<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 6, *. 88-102, nov./dez. 2015
</line>
<line>
ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2015.12.6.6
</line>
</par><par>
<line>
Inclusão E Diferença Na Escol*: Por Uma *ducação Intercultural
</line>
<line>
Inclusi*n *nd Differ*nc* In Sch**l: Towards An In**rcultural E*ucation
</line>
</par><par>
<line>
Dey*id Te*n*r de Souza *izzo
</line>
<line>
Doutora**o em C*ências do *esp*rto pe*a *nivers*dade de Trás os Monte* e A*to Douro
</line>
<line>
Mestra** *m Educaçã* Física pela Uni*ersidade *ederal da Gr*nde Dourados
</line>
<line>
Pro*es*or da Faculdade *e Educaçã* Ci*ncias e L**ras de P*nt* Porã
</line>
<line>
E-mail: d*y**drizzo1@*mail.com
</line>
<line>
Warley C*r*os de Souz*
</line>
<line>
Doutor em Ed*cação pela Univer*ida*e de São Paulo
</line>
<line>
*rof*ss*r na U*iversida*e F*d*ral do Mat* Gro*so
</line>
<line>
E-mail: warle*souz@ufgd.edu.br
</line>
<line>
Jakellinny Gon*alves de Souza R*z*o
</line>
<line>
*s*ec*alis*a em **ucação Inclusiv* p*la Un*versidade *atólica **m *osco
</line>
<line>
Graduação em Letra* Libra* n* Universi**d* Fed*ral da Gr*nde Dourad**
</line>
<line>
E-mail: ja*e.libra*ufgd@gmai*.com
</line>
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</par>
<par>
<line>
78*98.000
</line>
<line>
Avaliado pelo *istema Tri*le **view: De*k Revi*w a)
</line>
<line>
pel* E*itor*-Chefe; e b) Double Bl*nd R*view
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: J*kellinny Gonçal*e* *e S*uza Rizzo
</line>
<line>
(*valiação ce*a po* dois avalia*ores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Rua Corredor Públi*o 2*, n°7*5 -
</line>
</par><par>
<line>
Bonanza - Dourados/MS, 79816-0*2.
</line>
<line>
Revi*ão: G*amatical, Normativa e de Fo*matação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ag*nci*s de fomen*o:
</line>
<line>
GEPEI (Grupo de Pesquisa em Ed*cação Inc**siva)
</line>
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<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. S. Riz*o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Ao ob**rva* se* p**prio patr*mônio *ultural, *m especial
</line>
<line>
n* e*cola, o s*jeito se torna
</line>
</par><par>
<line>
conscient* d* g*ande
</line>
<line>
hetero*eneidade de tra*o* *u*t**ais ligados à *ariedade dos grup*s
</line>
</par><par>
<line>
é*nico* que coex*stem no es*aço nac*onal, que se distribuídos diversament*,
</line>
<line>
*onforme as
</line>
</par><par>
<line>
cama*as sociais. Infelizmente *s *raços cu*turais di*e*e*tes não configuram, de modo alg*m,
</line>
<line>
um conj*n*o harmonioso de uniã* entre a* p*ssoas. O presente estudo t*m o i*tuito de
</line>
</par><par>
<line>
de*on*trar como a *eterogene*dade br*s*le**a um *e*ô**no pres*nte *a *
</line>
<line>
*ida *o ho*e*
</line>
</par><par>
<line>
mode*no, e a *ducação in*e**ultura* é nece*sária p**a * validação
</line>
<line>
*e uma educação
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
todos, *ustificando a necessidade de as pe*soas
</line>
<line>
conviverem com as dife*enças de seus
</line>
</par><par>
<line>
"semelhantes" e difer*nças e*tas, que se emaranham
</line>
<line>
c*m o concei*o de *nclus*o *ue, po*
</line>
</par><par>
<line>
vezes, ao ser mencionad* *u co*ocado em de*ate é identif*cado somente à inclusão da pessoa
</line>
</par><par>
<line>
com d**iciência. O estudo *e natureza document*l bibl*ográfico, organiz*do a partir é
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
revisão
</line>
<line>
de prod*ções cl*ssi*as na área dos estudos c*lturai*. Com isso, co*statamos q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tr*ade e*tre ed*cação intercultural, i*clusão e diferença * o c*minho para co*strução de uma
</line>
<line>
escol* mais iguali*ária.
</line>
<line>
Palavras-*have: Heteroge*eidade Cultural. In**usão. Educaçã*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The *ubject to observe the*r *wn cul*u*al heritage, especial*y in schoo*, it becomes aware o*
</line>
<line>
the *r**t heterogeneit* of cul*ural trai*s linke* to the variety of ethni* gr*u*s co*xisting i* the
</line>
<line>
national spa*e t*at is *istributed *if*eren*ly accor*in* to the social st**ta. Unfor**nately the
</line>
<line>
dif*e*ent cultur*l tr*it* *o not constitute *n *ny way a harmonious union *etween peop*e. This
</line>
<line>
study a*ms to dem*nstrate ho* Br*zil*an het*rogeneity is * pheno*enon present in the *ife o*
</line>
</par><par>
<line>
mo*ern *an, and inter*ultura*
</line>
<line>
educ*t*on is requir*d *or *a*idat*on of educ*tion for a*l,
</line>
</par><par>
<line>
justi*ying the n*ed for people to live wi*h the diffe*ences of *heir "similar", these dif**rences
</line>
</par><par>
<line>
that *re entan*led with the concept of inclusion, so*etimes to b* refer**d
</line>
<line>
o* placed under
</line>
</par><par>
<line>
d*scussi** *s iden*ified on*y
</line>
<line>
the inclusion of *eopl* w*th disa*i*it*es. T*e stu*y *s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bibliographical nature docu*entary, organi**d from the review *f classic
</line>
<line>
pr*duc*ions i*
</line>
<line>
* h*
</line>
</par><par>
<line>
field of cu*tural stu*ies. Thus, we find *ha* the triad of intercultura* edu*ation, i*clusion and
</line>
<line>
*ifference ** the way *o build a *ore eg*litarian school.
</line>
<line>
Key words: Cult*ral He**rogeneity. I*clusi*n. ***c*t*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Tere*ina, v. 12, n. 6, ar*. 6, p.8*-10*, *ov./dez. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
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<par>
<line>
Inclu*ão * Di*erença Na Escola
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A formaçã* histórica do homem es*á *ar*ada *ela opress*o d* ind*v**uo mais fraco,
</line>
<line>
q*e *ambém é uma forma vio*enta de negação de su* al*e*idade. O* pro*essos de n**aç*o *o
</line>
</par><par>
<line>
outro tam*é* se dão no plano das *epr*****ações e
</line>
<line>
*o imaginário social. Ne*te sentido,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
debate multicultural col**a-se diante **s*es suje*tos hist*ri*os q*e **ram ma*s*crados, **s
</line>
</par><par>
<line>
que soube*am resistir e
</line>
<line>
continu*m hoje afir**nd* s*as
</line>
<line>
i*entidades fortem*nte na nos*a
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade, mas nu** situação de *elações de p*der assimé*ric*s, d* s*bo*dinação e acent**d*
</line>
<line>
exclusão.
