<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 2, *. 14-31, jul./ago. 2015
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.4.2
</line>
</par><par>
</page><line>
Comportamento Do Consumidor D*s Feira* Livres: Um Estudo Em Um Município *e
</line>
<line>
*inas Gera*s
</line>
<line>
C*nsume* *ehaviour Of St**et Market: A S*udy In A City *f Min*s *erais
</line>
<line>
Ali*e Pereira Sal** More*
</line>
<line>
Doutoran*a em *dmini*t*ação pe*a Universidade Fede*al *e Lavras
</line>
<line>
Mestra** *m Adminis*ração pela Univ*rsidade F*deral de Lav*as
</line>
<line>
Professora da *ni*ersidade Feder*l de Lavra*
</line>
<line>
E-m*il: aline**reiras*le*@gmail.com
</line>
<line>
Li*i**e Tourin* Rezende
</line>
<line>
Graduaç*o *m Adminis*ração pela U*iversidade Feder*l de *avras
</line>
<line>
E-mail: l*vi.r*ze*de@ya*oo.com.br
</line>
<line>
P*ul* T*rres Tanu*e
</line>
<line>
Me*trado em Admin*stração pela Fundação Getúlio *argas
</line>
<line>
Professo*a *a *u*da*ão In*tit**o de Administraç*o
</line>
<line>
*-mail: *aulatorre*tanure@y**o*.com.br
</line>
<line>
Cassiano de Andra*e Ferr*i*a
</line>
<line>
Mestran** e* Adm*nistraç*o pela Univ**sidade F*deral d* Lavras
</line>
<line>
Gr*duad* pela Univ*rsidade *edera* de Lavras
</line>
<line>
*-*ail: cassi*noandradefer*eir*@y*hoo.com.br
</line>
<line>
Ricardo de *o*za Sett*
</line>
<line>
Doutor**o em Ad*inistração pela Fund*ção Ge**lio Vargas
</line>
<line>
Professor da U*iversid*de Federal de Lavras
</line>
<line>
E-mai*: ricso*z*@ufla.br
</line>
<line>
En*ereço: Ali*e Pe*e*ra S*les Morel
</line>
<line>
Uni*ersidade Federal de L*vras, camp*s un*v*rsitá*io, caixa postal 3037 - *avras - MG.
</line>
<line>
En*er**o: Livia*e Tour*no Rez*n*e
</line>
<line>
Uni*ersidade Federal *e La*ras, campus univ*rsitário, caixa p*s**l 3*37 - Lavras - *G.
</line>
<line>
Endereço: P*ula *orres Tanur*
</line>
<line>
Universid*de Federal de Lavras, campus u*iv*rs*tário, caixa postal 3037 - Lavr*s - MG.
</line>
<line>
En*ere*o: Cassiano de Andrade Ferr*ira
</line>
<line>
Univer*ida*e Federal *e Lavras, campus universitári*, caixa pos**l 3037 - Lavras - MG.
</line>
<line>
Endereço: Rica*d* *e S*uza Sett*
</line>
<line>
*niv*rs*d**e Federal *e Lavr*s, campus *niversitár*o, *aixa po*tal 3037 - Lavras - MG.
</line>
<line>
Editor*-c*e*e: Dra. Marlen* Araújo de Carva*h*/*a*u**ade Santo Ago*tinho
</line>
<line>
Artigo rece*id* em 29/*4/2015. Úl*ima versã* recebi*a em 16/05/2015. Aprovado em 17/05/2015.
</line>
<line>
Ava**ado pelo sistem* Triple Review: a) Desk Revi*w *ela Edit*ra-Chefe; e *) D*u*le Blind Review (avaliação ceg*
</line>
<line>
por dois *v*liadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Gra*a*ical, Normativa e de Forma*açã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportam*nt* Do Consumi*or Das Feir*s Livre*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
</par><par>
<line>
E*t* t**balho t*m co*o **jet*vo i*e*tifi*ar o c*mportamen*o **s consu*idore* que
</line>
<line>
fre**e*tam a feira *ivre de Lavras/MG, buscand* compreender o perfil desses indiv*duos,
</line>
</par><par>
<line>
quais fatores
</line>
<line>
os influ*nciam no ato da compra, o que leva es*as pes*oas a frequentar esse
</line>
</par><par>
<line>
*spaço e
</line>
<line>
o n*vel *e sati*f*ção d*stes com o serviço pres**do. F*ram aplica*os 289
</line>
</par><par>
<line>
questi*nários nas duas maiores feiras livres ** município que, em c*njunto, são frequent*das
</line>
</par><par>
<line>
po* moradores de
</line>
<line>
toda* as
</line>
<line>
regiões da cidade, pertence*tes a di*ere*tes classes sociais. Os
</line>
</par><par>
<line>
*esulta*os
</line>
<line>
obtidos *evelaram a *eces*idad* de soc*alização a identifica*ão do consumidor e
</line>
</par><par>
<line>
c*m
</line>
<line>
e*se ambiente, a*ém
</line>
<line>
da busca por preço* mais acessí*eis e por produ*os
</line>
<line>
naturais
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
maior qualidade. No **o da compra, os *onsumidores *scolhem seus produto* p*r meio
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
*omparação e análise
</line>
<line>
d* atributo* como aparência e f*esc*r
</line>
<line>
** produto
</line>
<line>
e higie*e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ba*raca.Tamb*m foram *dentificadas competê*ci*s * ins*ficiênci*s da feira livre
</line>
<line>
d* La*ras,
</line>
</par><par>
<line>
p*r meio da aná*is* das s*tisfaçõ*s e *nsatisfações d**critas p**os consumidor*s. *credita-se
</line>
<line>
*ue, a* la**ar luz sobre essa* q*estões, torne-se possível *ontribuir p*ra o benefici*mento de
</line>
<line>
*eirantes e *on*umi*ores e *ara a propaga*ão des*e importante canal *e com*rc*ali*ação.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: *ompo*t*mento do con*u*id*r. *eira *ivre. Deci*ão de comp*a.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
This
</line>
<line>
st*dy aims to identify the *onsumers b*havior o* who attend the street
</line>
<line>
m**keting
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
La*ras/MG, tr*ing to understand the profile of the*e individu*ls, whi** fa*tors influenc*
</line>
<line>
up
</line>
</par><par>
<line>
on pu***ase wh*ch leads *hese people to fre*uent *h*s space*n* th* lev*l of s*t*sfaction these
</line>
</par><par>
<line>
with the service *rovided. 289 qu**tionnaires were *pplied in th* two *arges* *o*al
</line>
<line>
street
</line>
</par><par>
<line>
m*rketing t*at together are *re*uented by resident so fall *egi*ns of th* city, belong*ng
</line>
<line>
to
</line>
</par><par>
<line>
diffe**nt soci*l classe*. The re*ults showed the need for social*zatio* *nd the
</line>
<line>
consu*er
</line>
</par><par>
<line>
ide*t***c*t*on wi*h *hat en*ironment, an* sea*ch **r more affo*dable prices besides natural a*d
</line>
</par><par>
<line>
h*gh*r
</line>
<line>
quality products. Upon
</line>
<line>
purc*ase, consume*s choose their produc*s *y c*mpa*ing and
</line>
</par><par>
<line>
ana*yz*ng a*t**butes such as a*p*arance and product f*eshness even
</line>
<line>
as hygi*ne *f *he tent.
</line>
</par><par>
<line>
*eal *o identif**d c*m*etences an* w*aknesses in the st*eet *****t of Lav*as, through the
</line>
<line>
analysi* of the satisfactions and dissatisfac**ons descri**d *y consu*ers. We be*ie*e th*t, **
</line>
<line>
have s*e* light o* *he seissue*, become possible to co*tribute to **e i*p*ove*ent of market
</line>
<line>
trad*rs and con*umer* and to the sp**ad of this im*ortant mark*ting chann*l.
