<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 3, *. 49-61, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.3.3
</line>
</par><par>
<line>
Voluntariado Empresarial: Um E*tudo Da* Redes De Voluntários
</line>
<line>
Corporate *o*unteerin*: A S*udy Of **lunteer Netwo**s
</line>
</par><par>
<line>
Paulo Bare*li
</line>
<line>
Mestre pe*a Uni*e*sidade Me*odista de Pir**icab*
</line>
<line>
Professo* da F*culda*e *ntegra*a Metropolitana de C*mp*nas
</line>
<line>
E-mail: paulo.***eli@ig.com.*r
</line>
<line>
Valeria Rueda *lias Sper*
</line>
<line>
Doutora pel* Pontifícia Univ*rs*dade Católica d* São Paulo
</line>
<line>
*ro*essora d* *nivers*da*e Metodista *e **racicab*
</line>
<line>
E-mail: vrueda@uni*e*.br
</line>
<line>
Antoni* Carlos Giul*ani
</line>
<line>
Doutor pela Un*ver*idade Metodi*ta d* Pi*acic*ba
</line>
<line>
Profes*or *a *niversid*de M*todista de Pir*cicaba
</line>
<line>
E-mail: cgiuliani@unimep.*r
</line>
<line>
Graziela Oste *r*z*a*o
</line>
<line>
D*utor* pel* *niversidade Nov* d* Julh*
</line>
<line>
Professor* da Unive**i*ade Metodista de Piraci*aba
</line>
<line>
E-m*i*: graziela.**a*ian*@gmail.co*
</line>
<line>
Maria Hele** Bernard*
</line>
<line>
Doutor*nda em Adm*nist*ação pela *niversi*ade Me*odista de **racicaba
</line>
<line>
*rofessora da F*cul*a*e de Tecnologia e Ciê*c*as
</line>
<line>
E-mai*: mariah**enabe*nardo@hotmail.com
</line>
</par><par>
</page><line>
End*reço: P**lo Barelli
</line>
<line>
Eoys Balck Vie*ra Alves, *59, CEP: 64019-625, Piracica*a/SP, Br*s*l.
</line>
<line>
Endereç*: Valeria R*eda *l*as S*ers
</line>
<line>
Rua Barão *e Piracicamirim 1162, *EP- 134160*5, Pi*a*icaba/*P, Brasil.
</line>
<line>
Endereço: An*onio Carlo* Gi**iani
</line>
<line>
Ru* Ipira*ga 337, *E* 1340*-480, Piracicaba/SP, *ras*l.
</line>
<line>
Endereço: Graz*ela Oste Grazian*
</line>
<line>
R** Gu*rino Lubi*ni, 420, CEP- 13*208*3, Piracicab*/SP, Brasil.
</line>
<line>
E*dereço: Maria Helena Bernard*
</line>
<line>
Ro*ov*a do Açúcar km 156, CEP- 13423-17*.
</line>
<line>
Edito*a-ch*fe: Dra. Marlene Araújo de Ca*valho/Facu*dad* Santo Ago*tinho
</line>
<line>
Artigo recebido em 05/03/*015. Últim* *ersão recebida em 06/03/2015. Ap*o**do *m 12/03/20**.
</line>
<line>
Ava*ia*o **lo sistem* Tripl* Review: a) *esk Review p*l* Editor*-Chefe; e b) Double Blind Rev*e* (a*aliação ceg*
</line>
<line>
por dois avalia*o**s *a **ea).
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, Normativ* e d* Form*tação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. B*relli, V. R. E. *pers, A. C. *iuliani, G. O. Graziano, M. H. Bernado
</line>
<line>
50
</line>
</par><par>
<line>
RESU**
</line>
</par><par>
<line>
O presente arti*o, em
</line>
<line>
um primeiro momento, a*r*senta os *onceitos *o *o*untariado
</line>
</par><par>
<line>
empresarial e das r*des que s* f*rmam
</line>
<line>
através do dese*volvim*n*o de
</line>
<line>
ações voluntárias.
</line>
</par><par>
<line>
Ap*s a a*resentaçã* do* conceitos, *em o objeti*o de pes*u*sa*, *unt* a*s **ofissi*nai*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ecu*sos *u*anos, *uais *ão as suas e*p**iência* e ou co*o poder** s*r trabalha*a a ideia
</line>
<line>
do voluntariado *as organizações. A partir da anális* da pesquisa realizada, busc*-se
</line>
</par><par>
<line>
demonstrar como essas ações sã*
</line>
<line>
aplic*das nas organizações * como é apr*sen*ado pe*o*
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssionais de RH o volunt**iad* empresari*l e, por último, *presentam algumas
</line>
</par><par>
<line>
organizações que p**suem
</line>
<line>
esse program* de forma estruturad* e que p*derão ser fontes
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
motivação para as demais orga*izaçõe* ini*iarem o seu Programa de *olunta*iado.
</line>
<line>
Palav*as-chaves: V*lunt*riad*. Volun*ariado Empresarial. Re*e de Voluntários.
