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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 2, *. 14-31, jul./ago. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.4.2 </line>
</par>
<par>
<line> Comportamento Do Consumidor D*s Feira* Livres: Um Estudo Em Um Município *e </line>
<line> *inas Gera*s </line>
<line> C*nsume* *ehaviour Of St**et Market: A S*udy In A City *f Min*s *erais </line>
<line> Ali*e Pereira Sal** More* </line>
<line> Doutoran*a em *dmini*t*ação pe*a Universidade Fede*al *e Lavras </line>
<line> Mestra** *m Adminis*ração pela Univ*rsidade F*deral de Lav*as </line>
<line> Professora da *ni*ersidade Feder*l de Lavra* </line>
<line> E-m*il: aline**reiras*le*@gmail.com </line>
<line> Li*i**e Tourin* Rezende </line>
<line> Graduaç*o *m Adminis*ração pela U*iversidade Feder*l de *avras </line>
<line> E-mail: l*vi.r*ze*de@ya*oo.com.br </line>
<line> P*ul* T*rres Tanu*e </line>
<line> Me*trado em Admin*stração pela Fundação Getúlio *argas </line>
<line> Professo*a *a *u*da*ão In*tit**o de Administraç*o </line>
<line> *-mail: *aulatorre*tanure@y**o*.com.br </line>
<line> Cassiano de Andra*e Ferr*i*a </line>
<line> Mestran** e* Adm*nistraç*o pela Univ**sidade F*deral d* Lavras </line>
<line> Gr*duad* pela Univ*rsidade *edera* de Lavras </line>
<line> *-*ail: cassi*noandradefer*eir*@y*hoo.com.br </line>
<line> Ricardo de *o*za Sett* </line>
<line> Doutor**o em Ad*inistração pela Fund*ção Ge**lio Vargas </line>
<line> Professor da U*iversid*de Federal de Lavras </line>
<line> E-mai*: ricso*z*@ufla.br </line>
<line> En*ereço: Ali*e Pe*e*ra S*les Morel </line>
<line> Uni*ersidade Federal de L*vras, camp*s un*v*rsitá*io, caixa postal 3037 - *avras - MG. </line>
<line> En*er**o: Livia*e Tour*no Rez*n*e </line>
<line> Uni*ersidade Federal *e La*ras, campus univ*rsitário, caixa p*s**l 3*37 - Lavras - *G. </line>
<line> Endereço: P*ula *orres Tanur* </line>
<line> Universid*de Federal de Lavras, campus u*iv*rs*tário, caixa postal 3037 - Lavr*s - MG. </line>
<line> En*ere*o: Cassiano de Andrade Ferr*ira </line>
<line> Univer*ida*e Federal *e Lavras, campus universitári*, caixa pos**l 3037 - Lavras - MG. </line>
<line> Endereço: Rica*d* *e S*uza Sett* </line>
<line> *niv*rs*d**e Federal *e Lavr*s, campus *niversitár*o, *aixa po*tal 3037 - Lavras - MG. </line>
<line> Editor*-c*e*e: Dra. Marlen* Araújo de Carva*h*/*a*u**ade Santo Ago*tinho </line>
<line> Artigo rece*id* em 29/*4/2015. Úl*ima versã* recebi*a em 16/05/2015. Aprovado em 17/05/2015. </line>
<line> Ava**ado pelo sistem* Triple Review: a) Desk Revi*w *ela Edit*ra-Chefe; e *) D*u*le Blind Review (avaliação ceg* </line>
<line> por dois *v*liadores da área). </line>
<line> Rev*são: Gra*a*ical, Normativa e de Forma*açã* </line>
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<line> Comportam*nt* Do Consumi*or Das Feir*s Livre* </line>
<line> 1* </line>
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<line> RE**MO </line>
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<line> E*t* t**balho t*m co*o **jet*vo i*e*tifi*ar o c*mportamen*o **s consu*idore* que </line>
<line> fre**e*tam a feira *ivre de Lavras/MG, buscand* compreender o perfil desses indiv*duos, </line>
</par>
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<line> quais fatores </line>
<line> os influ*nciam no ato da compra, o que leva es*as pes*oas a frequentar esse </line>
</par>
<par>
<line> *spaço e </line>
<line> o n*vel *e sati*f*ção d*stes com o serviço pres**do. F*ram aplica*os 289 </line>
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<line> questi*nários nas duas maiores feiras livres ** município que, em c*njunto, são frequent*das </line>
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<par>
<line> po* moradores de </line>
<line> toda* as </line>
<line> regiões da cidade, pertence*tes a di*ere*tes classes sociais. Os </line>
</par>
<par>
<line> *esulta*os </line>
<line> obtidos *evelaram a *eces*idad* de soc*alização a identifica*ão do consumidor e </line>
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<par>
<line> c*m </line>
<line> e*se ambiente, a*ém </line>
<line> da busca por preço* mais acessí*eis e por produ*os </line>
<line> naturais </line>
<line> e </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> maior qualidade. No **o da compra, os *onsumidores *scolhem seus produto* p*r meio </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> *omparação e análise </line>
<line> d* atributo* como aparência e f*esc*r </line>
<line> ** produto </line>
<line> e higie*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ba*raca.Tamb*m foram *dentificadas competê*ci*s * ins*ficiênci*s da feira livre </line>
<line> d* La*ras, </line>
</par>
<par>
<line> p*r meio da aná*is* das s*tisfaçõ*s e *nsatisfações d**critas p**os consumidor*s. *credita-se </line>
<line> *ue, a* la**ar luz sobre essa* q*estões, torne-se possível *ontribuir p*ra o benefici*mento de </line>
<line> *eirantes e *on*umi*ores e *ara a propaga*ão des*e importante canal *e com*rc*ali*ação. </line>
<line> Palavr*s-chave: *ompo*t*mento do con*u*id*r. *eira *ivre. Deci*ão de comp*a. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> This </line>
<line> st*dy aims to identify the *onsumers b*havior o* who attend the street </line>
<line> m**keting </line>
<line> of </line>
</par>
<par>
<line> La*ras/MG, tr*ing to understand the profile of the*e individu*ls, whi** fa*tors influenc* </line>
<line> up </line>
</par>
<par>
<line> on pu***ase wh*ch leads *hese people to fre*uent *h*s space*n* th* lev*l of s*t*sfaction these </line>
</par>
<par>
<line> with the service *rovided. 289 qu**tionnaires were *pplied in th* two *arges* *o*al </line>
<line> street </line>
</par>
<par>
<line> m*rketing t*at together are *re*uented by resident so fall *egi*ns of th* city, belong*ng </line>
<line> to </line>
</par>
<par>
<line> diffe**nt soci*l classe*. The re*ults showed the need for social*zatio* *nd the </line>
<line> consu*er </line>
</par>
<par>
<line> ide*t***c*t*on wi*h *hat en*ironment, an* sea*ch **r more affo*dable prices besides natural a*d </line>
</par>
<par>
<line> h*gh*r </line>
<line> quality products. Upon </line>
<line> purc*ase, consume*s choose their produc*s *y c*mpa*ing and </line>
</par>
<par>
<line> ana*yz*ng a*t**butes such as a*p*arance and product f*eshness even </line>
<line> as hygi*ne *f *he tent. </line>
</par>
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<line> *eal *o identif**d c*m*etences an* w*aknesses in the st*eet *****t of Lav*as, through the </line>
<line> analysi* of the satisfactions and dissatisfac**ons descri**d *y consu*ers. We be*ie*e th*t, ** </line>
<line> have s*e* light o* *he seissue*, become possible to co*tribute to **e i*p*ove*ent of market </line>
<line> trad*rs and con*umer* and to the sp**ad of this im*ortant mark*ting chann*l. </line>
<line> Ke*wo*d*: Co*sumer Behaviou*. *t*eet market. Pur*h**e decis*on. </line>
</par>
