Incentivos Fiscais E Posicionamento Estratégico: Uma Análise A Partir Do Modelo Das Cinco Forças De Porter / Tax Incentives and Strategic Positioning: An Analysis From The Model Of Five Forces In Porter

Cláudio André Gondim Nogueira, Adriana Oliveira Nogueira

Resumo


O principal objetivo desse ensaio teórico é analisar os impactos da concessão de incentivos fiscais visando promover a entrada sobre o posicionamento estratégico das firmas com base no modelo das cinco forças de Porter. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. As análises apresentadas indicaram que a concessão desses incentivos pode causar efeitos muito importantes, especialmente sobre três das forças do modelo de Porter (ameaça de novos entrantes, rivalidade entre competidores existentes e poder de barganha dos consumidores). No caso, a estrutura produtiva pode ser fortemente modificada e a produção pode aumentar melhorando as condições para os consumidores, que se beneficiam da maior  oferta  de  produtos  e dos preços mais baixos. Cogita-se também a situação em que as firmas existentes podem reagir, buscando evitar a entrada de uma nova firma que recebe os incentivos. Mais especificamente, em um mercado em que a diferenciação de produtos não é possível, analisa-se a situação em que a firma existente pode investir em novas formas de organização da produção ou em novos processos produtivos ou ainda buscando aproveitar economias de escala ainda inexploradas. Já nos mercados em que a diferenciação de produtos é possível, os incentivos podem potencialmente atrair empresas capazes de produzir substitutos próximos, o que provavelmente beneficiará os consumidores devido à maior oferta de produtos e à redução dos preços. Finalmente, há que se considerar que algumas firmas a serem atraídas poderão ser fornecedoras de outras empresas locais, o que aumentará o poder de barganha dessas últimas.

Palavras-chave


governo; incentivos fiscais; cinco forças; posicionamento estratégico.

Texto completo:

PDF

Referências


BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 327 p.

BARRO, R.; SALA-I-MARTIN, X. Public finance in models of economic growth. Review of Economic Studies, v. 59, 1992, p. 645-661.

BESANKO, D. et al. A economia da estratégia, 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

DEBACO, E.S.; JORGE NETO, P.M. Competição entre os estados por investimentos privados. Fortaleza: CAEN/UFC, 1998 (Texto para Discussão n. 180).

FUDENBERG, D.; TIROLE, J. Game Theory. Cambridge (MA): MIT Press, 1991.

GHEMAWAT, P. A estratégia e o cenário dos negócios. 2.ed. Porto Alegre, Bookman, 2007. 176 p.

GIBBONS, R. Game Theory for Applied Economists. Princeton: Princeton University Press, 1992.

MINTZBERG, H.; QUINN, J.B. O processo da estratégia. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 404 p.

NOGUEIRA, C.A.G. Tax incentives, competition and welfare. Modern Economy. v. 3, 2012, p. 608-616.

NOGUEIRA, C.A.G. ; JORGE NETO, P. M. . Os impactos dos incentivos fiscais sobre a estrutura industrial e sobre a competitividade das firmas. Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza, v. espec., p. 1087-1100, 1998.

PONTES, P.A.; VIANNA, P.J.R.; HOLANDA, M.C. A política de atração de investimentos industriais do Ceará: uma análise do período 1995-2005. Fortaleza: IPECE, 2006. (Texto para discussão n. 26).

PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1986. 362 p.

ROWLANDS, D. Regional development in Canada: problems and prospects. Canadian Journal of Economics. v. 29, 1996, p. S340-S343.

SAV, G. T. Micro engineering foundations of energy-capital complementarity: solar domestic water heaters. Review of Economics and Statistics. v. 66, 1984, p. 334-338.

SIEGEL, B. Fiscal incentives and the economic development game. LBJ Journal of Public Affairs. v. 9, n. 1, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)