<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
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<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-*3*, ou*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*0.6 </line>
</par>
<par>
<line> Território e Educação no Piau*: F*rmação, De*en*olvim**to e Perspecti**s </line>
<line> Territory *nd Educatio* in Pi*u*: Formatio*, Development, **d Per*pectives </line>
</par>
<par>
<line> *ine* Apare*i*o Paz e S*lva </line>
<line> Doutor em Geogra*ia *a Universidade ***adual do P*auí </line>
<line> Professor d* Universi*ade Estadua* do Piauí-UESPI </line>
<line> li*eu*azsilva@gmail.c*m </line>
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<line> Endereç*: Li*eu Apare**do Paz e *il*a </line>
<line> Editor-Che*e: </line>
<line> **. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Ke*ley </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
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<line> Un*v*rsidade E*tadual do Pi*uí, UESPI. Avenida S*nto </line>
<line> *odrigues </line>
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<line> Ant*nio *ão *uis,6*280000 - Ca*po *a*or, PI - Bras*l </line>
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<line> Ar*igo recebido e* 15/01/2025. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> recebi*a em 30/01/2025. Ap*o*a*o *m 3*/01/20*5. </line>
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<line> Av**iado pelo sistem* T*iple *eview: Desk *eview a) </line>
<line> p**o *ditor-Chefe; e b) Double Bl*nd Rev*e* </line>
<line> (avaliaçã* *e*a po* dois ava*iadores da **ea). </line>
<line> Revis*o: Grama*ical, Norm*tiva * de Format*ção </line>
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<line> Terr*tório * Educação ** Piauí: For*ação, Desenvol*ime*t* e Perspectivas </line>
<line> 119 </line>
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<line> R*S*MO </line>
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<line> O pre*ente </line>
<line> es**do tem *omo objetivo discuti* o </line>
<line> terr**ório piauiense, consider*ndo seu </line>
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<line> c*ntexto histórico de ocup*ção, as *a*es de dese*volvimen*o ec*n*mic* as perspecti*as e </line>
</par>
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<line> para o cenário edu*acional n* séc*l* XXI. Pa*a </line>
<line> tanto, realizou-se u*a análise b*bl**gráfic* </line>
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<line> das pr*ncipa*s *bras *elacionadas ao Pi*uí, c*m destaque para * território e sua* i**li*ações </line>
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<line> par* educação no *sta*o. O territór*o piauiens* é resultado de um processo a </line>
<line> h*st*ri*o de </line>
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<line> ocupação que, ao longo do t*mpo, re*let* diretamente nas projeçõe* para o futu*o, </line>
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<line> es*ecialmen*e no que se refere à educação. Ob*erva-se um **escimento na oferta </line>
<line> de </line>
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<line> estabe*e**me*tos de en**no, d*sd* a* *rimeiras *scola* até inst*tuições de m*i*r porte, * que </line>
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<line> aponta para um avanço </line>
<line> *r*d*al do setor e*ucacional. Os in*e**i*e**os públicos f*derais </line>
<line> ao </line>
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<line> longo do *éc*lo XX *ossibil*taram o fo*taleci*ento do setor de serviços e contribuír** para </line>
</par>
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<line> melhorias *o </line>
<line> cenário educacional. A p*r*ir da aná*ise da lit*r*t*ra consultada, nota-se </line>
<line> que </line>
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<line> dive*sas tran*f*rmações ocorreram n* educaç*o *m função das mudanças soc*ais, *conômicas </line>
<line> * te*ritoriais *ivenciada* no esta*o. * de**nvo*v*m**to do si*tem* e**cac*ona* p*auie*se fo* </line>
</par>
<par>
<line> marcado pe*a **iação </line>
<line> d* escol*s </line>
<line> de ref**ê*cia e unive*sidades, que promoveram </line>
<line> a </line>
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<line> *ualificação profissional necess*ria para atender às demanda* do mercado de trabalho. Assim, </line>
</par>
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<line> obse*va-se q*e o Piauí construiu um *enário ed*cac*onal </line>
<line> c*m *ersp*ctivas de crescimento, </line>
</par>
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<line> **inh*do ao desen*olvimento te*ritorial e à melhoria das condições de **da de sua populaçã*. </line>
<line> Palavras-Chave: Terr*tório. *erspectivas. Cená*io Educacional. Piauí. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
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<line> This st*dy a*ms </line>
<line> to analyze the </line>
<line> terri*ory of P*auí, consid*ring its hi*tori*al co*text o* </line>
</par>
<par>
<line> occupation, phases of e*onomic developmen*, an* prospects fo* the educational lan*scape in </line>
<line> the *wenty-first ce*tury. To this en*, a bibliographic re**ew of the main *orks on Piauí *as </line>
</par>
<par>
<line> conducted, with </line>
<line> emp*a*is </line>
<line> on t*e *mplications of </line>
<line> the te*ritory fo* education in the s*ate.*h* </line>
</par>
<par>
<line> *erritory of Pia*í refl*cts a hist*rical p*ocess of occupation th*t, o*e* tim*, directly *nfluences </line>
<line> futur* pr*ject*ons, particu*ar*y in t*e educat*on*l field. There ha* *een a not**eable increas* i* </line>
</par>
<par>
<line> the availa*ili*y </line>
<line> o* *ducational inst*t*tions, from the first scho*ls to larger </line>
<line> * ns t i t ut i ons , </line>
</par>
<par>
<line> *ighligh*ing </line>
<line> the gra*ua* adv*nceme*t of the secto*. Feder*l public investmen*s </line>
<line> i n t *e </line>
</par>
<par>
<line> t*ent*eth century *ontrib*ted t* s*rengthenin* t*e s*r*ice s*ctor and i*proving </line>
<line> t* e </line>
</par>
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<line> educa*ional sce*ario. The literature in*icates tha* educati*n in Piauí </line>
<line> has undergon* *everal </line>
</par>
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<line> tran*formati*ns due to social, economic, and territ*rial chang*s in th* *ta*e. The developm*nt </line>
<line> of th* **ucati*nal syst*m in Piauí has been *arke* b* the est*b*is*men* of re*e*ence schools </line>
<line> and universities, w*ich enabled th* *rofessional qua*ification r*qui*ed to m**t *abor marke* </line>
<line> demands. C*nsequently, Pia*í h*s built an expanding educa*ion*l lands*ape aligned *ith </line>
<line> territ**ial dev*lopment *nd the *mprovement of living conditio*s for i** population. </line>
<line> *eywor*s: ***n*i*g. Per*p*ctive*. Educationa* Sce*ar**. Piauí. </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-1*7, o*t. 2*25 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> L. A. P. Silva </line>
<line> *20 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> O pres*n*e e*tud* tem como ob*et*vo d*s**tir o territór*o *iauiense, considera*do seu </line>
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<line> contexto </line>
<line> hist*ri*o *e ocupa*ão, a* fases de e**ru*u*ação econô*i*a e as perspectiva* par* </line>
<line> * </line>
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<line> ***ário ed*cacional no século XXI. *ssa análise busca compreender como o p**sado refle** </line>
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<line> n* realid*de </line>
<line> atual * in*lue*c** os cam*n*os futu**s. O territó*io do Piauí apresenta *ma </line>
</par>
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<line> dinâmic* *ar*a*a pe*o processo de ocup*ção e pela *orma*ão de uma soc**dade fortem*nte </line>
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<line> ligada à *eligião ao* cos*um*s *oc*is. Assim, e </line>
<line> compr**n*er a trajetóri* h**tórica </line>
<line> *ermi*e </line>
</par>
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<line> an*lisar o* refl**o* do passado * *rojet** possíveis cenários *e desen*ol*imento. O p*norama </line>
<line> estrutu*al, econômi*o, social e ed*c*ci*nal *o estado *stá d*retamente re**c**nado à i*serção </line>
</par>
<par>
<line> cultural e *o modo *e vi*a dos </line>
