<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art.1*, p. 188-199, Mai./jun. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.3.11
</line>
</par><par>
<line>
O Artista No Vazio
</line>
<line>
The Arti*t In The *oid
</line>
</par><par>
<line>
Ricardo Postal
</line>
<line>
Doutor pela U*i*ersidade *ed*ral do **o Grande do Sul
</line>
<line>
**ofessor da U*iversidade *eder*l *e Pernamb*co
</line>
<line>
E-mail: rica**stal@*mail.com
</line>
</par><par>
</page><line>
E*der*ço: Ric*r*o Posta*
</line>
<line>
Departamento de Let*as - *entro de Artes e ***unicação - *ua Acadêmico Hé*io Ramos, s/*, Cidade
</line>
<line>
Univ*rsitária. Recife - *E - B*asil. CEP: 50740-5*0.
</line>
<line>
Editora-*he*e: Dra. Mar**ne Araú*o d* Carvalho/Fa*u**ade Sant* Agostinho
</line>
<line>
Artig* r*cebido em *7/03/2015. Últ*ma versão recebid* em 1*/03/2015. Aprov*do e* 28/*3/201*.
</line>
<line>
Avaliado *el* s*stema Tri*le R*view: a) Desk Rev*ew pela Editora-Chefe; e b) Double *lind
</line>
<line>
Review (ava*i*ç*o *eg* por d*is a**liadores da área).
</line>
<line>
*e*isão: *ramatical, *ormativ* * d* Formatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Artista No *azio
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pr**e*te a*tigo ana*isa a poéti** de Mário *e Andra*e interpr*tand* seu proce*so de
</line>
</par><par>
<line>
com*osiçã* como uma f**tura all'i*proviso, suger*da
</line>
<line>
p*l* constante figura do *r*equim n*
</line>
</par><par>
<line>
sua obr*. *studa * significado dessa má*cara c**o
</line>
<line>
uma prática
</line>
<line>
artística i*tervala* e, de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com tal leitur*, discu*e * conceito *e vanguar*a qu* t*l co*posição inst*ura, assim
</line>
</par><par>
<line>
como o conce*to de bras*lid*d* propo*to pela
</line>
<line>
obra de Mário *e Andrade, e*pe**alment* em
</line>
</par><par>
<line>
sua *apsód*a *acun*íma.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chav*: Mod*rnismo. Vanguar*a. Mário de Andrad*. M**un*íma.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
This pape* ana*yzes Mário d* Andrade\s p*etic, interpreting his compo*it*on *rocess as an
</line>
<line>
all'improviso wh*t is su*ges*ed by the constant appeara*ce of the Ha*leq*in figure *n his work
</line>
<line>
. Studies the meaning *f this mas* *s an interval artistic practi*e **d b* this rea**ng ,
</line>
<line>
d*sc*s**s the cutt*ng-edg* concept *hat deploys *u*h compo*ition , as the brazilianne*s
</line>
</par><par>
<line>
*o*cept propos*d through the wo*k* *f *á**o de Andrade , e*pecially in his
</line>
<line>
rh*ps*dy
</line>
</par><par>
<line>
Ma*unaíma .
</line>
</par><par>
<line>
K*ywords: Mo*ernism. *vant-garde. Mário de Andrade. Macunaíma.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./Jun. *0*5
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Postal
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
O VEZO
</line>
</par><par>
<line>
Desde mui*o o Brasi* é *onsiderado o paraís* terral, * c*cagna,
</line>
<line>
o lugar da inocênci*
</line>
</par><par>
<line>
per*ida, tendo s*do *studada su* colaboraç*o como i*a*in**io p*r* a **rmulaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*m**rta*tes *t*pias (*RANC*, 1976). Os pro*e**os hist*ricos, *escomp**s*dos e até
</line>
</par><par>
<line>
co*traditórios em relação a* pensamento nacional (império
</line>
<line>
libe*al, república escravocrata),
</line>
</par><par>
<line>
*onstruíram, a partir da independê*cia, a n*ção
</line>
<line>
de pátria em forma*ão, do "giga*te
</line>
</par><par>
<line>
a*ormec*d*" que v*ria a ser grande e valor**o, ma* que ainda s* movia lentam*nte para uma
</line>
<line>
realização concreta.
</line>
<line>
Do me** da pretensão româ*tica de criar uma naç*o alhe*a a Portugal, temos *a
</line>
<line>
medalha inversa do pujante í*dio coa*una*o ao branco, em trocas e a*rendiz*dos, uma out*a
</line>
</par><par>
<line>
estiliza*ão, qu* não t*m nada *a dignidade das criatu*as
</line>
<line>
de Alencar e Gonç*lv*s Dias.
</line>
</par><par>
<line>
Pensam*s no lúbrico e indole*te pajé de Be*nardo de Guima*ães,
</line>
<line>
que circul* ainda hoje
</line>
</par><par>
<line>
somente **b um véu de eni*ma, já que os ve*sos do "Elixir
</line>
<line>
do Pajé", j*n*o com o*t*os
</line>
</par><par>
<line>
poemas eróticos sã* tolhidos *o bom gosto literá*io e*a**mente por reali*arem u* cotejo co*
</line>
<line>
o que a t*adição elegeu como rep*es*n*açã* do indian*smo.