</line>
<line>
AB*TR*CT
</line>
</par><par>
<line>
This paper *t first introduces t*e
</line>
<line>
concepts o* volunteerism *nd corporate n*tworks that are
</line>
</par><par>
<line>
for**d through the *evelopment o* voluntary actions. Af*e* the pr*s*ntation of the concep*s,
</line>
</par><par>
<line>
aims sea*ching for human re*our*e* *rofessionals w*at are *our at
</line>
<line>
exp*rience* and how it
</line>
</par><par>
<line>
could be work*d o* t*e id*a of volun*eering in organi*at*ons. F*om the analy*is *f the *urvey,
</line>
<line>
we *ee* to demonstrate **w these a**ions are appli*d *n organiza*ion* an* *ow it is presente*
</line>
<line>
b* HR professionals and cor*orate volun*eering final*y, presen*s some orga*iz*tio*s that *ave
</line>
<line>
this prog*am in a *tructured way and t*at ma* be *our*es of motiva*ion for *he ot*e*
</line>
<line>
organizati*n* be*i* thei* voluntee* programs.
</line>
<line>
*ey-word*: Voluntar*. Volunteer work. Volunt*er Network*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-6*, *ai./Jun. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Voluntariado Empres*rial: Um Est*do Das **de* De Voluntário*
</line>
<line>
51
</line>
</par><par>
<line>
1 INT***UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
E* um prime*ro momento, o artig* traz *m *eferen*i*l t*óri*o esp*c*ficar; na segunda
</line>
<line>
parte o artigo d*senvolve a met**ologia da pesqui*a e na tercei*a pa*te o re**l*ado coleta*o
</line>
<line>
com esse *rupo de estudos *e p*ofissionais de Recursos H*man*s.
</line>
</par><par>
<line>
Esper*-se que, no fin*l desse art**o, sejam *espondi*os os
</line>
<line>
p*oblemas
</line>
<line>
aqui citados:
</line>
</par><par>
<line>
Como as or*aniza**es olham a po*sibil*d*** d* c*iar r*d*s de vo*untariado e*pre*ar**l?
</line>
<line>
Quais as m*iores dificuldades encontrad*s p*ra * sua aplicação? Quais poderia* ser os
</line>
<line>
benef*cios para as organiza*õ*s q*e de*envolvem p*og*ama* v**untários?
</line>
<line>
Conf*r*e afirma o Centro de V*luntariado de São Pa*lo (*0*1), o volu*tar*ado
</line>
<line>
começ* * de*p*ntar no Bra*i* no início do sécul* XX, a *****r da nec*ssidade de amparo e
</line>
<line>
aux*lio aos mais necessitados, sobretudo e* *azão das ep**e*ias des*ncadead*s p*r de
</line>
<line>
*i**rsas d*e*ças que **ometiam a p*pulação mais carente.
</line>
<line>
*esde os ano* *0 a *o*ied*de começa a partic*par ativa*ente *as ações soc**is, não
</line>
<line>
esper*ndo apenas q*e os govern*s es*ad*a* e f*deral promovam * *e*-estar das famí*i** mais
</line>
<line>
ne*essi*ada*.
</line>
<line>
Nessa é*oca, c**e*am a surgir ** ONG´s - O**anizações não Gover*amenta*s q*e
</line>
<line>
contrib*íram ainda para *ortalecer * voluntaria*o. *es*e mo*ento, com*ça a h*ver um
</line>
<line>
fortal**i**nto na d*versificação do t*abalh* vol*ntário no B*asil, c*m *es**que p*ra a
</line>
<line>
proteção ao meio a*bie*te.
</line>
<line>
Nos anos 90, o *o*unt*riad* *e consolid*u na so**edad*, *otadame*t* pe*o *ncentivo
</line>
<line>
de medidas *overnamentais e **i*iati*as *mpr*sa*iais. Houve u*a g*an*e expa*são ***se
</line>
</par><par>
<line>
traba*ho,
</line>
<line>
com a mob*liz*ção da sociedade que doa seu tempo, trabalho e ta*ento *e forma
</line>
</par><par>
<line>
espontânea em prol do* necessitados e menos *avorecidos, objetiva*do uma vi*a mais digna a
</line>
<line>
milh*re* *e pesso*s.
</line>
<line>
* prese*te arti*o tem com* ob*e*i*o ger*l estuda* com* a* orga*izações, que
</line>
<line>
pert*ncem ao grupo d* prof**sion**s *e Re**rsos Hu*a*os, olha* as possibilidad*s d* cri*r
</line>
</par><par>
<line>
u* prog*am* de voluntariado empresarial, e a *art** d* coleta de
</line>
<line>
dados, *n*lisarem s* *s
</line>
</par><par>
<line>
empresas possu*m o programa
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
voluntariado * *apear c*mo *s*e pro*rama tr*ta*o *as é
</line>
</par><par>
<line>
org*nizações.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. *2, n. 3, art. *, *. 49-61, *ar./Abr. 2015
</line>
<line>
*w*4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. Barell*, V. R. *. Spers, A. C. G*uliani, G. *. Graz*a*o, *. H. Bernad*
</line>
<line>
52
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE*CIAL *EÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
O referencial está con*tituído dos *on*eit*s do *oluntari*do faz*ndo m*nção a lei que
</line>
<line>
regulamenta o volunt*r*ado no Brasil, *onsiderado um gr*nde av**ço pa*a a implantação
</line>
<line>
*ess* traba**o nas organizaçõe*. Em s*guida, a**esenta os co*ceitos do V*luntariado
</line>
<line>
Em*r*sarial os co*cei*o* *e Redes, e *s formas encontra*as de Redes *e Vol*nt*ria*os.