<line> prime*ros po*o*do**s, esp*cialmente os bandeir*nte* </line>
</par>
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<line> portugueses. N*s*e pe*íodo **icial, a edu*ação e * *ultu** foram fo*t*me*t* influenciadas pela </line>
</par>
<par>
<line> *erança lusitana, **f*exo d* pr*sen*a d* metrópole d*ra*te * colon*zaç**. *efletir *obre </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> Piau* imp*ica considerar seu contorno geográfico e a </line>
<line> con*titu*ção econômica, social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> educa*ional. </line>
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<line> O processo de ex*ansão territorial de*encadeo* transformações q*e i**actara* </line>
<line> a </line>
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<line> *conom*a e a edu*ação, tor*an*o *s*e últ*mo tema c*ntr*l *os de*ates atuais sobr* qualidade </line>
</par>
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<line> e of*rta d* *nsin*. * e*uca**o só pas*o* a cresc*r de forma </line>
<line> signif*ca*iva * pa*tir d* sé*ulo </line>
</par>
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<line> XX, período marcado </line>
<line> por trans*orm**õ*s econômicas qu* p*ssibilit**am investimento* na </line>
</par>
<par>
<line> área. Isso *esultou na </line>
<line> ampl**ção </line>
<line> do </line>
<line> a*es*o, </line>
<line> *a red*ção do a*al*a*etismo * na inclusão da </line>
</par>
<par>
<line> pop*lação d* *aixa re**a no e*sino super*o*. Os inves*imentos pú*licos tam*ém *iabiliza*am </line>
<line> o fort*leci*e*t* do comér*io e dos ser*iços, *ontribuindo para o processo d* urbanizaçã*. A </line>
</par>
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<line> e*pan*ão d* rede elét*ica, da* </line>
<line> estr*das e dos serviços básicos gerou de*a*da crescente </line>
<line> *or </line>
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<line> educação, sobr*tudo e* *idad*s como Teresina, *arn*íba e P**os. Este artigo, por*ant*, </line>
<line> organi**-se em três et*pas: (1) a anál*se da ocupação *e*ritorial e d*s pr*m**ros aspe*tos </line>
<line> educacionais; (*) o exame da e*onom*a e *o ce*ário educaci*nal **s sé*ulos XIX e XX; e (3) </line>
<line> a *eflexã* sobr* a real*d**e atual e as perspectivas de desenvolvimen*o educaci*nal no Pi*uí. </line>
<line> . </line>
<line> 2 M*TERIAIS E *É*ODO* </line>
</par>
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<line> Para a rea*ização *es*e est**o, fo* desenvolvi*a uma *ná**se bib*i*gráfica </line>
<line> d*s </line>
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<line> p*incipais obras relacionadas à Geografia do P**u*, com ênfas* n* terr*tório e nas perspec*ivas </line>
</par>
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<line> para o ce*ário *d*cac**n*l do Estado. A </line>
<line> bas* *a </line>
<line> p*squisa fu**a*en*o*-se em aut*res *u* </line>
</par>
<par>
<line> abo*dam d* forma de*alhad* as características s*cioespaciais *iauiens*s, contemplan*o </line>
</par>
<par>
<line> discuss*es sobre *ormaçã* *erritorial, a di*âmi*a econômic* e os desafios edu*acionais. a </line>
<line> R*v. FSA, T**esina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025 www4.Unifsanet.com.b*/*evis*a </line>
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<line> Te*rit*rio e Educação no Piauí: Forma*ão, Des*nvolvimento e Perspectivas </line>
<line> 121 </line>
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<line> Alg*ns t*ab*lho* se d*stacam c*mo referência pa** este ***udo, sob*etudo no que c**ce*ne à </line>
<line> economi* e à educação, *ais como Martin*, em Piauí: evoluç*o, realidad* e des*nvolvimento, </line>
</par>
<par>
<line> e *antana, em *vol*ção históri*a da </line>
<line> econom*a piauiense e </line>
<line> ou*ros estu*os. A *artir dessas </line>
</par>
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<line> obras d* outras *on**ib*ições, e </line>
<line> *us*ou-se realiza* um e*ame comparativo da* *iferentes </line>
</par>
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<line> interpre*aç*es sobre o território </line>
<line> pi*uiens*, abrange*do *últiplas dime*sõ*s, com especial </line>
</par>
<par>
<line> atenção ao setor t*rciár*o e à *d*caçã*, *onsid*r*do* elementos e**ratégicos para </line>
<line> compr*en*er as perspectivas do *s*ado. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa biblio**á*i*a constit**u-se no *étodo </line>
<line> central *e i*vestiga*ão, adotand* </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> a*ordagem reflexiva dos fatos e fenômenos vinculados ao </line>
<line> *ro*esso *istór*c* de </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão *erritorial e </line>
<line> ao ce*ário ed**acional piauien*e. * </line>
<line> objet*vo foi analis*r de </line>
<line> forma </line>
</par>
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<line> c*ítica * territó*io e suas </line>
<line> perspect*vas *d*ca*ionais, além *e *ferecer *ubsídios teóricos </line>
</par>
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<line> re*evantes para a temática. *eg*ndo *po*ito (2004), a i*terpreta*ão de *extos científicos ex*ge </line>
</par>
<par>
<line> d*terminados cuidad*s, v*sto que di*er*idade de publicações pode *onduz*r a diferentes a </line>
<line> caminhos de anális*. </line>
<line> Nesse sentido, * e*co*ha metodológica *ev* estar dir*ta*ente relacion*da ao **o**sso </line>
<line> interpretativo, de modo * assegurar a coe*ência da investigação. Com pred*mi*ância de *ma </line>
<line> abordagem qualitativa, a pesq*isa bus*ou c*mpreen**r e i*terpret*r *s fenôm*no* do e*paço </line>
<line> piaui*nse des*e *ua *ons*ituição históri*a, estabelecend* conexões entre aspectos e*o*ômi*os </line>
</par>
<par>
<line> e edu*aci*nais *o presen*e. Assim, a *n*lise reflexiva proposta contri*ui *a*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> f*rtalecimento d* referencial *eó*i*o e *ara * amp**aç*o do conhe*ime*to sobre o territór*o e </line>
<line> suas dinâmicas. </line>
<line> 3 REFE**SNCIAL TE*RICO </line>
<line> 3.1 O Piauí *o se* **ntexto: O *ní*io da Ocupação Terr*torial </line>
<line> * territóri* pia*ien*e c*nstitu*-se co*o resultado de um p*ocesso histórico de </line>
<line> *cupaçã* que, ao *ongo do tempo, moldou s*a estrutura espacial e proje*ou perspe*tivas para </line>
</par>
<par>
<line> seu des*nvolvimento, *obr*tud* no c*mpo educac**nal. A </line>
<line> atual con*iguração estrutural, </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômica, soc**l e e*ucacion*l do Estado * </line>
<line> co*sequên*ia </line>
<line> dire*a desse </line>
<line> percurso his*órico, </line>
</par>
<par>
<line> iniciado *om a ch*g**a d*s ba*deir**tes no século XVI* e es**ndido até os dias atuais. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pecuária re*resentou a </line>
<line> princip*l atividade *conômica n*s primeiros m*m*ntos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> oc*paçã* *o Piau*, r*fleti*do dinâmica econômica p*e*o****nte n* Nordeste litorâne*. A a </line>
<line> expa*sã* da criação de gado p*ra o s*r*ão decorreu da necessida*e d* suprir d*ma**as d*s </line>
</par>
<par>
<line> áreas costeiras, que o </line>
<line> i*seri* t*rritório piauiense e* o </line>
<line> um co*text* de exploraç*o *ou** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025 </line>
<line> w*w4.Un*fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
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<par>
<line> L. A. P. Silva </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> v**ta*o a investimen*os estruturais, *aracterizado por uma econo*ia de **bsistência. Nos </line>
</par>
<par>
<line> séculos XVI X*I*, a ex*loraç*o territorial esteve as*ociada à b*sca de novas áreas e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pastagens *elos colonizadores, sobretudo no ser*ão nordestino. Nesse proce*so, as terras </line>
<line> piauienses *estacaram-se por sua lo*aliza*ão interiora*a * r***tiv* dis*ância do *itoral, fatores </line>
<line> que favoreceram a implantação e e*pa*são da atividade pecuá*ia. * partir da atividade </line>
<line> criatór** no sert** **a*iense *e *bse*va o surgimen** das prime*ras vil*s, como é *os*rado no </line>
<line> mapa ab*ixo: </line>
<line> Mapa: Missões e Cidad*s do Pi*uí *nstaladas entre *s século* X*II e </line>
<line> XI* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: IBGE (sd.), IN*OESCOLA (sd.) e SILVA (2007) editado por TO*LSTA*IUS </line>
