<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 1*, p. 158-178, jul./ago. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.4.10
</line>
</par><par>
<line>
Modos De Descrição Na Impr*nsa Pop*lar Da Alemanha E Do Brasil: Categ*r*as Para
</line>
<line>
An*li*e Das M**eiras De Descr**er
</line>
<line>
Descript*on Modes In P*pula* N*wspapers *f Germany And **azil: *ategorie* For
</line>
<line>
*nalys*s *f The Wa*s To Describe
</line>
</par><par>
<line>
Polian* Co*li Costa Arante*
</line>
<line>
**utorado e* Estudos Linguí*ticos pel* Universida*e Federal de Mina* Ge*ais
</line>
<line>
Professora *a Univers*da*e Federa* *e Minas *er*is
</line>
<line>
Email: pol*a**coeli@ya*oo.com.br
</line>
</par><par>
</page><line>
Endereç*: P*liana Coe*i Costa Aran*es
</line>
<line>
Endereço insti*uci*nal: Institut* de L*tr*s - UER* Rua São Fr*nc*s*o Xavier, 5*4 (11*.Andar) Rio de
</line>
<line>
Ja*eiro/RJ.
</line>
<line>
Editora-chefe: Dra. Marle*e Araújo de Carv*l*o/*a*ul*ade S*nto **ostinho
</line>
<line>
Artigo r*c*bido *m 04/05/2015. *ltima ve**ã* recebida em 26/05/2015. Ap*ovado *m *7/05/2015.
</line>
<line>
A**l*ado *elo sist*ma Triple R**iew: a) Des* Review *ela Edito*a-Che*e; e b) Doubl* Blind
</line>
<line>
Re*iew (av*liação ce** por dois a*aliadores da á*ea).
</line>
<line>
R*v*são: Gramatical, Norm*t*va e de F*rmataç**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modos *e Descrição na impren*a popu**r da Alemanha e do Brasil
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* presente artigo pretend* anali*a* como a imp*ensa auto*eno*i*ada *opular inser*da em
</line>
<line>
dois universos s*ciocultu*ais *i*ergen*es, o alemão e o brasil*iro, descre*em **onteci*entos
</line>
<line>
* fatos *o*icia*os. A partir do refe*enc*al teórico da an*lise do discurso *e **rt*nte franc*sa,
</line>
<line>
partindo-*e da *etodologia *e análise d*s modos de organização do dis*ur*o d*scritivo, é que
</line>
<line>
buscamos cons*ruir o *erc*rso metodológico em que as *nálises da* dua* mídias em *uestão
</line>
<line>
serão baseadas. Os obje*os de anál**e foram constituídos de amost*a* *e j*rnais cu**s ti*ag*n*
</line>
</par><par>
<line>
*ão as mais *xpres*ivas nos *ois países e* q*estão, a *aber:
</line>
<line>
"Super Notícia" (repre*e*t*nte
</line>
</par><par>
<line>
escolhi*o do jornal popu*a* *r*s**eiro) e "BILD Ze*tung" (representan*e d* Boul*vardzei*ung
</line>
<line>
alemã*). Os proc*dimentos de descrição são processos l**guístico-discu*sivos importantes
</line>
</par><par>
<line>
para a *d*ntifica*ão
</line>
<line>
dos val*r*s * das formas argumentativas pr*sentes e *c*ssíveis na
</line>
</par><par>
<line>
material*dade li*g*ística. Assim, as atividad*s de *escrição e *rg*mentação e*contram-se*m
</line>
</par><par>
<line>
camad*s *ed**ent*r*s **e se com*nic*m, **ian*o
</line>
<line>
um *o*o tex*ual q*e pode nos f*r**cer
</line>
</par><par>
<line>
pis*as sob*e possí**i* efeitos de *entido construídos e ima*ens de leitor projetadas.
</line>
<line>
Palavras-*have: Análise do discurso. Mí*ias populares. Modos de organizaç*o do di*curso.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This p*per aims t* ana*yze ho* t*e pop*lar media in two diverg**t so*io-cultura*
</line>
<line>
realities(Ge*man and Brazilian) describes the event* *nd facts reported *y the descriptive wa*
</line>
<line>
prese*t in their discour*e. The analysis will be done thr*ugh the *ual*tative theory of "Modos
</line>
<line>
*e Organ*zação do Di*curso" (Mode* of Di*cour*e Orga*ization) and the object *of analysis
</line>
<line>
will co*si*t of samples o* news papers, whose da*ly publicat*ons are the mos* significant i*
</line>
<line>
the two countries c**cerned, namel*: "Super Notíci*" (representative of po*u*ar Bra*i*ian
</line>
<line>
newspaper) and "BIL* Zeitung" (G*rman representat*ve B*u**vard zeitung). Th* follo*ing
</line>
<line>
descr*ption o* linguistic-discursiv* pr*c*sse* is import*nt for the identi*ic*tion *f values and
</line>
</par><par>
<line>
*or*s of a*gumenta*io* that the interl**utor wan**
</line>
<line>
to communicat*. T*us, the acti*iti*s o*
</line>
</par><par>
<line>
*escription and
</line>
<line>
a*g*mentation
</line>
<line>
are closely li*ked and prov*de hypothese*
</line>
<line>
on the id*ological
</line>
</par><par>
<line>
c*nt*nt o* the co*veyed messag*s.
</line>
<line>
Keyw*rds: Discourse anal*sis. P*pu*ar m*dia. Speech m*des of o*gani*a*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*si*a, *. 12, n. 4, *rt. 10, p. 158-*78, jul./ago. *015
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. C. Arantes
</line>
<line>
*60
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Gost*ríamos de salientar qu* *onsiderar o* modos de *rganização do discurso
</line>
</par><par>
<line>
separadame*te
</line>
<line>
de outro* modos **ce*sita e deveria *er prob***atiza*o, pois se*arar essa
</line>
</par><par>
<line>
categor*a dos *e*ais mod*s *e o*gan*zaçã* p*de desencadear uma série de ques*ionamentos
</line>
<line>
e p**blemas que devem *er levantad*s, em *speci**, o *ue se refer* à dificul*ade de separar
</line>
</par><par>
<line>
o* el*mentos da descrição
</line>
<line>
das fo*mas *e enunc*ar.O modo de o*ganização **scriti*o
</line>
</par><par>
<line>
enfren*aria, p*rtanto, três desafios determin*ntes p**a sua classi*icaçã*. O ***m*i*o del*s *eria
</line>
<line>
a *ndefinição *e fr*nt**ras claras *ntre o que seria narrar e descre*er, *oi* esses dois modos de
</line>
<line>
organiza*ão do discur*o estão muito ligados * m*it*s ve*es são cons*it*ído* o* *onstituem-se
</line>
</par><par>
<line>
m*t*amente. O segundo des*fio seria a frequent* co*f*são exi*ten*e entre fi**li*a*e de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
text* e *eu modo
</line>
<line>
de organiz*ção. *, ****lmente, * terceiro desafio diz r*speito
</line>
<line>
às marcas
</line>
</par><par>
<line>
linguísticas recorr**tes em um te**o
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
quais *oderiam *ev*r o a*a**sta à
</line>
<line>
c*a*sificá-** como
</line>
</par><par>
<line>
perte*cente a determinado m*do de organ**aç*o.
</line>
<line>
*end* assim, determinad*s critéri*s de a*álise, tais c**o a utilizaç*o de certas
</line>
</par><par>
<line>
c*tegorias g*ama*ic*i*, te*poralidade a
</line>
<line>
do* *e*bos, a natureza *e**ntica d* agen*e de
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
ação, *ão po**r*am por si só **termi**r uma ordem discursi*a e, tamp*uc*, caracter*zar um
</line>
<line>
texto, uma *ez que não p*demos desco*s*de*ar o *aráter f*ndam*ntal da situa**o **
</line>
<line>
comuni*ação dialógica do* enunc*ado* e da compre*nsão r*s*on**va en*re os interlocutores.
</line>
<line>
* nes*e sentido que s* f*z de*ejáv** que as clas*ifica**es, se**m elas de *ê*er*, m*do
</line>
<line>
ou situação, não de*am ser considera**s *ateg*ri*s es*an*ues, dado que *s f*on*eiras *ue a*
</line>
</par><par>
<line>
**finem sã* bastante f*uid*s e podem
</line>
<line>
exigir uma maior quantidade de variáv*is pa*a que
</line>
</par><par>
<line>
outros fatores, igualme*te importantes,
</line>
<line>
façam *arte das análises, inc*usive a p*esença
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
próprio *es**isador, *u* na mai*ria das *ezes é oc*lt*d*, f*to co*siderad* por *a*htin: "(...)
</line>
<line>
* entendedor (incl*sive o pesquis*dor) s* *orna **r*ici**nte do d*á*ogo ain*a que seja em um
</line>
<line>
ní*el *spe*ia* ( em fu*çã* da tendência da interpretação e *a pe**u*sa)" (BAKHTIN, 2011, *.
</line>
<line>
3*2).
