<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 6, *. 88-102, nov./dez. 2015 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2015.12.6.6 </line>
</par>
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<line> Inclusão E Diferença Na Escol*: Por Uma *ducação Intercultural </line>
<line> Inclusi*n *nd Differ*nc* In Sch**l: Towards An In**rcultural E*ucation </line>
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<par>
<line> Dey*id Te*n*r de Souza *izzo </line>
<line> Doutora**o em C*ências do *esp*rto pe*a *nivers*dade de Trás os Monte* e A*to Douro </line>
<line> Mestra** *m Educaçã* Física pela Uni*ersidade *ederal da Gr*nde Dourados </line>
<line> Pro*es*or da Faculdade *e Educaçã* Ci*ncias e L**ras de P*nt* Porã </line>
<line> E-mail: d*y**drizzo1@*mail.com </line>
<line> Warley C*r*os de Souz* </line>
<line> Doutor em Ed*cação pela Univer*ida*e de São Paulo </line>
<line> *rof*ss*r na U*iversida*e F*d*ral do Mat* Gro*so </line>
<line> E-mail: warle*souz@ufgd.edu.br </line>
<line> Jakellinny Gon*alves de Souza R*z*o </line>
<line> *s*ec*alis*a em **ucação Inclusiv* p*la Un*versidade *atólica **m *osco </line>
<line> Graduação em Letra* Libra* n* Universi**d* Fed*ral da Gr*nde Dourad** </line>
<line> E-mail: ja*e.libra*ufgd@gmai*.com </line>
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<column>
<row> E*dereço: De*vid Tenn*r de So*za Rizzo </row>
<row> F**uldades M*gsul - Av. Pres. Va*gas, *2* - Centro, </row>
<row> Ponta Porã - MS, *9*00-000. </row>
<row> E*dereço: **rley C*rlos de Souza </row>
<row> Rodovia *T 100 k* *.5 Pontal do Aragauia Cep </row>
</column>
<column>
<row> E*itor Cie*tífico: Tonny Kerley de Al*ncar R*d*igues </row>
<row> Art*go recebi*o em *2/*9/20*5. Última vers*o </row>
<row> recebida em 09/10/201*. Aprovado *m 10/*0/*015. </row>
</column>
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<line> 78*98.000 </line>
<line> Avaliado pelo *istema Tri*le **view: De*k Revi*w a) </line>
<line> pel* E*itor*-Chefe; e b) Double Bl*nd R*view </line>
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<line> Endereço: J*kellinny Gonçal*e* *e S*uza Rizzo </line>
<line> (*valiação ce*a po* dois avalia*ores da áre*). </line>
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<line> Endereço: Rua Corredor Públi*o 2*, n°7*5 - </line>
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<line> Bonanza - Dourados/MS, 79816-0*2. </line>
<line> Revi*ão: G*amatical, Normativa e de Fo*matação. </line>
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<line> Ag*nci*s de fomen*o: </line>
<line> GEPEI (Grupo de Pesquisa em Ed*cação Inc**siva) </line>
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<line> D. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. S. Riz*o </line>
<line> ** </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> Ao ob**rva* se* p**prio patr*mônio *ultural, *m especial </line>
<line> n* e*cola, o s*jeito se torna </line>
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<line> conscient* d* g*ande </line>
<line> hetero*eneidade de tra*o* *u*t**ais ligados à *ariedade dos grup*s </line>
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<line> é*nico* que coex*stem no es*aço nac*onal, que se distribuídos diversament*, </line>
<line> *onforme as </line>
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<line> cama*as sociais. Infelizmente *s *raços cu*turais di*e*e*tes não configuram, de modo alg*m, </line>
<line> um conj*n*o harmonioso de uniã* entre a* p*ssoas. O presente estudo t*m o i*tuito de </line>
</par>
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<line> de*on*trar como a *eterogene*dade br*s*le**a um *e*ô**no pres*nte *a * </line>
<line> *ida *o ho*e* </line>
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<line> mode*no, e a *ducação in*e**ultura* é nece*sária p**a * validação </line>
<line> *e uma educação </line>
<line> para </line>
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<line> todos, *ustificando a necessidade de as pe*soas </line>
<line> conviverem com as dife*enças de seus </line>
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<line> "semelhantes" e difer*nças e*tas, que se emaranham </line>
<line> c*m o concei*o de *nclus*o *ue, po* </line>
</par>
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<line> vezes, ao ser mencionad* *u co*ocado em de*ate é identif*cado somente à inclusão da pessoa </line>
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<line> com d**iciência. O estudo *e natureza document*l bibl*ográfico, organiz*do a partir é </line>
<line> da </line>
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<line> revisão </line>
<line> de prod*ções cl*ssi*as na área dos estudos c*lturai*. Com isso, co*statamos q*e </line>
<line> a </line>
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<line> tr*ade e*tre ed*cação intercultural, i*clusão e diferença * o c*minho para co*strução de uma </line>
<line> escol* mais iguali*ária. </line>
<line> Palavras-*have: Heteroge*eidade Cultural. In**usão. Educaçã*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The *ubject to observe the*r *wn cul*u*al heritage, especial*y in schoo*, it becomes aware o* </line>
<line> the *r**t heterogeneit* of cul*ural trai*s linke* to the variety of ethni* gr*u*s co*xisting i* the </line>
<line> national spa*e t*at is *istributed *if*eren*ly accor*in* to the social st**ta. Unfor**nately the </line>
<line> dif*e*ent cultur*l tr*it* *o not constitute *n *ny way a harmonious union *etween peop*e. This </line>
<line> study a*ms to dem*nstrate ho* Br*zil*an het*rogeneity is * pheno*enon present in the *ife o* </line>
</par>
<par>
<line> mo*ern *an, and inter*ultura* </line>
<line> educ*t*on is requir*d *or *a*idat*on of educ*tion for a*l, </line>
</par>
<par>
<line> justi*ying the n*ed for people to live wi*h the diffe*ences of *heir "similar", these dif**rences </line>
</par>
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<line> that *re entan*led with the concept of inclusion, so*etimes to b* refer**d </line>
<line> o* placed under </line>
</par>
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<line> d*scussi** *s iden*ified on*y </line>
<line> the inclusion of *eopl* w*th disa*i*it*es. T*e stu*y *s </line>
<line> a </line>
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<line> bibliographical nature docu*entary, organi**d from the review *f classic </line>
<line> pr*duc*ions i* </line>
<line> * h* </line>
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<line> field of cu*tural stu*ies. Thus, we find *ha* the triad of intercultura* edu*ation, i*clusion and </line>
<line> *ifference ** the way *o build a *ore eg*litarian school. </line>
