<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 6, *. 87-103, jul./ago. 2015 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2015.12.4.6 </line>
</par>
<par>
<line> Jogos De Empresas E O Ciclo De A*rendiz*gem De Kolb: Avaliação De Desempe*h* </line>
<line> Dos Estud*nt*s De Ad**nistração </line>
<line> Bus**ess Games An* Kolb\s Learn*ng Cy*l*: Performa*ce Evaluatio* *f </line>
<line> Adm*nistrati*n St*dents </line>
</par>
<par>
<line> *o*o Almei*a Santos </line>
<line> Doutorando *m A*ministração pe** *ontifíci* Universidade C*tólica de *ão Paulo </line>
<line> Mes*rado em Administ*aç*o pela Universi*ade Metod*st* de São Pa**o </line>
<line> Profe*so* da Universi*a** Metodis*a de São Paulo </line>
<line> Ema*l: *rofessor*lmeida@ig.co*.br </line>
<line> Eduardo Biagi A*mei*a Santos </line>
<line> Dout*ran*o e* Admi*istração *el* U*iversida*e No*e de Julho </line>
<line> Emai*: eduardo-biagi@hotmail.com </line>
<line> Mari* Cristina Sanch*s *m*r*m </line>
<line> D*utor*do e* *iências sociais *e*a Pon*ifícia Uni*ersidad* *a*ólica de São Paulo </line>
<line> Profe*sora p*l* Pontifíc** U*ive*sidade C*tólica de S** Paulo </line>
<line> Em*il: cris.*morim@puc*p.br </line>
</par>
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<line> E*dereço: Jo*o Almeid* Santo* </line>
<line> Rua do Sac**mento, 230, *udge Ramos096*0-00* - S*o Bernardo do Campo, S* - B*asil. </line>
<line> En*ereço: E**ardo B*agi Almeida Santos </line>
<line> Ru* Guara**sia, 425 São Paulo </line>
<line> Endereç*: Maria Cr*stina Sanches Amorim </line>
<line> Rua *inist*o *e Godoy, 96*, PERDIZES, *501*-0*0 - Sa* Paulo, SP - Bras*l. </line>
<line> Editora-chefe: Dra. Ma*lene Araú*o de *a*valho/*aculdade Santo Agos*inho </line>
<line> Artig* re**bido em *3/05/20*5. Últi*a *ersã* recebida em 27/05/2*15. A*rovado em 28/05/2*15. </line>
<line> Avaliado pelo *i**em* Triple Re*iew: a) Desk Re*iew *ela Editora-*hefe; e b) Dou*le Blind Review </line>
<line> (avaliação ce*a p*r d*is avaliadores da área). </line>
<line> Revis*o: Gram*tic*l, Normativa e de Formataçã* </line>
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<line> J. A. Santos, E. *. A. Sa*tos, M. C. S. Am*rim </line>
<line> 88 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> O presente artig* mostra a r**ação entre jogos de aprendiza*e* * o C*clo de Ap**ndi*ag*m </line>
<line> ** Kolb, a par*ir da a*aliação *e duas turma* d* gradua*ão do curso de Administra*ã* e* </line>
<line> 2010 e 2011. O *prendizado de K*l* *o*t** como as pesso*s assimilam por me*o d* </line>
<line> expe*iências. * método de *esquis* utilizado foi survey, por meio de quest**nário respondi*o </line>
<line> pelos 23 participantes *e *010 e 25 d* 2011. A aná*i*e *os dados feita de forma quanti*ativa </line>
<line> po* m*io do SPSS, utilizand* o teste *N*VA para verificar o grau d* var*ância dos d*do* </line>
</par>
<par>
<line> coletados. * Ciclo </line>
<line> de Ap*endiza*e* de **lb e * v*v**cia sim*lad* e* *ogo* </line>
<line> de </line>
<line> e*p*esas </line>
</par>
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<line> *fere*em um </line>
<line> arcab*u** teóric* para a *onclus** d*ssa invest*gação. A conclusão desse </line>
</par>
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<line> a*tigo é relação percebida pelo part*cipante com o aprendizado e * experiência a </line>
<line> vi vi da no </line>
</par>
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<line> ambiente *e deci*ão em jogos de empresa*. </line>
</par>
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<line> Palavra-c*ave: *iclo d* a*rend*zagem de Kolb. Jogos de e**res*s. Ambiente *e decisão. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> This paper shows the relationshi* *etween learning g*mes and the Kolb Lear*ing Cy*le from </line>
<line> the evalua*ion of two undergraduate clas*es of ad*ini*tration courses in 201* and 201*. </line>
<line> Kolb's lear*ing shows h*w peo*le le*rn thr*ugh experiences. The re*earch method used w*s </line>
<line> s*rvey through * questionnaire answ*red by 23 par*icipants in 20*0 and 25 in 2011. *nalysis </line>
</par>
<par>
<line> of data </line>
<line> tak** quantitativ*ly using SPSS *y ANOVA to verify the d*g*ee of v*r*ance of the </line>
</par>
<par>
<line> data </line>
<line> colle*ted. The Ko*b Learning Cycle a*d th* s**ulated experie*ce in g*mes compa*ies </line>
</par>
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<line> off*r a theoretical framew*rk *o* the *chieveme*t of this investi*at*on. Th* conclusion *f t*is </line>
</par>
<par>
<line> pa*er is per*ei*ed </line>
<line> by the partic**ant with **e learning and *h* experienc* </line>
<line> of </line>
<line> t*e d**ision </line>
</par>
<par>
<line> environme*t *n business game. </line>
<line> Key words: *olb Learnin* Cycle. Busine*s game. De*ision envi*on*ent. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, art. 6, p. *7-103, jul./ago. 2015 </line>
<line> ww*4.fsa*et.*om.b*/revista </line>
</par>
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<column>
<row> Jog*s de emp*esas * o *iclo de apre*d*za*e* de Ko*b </row>
<row> 1 INTROD*ÇÃO </row>
</column>
<column>
<row> 895 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A R*soluçã* n° 4, de 13 de *ulho de 2005 estabelec* as Diretri*es Curri*ulares </line>
<line> Nacionais do Cu**o de Graduaç*o em Admi*istração, proporcionando ao conclu*nte o títul* </line>
<line> de Bac**re* em Administra*ão e uma ***erdad*, para que *s Instituições de *nsin* S*perior - </line>
<line> *E* - in*luí*m em s*u* currículos disciplinas com viv*ncia prática o* *nsino integrado *ntre </line>
<line> as disc*pli*as tra**d*s em sua mat*iz curric*lar. </line>
</par>
<par>
<line> Jogos de Emp*es*s foi a disciplina </line>
<line> adotada *ela* instit*ições de ens*no para </line>
</par>
<par>
<line> pos**bilita* a vivênc*a </line>
<line> prát*ca na gestão de uma empresa em am*iente **mulado. Essa </line>
</par>
<par>
<line> *iscip*i** * u*a *orma *e </line>
<line> *xerci*ar a tomada d* dec*sã*, *eguindo um *odelo de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento empresa*ia* em *ue cada </line>
<line> participante assume </line>
<line> *m papel gere*cial com regras </line>
</par>
<par>
<line> estru*u*ad*s na *dministra*ão *e em*r**as. É possível q*e </line>
<line> * vivencia prática es*eja </line>
</par>
<par>
<line> diretamente ass*ci*d* ao fato *e se *azer simu**çõ*s *e períodos *e *estão de anos em me*os </line>
</par>
<par>
<line> d* **** </line>
<line> ou três *oras e, ao mesmo tempo, re*eber o resultado do desempenho da empr**a, </line>
</par>
<par>
<line> analisar * *o*ar nova* decisõe* (GO*DSC*M**T, 1977). </line>
<line> *e*ois de a**lisar os re*ultados e comparar co* outros obt**os, * p*ssí*el retornar às </line>
</par>
<par>
<line> dec*sões </line>
