<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 8, *.130-150, Set. /Out. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.8
</line>
</par><par>
<line>
Fotografia Mortuária Na Bah*a:
</line>
<line>
Uma Ab*rdagem Sobre Suas Práticas Nos S*r*ões
</line>
<line>
Mortu*ry *hotog**phy In Bahia:
</line>
<line>
An **proach Abou* Their Pract*ces I* T*e Hinterl*nds
</line>
</par><par>
<line>
Valter Go**s San*os Olivei*a
</line>
<line>
Do*tor em *i*tória p*la Universidade Fed*ra* da Bahia
</line>
<line>
Profes*** da univer*idade Federal d* Bahia
</line>
<line>
E-ma*l: valterdeo*iveira@gmail.com
</line>
</par><par>
</page><line>
*nd*reço: Valter Gom*s Santos O*iv*ira
</line>
<line>
Univ**sidade *o E*tado da Bahi*, D**artamen*o de Ciências Hum*n*s, Campus I*.
</line>
<line>
Rua J. J. Seabr*, s/n Jacobina
</line>
<line>
Edito*a-ch*fe: Dra. Marlen* Ara*jo *e Car*alho/Facu*da*e *anto Agos*inh*.
</line>
<line>
Artigo recebi*o em 13/07/2015. Última versão rec*bida em 06/08/201*. A*r*v*do *m 07/0*/201*.
</line>
<line>
*valiado pelo sis*e*a Tri*le Review: a) *esk Revi** p*la Editora-Chefe; e b) Doub*e Blin*
</line>
<line>
R*view (aval**ç*o ce*a por doi* avaliador** da área).
</line>
<line>
R*visão: G*amatical, *orma*iva e de Fo*matação.
</line>
<line>
*poio e *inanciam**to: Univer*idade Federal *a Ba*i* e Universidade do Es*a*o da Bah*a.
</line>
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<par>
<line>
Fotog**fia Mo*tuária Na Bahia
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
<line>
A f**ografia pós-morte foi uma *écnica b*stante recorrente na tra*ição f*t*gráfica o*idental.
</line>
</par><par>
<line>
A*é me*d*s do *éculo
</line>
<line>
passad*, era comum se encontra* algum
</line>
<line>
tip* de a*t*fato f*tográfico
</line>
</par><par>
<line>
entre os r*positório* da **mória f*milia* de div*r*os gr*pos sociais. Este a*tig* consiste no
</line>
<line>
est*do de uma série de *o**gr*fias mort*árias colet*das *m pesquisa r*alizada so*re circuito
</line>
<line>
social da fotogr*fi* no* sertões baianos durante a pr*meira *eta*e do século passado. O
</line>
<line>
objet*vo foi anal*sar * natureza * característica dessas fotog*afias lig**as às práticas fúnebres,
</line>
<line>
bem co*o **sv*ndar os p**sív*is *s** e funções *esses *rtefato* no interior *o* grupos
</line>
<line>
*ociais aos quais pertenc*a*. O *studo revel* alguns traços s*m**a*e* * outros bem
</line>
<line>
pa*ticulares dessas *rá*icas *ealizad*s naquele* sertõe* baianos em relação a outras regiões do
</line>
<line>
**asil e do mundo.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Fotografia *o*tuária. P*áticas fú*e*r*s. Sertões baianos.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Po*tmortem *h*tograph was a fairly *ecurri*g *echnique in Western phot*gra*hic tradit*on.
</line>
<line>
*ntil the mi*dle of last *entury *t *as **mmo* t* f**d some k*nd o* p**tog*aph*c *rtif*ct
</line>
<line>
am*ng the repo*i**ries of *amily *emory o* *i*ferent soc*al groups. This article is *he study
</line>
<line>
of a series of mortuary pho*ographs collected in a surv*y about photography social circu*t in
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ia hinterlands durin* the first *alf
</line>
<line>
*f the l*s* cent*ry. The objective was to **aly*e
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
quali*y and charact*r of these photographs linked to funer** practices, and unc*vers
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
possible us*s and f*nctions of these d*vices inside the social group* to whic* the* belonged.
</line>
<line>
The study rev*als som* similar tr*its and oth*r spe*ial w*ll the*e practices carried ou* in those
</line>
<line>
backlands *ah*a compared to *ther regions of Braz*l and the wor*d.
</line>
<line>
Keywords: Pho*ography mortu*ry. Funeral practic**. Bahia hinter*ands.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 5, art. 8, p.13*-1*0, Set. /O*t. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. *. Oliveira
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
* ligação da foto*rafia *om o tema d* morte é *isceral. O nascimento d* fo*o*raf*a foi
</line>
<line>
segu*do pela prática d* se *irar *etratos dos *or*os co* auxílio *a c*mara escura. Sua* *aízes
</line>
<line>
ma** profundas pod*m *star relac*ona*as ** antigas prática* d*s homens das cavernas com *s
</line>
<line>
imagens li*adas à morte. O* usos de c*ânios de an*es*rai*, efígi*s ou bonecos r*prese*tando o
</line>
<line>
corpo e másc*ras m*rt*ári*s eram forma* como no*sos a*t*passados tr*b*lh*v*m sua*
</line>
<line>
questões *iante da i*exorab*lidade da *orte (SOARES, 2007). Das tr*s práticas, * última e*a
</line>
<line>
bastante recorrente, **incipalmen*e entre a* elites, quando da invenção da fotogr*fia. Com o
</line>
</par><par>
<line>
te*po, a má**ar* mortuária ced*u muito ***aço pa*a o uso
</line>
<line>
da *otografia, como ve*culo *e
</line>
</par><par>
<line>
*etençã* d* úl*ima *mage* d* morto. Sua capacidade de verossi*ilhança, repro**tibilidade e
</line>
<line>
ace*sibilidade *ez d* retra** p*s-morte uma *rande sen*ação no mundo co*te*porâneo. Basta
</line>
<line>
ver que, atua*men*e, somos *nvadidos, co*stantemen** por ess* princíp*o de im*gem técnica,
</line>
<line>
nos mais diversos v*ículo* *e comunicaç*o, send* o ***a *a *orte *a*tante *xplorado pe*as
</line>
<line>
m*di** populares, *omo televisão, jornal ou cinema.
</line>
<line>
*a A*ta *dade Média até meados do sécu*o XIX, a atitu*e do homem diante da mo*t*
</line>
<line>
mu*ou, m*s de forma t*o l*nta *u* *uase foi despe*c*bida pelos contempo*âneos. A partir de
</line>
<line>
ent*o, h*u*e o que P*ili*pe Ariès (2**2) c*a*ou de uma re*o*ução brutal das id*ias * ***
</line>
</par><par>
<line>
*entime*tos
</line>
<line>
tradicionais. A mor*e passava a tornar-se
</line>
<line>
vergonhosa e obje** de interdi**o.
</line>
</par><par>
<line>
*urante
</line>
<line>
*s oitoce*to*, ass*s**u-se a u* r*cuo nos **tos ligado* à morte e um exagero no*
</line>
</par><par>
<line>
lutos, o que **gn*f*ca q*e os parentes a ace*tavam com *ais d*ficuldade.
