Voluntariado Empresarial: Um Estudo Das Redes De Voluntários / Corporate Volunteering: A Study Of Volunteer Networks

Paulo Bareli, Valéria Rueda Elias Spers, Antonio Carlos Giuliani, Graziela Oste Graziano, Maria Helena Bernardo

Resumo


RESUMO

 

O presente artigo, em um primeiro momento, apresenta os conceitos do voluntariado empresarial e das redes que se formam através do desenvolvimento de ações voluntárias. Após a apresentação dos conceitos, tem o objetivo de pesquisar, junto aos profissionais de Recursos Humanos, quais são as suas experiências e ou como poderia ser trabalhada a ideia do voluntariado nas organizações. A partir da análise da pesquisa realizada, busca-se demonstrar como essas ações são aplicadas nas organizações e como é apresentado pelos profissionais de RH o voluntariado empresarial e, por último, apresentam algumas organizações que possuem esse programa de forma estruturada e que poderão ser fontes de motivação para as demais organizações iniciarem o seu Programa de Voluntariado. 

 

Palavras-chaves: Voluntariado. Voluntariado Empresarial. Rede de Voluntários

 

ABSTRACT

 

This paper at first introduces the concepts of volunteerism and corporate networks that are formed through the development of voluntary actions. After the presentation of the concepts, aims at searching for human resources professionals what are your experiences and how it could be worked or the idea of volunteering in organizations. From the analysis of the survey, we seek to demonstrate how these actions are applied in organizations and how it is presented by HR professionals and corporate volunteering finally, presents some organizations that have this program in a structured way and that may be sources of motivation for the other organizations begin their volunteer programs.

 

Key-words:  Voluntary. Volunteer work. Volunteer Networks.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.3

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)