<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 7, *.112-129, set./out. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.5.7
</line>
</par><par>
<line>
Linguagem Cartográfica: Múl*iplas P*ssibilidades De Análises
</line>
<line>
Carto*r*phic Lang*ag*: Multi**e Opportuniti** Analysis
</line>
</par><par>
<line>
Ta*lson Franci*co So*r*s da Silva
</line>
<line>
*estrando em G**graf*a pela Uni*ers*dade F*d*ral do P*auí
</line>
<line>
Graduação em Geo*ra*ia pela Univers***de Estadu*l do Piauí
</line>
<line>
E-mail: *ailson.ge*grafia@gmai*.com
</line>
<line>
Francisco Go*es *ibeiro Filho
</line>
<line>
Me*tre em Geo*ra*ia Unive**idade E*ta*ual Paulist* J**io de Mes*uita Filho
</line>
<line>
Profe*s*r do Insti*uto Federal *e Educação, Ciênci* e Te*nologia do Pi*uí
</line>
<line>
E-*ai*: gome*geografo@*g.c*m.*r
</line>
<line>
Andréa L*urd*s Monteiro Sca*ello
</line>
<line>
Doutora em Geografia pela *niversidade de *ã* P*u*o
</line>
<line>
P*ofes*ora ** Universidade Fe*e*al do *iauí
</line>
<line>
E-mail: *scabell*@*o*mail.com
</line>
</par><par>
</page><line>
Endereço: André* Lourd*s *onteiro S**b*llo
</line>
<line>
*niversi*ade Federa* *o Piauí, C*ntro de *iências H*mana* e Letras. C*mpus Min*stro P*trônio Po**ella -
</line>
<line>
Inin*a64049550 - Ter*sin*, P* - Brasil
</line>
<line>
Endereço: Fra*c*sco Gom*s Ribei** Filho
</line>
<line>
*niversidade Federal *o Piau*, *entro de Ciências Humana* e Letras. *ampus Ministro Petrônio *ortel*a -
</line>
<line>
*ninga640*9550 - Tere*ina, *I - *ras*l
</line>
<line>
Endereço: Ta*lson Francisco Soare* da Silva
</line>
<line>
U*ive*s*dade F*deral do Piauí, Centr* de Ciência* Hu**nas e Le*ras. Ca*pus Mi*i*tro P*trônio Portella -
</line>
<line>
I*ing*64049550 - Teres*na, PI - Brasil
</line>
<line>
Edit*r*-*he*e: Dra. Marl*ne Araújo de *arv*lho/Faculda*e Santo Ago*tinho
</line>
<line>
Artigo recebido em 09/0*/20*5. Ú*tima versão recebida em 04/08/*015. Ap*ova*o em 05/08/2015.
</line>
<line>
Avaliado pel* sistema Tr*ple *eview: a) De*k Review pela Editora-Chefe; e b) *ouble Bli**
</line>
<line>
Review (avaliação cega por doi* a**li*dores da **ea).
</line>
<line>
R*vi*ã*: *ramatica*, Norma*iva e de F*rmatação.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*g*agem Ca*tográfica: Múltiplas Pos*i*i*idades De An*lises
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O **t*d* *m questão res*lta de um curso de e*te*são d*stinado * professo*es dos p*imeiros
</line>
<line>
anos (1º ao 5º) do ensino fundame**al, que reconhec*m lacunas na sua formação *r*fission*l,
</line>
<line>
diante d* t*a*alho relacionado à inteligên*ia espac*a*, objeto de preocupaç*o da Car*o*rafia.
</line>
</par><par>
<line>
A metodologia util*zad* apresento* fe*ções
</line>
<line>
quali*ativas, con*ebendo * u*o d* *art*g*a**a
</line>
</par><par>
<line>
escol*r co*o **a li*gua*e* e não *pena* como um mer* c**teúdo. O *rabal*o foi
</line>
<line>
de**n*olvido em d* duas etapas: uma, de 20 hora*-aulas, destinada à leitura-reflexã* de obras
</line>
<line>
relacionadas ao te*a em questão, apoiada em teóricos c*mo Pia*et (1980), Almeida (2000),
</line>
<line>
L*ma (1999), Ol*vei*a (1977), *a*sini (*007), dentre outros; outr*, *ese*volvida em *0 horas-
</line>
</par><par>
<line>
aulas, *epresentando um conjunto de atividad** práticas visando *o trabalho lúdico co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cart*grafia. Os resulta*os
</line>
<line>
obtidos evidenciam que os p*ofesso*es,
</line>
<line>
d*minantemente,
</line>
</par><par>
<line>
encarav*m a Cart*grafia
</line>
<line>
com* um conteúd*, e
</line>
<line>
qua*e nun*a como *ma linguagem. No final
</line>
</par><par>
<line>
d* curso destacamos t*mb*m o valor
</line>
<line>
que o*
</line>
<line>
professores atribu*m às ativida*es práticas
</line>
</par><par>
<line>
su*eridas, pois el*s fazem uso de recur**s desde os mai* simples, como * material reciclável,
</line>
<line>
*t* os sof*w*res computacionais q*e, juntos, t*rnam-se instrumen*os d* g**nde eficiência *o
</line>
<line>
proc*sso de alf*betiza*ão cartográfica das cr*an*a*.
</line>
<line>
Pal*vras-chav*: Alfabetização C*rt*gráf*ca. Inteligê*ci* Espa*ial. Ling*ag*m.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Stud* *n questi** comes of an ext*n*ion course *or t*ac**r of the first yea* (1* to 5º) of basic
</line>
</par><par>
<line>
education
</line>
<line>
t*at recogniz*
</line>
<line>
gaps, in your
</line>
<line>
p*ofessio*al qualifi*at*on,
</line>
<line>
b*fore w*rk related to
</line>
</par><par>
<line>
*pacia* intelligence , the o*ject *f c*nce*ning
</line>
<line>
of
</line>
<line>
cart*graphy. *etod*l*gy used show*d
</line>
</par><par>
<line>
*ua*i*ativ* features, *onceivin* use of s*hool cart*graphy as a language an* not just as *ere
</line>
<line>
cont*nt. The work was develop** through two *teps: the *irst, 20 hours-classes, for reading-
</line>
<line>
re*lection of *orks r**at*d to the subjec* in ques***n, supp*rted in t*eoricals as Piage* (1980) ,
</line>
<line>
*l*eida (20*0) , *im* (197*) , Pass*n* (2007) , among others; the second, dev*loped in 40
</line>
<line>
hou**-classes, represe*ting a set of *rac*ical a**i*ities with *iews to lu*ic work for with *he
</line>
</par><par>
<line>
*artography. The results sh*ws t*at teac*ers, predomi*antly, rega**ed the c*rtograp*y as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*ntent and
</line>
<line>
almost never
</line>
<line>
as langu*ge. In f**al of the cou*se sta*d *** a*s* the v*l*e that
</line>
</par><par>
<line>
*eachers att*ibu*e t** practical *ctivities suggested, because t*ey *ak* use of resources from
</line>
<line>
the mos* simple, as re*ycled material, as wel* a* al*o th* computati*na* sof*w**es, which
</line>
</par><par>
<line>
toget*e*,
</line>
<line>
become instruments *f great efficiency i* th* p*ocess o* lit*racy chil**en\*
</line>
</par><par>
<line>
c*rtographi*.