</line>
</par><par>
<line>
Esse índio me*os *obre *ão tem inter*ss* nenh*m
</line>
<line>
no cont*to *om o civilizado, **
</line>
</par><par>
<line>
pensand* *m
</line>
<line>
gozar sua vid* e *s prazeres *ue l*e f**em oferecidos, co*
</line>
<line>
t*da a modorra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pachorra po*sível numa t*rra "onde tudo *á".
</line>
<line>
Corren*o em direçã* pa*eci*a, surg* "o sargento de *ilíci*s", que institui
</line>
<line>
defi*itiv*me*te o *ersonagem m*landro *a equ*ç*o do romance *r*si*e*ro, co* a socieda*e
</line>
</par><par>
<line>
formada *elas mi*turas, sem *
</line>
<line>
glória prometida com s*u e
</line>
<line>
povo ten*o que apr*nder na
</line>
</par><par>
<line>
experiência as **mplicadas r*gras que *ormam os meandros do jogo social inj*sto da terr* dos
</line>
<line>
qu* *ui*o sabem ou dos q*e conhe*** muito* para lhe* abrirem as portas (*ANDI*O,
</line>
<line>
*004).
</line>
<line>
A el*b*ra*ão m*dern*s*a mistura as duas faces da moeda, i*do também ao
</line>
</par><par>
<line>
pr**itivismo indíge*a em busca de *efe*ência* *r*ginais,
</line>
<line>
por*m já
</line>
<line>
com um* perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
mú*ti*la, discutindo os encontro*, as v*ntagen* e desvantag*ns da mistu**, como ne*tes
</line>
<line>
poem*s de Os*ald de Andrade:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 3, a**.11, p. 188-199, M*i./Jun. 2*1*
</line>
<line>
**w*.f*anet.*o*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Artist* No V*zi*
</line>
<line>
*91
</line>
</par><par>
<line>
brasil
</line>
</par><par>
<line>
O *é Pereira chegou de caravela
</line>
<line>
E p*rg*nt*u pro guarani da mata virgem
</line>
<line>
- S*is cristão?
</line>
<line>
- N*o. Sou bravo, sou forte, s*u *il*o da *orte
</line>
<line>
Teter* te*ê Qu*z* *uizá Quecê!
</line>
<line>
Lá l*n*e a onça resmungava U*!Ua!uu!
</line>
<line>
O negro zonzo sa*do *a *ornalh*
</line>
<line>
Tom*u a palavr* * re*p*ndeu
</line>
<line>
- Sim pe*a *raça de Deus
</line>
<line>
Canhe* Bab* ****em Babá *umCum!
</line>
<line>
E fizeram o Carna*al
</line>
<line>
erro de português
</line>
<line>
Quando o portuguê* *hegou
</line>
<line>
Deba**o *e uma br*ta chuva
</line>
<line>
*es*iu o *n**o
</line>
<line>
Que p*n*!
</line>
<line>
Fosse u** manhã de so*
</line>
<line>
O índio teria despido
</line>
<line>
* português (**DR*D*, 197*)
</line>
<line>
Da grandeza e prom*ssa da ter*a, som*da à contrib**ção das raça* aportadas, s* forma
</line>
<line>
a ide*tid*de *u* se *evela plena no m**e*to máximo da cu*t**a nacio*al: o c*rna*al. Nele, *
</line>
<line>
músi**, a *alícia, a ir**verên**a, e mais que tudo, a lib*rdade e*tã* sem freio* e assim se
</line>
<line>
const*tui o ser br*sileiro.
</line>
<line>
Ess* m*lt*fac*tada apa*ênci* para a pátria **m**stra a a*nda incipiente ca*acida*e do
</line>
<line>
*rasileiro *e se re*r*se**ar, vi*to que mesmo que se com*mor*, no ano da famos* s*man*
</line>
<line>
mode**ista, o cent*nário ** inde**ndência, *o *on*e*to das nações o Brasi* de 1922 é ainda
</line>
<line>
um* *r*mess* em *odo* os *spectos, est*nd* a m*derni*ade ***nica e da* relações s*cia*s
</line>
<line>
ainda nascentes na época.
</line>
<line>
Com sua obra Mário de *ndra*e procura, através de Macunaí*a, tirando de nosso
</line>
<line>
her*i nacional a possibil*dade de t*r um caráter, uma fa*e u**voca, pe*m*tir qu* possa e*e usar
</line>
</par><par>
<line>
to*as *s *á*cara* à sua dis*osi*ã* para,
</line>
<line>
*e acordo com as si*uações,
</line>
<line>
assumi* suas **vers**
</line>
</par><par>
</page><line>
i*ent**ades. A p*o*osta do *scritor é provoc*ti*a, tr*ns*orma*do * anulação num aumento de
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res**a, *. 12, n. 3, art. 11, p. 188-*9*, Mai./Jun. 20** www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Po*tal
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
possibi**dades e * fl*x*bili*ade (o jo*o d* c*ntura, a *alandragem) em arm* no circ**to soci**.
</line>
<line>
Assi* visto, Macu*a*ma (perso*agem) seria *m modelo d* co*o vir-a-ser *rasilei*o,
</line>
<line>
uti*i*a*do-se da i*dolência, d* espe*teza, da sabedoria popular, e ma*s que tudo, da *en*cid*de
</line>
<line>
e *sperança *onsta*tes n* jornada que emprega o herói por geo*r*fias e tempos *mprecisos
</line>
<line>
para s* alcan**r os o*jetivos propos*os.