<line> (2*12) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 22, n. *0, art. 6, p. 1*8-1*7, out. 2025 </line>
<line> www4.Unifs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Territ*rio * *ducação no P*auí: *orma*ão, *e*e*vol*i*ento e Perspe*tivas </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> A ed**ação n* Pia**, durante o pe*íodo colo*ial, apresentou </line>
<line> *aixa ex*ressi*idade, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez que o territór*o **teve marc*do pri*ritaria*ente *e*a exploração </line>
<line> econômica e pel* </line>
</par>
<par>
<line> cr***ão de gado, sem que hou*esse investimentos *i*nificat*vos </line>
<line> na f*rmaçã* d* *op*lação. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*tava-se, *ortanto, de um *enár** *ducaci*nal limitado, com po*cas pers*ectivas de avan*o, </line>
<line> deco*r**te da ausência de *olíti*a* voltadas à esco*arizaç*o e da carê*cia de infraestru*ura </line>
</par>
<par>
<line> para a construção de esc*las. Cabe destacar, contudo, a </line>
<line> *tuação dos jesu*tas, que </line>
</par>
<par>
<line> *esempe*har*m papel releva*te na *l*abetiza*ão, ainda que restrita. *u*s ações </line>
<line> *once*tr*ram-se, sobretudo, *os filhos de fazend*iros c*m melhor*s c*ndições financeiras, o </line>
<line> *ue imped*u a di*u*ão massi*a da ed*caç*o no território piauie*s*. </line>
<line> Ne*te cenári* a edu*ação f*rmal encontrou dificuld*de* em se firmar *o *iauí, *ois </line>
</par>
<par>
<line> a ra*ef*ção *a população, o dista*ciamento entre </line>
<line> as </line>
<line> *azendas, o desi*teresse dos </line>
</par>
<par>
<line> habi*antes que não v*a* necessidade de *studos para </line>
<line> * des*mpenho de s*us </line>
</par>
<par>
<line> af**eres, somando-se a isso, a ca*ência de pe*soas c** razo*veis conhecim*ntos </line>
<line> para assu*irem o papel de professor e a falta *e estímulo sala*ial se constituíram os </line>
<line> principais entraves p**a o d**enrolar da educação le*ra** nos p*imórdios da história </line>
<line> desse Estado (FERRO, 1996; p.97). </line>
</par>
<par>
<line> No caso do Piauí, o pr*ce*s* de o*upação territ*r*al ocorre* de f*rma tardia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diferenciada, consol*dando-se do sertão em direção a* litor*l, *o *ontrário d* qu* se verificou </line>
<line> em gra*de parte dos **mais Est*d*s nordesti*os. Es** movimento imprimiu *o *erritório uma </line>
<line> configura*ão p*culiar, marcada pela fixaç*o ini*ial de a*ividad*s econômicas e sociais no </line>
<line> interior, especialmente na pecuária extens*va. Tal dinâmica exp*ica não *pe*as a co*f**ma*ão </line>
<line> a*ual dos limites geográficos, mas t*mbém * constitui*ão e*on*m*ca e social do Estado, </line>
</par>
<par>
<line> revelan*o um *u*dr* de de**gu*ldade </line>
<line> que se r*prod** histor*camente * qu*, ainda *oje, </line>
</par>
<par>
<line> repercute na organ*z**ão espacial dos s*rvi*os educaci*nais. </line>
</par>
<par>
<line> O caráter disperso d*s f*ze*das, estabelecidas </line>
<line> no i*terior, se* articulaç*o </line>
<line> comercial </line>
</par>
<par>
<line> significativa ent*e si, g*rou um *sol*mento estrut**al e econ*mic* sustentado po* práticas de </line>
<line> sub*istência. Ess* fragme*tação es**cial, asso*iada à ausência de in*esti*en*o* cons*st*ntes, </line>
</par>
<par>
<line> limitou a eme*gência ** cent*os </line>
<line> urba**s </line>
<line> dinâmicos e co*tr*bui* pa*a uma *orm*ção </line>
</par>
<par>
<line> *ocioespa*ial *arcada pela ba*xa i*tegração terr*to*ial. Nesse conte*to, a educa*ão foi </line>
</par>
<par>
<line> relega*a * um papel secun*ário, </line>
<line> concentrando-*e em po*cos núcleos urb*nos e refletindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ló**ca </line>
<line> de ex*lusã* *ocial e de </line>
<line> c*ncen*raç*o de re*ursos típi*a do *erí*do colonial. Assim, a </line>
</par>
<par>
<line> o*u*açã* tar**a e in*er*ori*ada do terr*tór*o piau**nse nã* apenas cond*ciono* sua e*o**mia e </line>
<line> sociabilid***, mas t*mbém estr**urou as des*gualdades no acess* à educ*çã*, q*e </line>
</par>
<par>
<line> perma*e**m evident*s </line>
<line> na </line>
<line> distr*buição des*gual </line>
<line> de escolas e universida*es ent*e capital, </line>
</par>
<par>
<line> **dades *éd*as e áreas rurais. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resi*a PI, v. 22, n. 10, ar*. 6, p. *18-137, out. 2025 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> L. A. P. Silva </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> N*sse sent*do, San*ana afirm* que: </line>
</par>
<par>
<line> Nos currais *m expansão, pred**inavam </line>
<line> relaçõ*s de c*r**er p*é-*a**tal*sta. </line>
</par>
<par>
<line> ** *aqueiros recebi*m em pagamento crias de g**o com as quais fu*davam </line>
<line> suas pr*prias faz*ndas. Oc*pados os val*s dos rios sulinos, a onda p*voadora </line>
<line> espr**ou-se até o Longá. A econo*ia organizava-se de modo a *cup** os que </line>
<line> n*o encontravam traba*ho nos engenhos, mas o car*ter de subsistê*cia </line>
<line> *ersist*a na vida das pes*o** (SANTANA, 200*, p.118). </line>
<line> Em suma, o process* de ocupação e exploração do território piauiens* n*o favoreceu </line>
</par>
<par>
<line> a co*stituição de **a *as* sóli** de investimentos, tan*o </line>
<line> n* esfera econômica quanto </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> educ*cional. Trat*u-se de u*a *cupação motivada sobretudo p*la *ecessidade d* </line>
</par>
<par>
<line> in*o*poração d* novas terras, **m a pre**u*ação inicial *om políticas estruturai* </line>
<line> o* com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desen**lvimento social. Nesse context*, a ec*nomia * a edu*ação a**u*iram </line>
<line> um papel </line>
</par>
<par>
<line> secundário, sem avanços s*g*ificativ*s ou tr*n*formaçõ*s *e grande i*pacto. </line>
</par>
<par>
<line> O aspe*to que se s*bressaiu *oi, sobretudo, a lógica *a oc****ão exten*iva de terras, </line>
<line> *ue m*rc*u a formação históric* e soci**spacial do Estado. Em síntese, * ocupação do </line>
<line> território p**uiense *correu ** f*r*a extensiva e *ouco pla*ejada, *r*or*z*ndo a exp**ração </line>
<line> das terra* em *etrimen*o de investimentos estrutur*is. C*mo res*l*ad*, os campos econôm*c*, </line>
</par>
<par>
<line> social e ed*cacional tiv**am dese*volvime*** </line>
<line> limitado, dei*a**o ma**as q*e ainda </line>
</par>
<par>
<line> repercut*m n* configuraç*o do Estado. Ess* modelo de ocupação territ**ial e ec*n*mic* </line>
<line> re*ercutiu diretamente no camp* educacional, condicionando a fo*m*ção de um s*stema </line>
<line> marc*do pela desigu*ldade no ace**o e pela concent*ação de oportuni*ad*s em p*ucos </line>
<line> centros, como afirma Sant*n*: </line>
</par>
<par>
<line> Nas fazendas </line>
<line> as famílias produziam o e*senci*l à vida da popu*a**o nelas </line>
</par>
<par>
<line> concen*ra*a, não s* *i*ha uma pre*cupação *om a compra *e produ**s de </line>
<line> *o*a das terras p*aui*ns*s. Não havia comunic**ão com o resto do pa*s ou do </line>
<line> mundo, pois * povoação do P*auí se "c*nf*na pela part* do na*cente com os </line>
<line> sert*es *esertos que correm para Pern*mbuco" (S*NTANA, 2008, p.123). </line>
<line> A dificuldade de comunicação *o t*rr*tório piauiense com o restante do país, em </line>
</par>
<par>
<line> vi*tude da aus*ncia de **tradas e de meios de </line>
<line> transp*rt* regulares, lim*t*u de f*rm* </line>
</par>
<par>
<line> signific*tiva o d*senvolvimen*o *conômico **s pri*eiros sécu*os de ocupa*ã*. O isol*men*o </line>
</par>
<par>
<line> estrutural ref*rçou a depe*dência de </line>
<line> um* eco*omia de subsistência, na qual a população </line>
</par>
<par>
<line> *ons*mia majoritariamente os próprios recursos *ocais, </line>
<line> com* c*rne, leit* e *ouro. Ess* </line>
</par>
<par>
<line> dinâmica eco*ômica rest**ta, volta*a *o aut*consumo, impe*iu a formação *e circui*os </line>
</par>
<par>
<line> comerciais mais amplos e, *onsequentemente, * </line>
<line> div*rs*ficação produtiva. E*se quad*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> is*la*ento contribuiu para a perif*r*za*ão do Pia*í dentro do contexto no*des*ino * n*cional, </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 2*, n. 10, art. *, *. 118-137, o*t. *025 www4.Uni*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T**ritório e Ed*cação no Piauí: *ormaç*o, De*envolvimento e Perspecti*a* </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> co*sol*dando uma posi*ão m*rginal tanto *m term** eco*ô***os qu*nto *o*iais. * ausência </line>