</line>
<line>
K*ywords: Cartograp*ic L*****cy. Spac*al intelligence. langu*ge.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, **t./out. 2015
</line>
<line>
w**4.*sanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. L. M. S*a**lo, F. G. R. *i*ho, T. F. S. S**va
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
É frequente o a*uno da disc**li*a *e ca*tografia, nos curs*s de licen*iatu*a em
</line>
<line>
Geograf**, manifestar *ua insatisf*ção diante *as l*mi*a*õe* existentes na l**a *nstitucional
</line>
<line>
*o* *s funda*ento* da r*presen*ação **r*ográfica. T**s limi**ções recaem quase se*pre,
</line>
<line>
seg*nd* a percepç*o dos alunos com* significa*do a não espe*i*li*ade *o profes*or na *rea
</line>
<line>
específi** d* *artogr*fia, bem como na fal*a de la*ora*órios equi*ados c*m *at**ial d*dático
</line>
<line>
e de suporte ao *rab*lho com essa te*á*ica.
</line>
<line>
* Cart**rafia repr*senta **a mod**idade de *i*gu*g*m que possibilita a c*municação
</line>
<line>
entre ** s*res h*ma*os a *ar*ir do uso de u* co*ju*to de s*mbo*** específ*cos que gua*dam
</line>
</par><par>
<line>
*elações dialógicas
</line>
<line>
entre si. Por meio desses sí*bolo*
</line>
<line>
é possível ler e interpretar *s
</line>
</par><par>
<line>
características ou *eições espaciais nas *ais dife*entes escalas (ALM*ID*, *000).
</line>
</par><par>
<line>
O pr*s*nte es*udo bus*ou anali*ar * i*p*rtân*ia do pla*eja*e*to
</line>
<line>
do *rabalho
</line>
</par><par>
<line>
pedagóg*co voltado par* o pro**sso d* *l*abe**zação
</line>
<line>
c*r*ográfi*a das crianças do* an*s
</line>
</par><par>
<line>
in*ci*is do *ns*no fundamental (1º ao 5º). Para tal, e*sa i**e*tigação é resul*a*o de um cur**
</line>
<line>
de extensão que f*i realizado *ela da ação de pr**essore* e d* a*unos *o curso *e L*c*nciatu*a
</line>
<line>
Plena em Geograf*a da Uni**rsidad* *stad*al do Piauí (*E*PI), no Cam*us Clóvis M*ura,
</line>
<line>
com 20 *ro*essores d* escolas *úbli*a* q*e lidam c*m o ensino e* ques*ão.
</line>
</par><par>
<line>
As ideias que nortearam o re*erido
</line>
<line>
curso, *ss*m co*o
</line>
<line>
o p*esente te*to, são
</line>
</par><par>
<line>
*unda*entos oriundos de teóricos que gua*d*m uma profund* relação de famil*arida** com a
</line>
<line>
*emática da alfa*eti*ação c**tográfica, ou com a* abo*dagens **nculadas ao *esenvolvi*ento
</line>
<line>
da inteli*ê*cia espacia*, tai* c**o Olivei*a (1977), Piaget (2005), *lmeida (200*), Alme*da *
</line>
<line>
Pas*ini (2006), Pass*ni (2**7), de*tre outros.
</line>
<line>
O ens*no de Ca*togr*fia re*u** do professor um planejamento criterioso, p*is são
</line>
<line>
inú*eros os p*oble*as enfren*a*os p*lo docent*, com rel*çã* àqui** que *oncerne a es*a
</line>
<line>
tem*ti**, ressa*t*ndo-se, ent*e e*es, uma formação deficiente e inadequada para **a*alhar com
</line>
<line>
*s*e tip* de conteúdo e, muita* vezes, não sab*ndo, s*q*er, o **e *nsinar (RIBEIRO, **01).
</line>
<line>
*ntes de a e**o*a a*f*betizar *s al*n*s pa*a a le*tura de m*pas, é i*portante que ela
</line>
</par><par>
<line>
tenh* um corpo docen*e prepar*do para lidar *om o ensin* cartogr*fico, po**o que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Cartogra*ia e*colar suge*e métodos variad*s de ensino, q*e são i**rescindíveis
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento da inteligência esp**ial d*
</line>
<line>
edu*and*,
</line>
<line>
ou seja, o profissional incum*ido
</line>
</par><par>
<line>
de*sa tarefa terá que estar preparado p*ra u*il*zar *ive*sas meto*ologias, de forma **e pos**
</line>
<line>
*ontrib*ir para uma re**çã* harmoniosa *ntre o sujei*o e o mapa (PASSIN*, 2012).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, *rt. 7, p.*12-129, set./out. 2*15
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem *artográfica: Mú*tiplas P*ssi*ilidades De Análise*
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m, o* *ro*essore* de *eografia, bem *omo *s pedagogos e o corp* *ocente das
</line>
</par><par>
<line>
escolas d*ve* estar educados, cartogr*ficam*nte, para *ra*alhar
</line>
<line>
com o ens*no *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aprendizagem das crianças em d*feren*es c*n*exto* *ultur*i*,
</line>
<line>
de *al forma que **ja possível
</line>
</par><par>
<line>
estar sem*re *alorizando a percepç*o *o espaço vivido por el**.
</line>
</par><par>
<line>
P*r*anto, o pro**sito é *iabilizar um a*ca*ouço teó*ico capaz d* fund*mentar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho do professor,
</line>
<line>
com vistas a fazer da tem*ti*a "Car*ograf*a" *ma lingu*ge*
</line>
</par><par>
<line>
facilitadora dos *rocess** de representaçã* e*pacia* através dos d*senhos, dos *apas d*s e
</line>
<line>
maque*es.
</line>
<line>
Ademais, preten*e-se *e*en*olver situa*õ*s de expe*iências práticas que *avoreçam o
</line>
<line>
entendiment*, po* par*e d* professor, *e que a lin*uage* cartográfica é um apr*ndi*ado que
</line>
<line>
se faz repre*en*ar por mei* da* tentativas mais elementa*es de d*scrição do espaço percebido
</line>
<line>
até o g*au mais comple*o *e m*peamento de um fe*ôm*no ou even*o.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL TE*RICO
</line>
<line>
* *a** vez mais significativo o nú*ero de estudos, n* campo da Geografia, voltados
</line>
<line>
pa*a a *bordage* dos fundamentos da cartografia *as séri*s in*ciais d* *nsi*o Fundam*n*al,
</line>
<line>
o que *em *rop*rcionado e*periên*i*s e*ito*as nos planejame*tos pedagógico* relacionados
</line>
<line>
aos process*s *e le*rament* geo*ráfi*o (CASTEL*AR; VILHE*A, *010).
</line>
</par><par>
<line>
Nos processos de leitura no/d* mu*d*, a
</line>
<line>
cr*ança vai aprend*ndo a constru*r e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*ci*rar * sig**fi*ado do esp*ço v*vido e, à medida que o *az, vai lançando mão de um* *érie
</line>
<line>
de co*portamentos o* atr***tos que c*ns*ituem fundamentos *a lingu*gem cartog*áfi*a. Ta*
</line>
</par><par>
<line>
si*uação n*s per*ite entender que
</line>
<line>
h*, nesse processo, o des*nrolar *e uma s*tuação
</line>
</par><par>
<line>
alfabetizado*a
</line>
<line>
vinculada à leitura e à escr*ta dos ele*entos que dão mate*ialidade ao e*paç*
</line>
</par><par>
<line>
viv*do (A*MEIDA, 2000).
</line>
<line>
* *so de recursos, *ela criança, tais como ma*as mentais ** des*nhos são *xpressões
</line>
</par><par>
<line>
*e l*itura q*e não gu*rdam em si uma necess*ria atenção par* com
</line>
<line>
os *l**en*os d*
</line>
</par><par>
<line>
pers**ctiva ou as refer*nci** contidas no escopo da representação *artográfica.
