*timen*os estr*turais não
</line>
<line>
*penas transformara* a din*mica **onômica d* Piau*, mas também consolidara* a ed*cação
</line>
<line>
Rev. *S*, Teres*na P*, v. *2, n. *0, art. 6, *. 118-137, out. 2025 w*w*.Unifsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. P. Silva
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
como eixo es*rat*gico para *
</line>
<line>
desen*olvime*to social e *egional n* século XX*. Apesar dos
</line>
</par><par>
<line>
av*nços conquistados nas últi*as décad*s, o *iauí
</line>
<line>
ainda en*renta desafio* estruturais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
campo educacional. A desigualda*e regional permanece como *m dos principais obstácu*os,
</line>
<line>
já que a maior parte da o*erta de ensino *e *ualidade co*t**ua concentrada em Ter*sina e em
</line>
<line>
*lguns centros ur*a*os, e**uanto ár*as r*rais e mu*icípios menores ap*esentam difi*ul*ade*
</line>
<line>
*uan*o * i*f***strutura esc**ar, ace*s* a professores *ualifi*ados * permanênc*a *st**a*til.
</line>
</par><par>
<line>
Outro *esafio re*e*a*te é a *uali*ad* do
</line>
<line>
ens*no bási*o, esp**ial*ente no que diz
</line>
</par><par>
<line>
res**i*o a** índices
</line>
<line>
de a*re*diz**em ** língua portugu*sa matemátic*, q*e e
</line>
<line>
*inda *e
</line>
</par><par>
<line>
m*ntê* abaixo da média *acio*al. Alé* d*s*o, a *vasão escol*r no ensino médio e superior
</line>
<line>
c*mpr*mete a consoli*ação *e políticas educacionais mais i*clusi*as e sust*nt*veis.
</line>
<line>
4.4 A População Pia*ie*se, Estrutura e Cenár*o Educaciona*
</line>
<line>
A população piauiense *presen*a *omposição heterogê*ea, marcada po* d*fere*tes
</line>
</par><par>
<line>
camadas so*iais e n**eis d* vi*a que se co*so*idam *o*for*e a *nserção na
</line>
<line>
estr*t*ra
</line>
</par><par>
<line>
**onômica. **sa d**ersidade refl*te-se no c*ná**o educa*ional, *ma vez *ue o poder
</line>
</par><par>
<line>
aquisitivo influencia diretamente o acesso a uma *du*açã* **
</line>
<line>
quali*ade, gerando contra*t**
</line>
</par><par>
<line>
nos n*v*i* de esco*ari*ade. Apes*r
</line>
<line>
disso, nas últimas décad*s, *e*-se *bservado a*anços
</line>
</par><par>
<line>
significativo*, *om e*c*las p*auie*ses alc*nçand* destaque em competições
</line>
<line>
c*l*urais,
</line>
</par><par>
<line>
e*port*vas e cient*fic*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ndi*adores socia*s r*vel*m como as e*trutur*s e*onômicas e a di*isão social
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho molda* * acesso à educ*ção e as oportunidades de ascensão social. Nesse con**xto,
</line>
</par><par>
<line>
as perspectivas para o c*nári* ed*cacional *o Piauí apontam *ara a necess*dade de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação voltada ao aproveitam*nto das r*quez*s e potencialidades lo*ais, de modo a pr**arar
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssi**ais capaze*
</line>
<line>
*e contribuir para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*esenvolvim*nto e*onôm*co re*ional. Exempl*s
</line>
</par><par>
<line>
*o*o mu*icí*io de Cocal dos *lves, q*e obteve ex*ressivos res*ltados *m olimpíadas de *
</line>
</par><par>
<line>
matem**ica e no Exame Nacional
</line>
<line>
do E**in* Médio (E*EM), *viden*iam a
</line>
<line>
capacidade
</line>
</par><par>
<line>
tran*formadora da educação q*and* asso*iada a p*líticas públicas consis*en*e* e *o
</line>
<line>
engajamento comunitário.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
dis*o, pro*e*so migra*ório *
</line>
<line>
da população piauie*se tem s* modificado nas
</line>
</par><par>
<line>
últim*s *éc**as. O avan*o da qualific*ção profissiona* * a
</line>
<line>
ampliação de opo**u*idades
</line>
</par><par>
<line>
educacionais e de trabalho no p*óprio terr*tório reduzem * necessidade de *es*ocamento p*ra
</line>
<line>
outro* estad*s. Esse mo*i**nto *eflete uma mudanç* de m*ntalidade, marc**a pelo
</line>
</par><par>
<line>
fortalecimento das *nst***ições *e
</line>
<line>
*nsino
</line>
<line>
e pelo aument* do núm*ro de p*ofissionais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Te*r*tório e Edu*ação no Piauí: Fo*ma*ão, D*se*volvimento * Perspect*vas
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
pr*parados pa*a ate*der às novas dem*ndas do mercado, consolidando a educação co*o e*xo
</line>
<line>
e*tratégico do dese*vol**men*o social e econ*mico *o Piauí.