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<line> Re*. FSA, *eresin*, v. 12, n. *, *r*. 2, p. 14-31, jul./**o. 2015 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<line> A. P. S. M*re*, L. T. Rezend*, P. T. Tanure, C. A. Fer*eira, R. S. Set*e </line>
<line> 16 </line>
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<line> 1 INTROD*Ç*O </line>
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<line> A* fei*as livre* têm d*sempenhado, a* *o**o do tem*o, um importante pa*el na </line>
<line> c*nso*idação eco*ômica * s*ci**, em es*ecial da agricultura *ami*iar, além de se c*r*cte*izar </line>
</par>
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<line> **mo "um espaç* públi**, sóci*-*conômic* e *ul*u*al, extremamente </line>
<line> din*mico </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> diversifi**d* sob o *on*o de *is*a do consumi*or" (*OD*Y; ANJO*, 200*, *.*64). </line>
<line> Os con*umidores p*ocu*am a feira livre por acreditarem que os produto* </line>
</par>
<par>
<line> come*cializados no local são mais *rescos, baratos livre* de defensivos e </line>
<line> agríc*las. </line>
<line> Além </line>
</par>
<par>
<line> *isso, aspectos soc*oc**turais *a*bém in*luenci*m na deci*ão *o *o*sumi*or. Exist*m, ai*d*, </line>
<line> os co*sumidores que fr*quentam as fei*as li**es si**l*sme**e pelo f*t* de esta*em perto de </line>
</par>
<par>
<line> suas r*si*ênc*as, *u ain*a, c*m </line>
<line> o </line>
<line> intuito de movimentar econom*a lo**l (*ONSECA et. a </line>
</par>
<par>
<line> al.,19*9; *ASTRO et. a*., *003; FOLLMANN; CIP*ANDI, </line>
<line> 2005; CE*DEÑO, 2006; </line>
</par>
<par>
<line> SILVE**RE et. al., *00*; R*CHA e*. al., 2010; *IL*A, *010; CRU*, 2009). </line>
<line> Assim, o enten*imento ** compor**ment* de consumo *e*ses indi*íduos faz-s* </line>
</par>
<par>
<line> fundamen*al, *ma vez que, * partir d* conh*c*m*nto a ess* respeito t*rna-s* possível </line>
<line> o </line>
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<line> melhor atendiment* de suas nece*si*ade* e, co*sequente*ente, g*rant*a de sua satisfação. a </line>
<line> Por sua vez, con*u*idores satis*eitos tendem a se *ideli**r aos *eus ofertantes, * que *arant* * </line>
<line> perduração das fe*ras *ivres a* *ongo do temp* e a manuten*ão de sua compe*i*ividade com *s </line>
<line> de*a** canais d* comercialização *ocais. </line>
</par>
<par>
<line> Dest* form*, tê*-se c*mo objetivo p*inc**al d*ste estudo, iden*ificar </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> comp*rtame*t* *os consumidores que frequentam feira livr* de a </line>
<line> Lavra*/MG, </line>
<line> busca*do </line>
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<line> co*preender *u*is f*tores </line>
<line> os i*fluenc*am </line>
<line> *o ato ** </line>
<line> com*ra e o que </line>
<line> lev* essa* pe**oas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*e*uentar es*e e*paço. Além disso, buscar-se-á definir o perfil de**e* indivídu*s * anal*sar o </line>
<line> grau de satisf*ção destes co* o ser*i*o pr**t*do. </line>
</par>
<par>
<line> Entende-se qu*, * pa*tir dos re**l*ad*s *btidos, s*ja p*s*íve* cont*ibuir pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*oção de melhorias na f*ira livre loca*, o que, por *ua vez, benefi*iará a tod* comunid*de. </line>
<line> Além **sso, contribuir *ara * aprimoram*nto e desenvolvi*ento deste c*nal, re**esenta uma </line>
<line> forma de valorização deste importante patr**ônio *ist*ric* e cultural do município. </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Tere*ina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, jul./ago. 2015 </line>
<line> www*.fsa*et.*om.b*/rev*sta </line>
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<line> Comp*rtamento Do Cons**idor *** Feiras *ivres </line>
<line> 17 </line>
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<line> 2 REF**EN*IAL TEÓRICO </line>
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<line> *.1 Comportam*nto do consumid*r e processo de d*cisão de co*pra </line>
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<line> A *ersonalidade *e um indiv*duo *urge a parti* de uma gama *e componentes, c*mo </line>
<line> valor*s, at*tudes, crenças, motiv*s, inten*õe*, *re*erênci*s, o*iniões, inter*sse*, preconceitos </line>
<line> e nor**s culturais (RICHERS, *98*). A combinação desses fat*res de*ine o com*or*amento </line>
</par>
<par>
<line> dessa p*ss*afrente a uma situação de confli*o psic*lóg*c*, como * *scolh* </line>
<line> d* um *roduto. </line>
</par>
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<line> Dest* *orma, "o consumo é larga*en*e influenciado pela i*a*e, renda, nível de educa**o, *e*o </line>
</par>
<par>
<line> padrão d* *obili*ade e gosto </line>
<line> dos *on*umidore*", sendo as de*isõe* </line>
<line> de compra diretamente </line>
</par>
<par>
<line> influenciadas por fatores cult*ra*s, soc*ais, pe*s*ais e psi*ol*gicos (COBRA,1992, p. *01). </line>
</par>
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<line> Para **tler e Armstrong (*9*4), os es*ímulos que o </line>
<line> c*nsumidor r*cebe p*ra defin*r </line>
</par>
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<line> seu comportamen*o de *o*pr* envolvem ta*t* </line>
<line> os quatr* P\s (produto, preço, praç* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> promoção) </line>
<line> quantos fato*es *con*mi*os, tecnoló*icos, polí*icos * culturais, que passam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> int*rferir e moldar as c*ra*terístic*s d*sse consumidor. Sendo assi*, ao lon*o do tempo, esses </line>
</par>
<par>
<line> estímulos interfe*irão no proces*o </line>
<line> *e d*cisão </line>
<line> de compra, </line>
<line> c*lm*nando na r*aç*o do </line>
</par>
<par>
<line> consumido*, expr**s* *través da sua escolha por um *roduto. </line>
<line> O proces*o de compra dos consumidores te* si*o bastan*e estudado por diversos </line>
<line> estudio*os da te*ria *e marke**ng, a *im de se a*e*iguar q*ai* são *s processo* que lev*m </line>
<line> *ma *ess*a ao ato da compra * quais os fatore* influenciam na tomada de d*c*são. </line>
<line> *egundo *nge*, Blac*well e Mi*iard (200*), a *ostura assumida pelo consumido* no </line>
<line> *r*ces*o de compra pode *er compreend*da *t*av*s de *ato**s a* qual o con*umi*or foi </line>
</par>
<par>
<line> submetido, co*o as diferenças individ**is (recurs*s, conheciment*, ati***es, motiv*çã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> personalidade), as *nfluên*ias ambien*ais (*spe*to* cultur*is, so*iais, pessoais, fam*liares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> situaciona*s) e os pr*cesso* psicológicos (proces*amento das informações, apre*dizagem, </line>
<line> m*dança de atitude e *omportament*). </line>
<line> A es*e re*pei*o, Kotler (20**, p. 199) acrescen*a que as pessoas podem de*empenhar </line>
