<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 9, *. 160-172, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> Jean Piaget E A Construção De *aquete*: Um Olhar Para A Educação Geográf*c* </line>
<line> Jean Piag*t A*d The C**struction Of M**els: A Look At *he Geograph*cal E*u*ation </line>
</par>
<par>
<line> Leo*ardo Pinto do* *anto* </line>
<line> Doutoran*o em *eogra*i* na Univ*rsidade Federal de S*nt* Maria </line>
<line> Mestre em ***grafia pe*a Universidade *ederal do *io Grande do *ul </line>
<line> Professor da U*iv*rsidade Estadu*l do Rio Gr*nd* do Sul </line>
<line> E-m**l: leona*do*fsm@hotmail.*o* </line>
<line> *ristina *ires Corso </line>
<line> Mestr* p*la Univer*idade Feder*l do Rio Grande do S*l </line>
<line> Pr*fessora do Co*égi* No*sa Se*hora da Gl*ri* </line>
<line> E-*ail: cpcor*o@te*ra.com.br </line>
<line> Rosel*ne Zordan Costella </line>
<line> Doutora pel* Universidade F*d*r*l *o R*o Gra*de d* *ul </line>
<line> Professora da *n*vers*dade Feder*l do Rio G**n*e do Sul </line>
<line> E-mail: ro.paulo@te*ra.com.*r </line>
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<line> *ndereço: L**n*rdo *into dos *antos </line>
<line> Univ**sidade F*deral d* Rio Grand* do Su*. Avenida P*ulo Gama. *arrou*ilha, CEP- 9**40-060 - Por*o Alegre, </line>
<line> RS - Bra*il. </line>
<line> E*d*reço: Cristina Pires *o*so </line>
<line> Colé*io Noss* *enhor* da Glória. Av. Oscar Per*ira, 30**, Glória, CEP- 91710-000 - Port* Alegre, R* - Brasil. </line>
<line> Endereço: Roselan* Zorda* C*stella </line>
<line> Un*versidad* Fed*r*l do *io Grande do S*l, Faculdade de Educaç*o - Av. Bento *onç*l*es, 950*, Campus de </line>
<line> Agronomia, *EP: 91501-97* - Po**o Alegr*/RS, Bra*il. </line>
<line> Edi*o*a-che*e: Dra. Marlene Araú*o de *arvalho/Faculd*de Santo Agostin*o </line>
<line> **ti*o recebid* em 13/03/2015. *lti*a versão rec*bida em 14/0*/2015. Aprovado em 23/03/2015. </line>
<line> Av*li*do *elo sistema Triple Review: a) D*sk Rev*ew p*la Editora-Chefe; e b) Double *lind </line>
<line> Revie* (ava*iação ceg* por dois avaliadores da área). </line>
<line> R*visão: Gra**tical, Normativa e de Formataç*o. </line>
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<line> **an *iaget E A **nst*uç*o ** Maquetes: *m Olha* Para A Ed*cação Geogr*f*ca </line>
<line> 161 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O seguinte trabalho *e *a*ta em reflex*es sobre a poten*i**i*a** da construçã* de maquetes </line>
<line> para o *ns*no da *eografi*, tendo nes*e objet* o ponto de partida para possíveis dese**ilíbrios </line>
<line> menta*s por parte dos educandos. *t*lizamos *omo metod*l*g*a para sua confecção o estudo </line>
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<line> d* Costell* (2*03) </line>
<line> que divide sua con*trução *m </line>
<line> *ito etapas distintas (con*ext*alização; </line>
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<line> p*oj*to; constru*ão; croqui; l*genda; r*l*tó**o; co*c*u**o; expos*ção). *e**s ai*da e* J*an </line>
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<line> Pi*get, a </line>
<line> *ase para qu* s** constr*ção se*a abali**d* </line>
<line> em um ambie*te pautado no diálogo </line>
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<line> ent*e os estudantes. Pensamos neste ins*rumento metodológico como * ponto de início e meio </line>
<line> para o proce*so de c*nstrução do conhecim*nto e não o *ont* final *e*te pr*cesso. A maquete </line>
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<line> se most** nes*e trabalho *omo um recurs* didático </line>
<line> que leva a compreensão de sab**es </line>
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<line> geográficos, le*ando ao modelo tridi*ensio*al do espaço geogr*fico as distintas relações </line>
<line> so*iais qu* viv*mos como seres humanos *onvive*do no colet*vo. </line>
<line> Palavra*-chav*: Ensi*o de Ge*grafia. Geografia. Maqu*tes. Jean Piaget. </line>
<line> ABS*RA*T </line>
<line> The followi*g work is guided refl*ctions on th* potential con*truction of mo*els for teaching </line>
<line> Ge**raphy, and thi* object the st*rting point for possi*l* menta* h*alth problems by the </line>
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<line> s*udents. Us*d as a methodology *or m*k**g the study of Co*tella (*003) </line>
<line> di vi d* ng </line>
<line> its </line>
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<line> c*nstruction in eight </line>
<line> di*ti*c* sta*es (contex*ualization; desi*n, c*nstr*ction, sketc*, le*end; </line>
</par>
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<line> r*port; con*lu*ion; exposure). We </line>
<line> **ve </line>
<line> yet to **an Piaget, the b*s*s for its </line>
<line> co*str*ct**n is </line>
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<line> authoritati*e *n a guided environment in *ialogue bet*een students. *e think t*is </line>
<line> methodo*og*cal *ool as *he starting p*int an* a half to the proces* of kn*wl*dge *onstructio* </line>