<line> para </line>
<line> * ano a*terior. Essa **perimentaç*o permite qu* sejam toma*as n*va* </line>
</par>
<par>
<line> d*ci*ões, com base nos **s*ltados conhec*d** anteri*rmen*e, ma*, agora, c*m out**s *alores </line>
<line> par* *ariáv**s como preço, por exem*lo. Com a *im*lação con*tante, a análise *os resulta*os </line>
</par>
<par>
<line> obtidos e *o*as *eci*ões tem-s* o </line>
<line> fec*amento do cic** </line>
<line> d* *prendi*agem dada </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> exp*rimen*açã* e verifica*ão de n*v*s c**sequ*ncias entre as difere*tes *ecisões </line>
<line> (GOLDS*H*IDT, *977). </line>
<line> A **melhança e*tre o C**lo de **rendiza*e* de *o*b está no processo de *omada de </line>
</par>
<par>
<line> decisão **r *arte *o </line>
<line> p*rti*ip*nte. Com base *o </line>
<line> c*nh*cimen*o da* **orias de *dministra*ão </line>
</par>
<par>
<line> e*volvidas no seu papel gerencial, é nas discussõ*s com *s outros participantes e ao a*alisar </line>
<line> os dados obtid*s que ocorre o aprendi*ado. </line>
</par>
<par>
<line> As di*ciplinas de conte*do **inente*e*te teó*ico </line>
<line> não *present*m p*o*l*mas d* </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*ado, *o*o aqu*las que exigem a p*ática, e os alun*s pre**rem f**a* na a**tração *o </line>
<line> *ue apli*ar em uma ativida*e p*áti*a. T*lvez * di*iculdade de sair do conteúdo abs*rat* *a*a o </line>
<line> campo prátic* s*ja um prob**ma de formação (TR*VELIN, 2011). </line>
<line> A *rática de ensin*, *m que o e*tu*a*te te* uma pos*ur* p*ssiva e *bservadora em </line>
</par>
<par>
<line> aul*s predo**nantem**te </line>
<line> ex*ositivas, é *n*iável (DI*S; SAUAIA; YO*HIZAKI, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> D*ssa manei*a, o proce*so de *p*e*dizagem *eve se apro*riar *e teorias como a descrita por </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. *2, n. 4, *rt. 6, *. 87-103, jul./*go. 201* www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> J. A. Santos, E. B. A. S*n*os, M. C. S. Amorim </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> Kolb em 1984, den*minad* *xper*ential Learnin* The*ry, mos**ando como as pesso*s </line>
<line> ap*endem a**avés das exp*riências. </line>
<line> C*m isso, modelos *i*âmicos de ap*end*z**em se tor*am cada vez mais fr*quentes, e </line>
<line> a *plic*çã* da d*sciplina Jog*s de **pre*as constitui um* forma d* inte*rar o c*n**cimento </line>
<line> teórico abstrato ao prático com a s*mulação d* gestão d* uma e*presa. </line>
<line> Obj*t*van*o estabel*cer uma *or*elaç** ent*e o aprendiz*do ob*id* *or alu*o* de duas </line>
<line> tu*ma*, uma em 2010 e outra em 2011, da disciplina Jogos ** E*presas, es*e *rtig* procura </line>
<line> incluir pa*âmetros com a *eori* d* Kol* *a*a chegar a esse a**en*izado. </line>
<line> 2 RE**R*NC*A* TEÓRICO </line>
<line> *.1 Ci*l* de a*rend*zagem de *olb </line>
<line> Pa*a que o estudante tenh* o melhor aprov*itament* no aprendiza*o, o ideal é *ue </line>
<line> haja u*a integ**ção entre o teór*co e * prático, ou *eja, que ele atue j*nto a uma emp*esa ou </line>
</par>
<par>
<line> **preendedor, onde receberá informações do que, </line>
<line> verdadei**ment*, aco*tec*, no campo </line>
</par>
<par>
<line> prático e confronte *om o qu* está obtendo como aprendizado no ca*po t*ór*co. A* mes*o, </line>
<line> tempo e* que para o profes**r, con***tui uma *roca de infor**çã* vital para o *eu </line>
<line> aprimora*ento na revisão *o conteúdo para * próximo se*estr*. </line>
<line> A semelhança e*tre a busc* par* resolver o p*oblema da e*presa no ambien*e </line>
</par>
<par>
<line> simula*o po* meio da prática na to*ada de d*ci**es *obre pr*ço, *espesas de </line>
<line> pe*qui*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment*, *arketing, dentre out*as *em forte relação com o qu* propô* David Ko*b </line>
<line> e* sua teoria de 1*84 - *xperiential Learning Theory - mo*trand* com* a* pess**s apre*d*m </line>
<line> a*ravés das ex**riências. As pessoas p*ss*em características d*f*rentes no seu process* *e </line>
</par>
<par>
<line> *p*endizage*, * a expe*iência auxili* na *celeraç*o e concret*zaçã* do </line>
<line> conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> (KOLB, 1984). </line>
</par>
<par>
<line> Segue o autor, dizendo que uma *as *reoc*paçõe* d* teoria d* ap*endizagem </line>
</par>
<par>
<line> experi*ncial é **mo as pessoas ass*m*lam ap*endizado e se *ntegram em *ovas f*nções, o </line>
</par>
<par>
<line> s*m esquecer o papel *ese*p*nh*do por </line>
<line> um esp*c*alista. C*nsidera que este conc*ito de </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem é co*si*era*el*ente mais a*plo do que *cont*ce em uma sala de aula. </line>
<line> E*tão, *m um ambiente simul*do *e gestão d* em*resas, por meio de jogos de </line>
</par>
<par>
<line> e*presa*, </line>
<line> esse processo de aprendizado pode </line>
<line> *contecer, assi* c*mo </line>
<line> * partir </line>
<line> de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 1*, n. 4, *rt. 6, p. 87-103, jul./*go. 20** </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<column>
<row> Jogo* de empresas e o c*clo de aprendizagem de Kolb </row>
</column>
<column>
<row> 91 </row>
<row> 5 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ab*ratório *e pesquisa para a linha de produç*o de uma *mpr*sa, nas r**açõ*s pessoa*s, *m </line>
<line> um loc*l d* com*ras ou outr* espaço *n*e h*ja a *nteração humana (*OLB, 1984). </line>
<line> A inclu*ão da disciplina Jogos de E*p*esa* no curr*cul* esco*ar procu*a incent*v*r o </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado, com base na tomad* de *e*isã* de uma empresa v*rtual ou simu*ad*, o*de </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> par*ici**nt* confront* a te*ria adquirida com a *xperiência prática de a**inistrar *ma </line>
<line> empresa. </line>
<line> Com* o tr***lho é em g*up*, e cada um recebe um p*pel ger*ncial, isto *rop*rci*na </line>
<line> *ue os pa*tici*antes possam most*ar o que sabem e adqui*em outr*s conh*cimentos, por meio </line>
<line> da t*oca de informação entre eles. *ara Kolb (1*84), o conhecimento * uma combinaç*o da </line>
<line> *omp*een*ão e transf**mação da exper*ência, ou seja, as observa*ões e refle**es d* aluno </line>
</par>
<par>
<line> ac*rca do </line>
<line> que t*m q*e ser re*olvido, *era novos conceitos *bstratos que se*ão tes*a**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *olo*ados * *rova, sempre que s* dep**ar com experiência semelhante. </line>
<line> Figur* 1 - Ciclo da Teoria da *prendizage* com Experi*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ad*p*ado de Kol* e Sha**a (2010). </line>
<line> *a *igura * está a descrição adapta*a *o ****o da A*rendizagem com Exp*riênci* </line>