<line> c**co p*peis dis*intos em um *ro*esso de *ecisão *e compra, sendo eles: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> *niciador: pesso* que su*e** a i*eia *e com**ar um produto ou s*rvi**. </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> Influenciador: pessoa cujo ponto de *ista ou conselho in*luencia na d*cisão. </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> Dec*sor: pessoa qu* d*cide sobr* </line>
<line> quai**uer co*p*nente* de uma decisão de </line>
</par>
<par>
<line> compra: *o*p***, * que c*mprar, como comprar *u onde c*mp*ar. </line>
</par>
<par>
<line> d) </line>
<line> Comprador: pess*a que *f*tivamente realiza a comp*a. </line>
</par>
<par>
<line> e) </line>
<line> *suário: p*ss** que *onsome ou usa o produto o* serv*ç*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, art. 2, p. *4-31, j*l./ago. 2015 </line>
<line> ww*4.*sa**t.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S. Morel, L. T. Rezende, P. T. Tanure, C. A. F*rrei*a, R. S. Sette </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> A*nda se*undo o autor, o p**ce*so de tomada de *ecisão </line>
<line> de compr* por parte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> consumidor var*ará d* *cordo com o tipo de decisão a s*r *oma*a. Assi*, "compras </line>
<line> complexas e car*s geralme*te envolvem maior p**deração do *omprador e maior número de </line>
<line> participa*tes" (KOTLER, 2000, p.199). A Figu*a 1 ilustra um processo d* compra comum. </line>
<line> Figura 1 - M*delo d*s cinco etapa* d* p***ess* de c*mpra do c*nsumidor </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Kotler (2000, p. 201). </line>
<line> De acordo com o mo*el* proposto, o início de um *ro*esso de compra acontece com o </line>
<line> **conhec****t* de um p*o*lem* ou uma necess**ade, sendo *ue, a nec*ssidad* po*e ser </line>
<line> provocad* por estímulos internos *u exte*no* ao indivíduo. </line>
</par>
<par>
<line> A pa*tir de en*ã*, o </line>
<line> cons*midor passa a te* interesse em coletar informações so*re </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*odut*, atrav*s de *ontes pesso*is (famil*ar*s, amigos, vizinhos co*hecidos), comerciais e </line>
</par>
<par>
<line> (pro*aga**a, vendedore*, rep*esen*an*e*, e*bal*g*ns e mostruár*os), públicas </line>
<line> (m**os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*mun**ação de mass*, organiza*ões de classifi*ação de *onsum*) ou experimentais </line>
<line> (manuseio, *x**e e uso do p*oduto). </line>
<line> *e posse d*s inf*r*ações, o consumidor irá avali*r a* **ternativas existen*es, tentando </line>
</par>
<par>
<line> satisfa*e* sua nece*sidade, </line>
<line> *uscan*o **ne*ícios na *scolha *o produto e at*ibui*** a cada </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto um conjunto d* caracte*ísticas com cap*cidad*s **versas de benefí*ios qu* </line>
<line> p*dem </line>
</par>
<par>
<line> satisfazer * necess*dade. Nest* estágio, o consumi*or forma sua intenção de com*ra, com </line>
</par>
<par>
<line> base na avaliação </line>
<line> das *lternativas. A i*tenção *e </line>
<line> compr*, por *ua vez, pode pas*ar po* </line>
</par>
<par>
<line> s*bdecisõ*s de compra, como </line>
<line> escol*a *a marca, *o for*ec*dor, da </line>
<line> quantidad*, da ocasião e </line>
</par>
<par>
<line> da form* de pag*mento. </line>
</par>
<par>
<line> En*re * intenção e a decisão de *ompra, at*tude* </line>
<line> d* outras p*ssoas (*osi*ivas ou </line>
</par>
<par>
<line> negativas) e fat*r*s s*tuaciona*s imp*evist*s podem interferir no pro*es*o. O risco per*e*ido </line>
<line> p*lo cons*mi*or t*mbém pode modifica*, adiar ou rejeitar *ma compra. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 4, *rt. 2, p. 14-31, jul./a*o. *015 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*ortamento *o Con**midor Das Feiras Livres </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, apó* adqui**r o pr*duto, o consumi*or irá experim*ntar algum nível de </line>
<line> satisfação ou *e insatisfação, *ue será determinada pela proximidade entre a* *xpe**ativas do </line>
<line> comprador e d* de**mpen*o percebido do produto. O nível de satisfação ou insatisfação </line>
<line> desse c*ie*t* irá *nfluenciar se* c*mportame*to d* compra subseqüente. </line>
<line> Faz-se import*nte ressaltar que, ainda que o p*ocess* s*j* represent*do *or etapas </line>
<line> sequenci*is, isso nem s**pre acon*e*e, sendo pos*ível **e o consumidor pule o* v*lte </line>
<line> algumas etapas ao adq*iri* um produto (KOTLER, 2000). </line>
<line> Dad* esse *anoram* geral, f*z-se importante pormenorizar o comportamento do </line>
<line> consumidor das feir*s livres, conforme a*resent*do *a seçã* a**ix*. </line>
<line> 2.2 C*mportamento do consumidor das fe*ras l*vres </line>
<line> A impo*tân*ia *a*a pelos consumidores aos pro*uto* s*ud*veis * *iv*es de agrotóx*co, </line>
<line> pe**icidas *u qualqu*r t*po de d*fensivo agrícola, os es*i**lam a realizarem *uas *ompras em </line>
<line> f*iras livres (FONSECA; SILV*; SA*AY, *999; PASTRO; GOMES; GODOY, *004; </line>
<line> FOLLM*NN; CIPRAND*, 2005; CERDEÑO, 2006; SILVESTRE et. *l., 200*; ROCHA *t. </line>
<line> al., *010; SILVA, 201*). </line>
<line> *utro fat*r de *mpacto na deci*ão de compra do c*nsumidor em f*iras li*res deco**e </line>
<line> da sensi*ilidade destes cons*mido*es *o *ator *re*o, uma vez que, eles r*lacion** a fei*a </line>
</par>
<par>
<line> livre **m a </line>
<line> oferta de pro*ut*s ma*s b*rato*(CER*EÑO, </line>
<line> *006, SILVE*TRE *t. al., 2006; </line>
</par>
<par>
<line> CRUZ, 2*09; R*CHA et. al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> A*pe*tos culturais e *ociais, qu*lidade, varie*a*e, frescor dos p*odutos oferecidos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> preoc*pação com a pres*rvação do meio ambie**e, repre*enta* *ambém fato*es qu* lev*m os </line>
<line> co*sumidores * faz*rem *ompras nas feiras li*r*s, um* vez **e se a*re*ita *ue a maiori* dos </line>
<line> *tens v**didos *esses locai* são or*undo* d* *equenas proprie***es ru*ais, o que e**olve </line>
<line> agric*ltura familiar, cul*ivo ma*ua* e *uidado* e**eciais co* a naturez* (FONSECA; SI*VA; </line>
</par>
<par>
<line> SALAY, 1999; PASTRO; GOMES; </line>
<line> GO*OY, 200*; FOLLMANN; **PRAND*, 20*5; </line>
</par>
<par>
<line> CERDEÑO, 2006; ROCH* et. al., *010). </line>
<line> A*ém dos aspect*s a*ima mencionados, e*istem ainda os con**midores que encont*am </line>
</par>
<par>
<line> na fei*a livr* uma oport*nidade para pas*ear </line>
<line> com a famíli*, *onversar com o* amig*s, </line>
</par>
<par>
<line> **sca*s*r * *e di*tra** (*ASTRO; GOMES; GODO*, </line>
<line> 2004; CRUZ, 2009). Outros ai**a, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> frequentam p*lo fato </line>
<line> de a fe*ra estar p*óxima à* suas </line>
<line> residê*cias, por oferecer os prod*tos </line>
</par>
<par>
<line> tradicio**is da região e para auxi*iar a economia local e os f*ira**es, de um* maneira geral </line>