</line>
<line>
Fazen*o uso das ref*rências co*idianas, base*d*s nos exer*ício* *a memó*i*, a cria*ça
</line>
<line>
vai construindo seus *l*m****s de s*gnificação e de rep*esenta*ão *o espaço. É assim que *la
</line>
</par><par>
<line>
va* a*rendendo, por
</line>
<line>
exemplo, a lo*al*zar obje*os * * rea*izar deslocamentos rel*cion*d*s ao
</line>
</par><par>
</page><line>
atendimento de vá*ias ne*essi*ades suas no *o*ví**o com *utr*s pessoas, com inúmeros
</line>
<line>
objetos e com um *onju*to muito ampl* de for*as espaciais n**ur*is ou sociais c*ntidas no
</line>
<line>
espaç* geográfico (RIBEIRO; MARQUE*, 2001).
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.11*-1*9, se*./out. 20*5 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. M. Sca*elo, F. G. R. Filho, T. F. S. Si**a
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
O dese*volvimento potencial da capacidade *epresentativa da criança, *is-à-vis das
</line>
<line>
possibilida*es de representação ca*tográ*ica, há muito t*m*o *** se c*nst*tuindo e* objeto
</line>
</par><par>
<line>
de preocupação
</line>
<line>
para um
</line>
<line>
grande número de ed*ca*ores que lidam com teor*as *elacionadas
</line>
</par><par>
<line>
aos fenômenos e**aciais. **** i*plica *f*rma* que o aprimor**ento dess* lingua*em
</line>
</par><par>
<line>
repr*se*tativa é progr*ssivo, posto
</line>
<line>
que, conform* Castr*Gi*vanni (2000, p. 15), "A
</line>
</par><par>
<line>
c*nstruçã*
</line>
<line>
d* noção *e espaço requer *onga preparação e está associada à li*eraç*o
</line>
</par><par>
<line>
pro*ressi*a e g*adual do ego*entrism*".
</line>
</par><par>
<line>
Se * linguagem "encarna s*gnificações" (FONSECA; OLI*A, 20**, p. 62),
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necess*rio *ensá-*a p*r* a*ém d*s *uas referênc*as sensoriai* *u moto*as. É **mbém
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntal busc*r compreendê-la
</line>
<line>
* partir *a situ*ção contextual
</line>
<line>
vivida, situ*n** as
</line>
</par><par>
<line>
repres*ntaçõ*s contid*s nas *a*as, nos desenhos, nos
</line>
<line>
objetos e *m t***
</line>
<line>
aquilo que venha
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*ter capacidade a
</line>
<line>
com*n*cativa d* ser hum*no, des*e ** fa*es inici*is da
</line>
<line>
su* vida até
</line>
</par><par>
<line>
atin*ir o m***nto de p*edomínio das refer*ncias ra*ionais do pensa*ento.
</line>
<line>
N*s**s condições, enco*tram-s* a*paro, para justi*icar a p*eocupaçã* das escolas em
</line>
</par><par>
<line>
org*nizar situações de planeja*ento das
</line>
<line>
ações pedagógicas, *ue priorizem aç*es vinc*ladas
</line>
</par><par>
<line>
a* exe*cício das inúm*ras f*r*as de let*amento ou alfabetiza*ã*, em
</line>
<line>
espe*ial
</line>
<line>
a*ue*as
</line>
</par><par>
<line>
referentes ao* elementos que qual*ficam *s estudo* de *artografia.
</line>
</par><par>
<line>
Embora sej* possíve* enco*t*ar cada v*z mais *duc*dores atentos à necess*d*de *e
</line>
</par><par>
<line>
proporc*onar *ituaç*es
</line>
<line>
pedagógicas atinente* ao *esenvolvim*n*o da i*teligê*ci* esp*cial,
</line>
</par><par>
<line>
ainda persist*m, em meio ao proces*o de formação d*s professores qu* se destinam ao
</line>
<line>
*r*balho com as cri*nças no ensi*o de *º ao 5º ano, m*itas **cunas resultantes das li*itações
</line>
</par><par>
<line>
do* curso* *e
</line>
<line>
gra*uação
</line>
<line>
nas área* de Geografia d* Pedagogia, assim como dos antigos *
</line>
</par><par>
<line>
cursos de magis*ério de nível médio (ALMEIDA; PASSINI, 2006).
</line>
<line>
É por **io d**sas constatações que s* po**m for*alecer as posturas de valorização,
</line>
<line>
por parte dos professores, das sit*aç*e* de f*rmação contin*a*a, buscand*-se, c*m isso,
</line>
</par><par>
<line>
superar as limitações teór*cas-práticas e,
</line>
<line>
assim, subsidia* a anál*s* d* problemas *sp*cíficos
</line>
</par><par>
<line>
da nossa at*ação pedagó**ca. Acres*e*tando-se, ta*bém,
</line>
<line>
n* *aso das nossas preoc*p*ções
</line>
</par><par>
<line>
para com a alfabetiz*ção *artográfica, o valor que pa*sam a *er outr*s exper*ências já vividas
</line>
<line>
ou em fase de construção em outros ambientes pedagó*icos ou educaciona*s.
</line>
</par><par>
<line>
Nos es*ud*s de fo*m**ão *ont*nuada há a possibilidade de se
</line>
<line>
cri*r sit*ações que
</line>
</par><par>
<line>
f*vor*ça* a *eflexão acerca
</line>
<line>
do que se tem f*ito *m
</line>
<line>
*un*ão da **re*dizagem cons*ruíd*
</line>
</par><par>
<line>
*urante *s
</line>
<line>
cursos *e
</line>
<line>
q*alifi*ação profissional, som*d*
</line>
<line>
*s experiências c*nst*uídas pela
</line>
</par><par>
<line>
*rática cotidiana do exer*íc*o d* profissão docente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a, v. 12, n. 5, art. *, p.112-129, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*guagem Carto**áfica: Mú*tip*as Possibilid*des De Análises
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
No caso do t*abalho *oltado p**a o proces*o de alfabetização c*rtog*áf*c*, o foc* é
</line>
<line>
a*parar a capacidad* de inte**ençã* do prof**sor, favorecend* si*uaç*es *ue o f*ça p*nsa* a
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m
</line>
<line>
ca*tográfica com* um
</line>
<line>
i*strumento que *st*mule, na criança. * conquist*
</line>
</par><par>
<line>
progressiva *a *aturidade dia*te
</line>
<line>
das competência* gráfi*o-espaciais par* entender
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
descreve*
</line>
<line>
*s eleme*tos e**aciais nas *scal*s ge*gráfi*as que vão d* esp*ço l*cal ao espaço
</line>
</par><par>
<line>
global * v*ce-v*rsa (**NTUS*HK*; PAG*NELLI; CACE*E, 20*7).
</line>
<line>
Um bo* *xempl* é o jogo / lúdi*o, que é *arte *n**grante da condiç** *a cri*nça, as
</line>
<line>
sit**ções de pla*ejamento das ações *edagó*ic*s *evem pr*v** a sistema*ização de
</line>
<line>
*ntervençõ*s que expressem vínculos ent*e o bri*car e o apr**der (PA*SI*I, 2007). Deve-se
</line>
</par><par>
<line>
focar, *nten*iona*mente, nas sit*aç*es espontâneas de *nvolvimento da cr**nça com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
brincade*ras, os co*porta*entos que *eforce aprendi*ados motores, af**ivos, cognitiv*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*r**ent*t*v** da r*ali***e sócio espacial, *a qual a criança se encon**a inserida.
</line>
</par><par>
<line>
É, tam*ém, por meio da* brincade*ras que * educador ir* construindo referência*
</line>
</par><par>
<line>
acerca das
</line>
<line>
et**as do desenvolvimento
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
capacidade da criança e* rel**ionar a *eitura
</line>
</par><par>
<line>
espacial com * seu consequente proces*o de representa*ão c*rtográ*ica (LIMA, 1999).