<line> de *olb, que considera o *omín*o *as quatro habilidades pr*po*tas como *m d**ere*cial na </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem ef*caz. D*r*nte a participação em *ogos d* empr*sas, </line>
<line> os aluno* d*mo**tram </line>
</par>
<par>
<line> *ais *abilidades, sendo que poucos </line>
<line> podem se a*roxi*ar do ideal, ou *eja, te* todas as </line>
</par>
<par>
<line> habil**ad*s indicadas na *igura 1 de uma fo*ma plena ou máxima. Por outro *ado, é **ssível </line>
</par>
<par>
<line> que o </line>
<line> aluno tenha </line>
<line> boa p*r*e da* habil*dades com bom desenvolv*mento e ou*ra com </line>
</par>
<par>
<line> necessidade ** aprimoram*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Belnoski e Dziedzic (2007) descrev*m uma releitura do Ciclo de *prendizagem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Kolb, con*iderando que as pessoa* proce*sam as inform*ç*e* ** for*as e *empos di*erentes. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 6, p. 87-103, jul./ag*. 20*5 www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos, E. B. A. Santos, M. C. S. Amor** </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> O pro****o* que at*a *a sa*a de aula se de**ra com est* situaç*o todos *s d*as e fica </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> l*tente, quando tem que faz*r algu*as *stratégias dura*te um rod*d* de jog*s de empresas. </line>
<line> Ta*ela 01 - Quatro etapas básicas de apren*izad* de Ko*b </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Etap* </row>
<row> l. Ex*eriência </row>
<row> Co*creta </row>
<row> 2. O*se*vação </row>
<row> Reflexiva </row>
<row> 3. Co*ceituação </row>
<row> Abstrata </row>
</column>
<column>
<row> Desc*içã* </row>
<row> *ercepção e s*nti*ento *o a*u*o *cer*a *e uma nova inf*rmação. </row>
<row> Como o **uno pr*ces** a informaçã* recebida *a experiência. </row>
<row> C*mo o alu*o orga*iza os conceitos e teorias d* s**a de aula. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 4. *xperi*entação </line>
<line> * Alun* c*nfronta </line>
<line> a informação real co* as ***rias e o seu </line>
</par>
<par>
<line> Ativa </line>
<line> con*ecimento para obter *e*ultados *rático*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *d**ta*o de Beln*ski e Dz*edzic (2007) </line>
<line> Pa*a exe***ificar *omo as pessoas apre*dem de fo*mas diferentes * proce*s** as </line>
</par>
<par>
<line> informações t*mbém d* f*rmas diferente*, cada qu*l com o seu *empo e como admiti*o é </line>
<line> pela teoria de Kolb; supon*amos que uma pessoa vai apre*der a dirigir um *arro. Po*s </line>
<line> podem*s no* deparar com as *egui*t*s situaç*es: </line>
</par>
<par>
<line> a) Aprendizagem por *e*lexão: a *pren*iz*gem de uma pessoa *ode começar com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ob*ervaç*o de como *ut*as pessoas dirigem; </line>
</par>
<par>
<line> b) Ap*endizag*m abs*r*ta: a apre*dizag*m po*e começar pela </line>
<line> leitura *e *iv*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> manua*s com *nstru*ão sobre como dirigir um v*íc*lo; </line>
</par>
<par>
<line> c) Aprendi*a*em pr*tica: a a*re*diz*gem </line>
<line> pode começar co* a prática, ou seja, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *essoa quer lig*r o carro e inicia* o movimento pa*a *dquirir o conhe*imento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> di*igi*. </line>
</par>
<par>
<line> Comparand* as tr** situações, percebemos qu*, em todas, é p*eciso **mar </line>
<line> m*is </line>
</par>
<par>
<line> algumas </line>
<line> par* que o processo *eja completo. Tanto na situação da *prendizagem po* </line>
</par>
<par>
<line> Reflexão, como na Aprendizagem abstrata é pre**so q** o futuro motorista ten*a a </line>
<line> **átic* </line>
</par>
<par>
<line> para completar seu aprendizado. </line>
</par>
<par>
<line> Por outro lado, quando se inicia pela *pr*n*iza*em Prática, not*-s* que o proc*sso, </line>
<line> *ara ser completo, precisa dos dema*s. Ou seja, a aprendizagem Práti*a prop*r*i*na um </line>
<line> resul*ad* mais rápido e faz co* que a pessoa **flita em *u*ras coisas, *omo: a **locidade do </line>
<line> veículo, *i*ais de trânsito, a manuten*ão d* veículo, primeiros socorr*s e ta*tas out*as </line>
<line> info*mações. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 6, p. 87-103, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jogos de e*presas * o c*clo de *p**nd*zag*m de Kolb </line>
<line> 935 </line>
</par>
<par>
<line> Quando se inicia pela *pren*izagem Prá*ica, *es*e *aso, a ausência das demais </line>
</par>
<par>
<line> inf*rma*õ*s n*o cau** ta*tos problema* quan** no caso *e um proc*ss* cient*fico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado. O al*n* *recisa das prime*ras *nformaçõe* teóricas a respeito do qu* ir* fa*er </line>
</par>
<par>
<line> para poder </line>
<line> desenvol*er a práti*a, porém, qua*do atua na prática, ele compleme*ta se* </line>
</par>
<par>
<line> conhe*ime*to através da **flexão e *omp*ração com o que *á possui de conh*cimento. </line>
<line> 2.2 Jo*os de em*resas </line>
<line> Co**idera-se J*gos de Empresa como u*a dis*ip*i*a ond* o p*rticipante deve t*mar </line>
</par>
<par>
<line> dec**ões, e*trutur**o </line>
<line> dentro de um mo*el* de c*nh*cime*to e*pre*arial, </line>
<line> em q*e os </line>
</par>
<par>
<line> *articipantes *ssu*em o papel de ad*in*stradores de em*resas (GOL*SCHMIDT, 1977). * </line>
</par>
<par>
<line> d*cisão sobre o </line>
<line> q*e fazer em relação a* preço, *ompra de matéri* </line>
<line> prima, salário, dentr* </line>
</par>
<par>
<line> *utras, s*rge d** discussõe* dos p*rti*ipant*s que desem*enh*m pa*éis gerenciais como *e </line>
<line> *oss* uma **pres* re*l. </line>
<line> Mu*tas instit*içõ*s de en**no opt*m pela aplic*ção da *isci*l**a de Jogos de Empr***s </line>
</par>
<par>
<line> com *ase em </line>
<line> um </line>
<line> s**ulador vir*ual, construído a </line>
<line> pa*tir de *lg*n* parâme*r** de </line>
</par>
<par>
<line> funcio*amento qu* imitam um m*delo real de empresa, atuando *m um me*cado com b**es </line>
<line> sim*la*as. </line>
<line> Outras institui*ões a*lica* o simulador a*en*s para os cálculos *as decisões tomad** </line>
</par>
<par>
<line> pelos gestores dos *iversos </line>
<line> *epart*mentos. Ex*stem diferença* entre </line>
<line> os proces**s de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em qu*n** se u*a *m **mul*dor ***tual, quando se fo*mula as decisões com e </line>
<line> ba** em vivencia ger*ncial. </line>
</par>
<par>
<line> No prim*iro, as </line>
<line> dec*sões te*dem a se torn*r </line>
<line> automáticas em </line>
<line> função d* ambiente do </line>
</par>
<par>
<line> s**ulador ter parâmetros *a tecnologia da informaç*o qu* *stabel*ce uma lógica quase </line>