</par>
<par>
<line> de inves*iment*s em infraestrutura e em qualificação da pop*laçã* nã* apenas dificul*ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ins*rção do *sta*o e* fluxos econômicos m*is din*micos, mas também comprometeu a </line>
<line> constru*ão de uma estrutura educaciona* sóli**. Assim, a limitação de meios de co*unicação </line>
</par>
<par>
<line> e circulação </line>
<line> não deve ser compreendida ap*nas como um obs*áculo *ísi*o, mas **mo *m </line>
</par>
<par>
<line> el**ento </line>
<line> est*uturante *a desigualdade histórica que marca o território, afetand* de maneira </line>
</par>
<par>
<line> di**ta o a*esso da popula*ão piauiense à educação e às oport*nidad** de mobilid*de so*ial. </line>
<line> Ap**ar do* governantes da Cap*tania do Piau* solicitarem constantemente * **iação </line>
<line> de esc**as, a Coroa portuguesa perm*n*cia in*iferent* ao* seus apelos fazendo com </line>
</par>
<par>
<line> *ue o povo piauiense </line>
<line> permanecesse *a ignorân*ia. Ap**as alguns afort*nados que </line>
</par>
<par>
<line> podiam pagar pelos ser*iços de pro*essores particula*es ou envio de se*s f**hos para </line>
<line> outra* regiões mais adianta*as tin*am ac*sso a u*a cultura letrada (REIS, 2*1*, </line>
<line> P.03). </line>
<line> No período coloni*l, a educação no Piauí manteve-s* re*trita e cons*rvador*, voltada </line>
</par>
<par>
<line> essencialm*nt* *ara a form*çã* religiosa * human*stica, em sintonia com os in*e*es*es </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> *li*es </line>
<line> locais. Al*eia aos movimento* *e re*o*ação intel*ctu*l, a escolari*ação era privilégio </line>
</par>
<par>
<line> d* pou*os, em um terri*ório m*r*ado pela baixa renda d* pop*lação e por uma economia de </line>
</par>
<par>
<line> sub*istê*ci*, fatores *ue limitara* qualquer avan*o e*tru*ural signi*ic*t*vo. Me*mo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criação da Capitania *e S*o Jo*é do P*a*í, em </line>
<line> 171*, e a posterio* constitu*ção de vi*a* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cidades, a **se econômica p*rmaneceu frágil, o q*e inviabil*zou * *niversalização da </line>
</par>
<par>
<line> educa*ão. Esse f**rescimen*o *du*aciona* t*rdi* reforça a lógic* de exclusão social </line>
<line> herdada </line>
</par>
<par>
<line> da coloniz*ção: * escola era, em grande me***a, um *spaç* reservado às el*t*s a*rárias e, </line>
</par>
<par>
<line> posteriormente, à pequena burguesia *r*ana, que enxergava no ensino *ma </line>
<line> possibil*dade *e </line>
</par>
<par>
<line> as*ensão social. Nesse proce*so, a fa*ília * a Igreja *ssumi*am protago*ism* *a man*tenção </line>
<line> * d*fu*ã* da esc*lari*ação, *as de forma seletiva e d**igual. *s*im, os avanços *ducacio*ais, </line>
<line> embora r*ais, ocorre*am de modo limitado e exclu*ente, re*rod*zindo as *ssime*ri*s sociais * </line>
<line> territoriais q*e ainda hoje marcam a r*alid*de piau*ense. </line>
<line> 4 RESULTAD*S E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 A Econom*a do Pia** e o Ce*ári* Educacional no S**ulo XIX e XX </line>
<line> Com o fim do período c*lonia* e * transição para o períod* *mperial, algu*as cidades </line>
<line> piauienses, como Teresina, Amara*te, Batalha * *arras, destaca*am-** pelo cresciment* </line>
<line> populacional, * q*e a*me**ou * dema*da p*r in*tituiç*es de **sino. Esse *r*ce*so foi </line>
<line> Rev. FSA, T*re*ina *I, v. 22, n. 10, art. 6, *. 118-137, out. 2025 www4.Unif*anet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. P. Silva </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> *o*taleci*o por transformaç*e* econômicas, entre as *u*is se de*taca o cha*ado ciclo *a </line>
<line> man**oba. * ex*lor*ç** da borracha extra*da dessa planta, no *inal do sécul* XIX e in*cio do </line>
</par>
<par>
<line> XX, pr**orcionou um breve </line>
<line> dinamis*o à ec*nomi* local, *eran*o recursos </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> poss*b*litaram muda**as na infra*st*utura urbana. *o go*e*no d* *rlind* Nogueira, por </line>
<line> exemplo, Teresina a*sistiu à inst*lação *o *e*viço de abastec*men** de *gua e ao início da </line>
<line> eletrificação, *inalizando os pr*meiros passos r**o à mod*rnização. </line>
<line> Es*e c*escimento eco*ômic*, ainda q*e limitado e conc*nt*ado em alguns c*ntro* </line>
</par>
<par>
<line> *rba*os, reper*utiu tamb*m no c**po e*ucacional. A exp*nsão do ensino </line>
<line> **teve vincu*ada </line>
</par>
<par>
<line> diretamente à conjuntura *conôm*ca: *m mom*ntos de mai*r pr*speridade, s*rgiram </line>
<line> inic*ativas voltadas à *riação d* escol*s, e**uanto em período* de **traç*o a educação </line>
<line> pe**anecia estag*ada. No início, o ensino *ecund*rio era o*erecido qua*e exclusi*amente po* </line>
</par>
<par>
<line> professore* part*cu*ares, *e forma *isp**sa e *e* su*ervisão d* órg*os oficiais, r*velando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> precariedade do sistema. Gradu*lmen*e, porém, com a instalação das pr*mei*** escolas </line>
<line> públ*cas e o fortalecimento de políticas estatais, começou a se de*inear uma re*e edu*acio*a* </line>
<line> ma*s estruturada. </line>
<line> *sse movime*to evi**ncia c*mo o de*envo*vimento da educação no Pia*í est*ve </line>
<line> histo**camente condicionad* às os*ilações ec*nô*icas. Mais do que um pro*eto de Estado, * </line>
</par>
<par>
<line> exp*nsão *ducacional </line>
<line> depen*i* de </line>
<line> ciclos </line>
<line> de prosperi*ade l*calizados t*mporários, o e </line>
<line> **e </line>
</par>
<par>
<line> contribuiu para que o ace**o à </line>
<line> e*colarizaç*o se *esse </line>
<line> de m*neira desi*ual, restrita </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*ermina*os *rupos sociais * a ci*ad*s *e m*ior relevâ*cia econô*ic*. </line>
<line> Um d*s feit*s d* m*ior relevo na educação durante o gove*no ** Zac*r*as de Góis </line>
<line> foi a cr*ação do Li*eu Prov*ncial em Oeiras, capital da Província, em 4 de o*tubro </line>
</par>
<par>
<line> de 1845. As cad*iras que </line>
<line> formavam * currículo *n*cia* d* Liceu eram: Lati*, </line>
</par>
<par>
<line> *ran*ês, *ngl*s, Geometria e *rit*ética, G**grafia * *i*tória, Retórica e Poética, </line>
<line> Filosofia Racional e Moral. **sa que foi a *rime*ra inst*tuição públic* de ensino </line>
</par>
<par>
<line> *ec*ndá**o do Piau* iniciou **u funcionamento </line>
<line> de forma pre*ária, apenas com a </line>
</par>
<par>
<line> c*deira de Latim. As dem*is f*r*m sendo p*ovidas à medida que fossem sur**n*o </line>
<line> pess*as ha**litadas. (R*IS, 20*0, p. 3). </line>
<line> No início do ***ul* XX, as re*vi*dicaç*es sociais e po*ític** no Piauí *ncluíam </line>
<line> deman*as p** inf*a*str*tura, como estradas de ferro e perf*raç*o d* po*os, além ** c**a*ão de </line>
</par>
<par>
<line> hospitais e </line>
<line> *scolas, consider*d** *s*e*ciais p*ra dina*izar a economia e me*horar as </line>
</par>
<par>
<line> cond*çõ*s de vida da </line>
<line> população. Nesse cont*xto, surgiram alguma* instituições d* </line>
<line> g*an*e </line>
</par>
<par>
<line> relevância *ara a história da e*ucação no Es*ado. En*re elas, </line>
<line> de**acam-se a Escol* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Apre*diz*s Artífice* (*A*PI), criada em *909 </line>
<line> em Tere*ina *t*al *nstituto **deral </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Piauí pr*me*ra escola fed*ral de en*ino *rof*ssional *o Estado , o Colégio Zacari*s e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 22, *. 10, *rt. 6, p. 11*-137, out. 2025 ww*4.Unif*anet.c*m.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T*rritóri* * Educaçã* no Piauí: For*ação, Desenvolvimento e *er*pectiva* </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> Gó*s (Lice* Pia*iense), imp*ant*do no sécul* XIX, * o Col*g*o Sa*r**o C*raçã* d* *esu* </line>
<line> (Colégio d** Ir*ãs), fundado no início *o *éculo XX. </line>
<line> **sas in*titui**es exerceram papel p*oneiro e si*bólico na c*nstituição de u* sis**ma </line>
<line> educacional mais estruturado no *ia**. Contudo, seu alc*nce fo* restrit*, concentrad* em </line>