</line>
<line>
M*stra-s* *ntão um descompas*o en*re o des**o e a realida*e, pois mesm* tendo "o
</line>
</par><par>
<line>
herói s*m *enhum carát*r" de *u** feito
</line>
<line>
pa*a que sua vida foss* completa;
</line>
<line>
p*ra qu* su*
</line>
</par><par>
<line>
fel*cidade fosse *ara**ida *ela lembrança d* esposa; *ara q*e sua g*n** não tivesse fome;
</line>
<line>
para que a memória dos sere* da mata se *antives*e hon*ada1; ao fi*a* ele *ercebe qu* com a
</line>
<line>
ma*ut*nção **s gr*ndes proble*as do *ra**l, a fal*a *e saúde e o *xc*sso de saúvas, não
</line>
</par><par>
<line>
existem possibilidades de c**s*imento pa*a *sta n*ção. E triste com a co*statação e co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sol*d*o, so** e*e para ser "brilh* *nú*il" de estr**a.
</line>
</par><par>
<line>
*o f*z*-lo, retir*-se p*r* um p*sto d* observa*ão, neg*ndo-se à ação e partind* para a
</line>
</par><par>
<line>
contemp*ação, com* se
</line>
<line>
acreditan*o que
</line>
<line>
de su* parte tu*o já fiz**a, e que outro vir*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*alizaria a* melhoras necess*rias para qu* tudo p**feito e bom fosse (num messianismo não
</line>
</par><par>
<line>
participativo). El* *ecid*, sem *uit* nostalgia, que não é assim que *uer vi*er prefere e
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
congelar em luz para e*per*r o *ue v*rá.
</line>
</par><par>
<line>
F*xa-se inú*il no firmamento, **s com* ** demais *ersonagens q** lá *stão, torna-s*
</line>
<line>
um exemplo, u*a dignidade a se* observada e a te* sua histór*a rem*morada.
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se *ntão que m*smo * modelo, prop*sto como um* possibilidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
repres*nta*ão
</line>
<line>
brasileira, é impe*feito e *mp**sí*el de re*li*ação, projeta*do n* próprio
</line>
</par><par>
<line>
fracasso u** espera para que outr*m
</line>
<line>
v*nha
</line>
<line>
novamente iniciar o *aís. Na *risteza, *ão *ão
</line>
</par><par>
<line>
amargurada, *or*m pungente, de Macunaíma, se encon*ra o ce*ne d* f*acas** nacio*a* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*olitária es**ra pelo promissor fut*ro, *ue nunca chega.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo
</line>
<line>
a*s*m, a poética de Mário de **d*a*e, numa pos**ra
</line>
<line>
van*uardista com f*rt*
</line>
</par><par>
<line>
influên*ia futuris*a e Da*a,
</line>
<line>
conteria o germe da destruição de si mesma2. A relevânc*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
poes*a e do r*m*nce, naqu*le *omento, era apenas * de prop** e instigar, não o d* r*aliza*:
</line>
</par><par>
<line>
assim como em *olítica, id*ologi*, filosof*a e a arte, tudo esta*a
</line>
<line>
pa*a *er *eito...depois, *o
</line>
</par><par>
</page><line>
*uturo. De*ois da brincadeira gi*ante do carnaval, alguém *ir*a, na *ua*ta-feira de *inzas,
</line>
<line>
peg*r no p*ís de jeito e fazê-lo fu*cio*ar.
</line>
<line>
O modernismo, ass*m p*nsado, ser*a a*enas um intervalo interes*ante p*lo qual era
</line>
<line>
1 Como em seu discurso in*lamado pela ve*d*de * respeito da hist*ri* do Cruzei*o d* Sul no Capítul* X.
</line>
<line>
AND**D* (*978)
</line>
<line>
2 Vale ressaltar que o De*vairismo, lança*o no Prefácio Interessantíssi*o ("E*te prefá*io, apesar de
</line>
<line>
interessante, inúti*"), se ence*rav* ao fim d* *róp*io prefá*i* de Paul*cé*a De*vairada.
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*s*na, *. 12, n. *, art.11, p. 188-199, Ma*./Jun. 2015 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Artist* N* Vaz*o
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
pr*cis* pass*r para se *hegar a u*a *iteratura madura, séria e que soa*se *e *gua* com o que
</line>
<line>
se fazi* no mundo todo.
</line>
<line>
* VI*S
</line>
<line>
*ão *ria *ári* *e A*drade est* vis*o carnavalesca e me*ancólica somente em sua
</line>
<line>
**psódia, ma* estende este c*nce*** para uma *or*ulação que discute * ser bra*ileiro tan*o na*
</line>
<line>
poe*ia*, nas obr*s ens*ísticas, nas pesqu*sas folclóricas e na *rópria *ção na *ida, tornando o
</line>
<line>
"ser art*sta" uma manifestação de bras*lidade.