</line>
</par><par>
<line>
A pre*e**e pesqu*sa ob*eti*a demon*trar **m* a heteroge**idade **asileira ou
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sujei*o em si, p*de *nfluir na *ida de cada
</line>
<line>
pess*a no mundo m*derno e como * e*co*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
r*sponsáv*l pel* processo de s**i**ização *nfantil no qual se *stabe*ece* relações c*m
</line>
</par><par>
<line>
cria*ç*s
</line>
<line>
d* *ifer*ntes núcleos familia*es. E*istem grandes *o*sib*lida**s
</line>
<line>
de esse co*tato
</line>
</par><par>
<line>
d**ersi**cado faz*r *a e*c*la o primeiro espaço *e vivência de ten**e* raci*is. * dis*ur*o do
</line>
</par><par>
<line>
opresso*, pr*fe*ido,
</line>
<line>
às *eze*, **r alunos, *dministra*or
</line>
<line>
o* até mesmo pelos próprios
</line>
</par><par>
<line>
professores pode ser *ncor*orado por algumas crianças d* modo maciço, passando *ntão a se
</line>
<line>
reconhecer d*ntro des*e grupo, de maneira *nf**ior, o in*c*o do pr*cesso d* desvalo*iz*ç*o *e
</line>
<line>
seu* atribut*s in*i*idua*s, que interferem *a construção d* sua i**ntid**e *nfa**il.
</line>
</par><par>
<line>
A met*d*logia
</line>
<line>
a*otada de naturez* do*ume*ta* e é
</line>
<line>
bi*li*gráfica com abordagem
</line>
</par><par>
<line>
qualitat*va, r**l*zada a partir da
</line>
<line>
*n*lise de te**os, revistas, cons*lta a livros, *rocurando
</line>
</par><par>
<line>
enco**rar uma *an*i*a
</line>
<line>
de s*ntetiz*-lo* e* um estu*o que tenha o carát*r de obj**ividad*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
riqu*za de dados, *u* possam a*udar na com*reensão d* co*o heterog*neidade *rasi*e*r* está
</line>
<line>
sen*o percebid* e viv*nciada no contexto escolar.
</line>
<line>
O e*tudo justif*ca-*e pe*a ne*essidade *e anal*sar a *uestão da identidade cultural no
</line>
</par><par>
<line>
B*a*il,
</line>
<line>
que vem sen*o colocado em deb*te per**sten*emente no
</line>
<line>
país. D*ran*e a his**ria, foi
</line>
</par><par>
<line>
sendo abor*ado *ob ângu**s diferente*, em ligação *ntima com as co*d*ções sócio-
</line>
<line>
e*onô*i**s nos div*rsos momentos em q*e se defini* tal i*en*ida*e. Uma observa*ão m**s
</line>
</par><par>
<line>
cu*dadosa mostra q*e há sin*nimo* entre
</line>
<line>
*s **nceitos de identidade
</line>
<line>
cultural e identida*e
</line>
</par><par>
<line>
naciona*.
</line>
</par><par>
<line>
As quest*es po*em levar a* p*eco*ceito, que *stá lig*do *m um f**te c*mponente
</line>
</par><par>
<line>
em*cion*l e **z com q*e
</line>
<line>
*s sujeito* se *istanciem da razão. O afeto que se liga ao
</line>
</par><par>
<line>
preco**e*to é uma fé *r*acio*al, algo vivido como *rença, com pou*as po*s*bil**a*es de
</line>
</par><par>
<line>
modificaç**. O p*econceit* *i*er* d* juízo pr*vis*r*o, já *ue
</line>
<line>
es*e último * passí*el de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 6, art. 6, p. 88-1*2, nov./dez. *015
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. *izzo, W. C. **uza, J. G. S. Rizzo
</line>
<line>
91
</line>
</par><par>
<line>
*efo*mulação, qu*ndo os fatos obje*ivos demons*ram su* *ncoerência, enquanto os
</line>
<line>
preconceitos permanecem inal**rado*, mes*o ap*s comprovações contrárias.
</line>
<line>
A *xclus*o simbólica, que pode ser manifestad* pel* di*cur*o do *utro, par*ce tomar
</line>
<line>
forma a p**tir d* **servaç*o do cotidian* *sc*lar. Esta pod*rá ser uma vi* de disseminaçã*
</line>
</par><par>
<line>
do preconceito
</line>
<line>
*or meio da l*ngua*em, na qual estã* contidos *erm*s pejorativ*s, que em
</line>
</par><par>
<line>
ger*l, desvalorizam * imagem e *ife*ença do outro. Deste m*do, a Edu*aç** In*ercult*ra*
</line>
</par><par>
<line>
deve atuar no *mbi*o escolar para tran**ormar sujeitos em ag*nt*s ativos,
</line>
<line>
como um
</line>
</par><par>
<line>
instrum*nto me*iador en*re *iversas cultu*as.
</line>
</par><par>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Reflexo* da het*rog*n*idad* *ultur*l *ra*ileira
</line>
</par><par>
<line>
Sodr* (*009) diz que o respeito * di*ersidade cultural en*o*ve o cuidado com os nív**s
</line>
</par><par>
<line>
*e *ida de pro**ssore* e
</line>
<line>
alunos e com a* ex*ectativ*s de compre*nsão *o mundo que
</line>
<line>
essas
</line>
</par><par>
<line>
pessoas têm. Portanto, para que efetiva*en*e a es*ola se *e*lize, é pr*ci*o, que ela se abra
</line>
<line>
pa*a o ento**o, isso é, preciso u*a *ormaç*o permanente. * que os alun*s, pais * familia*es
</line>
<line>
participem dis*o.
</line>
<line>
De *c*rd* com Menezes (*0*2) a socie*ade brasileira carac*eriza-se por uma
</line>
<line>
plurali*ad* étn*ca, *endo esta p*oduto de u* proc*sso histórico, que ins*riu, *um mesmo
</line>
</par><par>
<line>
cenário, tr*s g*upos dist*nt*s: portugueses, índios e neg*os
</line>
<line>
de o*igem africana. Esse contato
</line>
</par><par>
<line>
favore*eu o intercurs* d*ss*s culturas, levan*o à *onstruçã* de *m país inegave*ment*
</line>
</par><par>
<line>
*i**igenado, multifacetado, ou s*ja, uma unicidad* marcada
</line>
<line>
pelo antagonismo e pel*
</line>
</par><par>
<line>
im*revisib*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
Digamos, a singularidade *rasile*ra é *er um pa** cul*uralmen*e *eterog*ne*. Que*
</line>
</par><par>
<line>
dizer, hete*ogenei*a*e, a *
</line>
<line>
plu*alidade cultura*, é a marca mesmo d*stintiva no Brasil, no
</line>
</par><par>
<line>
quad*o *ati*o-ameri*ano * mund*al. E há ce*ta moder*i*ade ou pós-modernidade nesse tra*o
</line>
</par><par>
<line>
b*a*ile*ro, porque,
</line>
<line>
hoje, q*e caracteriz*, di*a*os *ssi*, o
</line>
<line>
um **vi*ento popu*aci*nal nas
</line>
</par><par>
<line>
grandes met*ópoles do mundo, nos país** de primei*o mundo,
</line>
<line>
é a dive*sid*** cultura*
</line>
</par><par>
<line>
(SO*RÉ, 2009).
</line>
</par><par>
</page><line>
Esse contat* cultur*l propagou *lgu*s de*en*ontros. *s dif*renças se acentua*am,
</line>
<line>
levando à constit*ição de *rupos, *e classes, evidentes à *istância e o prestígio socia* entre
</line>
<line>
col*nizadores e colon*s. Os índios e, e* esp*cia*, os n*gros perma**ceram em situa*ão de
</line>
<line>
desigualdade, impo*tos à margi**lid*de e excl*são social, *en*o esta ú*tima co*preendida
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. *, p.88-10*, n**./de*. 201* www4.**anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
In**usão E Diferença Na Escola
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
por uma r*lação assimétrica *m dimensões *últiplas e*onômica, polí*i*a, cultura*. Sem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**sistê*c*a devi*a dos órgãos responsáve*s, *s ****itos *ornam-se alheios ao *xercíc*o d*
</line>
<line>
cidadania.