</line>
<line>
R**and Barthes (*981) suspeit*va que o sur*ime*to *a *ot*grafia tivesse **g*ma
</line>
</par><par>
<line>
relação com *s** crise d* mort* oco*rida no* oito**n*os. A fotogr**ia coe**nea desse é
</line>
<line>
sentimen*o de mud*nç* diante do *nevitável mome*to da morte * foi requisi*a*a c*mo
</line>
<line>
a*tídoto p*ra es*a crise. A memó**a ** morto p*ssou a ser cultiva*a atra*és d* imagem
</line>
</par><par>
<line>
fot*gráfi*a *ej* *omo
</line>
<line>
f*rma
</line>
<line>
de escamotear a pr*pri* morte, seja com* f*rma
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
enf**ntamento d* luto. E** como **, desapar*c*do * c*rpo, restasse sua ima*em registrada
</line>
<line>
co** m*io de *ei*teg*aç*o social do m*rt* (BE*TING, 2*05).
</line>
<line>
J** *uby, em se*s estudos s*bre *epresentações mortuárias na América da Era
</line>
<line>
Vi*oria*a, aponta que durante o períod*, emergiram três estil*s de fotografias rela*ionadas *o
</line>
<line>
assunto:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re**na, v. 12, n. *, a*t. 8, p.13*-150, Set. /*ut. 2015
</line>
<line>
w*w4.*s*n*t.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fot*g*afia *ortuária Na Bahi*
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
Dois deles *roje**dos p**a "*ega* * morte", i*t* é, para i*sinuar que os def*nt*s nã*
</line>
</par><par>
<line>
mo*rera* re*lmente, e o terceiro que
</line>
<line>
buscava r*vel** u*a tentativa de r*t*atar os
</line>
</par><par>
<line>
mo**os como um objeto *e dor circun*ado por entes qu**idos en*ut*d*s. (RUB*,
</line>
<line>
2001, p. 9*)
</line>
<line>
O p*i*eiro es*ilo foi marcado po* uma con**nção da **oca, i*titulada d* "ú*timo
</line>
</par><par>
<line>
son*", na qual o fo*ógrafo pr*cu*ava trans*itir uma *mpre*s*o *e
</line>
<line>
que a pe*soa estive*se
</line>
</par><par>
<line>
"ad*rmecida", ao invés de morta, colo*ando o corpo *m a*gum *obi*iário dom*stico. *
</line>
<line>
segu*do, uma variação da primeira, procur*v* disfarçar a i*eia da morte, como *m simu**cro,
</line>
<line>
d*ixando a pessoa *om o*hos ab**tos ou posando de d*ver*as mane**as. Por fim, no *inal do
</line>
<line>
séc*lo, o corpo pass*u * ser fotogra*ado *o **terior d* caixão, em enquadr*mento isol*do ou
</line>
<line>
*om *com*anhantes ao r*dor ** fér*tro.
</line>
<line>
A prática do *ltimo r*trat* fez pa*t* *a tradição da pintura antes de ser incorpor*da
</line>
<line>
pela fo*ografia. *uran*e os sécul*s, *VII* e XIX, vári*s artis*as *inta**m en*es familiar*s ou
</line>
<line>
p*ss**s famo*a* em seus le*to* de morte. Um exemplo clássico é o famoso quadro ** M*rat
</line>
<line>
morto, *i*tado *or Jacques Louis Da*id. A fotograf*a, por *u* vez, **r*ou muita das
</line>
</par><par>
<line>
con**nç*es
</line>
<line>
estéti**s *xi*t*ntes nas *int*r*s de *orto*. Ainda na *poca d* daguerreótipo,
</line>
</par><par>
<line>
foram *roduzidos art*fatos no *stilo "último* retrato", f*itos por *adar, co** evidência dess*
</line>
<line>
her*nça pictór*ca. Coube à fotogr*fia a criaçã* de for**s para escamotear a morte, permitindo
</line>
<line>
que sugerisse o mo**o par*cer *ivo. *lguns fotógrafos usaram o re*urso d* manipular os
</line>
<line>
corpos para alcançar o *egi*tr* ide*l, co*o o norte-*mericano Albert **nds S***worth:
</line>
<line>
A *écnica que eu **nh* escolhido c*nsistia em v*stir os corpos e *stendê-los em um
</line>
<line>
*ofá. Simple*ment* estendê-los, co*o se eles e*tiv*ssem dormin*o. Foi o prim*iro
</line>
<line>
obstáculo q*e encont*ei. T*atava-se de um garoto *e uns do*e a**s. P*ecisei *e
</line>
<line>
m*ito tempo par* con*eguir que a família ** deixasse agir como e* de*ejava, mas
</line>
<line>
acabei por gan*ar a ca*sa. Insis*o n*sse ponto, ele é *ri*ordial: você deve proceder
</line>
<line>
como q*iser, n* med*d* em qu* * corpo *o*e s*r manipulad* * dobrado. Você pode
</line>
<line>
faz*-lo *anto quanto as articu*a*ões o permitirem e lhe **r *m* posição n**ural.
</line>
<line>
(S*UTHWORTH apud *OA*ES, 2007, p. *07)
</line>
<line>
Por mais *órbi*a que possa parecer, essa prática foi, na época, bastante r*co*rent* nos
</line>
</par><par>
<line>
Es*a*os Unido*. Be*
</line>
<line>
verdade,
</line>
<line>
não deixo* de exis**r. No Brasil,
</line>
<line>
desde * s*u surg*mento,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fotog*afia mante*e ínti*a ligaçã* com
</line>
<line>
práticas mort*ári*s, *om* demonstram *l*umas
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas por diversas re*iões do país1.
</line>
</par><par>
<line>
Do final do *éc*lo X*X a*é meados do *éculo XX, f*ram i*tensos os hábitos lig*dos *
</line>
<line>
fotografar seus mo*to* para usos *es*oais, guardando seus retra*os org*nizados em álbuns de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, *. 5, art. 8, p.130-150, S*t. /Out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. S. Oliv*ira
</line>
<line>
134
</line>
</par><par>
<line>
família ou exibindo-os na* parede* ou e* mobíli** da c*sa. Mais t*r*e, surgi*am *orm*tos em
</line>
<line>
sant*nhos, ca*t*es *e ag*adecimentos e le*branças, porém c*m imagens da pessoa ainda v*v*,
</line>
<line>
com* uma for*a de *eter *ua memór*a, em mome*t*s que não lembrassem o da morte.
</line>
<line>
(KO*RY, *0*1)
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 PRÁTICA* DO *E*RA*ISM* MOR**ÁR*O NOS SERT*ES B*IANOS
</line>
</par><par>
<line>
Nos sertões
</line>
<line>
d* Bahia, a inserção da foto**afia entr* as práticas fú*ebr**
</line>
<line>
*ntegra o
</line>
</par><par>
<line>
*ni*erso cultural de di*ersos g*upos socia*s. Em *inh*s p*squisa* sobr* o circuito social *a
</line>
<line>
fotografia nas mic*orregi*es de J*cobina e Senhor do Bon*im localizei imagens associ*das ao
</line>
<line>
tem* no contexto famil*ar em municíp*os c*mo C*mpo *ormoso, Jac**ina, Jaguarari, *iguel
</line>
<line>
Calmon, Morro do Ch*péu e Senho* *o Bo*fim (OLIV*IRA, 2014). Sã* re*ratos d* defunt*s
</line>
<line>
em caixões, cortejo *únebre, túmulo c*miter*a*, *is*a de *étim* *ia, santinhos e úl*imo*
</line>
</par><par>
<line>
*etratos pré-morte usados como lembra*ça. Embora a maior
</line>
<line>
pa*te correspo*da à primei*a
</line>
</par><par>
<line>
metade dos n*v*centos, lo*aliz** regis*r*s até a *écada de 80. Ademais, fui t*s*e****a ocu*ar
</line>
</par><par>
<line>
de recentes soli*itaçõe*
</line>
<line>
po* parte
</line>
<line>
de alguns fam*liar*s *ara o registro dos seus mo*to* em
</line>
</par><par>
<line>
velór*os. **so d*nota que,
</line>
<line>
mesmo diminuin*o ao l*n*o do tempo, a prática de *otogr*far o*
</line>
</par><par>
<line>
mortos aind* é *ma **ltur* viv* nos sertões baianos.