</line>
<line>
2.1 Volunta*iad*
</line>
</par><par>
<line>
*rab*lho voluntário *ode ser *nten*ido co*o, **mpo doado
</line>
<line>
para ajuda de uma
</line>
</par><par>
<line>
necessidade em b*sca de uma *ociedad* mais *usta; gest* d* cid*dania ent*e outra* id*ias. A
</line>
<line>
**UN d*fine "O volun*ário * o j**em ou o *d*lto que de*id* ao seu interesse pessoal e ao
</line>
<line>
seu espírito cív**o, *edica par*e *e seu *empo, sem remuneraç*o alguma, a div*rsas *o*mas **
</line>
<line>
a*ividades, organ**ad*s ou não, de **m-*st*r *ocial ou *utr*s *amp*s".
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
a*o de
</line>
<line>
1996 *oi edi*ada a Lei 9608/98, que re*ulamenta o tra*alho vol*ntário e,
</line>
</par><par>
<line>
sem d*vida, foi o *rande av*nço par* * desenvolvimen*o do *oluntaria*o no Brasil. A lei e*
</line>
<line>
referência *ambém **nceitua o trabalho voluntário nos seguintes termos:
</line>
<line>
Ar**go 1º - *ons*der*-se serviço voluntário, para f*ns des*a lei, a atividade não
</line>
<line>
remunerada pre*tad* po* pes*oa f*sica a en*idade pública de **alqu** *aturez*, ou a
</line>
<line>
institui**o p*ivada de fin* não lucrati*os, que tenha obj*tivos cívicos, c*lturais,
</line>
<line>
ed*caci*nais, científi*os, recrea*ivo* ou e assistê*cia social, *nclusive mutua*idade.
</line>
</par><par>
<line>
O v*lun*ariado é reconhecid* mundia*me**e n*o apena* co*o uma fonte va*ios*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, mas com* *m meio de facilitar a *ar*icipação individual na *ida cí*ica, prom*ve* a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade, e *po*ar a democracia (ANHEIER E
</line>
<line>
SALAMO*, 1999
</line>
<line>
a*ud B*O*N,
</line>
</par><par>
<line>
KIL**RE, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra *nyder e Omot* (*008), o voluntariado po*e i*cluir questões de des*n*olvimento
</line>
<line>
pessoal, au**e*t*ma e desej* *e cons*ruir a própria *ed* social e *e conhecer *ovas *essoas.
</line>
<line>
2.2 voluntariado empresarial
</line>
</par><par>
<line>
Voluntariado
</line>
<line>
Emp*es*rial
</line>
<line>
*
</line>
<line>
defin*d*
</line>
<line>
como
</line>
<line>
qua*qu*r
</line>
<line>
apoio
</line>
<line>
formal
</line>
</par><par>
<line>
das *mpresa* *ara participaçã* d*s func*onários e fam*lias que de*ejam v*luntari*mente doar
</line>
</par><par>
<line>
seu
</line>
<line>
tem*o e s*a* ha*ilidades no *e*viço à co*unidade (WILD, 1993, apu* PETERSON,
</line>
</par><par>
<line>
2003).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. *2, n. *, art. 3, p. 49-61, *ai./Jun. 201*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V*lun*ariado Empresaria*: Um *studo Das *ed*s De Voluntários
</line>
<line>
53
</line>
</par><par>
<line>
Peters*n (2003) *firma que o comprometimento organ*zacional é mai*r
</line>
<line>
*ar*
</line>
</par><par>
<line>
voluntário de em*re*as com um P*og*ama Voluntari*do Co**o**tivo e esse programa fornec*
</line>
<line>
inúmeros benef*cios para a comunidade, assim co*o m*lhora a i*agem pública da empresa.
</line>
<line>
A consci*ntizaç*o da *ocieda** qua*to à impo*t*ncia do *ra*alh* voluntári*, faz com
</line>
<line>
*u* a R*spo*sabilidade Soci*l passe a ser enf*tizada como princípio a se* c*mpr*do pela*
</line>
<line>
emp*esas * empresá*ios que p*s*am, também, a se preocupar com o ate*di*e*to à *opulação
</line>
<line>
e à com*nidade.
</line>
<line>
A orga*iz*ç*o, o* a em*res*, *ua*do se inse*e ne*te tipo de atividad* ainda obtém
</line>
<line>
significat**os retorn*s, não apenas na *ua i***em que fi*a r*forçada de credibi*idade, m*s
</line>
</par><par>
<line>
também no *ese*vol*im*nto da p*tenc*alidade de seus co*aboradores, pois nov*s talen*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
li*eranças acabam despo*tando.
</line>
</par><par>
<line>
É fato que qualquer emp*esa de gra*de, médio ou pequen* porte poderá *mpl*nta* um
</line>
</par><par>
<line>
p*ograma vol**tário. A implan*ação poderá ser feita po* meio
</line>
<line>
de lit**atu*as, de vis*tas aos
</line>
</par><par>
<line>
pro*ra*as impl*ntados *m
</line>
<line>
outras empresas ou, *inda, pela contr*tação *e **pr*sas
</line>
</par><par>
<line>
*spec**lizadas que orie*tar** e fornecerá todas as ferramentas nec*ssárias para a impl*ntação
</line>
</par><par>
<line>
do pr*grama, como * Instituto Et*o* que auxil*a nes** impla*t*ção, be*
</line>
<line>
como poderão
</line>
</par><par>
<line>
oferecer t*d*s ** **bsíd*os para o voluntari*do empr*sa*ial.
</line>
</par><par>
<line>
O voluntariado *mpre*a*ial é uma
</line>
<line>
rota estratégic* qu* traz gan*os **ra a *mpresa,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade e os *unci*n*rios. Do lado social, aj*da a co*stru*r uma socied*d* ma** saud*vel
</line>
<line>
* em favor da perpetuação das atividade* da em*resa (GRAJEW, 2*11).
