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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 8, *. 147-159, Mai. / Jun. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.8 </line>
</par>
<par>
<line> O "Social" Nos Percursos Teóri*os E His*oriográficos </line>
<line> De Eric Hobsbawm </line>
<line> T*e "*ocial" In T*eo*etica* *nd Historiogr**hical </line>
<line> Route* Of Eric Hobs*awm </line>
</par>
<par>
<line> F*l*pe Ziotti *arita </line>
<line> Doutor**do em *istória p*la U*ivers*d*de Esta*ual Paulista </line>
<line> Mestre *el* Universidade E***dual Paul*sta Júlio de Mes*uita Filh* </line>
<line> Professor d* Universidade Es*ad*al Paulista </line>
<line> E-ma*l: fznarit*@gm*il.com </line>
</par>
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<line> En**reço: Fe*ip* Ziotti Nari*a </line>
<line> **dereço: F*culdade de Ciênc*a* Humanas e *ociais - Unes*. Avenida Eufrásia *ont*iro Petrágli*, n. 90*, </line>
<line> CE*: 1440*-160. Fone: (1*) 37*6-*700, Franc*, SP - B*asil. </line>
<line> Editora-c*efe: Dra. Marlene Araújo de Carva*ho/Faculdade Sa*t* A*o*ti*ho </line>
<line> Ar*igo **cebido em 12/03/20*5. *ltim* versão rec*bida em 1*/*3/*015. Aprovado em 21/03/201*. </line>
<line> Avali*d* pelo sist**a *rip*e Review: *) Desk Revie* *ela Edit*ra-Chef*; e b) Double *lind </line>
<line> *eview (ava*iação ce*a por d*is avalia**res da áre*). </line>
<line> Revisão: Grama*ica*, N*rmativa e de Formata*ã* </line>
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<line> F. Z. Nari*a </line>
<line> 148 </line>
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<line> RE**MO </line>
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<line> Nes*e trabalho, pretendo a*alisa* * </line>
<line> "social" como objeto de ref*exão his*oriográfica </line>
<line> na </line>
<line> obra </line>
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<line> de Er*c Hobs*a*m. Tomando *omo refer*nci* e*sai*s teóricos e l*vros escritos pelo au*or, a </line>
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<line> ideia * dis*u*ir alg*ns pontos da abordag*m historio*rá**ca </line>
<line> de Ho*sbawm * luz da* </line>
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<line> d*scus*ões com temas inte*loc*tores - partindo, *ortanto, de formu*a**es *eóricas e </line>
<line> *ara </line>
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<line> analisa* alg*mas de suas i*plicações *a própria prática historiog*áf*ca *o autor. Propondo </line>
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<line> uma ampla ab*rdage* his*órica </line>
<line> e historiográfica a*erca do "soc*al" (e*tendido p*r </line>
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<line> Hobsbawm como instância int*gradora d* *iversas esferas da existênci* - c**tu*al, </line>
<line> polít**o, </line>
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<line> ec*nô*i**), o histori*dor br*tânico e*tabelece um* r*flexão *istórica engajada em </line>
<line> um a </line>
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<line> *e*s*ectiva proc*ssual-explicat*v*, *i*a**o, a um só tempo, *om a abertura inte*di*cipl*nar do </line>
<line> ca*po (em diál*go com a *ociologia, a demografia, a economia etc.) * *om a proposição *e </line>
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<line> questões teórico-metod*l*gicas pa*a a formul*ç*o *e uma </line>
<line> história social mais amp*a, </line>
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<line> entend*d* como "história da soc*edade". </line>
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<line> P*l*vras-chave: Historiograf*a. Er*c Hobsbawm. *is*ória socia*. Teoria soc*al. </line>
<line> ABST*A*T </line>
<line> I* *his *a*e* * intend *o an*l**e th* "soc*a*" as an *bjec* of histori*g**phical *eflec*ion in t** </line>
<line> w*rks of Eric *obsbawm. Analysing theor*tical essays and books written by t*e author, this </line>
<line> paper discuss*s some elements of Hobsbawm\s appr*ach de*ling with his main con*epts and </line>
<line> i*ter*ocuto*s *n ord*r to emphasize the impl**ati*ns of theor*tical formul*tions to the </line>
<line> historiographical pract**e. Hobsbawm propos*s a wide historical a*d hist*riographical </line>
<line> app*oach on "social", understood as a* integr*ted *otality in relation to *he othe*s spheres o* </line>
<line> social exi*tenc* like *he soc*al, the cultural and the *olitics. From this p*in* of view, the </line>
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<line> Br*tish </line>
<line> historian offe*s a historic*l reflection b*sed on a proces*ual/explanatory pe**pective, </line>
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<line> situ*ting the stud* of social history in a *i*logic*l *erspective with the </line>
<line> s*cial scie*ces </line>
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<line> (especially so*iol*g*, *conomy and demo*raphy). </line>
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<line> *eywords: H*storio*raphy. Eric Hobsbawm. So*ia* h*sto*y. Social t*eory. </line>
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<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. 12, n. *, art. 8, p. 147-15*, Ma*./Jun. 2*15 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/revista </line>
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<line> * "*ocial" No* *ercursos Teór*c*s E Histori*grá*ic** De Eric Hobsbawm </line>
<line> *4* </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Nos anos 198* e </line>
<line> 1990, diant* dos question*mentos t*óricos e ep*st*mol*gicos </line>
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<line> *olocados aos *rande* "porquês" </line>
<line> nas Ciênci*s Soc*ai* com - </line>
<line> *s crises dos *randes *odel*s </line>
</par>
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<line> *xplicativo* (m*rx*s*o, est*uturalis*o, funcion*lismo e*c.) e do que L*otard (1979), em uma </line>