</line>
<line>
Algumas *egiõe* do Piauí, em especial o No**e do E*tado, a*resentam *m pro*esso de
</line>
<line>
*cupação e densidade dem**ráfic* significativa, acom*anhado *a con*entraç*o e expansão
</line>
<line>
das instituições de e*sino. O crescimento urb*no o*orre* de forma ma*s inte*sa em cidades,
</line>
</par><par>
<line>
como Ter*sina, Parnaíba e P**os, q** *tualmente se
</line>
<line>
consolidam como centro* de referência
</line>
</par><par>
<line>
*ducaciona*. A cri*ção de
</line>
<line>
novos municí*ios, a
</line>
<line>
amp*iação da re*e *lét*ica, a *onstrução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
estr*da* a e
</line>
<line>
ofe*ta de serviços públic*s foram *atore*
</line>
<line>
qu* contr*buíram para a me*h*ria da
</line>
</par><par>
<line>
*ualidad* de vid* para o fortale*imento e
</line>
<line>
** inf*aestrutura necessár*a
</line>
<line>
ao desenvolvim*nto
</line>
</par><par>
<line>
educa**onal.
</line>
</par><par>
<line>
*ontudo, * *ano*ama *ocial atua* *inda su*cita que**ionam*ntos q**nto à efet*vidade
</line>
</par><par>
<line>
dos in*estiment*s
</line>
<line>
vol**dos às
</line>
<line>
camad*s *e*os fa*ore*idas, sobretudo no q*e se refere ao
</line>
</par><par>
<line>
aces*o a uma educação *e qualidade e a serviços
</line>
<line>
públicos básicos. Em*o*a avanços sejam
</line>
</par><par>
<line>
percep*í*eis, a população continua reivindica*do, ju*t* *os g*s*o*es,
</line>
<line>
*el*or*as
</line>
<line>
em saúde,
</line>
</par><par>
<line>
infraestr*t*ra * educ*ção, o que demonstra que há muito a ser fe*to *ara reduzir desigualdades
</line>
<line>
e conso*idar um s**tema educaci**al mais inc*u*ivo.
</line>
<line>
His*oricament*, a ec*nomia piaui*nse este*e cen**ada no camp*, mas na* últimas
</line>
</par><par>
<line>
*écad*s o *roce*so de *rbanizaçã* modific** de for*a significa*iva es*a *strutura, com as
</line>
</par><par>
<line>
cida*es *ssumin*o pape* central como *o*os administrati**s, c*m*rciais,
</line>
<line>
*e s*ú*e e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação. Esse movimento r*definiu o terri**r*o, um* *e* que *s cent*os urba**s passaram a
</line>
<line>
concentrar *ambém a ofert* ed*cacional, em resposta às no*as demand*s d* sociedade.
</line>
<line>
O *es*nvo*viment* do sis*ema viário e a intensi*ica*ão d*s comun*caçõ*s - por meio
</line>
</par><par>
<line>
d* tele**são, rá*io, inte*net, re*es so*i*is e outro* me*os - tran*formar*m
</line>
<line>
as relações entre
</line>
</par><par>
<line>
campo e cidade, di*u*di**o *adrõe* cultur*is urbano* e influenciando as aspirações de vida
</line>
<line>
d* população. C*m* r*sul*ado, o proc*sso migr**ório para as cidades fortalece* a central*da*e
</line>
<line>
do espaç* urbano e abriu nov*s p*r*pe*tivas para a *du**ç*o, agora vincula*a às tecno*ogias
</line>
</par><par>
<line>
de i*formação e comunic*ç*o, condiç** ind*spensá*el
</line>
<line>
par* ac*m**nhar *s transformações
</line>
</par><par>
<line>
contem**rân*as.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, o
</line>
<line>
proce*s* de *rbanizaç*o, aliado à e*p*nsão das comunicações e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
infrae*trutura, redefiniu o papel das cida*es pia*ienses como centros adm*n*str*tivos,
