<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 5, *. 68-86, jul./ago. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.4.5 </line>
</par>
<par>
<line> Monitoramento Eletrônico: Uma *lterna*iva Para Crise Vivida Pelo Siste*a </line>
<line> *enitenci*ri* Brasi**iro </line>
<line> Electroni* *onitoring: A* Alternativ* To Cr*s*s Lived By *ystem Brazil**n Pen*tentiary </line>
</par>
<par>
<line> *lon*o Pere*r* Duarte *únior </line>
<line> Mestrando em C*ên*ia Política pel* **iversida*e Federal do Pia*í </line>
<line> Bachare* em Direito p*la Faculdade San*o A*ostinho </line>
<line> Email: a*onsoduar*ea*v@hotmai*.*om </line>
<line> Moni*ue *enezes </line>
<line> Dout*r**o em Ciên*ia Política pelo *n*tituto Un*versitário *e Pesquisa do Rio d* Jan*iro </line>
<line> Professo*a da *ni*ersi*ade Feder*l d* P*auí. </line>
<line> Email: *oni*uemenezes@ufp*.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Alonso Pereira *uarte Júnior </line>
<line> Av. *r*s*d*nt* Jâni* Qua**os, 420, Santa Isab*l, *EP: 64*53-390, Tere*ina/PI, Br**i*.. </line>
<line> Endereço: Monique Menez*s </line>
<line> Univ*r*idade Fed**a* do P*auí, Camp*s Universi**rio Mini*tro Pet*ônio Port*lla, I*inga, CEP n* 6404955*, </line>
<line> Teres*na/PI, Bras**. </line>
<line> Editora-c*efe: Dra. Marlen* Ara*j* de Carvalho/Faculda*e *anto Ag*stinho </line>
<line> **tigo r*cebido em 30/04/2015. Úl*ima ve**ão recebida em 20/05/2015. A*rovado e* 21/05/2015. </line>
<line> Avaliado pelo s*stema *r*ple Revie*: a) Desk Rev*ew p*l* Edi*ora-Chefe; e b) D*uble Blind Review (ava*iação ceg* </line>
<line> por *o*s aval*adores da área). </line>
<line> Revis*o: Gramatic*l, N**mativa * de For*ataçã* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M*nito*amento Eletrônic* </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O artigo de*ate sobre a atual *i**aç*o do siste*a penitenci*rio *rasileiro, d*monstrand* que a </line>
<line> superpopulação carcer*ri*, al*ada a outros efeitos deletér*os, tem *rov*cado um inchaço </line>
<line> populacio*al nesse si*tem*, acarreta*do um efeito de dessocializaç*o sobre a v**a de pessoas </line>
<line> constitucionalm*n** in*centes. É **ntr* de*s* *roblemát*ca que *ntra o te*a Monitoram*n*o </line>
</par>
<par>
<line> Eletr*nico, </line>
<line> uma medida cautelar *o*a *nstituída </line>
<line> p*la Lei </line>
<line> 12.403/11, q*e **d* s**vir como </line>
</par>
<par>
<line> alte*nativa para tenta* mu*ar </line>
<line> es*e </line>
<line> panora*a peniten*iário. O *bjetivo geral consiste em </line>
</par>
<par>
<line> descrever a **ilização do mon*toramento eletrônico co*o *ma alter*ativa ao </line>
<line> p*n*r*ma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> crise do sistema peniten*iário. Os *b*etivos específicos *isam an*l*sar a </line>
<line> origem e as </line>
</par>
<par>
<line> caracter*sti*as dessa ca*te*ar; elencar *s experiên*ias int*r*ac**nai* d* s** uso; cit*r as *u** </line>
</par>
<par>
<line> pos*ibi*i*ades *e uti*ização e a s*a **nalida*e; e por *im, anal**a* essa caute*ar luz dos à </line>
</par>
<par>
<line> princípios co*stitucionais. O método de procedim*nto utilizado no artigo </line>
<line> con*iste </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> apreciação e interpretaç*o da ma*éria e o método de pesq*isa usado *nci*e na el*b*raçã*, por </line>
<line> meio de análise bib**ogr*fica, utili*ando-se das re*erências citadas. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Dire**o Processual </line>
<line> Pena*. </line>
<line> Monitoramento </line>
<line> Elet*ônico. </line>
<line> *rincípios </line>
</par>
<par>
<line> Consti*ucionais. Sistema Penitenciá*io. </line>
</par>
<par>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> *he article discusses a*out the *urrent sit*ation of th* Braz*lian *rison *ystem, showing that </line>
</par>
<par>
<line> pri*on overcrowding, </line>
<line> to*et*er with other *eleterious effects, </line>
<line> *as </line>
<line> caused sw*lling populat*on </line>
</par>
<par>
<line> in this syst*m, causing a desocia**zation effec* on the lives o* innocent people cons*i*ution*l*y. </line>
</par>
<par>
<line> It is within </line>
<line> t hi s </line>
<line> pro*lem enter*ng the theme Elect*oni* M**itoring, a new pr*cauti*nary </line>
</par>
<par>
<line> meas*re intr*duced by Law 12.403 / 11, wh*ch *a* ser*e as an alt*rnative to try to *ha*ge th*s </line>
</par>
<par>
<line> panorama p*is*n. The *verall o*je*tive is to descr**e the use </line>
<line> ** electronic mo*i*oring as </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> *lte*na**ve to the panoram* o* the prison system crisis. *he specific *oals are to an*lyze the </line>
<line> *rigin and c*ar*cte*istic* of that preca*tiona*y; list the internat*onal *xp*rie*ce of its use; *ite </line>
<line> its *sabi*i*y and its pur*o*e; a*d *inal*y, to analy*e such a pr*tectiv* to the con*titutional </line>
</par>
<par>
<line> principle*. The method *f proced*re used </line>
<line> in the article i* *he analysis *nd inter*retation of </line>
</par>
<par>
<line> matter and the research *ethod used *ocuse* *n d*veloping, thro*gh lite***ure re*iew, usin* </line>
<line> the cited referen*es. </line>
<line> Ke*w*rds: Cri*i*al *roc*dura* L*w. Electronic Monitoring. Consti*utional princ**les. </line>
<line> Prison Syste*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 4, a**. 5, *. 68-86, jul./ag*. 2015 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Duarte Júnior, M. Menezes </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇ*O </line>
<line> A escolha d* presente t**a deve-s* a crise p*la qua* passa o Sistema Penitenciário </line>
</par>
<par>
<line> *rasil**ro, que, segun*o dado* d***o*i*iliz*d*s pelo *onselho Nac*ona* de **stiça CNJ - </line>
</par>
<par>
<line> (h*tp://www.cnj.jus.br/images/imprens*/di*gn*stico_de_pessoas_presas_corr*cao.pdf), tem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *erceira maior popula*ã* ca*cer*ria do mund*, se*do q*e **% dela é compost* p*r presos </line>
<line> provisório*. </line>
<line> Nessa perspectiva, i*ic*a*mente, o *rti*o propõe-s* * an*l*sar os prin*í*ios </line>
</par>
<par>
<line> constitucion*is d* ****idade d* pessoa </line>
<line> humana, da propo*cionalidade e da presunção de </line>
</par>
<par>
<line> inocênc**, </line>
<line> para que, de **s*e </line>
<line> deste *reve con*ec*men*o, </line>
<line> ** momen*o *osteri**, tenha-se </line>
</par>
<par>
<line> ca*acidade de examinar o* aspectos c**st*t*cio*ais dessa medida c*utelar de *onit*ramento </line>
<line> ele**ônico insti*uído pela Le* 12.403/11. </line>
<line> Po*ter*or*e*te, *erá feita uma ab**d*gem superfici*l **s inova*ões t*azi*as pela *ei nº </line>
</par>
<par>
<line> **.4*3/2011, com e**oque e**ecial na medida caut*lar mon*to*amento el*trônico, qual o </line>
<line> s*rge como um* alternativ* à *ri*e vi*ida pelo *iste*a penitenciá**o **asilei*o. </line>
<line> Por fim, na última *arte d*ste *rabalho se*á feit* u* es**do so*re o tema central dest* </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho, que é o mon*t*ram*nto e**trônico. Em </line>
<line> *onseq**ncia **sto, será *e*ta *m* </line>
<line> análise </line>
</par>
<par>
<line> sobre o sist*ma, demonstrando **e, *trav*s d* exp*ri*ncia intern*ci*na* </line>
<line> dele, é </line>
<line> *oss***l </line>
</par>
<par>
<line> reduzi* a populaçã* car*erária, os efeitos do cárcere e as taxas de reinc*dênc*a. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, pelo estudo real*zado espera-se poder d*scutir os principais *ontos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*speito do tema, </line>
<line> pos*ib**itando *m* melho* compre*nsão da s*a i*p*r*ânci* como opç*o </line>
</par>
<par>
<line> pa*a *plic*ção de medida cau*elar ao indici*do, al** de co**r*bui* *ara o de*a*e sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> discussão de que, *om * mon*to*amen*o </line>
<line> e*etrônico, </line>
<line> estaria o Estado </line>
<line> contr*bui**o *om mais </line>
</par>
<par>
<line> uma medi*a *ara o comb**e à crise do siste*a prisional. </line>
<line> * REFERENCIAL TE**ICO </line>
<line> 2.1. B*ev*s *omen*ários a*er*a *o conce*to de princípios </line>
<line> O* princí**os são a **se na *ual se asse*t* qualque* ramo do dir*ito, perme*nd* toda a </line>