</line>
</par><par>
<line>
Es*e **ocesso vai s* configurando
</line>
<line>
a parti* de relações vistas inicialmente como
</line>
</par><par>
<line>
"topológic*s", *as quais a crian*a não consegu* *o*al*zar o* *lementos espaciais a*oi*da em
</line>
</par><par>
<line>
códigos
</line>
<line>
convenciona*os, pa*sando
</line>
<line>
por re*ações "p*o*etivas", onde já é possível a cri*nç*
</line>
</par><par>
<line>
localizar-se *sp*c*almente,
</line>
<line>
d*sde códigos c**venci**a*s
</line>
<line>
de referênc*a, até as chamadas
</line>
</par><par>
<line>
relaçõe* "e*cli*ianas", **presentando situações de apre*diz*gem gr*fico-*spaci**, n*s quais a
</line>
<line>
criança já é capaz de construi* m*pas em obe*iênci* a*s elemen*o* de precis*o da localiz*ção
</line>
<line>
e da or*entação c*rtográficas (OLIVEIR*, 197*).
</line>
</par><par>
<line>
** *rocesso *m questão, a Ps*col*gi*,
</line>
<line>
por exemplo, proporci*na uma **uralidade de
</line>
</par><par>
<line>
subsídios anal*ticos que podem ser coloc**os à dis*osição ** p*o*essor, em sua f*rmação,
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o pl*n*ja*e*to de int**venções pedagó*ic*s que via*ilizem o desenvolvimento
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
pot*ncial*d*de* educativas cont*d*s na crianç*. Nessas condi**es, arti*ulando o* **ndamentos
</line>
<line>
da *s**olo**a co* os pressupostos *ar*ográficos, é *ossível perce*er que
</line>
<line>
A criança tem o signi**cado em *u* men*e e * professor precisa entrar ne*se mundo
</line>
<line>
de significados própri*s, *articula*es, íntimos * criar circuns*âncias que f**oreçam o
</line>
<line>
desenv*lvimento da funç*o s*mból*ca, encorajando-a a elaborar se*s *róprios mapas
</line>
<line>
com significantes que c*muniq*em a forma como *l* *ercebe o mundo. (*AS*INI,
</line>
<line>
20**, p. *3)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. *2, n. 5, art. 7, p.1*2-129, se*./*ut. 2*1*
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. M. Scabelo, F. G. R. **lho, T. F. S. Silva
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
E* Piaget (2005), por e*emplo,
</line>
<line>
há o
</line>
<line>
rec*nhecim*nt* de diversos *ívei* de
</line>
</par><par>
<line>
assimilação c*nc*itual por parte da criança. El* identi*icou e demonstrou que o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento infa*ti* da* noções vinculadas à possibilidade de perc*ber e repre*entar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**paço se dá através de relaç*es *opológicas, pr*j*tiva* e, f*nalmente, *uclidi*nas.
</line>
</par><par>
<line>
Nessas co*d*ções, o des**volv*mento das h*bilidades * n*ções e*pac*ais, na criança,
</line>
</par><par>
<line>
oc*rre mais fa*ilmente se f*r co*siderada cada
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
das diferentes faixas *tár*as, pois
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve-se nela uma construção gr*dativa de *s*ruturas *u* se manif*sta, na medida *m
</line>
<line>
que a sua s**uação de *s*udan*e favorece os *tos de perceb*r, descre*er, comparar, construir e
</line>
<line>
rep*esentar os elemen*os s*ci*is e naturais do espa*o geogr*fi*o, r*sp*itando-se o seu nível de
</line>
<line>
desen*o*vi*ento cog*itivo (PIAGET, 2005).
</line>
<line>
Toma*do e*se p*n*amento como u*a d*s referê*cias pa** o ensino *e *eografia,
</line>
<line>
es*ecificamente com o pr**ósito de lid*m com a Cartogr*fia es*ola*, é possível identificar a
</line>
<line>
r*l*vânci* des*as ideias para * con*trução da int*ligên**a es*a***l das *ria*ç*s, uma *ez que o
</line>
</par><par>
<line>
ensino da C*rtogr*fia, encarada como uma linguagem fundamenta-*e num
</line>
<line>
*ro*esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alfabet*zação e*colar, c*m vi*ta* à formação de cidadã*s capa*es de construir e
</line>
<line>
de ler, de
</line>
</par><par>
<line>
forma crítica, *s inúmeros tipos de mapas (ALMEI*A, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
*esses termos, interpretando-se * Cartografia como uma linguagem, haverá a
</line>
<line>
necessida*e de se alfabet*zar ci*adã*s, cab**do * esc**a formar *ujeitos c*pazes de participar
</line>
</par><par>
<line>
do processo de elaboração,
</line>
<line>
bem como
</line>
<line>
da *eitura de uma **pla g*ma de mapas, poi*,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
aponta Almeida (2000, p.17),
</line>
</par><par>
<line>
[...] o ens*no de m**as e de outr*s for*as de r**rese*tação da informaçã* espacial é
</line>
<line>
im*ortante tarefa da escola. É fun*** de a escola p**parar o aluno para compree*d*r
</line>
</par><par>
<line>
a org*nização *sp*cial da sociedade, o que e*ige o conhecimento de técnicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*strument*s nec**sários á repres*ntação gráfica dessa organizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
Versar so*re esse estudo, alfa*etização carto*rá**ca como objeto *e pesquisa, leva-nos
</line>
<line>
a u*a refl*xão a*erca d* importância desse fenô*e*o no processo de ensin* e aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
na
</line>
<line>
instituiçã* es*olar, sobret*do, porq*e esse tipo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aborda*em **m se fazen*o c*da vez
</line>
</par><par>
<line>
mais *resen*e nas grandes discussões
</line>
<line>
d* c*mp* cient*fi*o, seja na áre* da Geografia, da
</line>
</par><par>
<line>
Ed**açã*, d* Psicologi*, ent*e
</line>
<line>
outras
</line>
<line>
ciê*cias relacionadas. A s*gui*, apresentare*os
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex*l*nação dos procedimen*os m*todológicos utilizados para *enta* el*cidar
</line>
<line>
no* s os
</line>
</par><par>
<line>
questio*amentos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esi*a, v. 12, n. 5, art. *, p.1*2-*29, se*./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*guag*m *artogr*fica: Múltip*as Possib*lidades *e *nálises
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O *rocesso metodológ*co desenvo*vid* *oi definido como de carát*r qualit**ivo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
feno*e*ol*gia rep*e*ent* o método de inve*tigação científica que fundamenta o p*ese*te
</line>
</par><par>
<line>
trabalho, pois busco*-** con*ecer
</line>
<line>
*s modos como os p*o*es*ores que trabalham com as
</line>
</par><par>
<line>
crianças no ensino d* d*sciplina Geografia, ou Estu*os Sociais, t*m lid*do c*m a linguagem
</line>
</par><par>
<line>
cartográfi*a em su*s açõ*s pedagó*icas, a*ém
</line>
<line>
de propo*cio**r
</line>
<line>
con*ições p*r* qu* e*es
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntre* refe*ências norteadoras ac**ca do u*o *a cartografi* como ins*rumento ped*gógico
</line>
<line>
rel*vante na educação das cria*ças.