</line>
<line>
Po*tanto, o que vemos n* obra de Mário *e An*rad* é um* tentativa ** multiplicar-s*
</line>
<line>
em ação, dando conta de vá*ios fenôme**s ao *esmo tem*o, para assi*, na *ua prát*ca,
</line>
<line>
demo*strar como era possí*el fazer-se bras*leiro: *p**se*tar-*e não **mo indivíduo, mas
</line>
<line>
*omo **njuntos, raças, multidões, massas dive*sas com formas, cult*ras e língua* diversas
</line>
<line>
q*e juntas, em su*s *rocas cot*dian**, fazia* d* mixór*ia a brasilidade.
</line>
<line>
Em cart* a *a**** Drum*ond de Andrade em 19*4, no com*ço *e uma longa amizade
</line>
<line>
*iter*r*a, que se estenderá até 194*, co* sua mort*, Má**o as*im define a prática que o*
</line>
<line>
arti*t*s devem possuir em rel*ção ao *aís:
</line>
<line>
"N*s temos que d*r *o B**sil o *ue e*e não tem e que por isso até agora não
</line>
<line>
viv*u, nós *emos que dar u*a alma *o Brasil e para **so *odo sacrifíci* é
</line>
<line>
grandiosos, é s*blime. E nos dá felicidade. Eu *e sac**fiquei inteiramente e
</line>
<line>
quand* e* pen*o em mi* nas horas de consciênci*, eu mal pos*o respirar,
</line>
</par><par>
<line>
quase ge**
</line>
<line>
na pletora *a minha felicidade. Toda minha
</line>
<line>
obra é t*ansitória.
</line>
</par><par>
<line>
Com a inteligên*ia não pequena que Deus m* deu e com os meus estudo*,
</line>
<line>
tenho * certeza de qu* e* p***ria *aze* uma obra *ais ou menos duradoura.
</line>
</par><par>
<line>
Mas que me importam
</line>
<line>
a etern*da*e entre os homens da Ter*a e *
</line>
</par><par>
<line>
celebridade? Mando-as à merda. ** não amo * ***s*l
</line>
<line>
espi*i*ual*ente mais
</line>
</par><par>
<line>
que * *rança ou a *onchin*hina. Ma* é n* Brasil que me a*ontece viver e
</line>
<line>
agora só n* Brasi* eu *enso e por ele tud* sacrifi*u*i. A lín*ua que escrevo,
</line>
<line>
a* ilusões que prezo, os modernismos que *aço s*o pro *rasil. * iss* nem sei
</line>
<line>
se te* mérito p*rq*e me dá felicidade, qu* é minha razão de ser na vid*. Foi
</line>
<line>
**eciso corag*m, co*fess*, po*q*e *s va*d*des são muita*. Mas a gente te*
</line>
</par><par>
<line>
* propr*eda** de substitu*r uma
</line>
<line>
vaid*de por outra. Foi *
</line>
<line>
que fiz. * minha
</line>
</par><par>
<line>
*aidade é de ser transitório. *s**açalho mi*ha obr*. Escrevo *íngu* i*becil,
</line>
<line>
penso ingênuo, só para c*am** * atenção dos mais for*es do que eu pra este
</line>
<line>
m*n*tro mole * indeci*o aind* q** é o *rasil. Os *ênios n*cionais não s*o
</line>
</par><par>
<line>
de g***ção esp*ntânea. Eles nascem
</line>
<line>
*orque um *montoado de sac*ifíci*s
</line>
</par><par>
<line>
**manos anteriore* lhes p*e*arou
</line>
<line>
a altitude *ecessá*ia de onde *odem
</line>
</par><par>
<line>
descortinar * revelar uma nação. Que me imp*rta que minha obra não fique?
</line>
</par><par>
<line>
* uma vaidade idi*ta pens*r em
</line>
<line>
fic*r, pr*ncipalmente q*ando
</line>
<line>
*ã* se sente
</line>
</par><par>
</page><line>
*entro do corpo aquela *a*alidad* inel*tá*el que move a mão d*s gênios. O
</line>
<line>
importan*e não é *icar, é vi*er. *u vivo." (SANTIAGO, 2002, p.5*)
</line>
<line>
Os conce*tos q*e *aqui se d*preen*em e *ue nos interessam viva*e*te *ão a
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*ina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15 *ww4.fsanet.c*m.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Po*ta*
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
*ransitoriedade e o *acrifício associ*do ao viver.
</line>
</par><par>
<line>
Do p*imeiro se perceb* a intenção não *e *er o instaurado* de um moment*, aqu*le
</line>
</par><par>
<line>
que traz *ma ve**ade, o homem que propõe
</line>
<line>
a fo*mulação de *m mund*, *stét*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pensament* novos: ele se re*ira dessa posição, colocando-se si*plesmente como * arauto da
</line>
<line>
boa nova, o anunciador dos grandes fe**os e **s realizações definit*va*, *ue po* outrem serão
</line>
<line>
edificadas.
</line>
</par><par>
<line>
Essa postura é dúbia, pois se demonstra a hum*ld*d* de n*o se
</line>
<line>
considera* o *ruto
</line>
</par><par>
<line>
pron*o da *nteligência nacional, ri de sosla*o, visto que sabe
</line>
<line>
da importânci* dos pr*c*r*s na
</line>
</par><par>
<line>
consti*ui*ão da grandeza post*rior 3.
