Família-Escola: Interferências Na Aprendizagem / Family-School: Interference In Learning

Margareth Rodrigues dos Santos

Abstract


O objetivo do presente trabalho é refletir as interferênciasda família e da escola no processo deaprendizagem, especialmente quando o desempenhoda criança não corresponde à expectativada família e à exigência da escola, ocasionandoum quadro de ansiedade e desatenção, tendo acompreensão de que tanto a família como a escolatêm tarefas complementares, apesar de distintasem seus objetivos, metodologias e espaçosde atuação. A família desempenha uma funçãobásica e indispensável para o desenvolvimento ecrescimento da criança, pois é nesse espaço queela constrói suas primeiras experiências de aprendizagem,daí a importância de compreender quecrescer é transpor limites. Quando os pais nãoestabelecem limites ou não proporcionam experiênciasque favoreçam a autonomia e a liberdadeda criança podem comprometer o seu desenvolvimentoe influenciar no desempenho da aprendizagem.A escola tem uma função complementare complexa: atender as necessidades deaprendizagens dos alunos, contribuindo para seudesenvolvimento integral. Para tanto é imprescindívelque haja uma relação de cumplicidade com a família, para que suas ações desenvolvam noaluno conduta que viabilize significar o conhecimentoe não mais, apenas, acumulá-lo. Compreendendoque para corresponder as atuais demandasé preciso adotar um novo paradigma educacional.Nesse contexto é importante que a família e aescola estabeleçam um clima que favoreça a autoestima,a compreensão, a autonomia, a liberdadee o respeito, onde cada membro assuma conscientementeseus papéis.

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)