</par>
<par>
<line> r*petitiva. No segundo, o pr*cesso de aprend*zag*m gera d*scussão entre o* g**pos que a </line>
</par>
<par>
<line> viv*nciam a tomada de deci*ão estratégica, então, o entendimento assimétric* d*s dados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> os vies*s cognitivos **n*uz*m a re**ltados distintos em d*co*rência das </line>
<line> competências </line>
</par>
<par>
<line> a*simé*ricas prese*tes nos *r*pos em competição (SAUAIA, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> * re*ação entre jo*os *e *mpresas a *eoria de Kolb **rge e </line>
<line> d* *n*eração entre *s </line>
</par>
<par>
<line> participantes durante *s *isc*ssões **bre os dados da empresa e as estr*tég*as que *ever*o </line>
<line> adot** n* próxima rodada para ter melhor result*d* possível. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. *, art. 6, p. 87-1*3, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Santos, E. B. A. San*os, M. *. *. **orim </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> T*bela 02 - Papei* Ger*nc*ais em Jogos de Empres*s </line>
</par>
<par>
<line> Pape* *erencial Função </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Presidente </row>
<row> *iretor de Marketing </row>
<row> Dire**r de Fin*nças </row>
</column>
<column>
<row> Es**b*l*ce metas quan*itativa* e qual*t*ti*a* para os d**artamentos. </row>
<row> Aco*pa*har o des*mpenho da empresa e estabele*er n*vas es*r*té*ias. </row>
<row> Analisa o mer*a*o de acordo *om a análise S**T. Aplic* os conce***s </row>
<row> do MIX de mar*e**ng, c**uni*ação e outros con*ei*os da discip*ina. </row>
<row> Verifica a *ntrada e saída de recursos ** DRE, Flu*o *e ca*xa * outras </row>
<row> atribuições do profi*sional de finanças. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Diretor de Pr*d*ção </line>
<line> Coloc*r em prátic* o conheciment* da discipli** de Produção </line>
<line> e </line>
<line> Ma*eriais verifica*do *stoq*e, produção e seu custo, por exem*l*. </line>
</par>
<par>
<line> Diretor de Recursos Humanos Qual o sal*rio qu* deve ser pago? Q*a** benefícios? Co*o a*menta* * </line>
</par>
<par>
<line> p*odutivid*de e moti*ação da </line>
<line> equ*pe? Apli**ção *o *onhecimento *a </line>
</par>
<par>
<line> di*ci*lina de Administra**o de Recursos Huma*os. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*o pelos autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Como a *is*iplina part* do pr*ssuposto que é pr*ci*o gerenciar uma empresa logo * precis* </line>
<line> ter pessoas para trabalhar nela. A sala de aula * di*id*da em equipe, e cada uma representa </line>
<line> uma empre*a dentro de *m merca**. </line>
<line> A primeira tomada de decis*o d*pois da formaç*o *a equ*pe * discutir * papel </line>
<line> g*rencial de ca*a *m. Normalm**te, o p*imeiro alu*o a iniciar *s*a disc*ssã* escolhe o seu </line>
<line> pap*l dentro da *mpresa, que p*ssa * ter suas decisões gerenciais a partir de*e. </line>
<line> Ca*a aluno da equipe assume o seu papel, a equipe r*cebe a emp*e*a e passa * a*alisar </line>
<line> s*us dados para *ar sequênc** à gestão. * d*nâmi*a de interaçã* se processa p*r rodada, </line>
<line> *uando o professor da discip*ina informa os res*lta*os *btidos pela empresa, *pós ter*m </line>
<line> l*nç*do* as decisões. </line>
<line> A interdiscipli*a*id*de exist*nte na disciplina Jogo* de E*pre*a* é que a torna </line>
<line> i*po*tante de*tro do p**cesso de *p*endizagem. N*sse momento, o aprendi* *recisa do </line>
</par>
<par>
<line> co*hecimento exp*ícito </line>
<line> *bti*o das aulas do seu curso e va* f*rmar o*tro* conhecimento*, </line>
</par>
<par>
<line> com* o tácito, que e*e vai d** for*a, ** *cord* com * i*terp*etação abstrata d*rante </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado (LEITE; GODOY; ANTONELLO, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Mes*o que *aj* um especialist* assumi*do o dep*rta*en*o de Marketing, como p*pel </line>
<line> ge*encial nessa empresa virtual, ele preci*a entender que sua decisão depe*de de **tros </line>
</par>
<par>
<line> departamentos. Em uma visã* muito simplista, </line>
<line> podemos supor que o seu departamen*o </line>
</par>
<par>
<line> resolva faze* uma pr*moç*o par* *um*nta* *s vendas *o produto * essa promoção seja Leve </line>
<line> 3pague 2. Qual o reflexo na organiz*ção dessa pro**ção? </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 12, n. 4, art. 6, p. 87-103, jul./ago. 2015 www4.*sanet.**m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Jogo* de emp**sas e * ciclo de aprendiza*em de Kolb </row>
</column>
<column>
<row> 95 </row>
<row> 5 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * departamento de Produção pre***a ser inform**o dessa decisão, mesmo ante* d* ela </line>
<line> se *ornar pú*li*a, ou seja, de o mercado con*umidor saber que poderá comprar t*ês unidad*s </line>
<line> e pa**r duas. </line>
</par>
<par>
<line> A Produçã* precisa verificar o estoque de p*oduto </line>
<line> acab*do, a de matéria prim* em </line>
</par>
<par>
<line> quantidade d* </line>
<line> at**der a demanda e*perada, se </line>
<line> os equipame*tos es*ão pr*parad*s para uma </line>
</par>
<par>
<line> sobrecarga de *r*dução e como os colabo*adores reagirão se tiverem qu* fa*er hora-extr*. </line>
</par>
<par>
<line> Do lado *os Recursos Humanos, *er**icou-se a r*mu*eração </line>
<line> é um *otiva*or, a </line>
</par>
<par>
<line> estrutura de folha </line>
<line> de p*g*me*to sup*rt* mais um item *ara ser incluído e **nfe*i*o mais </line>
</par>
<par>
<line> tard*, ser* preciso nov* contratação, novo tre*nam*nto. </line>
<line> Quando o g*stor d* f*nanças é consultado e*e di* que a empresa não tem recurso e* </line>
<line> caix* e n*m crédit* no mercado p*ra comprar mat*ri* pri*a. Temos aí o *ri*e*ro pr*blema </line>
<line> claro de gestão sistêm*ca, *m do* depa*t*mentos *a empresa nã* pode aten*er ao sol*c*tado. </line>
<line> O pesq**sador deve est*r imaginando que um* estratégi* de m**keting como essa, </line>
</par>
<par>
<line> para o no*so </line>
<line> caso, n** tem valor *l*um, </line>
<line> *isto qu* o *rob*ema da empresa n*o falta de é </line>
</par>
<par>
<line> demanda, e sim um aumento por *aus* da decisão das pessoas ** *ome*em fo*a de casa. </line>
<line> 2.3 Jogo* d* em*resas e o ciclo de aprendizagem de kolb </line>
<line> Uma das *a*acterísticas de Jogos de Em*resas é a sim*laçã* de g*stão de uma </line>
</par>
<par>
<line> empresa </line>
<line> virtu*l com p*rtic*pantes r*ais to*ando decis*es g**enci*s, sem co*r*r r*s*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ar*ar co* </line>
<line> prej*ízo gerado pela falênc**. O </line>
<line> cicl* d* aprendizage* de Kolb </line>
<line> c*ntribui, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> m*strar que o *articipante adquiriu con*ecimen*os a* analisa* os dad*s </line>