</line>
<line>
Ke*wo*d*: Co*sumer Behaviou*. *t*eet market. Pur*h**e decis*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresin*, v. 12, n. *, *r*. 2, p. 14-31, jul./**o. 2015
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. M*re*, L. T. Rezend*, P. T. Tanure, C. A. Fer*eira, R. S. Set*e
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*Ç*O
</line>
</par><par>
<line>
A* fei*as livre* têm d*sempenhado, a* *o**o do tem*o, um importante pa*el na
</line>
<line>
c*nso*idação eco*ômica * s*ci**, em es*ecial da agricultura *ami*iar, além de se c*r*cte*izar
</line>
</par><par>
<line>
**mo "um espaç* públi**, sóci*-*conômic* e *ul*u*al, extremamente
</line>
<line>
din*mico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diversifi**d* sob o *on*o de *is*a do consumi*or" (*OD*Y; ANJO*, 200*, *.*64).
</line>
<line>
Os con*umidores p*ocu*am a feira livre por acreditarem que os produto*
</line>
</par><par>
<line>
come*cializados no local são mais *rescos, baratos livre* de defensivos e
</line>
<line>
agríc*las.
</line>
<line>
Além
</line>
</par><par>
<line>
*isso, aspectos soc*oc**turais *a*bém in*luenci*m na deci*ão *o *o*sumi*or. Exist*m, ai*d*,
</line>
<line>
os co*sumidores que fr*quentam as fei*as li**es si**l*sme**e pelo f*t* de esta*em perto de
</line>
</par><par>
<line>
suas r*si*ênc*as, *u ain*a, c*m
</line>
<line>
o
</line>
<line>
intuito de movimentar econom*a lo**l (*ONSECA et. a
</line>
</par><par>
<line>
al.,19*9; *ASTRO et. a*., *003; FOLLMANN; CIP*ANDI,
</line>
<line>
2005; CE*DEÑO, 2006;
</line>
</par><par>
<line>
SILVE**RE et. al., *00*; R*CHA e*. al., 2010; *IL*A, *010; CRU*, 2009).
</line>
<line>
Assim, o enten*imento ** compor**ment* de consumo *e*ses indi*íduos faz-s*
</line>
</par><par>
<line>
fundamen*al, *ma vez que, * partir d* conh*c*m*nto a ess* respeito t*rna-s* possível
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
melhor atendiment* de suas nece*si*ade* e, co*sequente*ente, g*rant*a de sua satisfação. a
</line>
<line>
Por sua vez, con*u*idores satis*eitos tendem a se *ideli**r aos *eus ofertantes, * que *arant* *
</line>
<line>
perduração das fe*ras *ivres a* *ongo do temp* e a manuten*ão de sua compe*i*ividade com *s
</line>
<line>
de*a** canais d* comercialização *ocais.
</line>
</par><par>
<line>
Dest* form*, tê*-se c*mo objetivo p*inc**al d*ste estudo, iden*ificar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comp*rtame*t* *os consumidores que frequentam feira livr* de a
</line>
<line>
Lavra*/MG,
</line>
<line>
busca*do
</line>
</par><par>
<line>
co*preender *u*is f*tores
</line>
<line>
os i*fluenc*am
</line>
<line>
*o ato **
</line>
<line>
com*ra e o que
</line>
<line>
lev* essa* pe**oas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*e*uentar es*e e*paço. Além disso, buscar-se-á definir o perfil de**e* indivídu*s * anal*sar o
</line>
<line>
grau de satisf*ção destes co* o ser*i*o pr**t*do.
</line>
</par><par>
<line>
Entende-se qu*, * pa*tir dos re**l*ad*s *btidos, s*ja p*s*íve* cont*ibuir pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pro*oção de melhorias na f*ira livre loca*, o que, por *ua vez, benefi*iará a tod* comunid*de.
</line>
<line>
Além **sso, contribuir *ara * aprimoram*nto e desenvolvi*ento deste c*nal, re**esenta uma
</line>
<line>
forma de valorização deste importante patr**ônio *ist*ric* e cultural do município.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*ina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, jul./ago. 2015
</line>
<line>
www*.fsa*et.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comp*rtamento Do Cons**idor *** Feiras *ivres
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
2 REF**EN*IAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Comportam*nto do consumid*r e processo de d*cisão de co*pra
</line>
</par><par>
<line>
A *ersonalidade *e um indiv*duo *urge a parti* de uma gama *e componentes, c*mo
</line>
<line>
valor*s, at*tudes, crenças, motiv*s, inten*õe*, *re*erênci*s, o*iniões, inter*sse*, preconceitos
</line>
<line>
e nor**s culturais (RICHERS, *98*). A combinação desses fat*res de*ine o com*or*amento
</line>
</par><par>
<line>
dessa p*ss*afrente a uma situação de confli*o psic*lóg*c*, como * *scolh*
</line>
<line>
d* um *roduto.
</line>
</par><par>
<line>
Dest* *orma, "o consumo é larga*en*e influenciado pela i*a*e, renda, nível de educa**o, *e*o
</line>
</par><par>
<line>
padrão d* *obili*ade e gosto
</line>
<line>
dos *on*umidore*", sendo as de*isõe*
</line>
<line>
de compra diretamente
</line>
</par><par>
<line>
influenciadas por fatores cult*ra*s, soc*ais, pe*s*ais e psi*ol*gicos (COBRA,1992, p. *01).
</line>
</par><par>
<line>
Para **tler e Armstrong (*9*4), os es*ímulos que o
</line>
<line>
c*nsumidor r*cebe p*ra defin*r
</line>
</par><par>
<line>
seu comportamen*o de *o*pr* envolvem ta*t*
</line>
<line>
os quatr* P\s (produto, preço, praç*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
promoção)
</line>
<line>
quantos fato*es *con*mi*os, tecnoló*icos, polí*icos * culturais, que passam
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
int*rferir e moldar as c*ra*terístic*s d*sse consumidor. Sendo assi*, ao lon*o do tempo, esses
</line>
</par><par>
<line>
estímulos interfe*irão no proces*o
</line>
<line>
*e d*cisão
</line>
<line>
de compra,
</line>
<line>
c*lm*nando na r*aç*o do
</line>
</par><par>
<line>
consumido*, expr**s* *través da sua escolha por um *roduto.
</line>
<line>
O proces*o de compra dos consumidores te* si*o bastan*e estudado por diversos
</line>
<line>
estudio*os da te*ria *e marke**ng, a *im de se a*e*iguar q*ai* são *s processo* que lev*m
</line>
<line>
*ma *ess*a ao ato da compra * quais os fatore* influenciam na tomada de d*c*são.
</line>
<line>
*egundo *nge*, Blac*well e Mi*iard (200*), a *ostura assumida pelo consumido* no
</line>
<line>
*r*ces*o de compra pode *er compreend*da *t*av*s de *ato**s a* qual o con*umi*or foi
</line>
</par><par>
<line>
submetido, co*o as diferenças individ**is (recurs*s, conheciment*, ati***es, motiv*çã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
personalidade), as *nfluên*ias ambien*ais (*spe*to* cultur*is, so*iais, pessoais, fam*liares
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
situaciona*s) e os pr*cesso* psicológicos (proces*amento das informações, apre*dizagem,
</line>
<line>
m*dança de atitude e *omportament*).
</line>
<line>
A es*e re*pei*o, Kotler (20**, p. 199) acrescen*a que as pessoas podem de*empenhar
</line>
<line>
c**co p*peis dis*intos em um *ro*esso de *ecisão *e compra, sendo eles:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
*niciador: pesso* que su*e** a i*eia *e com**ar um produto ou s*rvi**.
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
Influenciador: pessoa cujo ponto de *ista ou conselho in*luencia na d*cisão.
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
Dec*sor: pessoa qu* d*cide sobr*
</line>
<line>
quai**uer co*p*nente* de uma decisão de
</line>
</par><par>
<line>
compra: *o*p***, * que c*mprar, como comprar *u onde c*mp*ar.
</line>
</par><par>
<line>
d)
</line>
<line>
Comprador: pess*a que *f*tivamente realiza a comp*a.
