Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
Abstract
A Educação à Distância (EAD) não é umaperspectiva futura de modalidade de ensino, mas umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da formaçãode uma rede colaborativa integrada às tecnologias deinformação e comunicação, a EAD consideraprofessores e alunos como seus principaiscolaboradores. Diante desse novo cenário em que seapresenta a educação, mecanismos são estabelecidospara conduzir da melhor forma possível o processo deimplantação desse novo conceito. Propõe-se, então,neste trabalho fundamentado em Moran (2007), Uchôa(2006), Belloni (2006), dentre outros, a partir de umarevisão bibliográfica, a apresentação de umdirecionamento alternativo para o processo deimplantação desse modelo de ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo. Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose institucionais, sócio-cultural e financeiro do corpodiscente, realizada por uma equipe interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e na definição de um cronograma de atividades e deprogramas de testes e manutenção das ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo de definir um mecanismo adequado àsistemática de ensino da instituição e à sua infra-estrutura, dando suporte ao professor para que elecontinue a exercer seu principal papel: de reconstrutordo saber.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)