<line> and not *he en* p*int of this p*o*es*. T*e mod*l shown he*e as an edu*ationa* resource *hat </line>
<line> leads to understan*ing of geog*aphic kn*wledge, leading to the t**ee-dimensio*al model *f </line>
<line> the geographical space the differ*nt social r*latio** th*t we live as hum*n being* **ving i* the </line>
<line> coll*ctive. </line>
<line> Keywords: Ge*grap*y *eachin*. G*og*aph*. Mode*. J*an Piaget. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *rt. 9, p. 160-172, Ma*./*un. 2015 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
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<line> L. *. dos Sa**o*, C. P. Corso, R. Z. *ostella </line>
<line> 1*2 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> N*ss* pensar sobre o ensino se ba*eia *a apren*izagem como *m processo ** que os </line>
<line> p*péis de q*em ens*na e de quem aprende são reversí*eis, e, q** a transmiss*o é alg* p***o </line>
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<line> *e*undo *a*a o des*nvolviment* de u*a l**tura compe*ente do </line>
<line> espaço geográfico de </line>
<line> fo*ma </line>
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<line> *el*cional. </line>
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<line> Pensamos que a transm*ssão do conh*cimento só faz sentid* e* um *und* imutável, </line>
<line> o* se*a, im*e**ável para a rea*i*ade dos palcos escol*res atuais, onde os su*ei*o* conviv*m </line>
<line> em *m mundo de **pi*a* transform*ç*es. </line>
<line> Nesse caminho é *ue d*****amos no*sas reflexões a partir *a construção de maquetes, </line>
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<line> que observam** se configu**r *omo obj*to didát*co *e gr*n** valia *a*a a cons**ução </line>
<line> do </line>
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<line> con*ecimento geográfico. </line>
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<line> *ara que se c**fi*u*e co*o uma real constru*ão de conh*cime*to, pautamos **ssas </line>
<line> reflex*es nos traba*hos de Piag*t (19*6; 1*9*) no *ue tange a suas r**l*xões sobre o tr*b**ho </line>
<line> em eq*ipes * tam*ém na me*odol**i* de Costell* (*003) re**rindo-se à confecção *as </line>
<line> maqu*te*. </line>
<line> Concorda*os com Simielli *t al. (1991, p.2*) que coloca q*e "*ão *ode*os encar*r a </line>
<line> ma*uete como um i**t**mento d* ensino que encerr* em si i*for*ações mas s*m como *m* </line>
<line> po**e ent*e os vários objetos de *stu*o geográfico". </line>
<line> P*n*ar s*bre a **quete se re*ere ex**amen** neste po*t*: te*d* ela como um início e </line>
<line> u* meio para nossos **s*ios e, *un*a um *im *ela mesmo. </line>
<line> Tr*ba*ha* com a c*nst***ão da maq*ete é traba*har *om uma leitura competente do </line>
<line> espaço geográfic*. A man*ira como pensamos este espaç* é de suma importância, *ois muda </line>
<line> nossa própri* compree*são do mundo, nossa* at**udes pa*a *om nos*os pare* e nossa f*rm* </line>
<line> d* v*r e at*ar dentr* de n*s*as vi*ências. </line>
<line> "O espaço é * dimensão do so*ial" (M**SEY, 2**3, *.15), a**im é nec*s*ário qu* nos </line>
<line> palcos escol*re*, nós, *om* educ*do*es, desenvolvamos reflexões sob*e qu* *s*aço é este em </line>
</par>
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<line> que *i*emos e hab**amos e </line>
<line> as relaçõe* ali existen*es.Uma destas fo**as de se *en*a* que </line>
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<line> e*paço ge*gr*f*co é est* e a organização só*io-espa**al exis**nte é * materiali*a*ão </line>
<line> do </line>
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<line> mod*lo tridime*sional de*om*nado maqu*te. </line>
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<line> Fazem*s nos*a* a* palavra* de Oliveir* (1999, *.95) "que é Geografia? É uma </line>
<line> discip*ina científ*ca *ue t*aba*ha com o es*aço, em *ermo* relativos e relacionais, de um </line>
<line> pont* d* vista horizo*tal, ambiental e s*cial". </line>
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<line> R**. FSA, T*resina, v. 12, n. 3, ar*. 9, p. 1*0-172, M**./Jun. 2015 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revi**a </line>
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<line> Jean Piage* E A Constru*ão De Maquetes: *m *lhar Para A E*uca*ã* *eográfi*a </line>
<line> 163 </line>
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<line> Pensar o espa*o geográfi*o de f*rm* rel*cional e não c*mo a**o ab*oluto que se </line>
<line> res*me nele *esmo * camin*a* *or uma forma mais atuante de se viver neste m*ndo </line>
<line> globa*izado e d* cons*ruir um sa*e* esc*lar críti*o e refl*xi*o. </line>
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<line> A es**la, d*finitivame*te, nã* é u* *ugar d* s*mplifica*õe*, pelo contrário, é </line>
<line> um </line>
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<line> lugar para tornar o pensam**t* mais comp*e*o, mai* articulado e princ*palmente </line>