</line>
</par><par>
<line>
e)
</line>
<line>
*suário: p*ss** que *onsome ou usa o produto o* serv*ç*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, art. 2, p. *4-31, j*l./ago. 2015
</line>
<line>
ww*4.*sa**t.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. Morel, L. T. Rezende, P. T. Tanure, C. A. F*rrei*a, R. S. Sette
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
A*nda se*undo o autor, o p**ce*so de tomada de *ecisão
</line>
<line>
de compr* por parte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
consumidor var*ará d* *cordo com o tipo de decisão a s*r *oma*a. Assi*, "compras
</line>
<line>
complexas e car*s geralme*te envolvem maior p**deração do *omprador e maior número de
</line>
<line>
participa*tes" (KOTLER, 2000, p.199). A Figu*a 1 ilustra um processo d* compra comum.
</line>
<line>
Figura 1 - M*delo d*s cinco etapa* d* p***ess* de c*mpra do c*nsumidor
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Kotler (2000, p. 201).
</line>
<line>
De acordo com o mo*el* proposto, o início de um *ro*esso de compra acontece com o
</line>
<line>
**conhec****t* de um p*o*lem* ou uma necess**ade, sendo *ue, a nec*ssidad* po*e ser
</line>
<line>
provocad* por estímulos internos *u exte*no* ao indivíduo.
</line>
</par><par>
<line>
A pa*tir de en*ã*, o
</line>
<line>
cons*midor passa a te* interesse em coletar informações so*re
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*odut*, atrav*s de *ontes pesso*is (famil*ar*s, amigos, vizinhos co*hecidos), comerciais e
</line>
</par><par>
<line>
(pro*aga**a, vendedore*, rep*esen*an*e*, e*bal*g*ns e mostruár*os), públicas
</line>
<line>
(m**os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*mun**ação de mass*, organiza*ões de classifi*ação de *onsum*) ou experimentais
</line>
<line>
(manuseio, *x**e e uso do p*oduto).
</line>
<line>
*e posse d*s inf*r*ações, o consumidor irá avali*r a* **ternativas existen*es, tentando
</line>
</par><par>
<line>
satisfa*e* sua nece*sidade,
</line>
<line>
*uscan*o **ne*ícios na *scolha *o produto e at*ibui*** a cada
</line>
</par><par>
<line>
p*oduto um conjunto d* caracte*ísticas com cap*cidad*s **versas de benefí*ios qu*
</line>
<line>
p*dem
</line>
</par><par>
<line>
satisfazer * necess*dade. Nest* estágio, o consumi*or forma sua intenção de com*ra, com
</line>
</par><par>
<line>
base na avaliação
</line>
<line>
das *lternativas. A i*tenção *e
</line>
<line>
compr*, por *ua vez, pode pas*ar po*
</line>
</par><par>
<line>
s*bdecisõ*s de compra, como
</line>
<line>
escol*a *a marca, *o for*ec*dor, da
</line>
<line>
quantidad*, da ocasião e
</line>
</par><par>
<line>
da form* de pag*mento.
</line>
</par><par>
<line>
En*re * intenção e a decisão de *ompra, at*tude*
</line>
<line>
d* outras p*ssoas (*osi*ivas ou
</line>
</par><par>
<line>
negativas) e fat*r*s s*tuaciona*s imp*evist*s podem interferir no pro*es*o. O risco per*e*ido
</line>
<line>
p*lo cons*mi*or t*mbém pode modifica*, adiar ou rejeitar *ma compra.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 4, *rt. 2, p. 14-31, jul./a*o. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*ortamento *o Con**midor Das Feiras Livres
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, apó* adqui**r o pr*duto, o consumi*or irá experim*ntar algum nível de
</line>
<line>
satisfação ou *e insatisfação, *ue será determinada pela proximidade entre a* *xpe**ativas do
</line>
<line>
comprador e d* de**mpen*o percebido do produto. O nível de satisfação ou insatisfação
</line>
<line>
desse c*ie*t* irá *nfluenciar se* c*mportame*to d* compra subseqüente.
</line>
<line>
Faz-se import*nte ressaltar que, ainda que o p*ocess* s*j* represent*do *or etapas
</line>
<line>
sequenci*is, isso nem s**pre acon*e*e, sendo pos*ível **e o consumidor pule o* v*lte
</line>
<line>
algumas etapas ao adq*iri* um produto (KOTLER, 2000).
</line>
<line>
Dad* esse *anoram* geral, f*z-se importante pormenorizar o comportamento do
</line>
<line>
consumidor das feir*s livres, conforme a*resent*do *a seçã* a**ix*.
</line>
<line>
2.2 C*mportamento do consumidor das fe*ras l*vres
</line>
<line>
A impo*tân*ia *a*a pelos consumidores aos pro*uto* s*ud*veis * *iv*es de agrotóx*co,
</line>
<line>
pe**icidas *u qualqu*r t*po de d*fensivo agrícola, os es*i**lam a realizarem *uas *ompras em
</line>
<line>
f*iras livres (FONSECA; SILV*; SA*AY, *999; PASTRO; GOMES; GODOY, *004;
</line>
<line>
FOLLM*NN; CIPRAND*, 2005; CERDEÑO, 2006; SILVESTRE et. *l., 200*; ROCHA *t.
</line>
<line>
al., *010; SILVA, 201*).
</line>
<line>
*utro fat*r de *mpacto na deci*ão de compra do c*nsumidor em f*iras li*res deco**e
</line>
<line>
da sensi*ilidade destes cons*mido*es *o *ator *re*o, uma vez que, eles r*lacion** a fei*a
</line>
</par><par>
<line>
livre **m a
</line>
<line>
oferta de pro*ut*s ma*s b*rato*(CER*EÑO,
</line>
<line>
*006, SILVE*TRE *t. al., 2006;
</line>
</par><par>
<line>
CRUZ, 2*09; R*CHA et. al., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
A*pe*tos culturais e *ociais, qu*lidade, varie*a*e, frescor dos p*odutos oferecidos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
preoc*pação com a pres*rvação do meio ambie**e, repre*enta* *ambém fato*es qu* lev*m os
</line>
<line>
co*sumidores * faz*rem *ompras nas feiras li*r*s, um* vez **e se a*re*ita *ue a maiori* dos
</line>
<line>
*tens v**didos *esses locai* são or*undo* d* *equenas proprie***es ru*ais, o que e**olve
</line>
<line>
agric*ltura familiar, cul*ivo ma*ua* e *uidado* e**eciais co* a naturez* (FONSECA; SI*VA;
</line>
</par><par>
<line>
SALAY, 1999; PASTRO; GOMES;
</line>
<line>
GO*OY, 200*; FOLLMANN; **PRAND*, 20*5;
</line>
</par><par>
<line>
CERDEÑO, 2006; ROCH* et. al., *010).