</line>
<line>
Figura 1 - Macrorre*iões *acobina e Sen*or do B*nfim
</line>
</par><par>
</page><line>
Do conjun** da* imagens fúneb*es coletadas (32), *penas três são em cores. Os
</line>
<line>
fo*mato* *os artefatos variam: há estil* c*rtã* de gab*nete (4), papel 10 x 15 cm (8), pa*el 9 x
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 5, ar*. *, p.130-150, Se*. /Out. 2015 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fo*ografia Mortuária Na Bahi*
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
12 cm (1), papel 6 x 9 cm (1), p*pel 4 x 6 cm (1), negativo de *lásti*o 6 x 6 cm (2), sant*n*o
</line>
</par><par>
<line>
(*) **to p*bli*ada em li*ro (1). Predominam as imagens no e
</line>
<line>
enquadramento em h*ri*ontal
</line>
</par><par>
<line>
(20) sobre o vertic*l (1*). Os artefatos fotográficos l**ados à m****i* dos mo*t*s er*m
</line>
<line>
guardados e* *lbuns de f*mília, o* também *xp*stos em parede* ou mobílias das residên*ias.
</line>
<line>
Um* im*gem de 1939, encon*rada em J*c*bina, p*de remeter à téc*ica utilizada pelo
</line>
<line>
fotógrafo americ*no So*twor*h, e ide*tif*cada como pa*rão "últi*o s*no" por Jay Ruby,
</line>
<line>
duran*e os oitocentos. O retrato, *m es**lo cartão de *abi*ete, e*ib* u* i*div*d*o falecido em
</line>
<line>
*osição deita** sobre *ma m**ília domést*ca. O falec*do veste uma rou*a clara, * os det*lhes
</line>
</par><par>
<line>
do lenço segurando
</line>
<line>
a ma*d**ula e da mã* esquá*ida
</line>
<line>
suge*em
</line>
<line>
qu* s*u falecimento
</line>
</par><par>
<line>
provavelment* ti***se ocorrido após um l*ngo sofrimento. Nest* c*so, talve* a expre*são
</line>
<line>
"de*c**so" *eja mais *propri*da, como é comu* ouvi* **é hoje e*tre as pessoas nos s*rtões.
</line>
<line>
Um* anotação no ver*o indi*a **e possuía 25 anos, *uando *a*eceu em 24 de mar*o daque*e
</line>
<line>
ano.
</line>
<line>
Figu*a 2 - Rosendo Borges. *etrato de morto, 1939. Foto so*re cartão.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Acervo part*cular Osmar Mic*cci, Sal*ador.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, *rt. 8, p.*3*-150, Set. /O*t. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. S. Ol*ve*ra
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
O retrato d* morto fora do caixã* é um as*ecto int*re*sante, uma vez que o uso m*is
</line>
<line>
recor*ente *o *rasil fo*se o co*trá*io2. A falta de recurso f*n*nc*iro para a*quir*r um fé*etro
</line>
<line>
entre as camadas soc*ai* populares d*s *eios *urais, p*ov*vel*ente pudesse levar *o último
</line>
</par><par>
<line>
registro *essa maneira, o *ue não
</line>
<line>
parece ser *
</line>
<line>
caso deste ret*a*o baiano, dado o p*rfil do
</line>
</par><par>
<line>
mort* e o p*drão do art*fato. **r outro lado, o desejo de gu*rdar a últi*a imag** do fa*ecido
</line>
<line>
fora do c*ixão, possivel*ente, se destinava a atenuar o enfr*ntamento do lut*, com a sensação
</line>
<line>
de que não estivesse efetivame**e mo**o, mas sim "descansando".
</line>
<line>
2. * Re**atos *a boa morte de líderes sertanejos
</line>
<line>
As homenagens, por ocasião da morte *e u*a *ran*e liderança po*í*ica nos se*tõe*,
</line>
<line>
eram consideradas, pelos contemp*râneos, como verdadeiros espe*áculo* p*b*icos. Ritua*s
</line>
</par><par>
<line>
l*túrgicos, político* populares c**corriam *a*a demarcar * pres**gio do morto. Poemas, e
</line>
<line>
*r*nicas e fotografias assu*iam *ignificativa importânci* como *spaços *as memó*ias ligadas
</line>
</par><par>
<line>
à morte. Em grande medida, fotografias dos
</line>
<line>
lideres polític*s, mortos
</line>
<line>
visavam tr*nsmiti*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*nsaçã* d* *oa *ort*3. Os capitais políticos, assumido* pelo* coronéis e* vid*, re*e*tiam-se
</line>
<line>
nos rituais de suas pa*tid*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ra*cisc* *ia* Coelho foi
</line>
<line>
um
</line>
<line>
*oron** que enc*ntrou na *ot*grafi* um recurso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
construç*o * *ivulgação de sua *mag*m pública. N*scido em 1864, na Fazenda G*rg*lh*, no
</line>
</par><par>
<line>
atual município do M*rro do Cha*éu, era desc*ndente de escravos, e aprendeu a *er
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*creve*. Nos *nos de 1880, tr**alhando *omo *abelião de not*s, passou a comer*ializar com
</line>
</par><par>
<line>
o *arbona*o, cuja ex**oração
</line>
<line>
en*ontrava-se em
</line>
<line>
franca *xpan*ão *a *ahia. *ra*as fortuna à
</line>
</par><par>
<line>
conqu*stada, a**uiri* sua pat**te de tenente-co*on*l da *ua*da Na*ion*l (SA*PAIO, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
ráp*da ascensão so*ial, *conômica polí*ic* do coronel e
</line>
<line>
neg*o Dias Coe*ho é um caso
</line>
</par><par>
<line>
in*o*um na história *ocial do Brasil rep*blica*o.
</line>
<line>
No início dos n*vecentos, Francisco **as Coel*o exp** em um ateli* foto*ráf*co em
</line>
</par><par>
<line>
S*lvador, um r*tra*o on*e aparece portando s*u *nif*rme ** Guar*a
</line>
<line>
N*cio*al.
</line>
</par><par>
<line>
Posteri*rme*te,
</line>
<line>
dis**ibuiu *equenas cóp*as do m*smo p*r* *s seus prováveis ***itor*s antes
</line>
</par><par>
<line>
de **çar ao post* de intendente, em 19*0, tran*fo*m*ndo-o, de*o** em um enor*e quadro q*e
</line>
<line>
fora colo*ado no Paço Municipal. Este, pr*vavel*ente, foi o **minho *nc*ntrado para
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-15*, Set. /Out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fotografi* M*rtuária Na Bahi*
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
angariar **e*tí*io so**al e político numa épo*a f*rtemente dominada por dis*urso* de eugenia,
</line>
<line>
r*forçan*o * discriminação racial.