<line> pro*or a a*t*ria * *u*onomia sobre o q** se *prende. O c**t*úd* d*senvolv*do n* </line>
<line> e*col* não e*tá ancor*do no l*vro didático, que prop*e atalhos, amen*za propo*tas. O </line>
<line> conteúd* está comp*eendido *a sua ra**o epistêmica, no *eu s*gnificado *ncontrado </line>
<line> princ*palmente no* ensin**entos acadêmicos e na relação destes ensinamentos com </line>
<line> ** univ*rso *e ex*eriências, que por sua vez tam*ém são *esponsáveis pela </line>
<line> existência deste *ont*úd* (SAN*OS; M*NEZES; CO*TELLA, 2014, p.171). </line>
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<line> 2 **FERE***AL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 Jean Pia**t: c*operação e o *rabalho em g*upo </line>
<line> Piaget; Inhe*der (1993) fizera* experimen*os va*endo-se da maqu*te em sua o*ra "A </line>
<line> *epresentaç*o do espaço *a criança" (1993), o*de estes *bse*vam que a criança rep*esenta </line>
<line> *ma **al*dade vi*id* por meio da co*str*ção tridimensiona* * assimila por um proc*ss* de </line>
<line> assimilação e acomod*ção di*nte de um* da*a realidade, fa*en*o uso de jogos simbólicos. </line>
<line> Temos e* Piage* (199*) a *ase p**a um pe*s*r d*ntro da conf**ção da maquete, </line>
<line> pautad* pr*ncipalmente nos estu*o* ao que cinge trabalho ** g*u*o que "é ess**cialm*nte </line>
<line> ativo" (p.148) * o c*nceito d* cooperaçã* que "é *m método característico da sociedade que </line>
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<line> se constrói </line>
<line> p*la </line>
<line> *ecip*ocida*e </line>
<line> *os traba*ha*ores e implica, ou s*ja, é pre**samente uma a </line>
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<line> nor*a *acion*l e moral indi*pensável p*ra a fo*mação da* personalidades" (p.*41). </line>
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<line> A* p*ns*r nos potenc*a*s </line>
<line> ganhos *dvindos </line>
<line> do coletivo, r*gulado na cooperação, </line>
</par>
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<line> Sa*to* (201*c, p.*03) divaga q*e "sozinho*, fica*os livres, mas </line>
<line> não pode*os e*ercitar </line>
<line> a </line>
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<line> nossa lib*rd*de. Com o gr*po, *ncontramos os meios de mul*iplic*r as forças individuais, </line>
<line> mediante a *rganização". </line>
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<line> "O c*n*ec*mento </line>
<line> humano é es*en*ialmente </line>
<line> *ol*tivo e a vida so*ial c**s**tui um dos </line>
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<line> fatores essencia*s da formação e d* crescimento </line>
<line> dos conhecimento* pr*-científ*cos </line>
<line> e </line>
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<line> científicos" (PIAGET, 1993, p.1*). </line>
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<line> Por o co*hec*mento h**ano *er algo e*s*ncialm*nt* col*tivo, é que p*nsamos *u* a </line>
<line> c*nst*ução da maquete d*ve ser centrada *o mesmo intuito, ou seja, bas*a*o na *onstru*ão </line>
<line> c*leti*a. Não aqu*le que ca*a *m faz uma parte, mas que a partir do *iá*o*o to*os os sujeitos </line>
<line> c*esçam. </line>
<line> Rev. FSA, *er*s*na, *. 12, n. *, art. *, *. 16*-172, Mai./Ju*. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
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<line> L. P. dos Santos, C. P. Co**o, R. Z. Coste*la </line>
<line> 164 </line>
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<line> Talvez f*sse ***eressan*e d*senvolver a constr*ção den*ro dos mome*tos *e au*a, p*ra </line>
<line> que n*s com* professores poss*mos permanecer aten*os a est* traba*ho coletivo e ficar </line>
<line> se*pre como elemento questiona*or sobre a* situações postas *elos estudan*es. </line>
<line> P*ra i*so e *or causa di**o, organizamos *m pensar que de forma alg*ma é ciment**o </line>
<line> e i*utável, j* que o campo *e p*squisa *m sala d* aula sempre está nos *spantando de </line>
<line> di*ersas *o**as. *ssi*, perm**ecemos abertos a *oss**eis mudanças e sugestões sobre o </line>
<line> segu*nte trabalho, pensa*do sempre em *ormas de se *elhorar a con*t*ução do co*heci**nto. </line>
<line> Es*a *onstr*ção de novos saberes, est* d*s****lvim*nto cognitivo se po*encial*za *or </line>
<line> meio da cooperaç*o ent*e *s jovens, "el desarrollo ti*ne *ugar por *ed** de l* actividad </line>
</par>
<par>
<line> constructiv* del s*j*to" (DELVAL, 2008, </line>
<line> p.66). Ass*m para * cons*rução da maq*e*e, </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> *odas *s su*s oito etapas, decidimos pela reunião e* grup*s, que através *a coop*ração e do </line>
<line> diál**o e*frentaram des*quilíbrios que *oram elevados pela partici*ação ** coletivo. </line>
<line> Pensamos e comprov*m*s qu* um amb*ente pautado na coopera*ão, obtém m*is </line>
</par>
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<line> informações que </line>
<line> ** único indi*íduo mergulhado em uma esquizofreni* solitária, pois cada </line>
</par>