<line> Key words: Cult*ral He**rogeneity. I*clusi*n. ***c*t*on. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Tere*ina, v. 12, n. 6, ar*. 6, p.8*-10*, *ov./dez. 2015 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Inclu*ão * Di*erença Na Escola </line>
<line> 90 </line>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
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<line> A formaçã* histórica do homem es*á *ar*ada *ela opress*o d* ind*v**uo mais fraco, </line>
<line> q*e *ambém é uma forma vio*enta de negação de su* al*e*idade. O* pro*essos de n**aç*o *o </line>
</par>
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<line> outro tam*é* se dão no plano das *epr*****ações e </line>
<line> *o imaginário social. Ne*te sentido, </line>
<line> o </line>
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<line> debate multicultural col**a-se diante **s*es suje*tos hist*ri*os q*e **ram ma*s*crados, **s </line>
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<line> que soube*am resistir e </line>
<line> continu*m hoje afir**nd* s*as </line>
<line> i*entidades fortem*nte na nos*a </line>
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<line> soc*edade, mas nu** situação de *elações de p*der assimé*ric*s, d* s*bo*dinação e acent**d* </line>
<line> exclusão. </line>
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<line> A pre*e**e pesqu*sa ob*eti*a demon*trar **m* a heteroge**idade **asileira ou </line>
<line> do </line>
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<line> sujei*o em si, p*de *nfluir na *ida de cada </line>
<line> pess*a no mundo m*derno e como * e*co*a </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> r*sponsáv*l pel* processo de s**i**ização *nfantil no qual se *stabe*ece* relações c*m </line>
</par>
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<line> cria*ç*s </line>
<line> d* *ifer*ntes núcleos familia*es. E*istem grandes *o*sib*lida**s </line>
<line> de esse co*tato </line>
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<line> d**ersi**cado faz*r *a e*c*la o primeiro espaço *e vivência de ten**e* raci*is. * dis*ur*o do </line>
</par>
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<line> opresso*, pr*fe*ido, </line>
<line> às *eze*, **r alunos, *dministra*or </line>
<line> o* até mesmo pelos próprios </line>
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<line> professores pode ser *ncor*orado por algumas crianças d* modo maciço, passando *ntão a se </line>
<line> reconhecer d*ntro des*e grupo, de maneira *nf**ior, o in*c*o do pr*cesso d* desvalo*iz*ç*o *e </line>
<line> seu* atribut*s in*i*idua*s, que interferem *a construção d* sua i**ntid**e *nfa**il. </line>
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<line> A met*d*logia </line>
<line> a*otada de naturez* do*ume*ta* e é </line>
<line> bi*li*gráfica com abordagem </line>
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<line> qualitat*va, r**l*zada a partir da </line>
<line> *n*lise de te**os, revistas, cons*lta a livros, *rocurando </line>
</par>
<par>
<line> enco**rar uma *an*i*a </line>
<line> de s*ntetiz*-lo* e* um estu*o que tenha o carát*r de obj**ividad* </line>
<line> * </line>
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<line> riqu*za de dados, *u* possam a*udar na com*reensão d* co*o heterog*neidade *rasi*e*r* está </line>
<line> sen*o percebid* e viv*nciada no contexto escolar. </line>
<line> O e*tudo justif*ca-*e pe*a ne*essidade *e anal*sar a *uestão da identidade cultural no </line>
</par>
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<line> B*a*il, </line>
<line> que vem sen*o colocado em deb*te per**sten*emente no </line>
<line> país. D*ran*e a his**ria, foi </line>
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<line> sendo abor*ado *ob ângu**s diferente*, em ligação *ntima com as co*d*ções sócio- </line>
<line> e*onô*i**s nos div*rsos momentos em q*e se defini* tal i*en*ida*e. Uma observa*ão m**s </line>
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<line> cu*dadosa mostra q*e há sin*nimo* entre </line>
<line> *s **nceitos de identidade </line>
<line> cultural e identida*e </line>
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<line> naciona*. </line>
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<line> As quest*es po*em levar a* p*eco*ceito, que *stá lig*do *m um f**te c*mponente </line>
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<line> em*cion*l e **z com q*e </line>
<line> *s sujeito* se *istanciem da razão. O afeto que se liga ao </line>
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<line> preco**e*to é uma fé *r*acio*al, algo vivido como *rença, com pou*as po*s*bil**a*es de </line>
</par>
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<line> modificaç**. O p*econceit* *i*er* d* juízo pr*vis*r*o, já *ue </line>
<line> es*e último * passí*el de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 6, art. 6, p. 88-1*2, nov./dez. *015 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
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<line> D. T. S. *izzo, W. C. **uza, J. G. S. Rizzo </line>
<line> 91 </line>
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<line> *efo*mulação, qu*ndo os fatos obje*ivos demons*ram su* *ncoerência, enquanto os </line>
<line> preconceitos permanecem inal**rado*, mes*o ap*s comprovações contrárias. </line>
<line> A *xclus*o simbólica, que pode ser manifestad* pel* di*cur*o do *utro, par*ce tomar </line>
<line> forma a p**tir d* **servaç*o do cotidian* *sc*lar. Esta pod*rá ser uma vi* de disseminaçã* </line>
</par>
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<line> do preconceito </line>
<line> *or meio da l*ngua*em, na qual estã* contidos *erm*s pejorativ*s, que em </line>
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<line> ger*l, desvalorizam * imagem e *ife*ença do outro. Deste m*do, a Edu*aç** In*ercult*ra* </line>
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<line> deve atuar no *mbi*o escolar para tran**ormar sujeitos em ag*nt*s ativos, </line>
<line> como um </line>
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<line> instrum*nto me*iador en*re *iversas cultu*as. </line>
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<line> * REFERENCIAL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 Reflexo* da het*rog*n*idad* *ultur*l *ra*ileira </line>
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<line> Sodr* (*009) diz que o respeito * di*ersidade cultural en*o*ve o cuidado com os nív**s </line>
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<line> *e *ida de pro**ssore* e </line>
<line> alunos e com a* ex*ectativ*s de compre*nsão *o mundo que </line>
<line> essas </line>