</line>
<line>
Sab*mos que as empr**as *ivulgam entre *s seus stakehol*ers suas ações voluntárias
</line>
</par><par>
<line>
* ness* *entido, surge a nossa primeir* h*pót*se que *erá confirmada a partir *a
</line>
<line>
pesquis*
</line>
</par><par>
<line>
aplicada com as emp**sas que par*icipam desse programa.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Redes
</line>
</par><par>
<line>
Redes *ão formas de relações come*ciais e pessoais, com obj*tivos comuns. A rede é
</line>
</par><par>
<line>
fo*mada p*r
</line>
<line>
nós que posi*i*n* ** age*tes, *osições *ue definem a localização do agente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ligações que
</line>
<line>
*ne*
</line>
<line>
os agentes e fluxo que u*em *s agentes com informações de**e
</line>
</par><par>
<line>
relac****m*nto. (SA*O*ANO *ETTO E TRUZZI, **04).
</line>
</par><par>
<line>
Segund* Lazzar*ni (2008, *.16 ) *ede é "conjunto *e
</line>
<line>
indivíduos ou organiz*ções
</line>
</par><par>
<line>
i*te*ligadas por meio *e relaçõ*s *e tipo* diversos".
</line>
</par><par>
<line>
A rede *ocial uma representação das relaçõe* e int*raçõ*s entr* ind*víduos com é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
objetiv* de *ropagar informaçõe*, idéias e influências (KIM*RA e* *l, 2006).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, *. 12, *. 3, *r*. 3, p. 4*-6*, Mar./Abr. 2015 w*w4.fsanet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. B**elli, V. R. E. Spe*s, A. C. Giuli*ni, G. O. Graziano, M. *. Bernad*
</line>
<line>
54
</line>
</par><par>
<line>
O de*envolvimento de uma rede or*a**za-se na ar*icula*ão de sab*res e *a*ilidades
</line>
<line>
diversas em torno d* um* **ividade fim [...] seu suce*so é pautado com o inc*e*ento da
</line>
</par><par>
<line>
c*nectiv*dade,
</line>
<line>
f*z**do *om que a r*de seja *nstrumento d* info***ções e c*nhecimento
</line>
</par><par>
<line>
destin*do ao que *e pretende pres*ar (PIN*E**O E CAVEDON, 2002).
</line>
<line>
A* redes *o*iais podem ser a*xiliad*s pelo uso *e internet e na cri*ção de
</line>
</par><par>
<line>
comunidades para tro*a de informações,
</line>
<line>
compartil*arem experiênc*as e aju*a para d*ver*os
</line>
</par><par>
<line>
problemas (L*NOX E *O*EMAN, 201*).
</line>
<line>
O uso da internet e das *e*es soci*is po*er*o ser bons aliado* para estudantes,
</line>
<line>
pr*fissi*nais e de*ai* interessados na busca *e soluçõ*s par* o* seus pro*lemas, *ais *omo:
</line>
<line>
venda de produtos, t*o*a d* experiên*ias, e *ambém *juda na divulgação de inf*rm*ções e de
</line>
<line>
um t*a*alho *oluntá*io.
</line>
<line>
*.4 Re*es voluntárias
</line>
<line>
As r*des voluntárias s*rgem com o comp*omisso de integr*ção entre grup* d* pessoas
</line>
<line>
com obj*tivos comun*. Pod*m aparecer *edes **luntárias de pessoas ped*ndo doaçõe* em pro*
</line>
<line>
*e alg*ma necessidad*.
</line>
</par><par>
<line>
É muito comum, e* casos de catástrofes
</line>
<line>
ocorridas n* Brasil e no mund*, surgirem
</line>
</par><par>
<line>
redes voluntárias de ajuda, através **s me**s de comunicação como i*te**et, jo*nais, televisão
</line>
<line>
e outras formas de informação de massa.
</line>
<line>
As redes se for*am *o* obj*tivos comuns. E* p*squisa em *rti*os e publicações do
</line>
</par><par>
<line>
assunto, obser*a-se que muitas
</line>
<line>
vezes as redes s*
</line>
<line>
forma* c*m *
</line>
<line>
objetivo d* um
</line>
<line>
*rabalho
</line>
</par><par>
<line>
voluntári*.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
redes
</line>
<line>
soc**is
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vol*n*ários
</line>
<line>
são
</line>
<line>
c*da
</line>
<line>
ve*
</line>
<line>
*ais,
</line>
<line>
cercados
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
uma *o*unidade de pessoas que es*ão, d* alguma
</line>
<line>
forma, ligadas a ess*
</line>
<line>
trab*lho vol*ntário
</line>
</par><par>
<line>
(*MOTO e SNYDER, 2002 apud SNYDER e OMOTO, 2008).
</line>
<line>
A articulação da rede volun*ária está orientad* para a f*rm*ção de *i**re*tes *quipes
</line>
<line>
de trabalhos, constituída* por p*ssoas de di*ere*te* E*uipes de Voluntários, que se u*em c*m
</line>
<line>
*bj*tivo ** re*lizar projet*s esp**íficos * cumprir *s o*jetiv*s propostos (AYRES, 2001).
</line>
<line>
*s **des voluntárias *ão f*rmadas por *lgumas razões, como: entre*a d* um *rabalho
</line>
</par><par>
<line>
para uma organ*zação; sai* de casa, faz*r novos amigos, fazer parte
</line>
<line>
de um* comu*idade
</line>
</par><par>
<line>
(*ARD*LL et al., 2000).