</line>
</par><par>
<line>
comercia*s e educacionais, a* mesmo tem*o em que
</line>
<line>
**tensificou * migr*çã* campo-cidade.
</line>
</par><par>
<line>
Es*e movimento consol*d*u
</line>
<line>
o
</line>
<line>
esp*ço urbano
</line>
<line>
como polo de fo*mação inova*ão, abrindo e
</line>
</par><par>
<line>
nova* p*s*ibilida**s para a educ*ção, especialmente pe*a
</line>
<line>
incorporaç*o da* tecnol*gias da
</line>
</par><par>
<line>
i*formação * da c*mun*c*ção. Ass*m, c*nário atu*l o
</line>
<line>
aponta
</line>
<line>
par* um f*turo em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teres*n* PI, *. 22, n. 10, art. 6, *. 118-137, out. *0*5
</line>
<line>
www4.Unifsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. P. Si*va
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
educação, além de reduz** d*sigualdades sociai* e *eg*on*is, será fundamental *ara *ntegrar o
</line>
<line>
Piauí às dinâmi*a* econômicas e cu*t*rais c*ntemporâneas.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAI*
</line>
<line>
Diante *a el*boração deste artigo, a**a**s d* análise dos autores co**ultad*s,
</line>
</par><par>
<line>
per*ebe-se
</line>
<line>
q* e
</line>
<line>
oco*rera*
</line>
<line>
dive*sas mudan*as no cenário
</line>
<line>
e*ucacional em virtude
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
m*t*morfoses do cenári* em que a sociedade vi*e no esp*ço pia*iens*. O t*rritóri* pi*u*ense
</line>
<line>
refle*e u*a *strutura *u* s* relaciona com a dinâmica de se* espaç* * o cenári* educacional é
</line>
<line>
con**q*ência de t**o *ss* processo de formação e *st*utu*ação, ou seja, t*m **l*ção com toda
</line>
<line>
**a traje*ó*ia no espaço, desde a ch*gada dos portugueses *té *s d*as atuai*.
</line>
<line>
Ao *ong* das dé*a*as de ocu*ação *erritorial, inten*as trans*or*ações ocorre*am *a
</line>
</par><par>
<line>
econo*ia na vida *m socie*ade e is*o re*letiu diretamente no ce*ário educ*cional. O e
</line>
<line>
en*ino, que de início *presen*a** um cará*er conservad**, *oi *e m*dificando e se *dap*an*o
</line>
<line>
às metamorfoses do e*paço piauiense e às n*vas concepçõe* de *ivência en*re os seres
</line>
</par><par>
<line>
hu*anos. O cresci*en*o da
</line>
<line>
oferta de e*ta*elecim**t*s de ensino no estado p*oporcio*ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*c**so à educação da população pia*ien*e, r*duzindo a t*xa de analfabetism* e melhorando o
</line>
</par><par>
<line>
níve* de escolaridade das
</line>
<line>
pe*soas e,
</line>
<line>
com isso, gerando *ov*s pe*spectivas para um futuro
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvimento econômico e so*ial no Piauí.
