<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.196-212, set./out. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.11 </line>
</par>
<par>
<line> Apropriação Da Psicanáli*e Como T*rapêutica Médica: A Psicoterapi* E* Fortalez* </line>
<line> E m *930 </line>
<line> Ow**rship Of Psych**nalysis As M*dical Thera*y: Psy*h*therapy I* Fortaleza In **30 </line>
</par>
<par>
<line> Do*inaldo de *rei*as Cin*r* Junior </line>
<line> *estrando em Psicolo*ia *ela Universida** *e Fortale*a </line>
<line> Professor da F*culdade V*le do Salgad* </line>
<line> E-mail: dorinaldo*r@g*ail.com </line>
<line> Leonard* José Barr*ir* Danziat* </line>
<line> *outor e* So*iologia pel* U**versida*e Federal do Cear* </line>
<line> P*ofessor d* Universida*e de Fortaleza </line>
<line> E-ma*l: le*nardodanzia*o@gm*il.*om </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Dor*na*d* de Freita* Cin*ra Junior </line>
<line> Ende*eço: Rua A, nº88, Parque Dois Irmão*, CEP: 60743-262, Fo*t*l*z*/CE, *rasi*. </line>
<line> End**eço: Leonardo Jos* B*rrei*a Danziato </line>
<line> *ndereço: **. W*shington Soares, 1321, Ed*on Que*r*z, CEP 60.81*-*0*, For*aleza/CE, *rasil </line>
<line> Edit**a-chefe: D*a. Marle*e Araújo d* Carv*lho/Facul*ade Sant* Agost*nho </line>
<line> Artig* *ecebido e* 11/07/2015. Últi*a ve*s*o recebida em 05/08/20*5. *provad* em 06/08/**15. </line>
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<line> Ava*iado pelo sistema Tri*le Rev**w: a) Desk Review pela Edito*a-Chefe; b) *ouble Blind e </line>
<line> Review (aval*ação c*g* por dois a*aliadore* da á*e*). </line>
<line> Rev*são: Gramatic*l, Normativa e de Forma*ação. </line>
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<par>
<line> Apoi* e Fi*a*ciame*to: Fundação Cearens* de Apoio ao *es**volvim*nto Ci*ntífi*o * </line>
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<line> Tecn*lógico </line>
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<line> Apropriaç*o Da *sicanálise Com* Terapêutica Méd*c* </line>
<line> *97 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> O es*opo do prese*te e*tudo versa s*bre a aprop*iação da Psicoterapia na déc*da *e 1*30 em </line>
<line> Fortaleza, traça como ob*etivo *omp*eender como se deu a inserç*o da psican*lis* nas </line>
<line> práti*as médicas em Fortaleza, antes *os movime**os de institucionalização no *n**io *o </line>
</par>
<par>
<line> século **, </line>
<line> e, pa*a </line>
<line> i*s*,*presenta * conce*ção do mé*ico </line>
<line> Jurandi* P*canço a *espeito da </line>
</par>
<par>
<line> psicoterapia </line>
<line> *i*n*ífica com ên*ase ao uso da psi*a**l*s* *omo método in*estigativo </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> ad*ec*ment*s mentai*. É constru*do a </line>
<line> par*ir </line>
<line> de uma pesquisa historiográfica de </line>
<line> **nho </line>
</par>
<par>
<line> arquivista, *xecutada nos periódicos *a *evista C*ará Médic* a*ó* análise do acervo de 1914 </line>
<line> a 196*. Utiliza *i*da da análise do disc*rso par* i*terpretação dos dados da *esq*isa. Como </line>
<line> re*ul*ados, apres*ntamos um a*tigo de *9*3, c**o co*t*ú** expõe o *so d* p**cot*rap*a *omo </line>
<line> u*a prá*ica médica *e **rapêut*ca par* as doen**s *ervosas. A p*rspectiva que sustenta e*ta </line>
</par>
<par>
<line> prática reside </line>
<line> no trabalho que, e* sua </line>
<line> práxis, visa sugerir mor*lmente </line>
<line> um equilíbrio mental </line>
</par>
<par>
<line> que r*solva * conflito psíquico qu* atinge a v*da i*terna. *o*clui-*e ainda que o modo como a </line>
<line> **ica*álise se fe* presente nes*e recorte diz respeito a um uso das idei** psicanalíticas e* </line>
<line> prol de uma técnica m*dica, e *or isso, se destina * um outro objetivo, perpassado *elo car*ter </line>
<line> *e uma medicina pedagóg*ca e de t*rapêutica *a moral. </line>
<line> Pal*vras-*have: *sicot*rapia. Historiografia. *aberes psi. Fortale*a. P*icanálise. </line>
<line> AB*TRACT </line>
<line> The scope of th*s study conc*rns the approp*iation of psyc*otherapy in the 193* *n Fortaleza, </line>
</par>
<par>
<line> p*rt of the </line>
<line> goal *o identify how psycho*n*lysis *a* present in the treatm*nt of nerv*us </line>
</par>
<par>
<line> diseases at the *egi*n**g of the 20th cen*ury in *ortaleza, *nd pres*nts the concept of doct*r </line>
<line> J*r*ndi* Shrike re*arding scientif*c p*ycho*herapy with *n e*phas*s on the u*e o* </line>
</par>
<par>
<line> psychoanalysi* *s invest**ative method o* m*ntal adoec*men*os. ** is </line>