</line>
</par><par>
<line>
A* *edes soc*ais *ão importante* para o envolvim*nto de
</line>
<line>
pessoa*, seja em *ausas
</line>
</par><par>
<line>
vo**ntárias, p*ra relacionamentos *ntre *s p*s*oas c*m o*jetivos comuns e t*oca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*resina, *. *2, n. 3, art. 3, p. 49-61, M*i./J*n. 20*5 w*w4.fs*net.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V*lun*ariado Empres*ria*: Um Estudo Das R*de* De Voluntários
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
experiê*cias e, essenc*a*mente, para o tr*balho voluntário. É *ma for*a eficaz de divu*gação
</line>
<line>
das ações volu**árias e*tre a* *essoas.
</line>
<line>
3-ME*ODOL*GIA
</line>
<line>
*.1 Méto*o
</line>
<line>
A metodol*gia *sco*hida e aplicada para * p*squ*sa é * *étod* qu*lit*tivo e estu*o de
</line>
<line>
*aso.
</line>
<line>
Pa** a cole*a de dados fo* elabo*ada u*a **squisa junto aos ***fiss*onais de d**ersos
</line>
<line>
segm*ntos empresariais *ue par*ic*p*m de um g*u** de estudo *e Recurso* Humanos da
</line>
<line>
*egião de Campinas.
</line>
<line>
Conforme M*rconi * Lakatos (2**8, p. 3), a p*sq*isa "deve basear-se e* uma t*oria,
</line>
<line>
*ue serve como *on*o de partida para a *nvestigação bem s**edida de um problem*. A teoria,
</line>
<line>
*endo i*strument* de ciência, é uti*izada para conc**tuar os tipos d* dado* a **rem
</line>
<line>
*n*l**ado*."
</line>
<line>
Par* **drade (2009 p. 111), "a *esquisa é o conjunto de p**cedimentos sis*emáticos,
</line>
<line>
bas*ado no rac*ocínio *ógico, que te* por objetivo encontrar s*luções para p**blemas
</line>
<line>
propostos, medi*nte a utilização de métod*s ci**tífico*".
</line>
<line>
Foi escolhida a pesq*isa qualitativa, para av*liar as possibi*ida*es das o*ganizações
</line>
<line>
cri*r** o Programa d* Voluntariado.
</line>
<line>
Confor*e Mezzaroba e Monteiro (2009, p. 110), a pesquisa quali*a*iva "não vai medi*
</line>
<line>
seus dados, ma* *n*es, *rocu** identificar sua natu*ez*"
</line>
<line>
(...) a pesquisa qualitativa ta*bém p*de possuir u* conteú*o *ltamente descritivo e pode at*
</line>
<line>
la*çar mão de dad*s q*a*titativo* incorporado* *m suas **á*ises, mas o que *ai preponderar
</line>
<line>
sempre é o *x*me r*goros* *a natureza, do alcance e das inte*pre*ações *ossí*eis pa** o
</line>
<line>
*enômeno estudado e (re)interpretado de *c*rdo com as *ipóte*e* estrate*i*amente
</line>
<line>
es*abelecidas *elo pesqu*sador.
</line>
<line>
O es*udo de caso permite a d*scr**** sistema*izada de expe*iên*ia* entre empresas
</line>
<line>
(MIZUM*TO E MA**ADO FILHO, 2007).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-61, Mar./Abr. **15
</line>
<line>
www4.*sanet.c**.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. Barel*i, V. R. E. Spe*s, A. C. Gi*l*an*, G. *. Grazian*, *. H. Bernado
</line>
<line>
56
</line>
</par><par>
<line>
3.2 L*va*tamento *e informações
</line>
</par><par>
<line>
As informaçõe* for*m cole*a*as *ntre aos dias 17 a *4 *e Outubro d* 2011 e
</line>
<line>
reforç**as na re*nião ord***ria mensal de *u**bro, **nto*, aos profissiona*s d* Recursos
</line>
<line>
Hu*anos desse Gru*o de Estudos.
</line>
</par><par>
<line>
A coleta de dad** foi rea*i*ada *tr*vés de questões abertas, envi*das por e-mail
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
também pessoalme*t*, para iden*ificar jun*o aos profissi*nais suas ex**riências e ou
</line>
<line>
de *ue
</line>
</par><par>
<line>
forma seria tr*ta*a a im*lantação de ações voluntária* j*nto nas suas organizações.
</line>
</par><par>
<line>
As resposta* do que*tionário rece*i**s foram sintet*za*as em u* *n*co formul*rio,
</line>
</par><par>
<line>
para *acilitar a *nálise **s da*o*, que serão
</line>
<line>
apr*sen*ad*s resumidamente
</line>
<line>
na **scussão dos
</line>
</par><par>
<line>
resul*ados desse artig*, sobre as expe*iência* de*se assunto r*lata*as por esses prof*ss*onais.
</line>
</par><par>
<line>
O questionário foi for*ado com *uatro perguntas
</line>
<line>
dissertativas para que cada
</line>
</par><par>
<line>
*ro*is*ional pudesse escrever sua experiência, ou *omo articu*aria ju**o à sua organização o
</line>
<line>
volun*ar*ado empresari*l. *a seq*ên*ia são apr*sentad*s as pergunta* r*alizadas ** pesq*isa.
</line>
<line>
Pergun*a 1 - Qual a re*e*ância *o vo*untariado para o *ia a dia da s*a organizaç*o?