</line>
<line>
Tendo em **sta os problemas *e análise su*racitados, Char**deau (20*8, p. *1*)
</line>
</par><par>
<line>
defi*e o modo *e o*g*nizaçã* descritivo
</line>
<line>
em opo*ição a o**ros mod**, sobr*tudo ao
</line>
<line>
m od*
</line>
</par><par>
<line>
n*rrativo. *ssim, a desc*ição seri* es*ática, for* do tempo * da su*e*s*o dos aco*tecimento*;
</line>
</par><par>
<line>
o rel*to, por sua vez, seria dinâmico, i*scrito no te*po, *esc*eve*do a suces*ão
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*ções.*ntendemos, no entanto, que muitas ve*e* há elementos
</line>
<line>
*ue determinam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*namic**ade d*s descrições, co*str*ída pe** modo verbal, por ex*mpl*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina, v. 12, n. *, art. 10, p. 158-*78, jul./ago. 2015
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.*r/re*i**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modos d* Descrição na impr*nsa popula* da Al*ma*ha e *o Brasil
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
O *odo **scr*tivo dependeri*, segund* o teó*ico an*e**ormente citado, de três
</line>
</par><par>
<line>
componentes autôno*os e indis*ociávei*
</line>
<line>
para *ua
</line>
<line>
identi*i*açã*, são eles: n*mear, lo*al*zar-
</line>
</par><par>
<line>
s**uar * qualificar. *ais c*mp**entes *ã* analisad*s e* procedimentos de configuração da
</line>
<line>
descrição, **e*ar de tamb*m *erem *tilizados de forma *ivre e não arb*trár*a.*ivr* *e*o fato
</line>
<line>
de não per**ti* a limitaç** p*r u*a *ógica in*ern*, c*mo f*zem o* outros m*dos, e n*o
</line>
<line>
arbitrária pelo fat* de toda e qualq*er descr*ção estar rel*cionada c*m os outr*s modos **
</line>
<line>
organização. (CH*RAU*EAU 2008, p. 1*7)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
A util*z*ção dess*s c*mponentes pelo Su*eito Co**nicante (SC) pode p*o*uzir c*rto
</line>
<line>
número de *feitos, den*re os q*ais se en*ontram: efeito de s*ber, *f*it*s de realida*e * ficção,
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, a*t. 10, p. 158-178, jul./ago. 2015 *ww*.fsa*et.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. C. Aran*es
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
efeito de confidênci*
</line>
<line>
e ef*ito de gênero. Porém, *ai* efeitos s*o c*nsiderados apenas
</line>
</par><par>
<line>
possív*is, poi* a instância de recepção pode perce*ê-los ou não. Som*n*e p*deríamos afirma*,
</line>
<line>
a p*rtir da pr*po*ta de Charaude*u, que * *n**ância de produção, ou seja, o S*, apresentaria
</line>
<line>
e* sua enunciação intenções para *om * formula*ão daqueles efeitos através das *scolha*
</line>
<line>
pro*edimen**is d* compone*t*s descr*ti*os.
</line>
<line>
T*ndo em vist* tal per*p*ct*va m*is ou menos simét*ica da linguage*, baseada na
</line>
<line>
decodificação *e *nte*cional*dad*s e on*e o ato de *omunica*ã* se constrói externamente ao
</line>
<line>
ato *e p*o*uçã* de sentido, gost*ríamos de con*ra*o* es*a ar*ume**aç*o àquela, q*e
</line>
</par><par>
<line>
ac*editamos mais fiel
</line>
<line>
* realidade da construçã* *ialógica *e sentido, dese*vol***a por
</line>
</par><par>
<line>
Bak*ti*.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Bakth*n, os enu*ciados não *ode* ser *nt*ndidos *e for*, pois a
</line>
</par><par>
<line>
compreensã* deles e das relações *ialógi*as
</line>
<line>
est*belecidas entre eles *, inevitavelmente,
</line>
</par><par>
<line>
dialógica. *lém disso, *m diferentes époc*s e sob difere*tes *onc*pçõ*s de mundo, t**
</line>
<line>
compreensão r*sponsiva idealmente ve*dadeira ad**ire *entidos * expressõe* id*ológic*s
</line>
<line>
concr*tas e diversas.
</line>
<line>
O auto* nunca pode deix*r plen*m**te * si m*smo e **da a sua obra feit* de d**curso
</line>
<line>
à mercê plena e definitiva dos d*stinatários prese*tes ou próxi*os (porque a*é os
</line>
<line>
descende*t*s mais pró*imos **dem eq*i*ocar-s*), e sempre pressupõe (com m*i*r
</line>
</par><par>
<line>
** **nor c*nsciência)
</line>
<line>
alguma i*stânci* su*erior de compreens*o res*o*siva que
</line>
</par><par>
<line>
possa deslocar-s* em *iferent*s s**tid*s (BAKHTIN, 2011, p. 333).
</line>
<line>
Mesm* que o* f*tores e variáveis aci*a expo*tos i*terfiram na *o*pr**nsão
</line>
<line>
*esp*nsiva de enunciados, é possível dizer a*go so*re a quem os en*nciad*s se destinam, p**s
</line>
</par><par>
<line>
"t*do enunciado t*m sempre um dest*natário (de índole variada, g*aus v**iados
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
proximidade, de conc*e*ude, *e comp*eensibilidade, etc.), cuja *ompreens*o responsiva do
</line>
<line>
aut** da obra de d*scurso procura e antecipa" (BAKHTIN, 20*1, p. 333). Nesse sentido,
</line>
</par><par>
<line>
acred*tamos
</line>
<line>
que poderíamos, a p*rtir da análise dos enu*ciado*,
</line>
<line>
construir pr*j*ç***
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*sti*atários *ara os enunciados analisados.
</line>
<line>
A partir das propos*as *e Vladimir Propp (1970) e *a c*ncepção de texto como cena
</line>
</par><par>
<line>
es**tacula*, * **m*ótica *e*env*lveu seu mode** de organi*ação
</line>
<line>
na*rativa, * es*uema
</line>
</par><par>
<line>
narrativ* canônico. Charaudeau (20*8)
</line>
<line>
não t*ab*lha com base em
</line>
<line>
to*as as cat*g*rias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ercursos semió*icos, ele pretende apresentar noções *elat*vas a* fenôm*no d* narrativid*de,
</line>
<line>
que ne*es*itam de exame quanto * seu valor operatório.
</line>
</par><par>
<line>
O qu* é po* *sse teórico *ret*ndid* se*i* c*loc*r
</line>
<line>
*m evidência o* componentes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*roced*men**s presentes *o modo de o*ganização narr*tivo, cu*a comb*nação possibilite uma
</line>
<line>
Rev. F*A, **resina, v. 1*, n. 4, art. *0, p. 158-17*, jul./a*o. *015 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mo*** de Descrição na impr*nsa popular da Alema*h* e do Bras*l
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
me*hor co*p**en*ão das mú*tiplas *ignificaçõe* de um ***to part*cular, incluindo
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*omponen*es discursivos *ue não *s**riam no foco de an*lise s*m*ótica.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo C*araude*u (2008), o di*curso construído *elo modo de organização
</line>
<line>
des*ritivo mantém-se integralm*nte, ao contrári* do disc*rso Nar*ati*o, apresentand*-se em
</line>
<line>
*o*s níveis: *ma estrutura lógica s*b*acente * mani*es*ação e uma estrut*ra semantizada.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* discu*so segue *s r*gras do
</line>
<line>
princípio de fe*hamento * da ló*i*a sintát*ca que *erm*te
</line>
</par><par>
<line>
operações de reduçã* o* de *mplifica*ão em *orno d*
</line>
<line>
estrutura lógica da narr*ti*a
</line>
</par><par>
<line>
(CHARAUDEA*, 2*08, p. 1*7).
</line>
</par><par>
<line>
A orga*iz*ção *a lógica narrativa * baseada em: actant*s, processos e s*quências. Os
</line>
<line>
acta*tes desempenh*m *apéis relacion*dos à ação da *ual *ependem; os *roce**os oferecem
</line>
<line>
orientação f*ncional às *ções e, **r últ*mo, as sequênci*s integram pro*essos e actantes numa
</line>
<line>
finalidade *arrativa segun*o certos princípios de organização.
</line>
<line>
Os actant** são **ganizados, por sua vez, d* ac**do co* os papéis narrativos,
</line>
<line>
hierarquização (sob o ponto de vista de sua natu*ez* o* de s*a importância *a *rama narr*tiv*
</line>
<line>
da história) e qualificações.
</line>
<line>
Os pr*cessos são unidades de ação qu* se cor*e*a*ionam com o*tr*s ações, motivadas
</line>
<line>
p*r uma intenc**nalidad* e, *ransforma*os em **nção narrativa. A fun*ã* narrativa pode
</line>
</par><par>
<line>
gerar ben*fíc*o ou prejuízo. Também são ob*erva*as a hie*arquiz*ção, que diz respeito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ordem com que
</line>
<line>
as funções narrativas estão dispo*tas, a qualificação *e um pro*es*o, e
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
s*j*, * gr*u de *emantização que se pode atribuir * um pr*cesso.
</line>
<line>
É nec*ssá*io, *i*da, que a narrativa obedeça a a*gun* p*in*ípio* *e o*ganização, os
</line>
<line>
*uais **riam, de *cordo co* Ch*raude*u (2008, p. 166): princípio d* c**rência, princípi* de
</line>
<line>
i*tencional*dade, princípio de encade*me*to * princípio de localiza*ão. Assim, a *artir de um
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso de encenação
</line>
<line>
da lógica *arra*iva qu* pre*creva tais pr**cípios, t*rem*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
configuraç*onarrativa. Tal *onfiguração *eva
</line>
<line>
em
</line>
<line>
c*nta espe**ficidade* semânticas que vêm
</line>
</par><par>
<line>
p*eenc*er *s *rqué*ip*s da trama narrati*a para c**vert*-la em um* *istória contad*, qu* ser*
</line>
<line>
se*pre s*ngu*ar (C*ARAUDEAU, *008, *. 176).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa form* pod*mos descrever, *on*orme Charaudea*, quais ser*am
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
procedi*e*tos que estari*m ligados aos princ*pios d* intencionalid*de, de organização,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**cadeam*nto
</line>
<line>
e **
</line>
<line>
localizaç*o. Os p*oce*iment*s ligados à *oti*açã*
</line>
<line>
intencional são
</line>
</par><par>
<line>
res*o*sáv*is p** atri*ui* ao a*ente de uma *equ*ncia n**rativ* uma intençã* de agi* (agen*e
</line>
</par><par>
<line>
**luntário)
</line>
<line>
ou,
</line>
<line>
ao co***ário, *ma ausênc** de intençã* (agente não
</line>
<line>
voluntá*io), sen*o q*e,
</line>
</par><par>
<line>
*este ca*o, **te agente *oderia ag*r em
</line>
<line>
função *e uma influência (manipulaçã*) de out*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, *. 12, *. 4, art. 10, p. 158-178, jul./*go. 20*5
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. C. Arantes
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
agente que poderá **r humano (manipulaç*o humana) *u não h*mano (mani*ulação
</line>
<line>
sobrena*ural).