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<line> qual d*s seus membros traz expe*iências diversas. Dess* modo, s*o superadas </line>
<line> a* l*m***çõe* </line>
</par>
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<line> de c*pacidad* de cada indivíduo. </line>
</par>
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<line> Ainda Piaget (1996, p.16): </line>
</par>
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<line> Do mesmo m*do, * pelo atrito incessant* co* outrem, pela oposição das von**des e </line>
</par>
<par>
<line> da* ***n*ões, pe*a </line>
<line> *erm*ta de idéias e **la discus*ão, </line>
<line> pelo* confli*os * pela </line>
</par>
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<line> compreen*ão mútua que todos </line>
<line> nós ap*endem*s a *os conhecer a nós *róprios. * </line>
</par>
<par>
<line> f*rmaçã* da personalida*e, no duplo sentido de uma tomada de con*ciên*ia do "*u" </line>
<line> e do e*for*o para situa* este "eu" n* co*junto das outras per*pectivas, é, pois, o </line>
<line> primeir* efe**o da coopera*ão. </line>
<line> É *esse *ol*t*v* que *o* valemos da me*odologia da c**struç*o da **quete com su*s </line>
</par>
<par>
<line> distint*s etapas, para re*letirm*s sobr* se trabalhar a </line>
<line> partir do col*t**o e não </line>
<line> do i*divid*al, </line>
</par>
<par>
<line> toman*o ess* d*cisão embasados pelos estud*s p***etianos (1996; 1998) qu* demonstram os </line>
<line> ganho* q*ando de u* trabal*o em gr*p* *as*ado pela *oopera*ão. </line>
<line> Não é somen*e na c***trução *aterial da maquete *ue o cole*ivo pode pairar. </line>
<line> *squad*i**amos que os nosso* estud*n*es partam das co*tribui*ões exist*ntes no grupo para </line>
<line> *ualificar os resultados ob*idos em todas as oito etapas *etodológicas. </line>
<line> A* Jean Pi*get tra*alh*r com o univers* de ex*e*iência e *om o desafio em suas </line>
</par>
<par>
<line> pe*q*isas, é q*e </line>
<line> obs*rv*mos </line>
<line> nas maquetes * meio para desafiar </line>
<line> *s jove*s com </line>
</par>
<par>
<line> que*ti*namentos sobre as repr*sentaçõ*s esp*c*ais por e*es tra*ido*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *r*. 9, p. *60-172, Mai./*un. 20*5 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Jean *ia*et E A Constr*ç*o De M*quetes: *m O*har *ara A Educação Geog*áfica </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> "Pode-se p*rtanto dizer, a *osso ver, que a coo*eração é efeti*a*ente criadora, o*, o </line>
</par>
<par>
<line> que dá na me*ma, q*e ela </line>
<line> const*tui a **ndição indispensável pa*a a constit*ição p**na da </line>
</par>
<par>
<line> *azão" (PIAGET, 19*8, p.144), ainda me*mo autor o </line>
<line> coloca que "do ponto </line>
<line> de vi * t a da </line>
</par>
<par>
<line> educação i*telectual, a tomada de consciência do pensame**o pr**rio é estimulada pela </line>
<line> c*op**ação" (*IAGET, 1996, p.16). </line>
<line> Com o alicerce na teoria piagetiana, esperamos contri*ui* p*ra d*smistificaçã* d* </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo* </line>
<line> geo*ráficos que parecem sem sentidos, *ara os nossos alunos, </line>
<line> simplesm*nte </line>
</par>
<par>
<line> "co*s*s *e professo*es *e Geografia". </line>
<line> Com o tr*balho em gru**, ao qual P*a*et (1996, p.15) *raz "o **todo do trabalho por </line>
</par>
<par>
<line> "*q*ipes" </line>
<line> aparece como fundad* sob*e os mecanismos essenciai* da </line>
<line> ps*cologi* da cria*ça", </line>
</par>
<par>
<line> tentamos elevar a hinterlândia da Geografia dentro do espaço esco*ar, e ter nela uma das *ases </line>
<line> pa*a a *eitur* c**pe*ent* deste espaço geográfico ao qual e*tamo* inseridos *omo *er*s </line>
<line> *ensantes e atuantes. </line>
</par>
<par>
<line> É isto qu* tem*s, *om* prof**so*es, tentar con*trui* *om noss*s </line>
<line> educan*os, *ma </line>
</par>
<par>
<line> lei*ura competente da real*d**e, para que nesse m*ndo *e derivaçõ*s que se acelera, possa-se </line>
<line> "l*r" e *om*reender o espaço geogr*fico que e*tá posto on*em, hoje e amanhã. </line>
<line> Os alunos e alun*s pre*isam p*rce*er o mundo e te**m consci*nci* da maneira com* </line>
<line> nele se movimen*ar. </line>
</par>
<par>
<line> A transfor*ação em *m ser </line>
<line> con**iente, lev* a um maior teor críti*o sob*e a* c*isas </line>
</par>
<par>
<line> *ue *stão </line>
<line> postas, surge* questi**amen*os: por q** isso é assim? A qu*m i*to f*vo*ece? </line>
</par>
<par>
<line> S*mpr* foi *ssim? </line>
<line> Como *em c*locado por Gal*ano (*014, p.367): "há que* ac*edite que o dest*no </line>
</par>
<par>
<line> descan*a </line>
<line> nos </line>
<line> joelhos *o* </line>
<line> deuses, mas a </line>
<line> ve*dade é que trabalha, *om um d*safio candente, </line>
</par>
<par>
<line> *obre as consciência* *os home*s". </line>
<line> Par* *ue nós educ*dore* pos*amos a*udir nesta *usc* pel* conscientização, ne*s* </line>
<line> exp*nsã* *o olh*r s*bre * mundo, se to*na n*cessá**o apre*nder quem é e*te alu*o e qu*i* *s </line>
