<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 8, *.130-150, Set. /Out. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.8 </line>
</par>
<par>
<line> Fotografia Mortuária Na Bah*a: </line>
<line> Uma Ab*rdagem Sobre Suas Práticas Nos S*r*ões </line>
<line> Mortu*ry *hotog**phy In Bahia: </line>
<line> An **proach Abou* Their Pract*ces I* T*e Hinterl*nds </line>
</par>
<par>
<line> Valter Go**s San*os Olivei*a </line>
<line> Do*tor em *i*tória p*la Universidade Fed*ra* da Bahia </line>
<line> Profes*** da univer*idade Federal d* Bahia </line>
<line> E-ma*l: valterdeo*iveira@gmail.com </line>
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<par>
<line> *nd*reço: Valter Gom*s Santos O*iv*ira </line>
<line> Univ**sidade *o E*tado da Bahi*, D**artamen*o de Ciências Hum*n*s, Campus I*. </line>
<line> Rua J. J. Seabr*, s/n Jacobina </line>
<line> Edito*a-ch*fe: Dra. Marlen* Ara*jo *e Car*alho/Facu*da*e *anto Agos*inh*. </line>
<line> Artigo recebi*o em 13/07/2015. Última versão rec*bida em 06/08/201*. A*r*v*do *m 07/0*/201*. </line>
<line> *valiado pelo sis*e*a Tri*le Review: a) *esk Revi** p*la Editora-Chefe; e b) Doub*e Blin* </line>
<line> R*view (aval**ç*o ce*a por doi* avaliador** da área). </line>
<line> R*visão: G*amatical, *orma*iva e de Fo*matação. </line>
<line> *poio e *inanciam**to: Univer*idade Federal *a Ba*i* e Universidade do Es*a*o da Bah*a. </line>
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<line> Fotog**fia Mo*tuária Na Bahia </line>
<line> 131 </line>
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<line> RE*UMO </line>
<line> A f**ografia pós-morte foi uma *écnica b*stante recorrente na tra*ição f*t*gráfica o*idental. </line>
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<line> A*é me*d*s do *éculo </line>
<line> passad*, era comum se encontra* algum </line>
<line> tip* de a*t*fato f*tográfico </line>
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<line> entre os r*positório* da **mória f*milia* de div*r*os gr*pos sociais. Este a*tig* consiste no </line>
<line> est*do de uma série de *o**gr*fias mort*árias colet*das *m pesquisa r*alizada so*re circuito </line>
<line> social da fotogr*fi* no* sertões baianos durante a pr*meira *eta*e do século passado. O </line>
<line> objet*vo foi anal*sar * natureza * característica dessas fotog*afias lig**as às práticas fúnebres, </line>
<line> bem co*o **sv*ndar os p**sív*is *s** e funções *esses *rtefato* no interior *o* grupos </line>
<line> *ociais aos quais pertenc*a*. O *studo revel* alguns traços s*m**a*e* * outros bem </line>
<line> pa*ticulares dessas *rá*icas *ealizad*s naquele* sertõe* baianos em relação a outras regiões do </line>
<line> **asil e do mundo. </line>
<line> P*lavras-chave: Fotografia *o*tuária. P*áticas fú*e*r*s. Sertões baianos. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Po*tmortem *h*tograph was a fairly *ecurri*g *echnique in Western phot*gra*hic tradit*on. </line>
<line> *ntil the mi*dle of last *entury *t *as **mmo* t* f**d some k*nd o* p**tog*aph*c *rtif*ct </line>
<line> am*ng the repo*i**ries of *amily *emory o* *i*ferent soc*al groups. This article is *he study </line>
<line> of a series of mortuary pho*ographs collected in a surv*y about photography social circu*t in </line>
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<line> Ba*ia hinterlands durin* the first *alf </line>
<line> *f the l*s* cent*ry. The objective was to **aly*e </line>
<line> t he </line>
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<line> quali*y and charact*r of these photographs linked to funer** practices, and unc*vers </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> possible us*s and f*nctions of these d*vices inside the social group* to whic* the* belonged. </line>
<line> The study rev*als som* similar tr*its and oth*r spe*ial w*ll the*e practices carried ou* in those </line>
<line> backlands *ah*a compared to *ther regions of Braz*l and the wor*d. </line>
<line> Keywords: Pho*ography mortu*ry. Funeral practic**. Bahia hinter*ands. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 5, art. 8, p.13*-1*0, Set. /O*t. *015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
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<line> V. G. *. Oliveira </line>
<line> 132 </line>
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<line> 1 INT*ODU*Ã* </line>
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<line> * ligação da foto*rafia *om o tema d* morte é *isceral. O nascimento d* fo*o*raf*a foi </line>
<line> segu*do pela prática d* se *irar *etratos dos *or*os co* auxílio *a c*mara escura. Sua* *aízes </line>
<line> ma** profundas pod*m *star relac*ona*as ** antigas prática* d*s homens das cavernas com *s </line>
<line> imagens li*adas à morte. O* usos de c*ânios de an*es*rai*, efígi*s ou bonecos r*prese*tando o </line>
<line> corpo e másc*ras m*rt*ári*s eram forma* como no*sos a*t*passados tr*b*lh*v*m sua* </line>
<line> questões *iante da i*exorab*lidade da *orte (SOARES, 2007). Das tr*s práticas, * última e*a </line>
<line> bastante recorrente, **incipalmen*e entre a* elites, quando da invenção da fotogr*fia. Com o </line>
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<par>
<line> te*po, a má**ar* mortuária ced*u muito ***aço pa*a o uso </line>
<line> da *otografia, como ve*culo *e </line>
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<line> *etençã* d* úl*ima *mage* d* morto. Sua capacidade de verossi*ilhança, repro**tibilidade e </line>
<line> ace*sibilidade *ez d* retra** p*s-morte uma *rande sen*ação no mundo co*te*porâneo. Basta </line>
<line> ver que, atua*men*e, somos *nvadidos, co*stantemen** por ess* princíp*o de im*gem técnica, </line>
<line> nos mais diversos v*ículo* *e comunicaç*o, send* o ***a *a *orte *a*tante *xplorado pe*as </line>
<line> m*di** populares, *omo televisão, jornal ou cinema. </line>
<line> *a A*ta *dade Média até meados do sécu*o XIX, a atitu*e do homem diante da mo*t* </line>
<line> mu*ou, m*s de forma t*o l*nta *u* *uase foi despe*c*bida pelos contempo*âneos. A partir de </line>
<line> ent*o, h*u*e o que P*ili*pe Ariès (2**2) c*a*ou de uma re*o*ução brutal das id*ias * *** </line>
</par>
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<line> *entime*tos </line>
<line> tradicionais. A mor*e passava a tornar-se </line>
<line> vergonhosa e obje** de interdi**o. </line>
</par>
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<line> *urante </line>
<line> *s oitoce*to*, ass*s**u-se a u* r*cuo nos **tos ligado* à morte e um exagero no* </line>
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<line> lutos, o que **gn*f*ca q*e os parentes a ace*tavam com *ais d*ficuldade. </line>
<line> R**and Barthes (*981) suspeit*va que o sur*ime*to *a *ot*grafia tivesse **g*ma </line>
</par>
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<line> relação com *s** crise d* mort* oco*rida no* oito**n*os. A fotogr**ia coe**nea desse é </line>