</line>
<line>
Para Can*au (20*3), * questão multicultural, h*je, *reocupa *ui**s so*iedades. O
</line>
<line>
debate é inten*o nos *s*ados Unidos e também n* Europ*. No en*anto, na Amér*c* La**na e,
</line>
</par><par>
<line>
p*rti*ularmente, no Brasil, a questão multicu*tura* apresenta
</line>
<line>
um* confi*uração própri*, *ma
</line>
</par><par>
<line>
*specificidad*. Nosso continen*e é construído
</line>
<line>
com uma base m*ltic**tural muito forte, onde
</line>
</par><par>
<line>
as rel*ç*es i*terét*icas têm sido uma consta*te em toda *ua
</line>
<line>
história, uma his**ria doloro*a e
</line>
</par><par>
<line>
trágica, principalmente no que diz *espeito aos grupos indíge*as e afro-descendentes.
</line>
<line>
A *onscientização deste *pisód*o, em geral, é mo*i*a** *or f*tos *oncreto*, que
</line>
<line>
explicitam diferentes interesses discrimi*aç*es e preconceitos pres*nt*s no tecido social. Uma
</line>
<line>
situaç**, até ent** **n*idera*a *orm*l, se revela co** permeada *or tens*es e con*li*os, por
</line>
</par><par>
<line>
relaçõe* de
</line>
<line>
poder,
</line>
<line>
historicament* const*uí*as e marcadas por *esigual*a*es, est*reótipos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prec*nceitos.
</line>
</par><par>
<line>
Na visão de algumas pessoas e *rupo*, esse* press*pos*os, citados a*teriorm*nt*, são
</line>
</par><par>
<line>
de grande ameaça, *urgindo comportamentos *ue l**antam barre*ras *ísic*s, a*e*i*as,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*d*ologicas que *azem com que s* *vitem *ont**os e qualque* tipo de re*ação com o difer*nte,
</line>
<line>
pro*ocand* o "apartheid" social e cultur*l, **mo relata (*ANDAU, *003).
</line>
<line>
O mes*o aut*r *itado no parágrafo anterior *fi*** que esses fenômenos *ormam
</line>
<line>
guetos que se f*r*alecem p*incipa*mente *a* *ra*des metr*poles; n*sse sentido, a *onsc***cia
</line>
<line>
do m*lticultural de qua*quer soc*edade não leva a *inâmi*a * *ivenciamento do *nterc*l*ural.
</line>
<line>
Na Socieda*e Conte*porânea, e*istem muitos para*igmas, quando são utilizado*
</line>
<line>
termos como multicultural*smo, intercultu*alismo *u trans*ult*ralismo, refer*ntes * r*al
</line>
<line>
difer*nça entre cada um dos m*s*os, e de q*e mod* is*o atua na diversi*ade cultural.
</line>
</par><par>
<line>
Sodré (*009) de*taca que "* mu*ticulturalismo é quas* que uma i*eolo*i*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
admin*straç*o de *erritórios, contempor*n*os". *ilósofos *omo H*berma* e sociólogos
</line>
</par><par>
<line>
europeus,
</line>
<line>
qu*nd* falam de mul*i*ultu*alismo, *st*o fa*ando da
</line>
<line>
presença
</line>
<line>
de *migrantes,
</line>
</par><par>
</page><line>
multid*ferenciados, n*m território de p*íses como Fran*a, *lemanha. Digamo* os árabes - os
</line>
<line>
*rab*s de difere*tes p**ses -, turcos, africanos... A pr*sença dess*s, seja ** Berl*m, seja nos
</line>
<line>
Esta*os Unidos, seja *m Paris, isso está sendo designado *omo multicultu*alismo - são
</line>
<line>
muitas culturas num mesmo espaço.
</line>
<line>
O **ter**lturalismo diz mais re*pe**o à tr*nsferência e à influência recíproca de
</line>
<line>
aproximações simbólicas en*re *m* cul*ura e outra. As t*o*as cultur*is e*tre um grupo e outro
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-102, nov./dez. 201* www4.f*a*e*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. *. Rizzo
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
são **amadas d* i*tercultur*lism*, *u de transculturali*m*. Sodré acredita nesta
</line>
<line>
dif*ren*iação entre os termos de mu*ticu*turali*mo e int*rculturalismo.
</line>
<line>
Para Candau (2003), a interculturalidade pode converte*-se num princípio no*mativo,
</line>
<line>
*o â*bito p*s**al * dos *rocessos sociais. No nível indivi*ual, s*põe promov*r o d*ál*g* no
</line>
</par><par>
<line>
interior de cada pessoa en*re a* d*ve*sas i**lu*ncias cultur*is qu* * config*ram e a qu*
</line>
<line>
es*á
</line>
</par><par>
<line>
expo*ta às vezes, em conflito *u **o, sempre fáceis d* ser*m harmoniz*das.
</line>
</par><par>
<line>
Com o avanço das socie*ad*s m*dernas, as velhas ident*dades, inc*usive a do
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessor, "estão
</line>
<line>
em declínio,
</line>
<line>
faze*do su*gir
</line>
<line>
no*as i*entidades e f**gmentan*o o i*divíduo
</line>
</par><par>
<line>
moder*o" (HALL, 2005, p.7). Is*o traz uma cri*e de ide*tidade. O **ofessor, a*é então visto
</line>
</par><par>
<line>
como de*ento* da *e*dade, *om* fonte de informaç*o (muita* *ezes * única f**te de o
</line>
<line>
informaç*o d* alu*o), a*ora d*vid* esp*ço com a te*nol*gia, com o mundo *a co*unicação e
</line>
<line>
inf*rm*ção, e este talve* seja um do* fatores para * c*ise de identid*de da profissão.
</line>
<line>
Hal* (2005) d*staca uma a disc*ssão em torno da cham**a "crise *e ide**idade" que
</line>
</par><par>
<line>
v*m faz*ndo *om que * sujeito, ti*o
</line>
<line>
co*o un*ficado,
</line>
<line>
se apresente *e*loc*do p** cont* da*
</line>
</par><par>
<line>
tra*sformaçõe* soc*etári** ocorr*das em escal* globa*.
</line>
<line>
Cris* d* *dentidade no sen***o de q*e as socie**des pós-mod*rnas estão descent*adas
</line>
</par><par>
<line>
e *ra*m*ntadas. *s** descentr*ção dos in*ivíduos
</line>
<line>
"ta*to
</line>
<line>
de seu lugar
</line>
<line>
no mundo socia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cult*ral, quant* *e si me*mo*, constitui uma cris* de id*ntid*de" (HALL, 2005, p.*).
</line>
<line>
Ri*zo e Suttana (2014) C*nsideram, que atua**ente, a formação do i*divíduo, *u seja,
</line>
<line>
*ua consti*uição identitá*ia, de fato, receb* *uitas influên*ias e*t**nas, *o*o * *os m*ios **
</line>
<line>
*omunicação, tend* portanto força na "const**ção dos sujeito*".
</line>
</par><par>
<line>
O desenvolvi*ento mode*no tent*u distribui* os objetos e
</line>
<line>
os signos em l*gares
</line>
</par><par>
<line>
especí**cos: as mercadorias de
</line>
<line>
u*o atual nas lojas, os objet*s do **ssado e* museus
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
história, o* que pretendem valer por
</line>
<line>
*eu sentido esté*ico *m museu* de arte. Ao mesmo
</line>
</par><par>
<line>
*e**o, as mensage*s emitidas pelas merc*dorias, pelas obras
</line>
<line>
históricas e artísticas, que e
</line>
</par><par>
<line>
*n*icam como usá-la*, circulam pel** e*co*as e p**os meios massivos de c*mu*icação
</line>
<line>
(CANCLINI, 1997).