<line> (SILVE*TRE et. al., 2006). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 4, art. 2, *. 14-3*, jul./ago. *015 www4.fsanet.*o*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. *. Morel, L. T. Rezende, P. T. Ta*ure, C. A. Ferreira, R. S. Sette </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Para uma maior compree*s*o acerca do comp*rtamento do c**s*mi*or em **ira livre, </line>
<line> em um trabal*o r*alizado por Kinjo e Ikeda (2*05), os *onsumidore* foram d*v*didos em duas </line>
<line> categorias: os qu* co*pram de forma *ai* r*cional, us*ndo durante a **mpra u** l*sta dos </line>
<line> itens *ue ele realmente necessi*a, * os q*e faze* *uas compras sem nenhuma progra*açã* </line>
<line> anter*or. Pa*a esse* *u*ores, os consumidores que já vão para a f*i*a livre sa*endo o *u* </line>
<line> querem c*m*rar podem *er entendid*s sob uma p*rspectiv* tradicional de tomad* de d****ão, </line>
</par>
<par>
<line> por se*uirem todas a* eta*as *esse processo de comp*a. Já os **nsumidores que vão </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fei*a livre sem pré-estabelec**em o que *rão com**a* n*o seguem nenh*m proces*o defi*i*o, </line>
<line> p*d*ndo ser e**endidos sob uma *er*pectiva *xperimental, pois, são mais in*lue*ciáve*s *ue </line>
<line> *s demais consumi*o*es,passíve*s de interfer**cia dir*ta do mei*, ** atendimento * d* *utr** </line>
<line> fat*res,ao longo do se* pr*cesso de dec*são da compra. </line>
<line> "O* feirantes costumam sempr* *olocar *r*dut*s c*m cores mais chamativas entr* </line>
<line> outros com cores mais neutras, va*o*izando-os. *a mesma for*a, para aguçar a </line>
<line> *ontade dos c**entes, são ofere*idos pedaços de f*ut*s bem *oces que possam </line>
<line> estimular o se* p*ladar" (KINJO; IKEDA, 2005, p.11). </line>
<line> A satisfaçã* dos co*sumidores da f*i** livre está dir*ta*ente l**a*a ao atend*mento ou </line>
<line> *uperação d*s suas e**ect*t*vas quanto ao* atr*bu*os supramencionad**. Por isso, conhecer </line>
<line> *uem são esses con*umidores e qu*is são s*as *xpectativa* e dem*ndas se faz tão im*or*ante. </line>
<line> 2.3 A feira livre de lavra* </line>
<line> A feira *ivre de Lavras, cidade pertencente à mesorreg*ão *o C*mpo das Vertentes, no </line>
</par>
<par>
<line> estado de Minas Gerais, *eve início *m 1966, p** iniciativa da Secretaria *a A*ricultura </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> M*n*cípi*, ju*tamente c*m a Empr*sa de Assistê*c*a Técnica **ral d* Minas Gera*s </line>
<line> (Emater). A S*c*etari* Mun*cipal doou 20 bar*acas conte*do uma banca * uma *obertura de </line>
</par>
<par>
<line> lona e a Emater se encarregou *e mo*ilizar um grupo de pequenos produtores rura*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inicia*e* ativida*e* como fei*antes. </line>
</par>
<par>
<line> Em prin*ípio, os peq**nos prod*t*res d*sponibiliza*am para comer*ializaç*o os </line>
<line> produtos que tinham em s*as propriedades, e * que *od*riam produzir num cu*to espa*o d* </line>
</par>
<par>
<line> te*po, *omo frutas, legumes, cereais, q*e*jo*, </line>
<line> L qüenta * derivados de suínos. </line>
</par>
<par>
<line> Po*ter*orm*n*e, os próprios *ra*alhador*s rurai* *oram pla*e*ando suas pr*duções </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> introduzind* *erduras, doc*s e demais igua*ias, co*ume*te vendidas nas feiras. </line>
</par>
<par>
<line> A fe*r* de Lav*as c*meçou a ser rea*iza*a aos sábados *as pro**mid*d** *a pra*a </line>
<line> ce*t*al da *idade e, cerca de um *no dep*is, já acontecia aos sábados e às quintas feir*s, em </line>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 12, n. *, art. 2, p. 1*-31, jul./a*o. 20*5 w*w4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*ortamento Do Consumidor Das Feiras Liv*es </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> locais diferentes. Poster*orme**e, as feiras começaram a acontec*r nas terças, quintas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sábados, em pontos estratégic*s da cidade. Os l*cais d* rea*izaç** </line>
<line> da* fei**s na cida*e </line>
</par>
<par>
<line> variara* bastante ao longo do tempo (praças, ruas e galpões), em virtud* da necessida** de se </line>
<line> *daptar o númer* crescente de consumidores e feir*ntes à **pacidade d*s loc*is ond* *s fei*as </line>
</par>
<par>
<line> estavam instala*as, que passar*m a ficar tumultuados a conges***nar as vias d* *ráfico e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cidade. Também e* f*nção d*ste cres*im*nto, o número de feiras au*entou ainda mais, </line>
<line> sendo atualment* realizad*s sei* *eiras semanais: *s terças-feiras na Praça Dr. Jorge, *uartas- </line>
<line> fei*as no bairro Jardim *loresta, às quin*as-**iras nos bairr*s Pitangui e Jardim Gl*ria, e a* </line>
<line> sext*s e sáb*dos no Mercado Municipa* d* cidade. </line>
<line> A feira livre l*vrense tem a função de supleme*ta* o abastecim*nto do m*nicípio por </line>
</par>
<par>
<line> meio da c*me**ializaçã*, no *arejo, de gê*eros a*imentícios. Além disso, sab*-s*, qu* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> just*me*te nesses pe*uenos mercados lo**is q*e * comercial*zaç*o do exceden*e da produção </line>
</par>
<par>
<line> familia* se v*rifica. Outro *spect* d* grande relevância a s*r re*saltado, diz </line>
<line> respeito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> atribu*ção d* fe*ra livre *omo espaço d* socialização * de *xpr*ssão cultu*al. </line>
</par>
<par>
<line> * M*TODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuito de identif*ca* o co*port*m*nto dos *onsumidore* que </line>
<line> L qüen*am a </line>
</par>
<par>
<line> feir* l*vre de Lavr**/MG, foi realiza*a uma pesquisa de ab*rdagem qua*tit**iva. Baseada no </line>
</par>
<par>
<line> método lóg*co-dedut**o, a pesqui*a *ua*titati*a *uxi*ia na identific*ção </line>
<line> de características </line>
</par>
<par>
<line> como opiniões, *tit*des, preferências </line>
<line> ou </line>
<line> co***rta*ento*, de um determina*o *ru*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, através do fornecimento de dados * m*didas confiáveis capazes d* fomentar an*lise* </line>
<line> est*tísticas (MORESI, 2003). </line>
<line> Par* o dese*volv*mento de*ta pes*uisa foi el*bor**o um q*estion*r*o s*m*- </line>
<line> estru*urad*, com b*se nos estudos de (SILVE**RE et. a*., 2*06; CRUZ et. al., 2*08; </line>
<line> ROCHA *t. al., 2010; KIN*O; IKEDA, 200*; CERDEÑO, 2006; COLLA, 2008; FO*SECA, </line>
</par>
<par>
<line> SI*VA, S*LAY, 1999). *o ques*io*ário, comp*stos </line>
<line> por 28 iten* foram contemplados </line>
</par>
<par>
<line> a*ribu*os rela*ionados ao perf*l e comportamento do cons*midor n* *to da *omp*a sua e </line>
<line> satisfaçã* *om a prestação do serviço. A real*zação *o *ré-teste foi feita nas du** maiores </line>
</par>
<par>
<line> feir*s do município, contando </line>
<line> com uma amostra de 2* indivíduo* *om </line>
<line> perfis dife*en**ados. </line>
</par>
<par>
<line> Após a aplic*ção </line>