<line> sentimen*o de mud*nç* diante do *nevitável mome*to da morte * foi requisi*a*a c*mo </line>
<line> a*tídoto p*ra es*a crise. A memó**a ** morto p*ssou a ser cultiva*a atra*és d* imagem </line>
</par>
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<line> fot*gráfi*a *ej* *omo </line>
<line> f*rma </line>
<line> de escamotear a pr*pri* morte, seja com* f*rma </line>
<line> *e </line>
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<line> enf**ntamento d* luto. E** como **, desapar*c*do * c*rpo, restasse sua ima*em registrada </line>
<line> co** m*io de *ei*teg*aç*o social do m*rt* (BE*TING, 2*05). </line>
<line> J** *uby, em se*s estudos s*bre *epresentações mortuárias na América da Era </line>
<line> Vi*oria*a, aponta que durante o períod*, emergiram três estil*s de fotografias rela*ionadas *o </line>
<line> assunto: </line>
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<line> Rev. FSA, T*re**na, v. 12, n. *, a*t. 8, p.13*-150, Set. /*ut. 2015 </line>
<line> w*w4.*s*n*t.com.*r/revist* </line>
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<line> Fot*g*afia *ortuária Na Bahi* </line>
<line> 133 </line>
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<line> Dois deles *roje**dos p**a "*ega* * morte", i*t* é, para i*sinuar que os def*nt*s nã* </line>
</par>
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<line> mo*rera* re*lmente, e o terceiro que </line>
<line> buscava r*vel** u*a tentativa de r*t*atar os </line>
</par>
<par>
<line> mo**os como um objeto *e dor circun*ado por entes qu**idos en*ut*d*s. (RUB*, </line>
<line> 2001, p. 9*) </line>
<line> O p*i*eiro es*ilo foi marcado po* uma con**nção da **oca, i*titulada d* "ú*timo </line>
</par>
<par>
<line> son*", na qual o fo*ógrafo pr*cu*ava trans*itir uma *mpre*s*o *e </line>
<line> que a pe*soa estive*se </line>
</par>
<par>
<line> "ad*rmecida", ao invés de morta, colo*ando o corpo *m a*gum *obi*iário dom*stico. * </line>
<line> segu*do, uma variação da primeira, procur*v* disfarçar a i*eia da morte, como *m simu**cro, </line>
<line> d*ixando a pessoa *om o*hos ab**tos ou posando de d*ver*as mane**as. Por fim, no *inal do </line>
<line> séc*lo, o corpo pass*u * ser fotogra*ado *o **terior d* caixão, em enquadr*mento isol*do ou </line>
<line> *om *com*anhantes ao r*dor ** fér*tro. </line>
<line> A prática do *ltimo r*trat* fez pa*t* *a tradição da pintura antes de ser incorpor*da </line>
<line> pela fo*ografia. *uran*e os sécul*s, *VII* e XIX, vári*s artis*as *inta**m en*es familiar*s ou </line>
<line> p*ss**s famo*a* em seus le*to* de morte. Um exemplo clássico é o famoso quadro ** M*rat </line>
<line> morto, *i*tado *or Jacques Louis Da*id. A fotograf*a, por *u* vez, **r*ou muita das </line>
</par>
<par>
<line> con**nç*es </line>
<line> estéti**s *xi*t*ntes nas *int*r*s de *orto*. Ainda na *poca d* daguerreótipo, </line>
</par>
<par>
<line> foram *roduzidos art*fatos no *stilo "último* retrato", f*itos por *adar, co** evidência dess* </line>
<line> her*nça pictór*ca. Coube à fotogr*fia a criaçã* de for**s para escamotear a morte, permitindo </line>
<line> que sugerisse o mo**o par*cer *ivo. *lguns fotógrafos usaram o re*urso d* manipular os </line>
<line> corpos para alcançar o *egi*tr* ide*l, co*o o norte-*mericano Albert **nds S***worth: </line>
<line> A *écnica que eu **nh* escolhido c*nsistia em v*stir os corpos e *stendê-los em um </line>
<line> *ofá. Simple*ment* estendê-los, co*o se eles e*tiv*ssem dormin*o. Foi o prim*iro </line>
<line> obstáculo q*e encont*ei. T*atava-se de um garoto *e uns do*e a**s. P*ecisei *e </line>
<line> m*ito tempo par* con*eguir que a família ** deixasse agir como e* de*ejava, mas </line>
<line> acabei por gan*ar a ca*sa. Insis*o n*sse ponto, ele é *ri*ordial: você deve proceder </line>
<line> como q*iser, n* med*d* em qu* * corpo *o*e s*r manipulad* * dobrado. Você pode </line>
<line> faz*-lo *anto quanto as articu*a*ões o permitirem e lhe **r *m* posição n**ural. </line>
<line> (S*UTHWORTH apud *OA*ES, 2007, p. *07) </line>
<line> Por mais *órbi*a que possa parecer, essa prática foi, na época, bastante r*co*rent* nos </line>
</par>
<par>
<line> Es*a*os Unido*. Be* </line>
<line> verdade, </line>
<line> não deixo* de exis**r. No Brasil, </line>
<line> desde * s*u surg*mento, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fotog*afia mante*e ínti*a ligaçã* com </line>
<line> práticas mort*ári*s, *om* demonstram *l*umas </line>
</par>
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<line> pes*uisas por diversas re*iões do país1. </line>
</par>
<par>
<line> Do final do *éc*lo X*X a*é meados do *éculo XX, f*ram i*tensos os hábitos lig*dos * </line>
<line> fotografar seus mo*to* para usos *es*oais, guardando seus retra*os org*nizados em álbuns de </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
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<row> A este respei*o, apenas para c*t*r a*guns exemplos, ve* os *rabalhos *e R*EDL, 2002; SOARE*, 2007 * </row>
<row> *O**ES, 2008. </row>
</column>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, *. 5, art. 8, p.130-150, S*t. /Out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
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<line> V. G. S. Oliv*ira </line>
<line> 134 </line>
</par>
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<line> família ou exibindo-os na* parede* ou e* mobíli** da c*sa. Mais t*r*e, surgi*am *orm*tos em </line>
<line> sant*nhos, ca*t*es *e ag*adecimentos e le*branças, porém c*m imagens da pessoa ainda v*v*, </line>
<line> com* uma for*a de *eter *ua memór*a, em mome*t*s que não lembrassem o da morte. </line>
<line> (KO*RY, *0*1) </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 PRÁTICA* DO *E*RA*ISM* MOR**ÁR*O NOS SERT*ES B*IANOS </line>
</par>
<par>
<line> Nos sertões </line>
<line> d* Bahia, a inserção da foto**afia entr* as práticas fú*ebr** </line>
<line> *ntegra o </line>
</par>
<par>
<line> *ni*erso cultural de di*ersos g*upos socia*s. Em *inh*s p*squisa* sobr* o circuito social *a </line>
<line> fotografia nas mic*orregi*es de J*cobina e Senhor do Bon*im localizei imagens associ*das ao </line>
<line> tem* no contexto famil*ar em municíp*os c*mo C*mpo *ormoso, Jac**ina, Jaguarari, *iguel </line>
<line> Calmon, Morro do Ch*péu e Senho* *o Bo*fim (OLIV*IRA, 2014). Sã* re*ratos d* defunt*s </line>
<line> em caixões, cortejo *únebre, túmulo c*miter*a*, *is*a de *étim* *ia, santinhos e úl*imo* </line>
</par>
<par>
<line> *etratos pré-morte usados como lembra*ça. Embora a maior </line>
<line> pa*te correspo*da à primei*a </line>
</par>
<par>
<line> metade dos n*v*centos, lo*aliz** regis*r*s até a *écada de 80. Ademais, fui t*s*e****a ocu*ar </line>
</par>
<par>
<line> de recentes soli*itaçõe* </line>
<line> po* parte </line>
<line> de alguns fam*liar*s *ara o registro dos seus mo*to* em </line>
</par>
<par>
<line> velór*os. **so d*nota que, </line>
<line> mesmo diminuin*o ao l*n*o do tempo, a prática de *otogr*far o* </line>
