A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS SUBJETIVAS NO PROCESSO DE GESTÃO DE CUSTOS NO VAREJO / THE INFLUENCE OF SUBJECTIVE VARIABLES IN THE PROCESS OF COST MANAGEMENT IN RETAIL

Dusan Schreiber

Resumo


As reduzidas barreiras de entrada fazem do comércio varejista a escolha preferencial para a maioria dos empreendedores iniciarem seu próprio negócio. No entanto, a maioria deles carece tanto de conhecimento específico no segmento escolhido como de técnicas de gestão. O governo, por meio de suas autarquias, agências de apoio e bancos oficiais, tem ofertado condições favoráveis para a capacitação do setor, porém a maioria dos programas falha na implementação dos preceitos “in loco”. O presente artigo procura analisar, por meio do caso empírico da empresa ALFA, estabelecimento varejista de materiais para construção civil do sul do país, a influência de variáveis subjetivas no processo decisório que visa definir critérios para gerenciar os custos e alinhar com a formação do preço de venda. A presente pesquisa foi realizada através de estratégia de pesquisa de estudo de caso único e método de pesquisa-ação e os resultados demonstram a necessidade de ampliar a percepção do pesquisador sobre o ambiente organizacional e atentar para os aspectos de cunho qualitativo.

 

Palavras-chave: Custos. Varejo. Subjetividade.

 

ABSTRACT


The low barriers to entry make the retail trade the preferred choice for most entrepreneurs start their own business . However most of them lacks both expertise in the segment chosen as management techniques . The government, through its authorities , supporting banks and official agencies , has offered favorable conditions for the empowerment of the sector, but most programs fail in the implementation of the precepts " in loco" . This article seeks to examine, through empirical case company ALFA , retail establishment of materials for construction of the south , the influence of subjective variables in the decision process which aims to define criteria to manage costs and align with the pricing sales . This research was conducted through survey of single case study and action research method and the results demonstrate the need to broaden the perception of the researcher on the organizational environment and attentive to the aspects of qualitative matrix strategy.

 

Keywords: Costs. Retail. Subjectivity.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BACEN – Banco Central do Brasil, 2009. Microfinanças e Cooperativismo de Crédito. Disponível em: http://www.bcb.gov.br/pre/portalcidadao Acesso em: 16 jul. 2009

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber, 2002.

BATEMAN, T. S.; ZEITHAML, C. P. The Psychological Context Of Strategic Decision: A Model And Convergent Experimental Findings. Strategic Management Journal; Jan/Feb 1989; 10, 1; pg. 59

BONOMA, T. V. Case research in marketing: opportunities, problems, and process. Journal of Marketing Research, v.22, n.2, p.199-208, 1985.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 1. ed. Porto Alegre: BOOKMAN, 2002.

BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. Ofício de sociólogo: Metodologia da pesquisa na sociologia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004.

BUTTLE, F. A. The co-ordinated management of meaning: A case exemplar of a new consumer research technology. European Journal of Marketing; 1994; 28, 8,9; pg. 76

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

CLEGG, S. Poder, linguagem e ação nas organizações. In: CHANLAT, Jean-François (Coord.). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996. v. 2.

COGAN, S. Activity-Based Costing (ABC): a poderosa estratégia empresarial. 3. ed. São Paulo, SP: Pioneira, 2000.

COGAN, S. Custos e preços: formação e análise. São Paulo, SP: Pioneira, 1999

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987.

DAFT, R.; WEICK, K. E. Por um modelo de organização concebido como sistema interpretativo. Revista de Administração de Empresas – RAE, v.45, p.73-86, 2005.

DEAN, J. W. J; SHARFMAN, M. P. Does decision process matter? A study of strategic decision-making effectiveness. Academy of Management Journal; Apr 1996; 39, 2; pg. 368

DEMO, Pedro. Pesquisa e Informação Qualitativa. São Paulo: Editora Papirus, 2006.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989

GEM – Global Entrepreneurship Monitor, 2007. Programa Empreendedorismo. Disponível em: http://www.gembrasil.org.br Acesso em: 10 jul. 2009.