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<line> pessoas têm. Portanto, para que efetiva*en*e a es*ola se *e*lize, é pr*ci*o, que ela se abra </line>
<line> pa*a o ento**o, isso é, preciso u*a *ormaç*o permanente. * que os alun*s, pais * familia*es </line>
<line> participem dis*o. </line>
<line> De *c*rd* com Menezes (*0*2) a socie*ade brasileira carac*eriza-se por uma </line>
<line> plurali*ad* étn*ca, *endo esta p*oduto de u* proc*sso histórico, que ins*riu, *um mesmo </line>
</par>
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<line> cenário, tr*s g*upos dist*nt*s: portugueses, índios e neg*os </line>
<line> de o*igem africana. Esse contato </line>
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<line> favore*eu o intercurs* d*ss*s culturas, levan*o à *onstruçã* de *m país inegave*ment* </line>
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<line> *i**igenado, multifacetado, ou s*ja, uma unicidad* marcada </line>
<line> pelo antagonismo e pel* </line>
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<line> im*revisib*lidade. </line>
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<line> Digamos, a singularidade *rasile*ra é *er um pa** cul*uralmen*e *eterog*ne*. Que* </line>
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<line> dizer, hete*ogenei*a*e, a * </line>
<line> plu*alidade cultura*, é a marca mesmo d*stintiva no Brasil, no </line>
</par>
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<line> quad*o *ati*o-ameri*ano * mund*al. E há ce*ta moder*i*ade ou pós-modernidade nesse tra*o </line>
</par>
<par>
<line> b*a*ile*ro, porque, </line>
<line> hoje, q*e caracteriz*, di*a*os *ssi*, o </line>
<line> um **vi*ento popu*aci*nal nas </line>
</par>
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<line> grandes met*ópoles do mundo, nos país** de primei*o mundo, </line>
<line> é a dive*sid*** cultura* </line>
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<line> (SO*RÉ, 2009). </line>
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<line> Esse contat* cultur*l propagou *lgu*s de*en*ontros. *s dif*renças se acentua*am, </line>
<line> levando à constit*ição de *rupos, *e classes, evidentes à *istância e o prestígio socia* entre </line>
<line> col*nizadores e colon*s. Os índios e, e* esp*cia*, os n*gros perma**ceram em situa*ão de </line>
<line> desigualdade, impo*tos à margi**lid*de e excl*são social, *en*o esta ú*tima co*preendida </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. *, p.88-10*, n**./de*. 201* www4.**anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> In**usão E Diferença Na Escola </line>
<line> 92 </line>
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<line> por uma r*lação assimétrica *m dimensões *últiplas e*onômica, polí*i*a, cultura*. Sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **sistê*c*a devi*a dos órgãos responsáve*s, *s ****itos *ornam-se alheios ao *xercíc*o d* </line>
<line> cidadania. </line>
<line> Para Can*au (20*3), * questão multicultural, h*je, *reocupa *ui**s so*iedades. O </line>
<line> debate é inten*o nos *s*ados Unidos e também n* Europ*. No en*anto, na Amér*c* La**na e, </line>
</par>
<par>
<line> p*rti*ularmente, no Brasil, a questão multicu*tura* apresenta </line>
<line> um* confi*uração própri*, *ma </line>
</par>
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<line> *specificidad*. Nosso continen*e é construído </line>
<line> com uma base m*ltic**tural muito forte, onde </line>
</par>
<par>
<line> as rel*ç*es i*terét*icas têm sido uma consta*te em toda *ua </line>
<line> história, uma his**ria doloro*a e </line>
</par>
<par>
<line> trágica, principalmente no que diz *espeito aos grupos indíge*as e afro-descendentes. </line>
<line> A *onscientização deste *pisód*o, em geral, é mo*i*a** *or f*tos *oncreto*, que </line>
<line> explicitam diferentes interesses discrimi*aç*es e preconceitos pres*nt*s no tecido social. Uma </line>
<line> situaç**, até ent** **n*idera*a *orm*l, se revela co** permeada *or tens*es e con*li*os, por </line>
</par>
<par>
<line> relaçõe* de </line>
<line> poder, </line>
<line> historicament* const*uí*as e marcadas por *esigual*a*es, est*reótipos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prec*nceitos. </line>
</par>
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<line> Na visão de algumas pessoas e *rupo*, esse* press*pos*os, citados a*teriorm*nt*, são </line>
</par>
<par>
<line> de grande ameaça, *urgindo comportamentos *ue l**antam barre*ras *ísic*s, a*e*i*as, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *d*ologicas que *azem com que s* *vitem *ont**os e qualque* tipo de re*ação com o difer*nte, </line>
<line> pro*ocand* o "apartheid" social e cultur*l, **mo relata (*ANDAU, *003). </line>
<line> O mes*o aut*r *itado no parágrafo anterior *fi*** que esses fenômenos *ormam </line>
<line> guetos que se f*r*alecem p*incipa*mente *a* *ra*des metr*poles; n*sse sentido, a *onsc***cia </line>
<line> do m*lticultural de qua*quer soc*edade não leva a *inâmi*a * *ivenciamento do *nterc*l*ural. </line>
<line> Na Socieda*e Conte*porânea, e*istem muitos para*igmas, quando são utilizado* </line>
<line> termos como multicultural*smo, intercultu*alismo *u trans*ult*ralismo, refer*ntes * r*al </line>
<line> difer*nça entre cada um dos m*s*os, e de q*e mod* is*o atua na diversi*ade cultural. </line>
</par>
<par>
<line> Sodré (*009) de*taca que "* mu*ticulturalismo é quas* que uma i*eolo*i* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> admin*straç*o de *erritórios, contempor*n*os". *ilósofos *omo H*berma* e sociólogos </line>
</par>
<par>
<line> europeus, </line>
<line> qu*nd* falam de mul*i*ultu*alismo, *st*o fa*ando da </line>
<line> presença </line>
<line> de *migrantes, </line>
</par>
<par>
<line> multid*ferenciados, n*m território de p*íses como Fran*a, *lemanha. Digamo* os árabes - os </line>
<line> *rab*s de difere*tes p**ses -, turcos, africanos... A pr*sença dess*s, seja ** Berl*m, seja nos </line>
<line> Esta*os Unidos, seja *m Paris, isso está sendo designado *omo multicultu*alismo - são </line>
<line> muitas culturas num mesmo espaço. </line>
<line> O **ter**lturalismo diz mais re*pe**o à tr*nsferência e à influência recíproca de </line>
<line> aproximações simbólicas en*re *m* cul*ura e outra. As t*o*as cultur*is e*tre um grupo e outro </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-102, nov./dez. 201* www4.f*a*e*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. *. Rizzo </line>
<line> 93 </line>
</par>
<par>
<line> são **amadas d* i*tercultur*lism*, *u de transculturali*m*. Sodré acredita nesta </line>
<line> dif*ren*iação entre os termos de mu*ticu*turali*mo e int*rculturalismo. </line>
<line> Para Candau (2003), a interculturalidade pode converte*-se num princípio no*mativo, </line>