</line>
</par><par>
<line>
É tamb** muito va*g*ardista, na *edid* *m que ao jogar as real*z*ções para o futuro,
</line>
<line>
desgas*a a r*levância do passado, ligan*o aos *ventos *omente *eu instante primeiro, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
o intervalo que compreende a destruição *o imediatamente an*erior e * fo*mação *o **vo
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
par*ir desta implosão. Relevante nest* estr*tura é
</line>
<line>
aque*e qu* pô* a*aixo o edifício do gosto
</line>
</par><par>
<line>
anti*o e d*s*nh*u o es**ço *a projeção da *oder**dade, nu*a postur* qu* pode l*mbrar
</line>
</par><par>
<line>
tanto
</line>
<line>
o futurism* q**nto
</line>
<line>
o movimento D*da (B*ADBURY; McF*RLANE,1999
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
TELES,1994).
</line>
<line>
Po*ém, *ão * fácil esta prática anu*ciadora, d* se estar à f*ente de seu tempo, visto que
</line>
<line>
semp*e se é *uito a*hin*alhado pela c**tica, mal *omp*eendido pelo p*blico e dificil*ente se
</line>
</par><par>
<line>
obtem *ucesso (*uito ant**
</line>
<line>
pelo cont*ário: Mário relata em *arta* qu* a *xper*ên*ia da
</line>
</par><par>
<line>
Semana de Art* Modern* *he ti*ou toda* *s alunas de pian*, vi*to q*e o* pais *ão a* que*iam
</line>
<line>
assoc*ada* àquela vida).
</line>
<line>
En*ão s* reitera a noçã* de *acrifício pela *ausa mons*ruosa da cons*r*ção estética e
</line>
<line>
*deológica de um paí*, causa *ssa pela qual to*os os sofrimentos sã* *álidos, *alid**as
</line>
</par><par>
<line>
também f*cand* a ob*a a pró*ria vida. El* é e
</line>
<line>
c*ent* da vaidade que gera p*r* si, a *e nã*
</line>
</par><par>
<line>
*icar, * de *ão s*r importan*e, ma* també* * de ter,
</line>
<line>
*om seu sangu* e punh*, gara*t**o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liberdade e po***bili*ade de açã* *os que lhe v*m em seguida.
</line>
<line>
Fechad* nesta *er*p*ctiva, q*e **e permite *udo fazer, *á que a inco*preensão e as
</line>
<line>
pedras que lhe l*ncem s*mente ref**çarão * as*ecto de martírio, el* já es*á lib*rto em sua dor
</line>
<line>
* tr*stura, pois tudo qu* for feito será não **r si, visto que sua ex*stência *ntão s* se consti*ui
</line>
</par><par>
<line>
no papel manc*ado pela pena, e
</line>
<line>
n** penas sofrida* por m*n**ar a *r*e* *sta*ele***a.
</line>
</par><par>
</page><line>
3 Que seria de Cr*sto sem os profetas e sem **uele que efetiv*mente o recon*ece como o *essias, *oão Batista?
</line>
<line>
* questão que fica é sobre q*al a relevânc** maior: a do que se sacrif*ca pela vinda, ou do que vem *ara **
</line>
<line>
sacrif*car? A comparação não * desmedida quando se pen*a na formação es*rit*mente c*tólica de Mário *e
</line>
<line>
**drade e na in*icação, a ser melhor in*estigada, da influência dos poetas unanimistas f*a*ceses na "obra
</line>
<line>
im*tura" do poeta, **m* pr*põe L**EZ (1972).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. *2, n. 3, art.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15 ww*4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Artista No Vazio
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
Heroísmo, *ar*írio, sacrifí*io, *e*ldade à ca*sa, considera**o some**e * representaç*o
</line>
</par><par>
<line>
estética do Brasil, ao re*r*to i*stant**eo e fugaz que poderá dar as
</line>
<line>
inst*uçõ*s aos q*e
</line>
</par><par>
<line>
sou*erem s**u*r seu exemplo, sua lição de amigo4, seu pl*n* de obra, pl*no de a*ã*, e plano
</line>
<line>
d* v*da, já que t*do se mistur* numa prát*ca só: Eu vi*o.
</line>
<line>
Ao misturar a si, sua o*ra e * ***er um Bra*il, Mário inst*tui *ma *odernidade não só
</line>
<line>
téc*ica, na **ática literária, mas vai além, *riando uma alegoria que r**resent* numa ju**ã*
</line>
<line>
s*mbólica coes* tanto o a*tista, * p*vo * o *aís a que **ude na sua formu*aç*o. Unindo *eus
</line>
</par><par>
<line>
conhecimentos de música, *rte *rudit*, f*lc*ore, cultura popu*a* e língua, ex*lui ele
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
univ**idade, a *egemôni** *oz elitista d* p**ces** des*a criação de algo *ue *imbolizass* o
</line>
<line>
brasileiro e* sua profusão de múltiplas **rmaçõe* a* con*id*rá-lo um produto da soma de
</line>
<line>
inc*ntáveis características. Chega *l* a um desen*o que é feit* de retalhos, co*o as colchas
</line>
<line>
**ndas de geraçõe*, mas que não é esta*qu* sobr* um leito, mas semovente, cantan*e,
</line>
<line>
*rincante, estridente e profundamente *nquie*o, como um ser ai*d* *m formação, pro*ur*ndo
</line>
<line>
se **c*ntrar den*ro de sua* possibili*ades.