</line>
<line>
Com* pon*o de part*da, a pr*te*são era id*ntificar os mod*s como os professores *ão
</line>
<line>
si*nifica*o à representaç*o cartográfica nas diver*as ativ**ades *ue e*es vêm realizand* *unto
</line>
<line>
aos seus alunos. A partir da*, busco*-s* contrapor a visão de car**grafia como c*nteúdo frente
</line>
<line>
à noção de cartografia como u*a linguage*, *omando-se às de*ai* *os complexos pro*essos
</line>
<line>
de leitu*a* qu* o s** hu*ano n*ces*ita *esenvo*ver n* * com o mund*.
</line>
<line>
O* sá*ados, nos quais *ss*s es*udos foram re*lizados, totalizando 15 s*bados, foram
</line>
<line>
*efini*os no primei*o *ncontr* do professor coor*e*ador deste projeto c*m *s profe*sores das
</line>
</par><par>
<line>
*scolas in*icad** os a*un*s da *
</line>
<line>
g**duação em Geograf*a, que participara* como bolsist*s
</line>
</par><par>
<line>
dos es*udos em que**ão.
</line>
</par><par>
<line>
O conjunto das 60 horas/a*las d* dura*ão des*es es*udos foi dividido e* 2 (*uas)
</line>
</par><par>
<line>
etapas. A p**meira corr*sp*ndeu a 20 (vint*)
</line>
<line>
hor*s/*ula*, *eríod*
</line>
<line>
em que for
</line>
<line>
realizado,
</line>
</par><par>
<line>
inicialmen*e, um teste dia*nósti*o, *a*a conhecer a
</line>
<line>
fam*lia**da*e dos professores com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
temática *m apreço. O conteú*o desse teste re**riu-se * importânci* do *omínio espaci*l no
</line>
<line>
c*ntexto *scolar; à importâ*ci* do processo de *eitu** dos *apas; e, fi*almente, à *rian** e o
</line>
<line>
d*senvolvimento *as suas relaçõ** espaciais.
</line>
</par><par>
<line>
*pós a aplicação do teste
</line>
<line>
diagn*stico, *un*o aos *0 professo*es
</line>
<line>
i*tegrantes d* curso,
</line>
</par><par>
<line>
foram *rabalhados algun* textos, e*
</line>
<line>
grupo, *is**do permitir
</line>
<line>
aos p*of**sore* a averiguação
</line>
</par><par>
<line>
**s conhecimen*os que eles já carrega*am con*igo sobr* da alfabeti*ação cart*gráfica.
</line>
</par><par>
<line>
A *eitura dos t*xtos *ev*u em
</line>
<line>
c*nsider*ção * *ons*r*çã* de quadro* des*ritivos da
</line>
</par><par>
<line>
te*ria contida em
</line>
<line>
cada uma dessas referênci*s
</line>
<line>
bib*iográficas, utilizando-se,
</line>
<line>
par* iss*,
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
recursos de m*ltimídia disponíveis no laboratório de Geomática do Campu* Clóvis Mour*.
</line>
<line>
Após * refl*x*o a*erca da teoria *isponibil*zada, a* *érmin* do cur*o, foi *ealizado um
</line>
<line>
novo teste, com *ropó*itos for**tivos, objetivando id*ntif*car os ganh*s p*oporcionados
</line>
<line>
pelas o*ientações co*tid*s na b*bliografia utili*a*a pelos professores, a*sim c*mo por todo o
</line>
<line>
*onjunto de at**idades práticas realizad** ao l*ngo do curs*.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, ar*. 7, p.112-129, set./o*t. *015 www*.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. M. S*a*el*, F. G. R. Filho, T. *. S. Silva
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
A s*gun*a etap*, de *0 *oras/aulas, correspodem à realização *e s**s en*o*tros, com
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es prátic*s, de con*trução de materiais e metodologias de ensin* voltadas para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alf*betização cartog*áfica. Dent*e *s ma*e*iais que foram p**duz*do*, des*acam-se os "map*s
</line>
<line>
me*tais", os **senhos, ** c*oquis e as maquetes.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa etapa, o principal objetivo **i favorece*
</line>
<line>
cond*ções pa*a que os
</line>
<line>
profes*ores
</line>
</par><par>
<line>
comp*ee*dam **e as rela*ões espa**ais vividas pelas crianças n* período escolar, q*e vai do
</line>
</par><par>
<line>
1º ao 5º
</line>
<line>
ano, vã* sen*o *esenvol*idas de forma mais significat**a * parti* dos e**ímulos
</line>
</par><par>
<line>
pr*porc*onados pelo tra***ho *laneja*o d* profe*sor. Isso se dar* de fo**a mais co*tudentes
</line>
<line>
à pro*orç** que *o*heç* e aprofunde o professor conhecer * sig*if*ca*o da Car**g**f*a como
</line>
<line>
linguagem *, simultaneament*, b***u* c*iar um a*biente *dequado ao desenvo*vimento das
</line>
<line>
p*te*cialidades espaciais da crianç*.
</line>
<line>
A partir das duas eta*as supracitada* p*od*ziu-se um mate*ial didático foto*rafado, do
</line>
</par><par>
<line>
tr*balho *ealizado **los alunos
</line>
<line>
do c*r*o de L*cen*iatura Ple**
</line>
<line>
e* Geografia, d* Campus
</line>
</par><par>
<line>
Cló*is M*u*a, d* tal sorte **e isso o*ereça ta*bé*, subsídios pa*a o traba*ho n*s di*ciplina*
</line>
<line>
de Cartografia, que compõ*m a grade cu*ricular do cu*so *o campu* em questão.
</line>
<line>
4 RE*ULTAD*S E DIS*US*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
* reali*ação do c**so de
</line>
<line>
alf*betização c*rtográfica,
</line>
<line>
para
</line>
<line>
profes*or*s do 1º ao *º ano
</line>
</par><par>
<line>
d* ensin* fun*amental, a *art*r da aplica*ão d* um te*t* dia*n**ti*o, rev*l** que, *ara mais
</line>
<line>
d* *0% d*les, a Cartografia, fo* e *inda é, se** sua co*dição ** aluno, como também na
</line>
<line>
*ondição de *rofessor, d*minantemente, t*aba**ada mais como conteúdo do que como um*
</line>
<line>
li**uagem específi*a.
</line>
</par><par>
<line>
As li*itações *o processo d* formação desses profess**e*, consider*das a partir
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
significado q*e
</line>
<line>
as no*ões
</line>
<line>
associadas à int*ligênc*a
</line>
<line>
*spa*ial teriam nesse proces*o, fi*am
</line>
</par><par>
<line>
ev*denciad*s qua*do e*es nã* conseguem lidar *om conceitos
</line>
<line>
b*sico* da Cartograf*a,
</line>
<line>
*u
</line>
</par><par>
<line>
qu*ndo demonstr*m n*o conhecer os fu*damen**s ** um processo de alfa*etização
</line>
<line>
cartogr*fica.
</line>
<line>
*onsi*erando-se as lacunas de*ecta*as, em relação ao trabal*o com a Cartograf*a,
</line>
</par><par>
<line>
*oram suger*das * leitu*a e a *eflexão *cerca de
</line>
<line>
u* conjunto de texto* previamente
</line>
</par><par>
<line>
seleciona*os,
</line>
<line>
co* o propósito de fo*necer subsídios teó*icos, com vis*a* à abord*gem d*sse
</line>
</par><par>
<line>
tema.
</line>
</par><par>
</page><line>
*entre *s textos util*zados, d*stacara*-se: "Piaget - sugestõ*s aos *ducad*res" (livro
</line>
<line>
de Laur* de Oliveira Li**); "A representação d* mundo na criança" (livro *e Jea* Pia*et);
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015 www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lingua*e* Cartográfica: Múltipla* Po*sibili*ades De *nális*s
</line>
<line>
*21
</line>
</par><par>
<line>
"Ensi** de História e *eografia" (*i*ro de Luí* Távora Furtad* Ribeiro); "Espaço geográ**co
</line>
<line>
- *ns*no e represent**ão" (livro de Ros*ngela D*in d* Almeid* e Elza Yasuko Passini); "Do
</line>
<line>
d*sen*o ao m*p*" (livr* d* Ro*ângela Doin de A*meida); e "Cartografia esco**r" (l*vro de
</line>
<line>
Ros*ngela *oin *e Almeida).
