Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
Resumo
A Educação à Distância (EAD) não é umaperspectiva futura de modalidade de ensino, mas umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da formaçãode uma rede colaborativa integrada às tecnologias deinformação e comunicação, a EAD consideraprofessores e alunos como seus principaiscolaboradores. Diante desse novo cenário em que seapresenta a educação, mecanismos são estabelecidospara conduzir da melhor forma possível o processo deimplantação desse novo conceito. Propõe-se, então,neste trabalho fundamentado em Moran (2007), Uchôa(2006), Belloni (2006), dentre outros, a partir de umarevisão bibliográfica, a apresentação de umdirecionamento alternativo para o processo deimplantação desse modelo de ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo. Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose institucionais, sócio-cultural e financeiro do corpodiscente, realizada por uma equipe interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e na definição de um cronograma de atividades e deprogramas de testes e manutenção das ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo de definir um mecanismo adequado àsistemática de ensino da instituição e à sua infra-estrutura, dando suporte ao professor para que elecontinue a exercer seu principal papel: de reconstrutordo saber.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)