</line>
<line>
Po**uin*o *m parentesco *om a *in*agem de onde provém **cunaíma e sendo um*
</line>
</par><par>
<line>
presença consta*te no desvari* da Paul*cé*a,
</line>
<line>
essa alego*ia es*aria representa*a n* figura do
</line>
</par><par>
<line>
múltiplo Arlequim. *ssa más*ara da Commedia dell\arte é caracterizada por *m r*pa*
</line>
<line>
faminto, de porrete na mão, vestido de losang*s desalinh*dos, ind*, *ntre malabarismos
</line>
<line>
desgas*an*es, gestos ampl*s * cont*nu* fala, semp*e atrás *e mais confus*o.
</line>
<line>
* VORAZ
</line>
<line>
Com ** text*s em sua ori*em não fixa*o*, o trab*lho *o ator que fazia u*a
</line>
<line>
personag*m da Commedi* del*\arte era o de preencher, com sua inteligên*ia, o *onteúdo nas
</line>
</par><par>
<line>
improvisações
</line>
<line>
permitidas
</line>
<line>
pelo* canovacc*, p*rtitura* c*nicas co* as indicaçõe* mínimas de
</line>
</par><par>
<line>
**tradas e *o*port*mentos, porém *em falas ou "de*xas":
</line>
<line>
O suc*sso da Commedia dell\arte de*endia inteiramen*e do *es*mpenho dos
</line>
<line>
atores, ma* havia t*la* re*ro*uzindo o texto da peça em linh*s *er*is. Os
</line>
</par><par>
<line>
com*diantes melhoravam os *iál*gos, *m*rovisando. [...] Qu*nd* o ator se
</line>
</par><par>
</page><line>
*entia c**sado, ou p*r* animar uma c*na, recorria aos lazzi, **acejos
</line>
<line>
pica*tes destinado* a dist*air * público, para que o grupo ti*e*se tem*o de *e
</line>
<line>
recompor: ges*os, j*gos de palavr*s, care**s, et*. T***RO no *und*. S*o
</line>
<line>
Pau*o: Melhoramentos, [1*9?]
</line>
<line>
4 A li*ão do amigo vem a ser o título que Carlos Drumm*nd de *nd*ade dá ao tomo da *orresp*ndênci* rec*bi*a
</line>
<line>
por ele de Mário de A*drade.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, art. 11, p. 188-199, Mai./*un. 2015 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Po**al
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
A máscara do Arlequim vem *e longa data sendo associada à esperteza, a uma certa
</line>
</par><par>
<line>
*iolência físi*a, a
</line>
<line>
uma *ora*idad* *nt*nsa (**tomacal *enérea) e a *m fluxo verborrágico e
</line>
</par><par>
<line>
incessante. Ele
</line>
<line>
é um
</line>
<line>
sem sossego con*tante,
</line>
<line>
um moto**ntín*o de
</line>
<line>
palavras
</line>
<line>
e *ções,
</line>
</par><par>
<line>
procurando levar a melhor en*re as c**dições que *he sã* apres**tada*. É uma máscara muito
</line>
</par><par>
<line>
*ifícil de ser *epresentada, pela rapidez dos ***imentos, pel* *gilidade física necessár*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pela p*rspicác*a d* improvisação constant* de muito tempo
</line>
<line>
em cena com falas se*uenciais.
</line>
</par><par>
<line>
*lém d**so, ele é um dos pr*ncipais atuadores dos lazzi, ent*etendo a pl*teia entre as cenas *
</line>
<line>
entre os atos da* pe**s.
</line>
<line>
Portanto, a pe*sonagem do Arlequim é *m espa*o a se* preen*hido, uma construção
</line>
<line>
per*a*ente que se produz no i*stante mesmo em que se apresen*a a* público, alg* inconc*uso
</line>
<line>
e mutável de situ*çã* *m situaçã*. O A*lequim é um* forma, *ue depende da mestria do at*r
</line>
<line>
*ar* garan*ir * sucesso da i*teireza do conteú**.
</line>
<line>
Com* g*ande parte *os d*mais person*gens da Commedia dell\*rte, *le usa máscar*,
</line>
<line>
o que f*c*lita o reconheciment* do "t*po" que se apresenta em cena, ao m*smo t*mp* em que
</line>
<line>
is*nta o ator de *oda e qualquer *an*fes*ação feita *o p*l*o, pos*o que não se sabe quem ali
</line>
</par><par>
<line>
esta*a, a* pas*o que *ã* era o at*r, e sim sua má*cara que p*oferiu t*d*
</line>
<line>
que então f** dito.
</line>
</par><par>
<line>
Ela també* remonta, em alguns t*aços, a elem*nto* *a conduta animalesca da p*rsonage*,
</line>
</par><par>
<line>
*o se compa*a* um *ato, um m*c*co, a *ma
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
raposa e ma*s raramente a um touro. Este
</line>
</par><par>
<line>
último, poré*, man*ém
</line>
<line>
um aspecto diabólic*,
</line>
<line>
**gad* aos m*is antigos regi*t*os *a aparição
</line>
</par><par>
<line>
arlequinal, segundo FO (1998).