</line>
<line>
Os procedi**ntos ligados a* prin*í**o de *n*a**ame*to e***o ligados à crono*ogia,
</line>
<line>
pois se relacionam ** agir sobre a ord*m e as relaçõe* de causal*dade da* sequências *ntre si.
</line>
</par><par>
<line>
Quando há um
</line>
<line>
encad*amento das se**ências apresentado de *orma contínua, essas se
</line>
</par><par>
<line>
su*ede* *e modo p*ogressivo (cronolog*a em progressão) ou de mod* invertido (cron*log*a
</line>
</par><par>
<line>
em inv*rsão). Quando, por*m, * *ncadeament*
</line>
<line>
das sequências apres*ntado de maneira é
</line>
</par><par>
<line>
descontínua, a sucessão das seq*ê*cias pode ser in*errompida po* *m* de*criç** (em
</line>
<line>
expectativa) ou pel* de*envolvimento de outra sér*e de s*quências (em *lternâ*c*a).
</line>
<line>
Procedimentos ligados à loc*li*ação espaço-t*mp*r*l depende* do princípio **
</line>
</par><par>
<line>
local**a*ão e constitu*m a situação no tempo (pass*d*, pre*ente) e * *ocalização
</line>
<line>
no espaço
</line>
</par><par>
<line>
(fechado/a*ert* e desl*came*to/fix**ã*).
</line>
</par><par>
<line>
Fiorin (2003) institui, baseado em Benve*i*te (1970), de*ermin*d*s tempos *e*bais
</line>
</par><par>
<line>
que s*riam os resp*nsáveis p*r determi*ar a enunciação parti* da t****e ego-hic-*unc. a
</line>
</par><par>
<line>
Assim, po*ere*os *bter categorias que
</line>
<line>
n*s auxi**arão a precisar
</line>
<line>
os atos alocu*ivos,
</line>
</par><par>
<line>
delocutivos e elocu**vos, des*ritos p** C*a*audeau (2007).
</line>
</par><par>
<line>
B*nvenist* (1974) e*t*be*e*e que
</line>
<line>
o te**o linguístico
</line>
<line>
p*ss*i uma car*cterística
</line>
</par><par>
<line>
peculiar, que
</line>
<line>
ser*a es*ar lig*d* ao *xercício
</line>
<line>
da fala,
</line>
<line>
*m* vez que est*belece como
</line>
<line>
c**tro
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*sente da ***tância da fal*. N* *ome**o em *ue um falante tom* a p*lavra, insta*ra um
</line>
<line>
agora, mom*nto da enunciação, assim es** agora é *e*nve*ta*o a cada vez que o enunciador
</line>
<line>
e*uncia, é a cada ato de fala um tempo *o*o, ainda nã* vivido.
</line>
<line>
A te*poralidade li*guística ma**a, desse modo, as r*lações de sucess*vi*ade e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
eventos representados *o *exto e ordena a
</line>
<line>
progressão
</line>
<line>
no sentido
</line>
<line>
e* que es*abelece, quais
</line>
</par><par>
<line>
*e**am,
</line>
<line>
anteriores, *on*omita**e* e posteri*res. Base*do nisso, Fi*rin (200*) *sta*e*ece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existên*ia d* tr*s momentos signifi**tivos para a
</line>
<line>
deter*inação do tempo l*nguístico, se*iam
</line>
</par><par>
<line>
ele*:
</line>
</par><par>
<line>
ME - *omento da en*ncia*ão
</line>
</par><par>
<line>
MR - momento de r*fe*ência (presente, passado e fut*ro)
</line>
</par><par>
<line>
MA - mo*ento do acontecimento (concomitante, anterio* e p*st*rior
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cada um dos
</line>
</par><par>
<line>
momentos de referência)
</line>
</par><par>
<line>
As*im, conclui-*e que o t**po seria
</line>
<line>
uma categoria lin*uí*tica responsá*e* por
</line>
</par><par>
<line>
e*ta*elecer se *m acont*cimento é con*o*itante, an**rior *u
</line>
<line>
posterio* a cada um do*
</line>
</par><par>
<line>
m*mento* de r*ferência estabe*ecidos
</line>
<line>
com *eferência a* mom*nto da
</line>
<line>
enunciação (FIORIN,
</line>
</par><par>
<line>
2003, p. 167).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 12, n. 4, art. 10, p. 158-178, jul./ago. 2015
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mod*s *e Descri*ão na imprens* popular da **emanha e *o *rasi*
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
Com relaç*o ao espaço, os *bjetos s*riam localizados, assim com* o
</line>
<line>
tempo, a partir
</line>
</par><par>
<line>
da*uel* qu*
</line>
<line>
enuncia. Portanto, ai*da de ac*rd* co* Fi*rin, o espaço linguístico não *e*ia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
espaço f*sico organizado a part*r da* cat*g*rias geométr*ca*, mas sim a*uele, ex**esso atr*v*s
</line>
<line>
dos demons*rativos ou advérbios ** lugar, onde a *ena enunciati*a se de*enr*la.
</line>
<line>
Através das descrições *m *rades *os c*mponentes lin*uís*icos encontr*dos no **rpu*
</line>
<line>
d***a pes*uis*, p*dere*os obter dados imp*rtant*s que nos auxiliarão a buscar possíveis
</line>
<line>
resp*stas *ar* nossa pergunta *e parti*a. Por is*o, ac*ed*tamos que os Modos de *rgani*ação
</line>
<line>
do Discurso, bem como categorias da *emiótica, nos fornecerão categ*rias **teressantes para
</line>
<line>
que tal análi*e seja factível.
</line>
<line>
2 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADO*
</line>
<line>
A análise do Mo*o de Or*ani*ação ** Di*cur** Descrit*vo também *ontribuiu para o
</line>
</par><par>
<line>
esboço preliminar da(s) imagem(s) de leitor*s dos jornais
</line>
<line>
** ques*ão. Vale ressal*ar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
descrição
</line>
<line>
está também suj*ita a i**erpretaçõ*s sub*etiva* *eali*adas a partir da dec*são do
</line>
</par><par>
<line>
sujeit* descritor e da
</line>
<line>
imagem que
</line>
<line>
ele f** *e seu destin**ário. A análise
</line>
<line>
da descriçã*
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
manc*etes dos *or*ais BILD e SUPER foi base*da na seguinte grade:
</line>
<line>
GRADE 1 - Modo d* Organiza*ão De**ritivo
</line>
</par><par>
<line>
Manchet*s
</line>
<line>
Identificações
</line>
<line>
Q u al .
</line>
<line>
Local.
</line>
<line>
Qua*t.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orada pelo autor.
</line>
</par><par>
<line>
No*a-se que a grade a*im* *ontém os proce*imentos de
</line>
<line>
configura*ão da d*scri*ão
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentados por Charadeau (*0*8), são eles:
</line>
</par><par>
<line>
O component* nomear, que faz com que um "ser se*a", s*scitando pr*cedime*tos de
</line>
<line>
identificaçã*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O c**ponente q*al*ficar, que f*z com q*e um "ser
</line>
<line>
seja alguma
</line>
<line>
coisa" - a*r*vé*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sua* qu*lidades
</line>
<line>
e co*portamentos-, susc**and* p*ocediment*s de *onstrução
</line>
<line>
o* a
</line>
</par><par>
<line>
objetiva, ora subjet*va d* mundo
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
O compo*ente l*c*lizar, que faz com que u* "ser *steja", suscitando procedimen*os
</line>
<line>
de *on*trução o*jetiva do mu*do
</line>
<line>
O elemento "q*an*ifi*ações" pres*nt* e* noss* grade foi acrescentado, embo*a
</line>
</par><par>
<line>
e*tiv*sse p*e*ente na *ategoria "no*ear", de
</line>
<line>
aco*do com Ch*r*udeau,
</line>
<line>
pare**u-nos
</line>
</par><par>
</page><line>
interess*nte, uma vez que o uso *e quantifi*ado**s, sobretudo os impreciso*, pode
</line>
<line>
Rev. **A, Teresin*, v. *2, n. *, art. 10, p. *5*-178, *ul./ago. 2015 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. C. Arantes
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
pe*mit*r a produção de efeitos ***cur*ivos *e subjetividad*, d*do *ste relevante no que
</line>
<line>
tange à construção de ima*e*s de leitores dos jornais.
</line>
<line>
2.1*rocediment*s de i*ent*ficação
</line>
<line>
Os procedimento* de ide*tifi*ação con*istem *m fazer exi*tir ** sere* no mund*,
</line>
<line>
n*me*n*o-os. As*im, os *eres *odem ser nomeados por n**es com*n* que os indivi*ualizam
</line>
<line>
* os fazem per*encer, ao me*mo tempo, a uma classe - ident*ficaçã* gen*rica -, mas *odem
</line>
<line>
i*ua*mente ser *omeados, em sua u*icidade, por nomes que *hes s*o própr*os - identificaç*o
</line>
<line>
específica.