</line>
<line>
Pe*gunta 2 - Como você organiza ou organizari* uma *ção voluntária interna?
</line>
<line>
Pergunta 3 - Em sua org*nização e*i*te capil*r*dade par* aceitar a cri*ção de grup* *e
</line>
<line>
volunt*r*os at*vo? Como você a*redita que po*eria ven*er a ideia?
</line>
<line>
Pergunta 4 - Quando *ai colocar a idéia *e um *ro*eto social envolven*o o grup* de
</line>
<line>
*ol*nt*rios, como esse projeto foi pe*s*do? * que ele l*vou em consideração?
</line>
<line>
3.3 *esc*içõ*s *as empresas s*le*ionadas *ara o es**do de cas*
</line>
<line>
O *rupo de Recu*sos Humanos é formado **r profissio*ais da área de R*curso*
</line>
</par><par>
<line>
Hum*nos e
</line>
<line>
conta com pessoas que *c*pam di*ere*tes
</line>
<line>
posições n*s or*anizações, de*de
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ní**l As*i***nte/A*ali*t*s, coo*denação e Gerenci*. O grup* tem como foco principal
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento d*s
</line>
<line>
pes*oa*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
privilegia o p*ofissi*nal e nã* a or*an*zação que ele
</line>
</par><par>
<line>
repres*nta.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ntegrantes desse grupo trabalham
</line>
<line>
na ma*oria em
</line>
<line>
empresas de médio e pequ*no
</line>
</par><par>
</page><line>
po**e. O grupo é formado por 38 pessoa*, sendo que oito profissionais atuam em sua própria
</line>
<line>
c*nsultoria, rea*izand* div*rsos **ab*lho* *a área e a*gumas org*nizações e dessa forma,
</line>
<line>
lidam com diferentes culturas org*nizacionais.
</line>
<line>
** segm*ntos das organ*zações representadas por esse gr*po são: **dustrial, c*mérc*o,
</line>
<line>
cons**ução, *êxtil, educação, ter*eiro setor e c*nsultorias de Recursos Human**.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres**a, v. 12, n. 3, art. 3, p. 49-61, Mai./Jun. 2*1* www4.f*anet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Voluntariado Emp*esarial: Um Estudo Das Redes De Vol*ntários
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
4 DIS**SSÕES DOS RESUL*ADOS
</line>
</par><par>
<line>
Após a compilação dos dados, *ara facili*ar a interpretação *as respostas do*
</line>
<line>
qu**tionários,ser* representado o resul*ados d* form* sinte*izada, procurando agrup*r *s
</line>
<line>
respostas com os mes*os sentidos.
</line>
</par><par>
<line>
No que se refere à r*le*ância das
</line>
<line>
aç*es volu*tárias nota-se que os *ro**ssionais
</line>
</par><par>
<line>
*er*ebem que a a*ões vo*untárias são importantes *a*a a* organ*za*ões e verifi*a-se uma
</line>
</par><par>
<line>
melhoria n* *ent*m*nto
</line>
<line>
das pes*oas, *o
</line>
<line>
convívio e*tre as equipes e traze* inú*eros
</line>
</par><par>
<line>
benefíc*os par* a* organizações (PETERS*N, 20*4).
</line>
<line>
Todos os profissionais acre*itam *ue *ções vol*ntárias são *uito importan*es *ara *s
</line>
<line>
organiza*õe*.
</line>
<line>
E*sas a*ões visam fortalecer a marca *a o*gan*zaçã* j*nto à so*iedade, dese*volver
</line>
</par><par>
<line>
no* colabor*d*res, o exerc**io da cidadani*, criar maiores vínc*los entre o*
</line>
<line>
col**oradores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
até mesmo melh*rar o cli** organiza*i*na*.
</line>
</par><par>
<line>
Para o p*o*iss*onal da institu*ção de ensino o voluntariado é primord*al, p*is
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve valores ** *ida*ania *m seus alunos, e q*e *er*o importantes para equilíbrio o
</line>
<line>
social desse* j*vens no futuro.
</line>
</par><par>
<line>
As ações
</line>
<line>
volu*tárias são
</line>
<line>
o*gani*ada* por pessoas com objetivo* comun* e mui*as
</line>
</par><par>
<line>
vezes *ssas i*iciadas at*avé* *e um
</line>
<line>
a*endime*t* po*t*al. A pe*quis* proc*rou identificar
</line>
</par><par>
<line>
como a* *essoa* o*ganizam uma a*ão volun*ária.
</line>
</par><par>
<line>
A maior*a das respo*tas desses profissionais *oi que,
</line>
<line>
e* pri*eiro mom*nto, fa*ia*
</line>
</par><par>
<line>
uma ação d* sensibilizaçã* junto aos colaborado*es e q*e també* necessitariam *o apoio e
</line>
</par><par>
<line>
ou envolvimento *a direç** de su*s or*anizações para o **senvolvimento das ações
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
*essalta-se que muitas aç**s voluntária* são compostas de
</line>
<line>
campanhas
</line>
<line>
organizadas
</line>
</par><par>
<line>
pe*a SIPAT ou e* *atas comemora*iv**, como Páscoa, Nata*, Dia
</line>
<line>
da Criança. *l*um*s
</line>
</par><par>
<line>
c**pa*has s*o re*liz*das em a*endi**nto a catá*t*of*s naturais, com*
</line>
<line>
en*hen*es ou
</line>
</par><par>
<line>
desmoro*amento. Outras campanhas *ormalmente
</line>
<line>
*tiliz*das nas orga*i*ações s*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
agasalhos dur*n*e os meses de inverno.