<line> formas de ele le* **u cot*diano. </line>
<line> O qu* *os leva a ac*editar em ter nas ma*uetes *m d*s *eios pa*a **se entend*mento </line>
<line> dos *rocessos c*gnitivos desempenhados por *ossos *ducandos, **stas r*pr*sentações sociais </line>
<line> *ue os *osso* jovens const*oe* no próprio caminh*r de sua existênci*. </line>
</par>
<par>
<line> * ensinar a ciência g*ográfic* é muit* mais que e*ucidar caracte*ísticas do espa**, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fazer com que * alun* o **ja d* f*r** rel*cio***, refletindo sobr* a organização espacial ** </line>
<line> lugar habitado * mesmo aquele* espaços d*stante* a sua vivênc*a cotidiana. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 9, *. *60-172, Mai./Jun. 2015 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. do* San**s, C. P. Cor*o, R. Z. Costella </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> Em n*sso pensar dentro do amb*ente escolar, te*tam*s sempr* mitigar a conce*ç** </line>
</par>
<par>
<line> cumulativa * </line>
<line> transmissiva da form* escolar tradicional, pensando nos processos e nã* </line>
</par>
<par>
<line> s*mente o conteúd* </line>
<line> pelo </line>
<line> conteúd*. *o*o b*m lem**am Barrelet; Perret-Cl*rm*nt ([19--], </line>
</par>
<par>
<line> p.362-363) "certamente, </line>
<line> a *ocie*ade pode tra*smitir *p*niões e crenças, </line>
<line> mas não pode </line>
</par>
<par>
<line> fo*ne*er ao sujeito * pr*p*ia compre*nsão". </line>
<line> Não há a p**sibil**a*e de deposita* no aluno uma leitura comp*t*nte * críti** de nossa </line>
<line> realidade, por isso ess* bus*a ince*sant* e nece**á*ia de se buscar meios teórico- </line>
<line> metodoló*i*os para po*encia*i*ar a cons*r*ção do con*ecimento po* nossa par*e como </line>
<line> pro*essores-pesquisador*s, co** ** parte qu* tange aos nos*os a*un*s e comunidade escola*. </line>
<line> Assim, **peramos caminhar juntos em d*reção de se fazer da Geogr**ia e do s*u </line>
<line> ensin* *m *n*trumento de r*flexão e *ção so*r* a r*a*idade da **ucação e da soci*da*e, tendo </line>
</par>
<par>
<line> u*a preocupação tanto dos cont*údo* geogr*f*co*, bem como, dos proc*s*os cogniti*os </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> nosso ed**ando qu* vai se co***ontar com tai* s**ere* * </line>
<line> del*s poderá assimil*r </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento* válidos para s*a vida cotidiana. </line>
</par>
<par>
<line> Daí a impo**ância d* r*fle*ir*os sobre nossas práticas den*ro do </line>
<line> ambiente escolar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> refleti* e* "velhas" pr*ticas, como * caso da constr*ção das maqu**es, mas que possu*m o </line>
<line> em sua essênci* um* gama *rande de possibilidades desd* q*e trabalhadas de forma reflexiva </line>
<line> por n*ssa pa*te. </line>
<line> 3 METODOLOG*A </line>
<line> *.* As maquetes: a m*to*ologi* *m*regada </line>
<line> Co*o profes*ores-pesqu*sadore* *ece*s*tamos desemp*nha* um *apel ontológico de </line>
</par>
<par>
<line> **terrogar acerca d* realidade vivid*, o </line>
<line> que pensamo* alcanç*r c*m </line>
<line> a construç*o de </line>
</par>
<par>
<line> m*quetes; </line>
</par>
<par>
<line> Mas, para q*e i*so ocorra, não basta somente a *onstru*ão pela construção da </line>
<line> maquete, persiste a nece*si*ad* de objetivos claros e caminhos metodológi*os bem defi*idos, </line>
<line> po* *sso mesmo é que pautamos na *et*dologia de Cos*e*la (20*3) q*e se alice*ça em oi*o </line>
<line> etapas: </line>
<line> I. Con*e*tualizaç**; </line>
<line> II. Pr*jeto; </line>
<line> III. Co*strução; </line>
<line> IV. *r*qui; </line>
<line> V. L*gen*a; </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 9, *. 160-172, Mai./J*n. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Jean Piaget E * Con*trução De Maquetes: Um Olhar Para A Educação G*ográfica </line>
<line> *6* </line>
</par>
<par>
<line> VI. Relat*r*o; </line>
</par>
<par>
<line> VII. Con*lusão; </line>
</par>
<par>
<line> VIII. Ex*osição; </line>
</par>
<par>
<line> Pen**mos </line>
<line> que e*s*s fas*s metodológi*as possuem em *eu cerne *lgumas </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades de q*estionamento </line>
<line> sob*e o q*e e*tá sendo posto pelo j*vem com *ue* </line>
</par>
<par>
<line> di*lo*amos, o que permite mais que um *n*co *esequil*brio decorrido da tare*a de *ons*r*ir a </line>
</par>
<par>
<line> maquete, m*s s*m </line>
<line> uma gam* de nova* *eorgani*a*ões mentais *or parte </line>
<line> do discente q** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> incentiva*o a pensar no se* ato cr*ado* em distintas fases e em dis*i*tas fo*mas. </line>
<line> *amos agora dis*eca* essas etapas *a meto**log*a ** *oste*la (2*0*) para *elhor </line>
<line> explicitar *ossos *nseios e clarificar a escolha por essa traje*ória *et*dológica. </line>
<line> O trab*lho com *aquete* se i*ic*a com a contextualiz*ção. O p*imordial desta etapa é </line>