</line>
<line>
O cen**io educacional ** *erritório piauiense foi se transfor*ando com a instalação
</line>
<line>
de escolas de ref*rência e univers*dades que po*si*ili*aram a qualif*cação profissional *xigida
</line>
</par><par>
<line>
pelo me**ado de *r**alho. Além dis**, m*re** destaque o aument*
</line>
<line>
dos investimento* n*
</line>
</par><par>
<line>
for*açã* d*
</line>
<line>
prof*ssores, fator decisi*o
</line>
<line>
*ara a *on*tru*ão de
</line>
<line>
um en*ino com melh*res
</line>
</par><par>
<line>
perspe*tivas de qualidade. * mai*r dinâmica *spacia* nas
</line>
<line>
principa*s cid*d*s do estado
</line>
</par><par>
<line>
tamb*m abr*u caminho para uma perspect*v* de avanço no campo *ducacional
</line>
<line>
Com ba*e nas di*cussões ****a, é *ecess**io pe*sar em u* ensino que v*lorize as
</line>
</par><par>
<line>
rique*as *o *errit*rio p*a*iense e *ontrib*a *ara a fo*mação de *ro*issi*na*s capaze*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
impu*sionar dese*volvimento **o*ômic*. Essa perspect*va, *
</line>
<line>
n* enta*to, dep**de de uma
</line>
</par><par>
<line>
mu*ança de m*nt*lidade por pa*t* de *o*os os qu* vive* no *iauí, pois *em uma popula**o
</line>
<line>
*** acess* à educaç*o *** há possibilid*de de desenvolv*mento em um est*do - ou *esmo
</line>
<line>
e* um país *e dimensõ*s *o*tin*n*ais c**o o Brasi*
</line>
<line>
Mes*o com os proble**s no cenár*o educacional, existem possibilid*des no ensino,
</line>
</par><par>
<line>
e a informação sur*e
</line>
<line>
*omo recurso fundamenta* pa** a transforma*ã* da educação
</line>
<line>
em um
</line>
</par><par>
</page><line>
contexto de intensa globalização. Vivemos *m uma socied*d* da informaç** que, a ca*a dia,
</line>
<line>
*e*. *SA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 6, p. 1*8-137, out. 202* w*w4.U*ifsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Territ*rio * E**c*ção ** **auí: Formação, D*s*nvolvimento e Pe*spectivas
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ge mai* c*m os acontecimen*os do mundo; po* is**, torna-se essencia* refletir sob*e os
</line>
<line>
desdobra*entos da inform*ção na vida cotid*ana das pesso*s.
</line>
<line>
Alé* d*sso, as *nstituiçõ*s de ensino, nesse n*vo cenário edu**ci*nal, p*ecisam
</line>
<line>
ampliar a *nclusão no acesso à edu**ção para *s camad*s menos *avorecidas, a fim de garant*r
</line>
</par><par>
<line>
o efetivo *um*rimento de uma ob*igaç*o fundamental do estado: of*r*ce*
</line>
<line>
**a educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
vo*tada para a cidadan*a.
</line>
</par><par>
<line>
N* contempora*e*dade, delineia-se a perspec*iva de uma *du**çã* q*e respeite
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ide*t*da*e *o aluno valorize suas e
</line>
<line>
experiência* vividas no *spaço pi**iense, tanto *ent*o
</line>
</par><par>
<line>
quan*o fora *o ambiente escolar. Diante *as inte*sa* transformações, es*era-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estud*nte atue como participan*e ativo no processo de constr*ç*o do conhecimento. N*s*e
</line>
</par><par>
<line>
c*ntext*, vislumbra-se um ensino em *ue o educador assum* o *apel
</line>
<line>
*e *acilitador do
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso *ducaci*nal e d* m*diador nas dis*us*õ*s ace*ca do estado do P*auí.
</line>
<line>
*m virtude da *iscuss*o *ealiza*a s*br* as perspec*i*as do c*n*r*o edu*acio*al, fic*
</line>
<line>
evid*nte que a educaç*o no P*auí *e desenv*lve* gradu*lmen*e, de**e a formaçã* t*rritorial
</line>
<line>
até a instala*ão das primei**s escolas *os princip*is *glomerados ur*a*os. Po* fim, *inda que
</line>
<line>
não te*ha se desta*a*o nos p*imó**ios *a formação territorial, a e**cação no e*t*do
</line>
</par><par>
<line>
*onsolidou-s* ao longo
</line>
<line>
do t*mp*, a**indo e*paço
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
um cenário *romissor, voltado ao
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lviment* do território e de sua população.
</line>
</par><par>
<line>
A *nál*se do território p*auien** rev**a que o processo de ocupação e
</line>
<line>
e*plor*ção,
</line>
</par><par>
<line>
iniciado tardiame*t* e marcado p*la pe*uá*ia exten*i*a, moldou a e*tr*tura *conô*i**, socia*
</line>
<line>
* educacional do esta*o. Du*ante os primeir*s séculos, a predominâ*cia da economia de
</line>
<line>
s*bsistênci* e a au*ênc*a de i*vestime*tos em *nfr*est*utura limita*am a c**soli*açã* de um
</line>
<line>
sist*ma e**cacional estruturado * acessível.