<line> ampla *iscussão s*bre o est*tuto do saber, chamava d* *escrença na* "metanar*ativas" </line>
<line> (anunciando uma aproximação *o que seria * "pós-mo**rn*" no campo das hu*anidad**) -, </line>
</par>
<par>
<line> * histo*iador Pa*rick Joyce lançav* uma </line>
<line> i*c*moda pe*g*nt* em a*tigo *u*licado </line>
<line> na </line>
<line> Social </line>
</par>
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<line> History: "o fim da *istória socia*?". * autor, bem entend*do, fazia ref*rên*ia às m**a*ões </line>
<line> operad*s no campo *istoriográfic* de*de finais dos anos 1970, ana*isa*do a des*gregação do </line>
<line> "*ocial" como **nceito *undante *a refl*xão historiográfica: para Joyc* (1995, p. **), </line>
<line> basicament*, o soci*l ***d*a *rada*i*ament* sua marca de "*ess*tu** explicati*a de conexões" </line>
<line> (explanatory conn*ct*ve *issue), de modo que os velhos ho*izontes "tot*lizantes" da história </line>
<line> *o*ia*, lig*ndo o subst*at* mat*r**l ao cultural e *o*ítico, por exemplo, es*ariam tragados por </line>
</par>
<par>
<line> n*rr*t*vas fra*men*árias que **di*a*am de conce*t*s fundantes "essen*ial*****es" (clas*e, e </line>
<line> sociedade etc.). Nesse *entido, </line>
<line> O social era o vasto e neutro pan* *e fundo no q**l *udo era *egistra*o e *ra </line>
<line> c*n**tado. S* a *ocieda** era um sist*ma, ou uma máquina, a cla*se era a for** </line>
<line> mo*r*z e o *rincípio históri*o que diri*ia a m*quina [...] A ambi**o era escrev*r uma </line>
<line> "histór*a total", ver*ade*ra*e*te *efle1tindo a re**i*ade social em s*a **talida*e </line>
<line> (JOY*E, 19*5, p. 75, tr*duçã* *i*ha). </line>
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<line> A temáti** </line>
<line> delin**a alguns importante* </line>
<line> contor*os *ara uma re*lexão sobre o pr*prio </line>
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<line> estat*to do "social", * u* só *emp* como cat*gori* de análise e c**o **trutur* de um campo </line>
<line> histor*ográf*co (h*stória soc*al). Cri*i*an** aber*amente a descrença em *ela*ão àquelas </line>
<line> cat*g*ria* hist**iográfica* funda**es, o m**mo Patri*k *oy*e (*010, p.248), escrevendo </line>
<line> *uinze anos depoi* *o *nsai* do* ano* 19*0, indicava u*a p*st* para o *nte***mento da </line>
<line> *uestão: dis*uti* os impasses e legados da história social impli*a uma *eflexão sobre o próprio </line>
</par>
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<line> ente*dimento do "social" na a*ordagem historiográ*ica. Nome *roeminente na dis*us**o, </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> hist*r*ador E*ic Hobs*awm (2008), *m e*t*e*ista *o periód*co M*k*ng Hi*tory, em 2008, </line>
</par>
<par>
<line> asse*erava que "a his*ória **cial </line>
<line> **o </line>
<line> *eve **r um </line>
<line> ass*n*o de nic*o, mas deve ser ala*ga*a </line>
</par>
<par>
<line> pa*a a *istó*ia *a sociedade". Além das implicaçõe* his**r*ográficas cont*d*s na posiç** de </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm (abor*agem que ser* desdobrado nes** artigo), </line>
<line> *on*é* regi*trar qu* o </line>
<line> t*m* </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> "The so*ial was the vast, ne*tral ba**ground ** whic* everythin* w*s regist*red and eve*ything co*ne*ted. If </row>
</column>
</par>
<par>
<line> soc*ety was t*e sys*e*, o* the mach*ne, class wa* the m*tive force, and historical pri*ciple, which *ro*e th* </line>
<line> mac*ine [...] Tha am*ition *as to *rite a \total history\, truly reflect*n* the reality o* society\s totali*y". </line>
<line> Rev. F**, Tere*ina, v. 12, n. 3, art. 8, p. *47-1*9, Mai./J**. 2015 www4.fsanet.c*m.br/*evista </line>
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<line> *. *. Narita </line>
<line> 150 </line>
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<line> s*naliza uma *fetiva abertu*a * inserção da *efl*x** histori*gráfica no que Pet*r Burke (199*) </line>
<line> assi*al*u co*o uma "teoria s*cia*", *u se*a, um espaço de pa*tilha d* conc*itos, c*t**orias, </line>
<line> abordagens e métodos nas investigaç*es sobre a* formaçõ*s soc*ais e suas *i*âmi*as </line>
<line> histór*cas. </line>
<line> 2 RE*ER*CIAL **ÓRI*O </line>
<line> 2.1 O PROBLE*A DO "S*CI**" </line>
<line> A prov*c*tiva asse*ti*a de que a história social não deve ser um "nicho" **p*cífico, </line>
<line> re*o*ando *nálises clássicas *e Hobsbawm ao *ongo *o* ano* *9*0-1990, sublinha ** ob*a </line>
<line> do histo**a*or *r*tânico u* ent*n*ime*to su* generis *o soci*l em vinculação com a h*stória </line>
<line> social * a chamad* "história da s*ciedade". D* partida, *onvém b**izar o início do *rgu*ento: </line>
</par>
<par>
<line> o "soci*l" não pode ser iso*ado da refle*ão his**riográfica, por exemplo, em relação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> economia. O autor, ne**e sen*ido, *rgu*enta que </line>
</par>
<par>
<line> Se a história devia s* integ*ar às ciências sociais, era com a econ*mia *ue *la d*via </line>
<line> *hegar a u* acordo. É possíve* *r mai* **iante e *rgumentar (co* *ar*) que, apesar </line>
<line> d* inseparabi*idade essencia* do econômico e d* social na s*cied*de humana, a bas* </line>
<line> analític* de u*a investiga*ão históri*a da evolução da* socieda*es h*manas deve </line>
<line> ser o proc*sso de p*od**ão *ocial (H*BS*AWM, 1998a, p. 85). </line>
<line> * ent*ndimento do social **mo "processo de produ*ão *ocial" coloca a proposta </line>
<line> *istor*ográfic* de *obsbawm em rel*çã* direta com o marxismo. Discutind* o sign*fic*d* </line>
<line> dos c**ceito* e *at*gorias marx**tas na historiografi*, Ho*sbawm (1998b, p. 181) assi*a*aria </line>
<line> que: </line>
<line> Marx continu* * s*r * base esse**ial de *odo estudo ade*ua*o de hist*ria, porque - </line>
