<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-56, nov./dez. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.6.3 </line>
</par>
<par>
<line> O Contributo Da Semiótica Na An*lise Da *olítica Contemporânea </line>
<line> The Cont*i*ution Of S*mi*tics I* *he Analysis Of **ntemporary *olitics </line>
</par>
<par>
<line> Ana *eatr*z *omes More*ra </line>
<line> Doutorado ** Ciên*ias da Com*nic*ção pe*a *nivers*dade do Minho </line>
<line> Invest*ga*ora do Centro de ***udos de Co*unicação e Soci*dade do Mi*ho </line>
<line> E-mail:amo*eira@ics.uminho.p* </line>
<line> Em*lia Rodrigues A*aújo </line>
<line> Dout*ra *m Sociol**ia pela *ni*ersidade do *i**o </line>
<line> Profes*ora no Instituto *e *iências S*ciais da Uni*ersidade do Minho </line>
<line> *-mai*:emiliararau*o@gm*il.*om </line>
</par>
<par>
<line> Ed*tor Cient*fi*o: *onny Kerl*y de *lencar Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ana Beatriz Gomes M*reira </line>
</par>
<par>
<line> Universi*a*e *o *in*o, Ins*itu** de Ciências Soci*i*, </line>
<line> Arti*o recebido *m 11/09/20**. Ú*tima versão </line>
</par>
<par>
<line> Gualtar - 471*-057-Br*g*, Portugal. </line>
<line> **c*bid* em 06/10/2*15. Aprovad* *m 07/10/20*5. </line>
</par>
<par>
<line> Avali*do pelo si*tema *riple Rev*ew: Desk R*view a) </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: E**lia Rodri*ues Araújo </line>
<line> pel* Edi*o*a-Chefe; e b) Double Bli*d *eview </line>
</par>
<par>
<line> U*iversi**de do M*nho, Instituto de Ciên*ias So**ais, </line>
<line> (avaliação cega por do*s avalia*ores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Gualtar- </line>
<line> 4710-*57-Bra*a, *ortugal. </line>
<line> R*visão: Gra*ati*a*, Nor*ativa e de For*atação. </line>
</par>
<par>
<line> Apoio e Financ*amento: </line>
<line> Fu*daç*o *ara a C*ência e Tecnologia (F*T) </line>
</par>
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<par>
<line> A.B. G. Morei*a, E. *. *raújo </line>
<line> 4* </line>
</par>
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<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> Este t*a*alho *rocura mostrar qu*is o* contributos da *emiótica social *a** a c*mpreensã* de </line>
<line> alguns tr*ços *a relação en*re polític* contemporânea e os meios de c*mu*ic*ção. Partiremos </line>
<line> da ideia de qu* a intr*duç*o às tecnologias de comuni*ação e info*maç*o, juntame*te com o </line>
<line> desenvolvimento de vá*ias técni**s de comunicação política e ma*k**in* polític*, *onv*rg*m </line>
</par>
<par>
<line> **ra a acent*ação d* </line>
<line> grande c*mplexidade *e*iótica *os discursos políticos. D*s*a *orma, </line>
</par>
<par>
<line> iremos *ecorrer à análi*e ** e*i**dios recente* que envolveram po*ít*cos p*rtugues*s e às suas </line>
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<par>
<line> *epercu*sões na opinião pública portuguesa. Pr**endemos, assim, </line>
<line> c*ntribuir para um mais </line>
</par>
<par>
<line> esc*a*eciment* da relaçã* e*t*e a política contemporânea e o* meios de *o*unicação na </line>
<line> atualid*de em so*i*dades democráticas, part*cul*rmente, na s*ci*dade portu*uesa. </line>
<line> Palav*as-chav*: S*mi**ica. *o*í**ca Comt*mpo*â**a. Me*os d* C*muni*ação. </line>
<line> *BSTRACT </line>
<line> Th*s **per foc*ses on *he conc**t *f social se*iotics, trying to show wha* contributions the </line>
<line> discipline bri*gs to the understanding of s*me features in the relationship b*tween </line>
</par>
<par>
<line> *ontemporary politic* and the me*ia. W* start *r*m the </line>
<line> *dea that the introduct**n to </line>
</par>
<par>
<line> *ommunicat*on </line>
<line> and inform*tion technology, along with the develo**ent of various </line>
</par>
<par>
<line> tec*niques of political *ommun*cation and politi*al marketing, converge on the a*centua*ion </line>
<line> *f great complexity sem*otics o* political *iscourse. I* this *ay, we *ill re*ort to analysis of </line>
<line> rece*t episodes involvi*g P*rtuguese pol*ticians and their im*act on Portu*uese public </line>
</par>
<par>
<line> op*nion. We intend, *herefore, contribu** </line>
<line> to a clarific*tion of the re*ationship between </line>
</par>
<par>
<line> co*t*mpora*y *olitics and the media *oday in de*ocratic societie*, par*i**larly in Portug*ese </line>
<line> so*iety. </line>
<line> Keyw*rds: Sem*otics. Comtemporanea P*li*y. *edi*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-*6, nov./*ez. 2015 </line>
<line> www4.*sa*et.co*.br/revis*a </line>
</par>
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<line> O *ontributo Da Se**ótica Na **álise Da Polít*c* Contempor*nea </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Este tr*b*lho consiste </line>
<line> numa reflex*o </line>
<line> explorató*ia sobre o mod* como a se*iótica </line>
</par>
<par>
<line> per*it* uma *elhor *ompreensão d* </line>
<line> polít*ca contemporânea, n*ma pe*sp*cti*a </line>
</par>
<par>
<line> multidime*sional, *obre*u*o num contex*o *ar*a*o pel* forte inf*uência do* meios d* </line>
</par>
<par>
<line> comunica*ão social. Podemos dize* que </line>
<line> existe* bastant*s trabalhos das ciênci** sociais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hu*anas que *nalisam o crescimento e aperfeiçoa*ento dos me*ia (FID**GO; *LIVEIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2005; N*RDENST***G, 2001; *ANTOS, </line>
<line> 20*5). No entanto, não se *ncon*r*m estud*s </line>
</par>
<par>
<line> *nc*siv*ment* f*cados sobre uso o </line>
<line> dos instrument*s teóricos met**ológicos provid*nciados </line>
</par>
<par>
<line> pel* sem*ótica ** a*álise espe*ifica do f*nômeno polític*, en*endido num sentido lato. Co* </line>
<line> efe*to, assu*imos que a an*lise semió**ca faci*ita algu*s inst*umentos de desconstrução da </line>
<line> co*plexi**de de sentid*s e int*r***t*ç*es pr*s*ntes n* modo de faze* pol*ti** hoje, que nã* </line>
<line> passa apenas pelos políticos o* pe*a a*ão política, abrange também o* atores que r*cepcionam </line>
<line> as mensage*s *ol*tic*s, as tratam, *s c*dif*c**, as interpreta* e *eagem a elas. </line>
<line> Neste se*tido, o texto que apre*en*a*os divi*e-se *m três pon**s: a) *p*esentação *a </line>
</par>
<par>
<line> *efinição, âmbito e *spe**** </line>
<line> *a semió*ica social, seguindo os *rincipais </line>
<line> autores sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> assunto e da**o relevo à i**i* de plur*lidade s*mi*tic* e </line>
<line> **xtual; *) a*resent**ão do modo </line>
</par>
<par>
<line> c*mo os autores analisa* a relação e**re *s *edi* a política até à at*alidade, s*ndo e </line>
</par>
<par>
<line> *nunciadas a* *rincipais c*racterísti*as destas r*laç*es * s*as *mplicações fin**m*nte, c) e, </line>
</par>
<par>