</par>
<par>
<line> mortos aind* é *ma **ltur* viv* nos sertões baianos. </line>
<line> Figura 1 - Macrorre*iões *acobina e Sen*or do B*nfim </line>
</par>
<par>
<line> Do conjun** da* imagens fúneb*es coletadas (32), *penas três são em cores. Os </line>
<line> fo*mato* *os artefatos variam: há estil* c*rtã* de gab*nete (4), papel 10 x 15 cm (8), pa*el 9 x </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 5, ar*. *, p.130-150, Se*. /Out. 2015 www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<par>
<line> Fo*ografia Mortuária Na Bahi* </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> 12 cm (1), papel 6 x 9 cm (1), p*pel 4 x 6 cm (1), negativo de *lásti*o 6 x 6 cm (2), sant*n*o </line>
</par>
<par>
<line> (*) **to p*bli*ada em li*ro (1). Predominam as imagens no e </line>
<line> enquadramento em h*ri*ontal </line>
</par>
<par>
<line> (20) sobre o vertic*l (1*). Os artefatos fotográficos l**ados à m****i* dos mo*t*s er*m </line>
<line> guardados e* *lbuns de f*mília, o* também *xp*stos em parede* ou mobílias das residên*ias. </line>
<line> Um* im*gem de 1939, encon*rada em J*c*bina, p*de remeter à téc*ica utilizada pelo </line>
<line> fotógrafo americ*no So*twor*h, e ide*tif*cada como pa*rão "últi*o s*no" por Jay Ruby, </line>
<line> duran*e os oitocentos. O retrato, *m es**lo cartão de *abi*ete, e*ib* u* i*div*d*o falecido em </line>
<line> *osição deita** sobre *ma m**ília domést*ca. O falec*do veste uma rou*a clara, * os det*lhes </line>
</par>
<par>
<line> do lenço segurando </line>
<line> a ma*d**ula e da mã* esquá*ida </line>
<line> suge*em </line>
<line> qu* s*u falecimento </line>
</par>
<par>
<line> provavelment* ti***se ocorrido após um l*ngo sofrimento. Nest* c*so, talve* a expre*são </line>
<line> "de*c**so" *eja mais *propri*da, como é comu* ouvi* **é hoje e*tre as pessoas nos s*rtões. </line>
<line> Um* anotação no ver*o indi*a **e possuía 25 anos, *uando *a*eceu em 24 de mar*o daque*e </line>
<line> ano. </line>
<line> Figu*a 2 - Rosendo Borges. *etrato de morto, 1939. Foto so*re cartão. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Acervo part*cular Osmar Mic*cci, Sal*ador. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, *rt. 8, p.*3*-150, Set. /O*t. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
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<par>
<line> *. G. S. Ol*ve*ra </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> O retrato d* morto fora do caixã* é um as*ecto int*re*sante, uma vez que o uso m*is </line>
<line> recor*ente *o *rasil fo*se o co*trá*io2. A falta de recurso f*n*nc*iro para a*quir*r um fé*etro </line>
<line> entre as camadas soc*ai* populares d*s *eios *urais, p*ov*vel*ente pudesse levar *o último </line>
</par>
<par>
<line> registro *essa maneira, o *ue não </line>
<line> parece ser * </line>
<line> caso deste ret*a*o baiano, dado o p*rfil do </line>
</par>
<par>
<line> mort* e o p*drão do art*fato. **r outro lado, o desejo de gu*rdar a últi*a imag** do fa*ecido </line>
<line> fora do c*ixão, possivel*ente, se destinava a atenuar o enfr*ntamento do lut*, com a sensação </line>
<line> de que não estivesse efetivame**e mo**o, mas sim "descansando". </line>
<line> 2. * Re**atos *a boa morte de líderes sertanejos </line>
<line> As homenagens, por ocasião da morte *e u*a *ran*e liderança po*í*ica nos se*tõe*, </line>
<line> eram consideradas, pelos contemp*râneos, como verdadeiros espe*áculo* p*b*icos. Ritua*s </line>
</par>
<par>
<line> l*túrgicos, político* populares c**corriam *a*a demarcar * pres**gio do morto. Poemas, e </line>
<line> *r*nicas e fotografias assu*iam *ignificativa importânci* como *spaços *as memó*ias ligadas </line>
</par>
<par>
<line> à morte. Em grande medida, fotografias dos </line>
<line> lideres polític*s, mortos </line>
<line> visavam tr*nsmiti* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*nsaçã* d* *oa *ort*3. Os capitais políticos, assumido* pelo* coronéis e* vid*, re*e*tiam-se </line>
<line> nos rituais de suas pa*tid*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ra*cisc* *ia* Coelho foi </line>
<line> um </line>
<line> *oron** que enc*ntrou na *ot*grafi* um recurso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> construç*o * *ivulgação de sua *mag*m pública. N*scido em 1864, na Fazenda G*rg*lh*, no </line>
</par>
<par>
<line> atual município do M*rro do Cha*éu, era desc*ndente de escravos, e aprendeu a *er </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*creve*. Nos *nos de 1880, tr**alhando *omo *abelião de not*s, passou a comer*ializar com </line>
</par>
<par>
<line> o *arbona*o, cuja ex**oração </line>
<line> en*ontrava-se em </line>
<line> franca *xpan*ão *a *ahia. *ra*as fortuna à </line>
</par>
<par>
<line> conqu*stada, a**uiri* sua pat**te de tenente-co*on*l da *ua*da Na*ion*l (SA*PAIO, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> ráp*da ascensão so*ial, *conômica polí*ic* do coronel e </line>
<line> neg*o Dias Coe*ho é um caso </line>
</par>
<par>
<line> in*o*um na história *ocial do Brasil rep*blica*o. </line>
<line> No início dos n*vecentos, Francisco **as Coel*o exp** em um ateli* foto*ráf*co em </line>
</par>
<par>
<line> S*lvador, um r*tra*o on*e aparece portando s*u *nif*rme ** Guar*a </line>
<line> N*cio*al. </line>
</par>
<par>
<line> Posteri*rme*te, </line>
<line> dis**ibuiu *equenas cóp*as do m*smo p*r* *s seus prováveis ***itor*s antes </line>
</par>
<par>
<line> de **çar ao post* de intendente, em 19*0, tran*fo*m*ndo-o, de*o** em um enor*e quadro q*e </line>
<line> fora colo*ado no Paço Municipal. Este, pr*vavel*ente, foi o **minho *nc*ntrado para </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> O inve*tári* de re*ratos ligado* à m*rte no Rio Grande d* Sul construído po* *iguel Soares (2007), e *ue </row>
<row> cobre * perío*o desta pe*quisa, aponta qu* não havia ali um* *rática de foto*rafa* o* *ort*s *o** do c*ixã*. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> * cenário da boa mo*te no Brasil, como analis** João José Reis (1*97), não era aqu*la solitá*ia ou nu* </row>
<row> quarto de ho*pital, mas se encontrava i*tegrada ao co**diano extradoméstico *a vida, na tênue fronteira *ntr* </row>
<row> * privad* e o público. No final d* vida o doente, em casa, pre*idia a própria m*rte *o lado d* familiares e </row>
<row> am*g**. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-15*, Set. /Out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fotografi* M*rtuária Na Bahi* </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> angariar **e*tí*io so**al e político numa épo*a f*rtemente dominada por dis*urso* de eugenia, </line>
<line> r*forçan*o * discriminação racial. </line>
<line> Em 19 de *ev*reiro de 1919, *ep*i* de uma lon*a convalesce**a, Fran**s*o Dias </line>
</par>
<par>
<line> Coelho *aleceu em sua residência *u*to a*s seus. * *orte </line>
<line> do </line>
<line> coronel foi muito senti*a </line>
</par>
<par>