</line>
</par><par>
<line>
*o *aso da i*stituiçã* de ensino, *xist*
</line>
<line>
*m gr*po *orm*d*
</line>
<line>
*or professores,
</line>
</par><par>
<line>
ed*cadores, profissi*nais
</line>
<line>
da área a*minist*ativa e alu**s que são engajados nesse p*ojet*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Esse *rupo é *espo*sável pelo planeja*e*to anual das a**es sociais, *em*re voltado a a*ões
</line>
<line>
*m *orn* *a comu*idade em que a escola está inseri*a.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. *, a*t. 3, p. 49-61, Mar./Abr. *015 **w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. Barelli, V. R. *. Spers, A. C. Giulian*, G. O. Graziano, M. H. B**nado
</line>
<line>
5*
</line>
</par><par>
<line>
Já na empres* de *erceiro setor, * prof*ssiona* do RH procuraria *un*o aos
</line>
<line>
colabora*ores **ent*ficar aq*eles que j* dese**olv*m algum trabalh* voluntário. A p**tir
</line>
<line>
dessa e*periência mapearia as ações e *romov*ri* um ci*lo de pales*ras *ara sensibi*ização e
</line>
<line>
tro*a de experiência c*m os dema*s cola*or**ores.
</line>
<line>
Observa-se q*e e**as aç*es são projeto* *ápidos para a*endimento a uma deter*inada
</line>
<line>
*ecessid*de e não um Pr*jeto Volu*tariado c*m diversas a*ões e *on*inui*ade do t*aba**o po*
</line>
<line>
u* pe*íodo mais *ong* e que muitas c*mpanhas realizadas pelas organizações *isam
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolver ações sociais já e*ist***es, motivadas *ela mídia e até por cobrança de
</line>
<line>
alguns
</line>
</par><par>
<line>
colaboradores, que sol*citam que su*s org*niza*õ*s t*mbém façam aqu*lo que as de*ais
</line>
<line>
or**nizaç*es, esc*las, i*rejas já estão realizando.
</line>
</par><par>
<line>
*s açõ*s volunt**ias trazem inúmeros b*nefí*ios para as *rg*nizações e para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
vol*ntários e, des*a fo*ma, pr*curou identifica* e*tre os pesquisados se *xist* capilarida*e das
</line>
</par><par>
<line>
organiz**ões em aceitar a criação de **upo *oluntário *tiv* e como se*ia desenvo*vida
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
idei* d*ntro da* or*anizações.
</line>
</par><par>
<line>
A ma*ori* da* r*sp*stas foi po*itiva e qu* as *rga*izaçõ*s a*e*tariam ações voluntárias
</line>
<line>
nas organi*aç**s, ma* p*las respostas de*onstrada* nas per*untas anteriores, acredita-se que
</line>
<line>
seriam de c*rta duração, em form* de campanhas.
</line>
</par><par>
<line>
Esse* profissio*a*s de*e*volveriam açõe* *olu*tá*ias , *través de sen*ibi*ização
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onscie**i*ação junto
</line>
<line>
aos colaboradores. Seriam aplicadas pale**ras sobre e*se as*unto,
</line>
</par><par>
<line>
de*onstrando
</line>
<line>
res*ltados de
</line>
<line>
*lg*mas **presas c*m progra**s em andamento, procurando
</line>
</par><par>
<line>
de*onstrar os result*dos obtidos de forta*eci*e*to da ima*em da organização e maior apoi*
</line>
<line>
*a *ireçã*.
</line>
<line>
Para * *nstituiç*o de e*sino, nas ações p***ua*s que a e*co*a vem a*licando, como
</line>
</par><par>
<line>
c*mpan**s da pásc*a, dias das cria*ças *
</line>
<line>
*e Na*a*, hou*e uma resposta
</line>
<line>
envolvendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
envol*er a *om*ni*ade em t**n* *a *nstituição.
</line>
<line>
As aç*es passam a ser a a*l***ç*o *e curso* voltad*s para a terceira id*de, projetos d*
</line>
<line>
in*lusão social de jovens carentes, *ursos de pequena dur*ção para prepar* d* cu*rículo e de
</line>
<line>
ap*esentação para en*revistas e i*centi*o à leitur* * pesquisa, atra*é* da bi*lio*eca aberta.
</line>
<line>
** m*ioria das or*anizações *s aç*e* vo*untárias **o desen*olvidas *el* área de
</line>
<line>
Recur*os Human*s e, d*sta *orma, pro*urou identificar, junto a *sses profi*sionais, como *le*
</line>
</par><par>
<line>
pensam *obre a aplicaç*o do
</line>
<line>
vo*untar*ad* e q*ais as*ectos le**m em cons*deração par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de um* aç*o volunt*ria.
</line>
<line>
A m*ioria *os r*spondent*s pr*cura levar *m co*side*a*ão a* o**ni*es da* p**soa*
</line>
</par><par>
<line>
que já est**
</line>
<line>
en*olvidas em alguma aç*o, *esmo
</line>
<line>
que
</line>
<line>
**o seja *entro ** organização, para
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 3, art. *, p. 49-61, Mai./Jun. 20*5
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Voluntariado *mp**sarial: Um Estud* Das Re*es De Vol*ntários
</line>
<line>
59
</line>
</par><par>
<line>
t*oca de experiências. Após **s*, leva em vo*ação para o gr*po de interess*dos qu* faz
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
opção da ação de*ejada e *n*ida*e beneficiada.