</line>
<line>
A*ém dos aspect*s a*ima mencionados, e*istem ainda os con**midores que encont*am
</line>
</par><par>
<line>
na fei*a livr* uma oport*nidade para pas*ear
</line>
<line>
com a famíli*, *onversar com o* amig*s,
</line>
</par><par>
<line>
**sca*s*r * *e di*tra** (*ASTRO; GOMES; GODO*,
</line>
<line>
2004; CRUZ, 2009). Outros ai**a,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
frequentam p*lo fato
</line>
<line>
de a fe*ra estar p*óxima à* suas
</line>
<line>
residê*cias, por oferecer os prod*tos
</line>
</par><par>
</page><line>
tradicio**is da região e para auxi*iar a economia local e os f*ira**es, de um* maneira geral
</line>
<line>
(SILVE*TRE et. al., 2006).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 4, art. 2, *. 14-3*, jul./ago. *015 www4.fsanet.*o*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. *. Morel, L. T. Rezende, P. T. Ta*ure, C. A. Ferreira, R. S. Sette
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Para uma maior compree*s*o acerca do comp*rtamento do c**s*mi*or em **ira livre,
</line>
<line>
em um trabal*o r*alizado por Kinjo e Ikeda (2*05), os *onsumidore* foram d*v*didos em duas
</line>
<line>
categorias: os qu* co*pram de forma *ai* r*cional, us*ndo durante a **mpra u** l*sta dos
</line>
<line>
itens *ue ele realmente necessi*a, * os q*e faze* *uas compras sem nenhuma progra*açã*
</line>
<line>
anter*or. Pa*a esse* *u*ores, os consumidores que já vão para a f*i*a livre sa*endo o *u*
</line>
<line>
querem c*m*rar podem *er entendid*s sob uma p*rspectiv* tradicional de tomad* de d****ão,
</line>
</par><par>
<line>
por se*uirem todas a* eta*as *esse processo de comp*a. Já os **nsumidores que vão
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fei*a livre sem pré-estabelec**em o que *rão com**a* n*o seguem nenh*m proces*o defi*i*o,
</line>
<line>
p*d*ndo ser e**endidos sob uma *er*pectiva *xperimental, pois, são mais in*lue*ciáve*s *ue
</line>
<line>
*s demais consumi*o*es,passíve*s de interfer**cia dir*ta do mei*, ** atendimento * d* *utr**
</line>
<line>
fat*res,ao longo do se* pr*cesso de dec*são da compra.
</line>
<line>
"O* feirantes costumam sempr* *olocar *r*dut*s c*m cores mais chamativas entr*
</line>
<line>
outros com cores mais neutras, va*o*izando-os. *a mesma for*a, para aguçar a
</line>
<line>
*ontade dos c**entes, são ofere*idos pedaços de f*ut*s bem *oces que possam
</line>
<line>
estimular o se* p*ladar" (KINJO; IKEDA, 2005, p.11).
</line>
<line>
A satisfaçã* dos co*sumidores da f*i** livre está dir*ta*ente l**a*a ao atend*mento ou
</line>
<line>
*uperação d*s suas e**ect*t*vas quanto ao* atr*bu*os supramencionad**. Por isso, conhecer
</line>
<line>
*uem são esses con*umidores e qu*is são s*as *xpectativa* e dem*ndas se faz tão im*or*ante.
</line>
<line>
2.3 A feira livre de lavra*
</line>
<line>
A feira *ivre de Lavras, cidade pertencente à mesorreg*ão *o C*mpo das Vertentes, no
</line>
</par><par>
<line>
estado de Minas Gerais, *eve início *m 1966, p** iniciativa da Secretaria *a A*ricultura
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
M*n*cípi*, ju*tamente c*m a Empr*sa de Assistê*c*a Técnica **ral d* Minas Gera*s
</line>
<line>
(Emater). A S*c*etari* Mun*cipal doou 20 bar*acas conte*do uma banca * uma *obertura de
</line>
</par><par>
<line>
lona e a Emater se encarregou *e mo*ilizar um grupo de pequenos produtores rura*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inicia*e* ativida*e* como fei*antes.
</line>
</par><par>
<line>
Em prin*ípio, os peq**nos prod*t*res d*sponibiliza*am para comer*ializaç*o os
</line>
<line>
produtos que tinham em s*as propriedades, e * que *od*riam produzir num cu*to espa*o d*
</line>
</par><par>
<line>
te*po, *omo frutas, legumes, cereais, q*e*jo*,
</line>
<line>
L qüenta * derivados de suínos.
</line>
</par><par>
<line>
Po*ter*orm*n*e, os próprios *ra*alhador*s rurai* *oram pla*e*ando suas pr*duções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
introduzind* *erduras, doc*s e demais igua*ias, co*ume*te vendidas nas feiras.
</line>
</par><par>
</page><line>
A fe*r* de Lav*as c*meçou a ser rea*iza*a aos sábados *as pro**mid*d** *a pra*a
</line>
<line>
ce*t*al da *idade e, cerca de um *no dep*is, já acontecia aos sábados e às quintas feir*s, em
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresina, v. 12, n. *, art. 2, p. 1*-31, jul./a*o. 20*5 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*ortamento Do Consumidor Das Feiras Liv*es
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
locais diferentes. Poster*orme**e, as feiras começaram a acontec*r nas terças, quintas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sábados, em pontos estratégic*s da cidade. Os l*cais d* rea*izaç**
</line>
<line>
da* fei**s na cida*e
</line>
</par><par>
<line>
variara* bastante ao longo do tempo (praças, ruas e galpões), em virtud* da necessida** de se
</line>
<line>
*daptar o númer* crescente de consumidores e feir*ntes à **pacidade d*s loc*is ond* *s fei*as
</line>
</par><par>
<line>
estavam instala*as, que passar*m a ficar tumultuados a conges***nar as vias d* *ráfico e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cidade. Também e* f*nção d*ste cres*im*nto, o número de feiras au*entou ainda mais,
</line>
<line>
sendo atualment* realizad*s sei* *eiras semanais: *s terças-feiras na Praça Dr. Jorge, *uartas-
</line>
<line>
fei*as no bairro Jardim *loresta, às quin*as-**iras nos bairr*s Pitangui e Jardim Gl*ria, e a*
</line>
<line>
sext*s e sáb*dos no Mercado Municipa* d* cidade.
</line>
<line>
A feira livre l*vrense tem a função de supleme*ta* o abastecim*nto do m*nicípio por
</line>
</par><par>
<line>
meio da c*me**ializaçã*, no *arejo, de gê*eros a*imentícios. Além disso, sab*-s*, qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
just*me*te nesses pe*uenos mercados lo**is q*e * comercial*zaç*o do exceden*e da produção
</line>
</par><par>
<line>
familia* se v*rifica. Outro *spect* d* grande relevância a s*r re*saltado, diz
</line>
<line>
respeito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
atribu*ção d* fe*ra livre *omo espaço d* socialização * de *xpr*ssão cultu*al.
</line>
</par><par>
<line>
* M*TODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
Com o intuito de identif*ca* o co*port*m*nto dos *onsumidore* que
</line>
<line>
L qüen*am a
</line>
</par><par>
<line>
feir* l*vre de Lavr**/MG, foi realiza*a uma pesquisa de ab*rdagem qua*tit**iva. Baseada no
</line>
</par><par>
<line>
método lóg*co-dedut**o, a pesqui*a *ua*titati*a *uxi*ia na identific*ção
</line>
<line>
de características
</line>
</par><par>
<line>
como opiniões, *tit*des, preferências
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
co***rta*ento*, de um determina*o *ru*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pessoas, através do fornecimento de dados * m*didas confiáveis capazes d* fomentar an*lise*
</line>
<line>
est*tísticas (MORESI, 2003).
</line>
<line>
Par* o dese*volv*mento de*ta pes*uisa foi el*bor**o um q*estion*r*o s*m*-
</line>
<line>
estru*urad*, com b*se nos estudos de (SILVE**RE et. a*., 2*06; CRUZ et. al., 2*08;
</line>
<line>
ROCHA *t. al., 2010; KIN*O; IKEDA, 200*; CERDEÑO, 2006; COLLA, 2008; FO*SECA,
</line>
</par><par>
<line>
SI*VA, S*LAY, 1999). *o ques*io*ário, comp*stos
</line>
<line>
por 28 iten* foram contemplados
</line>
</par><par>
<line>
a*ribu*os rela*ionados ao perf*l e comportamento do cons*midor n* *to da *omp*a sua e
</line>
<line>
satisfaçã* *om a prestação do serviço. A real*zação *o *ré-teste foi feita nas du** maiores
</line>
</par><par>
<line>
feir*s do município, contando
</line>
<line>
com uma amostra de 2* indivíduo* *om
</line>
<line>
perfis dife*en**ados.