</line>
<line>
Em 19 de *ev*reiro de 1919, *ep*i* de uma lon*a convalesce**a, Fran**s*o Dias
</line>
</par><par>
<line>
Coelho *aleceu em sua residência *u*to a*s seus. * *orte
</line>
<line>
do
</line>
<line>
coronel foi muito senti*a
</line>
</par><par>
<line>
na*uele m*nicí*io. O po**a * fotógrafo Eurycles Barreto (1896-1974), * o *ornal Cor*eio do
</line>
<line>
*e*tão4, do M*r*o do Chapé* renderam ho*enagens e* textos e i*agens pela ocasião da *ua
</line>
<line>
p****gem. Poem*s e crônicas d* poe*a s*rtanejo e textos do di*etor d* *emanário, que versam
</line>
<line>
sobre o f*lecimento do líder polít**o, foram *ublica**s *m *reze páginas *o longo d* nove
</line>
<line>
e*i*õe* d* Correio ** Sertão, que segu*ra* à data de *ua morte5. Embora Barreto tiv*sse
</line>
<line>
*eito v*r*as *otografias do fu*e*al e missa d* sétimo dia, lo**lizei a*enas dua* **ssas imagens
</line>
<line>
*m **qui**s di*italizados, o que, *nf*lizmente, nã* permitiu que a *isualização dos artefato*
</line>
</par><par>
<line>
*as suas *a*eri*li*ades. São retratos
</line>
<line>
em formato *artão de gabinete6, localizados *n*re
</line>
</par><par>
<line>
coleçõ*s particul*res de família* no Morro do C**péu, sugerindo q*e as cópias
</line>
<line>
possa* te*
</line>
</par><par>
<line>
sido *endidas pelo fotógrafo
</line>
<line>
ou usa*a* como objetos de lembrança distribuíd*s pela *amília
</line>
</par><par>
<line>
do mort*.
</line>
</par><par>
<line>
A **imeira das ima*en* é a do e**e*ro do coro*el. O mode*o foi produ*ido com*
</line>
<line>
*emb*a*ça de um momen*o de *or. *em-se, ali a, cena de um* *ultidão de pouco m*is de 50
</line>
<line>
pessoas q*e posam para o *otógra*o, e* torno do cai*ão em *ue o morto é carre*ad*. O grupo
</line>
</par><par>
<line>
encontra-se diante da *greja, o*de fora celebrada sua última missa de corpo
</line>
<line>
pr*se*te
</line>
</par><par>
<line>
*ocalizada em sua propriedade. Nota-se que a m*ioria do gr*po é
</line>
<line>
for**da por
</line>
<line>
negros ou
</line>
</par><par>
<line>
pardos, com * pr*sença de apena* d*as mu*he*es e pouca* crianç*s. Todos estão *l* vestidos
</line>
<line>
**m sob*iedade par* a ocasião s*l*ne. O ca*xão *oberto de flores * os arranjo* portados pe*as
</line>
<line>
p*ssoas apresentam-se como um sinal de dist*nçã* do morto.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**s correl*g*onár*os do coronel *rancisco Dia* Coelho. A*ualmente é o segundo mais an*igo ainda
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
circu*açã* na *ahia, ficando atrás a*enas pa*a o * Ta*de, *a capital, surgido em 1912.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. *015
</line>
<line>
w*w4.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. S. *liveir*
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ra 3 - Eurycles Barret*, Enter*o do Coronel Dias Coelho realisado em 19 *e fevereiro de
</line>
<line>
1919. Cópia digit*l.
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: Acervo digital Pedro Bento, Mor*o do Chapéu.
</line>
<line>
A outra imagem é o retrato da missa de séti*o dia da morte d* Dias C*elh*. Esse **po
</line>
<line>
*e re**stro não * muito com*m entre as fotografias mortuárias da época divulgadas na*
</line>
<line>
pesquisas so**e o te*a no Brasil, emb*ra se saiba que fotografias fosse* incor**radas nas
</line>
<line>
p*átic*s soci**s dur*nte as missas de sét*mo e trigésim* dias. Aquelas eram ocasiões em ***
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
familiar**, amigos e conhecidos do mor*o *eunia*-se nas so*en*dades de culto pelo seu
</line>
</par><par>
<line>
p*ssamento. Tais momentos oportuni*aram faze* e dis**ibuir fotograf*as, e, a partir de meados
</line>
<line>
dos novece*tos, santin*os, além do envio de c*rtas, telegrama* e c**dolências aos *amiliares,
</line>
</par><par>
<line>
como nos in*orma o* jorn*is, a ex*mplo do Correio do
</line>
<line>
Sertã*. O *etrato
</line>
<line>
da lembrança p*la
</line>
</par><par>
<line>
passagem do sétimo dia da mo*te *o coronel po*sui a im*gem de um grupo com ma*s d* *0
</line>
<line>
partici*an*es no solen* event*, entre homens, mulheres e cr*a*ça*, de mai*ri* negra ou par*a.
</line>
</par><par>
<line>
No primeiro plan*, *
</line>
<line>
loc*l*zado no cen*ro, a*gumas crian*as brancas e senhoras *ste*tam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
famoso "g*ande r*t*ato" do coronel. Raro
</line>
<line>
ex*mpl*r de metalinguagem na fotogra*ia
</line>
</par><par>
<line>
pr*du*ida nos s*rtões da épo*a, ali a lembran*a d* cor*nel é dupla*en*e *efor*ada, seja pelo
</line>
</par><par>
<line>
ritual religio*o e* sua *omen*g*m,
</line>
<line>
seja p*lo seu retra*o. A presen*a daquel* r*verenciad*
</line>
</par><par>
</page><line>
*rtefato, que ca*rega sua imagem est* ali para, si*bol**amente, representá-lo, ao p*sso que
</line>
<line>
d**tacando n* m*mó*ia sua m*l*or i*agem para poste*idade.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-*50, S*t. /Out. 2015 www4.fsanet.c**.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*otografia Mort*á*ia *a Bahia
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - Eurycles Barreto, Missa pe*o *étimo dia de passamento de C*ronel Franc*sco D*as
</line>
<line>
C*elho em 25 de fevereiro. M. d* Chapé*. Cópi* digital.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: A*ervo digit*l Pe**o Ben*o, Morro *o *ha*é*.
</line>
</par><par>
<line>
A mort*
</line>
<line>
do lí*er po*ítico Antônio Gonçalv**, na cid*d* de Senhor do B*nfim, em
</line>
</par><par>
<line>
1*45, também fo* revestida *e pompas e honrarias fúneb*es. Home*age*s em form* de
</line>
</par><par>
<line>
fot*gr*fia, cartõ*s,
</line>
<line>
cartas, telegr*mas, crônicas, matéria* em jo*nais da *apital e interi*r,
</line>
</par><par>
<line>
sessão pública e missas *stende**m-se a*é o 3*º dia de seu passa**nto,
</line>
<line>
ocasião em que os
</line>
</par><par>
<line>
amigos lan*aram u* o*úsculo, narrando aquele* *conteciment*s. Médico de larga tradição e
</line>
</par><par>
<line>
importante lid*rança polí**ca na Bahia, seu *on**rrido velório fo* palco de muita *o*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
Rev. FSA, T**esina, v. 12, n. *, art. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015 www4.*sanet.*om.*r/rev*sta
</row>
</column><page>
<par>
<line>
V. G. S. Oli*eir*
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
em 1899, m*dou-se
</line>
<line>
para a *idade do Leme, em Sã* Paulo, on*e clin*co* *or vários anos.