</line>
<line>
O Arleq*i* também é ágil, vigoroso e, sob*etudo, todas *s sua* açõ*s se realizam por
</line>
<line>
causa de *eu mot*r úni*o: a fome. E*a é con*titutiva d* sua **istê*cia, e el* d*re*i*na-o pa*a
</line>
</par><par>
<line>
uma *onst*nte tentativa de saciá-**, o que s* v*rifica impos*ível. Não * preciso mui*o
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
comp*eender que possuir também *unca lh* é su*iciente, *á que a *on*ade retor*a sempre.
</line>
</par><par>
<line>
Além de *busado, ele é violento, *rrog*nte pod*ria ser dito, já q*e está sempre com
</line>
<line>
seu porr*te em pu**o, por*m de *m descuido const**te, de onde provém o riso que caus*, e
</line>
<line>
por m*i* que Carlo Goldoni tenha **ntado racion*lizá-lo, incluindo-o na proposta de teatro
</line>
</par><par>
<line>
pa*a um mundo
</line>
<line>
n**o que surgia, o d* bu**uesia, nunca
</line>
<line>
se co*seguiu afasta* o *sp*ct*
</line>
</par><par>
<line>
*ev*ltad*, ins*rge*te (e tal*ez, po* *sso mesmo, *o*ul*r) do Arlequim.
</line>
</par><par>
<line>
P*re*e-no* que essa pers*nagem insere em
</line>
<line>
suas cara*terísticas *lemen*os de uma
</line>
</par><par>
<line>
for*u*ação so*re o intervalo, esp*ç* de ação e de existênc*a *ão dos q*e foram ex*luídos da*
</line>
</par><par>
<line>
orde** vig*nt*s, ma* q** fizeram sua parte, *e mantêm, por insis*ência de nega*ão e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
au*ência, na me**ria e constituição de tudo *ue in*titu*do exi*te.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ue aí ficam, derruba*d* sistemas con**ituídos,
</line>
<line>
po*ém *inda não ergu*ndo
</line>
<line>
*m *
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Tere*ina, v. 12, n. 3, art.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2*15
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/*e*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Artista No V*zio
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
f*rmulação plena, só podem ter cert*za de sua partici*ação no desenvo**iment* das ideias e
</line>
</par><par>
<line>
*os
</line>
<line>
*onceitos atra*és da *initud* mesma de sua ação. *or*anto, a essênci* da at**ção
</line>
</par><par>
<line>
*nterval*r está
</line>
<line>
na n*ção d* *rre*evância da perm*nência (pois se **tá somente *reparando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
caminho) e na falta *e seri*da*e qua*to a si mesm* (já q*e mesmo que o *rocesso sej* sério,
</line>
<line>
sabe o ator d* interva*o que n*o é * *eu ato o mais impo*ta**e, mas * que virá depoi*, * que
</line>
<line>
lhe dá abs*luta liberdade e lhe t*ra o pe*o da comp*etude).
</line>
<line>
A esco*ha desta m*scara par* uma represe*taçã* de *dent*dade de*ons**a um*
</line>
</par><par>
<line>
p*rc*pção
</line>
<line>
da im*oss*bilidade mes*a dessa identidade, visto ser ela
</line>
<line>
constit*ída p*r
</line>
</par><par>
<line>
acréscimos, os retalhos5 que *oma*** propõem uma f*rma móvel e uma cor fugidia, uma
</line>
<line>
imprecisão do olhar, como se o s*jeito que se *ê fos*e imp*s*ív*l de ser perceb*do, sendo
</line>
<line>
ap*nas um **boço e*voaça*te, um* bruma de alguém, uma sombra *ndec*frável.
</line>
<line>
N**a cultura formada por *edaç*s inúmeros *e o*tras, com uma constitu*ção unitária
</line>
</par><par>
<line>
*mpr*váve*, sendo a nação
</line>
<line>
conh*c*da por sempre mais aco*her s*mpre o fazen*o melhor, e
</line>
</par><par>
<line>
nad* *ais natural
</line>
<line>
que o retalho, a **stu*a, o mover-se *ren*tico e co*stante da p*ópria
</line>
</par><par>
<line>
identid*d* e da más*ar* escolhida por *ári* pa*a *ef*ri-la.
</line>
</par><par>
<line>
Costu*ados na ro*pa *ult*color*da, *s *etalhos podem dar
</line>
<line>
uma ideia do trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
g**ant*s*o de ser brasilei*o, do exerc*cio con*tante deste operar contra
</line>
<line>
as circunstância*,
</line>
</par><par>
<line>
dando um jeitinho, u*ando da ginga e da m*nemolênci* p*ra c*n*eguir sobreviv**.
</line>
<line>
Nun*a c*nsa*o e sempre com *m so*riso na **ra, o art**t*, o povo, o Arlequim, o
</line>
<line>
poema transposto em prosa, a música * *s fanfarra* prov*cam um r*ído que gera um*
</line>
</par><par>
<line>
afirmaçã*, me*mo q** melancó*ica
</line>
<line>
e inc**pleta, do nacionalismo possí*el nesta terra
</line>
</par><par>
<line>
con*usa e maravilhosa.
</line>
</par><par>
<line>
O b*bo m*s*re, o ilus*onista, o Arlequim, o clown, o mal**d*o e o po*ta pe**urbam e
</line>
</par><par>
<line>
di*trae* a audiência dur***e e*te inte*va*o, sabe*ores de sua imp*rtân**a para o t*do
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
espetácu*o, nã* *mpo*t*ndo *e estarão no próximo ato ou não, ape*as c*en*es *e
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e**e**c*lo precisa, e vai, c*ntinuar.