<line> do pré-test*, o *ue*ti**ár*o foi *ead*pta*o a fim d* elim**ar questõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *mb*guas e confusa*. O q*est*onário final *ontou com 24 questões, sen*o obtidos 28* </line>
<line> respo*dentes. Esse* q*estion*rios foram aplica*o* nas duas maiores fei*a* livres *o municíp*o </line>
<line> Rev. FSA, T*resi**, v. 12, *. 4, a*t. 2, p. *4-**, jul./ago. 2015 www4.f*anet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S. Morel, L. T. R*zende, P. *. Tanure, C. A. F**reira, R. S. Sette </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> de Lavras, *ma no *erca*o Muni*ipal *entral e a outra em u*a *raça (Praça Dr. **rge) </line>
<line> locali*ad* na zona norte *a ci*a*e. Es**s feir*s, em conjunto, são frequentadas p*r moradores </line>
<line> d* todas *s *e*iões da cidade e *or p**so*s de todas as classes sociais. Des*a forma, não foi </line>
<line> pr*ciso aplicar qu**tioná*ios nas feir*s l*vres de menor e*pres*ão da ci*ade para alcança* um </line>
<line> *ívelde confia*ilid**e ap*eciável. * amostra e*colh**a en*re os 92.200 lavr*nses(IBGE, 2010) </line>
<line> **rmitiu que * pesquisa atingisse um nível d* signi*ic*ncia *e 95% e marge* de e*ro menor </line>
<line> que *%. </line>
<line> Para tabula*ão e análise dos re*ultados, *tiliz*u-s* * software Statis*ic**Pack*ge for </line>
</par>
<par>
<line> t he </line>
<line> Soci** Sciences (SPS*), sendo feitas </line>
<line> as análi*es de f*equênci*, correlação * cruzamen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Os resul*ados obtido* enco*tr*m-se d*scrito* nos **pic*s *eg*intes. </line>
<line> 4 RE*ULT*DOS E DISCUSS*O </line>
<line> Essa seção de apresentação dos resulta*os e d*scussão está organizada em tr*s pa***s: </line>
<line> a primeira a*orda o perfil dos consumidores de Lavras; a segunda abrange o *omportamen*o </line>
<line> de c*nsum* d*st*s consumidore* e a terceir* apres**ta a sa*isfaç*o dos *onsumidores com a </line>
<line> feira li*re de *avras. </line>
<line> 4.1 **rfil do consumidor da *eira *ivre de Lav*as </line>
<line> *bjetivando ressalta* os pontos de m*ior *elev*ncia e obter um par*m*tro confiável </line>
<line> para ca*acte*ização de um *erfil, este es**do considerou apenas resu**ado* iguais ou m*ior*s </line>
<line> que 50% p*ra definir * perfil dos con*u*idores *av*enses. </line>
<line> Desta fo*ma, o* re*u*ta*os das anál*se do perf*l s*cio *emogr*fi*o *os 289 </line>
<line> respondentes, mostram que a mai*ri* *os c*n*umidores da feir* de Lavras *ertenc* ao sexo </line>
<line> feminino, tem idade superior a 41 anos, *enda familiar entr* 1 e 5 salário mínim* e mora com </line>
<line> 2 *u * pes*o*s em sua residên**a. Os *er*ent*ais obtidos p*ra c*da uma d** variáv**s *cima </line>
<line> apresentados encontram-se na Tabela 1. </line>
<line> Tabela 1 - P**fil do cons*mido* da feir* livre de Lavra* </line>
</par>
<par>
<line> Sexo </line>
<line> 60,9% f*mi*ino </line>
</par>
<par>
<line> **ixa Etár*a </line>
<line> 71,3% aci** de 41 anos </line>
</par>
<par>
<line> Renda Familiar </line>
<line> 55% d* 1 a 5 salário mínim* </line>
</par>
<par>
<line> Número de residente* na c*s* </line>
<line> 57,1% 2 ou 3 *essoas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados da pesquis* </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Te*esin*, *. 12, n. 4, art. 2, *. 14-31, *ul./ago. 2015 </line>
<line> www4.***ne*.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com*ortamento Do C*nsum**or Das Fe*ras Livres </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> N* que **nge *r*u de *scolaridade dos indivíduos, asse*tiv* ta*bé* contem**a** o </line>
</par>
<par>
<line> *elo questionári*, não houve </line>
<line> uma dis*r***i*ã* maiori*ária em *enhum dos </line>
<line> níveis de </line>
</par>
<par>
<line> *scolaridade. *al *esultado, assim como a presença d* consumidores perte*centes a todos o* </line>
<line> n*ve*s de renda (emb*ra em maior concen*ração na fai*a supr*menciona**), pode ser </line>
</par>
<par>
<line> expli*a*o pel* obs*rvação que **d*mos fazer ao *ongo </line>
<line> da pes*uis*, d* qu* perfil do* * </line>
</par>
<par>
<line> consum*dores da *ei*a livre de Lav*as varia *e ac*rdo *om o horá*io. Assim, as aplicações de </line>
<line> *uestionár*o realizadas *as *rimeir*s horas da feir*, revel*m um pe*fi* de *onsum*dor mais </line>
<line> **oso e com *enda elevad*. Nas horas seguintes, adu*to* com rend* média * alta f*equ*ntam o </line>
</par>
<par>
<line> lug*r e, </line>
<line> n*s últimas h*ras, </line>
<line> *onhe*i*as c*m* *er*odo </line>
<line> d* "x**a", co*sumidore* </line>
<line> *e m*nor </line>
</par>
<par>
<line> aquisitivo barg*n*am pelos **oduto* que re**aram que são vendido* a preços ma*s acessíve*s. </line>
<line> 4.2 Comportame*to d* *onsumidor da feira livre de Lavras </line>
</par>
<par>
<line> A*al**ando o comporta*ento d* consumo *os responde*tes, observou-se </line>
<line> que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> con**m*dores de L*vras, de manei*a geral, </line>
<line> vão à fe*ra liv*e uma vez por semana c*mprar </line>
</par>
<par>
<line> p*o*uto* para consumo próprio, ga*tan*o de R$*0,00 a R$30,*0 em c*da v*sita. *s produtos </line>
<line> mais p*ocurados são a* verd*ras e os legum*s, *end* a aparência d* pr*duto o fator mai* </line>
</par>
<par>
<line> impor**n** </line>
<line> no ato da </line>
<line> decisão </line>
<line> de </line>
<line> *ompra. A Tabela mos*ra di*trib*ição de frequência </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cada *ma das variáveis acima *encionadas. </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a * - Comportam*nto *o cons*mid*r da feir* livre de L*vras </line>
</par>
<par>
<line> Destinação d*s compras </line>
<line> 94,8% consumo pr*prio </line>
</par>
<par>
<line> *requência na fei*a livre </line>
<line> 76,5% uma vez po* semana </line>
</par>
<par>
<line> Gast* m*dio por *isit* </line>
<line> 5 6 ,8 % d e R $ 1 * ,0 5 a R $ 3 * ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> Tempo que f*equent* a feira l*vre de Lavras </line>
<line> 54,7% h* mais *e 10 an*s </line>
</par>
<par>
<line> Produtos que co*tuma comprar n* *eira </line>
<line> 97,2% verduras * legumes 46,0% frutas 22,5% *oces *0,8% c*rnes </line>
</par>
<par>
<line> Fatores que influenciam na decisão de compra das frutas, verd*ras e le*umes </line>
<line> 77,5% *p*rência do produto 41,9% pr*du*os novo* 37,4% hig*ene da *a*raca </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: dados da pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> Anal*s*ndo o val*r médio gasto p*los consumidores </line>
<line> de ac**do *om * sua renda </line>
</par>
<par>
<line> fami**ar, observa-se q*e quant* mai*r a rend* familiar do consumidor d* fei*a liv*e *aior * o </line>
<line> *al*r gasto durante *s compras.Faz-se importan** re*saltar qu* a freq*ênc*a média de visi*as </line>
<line> às f*iras li*res *elas *iferentes c*as*es sociai* ap*esentou *istribu*ção se*elh*nte, sendo es*a </line>