</line>
<line>
Como *e est*beleceu há t*mpos no* e*tudos sobre efeitos da televi*ão, *sses novos
</line>
</par><par>
<line>
re*ur*o* tecnológ*cos não são ne**ros,
</line>
<line>
ne* *a*pouco onipot*ntes. Sua simples inovaçã*
</line>
</par><par>
<line>
f*rma* impli** mudanças culturais, mas o signi*ica*o fina* depe*de dos **o* que lhes
</line>
<line>
atribuem diversos agentes.
</line>
</par><par>
<line>
Ca*c*ini (1997) f*la que * c*existên*i* desses us*s
</line>
<line>
contradit*rios reve*a que as
</line>
</par><par>
<line>
in*erações das tecnolog*as c** * *ultura a*terior torna-*s pa*te*, de um processo muito m*ior
</line>
</par><par>
<line>
do **e aquele que elas desencadea*am
</line>
<line>
ou manejam. Uma dessas t**nsform*ções de **n*a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, a*t. 6, p.88-*0*, no*./d*z. 2015
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inclus*o E Diferença Na Escola
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
dat*, que * inter*e*çã* tecnológica tor*a *ais patent*, é a reorganiz**ão
</line>
<line>
dos v*nculos e***e
</line>
</par><par>
<line>
grupos e sis*e**s si**óli*os; os descolecio*am*ntos e as hib*idações já não *ermitem
</line>
<line>
vinculares rigid**ente as *l*sse* so*iais com os estratos cultura*s.
</line>
<line>
Nas ideias de Canclini (1997) pod*-s* dizer que * conceito d* hibridação se *orna
</line>
<line>
releva**e quanto às pesq*isas que abrange* co*tato* interculturais, sendo que est*s
</line>
<line>
*ostumam receber nomes diferentes, e es*a mist*ra étnica, que s* d**ina por mestiç*ge*, o
</line>
</par><par>
<line>
sinc**t*smo de cre*ças, valo*es entre ou*ras for**s de *i*turas origin*m a i*ag*m
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
hibridação e su* *amília de conceit*s. De acordo com o a*tropólogo, a a*ração d* co*siderar o
</line>
</par><par>
<line>
hi*ridi*mo é tratá-lo
</line>
<line>
como *m t*rmo de tradução entre mestiç*gem, sin*retismo, fusão e os
</line>
</par><par>
<line>
outros termos empregados p*ra *es*gnar misturas particulares de cada grupo
</line>
<line>
H*ll (2005) des*aca efe**os descentralizadores do *un*o moderno, para *e*lçar *om* a
</line>
</par><par>
<line>
globali*ação se *aracteriza p*r *ua transv**sali*ade nas fro*teiras nac*o*ais, to*nan*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo mais uni*icado. Assi*, suas conseq*ênc*as sobre as identidades culturais são da *
</line>
<line>
hom*geneização cultural pós-moderna, manifesta*ões de res*s*ência à g*o*alizaçã* por
</line>
</par><par>
<line>
identida*es naciona** e locais * d*cadê*cia das ident*dades nacion*is, possi*ilitando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
advento das nova* identidades.
</line>
</par><par>
<line>
Esta*ele*er *elações
</line>
<line>
entre as est*atégia* gl*ba*iz*doras e de
</line>
<line>
hibridização e as
</line>
</par><par>
<line>
e*p*ri*ncias va*iadas de intercultura*ida*e to*n*m visíveis qu*, po* mais que *e forme **
</line>
<line>
mercado *u*dial de fina*ças, de alguns bens e al**mas redes me*iáticas, por ma*s que
</line>
</par><par>
<line>
a*anc* o inglês como "língua unive*s*l", subs*ste *s
</line>
<line>
diferenças, e *
</line>
<line>
tra*utibilidade
</line>
<line>
*ntre
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
*ult*r** * limi*ada, *ã* impo*sível. Superando a* narra*ivas fáceis da homogeneização é
</line>
</par><par>
<line>
absoluta e d* resi*tê*cia do local, a
</line>
<line>
gl*baliza*ão nos c*nfr*nt* com possibilidade a
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
apre*nder fragmentos, nunca a
</line>
<line>
totalidade, de o*tras culturas e reelaborar o qu* vính**os
</line>
</par><par>
<line>
imaginando como próprio em i*terações e acordos com outros, nunca com todos os suj*itos
</line>
<line>
(CANCLINI, *997)
</line>
</par><par>
<line>
As *oci*dade* *od*rna* *ão, porta*to, por def*nição, sociedades
</line>
<line>
de mudança
</line>
</par><par>
<line>
constante, rápida e permanen*e. Esta é a prin**pal d*stinção entre *ociedades tradicionais e as
</line>
<line>
mode*nas (HA**, 2005).
</line>
<line>
De aco*do co* Canda* (*003), o*viamente surgem pr*blemas, ao se t*ntar processar
</line>
</par><par>
<line>
as múltiplas i***uências, mas,
</line>
<line>
** fazê-lo
</line>
<line>
de modo mais
</line>
<line>
consci*n*e, talv*z se faci*it* um
</line>
</par><par>
<line>
processo que, de toda m*neira, se inicia no interior da pes*oa sem que *la to** plena
</line>
<line>
consciên*ia dele. Este diálogo consciente *ode dar-se d* muitas formas, e não *e sabe bem
</line>
</par><par>
<line>
como s* pr**uz. No entanto, p*de-se perceber
</line>
<line>
visive*mente *ue pe*soas s*bmetidas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-102, nov./*ez. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. S. Rizzo, W. C. S*uza, J. G. S. *izzo
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
influências *ul**rais dive*sa*, freqüente*ente p*ocessam estas influência* d* mo*os
</line>
<line>
sim*la*es.
</line>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
<line>
3.1 Os desafios ** Edu*a*ão Intercu*tur*l
</line>
<line>
A intercul*uralidade orienta pr*ces*os que têm por *ase o r*c*nhecimento do direit* à
</line>
</par><par>
<line>
di*erença e à luta contra todas as *orma*
</line>
<line>
de *iscrimi*ação e desig*aldade social. *en*a
</line>
</par><par>
<line>
pr*mover rela*õe* d*alóg*cas e igualitárias entre pes*oa* e gr*pos q*e *ertenc*m a universo*
</line>
<line>
culturai* diferen*e*, trabalhan** os conflitos i*erentes a esta real*dade (CANDA*, 200*).
</line>
<line>
*a sociedade brasileira a *eflexão **bre esta t*m*ti*a vai ad*n*ran*o, lentamente, a
</line>
<line>
v*da acadêmica. Nas diferentes práticas *duc*tivas ainda está muito ***co p*esen*e. Está
</line>
<line>
temática *e *pr*funda a identificar propostas educativas co*c*etas, que tenham uma referên*ia
</line>
<line>
explícit* a que*tõe* que podem ser situadas no *mbito *as pr*ocupaçõ*s inte*culturais *ão
</line>
<line>
t** sido *ácil.
</line>
<line>
Pa*a *or*i*a (2000) *m uma *rime*ra aproximação, parece **r fáci* d*finir identi*ade.
</line>
<line>
A ide*tidade é sim*lesmente a*uilo que se é: sou brasileir*, sou neg*o, so* heteros*exual, *ou
</line>
<line>
*ovem, sou h*mem. A identidad*, assim concebida, pare*e ser *ma posi*ividade daquil* que
</line>
</par><par>
<line>
sou, uma característi*a indep**dent*, um f*to
</line>
<line>
autônomo. Ness* *erspectiva, a identidade só
</line>
</par><par>
<line>
tem *omo re*e*ência a si própria: ela é a**ocontida e au*osuficiente.