<line> *o â*bito p*s**al * dos *rocessos sociais. No nível indivi*ual, s*põe promov*r o d*ál*g* no </line>
</par>
<par>
<line> interior de cada pessoa en*re a* d*ve*sas i**lu*ncias cultur*is qu* * config*ram e a qu* </line>
<line> es*á </line>
</par>
<par>
<line> expo*ta às vezes, em conflito *u **o, sempre fáceis d* ser*m harmoniz*das. </line>
</par>
<par>
<line> Com o avanço das socie*ad*s m*dernas, as velhas ident*dades, inc*usive a do </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessor, "estão </line>
<line> em declínio, </line>
<line> faze*do su*gir </line>
<line> no*as i*entidades e f**gmentan*o o i*divíduo </line>
</par>
<par>
<line> moder*o" (HALL, 2005, p.7). Is*o traz uma cri*e de ide*tidade. O **ofessor, a*é então visto </line>
</par>
<par>
<line> como de*ento* da *e*dade, *om* fonte de informaç*o (muita* *ezes * única f**te de o </line>
<line> informaç*o d* alu*o), a*ora d*vid* esp*ço com a te*nol*gia, com o mundo *a co*unicação e </line>
<line> inf*rm*ção, e este talve* seja um do* fatores para * c*ise de identid*de da profissão. </line>
<line> Hal* (2005) d*staca uma a disc*ssão em torno da cham**a "crise *e ide**idade" que </line>
</par>
<par>
<line> v*m faz*ndo *om que * sujeito, ti*o </line>
<line> co*o un*ficado, </line>
<line> se apresente *e*loc*do p** cont* da* </line>
</par>
<par>
<line> tra*sformaçõe* soc*etári** ocorr*das em escal* globa*. </line>
<line> Cris* d* *dentidade no sen***o de q*e as socie**des pós-mod*rnas estão descent*adas </line>
</par>
<par>
<line> e *ra*m*ntadas. *s** descentr*ção dos in*ivíduos </line>
<line> "ta*to </line>
<line> de seu lugar </line>
<line> no mundo socia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cult*ral, quant* *e si me*mo*, constitui uma cris* de id*ntid*de" (HALL, 2005, p.*). </line>
<line> Ri*zo e Suttana (2014) C*nsideram, que atua**ente, a formação do i*divíduo, *u seja, </line>
<line> *ua consti*uição identitá*ia, de fato, receb* *uitas influên*ias e*t**nas, *o*o * *os m*ios ** </line>
<line> *omunicação, tend* portanto força na "const**ção dos sujeito*". </line>
</par>
<par>
<line> O desenvolvi*ento mode*no tent*u distribui* os objetos e </line>
<line> os signos em l*gares </line>
</par>
<par>
<line> especí**cos: as mercadorias de </line>
<line> u*o atual nas lojas, os objet*s do **ssado e* museus </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> história, o* que pretendem valer por </line>
<line> *eu sentido esté*ico *m museu* de arte. Ao mesmo </line>
</par>
<par>
<line> *e**o, as mensage*s emitidas pelas merc*dorias, pelas obras </line>
<line> históricas e artísticas, que e </line>
</par>
<par>
<line> *n*icam como usá-la*, circulam pel** e*co*as e p**os meios massivos de c*mu*icação </line>
<line> (CANCLINI, 1997). </line>
<line> Como *e est*beleceu há t*mpos no* e*tudos sobre efeitos da televi*ão, *sses novos </line>
</par>
<par>
<line> re*ur*o* tecnológ*cos não são ne**ros, </line>
<line> ne* *a*pouco onipot*ntes. Sua simples inovaçã* </line>
</par>
<par>
<line> f*rma* impli** mudanças culturais, mas o signi*ica*o fina* depe*de dos **o* que lhes </line>
<line> atribuem diversos agentes. </line>
</par>
<par>
<line> Ca*c*ini (1997) f*la que * c*existên*i* desses us*s </line>
<line> contradit*rios reve*a que as </line>
</par>
<par>
<line> in*erações das tecnolog*as c** * *ultura a*terior torna-*s pa*te*, de um processo muito m*ior </line>
</par>
<par>
<line> do **e aquele que elas desencadea*am </line>
<line> ou manejam. Uma dessas t**nsform*ções de **n*a </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 6, a*t. 6, p.88-*0*, no*./d*z. 2015 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclus*o E Diferença Na Escola </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> dat*, que * inter*e*çã* tecnológica tor*a *ais patent*, é a reorganiz**ão </line>
<line> dos v*nculos e***e </line>
</par>
<par>
<line> grupos e sis*e**s si**óli*os; os descolecio*am*ntos e as hib*idações já não *ermitem </line>
<line> vinculares rigid**ente as *l*sse* so*iais com os estratos cultura*s. </line>
<line> Nas ideias de Canclini (1997) pod*-s* dizer que * conceito d* hibridação se *orna </line>
<line> releva**e quanto às pesq*isas que abrange* co*tato* interculturais, sendo que est*s </line>
<line> *ostumam receber nomes diferentes, e es*a mist*ra étnica, que s* d**ina por mestiç*ge*, o </line>
</par>
<par>
<line> sinc**t*smo de cre*ças, valo*es entre ou*ras for**s de *i*turas origin*m a i*ag*m </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> hibridação e su* *amília de conceit*s. De acordo com o a*tropólogo, a a*ração d* co*siderar o </line>
</par>
<par>
<line> hi*ridi*mo é tratá-lo </line>
<line> como *m t*rmo de tradução entre mestiç*gem, sin*retismo, fusão e os </line>
</par>
<par>
<line> outros termos empregados p*ra *es*gnar misturas particulares de cada grupo </line>
<line> H*ll (2005) des*aca efe**os descentralizadores do *un*o moderno, para *e*lçar *om* a </line>
</par>
<par>
<line> globali*ação se *aracteriza p*r *ua transv**sali*ade nas fro*teiras nac*o*ais, to*nan*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mundo mais uni*icado. Assi*, suas conseq*ênc*as sobre as identidades culturais são da * </line>
<line> hom*geneização cultural pós-moderna, manifesta*ões de res*s*ência à g*o*alizaçã* por </line>
</par>
<par>
<line> identida*es naciona** e locais * d*cadê*cia das ident*dades nacion*is, possi*ilitando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> advento das nova* identidades. </line>
</par>
<par>
<line> Esta*ele*er *elações </line>
<line> entre as est*atégia* gl*ba*iz*doras e de </line>
<line> hibridização e as </line>
</par>
<par>
<line> e*p*ri*ncias va*iadas de intercultura*ida*e to*n*m visíveis qu*, po* mais que *e forme ** </line>
<line> mercado *u*dial de fina*ças, de alguns bens e al**mas redes me*iáticas, por ma*s que </line>
</par>
<par>
<line> a*anc* o inglês como "língua unive*s*l", subs*ste *s </line>
<line> diferenças, e * </line>
<line> tra*utibilidade </line>
<line> *ntre </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> *ult*r** * limi*ada, *ã* impo*sível. Superando a* narra*ivas fáceis da homogeneização é </line>
</par>
<par>
<line> absoluta e d* resi*tê*cia do local, a </line>
<line> gl*baliza*ão nos c*nfr*nt* com possibilidade a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> apre*nder fragmentos, nunca a </line>
<line> totalidade, de o*tras culturas e reelaborar o qu* vính**os </line>
</par>
<par>
<line> imaginando como próprio em i*terações e acordos com outros, nunca com todos os suj*itos </line>
<line> (CANCLINI, *997) </line>
</par>
<par>
<line> As *oci*dade* *od*rna* *ão, porta*to, por def*nição, sociedades </line>
<line> de mudança </line>
</par>
<par>
