A Utilização Do Ambiente Virtual Nos Cursos De Pós-Graduação Da Faculdade Santo Agostinho Fsa / The Use Of Virtual Environment In The Faculty Postgraduate Courses St. Augustine Fsa

Gustavo Henrique Marques Avelino

Resumo


A urgência em formar profissionais qualificados e aliadosàs tecnologias fez necessária  a adequação dos sistemas de ensinosuperior a implantarem ferramentas informacionais como forma deaprimoramento  e  potencialização  do  processo  de  ensino-aprendizagem. Nesse sentido, buscou-se realizar essa pesquisavisando analisar a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) na FSA como uma efetiva ferramenta de apoio de ensino-aprendizagem nos cursos de Docência. Como fundamento paraanálise e interpretações dessa temática, toma-se como referenciaisos seguintes autores: Moran (2009) que apresenta as tecnologiascomo apoio, permitindo ainda realizar atividades de diversas formas,bem como a flexibilização do tempo, Gadotti (2000) que afirma que astecnologias criam novos espaços de conhecimento eliminando asbarreiras geográficas e Voigt (2007) o qual ressalta a ponte entre ostipos de educação, a presencial e semipresencial, utilizando asvantagens de ambas. Do ponto de vista metodológico, utilizou-seuma abordagem qualitativa para consecução dos resultados. Realizou-se uma pesquisa de campo utilizando-se a técnica de estudo de caso.Os dados foram coletados através de questionário aberto aplicadojunto aos discentes dos cursos de pós-graduação em docência queutilizam o ambiente virtual como apoio de ensino. Após análise dosdados  coletados,  considerou-se  que  o Ambiente  Virtual  deAprendizagem utilizado como ferramenta de apoio é viável e degrande importância na educação brasileira e que se deve atentarpara a estrutura utilizada no desenvolvimento do processo bem comoa capacitação dos profissionais envolvidos.

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