</line>
<line>
O pensamento primordial é que * educação d**e ser vista com* um* *rática social em
</line>
</par><par>
<line>
*ntima relação *o*
</line>
<line>
os *if**en*es
</line>
<line>
di*âmi*os p*esente*
</line>
<line>
numa **ciedade c*n*re*a. A educação
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ult*ral é sempre h*stórica e socialmente si*uada.
</line>
<line>
Moreir* (2000) d*z que entre a* c*nsequê*cias imediatamen*e *isíveis da globaliz*ç*o
</line>
</par><par>
<line>
podem-*e mencion*r: o aument*
</line>
<line>
das d**igu*ld*des *c**ômicas entre
</line>
<line>
os pa*ses e no interior
</line>
</par><par>
<line>
d* cada um deles, * desemp*ego cresce**e, o desaparecimento de uni*erso* autô*omos d*
</line>
<line>
prod*ção cultural pela i*p*sição de valo**s comercia*s.
</line>
<line>
E*tretanto, no e*ten*i*ent* *e Silv* (2000) a afirmação sou brasileiro, *a verdade, é
</line>
</par><par>
<line>
pa*te de u*a *x*ensa cadeia de
</line>
<line>
n*gaç**s, d* expressões negativas de identi*ade,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
diferença*. Por trás da afir**ção so* brasileiro *ê-s*, não sou argent*no, nã* sou chi*ês, não
</line>
<line>
sou japonê* e a*sim por diante, *uma c**eia, *este cas*, quase int*rmin**el. A*mita-se que
</line>
<line>
fica*ia muito compl**ado pronun*iar todas essas frases negati*as cad* ve* que q*isesse faz*r
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 6, p.*8-102, nov./dez. 2015 w*w4.fsane*.com.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inclusão E Dif*re**a Na E*cola
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
uma dec**ração sobre i*entidade. A gramática *ermit* a simpli*icação de si*plesment* dizer
</line>
<line>
sou *rasileiro; c*mo oc*rr* em ou*ros cas*s, a g**mát*c* aj*da, mas tam*ém e*conde.
</line>
<line>
Da mesm* forma, as afirmações sobre diferença só f*zem s*ntido se compreendidas
</line>
</par><par>
<line>
em sua *ela*** com as afirma*ões sobre a identidade, ao dizer
</line>
<line>
que ela chinesa, significa é
</line>
</par><par>
<line>
d*zer que ela n*o é ar*enti*a, *la *ão é japonesa e*c, incluind* a afir**ção de *ue ela *ão é
</line>
</par><par>
<line>
b*asileira,
</line>
<line>
isto é, que ela não * o que *u sou. As
</line>
<line>
a**rmações sobre difere*ça ta*bém
</line>
</par><par>
<line>
depend*m d* uma cadeia, em geral oc*lta, de declar*çõe* nega*ivas sobre outras *d*ntidades
</line>
<line>
(SILVA, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
C*ncei*uar a lingua*em como uma in**terminação fatal que deco**e de
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
caracte*íst*ca funda*ental do si*no, é uma afirma*ã* de Derr*da *pud Silva (2000) * con*in*a
</line>
<line>
*xe*plificand* que o sign* é u* sin*l, uma m*rc*, u* traço que está no lugar de uma outra
</line>
</par><par>
<line>
co*sa, *
</line>
<line>
*ual *o*e ser
</line>
<line>
um objeto co*creto, o ob*eto gat*, um conceito ligado a um objeto
</line>
</par><par>
<line>
concreto ao co*ceito de gato, ou um c*nceito abstrato a*or. O signo n*o *oin*i*e com a coisa
</line>
<line>
ou o **nce*to. *a li*guagem filos*fic* de Derr**a, poder**m*s dizer que o signo não é uma
</line>
<line>
presença, ou seja, a coisa ou * *onceito nã* estã* presen*es no signo.
</line>
<line>
Seg*ndo as ide*as *e Ca**au (2003), e*istem al**ns desafios fundamentais qu* temos
</line>
</par><par>
<line>
de enfrenta*, se quisermos promov*r um* e*ucação
</line>
<line>
i*tercultural, pois devemos nos **f*ltrar
</line>
</par><par>
<line>
*o mun** de discri*inaç*es e preconceit** *ue *inda sã* mu*to atu*ntes na socied*de
</line>
<line>
br**ileira. T*l realidade ap*ese**a-se, *o* vez*s, sutil e presente nas relações so*iai*.
</line>
<line>
Ta*bé* deve ha**r **e*tionamentos ref*rentes ao caráte* m***c*l*ural e o
</line>
</par><par>
<line>
*tnocen*rismo, que se camufl*m e se fazem pr*se*tes na escola e penetram
</line>
<line>
os currí*ulos
</line>
</par><par>
<line>
escolares pela* políticas educ*t*va*;
</line>
<line>
assim se orig*na o interrogante
</line>
<line>
*os critério* que
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*tilizam p**a a justificaç*o *os co*teú*os escolar** (C*DAU, 2003).
</line>
<line>
Des*e modo Cand*u (20*3) *in*liza sua f**a, fazen*o uma art*cu*ação entre ig*aldade
</line>
</par><par>
<line>
e *ife*enç*,
</line>
<line>
um artic*lar no patamar das políti*as
</line>
<line>
educati*as,
</line>
<line>
como també* da* prátic*s
</line>
</par><par>
<line>
pedagógicas, *ara re*onhec*r à *iv*rsida*e cultur** e o direi*o a educação *e todos.
</line>
<line>
Deste modo o ambi*nt* escolar *e torn* um ref*exo *a socieda*e ou * sociedade *m
</line>
<line>
re*lexo *o *mbi*n** es*olar? *s** que*tão nos in**ig* a refletir a possibi*i*ade de a e**ola se*
</line>
</par><par>
<line>
uma da* *rimeiras oportunid*des do indi*íduo mante* suas primeiras *ela**es sociais
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
outros sujeitos, send*
</line>
<line>
qu* *sse contexto é
</line>
<line>
r*pleto *e difere*ças, não some*te
</line>
<line>
diferenças
</line>
</par><par>
<line>
étnicas, qu* *o*em oculta* as formas mai* brutais de dis*rimin*ção, mas também pesso*s que
</line>
</par><par>
<line>
po*s*em c*enças, gêneros, maneiras *e se *xpre*sar,
</line>
<line>
de s e
</line>
<line>
*esti*, de s* comu*icar, enfim,
</line>
</par><par>
</page><line>
difer*nças que podem *amuf*ar alguns est*r*óti*os que se flor*m a*ravés de precon*eitos
</line>
<line>
**n**o da escola.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 6, *. 88-10*, nov./d*z. 2015 www4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. *. Rizzo
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
Acredit*-s* que uma Edu*açã* Inter*ult*ral pode*ia, ao meno*, minimizar esses
</line>
<line>
e*eitos, estereótipos, rót*los o*iginados nesse c*ntexto, promovendo o *espeito mút*o, *ão
</line>
<line>
some*te en*re cultu*as, mas *ntre pessoas.
</line>
<line>
*as, efet*vamente, * que é uma educação *nter*ultur*l? Para entenderm*s o que ela é,
</line>
</par><par>
<line>
dev**os
</line>
<line>
praticá-la, de mo*o a reconhecê-la e enten*er qu*, par* vivenciá-la devemos nos
</line>
</par><par>
<line>
despir de características desiguais, rac*stas, qu* podem ca*u*lar maneiras discrimin*tó*ias de
</line>
<line>
a*ir, no co*texto *s*olar, na **ucação em ger*l, na socie*a*e, enfim, n* interior de ca*a um
</line>
<line>
de nós .