<line> sua *plicaçã*. Eles *o*f*rem ao si*tema um asp*cto d* coerência e ordem, além de tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> serem os pa*âm*tro* </line>
<line> de l*gitimida*e das l*is. Se*do assim, o Direito Penal e Direito o </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina, *. 12, n. 4, art. 5, p. 68-86, j*l./ago. 2**5 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monit**amento Eletrônic* </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> P*ocessu** Penal devem *star harmo*izados com os p*i*cípios e gar*nti*s **stituíd*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Constituição *ederal, poi* é nel*s q*e en*ontraram o se* fun**men*o de validade. </line>
</par>
<par>
<line> De*ta form*, os pr*ncípi*s **o valores fundamentais que inspiram a cria*ão e a </line>
</par>
<par>
<line> manu*enção do *iste*a jurídic*, t*ndo *omo final*dade </line>
<line> am*ar*r con**itu*ionalmente *s lei* </line>
</par>
<par>
<line> in**acons*i*ucionais, *ar* que elas tenham a devida legitimidade e legal**a*e. Assim, el*s *êm </line>
<line> a f*nção de orientar o l*gislador ord*nári* c*m o o**e*ivo de delimita* * po*er puniti** e*ta*a* </line>
<line> concedi*o ao* ó*gão* apli*adores, i*pondo, *evidamente, garantia* aos cidadãos. </line>
<line> A*sim, no es*ágio atual da *iência do *ireito, c*nverge-** para a ideia de q*e os </line>
</par>
<par>
<line> *rincípios *ão podem ser cons*derados ape*as com* *eras aspirações </line>
<line> ou vagas diretrizes, </line>
</par>
<par>
<line> pois contêm inegá**l for*a no*mat*va, buscando, desta forma, evit*r as ar*itrariedades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> excessos estatais c*m o f*to *e re*pei*ar os dir*itos fundamenta** disp***os na Bí*lia Política </line>
<line> (**TE*AM, 2013, p. 92). </line>
<line> 2.*.1 Princípio *a Dignidade da P*ssoa Humana </line>
<line> A di*nidade da p*ssoa *umana, segundo *arroso (20*0), é o *alor e o prin*ípio </line>
<line> subja*ente ao grande m*ndament*, de o*igem religiosa, do re*peito a* pr**im*, elenca*o n* </line>
<line> Bíblia Sagra*a en*re os 10 mandamento*. *esse sentido, Masson (*01*) afirma que, somente </line>
<line> com o *dvent* do Crist*an*smo, é que houve *ma *aior percepção da importância p*lo </line>
<line> res*eit* a*s dir**tos fu*d*me*tais do home*, * qual passou a ser conc*bi*o como imagem e </line>
<line> semelh*n*a de Deus. </line>
<line> Ainda, segund* *a*r*so (2010), lo** após a *ª Guerra Mundi*l, a *ignidad* da pessoa </line>
<line> h*mana *eve a sua transposição dos planos religioso e ético par* o d*míni* do Dir*i*o. Desta </line>
</par>
<par>
<line> m*ne*ra, ele passou figu*ar a </line>
<line> ent** os documentos in*e*nacio*ais, dentre as *uais, como </line>
</par>
<par>
<line> e*emplo *em-se a De*laração dos Direi*os H*m*no* (1948). A Const*t*ição bra*ileira </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1988, também *onhecida como Constitu*çã* Cid*dã, *ontempla, n* art. 1º, inc*so II*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dignidade da pessoa *uma*a como princípio fu*da*ental, res*al*ando a importância confer*da </line>
<line> ao t*ma pelos Constituintes. </line>
<line> Estefam (20*3) assevera que * d*gn*dade da pessoa hu*an* é o mais im*or*ante dos </line>
<line> princ*pios **n**itucionais, e que, apesar de n*o ser princípio *xclusivamente penal, possui </line>
</par>
<par>
<line> el*va*a hierar*uia e privilegiada </line>
<line> posição no or*enamen*o ju*ídico, p** ter *ido elei*o *ela </line>
</par>
<par>
<line> Con*ti*uiç*o Federal c*mo fund*m*nt* da R*pública no seu ar*igo 1º. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 4, art. 5, p. 68-86, jul./*g*. 201* </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Duarte J*n*or, M. Menezes </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> 2.1.2. Princípio da P*op*r*ion*lidade: </line>
<line> Inicial*ente, a ideia d* pr*p*rc*ona*ida** es*ava ligad* tão *omente ao Direito P*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Rogério San**es (2014) o C*digo </line>
<line> de Hamura*i tr***e a regra *o t*lião, no </line>
<line> qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> puniç*o passo* a ser gradu*da d* for*a a *e igual*r a of*nsa. Esta regra, tra*a-se da pioneira </line>
</par>
<par>
<line> mani*estaçã* </line>
<line> do pri*cípio da proporciona*idade, por representar trata*ento igua*itário entre </line>
</par>
<par>
<line> auto* e vítima. </line>
</par>
<par>
<line> Para *ass*n (20*2), es*e princípi* *unciona como </line>
<line> u*a verdadeira e forte bar*eira </line>
</par>
<par>
<line> impos**iva, *ma vez qu* impõe limi*es *o legis*ador. Ne*se mesmo sentido, Táv*ra (2013) </line>
<line> afirma q*e este *r**cí*io d*ve se* *isto como uma fac*ta d* *roibição de excesso, limitando </line>
<line> os arb*trios da atividade *statal, veda*do-se assim * atuação abus*v* do Estado *o enc**par a </line>
<line> b*n*eira d* combate ao crime. Em sent*d* a****, a pro*orcionalidade tem *or obje*iv* </line>
</par>
<par>
<line> reconhecer e valor*zar a *s*era individual em relaçã* </line>
<line> ao </line>
<line> *oder exe*ci** Est*do, de modo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer *ma ba*r*ira às ações instituc*onais *ontr* o indivíduo. </line>
</par>
<par>
<line> *o*cl**ndo t*do e*se emaranhado de ideias e pensamentos *xpos*os acima, </line>
<line> pode-*e </line>
</par>
<par>
<line> afir*ar, categorica**nt*, que a punição t*m que estar paut*da nos critérios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proporc*onal**ade razoabilidade. Ela não po*e *r al*m de su*s e </line>
<line> funções, que são: punir *m </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*o pelo cometimento </line>
<line> ** uma infraç*o penal e reprimir a reiteração </line>
<line> de </line>
<line> tal *onduta </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> 2.1.3. Prin*ípio da Presunção de Ino*ência: </line>
</par>
<par>
<line> O princípio da pr*sunçã* </line>
<line> da inocência *e* s** *arc* pri*cipal no *inal do século </line>
</par>
<par>
<line> XVIII, em pleno ápice do Iluminismo, *ua*do na Europa Continent*l s*rgiu à necessidade de </line>
<line> se insu**ir cont** * *i*tema p*o*ess*al penal inqu**itório (RA*GEL, 201*, p.24-25). D*st*ca- </line>
</par>
<par>
<line> se que neste *eríodo o acusado </line>
<line> era des*rovid* </line>
<line> de *oda e qualquer ga*antia. De*t* manei*a, </line>
</par>
<par>
<line> esse princípi* surge como a necessidade de se proteg*r o ci*adão *o arbí*rio *o Estado que, * </line>
<line> qualque* pr*ço, queria sua conden*ção, presumindo-o, como reg*a a c**pa. </line>
<line> A Revoluç*o Fr*nces*, oc*r*i*a em *7*9, consiste no *rimeiro gran** movim*nto ** </line>
</par>
<par>
<line> valorizaçã* do ser hum*no. De acordo com *ocquev*lle (20*2), foi </line>
<line> uma revolução polític* </line>
</par>
<par>
<line> c** caracter*stica* religio*as, te*d* em vista que suas principais *ei***dicações centravam-*e </line>
</par>
<par>
<line> no Direito do Homem *o*o ser </line>
<line> uni*ersal e *ão no D*r**to </line>
<line> *o Homem F*ancês. E *oi neste </line>
</par>
<par>
<line> movi*ento ***olucio*ário, que a partir da *eclaraç*o dos Homens e do *idadã*, q** se deu a </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 1*, n. 4, art. 5, p. 68-86, ju*./ago. 201* www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mo*itoramento Eletrônico </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> p*esunção da inocência. A anál*se do documento, * partir *a conte*tua*ização do perí*do, no* </line>
<line> p*rmite ob*ervar um claro objeti*o *m limit*r o po*er *o Estado Absolut*sta. </line>
<line> Modernamente, o *rincí*io da pre*un*ão de inocência está ex*ressame*te pr*v*sto no </line>
<line> ar*. 5°, LVII, *a Co*stituição Federal, o qu*l *fi*ma que nin*uém s*rá con*iderado culpado </line>
</par>
<par>
<line> até o trâ*si*o em julgado *e *ente*ça pena* co*den*tória. Assim, tal pri*cípio </line>
<line> tem como </line>
</par>
<par>
<line> fun*ão garantir a p*oteção do acusad*. </line>
</par>
<par>
<line> A prisão cria u*a *arca </line>
<line> no indivíd*o, qual a </line>
<line> perm*nec* no decorre* do te**o. </line>
<line> P or </line>
</par>
<par>
<line> mais que o indivíduo *eja absolv*do ao f**al do *rocesso, sua ho*ra estará abal*da em virtude </line>
<line> de uma prisão realiz*da anteriormen*e (SILVA, 2012). A sociedade leva em consideração, ** </line>