</line>
<line>
Após * reali*ação da *tap* de le*tura/reflex*o, b*scou-se co*st*uir uma s*rie de
</line>
<line>
at*vidad*s pr*ticas. Cujas *ara*terí*t*cas e consequentes resultados, *ão agora, representad*s.
</line>
<line>
1 - B*nho de papel - es*a atividade objetiva ajud*r a *riança a identificar *s partes do
</line>
</par><par>
<line>
corpo (de*envolvimento
</line>
<line>
da l*t*ralidade). O pr*fe*sor propõe ao* al*nos uma brinc*d*ir* de
</line>
</par><par>
<line>
"t*m** ba*ho". O edu*ador *ai sugerindo os movimentos de*ai*o do chuve*ro (*irar a blusa,
</line>
<line>
tirar a ***ç*, * sapa*o *tc.). Soli*it* que o c*uvei*o seja aberto * *ue * fo**a d* papel
</line>
<line>
amassa*a sir*a c*mo um s*bonete. "Lava-se" a part* de cima (ca*eça), a parte de b*ixo (pés),
</line>
<line>
a parte de t*ás (costa*), a pa*te d* frente (barriga), o braço direito, o braço *squerdo etc.
</line>
<line>
Fotografia 1 - "banho d* pape*"
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Curso de *lfabet*zação *arto*ráfica (Jul**/2012)
</line>
<line>
Os professores v*lorizaram mui*o a ativi*ade e consideraram-*a de grande valia para o
</line>
<line>
desen*olvimen*o *a* condições *e la*eral*dade das cri*nças.
</line>
<line>
2 - Cab*a-*ega - o objetivo des*a atividade é *ontri*uir para o desen*olvim*nt* d*
</line>
<line>
la*era**d**e, da orientação * da espacialida*e dos al*nos.Ness* a**vidade, de olhos vendados,
</line>
</par><par>
<line>
* criança deverá encontr*r um ob*et*
</line>
<line>
ou brinquedo com o auxilio do seu colega, que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
orientará at*a*és da voz. A *rin*ade*ra dev* s*r r*alizad* em dupla. Um dos alunos ve*dar*
</line>
<line>
seu c**ega com um l*nço.
</line>
</par><par>
<line>
D*poi*, o pr*fessor coloca*á um objeto ou brinq*e*o em algum lugar, para que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
al*no vendado e*contre-o *o* *eio da *rien*ação do seu par. Sob o *oman** do orien***or, o
</line>
<line>
aluno ve*dad* irá se deslo*ar: para a direita, pa*a a esquerda, para frente, p*ra trás etc.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, s*t./out. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.*om.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. M. Scabelo, F. G. R. *ilho, T. F. S. Silva
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
Os profe**o*e* c*nsideraram *ue es** *tivi*ade envo*ve um si*nific*do ba*tant*
</line>
<line>
l*dic* e qu*, em muito, concorre para o desenvolv**ento das primeiras noçõe* *spaciais das
</line>
<line>
crianças.
</line>
<line>
Fotografia 2 - "cabra-cega"
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Curso *e *lfa*etização Cartográfica (Julho/*012)
</line>
<line>
3 - Mapean*o o "eu" - *or mei* de**a brinc*deira é p*ssí*el c*ntribuir c*m o
</line>
<line>
*rocesso de des**ntração da cria*ça, identificar as partes do corp*, estimula* a lateralidade e
</line>
<line>
desen*olve* n***es de legenda, propo*cionali*ade e pro*eção.
</line>
<line>
O jog* co*siste em, *rime*ramente, mapear * corpo. A partir daí, será e*plora*a a
</line>
<line>
late*al*da*e (toqu* no br*ço esq*erdo, toque no pé d*reito etc.). O *r*fessor ajudará o al**o a
</line>
<line>
construir uma legenda, buscando re**ese*tar, num can*o d* *apa, de forma r*duzida, **da
</line>
<line>
uma das partes do corpo.
</line>
<line>
O *e**imento do* professo*es sugere a *m*ortância desse tipo de intervenção, po*s,
</line>
<line>
para eles, a partir dela o *luno *ecebe es***ulos *mprescindíveis à construçã* de ref*rências
</line>
<line>
espaciais e, como consequên*ia, ele vai aprendendo * lidar co* *s componentes
</line>
<line>
repre*entativos *e u* desenho ou de um mapa.
</line>
<line>
Figura 1 - mapa do "eu"
</line>
</par><par>
<line>
*o**e: Almeid* e Passi*i, **06, p. *5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 20*5
</line>
<line>
www4.fs*ne*.*om.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem Cartográfica: M*ltiplas Po**ib*lidades *e Análises
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
* - Enigm*s - o *bjetivo d*s*a ativida*e *o*siste em de*odificar palavras atr**és d*
</line>
<line>
símbolos que cada letra *ep*esenta. Ess* *i*o de **i*idad* fav*rece a *o*vivência com as
</line>
<line>
conven*ões presen*es n*s *ais varia*os ti*os de mapas.
</line>
<line>
F*tografia * - carta enigm*ti*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Curso de Alfabetiza*ão Carto**áfica (Julho/20*2)
</line>
<line>
*ara a realização dessa *tividad*, * professor deve *laborar seus enigmas da seguinte
</line>
</par><par>
<line>
f*rma: para c*da let** do alfab*to ele d*ve es*a**lecer um código,
</line>
<line>
q*e ser* seu *ímb*lo
</line>
</par><par>
<line>
correspo*d*n*e. Para praticar em s*la de a**a, * professor, no inicio, deve questionar o aluno
</line>
<line>
sobre "o *ue seria um *nig*a" e "como se faz pa*a *eve**r u* e*igma".
</line>
<line>
A *eguir, ele deve entregar, a c*da aluno a atividade com os enig*as. Por*m, antes de
</line>
<line>
*u* *l*no* d*c*dificarem as palavras, o **ofe*sor de*e trabal*ar exemplo* como os *ontid*s
</line>
<line>
na atividade, *ralmente e no quadro. Os pr*fessore*, em rel*ção a essa ativida*e,
</line>
<line>
considerar*m que e*a *epres*nta ** *ignificativo *stímulo lin*üístico ao *esenvolvimento da
</line>
<line>
c*pacidad* comunic*tiva dos educando.
</line>
<line>
* - Trabalho com fotos - o obj*tiv* é possibilit*r des*entração * a c*or*en*ção dos pontos de
</line>
<line>
vista.
</line>
<line>
Os al*nos dev*m ser estim*lados a t*rar fotos de *ários ângul*s do prédio da escola,
</line>
<line>
ma* principalment*, da pa*te da frent*, da parte de tr*s, da la*eral *squerda e d* *atera* direita.