</line>
<line>
4 RESULTADOS * *IS*US*ÃO
</line>
<line>
4.1 Educação * *nclusão: A Educ*ção no c*nte*to esco*ar é Inclusiva? Eis a quest*o
</line>
<line>
De*tro d* c*ntex*o *sc*lar a educação i*clusiva pode atuar e cont**bu*r para o
</line>
<line>
vi*encia* de r*lações e inter*ções h*manas, e *ivê*cias *o decorrer d*s a*las, onde o* al*nos
</line>
<line>
pode* percebe* as ind*vid*alidades de *ada *m, e ap*e*der a respeitar as suas diferen*as.
</line>
<line>
Alonso e Aguilella (*012) *firmam que os p*ofissionais comprometid*s c*m uma
</line>
<line>
educação inclus*va necessitam de mu*anças práticas co*i*ianamente, no *nt*ito de orient*r o*
</line>
</par><par>
<line>
esforços de e*s*no
</line>
<line>
*ara *o* *s n*cessid*des e *esejos dos estudantes que car*ce* de
</line>
</par><par>
<line>
adapta*õe* ou redirecionamen*** n* *roce*s* de ensi*o e *prend*zage*.
</line>
<line>
Bueno (2010) ob**rv* qu*, *om *rande parte d*s per*on*gens d* Educação Especial, a
</line>
<line>
*nclusão e*colar de aluno* com necessidades *ducacio*ais *spe*iais foi substituída pelo
</line>
<line>
modelo da in*egração, que ficou marcado na Dec*araç*o *e Salamanca; * termo i*tegra*ão fo*
</line>
<line>
considera** por muitos ultrapass*do e conservad*r.
</line>
<line>
É inter*ssante destacar qu*, com estas formulações de nov*s termos *a*a *atisfazer *
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssid*de de se enco*trar uma d*s*inção, que se aprox*me o máximo po*sível *e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
terminolo*ia coe*a, j*s*a, l*vre ** e**ereótipos, se
</line>
<line>
de*ara em
</line>
<line>
ambiguid*des, per*ebe-se
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
e**abilização entre dois co*ceitos: inclusão escola*, que fo* ut*lizado
</line>
<line>
antes da educação
</line>
</par><par>
<line>
inclusiva, porém, atualmente, a "ed*c*ção inclu*iva" *em s*ndo ma*s *ti*izado p*ra
</line>
<line>
referenciá-los comum*nte.
</line>
<line>
"*ma da* *oisas que m*is me *ntr*ga n* Brasil de hoje * o uso epidêmico da p*l*vra
</line>
</par><par>
<line>
"inclusão". Ela está na míd*a, no discurs*
</line>
<line>
de polít*c**, em doc*ment*s de Ministérios, de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ecre**rias est***ais e munici*ais". *sta citação *e Patto (2010, p.25), evi*encia que os usos
</line>
<line>
referen*es à inclusão a flor*m *specialmente no momento *ruel da históri* do ca*ita*ismo.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, p.88-102, nov./dez. 2015 **w*.f*a*et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I***usão * Diferen*a Na Esc*la
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
P*ra qu* a edu*a*ão i*clu*iva incida de maneira natural e pro**ssora, rótulos devem
</line>
</par><par>
<line>
ser s**erados, pois a inclusão vai
</line>
<line>
além dos limites da escola, "não vo* m* vol*ar
</line>
<line>
á
</line>
</par><par>
<line>
contestação desta perspe*tiva
</line>
<line>
por con*ider*r que
</line>
<line>
n*o c**seguir* alcança* uma *duc*ção
</line>
</par><par>
<line>
verdad*ir*mente inclusi**, numa sociedade *xcludente" (BUENO, 2010, p.55). O
</line>
<line>
autor *ão
</line>
</par><par>
<line>
consid*ra tal contestação pla*síve* e ***tentável,
</line>
<line>
no
</line>
<line>
entant*, acredit* que
</line>
<line>
outr*s pessoas *á
</line>
</par><par>
<line>
f*zeram is*o com*etentemente.
</line>
</par><par>
<line>
Se*á possível afirmar que, u* dia, a s*ciedad* nã* se*á mais *xclu*ente? A *esma
</line>
<line>
sociedade q*e possui mé*o*os de avaliação sel**iva para entrada em universidades, mé**dos
</line>
<line>
*stes, que mu*to* *ríticos acre*itam se* *ma das maneiras mais bizar*a* *e exclusã* logo no
</line>
</par><par>
<line>
in*cio da vida *e *m jovem, que possivelmente enfrentará *ificuldades para conseg*ir
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
primeir* **preg*, por falta de experiência, ou s*ja, mai* uma etapa da vida deste indivíduo
</line>
</par><par>
<line>
de*arando-se com formas d* exclusã*, *evando em
</line>
<line>
considera*ão as que o m*sm*,
</line>
</par><par>
<line>
possivelmente, já tenha superado que f*i **frentad* durant* s** inf*ncia na esc*la,
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
atualmente tem um papel fund*mental n* in**us*o, Buen* (2010, p.43) ainda diz que é uma
</line>
<line>
no*a missão da **co*a, a inclu*ão escolar é, ho*e, o tem* ma*s candent* d*s polític*s
</line>
</par><par>
<line>
*d*cacionais *m todo o mundo. Isso fica **ide*te
</line>
<line>
quando constatamos s*a i*cidência n**
</line>
</par><par>
<line>
g*and** p*opos*as p*lític*s *acionais internacion*is, no discu*so d*s *olíticos *e tod*s e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
matize* ideológi*os, nas naçõe*
</line>
<line>
co*cretas dos governantes e de *uitas es**las (ou de todas
</line>
</par><par>
<line>
*e*mo que obrigadas), nas pr*duções c**ntificas, acadê*icas e de cunho técnico-profission*l.
</line>
<line>
"A exclus*o de um **orme con*ingent* da po*u**ção economicame*te at*va d*
</line>
<line>
tra*alho formal *r*d*z um excedente de of*rta de **o *e obra que degrada salários e muda
</line>
<line>
até mesmo os crité*ios de sele*ão d* pessoal" (PATTO, 2*1*, p.25)
</line>
<line>
**ar*n*ement*, o indivíduo como cidadão, d*ve se consolidar e estar prepar*do, des*e
</line>
<line>
o início *e **a *xi*t*n*ia, para as diferentes ma**ira* que a s*ciedade * espera com *iferen*es
</line>
</par><par>
<line>
for*atos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
exclus*o, Bourdieu (1998, p.148) trás *m relato *as fra*ões de classes que *e
</line>
</par><par>
<line>
asseguram p*incip*l*ente d*ntr* ** contexto esco*ar:
</line>
<line>
A entrada *e frações, a*é aí fracas utilizad*res da es*ola, na co*rida e na concorrê*cia
</line>
</par><par>
<line>
pelo título escolar *em t*do como efeit* obri*ar
</line>
<line>
as fraç*es *e c*as*e, cuja reprodução
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
asseg*rada pr*ncipal e ex*lusivam*nte pela esc*la, intensif*car seus investimento* para a
</line>
</par><par>
<line>
manter ra*idad* relativa d* seus diploma* e, corr*lati*amente, sua **sição *a estrutur* de a
</line>
</par><par>
<line>
clas*es, **ste cas*, o diplom*, e o sistem* escolar que o co**ere,
</line>
<line>
tornam-se assim u* *os
</line>
</par><par>
<line>
objetos privilegiados de uma *onco*rência *ntre cla*ses [...]