<line> apresen*a**o </line>
<line> de uma *náli*e de *asos di*erso* *a *olítica, a p**tir e a**avés dos quais </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> poss*vel dis*ut*r os contr*butos da semiót*ca social. </line>
<line> 2 *EMIÓTICA SO*I*L </line>
<line> B*urd*eu (1982) a*irma *ue, a partir do **m**to que a*rendemos mesma lí*gua, a </line>
</par>
<par>
<line> e*tam*s ser ensin*dos a v*r * se**ir </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> *a mesma maneira, adqui*ind* uma </line>
<line> consciênc*a </line>
</par>
<par>
<line> *omu* enqu**to nação. Ad*anta, n* *esma **nha, que t*d* a p*r*epção do mundo é uma </line>
</par>
<par>
<line> c*nstrução de sign**i*ados *ce*ca d* me*mo, ainda que *nv*es*da, ist* é, re***zada sob </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> influênci* </line>
<line> dos </line>
<line> *ossos óculos sociais, </line>
<line> os quais estão intimamen*e dep*ndentes dos contextos </line>
</par>
<par>
<line> onde s* nasce e vive. </line>
<line> Como algu*s autores da semiótic* referem (*HANDLER, 2011; RODR*GU**, </line>
<line> 2000), a s*c*edade *ode ser *ercebid* co*o *m *exto. *m texto q*e se *r*duz e* si mesmo, </line>
<line> com múlt*plos discurso* e com **rios **n*ido*, *om a cap*c*dade de *azer e desfazer v*rd*des </line>
</par>
<par>
<line> (*or *ezes * pa*tir do </line>
<line> nada), e que podem, ou não, moti*ar p**a * ação. Afirmam al*u*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 12, n. 6, art. 3, *. 41-56, nov./dez. *015 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/rev*st* </line>
</par>
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<line> A.*. G. Mor*ira, E. R. A*aú*o </line>
<line> *4 </line>
</par>
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<line> autor*s ser "mediante a in*eração ** divers** níve*s de conhec*m*nto do mu*do que cons*rói </line>
</par>
<par>
<line> senti*o o *exto" (SANT*S, </line>
<line> 2011, p.1*). O con*r*b*to da sem*ótica soci*l se e*pressa, em </line>
</par>
<par>
<line> grande parte, </line>
<line> na pers*ectiva sobr* o p*oce*so d* </line>
<line> signific*ção, o q*al co*siste numa </line>
</par>
<par>
<line> "devolução linguagem ao *u*do" (MARTINS, 20*4, p.52) isto é, na con*ronta**o ent*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> signo e o seu s*gni*icado. </line>
</par>
<par>
<line> * *emiótica constit*i um *ampo mu**o vasto de de*ate teóric* e desenvolve-s* s*bre </line>
<line> diferen*es p*r**igmas. Ne*te trabalho, tenta*emos segui* um al*nh*men*o mais global, </line>
<line> *nco**ora*do contributos *e vário* auto*es que, *n**pendentemente da sua especificidade, nos </line>
<line> p*rmitem pe*spectiv* a pol*tica (e a co*u*ica*ão) como um *ampo de *or*as e s**tid*s com </line>
<line> forte c*paci*ad* * poder *e*formativ*. </line>
</par>
<par>
<line> Sa*ssure através da palavra </line>
<line> "semiologia" e Peirce **d*ante a pal*v*a "sem*ótica" </line>
</par>
<par>
<line> apresentara* contribuiçõ*s sem*n*is p**a * compreensão </line>
<line> do **oc*sso de sig**f*ca*ã*. Uma </line>
</par>
<par>
<line> defi*içã* b*eve *ara s*miótica *eria: o *studo dos signos. Ente*da-se que um sig*o é algo q*e </line>
<line> significa a*guma cois* para alg*ém, send* *ue se pode assum*r qu* "'todo o pens*mento é um </line>
</par>
<par>
<line> signo'"1 (*EIRCE, 1931 a*ud CHA**LER, s.d., p.58). Assim, podemos considerar que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "() semiótica é a c**ncia *ue i*ves*iga todas </line>
<line> as linguagens poss*veis, o* seja, tem como </line>
</par>
<par>
<line> objetivo o exame dos mo*os d* co*sti*uiç*o de todo * qualquer fenôme** como ***ômeno d* </line>
<line> produção de s**ni*icação e de s*ntido" (SANTA*LLA, 1985, p.15). Est* disciplina é, as*im, </line>
<line> importa*te, po*s mostra como o *ndividuo *ode *er um sujeit* ativo, crít*coperante o mun*o, </line>
<line> que rec*sa a* explicações basead*s na ide*a d* *re*ença de *ma *nica verdade. *o fu*do, </line>
<line> ensina que a "real**ade" é uma rede de sign*s e *ignificantes que ajuda* na con*trução d*s </line>
</par>
<par>
<line> p*péis desempen*ad*s dentro e por detrás das </line>
<line> tramas t*cidas *m so*i*dade. **ta </line>
<line> bre*e </line>
</par>
<par>
<line> *it*ação sobre a **liação do conceito e d* pa*adigma da semiótica a*e*ta a necessidade de se </line>
</par>
<par>
<line> **t*b*lecerem c**promi*sos vincados c*m </line>
<line> o* seus pri*cípios teó*icos, *o momento da sua </line>
</par>
<par>
<line> utilização como dispositivo teórico m*to*ológ*co </line>
<line> de </line>
<line> a*á*ise e com*re*nsão do social, </line>
</par>
<par>
<line> evi*ando o s** uso gratuito (CHA*D*ER, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> A semiótica f*z pensar so*re a re*l realid*de </line>
<line> das coisas, send* que *s*ir*mos a uma </line>
</par>
<par>
<line> mel*o* compree*são das contradições * complexidades, sobretu*o d*scu*si*a, da políti*a na </line>
<line> atual*dade. * nossa tese é a de que se *ode *firmar que se vive a*ua*mente num *un*o visual </line>
<line> "world of increasi*gly vi*ual signs"2, deste modo considerand* que, ao longo da *i*tó*ia,o ser </line>
</par>
<par>
<line> humano e s*ci*l se torno* nu* homo signific*ns, nu** e**lução do </line>
<line> homem sábio (homo </line>
</par>
<par>
<line> sa*iens) para um hom*m produtor de sentidos e </line>
<line> signif*ca*os: "We see* as a species to </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Tradução noss*: "todo o p*nsa*ento é u* *ign*\" </line>
</par>
<par>
<line> 2Traduç*o *ossa: "um *un*o de *ignos visu*is cres*e*te*" </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 12, n. *, art. 3, p. 41-56, nov./d*z. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ontrib*to D* Semi*tica Na A*álise Da *o*ítica Contemporânea </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> driven b* a d*s*re t* make meanings: a*ove all, we are *ur*l* Ho*o si*nif**an* - meaning- </line>
</par>
<par>
<line> m*ker*. Distinctively, we </line>
<line> m*ke meanings through </line>
<line> our **eation an* interpretati*n of '***ns'. </line>
</par>
<par>
<line> Indee*, ac*ording to Peirce, 'we *hink on*y in signs'"3(*EIR*E, 19*1 a*ud CHAN*LER, </line>
</par>
<par>
<line> 2*11, p.58). Assumimos, </line>
<line> a*nda, que a semiótica, e*quanto "*iênci* do discurso e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> signi*icação.". Martins (2004) provide*cia um enq*adramento </line>
<line> adapta*o à complexid*de </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> sen*ido* que pulver**am e constitue* fenômeno o </line>
<line> da política e *os polític** no q*adro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> u*a sociedad* </line>