<line> na*uele m*nicí*io. O po**a * fotógrafo Eurycles Barreto (1896-1974), * o *ornal Cor*eio do </line>
<line> *e*tão4, do M*r*o do Chapé* renderam ho*enagens e* textos e i*agens pela ocasião da *ua </line>
<line> p****gem. Poem*s e crônicas d* poe*a s*rtanejo e textos do di*etor d* *emanário, que versam </line>
<line> sobre o f*lecimento do líder polít**o, foram *ublica**s *m *reze páginas *o longo d* nove </line>
<line> e*i*õe* d* Correio ** Sertão, que segu*ra* à data de *ua morte5. Embora Barreto tiv*sse </line>
<line> *eito v*r*as *otografias do fu*e*al e missa d* sétimo dia, lo**lizei a*enas dua* **ssas imagens </line>
<line> *m **qui**s di*italizados, o que, *nf*lizmente, nã* permitiu que a *isualização dos artefato* </line>
</par>
<par>
<line> *as suas *a*eri*li*ades. São retratos </line>
<line> em formato *artão de gabinete6, localizados *n*re </line>
</par>
<par>
<line> coleçõ*s particul*res de família* no Morro do C**péu, sugerindo q*e as cópias </line>
<line> possa* te* </line>
</par>
<par>
<line> sido *endidas pelo fotógrafo </line>
<line> ou usa*a* como objetos de lembrança distribuíd*s pela *amília </line>
</par>
<par>
<line> do mort*. </line>
</par>
<par>
<line> A **imeira das ima*en* é a do e**e*ro do coro*el. O mode*o foi produ*ido com* </line>
<line> *emb*a*ça de um momen*o de *or. *em-se, ali a, cena de um* *ultidão de pouco m*is de 50 </line>
<line> pessoas q*e posam para o *otógra*o, e* torno do cai*ão em *ue o morto é carre*ad*. O grupo </line>
</par>
<par>
<line> encontra-se diante da *greja, o*de fora celebrada sua última missa de corpo </line>
<line> pr*se*te </line>
</par>
<par>
<line> *ocalizada em sua propriedade. Nota-se que a m*ioria do gr*po é </line>
<line> for**da por </line>
<line> negros ou </line>
</par>
<par>
<line> pardos, com * pr*sença de apena* d*as mu*he*es e pouca* crianç*s. Todos estão *l* vestidos </line>
<line> **m sob*iedade par* a ocasião s*l*ne. O ca*xão *oberto de flores * os arranjo* portados pe*as </line>
<line> p*ssoas apresentam-se como um sinal de dist*nçã* do morto. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> O jornal Correio do Sertão foi fund*do em 1917, *a *idade do *o*ro do Cha*éu, por Honóri* Pereira, um </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **s correl*g*onár*os do coronel *rancisco Dia* Coelho. A*ualmente é o segundo mais an*igo ainda </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> circu*açã* na *ahia, ficando atrás a*enas pa*a o * Ta*de, *a capital, surgido em 1912. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> T*a*a-s* das ediç*es 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92 e *3 do *orr*i* do Sertão. Pes*ui*a realiz*da no ac**vo </row>
<row> digit*l*zado do Núcl*o de Estudos de Cultur* * Cidade, UNEB - *ampus de Jacob*na. </row>
<row> Os r*tra*os no formato conhecido no *r*sil co*o ca*te cabinet ou c*rtã* de gabinete, m*diam </row>
<row> a**oxi*a***ente *0x1* c* (imag*m), sobre cartões de *1x16,5 *m. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. *015 </line>
<line> w*w4.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. *liveir* </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ra 3 - Eurycles Barret*, Enter*o do Coronel Dias Coelho realisado em 19 *e fevereiro de </line>
<line> 1919. Cópia digit*l. </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: Acervo digital Pedro Bento, Mor*o do Chapéu. </line>
<line> A outra imagem é o retrato da missa de séti*o dia da morte d* Dias C*elh*. Esse **po </line>
<line> *e re**stro não * muito com*m entre as fotografias mortuárias da época divulgadas na* </line>
<line> pesquisas so**e o te*a no Brasil, emb*ra se saiba que fotografias fosse* incor**radas nas </line>
<line> p*átic*s soci**s dur*nte as missas de sét*mo e trigésim* dias. Aquelas eram ocasiões em *** </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> familiar**, amigos e conhecidos do mor*o *eunia*-se nas so*en*dades de culto pelo seu </line>
</par>
<par>
<line> p*ssamento. Tais momentos oportuni*aram faze* e dis**ibuir fotograf*as, e, a partir de meados </line>
<line> dos novece*tos, santin*os, além do envio de c*rtas, telegrama* e c**dolências aos *amiliares, </line>
</par>
<par>
<line> como nos in*orma o* jorn*is, a ex*mplo do Correio do </line>
<line> Sertã*. O *etrato </line>
<line> da lembrança p*la </line>
</par>
<par>
<line> passagem do sétimo dia da mo*te *o coronel po*sui a im*gem de um grupo com ma*s d* *0 </line>
<line> partici*an*es no solen* event*, entre homens, mulheres e cr*a*ça*, de mai*ri* negra ou par*a. </line>
</par>
<par>
<line> No primeiro plan*, * </line>
<line> loc*l*zado no cen*ro, a*gumas crian*as brancas e senhoras *ste*tam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> famoso "g*ande r*t*ato" do coronel. Raro </line>
<line> ex*mpl*r de metalinguagem na fotogra*ia </line>
</par>
<par>
<line> pr*du*ida nos s*rtões da épo*a, ali a lembran*a d* cor*nel é dupla*en*e *efor*ada, seja pelo </line>
</par>
<par>
<line> ritual religio*o e* sua *omen*g*m, </line>
<line> seja p*lo seu retra*o. A presen*a daquel* r*verenciad* </line>
</par>
<par>
<line> *rtefato, que ca*rega sua imagem est* ali para, si*bol**amente, representá-lo, ao p*sso que </line>
<line> d**tacando n* m*mó*ia sua m*l*or i*agem para poste*idade. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-*50, S*t. /Out. 2015 www4.fsanet.c**.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *otografia Mort*á*ia *a Bahia </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - Eurycles Barreto, Missa pe*o *étimo dia de passamento de C*ronel Franc*sco D*as </line>
<line> C*elho em 25 de fevereiro. M. d* Chapé*. Cópi* digital. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: A*ervo digit*l Pe**o Ben*o, Morro *o *ha*é*. </line>
</par>
<par>
<line> A mort* </line>
<line> do lí*er po*ítico Antônio Gonçalv**, na cid*d* de Senhor do B*nfim, em </line>
</par>
<par>
<line> 1*45, também fo* revestida *e pompas e honrarias fúneb*es. Home*age*s em form* de </line>
</par>
<par>
<line> fot*gr*fia, cartõ*s, </line>
<line> cartas, telegr*mas, crônicas, matéria* em jo*nais da *apital e interi*r, </line>
</par>
<par>
<line> sessão pública e missas *stende**m-se a*é o 3*º dia de seu passa**nto, </line>
<line> ocasião em que os </line>
</par>
<par>
<line> amigos lan*aram u* o*úsculo, narrando aquele* *conteciment*s. Médico de larga tradição e </line>
</par>
<par>
<line> importante lid*rança polí**ca na Bahia, seu *on**rrido velório fo* palco de muita *o* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> c*mo**o p*pula*. con*orm* relato *scri** de contem*o*ân*os, sobre o ente*ro, *unc* "se viu </row>
<row> espetá*ulo mais comovente"7. Gran*e multidão e* corte*o, enternece*o*a missa, *archas </row>
<row> fúnebres t*c*das pela banda União * R*creio, e *uitas ora*ões e disc*rsos **liz*ra* o ri*o ** </row>
<row> passagem do então "*lustre morto". </row>
<row> Antô*io Gonçalves *a Cunha * Silva, nasc** em 22 de novembro de 1877, na *azen*a </row>