<line> áreas urbanas e voltad* *a*oritaria*ente para gru*os sociais de m*ior re*da. Assim, embora </line>
</par>
<par>
<line> repr*sentas*e* ava*ços </line>
<line> institucionais, tam*ém r*forç*ram a lóg*ca de *xcl*são h*rdada </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> coloniz*ção, na qual a es*olar*zação perman*c*a um *rivilégio de *li*es e setores eme*gente* </line>
</par>
<par>
<line> *a **quena burguesia ur*ana. Dessa forma, o p*onei*ismo </line>
<line> *ducacional do Estado s* </line>
</par>
<par>
<line> dese*volveu de maneira desi*ual e seletiva, re*l*tindo as as*ime*rias e*onô*icas e so*iais que </line>
<line> m*rcaram a formação *o território piauiense. </line>
<line> *esse *specto Filho afi*ma que: </line>
</par>
<par>
<line> Ora, sem nenhum* dúvida, </line>
<line> era e*s* </line>
<line> escola *nica *pção par* a juve*tude que a </line>
</par>
<par>
<line> eme*gente d* ensino s*cundário, princip*lmen*e o ant*go Liceu Piauien*e, o atual </line>
<line> Colég** Estadual "Zacaria* de Góes", padrão do ensin* huma*íst*co no Estado, de </line>
<line> maneira particular para os jovens que, carentes de m*lhor si*uação ec*n*mica </line>
<line> aspiravam uma form*çã* profis*ional s*perio* e *ão podi** conseguir fo*a de </line>
<line> Teres*n* (FILHO, 20*3, p. 13-14). </line>
<line> A agric*ltura e as primeiras in**st*ia* tinham chegad* * um estágio de f*oresci*ent* </line>
<line> com os g*neros da produção piauie*se t*ndo s*d* enca*i*ha*os a grandes mer*ados fora do </line>
</par>
<par>
<line> Estado, em vir**de *a navegaç*o pelo </line>
<line> *io P*rnaíba. Como af*rma Sa*tana, a m*dan*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> C*pital de Oei*as *ara Teres*na *oi um ref*exo diss*: </line>
<line> A próp*ia m*dança da cap*tal *ra um *m*erativo, devido a reorientação *o eixo </line>
</par>
<par>
<line> econômico e </line>
<line> das *orr*ntes de comérc*o. Saraiva e os elementos ma*s l*cidos da </line>
</par>
<par>
<line> Província di*isaram o rumo a segu*r: descendo pelo Pa*n*íba os algodõ*s, o* couros, </line>
<line> e mais *ro*utos da proví*c*a, c*ega*-s* *a a *ar as fo*ças p*odutivas da Província a </line>
<line> direç*o q*e lhe era c*nv*niente (Santana, 200*, *.*7*). </line>
<line> * époc*, P*rnaíba *es*acava-*e com* importante c**tr* di**ri*uidor do Esta*o, par* </line>
<line> on*e conv*rgiam quase todos os *rodutos d* exportação e s* concentravam as g*andes ca*as </line>
<line> i*por*adoras; além disso, a cidade começava a a*ribuir à educação um papel de rel*vo. </line>
<line> 4.2 * T*rritório Pi*uiense *o Sécu*o XX e * Integraçã* *om o Nordeste </line>
<line> No sécul* XX, a economia p*auiense *assou por profunda* transformações, resultante* </line>
<line> sobretu*o *a *rise na com*rci*liza*ão da cera de *arnaúba n* m*rcado internacio*al. Esse </line>
<line> cenár*o evid*nciou a necessi*ade de *ee*t*ut*raç** p**dutiva e levou à *mplantação da r*de </line>
<line> rodo*iária, qu* p**sou a facilitar o escoame*to da produção e a integr*r o Pia*í d* forma mais </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 202* w*w4.Unifsa*et.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. P. S*lva </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> *fetiva ao Nordeste e ao r*sta*te do **ís. A abertu*a </line>
<line> de </line>
<line> n*vas *ias *ambém </line>
<line> atraiu </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissionais de dif*r*ntes áreas, o que repercutiu *anto na dive*sificaç*o **onômi*a qua*to </line>
<line> na ampliação da o*erta **ucacion**. </line>
</par>
<par>
<line> *ntretanto, é *mpo*tante desta*ar que o desenvolvi*ento </line>
<line> educacional no Esta*o não </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu como f*u*o de um projeto estrutura*o de </line>
<line> políticas p*blic*s, ma* sim </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> consequência i*direta de mudanças econôm**a* e *e *nfraestrut*ra. De*** form*, a expans*o </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> edu*ação </line>
<line> n* Piau* ao lo*g* do s*cul* XX esteve condicionada a fatores e**ernos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conjunturais, rev**ando uma lógica histórica em que a escolarização nunca foi *r*ori*ade de </line>
<line> Estado, mas sim reflexo d*s metamorfo*es ec*nômic*s r**ionais, *omo afir*a Sa*tan*: </line>
<line> A estrada e * ca*inhão contrib**ram para que se f*rmasse uma lavoura de </line>
<line> mercado, co*centrada *as áreas próximas das r*dovi*s, ***manecendo o </line>
<line> vazio e*onômico *as zonas *esprovid*s d* transpo*te. O c*mércio se </line>
<line> deslo*ou, pela mesma razão acom*anhan*o a rede *od*vi*ria. O t*ansp*rte </line>
<line> fl*vial que não logr*rá, deterio*o*-se, ficando o rio Par**íba como via </line>
<line> secundária. Empórios com**cia*s, de relati*a i**ortância, for*ar-se-ia* *m </line>
<line> outros centros, desapare*e**o os antig*s. Onde che*ou a estrad* a*areceram </line>
</par>
<par>
<line> as estruturas, como, </line>
<line> por exemp*o, cidades e porventura, es*abel*cimento* </line>
</par>
<par>
<line> **merc*ais, escolas, Onde não chegou a *strad*, o comércio continuou fraco </line>
<line> ou nenhu* (SANTANA, 2008, p.176). </line>
<line> A im*lantaçã* *as rodovias no sécul* XX trouxe b*ne*ícios significativos ao norte do </line>
</par>
<par>
<line> Piau*, f**orecend* </line>
<line> tanto a *i**ula*ão de merca*oria* quanto a ampliação do acesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> educaçã*. O f**xo *e estu*antes </line>
<line> que buscavam formação *m outros Es**do* e retorn*vam </line>
</par>
<par>
<line> como mão de *bra qu*li*icada con*r*buiu para *i*a*izar a econ*mia regional, elevando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *end* e fortalecendo </line>
<line> o setor </line>
<line> t*rc*ário, espec**l*ent* </line>
<line> *o* serv*ços *e saúd* e *ducação. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, es*e processo *eve*a *ue os avan*os ed*cacionais e *ociais no *iauí estive*am </line>
</par>
<par>
<line> *enos relacionados a </line>
<line> políti*as </line>
<line> públi**s sistemática* e *ais vinculados às tran*formaçõ** </line>
</par>
<par>
<line> econômicas e in*raestruturais. </line>
<line> No pós-Segunda Guer*a, o desenv*lvime**o dos mei*s de com*nica*ã* *ntensificou a </line>
<line> in*egra*ão d* ter*itório ao me*c*d* nacional, compensa*do a ba**a *ensidade populacional e </line>
<line> ampliando o consumo. Assim, * expansão d* edu*ação e dos servi*o* dev* *er *o*preen*ida </line>
<line> como reflexo da modern*zação econômica e da integraçã* nacio*al, e não co*o **s*lt*d* d* </line>
<line> um projeto planejado de **tad* volta*o à super*ção das des*gualda*es his*óricas do terr*tório. </line>
<line> 4.3 A Realidade do Pi*uí e o Des*nvolv*mento: Perspectiv*s para o Cenár*o Educ*c*onal </line>
<line> A *art** *a década de 195*, observa-se a *onsolidaç*o de aglomerados pop*laciona*s </line>
</par>
<par>
<line> nas </line>
<line> pri*cipais cidades pi*uienses, fenômeno que in*ens*ficou as dema*das </line>
<line> p*r serviço* e, </line>
</par>
<par>
<line> s*br*tu*o, por mão de obra especializ*da. Esse *resciment* urbano f*mentou </line>
<line> nova* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-13*, out. 2025 www4.Un*fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Territór*o e Edu*ação *o Piauí: For**ção, De*envolvime*to e Pers*ec**vas </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> *xigênci*s no campo *ducacional, imp**sionando a necessid**e de expansão do ensino básico </line>
<line> e s*cund*rio, bem *omo da fo*mação e* ní**l supe*ior. Os invest*m*nt*s p**licos federais </line>
</par>
<par>
<line> desem*en*aram </line>
<line> pap*l centra* nesse </line>
<line> pro*esso, </line>
<line> ao vi*bilizar a dinamização do setor de </line>
</par>
<par>
<line> comérci* e serviç** e ao destinar recu*so* para o fort*lecimen*o da edu*ação. *esse contexto, </line>
<line> o *ená**o edu*aci*na* no Pi**í passou a ser compree**ido como requisito est*atégico p*ra </line>
<line> ac**panh*r as tra**for*ações econômicas e sociai* *m curso, ainda que *arc*do p*r </line>
<line> as*imetrias regionais e limitações es*ruturais. </line>
<line> A **rtir de 1950, * cresc**en*o u***no e os inve*tim*ntos federais esti*u*aram a </line>
</par>
<par>
<line> expansão do en**no b*sico, **cundá*io e sup*r*or </line>