</par>
<par>
<line> mai**ia das vezes, o ato de ter *id* *reso *u não, pouco importando a condenação ou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> absolvição. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda sobre este *ri*c*pio, *essalta-se que * S*premo Tri*una* Federal (STF) em </line>
<line> julgamento realiz*do em 23/03/2010 no HC 99.914/SC, e o *uperi*r *r*bunal de Ju*ti*a (STJ) </line>
<line> em julgamento *ealizado em **/08/2014 n* H* 277.832/SP, r*conh**eram o direito de o ré*, </line>
</par>
<par>
<line> j* condenado em primeira ou *egu*da instância, recorrer em l*berd*de até o *rânsit* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> julgado da sentença penal condenatória. </line>
</par>
<par>
<line> Em resumo, a partir desse no*o entendimento dos *ribuna*s S*perio*e*, *fe*e-se *ue a </line>
</par>
<par>
<line> regra no nosso ordenamento pa*sou a *er o acusad* ter *ir*i*o a recorrer </line>
<line> em liberdade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*isã* s* oc*rrer **po*s do trânsito *m </line>
<line> jul**do da se*tença pe*al *onden*tória. No entanto, </line>
</par>
<par>
<line> excep*i**almente, poderá h*ver *risão caut*lar - </line>
<line> em </line>
<line> flagrante, temporá*ia *u p*eventiva -, </line>
</par>
<par>
<line> desde que obe*ecidos os *ressupost*s exigidos pela legislação pen*l res*ectiv*. </line>
<line> 2.2. U*a breve intro**ção sobr* a le* 12.403/11 e suas *novações </line>
<line> O Proc*sso Penal nec*ssita d*spor de i**trumento* e mecanismos que sej*m cap*ze* </line>
</par>
<par>
<line> d* cont*rn*r os efeitos delet*rios </line>
<line> do **mpo s*bre os </line>
<line> p**cessos. Daí vem i*po*tân*ia * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> tu*ela *aut*lar, como i*str*mento adequad* par* se evitar a inc*dê*cia dos efeitos </line>
<line> *vassalad*res do tempo s*b*e a pretensão a *ual se visa obter at*avés d* processo. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *ssim, o estatuto pena*, *ara sup*ir es**s </line>
<line> efeitos d*leté*ios *vassa*adores, e </line>
</par>
<par>
<line> di*põe *e um *istema cautelar, o qu*l *xer*e su* *utel* ju*isd*cional atr*vés *e uma s**ie de </line>
</par>
<par>
<line> m*didas caute*ares p*evis*a* *o Código Process*** Pena* e na legis**ção </line>
<line> especi*l, para </line>
</par>
<par>
<line> instrumenta*izar, q*an*o *ecessá*i*, * exercíci* da jurisd*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* Lima (2011), sem dúvida alguma, a *rinci*al novida** trazi*a p*la Lei </line>
</par>
<par>
<line> 12.403/11 fica *or co*ta da *riação </line>
<line> de med*da* cautelares de nat*reza pessoal dist**tas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 4, *rt. 5, p. 6*-86, jul./ago. *015 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. **arte Júnior, M. M*neze* </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> *ris*o, *s **ais *stã* **encadas de modo </line>
<line> a*écnico no Código de Proc**so Penal. O autor </line>
</par>
<par>
<line> *rgumenta, ain*a, que as mu*anças t*azidas pela* </line>
<line> cautelares diversas da p*isão seguem u** </line>
</par>
<par>
<line> tendência mundial con*olidada por diretrizes f*xad** nas Reg*as das Nações Unidas </line>
<line> *obre </line>
</par>
<par>
<line> penas não privativ*s de liberdade. </line>
</par>
<par>
<line> E*sas *egras r*fletem a percep*ã* *e que as medi*as cautelares, por pri*arem um dos </line>
<line> maiores bens do ser humano que é a sua li*e*dade, mesmo que t*nha uma natur**a *ro*isór**, </line>
</par>
<par>
<line> deve ser utilizada tã* so*ente </line>
<line> quando não for possív*l a ad*ção de outra *edida m*n*s </line>
</par>
<par>
<line> gravosa e de mesma eficácia, o* se*a, devem possu*r u* c*ráter de u*tima ratio. </line>
<line> Ca**z (2012, *.*8) *firma que A Le* entrou em vigor no dia 4 de *u*ho d* 2011 t**e </line>
<line> como escopo evitar o encarcer*men*o prov*sóri* do ind**i*do ou acusado, quando não houver </line>
</par>
<par>
<line> necess*d*de da pris*o. </line>
<line> Assi*, c*m o adven*o *esta nova *ei, encerra-s* a angusti*nte </line>
</par>
<par>
<line> dicot*mia entre o cárcere e a *ibe****e, os quai* eram dois ext*emo* ao *ongo da persecução </line>
<line> pe*al. </line>
<line> As m**idas constritivas do art. 319 *o Código de Processo Pena* *ão são, d* forma </line>
<line> n**h*m*, extremas qua*to à pris*o, e nem *ã* br*n*as quant* * liberdade, cond*ci*nando, </line>
<line> as*im, o agente ao mero compareci*ent* aos at*s *a p*rsecução penal. </line>
<line> N*s*e sentido, C*pez (2012) asse**ra que a* cautela*** têm um caráte* e**rit**ent* </line>
<line> excepcional da p*is*o preventiv*, a qual tem sido *m dos fatores determinant** da caus* d* </line>
<line> exc*ss* populacional ocasionado no *istema penitenciário brasilei*o. *este modo, *esmo que </line>
<line> a p*isão preventi*a seja impre**indível, ela só d*verá ser decreta*a s* não f*r possível a sua </line>
<line> substituição *o* outra medida cautelar menos gravosa. </line>
</par>
<par>
<line> A* medid*s cautelares d*v**sas da prisão e*tã* previ**a* no art. 319, *o Código </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Processo *enal. A a**lis* </line>
<line> d* referido art*go n*s p*rmite verificar qu* *ei oferece divers*s a </line>
</par>
<par>
<line> alternativas </line>
<line> *istintas da p*isão, de*tr* as quais pod*mos d*stacar: o compare*im*nto </line>
</par>
<par>
<line> periódico em juízo; restr*ção de l*comoção; proibição de contato com pessoas; hor*ri* pa*a </line>
<line> recolhimento domiciliar; monitoramento *letrônico, *entre o**ras. Essas opções restring*m a </line>
<line> *iberdade do ac*s*do, ma* nã* a exclui e* defini*ivo. </line>
<line> Não se pod* o*vidar apó* * anál*se desse ar*igo, que um a*p*cto al*ame*te </line>
</par>
<par>
<line> significativ* </line>
<line> da lei 12.40*/11 foi a melh*ria *e outras medidas cautelares que agora fo*nec*m </line>
</par>
<par>
<line> ao magistrado a possibilidade de uma medid* cautelar *d*quada ao *a*o concre*o, não ficando </line>
</par>
<par>
<line> *ngessado o **iz a </line>
<line> apen*s *uas o*ções, soltar o* prender. Ress*lta-se, ai*da, que </line>
<line> existem </line>
</par>
<par>
<line> pressuposto* </line>
<line> ou requisitos que *ond*ci*nam a decretação das *autela*es, *ão *le*: o fumus </line>
</par>
<par>
<line> comissi delicti e o pe*i*ul*m libert*tis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 4, a*t. 5, p. *8-*6, jul./ago. 2015 </line>
<line> *ww*.fsanet.c*m.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monit*r*mento Eletr*nico </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Lima (2011) desc**ve o fumus co*issi delicti c*mo sen*o a p*ausibilidade do direito </line>
</par>
<par>
<line> d* p*nir, ou *eja, * </line>
<line> aceitável qua*do s* trata de um fa*o </line>
<line> crim**oso, *o***atad* por *e*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*ementos de inform*ção qu* confirmem a presença de prova da materialid*de e </line>
<line> d* in*ícios </line>
</par>
<par>
<line> de autori* do deli*o. Em rel*ção *o p*essuposto periculu* liber*atis, ele pode ser </line>
<line> compreendido ou defin*do como o perigo concreto que a p*rman**cia do suspeito em </line>
</par>
<par>
<line> liberdade ac*rreta para investigação a </line>
<line> criminal, o processo pena*, a </line>
<line> efetividade *o </line>
<line> dire*to </line>
</par>
<par>
<line> p*nal o* * se*ura**a social. </line>
</par>
<par>
<line> *em a incid*ncia dos pressupostos acima não há possibilidade de decr*tação da pris** </line>
</par>
<par>
<line> prev*ntiva. Conclui-*e, então, que o magistrado, na aplica*ão da m**ida cautel*r que </line>
<line> *erá </line>
</par>
<par>
<line> co**nada *o agente que comete*a fato típico, *everá </line>
<line> observar, necessariame*** </line>
<line> na hora de </line>
</par>
<par>
<line> es**lher a medida cabível, a ade*u*ção da *edida à g*av*dade do crime, e será apli*ada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma isolada, cumulada ou a*ternada, o*tras **didas ao agente. </line>
</par>
<par>
<line> *.3. O monitoramento eletrônico </line>
</par>
<par>
<line> An*es de entra* na seara deste sist*ma, faz se necess*ri* *efinir o que se*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monitoramento ele*rônic*. Tem-s* a idei* de que este sistema seja *m *parelho de vigilânci* e </line>