<line> hi*ermedi*tizada * marcada por estraté*ias múltiplas e *or vez*s </line>
</par>
<par>
<line> **nt*adi*ória* *e lutas simbólic*s es**belecidas no espaço público mediáti*o e mediatizado. </line>
</par>
<par>
<line> Aju*a-nos, nesse s*ntido, a ide*a segundo a qu*l * discurso *ode s** conce*i*o como </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> aglomerado de modos se*i*t**** nele *ontidos, num "() comple*o jogo e*tr* textos </line>
<line> escritos, co*es, im*g*ns, elementos gráficos e s*no*os, enqua*ra**nto ()"(*ANTOS, s.d., </line>
<line> p.3). </line>
<line> 3 AS ALTERAÇÕ*S DA C*M*NICAÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Independent*mente *e a </line>
<line> po*ítica ser um* </line>
<line> a*te * </line>
<line> *ma ci*nci* que vive de retórica e, </line>
</par>
<par>
<line> portanto, de disc*rsos * de </line>
<line> poder de </line>
<line> co*struç*o de significa**s, e*iste um import*nte ponto </line>
</par>
<par>
<line> de via*agem critico na história da *olít**a marcado pela criação e prof*s*o do* meios *e </line>
<line> comunicação (particul*rmente os *ass media, numa prim**ra fase e do* new media, num </line>
</par>
<par>
<line> segundo momento). Quer di*er, existe uma política </line>
<line> pré * uma política pós meios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, tal como b*m encu*iam os estudo* r*a***ado* nos *UA sobre * comunicação </line>
</par>
<par>
<line> política em que ficaram célebres as *ná*ises sobre os debates t*le*isivos dos candidatos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pres**ência. </line>
</par>
<par>
<line> C** **e*to, num* é*oca *m que os meios ** comunica*ão aind* estava* em </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvimen*o, a </line>
<line> intenção do líder era *undam*nt*l para desencade*r </line>
<line> uma det*r*inada </line>
</par>
<par>
<line> *ensagem, a qual g*rava uma receção esperada por parte d*s seu* </line>
<line> serv*s </line>
<line> ou </line>
<line> do *ovo. </line>
</par>
<par>
<line> *odemos </line>
<line> dize* que havi* ce*ta linearidade, uma e*fera de sentido único. Com * cre**ente </line>
</par>
<par>
<line> valori*açã* dos m*di*, p*s*a-se * c*rcular </line>
<line> e a ser *ctor numa tei* </line>
<line> *e sent*dos **e se </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vem em esp*ral e que, progre*sivame*te, ass*mila cada vez mais espaço, da *o**tica </line>
<line> aos p*lític*s. Podemo* afir*a* que atualmente, se vive num co*te*** de mensagens múltip*as, </line>
</par>
<par>
<line> com transmissões *ú*tiplas (a*é porqu* exist*m **ve*sos meio* de comu*icação jorna*s, - </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Tr***ção nos*a: "Nós parecemos uma *spécie c*nduzida por um d*sejo d* f**er significados: *cima d* t*do, somos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> certam*nte Hom* signific*ns - produtores de s*gnificados. Distintamente, *azemos significados atrav*s da nossa criaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inte*pretaç*o de \*ignos\". Na verda*e, de a*o*do com Pe*rce, \nós pensamos apen*s *m sinai*\" </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 12, n. 6, art. *, p. 41-56, nov./dez. 2015 w*w4.fsa*et.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A.B. G. Moreira, E. R. Araú*o </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> tele*isão, *á*io, inter*et) e um* rec*ção diversa - </line>
<line> desencade*n*o u*a rede de s*ntid*s </line>
</par>
<par>
<line> vari*da e complexa. Podemos mes*o a*irmar que ex*s*e na p*lítica *ma *ult*modalidade </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> os sent*dos e significado* são construíd*s </line>
<line> com recurso a vá*ios modos e mei*s - * uma </line>
</par>
<par>
<line> multivocal*dade - atravé* da q*al se permi*e que **da um exponha o seu ponto d* vista sobr* </line>
<line> a real**ade. O *ovo media gara*tem quase ao in*inito esta possibilidade. </line>
<line> Lembre*os que para Bour*ieu (1982) tanto a religião como a política apre**nta*-*e </line>
</par>
<par>
<line> como os campos em que s* </line>
<line> "() re**ram o* seus </line>
<line> melhores efeitos ideológicos das </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades que encerra* a p*l*sse*ia inerente à </line>
<line> u*i*uidade so*ial *a língua legítima." </line>
</par>
<par>
<line> (BOURDIEU, 1982, p.*7) produzindo discursos coere*tes ai*d* </line>
<line> q*e , por </line>
<line> vezes, *em </line>
</par>
<par>
<line> *onteúdo (BOURDIEU, 1*82, p.19). De fac**, desde se*p*e, a polític* foi c**struída a partir </line>
<line> da v*z. *ezza (2004 apud MIGUEL; BIR*LI, 2*10, p.719) afirma, neste senti*o, que "* </line>
<line> políti*a odeia * silêncio.". De forma sintética, podemos dizer que o discurso político nu*ca foi </line>
</par>
<par>
<line> realmente pu*o- </line>
<line> com </line>
<line> is*o e*tenda-*e **nc* foi </line>
<line> *m discurso sem estratégias de ven*a. Tud* </line>
</par>
<par>
<line> aponta (e ap*nta*a) p*r* que os discursos do político *ste*a* ed*fica**s d* forma a vende*, a </line>
</par>
<par>
<line> ven**r-se o ho*em ou a mu*he* que se *ornou político/a mais a*é **e os seus ideais. O* - </line>
<line> dis*ursos e até *s imagens são, assim, forma*ad*s p*ra obter uma determina *eação do p*blico </line>
<line> e bas*ados nas expectativas e anseio* do me*mo. Na a*ual*dade, pode afi**ar-se exi*tir *ma </line>
</par>
<par>
<line> máquina pub*icitária por de*rás do políti*o que, ag*ra </line>
<line> utili**ndo a ling*agem de Maquivel, </line>
</par>
<par>
<line> des*nvol*e e*t*atég*as *iscursivas e imag*ticas q** func*onam co** ferramentas us*da* pel* </line>
<line> po*ític* par* esg*eirar-se d*s at*ques dos media * con*uistar o públi*o-e*eitor (fazendo </line>
<line> l*mbrar o pe*samento estr*t*gico maquiavé*ico (MAQUIAVEL, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> *as, o po*ítico é aquele a *uem delegado o poder **bre e at*avés ** política, e *uem é </line>
<line> *stá *andat*do, mediant* rec*nhe*imento dos pares e do* c*dad*os, a **lar e *gi* sob*e e na </line>
</par>
<par>
<line> polít*ca. P*r isso, * *iscur*o (e os meios </line>
<line> p*los qu*is se *o**a visível e disse***ado) é *ão </line>
</par>
<par>
<line> podero** na constit*ição de si, como polí*ico. Co*o a*i*ma Bour*i** (1982): </line>
<line> () quan*o mais ofi*ial for a si*uação, portanto mais favoráv*l aos q*e estão ma** </line>
<line> ou men*s o*icialmente mandat*dos p*ra fa*ar, e quanto ma*s t*tal for o </line>
<line> reconhec*mento que os consu**dores concedem à lí*gua legí*ima e à *ompetênc*a </line>
<line> legítima () (BOUR*IEU, 1982, p.57) </line>
</par>
<par>
<line> O me**o autor refere *ue nã* s* * dis*u*s* (*m si) </line>
<line> * </line>
<line> imp***ante </line>
<line> como também *s </line>
