Estágio Curricular Supervisionado Em Enfermagem No Hospital Getulio Vargas: Um Olhar Na Relação Docente/Discente / Supervised Nursing In Hospital Getulio Vargas: A Look In Relation Teacher/Student

Ana Maria de Oliveira Ferreira

Resumo


Ao longo de nossas experiências como profissionaisprestando serviços na área de saúde, em hospitais públicos eparticular, bem como através dos ensinamentos recebidos no cursode Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, despertamoso interesse e a necessidade de analisar como se desenvolve oestágio curricular supervisionado em Enfermagem no HospitalGetulio Vargas, por meio do olhar de alunos e professores dasInstituições Superiores conveniadas. O estudo baseou-se em umapesquisa bibliográfica, através de consultas a livros, artigos, internete através da realização de uma pesquisa de campo com aplicaçãode entrevista semi-estruturada em que os entrevistados tiveramoportunidade  de  relatar  suas  experiências  vividas  durante  odecorrer  do  estágio  supervisionado. Embasadas  em Bianchi(2OO3)  que  apoia  a  atividade  de  estágio  como  uma  práticapedagógica imprescindível para a formação profissional, mas que,segundo Perrenoud (1999), não depende somente do docente,mas de  toda a equipe envolvida. Acreditamos que a  relaçãoprofessor, aluno e campo de estágio seja um tema rico em pesquisae  conhecimento,  assim  como  de  aprimoramento  contínuo. Apesquisa demonstrou que, embora com pequenas dificuldadesestruturais, o desenvolvimento do estágio curricular supervisionadoem enfermagem acontece de maneira satisfatória, e que a relaçãodocente/discente é baseada no respeito, cordialidade e contribuide maneira significativa para a formação profissional.

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