<line> constante, rápida e permanen*e. Esta é a prin**pal d*stinção entre *ociedades tradicionais e as </line>
<line> mode*nas (HA**, 2005). </line>
<line> De aco*do co* Canda* (*003), o*viamente surgem pr*blemas, ao se t*ntar processar </line>
</par>
<par>
<line> as múltiplas i***uências, mas, </line>
<line> ** fazê-lo </line>
<line> de modo mais </line>
<line> consci*n*e, talv*z se faci*it* um </line>
</par>
<par>
<line> processo que, de toda m*neira, se inicia no interior da pes*oa sem que *la to** plena </line>
<line> consciên*ia dele. Este diálogo consciente *ode dar-se d* muitas formas, e não *e sabe bem </line>
</par>
<par>
<line> como s* pr**uz. No entanto, p*de-se perceber </line>
<line> visive*mente *ue pe*soas s*bmetidas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*n*, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-102, nov./*ez. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. S. Rizzo, W. C. S*uza, J. G. S. *izzo </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> influências *ul**rais dive*sa*, freqüente*ente p*ocessam estas influência* d* mo*os </line>
<line> sim*la*es. </line>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
<line> 3.1 Os desafios ** Edu*a*ão Intercu*tur*l </line>
<line> A intercul*uralidade orienta pr*ces*os que têm por *ase o r*c*nhecimento do direit* à </line>
</par>
<par>
<line> di*erença e à luta contra todas as *orma* </line>
<line> de *iscrimi*ação e desig*aldade social. *en*a </line>
</par>
<par>
<line> pr*mover rela*õe* d*alóg*cas e igualitárias entre pes*oa* e gr*pos q*e *ertenc*m a universo* </line>
<line> culturai* diferen*e*, trabalhan** os conflitos i*erentes a esta real*dade (CANDA*, 200*). </line>
<line> *a sociedade brasileira a *eflexão **bre esta t*m*ti*a vai ad*n*ran*o, lentamente, a </line>
<line> v*da acadêmica. Nas diferentes práticas *duc*tivas ainda está muito ***co p*esen*e. Está </line>
<line> temática *e *pr*funda a identificar propostas educativas co*c*etas, que tenham uma referên*ia </line>
<line> explícit* a que*tõe* que podem ser situadas no *mbito *as pr*ocupaçõ*s inte*culturais *ão </line>
<line> t** sido *ácil. </line>
<line> Pa*a *or*i*a (2000) *m uma *rime*ra aproximação, parece **r fáci* d*finir identi*ade. </line>
<line> A ide*tidade é sim*lesmente a*uilo que se é: sou brasileir*, sou neg*o, so* heteros*exual, *ou </line>
<line> *ovem, sou h*mem. A identidad*, assim concebida, pare*e ser *ma posi*ividade daquil* que </line>
</par>
<par>
<line> sou, uma característi*a indep**dent*, um f*to </line>
<line> autônomo. Ness* *erspectiva, a identidade só </line>
</par>
<par>
<line> tem *omo re*e*ência a si própria: ela é a**ocontida e au*osuficiente. </line>
<line> O pensamento primordial é que * educação d**e ser vista com* um* *rática social em </line>
</par>
<par>
<line> *ntima relação *o* </line>
<line> os *if**en*es </line>
<line> di*âmi*os p*esente* </line>
<line> numa **ciedade c*n*re*a. A educação </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ult*ral é sempre h*stórica e socialmente si*uada. </line>
<line> Moreir* (2000) d*z que entre a* c*nsequê*cias imediatamen*e *isíveis da globaliz*ç*o </line>
</par>
<par>
<line> podem-*e mencion*r: o aument* </line>
<line> das d**igu*ld*des *c**ômicas entre </line>
<line> os pa*ses e no interior </line>
</par>
<par>
<line> d* cada um deles, * desemp*ego cresce**e, o desaparecimento de uni*erso* autô*omos d* </line>
<line> prod*ção cultural pela i*p*sição de valo**s comercia*s. </line>
<line> E*tretanto, no e*ten*i*ent* *e Silv* (2000) a afirmação sou brasileiro, *a verdade, é </line>
</par>
<par>
<line> pa*te de u*a *x*ensa cadeia de </line>
<line> n*gaç**s, d* expressões negativas de identi*ade, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diferença*. Por trás da afir**ção so* brasileiro *ê-s*, não sou argent*no, nã* sou chi*ês, não </line>
<line> sou japonê* e a*sim por diante, *uma c**eia, *este cas*, quase int*rmin**el. A*mita-se que </line>
<line> fica*ia muito compl**ado pronun*iar todas essas frases negati*as cad* ve* que q*isesse faz*r </line>
<line> Re*. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 6, p.*8-102, nov./dez. 2015 w*w4.fsane*.com.br/*ev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão E Dif*re**a Na E*cola </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> uma dec**ração sobre i*entidade. A gramática *ermit* a simpli*icação de si*plesment* dizer </line>
<line> sou *rasileiro; c*mo oc*rr* em ou*ros cas*s, a g**mát*c* aj*da, mas tam*ém e*conde. </line>
<line> Da mesm* forma, as afirmações sobre diferença só f*zem s*ntido se compreendidas </line>
</par>
<par>
<line> em sua *ela*** com as afirma*ões sobre a identidade, ao dizer </line>
<line> que ela chinesa, significa é </line>
</par>
<par>
<line> d*zer que ela n*o é ar*enti*a, *la *ão é japonesa e*c, incluind* a afir**ção de *ue ela *ão é </line>
</par>
<par>
<line> b*asileira, </line>
<line> isto é, que ela não * o que *u sou. As </line>
<line> a**rmações sobre difere*ça ta*bém </line>
</par>
<par>
<line> depend*m d* uma cadeia, em geral oc*lta, de declar*çõe* nega*ivas sobre outras *d*ntidades </line>
<line> (SILVA, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> C*ncei*uar a lingua*em como uma in**terminação fatal que deco**e de </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> caracte*íst*ca funda*ental do si*no, é uma afirma*ã* de Derr*da *pud Silva (2000) * con*in*a </line>
<line> *xe*plificand* que o sign* é u* sin*l, uma m*rc*, u* traço que está no lugar de uma outra </line>
</par>
<par>
<line> co*sa, * </line>
<line> *ual *o*e ser </line>
<line> um objeto co*creto, o ob*eto gat*, um conceito ligado a um objeto </line>
</par>
<par>
<line> concreto ao co*ceito de gato, ou um c*nceito abstrato a*or. O signo n*o *oin*i*e com a coisa </line>
<line> ou o **nce*to. *a li*guagem filos*fic* de Derr**a, poder**m*s dizer que o signo não é uma </line>
<line> presença, ou seja, a coisa ou * *onceito nã* estã* presen*es no signo. </line>
<line> Seg*ndo as ide*as *e Ca**au (2003), e*istem al**ns desafios fundamentais qu* temos </line>
</par>
<par>
<line> de enfrenta*, se quisermos promov*r um* e*ucação </line>
<line> i*tercultural, pois devemos nos **f*ltrar </line>
</par>
<par>
<line> *o mun** de discri*inaç*es e preconceit** *ue *inda sã* mu*to atu*ntes na socied*de </line>
<line> br**ileira. T*l realidade ap*ese**a-se, *o* vez*s, sutil e presente nas relações so*iai*. </line>
<line> Ta*bé* deve ha**r **e*tionamentos ref*rentes ao caráte* m***c*l*ural e o </line>
</par>
<par>
<line> *tnocen*rismo, que se camufl*m e se fazem pr*se*tes na escola e penetram </line>
<line> os currí*ulos </line>
</par>
<par>
<line> escolares pela* políticas educ*t*va*; </line>
