A Autoridade Docente Na Sala De Aula De Ensino Superior: O Bom Professor / The Authority Teacher In Classroom In Higher Education: The Good Teacher

Isidro José Fortaleza

Resumo


A educação superior no Brasil, nas duas últimas décadas,passou por transformações significantes no contexto relaçãoprofessor e aluno.  A coerção  e a impressão de autoridade totalitáriaperde espaço para ambientes democratizados e participativos.Esta conjuntura exige inovadoras formas de estruturar a autoridadeem sala de aula. Portanto, o objetivo deste estudo é compreendera  relação entre a autoridade do professor e a nova postura doaluno em sala de aula. Para o desenvolvimento deste trabalhobuscou­se suporte teórico em autores que versam sobre a funçãodo professor frente às transformações no ensino superior nacontemporaneidade, representados principalmente por Almeida(1999) e Filouzis (2004). Trata­se de uma pesquisa qualitativa,que  tem por objeto de estudo os alunos do bacharelado emAdministração da Faculdade Santo Agostinho ­ FSA, sobre aconstrução da autoridade do Professor na atualidade. Realizou­se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário abertoa uma amostra de 35 alunos. Considera­se que os discentespercebem o professor de modo distinto, valorizando sua capacidadede flexibilização, suporte técnico e didática. O discente sai de umaconjuntura passiva e adota papel crítico, agregando ao espaço dasala  de  aula  uma  participação  diferenciada  da  ortodoxiaeducacional,  até  então  vigente. O  professor,  nesta  novaperspectiva, deve buscar criar uma autoridade que concilie uma postura adequada ao seu papel, como também aosnovos  valores que se incorporam ao novo ambiente, oque ainda não está acontecendo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)