Dialogismo E Retórica Da Imagem / Dialogism And Image Rhetoric

Francisco Laerte Juvêncio Magalhães, José Américo Lima de Abreu

Resumo


RESUMO

 

Pretendemos neste trabalho analisar plataformas e suportes discursivos produzidos em diferentes lugares e tempos históricos: Rússia, Espanha, Brasil e África do Sul. Explicando brevemente: tomamos um pôster do artista plástico russo, Viktor Ivanov, produzido em 1967 para homenagear Lênin. Observamos que as capas de duas revistas distintas referenciam o pôster de Ivanov, produzindo matérias discursivas bastante diferentes – a História y Vida, uma revista de política e cultura publicada na Espanha, edição número 477, de dezembro de 2007; e a revista Veja, uma revista semanal de informação brasileira, edição número 2104, de 18 de março de 2009. O quadro pintado pelo artista plástico sul-africano, Prett Murray, exposto na Goodman Galery em Joanesburgo, em 2012; e um cartoon, de Zapiro, publicado em seu site em 2012; Esse processo produz uma rede de remissões em que um significante remete a outros formando um tecido de muitas camadas na constituição de uma semiose infinita (PEIRCE, 1985), ou cadeia dialógica (BAKHTIN, 2003). Adotamos a Análise do Discurso Crítica como principal instrumental teórico metodológico, a partir da abordagem dialético-referencial de Fairclough (2006), Kress e van Leeuwen (2006), Wodak (2003), Resende e Ramalho (2011), Magalhães (2003), além de outros autores igualmente necessários, como Verón (2005), por exemplo. Observamos que a imagem discurso ganha investimentos de sentidos e perde outros no processo de recontextualização, é apropriada conforme os contextos de espaço e tempo, adequando-se às suas condições sociais de produção discursiva no interior de universos de concorrência distintos, onde disputa afetos de adesão adesão e/ou rejeição do público.

 

Palavras-Chave: Crítica. Dialogismo. Discurso. Imagem. Multisemiose.

 

 

ABSTRACT

 

We intend in this paper to analyze platforms and discursive media produced in different places and historical times: Russia, Spain, Brazil and South Africa Explaining briefly: take a poster of Russian artist Viktor Ivanov, produced in 1967 to honor Lenin. We observed that the covers of two distinctive magazines – História y Vida, a cultural and political magazine published in Spain, edition number 477 of December 2007, and the magazine Veja, a Brazilian weekly magazine of information, issue number 2104 of 18 March 2009. The painting by South African artist, Prett Murray, exposed in Goodman Galery in Johannesburg in 2012; and a cartoon, by Zapiro, posted on his website in 2012; This process produces a network of references in which a significant refers to other forming a fabric of an infinite semiosis (PEIRCE, 1985), or of a dialogical chain (BAKHTIN, 2003). We adopted the Critical Discourse Analysis as a methodological theoretical main tool, from the dialectical-referential approach of Fairclough (2006), Kress and van Leeuwen (2006), Wodak (2003), Resende and Ramalho (2011), Magalhães (2003), and authors who, while not participant in this theoretical perspective, provide us conceptual elements and fundamental analysis categories for a research that has as method the Discourse Analysis, as Veron (2005). We observed that the speech image acquires investment senses and lose others in the process of recontextualization, it is appropriated in the contexts of space and time, adapting to the social conditions of discursive production within distinct competitive universes where it disputes accession/rejection affects from the public.

 

Key-Words: Criticism. Dialogism. Speech. Image. Multisemiose.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993. Pp. 317

APOTHÉLOZ, Denis. Papel e funcionamento da anáfora na dinâmica textual. In: Referenciação. 53-84. São Paulo: Contexto, 2003. 249p.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Pp. 476

____. Problemas da Poética de Dostoiévski. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997. Pp. 275

____. (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. 7ª Ed. São Paulo: Hucitec, 1995. Pp. 197

CLARK, Katerina e HOLQUIST, Michel. Mikhail Bakhtin. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1998. 381 p.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus, 1994. Pp. 362

FAIRCLOUGH, N. Language and globalization. Oxon: Routledge, 2006.

____. El análisis del discurso como método para la investigación em ciencias sociales. In: WODAK, R.; MEYER, M. (comp.) Métodos de Análisis Crítico del Discurso. Barcelona: Gedisa, 2003a, pp. 179-204

____. Analyzing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003b.

____. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves, 7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. 236p.

GREIMAS, A. Semiótica do discurso científico. Da modalidade. São Paulo: Difel, 1976.

http://www.zapiro.com/cartoon/890737-120520st#.VNJ129LF-Sp

May 2012

http://www.politicsweb.co.za/politicsweb/view/politicsweb/en/page71654?oid=299374&sn=Detail&pid=71616 17 may 2012

http://www.goodman-gallery.com/artists/brettmurray

de maio de 2012

http://www.economist.com/blogs/baobab/2012/05/jacob-zuma

May 18th 2012, 16:38

http://news.iafrica.com/sa/795807.html

May 2012 7:53 AM

https://www.youtube.com/watch?v=7HHJG2fyktc

de mai de 2012

KRESS & van LEEUWEN, T. Reading Images. The Grammar of Visual. Design. London: Routledge, 2006. 321p.

MAGALHÃES, Izabel. Análise de discurso crítica: questões e perspectivas para a América Latina In: Práticas Socioculturais e Discurso - Debates Transdisciplinares. 09-28. Série: Estudos de Comunicalção. Brasília: LabCom, 2010. 267p.

MAGALHÃES, Laerte. Veja, Isto É, Leia: produção e disputas de sentido na mídia. Teresina: Edufpi, 2003. 158p.

MARCUSCHI, L. A. Revista Letras n. 56, p. 217-258. jul./dez. Curitiba: Editora da UFPR, 2001.

MUECKE, D. C. A ironia e o irônico. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1995.

NOVELLINO, M. O. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados (Tese de Doutorado). Orientadora: Barbara Jane Wilcox Hemais. – Rio de Janeiro: PUC, Departamentode Letras, 2007. 203p.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia (Textos escolhidos). São Paulo: Cultrix, 1985. Pp. 165

PEREIRA, Ana Cristina Carvalho. Os gestos das mãos e a referenciação: investigação de processos cognitivos na produção oral. Tese de Doutorado. Belo Horizonte, MG: Faculdade de Letras da UFMG, 2010. 148p.

PINTO, M. J. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker, 1999. 105p.

____. “Semiologia e Imagem” In: Fausto Neto. A. et al (Orgs). A encenação dos sentidos - Mídia, cultura e política. Rio de Janeiro: Diadorim/Compós, 1995. Pp. 338

RICOUER, P. A metáfora viva. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000. 500p.

Revista Historia Y Vida, Número 477, dezembro de 2007.

Revista Veja Edição 2104, 18 de março de 2009.

VAN LEEUWEN, T. Discourse and practice. Oxford: Oxford University Press, 2008.

VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: UNISINOS, 2005. 286p.

____. Le Hibou in Communications. Paris: Seuil, 1978.

VILCHES, Lorenzo. Teoría de la imagen periodística. 2ª Ed. Barcelona, Espanha: Paidós Comunicacion, 1997. Pp. 287

____. La lectura de la imagen – Prensa, cine, television. 3ª. Ed. Barcelona: Paidós, 2002. Pp. 250

WODAK, R. De quê trata ei análisis crítico dcl discurso (ACD). Resumen de su historia, sus conceptos fundamentales y sus desarrollos. In: WODAK, R.; MEYER, M. (comp.) Métodos de Análisis Crítico del Discurso. Barcelona: Gedisa, 2003, pp. 17-34.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)