<row> Pia*as, atu*l mun*cípio de Campo Form*s*. Era filho do e*-*overnador *ai*no José </row>
<row> Gonça*ves *a *ilv* * Julia *a Cunha Gonçalves. Após se formar *m medicina em *alvad*r, </row>
</column>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> D* acordo com opús*ulo **nç*do pelos amigos em sua homenagem, *m 1945, cuja comis*ão fora constit**da </row>
<row> por *r. Salustian* Fi*ueiredo, Manoe* Teix*ira Fil*o, João Rodrigues *e S*uza, dr. Ismael B*andã* *e </row>
<row> Ol*veira, Ro*ociano Bi*po de **rva*ho e Augusto Sen* Gomes. </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, T**esina, v. 12, n. *, art. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015 www4.*sanet.*om.*r/rev*sta </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. Oli*eir* </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> em 1899, m*dou-se </line>
<line> para a *idade do Leme, em Sã* Paulo, on*e clin*co* *or vários anos. </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ia** ao Pa*tido Republic**o Paulista, mi*itou na vida política, *legen*o-se inte*dente </line>
<line> daque*e municíp*o. Em 1920, r*tornou a Sen*or do *on*im as*umindo * her**ça p*l*ti*a de </line>
<line> seu pa*. Alé* da reconheci*a carreira de medicina, exerceu os mandat*s de I*tendente entre </line>
</par>
<par>
<line> 1926 e 1927 </line>
<line> e de *emb** *o Conselho en*re 1924 e 1925 e 1928 e 1930. Político </line>
</par>
<par>
<line> oposicionista durante o *overno de Ge*úlio *arga* f*z p*rte da Concent*ação Auton*mista ** </line>
<line> Bahia, *utand* ao la*o de outras lideranças adv*rsár*as à indi**ção de Juracy Magalhã*s. Em </line>
</par>
<par>
<line> 1*34, teve seu </line>
<line> *om* lançado para deputad* estadual e, de*ois,*ara d*putado federal, </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> v*ndo a se eleger. Morreu *m 4 de *gosto de 194* em Senhor do B**fim, gozando de larga </line>
<line> popul**ida*e por todo o *ord*ste baia*o, e grande p*estígio polít*c*, entre o* al*ados e os </line>
<line> adver*ári*s. </line>
<line> A *l*im* fotografi* do líder b*nf*nen*e rela*io*a-*e ao padrão de objeto de dor8. O </line>
<line> registr*, de **tor*a *o prestigiado fo*ógrafo bo*finens* Ceciliano de Carvalho (1888-1950), </line>
</par>
<par>
<line> possui uma c*mposição muito </line>
<line> bem *eita e parece tran*mitir o pro*ó*ito *a *magem de </line>
<line> bo a </line>
</par>
<par>
<line> mor**. O ve*ór*o ac*nteceu em sua *esi*ência. O **rto ves** u* terno e se encontra em um </line>
</par>
<par>
<line> féretro ricamente adornado </line>
<line> **m capelas e *lore*, tendo a* lado um pequen* altar com *ma </line>
</par>
<par>
<line> *mag** de santo * duas </line>
<line> vel** ardentes e em volta, muitas pe*soas que testemun*am </line>
</par>
<par>
<line> consternados sua *lti*a *magem. Os *dultos fixam os olhares no cai**o; *lguns *om </line>
<line> ex**essão de m*ita t*isteza nos rost**; *s c*ianças *it*m o fot*grafo no momen*o do d**paro </line>
<line> de b*tão. O rosto do m*rto * *ost*a*o de *erfil, destacando mais a suntuosi*ade *o c*nj*nto </line>
<line> da c**a. * *e*rato foi veicula*o em formato com c*r*** p*r* comple*ar o sin*l de distinção e </line>
<line> pre*tígio do mort*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> U*o a expressão cunhada pelo antro*ólogo norte-america*o Jay Ruby (2001). S*g*nd* ele, esse esti*o é </row>
<row> marcado por ima*ens onde o mo*to é re*ratado em **u féretro, norm*l*ente *o la*o de entes q**r*dos </row>
<row> enlutad*s. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, *. 12, *. 5, art. 8, p.13*-*50, Set. /O*t. 2015 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fot*gra*ia M*rtuária *a Bahia </line>
<line> 141 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - Cecil*ano de Carv*lho, Velório d* An*ônio Go*çalves, 1945. Có*ia dig*tal. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *ce*vo dig*tal Aloi**o da Cunh*, Senhor do Bo*fim. </line>
<line> Ao contrário de o ret*at* pós-mort* do cor*nel Fr*nci*co Dias Co*lho *ão permiti*do </line>
</par>
<par>
<line> s* veja * i*age* d* *al*cido *o </line>
<line> **ixã*, o último r**is*ro fotográfico enco*t*ado do se* </line>
</par>
<par>
<line> *ucess*r polí**co, coronel Antônio d* Souza Bent*, deixa exib*r o seu corpo par* o es**ctador. </line>
</par>
<par>
<line> Falecido no Morro </line>
<line> do Chapéu, e* 23 ** fevereiro de 19*6, o mun*cípio pe*dia, naquele </line>
</par>
<par>
<line> *omento, nas palavras do Co**e*o do Sertã*, "um elemento d* alto valor soc*al", con*orme </line>
<line> destaque da mat*ria de c*p* que *eiculava seu retrato of*cia* (CORR*IO DO SER*ÃO, 5 d* </line>
</par>
<par>
<line> mar*o de 1*46, p. 1) e a Bahia mai* um "velho </line>
<line> chefe *erta*ejo de estofo", *o*for*e Ruy </line>
</par>
<par>
<line> Santos, c*on*sta do jornal Es*ado da **h** (CORREIO DO SERTÃO, 1* de março de 1946, </line>
<line> p. 1). </line>
</par>
<par>
<line> *ntôn*o de S*uza Benta foi outro cas* inte*essante da </line>
<line> ascensão de *m </line>
<line> negro na </line>
</par>
<par>
<line> histór*a *olítica da *ahi*, da pri*eir* metade d*s novecen*os. Assumiu a paten*e de coronel </line>
<line> e, posterior*ente, * posto de líder de *unicípio. Nascido na *hapada Velh*, a*ual mun*cípi* </line>
<line> de Brota*, em 187*, era filho de F*ança de *ouza Ben*a e Benta Maria de J*sus. A*tônio *oi, </line>
</par>
<par>
<line> ainda criança, *ara o Morro </line>
<line> do C**péu. Ali se casou co* Honestina Virgilina B*nta, e* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. O*iveira </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> *895, com quem teve seu úni*o f*lho, Flo*oaldo, m*rto tr*g*cament* *m 1911, quando *inda </line>
</par>
<par>
<line> curs*v* o 3º ano d* Engenharia em *alvador. Souza Benta fo** la*ra*or e fazendeir* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Morro do Chap*u, mas fo* com* comerc*ante de pedras preciosas *ue a*gari*u *aior *o*tu*a, </line>
<line> provavelment* o que lhe rendeu a aquisiç** da *atente da *uarda *aci*nal. Foi ativo </line>
</par>
<par>
<line> p*rtici*ante da *ida </line>
<line> *olít*ca no Morro d* Ch*péu, exerc*nd* cargos c*mo inten*ente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *res*dente </line>
<line> do Con*elh*, mas s*m*nte após a morte de Francisco Di*s Coelho, em 1919, </line>
</par>
<par>
<line> assum*u o c*ntrole políti*o do município até 1930, aba*do*ando a carreira públi*a com o fim </line>
<line> da Repúbl*ca Velha e o desarm*m*nto dos sertõ*s (L*ITE, 2009). Até s*us *ltimos dias, o </line>
</par>
<par>
<line> *n*ig* cor*n** fo*a rever*ncia*o pelos conterrâneos e alvo de *ra*de prestí*io </line>
<line> *olítico, não </line>
</par>
<par>
<line> apenas ** *u* *icro*r*gião. </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ur* 6 - Auto* desc*nhecido, Veló**o d* Ce*. *nt*nio de Sousa B*nta, 1*46. *ópia d*gital. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Acervo d*gital Ped*o Bento, Morro d* Chapéu. </line>