</line>
<line>
Desse modo, c*assifi**mos o* pro*edimentos de ide**ificação como genéricos ou
</line>
</par><par>
<line>
esp*cífic*s, * que nos
</line>
<line>
permite recolhe* *ados interes*antes para a análise do
</line>
<line>
leitor-
</line>
</par><par>
<line>
Destinatári* do mesmo, já **e identificaç*es **néricas poderia* levá-lo,
</line>
<line>
por exe*p*o, a
</line>
</par><par>
<line>
*ec**he*er-se
</line>
<line>
*o fa*o no*iciado: "*cide**es matam q*a*ro *essoas em rodo*ia* min*iras"
</line>
</par><par>
<line>
(SUPER, 11/*0/08). Poderíamos afirmar q*e tal ato de c*munic*ção circuns*r*veria
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*inalidade de info*m*r a que a instância de *r*dução s* propõe. No *ntanto, se*undo
</line>
<line>
**edi*to (*007), *r**smitir um saber a q*em não o possui é ap*nas uma parte *a final*dade
</line>
</par><par>
<line>
do dis**rso da
</line>
<line>
informação jornalí*tica. *ssim, *s cont*nuaç*es ou
</line>
<line>
os encadeamen*o*
</line>
</par><par>
<line>
discursivos **ocados
</line>
<line>
pel* se*mento também *esc*e*em i**erpre*ações e solicitam
</line>
</par><par>
<line>
competências *e seus leitor*s, o que *o*
</line>
<line>
a*xilia na constr*ção ** im*gem destes leitores.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o segm*nto não informa a*enas um fato, ele **nde a q*alificar o m*sm*,
</line>
</par><par>
<line>
pragmaticame*te:
</line>
<line>
cu*dado!
</line>
<line>
As *odovias mineira* es*ão perigosas! A *dent**ica*ão
</line>
<line>
genér*ca
</line>
</par><par>
<line>
das vít*mas (q**tro *essoas) e das rod*vias (rodovias **neiras) aci*nam ao mesmo tempo as
</line>
</par><par>
<line>
leis de
</line>
<line>
pr*ximid*de *eogr*fica (o que e*tá m*is perto do l*itor e o impl*ca mais)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
psicosso*ial (o que *mplic* ma** os seus afetos e n*ce**idad*s).
</line>
</par><par>
<line>
Competência* *eferenciais *ambém são requisitad*s ao le*tor,
</line>
<line>
dada* as referênc*as
</line>
</par><par>
<line>
anafór*cas que al*uns títulos *azem *om* o seg*inte:"Ag*ess** do m*t*ô s* apresent* par* a
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
polícia"
</line>
<line>
(BI*D, 11/10/08). Segundo Emediato (1996), quando
</line>
<line>
o
</line>
<line>
o*jeto *e referência
</line>
</par><par>
<line>
apresenta-se de f*rma ***érica, leva o l*itor a construir inferências no interior de algum
</line>
<line>
universo *e referênci*, asso*iand* u* se* já conhecido a *ma classe d* seres. ** títul* acima,
</line>
<line>
*mbor* o SN Agressor do metrô não e*teja *efinido (**ualizado pelo artigo *efin*do), trata-se
</line>
</par><par>
<line>
*e u*a prática corrente
</line>
<line>
em *osso jornali*mo (a *tual*zação zero, sem art*g*), mas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
U-Bahn-Schläger *tell* sich"
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. *, *rt. 10, p. 158-178, jul./ago. 2015
</line>
<line>
w**4.fs*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modos d* Descrição *a imprensa pop*l*r da Ale*an*a e do Brasil
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
con*tr*ç*o s*licita do l*itor
</line>
<line>
o
</line>
<line>
con*ec*men*o prév*o d*
</line>
<line>
a*ente agressor. Além
</line>
<line>
disso, parece
</line>
</par><par>
<line>
refo*ça* * con*t*ução de uma class* genérica (*
</line>
<line>
agress*r de metrô). Novamente o leitor
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
implicado e le*ado a questionar a p*ópria segurança (o *etrô de que * l*ito* é *suário;
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
agress** que *ta*a po* ali).
</line>
</par><par>
<line>
No entant*, há o*tros ob**tos ide**i*icados também genericamente, mas que atribuem
</line>
<line>
um ref**ente concr*to ou *ndivid*al na realidad*, e não pode* se* ass**iados a u*a classe. *
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
que ocorre, por
</line>
<line>
exemplo, com a m*nchete abaixo, enc*ntrada no Super: "Empr*sár*o *o
</line>
</par><par>
<line>
\bibi, bi*i e
</line>
<line>
bibi\ é preso novamente bêba**" (S*PER, 07/*0/08). T**ta-se,
</line>
<line>
aqui, *e
</line>
</par><par>
<line>
ide*tificar genéri** *xe*plar (um *nd*víduo, *xemplo de empr*sári*)
</line>
<line>
*ue busca *cionar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
memór*a do **ito* s*bre *omportamento anterior desse mes*o in*iv*du*, já publ**a**
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
edição anterior. *al nominalizaçã* p***u*, p*rtanto, *feito a*afórico.
</line>
</par><par>
<line>
Notamos qu* a recorrênci* de *ominalizações é consideravelm*nte maior no jornal
</line>
</par><par>
<line>
a*emão BILD, e tais
</line>
<line>
*o*in*lizações, seg*ndo Emediato (1996), *ossuem, em
</line>
<line>
ge*al, val*r
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
anafór**o, como é o caso d* m*nche*e a s*guir: "KSK fo** d* Afeganistã*"
</line>
<line>
(BILD,
</line>
</par><par>
<line>
07/10/0*).
</line>
</par><par>
<line>
Aqu*, o *ei*or precis* *ão só re*onhecer * re*erente de KSK, *omo tamb*m o s*nti*o
</line>
<line>
de "do Af*ganistão" (do país ou do con*lito).
</line>
<line>
Com re*ação às ident*fi*ações e*pecíficas, est*s são f*itas a*ra*és *e um no*e
</line>
</par><par>
<line>
própri* *nserido *o contexto d* enunciado e na situação *om*nicativ*, uma ve*
</line>
<line>
que o p*pel
</line>
</par><par>
<line>
*o conheci*ent*
</line>
<line>
enciclopé*ico *o lei*o* rev*l*-*e
</line>
<line>
d* fund*m**tal *mportânc** pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produção dos efei*o* context**is que *tuam s**re determinada
</line>
<line>
iden*ificação. (E*EDIATO,
</line>
</par><par>
<line>
199*). As
</line>
<line>
análises de i*ent**icações específicas podem ser exem*li**cadas abaixo: "Ri*ster
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
*onfessa *ue errou"
</line>
<line>
(BIL*, 06/10/08); "Giovana Antonell*: *t*iz de \três *rmãs\ vive o
</line>
</par><par>
<line>
me*hor momento de *ua car*eira (SUPER, 08/10/08).
</line>
</par><par>
<line>
De*se modo, *s *den*ificações específicas *ode* indi*ar
</line>
<line>
difer*nças *ast*nte
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificativas en*re os jornais e* ques*ão,
</line>
<line>
uma vez que *u*er f*z o uso de iden*if*cações o
</line>
</par><par>
<line>
especí*icas s**p** que noticia um fato *o
</line>
<line>
mundo das celebr*dade*. Assi*, em todas as
</line>
</par><par>
<line>
edições é tr*zida *stampada na capa a foto *e uma mulher famo*a *estindo tr*jes *ensua*s e,
</line>
</par><par>
<line>
a*ompanha*do esta fi*ura, há uma manchet*
</line>
<line>
que identifica mulher e *raz a*gum conteúdo a
</line>
</par><par>
<line>
re*acionado ao
</line>
<line>
univers* da beleza ou *a *ama. As d*mais
</line>
<line>
*dentifi*ações *specíficas
</line>
</par><par>
<line>
e*contra*as dizem *espeito ao univer*o da p*lític*, do futebol ou ent*o localizam re**ões. As
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
KSK - Komma*do Sp*zia*Kräfte - . É uma unidade de operações especiais do Exército alemão
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, ar*. 10, p. 158-*78, jul./a*o. 2015
</line>
<line>
*w*4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. C. Arante*
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
identi*icações espec*ficas vinculam-se a uni**rs*s r*ferenciais (po**tica, esportes) *u
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cont*xto* espaci*is (Ribeirão das Neves, Con*age*). Assi*, e*igem *o *ei*or
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
reconhecim*nto desses contextos e un**er*os refere*ciais. *s un*versos refere*ciais *tivado*
</line>
<line>
pel*s ide*tificações *sp*cíficas n* jo*nal BILD *oram os s*guint*s: po*ítico, espor*ivo,
</line>
<line>
*elig*o*o, econômico, fenômenos da natur*za e mundo das celebri*ade*. Tabulando os d*dos
</line>
<line>
obtidos na análise do M*do *escritivo, obtivemos * seguinte resultad*:
</line>
<line>
TABELA 1 - Cálculo p*r*entual de ide*ti*icações gené*ic*s e específic*s *nc*ntr*d** no
</line>
<line>
*ornal B*LD
</line>
</par><par>
<line>
Id*ntificações genéricas
</line>
<line>
Ident*fi*ações esp*cí*icas
</line>
</par><par>
<line>
5 3 ,4 %
</line>
<line>
4 5 ,4 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E***o**do pe*o *utor.
