Linguagem Cartográfica: Múltiplas Possibilidades De Análises / Cartographic Language: Multiple Opportunities Analysis

Tailson Francisco Soares da Silva, Francisco Gomes Ribeiro Filho, Andréa Lourdes Monteiro Scabello

Resumo


O estudo em questão resulta de um curso de extensão destinado a professores dos primeiros anos (1º ao 5º) do ensino fundamental que reconhecem lacunas, na sua formação profissional, diante do trabalho relacionado à inteligência espacial, objeto de preocupação da Cartografia. A metodologia utilizada apresentou feições qualitativas, concebendo o uso da cartografia escolar como uma linguagem e não apenas como um mero conteúdo. O trabalho foi desenvolvido através de duas etapas: uma, de 20 horas-aulas, destinada à leitura-reflexão de obras relacionadas ao tema em questão, apoiada em teóricos como Piaget (1980), Almeida (2000), Lima (1999), Oliveira (1977), Passini (2007), dentre outros; a segunda, desenvolvida em 40 horas-aulas, representando um conjunto de atividades práticas com vistas ao trabalho lúdico para com a cartografia. Os resultados obtidos evidenciam que os professores, dominantemente, encaravam a Cartografia como um conteúdo e quase nunca como uma linguagem. No final do curso destacamos também o valor que os professores atribuem às atividades práticas sugeridas, pois elas fazem uso de recursos desde os mais simples, como o material reciclável, assim como também os softwares computacionais, que juntos, tornam-se instrumentos de grande eficiência no processo de alfabetização cartográfica das crianças.

 

Palavras-chave: Alfabetização Cartográfica. Inteligência Espacial. Linguagem.


ABSTRACT

 

Study in question comes of an extension course for teacher of the first year (1º to 5º) of  basic education that recognize gaps, in your professional  qualification, before work related to spacial intelligence , the object of concerning of cartography. Metodology used showed qualitative features, conceiving use of school cartography as a language and not just as mere content. The work was developed through two steps: the first, 20 hours-classes, for reading-reflection of works related to the subject in question, supported in theoricals as Piaget (1980) , Almeida (2000) , Lima (1977) , Passini (2007) , among others; the second, developed in 40 hours-classes, representing a set of  practical activities  with views to ludic work for with the cartography. The results shows that teachers, predominantly, regarded the cartography as a content and almost never as language. In final of the course  stand out also the value that teachers attribute the  practical activities suggested, because they make use of resources from the most simple, as recycled material, as well as also the computational  softwares, which together, become instruments of great efficiency in the process of  literacy children‘s cartographic.

 

Keywords: Cartographic Literacy. Spacial intelligence. language.



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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.5.7

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