</line>
</par><par>
<line>
Após a aplic*ção
</line>
<line>
do pré-test*, o *ue*ti**ár*o foi *ead*pta*o a fim d* elim**ar questõ*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*mb*guas e confusa*. O q*est*onário final *ontou com 24 questões, sen*o obtidos 28*
</line>
<line>
respo*dentes. Esse* q*estion*rios foram aplica*o* nas duas maiores fei*a* livres *o municíp*o
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi**, v. 12, *. 4, a*t. 2, p. *4-**, jul./ago. 2015 www4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. Morel, L. T. R*zende, P. *. Tanure, C. A. F**reira, R. S. Sette
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
de Lavras, *ma no *erca*o Muni*ipal *entral e a outra em u*a *raça (Praça Dr. **rge)
</line>
<line>
locali*ad* na zona norte *a ci*a*e. Es**s feir*s, em conjunto, são frequentadas p*r moradores
</line>
<line>
d* todas *s *e*iões da cidade e *or p**so*s de todas as classes sociais. Des*a forma, não foi
</line>
<line>
pr*ciso aplicar qu**tioná*ios nas feir*s l*vres de menor e*pres*ão da ci*ade para alcança* um
</line>
<line>
*ívelde confia*ilid**e ap*eciável. * amostra e*colh**a en*re os 92.200 lavr*nses(IBGE, 2010)
</line>
<line>
**rmitiu que * pesquisa atingisse um nível d* signi*ic*ncia *e 95% e marge* de e*ro menor
</line>
<line>
que *%.
</line>
<line>
Para tabula*ão e análise dos re*ultados, *tiliz*u-s* * software Statis*ic**Pack*ge for
</line>
</par><par>
<line>
t he
</line>
<line>
Soci** Sciences (SPS*), sendo feitas
</line>
<line>
as análi*es de f*equênci*, correlação * cruzamen*o.
</line>
</par><par>
<line>
Os resul*ados obtido* enco*tr*m-se d*scrito* nos **pic*s *eg*intes.
</line>
<line>
4 RE*ULT*DOS E DISCUSS*O
</line>
<line>
Essa seção de apresentação dos resulta*os e d*scussão está organizada em tr*s pa***s:
</line>
<line>
a primeira a*orda o perfil dos consumidores de Lavras; a segunda abrange o *omportamen*o
</line>
<line>
de c*nsum* d*st*s consumidore* e a terceir* apres**ta a sa*isfaç*o dos *onsumidores com a
</line>
<line>
feira li*re de *avras.
</line>
<line>
4.1 **rfil do consumidor da *eira *ivre de Lav*as
</line>
<line>
*bjetivando ressalta* os pontos de m*ior *elev*ncia e obter um par*m*tro confiável
</line>
<line>
para ca*acte*ização de um *erfil, este es**do considerou apenas resu**ado* iguais ou m*ior*s
</line>
<line>
que 50% p*ra definir * perfil dos con*u*idores *av*enses.
</line>
<line>
Desta fo*ma, o* re*u*ta*os das anál*se do perf*l s*cio *emogr*fi*o *os 289
</line>
<line>
respondentes, mostram que a mai*ri* *os c*n*umidores da feir* de Lavras *ertenc* ao sexo
</line>
<line>
feminino, tem idade superior a 41 anos, *enda familiar entr* 1 e 5 salário mínim* e mora com
</line>
<line>
2 *u * pes*o*s em sua residên**a. Os *er*ent*ais obtidos p*ra c*da uma d** variáv**s *cima
</line>
<line>
apresentados encontram-se na Tabela 1.
</line>
<line>
Tabela 1 - P**fil do cons*mido* da feir* livre de Lavra*
</line>
</par><par>
<line>
Sexo
</line>
<line>
60,9% f*mi*ino
</line>
</par><par>
<line>
**ixa Etár*a
</line>
<line>
71,3% aci** de 41 anos
</line>
</par><par>
<line>
Renda Familiar
</line>
<line>
55% d* 1 a 5 salário mínim*
</line>
</par><par>
<line>
Número de residente* na c*s*
</line>
<line>
57,1% 2 ou 3 *essoas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da pesquis*
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Te*esin*, *. 12, n. 4, art. 2, *. 14-31, *ul./ago. 2015
</line>
<line>
www4.***ne*.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com*ortamento Do C*nsum**or Das Fe*ras Livres
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
N* que **nge *r*u de *scolaridade dos indivíduos, asse*tiv* ta*bé* contem**a** o
</line>
</par><par>
<line>
*elo questionári*, não houve
</line>
<line>
uma dis*r***i*ã* maiori*ária em *enhum dos
</line>
<line>
níveis de
</line>
</par><par>
<line>
*scolaridade. *al *esultado, assim como a presença d* consumidores perte*centes a todos o*
</line>
<line>
n*ve*s de renda (emb*ra em maior concen*ração na fai*a supr*menciona**), pode ser
</line>
</par><par>
<line>
expli*a*o pel* obs*rvação que **d*mos fazer ao *ongo
</line>
<line>
da pes*uis*, d* qu* perfil do* *
</line>
</par><par>
<line>
consum*dores da *ei*a livre de Lav*as varia *e ac*rdo *om o horá*io. Assim, as aplicações de
</line>
<line>
*uestionár*o realizadas *as *rimeir*s horas da feir*, revel*m um pe*fi* de *onsum*dor mais
</line>
<line>
**oso e com *enda elevad*. Nas horas seguintes, adu*to* com rend* média * alta f*equ*ntam o
</line>
</par><par>
<line>
lug*r e,
</line>
<line>
n*s últimas h*ras,
</line>
<line>
*onhe*i*as c*m* *er*odo
</line>
<line>
d* "x**a", co*sumidore*
</line>
<line>
*e m*nor
</line>
</par><par>
<line>
aquisitivo barg*n*am pelos **oduto* que re**aram que são vendido* a preços ma*s acessíve*s.
</line>
<line>
4.2 Comportame*to d* *onsumidor da feira livre de Lavras
</line>
</par><par>
<line>
A*al**ando o comporta*ento d* consumo *os responde*tes, observou-se
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
con**m*dores de L*vras, de manei*a geral,
</line>
<line>
vão à fe*ra liv*e uma vez por semana c*mprar
</line>
</par><par>
<line>
p*o*uto* para consumo próprio, ga*tan*o de R$*0,00 a R$30,*0 em c*da v*sita. *s produtos
</line>
<line>
mais p*ocurados são a* verd*ras e os legum*s, *end* a aparência d* pr*duto o fator mai*
</line>
</par><par>
<line>
impor**n**
</line>
<line>
no ato da
</line>
<line>
decisão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*ompra. A Tabela mos*ra di*trib*ição de frequência
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cada *ma das variáveis acima *encionadas.
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a * - Comportam*nto *o cons*mid*r da feir* livre de L*vras
</line>
</par><par>
<line>
Destinação d*s compras
</line>
<line>
94,8% consumo pr*prio
</line>
</par><par>
<line>
*requência na fei*a livre
</line>
<line>
76,5% uma vez po* semana
</line>
</par><par>
<line>
Gast* m*dio por *isit*
</line>
<line>
5 6 ,8 % d e R $ 1 * ,0 5 a R $ 3 * ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Tempo que f*equent* a feira l*vre de Lavras
</line>
<line>
54,7% h* mais *e 10 an*s
</line>
</par><par>
<line>
Produtos que co*tuma comprar n* *eira
</line>
<line>
97,2% verduras * legumes 46,0% frutas 22,5% *oces *0,8% c*rnes
</line>
</par><par>
<line>
Fatores que influenciam na decisão de compra das frutas, verd*ras e le*umes
</line>
<line>
77,5% *p*rência do produto 41,9% pr*du*os novo* 37,4% hig*ene da *a*raca
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: dados da pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
Anal*s*ndo o val*r médio gasto p*los consumidores
</line>
<line>
de ac**do *om * sua renda
</line>
</par><par>
</page><line>
fami**ar, observa-se q*e quant* mai*r a rend* familiar do consumidor d* fei*a liv*e *aior * o
</line>
<line>
*al*r gasto durante *s compras.Faz-se importan** re*saltar qu* a freq*ênc*a média de visi*as
</line>
<line>
às f*iras li*res *elas *iferentes c*as*es sociai* ap*esentou *istribu*ção se*elh*nte, sendo es*a
</line>
<line>
Re*. FSA, T*r*sina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, jul./ago. 20*5 www4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. Morel, L. T. Re*ende, P. T. Tanure, C. A. Ferreira, *. S. S*tte
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
de uma semana. As*im, apesar de freque*tarem a feira livr* o *esmo número d* ve*es
</line>
<line>
durante a s*ma*a, o consumo de *l*me*tos *a* *la*ses mai* alta* mostra-se bastante superior
</line>
<line>
a*s d*s classes *ai* baixas, como pode se* **s**vado *b*ixo:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
56%
</line>
<line>
d*s e*trevi*tado* com renda de 1 **lá*io **ni*o gastam, no má*imo, R$*5,0*
</line>
</par><par>
<line>
por fe*ra.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
67% dos entrevista*os que rec*bem de 1 a 2 salá*ios mínimos gasta* de R$ 10,00 *
</line>
<line>
R$ 15,*0 re*is por feira.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
56% dos entrevistados que r*cebem de 2 até 5 salários mínimos *asta* d* R$ 15,00 a
</line>
<line>
R$ 40,0* reais p*r feir*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
61% do* entrevist**os que recebem acima d*
</line>
<line>
5 salários mín*mos gast*m mais de R$
</line>
<line>
30,00 por f*ira.