</line>
<line>
To*al *e manc*etes = *8
</line>
</par><par>
<line>
TABELA 2 - Cál**lo *er**nt*al de identif*caçõ*s g*néric*s e específicas enco*tradas no
</line>
<line>
*ornal SUPER
</line>
</par><par>
<line>
Id*ntificações gené*icas
</line>
<line>
Ide*tif*caç*es específicas
</line>
</par><par>
<line>
6 4 ,8 %
</line>
<line>
3 5 ,1 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborad* pelo autor.
</line>
<line>
Total de manchetes = 37
</line>
</par><par>
<line>
*bser*a-*e que o jorna* BILD ap*esent* tend*ncia ao equ**íbrio entre as identi*icações
</line>
</par><par>
<line>
anali*adas, já q*e a diferença
</line>
<line>
perce*tual entre elas foi de 8%. No ent*nto, o jor*a* S*PER
</line>
</par><par>
<line>
esboça *ma p*efer*ncia maior p*las ident*f*cações genéricas, *presentando *ma dif*rença
</line>
<line>
aproxima*a de qu*se *0% *nt*e as **e**ificações acim* citadas.
</line>
</par><par>
<line>
A parti* da anál*se quali*a**va dos dados, pode-se perce*er que as manchetes
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
SU*ER tra*em *dentificações genéricas que buscariam produzir efeito* q*e não pert*nce*
</line>
</par><par>
<line>
som*nte à e*f*ra *e inten*ão informativa, uma vez q*e o e*eito **
</line>
<line>
anonimato * ao
</line>
<line>
me*mo
</line>
</par><par>
<line>
t*mpo *e
</line>
<line>
categorizaç*o dos seres em class*s *uscam criar um traço
</line>
<line>
de comp*rtamento
</line>
</par><par>
<line>
ge*eraliza*o ** tais c*asse*, ou então fazer prod*zir e**itos de i***tificação e*tre * leitor e a
</line>
<line>
cl*sse que está em foco. *utro tipo de identificaç*o promovido pelo jo*n*l pode ser
</line>
<line>
reconhecido na *eguinte manche*e:"Mul*ere* são vít*mas de homens em *ais dois crimes
</line>
<line>
passionai*" (*U*E*, 0*/10/08). A ausên*ia de ***ntif*cação es*ecífic* das du*s cla*ses d*
</line>
</par><par>
<line>
a*tan*es, m*lheres e homens, implica mais
</line>
<line>
forte**nte o leitor, pois, em sua le**ura, poderia
</line>
</par><par>
</page><line>
seguir a direção da generalização em que seria *a*oáv*l deduzir que outras mulheres *oderiam
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina, *. 12, *. *, art. 10, p. *58-178, ju*./ago. *015 *ww4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modo* *e Descrição na i*prensa popular da Alemanha e do B*asil
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém ser
</line>
<line>
vítimas de hom*ns em *r***s passionais. Isso e*uivale a *firmar q*e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ident*fi*ações ge*éric*s, pelo seu efeit* potencial de generaliz*ção, vã* além do *at* pa*a
</line>
<line>
torn*-lo um *xempl* de um problema de *ociedade. A*s*m, o leitor é convida** a se localizar
</line>
<line>
no centro da experiênc** exe*plar.
</line>
<line>
Segun*o E**diato (1996), ta* tipo de **entificação teria como ef*i** a general*zação
</line>
<line>
de s*us referen*e*, produzindo assim grande efeito de cap*ação, seja ele por implica* cert*
</line>
<line>
coletiv* **cial *orrespondente, seja por gene*aliza* ou tornar ambíguo seu referente.
</line>
<line>
Den*ro da categoria de ide*tificaç**s genéricas, podemos *itar um dad* in*eressante
</line>
<line>
que muito contribui para a c*m**ração en*re os do*s **rna*s em questã*: as no*inalizações ou
</line>
</par><par>
<line>
atos de refer*ncia, com*
</line>
<line>
no**ia *earle (*981), uma vez
</line>
<line>
que tais atos pare*em ser mais
</line>
</par><par>
<line>
**co*rentes n* jornal BILD. No *aso da *eg*inte nomi*a*ização:"Au*e*t* de salário
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
abocanhado"
</line>
<line>
(BILD, 09/10/0*). * exp*essão "aumento de salári*" ap*rece como u**
</line>
</par><par>
<line>
i*ent**i*ação, *omo *ato
</line>
<line>
oc*r*ido. Assim, tal expressã* é veículo d* uma *e*erência d*da ao
</line>
</par><par>
<line>
*eitor como f*to consum*do em um aspe*to *esultativo.
</line>
<line>
2.2 Procediment*s de qual**icação
</line>
<line>
O uso de*t* categoria de Charaude*u (2008) au**lia nossa análi*e ao identificar visões
</line>
<line>
objetivas *u subjeti*as ins**idas no c*nteúdo *emân*i** da manchete que p*dem d*sen*ade*r
</line>
<line>
certo núme*o *e *feitos possíveis n* momen** e* que a enunciação se atualiza para o leitor.
</line>
<line>
A qualifi*ação const*tui-*e o segundo tópi*o *e ca**go*i*s a ser*m analisadas na grade
</line>
<line>
1 - Mod* de Organização Descritivo - e é o*ienta*a pela ide*t**i*aç*o *e *rocedimentos que
</line>
<line>
atuam ** qua*ifica*ão de age*tes ou não-a*entes d*s manc*etes.
</line>
<line>
Tanto o jo*nal SUPER quanto o BILD ap*esentar*m reco*rências signific*tivas de
</line>
<line>
qual*ficaç*e*, como d*mon***a o resultado a *eguir:
</line>
<line>
TABEL* 3 - Cálculo p*rcentual de qualifi*ações su*jetivas *ncontradas nos jo*nais
</line>
<line>
BILD e SUPER
</line>
</par><par>
<line>
Jornal *ILD - *otal de manch*tes = 8*
</line>
<line>
Jornal SU*ER - *ot*l d* manchetes = 37
</line>
</par><par>
<line>
Qualificaçõe* subjet*vas: 18,1 %
</line>
<line>
Qua*ificaçõ*s subjetiva*: 13,5 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: El*borado pelo autor.
</line>
<line>
Faz-s* interessante r*ssal*ar que as qu*lificações f*itas p*lo jo*nal SUPER s**, em sua
</line>
</par><par>
<line>
*aioria, qua*ificaçõ*s
</line>
<line>
d* *er: o uso *e expres*ões quali*icativas (\linda\, \**lhor\, "com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 4, a*t. 10, p. 15*-178, jul./a*o. 2015
</line>
<line>
w*w4.**anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. C. *ra*te*
</line>
<line>
*70
</line>
</par><par>
<line>
tudo", "é só alegria") ex*li*ita a
</line>
<line>
apr*ciação d* enunciad*r jornalí*tico e a imagem que ele
</line>
</par><par>
<line>
constrói para si do d*stinatá**o como um leitor ap*ec*ativo.
</line>
<line>
Por s*a vez, as q*alific*ções *o BILD revelam-s* mai* *iver*ifi*ad*s, apr**entando-
</line>
<line>
se como quali**cações do ser, do fazer e *e estados *e coi**s. Faz-*e inter**san*e ressaltar que
</line>
</par><par>
<line>
a escolha d** verbos também é u* pro*edi*ent* de qualificação importante para a
</line>
<line>
g*ração
</line>
</par><par>
<line>
de se**ido qualifi*ativo. **gu*s e***tos subjet*vos, *em como intenções p*d*m ser extraídos
</line>
</par><par>
<line>
da es**lha *os ve**os ou p*rticíp*o* nas manchetes, uma vez que el** ser*em muitas
</line>
<line>
vezes
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
qualificar ne**ti*a
</line>
<line>
o*
</line>
<line>
posit*vame*t* as **ões dos at*re* env*lvido*, co*o podemos
</line>
</par><par>
<line>
*b*ervar *m: "Koc* ataca SPD" (BILD, **/10/08).
</line>
<line>
Verb*s como "atac*r" (verbos de *titude) denot*m um jul*amento de valo*, um* açã*
</line>
<line>
interpretativa da ins*ância de pro**ção na ação de r***tar, em geral, ações l*cutória* como
</line>
</par><par>
<line>
atitudes (**scurso
</line>
<line>
re*a*a*o *arrati*i*ado): "Rie*t*r conf*ssa q*e errou" (BILD, 06/10/0*)*
</line>
</par><par>
<line>
Rie**er dis*e que errou. O v*rbo "confessar" também inscrev* um julgamento de valor, n*
</line>
<line>
me*ida em que, se o sujeit* confess**, isto **de significa* que ele es*ava * escond*r algo que
</line>
</par><par>
<line>
não *uer*a
</line>
<line>
adm**i*, mas do
</line>
<line>
qu*l
</line>
<line>
es*ava
</line>
<line>
c*ente. Observa-s* que a manchete hipotética lo*o
</line>
</par><par>
<line>
ab*ixo d* manche*e real inscreve*ia outra i*terpr*tação, mais *bjetiva do **to.
</line>
<line>
*m* vez q*e dizer qu* e*rou *ode s*gnifica* q*e ele r*con*eceu o erro e não hesito* em
</line>
<line>
pronu*ciar que errou. Já na *anchete a*i*a, confessar que e**ou i*scr*ve um carát*r
</line>
<line>
su*jetiv* (de atitude) à manc*ete na medida em que a instância *e produção relata *anto o fato
</line>
<line>
do erro, como seu reconhecimento anter*or ao *ronunc*amento, por aq*el* que confessou,
</line>
</par><par>
<line>
como *e este *stivesse querendo esc**der a *erdade, mas foi
</line>
<line>
p*essionado a co*f*ssá-la.