<line> *té ag*ra - apenas ele tentou formular uma abordagem metodológ*ca *a his*ória </line>
<line> c*m* um todo, e *on*iderar e explicar *odo o pr**esso da evolução *o*ial hu*ana. </line>
<line> Nesse sen*ido, ele é su*erior * Max Webe*, seu único rival re*l en*u*nt* influência </line>
<line> *e*rica sob*e historiadores, e, em d*versos sentidos, um impo*ta*te c*mp*emento e </line>
<line> co*retivo. Um* hist*ria baseada em Marx é c*nce*ível sem adições we*er*anas, mas </line>
<line> u*a h*stória weberiana é inconc*bível *xceto na medida em que toma Marx. </line>
<line> Mal*rado a discutí*e* "tá*ula rasa" teórica *ue * autor faz *e u* nome como Webe* </line>
</par>
<par>
<line> (tema **e </line>
<line> **o cabe nas pretensões deste *rabalho),2 a posi*ão </line>
<line> demarcada pelo historiador </line>
</par>
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<row> * </row>
</column>
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<row> Ho*sbawm (19*6, p.87) considerava a abordagem we*eriana *ouc* adequa** par* o entend*m*nto int*gr*do </row>
</column>
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<line> d* processos *istóri*o* de *ran*formação, uma vez *ue o autor alemã* não apresentava de forma s*s*emá*ica uma </line>
</par>
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<line> *eor*a da m*dança </line>
<line> so*ial (sozi*l*r Wandel) calcada em referenciai* em*í*ico*. Apesar de recon*ecer um </line>
</par>
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<line> esque*a g*r*l d* des*nvo**im*nto/incre*ent* (Zuwachs) </line>
<line> da raciona*idade, encontrando form* *efinitiv* na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade b*rgu*** (bürgerl*ch*n Gesellschaft), a ab*rdagem *ra conside*ada, *or H*bs*awm, exc*ssiv*mente a </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 3, art. 8, p. 147-*59, Mai./J*n. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> O "Social" Nos Percursos Teó*icos E His*oriográficos De E*ic Hobsbawm </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
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<line> br*tân*co i*dica a déma**he de sua teori*ação sobre o social na an*lise histo**ogr*fica: </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> so*iedade, com* am*la esfe*a de rel*ção entre homens, est* estruturada </line>
<line> a p*rtir d* </line>
</par>
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<line> n**es*ida*es de **odução e reprodu*ão. O **cial, em Hobsbawm, diz respeito a um con*eito </line>
<line> que engloba as *ormas de pro*ução e repr*dução da vida, *e *odo que nã* se tr**a (na es*e*ra </line>
<line> do c*lebre "Prefácio" de Para a *r*t*** *a eco*omia política) apen*s da pro*uç*o material da </line>
</par>
<par>
<line> vida e* si me*m*, mas do conjunto de relaçõ*s i*terdepe*de**es e*tre natureza, trabalho </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rgan*z*ção social. Na análise *istor*ográ*ica, o autor a*i*ma **e </line>
</par>
<par>
<line> Fic* o fa*o básico </line>
<line> de que a análise de uma socieda*e, a qu*lquer moment* de seu </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimen** hi*tórico, deve co*eçar pela análi*e de seu modo de produção: em </line>
</par>
<par>
<line> o*tras **lavras, (a) a forma tecno-econôm*c* do "m*tabol*smo entre homem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nature*a" (Marx), o mo*o pelo qual o homem s* *dapta à nat*reza e a transforma </line>
<line> pelo trabalho; e (b) o* arranjos sociais pelos qu*is o trabalho é mobiliza*o, </line>
<line> distribuído e alocad* (HOBSB*WM, 1998b, p. 175). </line>
<line> *m *í***se, H*bsb*wm chama *e "modo de produção" o agregado de relações </line>
<line> produti*as *ue constituem a estrut*ra *conômica de uma sociedade, fo**ando o m*** *e </line>
<line> *roduç*o *os m*ios materiai* *e existên*ia. Ao pa*so que a *oc*edade forma um *istema de </line>
</par>
<par>
<line> relações entr* grupo* hu*anos, o modo de pro*ução </line>
<line> con*e*e form* e conteúdo conc*itual </line>
</par>
<par>
<line> para a análise, identificando a* forç*s que *rient*m os *linhamento* entre os *ru*os - </line>
</par>
<par>
<line> constitui, assim, u*a formação </line>
<line> histórica esp*cíf**a em que os ho*ens *gem. O "*oc*a*" </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Hob*b*wm não é isolá*el, ou seja, não **de ser *até**a de uma </line>
<line> espe*ializaçã*: trata-se, </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntalme*te, de u*a instância totalizadora e *n**gradora </line>
<line> d*s form*s da vida </line>
</par>
<par>
<line> (*conô*i*o, cultural, político, demográ*ic* **c.), inserindo no campo *cadêmico da históri* </line>
<line> s*cial tem*s e elem*ntos c*n**it*ais impo*tantes *ara o debate h*stor***ráfico. </line>
<line> *obsbawm (1998a, p.87), n*sse sent*do, indica que </line>
<line> A h*stóri* s**ial nunca pode se* mais u*a *specialização, *omo a hi*tória </line>
<line> eco*ômica ou outras hi*tórias hifenizadas, porque *eu tema não pode ser isolado. * </line>
<line> possível defin*r certa* ativid*des *umanas como ec*nômi*a*, pelo men*s para fins </line>
<line> analítico*, e *epois e*tudá-*as *istoricamente [...] Q*ase do mesmo modo, em*ora </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *m nível t*ór*co mais baixo, a velha mo*alidade *e his*ó*ia das id*ias, qu* </line>
</par>
<par>
<line> iso*ava as ideias escritas *e *eu *ontexto h*mana * acomp*nhava sua adoção de um </line>
<line> esc*it*r para outro, *a*bém é *ossíve* [...] Ma* os a*pectos sociais ou s*cietais da </line>
<line> essênc*a do homem não p*dem ser separado* dos outros asp*c*os de seu ser, exc*to </line>
<line> à custa da *aut*logia ou da *xtre** banalização. </line>
<line> Em texto pub*icado no fi* dos an** 1980, * socióloga The*a Skocpol (1987, *.19) </line>
</par>
<par>
