Proposta Metodológica De Componente Curricular Integrador: Estratégia Inovadora Na Construção De Sala De Aula / Curriculum Proposal Component Of Methodological Integration: Innovative Strategy In Building Classroom

Ana Célia Furtado Orsano de Sousa

Resumo


Tem-se como objeto deste estudo aproposta de desenvolvimento metodológico docomponente curricular Pesquisa e Prática de Formação,realizada pelo Instituto Superior de EducaçãoSanto Agostinho – ISA, no Curso Normal Superior,como uma forma de compensar a dispersãodo conhecimento. Objetiva-se com este artigo analisara experiência dessa proposta metodológica everificar a visão dos protagonistas do curso quantoà prática realizada. Trata-se de uma pesquisa denatureza qualitativa, realizada a partir da análise derelatórios e documentos em geral e de entrevistassemi-estruturadas aplicadas aos professores, alunose coordenadora do curso. Adotou-se comoaportes teóricos estudos de Zabala (2002, 1998);Perrenoud (2001, 2000); Cowan (2002); Morin(2003), Demo (1996), Correia (1999), Cunha(2002), entre outros. Considera-se que a propostametodológica do curso oportunizou uma formaçãosólida no campo educacional, para a compreensãodos sistemas de ensino em seu contextosociocultural. Através da interdisciplinaridade, tornou-se possível perceber os conhecimentos específicosda dimensão docente na escola campo deatuação profissional, sendo tecida uma relação orgânica entre teoria e prática ao longo do curso,enfatizando-se, no cotidiano curricular, as dimensõesreflexão-ação-reflexão. Pressupõe-se, portanto,a formação de profissionais críticos, que constroemcompetências e habilidades.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)