<line> observação de maneira contí*ua, *ninterrupt*. No enta*to, quando se fala nes*e s**tema, vem </line>
<line> l*go *m mente alg* relac*onado com um aparelho ou eq*i*am*nto se*el*ante a um </line>
<line> com*utador, celular, GP*. </line>
<line> *o es*u*o sobre dir*ito * tecnologia, *unior (2008, p. 31) asseve*a qu*: </line>
<line> (...) O monitorame*to ele*r*nico é uma espécie de p*isã* virtual, em que </line>
<line> a pessoa apenad* pass* a u*ilizar u* aparelho qu* permite seu ra*tr*ame*to </line>
<line> via saté*it*. T*ata-s* do Sistema de Acompanhament* de *ust*dia 2* h*ras - </line>
<line> SAC *4, que funcio*a através *e rádio f*e*uência e in**rmações </line>
<line> cript*grafadas forneced*ras de dado* sob** o posicionamento do apen*do. </line>
<line> Para M**hado (2009), * m*ni*oramen*o *let*ônico é uma medi*a de fiscalização extra </line>
<line> muros, de ordem *udi*ial, composta por um sis***a de *ontr*le a distância d* u*a p*ssoa em </line>
<line> um determinado lugar ou de sua ausênci* d* um local determinado por de*isão judici*l. Em </line>
<line> c*nse*uência destes conceitos, *ode-se *firm*r que a es*ência *o monitora*ent* * a </line>
</par>
<par>
<line> fis*alizaç*o *e p*s*oas qu* estã* cump*indo determinada medi** caute*a*, sob </line>
<line> tutela do </line>
</par>
<par>
<line> *stado. </line>
</par>
<par>
<line> Fe*ta essa desc*ição inici*l sobre conceito de monito*ação el*trô*ica, inte*essan*e o </line>
</par>
<par>
<line> *gora se fa* demonstrar sur*imento histórico des*e sis*ema. O pr*meiro disposit*vo de o </line>
<line> monitoramento ele*rônico **i des*nvo*vido nos anos 60 p**os irmãos Schwitzgebel, membro* </line>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 12, n. 4, art. 5, p. 68-86, **l./ago. 2015 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Duarte Júnior, M. Men*zes </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> do Sc**nce Committee *n P**chological Expe*imentation da *n*ve*si**de *e Har*ard, </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> E*tados U*idos. **es criara* </line>
<line> u* si*tema de vigilâ*ci* rad*otelemétric* portátil, cuja </line>
</par>
<par>
<line> primeira e*periência s* deu co* um grupo de j*v*ns volu*tários, condenado* e *eincidentes </line>
</par>
<par>
<line> que usu*r*íam de l*berdade c*ndiciona* na ép**a. Es*es *esq*i**dores são conside*ados </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pais da pri*ão virtual po* parte d* monitoram**to eletrônico e sua </line>
<line> vigilâ*cia v*a sat*lite </line>
</par>
<par>
<line> (O*IVEI*A, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Certo tempo d*p*is, em 1977, o Ju** Jack Love, d* Al*uquerque, Nov* Méx*c*/EUA, </line>
</par>
<par>
<line> **spira*o </line>
<line> pelo </line>
<line> episódio </line>
<line> da série Spiderm*n (Homem-Aranh*) e tamb*m *e*a localização d* </line>
</par>
<par>
<line> ani**is, *ensou no desenvolvimento do mon*toramento eletr*nico via satéli** de pre*os. </line>
<line> Assim, em p*rc*ria com o perit* em el*trônic*, Michael Goss, man*fa*uraram um disp*siti** </line>
<line> de m*nitoram*nto (OLIVE*RA, 20**). </line>
<line> Apó* ter que fazer um *xperimento de **ês semanas *m si mesmo, o Juiz Jack Love, </line>
</par>
<par>
<line> orde*ou que *in*o </line>
<line> del*nquentes f*sse* monitorado*. Essa decisã* data no ano de 1983, </line>
</par>
<par>
<line> *ançando * tona o *le**onic monitoring - *am**m cha*ado de tagging - </line>
<line> **e logo foi um </line>
</par>
<par>
<line> s*cesso e acabou por se e*pandi*-se por ou*ros Estados *mericano*. </line>
</par>
<par>
<line> A partir d* então, a solu*ão fo* im*lant*da de ta* sor** </line>
<line> que, *m *98*, havia </line>
</par>
<par>
<line> apr*xim*damente 2.300 *resos monitorados eletronicamente nos *stad*s Unidos, totalizando, </line>
<line> em vinte * sei* **tados o seu us*. Dez anos mais tarde, em 1998, o número de monitorados </line>
<line> havia alc*nçado a impr*ssio*ante *a*ca *e 95.000 pessoa*. Segundo Ol*veira, * *ascen*a do </line>
</par>
<par>
<line> mo*itor*mento eletrônico adveio d* prog*esso tec**lógico em </line>
<line> televigilâ*cia (O*IVEIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3.*. Da experiência inter*acional do Mo*ito*amen*o Eletrônico </line>
</par>
<par>
<line> De ac*r*o com Oliveira (2001), no *níci* dos anos 200* mais de </line>
<line> quare**a e seis </line>
</par>
<par>
<line> Estados americano* *pli*avam o sist*ma d* monitor*mento elet*ônico. Os dados *o </line>
<line> *utor </line>
</par>
<par>
<line> mo*tr*m, ainda, </line>
<line> que, enq*ant* a m*n*te*ção de um pr*so encarc*ra*o cu*ta em m*di* </line>
</par>
<par>
<line> q*arenta e cinco </line>
<line> dólares, a de </line>
<line> um preso mo*it**ado *u*ta cerca de quinz* dólares </line>
<line> p*r dia, </line>
</par>
<par>
<line> in*luindo-se as </line>
<line> despesas e os gastos com o pessoa* que trabalha na adm*nistração e na </line>
</par>
<par>
<line> man*tenção dos *q*ipa*e*tos. Dessa forma, **ca p*rc*ptí*el a economia *ue a *dminis**ação </line>
</par>
<par>
<line> pe**t*nciária americana tem ao final das </line>
<line> contas com a aplic**ão </line>
<line> deste si*tema. *endo um </line>
</par>
<par>
<line> *xemplo bastan*e positiv* pa*a o E**ado bras*leiro. </line>
<line> De**mos destacar que nos EUA só po*e se beneficiar de *al sistema aquele in*iví*u* </line>
</par>
<par>
<line> que pass* por um exame </line>
<line> psicológico, para **r*ficar </line>
<line> *e ele * *apaz de se *dequ*r ao uso do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, **re*ina, v. 12, *. 4, a*t. 5, p. 68-*6, jul./ago. 2015 </line>
<line> w*w4.fs**et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monito*ame**o El*t*ôni*o </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> monitoramento eletrônico e d*s re*ra* di*adas pe** j**z. *s crimes que caus*m maiores </line>
<line> incômo*o* * *o*i*dade nã* integr*m o sistema de monit*ramento. </line>
<line> A leg*sl*ção federal norte americana ade*uou o monitoramento *letrônico como *m* </line>
</par>
<par>
<line> al*ernativa ao s*rsis tradicional * à liberdade *ondic*onal. Essa* </line>
<line> *enalidades sã* a*lica*as </line>
</par>
<par>
<line> s*mente àque**s *ue possuem r*sidência f*xa. A*é* di*so, </line>
<line> os </line>
<line> esta**s ameri*anos ain*a </line>
</par>
<par>
<line> a*licam essa me*ida dura*te a *ase *nterior * sentença do processo pen*l. </line>
</par>
<par>
<line> Após o sur*imento do mon*to*amento *letrônico nos *stado* Unido*, e o *uc*sso </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ua aplic**ão, vário* países pass*ram também a adotar tal s*st*ma. A maio* parte *prese*tou </line>
<line> *omo base a* ori*ntações qu* for*m dad*s *os E*A, **st*rior*e**e, pa*sando a ap**cá-*as de </line>
<line> outras formas. </line>
</par>
<par>
<line> O*i*eira (200*) *ita qu* na Eur**a os primeiros </line>
<line> paíse* a adotarem * sistema fo*am a </line>
</par>
<par>
<line> Inglaterra * o Pa** de Gales, em 1989. Inicialmente, o disp*si**vo foi elaborad* como u*a </line>
<line> modali*ade de execu*ão da pena privativa de li**r*ade, cujos *ossíveis ben*ficiados </line>
</par>
<par>
<line> pass*vam po* uma avaliação para c*nstar a *x*stê*cia de alguns requisito* mín*mos, p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adoç*o do m*nit*rame*to eletrônico. Es*e é o modelo ado*ado p*la maioria do* p*íse*, além </line>
<line> de algum*s e*pecificidades *ocais. </line>
<line> **n**e os países que empr*gam o monitoramen*o ele*rôni*o, pode-se mencionar: </line>
<line> Áfr*ca do *ul, Alemanha, Andorra, Au*trália, Bélgica, C*n*dá, China, Di*ama*ca, Esc*cia, </line>
<line> *spanha, F*ança, Hola*da, Inglaterra, Isr*el, Itália, Japão, Noruega, *ova Z*lândia, País de </line>
<line> Ga*es, Portugal, Singapu*a, Tailândia, *u*cia e Su*ça (FA*RIS, 2010). </line>
<line> *.3.2. Asp*ctos Gerais s*bre o Mo*itorame*to Eletrônico: imp*anta*ão, </line>
<line> car*cterísticas e a s*a finalidade c**o medida cautelar </line>
<line> * Monitoramento Eletrô*ico f*i in*tituído inicialmente no Brasil com a sanção da lei </line>
</par>
<par>
<line> ordinária nº </line>
<line> 12.*58/10, a q*al conse*t*a o seu uso nas hipóteses *e a*toriza*ões de s*ída </line>
</par>
<par>
<line> te*p*rária n* *egime semiab*rto e na pr*s*o domici*iar. Posterior*ente, ele foi introduzi** </line>