<line> assim se orig*na o interrogante </line>
<line> *os critério* que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *tilizam p**a a justificaç*o *os co*teú*os escolar** (C*DAU, 2003). </line>
<line> Des*e modo Cand*u (20*3) *in*liza sua f**a, fazen*o uma art*cu*ação entre ig*aldade </line>
</par>
<par>
<line> e *ife*enç*, </line>
<line> um artic*lar no patamar das políti*as </line>
<line> educati*as, </line>
<line> como també* da* prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> pedagógicas, *ara re*onhec*r à *iv*rsida*e cultur** e o direi*o a educação *e todos. </line>
<line> Deste modo o ambi*nt* escolar *e torn* um ref*exo *a socieda*e ou * sociedade *m </line>
<line> re*lexo *o *mbi*n** es*olar? *s** que*tão nos in**ig* a refletir a possibi*i*ade de a e**ola se* </line>
</par>
<par>
<line> uma da* *rimeiras oportunid*des do indi*íduo mante* suas primeiras *ela**es sociais </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> outros sujeitos, send* </line>
<line> qu* *sse contexto é </line>
<line> r*pleto *e difere*ças, não some*te </line>
<line> diferenças </line>
</par>
<par>
<line> étnicas, qu* *o*em oculta* as formas mai* brutais de dis*rimin*ção, mas também pesso*s que </line>
</par>
<par>
<line> po*s*em c*enças, gêneros, maneiras *e se *xpre*sar, </line>
<line> de s e </line>
<line> *esti*, de s* comu*icar, enfim, </line>
</par>
<par>
<line> difer*nças que podem *amuf*ar alguns est*r*óti*os que se flor*m a*ravés de precon*eitos </line>
<line> **n**o da escola. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 6, *. 88-10*, nov./d*z. 2015 www4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. Rizzo, W. C. Souza, J. G. *. Rizzo </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> Acredit*-s* que uma Edu*açã* Inter*ult*ral pode*ia, ao meno*, minimizar esses </line>
<line> e*eitos, estereótipos, rót*los o*iginados nesse c*ntexto, promovendo o *espeito mút*o, *ão </line>
<line> some*te en*re cultu*as, mas *ntre pessoas. </line>
<line> *as, efet*vamente, * que é uma educação *nter*ultur*l? Para entenderm*s o que ela é, </line>
</par>
<par>
<line> dev**os </line>
<line> praticá-la, de mo*o a reconhecê-la e enten*er qu*, par* vivenciá-la devemos nos </line>
</par>
<par>
<line> despir de características desiguais, rac*stas, qu* podem ca*u*lar maneiras discrimin*tó*ias de </line>
<line> a*ir, no co*texto *s*olar, na **ucação em ger*l, na socie*a*e, enfim, n* interior de ca*a um </line>
<line> de nós . </line>
<line> 4 RESULTADOS * *IS*US*ÃO </line>
<line> 4.1 Educação * *nclusão: A Educ*ção no c*nte*to esco*ar é Inclusiva? Eis a quest*o </line>
<line> De*tro d* c*ntex*o *sc*lar a educação i*clusiva pode atuar e cont**bu*r para o </line>
<line> vi*encia* de r*lações e inter*ções h*manas, e *ivê*cias *o decorrer d*s a*las, onde o* al*nos </line>
<line> pode* percebe* as ind*vid*alidades de *ada *m, e ap*e*der a respeitar as suas diferen*as. </line>
<line> Alonso e Aguilella (*012) *firmam que os p*ofissionais comprometid*s c*m uma </line>
<line> educação inclus*va necessitam de mu*anças práticas co*i*ianamente, no *nt*ito de orient*r o* </line>
</par>
<par>
<line> esforços de e*s*no </line>
<line> *ara *o* *s n*cessid*des e *esejos dos estudantes que car*ce* de </line>
</par>
<par>
<line> adapta*õe* ou redirecionamen*** n* *roce*s* de ensi*o e *prend*zage*. </line>
<line> Bueno (2010) ob**rv* qu*, *om *rande parte d*s per*on*gens d* Educação Especial, a </line>
<line> *nclusão e*colar de aluno* com necessidades *ducacio*ais *spe*iais foi substituída pelo </line>
<line> modelo da in*egração, que ficou marcado na Dec*araç*o *e Salamanca; * termo i*tegra*ão fo* </line>
<line> considera** por muitos ultrapass*do e conservad*r. </line>
<line> É inter*ssante destacar qu*, com estas formulações de nov*s termos *a*a *atisfazer * </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssid*de de se enco*trar uma d*s*inção, que se aprox*me o máximo po*sível *e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> terminolo*ia coe*a, j*s*a, l*vre ** e**ereótipos, se </line>
<line> de*ara em </line>
<line> ambiguid*des, per*ebe-se </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> e**abilização entre dois co*ceitos: inclusão escola*, que fo* ut*lizado </line>
<line> antes da educação </line>
</par>
<par>
<line> inclusiva, porém, atualmente, a "ed*c*ção inclu*iva" *em s*ndo ma*s *ti*izado p*ra </line>
<line> referenciá-los comum*nte. </line>
<line> "*ma da* *oisas que m*is me *ntr*ga n* Brasil de hoje * o uso epidêmico da p*l*vra </line>
</par>
<par>
<line> "inclusão". Ela está na míd*a, no discurs* </line>
<line> de polít*c**, em doc*ment*s de Ministérios, de </line>
</par>
<par>
<line> *ecre**rias est***ais e munici*ais". *sta citação *e Patto (2010, p.25), evi*encia que os usos </line>
<line> referen*es à inclusão a flor*m *specialmente no momento *ruel da históri* do ca*ita*ismo. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. 6, p.88-102, nov./dez. 2015 **w*.f*a*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I***usão * Diferen*a Na Esc*la </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> P*ra qu* a edu*a*ão i*clu*iva incida de maneira natural e pro**ssora, rótulos devem </line>
</par>
<par>
<line> ser s**erados, pois a inclusão vai </line>
<line> além dos limites da escola, "não vo* m* vol*ar </line>
<line> á </line>
</par>
<par>
<line> contestação desta perspe*tiva </line>
<line> por con*ider*r que </line>
<line> n*o c**seguir* alcança* uma *duc*ção </line>
</par>
<par>
<line> verdad*ir*mente inclusi**, numa sociedade *xcludente" (BUENO, 2010, p.55). O </line>
<line> autor *ão </line>
</par>
<par>
<line> consid*ra tal contestação pla*síve* e ***tentável, </line>
<line> no </line>
<line> entant*, acredit* que </line>
<line> outr*s pessoas *á </line>
</par>
<par>
<line> f*zeram is*o com*etentemente. </line>
</par>
<par>
<line> Se*á possível afirmar que, u* dia, a s*ciedad* nã* se*á mais *xclu*ente? A *esma </line>
<line> sociedade q*e possui mé*o*os de avaliação sel**iva para entrada em universidades, mé**dos </line>
<line> *stes, que mu*to* *ríticos acre*itam se* *ma das maneiras mais bizar*a* *e exclusã* logo no </line>
</par>
<par>
<line> in*cio da vida *e *m jovem, que possivelmente enfrentará *ificuldades para conseg*ir </line>
<line> se* </line>
</par>
<par>
<line> primeir* **preg*, por falta de experiência, ou s*ja, mai* uma etapa da vida deste indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> de*arando-se com formas d* exclusã*, *evando em </line>
<line> considera*ão as que o m*sm*, </line>
</par>
<par>
<line> possivelmente, já tenha superado que f*i **frentad* durant* s** inf*ncia na esc*la, </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> atualmente tem um papel fund*mental n* in**us*o, Buen* (2010, p.43) ainda diz que é uma </line>