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ia** ao Pa*tido Republic**o Paulista, mi*itou na vida política, *legen*o-se inte*dente
</line>
<line>
daque*e municíp*o. Em 1920, r*tornou a Sen*or do *on*im as*umindo * her**ça p*l*ti*a de
</line>
<line>
seu pa*. Alé* da reconheci*a carreira de medicina, exerceu os mandat*s de I*tendente entre
</line>
</par><par>
<line>
1926 e 1927
</line>
<line>
e de *emb** *o Conselho en*re 1924 e 1925 e 1928 e 1930. Político
</line>
</par><par>
<line>
oposicionista durante o *overno de Ge*úlio *arga* f*z p*rte da Concent*ação Auton*mista **
</line>
<line>
Bahia, *utand* ao la*o de outras lideranças adv*rsár*as à indi**ção de Juracy Magalhã*s. Em
</line>
</par><par>
<line>
1*34, teve seu
</line>
<line>
*om* lançado para deputad* estadual e, de*ois,*ara d*putado federal,
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
v*ndo a se eleger. Morreu *m 4 de *gosto de 194* em Senhor do B**fim, gozando de larga
</line>
<line>
popul**ida*e por todo o *ord*ste baia*o, e grande p*estígio polít*c*, entre o* al*ados e os
</line>
<line>
adver*ári*s.
</line>
<line>
A *l*im* fotografi* do líder b*nf*nen*e rela*io*a-*e ao padrão de objeto de dor8. O
</line>
<line>
registr*, de **tor*a *o prestigiado fo*ógrafo bo*finens* Ceciliano de Carvalho (1888-1950),
</line>
</par><par>
<line>
possui uma c*mposição muito
</line>
<line>
bem *eita e parece tran*mitir o pro*ó*ito *a *magem de
</line>
<line>
bo a
</line>
</par><par>
<line>
mor**. O ve*ór*o ac*nteceu em sua *esi*ência. O **rto ves** u* terno e se encontra em um
</line>
</par><par>
<line>
féretro ricamente adornado
</line>
<line>
**m capelas e *lore*, tendo a* lado um pequen* altar com *ma
</line>
</par><par>
<line>
*mag** de santo * duas
</line>
<line>
vel** ardentes e em volta, muitas pe*soas que testemun*am
</line>
</par><par>
<line>
consternados sua *lti*a *magem. Os *dultos fixam os olhares no cai**o; *lguns *om
</line>
<line>
ex**essão de m*ita t*isteza nos rost**; *s c*ianças *it*m o fot*grafo no momen*o do d**paro
</line>
<line>
de b*tão. O rosto do m*rto * *ost*a*o de *erfil, destacando mais a suntuosi*ade *o c*nj*nto
</line>
<line>
da c**a. * *e*rato foi veicula*o em formato com c*r*** p*r* comple*ar o sin*l de distinção e
</line>
<line>
pre*tígio do mort*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esi*a, *. 12, *. 5, art. 8, p.13*-*50, Set. /O*t. 2015
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fot*gra*ia M*rtuária *a Bahia
</line>
<line>
141
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - Cecil*ano de Carv*lho, Velório d* An*ônio Go*çalves, 1945. Có*ia dig*tal.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *ce*vo dig*tal Aloi**o da Cunh*, Senhor do Bo*fim.
</line>
<line>
Ao contrário de o ret*at* pós-mort* do cor*nel Fr*nci*co Dias Co*lho *ão permiti*do
</line>
</par><par>
<line>
s* veja * i*age* d* *al*cido *o
</line>
<line>
**ixã*, o último r**is*ro fotográfico enco*t*ado do se*
</line>
</par><par>
<line>
*ucess*r polí**co, coronel Antônio d* Souza Bent*, deixa exib*r o seu corpo par* o es**ctador.
</line>
</par><par>
<line>
Falecido no Morro
</line>
<line>
do Chapéu, e* 23 ** fevereiro de 19*6, o mun*cípio pe*dia, naquele
</line>
</par><par>
<line>
*omento, nas palavras do Co**e*o do Sertã*, "um elemento d* alto valor soc*al", con*orme
</line>
<line>
destaque da mat*ria de c*p* que *eiculava seu retrato of*cia* (CORR*IO DO SER*ÃO, 5 d*
</line>
</par><par>
<line>
mar*o de 1*46, p. 1) e a Bahia mai* um "velho
</line>
<line>
chefe *erta*ejo de estofo", *o*for*e Ruy
</line>
</par><par>
<line>
Santos, c*on*sta do jornal Es*ado da **h** (CORREIO DO SERTÃO, 1* de março de 1946,
</line>
<line>
p. 1).
</line>
</par><par>
<line>
*ntôn*o de S*uza Benta foi outro cas* inte*essante da
</line>
<line>
ascensão de *m
</line>
<line>
negro na
</line>
</par><par>
<line>
histór*a *olítica da *ahi*, da pri*eir* metade d*s novecen*os. Assumiu a paten*e de coronel
</line>
<line>
e, posterior*ente, * posto de líder de *unicípio. Nascido na *hapada Velh*, a*ual mun*cípi*
</line>
<line>
de Brota*, em 187*, era filho de F*ança de *ouza Ben*a e Benta Maria de J*sus. A*tônio *oi,
</line>
</par><par>
<line>
ainda criança, *ara o Morro
</line>
<line>
do C**péu. Ali se casou co* Honestina Virgilina B*nta, e*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. S. O*iveira
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
*895, com quem teve seu úni*o f*lho, Flo*oaldo, m*rto tr*g*cament* *m 1911, quando *inda
</line>
</par><par>
<line>
curs*v* o 3º ano d* Engenharia em *alvador. Souza Benta fo** la*ra*or e fazendeir*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Morro do Chap*u, mas fo* com* comerc*ante de pedras preciosas *ue a*gari*u *aior *o*tu*a,
</line>
<line>
provavelment* o que lhe rendeu a aquisiç** da *atente da *uarda *aci*nal. Foi ativo
</line>
</par><par>
<line>
p*rtici*ante da *ida
</line>
<line>
*olít*ca no Morro d* Ch*péu, exerc*nd* cargos c*mo inten*ente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*res*dente
</line>
<line>
do Con*elh*, mas s*m*nte após a morte de Francisco Di*s Coelho, em 1919,
</line>
</par><par>
<line>
assum*u o c*ntrole políti*o do município até 1930, aba*do*ando a carreira públi*a com o fim
</line>
<line>
da Repúbl*ca Velha e o desarm*m*nto dos sertõ*s (L*ITE, 2009). Até s*us *ltimos dias, o
</line>
</par><par>
<line>
*n*ig* cor*n** fo*a rever*ncia*o pelos conterrâneos e alvo de *ra*de prestí*io
</line>
<line>
*olítico, não
</line>
</par><par>
<line>
apenas ** *u* *icro*r*gião.
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ur* 6 - Auto* desc*nhecido, Veló**o d* Ce*. *nt*nio de Sousa B*nta, 1*46. *ópia d*gital.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Acervo d*gital Ped*o Bento, Morro d* Chapéu.