</par>
<par>
<line> propriedades não ling**stas de que se co*stitui esse d*scurso: a p*sição d* voz; a dispos*ção </line>
<line> duradoura do aparelh* vocal e as qua**dades socialmente atr*buídas (títulos escolare*, </line>
</par>
<par>
<line> ves**ários, a*ributos institucio*ais, ligados à concretiz*ção do status), en*re </line>
<line> o*tras </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. *, *rt. 3, p. 41-56, no*./dez. 2015 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O Contributo Da Semiótica Na Análise *a *olítica Contem*orânea </row>
<row> carac**r*st*cas p**sentes e cada vez mais *al*rizadas. Quem é afinal o pol*tico?* político é, </row>
<row> a*tes de m*i*, é quem detém, por reconhecimen*o, u* poder legíti*o </row>
<row> () o *a*datário l*gítimo como c**az de a**r *través das pa*avras sobre o mundo </row>
<row> socia* () m*nin*o-o, ent** outras coisas, dos signos e das i*síg*ias de*tina*os a </row>
<row> re**r*ar que ele não age em seu nome pessoal ne* d* sua própr*a auto*i*ade. </row>
<row> (BOUR*I*U, 1982, p.66). </row>
</column>
<column>
<row> *7 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> É um poder s*mbólico, </line>
<line> q*e precisa *e uma sustentação dis*urs*** *imbólic*. Esta </line>
</par>
<par>
<line> predomi*ânc*a d* simbólico, muito </line>
<line> cara*terís**ca desta sociedade líquida e *ribal, como </line>
</par>
<par>
<line> assinala Baum** (1999) e M*ffesol* (*9*5) *espectivame*te, resul*a numa *e*li*a*e edific**a </line>
</par>
<par>
<line> mediante um co*ju*to de suc*ssões </line>
<line> de signos pelos quais, p*rad*xalme*t*, se *á uma "() </line>
</par>
<par>
<line> crescente c*n*elação dis*imulada do mu**o" </line>
<line> (MARTI*S, 2003). Se ***as caracterí*t**as </line>
</par>
<par>
<line> p**em s*r pensadas para o </line>
<line> *od* de estar </line>
<line> na p*lítica e no pod*r através dos tempos, ela </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> m**to mais *a*ife*ta </line>
<line> *os tempos atuais, atendendo à *luralidade discursiva que marc* o </line>
</par>
<par>
<line> *uitidano *a política *eita espetácu*os mediátic*. </line>
<line> *a sociedade do p*esente, a socieda*e d* espe*áculo (DEBORD, 1995), os político* f*zem </line>
</par>
<par>
<line> uso específico de um </line>
<line> certos ethos (E*TEVES; *ASCIMENTO, n.d.) a*i**ntado pela </line>
</par>
<par>
<line> com*os*ção im**é*ica e sono*a. Isto é, u* modo de ser, * imagem **e o e*u*ciador proje*a </line>
<line> de *i m*smo durante o discu**o. Na própria encen*ção do poder, o pol*tico projeta-*e, edifi*a </line>
</par>
<par>
<line> u* novo eu atra*és da *magem de si </line>
<line> repre*en*ada nos </line>
<line> outros de quem se espe*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reco*hecimento, pois, como refere Magalhães </line>
<line> (1998 ap*d F*EI*AS, 2009, p.46) "() </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> político é uma identidade cons*ruída cole*ivamen**". Ao ser construído no espaç* mú*tiplo de </line>
<line> senti*o* e sig*if*cações at*avés de *parelhos div*r*os de elab**ação *magética e *spetacula*, </line>
<line> o* polít*cos *esultam, eles mes*os, em const*uções e elab*raç*es próprias fixadas a certos </line>
<line> papéis atra*és d*s quais fluem analogias com bastante signif*cado quot*d*ano e pop*l*r. É </line>
<line> impor*ante citar a e*te respeit*, * reflexã* d* Schw*rtzenberg (19*8 apud FREITA*, 2009, </line>
<line> p.43) *obre os papéis representad*s pelos líderes po*íti*os *ue, desse ponto de vis*a, apare*em </line>
<line> *ei*ul*dos nas próprias construçõe* d*sc*rsivas d* si mesmos. O político (no*mal*ent* </line>
<line> e*tabelecido n* su* masculi*idade) p**e assumi*-s* na encenaçã* de uma persona com uma </line>
</par>
<par>
<line> **s seguintes *acetas a ser </line>
<line> pr*ponde*ant*: a de </line>
<line> herói/heroína; a de home*/m*lher c*mum </line>
</par>
<par>
<line> (*gual a qualque* out*o cidadão); a de *íder c**rmo*o (*); */*u, por *im, a *e *ai/mã*, ao qual </line>
</par>
<par>
<line> correspon*e uma </line>
<line> c*notação paternalista. Hoje poderíamos aind* acre*ce*tar a figura </line>
<line> do (a) </line>
</par>
<par>
<line> *esiste*te, pers*nif*ca*o, sobretudo nos polí*icos q*e se assumem publicamente </line>
<line> pela sua </line>
</par>
<par>
<line> sexu*lidade / </line>
<line> homosexualidade. O cert* é </line>
<line> que, **sim entendido este jogo alquím*co </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 2015 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A.B. *. More**a, E. *. Ara**o </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> cons*rução de i*agem e discurso de si perante o público, o político surge co*ceptualizáv** a </line>
<line> par*ir da encenaçã* que é capaz de naturalmente fazer *e si. </line>
</par>
<par>
<line> Po**mos dizer q*e, na a*ualid**e, tod* esse processo de </line>
<line> co*strução está *ediado pela </line>
</par>
<par>
<line> utilização dos me*** de comunica**o que, em simbiose perfeita *o* a cons*rução im*gé*ica e </line>
</par>
<par>
<line> discursiva das rea*idades, alimentam ancoragem de re*resentaç*es es**cíficas sobre c*da a </line>
<line> político. Inclusivamente, o p*lítico faz-*e hoje imensamente *o contexto do en*ed* *emiótico </line>
</par>
<par>
<line> prov*denciado pela dinâmi*a cons*ante *os med*a, sendo o </line>
<line> próprio políti*o </line>
<line> *uem se molda </line>
</par>
<par>
<line> aos media: </line>
<line> *om </line>
<line> discursos curtos, uma postu*a a*sertiva, uma *magem </line>
<line> b*stante formal e, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip**mente com * la*oriosa con*truçã* de discursos destinados a *e*em *rases *e t*tulo. </line>
<line> O discu*so e a palavra são e**men*o* chave e sup*rte *a sociedade *tual (MARTINS, 2003; </line>
</par>
<par>
<line> ROD*IGU*S, 2000). A </line>
<line> palav*a cont*n*a a deter um poder tran*ver*al e </line>
<line> arrebatador, como </line>
</par>
<par>
<line> afirma M*rtin* (20*3, p.10) "() não *ode a palavr* deixar de nos l*ga*, nem * outro de se* o </line>
<line> n*s*o des*ino.". No mesmo sentido, Bourdie* (19*2, p.1*) afir*a*a "Não há *ada que não s* </line>
</par>
<par>
<line> pos s a </line>
<line> diz*r e não se *o*e dizer nad*". *eforçando a ri*ueza o </line>
<line> que encerra </line>
<line> u* discurso, </line>
</par>
<par>
<line> d*svi**ulado apenas do textual: </line>
</par>
<par>
<line> () o* discurs** não são ap*n*s (o* só exce*c*ona*mente o são) sign*s destinados a </line>
<line> ser compreendidos, deci*rad*s; são também sinais de r***eza *esti*ados a ser </line>
<line> avali*d*s, a*reciados e sinais de autoridades destinados * s*r cridos e obedecidos. </line>
<line> (BOURD*EU, 1982, p.54) </line>