<line> considerava dois grandes infl*xos teóricos qu* muito teriam contribuído para as análises </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **rio**stica e arbitrária (wil*kü**ich). O *uízo de Hobsbawm esvazia </line>
<line> Weber de um tratamento teórico mais </line>
</par>
<par>
<line> sistem*ti*o *a pe*quisa históri*a, *e modo que *are*e uma posição bastante problemát*ca, sobretudo analisando, </line>
<line> por e*emplo, * f*u*ífera empr*it*da de Habermas (1988), *ue buscava e* *eber jus*a*ente as lin*as te**icas </line>
</par>
<par>
<line> para entendime*t* do processo de diferenci*ção *as formas de vida </line>
<line> (Lebensfo*men) a *artir d* </line>
</par>
<par>
<line> instit*cionalização da ação racional em relação a fins (zweckrational) na mod*rnidade. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 3, *rt. 8, p. 1*7-**9, M*i./Ju*. 2015 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Z. *arit* </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> histór*a so*ia* a *artir dos anos 1950-60: no camp* da h*s*or*ogra**a, c*m o </line>
<line> descrédit* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hi**ória po*ítica qu* en*atiza*a a narrativa das elite* e **s "grandes homens", * no c*mpo da </line>
</par>
<par>
<line> soci*logia, com as críticas às t*or*as *uncional-estruturali*tas. Além d*s abordage*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discussões conceituais, o re*urso * novas *ues*ões teóricas * *etodoló*ica* também aponto* </line>
</par>
<par>
<line> caminhos centr*is para a cons*ituiçã* </line>
<line> do campo (**mo, por exe*plo, os métodos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qua*tifi*aç*o * o imp*rt*nte aporte da demo*rafia h**tóri*a). Espec**lmente na histo*io*raf*a, </line>
<line> a* lado *o ma*xis*o, outra vi* cen*ral para a form*ção *a história soc*al *ode ser destaca*a </line>
<line> nos Anna*es, com as pret*n*ões de uma "hist*ria total" e o diálog* abert* com problemas d* </line>
<line> economia e de outras **ências *ocia** (especialm*nte a *oci*logia). </line>
<line> *o âmbito da *ist*rio*rafia francesa, bem e*t*ndi*o, os **sdob*am*nto* implicari*m, </line>
</par>
<par>
<line> po* exemp**, a form*ção </line>
<line> das gran*es obr*s de </line>
<line> u* M**c Bloch, profunda***te ma*cadas </line>
</par>
<par>
<line> pel** discussõe* herdadas da sociol*gia du*kh*i*iana no* a**s 1920 e 19*0, e os trab*lhos de </line>
</par>
<par>
<line> Fer*and Braudel, com suas amplas </line>
<line> a*álise* sobre o mu**o mode*no *alcadas em um </line>
</par>
<par>
<line> enten*imen*o pec*liar da tempo*al*dade e do social em *onstante interaç** com os homens no </line>
<line> mei* físico (a *hamad* "geohistó*ia"). Para as preoc*pações de Hobsb**m, a elasticida*e e a </line>
</par>
<par>
<line> a*p**tud* d* "s**ial" *eve* **r escoradas </line>
<line> em um* abordagem processual d* *eflexão </line>
</par>
<par>
<line> histór*ca. Nesse sent*do, a marca*te posi*ão teórica d* autor em relação aos Grun*risse, um </line>
</par>
<par>
<line> dos l**ros centrais de Marx, in*ica um importante encami*ham**to para </line>
<line> * tratamento </line>
</par>
<par>
<line> históri*o de processos socioeco*ômicos. Não à toa, *obs*awm ace*tua justamente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c**tralidade d*s chamadas formações (*ormen): se Marx, escrevendo no fim dos anos 1850, </line>
</par>
<par>
<line> dese*h*va as fundações *eóricas part** d*s q*ais l**çaria o a </line>
<line> amplo progra*a c*ítico em </line>
</par>
<par>
<line> relação à </line>
<line> economi* polí*ica, </line>
<line> a interp*etação *e *obsbawm destaca um </line>
<line> núcleo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*sd*bramentos te*ri*o* para a aná*ise históric* * a pesq**s* social. </line>
</par>
<par>
<line> Assin*lando um </line>
<line> conteúdo geral p*r* as t*ansfo**ações históricas, a análise de </line>
</par>
<par>
<line> H*bsb*wm sug*re qu* a inve**i*ação </line>
<line> das formações </line>
<line> não implica uma ori*e* genealóg*ca </line>
</par>
<par>
<line> des*o*rada na t*m*oralidad*, mas uma raci*nalizaçã*-conceitu*lização para </line>
<line> preench*r as </line>
</par>
<par>
<line> ****sformaç*es a partir de </line>
<line> *ete*mi*ados sentidos </line>
<line> estrut*ralme**e depreendidos. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentid*, as mudanças sociais pode* *er apre*ndidas **s*e *ma estrutura*ão funda*ental: </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*oc*s*o social </line>
<line> ** produção é form*li*ado na me*ida em que coexistem "formaçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> r*laçõe* s*ci*is de produção qu* c*rresponda* a uma etapa de**nida do *esenvol***ento das </line>
</par>
<par>
<line> forç*s **ter**is d* produção" (HOBSBA*M, 2*11, p. 124). Além *e </line>
<line> uma estratif*cação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sistema de anális* (*orças p*o*uti*as * relações sociais de produçã*), o caminho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm procura en*a*ar o conju*to do socia* a partir de uma *istematiza**o dos processos </line>
</par>
<par>
<line> *ociais marcados *or *ontr*dições, construindo uma abord*g*m explicativa sobre </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, *rt. 8, p. 147-159, Ma*./J**. 2015 www4.fsan*t.c*m.br/re**s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O "Social" *os Percu*sos Teóric*s E Hist**iog*á*icos De Eric H*bsb*wm </line>
<line> *53 </line>
</par>
<par>
<line> mudanças histór**as ao expor a dinâm*ca interna ao soc*al, bem como a h*storic*da*e de todas </line>
<line> as *uas e*truturas. </line>
<line> Em capí*ul* publicado no livro organiza*o por Jü*gen Kocka, Hobsbawm (1986, p.86) </line>
</par>
<par>
<line> inscreve essa per*pe*ti*a processual </line>
<line> da historiografia como a anal*tica de um "m*canism* </line>
</par>
<par>
<line> *eral" (generaller Mechanis*us) *ue confere sen*i*o às a*õe* </line>
