O PAPEL DO GESTOR DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: A BUSCA PELA DEFINIÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS PARA VIABILIZAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOS SUJEITOS SOCIAIS / THE ROLE OF THE MANAGER OF NON-GOVERNMENTAL ORGANIZATIONS

Selene Previato Sacadura, Valéria Rueda Elias Spers, Graziela Oste Graziano, Dagmar Silva Pinto de Castro

Resumo


Este estudo se propõe a identificar as funções dos gestores das Organizações Não-Governamentais (ONGS) e sugerir como eles podem criar um ambiente propício para a sua profissionalização e a dos colaboradores e voluntários, possibilitando a elaboração de proposta de ação A pesquisa foi realizada através de uma abordagem descritivo-exploratória. O estudo compreendeu três etapas: pesquisa exploratória,, entrevista em profundidade e estudo multicasos. A análise da pesquisa é de natureza qualitativa. Os resultados obtidos indicam a falta de profissionalização das Organizações Não-Governamentais devido, principalmente, a carência de recursos financeiros. Propõe-se que os gestores exerçam a função de agentes de mudanças, de comunicadores, de empreendedores, captadores de parcerias, construtores de relacionamentos sociais, negociadores políticos, líderes motivadores, e, simultaneamente, não percam o foco na obtenção dos objetivos e substantivos da realidade organizacional onde estão inseridos

 

Palavras-chave: Terceiro Setor. Organizações Não-Governamentais. Funções do Gestor.

 

 

ABSTRACT

The study aims to identify the mangers roles in Nongovernmental Organizations (NGOS) and how they can create a favorable atmosphere for institution, employees and volunteer´s professionalization, allowing to prepare a proposal of action. The survey as conducted trought descriptive and exploratory. The study involved three stages: research, exploratory interviews and multicases analysis. The research analysis is qualitative in nature. The results indicate deficit of professionalization in Nongovernmental Organizations, mainly due to lacking of financial resources. We propose that managers exercise the function of agent in the  changes, communicators, entrepreneurs, seekers of partnerships, builders of social relationships, political negotiators, leaders-motivators, and simultaneously they don´t lose the focus on social objectives achievement and substantive of organizational reality where they´re set in.

 

Keywords: Third Sector. Nongovernmental Organizations. Managers roles.

 


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