<line> P*demo* afi*mar, por isso, que nesta soc*edade *magé*ica e ado*mecid* dos meios d* </line>
</par>
<par>
<line> com**icaç*o é um ve*c*lo *r*cioso *e exp*essã* do político através da **munic*ç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> marketing *olítico, *sto é, da cons*rução de um *roduto político irresist*vel. Se, p*r um *ado, </line>
</par>
<par>
<line> "() o mar*eting *de*tifica os </line>
<line> *esejos do consu*idor, o marketing polí*ico p*ocura </line>
</par>
<par>
<line> i*entificar os an*eios do cidadão eleitor" (F*EITAS, 2**9, p.18) *orn*ndo o político ca** vez </line>
</par>
<par>
<line> mais comercializável - pelo* seus i*e*is </line>
<line> professados, pelas aç**s desencadea*as e pela sua </line>
</par>
<par>
<line> imagem </line>
<line> e </line>
<line> postura formalmente m*ldadas. É ne**e sentido que a *ma**m não se basta si a </line>
</par>
<par>
<line> *esma. (Torna-se n*c*ss*ri* * co*juga*ão c*m o t*xto e um* dete**inada sit*a*ão *spacio- </line>
</par>
<par>
<line> tempor*lm*nte *efinida). Para *ntendermos, </line>
<line> então, as pote*cialidades *a anál*se semiótic*, </line>
</par>
<par>
<line> t*rna-se n*cessário adotar u*a *ostura multimodal, a*r*vés da q*al o discu*so se pers*ecti** </line>
<line> com* um *glo*e**do de modos semiót*cos nele contidos, *sto deriva da *mportâ*cia </line>
</par>
<par>
<line> confer**a aos fatores </line>
<line> associados a* text* - como *s </line>
<line> imag*ns, ví*eos e sons. Para melh*r </line>
</par>
<par>
<line> *emonstração **stas ideia*, ir*mos incidir s*bre *l*uns **sos de*atidos no espaço público </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, art. 3, p. *1-*6, *ov./dez. 2015 </line>
<line> www4.*san**.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O Contributo Da Semió*ica Na Análise Da *olítica Contem**rânea </row>
<row> *ortuguês em *01*, relacionados *om o a*ual Pre*idente da Repúbl*ca *e Portugal, Aní*al </row>
<row> Ca**co S*lva. </row>
<row> 4 O OL*AR DA SEMI*TICA **BRE * POLÍTICA: DISCU*SOS, EVENTOS E </row>
<row> C**OS </row>
<row> A políti*a depende, como vimos dos vário* modos *em*ótic*s, mas també* do q*e </row>
<row> está para a*ém dos mesmo*, como sejam a postu*a, as cred*nciai* so**almente reconhe*id**, </row>
</column>
<column>
<row> 49 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> po*ição da voz, ent** </line>
<line> outros eleme*tos. Começamos por ver*ficar *ue panor*ma nacional * </line>
</par>
<par>
<line> está rech*ado de cas*s que poderi*m </line>
<line> ser * fo*o da </line>
<line> n*ssa aná*ise. **s, pa*a *ma *elhor </line>
</par>
<par>
<line> com*ree*são das posiç*es </line>
<line> defendidas pelos atores e também da an*lise *m concreto </line>
</par>
<par>
<line> decidimos focar-no* em A***al Cavaco Sil*a. Centramo-nos em três episódios que ocorreram </line>
<line> no ano passad* (2012) refere*tes a *ste a*o* po*ítico. A nossa e*colha sobr* o mesm* *eve-se </line>
<line> *o seu a*ual p*pel como Presidente da Rep*blic* de Portu**l, mas também ao seu his*oria* na </line>
<line> polític* na*ional. Com efeito, foi p*imeiro-minis*ro d*rant* 10 anos (entre 1985 * 1*95) e foi </line>
</par>
<par>
<line> eleito Presid*nte d* República e* </line>
<line> Janeiro de 20** de 2011- Estão-lhe também as**cia*as e </line>
</par>
<par>
<line> raízes *umi*des (pai c*merciante * agricultor). Em *0*2, Cavac* Si*va esteve asso*iad* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*g*ns *pisódios c*ntrovers*s, d*s qu*is des*ac*m*s nesta análise os episódios sobre: a s*a </line>
</par>
<par>
<line> r**orm*; o * de Outubro; e o </line>
<line> seu *ilêncio. N*ssa lin*a, articulamos a observação a partir </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> três â*gulos que </line>
<line> consider*mos pertinentes p*ra a </line>
<line> anális* d* mul*i*odalidade disc**siv* no* </line>
</par>
<par>
<line> med*a: o discurso, a *ção * o não-di**urso. </line>
<line> 4.1 **t* não é o presidente </line>
<line> Em Janeiro de 2012, quando em uma vis**a ao norte d* país (*orto) Ca*aco Silva falo* </line>
<line> sobre o va*or (*one**rio) da su* reforma * *s dificuldades que têm para g*ri-la, sobretudo </line>
<line> at*ndendo às medidas le*isl*t*vas que i*puseram o fim da acumulação de **f*rmas/p*nsõe* </line>
</par>
<par>
<line> (*ceite pel* gove*no no final de </line>
<line> 20**). *er*nte as </line>
<line> c*me*as de t*levisão, o pres*dent* *inda </line>
</par>
<par>
<line> des*revenido, disc*rre **sta *o*ma s*bre a medida legislativa, ao mesmo *emp* em *ue *enta </line>
<line> mo**r** q*e essa mesma legi*lação está a pena*i**-*o * q*e a refo*ma que t*m é baixa: </line>
<line> Descontei *0 anos uma par*e d* meu salário para a CGA [Caixa Gera* de </line>
</par>
<par>
<line> Aposentações] com* professor </line>
<line> univ*r*it*rio e também d*scontei durante a*guns 30 </line>
</par>
<par>
<line> anos *omo in*estigado* *e Fundação Cal*u*te Gu*ben*ian e devo r**e*er 1300 por </line>
<line> m*s, não sei se *uvi* b*m 1*00 euros p** mês (CAV*CO SILVA, *01*). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 6, *rt. 3, *. 41-5*, nov./dez. 2*15 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A.B. G. More*ra, E. R. Araújo </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Ai*da não s*i quanto irei r*ceber. *udo so*ad*, qu*se de c*rteza qu* *ão chega </line>
<line> *ara pagar as *inhas despesas, pois, eu t*mb*m não rec*bo ven*iment* com* </line>
</par>
<par>
<line> presiden*e da *epública. M*s nã* faço *u*stã* q**nt* a iss* </line>
<line> (C**ACO *ILVA, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> **li*mente, durante os meu* 4* anos de c**ado, eu * a minh* *ulher fomos sempre </line>
<line> m*ito poupad*s. Todos os m*ses, fizemos que*tão ** colocar alguma coisa de lado. </line>
<line> Portan*o, p**so gastar, agora, *arte d*s minhas *oupanças (CA*ACO SILVA, </line>
<line> 2012). </line>
<line> Estas afir**ç*es de Cava*o Silva-Presi*ente desencad*aram u* leque de análises </line>
<line> cr*ticas s*b*e a r*sibilidade das suas dec*ara*ões: n*o só por s* refe*ir a *alor*s da sua </line>
</par>
<par>
<line> reforma, c*mo por </line>
<line> analisa* uma q*estão políti*a * púb*ica a partir d* su* questão pessoa*. </line>
</par>
<par>
<line> Com ef**t*, *stas palavras são r*cebidas num conte*to so*ial d*licado, marcado pela cr*se </line>
<line> ec*nômico-financeira (par* além das crescen*e* taxas de de*emp*ego e d*s sa*ários mí*imos </line>
<line> esta*em fixados em meno* de quinhentos euros (485,*0)). As p*lavras do presid*nte (que </line>
</par>
<par>
<line> formalmente *ecolheria o *o*er em no*e do </line>
<line> p*vo) acaba* por se* transformad*s numa </line>
</par>
<par>
<line> m*nsagem t*pica da inversão d* seu p*pel (um *ão presidente, um *ão povo). A tenta**va de </line>