</line>
</par><par>
<line>
As *otos dev*m s** bem dif*renciad*s, mantend* o objetivo de mo**rar para a
</line>
<line>
criança
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d**erenciação dos pontos de vista.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa at*vidade *oi consi*erada p*lo* *rofes*ores como um d*s *ri*ci**is passos para
</line>
<line>
que os a*un*s compre*ndam com* nasce o pr*pósito de *onstrução de um mapa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, art. 7, p.11*-*29, set./out. 2015
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. *. Scabel*, F. G. R. F*lho, T. F. S. Silva
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Fot**rafi* 4 - Si*ul*ção d* *áquina fotográfica
</line>
</par><par>
<line>
F**te: Curso de Alfabetiza*ão Cartog*áfic* (*gost*/2012)
</line>
<line>
6 - J**o de *rientação - objetiva o favo**cimento de situa*ões *as q*ais * criança
</line>
<line>
busca sua orientação espac*al com base ** referencia*s fixo*. * at*vi***e consiste *m su*erir
</line>
<line>
aos alunos, por *x*mplo, que se desloque* *obr* o tab**eiro a *artir d* u* ponto qualquer. O
</line>
<line>
comando se** dad* pelo professor e o deslocamento ob**ec*rá * lógic* da ro*a *os **ntos.
</line>
<line>
Segu*do *s pr*fesso*es, *ssa ativi*a*e é um a*tifí*io de grande va**a a um dos
</line>
<line>
p*essuposto* básicos da *ógica cartog*áfica: a *rientação.
</line>
<line>
Fot*gr*fia * - jogo de orientação
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Curso de Al**betização Car***ráfica (Agosto/2012)
</line>
<line>
* - A plataf*rma Google Ear** - o objetiv* é *r*b*lhar co* i*agens o*b*tais d* alta
</line>
<line>
*esolução espacia*, fot**rafia* aéreas verti*ais coloridas e sistemas de in*ormações
</line>
<line>
geográficas (q*e p*dem conter mapas de r*a, locali**ção d* *rédios e serv*ços, entre *utr*s
</line>
<line>
dados).
</line>
<line>
* realização d*ssa *tivi**d* possibi*ita *o alu*o usufruir de u* programa de
</line>
</par><par>
<line>
computador dese*vol*ido e *istrib*ído pela empres* american* Googl*, cuja funçã*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
apresent** um *o*elo t*idimensi*n*l do *lobo *errestr*, c*nstru*do a *artir de mosaico
</line>
<line>
de ima*ens de sa*élite obtidas de fo*tes diver*a*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *2, n. 5, *rt. 7, *.112-129, set./*ut. 2*15 www*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem Cartográfica: Mú*tiplas Possibili*ades De Análises
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
Essa atividade representou, *ara o* profes*ores, um dos re*ur*os mais interessan*es no
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho voltado para o d**envo*vimento da inte*igência espac*a* dos alu*os, que acabou o
</line>
<line>
cau*and* em todos eles um pr*fundo e*volvimento com cada uma das etapas *ugeridas.
</line>
<line>
Por ***ta da ampl* var*edade de int*rvenções que podem s*r **itas, es*a ativ**ade
</line>
<line>
ocup*u, no curso, *m tot** de t*ês encont*os.
</line>
<line>
**gura 2 - tutorial do Goo*le Ea*th
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Alecrim, 2012.
</line>
<line>
* - O mapa me*tal - seu *bje*ivo é proporcionar s**ua*ões para o aprendizado, com
</line>
<line>
vistas às noções de percepção, proporç*o, projeção e or*entação.
</line>
<line>
Nessa ativida*e, o profess*r deve pedir ao a*uno, *ni*ialmente, qu* faça o desenho do
</line>
<line>
caminho percorrido diariame*te de sua casa à escola. O aluno deve s** orientado a id**tif**ar
</line>
</par><par>
<line>
*s nomes *as ruas e os ponto* de *efer**ci* important*s,
</line>
<line>
para qu* *ua ca*a po*s* s*r
</line>
</par><par>
<line>
lo*al*zada. A*ém *i*so, a cr*ança deve fazer uso de convenções *rganizadas *uma leg*nda,
</line>
<line>
para que * informaç*o seja decodificada.
</line>
</par><par>
<line>
Numa eta*a p*sterior, o prof*sso* pod*r* pe**r para qu* al*no, fazend* uso do o
</line>
</par><par>
<line>
*oogle Ea*th, localize s*u bairro *, com a fer*a*enta "marcado*" do programa, loc*lize
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ópria casa.
</line>
</par><par>
<line>
*e acord* com o testemunho dos profe*s*r*s, essa é *ma ativid*de que apresenta
</line>
<line>
mu**as *ificu*da*e*, pois a diversida*e d* refer**cias *sp*ciais g*ra muitas dú*ida*, *o tempo
</line>
<line>
em que as de*iciências ac*mula*as n* *ida com a rep*esentaç*o *sp*cial dif*cu*t*m a
</line>
</par><par>
<line>
repr*sentaçã* de cada *orm* espaci*l que se quer representar, como tam*ém d*
</line>
<line>
própria
</line>
</par><par>
<line>
le*enda, *ue * n*cessár*o *er *labo*ada.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. M. Scab*lo, F. G. R. Filho, *. F. S. Silva
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
Fotografia nº 06 - Mapa menta*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Cu*so de Al*abetizaçã* **r*ográfi*a (Agosto/201*)
</line>
<line>
9 - A maq*ete da sala de a*la - O princ*pal objetivo do traba*ho com a ma*u*te é
</line>
</par><par>
<line>
chegar ao ponto de vis*a vertical; *or is*o, inicialmente,
</line>
<line>
não é
</line>
<line>
nece*sári* con*tr*í-la
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
escala. Os tamanhos da maquete e dos o*jetos qu* *ig*ram dentro dela d*vem se* definidos
</line>
<line>
*or com*a*ação e aproximação *ntre * real e os *ater*ais *isponíveis.
</line>
<line>
Fo**gra*ia *7 - ma*uete d* sala *e a*la
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: C*rso de Alfabetização **rtográfica (Agosto/20*2)
</line>
</par><par>
<line>
Para *azer * maquete da **la de aul*, o al*n* *eve
</line>
<line>
c*nsiderar * c*n**xtual*zaçã*
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
am*ien*e, identificando *s objetos; * escolh* d* forma d* rep*esentaç*o, *omo caixa de **pato
</line>
</par><par>
<line>
ou is*p*r; T*mbé*, cuidar para que tenha o mesmo *ú*er* de *bjeto* da sala; o*ser*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
localização *o mobili*rio. Além *isso, o profes*or po*e a*roveitar esse re*urso para explora*
</line>
<line>
*m co*junto de noções espaciais. N* vi**ncia *esse exercício, os profes*ore* *onsideraram
</line>
<line>
que o *ais gratificant* para o aluno é o *ato de que e*e se se*te con**rutor da f*rma espacial
</line>
<line>
qu* est* sendo rep*ese**ada, **contrando nisso m*is estí*ulo* para a re*lizaç*o *o traba***.
</line>
<line>
* muito importa*te que o p*oces*o *e ensin* * apren*izagem d* Geografia seja focado
</line>
</par><par>
<line>
em objetivos que
</line>
<line>
en*atizem * rel*çã* *n*re o conhecimento e * r*alidade do mundo em que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, set./out. 2015
</line>
<line>
*ww4.f*a*e*.com.br/r**i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Lingu*ge* Ca*t*g*áfica: Múlt*plas Possibilidades De Análises
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
vivemos, lev*ndo sem*r* em consideração a busca *or uma aprend*zag** s*gnificati*a de
</line>
<line>
*onteúdos rel**ante* p*ra o aluno.
</line>
<line>
5 CONSI**R*Ç*ES FI*AIS
</line>
<line>
A realização d*ssa pe*quisa, além de *xpr*ssar uma *as dime*sões que dã* sentid* de
</line>
</par><par>
<line>
exist*ncia ao ambiente
</line>
<line>
acadêmico (o e*sino, * pesquisa
</line>
<line>
e a e*t**são), re*ela-se ação
</line>
</par><par>
<line>
impre*cindível na o*ganização de políticas d* amp*ro ao trabalho do* pro*is*ionais
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
buscam sua qua*ificação *es*e am*iente.