</line>
</par><par>
<line>
No caso da *nst*tuiç*o escola*, o pla*eja*ento *scolar do ano seg*inte, entre os m*ses
</line>
<line>
d* agostos e set*m*ro p*ever a realiz*çã* de propostas pe*agógi**s * *s orçamentos da
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituição. Nesses or*amen*os, sã* incluídos os custos co* as aç*es propostas para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pró*imo ano. As ações d*s*nvolvidas *a in*titui*ão s*o voltad*s a foment*ção da educação,
</line>
<line>
do *eio ambiente e da inclus*o soc*al.
</line>
</par><par>
<line>
No caso das ins*ituições de ensino
</line>
<line>
"a
</line>
<line>
*tividade de *o*untari*do, qu*lquer qu* seja,
</line>
</par><par>
<line>
p*ecisa estar d*
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
*om o proj*to político-pedag*gico, *ontar *om a aprovação da
</line>
</par><par>
<line>
*omunidade esc**ar, além de ser coor*enada para que não prej*diqu* as a*ividades escolares
</line>
<line>
regulares" (www.amigos da escola).
</line>
<line>
5 CONCLUSÕES
</line>
</par><par>
<line>
O *olunta*iado Emp*e*arial no Brasil está ain*a s* consol*dando e*
</line>
<line>
algum*s
</line>
</par><par>
<line>
*rganiz**ões. Este prog*ama é apli*a*o formal*ente e com
</line>
<line>
açõe* frequentes nas grande*
</line>
</par><par>
<line>
*or*or*ções como: Abri*,
</line>
<line>
*cesita, Anders*n Consu*tin*, Avon, Bo*ch, Bosch Freios, C&A,
</line>
</par><par>
<line>
Caixa E*onô*ica F*d*ral, C*e*ic*rd,
</line>
<line>
Dixtal, Dpasc*oal, Fundação FEAC, Genera* *le*ric,
</line>
</par><par>
<line>
Infor*are, In*erm*dica, Iochpe-Ma*ion, Mc*insey, M*rce*es-Be*z, Natura, Sch*ri*g-
</line>
<line>
Plough, X*ro* (FISCHER * FALCONE*, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
P*la p*squisa real*zad*, obse*v*-se que
</line>
<line>
os Gestores
</line>
<line>
de Pessoas
</line>
<line>
ac*am que é muito
</line>
</par><par>
<line>
importa*te d*senvolver um t*abalho voluntário na orga*iz*ção e que essa ação
</line>
<line>
pod *
</line>
</par><par>
<line>
contribuir para me*horia da imagem da *m*resa e também *as *elações entr* as *essoas, a
</line>
<line>
mas p*r*eb*-se q*e ** em*resas e*tão d*senvolvendo muitas ações pon*ua*s e de curt* pr*zo,
</line>
<line>
não se preocupan** *o* *m pro*e*o estru*ur*do e ma*or en*olvimento co* *s p*ss**s.
</line>
</par><par>
<line>
O *H poderia ser *m inc*nt*vador *ara a mudança e
</line>
<line>
aplic*ção do vol*ntariado
</line>
</par><par>
<line>
empr*sarial, mas, talvez, * sobreca*ga d* tra*alho dessa área e a falta de um responsá*el para
</line>
</par><par>
<line>
cuidar
</line>
<line>
das ações voluntá*ias n*s *rganizaçõe* podem i*ibir
</line>
<line>
a *riaç*o
</line>
<line>
de um proj**o
</line>
</par><par>
<line>
estruturado de volu*tariado. O RH ai*da é
</line>
<line>
vist* pelas pessoas muit*s vezes ainda executa e
</line>
</par><par>
<line>
muito* process*s *n*ernos e tar*fas *pera*ionais, deix*ndo de ser *s*ratégico e mais vi*ionário
</line>
<line>
nas o*ganiz*ções (CESAR et. al, *006).
</line>
<line>
As *rg*n*za*ões **o **veriam apenas p*nsar em fazer do*ções e a*ões de cu*t* *razo;
</line>
</par><par>
<line>
poderiam fazer mais *elas entidades benefic*adas, a*ud*ndo nas estratégias
</line>
<line>
das
</line>
<line>
entidades,
</line>
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Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *r*. 3, p. 49-61, Ma*./Abr. *015
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P. Barelli, V. R. E. Spers, A. *. Giu*iani, *. *. Graziano, M. *. Bern*do
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<line>
6*
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<line>
apr*veitando os es*ecialistas existe*t*s dentro da empresa das área* de Marketin*, Finança*,
</line>
<line>
R* * demai* área* (ANTUNES, 2009).
</line>
<line>
É prec*so cr**r nas org***zações o sen*ime*to do Volunt*riado Empresarial *om ações
</line>
</par><par>
<line>
mais estruturad*s e de longo prazo e q*e *ão
</line>
<line>
seja limitado a pequen*s ações pontuai* e
</line>
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<line>
eme*gen*iais. Ac*edita-se que out*os artigos e publicações s**r* e*s*
</line>
<line>
assunto pod*rão
</line>
<line>
c***r
</line>
</par><par>
<line>
nas *rganiza*ões de p*queno * médi* port* o *nte*ess* em fazer um programa mais
</line>
<line>
estrutur**o com ações de longa duraç**. A divulgação das ações existentes e os bons
</line>
<line>
resultados com *s*e pr*grama poderão ser fatores que *judarão o fo*tale*iment* de**a
</line>
<line>
consc*entizaç*o en*re o* empresári*s e *ideranças nas **ganizações.
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