<line> no Piauí. Contudo, o avanço **uca*ional </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu de forma desigual, ai**a l*mi*ado po* fort*s *is**ridades r*gi*nai* e estr*tu*ais. Essa </line>
</par>
<par>
<column>
<row> c*n*untur* abri* caminho para o* *esafios d*s décadas s*guintes, ma*cadas </row>
<row> modern*zação e*onômica e pela* no*as d*mandas sociais. </row>
<row> Nesse s*ntido, Melo a**rma que: </row>
<row> Essas m***nças possibilitav*m um cont*ole maior do Es**do na educ*ç*o. </row>
<row> *o*tanto, a* m*difica*õ*s teri*m que *air do ponto de vis*a da **a inte*ectual, </row>
<row> ou sej*, desejosa de criar um novo ar ed*cacional na sociedade, </row>
<row> n* ca*o o ensino superior, a*relada a ** proj**o maior que ex*irava um a* de </row>
</column>
<column>
<row> p*la </row>
</column>
</par>
<par>
<line> mode*nidade e a aus*nci* de um* *n*tituiçã* sup*rior *ossibilitava *limentaresse atr </line>
<line> aso em noss* soc*edad* (MELO, 20*4, p.03). </line>
<line> Nas década* de 1960 e 1*70, Ter*sina conso*idou-se com* * pr*n*ipal *entro urb*n* </line>
<line> do P*auí, a*sumindo *a*el cen*ral *a economia de mercado e *estacan*o-se como referênci* </line>
</par>
<par>
<line> educacio*a*, sobretudo com cr**ção *a Un*versidade *ede*al do P*auí (UFPI), em 1968. a </line>
<line> *osteriormente, a capital també* se transformou em *m polo de serviços, especialmente na </line>
<line> área da saúde, * part*r dos an*s 1990, o que de*an*ou a formação de pro*issio*ais </line>
<line> especializados pa** aten*er às novas nece*sidades da pop*l*ção. </line>
</par>
<par>
<line> O su*gimento de uma </line>
<line> exp*ess*va classe comerci*nte loc*l ampliou as conexões do </line>
</par>
<par>
<line> Piauí com o*tras capitai* **rdestina*, com* Fortaleza, S*o Luís e Recife, inser*n** o Estad* </line>
<line> em cir**itos reg*onais de c*nsum* * mod*ficando h*bi**s sociais e culturais. *esse *ontexto, </line>
</par>
<par>
<line> o aumento da d*manda po* educaç*o to*nou-se evidente, </line>
<line> esti**la*do debates entre gestores </line>
</par>
<par>
<line> sobre a necessidade de políticas mais *nclusivas e vo*tadas à qualidade do en*ino - discus*ões </line>
<line> que permane*em a*ua*s. </line>
<line> Além da cap*tal, o Piauí passou a desempenhar papel importa*te no abastecimento do </line>
<line> Leste maran**nse, tanto com p**dut** in*ustria*izados (automóve*s, m*quin**, ap*relhos </line>
</par>
<par>
<line> elé*ricos) qu**to co* mão *e *b*a </line>
<line> qu*li*icada, *or*a*a sobr*tudo após os anos 1990. </line>
</par>
<par>
<line> Paralelame*te, </line>
<line> cidades d* porte m*dio, como Flo*iano, Camp* Maior e Picos, ganharam </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. 22, n. 1*, art. *, p. 11*-1*7, o**. 2025 </line>
<line> www*.Un*fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. P. Si*va </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> relevâ*cia como *entros c*m*rciais regio*ais, fortalecen*o-se co* * expansão d* rede </line>
<line> va*ejista e a integração ao me*c*d* intere*tadual. </line>
</par>
<par>
<line> No *nício do século XXI, * *du*ação n* Pi*u* passou a </line>
<line> vivenci*r u* </line>
<line> proce**o de </line>
</par>
<par>
<line> e*pa*são e re*struturaçã*, mar**do pela ampliação *o ensino supe*ior e *ela **teriorizaç*o </line>
<line> das ins*i*ui*ões de en*in*. A *riação *e novos c*mpi da U*ive*sidade *ederal do Piauí (UFPI) </line>
<line> e a instalaçã* da U*iversidad* Esta*ua* d* Piauí (U*S*I) e* dive*sas ci*ades permitiram </line>
</par>
<par>
<line> descentralizar a oferta educacional, ante* c*ncent*ada em Te*esina, ampli*ndo o ace*so </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> população do interior ao **sino un*versit*rio. </line>
</par>
<par>
<line> Parale***e*te, prog*amas federa*s, como * Programa Univ*rsidade p*ra Todos </line>
</par>
<par>
<line> (ProUni), o Fund* de Financ*a*ento Estudantil (FIES) e a e*pansão dos *nsti*utos </line>
<line> Federais </line>
</par>
<par>
<line> de Educaçã*, Ciên*ia e *ec*ologia (IFPI), contribuíram para democrati*ar ingre**o n* o </line>
<line> ensino superio*. Esse m*vimento fo* acomp*n*ado pela valorizaç*o da e*ucação b*sica, *om </line>
<line> i*vestimentos e* *sco*as *e te*po int*gral, *xp*nsã* do en*ino médio e políticas **ltadas à </line>
<line> redução do an*lfabe*ismo. </line>
<line> *ssas mudan**s eviden*iam *u*, *o lon*o do sécul* X*I, * *ducaç*o pas**u a s*r </line>
</par>
<par>
<line> vi*ta não apenas com* </line>
<line> um direit* social, *a* também *omo *lemento </line>
<line> *s*ratégico pa** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*v*me*to e*onômico, social e cultural do *s*ad*. A p*rtir d* então, o E*tad* do Piauí </line>
</par>
<par>
<line> se carac*eriza em *erritór*os regionali*ados *e d*senvolvimento, c*mo mostrado no map* * </line>
<line> aba*xo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, a*t. 6, *. *18-13*, out. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.c*m.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Território * Educação no Piau*: Formação, Dese*volviment* e Pers*ectiv** </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> Mapa: T*rritórios de de*env*lvimento *o Pi**í </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: www.seplan.pi.gov.*r </line>
<line> Esse p*oce*so de urb*nizaç*o, *ssocia** ** aumento dos in*estimen*os fe*e*ais, </line>
</par>
<par>
<line> ref**tiu </line>
<line> de *orma sig*ificativa na expansão </line>
<line> da rede educaciona* </line>
<line> do Piau*. A co*ce**r*ção </line>
</par>
<par>
<line> populacional n*s *idades médias e grandes ampliou a demanda por escolas e universidades, </line>
<line> *ncen*i*a*do a abe**u*a de nova* in*ti*u*ç*es de ensin* básico e superior. A criação de campi </line>
<line> da Universid*de Esta*u*l do Piauí (UESPI) e a inter*orização da U*ive**i*ade Federa* do </line>
<line> P*auí (UFPI) marc**am um* n*va fase de democr**i*a*ão do *cesso à educação. </line>
<line> P*ralel*mente, a insta*açã* e expans*o dos In*titutos Fe*erais d* Educaçã*, Ciência e </line>
<line> Tecnologia (IFPI) ref*rçar*m a formação t*c**ca e pr*fissional, respo*dendo às dema*das do </line>
<line> setor produtivo e c*ntr*buindo para a ins*rçã* de *ovens no *ercado de traba*ho. Combin*do* </line>
<line> a pr*gramas fe*er*is, *omo o FIES, o ProUni e o RE*NI, e*ses f*tores a*p*iaram o número </line>
</par>
<par>
<line> de matrícul*s no ensi*o s*peri*r, *ermitindo que o *stado ava*çasse </line>
<line> tanto na *eduç*o das </line>
</par>
<par>
<line> desigualdades *ducacionais q*anto na qual*ficaçã* de mão de obra esp*cializ*da. </line>
<line> As*im, obser*a-s* que a *odernização ***ana e os inve*timen*os estr*turais não </line>
<line> *penas transformara* a din*mica **onômica d* Piau*, mas também consolidara* a ed*cação </line>
<line> Rev. *S*, Teres*na P*, v. *2, n. *0, art. 6, *. 118-137, out. 2025 w*w*.Unifsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. P. Silva </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> como eixo es*rat*gico para * </line>
<line> desen*olvime*to social e *egional n* século XX*. Apesar dos </line>
</par>
<par>
<line> av*nços conquistados nas últi*as décad*s, o *iauí </line>
<line> ainda en*renta desafio* estruturais </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> campo educacional. A desigualda*e regional permanece como *m dos principais obstácu*os, </line>
<line> já que a maior parte da o*erta de ensino *e *ualidade co*t**ua concentrada em Ter*sina e em </line>
<line> *lguns centros ur*a*os, e**uanto ár*as r*rais e mu*icípios menores ap*esentam difi*ul*ade* </line>
<line> *uan*o * i*f***strutura esc**ar, ace*s* a professores *ualifi*ados * permanênc*a *st**a*til. </line>
</par>
<par>
<line> Outro *esafio re*e*a*te é a *uali*ad* do </line>
<line> ens*no bási*o, esp**ial*ente no que diz </line>
</par>
<par>
<line> res**i*o a** índices </line>
<line> de a*re*diz**em ** língua portugu*sa matemátic*, q*e e </line>
<line> *inda *e </line>
</par>
<par>
<line> m*ntê* abaixo da média *acio*al. Alé* d*s*o, a *vasão escol*r no ensino médio e superior </line>
<line> c*mpr*mete a consoli*ação *e políticas educacionais mais i*clusi*as e sust*nt*veis. </line>
<line> 4.4 A População Pia*ie*se, Estrutura e Cenár*o Educaciona* </line>
<line> A população piauiense *presen*a *omposição heterogê*ea, marcada po* d*fere*tes </line>
</par>
<par>
<line> camadas so*iais e n**eis d* vi*a que se co*so*idam *o*for*e a *nserção na </line>
<line> estr*t*ra </line>
</par>
<par>