<line> O último re*rato de S*uza *ent* é um raro exemplar do tipo e permite vis*alizar como </line>
<line> foi enterrado um vel*o cor*n*l remanesce*te da Re*úblic* Velh*. O aspecto d* *omposição é </line>
</par>
<par>
<line> interess*nte e sugere qu* houve um* intenção </line>
<line> em guarda* para a memória coletiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*n*, v. *2, n. 5, art. 8, p.1*0-15*, Set. /O*t. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fotografia *ortuária Na B*hia </line>
<line> 14* </line>
</par>
<par>
<line> posteridade nã* apena* qu*m *oi * mor**, m** também como se f*i. A cena montada *m </line>
<line> frent* de sua re*i**ncia tem, no centro da imag*m, seu corpo no caixão, lad*ado po* de*enas </line>
</par>
<par>
<line> de pessoas, </line>
<line> provavelmente familiares, amigos e corre*i*ionários </line>
<line> *olí*ico*. Desta*u* pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gran*e quantidade de negros e *est*ços. O **ixão fora i*tenc*ona*men*e inclinado, pa*a que o </line>
</par>
<par>
<line> observador p*d*sse notar sua fisionomia se*ena </line>
<line> e o corpo *or intei*o **rtand* seu u*iforme </line>
</par>
<par>
<line> da Guarda Na*iona* * a espada. * **ssível apre*iar *ambém detal*es do féretro, como s*as </line>
</par>
<par>
<line> dimensões ajustadas a* corpo e o molde em re*e*o </line>
<line> com arcanjo e dois queru*ins na parte </line>
</par>
<par>
<line> inf*rior. *ssa* imagen* são símbolos de *istinção, poder religiosi**d* d* m*rto, aspecto* e </line>
<line> lig***s e re*orçados *a sua tr*jetór*a com* líde* n*que*es s*rtões. A última lembrança retida </line>
<line> de **uza Benta está marcada po* *eu traço identitário construído como coronel de prestígi*, </line>
</par>
<par>
<line> l*der *aternalista estimado pelo po*o, vigoroso c*m as </line>
<line> a*mas e d*vo**do à fé c*tólica. O </line>
</par>
<par>
<line> *orr*io d* Sertão inf*rm* que, na ocasião, **ram batidas out*as chapas fotográficas, </line>
<line> infeliz*ente não l*calizadas. </line>
<line> 2.3 Um retrat* no co*t***o familiar </line>
<line> A troca d* retrato* dos mort*s entre fa*il*ares, ami*os e o*tros membros da* elites fez </line>
<line> parte da cult*ra fot*gráfic* o B*as*l, nas d*cada* de 10 e *0. Com o barateame*to do custo *a </line>
</par>
<par>
<line> *rodução fotográfi**, essa prática cresceu atingindo vári** pes*oas </line>
<line> de dife*en**s camadas </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômicas. (**URY, </line>
<line> 2001, p. 84-5) No contexto f*m**iar dos se*tões, foi p*ssível not*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> permanência desta circulação de foto*rafias até décadas poste*iore*, inclusi** *a dis*ribuição </line>
<line> de várias cópias, po*s se pe*cebe a existência de uma mesma image* em diferentes álbuns *e </line>
<line> famíli**. </line>
<line> Uma prática recorre*te entre al*um*s famílias foi o uso de fotografias de m*r**s entre </line>
<line> s*us álbu*s. * *rga*ização des*es re*ratos íntimos naquelas pági*as demon*tr* *m d*sejo d* </line>
<line> guardar e como guardar as últ*mas lembra**as *os morto*. Como dito, os re*ratos *ix*dos nas </line>
</par>
<par>
<line> pá*i*as de um ál*u* d* família, no*malmente, fazem parte d* *m co*texto. A ordem e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forma </line>
<line> de *rg*nização ob**e*em a** c*itér*os e*tabel*c*dos pelo responsável n* manutençã* </line>
</par>
<par>
<line> do á*b*m. Isso dem*nstr* alguns aspe*tos signi*icativos no *ro*esso </line>
<line> de reconhecimento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*agem no c**texto familia*. </line>
</par>
<par>
<line> U* modelo de retrato mort*ário de u** jovem em um caix*o ornamentado com flores </line>
</par>
<par>
<line> foi encon*rado em </line>
<line> tr*s álbu** na cidad* de Migu*l Cal*o*. *m um </line>
<line> deles, o exemp*ar fa* </line>
</par>
<par>
<line> par*e de *m contexto m*r*a*o </line>
<line> por maior afetivi*ade. O r**r*to </line>
<line> da falecida estava fixado no </line>
</par>
<par>
<line> centro de uma página *, ao seu redo*, vár*as outras fotog*a*ias ** co*i*iano n*ma propriedade </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. *015 ww*4.fsanet.c*m.**/r*vi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. *. S. Oliveira </line>
<line> 144 </line>
</par>
<par>
<line> rural. Em a**uma* daque*as image*s, foi escri*a, com ca*eta, a p*lavra "saudade" * desenhada </line>
<line> uma seta apont*ndo para * image* da falecida. A orga*ização das fo*ograf*a* por ta*anh* ** </line>
<line> página e a pres*nça da legen*a "saudade" i*sinua uma narrativa *ircular *m direçã* ao centro </line>
</par>
<par>
<line> que cond*z o olhar do observador p*ra a *rajetória qu* vai d* vida mort*. Te*ia *qu*la à </line>
<line> mulher, tido uma morte re*entina, *eixando um *rofundo *entimento d* perda não at*nuado </line>
</par>
<par>
<line> com o tempo? O enfr*ntamento do lut*, talv*z, fosse ame*izado no álbu* </line>
<line> com o u*o de </line>
</par>
<par>
<line> o*tras cenas ** momen*os alegres *ividos p*la **vem. Daí *orque o r*trato pós-*orte </line>
<line> isoladame**e não atender ao dese** familiar e associá-lo às suas últ*mas l*mbranç*s quando </line>
<line> *iva. </line>
<line> Fig*ra * - *utore* desconhecid*s. *ág*na ** álbum, c. 1947. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ace*vo *articul*r Elenit* Miranda R*cha, Migue* Calmon. </line>
<line> 2.4 Lembranças da morte de um artist* </line>
<line> Em Senho* *o Bonfim, a família *o f*tógrafo e m*estro Ce*iliano *e Car*alho (1885- </line>
<line> 1950) p*ese**a as l*mbr*nç*s dos **us últimos momentos e ** enfrentamento do luto. * </line>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, *. 12, n. 5, *rt. 8, p.13*-*50, S*t. /Out. 2015 www4.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fotograf*a Mo*tuá*ia N* Bahia </line>
<line> 145 </line>
</par>
<par>
<line> memória do morto se mantém *iva seja em **quivo mater*al, sej* *as *ec***ações dos f*lho*. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao primeiro, </line>
<line> *á </line>
<line> *ma coletânea compos** de f*togr**ia, poe*as, crôn*c*s, cartas, </line>
</par>
<par>
<line> cartões e telegram** rec*bidos pelos familiares e notícias ** jo*na*s baia*os pe*a *ca**ão do </line>
</par>
<par>
<line> fale*im*nto. * </line>
<line> conju*to *e materia* </line>
<line> e*cader*ado e* um </line>
<line> volume inti**lado "Mens*gens de </line>
</par>
<par>
<line> sau*ade" foi gua*dado pela fam*lia. Ali, *á pistas que co*du*em p*ra a intimidade daquel*s </line>
<line> difíceis m**entos de enfre***mento da morte pelo *rupo fam*liar. </line>
<line> Sua filha **dina lemb*a *o* m*ita emo*ã* todo o p*o*esso d* part*da do seu pai. </line>
<line> Diagn*sti**do com *âncer, em 1949, *oi submetido a uma cirurgia no *ospital Espanhol, em </line>
