Jean Piaget E A Construção De Maquetes: Um Olhar Para A Educação Geográfica / Jean Piaget And The Construction Of Models: A Look At The Geographical Education

Leonardo Pinto dos Santos, Cristina Pires Corso, Roselane Zordan Costella

Resumo


RESUMO

 

O seguinte trabalho se pauta em reflexões sobre a potencialidade da construção de maquetes para o ensino da Geografia, tendo neste objeto o ponto de partida para possíveis desequilíbrios mentais por parte dos educandos. Utilizamos como metodologia para sua confecção o estudo de Costella (2003) que divide sua construção em oito etapas distintas (contextualização; projeto; construção; croqui; legenda; relatório; conclusão; exposição). Temos ainda em Jean Piaget, a base para que sua construção seja abalizada em um ambiente pautado no diálogo entre os estudantes. Pensamos neste instrumento metodológico como o ponto de início e meio para o processo de construção do conhecimento e não o ponto final deste processo. A maquete se mostra neste trabalho como um recurso didático que leva a compreensão de saberes geográficos, levando ao modelo tridimensional do espaço geográfico as distintas relações sociais que vivemos como seres humanos convivendo no coletivo.

 

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia. Maquetes. Jean Piaget.

 

 

ABSTRACT

 

The following work is guided reflections on the potential construction of models for teaching Geography, and this object the starting point for possible mental health problems by the students. Used as a methodology for making the study of Costella (2003) dividing its construction in eight distinct stages (contextualization; design, construction, sketch, legend; report; conclusion; exposure). We have yet to Jean Piaget, the basis for its construction is authoritative in a guided environment in dialogue between students. We think this methodological tool as the starting point and a half to the process of knowledge construction and not the end point of this process. The model shown here as an educational resource that leads to understanding of geographic knowledge, leading to the three-dimensional model of the geographical space the different social relations that we live as human beings living in the collective.

 

Keywords: Geography Teaching. Geography. Model. Jean Piaget.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BARRELET, Jean-Marc; PERRET-CLERMONT, Anne-Nelly. Tradução de Fernanda Oliveira. Jean Piaget aprendiz e mestre. Lisboa: Instituto Piaget, [199-]. 404p.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. 144p.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; COSTELLA, Roselane Zordan. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. 120p.

COSTELLA, Roselane Zordan. Como a ambiência reflete na construção de maquetes. In: REGO, Nelson; AIGNER, Carlos; PIRES, Cláudia; Lindau Heloísa (Org). Um pouco do mundo cabe nas mãos: geografizando em educação o local e o global. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003. p.131-150.

______. O significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciais. 2008. 202 p. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

DELVAL, Juan. El desarrollo humano. 8. ed. Madrid: Siglo XXI, 2008. 630p.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Tradução de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM, 2014. 400p.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. 314p.

OLIVEIRA, Livia de. Que é Geografia. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v.11, n.21/22, jan./dez., 1999. p.89-95. Disponível em:

. Acesso em: 12 fev. 2015.

PIAGET, Jean. Estudos Sociológicos. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Forense, 1993. 232p.

______. O Trabalho por équipes na escola: notas psicológicas. Tradução de Luiz G. Fleury. In: Revista psicopedagogia. São Paulo: v. 15, n. 36, p. 14-20, maio. 1996.

______. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: PARRAT-DAYAN, Silvia; TRYPHON, Anastasia (Org). Jean Piaget: Sobre a Pedagogia textos inéditos. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p.137-151.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A representação do espaço na criança. Tradução de Bernardina Machado de Albuquerque. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. 507p.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. 384p.

SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA, Roselane Zordan. Ser professor é ser pesquisador: a contribuição do pibid na formação do educador pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p.169-176, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2015.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012a. 288p.

______. Pensando o espaço do homem. 5. ed. 3. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012b. 96p.

______. O espaço do cidadão. 7. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012c. 176p.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos; GIRARDI, Gisele; BROMBERG, Patrícia; MORONE, Rosemeire; RAIMUNDO, Silvia Lopes. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. In: Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB/São Paulo, n.70, 2° semestre, 1991. p.05-22.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)