</line>
</par><par>
<line>
C*nfessar é admitir * cul*a.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Procedimento* de loca*ização
</line>
</par><par>
<line>
A terceira categoria que fi*ura em nossa a***ise do M.O.D.
</line>
<line>
*esc*itivo é a de
</line>
</par><par>
<line>
l*calização. Localiza*/s**uar é de*ermin** o lugar q*e um ser - ou *m est**o
</line>
<line>
de *oisas
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
ocu*a n* *spaço e no tempo, o que a*aba p*r configurar um recor*e mais ob*etivo d* mun*o,
</line>
</par><par>
<line>
onde o us o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
determ**ad*s categorias de língua tem por efeito fornecer ao relato um
</line>
</par><par>
<line>
enqua*re espaço-temp*ral, lidando, desta form*, com precis*o, o a
</line>
<line>
detalhe a id*nti*ic*ção e
</line>
</par><par>
<line>
dos lug*res e do tempo de determinado relato.
</line>
</par><par>
</page><line>
A utilizaç*o desse elemento na construção das **nchetes acaba **r ge**r \e*eitos d*
</line>
<line>
realidade\ sobre *la*, uma v** qu* os dados in*ormados **enti*ica* m*l*or o *co*tecim*nt*
</line>
<line>
e, *essa f*rma, legitimam a veracidade do fat* noticiado. N*sse cas*, podemos con*igurar a
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 10, p. 1*8-1*8, jul./ago. 2015 w*w4.f*ane*.c*m.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*do* de Descri*ão na im*rensa po*ular da Alema*ha e do Br*sil
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
i*s*ância de
</line>
<line>
prod*ção como testem*nha do **to, concord*ndo com *haraudeau (2007), uma
</line>
</par><par>
<line>
vez que *e*e*penha o *apel de \po*tadora de fatos ver**sí*eis\, na *ed*d* em que seu relato
</line>
<line>
*pa*enta c**ter o *bj*tivo de *izer o que vi* e o q** ouviu.
</line>
<line>
Nesse senti*o, a categoria *e loc*liz**ão tende a pr*var a \aut*n*ic*dade\ ou a
</line>
<line>
\*er*s*imilha*ça\ dos fa*os noti*iad*s. A \aute*ticidade\ caracteriza-se pela pos*ibi*idade de
</line>
<line>
at*star * pr*p*ia exis*ê*ci* dos s*res do *undo, que conta também com a presença das
</line>
</par><par>
<line>
imagens para a ident*f*cação *os mesmo*. A \verossimi*hança\ ca*acteriza-se
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
possibilida** de se re*onstit*ir analogi***e*te, quan*o o mundo não *stá pr*sente e os
</line>
<line>
acon*ecimento* já ocorreram, a existê*cia possí*e* de um fato. (CHARAUDEAU, 200*).
</line>
<line>
Tal valida*ão au*ilia a construção de um re*l de s*pos*çã*, de ordem alética, sendo a
</line>
</par><par>
<line>
verdade algo da
</line>
<line>
or*em
</line>
<line>
do pos**ve*. Ao analisarmos t*l cate*oria nas ma*chete*,
</line>
</par><par>
<line>
c*nsideramos que tan*o a lo*alizaçã* espa*ial
</line>
<line>
*uanto a tempor** est*ri*m in*luída*, mas
</line>
</par><par>
<line>
o*se*vam*s uma *corrência mais frequ**te de localizações es*aciai* e est*s aparecer** em
</line>
<line>
maior *rau *o **rnal *UPER. Há no*o*i**ente u*a gra**e pr*ocu*ação no jornal SU*ER em
</line>
</par><par>
<line>
dest*car
</line>
<line>
os l*c*is, send* ess*s repres*n*ados em sua m**oria pelo* b*ir*os d* região
</line>
</par><par>
<line>
metropolitana de Bel* H*ri*on*e/MG. A s*guir des*aca*emos
</line>
<line>
os resultad*s auferi*os
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
a*álise da cate*oria \*oc*lização\ na grade *escritiva.
</line>
</par><par>
<line>
TABELA * - *esu*tados da análise da categor*a d* \*ocal*zação\
</line>
</par><par>
<line>
BILD - total de manch*tes = **
</line>
<line>
SUPER- total de man*hetes = 37
</line>
</par><par>
<line>
Total de *ocalizações: 2* %
</line>
<line>
Total de lo*aliza*ões: 72,* %
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elab*rado pelo autor.
</line>
<line>
*bse*va-se que o *esu**ado **contrado é bastan*e signi*ica*ivo na an*lise d* a*bos os
</line>
</par><par>
<line>
j****is, que nos leva * pensar q*e o co*p*nente \l**aliza*\ poderia *onfigurar-se como o
</line>
<line>
dado relevante a ser co*sidera*o pe*o l**t*r do jornal SUPER, fu*c*onando como uma espécie
</line>
<line>
de identificação do leitor com o espaço onde al*o est* s*n*o notic**d*, uma vez q*e o* lo*a*s
</line>
<line>
* bairros e/o* cidades apresentados são pertencentes a regiõe* perifé*i*as de Belo Horizonte,
</line>
</par><par>
<line>
con*iderados com* a Gr**d* BH, suposta*ent*
</line>
<line>
bairros e/ou c**ades *o* onde os leitores **
</line>
</par><par>
<line>
j*r*al te*iam maior identif*cação *u implicação, *ais
</line>
<line>
*omo: Ribe*rão das *eves, Ibiri*é,
</line>
</par><par>
<line>
Conta*em, Betim, *arlos Prates, Novo Cruzeiro. Es*a reg*laridade na l*c**izaçã* espacial
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nada a certos *emas coloca em evidência *ma f*guração
</line>
<line>
da instâ*cia *e r*cepção
</line>
</par><par>
</page><line>
(f*gura de destina*ário) pela *ns*ânc*a de produ*ão *o d*scurso vinculada à lei *e pr*ximi*ade
</line>
<line>
loc*l *u geográfica.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 4, *rt. *0, p. 15*-1*8, jul./ago. 2015 ww*4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. *. Aran*es
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
Com relação a l*calizações te*ritoriais, o *ILD, emb*ra seja um jornal *e ediçã* loca*,
</line>
</par><par>
<line>
assim co*o o *UPER, *ão apresento* **nhuma ocorr*ncia d* manche*es que, como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
SUPER, diziam respei*o a ba*rros ** localida*es pr*ximas da região de sua co*ert*ra.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, p*d*mos es*oça* u* pe*fil de *eitor bastante d*f*rente entre os doi* jorna*s,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que o leitor de S*PER
</line>
<line>
*arece int*ressa*-se mais *elos acont*cimentos *ue lhe est*o
</line>
</par><par>
<line>
mais próxim*s no espaço, que lhes parece a*ingir ma*s d*retamente e n*o se configura *omo
</line>
<line>
alguém interessado em política externa, com* é o caso das manchetes de BI*D que noticiam
</line>
<line>
conflitos *nternacionais. No entant*, cabe lembrar q*e * fato de a Ale*a**a ter se envolvido
</line>
</par><par>
<line>
mil*tarment* no Plano de Paz pa*a * Afe**nistão p*der*a ser um f*tor pelo qual
</line>
<line>
os lei*ores,
</line>
</par><par>
<line>
princip*lm*nte ** da r*g*ã* d* **üringen - onde **rte do *o*tigente milit*r encon*ra-se
</line>
</par><par>
<line>
*stacionad* n* re**ã* afegã -, dem*nstraria* i*t*ress*, por l*es *tingi*
</line>
<line>
direta*ente. **is
</line>
</par><par>
<line>
u*a vez, torna-se rele**n*e e**udos futuro* qu* inv**ti**em a Recepção em *ampo a fim de
</line>
<line>
p*o*ur*r for*ec*r da*os mais próximo* à rea*idade *u* c*rc*nscreve os m*ios sociais.
</line>
<line>
Esse imaginário *a pe*tinência loca* repr*senta uma das leis de proximidad*
</line>
</par><par>
<line>
jorna*ística: l*i d* proximidade a
</line>
<line>
geográf*ca (* que está mais próxim* geograficam*nte
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
leitor tem mais r*levânc*a). *ota-se, assim, que essa *ei (de proximi*a*e geo*ráfica)
</line>
<line>
parece
</line>
</par><par>
<line>
*er mais **tens* pa*a o leitor *le*ão do *I*D qu* pa*a o leitor brasi*e*ro ** SUPER. Ou**o
</line>
<line>
fa**r também deve s*r consid*ra**: o envol*iment* diret* da Alemanha, no caso do conflito
</line>
</par><par>
<line>
com o Afeganistão, bem como a s*tu*ção
</line>
<line>
***al em q*e Europa se encontr* n* *nião *
</line>
</par><par>
<line>
E*r*peia, im*lic*ndo, assi*,
</line>
<line>
que os
</line>
<line>
acontecimentos se *o*n*m "t*ansfronte*ras", afetando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
todos o* *emb*o*, indi*crim*nadame*te.
</line>
</par><par>
<line>
Há t*mbém um fator
</line>
<line>
que deve ser l*v*do em co*side*ação nesta *nál*se
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
car*cterização d*s l*ito*es pelas i*stânci*s
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
produção, que é * diferença
</line>
<line>
em re*ação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
locali**ção do Brasil * da Alemanha que poderia ser um fator de interferênc** a influenciar a
</line>
<line>
pertinênci* da no*íc*a nestes d*is polos divers*mente situa*os.