</line>
<line>
Os consumidores revelar*m, ainda, a *a*t*
</line>
<line>
que sentem *e al*uns p*odutos, que
</line>
</par><par>
<line>
g*stariam d* c*nsumir, mas, não enc*ntram na feir*. Dentr* eles, destacam-s* as fru*as (*m
</line>
<line>
*ai*r va**e**de e mais fresca*), frango caipira * verdur*s (em maio* v**iedade).
</line>
</par><par>
<line>
Quando indagados *obre quais os motivos le*am a da* pr*ferência às feiras livres, o
</line>
<line>
em detrimento dos outros cana*s *e comerci*liz*ção, * grand* m*io*ia cito* aspectos como a
</line>
<line>
forma ma*s na*ural ** plantio do* prod*tos *ome*cializados na *eira (46,7%), o frescor d*s
</line>
</par><par>
<line>
*rodutos (78,2%), o preço mais
</line>
<line>
ace*sível (34,9%), a m*ior qual*d**e dos
</line>
<line>
p*odut*s
</line>
</par><par>
<line>
comercializados *a fei** (64,4%), o amb***te da feira (2*,7%) - cu*as relações *ntre vendedor
</line>
</par><par>
<line>
e com*rador tornam-se mais estr*itas ao longo dos an*s *e amizade - e, por fim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
valor*zação dos peque*os pr*dut*res loc*is (33,2%). A Figura 2 *lustra a distribuição das
</line>
<line>
**i*m*t*vas acima el*ncad**.
</line>
<line>
*igur* 2 - Fatore* de pref*rênci* pelo *onsu*o *m fe*ras *ivres revelados pelos
</line>
<line>
consumidor**
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, ar*. *, p. 14-31, jul./ago. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comportament* D* Con*umidor Das Feiras Livres
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Os respon*en*es foram *ambé* questionados s*bre qual critério utili*am par* escolh*r
</line>
<line>
e* qu* barra*a irá *onsum*r. Assim, 38,8% afirm*ram procur*r * barraca cujo dono j* *eja
</line>
</par><par>
<line>
conhecido; 32,2%
</line>
<line>
disseram procurar * *arr*ca cujos pr*du**s estejam mai* vistos**; 13,5%
</line>
</par><par>
<line>
procuram pela barraca *u* *fereça me*or preço; 1*,8% procuram
</line>
<line>
*e*a barraca com maior
</line>
</par><par>
<line>
variedade;
</line>
<line>
1,7% procu*am pela barraca que estej* mais *róxima e ***nas 1% *rocura pela
</line>
</par><par>
<line>
barraca com meno* pesso*s ou cujo atendimento seja mais rápi*o. A Figura 3 ilustra a
</line>
<line>
d*stribui**o das respostas dada*.
</line>
<line>
Figura 3 - Cr*té*io revelado pelos consumidores para e*c**ha da bar*aca em q*e **á
</line>
<line>
co*sumir.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Tais resu*t*d*s elucidam * quão pouco os consumid**es d* feira se preocupam com o
</line>
</par><par>
<line>
*at*r tempo. A gr**d* mai**i*, conf*rme *bserv*d*,
</line>
<line>
"passeia" pelo ambiente *a feira sem
</line>
</par><par>
</page><line>
*reo*u*ação com o *empo * com agilida*e na prest*ção de servi*os. *s relações de amizade
</line>
<line>
se est*eitam na* *onversas prol*n*adas que ocorrem ao lon*o do ato d* "*azer a feira", e sã*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, j*l./ago. 2015 *ww4.fs**et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. S. Mo*e*, *. T. Rezende, P. T. Tanu*e, C. A. F*rre*ra, R. *. Sette
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
apo*t*d*s por um número cons*deráv** d* consumidores como um critério para decisão de
</line>
<line>
comp*a. Ao longo d* pes*uisa, foi relata*o *or u** co*s*midor*:
</line>
<line>
"Eu sempre procuro a barrac* daquele senhor [aponta para um f*irant*]. Nem
</line>
</par><par>
<line>
costu*o **h*r a* o*t*as barracas, porque já me **ost*mei co* ele e sei *ue
</line>
<line>
lá
</line>
</par><par>
<line>
encon*ro tudo *ue eu q*ero. Nós tornam*s amigos aqui na feira e es*a amizad*
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
dur*, muitos anos!"
</line>
</par><par>
<line>
Ainda *o que tange o c*mport*m*nto de *ons*** dos frequenta*ores da feir* livre de
</line>
</par><par>
<line>
La*ras, algumas asserti*as abarc*das no qu*stionário buscav*m identificar o nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*onh*cimento e a po*tura *ssumida p*lo* re*po*dentes a respeito dos produ*os natu*ais (livres
</line>
<line>
*e agrotó*icos e defen*ivos agríco*as). Assim, quando questi*nado sobre a imp*rtân*ia dada
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
es*e tipo de prod*to na a*imen*ação, 75,4% af**maram *er muito im*ortante * 78,*%
</line>
</par><par>
<line>
*issera* consumi* esse tipo *e produto com fr**uência. Do total de re**ondentes, 64,7% se
</line>
<line>
mostraram dispo*tos a *agar ma*s por ess* tipo de *ro**to, sen*o que 18,3% se di*p*se*am *
</line>
<line>
*agar mais, independen*e d* quão mai* caro ess* produto c*staria. Ta*bém foi possível
</line>
</par><par>
<line>
observar
</line>
<line>
que os consumid*res mais **lhos, além
</line>
<line>
de demon*tr*rem uma mai*r preocu*ação
</line>
</par><par>
<line>
co* o
</line>
<line>
con*umo de produtos *atu**is,
</line>
<line>
co*tum*m c*nsum** com maior frequência **e os
</line>
</par><par>
<line>
demais consumidor*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os respo*dent** tamb*m manif**tar*m sua
</line>
<line>
opinião a respeito do* *rodutos
</line>
</par><par>
<line>
comerci*liz*dos *a fe*ra livre de Lavras, se acreditam sere* todos prod**idos
</line>
<line>
de form*
</line>
</par><par>
<line>
natur** ou *ão. * **stribuiçã* das *espostas dadas, com *e*s respectivos perce**uai* são
</line>
<line>
a**esent*dos na F*g*ra 4.
