Inclusão E Diferença Na Escola: Por Uma Educação Intercultural / Inclusion And Difference In School : Towards An Intercultural Education
Resumo
Ao observar seu próprio patrimônio cultural, em especial na escola, o sujeito se torna consciente da grande heterogeneidade de traços culturais ligados à variedade dos grupos étnicos que coexistem no espaço nacional, que se distribuidos diversamente, conforme as camadas sociais. Infelizmente os traços culturais diferentes não configuram, de modo algum, um conjunto harmonioso de união entre as pessoas. O presente estudo tem o intuito de demonstrar como a heterogeneidade brasileira é um fenômeno presente na vida do homem moderno, e a educação intercultural é necessária para a validação de uma educação para todos, justificando a necessidade de as pessoas conviverem com as diferenças de seus “semelhantes” e diferenças estas, que se emaranham com o conceito de inclusão que, por vezes, ao ser mencionado ou colocado em debate é identificado somente à inclusão da pessoa com deficiência. O estudo é de natureza documental bibliográfico, organizado a partir da revisão de produções clássicas na área dos estudos culturais. Com isso, constatamos que a tríade entre educação intercultural, inclusão e diferença é o caminho para construção de uma escola mais igualitária.
Palavras-Chave: Heterogeneidade Cultural. Inclusão. Educação.
ABSTRACT
The subject to observe their own cultural heritage, especially in school, it becomes aware of the great heterogeneity of cultural traits linked to the variety of ethnic groups coexisting in the national space that is distributed differently according to the social strata. Unfortunately the different cultural traits do not constitute in any way a harmonious union between people. This study aims to demonstrate how Brazilian heterogeneity is a phenomenon present in the life of modern man, and intercultural education is required for validation of education for all, justifying the need for people to live with the differences of their "similar", these differences that are entangled with the concept of inclusion, sometimes to be referred or placed under discussion is identified only the inclusion of people with disabilities. The study is a bibliographical nature documentary, organized from the review of classic productions in the field of cultural studies. Thus, we find that the triad of intercultural education, inclusion and difference is the way to build a more egalitarian school. Keywords: Cultural Heterogeneity. Inclusion. Education.Referências
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.6
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