O Papel Do Pedagogo Na Classe Hospitalar E Suas Implicações No Processo Educativo Da Criança E Do Adolescente Hospitalizados / The Educator Paper On Hospital Class And Its Implications In Educational Process Child And Adolescent hospitalized

Simone Ibiapina dos Santos Neves, Jeiel Maira Lucena da Silva

Resumo


Pesquisar sobre o atendimento escolar no hospital éuma maneira de evidenciar o âmbito de atuação do pedagogo,buscando relacionar e considerar a inter-relação entre saúde eeducação,  visando  o  desenvolvimento  integral  de  crianças  eadolescentes que estão hospitalizados. Quanto aos objetivos, éuma  pesquisa  descritiva  e  exploratória,  pois  propiciou  umamaior  familiaridade  e  compreensão  do  fenômeno  investigado,descrevendo as características e funções dos envolvidos. Trata-se de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como:Fonseca (2003), Matos e Mugiatti (2007), e Assis (2009) dentreoutros,  apresentando  o  surgimento  da  classe  hospitalar  noBrasil;  a  quem  se  destina;  benefícios;  ambiente  hospitalar  eescolar; perfil docente que atua em  classes hospitalares e dopedagogo  que  nela  deve  atuar. O método  observacional  foiutilizado, como base de toda a pesquisa, servindo para contrastara  visão  empírica  do  fenômeno  investigado,  diante  doconhecimento  científico. Conclui-se  que  a  classe  hospitalarfavorece  a  continuidade  do  processo  de  escolarização  e  oretorno  a  escola  de  origem  sem  prejuízos  à  criança  e  aoadolescente hospitalizado, diante da atuação de um pedagogoqualificado para esta  função, bem  como os benefícios não  serestringem somente ao aluno/enfermo, mas estende-se a todafamília,  proporcionando melhoria  dos  envolvidos  no  processode  recuperação  da  saúde,  garantindo  o  direito  constitucionalde acesso a uma educação de qualidade e o exercício plenoda  cidadania.

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