Transporte Público e a Rotina Acadêmica: Avaliação da Mobilidade dos Estudantes da UFPI, Teresina–PI (2022 A 2024) / Public Transportation and Academic Routine: An Evaluation of Student Mobility at UFPI, Teresina–PI, from 2022 to 2024

Raiana Araújo Gomes, Mário Ângelo de Meneses Sousa

Resumo


Este artigo analisa a mobilidade urbana sob a ótica dos estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com foco nas condições do transporte público coletivo utilizado para o deslocamento até o campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina – PI. O objetivo geral consiste em avaliar de que forma a infraestrutura do transporte público interfere na rotina acadêmica dos discentes. Para orientar a investigação, foram definidos três objetivos específicos: (1) descrever a infraestrutura do transporte público utilizado pelos estudantes; (2) identificar os principais problemas enfrentados durante os deslocamentos diários; e (3) identificar os impactos da mobilidade urbana na vida acadêmica desses discentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado online com estudantes dos centros CCHL, CCE e CT. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), permitindo a categorização temática dos relatos. Os resultados revelam problemas como superlotação, desconforto físico, insegurança, atrasos e impacto negativo no rendimento acadêmico dos estudantes. Conclui-se que a precariedade do sistema de transporte coletivo compromete não apenas o direito à mobilidade, mas também o acesso pleno à educação pública, evidenciando desigualdades estruturais que afetam o cotidiano universitário e demandam a reformulação das políticas públicas voltadas à mobilidade estudantil.

 

Palavras-chaves: Mobilidade Urbana. Transporte Público.  Estudantes Universitários. Rotina Acadêmica. Inclusão Social.

 

ABSTRACT

 

This article analyzes urban mobility from the perspective of students at the Federal University of Piauí (UFPI), focusing on the conditions of public transportation used to travel to the Ministro Petrônio Portella campus in Teresina, PI. The general objective is to assess how public transportation infrastructure interferes with the academic routine of students. To guide the investigation, three specific objectives were defined: (1) to describe the infrastructure of the public transport used by students; (2) to identify the main problems faced during daily commutes; and (3) to Identify the impacts of urban mobility on the academic life of these students. This is a qualitative, exploratory, and descriptive research, conducted through the application of a structured online questionnaire with students from the CCHL, CCE, and CT centers. Data analysis was carried out based on Bardin’s (1977) content analysis technique, allowing the thematic categorization of the reports. The results reveal issues such as overcrowding, physical discomfort, insecurity, delays, and a negative impact on students’ academic performance. It is concluded that the precariousness of the public transportation system compromises not only the right to mobility but also full access to public education, highlighting structural inequalities that affect university life and demand the reformulation of public policies aimed at student mobility.

 

Keywords: Urban Mobility. Public Transport. University Students. Academic Routine. Social Inclusion.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.11.7

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