Formação de Qualidade? Percepção de Estudantes de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Sul do Brasil / Quality Education? Perception of Undergraduate Accounting Students from Higher Education Institutions in Southern Braz

Luis Fernando Lenartowicz, Vinicius Brandani Godke, Crislaine de Fátima Gonçalves Godke

Resumo


O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sul do Brasil sobre a qualidade da formação acadêmica. Para isso, foi aplicado um questionário online composto por 18 questões, divididas em dois blocos: (i) o fator “Formação Acadêmica de Qualidade” da Escala de Expectativas Acadêmicas de Almeida et al. (2012), adaptada e validada para o contexto brasileiro por Marinho-Araújo et al. (2015), e (ii) questões sociodemográficas (idade, gênero, tipo de IES e período matriculado). Com a participação de 98 estudantes, os resultados indicaram que a maioria associa a qualidade da formação a professores qualificados e competentes, grade curricular atualizada, oferta de estágios e atividades práticas que complementem o conteúdo teórico. Além disso, o desenvolvimento de competências comportamentais, como trabalho em equipe, participação em projetos de pesquisa e a capacidade de resolver problemas de maneira criativa e inovadora, também foram considerados aspectos relevantes pelos estudantes. Esses achados estão alinhados com as exigências do mercado de trabalho e com as novas diretrizes das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Ciências Contábeis. Como contribuição, espera-se que essa reflexão sobre as expectativas para uma formação acadêmica de qualidade ajude tanto os estudantes a entenderem os elementos importantes para uma formação integral, quanto as IES a compreenderem as percepções dos alunos sobre os aspectos que são considerados fundamentais em uma formação de qualidade, possibilitando o aprimoramento das grades curriculares e o atendimento das expectativas dos futuros contadores.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.11.4

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