Comportamento Do Consumidor Das Feiras Livres: Um Estudo Em Um Município De Minas Gerais / Consumer Behaviour Of Street Market: A Study In A City Of Minas Gerais

Aline Pereira Sales Morel, Liviane Tourino Rezende, Paula Torres Tanure, Cassiano de Andrade Ferreira, Ricardo de Souza Sette

Resumo


RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo identificar o comportamento dos consumidores que frequentam a feira livre de Lavras/MG, buscando compreender o perfil desses indivíduos, quais fatores os influenciam no ato da compra, o que leva essas pessoas a frequentar esse espaço e o nível de satisfação destes com o serviço prestado. Foram aplicados 289 questionários nas duas maiores feiras livres do município que, em conjunto, são frequentadas por moradores de todas as regiões da cidade, pertencentes a diferentes classes sociais. Os resultados obtidos revelaram a necessidade de socialização e a identificação do consumidor com esse ambiente, além da busca por preços mais acessíveis e por produtos naturais e de maior qualidade. No ato da compra, os consumidores escolhem seus produtos por meio da comparação e análise de atributos como aparência e frescor do produto e higiene da barraca.Também foram identificadas competências e insuficiências da feira livre de Lavras, por meio da análise das satisfações e insatisfações descritas pelos consumidores. Acredita-se que, ao lançar luz sobre essas questões, torne-se possível contribuir para o beneficiamento de feirantes e consumidores e para a propagação deste importante canal de comercialização.

 

Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Feira livre. Decisão de compra.

 

ABSTRACT

 

This study aims to identify the consumers behavior of who attend the street marketing of Lavras/MG, trying to understand the profile of these individuals, which factors influence up on purchase, which leads thesepeopletofrequentthisspaceandthelevelofsatisfactionthesewiththeserviceprovided. 289 questionnaires were applied in the two largest local street marketing that together are frequented by resident so fall regions of the city, belonging to different social classes. The results showed the need for socialization and the consumer identification with that environment, and search for more affordable prices besides natural and higher quality products. Upon purchase, consumers choose their products by comparing and analyzing attributes such as appearance and product freshness even as hygiene of the tent. Weal so identified competences and weaknesses in the street market of Lavras, through the analysis of the satisfactions and dissatisfactions described by consumers. We believe that, to have shed light on the seissues, become possible to contribute to the improvement of market traders and consumers and to the spread of this important marketing channel.

 

Keywords: Consumer Behaviour. Street market. Purchase decision.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.4.2

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