<line> Re*. FSA, T*r*sina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, jul./ago. 20*5 www4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S. Morel, L. T. Re*ende, P. T. Tanure, C. A. Ferreira, *. S. S*tte </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> de uma semana. As*im, apesar de freque*tarem a feira livr* o *esmo número d* ve*es </line>
<line> durante a s*ma*a, o consumo de *l*me*tos *a* *la*ses mai* alta* mostra-se bastante superior </line>
<line> a*s d*s classes *ai* baixas, como pode se* **s**vado *b*ixo: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 56% </line>
<line> d*s e*trevi*tado* com renda de 1 **lá*io **ni*o gastam, no má*imo, R$*5,0* </line>
</par>
<par>
<line> por fe*ra. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 67% dos entrevista*os que rec*bem de 1 a 2 salá*ios mínimos gasta* de R$ 10,00 * </line>
<line> R$ 15,*0 re*is por feira. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 56% dos entrevistados que r*cebem de 2 até 5 salários mínimos *asta* d* R$ 15,00 a </line>
<line> R$ 40,0* reais p*r feir*. </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> 61% do* entrevist**os que recebem acima d* </line>
<line> 5 salários mín*mos gast*m mais de R$ </line>
<line> 30,00 por f*ira. </line>
<line> Os consumidores revelar*m, ainda, a *a*t* </line>
<line> que sentem *e al*uns p*odutos, que </line>
</par>
<par>
<line> g*stariam d* c*nsumir, mas, não enc*ntram na feir*. Dentr* eles, destacam-s* as fru*as (*m </line>
<line> *ai*r va**e**de e mais fresca*), frango caipira * verdur*s (em maio* v**iedade). </line>
</par>
<par>
<line> Quando indagados *obre quais os motivos le*am a da* pr*ferência às feiras livres, o </line>
<line> em detrimento dos outros cana*s *e comerci*liz*ção, * grand* m*io*ia cito* aspectos como a </line>
<line> forma ma*s na*ural ** plantio do* prod*tos *ome*cializados na *eira (46,7%), o frescor d*s </line>
</par>
<par>
<line> *rodutos (78,2%), o preço mais </line>
<line> ace*sível (34,9%), a m*ior qual*d**e dos </line>
<line> p*odut*s </line>
</par>
<par>
<line> comercializados *a fei** (64,4%), o amb***te da feira (2*,7%) - cu*as relações *ntre vendedor </line>
</par>
<par>
<line> e com*rador tornam-se mais estr*itas ao longo dos an*s *e amizade - e, por fim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> valor*zação dos peque*os pr*dut*res loc*is (33,2%). A Figura 2 *lustra a distribuição das </line>
<line> **i*m*t*vas acima el*ncad**. </line>
<line> *igur* 2 - Fatore* de pref*rênci* pelo *onsu*o *m fe*ras *ivres revelados pelos </line>
<line> consumidor** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, ar*. *, p. 14-31, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Comportament* D* Con*umidor Das Feiras Livres </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 80% </row>
<row> *0% </row>
<row> 60% </row>
<row> 50% </row>
<row> 40% </row>
<row> 30% </row>
<row> 2*% </row>
<row> 10% </row>
<row> 0% </row>
<row> F*nte: da*os ** pesqui*a </row>
</column>
<column>
<row> Forma d* Pla*tio </row>
<row> *orque o pre*o é *enor </row>
<row> Porque os **odutos têm </row>
<row> mais *ualidade </row>
<row> Porque gosta do </row>
<row> ambien*e da feira </row>
<row> *ara valorizar os </row>
<row> peque*os pr*d***res </row>
<row> Porque os produ*os são </row>
<row> ma*s fresco* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Os respon*en*es foram *ambé* questionados s*bre qual critério utili*am par* escolh*r </line>
<line> e* qu* barra*a irá *onsum*r. Assim, 38,8% afirm*ram procur*r * barraca cujo dono j* *eja </line>
</par>
<par>
<line> conhecido; 32,2% </line>
<line> disseram procurar * *arr*ca cujos pr*du**s estejam mai* vistos**; 13,5% </line>
</par>
<par>
<line> procuram pela barraca *u* *fereça me*or preço; 1*,8% procuram </line>
<line> *e*a barraca com maior </line>
</par>
<par>
<line> variedade; </line>
<line> 1,7% procu*am pela barraca que estej* mais *róxima e ***nas 1% *rocura pela </line>
</par>
<par>
<line> barraca com meno* pesso*s ou cujo atendimento seja mais rápi*o. A Figura 3 ilustra a </line>
<line> d*stribui**o das respostas dada*. </line>
<line> Figura 3 - Cr*té*io revelado pelos consumidores para e*c**ha da bar*aca em q*e **á </line>
<line> co*sumir. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 40% </row>
<row> 35% </row>
<row> *0% </row>
<row> 25% </row>
<row> 2*% </row>
<row> 15% </row>
<row> 10% </row>
<row> 5% </row>
<row> 0% </row>
<row> Fonte: dados da pesqui*a </row>
</column>
<column>
<row> Feiran*e c**he*ido </row>
<row> Me*or Preço </row>
<row> Maior variedade </row>
<row> Pro*utos mais v**to*os </row>
<row> Barra*a mais próxima </row>
<row> *tendi*en*o mais </row>
<row> ráp*d* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Tais resu*t*d*s elucidam * quão pouco os consumid**es d* feira se preocupam com o </line>
</par>
<par>
<line> *at*r tempo. A gr**d* mai**i*, conf*rme *bserv*d*, </line>
<line> "passeia" pelo ambiente *a feira sem </line>
</par>
<par>
<line> *reo*u*ação com o *empo * com agilida*e na prest*ção de servi*os. *s relações de amizade </line>
<line> se est*eitam na* *onversas prol*n*adas que ocorrem ao lon*o do ato d* "*azer a feira", e sã* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-31, j*l./ago. 2015 *ww4.fs**et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. S. Mo*e*, *. T. Rezende, P. T. Tanu*e, C. A. F*rre*ra, R. *. Sette </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> apo*t*d*s por um número cons*deráv** d* consumidores como um critério para decisão de </line>
<line> comp*a. Ao longo d* pes*uisa, foi relata*o *or u** co*s*midor*: </line>
<line> "Eu sempre procuro a barrac* daquele senhor [aponta para um f*irant*]. Nem </line>
</par>
<par>
<line> costu*o **h*r a* o*t*as barracas, porque já me **ost*mei co* ele e sei *ue </line>
<line> lá </line>
</par>
<par>
<line> encon*ro tudo *ue eu q*ero. Nós tornam*s amigos aqui na feira e es*a amizad* </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> dur*, muitos anos!" </line>
</par>
<par>
<line> Ainda *o que tange o c*mport*m*nto de *ons*** dos frequenta*ores da feir* livre de </line>
</par>
<par>
<line> La*ras, algumas asserti*as abarc*das no qu*stionário buscav*m identificar o nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onh*cimento e a po*tura *ssumida p*lo* re*po*dentes a respeito dos produ*os natu*ais (livres </line>
<line> *e agrotó*icos e defen*ivos agríco*as). Assim, quando questi*nado sobre a imp*rtân*ia dada </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> es*e tipo de prod*to na a*imen*ação, 75,4% af**maram *er muito im*ortante * 78,*% </line>
</par>
<par>
<line> *issera* consumi* esse tipo *e produto com fr**uência. Do total de re**ondentes, 64,7% se </line>
<line> mostraram dispo*tos a *agar ma*s por ess* tipo de *ro**to, sen*o que 18,3% se di*p*se*am * </line>
<line> *agar mais, independen*e d* quão mai* caro ess* produto c*staria. Ta*bém foi possível </line>
</par>
<par>
<line> observar </line>