<line> Sal*ad*r. Esgotados os recur*os médic** disp**íveis na ocas*ão, foi rec*ndu*ido pel* família </line>
</par>
<par>
<line> a sua *esi*ênci*. *n*ina pres*rva </line>
<line> *om mu*ta </line>
<line> nitidez em s*as lembranças a imagem daque*a </line>
</par>
<par>
<line> ch*gada: "*embro q*ando ele entrou *qui. Eu não *squeç* nunca. Pare*e até que es**u v*n*o </line>
</par>
<par>
<line> ele *li. Vinha c*m * cha*éu en*rando pe*o *orred*r. Ti*ou o chapéu disse: Graça* a Deus e </line>
<line> e*tou na minha casa!"9. </line>
<line> A*ueles últ*m*s momentos, entre **u re*orn*, em 08 de dez*mbr*, e a sua *orte, em </line>
</par>
<par>
<line> 15 de jane*ro de </line>
<line> 1950, foram de muito pesar p*ra a família. Ondin* declarou que seu pai </line>
</par>
<par>
<line> faleceu em casa e lúcido de se*s dia* finais, *esignado por *st*r junto aos familia*es e vi*itado </line>
</par>
<par>
<line> pelos amigos. Sua **rte f*i marcada por ri*os e homenagen* e* Senhor *o Bonfim </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> arti*ta e *ndivíduo de grand* prestí*io social. Os serviços de alto falan*e da cidade na***le dia </line>
</par>
<par>
<line> for*m li*ados apenas *s </line>
<line> onze horas, para not*c**r seu fa*ecime**o com a le*tura da "Cr*nica </line>
</par>
<par>
<line> ** Soc*edade Rad*o C**tural", escrita por um j*vem </line>
<line> a*mirador do músico. A Rá*io Dom </line>
</par>
<par>
<line> He*rique t*mbé* lhe rendeu homenage*, *om * leitura de uma crônica assinada por um </line>
</par>
<par>
<line> músico. Aquele </line>
<line> clima de "fes*a de saudade", co*o foi denominado com or*ulho pelo f*lho </line>
</par>
<par>
<line> Omar, foi "a ma*or q*e B*nfim já assi*tiu, do sacerdote ao médico, do advogado ao </line>
</par>
<par>
<line> funci*nário público do povo humilde"10. Al** </line>
<line> das manifesta**es e**on*âneas d* </line>
<line> apreço </line>
</par>
<par>
<line> popular, o *ve*to fo* *br*lhantado </line>
<line> c*m partic**ação *a Fi*a*m*nic* Un*ão e Re*re*o, *ue a </line>
</par>
<par>
<line> to*ava a marcha fúnebre "Descansa em P*z" composta p*lo próp*io Cecilian* para </line>
<line> aque*a </line>
</par>
<par>
<line> ocasião. </line>
</par>
<par>
<line> O retrato pós-morte *e C*ciliano, caso t*nha *ido *r*du**do, não fo* us*do pela </line>
<line> fa*ília na* suas lem*ranças. Nos an*s 50, já pr*dominav* o *ostume de se u*ar uma imagem </line>
<line> em *ida no* *antinhos d*stribu*dos nas missas e túmulo. Seu *l*i*o retra*o foi real*zado por T. </line>
</par>
<par>
<line> Dias, amig* * fo*ógraf* </line>
<line> de *a*vador. Aquela ima*em *oi usa** no sa*ti*ho, tamb*m nas </line>
</par>
<par>
<line> divulg*çõe* </line>
<line> *úblicas e em homen*gens conferi*as a e*e. A c**ia em format* </line>
<line> 9x 14 </line>
<line> cm </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 9 </row>
<row> *0 </row>
</column>
<column>
<row> *ep*imento d* On*i*a Carva*ho grava*o na sua *esi*ência e* Senhor do Bonfim, em 17 de outubro d* 201*. </row>
<row> Conforme C*RVAL*O, 1*5*, p. 31. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esin*, v. 12, n. 5, *rt. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. Olive*r* </line>
<line> 146 </line>
</par>
<par>
<line> en*ontra-se *a primeira p*gina da c*letânea "Mensagens de saudade". **bre o tú*ulo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> C*ciliano fo* **l*cado um* "marcha fúne*re", com*osta pelo filh* Omar e dis*ribuída em </line>
<line> formato de *antinho n* m*ssa de trigésimo dia. Uma f*tografia d* túmu*o, tirada na ocasião, </line>
<line> foi ve*cula*a ju*to *om seu último retrato na biografia lançad* pelo fil**, co* patrocínio da </line>
<line> So*iedad* Beneficen*e e Cul*u*al União e Recreio, e* 1959. * enfrent*ment* do l*to naquele </line>
<line> con**xto *am*lia* permi*iu qu* se *ult*vass* sua memória nas repre**ntações coletivas de </line>
<line> *arent*s, ami*os e admira**res, mas t*mbé* q** se af*rmasse su* i*d**idual*dade. </line>
<line> **gur* 8 - Fo*o: T. Dias; Poema: Oma* Carvalho. *antinh*, 1*50. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Ace*vo parti*u*ar família d* *eciliano *e *ar*alh*, Senhor do Bonfim. </line>
<line> 2.5 "Retratos *e *nj*nh*s" </line>
<line> No co*junto da *éri* coletada, há um pr*domínio *e retrat*s de crianças*1. Sua </line>
<line> *re*ominância pode s*r justificada pel* *lto *ndice de mortalidade infan*il ** Bras*l, durante </line>
</par>
<par>
<line> a primeira meta*e do **culo XX. A dor da par*ida levava muita* famílias a pre*ervar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> úl*imas i*agens ** suas cria*ças. Titus Rield *pon*ou, na regi*o </line>
<line> do **rir* *ue, nas zonas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 11 </row>
</column>
<column>
<row> rur*is, os re*rat*s dos mor*os na m*i* tenra i****, muitas vezes e*am o únic* tipo *e *ateria* </row>
<row> *sso ta*bém foi v*rificado em outras regiões do país, confor*e os est*dos *á m**c*onados no Rio Grand* d* </row>
<row> Sul, Goiás e sertão do Cariri. </row>
<row> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. *015 w*w*.f*anet.co*.*r/*evista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F*to*ra*i* M*rtuária Na *ahia </line>
<line> 147 </line>
</par>
<par>
<line> que guardavam de suas existências. Isso s* deve à p*e*ariedade de condições m*teriais do </line>
<line> lu*ar o* *a*ta de atitu*e do* pais em provi**ncia* l*go uma certidão d* *a*c*ment* ou de </line>
<line> óbito das cri*nças. (S*ARES, 2007, p. 80). </line>
<line> *igu*a 9 - Autor *esconh*cido. Velór*o de "anj*nho", c. 192*. Cópia em papel c. 9x12 cm. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*ervo *articular Lí*i* *rassi, *acobina. </line>
</par>
<par>
<line> Os "retra*os de anjinho*", como são chamados na Bahi* e em *iversos lugares </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Br*si*, trazem i*agens de bebês </line>
<line> e* caixões s*zi*hos *u diante d* pe*so*s consternadas. </line>
</par>
<par>
<line> Embora *eja *ais c*mum enc*n*rar a prática desses regis*ros entr* as *amad*s *ais </line>
<line> populares, o *elório de *njinhos fez pa*te de *ariados estratos so*ial nos sertõe* baianos. No </line>
<line> c*so das f*mílias das elite*, uma pro*ução *lamoros* do *elór*o podia mobil***r o uso de </line>
<line> cen*rio, ar*anjos o* até crianç*s vestidas de anjos, p*sand* ao la** do caixão, *omo s* vê na </line>
<line> imagem anterior. </line>
<line> A s*rie *onsultad* a*onta p*ra u*a *rá*ica ai*da viva nos sertõ*s *o envio de retrato* </line>
</par>
<par>
<line> de "anj*nhos" para parentes dist*nte* ou padrin*os, com* forma d* lembrança. *través </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *nvio de </line>
<line> có*ias, os pais en*endiam estar participando * dividin*o c*m os parentes * </line>
</par>
<par>
<line> compadres o se*timento da perda do ente querido. O pequeno forma*o dos modelos permitia </line>
