Família-Escola: Interferências Na Aprendizagem / Family-School: Interference In Learning

Margareth Rodrigues dos Santos

Resumo


O objetivo do presente trabalho é refletir as interferênciasda família e da escola no processo deaprendizagem, especialmente quando o desempenhoda criança não corresponde à expectativada família e à exigência da escola, ocasionandoum quadro de ansiedade e desatenção, tendo acompreensão de que tanto a família como a escolatêm tarefas complementares, apesar de distintasem seus objetivos, metodologias e espaçosde atuação. A família desempenha uma funçãobásica e indispensável para o desenvolvimento ecrescimento da criança, pois é nesse espaço queela constrói suas primeiras experiências de aprendizagem,daí a importância de compreender quecrescer é transpor limites. Quando os pais nãoestabelecem limites ou não proporcionam experiênciasque favoreçam a autonomia e a liberdadeda criança podem comprometer o seu desenvolvimentoe influenciar no desempenho da aprendizagem.A escola tem uma função complementare complexa: atender as necessidades deaprendizagens dos alunos, contribuindo para seudesenvolvimento integral. Para tanto é imprescindívelque haja uma relação de cumplicidade com a família, para que suas ações desenvolvam noaluno conduta que viabilize significar o conhecimentoe não mais, apenas, acumulá-lo. Compreendendoque para corresponder as atuais demandasé preciso adotar um novo paradigma educacional.Nesse contexto é importante que a família e aescola estabeleçam um clima que favoreça a autoestima,a compreensão, a autonomia, a liberdadee o respeito, onde cada membro assuma conscientementeseus papéis.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)