<line> apresentar dent*o do grupo o espaço que será repr*sent**o pela maquete; aqui persiste o l*cus </line>
</par>
<par>
<line> perfeito para a cooperação dos sujeitos </line>
<line> constr*tores da maque*e e </line>
<line> tam*ém u* mome**o </line>
</par>
<par>
<line> e*sen**al para o *rofessor-*esquisador ficar atento às vozes e questionamentos advi*dos dos </line>
<line> educa**os. </line>
<line> A r*flexão dentro *o coletivo no ambiente escolar se*á semp** essencial *ão so*ente </line>
<line> p**a a co*fecção do material *roposto, mas n* própria construção do conhec***nto, uma vez </line>
</par>
<par>
<line> q**, </line>
<line> os desequilíbrios serão c*n*tante*, para que *e e*tre em consenso sobre o q*e e como </line>
</par>
<par>
<line> serão materializados os e*ementos a *erem **presentados na *aquete. </line>
</par>
<par>
<line> Talvez essa fase inicial *e configur* como principal den*ro da metodolog*a a </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> construção da *aquete, pois nesse mom*nto qu* os jo*ens, pe*o diálogo, interpretam, é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*paço que habitam e ima*inam, a partir de seus olhares s*ng*lares e, mesm*, de seus *aberes </line>
<line> prévios cons*ru**os em sua c*mi*hada cogni*iva. </line>
</par>
<par>
<line> O p*squisador, como observado* a*en*o, pode, * pa*tir disto, re*lizar uma série </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **est*o*amentos na *ent*tiva de dese*uilibrar o aluno fren*e ao *esafio </line>
<line> de tra*sform*r *s </line>
</par>
<par>
<line> informações proven*ent*s dos educandos em algo concre*o que *ep*esente c*mo seria aqu*le </line>
<line> espaço geog*áf*co q*e habitamo*. </line>
</par>
<par>
<line> Aq*i, *s pot*ncialidades </line>
<line> de atuação são m*it*s; po* exem*l*, se esti*ermos </line>
</par>
<par>
<line> traba*hando </line>
<line> com *studant*s *o </line>
<line> sexto ano ** ensino fundam*ntal, podemos parti* para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conf*cçã* *e maquetes da escola e </line>
<line> do s*u entorn*, *u mesmo da </line>
<line> *i*ad* onde a e*c*la e*tá </line>
</par>
<par>
<line> localizada. P*demos, com alunos do sétimo ano, constru*r ma*uetes das regiões bras***ira*, </line>
<line> por e*emplo: se pegarm*s * re*ião Centro-Oeste, podemos desenvolver um raci*c*nio como </line>
<line> representar as áre*s de cultivo *e soj* ou c*iação de gado. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, ar*. 9, p. 160-17*, Mai./Ju*. 2015 www4.f*ane*.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. *os *a*tos, C. P. *orso, *. Z. Cos*ella </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> Com estudante* *o oita*o *no, podemos qu*stionar *obre como el*s imaginam * meio </line>
<line> rural e o meio urbano a*gentin* ou c*ileno, po* exemp*o. E*sa prátic* de imaginar e pr*jetar </line>
<line> espaços distan*es é u*a ótima *orma de observa* como nossos jovens proje*am ment**ment* </line>
<line> alg* que não lhes é cot**iano, mas que se encontra nos man*ais di*á*icos e listas curricula**s. </line>
</par>
<par>
<line> Espaço Ment*lmente Projetado é um termo utilizado pela *eoria que </line>
<line> c**preende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> form* ou * *aneira como o alu*o, sujeito da an*l*se, *od* *nx*rgar *m es*aço *ue </line>
</par>
<par>
<line> está *m sua **nte, no seu *m*gé*ico, por meio de *çõ*s co*rdenações de *ções e </line>
<line> diante de conceito* que compree*dem um *spaço ausen*e *oncret*mente, mas </line>
<line> present* e* sua capacidade de pr*j*tar (COS*ELLA, 2008, *.38). </line>
<line> Após a e*colh* *o te*a a *er t*a**lhado na maquete, r*speitando os níve*s cognitivos </line>
<line> *os educ*ndos, fazem** a contextualização, sempr* part*ndo d* colet*vo da *urma ou </line>
<line> separando o* a*unos em grupo*, * estes, no gr*po *enor, irão con*ext*a*iza* * espaç* que se </line>
<line> está colocando para discu*são. </line>
<line> Nessa par*e, é imp*r*a*te que todos col*que* *a d*scussão os elementos que </line>
<line> deveri*m ser representa*os na hora em que **ssemo* construir a *aq*ete, para que, as*im, </line>
<line> ha*a debat*, principalmente *os *ontos onde o co*sens* *ão p*rsiste. </line>
</par>
<par>
<line> A*ós a conso*ânci* *o qu* será colocado n* maquete, que nã* * nada </line>
<line> mais </line>
<line> q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> própria representação tri*imens*on*l do e*paço ausen*e, pa*timos para o *rojeto. </line>
</par>
<par>
<line> Para * fase do projeto, é i*portant* ofere*er **a folha de papel o*íc** onde *evem ser </line>
<line> expli**tos e, mais imp*rtante, justificados *elos i*divíduo*, todos os ele*entos e su* </line>
<line> respecti*a distribui*ão qu*nd* da ma*eriali*açã* *ost*r*or *a maquete. </line>
<line> * par*ir da context*alização e do planejamento de como trans*oria* os elementos que </line>
<line> imaginaram p*ra o ***creto, passam*s à terceira fase, que se configura como a própria </line>
