Dimensões Da Publicização E Desempenho Em Organizações Públicas / Dimensions Of Publicization and Performance in Public Organizations

Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, Átila de Melo Lira, Ivanir Costa, Ana Alice Vilas Boas, Geysa Elane Rodrigues de Carvalho Sá

Resumo


A publicização tem sido um tema central na administração pública. Diferentes visões sobre o papel do Estado e do mercado na prestação de serviços para os cidadãos têm estimulado debates duradouros sobre os vários elementos da publicização: a de que é a propriedade (pública, privada ou sem fins lucrativos), financiamento (subvenções governamentais contra pagamentos de consumidores) e controle (por forças políticas ou de mercado). Para entender os méritos de modelos alternativos de propriedade, controle e financiamento é necessário considerar as suas consequências. Para o efeito, este estudo procurou desvendar a relação entre as dimensões da publicização e do desempenho dos serviços públicos, examinando a literatura existente. Debates sobre o mérito de provisão pública e privada têm dominado a administração pública desde a fundação do Estado moderno. No entanto, o número de estudos que comparam diretamente efeitos públicos e privados sobre o desempenho do mesmo setor e sobre o mesmo período de tempo não é grande. Além disso, a maioria dos estudos se concentra apenas na propriedade negligenciando as dimensões de financiamento e controle da publicização e examina os efeitos sobre a eficiência e eficácia sem prestar muita atenção ao próprio capital. Esta última característica dos estudos empíricos é especialmente surpreendente porque uma distribuição mais justa dos recursos é uma razão fundamental para a intervenção do Estado e a prestação de serviços públicos.

Palavras-chave


publicização; desempenho; organizações públicas.

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