</line>
<line>
O último re*rato de S*uza *ent* é um raro exemplar do tipo e permite vis*alizar como
</line>
<line>
foi enterrado um vel*o cor*n*l remanesce*te da Re*úblic* Velh*. O aspecto d* *omposição é
</line>
</par><par>
<line>
interess*nte e sugere qu* houve um* intenção
</line>
<line>
em guarda* para a memória coletiva
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*n*, v. *2, n. 5, art. 8, p.1*0-15*, Set. /O*t. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fotografia *ortuária Na B*hia
</line>
<line>
14*
</line>
</par><par>
<line>
posteridade nã* apena* qu*m *oi * mor**, m** também como se f*i. A cena montada *m
</line>
<line>
frent* de sua re*i**ncia tem, no centro da imag*m, seu corpo no caixão, lad*ado po* de*enas
</line>
</par><par>
<line>
de pessoas,
</line>
<line>
provavelmente familiares, amigos e corre*i*ionários
</line>
<line>
*olí*ico*. Desta*u* pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gran*e quantidade de negros e *est*ços. O **ixão fora i*tenc*ona*men*e inclinado, pa*a que o
</line>
</par><par>
<line>
observador p*d*sse notar sua fisionomia se*ena
</line>
<line>
e o corpo *or intei*o **rtand* seu u*iforme
</line>
</par><par>
<line>
da Guarda Na*iona* * a espada. * **ssível apre*iar *ambém detal*es do féretro, como s*as
</line>
</par><par>
<line>
dimensões ajustadas a* corpo e o molde em re*e*o
</line>
<line>
com arcanjo e dois queru*ins na parte
</line>
</par><par>
<line>
inf*rior. *ssa* imagen* são símbolos de *istinção, poder religiosi**d* d* m*rto, aspecto* e
</line>
<line>
lig***s e re*orçados *a sua tr*jetór*a com* líde* n*que*es s*rtões. A última lembrança retida
</line>
<line>
de **uza Benta está marcada po* *eu traço identitário construído como coronel de prestígi*,
</line>
</par><par>
<line>
l*der *aternalista estimado pelo po*o, vigoroso c*m as
</line>
<line>
a*mas e d*vo**do à fé c*tólica. O
</line>
</par><par>
<line>
*orr*io d* Sertão inf*rm* que, na ocasião, **ram batidas out*as chapas fotográficas,
</line>
<line>
infeliz*ente não l*calizadas.
</line>
<line>
2.3 Um retrat* no co*t***o familiar
</line>
<line>
A troca d* retrato* dos mort*s entre fa*il*ares, ami*os e o*tros membros da* elites fez
</line>
<line>
parte da cult*ra fot*gráfic* o B*as*l, nas d*cada* de 10 e *0. Com o barateame*to do custo *a
</line>
</par><par>
<line>
*rodução fotográfi**, essa prática cresceu atingindo vári** pes*oas
</line>
<line>
de dife*en**s camadas
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômicas. (**URY,
</line>
<line>
2001, p. 84-5) No contexto f*m**iar dos se*tões, foi p*ssível not*r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
permanência desta circulação de foto*rafias até décadas poste*iore*, inclusi** *a dis*ribuição
</line>
<line>
de várias cópias, po*s se pe*cebe a existência de uma mesma image* em diferentes álbuns *e
</line>
<line>
famíli**.
</line>
<line>
Uma prática recorre*te entre al*um*s famílias foi o uso de fotografias de m*r**s entre
</line>
<line>
s*us álbu*s. * *rga*ização des*es re*ratos íntimos naquelas pági*as demon*tr* *m d*sejo d*
</line>
<line>
guardar e como guardar as últ*mas lembra**as *os morto*. Como dito, os re*ratos *ix*dos nas
</line>
</par><par>
<line>
pá*i*as de um ál*u* d* família, no*malmente, fazem parte d* *m co*texto. A ordem e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma
</line>
<line>
de *rg*nização ob**e*em a** c*itér*os e*tabel*c*dos pelo responsável n* manutençã*
</line>
</par><par>
<line>
do á*b*m. Isso dem*nstr* alguns aspe*tos signi*icativos no *ro*esso
</line>
<line>
de reconhecimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
i*agem no c**texto familia*.
</line>
</par><par>
<line>
U* modelo de retrato mort*ário de u** jovem em um caix*o ornamentado com flores
</line>
</par><par>
<line>
foi encon*rado em
</line>
<line>
tr*s álbu** na cidad* de Migu*l Cal*o*. *m um
</line>
<line>
deles, o exemp*ar fa*
</line>
</par><par>
<line>
par*e de *m contexto m*r*a*o
</line>
<line>
por maior afetivi*ade. O r**r*to
</line>
<line>
da falecida estava fixado no
</line>
</par><par>
</page><line>
centro de uma página *, ao seu redo*, vár*as outras fotog*a*ias ** co*i*iano n*ma propriedade
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 8, p.130-150, Set. /Out. *015 ww*4.fsanet.c*m.**/r*vi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. *. S. Oliveira
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
rural. Em a**uma* daque*as image*s, foi escri*a, com ca*eta, a p*lavra "saudade" * desenhada
</line>
<line>
uma seta apont*ndo para * image* da falecida. A orga*ização das fo*ograf*a* por ta*anh* **
</line>
<line>
página e a pres*nça da legen*a "saudade" i*sinua uma narrativa *ircular *m direçã* ao centro
</line>
</par><par>
<line>
que cond*z o olhar do observador p*ra a *rajetória qu* vai d* vida mort*. Te*ia *qu*la à
</line>
<line>
mulher, tido uma morte re*entina, *eixando um *rofundo *entimento d* perda não at*nuado
</line>
</par><par>
<line>
com o tempo? O enfr*ntamento do lut*, talv*z, fosse ame*izado no álbu*
</line>
<line>
com o u*o de
</line>
</par><par>
<line>
o*tras cenas ** momen*os alegres *ividos p*la **vem. Daí *orque o r*trato pós-*orte
</line>
<line>
isoladame**e não atender ao dese** familiar e associá-lo às suas últ*mas l*mbranç*s quando
</line>
<line>
*iva.
</line>
<line>
Fig*ra * - *utore* desconhecid*s. *ág*na ** álbum, c. 1947.
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Ace*vo *articul*r Elenit* Miranda R*cha, Migue* Calmon.
</line>
<line>
2.4 Lembranças da morte de um artist*
</line>
<line>
Em Senho* *o Bonfim, a família *o f*tógrafo e m*estro Ce*iliano *e Car*alho (1885-
</line>
<line>
1950) p*ese**a as l*mbr*nç*s dos **us últimos momentos e ** enfrentamento do luto. *
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esin*, *. 12, n. 5, *rt. 8, p.13*-*50, S*t. /Out. 2015 www4.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Fotograf*a Mo*tuá*ia N* Bahia
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
memória do morto se mantém *iva seja em **quivo mater*al, sej* *as *ec***ações dos f*lho*.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto ao primeiro,
</line>
<line>
*á
</line>
<line>
*ma coletânea compos** de f*togr**ia, poe*as, crôn*c*s, cartas,
</line>
</par><par>
<line>
cartões e telegram** rec*bidos pelos familiares e notícias ** jo*na*s baia*os pe*a *ca**ão do
</line>
</par><par>
<line>
fale*im*nto. *
</line>
<line>
conju*to *e materia*
</line>
<line>
e*cader*ado e* um
</line>
<line>
volume inti**lado "Mens*gens de
</line>
</par><par>
<line>
sau*ade" foi gua*dado pela fam*lia. Ali, *á pistas que co*du*em p*ra a intimidade daquel*s
</line>
<line>
difíceis m**entos de enfre***mento da morte pelo *rupo fam*liar.
</line>
<line>
Sua filha **dina lemb*a *o* m*ita emo*ã* todo o p*o*esso d* part*da do seu pai.
</line>
<line>
Diagn*sti**do com *âncer, em 1949, *oi submetido a uma cirurgia no *ospital Espanhol, em
</line>
<line>
Sal*ad*r. Esgotados os recur*os médic** disp**íveis na ocas*ão, foi rec*ndu*ido pel* família
</line>
</par><par>
<line>
a sua *esi*ênci*. *n*ina pres*rva
</line>
<line>
*om mu*ta
</line>
<line>
nitidez em s*as lembranças a imagem daque*a
</line>
</par><par>
<line>
ch*gada: "*embro q*ando ele entrou *qui. Eu não *squeç* nunca. Pare*e até que es**u v*n*o
</line>
</par><par>
<line>
ele *li. Vinha c*m * cha*éu en*rando pe*o *orred*r. Ti*ou o chapéu disse: Graça* a Deus e
</line>
<line>
e*tou na minha casa!"9.