<line> no*a missão da **co*a, a inclu*ão escolar é, ho*e, o tem* ma*s candent* d*s polític*s </line>
</par>
<par>
<line> *d*cacionais *m todo o mundo. Isso fica **ide*te </line>
<line> quando constatamos s*a i*cidência n** </line>
</par>
<par>
<line> g*and** p*opos*as p*lític*s *acionais internacion*is, no discu*so d*s *olíticos *e tod*s e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> matize* ideológi*os, nas naçõe* </line>
<line> co*cretas dos governantes e de *uitas es**las (ou de todas </line>
</par>
<par>
<line> *e*mo que obrigadas), nas pr*duções c**ntificas, acadê*icas e de cunho técnico-profission*l. </line>
<line> "A exclus*o de um **orme con*ingent* da po*u**ção economicame*te at*va d* </line>
<line> tra*alho formal *r*d*z um excedente de of*rta de **o *e obra que degrada salários e muda </line>
<line> até mesmo os crité*ios de sele*ão d* pessoal" (PATTO, 2*1*, p.25) </line>
<line> **ar*n*ement*, o indivíduo como cidadão, d*ve se consolidar e estar prepar*do, des*e </line>
<line> o início *e **a *xi*t*n*ia, para as diferentes ma**ira* que a s*ciedade * espera com *iferen*es </line>
</par>
<par>
<line> for*atos </line>
<line> de </line>
<line> exclus*o, Bourdieu (1998, p.148) trás *m relato *as fra*ões de classes que *e </line>
</par>
<par>
<line> asseguram p*incip*l*ente d*ntr* ** contexto esco*ar: </line>
<line> A entrada *e frações, a*é aí fracas utilizad*res da es*ola, na co*rida e na concorrê*cia </line>
</par>
<par>
<line> pelo título escolar *em t*do como efeit* obri*ar </line>
<line> as fraç*es *e c*as*e, cuja reprodução </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> asseg*rada pr*ncipal e ex*lusivam*nte pela esc*la, intensif*car seus investimento* para a </line>
</par>
<par>
<line> manter ra*idad* relativa d* seus diploma* e, corr*lati*amente, sua **sição *a estrutur* de a </line>
</par>
<par>
<line> clas*es, **ste cas*, o diplom*, e o sistem* escolar que o co**ere, </line>
<line> tornam-se assim u* *os </line>
</par>
<par>
<line> objetos privilegiados de uma *onco*rência *ntre cla*ses [...] </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, **resin*, v. 12, n. 6, art. 6, p. 8*-1*2, n*v./d**. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. *izzo, W. C. S*uza, J. G. S. Ri*zo </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> Dall*brida (2010) faz um comentário muito import*nte, ress**tando que algumas </line>
<line> *ns*ituições e*colhem o* indiví*uos q*e vão freqüentá-*a, se**cion*ndo *am*ém a f**ma e o </line>
<line> conteúdo escola*. </line>
<line> *e acordo com Coll et al. (1*97, p.134), "... na *scol*, *lém d*s taref** mer*mente </line>
</par>
<par>
<line> educacionais, fazem-** amizades, aprend*-se o *unc*ona*ento do </line>
<line> poder, conhece-se o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> signif*ca a compet**cia, pratica-*e espo**e, d*se***lvem-se hab*lid*des manuais; em resu*o, </line>
<line> *prende- se em viver em **mun*dade." </line>
<line> **gundo *oll et a*. (1*97, p.134), "para a criança, a esco** rep*esenta a entrada num </line>
<line> espaço públic* *o q*al *la ser* aval*a*a n** somente p*lo* pro*essor*s, m*s também p*l*s </line>
<line> seus *rópr*os colegas..." </line>
<line> Daí * *ecessida*e da união c*m outros gr*pos, sendo que *sses po*em corroborar *ar* </line>
<line> a co*strução de sua identid*de, porém, ess* *rocesso de con***ução pode ser muita* vezes de </line>
<line> *aneira oprimi** ou opress*v*, d*p*ndendo *a *orma co*o *e cond*z o re*peito às </line>
<line> diferenç*s na**ele gr*po que o aluno *e incluiu. </line>
<line> Muitos rótulos e est*reótipos foram criados *en*ro do contexto da inc*usão. Com* *e </line>
<line> vê c**temporaneam*nte, a part*r do *omento *m que se fala d* inc*usão ** c*ntexto e*col*r, </line>
</par>
<par>
<line> as p*ssoas automat*camente relacionam a pessoa </line>
<line> *om d*fici*ncia, e o *rofessor não po*e se </line>
</par>
<par>
<line> restr*ngir a*enas na inc*usão do alu** co* d*fici*ncia, mas t*m*ém p*rceb*r que tod*s *eus </line>
</par>
<par>
<line> al*nos *icam expostos a </line>
<line> uma div*rsidade *e propostas nas ati*idades no *o*idiano da escola </line>
</par>
<par>
<line> ** tod*s as *isciplina*. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e sent*do, o professor de*e ter tato para lidar com situaç*es desta natureza, * ter </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais atenção </line>
<line> com aqueles alunos que apr*sent*m mais d*ficuldades e* re*lizar as </line>
</par>
<par>
<line> atividade* propo*tas na aula, incluindo-o, **sim, e* todos os sentid*s. Seja nas ativ*d*des de </line>
</par>
<par>
<line> g*upo ou nas </line>
<line> elabora*as i*dividualmente, de*e ser le*ado, em consideração pluralidade a </line>
</par>
<par>
<line> *entro de uma s*** de aula. </line>
</par>
<par>
<line> O p*ofe*sor deve est*mular frequentemen*e **us alun*s, prin**palment* os </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> apr*sent** </line>
<line> alg*m tipo de "l*mi**ção </line>
<line> ou dificuldade", po*s, se o* mesmos forem ignorad*s, </line>
</par>
<par>
<line> sua for*ação po*erá *er </line>
<line> comprometida. Cad* *lu*o tem suas particularidades, </line>
</par>
<par>
<line> individualidades e diferenças; é co*petência do pr*fessorado respeitar e *esenvolve* o </line>
<line> aspecto críti*o e a*re*entar valor*s para cada aluno, para que o mesmo transforme-se *m um </line>
</par>
<par>
<line> cidadão crítico, não somente aq**le cidadão val**iza** pe*o seu </line>
<line> vo*o, mas o que </line>
<line> busca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ma*cipa**o h*mana plena. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te**sina, *. 12, n. *, a*t. *, p.88-*02, *ov./dez. *01* </line>
<line> w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Inclusão E Difer*nça Na Escol* </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> "Na e*cola, cabe ao *rofessor * papel de intervir tanto em si*ua*ões em que as cr*anç*s </line>
<line> nã* q*is**em parti*ip*r quanto n*s situa*ões em qu* participam, n* sentido *e integr*-l*s ao </line>
<line> grupo, dis*utindo, se neces*ário, a **stura dest* último" (*OLL et al., 1997). </line>
<line> A inclusão é o *o*o *deal de *arantir i*ualdade de oportun**ad*s e per*it*r *ue os </line>
<line> alunos poss*m r*lacio**r-se c*m o*tros e e*tabelecer t*oca* *ara que ambos poss*m crescer. </line>
<line> Imp*e-se, e *ode **zer a difere*ça, à expo*i*ão *e exempl*s, q*e *s façam *uperar </line>
<line> d*ficuld*des * desper*ar potencialidades. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, consid*ra-s* que, atualm*nte a *oc*e*ade se d*p*ra *om </line>