</line>
<line>
Figura4 - Percepção dos c**sum*dores a respeito dos produtos come**ia*iz*dos na *eira
</line>
<line>
*i*re
</line>
</par><par>
<line>
* *%
</line>
<line>
36, 20%
</line>
<line>
Sim, t*do* são *atura*s
</line>
</par><par>
<line>
3 *%
</line>
<line>
29, 30%
</line>
<line>
Sim, a *a*oria é
</line>
</par><par>
<line>
* 0%
</line>
<line>
nat*ral
</line>
</par><par>
<line>
2 5%
</line>
<line>
Alguns s**
</line>
<line>
1 7 ,4 0 %
</line>
</par><par>
<line>
2 0%
</line>
<line>
na*urais, outr*s não
</line>
</par><par>
<line>
1 5%
</line>
<line>
Pou*os são natura*s
</line>
<line>
9, 40%
</line>
<line>
7 ,6 * %
</line>
</par><par>
<line>
1 0%
</line>
<line>
Não, nenhum é *at*ral
</line>
</par><par>
<line>
*%
</line>
</par><par>
<line>
0%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da pesqui*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 12, n. 4, art. 2, *. **-31, jul./ago. 2015
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Com**rtamento *o *o*s*midor D*s *eiras L*v*es
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
O*serv*-se a partir desses *esu**ados o *esconhecime*to de grande parte dos
</line>
<line>
indivíd*os da origem dos produto* co*ercializados na fei*a, em sua m**oria, **iundos do
</line>
</par><par>
<line>
CEA*A (Central *e Ab*stecim*nto) - conforme
</line>
<line>
*eri*icad* *o* os própr*os f*iran*es locais.
</line>
</par><par>
<line>
Esta *alta
</line>
<line>
de informação faz com qu* gra*de pa*te dos r*spondentes acr*dite
</line>
<line>
esta*
</line>
</par><par>
<line>
consu*indo produ*os naturai*, *or *s*ar ad*uirindo-o* e* uma *eira *ivre. O qu* s* obser*a, é
</line>
</par><par>
<line>
q*e essa crença alimenta*a pelos p*óprios é
</line>
<line>
feirantes *ue, em sua m*i*ria, omitem ou
</line>
<line>
até
</line>
</par><par>
<line>
**smo *ent*m sobre a or*gem *os pro*utos que comerci*lizam.
</line>
<line>
4.3 Satisfação do consumi*or da feira livre d* Lavras
</line>
<line>
Com o objetivo de avaliar o quão satisfeit* está * consum*dor da feira l*vr* lavrense,
</line>
</par><par>
<line>
foi utili*ada um* escala de concordânci*, *or me*o da
</line>
<line>
qual o consu*idor manifest*v* sua
</line>
</par><par>
<line>
sat*sfação ou insatis*açã* com as condições d* feira. O *ulgamento dos fatores
</line>
<line>
apresentad*s
</line>
</par><par>
<line>
pelos pesqu***dores var*a en*e muito
</line>
<line>
bom, b*m, regular e ruim. A Tab*l* * mostra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
distr**uição da* resposta* dada*, *om s*us respec*iv** percentuais.
</line>
<line>
Tabela3 - *atis*ação/Insatisfação do* consumi*ores co* as c*ndições da feira liv**
</line>
</par><par>
<line>
Qu*lidade dos produtos comercializados
</line>
<line>
65,4% avaliaram como bom
</line>
</par><par>
<line>
Var*edade dos prod*tos
</line>
<line>
61,9% avaliaram como *oa
</line>
</par><par>
<line>
Aparênc*a dos produtose*pos*os
</line>
<line>
*5,1% avaliara* como boa
</line>
</par><par>
<line>
Higiene da feira
</line>
<line>
50,2% avaliaram como bo*
</line>
</par><par>
<line>
Preço
</line>
<line>
54,7% avaliaram como bom
</line>
</par><par>
<line>
Atend**ento dos feira**es
</line>
<line>
6*,*% av*liaram *omo bom
</line>
</par><par>
<line>
Disposiç*o d*s bar**ca*
</line>
<line>
62,6% avalia*am como b**
</line>
</par><par>
<line>
Núme*o de *a*r*cas
</line>
<line>
*7,5% *valia*am *o*o boa
</line>
</par><par>
<line>
L*calização da feira
</line>
<line>
58,1% Avaliaram *omo boa
</line>
</par><par>
<line>
Apar*ncia da *eira
</line>
<line>
55,4% Ava*iaram com* boa
</line>
</par><par>
<line>
Organização da feira
</line>
<line>
66,4% *va*iaram como boa
</line>
</par><par>
<line>
*ond*çõe* d* tr**sito e es*ac*onamento
</line>
<line>
*4,4% Aval*aram com* ruim
</line>
</par><par>
<line>
Divulga*ão da fei*a
</line>
<line>
57,1% Ava*i*ram como regu*ar
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados d* pesqu**a
</line>
</par><par>
<line>
De forma g*ral, qua*do questionados a respeit* d*
</line>
<line>
s*tisfaç*o com a fei*a que
</line>
</par><par>
<line>
frequentam, 23,*% *os *onsum*do*e* se consideram to*al*ente s**isfe*to*; 67,1% dis*eram
</line>
</par><par>
<line>
estar s*tis**itos; 8,7% revelaram *star insatis*eito* e so**nte
</line>
<line>
uma pess*a afirmo*
</line>
<line>
e*ta*
</line>
</par><par>
<line>
totalme*te *n*atisfe*ta.
</line>
</par><par>
<line>
Quand* pedido *os r*sponde*tes que comparem (como melhor, igua* ou p*or) a feira
</line>
</par><par>
<line>
l*vre d* La*r*s com os *u*er*erca*os ver*urões locais, em relação e
</line>
<line>
aos aspectos "sabor",
</line>
</par><par>
<line>
"preço", "qualidad*", "f*rma
</line>
<line>
de *lantio", "f*escor" e
</line>
<line>
"vari*dade", a sa*isfação preferência e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina, *. 12, n. 4, ar*. 2, p. 14-31, jul./***. 2*15
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. Morel, L. T. Re*ende, P. T. Ta*ure, C. A. Ferreira, R. S. Set*e
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
desta* p*ssoas novamente se mostr*u evidente, *aja v*sta o julgamento positiv* dado *ela *
</line>
<line>
ma*oria das pessoas, em todos os quesitos acim* mencion**os. * Tabela 4 mostra a
</line>
<line>
*istri*uição perc*ntual *e *ada um dos fatores a*alia*os.
</line>
<line>
Tabel* 4 - Com*ara*ão feita pelos **nsu*id*res *ntre a *eira * os *upe*merc*dos e
</line>
<line>
verdurões
</line>
</par><par>
<line>
Sabor
</line>
<line>
**,5% julgam que a feira se*a melh*r
</line>
</par><par>
<line>
Pre*o
</line>
<line>
56,4% julga* *ue a feir* sej* m**hor
</line>
</par><par>
<line>
Q*alidade
</line>
<line>
8*,8% *u**am que * feir* *eja *elh*r
</line>
</par><par>
<line>
Forma de Planti*
</line>
<line>
79,1% julga* que a fe*r* seja me*hor
</line>
</par><par>
<line>
*rescor
</line>
<line>
9*,4% *ulgam que a f**ra seja me*h*r
</line>
</par><par>
<line>
V*rie*ade
</line>
<line>
60,8% julgam que a feira sej* m*lh*r
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: da*os da pes*uis*
</line>
<line>
Por fim, foi pedid* aos cons*midores *ue apresente* os pr*bl*mas da feira livr* que
</line>
</par><par>
<line>
frequentam e q**is a*
</line>
<line>
sugestões dariam para o apr*mo**ment* desta. Os resultados obti*os
</line>
</par><par>
<line>
r**elam problemas em *omum, mencionado* tanto pelos co*sumidores *a feir* do Mer**do
</line>
<line>
Munici*al quanto pelos *ons*midores d* fei** da P**ça Dr. Jorge. Dentre *les, pod*-se
</line>
<line>
d*stacar a* dific*l*ades de ****ego e estacion*mento, a f*lta d* s*guranç* *ara os *edestre* e
</line>
</par><par>
<line>
a falta fiscalização e limpeza no
</line>
<line>
ambien*e
</line>
<line>
da fei*a (os *ua** s*lientam a necessid*d*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inspeção e fiscalização dos órgãos competentes para coibir a entra*a de p*o*u*os
</line>
<line>
come**i*lizados *e m*ne*r* i*regular e a *ujeira do local durante e após o término da feira, e*
</line>
<line>
virtud* d* falta de lixeiras no loc*l).