</line>
<line>
A*ueles últ*m*s momentos, entre **u re*orn*, em 08 de dez*mbr*, e a sua *orte, em
</line>
</par><par>
<line>
15 de jane*ro de
</line>
<line>
1950, foram de muito pesar p*ra a família. Ondin* declarou que seu pai
</line>
</par><par>
<line>
faleceu em casa e lúcido de se*s dia* finais, *esignado por *st*r junto aos familia*es e vi*itado
</line>
</par><par>
<line>
pelos amigos. Sua **rte f*i marcada por ri*os e homenagen* e* Senhor *o Bonfim
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
arti*ta e *ndivíduo de grand* prestí*io social. Os serviços de alto falan*e da cidade na***le dia
</line>
</par><par>
<line>
for*m li*ados apenas *s
</line>
<line>
onze horas, para not*c**r seu fa*ecime**o com a le*tura da "Cr*nica
</line>
</par><par>
<line>
** Soc*edade Rad*o C**tural", escrita por um j*vem
</line>
<line>
a*mirador do músico. A Rá*io Dom
</line>
</par><par>
<line>
He*rique t*mbé* lhe rendeu homenage*, *om * leitura de uma crônica assinada por um
</line>
</par><par>
<line>
músico. Aquele
</line>
<line>
clima de "fes*a de saudade", co*o foi denominado com or*ulho pelo f*lho
</line>
</par><par>
<line>
Omar, foi "a ma*or q*e B*nfim já assi*tiu, do sacerdote ao médico, do advogado ao
</line>
</par><par>
<line>
funci*nário público do povo humilde"10. Al**
</line>
<line>
das manifesta**es e**on*âneas d*
</line>
<line>
apreço
</line>
</par><par>
<line>
popular, o *ve*to fo* *br*lhantado
</line>
<line>
c*m partic**ação *a Fi*a*m*nic* Un*ão e Re*re*o, *ue a
</line>
</par><par>
<line>
to*ava a marcha fúnebre "Descansa em P*z" composta p*lo próp*io Cecilian* para
</line>
<line>
aque*a
</line>
</par><par>
<line>
ocasião.
</line>
</par><par>
<line>
O retrato pós-morte *e C*ciliano, caso t*nha *ido *r*du**do, não fo* us*do pela
</line>
<line>
fa*ília na* suas lem*ranças. Nos an*s 50, já pr*dominav* o *ostume de se u*ar uma imagem
</line>
<line>
em *ida no* *antinhos d*stribu*dos nas missas e túmulo. Seu *l*i*o retra*o foi real*zado por T.
</line>
</par><par>
<line>
Dias, amig* * fo*ógraf*
</line>
<line>
de *a*vador. Aquela ima*em *oi usa** no sa*ti*ho, tamb*m nas
</line>
</par><par>
<line>
divulg*çõe*
</line>
<line>
*úblicas e em homen*gens conferi*as a e*e. A c**ia em format*
</line>
<line>
9x 14
</line>
<line>
cm
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esin*, v. 12, n. 5, *rt. 8, p.130-150, Set. /Out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. S. Olive*r*
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
en*ontra-se *a primeira p*gina da c*letânea "Mensagens de saudade". **bre o tú*ulo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
C*ciliano fo* **l*cado um* "marcha fúne*re", com*osta pelo filh* Omar e dis*ribuída em
</line>
<line>
formato de *antinho n* m*ssa de trigésimo dia. Uma f*tografia d* túmu*o, tirada na ocasião,
</line>
<line>
foi ve*cula*a ju*to *om seu último retrato na biografia lançad* pelo fil**, co* patrocínio da
</line>
<line>
So*iedad* Beneficen*e e Cul*u*al União e Recreio, e* 1959. * enfrent*ment* do l*to naquele
</line>
<line>
con**xto *am*lia* permi*iu qu* se *ult*vass* sua memória nas repre**ntações coletivas de
</line>
<line>
*arent*s, ami*os e admira**res, mas t*mbé* q** se af*rmasse su* i*d**idual*dade.
</line>
<line>
**gur* 8 - Fo*o: T. Dias; Poema: Oma* Carvalho. *antinh*, 1*50.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Ace*vo parti*u*ar família d* *eciliano *e *ar*alh*, Senhor do Bonfim.
</line>
<line>
2.5 "Retratos *e *nj*nh*s"
</line>
<line>
No co*junto da *éri* coletada, há um pr*domínio *e retrat*s de crianças*1. Sua
</line>
<line>
*re*ominância pode s*r justificada pel* *lto *ndice de mortalidade infan*il ** Bras*l, durante
</line>
</par><par>
<line>
a primeira meta*e do **culo XX. A dor da par*ida levava muita* famílias a pre*ervar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
úl*imas i*agens ** suas cria*ças. Titus Rield *pon*ou, na regi*o
</line>
<line>
do **rir* *ue, nas zonas
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
F*to*ra*i* M*rtuária Na *ahia
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
<line>
que guardavam de suas existências. Isso s* deve à p*e*ariedade de condições m*teriais do
</line>
<line>
lu*ar o* *a*ta de atitu*e do* pais em provi**ncia* l*go uma certidão d* *a*c*ment* ou de
</line>
<line>
óbito das cri*nças. (S*ARES, 2007, p. 80).
</line>
<line>
*igu*a 9 - Autor *esconh*cido. Velór*o de "anj*nho", c. 192*. Cópia em papel c. 9x12 cm.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*ervo *articular Lí*i* *rassi, *acobina.
</line>
</par><par>
<line>
Os "retra*os de anjinho*", como são chamados na Bahi* e em *iversos lugares
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Br*si*, trazem i*agens de bebês
</line>
<line>
e* caixões s*zi*hos *u diante d* pe*so*s consternadas.
</line>
</par><par>
<line>
Embora *eja *ais c*mum enc*n*rar a prática desses regis*ros entr* as *amad*s *ais
</line>
<line>
populares, o *elório de *njinhos fez pa*te de *ariados estratos so*ial nos sertõe* baianos. No
</line>
<line>
c*so das f*mílias das elite*, uma pro*ução *lamoros* do *elór*o podia mobil***r o uso de
</line>
<line>
cen*rio, ar*anjos o* até crianç*s vestidas de anjos, p*sand* ao la** do caixão, *omo s* vê na
</line>
<line>
imagem anterior.
</line>
<line>
A s*rie *onsultad* a*onta p*ra u*a *rá*ica ai*da viva nos sertõ*s *o envio de retrato*
</line>
</par><par>
<line>
de "anj*nhos" para parentes dist*nte* ou padrin*os, com* forma d* lembrança. *través
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*nvio de
</line>
<line>
có*ias, os pais en*endiam estar participando * dividin*o c*m os parentes *
</line>
</par><par>
</page><line>
compadres o se*timento da perda do ente querido. O pequeno forma*o dos modelos permitia
</line>
<line>
que *ossem enviados em envelo*es por correios ou mesmo a*ravés de parti*u*ares. A foto
</line>
<line>
R*v. **A, Teresina, v. 12, n. 5, art. 8, *.130-150, S*t. /Out. 2015 www4.fs*n*t.co*.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
V. G. S. *liveira
</line>
<line>
*48
</line>
</par><par>
<line>
seguinte é de uma *riança falec*da *om u* *no e *e*s *e***, em 12 de julho ** 1940. F*i
</line>
<line>
*fertada pelos *ais aos *adri*hos do "anji*h*", em **g*el Calmon.