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, **resin*, v. 12, n. 6, art. 6, p. 8*-1*2, n*v./d**. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. *izzo, W. C. S*uza, J. G. S. Ri*zo
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
Dall*brida (2010) faz um comentário muito import*nte, ress**tando que algumas
</line>
<line>
*ns*ituições e*colhem o* indiví*uos q*e vão freqüentá-*a, se**cion*ndo *am*ém a f**ma e o
</line>
<line>
conteúdo escola*.
</line>
<line>
*e acordo com Coll et al. (1*97, p.134), "... na *scol*, *lém d*s taref** mer*mente
</line>
</par><par>
<line>
educacionais, fazem-** amizades, aprend*-se o *unc*ona*ento do
</line>
<line>
poder, conhece-se o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
signif*ca a compet**cia, pratica-*e espo**e, d*se***lvem-se hab*lid*des manuais; em resu*o,
</line>
<line>
*prende- se em viver em **mun*dade."
</line>
<line>
**gundo *oll et a*. (1*97, p.134), "para a criança, a esco** rep*esenta a entrada num
</line>
<line>
espaço públic* *o q*al *la ser* aval*a*a n** somente p*lo* pro*essor*s, m*s também p*l*s
</line>
<line>
seus *rópr*os colegas..."
</line>
<line>
Daí * *ecessida*e da união c*m outros gr*pos, sendo que *sses po*em corroborar *ar*
</line>
<line>
a co*strução de sua identid*de, porém, ess* *rocesso de con***ução pode ser muita* vezes de
</line>
<line>
*aneira oprimi** ou opress*v*, d*p*ndendo *a *orma co*o *e cond*z o re*peito às
</line>
<line>
diferenç*s na**ele gr*po que o aluno *e incluiu.
</line>
<line>
Muitos rótulos e est*reótipos foram criados *en*ro do contexto da inc*usão. Com* *e
</line>
<line>
vê c**temporaneam*nte, a part*r do *omento *m que se fala d* inc*usão ** c*ntexto e*col*r,
</line>
</par><par>
<line>
as p*ssoas automat*camente relacionam a pessoa
</line>
<line>
*om d*fici*ncia, e o *rofessor não po*e se
</line>
</par><par>
<line>
restr*ngir a*enas na inc*usão do alu** co* d*fici*ncia, mas t*m*ém p*rceb*r que tod*s *eus
</line>
</par><par>
<line>
al*nos *icam expostos a
</line>
<line>
uma div*rsidade *e propostas nas ati*idades no *o*idiano da escola
</line>
</par><par>
<line>
** tod*s as *isciplina*.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e sent*do, o professor de*e ter tato para lidar com situaç*es desta natureza, * ter
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais atenção
</line>
<line>
com aqueles alunos que apr*sent*m mais d*ficuldades e* re*lizar as
</line>
</par><par>
<line>
atividade* propo*tas na aula, incluindo-o, **sim, e* todos os sentid*s. Seja nas ativ*d*des de
</line>
</par><par>
<line>
g*upo ou nas
</line>
<line>
elabora*as i*dividualmente, de*e ser le*ado, em consideração pluralidade a
</line>
</par><par>
<line>
*entro de uma s*** de aula.
</line>
</par><par>
<line>
O p*ofe*sor deve est*mular frequentemen*e **us alun*s, prin**palment* os
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
apr*sent**
</line>
<line>
alg*m tipo de "l*mi**ção
</line>
<line>
ou dificuldade", po*s, se o* mesmos forem ignorad*s,
</line>
</par><par>
<line>
sua for*ação po*erá *er
</line>
<line>
comprometida. Cad* *lu*o tem suas particularidades,
</line>
</par><par>
<line>
individualidades e diferenças; é co*petência do pr*fessorado respeitar e *esenvolve* o
</line>
<line>
aspecto críti*o e a*re*entar valor*s para cada aluno, para que o mesmo transforme-se *m um
</line>
</par><par>
<line>
cidadão crítico, não somente aq**le cidadão val**iza** pe*o seu
</line>
<line>
vo*o, mas o que
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ma*cipa**o h*mana plena.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina, *. 12, n. *, a*t. *, p.88-*02, *ov./dez. *01*
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Inclusão E Difer*nça Na Escol*
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
"Na e*cola, cabe ao *rofessor * papel de intervir tanto em si*ua*ões em que as cr*anç*s
</line>
<line>
nã* q*is**em parti*ip*r quanto n*s situa*ões em qu* participam, n* sentido *e integr*-l*s ao
</line>
<line>
grupo, dis*utindo, se neces*ário, a **stura dest* último" (*OLL et al., 1997).
</line>
<line>
A inclusão é o *o*o *deal de *arantir i*ualdade de oportun**ad*s e per*it*r *ue os
</line>
<line>
alunos poss*m r*lacio**r-se c*m o*tros e e*tabelecer t*oca* *ara que ambos poss*m crescer.
</line>
<line>
Imp*e-se, e *ode **zer a difere*ça, à expo*i*ão *e exempl*s, q*e *s façam *uperar
</line>
<line>
d*ficuld*des * desper*ar potencialidades.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, consid*ra-s* que, atualm*nte a *oc*e*ade se d*p*ra *om
</line>
<line>
um *rande *deal de
</line>
</par><par>
<line>
educação; no entanto, os princípios da inclusão na edu*a*ão dev*m muito a*ém de inseri* ir
</line>
</par><par>
<line>
crian*as com deficiência no context* *scolar
</line>
<line>
*u adapt*r, para
</line>
<line>
eles * **b*ente fí*ico,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
metodo*ogia
</line>
<line>
d* aula, e as ativi*ades, mas s* posicionar com persp*ctivas qu* v*lorizam a
</line>
</par><par>
<line>
diversidade hu*ana e que se *ompr*meter com o verdadeiro se*tido *a in*lu*ão na sociedade
</line>
<line>
contemporânea com o difer*nte.
</line>
<line>
5 CON**DE*AÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Sab*-se que *s diferenç*s se ac*n*uaram no Brasil, lev*ndo à *ormação *e uma
</line>
<line>
*ier*rquia de class** que *ei*ava *viden*es a d*st*nci* e o pr*stígio social entre c**onizadores
</line>
<line>
e colonos. *s índi*s e, em *special, os **gros per*ane*e**m em s*tuação de *e*i**aldad*,
</line>
</par><par>
<line>
situ**do-s* na m*rginalidade e ex*lusão soc*al, send* e*ta últi*a
</line>
<line>
co*preendi*a *or uma
</line>
</par><par>
<line>
relaç** assimétr*c* em *ime*sões múltiplas - econômica, po*í*ic*, cu*tural. *em a assi*tên*ia
</line>
<line>
devida dos órg*os respo*sáveis, o* sujeitos tor*am-se *lh*ios ao exercício *a cidadania.
</line>
<line>
O Bras** é um *aís racista e discriminató*io, * * mídi* segue esses padrões e est*s
</line>
<line>
es**reótipos; mas, com a *ressão de movime*tos civis, esse* padrões sã* trata*os
</line>
<line>
cui**dosament*, seja com os negr*s, ín*ios, homos*exu**s. O f**o de algumas leis t*rem sid*
</line>
</par><par>
<line>
vot*das, como *iz Mun*z *odré a L** ** Caó, a
</line>
<line>
lei anti-r*cismo, at*
</line>
<line>
hoje, *ã* garant** a
</line>
</par><par>
<line>
pris*o de ning*ém, mas serve como instrumento de luta.
