Afetividade Na Educação: A Distância Sob O Olhar De Alunos De Pós-Graduação/ Affectivity In Distance Education: From The Perspective Of Students Postgraduate
Resumo
O número de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação a distância tem crescido de forma expressiva na atualidade. No que se refere à relação professor-aluno, o elemento afetividade, tem sido tema constantemente abordado. Novas investigações sobre a afetividade até então pouco estudada, na modalidade de ensino a distância, podem ser de importância significativa. Dessa forma a presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de alunos acerca da afetividade nas relações entre docentes e discentes. Foram participantes dez alunos de um curso de especialização em educação na modalidade a distância. Para coleta foi utilizada a técnica da entrevista, sendo os dados submetidos, posteriormente, a análise qualitativa. Mediante os apontamentos dos participantes, as palavras amor, carinho, compreensão, respeito, amizade, afeto, solidariedade, atenção e companheirismo podem constituir o núcleo central de suas percepções sobre a afetividade. As atitudes afetivas positivas de professores para com seus alunos foram apontadas como um dos pontos primordiais para o aprendizado e a permanência no curso Os resultados confirmam a importância da afetividade na educação à distância.
Palavras-chave: Afetividade. Educação à distância. Relação Professor e aluno.
ABSTRACT
The number of higher education institutions offering courses of postgraduate distance has grown significantly today. With regard to the teacher the student affective element has been constantly discussed topic. New research on affectivity hitherto little studied, in the form of distance learning, can be of significant importance. Thus the present study aimed to investigate the perceptions of students about the affectivity in the relationship between teachers and students. Participants were ten students in a course of specialization in education in the distance mode. For data collection the interview technique was used and adopted a qualitative methodological research. Through the notes of the participants, the words love, caring, understanding, respect, friendship, affection, solidarity, care and companionship can form the core of their perceptions of affection. The positive affective attitudes of teachers towards their students have been identified as one of the key points about learning and staying on course The results confirm the importance of affectivity in distance education.
Keywords: Affectivity. Distance education. Relationship between teacher and student.
Referências
ALMEIDA, L. R.; MAHONEY, A. A. Afetividade e aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. São Paulo: Loyola. 2007
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
CARVALHO; CUZIN. A Psicopedagogia Institucional e sua atuação no Mercado de Trabalho. Campinas –SP: Fe/Unicamp, 2008.
CHABOT, D.; CHABOT, M. Pedagogia Emocional Sentir para Aprender: como incorporar a inteligência emocional às suas estratégias de ensino. São Paulo: Sá Editora, 2005.
CODO, W, GAZZOTTI, A. A. Trabalho e afetividade. In W. Codo (Dir.), Educação, carinho e trabalho (3ª ed., pp.48-59). Petrópolis: Vozes. 1999.
GONZALEZ, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo. Avercamp. 2005
LEITE, S. A. da S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. Disponível em: 2006. . Acesso em 27 de fev. 2013.
KENSKI, V. M. A educação corporativa e a questão da andragogia. In:
LITTO, Fredric M.; FORMIGA Marcos Educação a Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil, São Paulo, 2009.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. Ed. São Paulo: Papirus, , p 67, 2004.
MEIRELLES, F. S.; MAIA, M. C. As TICs aplicadas na Educação a Distância no Ensino Superior no Brasil. In: Alberto Luiz Albertin. (Org.). Tecnologia de Informação. São Paulo: Editora Atlas. 2004.
OLIVEIRA, C.C. Psicologia da Ensinagem: Psicologia dos processos mentais na relação professor/aluno. Brasília: Kelps. 1998
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2003.
RIBEIRO, M. JUTRS, F; LOUIS, R. Análise das representações sociais da afetividade na relação educativa. In: Psic. Da Ed. São Paulo, 20,1ºsemestre de 2005, PP 31-54. Disponível em: http//pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/psie/v20/v20 a 03. Pdf. Acesso em 04 de junho de 2012.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes. 2003.
SOUZA, M. B. Representações sociais dos professores sobre afetividade
TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor e aluno. Anuário 2000. GT Psicologia da educação, Anped, setembro, 2000.
TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: SENAC. 2010.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes. 1973.
WALLON, H. As origens do pensamento da criança. São Paulo: Manole. 1986.
WILL, D, Educação à distância e trabalho docente virtual: tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sócias de sexo na idade média. Tese de Doutorado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais-MG. 2006.
YACCI, M. “Interactivity demystified a structural definition for online learning and intelligent CBT”. In: Educational Technology, v.40, n.8, p.5-16, 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.1.5
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)