</par>
<par>
<line> pe*a L*i </line>
<line> nº 12.403, de 04 ** maio de 2011, a q*al trou*e re*evante* alterações no trato </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> p*isõ*s e da *i*erda*e *ro*isória, cuidand* de inserir - felizmente - in**er*s alterna*ivas a* </line>
<line> cár*ere, no art. 319 d* Códig* de Proc*sso *enal (*ACELLI, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> *rg*menta-se q*e c*m advent* desta no*a lei, h*uve *ma reforma n* sis*ema </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> c*utelares existentes no estatu*o de processo penal. Se* pri*cipal </line>
<line> objetiv* foi transformar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quadro d* si*tema prisional brasi*eiro, dando uma maio* efetividade às me*i*as cautelare*. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 12, *. 4, art. 5, p. 68-86, j*l./*go. *015 *w**.fs*net.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Duarte Júnior, M. Menezes </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> N*sse senti*o, T*vora (2013, p. 670) afir** </line>
<line> *u* * moni*o*amento *le*rônic* é </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *as formas de c**te*ar** di*ersas da pris*o imp*an*adas p*la Lei nº 12.403/11 que *urgiram </line>
<line> c*m o escopo de au*iliar no combate c*ntra a su*erl*taç*o carcerária, e outros problemas </line>
<line> grave* do sistema penitenciário. Para e*e: </line>
<line> A te*n*logia també* deve se* utili*ada e* favor da pe**ecução penal. O </line>
<line> monito*amento eletrô*ico tem s*us contornos na déc*da de 60, ganhando </line>
<line> efetividad* nos idos *a *é*ada de 80, no*ada*ente *m territóri* american* e </line>
<line> *uropeu. No Brasil, e* que pese leis *stadu*is de duvidosa </line>
<line> c*nstit*ci*n*li*ade **a**ndo do tema, como *correu no Estad* de São P*ulo </line>
<line> (Lei n* 1*.*06/10), alterando a execuçã* penal, e inserindo o inst*tuto p*ra * </line>
<line> seguinte tratamento: </line>
<line> a) Saída temporária aos beneficiári*s *o regime s*mi-a*ert*; </line>
<line> b) Disc*p*in* da pris*o domiciliar. </line>
<line> Desta form*, acr*dita*-*e que a util*zaçã* des*a te*nologia em fav*r do direito penal, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ribuirá para uma maior efet*vidade da le* penal. Al*a** a isso, *onça*ves </line>
<line> (2012) </line>
</par>
<par>
<line> argumenta *ue o m**itorame*** eletrônico *pre*enta uma efi*az fiscalização do *ndiciado ou </line>
<line> do réu, na medi*a em que permite sua *o*alização imediata atrav*s do rastreamen*o via </line>
<line> *até*ite. Par* o autor, por se tr*tar de uma medida coerciti**, n*o * n*cessária a p*rmis*** do </line>
<line> ac*sado, des*e que nã* ocorr* cons*rang*m*nto*. </line>
<line> Seg*ndo Lima (2011), o monitoramento elet**nico possui uma tríplice **nalidade, qual </line>
</par>
<par>
<line> seja: a) detenção (assegura a permanência do in*i*idu* em </line>
<line> determinado lugar); b) restri*ão </line>
</par>
<par>
<line> (visa gara*tir q*e indi*íd** não fre*uente ce*tos *oca*s ou não se a*ro*ime de certas o </line>
</par>
<par>
<line> **ssoas, em especi*l testemunhas, vítimas e co-autor*s); c) </line>
<line> vigilâ*cia (permite o controle </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> acom*a***mento de todos os at*s pratic*dos pelo *onitorad* de *orma irr*stri*a). </line>
<line> Quanto ao praz* para a aplicação da medi*a, deve-*e desta*ar * pr*visor*edad* da </line>
<line> cau*elar. É important* ressaltar * q*e determina o art. 28* *o Código de Processo Penal, no </line>
</par>
<par>
<line> seu pará**afo *o, o qual </line>
<line> afi*ma **e O juiz poder* revoga* * medida cautelar ou substi*u*-*a </line>
</par>
<par>
<line> quando v*rificar a *alta de mot*v* </line>
<line> para que subsista, bem </line>
<line> como voltar a dec*etá-la, se </line>
</par>
<par>
<line> sobrevierem raz*es qu* a justif***em. De*ta maneira, percebemos clara*ente q*e o prazo de </line>
</par>
<par>
<line> aplicação da cautelar nã* é objetivo, algo fixo d* e </line>
<line> prazo p**viamente determina*o. Sendo </line>
</par>
<par>
<line> ass*m, e*a perdurará enquanto persistirem os m*t**os que le*aram a s*a **cre*ação. </line>
<line> Segun*o Oli*eira (2001), verifica-se que exi*tem quat*o f**ma* de uti*ização do </line>
<line> monitoramento ele*rônico, que **o e*as: pulse*ra, tornozelei*as, cin*os * microchi*. E*te </line>
<line> último *i*d* em fase de t*stes na Inglaterra e no* *sta*os Unidos. Como é necessá*io *m </line>
<line> suporte t**n*co d* *m *elef*ne f*xo na c*s* do monitorado, é fundam*ntal que o b*nef*c*ado </line>
<line> por es*e sis*ema possua r*sidência *ixa. Com os av*nç*s na área de Tecnologia da In*ormação </line>
<line> **v. FSA, Teresina, *. 1*, n. 4, art. 5, p. 68-86, jul./ago. 20*5 www4.fs**et.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monitoramento Eletrônico </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> há es*udos para *ubsti**ição par* um tele*one c*l**ar. </line>
</par>
<par>
<line> O Decreto Lei n* 7.627/*1, as*ina*o pela Presi*e*t* Dilma Roussef, regu*ament** a </line>
<line> *xecução da medida cautelar de monitoramento eletr*nico, de man*ira *nteiramente la*ô*ico, </line>
</par>
<par>
<line> **an*o *ão bur*crático. Com efeito, limito*-se a deixar </line>
<line> em mãos dos órgãos re*ponsá*eis </line>
</par>
<par>
<line> pela g*s**o *en*t*n*iária a administração, a **ecu*ão e o c*ntrole d*s medidas, e * garant*r o </line>
<line> res*eito à integri*ade física, moral e social *os monit*rados (*ACELLI, 2014, p. 517). D*ste </line>
</par>
<par>
<line> modo, embo*a seja *o*sível </line>
<line> *bse***r grandes bene*ícios para o *istema pen*tenciário </line>
</par>
<par>
<line> brasilei*o, a falta *e regula*entação do Decret* limita sua aplicabilid*de. </line>
<line> 2.*.3. Monitorame*to El*trônico: L*i d* Ex*cu*ão Penal (Lei 7.210/84) X Lei </line>
<line> 12.4*3/11 </line>
<line> O mo*itorament* da LEP (Le* de Execução *enal) versa s*bre as penas privativa* de </line>
</par>
<par>
<line> liberdade. Ta* disp*sitivo </line>
<line> pre*ê a possibili*ade de *tili*ação de equ**ament* de vigilân*ia </line>
</par>
<par>
<line> indir*ta **lo cond*nado, nos *asos em qu* for beneficiad* *om as saídas temporá**as ou com </line>
<line> o cumprimento de sua pen* em re*ime dom*ciliar. </line>
</par>
<par>
<line> E* outro s*nt**o, o mon*toramento pr*v*st* </line>
<line> na **i </line>
<line> nº 12.403/11, trata-se d* me*ida </line>
</par>
<par>
<line> caut*lar some*te impost*, quando se *ratar de infração a que for cominada pena p*ivativa ** </line>
</par>
<par>
<line> liberdade. Várias *ão *s divergên*ias entr* o monit*rame*to </line>
<line> eletrônico d*s du** leis, </line>
</par>
<par>
<line> *bse*va*do-se **e o elemento diferenc**dor principal, centra-s* no princí*io da **esun*ão de </line>
<line> in**ênc*a. </line>
<line> Pela LEP, verifica-se que h* *ma sentença cond*nat*ria *ert* para o apenado, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> ele já foi </line>
<line> devi*amente pro**ssado e julg*do, enq**nt* pe** *ei 12.403/11 *rev*lece ainda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> inocên*i* do </line>
<line> ora acusado, pois e**ste* apen** eleme*tos de a*t*ria e materialidade, não </line>
</par>
<par>
<line> exi**ind* ainda uma sentença condenatória. D**sa *or*a, em co*sequ*n*ia **sta difer*nç*, </line>
</par>
<par>
<line> afi*ma-se q*e o *onitoram*n*o das d*as le*s tem procedim**tos disti*tos. Assim, e*es </line>
<line> têm </line>
</par>
<par>
<line> natu*ezas jurídic*s disti*tas. </line>
</par>
<par>
<line> A finalida*e d* sis*ema na LEP será direcio*ado aos pres** do regime aber** * </line>
<line> semiaberto que pos*uem as ca*acterísticas ** acordo co* o *r*j*to de mo*i*oramen*o. *ua </line>
<line> fin*lida*e é, então, resguard*r as **ssoas *ue estão na fa*e de execução da pena, ou seja, qu* </line>
</par>
<par>
<line> já foram devidamente se*te*ciadas e que, agora, es*ão cumpr**ento * </line>
<line> *ena que lhe fo*a </line>
</par>
<par>
<line> cominad*. </line>
</par>
<par>
<line> Enq*anto is*o, o monitoram*nto *revi**o *a Lei nº 1*.403/*1 é ut*lizado na fase </line>
</par>
<par>
<line> *rocessual como medida caute*ar, o* </line>
<line> seja, *eu obje*ivo, aqui, é resgu*rdar o dev*do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 5, *. *8-8*, j*l./ago. *015 </line>