<line> f*nanceiro* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empresa, com a* discussões sobre est* e o qu* fazer p*ra gerar o melho* resultado, e se ainda </line>
<line> tem o *onheci**nto a*str*to formado a part** de suas ações e comportamento n* proce*s* </line>
<line> (KOLB, 1984). </line>
</par>
<par>
<line> Durante o proc**so de tomada d* </line>
<line> decisão o participante é o centro </line>
<line> das atenç*es, </line>
</par>
<par>
<line> juntame**e com o seu conh*ci**nto e experiênci*s </line>
<line> acumuladas. O *e*af*o e **ti*ação * </line>
</par>
<par>
<line> est*o na *usca pe*o mel**r resulta*o </line>
<line> *ar* a sua empresa e *m r*laç*o aos demais </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipantes, combinando *omentos de d*sputa * de cooperaç*o (*AUAIA, 1*95). </line>
<line> Nas duas turmas *n*lisadas, os conceito* d* Ciclo d* Aprendiz*gem de Kol*, </line>
</par>
<par>
<line> evid**cia*a-s* nas *ç**s de análise dos re*ultados obtidos c*da rodada e no *rocess* a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> discus**o de como reagir diante de r*sult*dos b*ns ou r*ins p*ra o contexto. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 12, n. 4, **t. 6, p. 87-103, j*l./a*o. 2015 www4.fs*net.*o*.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Santos, E. B. A. Santos, M. C. S. Amorim </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> F*i apli*a*o *m questionário *ara ** to*al </line>
<line> de 48 alunos do ultimo </line>
<line> ano do cu*so de </line>
</par>
<par>
<line> administra*ão, sendo 23 do an* *e 2010 * 25 </line>
<line> do ano de </line>
<line> 2*11. * questionário *onti*ha </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> que*tões no total, com *sc*la likert de po*tos. O* *lun*s tinham *ue respon*er so**e 6 </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvimento do* alunos com o si**lador, a int*nsidade de conhecimentos, hab*lidad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ompo*tamentos a*lic*dos no exerc*cio e qual o f*rmato de aula que l*es propo*ciono* um </line>
<line> **au de aprendizag*m m**or. </line>
</par>
<par>
<line> O m*todo utilizad* *ara cumprir o *bjetivo desta pesqui*a foi o *urvey, </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> metodologi* de pesqui*a quantit*tiva. O quest*onár*o u*iliz*do nest* pes**isa *o* </line>
<line> el*borado </line>
</par>
<par>
<line> co* bas* em Sauaia (201*), para acessar questões relacionadas ao a*rend*zado dos alunos </line>
<line> com relação ao* jog** *e empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Est* pesquisa </line>
<line> é de caráter quantitativo descritivo por meio da </line>
<line> a*ordagem suv*y </line>
</par>
<par>
<line> (lev*ntam*n*o). D* acordo com Mal*otra (2012), a *esqui** de car*ter de*crit*vo é utilizada </line>
<line> para identi*icar *enômeno* * descrevê-los. Como o ob*etiv* desta pesq*is* é estabelecer uma </line>
</par>
<par>
<line> cor*elação entre * apr*ndiz*do obtido por alun*s </line>
<line> *e duas turmas em Jogos *e Emp*esas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inclu*r parâmetros **m a teoria de Kolb, a utiliza**o do *urvey </line>
<line> para *eva*tamento </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*do dos alunos é * q*e melho* se *dequa. </line>
</par>
<par>
<line> A amostr* des*a p*s*ui*a é classif*cada como *ão *rob*bilís*ic* p*r julgamento, pois </line>
<line> parte da conveniên*ia * *o ju*g*mento do pesquis*dor para a *scolha *a amostra adequada </line>
</par>
<par>
<line> para cumprir o </line>
<line> objetivo d* pesquisa (MALHOTRA, *012). A amostra foi c*mposta </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> *s*uda*t*s do último ano d* *urs* de *dmi*istração (201* e 20*1) em uma **iversi**d* </line>
<line> situada no estado de São Paulo. </line>
<line> O questionário foi apl**ado para um *otal *e 48 alu*os, sendo 23 do a*o de 2010 e *5 </line>
<line> d* ano ** 2011. O qu*stionár** continha 6 questões no total *om escala likert d* 6 pontos. Os </line>
</par>
<par>
<line> alunos fo*am c*n*idados a *esponder questões sobre envo**i*ento d*s alu**s com o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> si*ulad*r (apresentação ***ci*l, </line>
<line> simul*çã* empre*arial e avalia*ão do* *esultad*s), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intensidad* de c**hec*m*nto*, habilidades e </line>
<line> comportamentos ap*ica*os *o e*ercíci* </line>
</par>
<par>
<line> (*q**s*ção de novos conh*cimentos, prátic* n* **m*d* de deci*ão, adap*abilidade de novas </line>
</par>
<par>
<line> *ituações) e qu*l f*rmato de aula que lhe o </line>
<line> proporcio*ou </line>
<line> um grau </line>
<line> de aprendi*agem maior </line>
</par>
<par>
<line> (aula* e*po*itivas, semin*rios e jogos e simu*ações). </line>
</par>
<par>
<line> Os alu*os res*onderam o **estionário ap*s * últi*a ro*ada do simu**d*r de </line>
<line> jogos </line>
</par>
<par>
<line> em*resariais. * sim*l*do* funciona ** format* no qual a*un* deve o </line>
<line> avalia* o mercad* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. *2, n. 4, art. 6, p. 87-103, jul./ago. 20*5 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J*gos de e*presas e o cicl* de apr*ndiza*em *e K*lb </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> si*ulado e t**ar decis*es sobre ges*ão de funcionários, comp*a e *abricaç*o de pr*dutos * </line>
<line> inv*stimento* fin*nceiros. </line>
<line> 4 A*ÁLI*E DOS *A*OS E *E**LT*DOS </line>
<line> A *r**eir* questão a**ic*da aos respondentes *r* referen** ao o qu* poder** ser feito </line>
</par>
<par>
<line> para aumen*ar o envolv*mento dos p*rticipantes no *imu**dor. A tabela 03 </line>
<line> apresenta os </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os **m como o teste AN*VA. </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 03 - Env*lvimento co* o simulador </line>
</par>
<par>
<line> N </line>
<line> Média </line>
<line> Desvi* *a*rão </line>
<line> Erro p*drão </line>
<line> Sig. </line>
</par>
<par>
<line> Dura*ão mais longa </line>
<line> 2*10 </line>
<line> 23 </line>
<line> 3,*39 </line>
<line> 1,514 </line>
<line> 0,315 </line>
<line> 0,647 </line>
<line> 201* </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,520 </line>
<line> *,7*8 </line>
<line> 0,3*1 </line>
</par>
<par>
<line> Maior complexidade </line>
<line> 20*0 </line>
<line> 23 </line>
<line> *,652 </line>
<line> 1,*33 </line>
<line> 0,298 </line>
<line> 0,*14 </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> *,560 </line>
<line> 1,*29 </line>
<line> 0,305 </line>
</par>
<par>
<line> Com mais p*rticipantes </line>
<line> 2*10 </line>
<line> 23 </line>
<line> *,173 </line>
<line> 2,014 </line>
<line> 0,420 </line>