<line> proximidade *om o povo português atr*vés d*s de*larações sobre o recurso a poupanças, </line>
</par>
<par>
<line> produz um efeito claro de dis*anciam*nto: </line>
<line> apes*r *esse discurso ser apare*te*ente </line>
</par>
<par>
<line> id*ntific*dor co*o *idadão **mum, um igual a*s outros (S*H*ARTZENB*RG, 1978 - </line>
<line> apud FR*ITAS, 2009), torna-se num d**cu*so *inda mais dife**nte e apartado *a popul*ção, * </line>
</par>
<par>
<line> que sai *eforçado pela frase "() eu ta*bém *ão </line>
<line> re*e*o ven*i*en*o como presiden*e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> República. Mas não faç* *ue*tão quant* a isso" (*AVA*O SILVA, 2012), fr*se que *em um </line>
</par>
<par>
<line> po*enc*al si*bólico, pelo *ue *stá incut*da </line>
<line> *esta cit*ção que e*te car*o de </line>
<line> *residente n*o </line>
</par>
<par>
<line> ne*essi*a *e ser remunerado, devido ao pode* e prestígio conferid*s pe*os pares e mesm* pela </line>
<line> população. </line>
<line> Neste caso *od*mos observar uma dupl* significação do pr*sidente: se, por um l*d*, se </line>
<line> mostra com* co*um, como "o Aníb*l", d*ssacralizan*o-*e, p*r ou*r*, *ão *eixa de *elem*rar </line>
<line> quem é (presidente) e o que re*re*enta (naçã*). Ta* como se afirma "() firs* ** a** to be *b*e </line>
<line> to dis*in*uish b*twee* the sign and t** th*ng ** si*nifies'"4 (LEAC*, 1970 *pu* </line>
<line> CHAND*ER, 2011) e o president *ignifica*ia o poder, o int*cável é invertido. *embremo* o </line>
<line> qu*dro *e Magritte, de 1928-9, "La Trahison des Ima*es" (A Traição das Imagens) em que </line>
<line> ve*os cl*r*mente o sign* que ass*ciamo* a um c*chimbo mas **ja legenda dita "'Ceci n'*st </line>
</par>
<par>
<line> pas une pipe'" (*sto não </line>
<line> é *m cachimbo) isto é, </line>
<line> a i*agem mostra-nos uma coisa (o </line>
</par>
<par>
<line> pr*sidente), *a* a *rquitetur* dos *iscu*sos (por veze* expressa *u *m imagens - o presid*nte </line>
<line> 4 </line>
<line> Traduçã* nossa: "() *ntes de tudo, ser *apaz d* di*t*ng*ir e**r* * signo e a coisa q*e significa" </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina, v. 12, n. *, a**. 3, p. 41-56, nov./dez. 2015 www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Con*ribut* Da *emiótica Na Análise Da Política Contemporânea </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> a fazer *o*tas), mostr*ndo-*os u* "não pr*s*de*te". No fu*do, em qualquer represen*açã* há </line>
</par>
<par>
<line> ma** que uma mer* repr*duç*o do *ue a mesma repr*senta (Chandler, 201*). P*r vezes, </line>
</par>
<par>
<line> (des)construi-se a rea*idade, torna*do o que é *a**liar a* indi*iduo em algo estran*o, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> me**o se pass* **s casos aqui *nal*sados: Este n*o é o presidente. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 N* haste </line>
</par>
<par>
<line> Esta desconstruçã* foi também um fator *r*mordial na celebração do * de Outubro, </line>
<line> que a*é 201*era *eriado *m Portugal devi*o ao contexto histórico as**c*a*a*. O 5 de Outubr* </line>
<line> de 20**, *as co*emoraçõ*s que de*orrer*m em L*sboa, *o* mar*ado *elo momento </line>
</par>
<par>
<line> inesquecível do haste** a </line>
<line> bandeira nacional: a ban**ira nacional foi hasteada ao contrário </line>
</par>
<par>
<line> pelas mãos de Cavac* S*lva, *residente da República e por A*tónio Costa, *a alt*ra </line>
<line> pre*id**te da Câ*ara de Li*boa. </line>
<line> *igu*a 1 - Bandeir* Ha*teada </line>
</par>
<par>
<line> Porque é **e este ato gerou *antos discursos? E discursos sob*e discurs*s? Há mais de </line>
<line> cem anos, no d*a 5 de *u***ro de 1910 a mesma ba*deira (o s*u desing) *oi aprova*a c*mo </line>
</par>
<par>
<line> símbo*o nac*onal e </line>
<line> agora for* hasteada ao contrário. A*nda qu* tudo nã* </line>
<line> ti*es*e pass*do de </line>
</par>
<par>
<line> *m laps* e mera distração, *ornou-se </line>
<line> nu* a*o com elevado poten**al de mobilização </line>
</par>
<par>
<line> semiótica e simból**a, po*s, a a nível m*li**r hastear a ba*deira a* *ontrário segundo o corone* </line>
<line> P**eira Crac*l (preside*te da Assoc*a*ão de Oficiais de Forças Armadas (AOFA) "s*naliza </line>
<line> que o local está do*inad* pelo ini***o e é o *nvio de um pedido de socorro" (C*acel a*ud </line>
<line> LUSA, 2012a). Logo, os discursos crít*cos sobre esta falha d* represe**ação do próprio órgã* </line>
</par>
<par>
<line> de Estado </line>
<line> s* tr*nsformou num contexto de esgrima se se*t**os e de co*struçõ*s **scu*sivas </line>
</par>
<par>
<line> desp*esti*iantes. O hastaer da bandeira *o contrá*io, **se *imple* lapso, foi lido como como </line>
<line> 5 Em 5 *e Outubro d* *91*, foi leva*o a cabo um golp* de est*do *ue retiro* d* poder a mo*a*q*ia constit*cional e </line>
<line> implantou um r**ime *epublicano em territór*o n*cional. É co**e*ido **m* o dia *a Im*lanta*ã* da República </line>
<line> Portugue*a, e até ao an* pas*a*o era um fe*iado *acional. É no *eríodo de *ós-revoluçã* qu* leva à aprovação da </line>
<line> Constit*ição de 1**1, e à substitui*ã* de alguns símbolos nac*onais co** a bandeira e o hi*o nacional. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 3, p. 41-56, n*v./dez. 2**5 www4.fs*net.com.*r/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A.B. G. Moreira, E. R. Ar*újo </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> um s*nal *o SOS da pres*d*n*ia em relação à entr*da da t**i*a em Portugal, na definição dos </line>
<line> programas de austeri*ade e ajuda *con*mica. Também o pú*l*co s* *an*f*stou v*rias formas </line>
<line> lendo nessa in*ersão do haster, a própria situa*ão do p*ís "ao cont*á**o" * se* a *e*l atenção </line>
<line> dos políticos **cio*ais. </line>
<line> Ta* como dis*emos trato*-se de um* na rep*esentação de s* que passaria sem </line>
<line> contrad*ção e sem *bjeto *e discursos, se não *ossem contex*o e o at*r. * Presi*ent* </line>
<line> **contrava-se nu*a cerimônia *e comemora*ão nacional na qual s* conside*a que o me*mo </line>
</par>
<par>
<line> está mandatado *ara agir </line>
<line> de forma simbol*cam*nte correta. T*l </line>
<line> com* Bourdieu (*99* ap*d </line>
</par>
<par>
<line> M*RTINS, 2004) refere a autorid*de não e*tá na lingu*gem espe*ificamente, *as no poder </line>
<line> d*legado ao porta-voz pel* instituição. É t*mbém *as ações qu* esse poder se *anife*ta se*do </line>
</par>
<par>
<line> que o com**e inst*tuição que *egitima * aç** do repr*sentant*, tornando-* eficaz. Numa a </line>
</par>
<par>
<line> ar**culação com as </line>
<line> ideia* *efendidas por Martins (2004: 75) po*emos *firmar </line>
<line> *u e </line>
</par>
<par>