</line>
<line>
Considera*os que o fato noticiado apres*ntado no *orna* representa o que a inst*ncia
</line>
<line>
de produç** consider* com* *elevante p**a seu leitor-ideal e * a partir des*as co*figu*açõe*
</line>
<line>
que acredita*o* s*r po*sív*l desenhar uma *magem *e leitor-id*al dos jornai*, uma vez *ue a
</line>
<line>
escolha dos *onteú**s e o tratamento da informa**o e*tão rel*ci*nados *om a identidade dos
</line>
</par><par>
<line>
le*tores (BALLE, 1980), e
</line>
<line>
que si*tem* midi*tico é d*finido por Michel Mathie* (19*8) *
</line>
</par><par>
<line>
c*mo sendo um conjunto de práticas que *pera *o *istema s*cial * produz, portanto, pro*utos
</line>
<line>
ad*ptados ao meio ambien*e.
</line>
<line>
*o S**ER, tal es*ratégia de ca*tação demonstra-** mais explorada, co** p*demos
</line>
</par><par>
<line>
observar na manchete seguir: a
</line>
<line>
"Po*ícia apree*de 52
</line>
<line>
kg de crac* escondidos em b*lõ*s de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, *. 12, n. 4, a*t. 10, p. 158-*7*, *ul./a*o. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Modos d* *escrição na imprensa popu*ar d* **emanh* e *o Brasil
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
festa" (S*PER, 10/*0/08). Ne*se exemplo, fica
</line>
<line>
evidente a dramatização proveniente do
</line>
</par><par>
<line>
espaço em que a **oga foi localizad*, a*roveitada *elo jornal e
</line>
<line>
pas*ív*l de *es*ncadear
</line>
</par><par>
<line>
emo*ões nos le*tores, atr*vés do riso *u mes*o do medo, uma vez *ue os balões de festa são
</line>
</par><par>
<line>
sinônimos de festi*id*de, a*egria, e que sua uti*iza**o
</line>
<line>
pa*a fim criminos* o ret*rou de
</line>
<line>
seu
</line>
</par><par>
<line>
local *omum d* interpretação, levando * *m est*anham*nto.
</line>
<line>
A part*r des*e exemp*o podemos avaliar quais **mpetê*cias foram solicita*as aos
</line>
<line>
l*itor*s para q*e pudessem validar o contrato de c*municação. Nesse senti*o, pa*ece s*r mais
</line>
<line>
exig*do do l*itor do SUPER que ele s*ja dotado de \comp**ênc** *raxeológica ou situacional\,
</line>
</par><par>
<line>
a fim de r*conhecer e val*dar lugare* da si*uação e seus esquem*s de ação, *o passo que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*igê*cia d* BILD pautou-se na \c*mp*tênci* axiológica\
</line>
<line>
como pré-r*quisit* de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*al*dação, *ado que o leitor *e*eria s*r levado * recon*ecer e validar *aberes d* *ren*a.
</line>
<line>
2.4 Procedimentos de *uantificação
</line>
<line>
En*endemos q** a gra*e 1, que b**ca a*ali*ar as manch**es de ac*rdo com o *.*.D.
</line>
<line>
desc*itivo, * *ornecedo*a de informaç*es que con*ribu** com o proces*o *e *dent*fic*ção da
</line>
<line>
manchete pel* sujeito-leitor. Es*a última catego*ia, a da quantificação, exige que o leitor seja
</line>
</par><par>
<line>
*a*az de identificar o
</line>
<line>
obj*t* a
</line>
<line>
partir da enunciação da manchete. Es*e pro*e**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*d*n*if*ca*ão
</line>
<line>
*ode estar diretament* l*ga*o à ob*etividade, uma vez
</line>
<line>
que, ao fornecer
</line>
</par><par>
<line>
info*ma*ões detalhadas acerca do fato, pret*nde-se nã* *eixar lacuna* *ara a dúvid*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
ambigu*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Ao qua*tif*car, o jornal *usca tam*ém ex**essar uma c*edibi*idade a s*u res*ei*o, bem
</line>
<line>
*omo a *egitimaçã* do que es** sendo *oticiado. E d*monst*a *ambém que o leitor se *nt*ressa
</line>
</par><par>
<line>
p*la inf*rmação mais d*t*lhada, o que o auxi**a n*
</line>
<line>
c*nstruç*o i*a*ética do* fatos,
</line>
<line>
seja
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A *artir
</line>
<line>
dos dados acima, observa-se uma oco*rência quas* 4 *e*es m*ior
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
qua*tificaç**s no jornal SUPER do que no BILD. A* quantifi*aç*es do SUPE*, em sua
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in*, v. *2, n. *, art. 10, p. 158-1*8, j**./a*o. 2015 www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. C. C. A*antes
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
maioria, b*s*am descr**er e *uantif*car as *çõ*s
</line>
<line>
** viol*ncia
</line>
<line>
que
</line>
<line>
nas manchetes
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
**con*ram
</line>
<line>
expostas, como po*e*os
</line>
<line>
*bservar a *eguir: "EXEC*T*DO AO LADO DA
</line>
</par><par>
<line>
NAMORADA: Com*rciant* é assassinado com oito tiros quand* conve*sava dentro do carro
</line>
<line>
na p*r*a da *asa da jovem, em C*ntagem" (SUPER, 09/10/*8). A quanti*icação **ita a partir
</line>
<line>
*a des*ri*ão da quantidad* de tiros disparado* c*ntra a *ítima é identificada co*o uma visada
</line>
<line>
*e captação com vi*t*s * dramati**dade do fato *m questão. Dessa forma, *usca-se ating*r um
</line>
<line>
*aior nú*ero de co*sumidore* da i*for*a*ão dram*ti*ada, até po*que o jornal n*o po*sui a
</line>
</par><par>
<line>
modali*ad* de assin*n*es, *e modo
</line>
<line>
que a *apa
</line>
<line>
acaba p*r *azer o marketing do
</line>
<line>
jorna* com
</line>
</par><par>
<line>
vi*tas * capt*ção de seus leitores po**n*iais.
</line>
<line>
Sendo assim, qua*t* ma*or *or o número de leitor*s a a*ingir, principalmente qu*n*o
</line>
</par><par>
<line>
estes não são c*t*vos a p*iori, menos os meios para atingi-los de*endem d*
</line>
<line>
uma *titude
</line>
</par><par>
<line>
racionalizant*. (*H**AU*EAU, 2007)
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Chara**eau (20*7), as m*dias, em *ua vi*ada d* info*mação, con*rontam-se
</line>
<line>
perm*nentemente com um problem* q*e diz respeito à \cre*ibilidade\, pelo fato *e basea*em
</line>
<line>
sua *egit*mi*ade no qu* el* d*screve com* fa*e* crer que o *u* é *ito é verdadeiro. Assim, as
</line>
<line>
mídi*s enco**ram-se en*ajadas num jogo da **r*ade, que co**i*ti*ia em corresponder aos
</line>
<line>
*if*ren*es imaginári*s **c*ais que as qu**tionam.
</line>
<line>
*h*ista Berger (1997, p. 91) c*racteriza a realidad* pr*du*ida pela *íd*a co*o dota*a
</line>
</par><par>
<line>
*a estrut*ra do *ênero ficcional, j*stament* pe*a produção qu* in*lui a cr*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pe*sonage*s e um ti*o de *ontrato com o leitor. No e*tanto, a mí*ia deve se de*vencilhar da
</line>
</par><par>
<line>
fic*ão, uma
</line>
<line>
v*z **e a
</line>
<line>
info*mação é produ***a p*ra *er verossímil * crí*el. "*ela
</line>
</par><par>
<line>
verossimilhança * que a
</line>
<line>
informação
</line>
<line>
com*õe campo de cre*ib*lidade e de *erdade o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
h*bilita a mídi* ao *xercício de su* fu*ção de \e**o*itor do real".
</line>
<line>
Desse mod*, dizer o e*ato * d** a impressão de controlar o mun*o no *ns*ante em que
</line>
</par><par>
<line>
*le surge,
</line>
<line>
"e nada nem n*nguém poderia se op*r a essa verdade captur*da no momento em
</line>
</par><par>
<line>
que sai *a f*nte;
</line>
<line>
*is
</line>
<line>
porque as mídias estão se*pre
</line>
<line>
em busca da transmissão d*reta"
</line>
</par><par>
<line>
(CHARAUDEAU, **07, p. 90).
</line>
</par><par>
<line>
A quantif***ção, portanto, pode apresentar-se com i*tenções
</line>
<line>
bastante diferentes com
</line>
</par><par>
<line>
vist*s a captar seus le*tores, o que n*s r*met* à formação de *ma imagem de leitor d* jornal
</line>
<line>
SUPER, m**s susc*t**el às estraté**a* de **ptação adotadas p*la instância de pr*d*ção. *sso
</line>
<line>
*ã* acon*ece com tanta frequê*c*a no j*rn*l BI*D.
</line>
<line>
O SUPER p*rece desenv*lver uma im*gem de leitor que po*e se* mobilizad* pela
</line>
</par><par>
<line>
af*tividade
</line>
<line>
que * manc*e*e
</line>
<line>
transmite,
</line>
<line>
o qu* dese*cadearia o interesse e a pai*ã* pela
</line>
</par><par>
<line>
informação q*e lhe é transmitid*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, *. **, *. 4, a*t. 10, p. 1**-178, j*l./ago. 20*5
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*do* d* Descr*ção n* i*prensa *opular *a *lemanh* e do Bras*l
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
Par* Ch*raudeau, * instân*ia midiátic* interessad* *m *atis*azer tal princ*pi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
emoç*o deve **oceder a um*
</line>
<line>
encenaç*o s*til do discur*o *e i*f*rmação, *asea*do-*e,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *empo, nos apel** e***ionai* que prev*l***m em cada comun*dade sociocult*ral e no
</line>
<line>
conhec*ment* dos un*versos *e crenças *u* n*las *i*cula*, *á que as e*oçõ*s são "um
</line>
<line>
inefáv** aleatóri*". As crenças são socializadas e resu*tam da regulação coletiva das t*o*as.