<line> um *rande *deal de </line>
</par>
<par>
<line> educação; no entanto, os princípios da inclusão na edu*a*ão dev*m muito a*ém de inseri* ir </line>
</par>
<par>
<line> crian*as com deficiência no context* *scolar </line>
<line> *u adapt*r, para </line>
<line> eles * **b*ente fí*ico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> metodo*ogia </line>
<line> d* aula, e as ativi*ades, mas s* posicionar com persp*ctivas qu* v*lorizam a </line>
</par>
<par>
<line> diversidade hu*ana e que se *ompr*meter com o verdadeiro se*tido *a in*lu*ão na sociedade </line>
<line> contemporânea com o difer*nte. </line>
<line> 5 CON**DE*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Sab*-se que *s diferenç*s se ac*n*uaram no Brasil, lev*ndo à *ormação *e uma </line>
<line> *ier*rquia de class** que *ei*ava *viden*es a d*st*nci* e o pr*stígio social entre c**onizadores </line>
<line> e colonos. *s índi*s e, em *special, os **gros per*ane*e**m em s*tuação de *e*i**aldad*, </line>
</par>
<par>
<line> situ**do-s* na m*rginalidade e ex*lusão soc*al, send* e*ta últi*a </line>
<line> co*preendi*a *or uma </line>
</par>
<par>
<line> relaç** assimétr*c* em *ime*sões múltiplas - econômica, po*í*ic*, cu*tural. *em a assi*tên*ia </line>
<line> devida dos órg*os respo*sáveis, o* sujeitos tor*am-se *lh*ios ao exercício *a cidadania. </line>
<line> O Bras** é um *aís racista e discriminató*io, * * mídi* segue esses padrões e est*s </line>
<line> es**reótipos; mas, com a *ressão de movime*tos civis, esse* padrões sã* trata*os </line>
<line> cui**dosament*, seja com os negr*s, ín*ios, homos*exu**s. O f**o de algumas leis t*rem sid* </line>
</par>
<par>
<line> vot*das, como *iz Mun*z *odré a L** ** Caó, a </line>
<line> lei anti-r*cismo, at* </line>
<line> hoje, *ã* garant** a </line>
</par>
<par>
<line> pris*o de ning*ém, mas serve como instrumento de luta. </line>
<line> Dest* modo, dá-*e a e*te**e* que o Brasil ainda é *n*luenciado, de certo modo, por </line>
<line> algumas resistências relativas a diferen*a, sej* e*a *ultura*, *e *ênero, et*. En*re*a*t*, com a </line>
</par>
<par>
<line> situa*ão da Inclusão na escola, baseando-se no que foi col*cado, o </line>
<line> p*o*essor tem </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad*s de conhecer * nec**s*dade, os int*res*es e as possib**idad*s *e cada aluno e de </line>
<line> c**a *r*po co* que trabalha. São i*úmero* os fatores qu* inf*uem na ap*endiza*em de aluno* </line>
<line> com def*ciência *u não, entre elas as caracterís*icas *as tarefas, o a*u** que ap*ende com mais </line>
<line> fac*lidade, apren*izagem prévia, o contexto *a ap*endizagem, o tipo *e in*or*ação, enf*m, o </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 6, a*t. 6, *. 88-1*2, nov./dez. 2*15 *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. S. Ri*zo, W. C. *ouza, J. G. *. R*zzo </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> professor tem um le*ue de opç*es. *este *o*o, é difícil esta*elecer um *étodo ideal ou </line>
<line> *erfe*to, que se aplique no p*ocesso de incl*são, pois o pr*fessor *ode convenciona* inúmer*s </line>
<line> pro*ediment*s p*ra ro*per barreira* * *ealizar a pr*moção *a apren*izagem dos *eus alunos, </line>
<line> de maneir* "Incl*siva". </line>
<line> * *ducação n* cont*xto escolar é inclusiva? *est* modo, ques*i*namos, *ssa *e*gu*ta </line>
<line> foi *espondida? No cas* d* negação a esta ind*gação, *ue fique claro que esta p*squ*sa não </line>
</par>
<par>
<line> tem * </line>
<line> intui*o de dei*ar nenhuma *onclusão, *as sim, bus*ar entendime*to de uma dentre </line>
</par>
<par>
<line> muitas outr*s apreen*õe*. </line>
<line> Enfim, acredi*amos que profe*sores e outros profissionais envolvidos com o â*bito </line>
<line> educacional também d*vem trabalhar em comunhã* a tríade: Educação Interc*ltural, </line>
<line> difere*ç* e inclusão, p*i* *s diferenças cultura*s, sejam d* etnia, de gênero, o*i*nta**o sexual, </line>
<line> *odo* de se ves*ir, religiosas, entr* outras, se man*fe*tam ** tod*s *s *i***, mitos, sabere*, </line>
<line> *rença* e *utros modos de *xpress*o. </line>
<line> REF*RÊNCIAS </line>
</par>
<par>
<line> AL*N*O, M. *. *; A*UILELLA, A. *. La inclus*ó* e*ucat*va en *sp*ña des*e </line>
<line> la </line>
</par>
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<line> per*pect**a de *lumnos con discap**i*ad **telectual, d* fa*ili** y d* *rofesionales. R*vista </line>
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<line> BU*NO, J. G. *.; MENDE*, G.*.L; *AN*OS, R. A. (Orgs.). De*iciência e Escolarização: </line>
<line> No*as p*rspectivas de *náli*e. Araraquara, SP: Junqueira e Mari*; CAPES, *010. </line>
<line> BUEN*, J. G. *. As Políticas de Inclus*o E*colar: Uma prerrogat*va da educaçã* especial? </line>
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<line> In: BUENO, J. G. S.; M*NDES, G. M. *.; S*NTOS, R. A. (Orgs.). Deficiê*cia </line>
<line> e </line>
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<line> escolar*z*ção: n*vas perspecti*as de an**ise. A*ar*quara, SP: J*nq*eira * M*rin; *AP*S, </line>
<line> 2010. </line>
<line> COLL, C.; POZ*, C.; *AR**IA, C. As At**ude*: *onceituação e *ua inclu*ão **s novos </line>
<line> *urríc*los. In: *OLL, C.; POZO, C.; SARABIA, C. (Eds.). Os conteúdos na reforma (pp. </line>
<line> 121-169). S.L.: *rt*ed, 1***. </line>
<line> DALAB*IDA, A. M. Escolarizaç*o * *efic*ê*c*a: A esco*ha d* escola. I*: BUENO, J. G. S; </line>
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<line> MENDES, G. M. L; SANT*S, *. A. (*rg*.). Deficiênc*a </line>
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<line> escolarização: nov** </line>
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<line> e*colar </line>
<line> brasil**ro. </line>
<line> PUC- </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 6, p.88-102, nov./d**. 2015 </line>
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<line> In*lu*ão E Difer*nça Na Escola </line>
<line> 10* </line>
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<line> Contribuição *os Aut*res </line>
<line> D. T. S. Rizzo </line>
<line> W. C. Souza </line>
<line> J. G. *. *izzo </line>
</par>
<par>
<line> *) conce*ção e plan*jame*to. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpretação d** dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do ras*unho ou *a rev*são crí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação *a aprovação da versão f*nal *o man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> R*v. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 6, p. 88-*02, nov./dez. 2015 </line>
<line> ww**.fsa***.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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