<line> dos homen* no temp*, </line>
</par>
<par>
<line> construindo *m* abordage* *reoc*pada com a e*plicação (e*k*ären) d* des*nvolvimento das </line>
</par>
<par>
<line> *ociedades *a história. A *rop*sição </line>
<line> teórica de </line>
<line> Hobsbawm encara a dinâm*ca e*plicativa da </line>
</par>
<par>
<line> investigação história e </line>
<line> socia* </line>
<line> por meio d* c*nceitos * s*stemas d* estratifica*ão da análi**, </line>
</par>
<par>
<line> buscand* u*a com*reensão de se*tido no mundo *istóric* por meio de mecanismos </line>
<line> expl*cativos: bem enten*ido, * se*tido, em Hobsbawm, é me*os uma p*rt*lh* in*ersubjetiva </line>
<line> de significado* d* qu* uma orie*tação geral para a qual *end*m as *r*nsformações (* be* da </line>
<line> verda*e, espec**icament* n*ste ponto a a*ordagem de Hobsbawm e**õe uma visad* </line>
</par>
<par>
<line> "teleológica", e* funçã* da q*al o historiador britânic* f*i bast*nte </line>
<line> *riticado). Aind* que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> próprio Hobs*awm nã* *enh* e***ivam*nte *e*dobr*do as profundas im*licaç*es deste </line>
</par>
<par>
<line> entendimento </line>
<line> explicativo, </line>
<line> o </line>
<line> tema </line>
<line> ce*tame*te </line>
<line> *esvala, </line>
<line> em </line>
<line> termo* </line>
<line> propri*mente </line>
</par>
<par>
<line> e*ist*mo*ógicos, o célebre </line>
<line> deb*te ent*e explicação-compreensão que marca o ca*po </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> "humanidades" (a Geisteswi*sens**aft, na tradição alemã) </line>
<line> no início </line>
<line> *o século XX em torno </line>
</par>
<par>
<line> de nomes como Dilthey, Rickert e W*ber. </line>
</par>
<par>
<line> A historio*rafia, *egu*do o a**or *rit**ico, não p*de perder *uas ambições </line>
</par>
<par>
<line> explicativas e sua abrangência (não </line>
<line> estamos *istantes, aqu*, *o pró*rio exercício </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm como historiador, dedi*ando b** parte de se* trab*lho pa** gran*es tentativas de </line>
<line> "sí*tese" - como nas *uatro Eras, por exemplo), uma vez *** a preocupaç** analítica central </line>
<line> é o cham*d* "proce*so de pro*uç*o social" (HOBSBAWM, 1998a, *.91). A perspectiva de </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm no se*tido de, a p*rtir </line>
<line> ** material histó*ico, balizar mecanismos teórico* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> explicat*vos para o entendim*nto de uma mudan*a g**al </line>
<line> no conjunto *as esferas sociais de </line>
</par>
<par>
<line> *xistê*cia a*resen*ava, por assim dizer, dois *r*ndes ferrões (HOBSBAW*, 1998c): situado </line>
<line> no campo do marx*sm*, o autor, ao pa*so que s* distanciava do posi*iv**mo comtia*o c*mo </line>
</par>
<par>
<line> visão te*rica e*cessivamente especulati*a (*nt*ndend* a p*squisa </line>
<line> hist*rica e a reflexão </line>
</par>
<par>
<line> h**tor*o*ráfica a pa*tir *e critérios *uramente empiristas), *eal*zava uma apro*imaçã* c*ítica </line>
</par>
<par>
<line> dentro do marxi*mo, </line>
<line> d*spindo-o da "camisa de força" atr*vés d* qu*l o model* de base- </line>
</par>
<par>
<line> supe*estrutura hav*a e*ges*ado parte d*s a*t*res m*rxistas do início do século X*: a b*m da </line>
<line> *erda*e, * ponto d* fundamenta* convergê*cia teór*c* entre Hobs**wm e important*s </line>
</par>
<par>
<line> interlocutores n* campo </line>
<line> da </line>
<line> es*uer** nos anos 1960 era justame*te </line>
<line> esse - u* *ome como </line>
</par>
<par>
<line> A*t*us*er (2005, *.1*3), po* exemplo, entend*a a relação marxista de base-superestr*tur* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, **t. 8, p. *47-15*, Mai./Jun. 2015 www*.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Z. Narita </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> partir de uma teo*i*ação sobre a </line>
<line> história funda*entada em de*ermi*açõ*s eficazes </line>
</par>
<par>
<line> na </line>
<line> estrutura </line>
<line> d* </line>
<line> forma*ão </line>
<line> so*ial, </line>
<line> demo*stran*o </line>
<line> formalme*te </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **redu*ibilid*d* do* p*ocess*s da s*pere*trutura a uma dependên**a imed*a*a às </line>
<line> formas </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômicas * materiais. </line>
</par>
<par>
<line> A *rande ambi*ão de Hobsbawm é alargar o c*mpo da h*stó*ia socia* para a *sc*ita de </line>
<line> uma "*istória da soci*dade".3 Como afirma o hi*tori*dor The*dore Koditsche*k (2013, p.443, </line>
<line> tradução minh*), </line>
<line> A histó**a soc*al e*a de fato mais do q** um apanhado de interesses mome*tâneo* - </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho, urbano, família, h**tória cultur*l [...] Esses campos precisavam </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> organizados *m algo mais **erente e durad*ou** ao qual Hobsbawm </line>
<line> *sperançosame*t* ch*ma** de "*istó*ia d* soc*edade" </line>
<line> R*flet**do sobre a "*i*tó*ia da sociedad*", o a*tor *ndica alguma* balizas </line>
</par>
<par>
<line> metodológicas n*s análises h*stóri*o-sociais: se* a*rir mão *e conceitualizaç*e* e </line>
<line> amplas </line>
</par>
<par>
<line> sínteses, "a h*s*ória da *ociedade *, portanto, *ma co**bor*çã* ent*e **delos gerais de </line>
</par>
<par>
<line> es*rutura e mudança s*cial e o conju*to espe*ífico de </line>
<line> fe**menos que de fato acontece*am" </line>
</par>
<par>
<line> (HO*SBAW*, 1998a, *.92). Co*o demonstram as </line>
<line> pró*r*as abordagen* *lássicas d* te*ria </line>
</par>
<par>
<line> social pr*sen*e* em a**ores d* orientações tão diversas como, p*r exemplo, Mai*e, Simm*l, </line>
</par>
<par>
<line> *u*kheim Tönnies, a *róp**a f*ndamentação e </line>
<line> do campo </line>
<line> de </line>