<line> que *ossem enviados em envelo*es por correios ou mesmo a*ravés de parti*u*ares. A foto </line>
<line> R*v. **A, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, *.130-150, S*t. /Out. 2015 www4.fs*n*t.co*.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. *liveira </line>
<line> *48 </line>
</par>
<par>
<line> seguinte é de uma *riança falec*da *om u* *no e *e*s *e***, em 12 de julho ** 1940. F*i </line>
<line> *fertada pelos *ais aos *adri*hos do "anji*h*", em **g*el Calmon. </line>
<line> *igura 10 - A*t*r *ão id*ntif*ca*o. "Anji*ho" em ca*xão, 1**0. Có*ia em papel c. 9x12 c*. </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: **ervo partic*la* Ele**ta **randa Rocha, Mig*el Calmon. </line>
<line> A im*g*m d* últi*a f*tog*afia foi conceb*da no *entid* d* d*st*car a sereni*ade do </line>
</par>
<par>
<line> rosto, suas vestes bran*as e *s flores atrav*s de f*ndo escuro e neutro. Esse artifíc*o </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizado *ui*as vezes </line>
<line> pelos fotógra*os *om usos de </line>
<line> panos, como *este caso. No v*rso </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> retrato, a expres*ão da </line>
<line> pe*d* na dedicatória: "Uma d*r, uma recorda*ã*, uma s*udade, </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> lágr*ma, um úl**mo su*pi*o... da nossa *an*erci *i*s". A r*pe*tina morte deix*v* um **cuo </line>
<line> na vi** da f**ília, que era pr*enchido *om * *enitiv* da "rec*rdaçã*" da sua imagem </line>
<line> derradeira. </line>
<line> 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A fotograf*a e*con***-se inc*rporada nas prátic*s **nebr*s *o* sertõe* bai*nos como </line>
<line> *arte de artefatos produz*d*s *as *embranças *os mortos. Seja como ob**to d* c*lto d* </line>
</par>
<par>
<line> saud*de pelo* paren*es vivos, seja como objeto d* </line>
<line> e*posiçã* </line>
<line> no co*texto das r*sid*nci*s, o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 5, a*t. 8, p.130-15*, Set. /Out. *01* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Foto*rafia Mortuá**a Na Bahia </line>
<line> 149 </line>
</par>
<par>
<line> *etrato fotográfico pós-morte cumpria diversas fin**idades sociais, entre elas c*mo ob*et* de </line>
</par>
<par>
<line> lembra*ça no enfrentam*nto do luto, a*estado de boa *orte ou </line>
<line> até mesmo estreitame*to de </line>
</par>
<par>
<line> rel*ções *ntre parentes e amigos *as famílias do **rto. O retr*to f**ográfico p**-morte </line>
</par>
<par>
<line> depois foi su*stituído pe*o "san*inho", *eque*o formato de l*m*r*nça *om i*scrições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ima*em do m*rto </line>
<line> ainda e* vida. O santin*o, atual*ente, ainda cont*nua se**o distribuído </line>
</par>
<par>
<line> nas missas d* *ét*mo ou tr*gé*imo </line>
<line> di* entre as famílias daq*eles sertões da pesquis*. Ain*a </line>
</par>
<par>
<line> que *ão tenh* sido objeto abordado por *st* a*t*go, talvez seja relevante saber que, d*rant* a </line>
</par>
<par>
<line> *oleta de </line>
<line> *ater*ais para </line>
<line> este estudo, *otei qu* uso social do retrato *o*tu**io també* foi o </line>
</par>
<par>
<line> incorpo*ado nas práticas **miteriais das fam**i*s nos sertões. Ali eram, e ainda são, coloc*das </line>
<line> nos túm*los pequenas l*mbranças, em ret*at*s esmaltad*s, do mort* ainda *m vida. Es*e **po </line>
</par>
<par>
<line> d* técnicas e seus ar*ífi*es ainda é pouco **squisados no Brasil. Entre*ant*, **esar d* </line>
<line> a*ual </line>
</par>
<par>
<line> mudança </line>
<line> de </line>
<line> atit*de, dia*te da i*agem do morto em grande parte mundo ocidental, </line>
<line> onde </line>
</par>
<par>
<line> guardar imagens do m**to virou sinônimo *e *orbidez, ve*ificou-se, ainda, *aq*ele* se*tões </line>
<line> baiano*, a manuten*ão, até os d*as de hoje, d* prát*ca de retratá-lo *m seu último momento, </line>
<line> principalmente entre *lg*ns g*upos familiares. E*se a**ect* ainda merece m*is at*nção, mas </line>
<line> pode se*vir co*o pauta para outro artig*. </line>
<line> *EFER*NCIAS </line>
</par>
<par>
<line> *RIÈS, P. His*ória *a morte *o </line>
<line> ocidente: da Idade Médi* *os nos*os dias. Tradução </line>
</par>
<par>
<line> Pri*cila Vi*na de *iqueir*. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 201*. </line>
<line> BARTHES, R. A câmara clar*. Tra*ução *anuela Tor*es. Lis*oa: Edições 70, 1981. </line>
<line> BEL*ING, Hans. "Por uma a**rop***gia da imagem". In Concinnitas. Ano 6, vol*me 1, n. 8, </line>
<line> j ul ho 20*5. </line>
<line> BORGES, D. R. *egis*ro de memória em ima*ens: usos * funções da *o*ogr*fia m*rtuária </line>
<line> em contex*o f*milia* na cidade de Bela Vist* de Goiá* (1920-1*60). *isser*ação de Mestrad* </line>
<line> e* Cultu*a Visual. *oiás: U*G, 2008. </line>
<line> CARVALH*, O. Biogra**a de *eciliano Carvalho: ma*stro e composito*. Bahia: Edi**ra </line>
<line> Er* Nova, 19**. </line>
<line> COR*EIO *O SERTÃO. "So**e o fale*imento d* *el. Ant*nio de **nta". Ed. 139*. </line>
<line> Morro do Chap*u, 15 de mar*o de 1**6, p. 1. </line>
</par>
<par>
<line> CORREIO *O *E*TÃO. "U* ele*ento de alto valor s*cial </line>
<line> acaba de perd*r Morro do o </line>
</par>
<par>
<line> Chap*o. Faleceu nesta cidade o Coronel Antônio de S*u*a Benta". Ed. 1394. Morro </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *h*péu, 5 de março de 1946, p. 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 5, **t. 8, p.*3*-1*0, S*t. /O*t. 2*15 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. G. S. O*iveira </line>
<line> 150 </line>
</par>
<par>
<line> KOURY, M. G. P. "Você fotografa </line>
<line> os *eu* mortos?" in Imagem e Memória: Ensaios *m </line>
</par>
<par>
<line> Antrop**ogia Visual. R** de Janeiro: *a*amond, 2*01. </line>
</par>
<par>
<line> LEITE, J. G. "*err* do frio" coro*éis de "sa*gue q**nte"?: Políti*a, </line>
<line> pode* e alianç* em </line>
</par>
<par>
<line> Mo*ro *o Cha*éu (19*6-1926). Diss*rtação d* *estra*o em Históri*. Feira *e *antana: </line>
<line> UEFS, 2009. </line>
</par>
<par>
<line> OLI*EI*A, V. G. S. </line>
<line> "Of*ereço *eu original c*m* lembrança": Circu**o s*c*al da </line>
</par>
<par>
<line> fo*og*a*ia nos se*tões da Bahia (1900-195*). Tese de Doutora** e* His**r*a. Sa*vador: </line>
<line> *FBA, 201*. </line>
<line> *EIS, J. J. "O cotidiano da mor*e no Brasil oi*oc*ntista" in História da Vida *rivada no </line>
<line> *ra*il: Império. O*ga*iza*or do vo*ume Lu*z Felipe de Alencastr*. São *aul*: Compan*ia </line>
<line> da* Letras, 199*. </line>
<line> RIED*, *. Últim*s lembr*nças: r*trat*s *a morte, no *ar*ri, regi*o do Nor*este brasileiro. </line>
<line> São Paulo: Annablum*/F*rt**e*a: Secu*t, 2002. </line>
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<line> R*BY, J. "Retra*ando </line>
<line> os mortos". In KOURY, Mauro Guilherme *inheiro. Ima*e* </line>
<line> e </line>
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