</line>
<line>
Além dos pro*lem** m*ncionados *nte*iormente, os c**sumi*o*es também revela**m
</line>
<line>
*i*icul*ades peculiares a *ada fe*ra. Os freqüen*ado*es do Mer*ado Mun*cipal cons*deram o
</line>
</par><par>
<line>
*spaço re*uzido
</line>
<line>
para a realização da fei*a. Alé* disso, um aspe*t* *eculi*r desta feira, diz
</line>
</par><par>
<line>
*espeito à dis*ribuição da oferta de
</line>
<line>
pro*uto* entre a sexta-fei*a à n*it* e o sábad* de manhã
</line>
</par><par>
<line>
(horári*s de reali*aç*o da* feiras no *oc*l). S*gundo os próprios cons*mid*res, a* pessoa* q*e
</line>
<line>
deixam para fazer suas co*pras no s*ba*o fic*m *rejudicadas, um* vez que os *rodutos
</line>
<line>
ofert*dos n*ste dia são os que res*aram do dia ant*rior, sendo e*tes col*cados sobre as ba*cas
</line>
<line>
já m*rcha*, em peque*as *uant*dades e com va***dade reduzi*a. A fal*a de fix*ção de preç*s
</line>
<line>
nos produtos també* é pon*o que **comoda os *onsu*idores desta feira.
</line>
<line>
Já em *ela*ão aos pro*l*mas da *eir* l*vr* reali*ada na Praça Dr. Jo*g*, além dos
</line>
</par><par>
<line>
aspectos *á desc*itos, podem ser destacad*s a b*ixa varie*ade de *roduto* ofertados,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aparênci* da feira, a *isposição da* barracas (de acordo com os re*pondent*s,
</line>
<line>
a*ranjadas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*neira desorde*ada) e o espaço reduzido (neste caso, como a feira é r*alizada em uma praça
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-3*, jul./ago. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*p*rtamento Do *o**umidor Das Feiras Liv*es
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
da c*dade, grande part* d*s pe**oas reve*ou c*rto desc*nforto em relação à *roximidade d*s
</line>
<line>
b*rra**s co* a *i* d* **áfego da cida**, que é b*s*ante moviment*da).
</line>
<line>
De fo*ma ge*al, as suges*õ*s d**a* pelos con*umidores *a*a *elho*ia da *ei*a
</line>
</par><par>
<line>
esti*eram
</line>
<line>
di*etam**te r*lacionadas aos
</line>
<line>
pr**l*ma* *or eles apon*ad*s. De**re **
</line>
<line>
aspectos
</line>
</par><par>
<line>
suger*dos pelos ind*v*du*s que *re*üen*am a feira do Mer*ado M*nicip*l, *o*e-s*
</line>
<line>
destacar,
</line>
</par><par>
<line>
co*o forma de melhoria das condi*ões *e trânsito, a di*poni*ilização de agentes de trânsito
</line>
<line>
*as pro*imidade* da *eira, de forma a garanti* a s*gurança dos pedestr*s. Como medida* de
</line>
</par><par>
<line>
melhoria das
</line>
<line>
condiç*es de fi*c*lização e limpeza, o f*rnecimento d* l*xeir*s em todas as
</line>
</par><par>
<line>
ba*racas, o **ment* na *egularid*de *a lim*e*a
</line>
<line>
do* ba*heiros e realiz*ç*o d* *ma maior
</line>
</par><par>
<line>
**spe**o e fiscalizaç*o de prod*to* *ue nece*sitem *e refr*geração, como as carnes. Já para a
</line>
<line>
ampliação do espaço onde que * fe*ra é ***lizad*, sugeriu-se aumenta* o **mero *e *n*radas,
</line>
<line>
o*gan*zar melh*r o espaço e construir um 2* p*s* no *ercado.
</line>
<line>
Com* sugestões dadas pelo* *ons*m*dore* da Pr*ça Dr. Jo*ge, des*acam-se: mudar o
</line>
<line>
local onde a *e*ra é atu*lmen*e realizad* par* um a*bie*te mais amplo * co*ert*; melhorar *s
</line>
<line>
condi*õe* de trânsito e e*tacionamento (n*o foi dada nen**ma especific*ção de como isso
</line>
<line>
deveria ser feito); e melhorar aparên**a da feira através da padron*zaçã* da* barracas,
</line>
<line>
*dentificação d*s mesmas e re*rranjando da *isposição se encontram atua*mente.
</line>
<line>
5 C*NSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
As feira* livres são uma **presenta*ão h**tórica e
</line>
<line>
cu**ural das cidades,
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
acolhem
</line>
</par><par>
<line>
dia*iame*te pe*soas *e diferentes *l*s*es s*cia*s, faixas etári*s, orie*tações, gos*os e origens.
</line>
<line>
N*ste sen*ido, perpassam o* limit** de um simples espaço de com**ci*lizaçã* pa*a se
</line>
<line>
co*figurar como espaço d* integração social e tra*smi*são d* conhec*mentos.
</line>
<line>
As razões que leva* o c*n*u*idor a frequentar a feira livre de La*ras, c*m* pôde ser
</line>
</par><par>
<line>
*bser*ado ao longo
</line>
<line>
desse es*udo, vão *esde a necessidade de *o*ia**zação a i*entificação *
</line>
</par><par>
<line>
com o
</line>
<line>
ambiente,
</line>
<line>
at* * busca por preços m**s *cessíveis e por produtos naturais e de *aior
</line>
</par><par>
<line>
quali*ade. Já no ato da *ompra, esses con*um*dores esco*hem seus *rodut*s por mei* d*
</line>
<line>
*omp*ração e análise de *tri*utos como aparê**ia e frescor do produto e hi*ien* ** barra*a.
</line>
<line>
* realização deste e*tudo r*velou *ambém competências e insuficiências da feira livre
</line>
</par><par>
<line>
da cidade, por meio ** análise das decla*a*ões
</line>
<line>
de sati*fação
</line>
<line>
ou insati*fa*ão d*s
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumidores. *esta form*, aspectos *omo qualid*de,
</line>
<line>
va*iedade, aparênc*a e preço dos
</line>
</par><par>
<line>
produtos comercializados, alé* da *orm* de atendimento do* fei**nte* e da localizaç*o da
</line>
</par><par>
<line>
f*ira, agradam os c*nsumi*ores
</line>
<line>
lavrenses, de forma
</line>
<line>
**ral. P*r outr* lado, orga*izaç*o,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-**, jul./ag*. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. P. S. *orel, L. T. *ezende, P. T. Tanure, C. A. Ferreira, R. S. Se*te
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
higiene, condiçõe* de t*ânsi*o e estacio*ament* da feira, foram aponta*os como problema*
</line>
<line>
*mer***ciais.
</line>
<line>
Com a finalidade de cumprir com * papel social d*s pesquisa*ores, *ste estudo terá
</line>
</par><par>
<line>
con*inuidad* em um proje*o *xte*sion*sta,
</line>
<line>
por meio
</line>
<line>
do qua* se *uscar*, juntamente com os
</line>
</par><par>
<line>
órg*os comp*tente* da *idade, *ormas para reso*u*ão dos *roblema* eluci*ados e alterna*ivas
</line>
<line>
de m**hor*a da feira livre de Lav*as. Acredita-se de*ta forma, q**, por m*io dess** med*das,
</line>
</par><par>
<line>
*orne-se pos**vel
</line>
<line>
o be*eficiam**to
</line>
<line>
de f*irant** e consumi*ores e, acima d* tudo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
pro*agaç** do valor his*ó*i*o e cu*tur*l deste importante *anal de comercial*zação.
</line>
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REFERÊNC*AS
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www*.f*anet.*om.*r/re*ista
</line>
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