<line> anális* (a "sociedade" e o </line>
</par>
<par>
<line> "so*ial"), aliás, impli** uma am*la indagaçã* co*ceitual inter*isci*linar (e*volvendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própr*a i*vestigação hi*tóri** com *s campos *a sociolo*ia e d* *ntr*pologia, por exe*plo), </line>
<line> uma vez que "**uilo que ch*mamos de sociedade é simplesm*nte um *en*re vá*ios conjun*os </line>
<line> d* inter-relaç*es humanas d* escala e amplitud* variada" (*OBSBA*M, 1**8a, p.92). Além, </line>
<line> porta*to, ** "desn*turalização" d* *ampo de inves*igação, a escala e a dis*osiçã* dos </line>
<line> conj*ntos de anál*se no "soci*l" são cent*ais na refle*ão te*ri*a. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, *omo **a pu*a *nd*gação met*dol*gica o proble*a sugere </line>
<line> questões </line>
</par>
<par>
<line> teóricas amplas para o *ampo *istoriográfico: implica, por e*emp**, *ma reflexão s*bre as </line>
</par>
<par>
<line> próprias categorias que balizariam a definição dess* unidade ana*ític* fund*m*nt*l (no caso, a </line>
</par>
<par>
<line> soci*dade) - terri*ório, </line>
<line> e**ia, par*ntesc*, inte*ações sociais etc. As alter*ções *strutur**s </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> sociedades mode*nas (e* dimensão, q*an*idade etc.), enfim, adens*m ainda mais o *rob*ema </line>
<line> 3 </line>
<line> *o passo que os auto*e* franceses dos Annale* diri*iam seus "pro*ramas" histor**gráficos contra a tradiçã* </line>
<line> *etó*ica da hist*rio*rafia fr*ncesa (Lang*ois e Seignobo*, s*bretud*) e s*a ênfase na cur*a du*aç*o, * Hi*tória </line>
<line> Soci*l inglesa *oi *ese*volvi*a e* u* campo intelectual sensivelmente di*er**te. C*m* a discussão ultr*passa </line>
<line> os l*mites d*ste pequeno estudo, recomendo a leitura do cé*ebre artigo de Mile* Taylor (1997), que re*liza uma </line>
<line> es*é*ie d* "i*vestigação a co**rap*lo" * fim *e discutir as *aíz*s e o lug** da Hist**i* Social inglesa para além </line>
<line> dos teóricos marxistas mai* *onhecidos (*spec*alment* Thompson e Hob*bawm). </line>
<line> 4 </line>
<line> No o*ig*nal: "**cial his*ory [...] was r**lly no more than a clutch of mo*entarily fashion*ble interests -labor, </line>
</par>
<par>
<line> *rba*, </line>
<line> f*mily, and *ultural history [...] These fields **e*ed to b* </line>
<line> orga**zed into s*meth*ng more coheren* **d </line>
</par>
<par>
<line> e*during, *hi*h Hobs*awm hopefully *abel** \the hist*ry of society\." </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, *ere*i*a, v. 1*, n. 3, art. 8, p. 147-159, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> www4.f*ane*.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * "*o**a*" Nos Percursos Te*ricos E Historio*r***c*s *e Eric H*bsbawm </line>
<line> *55 </line>
</par>
<par>
<line> para a pesquisa h*stórica </line>
<line> das s*ci*dades na medida em que sinalizam *mplos processos de </line>
</par>
<par>
<line> h*mogeneização d* s*ci*dades </line>
<line> e grupo* humanos em "nações" * "nacionalis*os" </line>
</par>
<par>
<line> (HOB*BAWM, 2011). * *róprio concei*o *e "cla*ses", *otor funda**n*al </line>
<line> para as an*lises </line>
</par>
<par>
<line> hist*ric*s *e H*bsbawm, de** ser dis*utido à l*z d* todo esse tra*amento m*is a*plo *o </line>
<line> "social". * autor assume o tratament* histórico *ásico explíc*to *o cláss*co modelo de an*lise </line>
<line> d* O dezo*to *ru*ário d* Luis Bon**arte, de M*rx, em que a in*estigação social dilui * pe*o </line>
</par>
<par>
<line> do indi*íduo, c*ntext*ali*ando-o </line>
<line> na p*ópr*a dinâmica *oci*l ori*n*ada *o* *nt*ress*s </line>
</par>
<par>
<line> **tag*nicos. Nes** </line>
<line> se*tido, em um debate </line>
<line> pro*u*damente **rcado *elas t**es lukacsianas </line>
</par>
<par>
<line> sobr* o problema *a "consciên*ia", Hobsbawm (197*, p. 8) e**õe afinidades teóricas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> epistemol*gi**s importantes c*m o aut*r húngar*: o problema d* consciência </line>
<line> e da </line>
</par>
<par>
<line> estrutu**ç*o das clas*es, assim, deve *er historiciz*do, ou s*ja, </line>
<line> demarcado sobret*do no </line>
</par>
<par>
<line> ho*i*ont* </line>
<line> da sociedade industria* em p*ríod*s anteri*res, - </line>
<line> a* "cla*ses" s* poderiam ser </line>
</par>
<par>
<line> ext*aídas </line>
<line> da reali*ade h*stórica atra*é* da p*ra interpret*çã*, de modo que, </line>
<line> no co*texto **s </line>
</par>
<par>
<line> **ciedades industri*is modernas, </line>
<line> as </line>
<line> cla*ses s*o </line>
<line> a pr*pria realidade </line>
<line> de form* imed*ata </line>
</par>
<par>
<line> (unmittelbar), desve*ando o horizonte *e *utoconhec*men*o (Selb*ter*enntnis) *o capital*smo </line>
<line> a partir da est*uturação do "social" como *nida*e. </line>
<line> Especialmente, *iante desse vetor an*lítico, o cam*o *e inves*igaç*es do soc*al, par* </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm, ass*me form* interdi*ciplinar com o vas*o leq*e aber*o </line>
<line> para os estudos *a </line>
</par>
<par>
<line> "invenção das **adições", de modo qu* as formas </line>
<line> culturais </line>
<line> ap*rece* pro*undamente </line>
</par>
<par>
<line> entrelaçadas às forças materiais, delimitando histor*cament* process*s *e apropriações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> signif*ca*ões. Tra*alhand* no reg*s*ro de um "**ssado histór*co apropr*a*o", a tradi*ão </line>
</par>
<par>
<line> inventada c*rcunscreve um </line>
<line> conjunt* *e p*át*cas no âmbito d* *alores, normas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> compor*ame*tos rot*nizados como continuida*e em *elaç*o * um </line>
<line> pa*s*do. *o contexto dos </line>
</par>
<par>
<line> m*dernos nacionalismos e n**õe*, portanto, * enten*ime*to da "sociedad*" compo*ta nova* </line>
<line> ind*gaçõ*s, de modo que </line>