</line>
<line>
Tal regulação, por um l*do, **guiria os mov*m*ntos da afetividade e, paralelamente, as
</line>
<line>
representações que *tribuem val*r*s às conduta* * às reaç*es em*c**nais.
</line>
<line>
3 CONSIDERAÇ*ES FINA*S
</line>
<line>
A escolha p*r *nal*sarmos d*is *ornais populare* per*e**e*tes * ***s realidades
</line>
</par><par>
<line>
s*c*oculturais e geo*raficamente div*rs*s moti*o*-se, principalmen*e, em virtude
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pr**onceito existent* em relação a t*is mídias que, *lheias a este fa*o, se encontram
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*tualidade em *mpre*s*onant* expansão e *êm conquistando, a *ada dia,
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
le**or*s
</line>
</par><par>
<line>
int*ressados nesse t*po de jornal que, de form* *imples e *intéti*a, apres*nta os fatos relativos
</line>
<line>
aos *contecime*to*.
</line>
<line>
A ênfase dada nos *orna*s populares analisados nã* i*ci** *obre o c*ráte* duvidoso e
</line>
</par><par>
<line>
nem abar*am *onstruções *a*tasiosas ou apelativas em *elação à
</line>
<line>
v*ol**ci*. N*ssa análise
</line>
</par><par>
<line>
tem*t*ca *o* capaz, de certa forma, de desconstrui* o estereót*po comum**te aplicado *o
</line>
<line>
jo*nalis*o popu*ar, bem como apresentou dif*renças *m r*lação à construção *e imagens de
</line>
<line>
leit*res nos dois países.
</line>
<line>
Com re*ação aos dados produzidos a p*r*ir da análise do M.O.D. *e*cr*tivo, p*demos
</line>
<line>
também comparar o u*o das identificaçõ*s *enér*c*s e específica*, retoman*o as tab*las 1 e *,
</line>
<line>
a*teriormente a*re*e*tada*.
</line>
<line>
Observa-se que o *orn*l BILD apres*nta ten*ê*cia ao e*ui*íb*io entre as *d*ntifi*a*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
ana*isad*s, já
</line>
<line>
qu* a dif*rença percentu*l ent*e el*s foi de 8%. *o
</line>
<line>
en*anto, o *orna* SUP**
</line>
</par><par>
</page><line>
esboça uma *r*ferência maior pelas id*ntificações **néricas, a*resentand* um* diferença
</line>
<line>
apr*x*mada *e qu*se 30% entre as i*entificaç*e* acima *ita**s.
</line>
<line>
Im*ortante dado é gerado com r**ação às an*l*se* do SUPER, uma *ez que o BILD
</line>
<line>
*pr*s**ta uma *endê*cia ao equilíb*io, pois, a partir da análise q*alitati*a dos dados, pode-se
</line>
<line>
perceber que as *anc*etes do SUPER traz*m iden**fic**ões genéricas que buscariam p*oduz*r
</line>
<line>
efeitos que não perte*c*m somente à *sfer* da *ntenção *n*ormativa, u*a v*z que * efei*o **
</line>
<line>
anoni**to, e ao mesmo tempo de *ate*orização dos se*es em classes, buscam c*iar um traço
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 4, ar*. 10, p. *58-17*, jul./ago. 2*15 www*.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. C. Ara**es
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
de c*mportame*to g**eralizado de tais clas*es, ou então *aze* produ*ir e*e*to* de
</line>
<line>
identifi*ação entre * leito* e a cla*se que está em foco.
</line>
</par><par>
<line>
As q*ali*icações apresentaram-se,
</line>
<line>
*um*rica*en*e, próxi*as: 18,1% *e qu*li**cações
</line>
</par><par>
<line>
subjetivas no BILD
</line>
<line>
*ontra
</line>
<line>
*3,*% n* SUPER. No ent*nto, o SUPER apresen*ou suas
</line>
</par><par>
<line>
qu*lificaçõe* apena* *estri*as ao* comentá*io* a respei*o da mu*he* ** capa, ao *asso q*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
BILD não f*z tal restrição, utili*ando a *ualificaçã* em temática* variadas. Esse dado revela
</line>
</par><par>
<line>
hav*r um*
</line>
<line>
delimitação de e*pressão su*jetiva no S*PER. Ou seja, a
</line>
<line>
a*reciação
</line>
<line>
não p*de
</line>
</par><par>
<line>
ac*ntecer e* ambientes reservado* à no*ícia, fic* limitado ao tema mulher-objeto, que
</line>
</par><par>
<line>
ap*rece em todas as
</line>
<line>
capas. **si*, a i*stân*ia de produção tende a imaginar q*e leito* o
</line>
</par><par>
<line>
*nteressad* pela foto das atrizes acei*a * subjetivismo concernente a ess* tem*.
</line>
<line>
Os p*ocedim*ntos de loc*lizaçã* e qua**ificação foram os *ue prod*ziram dad*s mais
</line>
<line>
div*r*en**s entre ** jo*nais *m questã*, retomando-se os dados a*r*sentad*s nas tabelas 4 e
</line>
<line>
5.
</line>
<line>
Ob*erva-se que a preocupação em loc*li*ar o fato noticiado é muito mai* recorrente no
</line>
<line>
*UPER, o que in*ic* uma im*gem de leitor que está preoc*pado *m sa*er o*de os fatos e*tão
</line>
<line>
acontecendo.E, como as manchet*s em qu* a loca*ização *e *ez pr*sente circunscr*via*, *m
</line>
<line>
su* maio*ia, notícias *el*cio*adas à violência, a *ocalização t*rn*-se importan*e pa*a o l*itor
</line>
</par><par>
<line>
se identificar com * risco * perigo *u* co*re
</line>
<line>
circulando nessas regi*es, qu* s*o a r*gi*o
</line>
</par><par>
<line>
metro*olit*na e a capital.
</line>
</par><par>
<line>
D*ferentemente do BILD, não h**ve loc**iz*ções q*e remetessem a identificações tão
</line>
</par><par>
<line>
dire*as qua*to *ouve
</line>
<line>
no SU*ER. É claro que *al diver*ência po*e *er *xp*icada devido
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*aixo ín**ce de violê*cia q** a Alemanha apres*n*a
</line>
<line>
se
</line>
<line>
co**arada
</line>
<line>
ao Brasi*. Assim, as
</line>
</par><par>
<line>
lo*ali*ações qu* apareceram no BILD implicaram *ma
</line>
<line>
cobertura regi*nal m*ior, q**
</line>
</par><par>
<line>
ab*ange*
</line>
<line>
*od* o território na*ional e até mes*o inte*na*ional. Mes** de*consi*e*an*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*ixa ocorrência de localização, um perfil d*ferente d* leito* pod* ser tr*ça*o com relação *o
</line>
<line>
leitor *o SUPER, pois aqueles *arecem m*is intere*sad*s em notíc*as *e ordem mais global,
</line>
<line>
den*tando o caráter de lei*or*s-cidadão*. Ao passo que os leitores *o SUP*R se li*itar**m a
</line>
<line>
notícia* com relevância loca*, denot*ndo uma preocupação *e o**em mais dir*ta com relaçã*
</line>
<line>
a uma possível **lnerabi*idade a que *e encontrariam expostos, remetendo, a*sim, ao c*ráter
</line>
<line>
individual d*sse *ujeito-l*itor.
</line>
<line>
Para finaliz*r a int*rpretaçã* dos dados r*v*lados p*l* M.O.D. d**critivo, exporemos
</line>
</par><par>
<line>
a *a*egoria da qua*tificação. Ao qu*nti*i*ar, o j*rnal
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
ta*bém express*r uma
</line>
</par><par>
<line>
*redibilidad* a seu *espeit*, bem
</line>
<line>
como a legitimação do que está s*n*o *oticiad*. E
</line>
</par><par>
<line>
dem*n*t** tam*ém q** o lei*or se inte**ssa pela inform*ção m*is detalhada, * que o
</line>
<line>
auxilia
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 4, art. 10, p. 1*8-178, jul./ag*. 2015 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*od*s de D*s**ição na *mp**ns* popular da Alemanha e *o B*asil
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
na c*nstrução imagética do* f**os, seja porq*e a i*s*ância de
</line>
<line>
produçã* não
</line>
<line>
a*redita *ue ele
</line>
</par><par>
<line>
se*a capaz de im*ginar o que se no*i*i*, *eja *a*a pro*uzir emoçõ*s. A p*rtir *a tabu*ação e
</line>
<line>
a*á*ises q*a*it*tiva* dos dados, observa-se um* ocorrência qu*se 4 vezes *aior d*
</line>
<line>
quan*ificações *o SUPER d* qu* ** BILD. As qua*tifi*açõ*s *o SUPER, em s*a **ioria,
</line>
</par><par>
<line>
buscam d*scr*ver e quantifica* as ações
</line>
<line>
de violência
</line>
<line>
expostas pel*s manchet**. *ss*m,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
instânc*a de pr*dução projeta u** imagem de *eitor qu* po*eria est*r vin*ul*d* ao int**esse
</line>
<line>
pel* descr*ç*o minuci*sa d* determinado* fa*os e atos enun*i*d*s.
</line>
<line>
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</line>
<line>
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</line>
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