<line> materializ*ção em forma *a maq*ete d* l*it*ra do espaço me*talmente p*ojeta**. </line>
<line> Nesse *ontex*o, o pa*el do professor-pesquisad*r rev*stem-se d* *mportância ao ser o </line>
<line> el*ment* de expansã* do* desafios e questiona*entos. Além do *esa*io do* jovens dentro dos </line>
</par>
<par>
<line> *r*pos, de entrarem em com*m aco*do sobre com* será confecc**nado a maquete, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pesquisad** ent*a como elem*nto *esequil*brador. </line>
</par>
<par>
<line> Os d*safios a serem *r*postos *ão </line>
<line> *uitos, desde a q*est*o d* e*ca*a, do </line>
<line> porquê </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> element*s c*m ta*anhos *ão *e*proporcionais, por exemplo, até pergu*ta* *ais *o*o: haveria </line>
<line> outras *ormas de o*ganiza* o meio urbano. E o meio rural? Não poderia ser tr*zido de outra </line>
<line> forma, *e sim, qual? E cemité*io, não exis*e *a ci*a*e? Por que da igre**, hos*it*l ou *scola </line>
<line> estare* em p*ntos ce**rais? E e**a* avenidas, cadê os carros? E se tem carros, onde estão as </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 3, art. 9, p. *60-172, Mai./Jun. 2*15 </line>
<line> www4.fs*ne*.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ean Piag** E A Construção De Maquetes: Um *lhar Para A Educaç*o Geográfica </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> vag*s de *s*acionam*nto tão necessárias para os ce**r*s de ma*or mo**mento? E as *aixa* de </line>
<line> pedestre? E as ***so*s? </line>
<line> Fica c*ar* assim * porquê que a ma*uete **o pode se *esumir como um* mer* </line>
</par>
<par>
<line> *rod*ç*o da *rópria maquete. Seus potenciais s*o in*me*os, * parte d* </line>
<line> *o**a *unção como </line>
</par>
<par>
<line> profe*sores, de explorá-*a, ** *o*t*ário de *ma conf*cção de maquete que *ara simplesm*nt* </line>
<line> na própria construção, sem maior*s reflexões, sem nenh*m tipo de questi*n*me*to e desafio </line>
<line> m*ior. </line>
<line> Castrogiovan*i (2012, p.33) no* auxil*a ao discu**i-se "as maquete*, m*pas, c*rta* e </line>
</par>
<par>
<line> plantas s** r*presentaçõ*s </line>
<line> sociais d* um d*t*rm*nado </line>
<line> espa** real e r*present*m u*a </line>
</par>
<par>
<line> organizaçã* dos </line>
<line> elem*nto* que *ompõem e*paço. São o </line>
<line> modelos de comu*icação que *e </line>
</par>
<par>
<line> utilizam de *ma *inguag*m cartográfic*". </line>
<line> Para c*ntinu*r a *xp*orar a* potenci**idades d*sta represe*tação social que reprod*z o </line>
</par>
<par>
<line> *ensar do* educa*dos, pa*tim*s </line>
<line> para a fa*e do *roqui. Essa * </line>
<line> out*a </line>
<line> par*e*a qu* n** </line>
</par>
<par>
<line> pr*porc*o** gan*os no camp* </line>
<line> *du*acional, </line>
<line> ao ofertar </line>
<line> n*d* mais do q** </line>
<line> uma fo*ha </line>
<line> de p**el </line>
</par>
<par>
<line> ofício; desafiamo* os nossos p*rceiros de *esquisa a olhar * maq**te agora construída </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> distintos â*gu**s e, a partir dess* momen*o, fazere* o desenho </line>
<line> do *bjeto pelo seu "olhar", </line>
</par>
<par>
<line> tran**o*do ao pape* os elementos *omo estão enxe*gando, *ndependentemente s* </line>
<line> estão </line>
</par>
<par>
<line> f*c*ndo *nálogos ou não ao objeto *onc*eto. </line>
</par>
<par>
<line> O *roqui é p*nto d* par*ida p*ra a próxima fase *etodológica, a *rodu*ão da legenda. </line>
</par>
<par>
<line> *s *ese*hos represen*ad*s no </line>
<line> croqui pass*m a ser **g**ficantes </line>
<line> de objeto* concretos, tendo </line>
</par>
<par>
<line> a*sim a *egen*a, que auxiliará </line>
<line> estes j*vens * perceberem como se </line>
<line> dá o *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> repre*e*tação </line>
<line> de ob*eto* </line>
<line> por sí*bol*s, por exe*plo, em map*s e </line>
<line> cartas topográ*icas ou até </line>
</par>
<par>
<line> em mapas turí*tico*, placas informat*vas e outros element*s que conviv*m *otidia*amen*e </line>
<line> nos esp*ços ur*anos e rurais, *esmo qu* nós não o* percebamos. É só ol*ar pa*a os la*os que </line>
<line> eles estão *á, os mapas e "leg**das" estão por aí, so*os circundados por Geo*rafi* and* que </line>
<line> não queiramos! </line>
<line> Com o planejamento, execução e formas de signifi*ar o que *stá send* r*presentado, é </line>
<line> que partim*s p*ra a sex*a etapa *esta m*t*dologi* *ue estamos co*ocando pa*a *eflexão. </line>
<line> *ensamos que, ao *os pautarmos nestas oi** et*pa* da metodologi* *e Costella (200*), </line>
<line> temos u*a fo*te de se *ombater o que Pontuschka; *aga*elli; *a*ete (2*0*, p.3*1) chamaram </line>
<line> de "an*lfabetismo em territori**id*de gráfic*", ou sej*, suj*itos que não co*segue* </line>
</par>
<par>
<line> repres*nta*, </line>
<line> de fo*ma gráfica, o* el*mentos de *os*a realid*de, além </line>
<line> d* terem *esa*as </line>
</par>
<par>