<line> *er*o é que o na*io*alismo t*rnou-se u* subst*tut* para a coesã* soc*al at*a*és de </line>
</par>
<par>
<line> uma igreja nacional, de uma </line>
<line> *amília real ou de outr*s tr*dições coesiv*s, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> autorrepresentações *ol*tivas, uma nova religi*o secular, e que clas*e que mais a </line>
<line> exigia *a* modalidade d* co*são era a clas*e m*dia em expans*o, *u a*tes, * a**la </line>
<line> *assa in*erme*iária que tão notavelmente ca*ec*a de outra* fo*mas de coesão. A esta </line>
</par>
<par>
<line> ***u**, nova*e*te, a inv*nç*o de tr*diçõ*s políticas c**nc*de </line>
<line> **m d* sociais a </line>
</par>
<par>
<line> (HOB*BAWM, *01*, p.374). </line>
</par>
<par>
<line> A *bordagem do social i*plica, tam*ém, o estabelec*mento de certos ní*eis de an*lis*. </line>
</par>
<par>
<line> O en*uadramento básico é a chamada "forma da *strutura social", que </line>
<line> compreende </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inve*t*gação do amb*ente ma*erial * hist*rico (força* *écnicas, </line>
<line> produtivas, d*mografia) em </line>
</par>
<par>
<line> co*relação *om a estrutura </line>
<line> econ*mica (divisão do </line>
<line> trabalho, pro*riedade, *i*â*ica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esin*, v. 12, n. 3, art. 8, p. *47-159, Mai./*u*. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Narit* </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> acumulação *tc.). Tra*a-s*, n*s p*lav**s ** Hobsbawm (1998a, *.94), de </line>
<line> "operar par* fora </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*ima do pr*c**so de produção social em s*a situação específica". A* análi*es *struturais </line>
<line> seriam aprofundadas com as formações sociai* e* suas espe*ifi*ida*es his*ó*ic*s </line>
</par>
<par>
<line> (traba*hando no </line>
<line> plano das relaç*es s*ciai*, *om institu*ções, *dei*s, re*resentações e*c.), de </line>
</par>
<par>
<line> modo que: </line>
</par>
<par>
<line> As tens*e* às quais a sociedade </line>
<line> está ex*osta </line>
<line> no proc*sso de mu*a**a hist*rica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> transformação per*item **tão que o ***toriador ex*onh*, em primeiro *ugar, o </line>
</par>
<par>
<line> mecanismo ge*al pelo qual as estrutura* da </line>
<line> sociedade tende* s*multaneamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perder e *estabelecer se*s </line>
<line> equ*líb*ios e, em *egundo lugar, os *enômenos que </line>
</par>
<par>
<line> tradicional**n*e *ã* o tema de int*ress* **s </line>
<line> his*oriador*s socia*s, como, *or </line>
</par>
<par>
<line> ex*mplo, *o*sci*nci* coletiva, movimentos sociais e a di**nsão social das </line>
<line> mudanças **telectuais e culturais. </line>
<line> A construção teórica das obras de H*b*baw*, permite, inclusive a conjugaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> diversa* dime*sões d* an**ise his*órica, en*rel*çan*o uma miría*e </line>
<line> d* métodos, temas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ocumentações s*b o pano de fundo de todo esse ente*dimento d* "social". Um bom exemplo </line>
</par>
<par>
<line> p*ra es*a ***cussão é o célebre C*pitão sw*ng, publi*ado no fim *os *nos </line>
<line> 1960, *scri*o em </line>
</par>
<par>
<line> colaboraçã* com Georges Rudé (1982). Ne*se imp*rtante *st*do *e hist*ria s*cial, a *im de </line>
</par>
<par>
<line> analisar o c*amado "univ*r*o mental" de trabalh**ores </line>
<line> anônimos e seus levantes no camp* </line>
</par>
<par>
<line> *ngl*s dos anos 1*30, </line>
<line> ** autores dest*cam a pr**minência dos métodos quan*i**tivos </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> a*álise soc*al. Mapas de *o*ulação (com a distribuição demográfic* dos condados ingleses) e </line>
<line> u* exte*so mapea***to de *ropriedades agrícolas são a*ticul*dos às oscilações/flutuações </line>
</par>
<par>
<line> dos pr*ços (cereais), às estatí*ticas </line>
<line> de **gração (com variávei* entre </line>
<line> perí*do*, crescimento </line>
</par>
<par>
<line> natural estimado, emigra*ã* *stimada, *orcent*g** de c*escimento *e mig*ação natural) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aos registros *riminai* no* *on*ados: o *aterial de análise do "social", *inda, ganha **qu*za </line>
<line> com an*lises de manus*ritos * jo*nais no se*t*do de liga* o "*n*verso ment*l" à forma geral </line>
<line> das rela**es s*ciais e da estrutura eco*ôm*ca. A partir ** u* tem*, * p*incí*io m*nográ*i*o, </line>
<line> (revoltas no campo ing*ês dos anos *830), *s *utores co*segu*m construir *ma aborda*em e </line>
<line> um enten*im*nto de um processo bem mais a*plo: </line>
<line> Em su**, o que tentamos *a*er foi descrever e anal*sar toda **a época da histó*ia </line>
<line> dos trabalhadores rurais ingle*es: a do sur*iment* * do declí*io dos s*us </line>
<line> im*r**isados, arcaicos * espo*tân*os m*vimentos de *e*i*tência ao triunfo t*tal do </line>
<line> **p*talismo rural, à luz dos mais amplos movimentos dess* tipo (RUDÉ; </line>
<line> H*BSB*WM, 1982, p.20). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *ere**na, *. 1*, n. 3, art. *, p. 147-159, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O "Social" Nos *ercur*os Teóric*s * *i*to*i*g*áficos De Eric Hobsbawm </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> 3 C*NSIDE*AÇÕES FI*AIS </line>
<line> Em conh*cido en*aio te*rico-metodoló*ico, François Furet (1971) s*tuou a </line>
<line> in*erpre*ação histórica em *rês níveis de *nális*: c*nceit*ali***ão, dados objet*vos (formas d* </line>
</par>
<par>
<line> quantific*ção do material) e dad*s subjet*vos (lite*atura, </line>
<line> testemunho* etc.). No caso da </line>
</par>
<par>
<line> abordagem *e Ho*sbawm sobre o "*ocia*", </line>
<line> essas trê* di*en*õe* podem ser entrelaçadas no </line>
</par>
<par>