<line> *,7*3 </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,000 </line>
<line> 1,471 </line>
<line> *,29* </line>
</par>
<par>
<line> Mais Técnico </line>
<line> 20*0 </line>
<line> 23 </line>
<line> 3,7** </line>
<line> 1,**3 </line>
<line> 0,367 </line>
<line> 0,270 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,*00 </line>
<line> 1,581 </line>
<line> 0,316 </line>
</par>
<par>
<line> Mais c*mpor*amen*al </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 3,869 </line>
<line> 1,516 </line>
<line> 0,31* </line>
<line> 0,684 </line>
<line> *011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,040 </line>
<line> 1,368 </line>
<line> 0,273 </line>
</par>
<par>
<line> Pa*ticipar novamen*e </line>
<line> *010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,130 </line>
<line> *,632 </line>
<line> *,340 </line>
<line> 0,5*7 </line>
</par>
<par>
<line> de*te Jogo </line>
<line> 2*11 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,400 </line>
<line> *,607 </line>
<line> 0,321 </line>
</par>
<par>
<line> Particip*r de outros Jogos </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> *,826 </line>
<line> 1,*30 </line>
<line> 0,256 </line>
<line> 0,868 </line>
<line> 2011 </line>
<line> *5 </line>
<line> 4,760 </line>
<line> 1,479 </line>
<line> 0,295 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaborado p*l*s autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 12, *. 4, art. 6, p. 87-103, *ul./ago. 2*15 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Sa*tos, E. B. *. Santos, M. C. S. Amori* </line>
<line> 98 </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Os result**os demonstram </line>
<line> que *ão houve diferença sig*ific*nte (* > 0,05), quando </line>
</par>
<par>
<line> questionado se o simulador envolvesse </line>
<line> um maior tempo p*ra os re*pondent*s, *u seja, isso </line>
</par>
<par>
<line> não causaria </line>
<line> *m e*volvim*nto mai*r com o *o*o. Quand* *uestionado s*bre o níve* d* </line>
</par>
<par>
<line> complex*dade, os respon*entes da turma de 2011, c**pa*ad*s </line>
<line> com a </line>
<line> turma de **10 (p < </line>
</par>
<par>
<line> 0,05), respon*eram qu* um a*mento n* complexidade do simulad*r di*inui*i* o </line>
</par>
<par>
<line> env*l*im*nto com </line>
<line> o jogo. Qu*nto aos </line>
<line> pontos referente* * um *umento no *úmero *e </line>
</par>
<par>
<line> pa*ticipantes to*nar o j*go mais </line>
<line> *écn*co ou *ais comport*me*tal, isso n*o a*menta </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*volvime*to </line>
<line> ent*e o r*spondente e * sim*lado*. Q*ando questionados se os respon*entes </line>
</par>
<par>
<line> participariam *ova*ente do jogo ou *e outros jogos, houve um aum*nt* no score de respostas </line>
</par>
<par>
<line> (*édia = 4,400 e 4,826), por*m não </line>
<line> houve difere*ç* significant* qu*ndo comparad* às </line>
</par>
<par>
<line> *espostas ent*e *s a*os d* 2**0 e *011 (p > 0,0*). </line>
<line> Tabe*a 04 - Intensidade de envolvime*to *or fases </line>
</par>
<par>
<line> N </line>
<line> *éd*a </line>
<line> Desvio </line>
<line> Erro </line>
<line> Sig. </line>
<line> pa***o </line>
<line> **drão </line>
</par>
<par>
<line> *p*esenta*ão *nicia* </line>
<line> 2010 </line>
<line> *3 </line>
<line> 4,739 </line>
<line> 1,096 </line>
<line> 0,2** </line>
<line> 0,0*2 </line>
<line> 2**1 </line>
<line> 2* </line>
<line> 4,040 </line>
<line> 1,485 </line>
<line> 0,29* </line>
</par>
<par>
<line> Simu*aç*o empr*sarial </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,739 </line>
<line> 1,*09 </line>
<line> 0,201 </line>
<line> 0,1*4 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,240 </line>
<line> 1,*28 </line>
<line> 0,202 </line>
</par>
<par>
<line> Avaliação *os resul*ado* </line>
<line> 201* </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,869 </line>
<line> 0,919 </line>
<line> 0,191 </line>
<line> 0,043 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,160 </line>
<line> 1,374 </line>
<line> *,274 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autor*s. </line>
<line> A ta*e*a 04 foi divi*ida em t*ês fas*s - Apr*sentação i**cial do simulador; Sim*lação </line>
</par>
<par>
<line> empresa*ial; e Ava*iação dos resultad*s. Na apresentação inicial, os *lunos de </line>
<line> *0*0 </line>
</par>
<par>
<line> *presentar*m um* médi* maior (Média = </line>
<line> *,739), quand* c*mparados com o ano *e </line>
<line> 2011 </line>
</par>
<par>
<line> (Média = 4,*40), por*m o teste ANOVA n*o demo*st*o* di*ere**a **gnificante (p > 0,0*). </line>
<line> Quanto à fase da *imulaç*o empres*r**l, o teste ANOVA também não *presentou diferença </line>
</par>
<par>
<line> si*nific*nt* entre os resultados de 2010 e 2011 (p > 0,05). Na fase da avaliaçã* </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os o* res*onden*e* do *no de 20*0 apresentaram um nível *e en*olvi**nto maior (p </line>
</par>
<par>
<line> < *,05). An*lis*ndo *s </line>
<line> médias no ger*l </line>
<line> pode-se inferir qu* o* alunos do ano de </line>
<line> 2010 </line>
</par>
<par>
<line> aprese*taram um env*lviment* m**or que *s alu*os de 2011. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, *. 12, n. 4, art. *, *. *7-103, jul./ago. *015 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jogos d* empresas e o ciclo de apre*dizagem de Kolb </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*e*a 05 - Itens de importância *ara o aproveita*ento *o ap*endiza*o no simulador </line>
</par>
<par>
<line> N </line>
<line> *édia </line>
<line> Desvio </line>
<line> Erro padrão </line>
<line> Si*. </line>
<line> *a*r*o </line>
</par>
<par>
<line> *ompanheiro* de eq***e </line>
<line> 201* </line>
<line> 23 </line>
<line> 5,304 </line>
<line> 0,*34 </line>
<line> 0,132 </line>
<line> *,024 </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,*40 </line>
<line> 1,6*0 </line>
<line> *,332 </line>
</par>
<par>
<line> *dmi*istrador do jogo </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,652 </line>
<line> 1,191 </line>
<line> 0,**8 </line>
<line> 0,189 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,120 </line>
<line> 1,536 </line>
<line> 0,3** </line>
</par>
<par>
<line> Interesse pelo assunto </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,826 </line>
<line> 0,936 </line>
<line> 0,195 </line>
<line> 0,607 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,*4* </line>
<line> 1,46* </line>
<line> 0,293 </line>
</par>
<par>
<line> Competição entre empres*s </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,86* </line>
<line> 0,919 </line>
<line> *,191 </line>
<line> 0,1*0 </line>
<line> 2**1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,40* </line>
<line> 1,443 </line>
<line> 0,28* </line>
</par>
<par>