<line> www4.f*a*et.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. *u*rte Jú*ior, *. Menezes </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> andamento d* process*. Resta, </line>
<line> então, claro i*equívoco, *u* monitoração ele**ôni*a </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> usado em am*os d*sposi*ivos em fases bem *istintas, o que demonstra a dife*enciação entre as </line>
<line> *uas naturezas. </line>
<line> 2.3.4. Monitoramento Eletrônico: Van*agen* X Críti*as: </line>
<line> O monitora*en*o eletrônico aplic*do par* indivíduos à espera de **lgam*nto, em </line>
<line> prisão do*iciliar, em con*e*ação co* pena de curta dura*ão, o* ainda em cumprime*to de </line>
<line> pe*a na fase da execução penal, se mostr*u de imediato ** *ecanismo *deq*ado. De acord* </line>
<line> com Japiassú (2007), o m*n**oramen*o poss**ilita um* oportuni*ade a* *cus*do de pode* </line>
</par>
<par>
<line> co**inuar a </line>
<line> conviver com s*a com*nidade e, ao mesmo temp*, reduz a s*perlot*ção * os </line>
</par>
<par>
<line> custos do sistema **ni*enciário. </line>
<line> Parece-nos claro, que a função desta cautelar é funciona* como instrume*to adequado </line>
<line> para se evi*ar a incidê*cia dos efeitos *vas*al*dores do tem*o sobre a pretensão a que se visa </line>
<line> obter através d* processo. Desta maneira, se a intenç** dessas medida* * evi**r a *ncidên*ia </line>
</par>
<par>
<line> desses efeito*, po* que </line>
<line> e**ão *prisionar *essoas d* *aixa *eri*u*o*ida*e e </line>
<line> *ue com*te* </line>
</par>
<par>
<line> c*imes d* menor potencial ofensivo? </line>
</par>
<par>
<line> Daí sur*e a vantagem *essa ca*telar na vid* destes ti*os de acusados, </line>
<line> pois, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> apli*aç*o dela, o magist*ado *ont*i*ui** para a re*up*ração do a*usado, a* evitar o *eu </line>
</par>
<par>
<line> convívio </line>
<line> e* uma ambi*nte alta*e*te degradant* e que </line>
<line> não tem, na s*a </line>
<line> essê**ia, uma </line>
</par>
<par>
<line> fina*idade r*cuperadora e ressocializ*d*r*. </line>
<line> É impor*ante aqui *risar que o monitor**en*o elet*ôn*c* de presos não sur*iu *omo </line>
<line> um **cani*mo *e se tir*r todos os de*ent** das prisões, e sim, c*m o escopo de b*nefi*iar * </line>
<line> *ombate à sup*rlotaçã* c*rc*rária e a* al*o *ndice d* reincid*ncia. Do *ont* de vist* social, a </line>
<line> continuidade no convívi* em s*ciedade é a *rinc*pa* v*ntagem *a*a o *cusa*o. </line>
<line> A pri*ão aberta gera uma capacidade muito maior de ressocializaç*o *o apen*do. Isso </line>
</par>
<par>
<line> p*rque ela per*ite ao </line>
<line> co*denado manter </line>
<line> o convívio soci** com a su* famíli*, não </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dista***a*do das n*rmas sociai* comun* à sociedade, e t*mbém porq*e permite que </line>
<line> ele </line>
</par>
<par>
<line> cont*nue traba*h*ndo, retirando do seu trab*lho o suste*to de *ua família. Neste sentido, *eve- </line>
</par>
<par>
<line> s* diz*r q*e o monitoramento </line>
<line> eletrônico de presos ir* </line>
<line> funcion** co*o um fator </line>
</par>
<par>
<line> ressoc*aliza*or </line>
<line> de pesso*s que p*d*riam estar presas </line>
<line> p*ovis*riament*, assi* com* ocorre </line>
</par>
<par>
<line> com o re**me a*er*o. </line>
<line> De *cordo *om Ma*in* (201*), outr* vantagem que a utiliz**ão do sistema de </line>
</par>
<par>
<line> monit*ramen*o iri* trazer, ser** </line>
<line> em relaç*o à e*o**mia d* Estado co* o* g**tos fe*tos </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Te*esina, v. 12, n. 4, art. 5, *. 68-86, jul./a*o. 2015 </line>
<line> w*w*.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*itoramento **etrônico </line>
<line> *1 </line>
</par>
<par>
<line> *is*ema *risional. Isso porque, segund* o *ut*r, c*da pre*o do sist*ma p*nitenciário do B*asil </line>
</par>
<par>
<line> cus*a, em médi*, R$ 1,6 mil por mê*. Com o *so *o monitoramento, *sse </line>
<line> valor chegari* *, </line>
</par>
<par>
<line> apr*ximadamente, R$ 400 mensais. E*bo** não e*tejam inclusos os valore* nec**sários para </line>
</par>
<par>
<line> a real *anutenção da fis*alização do si*tema, </line>
<line> mas, se *ompar*ndo co* *utros paí*es </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tendência é *ust*mente est* mes**, ou s**a, de reduzir as des*esas ga*tas *elo Esta*o dian*e </line>
<line> *o encar****mento. </line>
<line> Depois d* feita a a*ális* d* alguns **s pont*s positi*os do uso deste sistema, parte-se </line>
<line> agora para *xpor e e*fre*ta* *l*umas das principai* c*íticas feitas ao mesmo. Segundo Marini </line>
</par>
<par>
<line> (2010), o maior problema refere-se a* </line>
<line> esti*m* s*cial na **d* do infra*or *ue *s*á *ujeito ao </line>
</par>
<par>
<line> u*o desse sistema. A </line>
<line> visibilidade do aparelho aos de*ais mem*r*s da sociedade pode </line>
</par>
<par>
<line> acar*etar </line>
<line> um dano e*eti** n* vida do inf*ato*. Visando comb**er es*a *rítica, umas das </line>
</par>
<par>
<line> a**e*n*tiva* usadas na França, p*ra sol*cionar essa q*est*o, foi a ut*lizaçã* de disposi*ivos em </line>
<line> *iniatur* muito parecidos com relógio d* punh*, para evitar u*a **marca*ão ostensiva da </line>
<line> c*iminalidade *o indivíduo monitorado. </line>
</par>
<par>
<line> A *onf*abilidade do sis*ema *on*iste em o*tra crítica mui*o discuti*a. O *ont* é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questã* da *an* </line>
<line> no sistema de monitora*ão, </line>
<line> o* seja, *e ele é c*m *or cento seguro na </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> apli*ação, já q*e t*do si*t*ma computadori*ado pode f*car exposto a p*oble*as (NUNES, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). Visand* demonstrar um* saída para t*l quest*o, que se expõe pro*õe o mod*lo </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *tilizad* pe*a Fra*ça. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse mode**, * receptor ca*ta tod*s as ope*ações: reto*no, deslocamento, pan* ou </line>
</par>
<par>
<line> te*tati** </line>
<line> de violaç*o do a*arelho. Na falta de energ*a el*trica, o Ce*t*o </line>
<line> é igu*lme*t* </line>
</par>
<par>
<line> in*ormad*, e, durante a pane, o *e*eptor continua fu*ciona*do graças a uma bateria </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> as*egura 72 h*ras de *utonom*a. No caso de *orte na li*ação tele*ônica, o agent* do Centro de </line>
<line> Supervisão ent*a em cont*to *om a operador* para conhecer * estado da rede e determinar se </line>
<line> o defeito é proven*ente do lugar onde foi inst*lado o equipamento. Duran*e o tempo de </line>
<line> interrupção, o *eceptor regis*r* todos os aco*t**imentos em uma memóri* (capacid*de para </line>
<line> mil event*s) * tra**mite ao C*ntr* de Super*isão um relatório d*s atividades *a p*sso* </line>
<line> *oni*o*a*a, ***o que a ligaçã* *eja re*t*belecida (JAPI*SSÚ, 200*). </line>
<line> Perc*be-se então *u* mu**a* são as saí*as tecnol*g*c*s par* caso* de *ane el*trica n* </line>
</par>
<par>
<line> sist**a de *aptação e localiz**ã* do **usado. Desta *an*ira, **áv** se tornaria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mo*itoramento e*e*rô*ico. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina, v. 12, n. 4, art. *, p. 68-8*, jul./ag*. 2*1* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. Duarte Júnior, M. M*nez*s </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3.5. Anális* do Mo*itoramento Eletrônico frente a*s Prin*ípios Co*st*tucionais </line>
<line> De acordo co* a L*i de Execução Penal é *ever do Estad* proporcionar condiçõ*s </line>
<line> para a *n*egração do condenad* na sociedade, *l*m de s*r dever do Esta*o preve**r o cr*me </line>
<line> *ornecend* as*istê*c*a ao *cu*ado para o seu re*o*no * *onvivên**a em **ciedade, confo*me </line>
<line> obser*a-s* * seguir: </line>
<line> *rt. 1º. A *xecuç*o penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentenç* </line>
<line> ou *eci*** crimi*al e proporcionar c*n**ções *a*a * harmôn*ca i*tegraçã* </line>
<line> social do condenado e do i*t*r*ad*. </line>
<line> ( ...) </line>
<line> Art. 10º. A as*istência ao preso e ao **ter*a*o é de*er do *stado, o*jetiv*ndo </line>