<line> q*e Mark S*ith (2003, p.1*8) </line>
<line> chamou *e ampla pret*nsão de cont*xtualização da histór*a </line>
</par>
<par>
<line> social: esforç* </line>
<line> de </line>
<line> en*relaçar, al*m de campos de *nális*, conc*itos e form** de abo*dagem, </line>
</par>
<par>
<line> anal*sando </line>
<line> da* "me**alidad*s" até con*retos pro*essos socioeco**micos. Nesse sentido, </line>
</par>
<par>
<line> **rgen Kocka (2003, p.25, tradução min*a), imp*rtante *eórico d* "Escola *e B**lefel*" e da </line>
</par>
<par>
<line> nova hist*r*a s*ci** (FLETCHER, 1984), destac* um* série de *ópicos a*sorvidos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*idos nas análises mais abranges da histór*a social: </line>
</par>
<par>
<line> ** historiadores so*ia*s aprender*m levar a *inguag*m a sé*io. Hoje eles est*o a </line>
</par>
<par>
<line> m**s </line>
<line> con*cie*te* do </line>
<line> ca**ter "construído" de seu* *bjetos, construídos po* atos </line>
</par>
<par>
<line> semâ*tico*, *olít*cos e so**ais *e seus contemporâneos, bem **mo por categoria* do </line>
<line> p*squ*sad*r. Os historiadores sociais ficaram *ais sensív**s à contextu*lizaç**. El*s </line>
<line> d***nvolverem *ova* alianças com antro*ó*ogos e historiadore* *ult*rais. **es </line>
<line> apr*nderam * d*codificar práticas simból**as. S*u trabalho ficou mais auto </line>
<line> reflexi**, ap*sa* de não *ais a*a*ít**o. Muitos d*le* sab*m melh*r c*mo lidar c*m </line>
<line> *acro, m*so e m*cro níveis de i**erpreta5*ão e anális*. A história *ocial expand*u </line>
<line> muito *, ao mesmo tempo, *iv*rsi*icou-se. </line>
<line> Além da diversi*ade temátic* * da variação de ***etos de análise, nov*s questõ*s </line>
<line> teóricas e me**dológica* s*o *o*ocadas *o *ampo da *i*tória *ocia*. Processo aprofun*ado </line>
<line> **pecia*mente no fim d*s anos 1970, com a microhistóri* italiana, a história cul*ur*l, as </line>
<line> polêmicas (com ce*rados de**tes n* *élebre Past a*d Present, *ncl*sive) so*re o "retorno d* </line>
<line> nar*ativ*", *s *ovas abo*dag*ns es*ruturadas por *eio do diálogo dos historiad*res *om </line>
<line> ou*ros pes*uisadores soci*is (a "descr*ção de*sa" de um Gee*tz, por exem**o) e * a*irma*ão </line>
</par>
<par>
<line> de novo* r*fer*ncia*s histor*o*ráfic*s - co*o, a história das ideias </line>
<line> (*a linha d* Skinner e </line>
</par>
<par>
<line> Pocock) e a *istória d*s *onceitos (Kosell**k). Ne*se s*ntido, Axel *örn*r (2002, *.61) </line>
</par>
<par>
<line> sinaliza que "o* </line>
<line> conteúdos culturais não dever*am ser deixados ap*nas aos especialistas da </line>
</par>
<par>
<line> história das ideias: ele* cons*ituem f*ntes de uma hi*tó*ia social alargada *ara a d*mensão </line>
<line> 5 </line>
<line> No original: "So**al hi*torians have le*rned to take la*g*age ser*ously. They are mor* awa*e nowadays of the </line>
</par>
<par>
<line> \c*nstruc*ed\ character of their objects, cons*ructed by sem***ic, social *nd p*litical act* of </line>
<line> contemporaries a* </line>
</par>
<par>
<line> w**l as by t*e cate**ries of t*e researc*er. So**al h*storians *av* *ecome more sensitive *owar*s </line>
</par>
<par>
<line> contextualization. </line>
<line> *hey have *evelop*d ne* alliances with anth**po*ogists and cultural historians. They have </line>
</par>
<par>
<line> learned to decode symb*lic practices. *heir work has become mo*e self-refl*ctive </line>
<line> though no* mor* an*lytical. </line>
</par>
<par>
<line> Man* of them now know how better to play with macro-, me*o-, and micro-levels of interpretati** and analysis. </line>
<line> S**ial **st*ry has s*rongly expanded *nd, *t the **me *ime, divers*fied: by a** larg* muc* e*r*chm*nt *nd a lo* </line>
<line> of *r*gress". </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, art. 8, p. 147-15*, Mai./Jun. 2015 *ww4.fsa*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. Z. Nar*ta </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> cultural". É certo </line>
<line> que, ne*se *onto, as percep*ões *o au*o* co**çam a div*rg*r de algum*s </line>
</par>
<par>
<line> prerr*gativas *ustentadas p*r Hobsba*m: reconh*c*ndo a importâ*cia das </line>
<line> grandes </line>
<line> *nális** </line>
</par>
<par>
<line> sintética* sobre e*truturas e amplos process*s *o*ioecon*micos, Kör*er (2002, p.62) pondera </line>
<line> **e "a* estru*ur*s *ociais são apena* pa*te da r**lida*e h*stóric* ao lado das p*rce**ões </line>
<line> subjetivas, da* ideias, das es*eran*as, d** experiênci*s, dos val*r*s - f*tos que n*o p*d*m ser </line>
<line> re*uzidos a *squema* com*ortame*tais". </line>
</par>
<par>
<line> A abordagem do "social" </line>
<line> desenv*lvi*a por Hobsb*wm, cr*io, </line>
<line> *e*mite um </line>
</par>
<par>
<line> *n*en*imen*o teór*co mais amplo que entrelaça seus </line>
<line> próprios esforços de sínte*e *os tem*s </line>
</par>
<par>
<line> monogr*ficos (bandi*ismo, mov*mentos sociais etc.). Alterando **gos de e*cala </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ocediment** </line>
<line> *o*umenta*s na pesquis* histó*ica, a unidade t*órica das *nvestigações de </line>
</par>
<par>
<line> Hobs*awm certa*e*te encontra um ponto bási*o </line>
<line> de conflu*ncia *o tratamento do "social". </line>
</par>
<par>
<line> Af*nal, a* pas*o q*e o autor reivindica uma historiografia p*eocupad* *om * organização de </line>
<line> g*andes *ormas estr*turai*, a *nterpretação proc*ssua* das tran*form*çõe* históricas co**uz a </line>
</par>
<par>
<line> *bo*dag*m a um e*forç*, so*ret*do, ex*licativo para apreen**r a constituição do "so*ial", </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir *e mecanism** conceit*ais (*i**tame*te deriva*o* d* *m part*cula* *nte*dim*nto do </line>
<line> marxismo), a *im de impr*mir uma *e*ação de *ent*do na est*u*uração da te**oralidad*. </line>
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