<line> Pro*eçã* contra pre*uí*os </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,434 </line>
<line> *,*02 </line>
<line> 0,313 </line>
<line> 0,277 </line>
</par>
<par>
<line> rea*s </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,960 </line>
<line> 1,485 </line>
<line> 0,297 </line>
</par>
<par>
<line> Experiên*ia dispon*vel </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,347 </line>
<line> 1,335 </line>
<line> 0,2*8 </line>
<line> 0,41* </line>
<line> 2*** </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,000 </line>
<line> 1,581 </line>
<line> 0,316 </line>
</par>
<par>
<line> Co*pressão *o tempo </line>
<line> 2*10 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,478 </line>
<line> *,08* </line>
<line> 0,225 </line>
<line> 0,01* </line>
</par>
<par>
<line> simu*ado </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,600 </line>
<line> *,354 </line>
<line> 0,270 </line>
</par>
<par>
<line> Expectativas c*m a viv*ncia </line>
<line> 20*0 </line>
<line> 2* </line>
<line> 4,3*4 </line>
<line> 1,258 </line>
<line> *,262 </line>
<line> 0,*00 </line>
<line> 201* </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,600 </line>
<line> 1,607 </line>
<line> 0,321 </line>
</par>
<par>
<line> *mbiente em*r*sarial no </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,3** </line>
<line> 1,294 </line>
<line> 0,269 </line>
<line> 0,235 </line>
</par>
<par>
<line> Jogo </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,800 </line>
<line> 1,581 </line>
<line> 0,**6 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elabora*o p**os autores. </line>
</par>
<par>
<line> A t*bela 05 **resenta os resultados dos *t**s que, para * </line>
<line> aluno, aum*ntariam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*r*ndizado no simulador. Para </line>
<line> os alunos de *010, os companheiros de eq*ipe s*o um </line>
</par>
<par>
<line> impo***nte f*tor para a melhoria do aprend*zado (p < *,05). O administrador do jogo é um </line>
<line> fator *mportante para a melh*ria do ap**ndizado, quando anal*sado somen*e o *core da </line>
<line> média, porém não houve diferenç* s**nifican*e entre *s **os (p > *,05). Os ponto* refe*entes </line>
</par>
<par>
<line> ao interesse pelo assu*to apres*nt**o n* simul*dor, a </line>
<line> competição entre empre*as, </line>
<line> proteçã* </line>
</par>
<par>
<line> *on*ra preju*zos reais e exp*riênc*a d*sponível *p*esentara* a *é*ia alta, dem*nstrando ser </line>
</par>
<par>
<line> um fator i**ort*nte para </line>
<line> o aproveitamen*o d* simulador, **r*m nã* *o*ve di*ere*ça </line>
</par>
<par>
<line> sig*i*icante entre as médias (* > 0,05). Quanto * com*r*ssão do te*po si*ulado, os alu*os </line>
<line> de 2010 *presentara* um* média maior com relação aos *lunos de **11 (p < 0,05). A </line>
<line> expec*a*iva com a vivência e o am*iente em**esarial no jogo *ão apresentaram diferença </line>
<line> signif*cante (p > 0,0*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresina, *. 12, n. 4, ar*. 6, p. 87-*0*, *ul./ago. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> J. A. Santo*, E. *. A. *antos, M. C. S. Amorim </row>
<row> Ta*ela 06 - **t*nsidade dos benefícios alcançados com o simulador </row>
</column>
<column>
<row> *00 </row>
<row> 99 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> N </line>
<line> Médi* </line>
<line> Des*io padrão </line>
<line> Erro p*d*ão </line>
<line> S**. </line>
</par>
<par>
<line> Ad*u*rir no*os </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,782 </line>
<line> 1,042 </line>
<line> 0,217 </line>
<line> 0,0*9 </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,040 </line>
<line> 1,5*0 </line>
<line> 0,308 </line>
</par>
<par>
<line> *ntegrar c*n**c*me*t*s </line>
<line> *010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,913 </line>
<line> 0,949 </line>
<line> 0,197 </line>
<line> 0,00* </line>
<line> *011 </line>
<line> *5 </line>
<line> 3,960 </line>
<line> *,368 </line>
<line> 0,273 </line>
</par>
<par>
<line> *tualizar c*nhecim*ntos </line>
<line> 2*10 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,956 </line>
<line> 0,877 </line>
<line> *,183 </line>
<line> 0,008 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,960 </line>
<line> 1,513 </line>
<line> *,302 </line>
</par>
<par>
<line> Prat*car An*lise de problemas </line>
<line> *010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,695 </line>
<line> 1,1*5 </line>
<line> 0,230 </line>
<line> *,0*4 </line>
<line> 2011 </line>
<line> *5 </line>
<line> 3,9** </line>
<line> *,552 </line>
<line> 0,310 </line>
</par>
<par>
<line> Prati*ar tomada de *ecisões </line>
<line> 20*0 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,913 </line>
<line> 0,996 </line>
<line> 0,207 </line>
<line> 0,0*8 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> *,880 </line>
<line> 1,508 </line>
<line> *,301 </line>
</par>
<par>
<line> Praticar cont*ole de resultados </line>
<line> 2010 </line>
<line> 2* </line>
<line> 4,86* </line>
<line> 1,013 </line>
<line> 0,211 </line>
<line> 0,00* </line>
<line> 2011 </line>
<line> *5 </line>
<line> 3,840 </line>
<line> 1,37* </line>
<line> 0,2*4 </line>
</par>
<par>
<line> A*ap*ar-se a novas situações </line>
<line> 2010 </line>
<line> *3 </line>
<line> 5,130 </line>
<line> 0,*67 </line>
<line> 0,201 </line>
<line> 0,00* </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,*80 </line>
<line> 1,235 </line>
<line> 0,247 </line>
</par>
<par>
<line> *uscar expli*ar os </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,826 </line>
<line> 1,114 </line>
<line> 0,*32 </line>
<line> 0,043 </line>
</par>
<par>
<line> Resulta*os </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,080 </line>
<line> 1,3*1 </line>
<line> 0,270 </line>
</par>
<par>
<line> Fazer a*alogi*s com * </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,60* </line>
<line> *,196 </line>
<line> 0,2*9 </line>
<line> 0,021 </line>
</par>
<par>
<line> Trab*lho </line>
<line> 2011 </line>
<line> *5 </line>
<line> 3,**0 </line>
<line> 1,369 </line>
<line> 0,*73 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *laborado *elos autores. </line>
<line> A t**ela 06 apresenta os r**ultados quanto à intensidade do* bene*ícios a*cançado* </line>
</par>
<par>
<line> com o </line>
<line> si*ul**or emp*esarial. Quan*o *ue*ti**ados sobre a aquisiçã* de *ovos </line>
</par>
<par>
<line> con*eciment*s, a integr*ção de con*ecimentos e atualização de conhecimento*, os aluno* *e </line>
</par>
<par>
<line> 2010 apresentar*m u*a resposta *ositiva *om dife*ença *ignificante, co*par**o com </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> al*no* de 20** (p < 0,05). Quanto à prática ** análise de problemas, p*ra ambos o* anos **i </line>
<line> con*iderad* *mpo*tante, porém não houve dife**nça significant* (p > 0,0*). Par* a pr*tica de </line>