GODOY, A. Lojas: motivos que as levam ao sucesso ou ao fracasso: o manual do lojista. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2005

GRAZZIOTIN, G.; TASCA, I. A arte do varejo: o pulo do gato está na compra. Passo Fundo/RS: do Sul, 2000.

HARRISON, E. F.; PELLETIER, M. A. The essence of management decision. Management Decision. London: 2000. Vol. 38, Num. 7; pg. 462

HITT, M. A.; TYLER, B. B. Strategic Decision Models: Integrating Different Perspectives. Strategic Management Journal (1986-1998); Feb 1998; 19, 2, pg. 115

HOEBEL, E. A.; FROST, E. L. Antropologia cultural e social. São Paulo: Cultrix, 2001.

IPEA – Instituto de Pesquisa Aplicada, 2009. Indicadores. Disponível em: http://www.ipeadata.gov.br Acesso em: 14 jul. 2009.

LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 2. ed. São Paulo: ATLAS, 2000.

LEONE, G. S. G. Custos: planejamento, implantação e controle. 3. ed São Paulo: Atlas, 2000

LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de varejo. São Paulo, SP: Atlas, 2000.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: ATLAS, 2006.

MEGLIORINI, E. Custos: análise e gestão. 2. ed São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2006

MILBURN, T. W; BILLINGS, R. S. Decision-Making Perspectives from Psychology. The American; Sep/Oct 1976; 20, 1; pg. 111

NAKAGAWA, M. ABC: custeio baseado em atividades. 1. ed. São Paulo, SP: Atlas, 1995

NAKAGAWA, M. Gestão Estratégica de Custos. São Paulo: ATLAS, 1993.

NEL, D.; PITT, L. F.; BERTHON, P.; PRENDERGAST, G. Social decision schemes and group processes: some impacts on decision making. Journal of Managerial Psychology. Bradford: 1996. Vol. 11, Num. 6; pg. 4

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: ATLAS, 2000.

SAIANI, E. Loja viva: revolução no pequeno varejo brasileiro. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: SENAC Rio, 2006

SCHEIN, E. H. Organization Culture and Leadership. San Francisco: Jossey Bass, 1988.

SCHWENK, C. R. Cognitive Simplification Processes in Strategic Decision-making. Strategic Management Journal (pre-1986); Apr-Jun 1984; 5, 2; pg. 111

SEBRAE. Boletim estatístico das MPE. Estudos e Pesquisas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/customizado/estudos-e-pesquisas Acesso em: 08 jul. 2009.

SILVESTRE, W. C. Sistema de custos ABC: uma visão avançada para tecnologia de informação e avaliação de desempenho. São Paulo: ATLAS, 2002

SIMON, H. A. Bounded Rationality and Organizational Learning. Organization Science. Vol. 2, Nº 1, pp. 125-134 (1991)

STRATI, A. Organizational symbolism as a social construction: A perspective from the Sociology of Knowledge. Human Relations; Nov 1998; 51, 11; pg. 1379

STRINGER, E. T. Action research. 3th ed. Thousand Oaks, Calif.: Sage, 2007

THIOLLENT, Michel Jean-Marie. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997

TRULL, S. G. Some factors involved in determining total decision success. Management Science (pre-1986); Feb 1966; 12, 6; pg. B270

TULL, D. S. & HAWKINS, D. I. Marketing Research, Meaning, Measurement and Method. Macmillan Publishing Co., Inc., London, 1976

VAUGHN, M. A. Organization Symbols: An Analysis of their types and functions in a reborn organization. Management Communication Quarterly: McQ; Nov 1995

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

WEICK, K. E. Sensemaking in organization. London: Sage, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)