<line> **onômica. **sa d**ersidade refl*te-se no c*ná**o educa*ional, *ma vez *ue o poder </line>
</par>
<par>
<line> aquisitivo influencia diretamente o acesso a uma *du*açã* ** </line>
<line> quali*ade, gerando contra*t** </line>
</par>
<par>
<line> nos n*v*i* de esco*ari*ade. Apes*r </line>
<line> disso, nas últimas décad*s, *e*-se *bservado a*anços </line>
</par>
<par>
<line> significativo*, *om e*c*las p*auie*ses alc*nçand* destaque em competições </line>
<line> c*l*urais, </line>
</par>
<par>
<line> e*port*vas e cient*fic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ndi*adores socia*s r*vel*m como as e*trutur*s e*onômicas e a di*isão social </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho molda* * acesso à educ*ção e as oportunidades de ascensão social. Nesse con**xto, </line>
</par>
<par>
<line> as perspectivas para o c*nári* ed*cacional *o Piauí apontam *ara a necess*dade de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação voltada ao aproveitam*nto das r*quez*s e potencialidades lo*ais, de modo a pr**arar </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssi**ais capaze* </line>
<line> *e contribuir para </line>
<line> o </line>
<line> *esenvolvim*nto e*onôm*co re*ional. Exempl*s </line>
</par>
<par>
<line> *o*o mu*icí*io de Cocal dos *lves, q*e obteve ex*ressivos res*ltados *m olimpíadas de * </line>
</par>
<par>
<line> matem**ica e no Exame Nacional </line>
<line> do E**in* Médio (E*EM), *viden*iam a </line>
<line> capacidade </line>
</par>
<par>
<line> tran*formadora da educação q*and* asso*iada a p*líticas públicas consis*en*e* e *o </line>
<line> engajamento comunitário. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> dis*o, pro*e*so migra*ório * </line>
<line> da população piauie*se tem s* modificado nas </line>
</par>
<par>
<line> últim*s *éc**as. O avan*o da qualific*ção profissiona* * a </line>
<line> ampliação de opo**u*idades </line>
</par>
<par>
<line> educacionais e de trabalho no p*óprio terr*tório reduzem * necessidade de *es*ocamento p*ra </line>
<line> outro* estad*s. Esse mo*i**nto *eflete uma mudanç* de m*ntalidade, marc**a pelo </line>
</par>
<par>
<line> fortalecimento das *nst***ições *e </line>
<line> *nsino </line>
<line> e pelo aument* do núm*ro de p*ofissionais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 10, art. 6, p. 118-137, out. 2025 </line>
<line> www4.Unifsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Te*r*tório e Edu*ação no Piauí: Fo*ma*ão, D*se*volvimento * Perspect*vas </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> pr*parados pa*a ate*der às novas dem*ndas do mercado, consolidando a educação co*o e*xo </line>
<line> e*tratégico do dese*vol**men*o social e econ*mico *o Piauí. </line>
<line> Algumas *egiõe* do Piauí, em especial o No**e do E*tado, a*resentam *m pro*esso de </line>
<line> *cupação e densidade dem**ráfic* significativa, acom*anhado *a con*entraç*o e expansão </line>
<line> das instituições de e*sino. O crescimento urb*no o*orre* de forma ma*s inte*sa em cidades, </line>
</par>
<par>
<line> como Ter*sina, Parnaíba e P**os, q** *tualmente se </line>
<line> consolidam como centro* de referência </line>
</par>
<par>
<line> *ducaciona*. A cri*ção de </line>
<line> novos municí*ios, a </line>
<line> amp*iação da re*e *lét*ica, a *onstrução </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> estr*da* a e </line>
<line> ofe*ta de serviços públic*s foram *atore* </line>
<line> qu* contr*buíram para a me*h*ria da </line>
</par>
<par>
<line> *ualidad* de vid* para o fortale*imento e </line>
<line> ** inf*aestrutura necessár*a </line>
<line> ao desenvolvim*nto </line>
</par>
<par>
<line> educa**onal. </line>
</par>
<par>
<line> *ontudo, * *ano*ama *ocial atua* *inda su*cita que**ionam*ntos q**nto à efet*vidade </line>
</par>
<par>
<line> dos in*estiment*s </line>
<line> vol**dos às </line>
<line> camad*s *e*os fa*ore*idas, sobretudo no q*e se refere ao </line>
</par>
<par>
<line> aces*o a uma educação *e qualidade e a serviços </line>
<line> públicos básicos. Em*o*a avanços sejam </line>
</par>
<par>
<line> percep*í*eis, a população continua reivindica*do, ju*t* *os g*s*o*es, </line>
<line> *el*or*as </line>
<line> em saúde, </line>
</par>
<par>
<line> infraestr*t*ra * educ*ção, o que demonstra que há muito a ser fe*to *ara reduzir desigualdades </line>
<line> e conso*idar um s**tema educaci**al mais inc*u*ivo. </line>
<line> His*oricament*, a ec*nomia piaui*nse este*e cen**ada no camp*, mas na* últimas </line>
</par>
<par>
<line> *écad*s o *roce*so de *rbanizaçã* modific** de for*a significa*iva es*a *strutura, com as </line>
</par>
<par>
<line> cida*es *ssumin*o pape* central como *o*os administrati**s, c*m*rciais, </line>
<line> *e s*ú*e e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação. Esse movimento r*definiu o terri**r*o, um* *e* que *s cent*os urba**s passaram a </line>
<line> concentrar *ambém a ofert* ed*cacional, em resposta às no*as demand*s d* sociedade. </line>
<line> O *es*nvo*viment* do sis*ema viário e a intensi*ica*ão d*s comun*caçõ*s - por meio </line>
</par>
<par>
<line> d* tele**são, rá*io, inte*net, re*es so*i*is e outro* me*os - tran*formar*m </line>
<line> as relações entre </line>
</par>
<par>
<line> campo e cidade, di*u*di**o *adrõe* cultur*is urbano* e influenciando as aspirações de vida </line>
<line> d* população. C*m* r*sul*ado, o proc*sso migr**ório para as cidades fortalece* a central*da*e </line>
<line> do espaç* urbano e abriu nov*s p*r*pe*tivas para a *du**ç*o, agora vincula*a às tecno*ogias </line>
</par>
<par>
<line> de i*formação e comunic*ç*o, condiç** ind*spensá*el </line>
<line> par* ac*m**nhar *s transformações </line>
</par>
<par>
<line> contem**rân*as. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, o </line>
<line> proce*s* de *rbanizaç*o, aliado à e*p*nsão das comunicações e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> infrae*trutura, redefiniu o papel das cida*es pia*ienses como centros adm*n*str*tivos, </line>
</par>
<par>
<line> comercia*s e educacionais, a* mesmo tem*o em que </line>
<line> **tensificou * migr*çã* campo-cidade. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e movimento consol*d*u </line>
<line> o </line>
<line> esp*ço urbano </line>
<line> como polo de fo*mação inova*ão, abrindo e </line>
</par>
<par>
<line> nova* p*s*ibilida**s para a educ*ção, especialmente pe*a </line>
<line> incorporaç*o da* tecnol*gias da </line>
</par>
<par>
<line> i*formação * da c*mun*c*ção. Ass*m, c*nário atu*l o </line>
<line> aponta </line>
<line> par* um f*turo em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teres*n* PI, *. 22, n. 10, art. 6, *. 118-137, out. *0*5 </line>
<line> www4.Unifsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. P. Si*va </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> educação, além de reduz** d*sigualdades sociai* e *eg*on*is, será fundamental *ara *ntegrar o </line>
<line> Piauí às dinâmi*a* econômicas e cu*t*rais c*ntemporâneas. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> Diante *a el*boração deste artigo, a**a**s d* análise dos autores co**ultad*s, </line>
</par>
<par>
<line> per*ebe-se </line>
<line> q* e </line>
<line> oco*rera* </line>
<line> dive*sas mudan*as no cenário </line>
<line> e*ucacional em virtude </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> m*t*morfoses do cenári* em que a sociedade vi*e no esp*ço pia*iens*. O t*rritóri* pi*u*ense </line>
<line> refle*e u*a *strutura *u* s* relaciona com a dinâmica de se* espaç* * o cenári* educacional é </line>
<line> con**q*ência de t**o *ss* processo de formação e *st*utu*ação, ou seja, t*m **l*ção com toda </line>
<line> **a traje*ó*ia no espaço, desde a ch*gada dos portugueses *té *s d*as atuai*. </line>
<line> Ao *ong* das dé*a*as de ocu*ação *erritorial, inten*as trans*or*ações ocorre*am *a </line>
</par>
<par>
<line> econo*ia na vida *m socie*ade e is*o re*letiu diretamente no ce*ário educ*cional. O e </line>
<line> en*ino, que de início *presen*a** um cará*er conservad**, *oi *e m*dificando e se *dap*an*o </line>
<line> às metamorfoses do e*paço piauiense e às n*vas concepçõe* de *ivência en*re os seres </line>
</par>
<par>
<line> hu*anos. O cresci*en*o da </line>
<line> oferta de e*ta*elecim**t*s de ensino no estado p*oporcio*ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *c**so à educação da população pia*ien*e, r*duzindo a t*xa de analfabetism* e melhorando o </line>
</par>
<par>