<line> que os consumid*res mais **lhos, além </line>
<line> de demon*tr*rem uma mai*r preocu*ação </line>
</par>
<par>
<line> co* o </line>
<line> con*umo de produtos *atu**is, </line>
<line> co*tum*m c*nsum** com maior frequência **e os </line>
</par>
<par>
<line> demais consumidor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os respo*dent** tamb*m manif**tar*m sua </line>
<line> opinião a respeito do* *rodutos </line>
</par>
<par>
<line> comerci*liz*dos *a fe*ra livre de Lavras, se acreditam sere* todos prod**idos </line>
<line> de form* </line>
</par>
<par>
<line> natur** ou *ão. * **stribuiçã* das *espostas dadas, com *e*s respectivos perce**uai* são </line>
<line> a**esent*dos na F*g*ra 4. </line>
<line> Figura4 - Percepção dos c**sum*dores a respeito dos produtos come**ia*iz*dos na *eira </line>
<line> *i*re </line>
</par>
<par>
<line> * *% </line>
<line> 36, 20% </line>
<line> Sim, t*do* são *atura*s </line>
</par>
<par>
<line> 3 *% </line>
<line> 29, 30% </line>
<line> Sim, a *a*oria é </line>
</par>
<par>
<line> * 0% </line>
<line> nat*ral </line>
</par>
<par>
<line> 2 5% </line>
<line> Alguns s** </line>
<line> 1 7 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> 2 0% </line>
<line> na*urais, outr*s não </line>
</par>
<par>
<line> 1 5% </line>
<line> Pou*os são natura*s </line>
<line> 9, 40% </line>
<line> 7 ,6 * % </line>
</par>
<par>
<line> 1 0% </line>
<line> Não, nenhum é *at*ral </line>
</par>
<par>
<line> *% </line>
</par>
<par>
<line> 0% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados da pesqui*a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 12, n. 4, art. 2, *. **-31, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Com**rtamento *o *o*s*midor D*s *eiras L*v*es </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> O*serv*-se a partir desses *esu**ados o *esconhecime*to de grande parte dos </line>
<line> indivíd*os da origem dos produto* co*ercializados na fei*a, em sua m**oria, **iundos do </line>
</par>
<par>
<line> CEA*A (Central *e Ab*stecim*nto) - conforme </line>
<line> *eri*icad* *o* os própr*os f*iran*es locais. </line>
</par>
<par>
<line> Esta *alta </line>
<line> de informação faz com qu* gra*de pa*te dos r*spondentes acr*dite </line>
<line> esta* </line>
</par>
<par>
<line> consu*indo produ*os naturai*, *or *s*ar ad*uirindo-o* e* uma *eira *ivre. O qu* s* obser*a, é </line>
</par>
<par>
<line> q*e essa crença alimenta*a pelos p*óprios é </line>
<line> feirantes *ue, em sua m*i*ria, omitem ou </line>
<line> até </line>
</par>
<par>
<line> **smo *ent*m sobre a or*gem *os pro*utos que comerci*lizam. </line>
<line> 4.3 Satisfação do consumi*or da feira livre d* Lavras </line>
<line> Com o objetivo de avaliar o quão satisfeit* está * consum*dor da feira l*vr* lavrense, </line>
</par>
<par>
<line> foi utili*ada um* escala de concordânci*, *or me*o da </line>
<line> qual o consu*idor manifest*v* sua </line>
</par>
<par>
<line> sat*sfação ou insatis*açã* com as condições d* feira. O *ulgamento dos fatores </line>
<line> apresentad*s </line>
</par>
<par>
<line> pelos pesqu***dores var*a en*e muito </line>
<line> bom, b*m, regular e ruim. A Tab*l* * mostra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> distr**uição da* resposta* dada*, *om s*us respec*iv** percentuais. </line>
<line> Tabela3 - *atis*ação/Insatisfação do* consumi*ores co* as c*ndições da feira liv** </line>
</par>
<par>
<line> Qu*lidade dos produtos comercializados </line>
<line> 65,4% avaliaram como bom </line>
</par>
<par>
<line> Var*edade dos prod*tos </line>
<line> 61,9% avaliaram como *oa </line>
</par>
<par>
<line> Aparênc*a dos produtose*pos*os </line>
<line> *5,1% avaliara* como boa </line>
</par>
<par>
<line> Higiene da feira </line>
<line> 50,2% avaliaram como bo* </line>
</par>
<par>
<line> Preço </line>
<line> 54,7% avaliaram como bom </line>
</par>
<par>
<line> Atend**ento dos feira**es </line>
<line> 6*,*% av*liaram *omo bom </line>
</par>
<par>
<line> Disposiç*o d*s bar**ca* </line>
<line> 62,6% avalia*am como b** </line>
</par>
<par>
<line> Núme*o de *a*r*cas </line>
<line> *7,5% *valia*am *o*o boa </line>
</par>
<par>
<line> L*calização da feira </line>
<line> 58,1% Avaliaram *omo boa </line>
</par>
<par>
<line> Apar*ncia da *eira </line>
<line> 55,4% Ava*iaram com* boa </line>
</par>
<par>
<line> Organização da feira </line>
<line> 66,4% *va*iaram como boa </line>
</par>
<par>
<line> *ond*çõe* d* tr**sito e es*ac*onamento </line>
<line> *4,4% Aval*aram com* ruim </line>
</par>
<par>
<line> Divulga*ão da fei*a </line>
<line> 57,1% Ava*i*ram como regu*ar </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados d* pesqu**a </line>
</par>
<par>
<line> De forma g*ral, qua*do questionados a respeit* d* </line>
<line> s*tisfaç*o com a fei*a que </line>
</par>
<par>
<line> frequentam, 23,*% *os *onsum*do*e* se consideram to*al*ente s**isfe*to*; 67,1% dis*eram </line>
</par>
<par>
<line> estar s*tis**itos; 8,7% revelaram *star insatis*eito* e so**nte </line>
<line> uma pess*a afirmo* </line>
<line> e*ta* </line>
</par>
<par>
<line> totalme*te *n*atisfe*ta. </line>
</par>
<par>
<line> Quand* pedido *os r*sponde*tes que comparem (como melhor, igua* ou p*or) a feira </line>
</par>
<par>
<line> l*vre d* La*r*s com os *u*er*erca*os ver*urões locais, em relação e </line>
<line> aos aspectos "sabor", </line>
</par>
<par>
<line> "preço", "qualidad*", "f*rma </line>
<line> de *lantio", "f*escor" e </line>
<line> "vari*dade", a sa*isfação preferência e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina, *. 12, n. 4, ar*. 2, p. 14-31, jul./***. 2*15 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S. Morel, L. T. Re*ende, P. T. Ta*ure, C. A. Ferreira, R. S. Set*e </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> desta* p*ssoas novamente se mostr*u evidente, *aja v*sta o julgamento positiv* dado *ela * </line>
<line> ma*oria das pessoas, em todos os quesitos acim* mencion**os. * Tabela 4 mostra a </line>
<line> *istri*uição perc*ntual *e *ada um dos fatores a*alia*os. </line>
<line> Tabel* 4 - Com*ara*ão feita pelos **nsu*id*res *ntre a *eira * os *upe*merc*dos e </line>
<line> verdurões </line>
</par>
<par>
<line> Sabor </line>
<line> **,5% julgam que a feira se*a melh*r </line>
</par>
<par>
<line> Pre*o </line>
<line> 56,4% julga* *ue a feir* sej* m**hor </line>
</par>
<par>
<line> Q*alidade </line>
<line> 8*,8% *u**am que * feir* *eja *elh*r </line>
</par>
<par>
<line> Forma de Planti* </line>
<line> 79,1% julga* que a fe*r* seja me*hor </line>
</par>
<par>
<line> *rescor </line>
<line> 9*,4% *ulgam que a f**ra seja me*h*r </line>
</par>
<par>
<line> V*rie*ade </line>
<line> 60,8% julgam que a feira sej* m*lh*r </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: da*os da pes*uis* </line>
<line> Por fim, foi pedid* aos cons*midores *ue apresente* os pr*bl*mas da feira livr* que </line>
</par>
<par>
<line> frequentam e q**is a* </line>
<line> sugestões dariam para o apr*mo**ment* desta. Os resultados obti*os </line>
</par>
<par>