<line> "repre*entar () é *la**ifica*, definir, é um p*d*r d* di/**são", e representar-se é *lh*r para si </line>
<line> *om uma du*la visão, é *uto-gerir *s vários eus - o eu presidente, o eu homem, o eu m*rido, </line>
</par>
<par>
<line> o eu **i - e escolher o melh*r p*ra cada sit*ação. Pod* verifi*ar-se *esta passagem q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> h**em - en*uan*o p*líti**- foi neste contexto de**creditado. Além disso, f*i posto a n* - a </line>
<line> des**bert*, aprese**ado *omo o político que não dese**enha o papel soci*lme*te e*per*do, </line>
<line> descendo e errando como qualquer *er humano, s**do escrutin*do e cr**ic*do ***os seus ato* </line>
</par>
<par>
<line> atr*vés dos meios de com*n*cação e do público: o p**lic* só lh* </line>
<line> *arant* autori*a*e, se for </line>
</par>
<par>
<line> capaz de permanecer **sta*te de si. Tal como afirmava Balandie* (*99*) o p*lític*, enqu*n*o </line>
<line> p**sonagem c*ia*a de*e apre*de* como domi*a* "uma no*a tec*ologia do simb**ico e do </line>
<line> im*ginário, um* nova forma *a dramaturgi* políti*a" (BALANDIER, 19*9, p.*7). Vo*tamos </line>
<line> à premissa: o pres*dente não er**, não é alvo de cr***ca Este não é o presi*ente. </line>
<line> 4.3 A *olítica do sil**cio </line>
<line> Comum*e*t* o *ilênci* é * ausênc*a *o som, d*s pal*vras e até da ação. M*s já **o é </line>
</par>
<par>
<line> nov*dade que em mu*tos episódios o silêncio é a aç*o principal relatada no* me*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação. Nã* porque o **divi**o deixou pura * simplesm*nte *e falar, *as porque não </line>
<line> *alo* para ** m*dia, evit*ndo, *e cer*a forma, o confr*nto com os jornalistas. O Pres*den*e da </line>
</par>
<par>
<line> R*públic* também foi notí*ia devido *o seu s*lêncio em f*ce de algun* *ss*n*os. O f*nal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 201*, f*i ma*cado *elo silê*c*o </line>
<line> asso*iad* à refundação do Estado *o memora*do com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, *r*. 3, p. 41-56, nov./dez. 20** </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O Cont*ibuto Da Semióti*a Na Análise Da Política Contem*orânea </row>
<row> troika6. Su*giram algumas notícias sobre o silêncio de Cavac* Silv*, inclui*do alguns </row>
<row> com*nt*rios e opiniões com*, por ex*mplo: </row>
<row> Marcelo aprova si**ncio *e Cavaco sobre "r*fundação" (Públ*c*, 2012). </row>
<row> O P*esidente da Repúb*ica, *nfim, tem estado mu*to cala*o. Tem havido jornais que </row>
</column>
<column>
<row> 53 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dizem pe*deu a </line>
<line> fala o se***r Preside*te d* República\. H* jornais que dizem is*o, </line>
</par>
<par>
<line> ** vi um ar*igo de **ndo num j*rnal que d*z iss* * ach*i graça (So*re* *it in LUSA, </line>
<line> 2012). </line>
<line> Muito s* falo* sobre o silêncio e ain*a se fala (*ão espe*ifi*amente sobre este </line>
</par>
<par>
<line> pe**od*). Mas,o que pode significar o silêncio? Ponderação, reflexão ou mesm* falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vonta*e de se confrontar com o* jornalist*s ansiosos por d*scu*so*? Algo parece *erto:não são </line>
</par>
<par>
<line> necessárias palavras do ator prin*ipal da história para o enredo espe**cular continu** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co**ti*uir-se. P*r isso, ironizand* a s*tuaç** re*ere, entre o*tras coi**s: </line>
</par>
<par>
<line> Tod*s sa*e* q*e o s*lê*cio </line>
<line> do *re*i*ente d* República é de OURO (CAVACO </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> Até aqui, b*a parte *os portugue*es pensav* que o Presidente da Repúblic* es*ava a </line>
<line> meditar, a *efl*cti* s*br* * próxima *is*ta a Portu*al da se*hora já b*m conhecida d* </line>
<line> todos, am*da por mu*t*s, a que carinh*samente os port*guese* *hamam de \tr*ika\, </line>
<line> out*os estariam a pensar que o P*e*i*ente da *epública *stava a reflectir s**re *e o </line>
<line> aum*nt* d* impostos era eno*me *u giga**esco, *ut*os pens*riam que o Pr*sid**te </line>
<line> da República es*ava a reflect*r sob*e os **vos apoios q*e a chanc*l*r M*rkel pod*a </line>
</par>
<par>
<line> t*a*er para *ortugal *a sua pr*xim* visita *o país e outros poderiam estar pen*ar a </line>
</par>
<par>
<line> *ue o Presid*nte d* Re*ú*lica es*a*a a *efle*tir so*re o que fazer </line>
<line> relativamente às </line>
</par>
<par>
<line> pressões de vinte corporaçõ*s * mais d* cem indi*idualidade* para que *le enviasse </line>
</par>
<par>
<line> o Orçamento </line>
<line> do Est**o para T*ibunal *ONSTITUCI***L (*AVACO S*LVA, o </line>
</par>
<par>
<line> 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te cas* podemos verif*car que nã* é apenas o discurso qu* funciona *o* media, </line>
<line> mas também a descon*trução do m*smo, i*to é, o que foi notícia não f*i o qu* Cav*co *ilva </line>
<line> disse, mas antes o que está por dizer e p*rque é qu* * nã* diz. </line>
<line> De qualquer f*rma, pa*sado o temp* de sil*n*io, e como muitos jor*ais n*ticiara* </line>
<line> como * "que*ra" do silêncio * *res*de*te a*sume u*a pos*ur* de a*tova*orizarão e ironia, que </line>
</par>
<par>
<line> **dem ser vistas como es*ratég*as de *arketing, a**rmando q*e o s*u **lênc*o </line>
<line> "é de ouro" </line>
</par>
<par>
<line> *e* c**o apon*ando **rio* dos *otivos que poder*am levar </line>
<line> a* seu sil*n*io, e alg*ns a*é </line>
</par>
<par>
<line> descri*i*ados por com**tadores o* m*sm* jor*alistas. Podemos verificar n*s*e p*nt* o que </line>
<line> B*urdieu (1*82) c*ama de discursos *ormalme*te corre*tos, mas seman*icam*nt* vazios - </line>
<line> 6 </line>
<line> Equipa c*nstituída pela Un**o Eu*opeia, com responsáveis da C*mi**ão Eu*opeia, Banco central Euro*eu e **ndo </line>
</par>
<par>
<line> Monetário Int*rnacional para c*mpreenderem e *egociarem *s cond*ções f**anceiras *os países que pe*ira* </line>
<line> um resgat* </line>
</par>
<par>
<line> (aju**) fin**ceira. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, *. 6, ar*. 3, p. 41-56, n*v./dez. 2*1* www4.fs****.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *.B. G. Morei*a, E. R. A*a*jo </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> po**, na rea*idade, o p*esidente veio a público falar sobre o seu s*lêncio. *o en*an**, n*o o </line>
<line> explicou apenas *o*trou os vários significados que o mesmo poderia ter. </line>
<line> Podemos até reflet*r sob*e * p*óprio s**n*ficado d* si*ên*i*, u* silêncio q*e pode ser </line>
<line> dos inocentes ou um silêncio dos predad*res à es*r*ita da presa. Pode até ser *m silêncio </line>
</par>
<par>
<line> fo*çad*, *m* espécie </line>
<line> de *ile*ciamento do p**side*t* no fundo sem nada **r* d*zer (o* a </line>
</par>
<par>