</line>
</par><par>
<line>
O VAZIO
</line>
</par><par>
<line>
U*a ***g*a*da seri* soment* o interstício entr* a decadência *ue *la mesma instaura
</line>
<line>
e o vácuo que el* cria para algo novo q*e virá.
</line>
</par><par>
<line>
5 Origina*m*nt* a
</line>
<line>
roupa se con*tituía com folhas *gregadas ao *ecido, *embrando **tigos deuses s*l*agen*,
</line>
</par><par>
</page><line>
dio*isíacos e d**e*freados, sim*olizando t*mbé* a *fe*eridade, j* *ue o tem*o da qued* (ou*ono)
</line>
<line>
constant*mente le*bra * fin*tude. (RUD*IN, 1998)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. 11, p. *88-199, Mai./Jun. *01* www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. Po*tal
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se *oment* da grand* *ção, mant*da na sua inu*ilidade pelo fato de se s*be*
</line>
<line>
destrui*ora e f*nita e* si, p*opõe um ou*ro m*vimento em *rol *o fut*r*, que * o ** es*era,
</line>
<line>
c*m * *spe*ança que o **co*hido, o aprimorado, o e*v*ado trag* *onsig* as gra**es respostas
</line>
<line>
e a reno*ação do mun*o dado, dest*tuído e pronto p*ra n**a germinação.
</line>
<line>
No Brasil dos anos 1920, *ed**to de participa*ão no m*ndo que e*etivamente *irava, e
</line>
</par><par>
<line>
tão preso ainda a u* *t*aso que lh* era peculiar, *ra preciso lid*r
</line>
<line>
com e*sa dicotomia,
</line>
</par><par>
<line>
fazend*-se mode*n* sem *oder efetivar uma mudan*a
</line>
<line>
de*init*va no pen*amen*o na*iona*. O
</line>
</par><par>
<line>
modernismo
</line>
<line>
gri*a propostas, al*umas *iscordantes *n*re s*, querendo a in*ti*uição da
</line>
</par><par>
<line>
metróp*le, da m**u**a e da velocidade, al*ados ao nacionali*mo fe*renh*, canibal e primitivo.
</line>
<line>
Se* autô*omo e absurdamente dif*rentes para assi* s* incluir no *onj*nto da* naç*es
</line>
<line>
civil*zadas, dan*o a elas a lição mai*r da selvageria esclare*ida: e*se seria o grande *olpe que
</line>
<line>
faria a dife*ença e marca*i* uma pos*ção t*nto cult*ral qu*nto identitá*ia.
</line>
<line>
A que*tão é que * canibal como símb*lo po*sui um *r definitivo de s*nhor do espaço
</line>
<line>
**nquistado, depois *e devorado o invasor. El* perm*nec*, ele cresce e impera, mas é incapaz
</line>
<line>
de dialogar com outras identidad*s, pois n*o tem nad* a *ferecer além de sua vora*id*de. Ele
</line>
</par><par>
<line>
s* torna u*o numa *a*ão que p**e
</line>
<line>
ainda por se* vária, já q*e *ua orige* multiétnica a*sim
</line>
</par><par>
<line>
conduz a necessida** de *ep*esentação.
</line>
<line>
Cre**s que a agudez d* percep*ão m*riodea*dradiana se concentra ne*sa n*cess*d*de
</line>
</par><par>
<line>
e e* t*nt*r o que sabe ser i*possível, portanto
</line>
<line>
apena* *ri*cando com *s conc*ito* e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própria *entat*va, para *ue o*tro s*ga seu exemp*o e *ealize, de *co*do com a t*ansform*ção
</line>
<line>
cu*tur*l da nação, o n*vo h*mem b*a*ileiro.
</line>
<line>
A alegoria do Arlequim p*de ser percebida entã* em v*rias instânci*s, como se fosse
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preciso que
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*s a*tistas fossem Arlequ*ns, vários
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em suas pe*quisas e ações cul*u*ais;
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que
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o
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povo *os*e Arlequim, de*ej*so de uma real*d*de *utr* e **nd* incapa* de re*lizá-la, brincante
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absoluto se* te*or da cheg*da *a quarta-feira de
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ci***s; **e a ar*e *osse ar*eq*inal,
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r*pres*ntando em per**na*en* * em *omposições a *xplo*ão *e core* e possibilidades qu* só
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nesta n*ção se gerava.
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P*opondo a arlequin*da, e vive*cia*do a *rópria proposta, Mário
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demonstra uma
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c*mpreensão ampla da identidade n*cion*l * efetivamen*e serve *e exem*lo, es*rela inúti* *o
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vasto campo do
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céu,
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pa*a que se contin*e elabor*ndo o complexo cami*ho de fazer-se
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brasileiro.
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Fic* o vácuo
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d* p*o*ocação, mas *sso *ão si*nifica o vaz*o, pois ele *s*á pleno de
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possibi*idades, chama*do as r*alizações futu*as e en*en*r*nd* nov** d**cussões.
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Multip*icar-se signifi*a anula*-se, torna*d* *mpossível a compreensão *o indivíduo,
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Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, *rt.11, p. 188-199, Mai./Jun. 2015 www4.fsanet.com.br/revista
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*ww4.fsan**.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)