</line>
</par><par>
<line>
*om o *assar *o te*p*, so*retudo a par*ir
</line>
<line>
do sécul* XX, tra*sform*ções
</line>
</par><par>
<line>
econômicas - como * cic*o
</line>
<line>
da maniçoba, a implantaç*o
</line>
<line>
d*s rod*vi*s e o ava*ço da
</line>
</par><par>
<line>
u*ban*za**o - favoreceram a integraçã* regio*a* e *mpliaram a
</line>
<line>
d*manda por profissi*nais
</line>
</par><par>
<line>
qual*ficados. Ne*se cen**io, a ed*caçã*
</line>
<line>
assumiu *ap*l cada
</line>
<line>
ve* mais e*tr***gico,
</line>
</par><par>
<line>
co*solid*ndo-se com a c*iação das primeiras i*stitu*ções de ensi*o superior,
</line>
<line>
e* especial
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fede*al d* Piauí, em 1968, e, po*teriormen*e, com a expa*são da Univer*idade
</line>
<line>
Estadua* do Pi*uí e dos I*stitutos Federais.
</line>
</par><par>
<line>
No *écu*o
</line>
<line>
XXI, obs*rva-se um cenário marcado pela interi*rização do ensino, pel*
</line>
</par><par>
<line>
*em*cr*tiza*ão do acesso às universidades e
</line>
<line>
p*la valo*i*ação da edu*ação básica, embora
</line>
</par><par>
<line>
persis*a* desigualdades regionais desaf*os r*lac*onados * e
</line>
<line>
qualidad*
</line>
<line>
do ensi*o e à e**são
</line>
</par><par>
</page><line>
escolar. Ao mes*o tempo, *xperiênc*as exitos*s, *om* *s do mun**íp*o de C*cal dos A*ves,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 2*, n. 10, art. *, p. 118-137, out. 2025 ww*4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. P. S*lv*
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
demonstram o potencial tr*nsformador da *ducação qua*do *ssoci*da ao engajamento
</line>
<line>
comunitá*io e a *olí*ica* públicas co*sistentes.
</line>
<line>
Dessa forma, compreend*r a tra*etóri* histór*c* do te*ritório piauien*e e s** rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
c*m o desenvol*im*nto *conômico e educac*onal permite *fi*mar que, na at*ali*ade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
educação se consolidou *omo o p*incipa* i*st*umento para superação das *esig*a*dad*s, a *
</line>
</par><par>
<line>
valori*ação *as
</line>
<line>
potenciali*ades locais e a projeção do **auí
</line>
<line>
em
</line>
<line>
** ce*ário d* maior
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento social e region*l no sé*ul* XXI
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
<line>
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</line>
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</line>
<line>
*nos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
sua h**tó*ia).
</line>
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Te**si*a: Ipiapina, 2003.
</line>
</par><par>
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*ARTINS, A. S et, al. *iauí: e*ol*ção, reali**de * desen*o*vi*ent*. 3ªed. Teresina:
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MELO, A. M. *. V. A histór*a do en*ino *uperi*r n* piauí (1930 - 19*0): elemen*os para
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http://ww*.g*1.*om.br/not*cias/*s*o**-pub*ica-**-piau*-que-estav*-*esativada-apro*a-mai*-
</line>
<line>
de-90-dos-alun*s-e-reduz-evasao-196427.*tml
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 10, art. 6, *. 118-1*7, out. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsanet.*om.*r/rev*s**
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Territ*ri* * Ed*cação no Piauí: Formaç*o, D*senvolvime*to e Perspectivas
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
C*m* *eferenciar *ste *r*igo, conforme ABN*:
</line>
</par><par>
<line>
SILV*, L. A. P. Ter*itório e *ducação no P*auí: Formação, De*e*v**vim*n*o e Pe*spectivas. *ev.
</line>
<line>
F*A, Ter*sina, v. *2, n. 10, ar*. 6, *. 118-13*, o*t. 2*25.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição dos Autores
</line>
<line>
*. A. P. Silva
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e pla*ejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e in*erpreta*ão *** dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*bora*ão d* r*scunho ou n* r**isão crítica d* con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na aprovação da versão final do *anuscrit*.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresin* PI, v. 22, *. 10, art. 6, p. 118-137, **t. 2025
</line>
<line>
www*.Unifsan*t.c*m.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)