<line> r**elam problemas em *omum, mencionado* tanto pelos co*sumidores *a feir* do Mer**do </line>
<line> Munici*al quanto pelos *ons*midores d* fei** da P**ça Dr. Jorge. Dentre *les, pod*-se </line>
<line> d*stacar a* dific*l*ades de ****ego e estacion*mento, a f*lta d* s*guranç* *ara os *edestre* e </line>
</par>
<par>
<line> a falta fiscalização e limpeza no </line>
<line> ambien*e </line>
<line> da fei*a (os *ua** s*lientam a necessid*d* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inspeção e fiscalização dos órgãos competentes para coibir a entra*a de p*o*u*os </line>
<line> come**i*lizados *e m*ne*r* i*regular e a *ujeira do local durante e após o término da feira, e* </line>
<line> virtud* d* falta de lixeiras no loc*l). </line>
<line> Além dos pro*lem** m*ncionados *nte*iormente, os c**sumi*o*es também revela**m </line>
<line> *i*icul*ades peculiares a *ada fe*ra. Os freqüen*ado*es do Mer*ado Mun*cipal cons*deram o </line>
</par>
<par>
<line> *spaço re*uzido </line>
<line> para a realização da fei*a. Alé* disso, um aspe*t* *eculi*r desta feira, diz </line>
</par>
<par>
<line> *espeito à dis*ribuição da oferta de </line>
<line> pro*uto* entre a sexta-fei*a à n*it* e o sábad* de manhã </line>
</par>
<par>
<line> (horári*s de reali*aç*o da* feiras no *oc*l). S*gundo os próprios cons*mid*res, a* pessoa* q*e </line>
<line> deixam para fazer suas co*pras no s*ba*o fic*m *rejudicadas, um* vez que os *rodutos </line>
<line> ofert*dos n*ste dia são os que res*aram do dia ant*rior, sendo e*tes col*cados sobre as ba*cas </line>
<line> já m*rcha*, em peque*as *uant*dades e com va***dade reduzi*a. A fal*a de fix*ção de preç*s </line>
<line> nos produtos també* é pon*o que **comoda os *onsu*idores desta feira. </line>
<line> Já em *ela*ão aos pro*l*mas da *eir* l*vr* reali*ada na Praça Dr. Jo*g*, além dos </line>
</par>
<par>
<line> aspectos *á desc*itos, podem ser destacad*s a b*ixa varie*ade de *roduto* ofertados, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aparênci* da feira, a *isposição da* barracas (de acordo com os re*pondent*s, </line>
<line> a*ranjadas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*neira desorde*ada) e o espaço reduzido (neste caso, como a feira é r*alizada em uma praça </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-3*, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*p*rtamento Do *o**umidor Das Feiras Liv*es </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> da c*dade, grande part* d*s pe**oas reve*ou c*rto desc*nforto em relação à *roximidade d*s </line>
<line> b*rra**s co* a *i* d* **áfego da cida**, que é b*s*ante moviment*da). </line>
<line> De fo*ma ge*al, as suges*õ*s d**a* pelos con*umidores *a*a *elho*ia da *ei*a </line>
</par>
<par>
<line> esti*eram </line>
<line> di*etam**te r*lacionadas aos </line>
<line> pr**l*ma* *or eles apon*ad*s. De**re ** </line>
<line> aspectos </line>
</par>
<par>
<line> suger*dos pelos ind*v*du*s que *re*üen*am a feira do Mer*ado M*nicip*l, *o*e-s* </line>
<line> destacar, </line>
</par>
<par>
<line> co*o forma de melhoria das condi*ões *e trânsito, a di*poni*ilização de agentes de trânsito </line>
<line> *as pro*imidade* da *eira, de forma a garanti* a s*gurança dos pedestr*s. Como medida* de </line>
</par>
<par>
<line> melhoria das </line>
<line> condiç*es de fi*c*lização e limpeza, o f*rnecimento d* l*xeir*s em todas as </line>
</par>
<par>
<line> ba*racas, o **ment* na *egularid*de *a lim*e*a </line>
<line> do* ba*heiros e realiz*ç*o d* *ma maior </line>
</par>
<par>
<line> **spe**o e fiscalizaç*o de prod*to* *ue nece*sitem *e refr*geração, como as carnes. Já para a </line>
<line> ampliação do espaço onde que * fe*ra é ***lizad*, sugeriu-se aumenta* o **mero *e *n*radas, </line>
<line> o*gan*zar melh*r o espaço e construir um 2* p*s* no *ercado. </line>
<line> Com* sugestões dadas pelo* *ons*m*dore* da Pr*ça Dr. Jo*ge, des*acam-se: mudar o </line>
<line> local onde a *e*ra é atu*lmen*e realizad* par* um a*bie*te mais amplo * co*ert*; melhorar *s </line>
<line> condi*õe* de trânsito e e*tacionamento (n*o foi dada nen**ma especific*ção de como isso </line>
<line> deveria ser feito); e melhorar aparên**a da feira através da padron*zaçã* da* barracas, </line>
<line> *dentificação d*s mesmas e re*rranjando da *isposição se encontram atua*mente. </line>
<line> 5 C*NSID*RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> As feira* livres são uma **presenta*ão h**tórica e </line>
<line> cu**ural das cidades, </line>
<line> qu* </line>
<line> acolhem </line>
</par>
<par>
<line> dia*iame*te pe*soas *e diferentes *l*s*es s*cia*s, faixas etári*s, orie*tações, gos*os e origens. </line>
<line> N*ste sen*ido, perpassam o* limit** de um simples espaço de com**ci*lizaçã* pa*a se </line>
<line> co*figurar como espaço d* integração social e tra*smi*são d* conhec*mentos. </line>
<line> As razões que leva* o c*n*u*idor a frequentar a feira livre de La*ras, c*m* pôde ser </line>
</par>
<par>
<line> *bser*ado ao longo </line>
<line> desse es*udo, vão *esde a necessidade de *o*ia**zação a i*entificação * </line>
</par>
<par>
<line> com o </line>
<line> ambiente, </line>
<line> at* * busca por preços m**s *cessíveis e por produtos naturais e de *aior </line>
</par>
<par>
<line> quali*ade. Já no ato da *ompra, esses con*um*dores esco*hem seus *rodut*s por mei* d* </line>
<line> *omp*ração e análise de *tri*utos como aparê**ia e frescor do produto e hi*ien* ** barra*a. </line>
<line> * realização deste e*tudo r*velou *ambém competências e insuficiências da feira livre </line>
</par>
<par>
<line> da cidade, por meio ** análise das decla*a*ões </line>
<line> de sati*fação </line>
<line> ou insati*fa*ão d*s </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumidores. *esta form*, aspectos *omo qualid*de, </line>
<line> va*iedade, aparênc*a e preço dos </line>
</par>
<par>
<line> produtos comercializados, alé* da *orm* de atendimento do* fei**nte* e da localizaç*o da </line>
</par>
<par>
<line> f*ira, agradam os c*nsumi*ores </line>
<line> lavrenses, de forma </line>
<line> **ral. P*r outr* lado, orga*izaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 12, n. 4, art. 2, p. 14-**, jul./ag*. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. S. *orel, L. T. *ezende, P. T. Tanure, C. A. Ferreira, R. S. Se*te </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> higiene, condiçõe* de t*ânsi*o e estacio*ament* da feira, foram aponta*os como problema* </line>
<line> *mer***ciais. </line>
<line> Com a finalidade de cumprir com * papel social d*s pesquisa*ores, *ste estudo terá </line>
</par>
<par>
<line> con*inuidad* em um proje*o *xte*sion*sta, </line>
<line> por meio </line>
<line> do qua* se *uscar*, juntamente com os </line>
</par>
<par>
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<line> *orne-se pos**vel </line>
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<line> de f*irant** e consumi*ores e, acima d* tudo, </line>
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