<line> níve* de escolaridade das </line>
<line> pe*soas e, </line>
<line> com isso, gerando *ov*s pe*spectivas para um futuro </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvimento econômico e so*ial no Piauí. </line>
<line> O cen**io educacional ** *erritório piauiense foi se transfor*ando com a instalação </line>
<line> de escolas de ref*rência e univers*dades que po*si*ili*aram a qualif*cação profissional *xigida </line>
</par>
<par>
<line> pelo me**ado de *r**alho. Além dis**, m*re** destaque o aument* </line>
<line> dos investimento* n* </line>
</par>
<par>
<line> for*açã* d* </line>
<line> prof*ssores, fator decisi*o </line>
<line> *ara a *on*tru*ão de </line>
<line> um en*ino com melh*res </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tivas de qualidade. * mai*r dinâmica *spacia* nas </line>
<line> principa*s cid*d*s do estado </line>
</par>
<par>
<line> tamb*m abr*u caminho para uma perspect*v* de avanço no campo *ducacional </line>
<line> Com ba*e nas di*cussões ****a, é *ecess**io pe*sar em u* ensino que v*lorize as </line>
</par>
<par>
<line> rique*as *o *errit*rio p*a*iense e *ontrib*a *ara a fo*mação de *ro*issi*na*s capaze* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> impu*sionar dese*volvimento **o*ômic*. Essa perspect*va, * </line>
<line> n* enta*to, dep**de de uma </line>
</par>
<par>
<line> mu*ança de m*nt*lidade por pa*t* de *o*os os qu* vive* no *iauí, pois *em uma popula**o </line>
<line> *** acess* à educaç*o *** há possibilid*de de desenvolv*mento em um est*do - ou *esmo </line>
<line> e* um país *e dimensõ*s *o*tin*n*ais c**o o Brasi* </line>
<line> Mes*o com os proble**s no cenár*o educacional, existem possibilid*des no ensino, </line>
</par>
<par>
<line> e a informação sur*e </line>
<line> *omo recurso fundamenta* pa** a transforma*ã* da educação </line>
<line> em um </line>
</par>
<par>
<line> contexto de intensa globalização. Vivemos *m uma socied*d* da informaç** que, a ca*a dia, </line>
<line> *e*. *SA, Teresina, v. 22, n. 1*, art. 6, p. 1*8-137, out. 202* w*w4.U*ifsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Territ*rio * E**c*ção ** **auí: Formação, D*s*nvolvimento e Pe*spectivas </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ge mai* c*m os acontecimen*os do mundo; po* is**, torna-se essencia* refletir sob*e os </line>
<line> desdobra*entos da inform*ção na vida cotid*ana das pesso*s. </line>
<line> Alé* d*sso, as *nstituiçõ*s de ensino, nesse n*vo cenário edu**ci*nal, p*ecisam </line>
<line> ampliar a *nclusão no acesso à edu**ção para *s camad*s menos *avorecidas, a fim de garant*r </line>
</par>
<par>
<line> o efetivo *um*rimento de uma ob*igaç*o fundamental do estado: of*r*ce* </line>
<line> **a educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> vo*tada para a cidadan*a. </line>
</par>
<par>
<line> N* contempora*e*dade, delineia-se a perspec*iva de uma *du**çã* q*e respeite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ide*t*da*e *o aluno valorize suas e </line>
<line> experiência* vividas no *spaço pi**iense, tanto *ent*o </line>
</par>
<par>
<line> quan*o fora *o ambiente escolar. Diante *as inte*sa* transformações, es*era-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> estud*nte atue como participan*e ativo no processo de constr*ç*o do conhecimento. N*s*e </line>
</par>
<par>
<line> c*ntext*, vislumbra-se um ensino em *ue o educador assum* o *apel </line>
<line> *e *acilitador do </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso *ducaci*nal e d* m*diador nas dis*us*õ*s ace*ca do estado do P*auí. </line>
<line> *m virtude da *iscuss*o *ealiza*a s*br* as perspec*i*as do c*n*r*o edu*acio*al, fic* </line>
<line> evid*nte que a educaç*o no P*auí *e desenv*lve* gradu*lmen*e, de**e a formaçã* t*rritorial </line>
<line> até a instala*ão das primei**s escolas *os princip*is *glomerados ur*a*os. Po* fim, *inda que </line>
<line> não te*ha se desta*a*o nos p*imó**ios *a formação territorial, a e**cação no e*t*do </line>
</par>
<par>
<line> *onsolidou-s* ao longo </line>
<line> do t*mp*, a**indo e*paço </line>
<line> *ara </line>
<line> um cenário *romissor, voltado ao </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lviment* do território e de sua população. </line>
</par>
<par>
<line> A *nál*se do território p*auien** rev**a que o processo de ocupação e </line>
<line> e*plor*ção, </line>
</par>
<par>
<line> iniciado tardiame*t* e marcado p*la pe*uá*ia exten*i*a, moldou a e*tr*tura *conô*i**, socia* </line>
<line> * educacional do esta*o. Du*ante os primeir*s séculos, a predominâ*cia da economia de </line>
<line> s*bsistênci* e a au*ênc*a de i*vestime*tos em *nfr*est*utura limita*am a c**soli*açã* de um </line>
<line> sist*ma e**cacional estruturado * acessível. </line>
</par>
<par>
<line> *om o *assar *o te*p*, so*retudo a par*ir </line>
<line> do sécul* XX, tra*sform*ções </line>
</par>
<par>
<line> econômicas - como * cic*o </line>
<line> da maniçoba, a implantaç*o </line>
<line> d*s rod*vi*s e o ava*ço da </line>
</par>
<par>
<line> u*ban*za**o - favoreceram a integraçã* regio*a* e *mpliaram a </line>
<line> d*manda por profissi*nais </line>
</par>
<par>
<line> qual*ficados. Ne*se cen**io, a ed*caçã* </line>
<line> assumiu *ap*l cada </line>
<line> ve* mais e*tr***gico, </line>
</par>
<par>
<line> co*solid*ndo-se com a c*iação das primeiras i*stitu*ções de ensi*o superior, </line>
<line> e* especial </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Fede*al d* Piauí, em 1968, e, po*teriormen*e, com a expa*são da Univer*idade </line>
<line> Estadua* do Pi*uí e dos I*stitutos Federais. </line>
</par>
<par>
<line> No *écu*o </line>
<line> XXI, obs*rva-se um cenário marcado pela interi*rização do ensino, pel* </line>
</par>
<par>
<line> *em*cr*tiza*ão do acesso às universidades e </line>
<line> p*la valo*i*ação da edu*ação básica, embora </line>
</par>
<par>
<line> persis*a* desigualdades regionais desaf*os r*lac*onados * e </line>
<line> qualidad* </line>
<line> do ensi*o e à e**são </line>
</par>
<par>
<line> escolar. Ao mes*o tempo, *xperiênc*as exitos*s, *om* *s do mun**íp*o de C*cal dos A*ves, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 2*, n. 10, art. *, p. 118-137, out. 2025 ww*4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. A. P. S*lv* </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> demonstram o potencial tr*nsformador da *ducação qua*do *ssoci*da ao engajamento </line>
<line> comunitá*io e a *olí*ica* públicas co*sistentes. </line>
<line> Dessa forma, compreend*r a tra*etóri* histór*c* do te*ritório piauien*e e s** rel*ção </line>
</par>
<par>
<line> c*m o desenvol*im*nto *conômico e educac*onal permite *fi*mar que, na at*ali*ade, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> educação se consolidou *omo o p*incipa* i*st*umento para superação das *esig*a*dad*s, a * </line>
</par>
<par>
<line> valori*ação *as </line>
<line> potenciali*ades locais e a projeção do **auí </line>
<line> em </line>
<line> ** ce*ário d* maior </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento social e region*l no sé*ul* XXI </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> de-90-dos-alun*s-e-reduz-evasao-196427.*tml </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, *. 22, n. 10, art. 6, *. 118-1*7, out. 2025 </line>
<line> www4.Unifsanet.*om.*r/rev*s** </line>
</par>
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<par>
<line> Territ*ri* * Ed*cação no Piauí: Formaç*o, D*senvolvime*to e Perspectivas </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> C*m* *eferenciar *ste *r*igo, conforme ABN*: </line>
</par>
<par>
<line> SILV*, L. A. P. Ter*itório e *ducação no P*auí: Formação, De*e*v**vim*n*o e Pe*spectivas. *ev. </line>
<line> F*A, Ter*sina, v. *2, n. 10, ar*. 6, *. 118-13*, o*t. 2*25. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribuição dos Autores </line>
<line> *. A. P. Silva </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e pla*ejame*to. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e in*erpreta*ão *** dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*bora*ão d* r*scunho ou n* r**isão crítica d* con*eúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip*ção na aprovação da versão final do *anuscrit*. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresin* PI, v. 22, *. 10, art. 6, p. 118-137, **t. 2025 </line>
<line> www*.Unifsan*t.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
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