<line> tomada de decisões, controle *e resultad**, adaptação a *ovas s**ua*õe*, **plicação d* </line>
<line> res*ltados e analogias *o* o trabalho real do al**o, os *espo**entes *o ano de *0*0 </line>
<line> apresentaram scores maio**s qu* os alunos de 2011, com diferença sig**fi*an*e por m*io do </line>
<line> *e*te **OVA (p < 0,05). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina, *. 12, *. 4, art. 6, p. 87-*0*, jul./ag*. 2015 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J*gos de empr*sas e o cicl* de aprendiza*em de Ko*b </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 07 - Ti*os *e au*a que geram maior aprov*itamento e a**endizagem </line>
</par>
<par>
<line> N </line>
<line> Mé*** </line>
<line> Desvio padrão </line>
<line> Erro *adrão </line>
<line> Si*. </line>
</par>
<par>
<line> Aulas exposit**as </line>
<line> 2010 </line>
<line> 23 </line>
<line> *,0*7 </line>
<line> *,2*9 </line>
<line> 0,258 </line>
<line> 0,*9* </line>
<line> 2011 </line>
<line> 25 </line>
<line> *,0*0 </line>
<line> 1,306 </line>
<line> *,261 </line>
</par>
<par>
<line> J*gos e simulações </line>
<line> 2*10 </line>
<line> 2* </line>
<line> *,826 </line>
<line> 1,0*9 </line>
<line> 0,214 </line>
<line> 0,116 </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 4,240 </line>
<line> 1,451 </line>
<line> 0,290 </line>
</par>
<par>
<line> Seminários </line>
<line> *010 </line>
<line> 23 </line>
<line> 4,000 </line>
<line> 1,206 </line>
<line> 0,251 </line>
<line> 0,83* </line>
<line> 20*1 </line>
<line> 25 </line>
<line> 3,920 </line>
<line> 1,469 </line>
<line> 0,293 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elabo**do pe**s autores. </line>
<line> A ta*ela 07 apr*sen*a os tip*s de aula que p*ra o* alun** g*ram um ma*or n*vel d* </line>
<line> aproveitamen*o e aprendizagem. Os testes AN*VA p*ra os *ipos de *ula não apresen*aram </line>
<line> dife*ença s*gnificant* (p > 0,05) ,quand* *om*a*ado o* alunos de *0*0 co* os de *011. </line>
</par>
<par>
<line> Q u ad </line>
<line> *o *1 - Nív </line>
<line> l *e co*p </line>
<line> reensão d </line>
<line> as regras do * </line>
<line> go </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> N </line>
<line> Médi* </line>
<line> Desvio padrão </line>
<line> Erro *adrão </line>
<line> Sig. </line>
</par>
<par>
<line> *p*esentação </line>
<line> 2010 2**1 </line>
<line> 23 *5 </line>
<line> 4,8*6 3,720 </line>
<line> 0,936 *,307 </line>
<line> *,195 0,2*1 </line>
<line> 0,002 </line>
</par>
<par>
<line> Decisão ex*erimental </line>
<line> 2010 2011 </line>
<line> 23 25 </line>
<line> 4,434 3,*20 </line>
<line> 1,036 1,294 </line>
<line> 0,216 0,*58 </line>
<line> 0,010 </line>
</par>
<par>
<line> Gestão simulada das empresas </line>
<line> 2010 2011 </line>
<line> 23 *5 </line>
<line> 4,52* 3,600 </line>
<line> 1,0*8 1,527 </line>
<line> 0,216 0,3*5 </line>
<line> 0,*19 </line>
</par>
<par>
<line> Retrospectiva d*s inci*entes </line>
<line> 2010 2011 </line>
<line> 23 25 </line>
<line> 4,2** 3,480 </line>
<line> *,241 1,557 </line>
<line> 0,258 0,3*1 </line>
<line> 0,078 </line>
</par>
<par>
<line> Avaliaç*o *inal do* Resultados </line>
<line> 2010 2*11 </line>
<line> 2* 25 </line>
<line> 4,652 3,720 </line>
<line> 0,982 1,*96 </line>
<line> 0,204 *,339 </line>
<line> 0,026 </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos a*tores. </line>
<line> O quadr* ** demonstr* os r*sultados do* respondentes sobre * c**preens*o das </line>
<line> r**ras do si*ulador em*resa**al. A *presenta*ão, **cisão experimental e *estã* simulada </line>
</par>
<par>
<line> das empresa* foram ma*s bem co*pre*ndidas pelos alunos ** an* de </line>
<line> 2010 (p < 0,05). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à retrospectiva dos incidentes ocorridos ao *ongo da simula*ão, não houve diferença </line>
<line> *ignifican*e entre os aluno* de 2*10 * 2011 (p > 0,05). Os *lunos de 2010 tiveram uma </line>
</par>
<par>
<line> melhor compreensão d* avaliação final dos resultados, ap**sentando dife**nça </line>
<line> **gn*ficant*, </line>
</par>
<par>
<line> quando comparad* co* os al**os *e 2011 (p < 0,05). </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Te**sina, *. 12, n. *, a*t. *, p. 87-*03, *ul./ago. *01* </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
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<line> J. A. Santos, E. B. A. San*os, M. C. S. Amori* </line>
<line> 102 </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> * CONSIDERAÇ*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * presente artigo procurou de*on*trar a relação *ntr* </line>
<line> jog*s *e a**endizag*m e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ciclo de A*rendiz*gem de Ko*b a partir da a*aliação *e duas tu*m*s de graduaçã* do curso </line>
<line> de Admi*istra**o em 2010 e 2*11. </line>
<line> O apr*ndizado de Kolb mostra com* a* p*ssoas a*similam p*r meio de experiênc**s, </line>
</par>
<par>
<line> o* seja, o *ue *o* ensinado em sala *e a*la e </line>
<line> ap**cado *o </line>
<line> s*mulado* empresaria* ten**m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gerar um reforç* no aprendiza*o. O mé*odo ** pesquisa ut*lizado f*i *ur*ey, por me*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> q*estion*rio resp*ndido p*r 23 *artici*antes do ano de 2010 e 25 de 2011. </line>
</par>
<par>
<line> O Ci*lo d* Aprendiza*em de *ol* e *ivênci* s*mu*ada e* jogos *e empresas a </line>
</par>
<par>
<line> oferecem um arcabouço teórico para a conclusão *e *ue, con*orme </line>
<line> apr*sentado </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> *esultad*s, os alunos de ambos os anos apr**entara* um níve* de aprendi***o *aior, qu*ndo </line>
<line> do enten*iment* da complexida*e da organ*zação simulada. </line>
<line> O arti*o identif*c* os fatores mais relevant*s para aume*tar o *ível de aprendizado a </line>
<line> par*ir do *imu*ad*r, bem como os benefícios alcançados pelos *lunos no **bi*nte simulado. </line>
</par>
<par>
<line> Fat*res en*ontrados, c*nside*a*os importantes </line>
<line> par* os re*pondent*s, for*m a p*ática </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tomad* *e de*is*es e * integ*aliz*çã* de c*nhec*mentos para a aplicaç** no simulador. A </line>
</par>
<par>
<line> conclu*ão des*e art*go é a relaç** percebi*a pe*o **rtic*pante com * a*r**dizad* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex**riê*cia *ivida no ambient* de decisã* em jogo* d* empres*s. Um* sugestã* p*ra artigos </line>
</par>
<par>
<line> f**uros é ide*t*fi*ar o*tros </line>
<line> possíveis fatores que m*l*or*m o </line>
<line> *ível d* aprendi*ado </line>
<line> *o </line>
</par>
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<line> ambiente simul*do. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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