<line> prevenir o crime e orie*t*r o reto*no à c*nvivência *m so*ied*de. </line>
<line> P*rágrafo únic*. A a*sis*ência est*nde-se a* eg*esso. </line>
<line> Da anális* destes artigos, *bserva-se qua* *eja o dever do *stado. No entanto, diante </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> atual realidade em que se **contra o aparelho estatal, c*m os p*es*dios arru*nados, e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sistem* </line>
<line> penitenciá*io em crise, co*stato-se que o Estado </line>
<line> não está *endo </line>
<line> efi*az na* suas </line>
</par>
<par>
<line> tarefas. O sistema *arcerário, e, em **pecial, o b*asi**iro, aprese**a falhas </line>
<line> que denota* uma </line>
</par>
<par>
<line> ideia de *alên*ia. Ne*se se*tido, corrobo*a-*e *om o* arg*mentos de Zaff*roni (2*01) de que </line>
<line> as *adeias atuai* não res*ocializam os pr*sione**os, ao contrário, as condiçõ** de*radant*s à* </line>
<line> quais *s pessoas são exposta* resulta em uma deterior*ção *a dig*idade d* ser humano </line>
<line> Diante de tais *on*i*e*ações, é cabível afirmar que o sistem* peni*e*ciário b*asil*iro </line>
</par>
<par>
<line> alcançou sua fas* mórbid* de falência, em virtud* d* su* *strutur* funcional; e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> impossibilidad* *e garantir os dire**o* dos condenados principalmente, pela i*eficácia e* e, </line>
<line> alcançar os o*jetivos princi*ai* da pena, ger*ndo, por c*nsegu*nte, um au*e**o da *iolência e </line>
<line> da crim*nal*dade, além de efe**os indiretos, como a pobrez*, as e***emias * a *orrupção, além </line>
<line> de fe*ir os p*incíp*os constitucionais, como por exemplo, o da dignidade da pessoa humana. </line>
<line> Se**a,então mais cômod* p*ra o apenad* ficar esperand* um *ulg*me*to num siste*a </line>
<line> prision*l falido, c*jos proble*as já *oram anteriorm*nte citados por Zaffaroni, ou então, ficar </line>
<line> no *on*ívi* com a sociedade à e*per* *e um *ulgamento, uti*izan*o uma tornozele*ra? Alg*ns </line>
</par>
<par>
<line> defensores da incons**tuci*nalid*de do moni*oram*nto ele*rônico afirmam </line>
<line> que seri* *aso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *xclusão social, por e*tigma, a*dar c*m esse i*strumento exposto a todos. </line>
</par>
<par>
<line> No enta*to, com a intenção de res*lve* essa *uestão pro*lemát*ca, alguns teóricos </line>
</par>
<par>
<line> so*re o assunto </line>
<line> acre**tam, *** obtido o consentimento do </line>
<line> acusado pa*a a utilização </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> equipame*to el*trônico de monitor*mento, </line>
<line> nã* mais estar*a *end* viol*do o fundamento </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teres*na, v. 12, n. 4, art. 5, p. 68-86, ju*./ago. 201* </line>
<line> www4.f*an*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monito*a*ento E*etrônic* </line>
<line> 83 </line>
</par>
<par>
<line> con*titucional da *ignidad* *a </line>
<line> pe*soa humana, uma </line>
<line> vez que *le estaria </line>
<line> aceit*ndo esta </line>
</par>
<par>
<line> c**diçã* para po**r sa*r do *stabeleci**nto pri*ional. </line>
</par>
<par>
<line> A i**ficiê*cia do **ráter ree*ucativo da pr*são caute*ar, a p**sionalizaç*o, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*perl*taç*o dos presídios e a o*iosidade da popul*ção carcerária, * problema da reincidência </line>
</par>
<par>
<line> no sistema carcer*r*o, as facções criminosa* n* interior </line>
<line> dos </line>
<line> presídios </line>
<line> brasileiros, * excl*s** </line>
</par>
<par>
<line> soc*a* d* ac*sa*o, a* </line>
<line> condições mínimas </line>
<line> de *i*ie*e saú*e básica, são problemas que e </line>
</par>
<par>
<line> marcam a cr*se *o sistema penitenciário. Observad*s todos e**es problemas **rtinentes </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> *istema *risional b*asi*eiro, por </line>
<line> que *ntão cer*ear a**uns direit*s fund*mentais *a pes*oa </line>
</par>
<par>
<line> *uman*, apli*ando medid*s tão des**oporc*onais a pess*as con*t*tucionalmente inoc*nt*s? Se </line>
<line> as m*didas *autelares tê* c*mo escopo a neces**da*e *ara apl*ca*ã* da medid* a gravidade </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> crime e * sua adequação, o**e*van** a* cir*unstâ*cias </line>
<line> do **to e condições pessoais </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> indiciado o* ac*sado, não seria então despr*porciona* co*ocar pessoa* qu* com*teram c*imes </line>
<line> q*e causam menos prejuí*os à *oci*dade em *mbie*tes como es*es da* *enite*ciária*? </line>
</par>
<par>
<line> Atrav*s do m*n*torament* </line>
<line> el*trônic*, o Estad* poderia passar a dar </line>
<line> um tratamento </line>
</par>
<par>
<line> m*i* hu**n* e dign* ao enca*cerado, ap*icando-lhe uma medida cautelar, como por *xemplo, </line>
<line> o mon*t*r*men*o, que faci*itaria o **gresso deste acusado posterio*mente a so*ie*ade, mesmo </line>
<line> *ue fosse condenad*, po*s * fu*ção da medid* ou ** p*na começa a ser a*cançada, q*al seja, </line>
<line> re*ntegrar o individu* a *ociedad*. </line>
<line> *est* maneir*, o Esta*o e*t**ia nã* só respeitando o princíp** da p*oporcionalidade, </line>
</par>
<par>
<line> co*o *am*ém o da pre*unção de in*c*ncia, já que </line>
<line> não colocaria, *ntecip*damente, uma </line>
</par>
<par>
<line> pessoa para cumprir um* pena, s*m que fosse previamente *r*ces*ada e julgada. </line>
</par>
<par>
<line> De*taca-se </line>
<line> ainda, que, a*ima de tud*, o Estad* *staria resp*itan*o o </line>
<line> *rincípio </line>
</par>
<par>
<line> primo*dial e fundamental *a *onsti*uição Federal, </line>
<line> que é o pri*cípio da </line>
<line> dig*idade da </line>
<line> pessoa </line>
</par>
<par>
<line> h*m*n*. </line>
</par>
<par>
<line> 3 CONSID**AÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> visível o caos e a cri*e em que se enc*ntr* o siste*a prisio*al brasil*iro. *ale </line>
</par>
<par>
<line> *e*saltar, *ue *ão é preci*o ser nenhum e*pec*alista ou es*ud*oso no as*u*to *ara consta*ar </line>
</par>
<par>
<line> que os pr*s*s têm diariamente nas pri*ões os *eus *irei*os fundamentais supri**d*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> violentados, não l*e* se*ur*ndo o que resguarda a *ons*ituição Federal, Decreto *e*, Leis </line>
<line> Ordinária*, e *utros. </line>
<line> *liado a isso, fica claro que faltam vag*s nos pr*síd*os, que as condições nos **s**s </line>
</par>
<par>
<line> s*o precárias, e que não </line>
<line> há **paraç*o ass*gurada *ela l*i ent*e os p*esos prov*sórios e os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 5, p. 68-*6, *ul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. P. D*arte Jú*ior, M. M*neze* </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> *ermanen*es, *l*m de </line>
<line> outros *nú*e*os proble*a*. A *a percepção destes e </line>
<line> de outros </line>
</par>
<par>
<line> *roble**s, deixa b*stante claro para **d*s que o sis**m* pr*sional não tem condiçõ*s d* arc*r </line>
</par>
<par>
<line> com um dos se*s </line>
<line> **i*cipais obje**vos que * o *e ressocializar a mai*ria de presos. A </line>
</par>
<par>
<line> ressoc*al*za*ão passa, *ss*m, a s*r uma u*o*ia ideal*zada *elos legisladore* brasile*ro*. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro dessa *es*a ótica, *anches (20*3), afirm* que som*nte *través </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> recuperação d* condenad* é </line>
<line> que faz </line>
<line> da p*na um instituto l*gítimo. *s**m, media*te </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> circuns***ci*s </line>
<line> d* sistema </line>
<line> penit*nci*ri* brasileiro, pode-se af*rmar que ele faz da pe*a </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> instituto *le*ítimo, já qu* fracassa na r*ssocializaç*o d* condenado. </line>
<line> Ten*an*o, então, **s*ar soluções para essa *rise, uti*iza*d*-*e de experiências </line>
<line> idealizada* em o*tr*s países e d* dispositivos já co*figurados no siste*a processual, é que se </line>
<line> ve* propor o monitorament* el*trô*ico, como uma arma na caçada, p*ra abolir esse caos. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, aco*teceu em outros p**ses com a superl***ção nos presídios; alguns </line>
<line> desses </line>
</par>
<par>