<line> dificuld*des *m loc*l*zar municípios, cidades ou até m*smo países. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, v. 12, n. 3, art. 9, p. 16*-172, Mai./Jun. 2015 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. P. dos Sant*s, C. P. Corso, R. Z. Costel*a </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Concentra-se *n*ão no relatór*o t*da força ment*l d*s nossos disc*n*es. *gor* s**á </line>
</par>
<par>
<line> r*latado * que e*iste na maquete e as inter-rela*õe* ali exist*nt*s, que proporciona o </line>
<line> ** * </line>
</par>
<par>
<line> o**aniz*ç*o menta* pa*a que o *isce*te reflita so**e o *ue * *om* representou * nos p*ss*, a </line>
<line> part*r de um texto, como fez *sso, desen*olvendo a habi*idade sempre impo*tante da *scr*ta, e, </line>
<line> *ão somente isso, mas também pensando no *eu ato de escrever. </line>
<line> Destacando es*as po*e*cialidades *erivad*s da co*stru*ão da maque**, pegamos os </line>
</par>
<par>
<line> dizeres de *astrogiovann*; Costell* </line>
<line> (2012, p.32): </line>
<line> "assim, refo*çamos a ideia de que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> represe*tação do *s*a*o através d* maq*etes * os desafios *iante des*a *epresentação faz*m </line>
<line> com que os al*nos co*preendam algum*s rela*õe* e*pa*iai* * p**sam interagir c*m o espaço </line>
<line> repre*entado". </line>
<line> * penúlti*a **rte desta metodologia é a *onclusão. Preconiza-se n*ssa pa*te * "olhar" </line>
</par>
<par>
<line> sobre a dinamicidade das relações presentes no esp*ç*. Podemos a*ui d*alo*ar sob*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> "ac*mulaçã* desigual de tempos" no es*aço (*ANTO*, *012a, p.256; S*NTOS, *012*, </line>
<line> p.09), *or exemplo. </line>
<line> Ven*ilando-se sobre a di*a*icidade deste espaço que se *onfigura a p*rtir de i*ú**ras </line>
</par>
<par>
<line> re*açõe* </line>
<line> dentre tantos </line>
<line> dife*ente* </line>
<line> *lemento*, **mo </line>
<line> bem corro*ora *antos (2012b, *.58) "o </line>
</par>
<par>
<line> espaço não pode *er estudado como se os obj*tos materiais que f*r*am a paisagem </line>
<line> trouxessem *eles mesmos sua *rópr*a ex*licaçã*". </line>
<line> Então, torna se n*cessário que percebamos a* *n*e*a*ões entre os *leme***s exi*tentes, </line>
<line> e*emento* estes *epre*enta*o* pel*s no*sos estudantes, para que, assim, poss**os apreender o </line>
<line> próprio es**ço que se configura como lócus da nossa vivência, e não se tra*s*igu*a como um </line>
<line> espaço alienado para * homem. </line>
<line> Para f*nali*ar est* pe**urso me*odológi*o, ch*gam*s à exposiç*o d* maquete nas </line>
</par>
<par>
<line> es**las. Nesse </line>
<line> ínter*m as maquetes podem ser postas fr*nte ao </line>
<line> gra*de grupo, ou mesmo, </line>
</par>
<par>
<line> frent* a tod* a ***ola em algum moment* do inter*alo das a*las ou no d*se*volver d* algu*a </line>
<line> atividade que *nvolva a escola como um t*do. </line>
<line> Pod*remos o*se*va* as rea*ões d*s próp*ios alunos que re*idem naque*e *spaço que </line>
<line> está send* *epresentado pela maquete. Destacamo* *ue a *aquete pod* e d**e ser exposta </line>
<line> *om todo* *s elementos constituinte* d**a, ou seja, a*resentad* com os croq*i* arquitetados e </line>
<line> também com o relatório *escritivo. </line>
<line> Com essas fase*, busc*mos extr*** o máx*mo das potencialidades da ma*uete, q*e se </line>
<line> torna uma "atividade indispensá*el para a percepção do *spaço" (CO**ELLA, 2003, p.137) e </line>
</par>
<par>
<line> que s* configura *om* um real "laboratório geográfico" que </line>
<line> po*e **var ao de*pertar *e ** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 12, n. *, art. 9, p. 160-172, Mai./Jun. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Je*n Piaget E A Construção De Maq*etes: Um Olh** Pa*a A Educa*ão Geográfica </line>
<line> *71 </line>
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<line> rac*oc*nio geogr*f*co por par*e *o* sujeitos </line>
<line> q*e passam a ver de forma m**os a*rítica a </line>
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<line> realidade que o* de*ronta. </line>
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<line> O per**r*er d* *e*odol*gia *e Cost*l*a (2003) nos concede inúm*ros ganhos. *a </line>
<line> pr*p*ia confec*ão da *aquete, os jo*ens são de*afiados con*ta*temente em como organizar e </line>
<line> *o como co**truir esse mat*r*al didático, sendo nece*sárias d**ersas reorgani*ações, que são </line>
<line> exponenciadas ainda *elo traba*ho em g**po. </line>
<line> Ao nos *autarm*s nas *i** etapas, podemos e*pand*r po* oit* essas reorg*n*z*ções </line>
<line> cognitivas! É i*so que **o*re, que para produzir a maquete, o aluno teve que organ*zar seu </line>
<line> pen*ame*to de uma forma, m*s *o fa**r u* p*ojeto * o croqui, por exemplo, dessa *onfecção, </line>
<line> ele precisará reorga*izar s*u pensame*t* *e *ut*a* f*rmas, e, assim, não temos ma** nad* do </line>
<line> que *m belo me*o de se cons*ruir o c*nheci*ento geográfi*o vezes oito! </line>
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