A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS SUBJETIVAS NO PROCESSO DE GESTÃO DE CUSTOS NO VAREJO / THE INFLUENCE OF SUBJECTIVE VARIABLES IN THE PROCESS OF COST MANAGEMENT IN RETAIL
Resumo
As reduzidas barreiras de entrada fazem do comércio varejista a escolha preferencial para a maioria dos empreendedores iniciarem seu próprio negócio. No entanto, a maioria deles carece tanto de conhecimento específico no segmento escolhido como de técnicas de gestão. O governo, por meio de suas autarquias, agências de apoio e bancos oficiais, tem ofertado condições favoráveis para a capacitação do setor, porém a maioria dos programas falha na implementação dos preceitos “in loco”. O presente artigo procura analisar, por meio do caso empírico da empresa ALFA, estabelecimento varejista de materiais para construção civil do sul do país, a influência de variáveis subjetivas no processo decisório que visa definir critérios para gerenciar os custos e alinhar com a formação do preço de venda. A presente pesquisa foi realizada através de estratégia de pesquisa de estudo de caso único e método de pesquisa-ação e os resultados demonstram a necessidade de ampliar a percepção do pesquisador sobre o ambiente organizacional e atentar para os aspectos de cunho qualitativo.
Palavras-chave: Custos. Varejo. Subjetividade.
ABSTRACT
The low barriers to entry make the retail trade the preferred choice for most entrepreneurs start their own business . However most of them lacks both expertise in the segment chosen as management techniques . The government, through its authorities , supporting banks and official agencies , has offered favorable conditions for the empowerment of the sector, but most programs fail in the implementation of the precepts " in loco" . This article seeks to examine, through empirical case company ALFA , retail establishment of materials for construction of the south , the influence of subjective variables in the decision process which aims to define criteria to manage costs and align with the pricing sales . This research was conducted through survey of single case study and action research method and the results demonstrate the need to broaden the perception of the researcher on the organizational environment and attentive to the aspects of qualitative matrix strategy.
Keywords: Costs. Retail. Subjectivity.
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