<line> país*s conseguiram diminuir o número de det*ntos, fazendo uso *penas da tec*ol*gia. *epois </line>
<line> de veri*icar o êxito desse si*tema no estran**iro, fo* s**cionada, entã*, * L*i n.* *2.258/2010, </line>
<line> que trat* sobre o monitoram*n*o el*trô*i*o dos *resos já na fase de cu*p*imen*o d* pen*. Em </line>
</par>
<par>
<line> moment* posterior, f*i </line>
<line> sanciona*o a Lei n.º 12.403/2011, * qua* instituía * monito*amento </line>
</par>
<par>
<line> eletr*nico *o*o medida cautel*r div*rsa da prisão. </line>
<line> Contudo, por se *r*tar de uma legisla*ão nova para o sist*ma bras*leiro, nã* ** *om* </line>
<line> preve* *e vai *er um su*esso como no *strangeiro ou m*is *m* lei qu* não l*v* a lugar *lgum. </line>
<line> Só * t*mpo irá *razer es*a r*spos*a. E*sa lei so*re dura* críticas, já *ue alguns do**r*nado*es </line>
</par>
<par>
<line> entendem qu* el* n*o </line>
<line> obs*rva o p**ncípio fun*amental *a d*gnidade da pe*s*a h*m*na </line>
</par>
<par>
<line> disp*sto n* Co*stituiçã* Federal de 19**, p***, </line>
<line> qualq*er um que *a***e na rua portan*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monitoramen*o, </line>
<line> seria taxado *om cr*minos*, foragi*o, e outros </line>
<line> *d*e*ivo* q*e man**am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> honr* de u* indivíduo. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> e**anto, apes*r das </line>
<line> críticas, é de notável importâ*cia, </line>
<line> aqui, frisar que em </line>
<line> outros </line>
</par>
<par>
<line> pa*s*s a utilização da soluçã* te**ológica de mo*i*oramento eletrônico dos presos foi </line>
</par>
<par>
<line> responsável </line>
<line> pela reduç*o do número </line>
<line> d* p*pulação car**rária, d* dimi*u**ão dos </line>
<line> gastos </line>
</par>
<par>
<line> públ*cos, da r*dução </line>
<line> da </line>
<line> rei*c*dên*ia em cri*es *aqueles que util*zam </line>
<line> * t**n*zel**** </line>
</par>
<par>
<line> eletrônica, </line>
<line> se* d*zer que possibil*tou o convívio ha*mô*ico do *r*so com sua famíli* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, </line>
<line> d*nd* * oportunidade </line>
<line> par* que ele pudes*e </line>
<line> voltar a tra*alhar estudar d* forma e </line>
</par>
<par>
<line> digna e hu*ana, apesar de *star *u*prind* pena. </line>
<line> Desta *aneira, observand* o sucesso da mo**to*ação *letrônica em out*os países, é de </line>
<line> se espera* *ue essa m*dida se *orne um* válvula de escape para o fa*ido sistem* pe*itenciário </line>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 12, n. 4, art. 5, p. 68-86, jul./a*o. *01* **w4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Monitora*en*o Eletrônic* </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> brasileiro, possibilitan*o, assim, qu* o p**so *o*sa cumprir efet*v*me*t* a medida cautelar </line>
<line> que lhe fora comin*da com um po*co mais d* *ignidade. </line>
</par>
<par>
<line> RE*ERÊ*CIAS </line>
<line> B*RROSO, *. R. Curso de direito constit*cional *on*emporâneo: os conce*tos </line>
<line> fundamentai* e a construção do novo mod*lo. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 201*. </line>
<line> B*ASIL, Constituição (*9*8). C*nstit*ição da República Federa*iva do Brasil: Texto </line>
<line> *o*stit*c*onal promulga*o em 5 de o*tubro d* 1988, c*m *lterações ado*ad*s *elas *mendas </line>
<line> Constit*cio*ais nºs. 1/92 a *4/2014 e *e*as Emen*as *on*tituciona*s *e Revi*ã* n*s. 1 a 6/*4. </line>
<line> Dis*oníve* em: < ht*p://www.planalto.g*v.br/c*ivi*_03/const*tui*ao/con*titu*%C3%A**o.htm </line>
<line> > Acess* e*: 15 dezembro. 2014. </line>
<line> ______. Decret*-Lei nº 3.689, de * *e outubro *e 1941. Apro*a o *ódigo de Proce*s* </line>
<line> Pena*. Dis*onível em: < http://*ww.planalt*.g*v.br/cc*vil_**/dec*eto-lei/del3689.htm </line>
<line> compil**o.htm > Aces*o *m: 4 *ezembro 201*. </line>
<line> ______. Lei nº 7.210, d* 11 *e **lho de *984. I*stitui a Lei de *xecução Penal. Disponível </line>
<line> e*: < http://www.*lanalto.gov.br/ccivil_03/leis/l721*.htm > *cesso em: 12 novemb*o 2014. </line>
<line> **PEZ, *. *urso de processo penal, 19ª edi*ão. Sã* Paulo: Saraiva, 2012. </line>
<line> CUN*A, *. S. Manual de *irei*o P*nal, part* g*ral, 2ª ed. Sa*va*or: Ju*PODI*M, **14. </line>
<line> EST**AM, A.; GONÇALVES, V. E. R. Di*eit* Penal Esquemat*zado, 2ª edição. São Pau*o: </line>
<line> Saraiva, 2013. </line>
<line> FABR*S, L. R. Monito*amen*o el*trôn*co de pre*os. 201*. Dis*oni*ilizado em: </line>
<line> ht*p://jus.**l.com.*r/re*ista/text*/171**. Acesso em: 05 novembro d* 2014. </line>
<line> GONÇA*VES, *. E. R.; REI*, A. C. A. *i*ei*o Processua* Penal Esqu*matiz*do. São </line>
<line> *aulo: Saraiva, 2012, p. 40*. </line>
<line> JAP*ASSÚ, C. E. A. A crise do sistem* pe*iten*iá*io: a exp*riênc*a da *ig**ância eletrônica. </line>
<line> Boletim *o Inst*t*t* Brasileiro *e Ciências Crimina*s. São Paul*, a. 14, n. 170, p. 2-*, jan. </line>
<line> 20**. </line>
<line> JUNIO*, L. DE O. *. E FIGUEI*A, M. *. S. Direit* e Tecn*lo***: Uma Alt*rnati*a ao </line>
<line> Sistema *arcerário Nacional. C*ÊNCIA & *ESENVOLVIM*NTO - REVISTA </line>
<line> *LETRÔNICA DA FAINOR (C&D), 2008, p.2*-37. D*sponibilizado e*: </line>
<line> http://srv02.*ainor.com.b*/revista/inde*.php/memorias/a*ticl*/viewFil*/12/31 Acesso: 07 </line>
<line> janeir* de 2*14. </line>
<line> LIMA, R. *. de. Nova prisão cautelar. São Paulo: Imp*tus, 2011. </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a, v. *2, n. *, art. 5, *. 68-86, jul./ago. 2015 www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Duarte Jú*ior, M. Menezes </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> MACHADO, N. B. *. C*ise no sistema penitenciário br*sil*iro: * monito*amento ele*rônico </line>
<line> *omo m**ida de execução pe*al. In: Co*gresso Na*ional do C*N*ED*, *009. Ana**...Sã* </line>
<line> Paul*: FMU, 2009, *. 2439-2460. Disponibili*a*o em: </line>
<line> htt*://www.publicadireit*.com.br/conpedi/manaus/arquivos/*na*s/sao_paulo/2913.pdf </line>
<line> Acesso: 07 j*neiro de 2014. </line>
<line> M*RINI, I. C. A. Mon*to*ament* Eletrônico: uma opção tecno*ógic* par* o di*eito penal </line>
<line> b*asileiro. Presidente Prudente: To*edo, 20*0. </line>
<line> MASS*N, C. Dire*t* Pena* Esquematizado: P*rte **ral. *ol. 1, 6* ed. - São Paulo: </line>
<line> *di*ora *étodo, 2012. </line>
<line> MÉDICI, *. O. Prisão-albe*gu*: doutrina, ju*isp*udê*cia, legislação. São Paul*: Jalov*, </line>
<line> 1979. </line>
<line> NU*E*, L. G. *lternativas para a prisão *reve*t*va e * mo*itoram*nto e*etrônico: avan*o ou </line>
<line> retrocesso em termos d* *arant** à l*berda*e?. Revista Eletrônica OAB Joinville, Joi*ville, </line>
<line> *d. 1, *ol. 1, Jul./De*. 2010. Disponí*el em: </line>
<line> htt*://revista.*a*jo*nv*lle.org.br/artig*/19/alte**ativas-par*-a-pri**-preventiva-e-o- </line>
<line> mo*i*orame**o-eletronico-a*anco-ou-ret*oce*so-em-ter*os-de/ >.Acesso em 17 dez. 2014. </line>
<line> OLIVE*RA, E. Política crim*nal e *lter**ti*as à p**sã*. Rio de Janeiro: F*rense, 2001. </line>
<line> Dis*onibi*iz*do em: </line>
<line> http://**w.l*xml.go*.b*/ur*/urn:*ex:br:rede.virtual.bibliotecas:livro:2001;*00606557.*cesso: </line>
<line> *0 ja*eiro d* 20*4. </line>
<line> OLIVEIRA, E. P. *urso de P*ocesso Penal, 18ª edi*ão. São Pa*lo: Editor* Atl*s, 2014. </line>
<line> RAN*EL, *. Direito Processual Pe*al, 18ª edição, rev., amp. e *tu*l. Rio de Ja*eiro: Editora </line>
<line> Lumen Juri*, 2011. </line>
<line> *ILVA, R. *. Moda**dade de Pri*ão Provisória, a Pris*o em Fl*grante e as inovaçõe* tr**idas </line>
<line> ao Cód*go de Process* Penal. Prática **rídica, B*asília, DF, A*o XI, nº 121, p.49-51, abr. </line>
<line> 2012. </line>
<line> TÁVORA, N; ALEN*AR, R. R. Cu*so de Direito Proce*sua* Penal, 8ª *dição. Salvador: </line>
<line> Ed*tora J*sPodivm, 2*13. </line>
<line> TOCQUEV*L*E, A. O Ant*g* Regi** e a Revolução. São Pau*o: *ditora Marti*s Fontes, </line>
<line> 2009. </line>
<line> ZA*FAR*N*, E. R. Em *usca das pena* perdidas, 5ª *diçã*. Rio de Janeir*: Reva*, 2001. </line>
<line> Di*ponibilizado em: </line>
<line> http://www.lexml.gov.*r/*r*/urn:lex:b*:rede.*i*t**l.bi*lio**cas:l*vro:1991;0**126620.Acesso </line>
<line> : 0* deze*bro de 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. *, p. 68-86, jul./ago. 2015 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)