</line>
</par><par>
<line>
Com *el*çã* às ações de amparo ao tr*bal*o do p*ofesso*, m*itas pesquisas feitas nas
</line>
<line>
*niversi*ad*s bra*i*eiras, assim com* os debate* feitos pelas p*ópri*s associações class*stas,
</line>
</par><par>
<line>
têm indic*do a necessi*ade
</line>
<line>
de m*is investimento* voltad*s àqu*lo que co*co*ra pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
valorizaç** *a condição d*ssa pr*fissão, *em como par* a ampliação da capac*dade *e
</line>
<line>
int**venção qu* esse *rofissional pode apres*nta* no seu amb*e*te de t*aba*h*.
</line>
</par><par>
<line>
O p*esent* trabalho de alfa*e*ização cartográf*ca, des*nvolvido a partir
</line>
<line>
das aç*es
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho *a
</line>
<line>
coor*enação
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
curso de L*cenciatu*a Plena em *eografia, do C*mpus Clóvis
</line>
</par><par>
<line>
Moura, na Univer*idade Es*ad*al do Piauí, bu*cou fornecer s*bsídios ao processo de
</line>
<line>
formação dos professore* que lidam com a linguagem c*rtográfica.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
fornecimen*o de tais
</line>
<line>
s ubs í di os ,
</line>
<line>
ao tem*o
</line>
<line>
em que se mani*e*ta como um
</line>
</par><par>
<line>
re*o**ecimento das lacunas *inda exi*tentes nos própr*o*
</line>
<line>
cur**s
</line>
<line>
de grad*açã*, é uma
</line>
</par><par>
<line>
res*osta objetiva aos a*seios dos pro*is*ion**s da *r*a *a ***cação, que rec**mam po*
</line>
<line>
o*ortunidades d* invest*ment*s no seu pro*e*so ** f*rmação co*tinuada.
</line>
<line>
A *e*l*zaçã* dest* ar*igo ev*dencio* situ**ões *niciais de fragil**a*e d* *ondição
</line>
</par><par>
<line>
pes*oa* dos **un** relativas às te*rias que
</line>
<line>
abor*a* os *ecan*sm*s de *esenvolviment*
</line>
</par><par>
<line>
ment*l das c*i*n*as. *ssim foi
</line>
<line>
pos*ível,
</line>
<line>
também, detectar que os e*eme*tos de ensino e *e
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizagem relacionados à Cartog*afia n*o atendi*m f*voravelmente aos estu*os *tuais que
</line>
<line>
priorizam * lida com essa *emática na condição de *ma ling*a*em.
</line>
<line>
A partir dos estud*s teóricos su*e*idos *oi possível es*abelec** situ*çõ*s de diálo*o
</line>
<line>
c*m os a*u*os, v*lo*izando as abord*g*ns **e reconh**em a **cessidade de d*sprende*, ca**
</line>
<line>
vez mai* esfor*os par* a melhoria das condições dos processos de ensino e de aprend*za*em.
</line>
</par><par>
<line>
N* **so da a*rendizagem, os deba*e* *olta*a*-s*, para ne*ess*dade a
</line>
<line>
de *ma profunda
</line>
</par><par>
<line>
análise acer*a *a *on*ição cogni*iva da criança.
</line>
</par><par>
<line>
Nessas
</line>
<line>
**ndi*õ*s, foi *ossí*el
</line>
<line>
cons*atar q*e os alunos, sujeitos desta *e*quisa,
</line>
</par><par>
<line>
a*rese*tavam, inic*alm*nte,
</line>
<line>
*lgu*s
</line>
<line>
entraves na *id* com
</line>
<line>
*sse objet* de estu*o. M*s que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, art. *, p.112-129, set./o**. 2015
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. L. M. Scabelo, F. G. R. Filho, T. F. S. Silva
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
**mbém souberam responder, de *orma *os*tiva, ao co*junto de ativid*des que fora*
</line>
<line>
sugeridas ao *ongo do trabalho programado *ara este *stud*.
</line>
</par><par>
<line>
Todos eles respondera*, favoravelmen**, aos estím*los **opostos,
</line>
<line>
de**nstrando
</line>
</par><par>
<line>
capacida*e de aprendi*agem * de va*oriz*ção das teori*s * d*s in*erv*nções teórica*-práti*as
</line>
<line>
que lhes *oram sugerid*s.
</line>
</par><par>
<line>
Diant* do objetivo ini*ial de**e trabalho, é possível afir**r
</line>
<line>
q*e, para o* al*nos qu*
</line>
</par><par>
</page><line>
conseguiram chegar a* final de todas as etapas, * Car*ogra*ia pass*u a ser compreendida,
</line>
<line>
esse*ci*l*e*te, na educação infantil, como uma lin*uage* c*m corpo p*ópri* e que guarda
</line>
<line>
íntimas *elaçõe* com as condições do de*e*vo**imento p*icogenético *a criança.
</line>
<line>
Finalm**te, cabe, ainda, cons**e*ar que o conjunto das atividades reali*adas, confo*me
</line>
<line>
indicado na *esquisa, propor*io*ou diverso* recurso* pedag*gicos qu* p**erã* ser utilizados
</line>
<line>
no *rab*lho de formação **s licenciados do campus em *ues***.
</line>
<line>
REFER*N*IAS
</line>
<line>
ALECRIM, E. Como u*ar o Go*gle Ea*th. Extraído de :
</line>
<line>
www.infowester.com/tutgoogleearth.php. Acesso em 03 de De**mbro de 2014.
</line>
<line>
ALMEI*A, *. D. Cartogra*ia escolar (org.). S*o P*ulo: *on*exto 2008.
</line>
<line>
______________. Do *esenho ao *apa: inici*ção cartog*áfic* na escola. São Pa*lo:
</line>
<line>
Contexto, 2000.
</line>
<line>
ALMEIDA, R. D; PASSINI, E. Y. O esp*ço *eog*áfico: ensino e rep*ese**açã*. 15 ed. São
</line>
<line>
Paulo: *onte*to, 2006.
</line>
<line>
CASTELL*R, S; VIL*ENA, J. Ensino de Geografi*. *ão Pa*lo: Cen*age Learn*ng, 20*0.
</line>
<line>
CASTR*GIOVANNI, A. C. (org.). Ensino d* *eogra*ia: práticas e textua*izaçõe* no
</line>
<line>
co*idiano. *orto Alegre - RS: Mediação, 2000.
</line>
<line>
FONS*CA, F. P; OLIVA, J. T. A Geograf*a e s*as li*guagens: o c*so da c*rtografia. In:
</line>
<line>
CARLOS, A. *. A. (org.). A Geografia ** sal* ** aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
</line>
<line>
LIMA, *. O. Piaget: suges*ões aos edu*ador*s. Petrópolis - RJ: Voz*s, 1999.
</line>
<line>
OL*VEIRA, L. Con*r*bui*ão do* estudos cognitiv*s à *ercep*ão geográfica. Revist*
</line>
<line>
Geogra*ia. Rio *la*o: UNES*, vol. 2, abril/1977, *º *, pp. 61-7*.
</line>
<line>
PASSINI, *. Y. Alfa*etização cart*gráfica * * apr*ndizagem de geografi*. São Paulo:
</line>
<line>
Cortez, *012.
</line>
<line>
Rev. FS*, *eres*na, v. 12, n. *, *rt. 7, *.112-*29, set./out. 2**5 www4.f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
</document><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. *SA, Teres*na, v. 12, n. 5, art. 7, p.112-129, *et./out. 2015
</line>
<line>
www4.**a*et.c**.b*/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)