</line>
<line>
*igura 10 - A*t*r *ão id*ntif*ca*o. "Anji*ho" em ca*xão, 1**0. Có*ia em papel c. 9x12 c*.
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: **ervo partic*la* Ele**ta **randa Rocha, Mig*el Calmon.
</line>
<line>
A im*g*m d* últi*a f*tog*afia foi conceb*da no *entid* d* d*st*car a sereni*ade do
</line>
</par><par>
<line>
rosto, suas vestes bran*as e *s flores atrav*s de f*ndo escuro e neutro. Esse artifíc*o
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizado *ui*as vezes
</line>
<line>
pelos fotógra*os *om usos de
</line>
<line>
panos, como *este caso. No v*rso
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
retrato, a expres*ão da
</line>
<line>
pe*d* na dedicatória: "Uma d*r, uma recorda*ã*, uma s*udade,
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
lágr*ma, um úl**mo su*pi*o... da nossa *an*erci *i*s". A r*pe*tina morte deix*v* um **cuo
</line>
<line>
na vi** da f**ília, que era pr*enchido *om * *enitiv* da "rec*rdaçã*" da sua imagem
</line>
<line>
derradeira.
</line>
<line>
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
A fotograf*a e*con***-se inc*rporada nas prátic*s **nebr*s *o* sertõe* bai*nos como
</line>
<line>
*arte de artefatos produz*d*s *as *embranças *os mortos. Seja como ob**to d* c*lto d*
</line>
</par><par>
<line>
saud*de pelo* paren*es vivos, seja como objeto d*
</line>
<line>
e*posiçã*
</line>
<line>
no co*texto das r*sid*nci*s, o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 5, a*t. 8, p.130-15*, Set. /Out. *01*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Foto*rafia Mortuá**a Na Bahia
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
<line>
*etrato fotográfico pós-morte cumpria diversas fin**idades sociais, entre elas c*mo ob*et* de
</line>
</par><par>
<line>
lembra*ça no enfrentam*nto do luto, a*estado de boa *orte ou
</line>
<line>
até mesmo estreitame*to de
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções *ntre parentes e amigos *as famílias do **rto. O retr*to f**ográfico p**-morte
</line>
</par><par>
<line>
depois foi su*stituído pe*o "san*inho", *eque*o formato de l*m*r*nça *om i*scrições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ima*em do m*rto
</line>
<line>
ainda e* vida. O santin*o, atual*ente, ainda cont*nua se**o distribuído
</line>
</par><par>
<line>
nas missas d* *ét*mo ou tr*gé*imo
</line>
<line>
di* entre as famílias daq*eles sertões da pesquis*. Ain*a
</line>
</par><par>
<line>
que *ão tenh* sido objeto abordado por *st* a*t*go, talvez seja relevante saber que, d*rant* a
</line>
</par><par>
<line>
*oleta de
</line>
<line>
*ater*ais para
</line>
<line>
este estudo, *otei qu* uso social do retrato *o*tu**io també* foi o
</line>
</par><par>
<line>
incorpo*ado nas práticas **miteriais das fam**i*s nos sertões. Ali eram, e ainda são, coloc*das
</line>
<line>
nos túm*los pequenas l*mbranças, em ret*at*s esmaltad*s, do mort* ainda *m vida. Es*e **po
</line>
</par><par>
<line>
d* técnicas e seus ar*ífi*es ainda é pouco **squisados no Brasil. Entre*ant*, **esar d*
</line>
<line>
a*ual
</line>
</par><par>
<line>
mudança
</line>
<line>
de
</line>
<line>
atit*de, dia*te da i*agem do morto em grande parte mundo ocidental,
</line>
<line>
onde
</line>
</par><par>
<line>
guardar imagens do m**to virou sinônimo *e *orbidez, ve*ificou-se, ainda, *aq*ele* se*tões
</line>
<line>
baiano*, a manuten*ão, até os d*as de hoje, d* prát*ca de retratá-lo *m seu último momento,
</line>
<line>
principalmente entre *lg*ns g*upos familiares. E*se a**ect* ainda merece m*is at*nção, mas
</line>
<line>
pode se*vir co*o pauta para outro artig*.
</line>
<line>
*EFER*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
*RIÈS, P. His*ória *a morte *o
</line>
<line>
ocidente: da Idade Médi* *os nos*os dias. Tradução
</line>
</par><par>
<line>
Pri*cila Vi*na de *iqueir*. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 201*.
</line>
<line>
BARTHES, R. A câmara clar*. Tra*ução *anuela Tor*es. Lis*oa: Edições 70, 1981.
</line>
<line>
BEL*ING, Hans. "Por uma a**rop***gia da imagem". In Concinnitas. Ano 6, vol*me 1, n. 8,
</line>
<line>
j ul ho 20*5.
</line>
<line>
BORGES, D. R. *egis*ro de memória em ima*ens: usos * funções da *o*ogr*fia m*rtuária
</line>
<line>
em contex*o f*milia* na cidade de Bela Vist* de Goiá* (1920-1*60). *isser*ação de Mestrad*
</line>
<line>
e* Cultu*a Visual. *oiás: U*G, 2008.
</line>
<line>
CARVALH*, O. Biogra**a de *eciliano Carvalho: ma*stro e composito*. Bahia: Edi**ra
</line>
<line>
Er* Nova, 19**.
</line>
<line>
COR*EIO *O SERTÃO. "So**e o fale*imento d* *el. Ant*nio de **nta". Ed. 139*.
</line>
<line>
Morro do Chap*u, 15 de mar*o de 1**6, p. 1.
</line>
</par><par>
<line>
CORREIO *O *E*TÃO. "U* ele*ento de alto valor s*cial
</line>
<line>
acaba de perd*r Morro do o
</line>
</par><par>
<line>
Chap*o. Faleceu nesta cidade o Coronel Antônio de S*u*a Benta". Ed. 1394. Morro
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*h*péu, 5 de março de 1946, p. 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 5, **t. 8, p.*3*-1*0, S*t. /O*t. 2*15
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
V. G. S. O*iveira
</line>
<line>
150
</line>
</par><par>
<line>
KOURY, M. G. P. "Você fotografa
</line>
<line>
os *eu* mortos?" in Imagem e Memória: Ensaios *m
</line>
</par><par>
<line>
Antrop**ogia Visual. R** de Janeiro: *a*amond, 2*01.
</line>
</par><par>
<line>
LEITE, J. G. "*err* do frio" coro*éis de "sa*gue q**nte"?: Políti*a,
</line>
<line>
pode* e alianç* em
</line>
</par><par>
<line>
Mo*ro *o Cha*éu (19*6-1926). Diss*rtação d* *estra*o em Históri*. Feira *e *antana:
</line>
<line>
UEFS, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
OLI*EI*A, V. G. S.
</line>
<line>
"Of*ereço *eu original c*m* lembrança": Circu**o s*c*al da
</line>
</par><par>
<line>
fo*og*a*ia nos se*tões da Bahia (1900-195*). Tese de Doutora** e* His**r*a. Sa*vador:
</line>
<line>
*FBA, 201*.
</line>
<line>
*EIS, J. J. "O cotidiano da mor*e no Brasil oi*oc*ntista" in História da Vida *rivada no
</line>
<line>
*ra*il: Império. O*ga*iza*or do vo*ume Lu*z Felipe de Alencastr*. São *aul*: Compan*ia
</line>
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da* Letras, 199*.
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)