<line> fazer) sobre a atu*l situ*ção. Aliás, est* sil*ncio tor*ou-se en*urdecedor, *través *os meios *e </line>
<line> comunicação social que o ret*atam *omo espaço do *b**rdo em *ue se debateu sob*e o nada. </line>
<line> Mas, ce*to é que não foi preciso o p*esi*ente falar (como n* pri*ei*o caso) ou *gir (como no </line>
<line> segu*do caso), fo* ap*nas *ecessári* nã* se *anifestar de que forma *oss* para *er noti*i*do. </line>
</par>
<par>
<line> Assumindo que o silênci* fala, ver*fi*amos, *e *ovo, mais um caso *ue nos rem*te para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expre*são p*r nós já utilizada: Es*e não é preside*te. </line>
</par>
<par>
<line> 5 BREVE NO*A FINAL </line>
</par>
<par>
<line> *retendeu-se apre*entar u*a aná*ise expl*ra*ória *ostrando a op***tividade da </line>
<line> *emiót*ca soci*l para perc*bermos os fenômenos *uldi*ensi**ais da int*raçã* da sociedade, </line>
</par>
<par>
<line> os meios de *omu*icação e o* p*lític*s pa*t*cu*armen*e aquele eleito c*m* é o caso - </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> preside*te. A pa*tir da metáfora do cachi*bo u*ada por vá*ios au*ores pa*a demonstr*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> duplic*dade dos d*scursos e a su*s dinâmicas alquímicas, ent*e os quai* Fo*cault (1996 </line>
</par>
<par>
<line> [19*0]), pudemos ente*der que construção do político obedece a proces*os contraditórios a </line>
<line> criad*s por dentro dos textos e c*ntextos sociais, ao ponto *e no caso que an*l*samos ser </line>
<line> de*o**trável que os os media *ransmit*m não o ser (o que o p*e*ide**e é) mas o s*u </line>
<line> co*trário, d*svalorizando-o (est* não é o presid*nt*). </line>
</par>
<par>
<line> Jus**fic*r-*e-*a ***ar Piaget (192*) *ue ref*e*ia sobre qual é * real re*lida*e das coisa* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *er**n*ava: </line>
</par>
<par>
<line> Could *he sun hav* b*e* call*d 'moo*' an* the mo*n 'sun'? - 'No.' '*hy no*?' - </line>
<line> '*eca*se the sun shines b**g*te* *han the moon...' '*ut *f ev**yo** had called the s*n </line>
<line> 'moon', and the *o*n 's*n', wou*d w* hav* known it was wro*g?' - 'Yes, *ecaus* t*e </line>
</par>
<par>
<line> *un *s always big*er, it always stays </line>
<line> like it is a*d so *oes the moon.' 'Ye*, but t*e </line>
</par>
<par>
<line> sun isn't changed, only its name. C*uld it *ave been *al*ed..7. etc.?' - 'No... Because </line>
<line> the m*on *ises in the evening, a*d the sun in th* day' (PIAGET, 1929 apud </line>
<line> CH*NDLER, 2*1*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7Tradução </row>
</column>
<column>
<row> nossa: "Pod*ria o sol ter s*d* cham*do de \lua\ e a lua *e \sol\? 'Nã*.' '*or qu* nã*?' - \Porque o s*l b*ilha *a*s </row>
</column>
</par>
<par>
<line> qu* a l*a...\ \Mas, se todos ti*e*se* *hamado o **l \lu*\, *aberíamos que *ra errad*?\ - 'Si*, *orque o *ol é se*pre ma*or, </line>
<line> ele sempre permanece como é assim como a lua.\ \Sim, mas o sol nã* é m*dif***do, ape*as o seu nome. Poderi* t** sido </line>
<line> *h*m*do etc?\ - 'N*o Po*que a lua *obe à noite, e do sol no dia'" </line>
<line> R*v. *S*, Te*esina, v. 12, n. *, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 201* *ww4.*s*net.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ontri*uto Da Semiótica Na Anális* D* Políti*a Con*emporânea </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> Ob*erv*-se, s*bretudo a com*le*ida*e associa*a à desc*ns*rução do real. N*sta breve </line>
</par>
<par>
<line> análi*e, procuramos **strar princi*almente que o político numa sociedade mediada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> med**tizada, como a atual, funcion*m e co*st*tuem-se de *xplosão e implo*ão constant*s de </line>
<line> sentidos * significações que, de forma d*nâmica e, *or ve*es, simultânea, desloca* as </line>
</par>
<par>
<line> identidade* * as repres*nta**es sobre a p**soa-político ao sab*r dos intere*ses d*s </line>
<line> pró*rios </line>
</par>
<par>
<line> *ontextos dis*u*s*vos * seu* públicos, incl*indo a *aptação de *udiências pa*a a cola*oração </line>
<line> destas n* enred** das tramas de sentido/não s**ti*o criad*s c*letiv*mente. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> BA*ANDIER, G. O poder em cena. M*ner*a: Coi*bra, 199*. </line>
<line> BOURDIEU, P. O que falar que* di*e* - A *conomia das trocas linguísticas, DI*EL </line>
<line> Di*u*ão Edito*ial S.*., pp.1-86, 1982. </line>
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<line> FIDALGO, J.; OLI*EIR*, M. Da justiça dos **ibunais à </line>
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<line> FREITAS, R. S. D. *o*unicação p*lítica em Portu*al * no B*as*l: a cobertur* jornalís*ica </line>
<line> dos Ch*fes de Gove*no. Un*versidade de Co*mbra, 2009. </line>
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<line> GOMES, M. Cavaco diz que as reformas *el* não </line>
<line> *hegarão para paga* des**sas. *úblico, </line>
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<line> Janeir* de </line>
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<line> LUSA. Bandeir* virada *o con*rário m*stra "invasão económico-financei*a." ionline. 5 </line>
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<line> con**ari*-**stra-invasao-economico-financeira </line>
<line> L*SA. Soares diz q*e Cavaco te*e a "id*ia peregrina" de fal*r num "hot*l de luxo." Pú*l*co. </line>
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<line> 8 *e Nov*mbro </line>
<line> 2012b. Retira*o d*: http://w*w.publico.pt/politica/*oticia/*oares-*iz-*ue- </line>
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<line> cav*co-teve-a-ideia-p*r*grina-*e-falar-n*m-hote*-de-luxo--157166* </line>
<line> LUZ, C. S. Ca**co S*lva: "A reforma não cheg* para pagar as min*as despes**." Jorn*l de </line>
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<line> Com* Re*e**ncia* este Artigo, conforme ABN*: </line>
<line> *ORE*RA, A. B. G; ARAÚJO, E. R. O Con*r*bu*o Da Semió*ica Na Anál*s* Da Política Contemporân*a. Rev. </line>
<line> FS*, Teresina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-56, nov./dez. 2*15. </line>
</par>
<par>
<line> Con*ribuição dos Autores </line>
<line> A. B. *. M*rei*a </line>
<line> E. R. Araújo </line>
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<par>
<line> 1) con*epção e planejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e in**rpretação d*s dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do *ascunho ou na revis*o *rític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*ação na apro*ação da versão fi*a* d* manuscr**o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 12, n. 6, art. 3, p. 41-*6, nov./dez. 2015 </line>
<line> *ww4.*sanet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)