</line>
<line>
Dest* modo, dá-*e a e*te**e* que o Brasil ainda é *n*luenciado, de certo modo, por
</line>
<line>
algumas resistências relativas a diferen*a, sej* e*a *ultura*, *e *ênero, et*. En*re*a*t*, com a
</line>
</par><par>
<line>
situa*ão da Inclusão na escola, baseando-se no que foi col*cado, o
</line>
<line>
p*o*essor tem
</line>
</par><par>
</page><line>
possibilidad*s de conhecer * nec**s*dade, os int*res*es e as possib**idad*s *e cada aluno e de
</line>
<line>
c**a *r*po co* que trabalha. São i*úmero* os fatores qu* inf*uem na ap*endiza*em de aluno*
</line>
<line>
com def*ciência *u não, entre elas as caracterís*icas *as tarefas, o a*u** que ap*ende com mais
</line>
<line>
fac*lidade, apren*izagem prévia, o contexto *a ap*endizagem, o tipo *e in*or*ação, enf*m, o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 6, a*t. 6, *. 88-1*2, nov./dez. 2*15 *ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. S. Ri*zo, W. C. *ouza, J. G. *. R*zzo
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
professor tem um le*ue de opç*es. *este *o*o, é difícil esta*elecer um *étodo ideal ou
</line>
<line>
*erfe*to, que se aplique no p*ocesso de incl*são, pois o pr*fessor *ode convenciona* inúmer*s
</line>
<line>
pro*ediment*s p*ra ro*per barreira* * *ealizar a pr*moção *a apren*izagem dos *eus alunos,
</line>
<line>
de maneir* "Incl*siva".
</line>
<line>
* *ducação n* cont*xto escolar é inclusiva? *est* modo, ques*i*namos, *ssa *e*gu*ta
</line>
<line>
foi *espondida? No cas* d* negação a esta ind*gação, *ue fique claro que esta p*squ*sa não
</line>
</par><par>
<line>
tem *
</line>
<line>
intui*o de dei*ar nenhuma *onclusão, *as sim, bus*ar entendime*to de uma dentre
</line>
</par><par>
<line>
muitas outr*s apreen*õe*.
</line>
<line>
Enfim, acredi*amos que profe*sores e outros profissionais envolvidos com o â*bito
</line>
<line>
educacional também d*vem trabalhar em comunhã* a tríade: Educação Interc*ltural,
</line>
<line>
difere*ç* e inclusão, p*i* *s diferenças cultura*s, sejam d* etnia, de gênero, o*i*nta**o sexual,
</line>
<line>
*odo* de se ves*ir, religiosas, entr* outras, se man*fe*tam ** tod*s *s *i***, mitos, sabere*,
</line>
<line>
*rença* e *utros modos de *xpress*o.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AL*N*O, M. *. *; A*UILELLA, A. *. La inclus*ó* e*ucat*va en *sp*ña des*e
</line>
<line>
la
</line>
</par><par>
<line>
per*pect**a de *lumnos con discap**i*ad **telectual, d* fa*ili** y d* *rofesionales. R*vista
</line>
<line>
de Educ*c*ón, *58, p. 4*0-4*0, Ma*o-agosto 2012.
</line>
<line>
BU*NO, J. G. *.; MENDE*, G.*.L; *AN*OS, R. A. (Orgs.). De*iciência e Escolarização:
</line>
<line>
No*as p*rspectivas de *náli*e. Araraquara, SP: Junqueira e Mari*; CAPES, *010.
</line>
<line>
BUEN*, J. G. *. As Políticas de Inclus*o E*colar: Uma prerrogat*va da educaçã* especial?
</line>
</par><par>
<line>
In: BUENO, J. G. S.; M*NDES, G. M. *.; S*NTOS, R. A. (Orgs.). Deficiê*cia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
escolar*z*ção: n*vas perspecti*as de an**ise. A*ar*quara, SP: J*nq*eira * M*rin; *AP*S,
</line>
<line>
2010.
</line>
<line>
COLL, C.; POZ*, C.; *AR**IA, C. As At**ude*: *onceituação e *ua inclu*ão **s novos
</line>
<line>
*urríc*los. In: *OLL, C.; POZO, C.; SARABIA, C. (Eds.). Os conteúdos na reforma (pp.
</line>
<line>
121-169). S.L.: *rt*ed, 1***.
</line>
<line>
DALAB*IDA, A. M. Escolarizaç*o * *efic*ê*c*a: A esco*ha d* escola. I*: BUENO, J. G. S;
</line>
</par><par>
<line>
MENDES, G. M. L; SANT*S, *. A. (*rg*.). Deficiênc*a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
escolarização: nov**
</line>
</par><par>
<line>
per*p*ctiv*s de a*álise. A*araqu*ra, SP: Junqueira; Marin; CAPE*, 2*10.
</line>
<line>
CANC*INI, N. *ulturas hí*rid*s, po*ere* oblíquos. São *au*o: ED*SP, 1997.
</line>
</par><par>
<line>
CA*DAU, V. Ed*ca*ão
</line>
<line>
intercultu*al
</line>
<line>
no
</line>
<line>
contexto
</line>
<line>
e*colar
</line>
<line>
brasil**ro.
</line>
<line>
PUC-
</line>
</par><par>
<line>
Rio/Nov*merica 2003.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 6, p.88-102, nov./d**. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
In*lu*ão E Difer*nça Na Escola
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
HALL, S. A Iden*idade Cultur*l Na Pós-Modernidade. 10. ed. Rio *e Janeir*: DP&A,
</line>
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2*05. 102p.
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MENEZES, W. O Prec*nceito Racial * *uas Reper*uss**s Na Instit**ção Escola. 2002.
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Dis*onível em: ht*p://www.*unda*.gov.b*/tpd/147.html. A*e*s* em: 1*/12/2*10.
</line>
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MOREIRA, A. A R*cente *rodução Ci*ntífica Sobr* Curríc*lo E Multicultu*alism* *o
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Brasil. Revista Brasilei** de *ducaçã*, n.1*, p.65-81, *et./dez. 2001.
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<line>
PATTO, M. H. Po*íticas Atuais De Inclus*o Es*olar: *eflexã* a partir de um recorte
</line>
<line>
con*ei*u*l. *n: BUENO, J. G. S; MENDES, G. M. L; SANTOS, R. A. (Org.). D*fici*n*ia e
</line>
<line>
esco*ariz*ção: novas perspecti*as de an*lise. Araraquara, SP: Ju*q*ei** e Marin; C*PES,
</line>
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2010.
</line>
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RIZZ*, D. T. S; SUTTANA, R. N .S. O **rpo No Contexto Es**l*r: Sinais De Identidade
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Petrópolis, R*: *ozes, 2000.
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SODRÉ, M. O Respeit* A Di***sidad* C*ltural. Fonte: TVE Br*sil. 20*9. Disp*nível em:
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<line>
http://www.meionorte.com/edilsonnascimento/multiculturalism*-*m-desafio-para-a-
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ed*c*cao-88918.h*ml. Acesso em: 18/1*/20*0.
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Co*o R*ferenciar e*te Artigo, *onforme A*NT:
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RIZZO, D. T. *.; SOUZ*, W. C.; RIZZO, J. G. S. Inc*usão E Diferença Na Escola: Por Uma
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Educação
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*nt*rcu*tural. Rev. FSA, Tere*ina, *. *2, n. 6, *rt. 6, p. 88-102, nov./*ez. 20*5.
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Contribuição *os Aut*res
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D. T. S. Rizzo
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W. C. Souza
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J. G. *. *izzo
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*) conce*ção e plan*jame*to.
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2) a*álise e interpretação d** dados.
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3) elaboração do ras*unho ou *a rev*são crí*ica do conteúdo.
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4) participação *a aprovação da versão f*nal *o man*scrito.
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R*v. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-*02, nov./dez. 2015
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ww**.fsa***.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)