O Artista No Vazio / The Artist In The Void

Ricardo Postal

Resumo


RESUMO

 

O presente artigo analisa a poética de Mário de Andrade interpretando seu processo de composição como uma feitura all'improviso, sugerida pela constante figura do Arlequim na sua obra. Estuda o significado dessa máscara como uma prática artística intervalar e, de acordo com tal leitura, discute o conceito de vanguarda que tal composição instaura, assim como o conceito de brasilidade proposto pela obra de Mário de Andrade, especialmente em sua rapsódia Macunaíma.

 

Palavras-chave: Modernismo. Vanguarda. Mário de Andrade. Macunaíma.

 

ABSTRACT

 

This paper analyzes Mário de Andrade’s poetic, interpreting his composition process as an  all'improviso what is suggested by the constant appearance of the Harlequin figure in his work . Studies the meaning of this mask as an interval artistic practice and by this reading , discusses the cutting-edge concept that deploys such composition , as the brazilianness concept proposed through the works of Mário de Andrade , especially in his rhapsody Macunaíma .

 

Keywords: Modernism. Avant-garde. Mário de Andrade. Macunaíma.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.11

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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)