<line> constructed f*o* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> historiographic surve* of Archivis*, performed on *he Journ*ls Ceará Do*to*s, af*er exa*ining </line>
<line> the bod* of 191* to 1960. Uses the dis*ours* an*lys*s to interpr*tation *f res*a*ch data. As a </line>
<line> r*s*lt *n*rodu*ing an art*cle of 193* which i* its conte*t exposes the use gives *sychother*py </line>
<line> as a me*ical practice of thera** for nervous *iseases. *he prospect that sustains this prac*ice </line>
<line> lies in *he wor*, *n h*s praxis, visa s*ggest m***lly a m*ntal bal*nce that resolves *he ps*c*ic </line>
<line> conf*i*t t*at r*ache* t*e inner life. Concludes that the w*y psychoanaly**s was present in t*is </line>
<line> clipping, *onc*rns a u** o* Psychoana*ytical id*as in favor of a m*di*al technique, and </line>
</par>
<par>
<line> therefor* int*nded fo* another </line>
<line> goa*, before us b* *he char*cter of a *edago*ical and </line>
</par>
<par>
<line> therapeutic medicine *f mora**ty. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: *istor*o***p*y. *nowi*g *si. For*aleza. Psych*ana*ys**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 11, p.196-212, set./ou*. 20*5 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> D. F. C. J*nior, L. J. B. Daz*ato </line>
<line> 198 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> E*t* es*udo *merge de um *ec*rte *o **abalho de diss*r*ação intitulado A In*erção da </line>
<line> Psicanális* em *o*taleza *o In*cio do Séc**o X*: C*rculação e *p*opriação da Psica*áli** </line>
</par>
<par>
<line> ***os Médi*os Cearenses. Nesse enf*que, destina-se a </line>
<line> explorar informações **bre o uso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **i*oterap*a médica *om* ins*r**ento d* i*serção ** psicanáli*e </line>
<line> na capital cearense, *inda </line>
</par>
<par>
<line> nas pr**ei*a* </line>
<line> déc*das do século XX. Te* como enfo*ue te*rico metodo**gico uma </line>
</par>
<par>
<line> apr*ciação hist*rica aos sa*ere* e c*l*ur*s psi, e contribu* *i*etamente para * v**orizaç*o da </line>
<line> h*stó*ia do Ce*rá at**v*s das obras **cuper**as nos arquivos médi*os da ci*ad*, a saber, em </line>
<line> *eriódicos da Re*ista Ceará *édico, buril*n*o a*nda *ma influ*ncia *essas prátic** e* *eio </line>
<line> ao d*senvolvimento da *sican*lis* e da Psicot*rapia *o *sp**o nac*onal. </line>
<line> O primeiro traba*ho q*e trata da hist*r*a da *sica**lise foi es*rito h* *ouco **is de </line>
<line> cem *n*s p*l* criador da Psicanál*se, Sigmund Freud. * *e*erid* te*to f*i i*titulado "A </line>
<line> h*st*ri* do mov*men** *sicanal*tico", sendo *ata*o do ano de 1914. Nesta ocasião, o autor </line>
<line> defende a e*istê*cia de sua teoria, visando est*belecer os postulado* da Psicanálise em </line>
<line> det*imento d* outros saberes, os *ua** não se v*n*ulava* à mesma *rodução, * sa*e*, a *eori* </line>
<line> de Adler * de J*n*, resp*ctivamente a Psi*ologia indivi*ual e * *sico**g*a an**ítica (F*E*D, </line>
<line> 1996). </line>
<line> D*sse modo, Freud de*in*ou a *is*ória *o d*senvolvimento da Psicanálise d*sde ** </line>
<line> p*imórdios pré-an*l*ticos. Par* *sso, o autor divid* o trabalho e* três sessões: a p**meira p*rt* </line>
</par>
<par>
<line> t*ata d* períod* </line>
<line> em *u* ele pró*rio foi </line>
<line> à única pes*oa inte**ssada, p**íodo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Splendid*s*lation, é*oca que per*eou aprox*ma*amente at* 1902. A </line>
<line> se*unda *a*t* </line>
</par>
<par>
<line> corresp*nde à época *m que * Psicanálise começou a se este*der a círcul*s m*is a*plo*, que, </line>
</par>
<par>
<line> segun*o regi*tros *istóricos, estende-se até 1910. Na </line>
<line> te*c*ira seção, são *pontados </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> cami*hos </line>
<line> tr**hado* </line>
<line> pelos dissiden*es A*ler e J**g, além de se </line>
<line> atribu*r ên*ase a as**ctos </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntais pelo* quais as produ*õ*s destes se a*ast*r** das desc*bertas da Psicaná*ise </line>
<line> (FREUD, 1*96). </line>
<line> Ne*te *esm* ano, no contex*o br**ile*ro, Antônio Aust*egésil*1 ori*nta a p*i**ira </line>
</par>
<par>
<line> tese de doutoramento em medicina (concl*são do </line>
<line> cur*o de medi*ina), </line>
<line> p*blicada e* l*ngu* </line>
</par>
<par>
<line> portugue*a, cuja t*má*ica e**ecí*ica diz resp*ito à *si**nális*, e *em como au*or *enserico de </line>
<line> Souza Pinto, médico cearense natu**l *a cidade d* S*bral. * presente tese foi d*fendida em </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> D*stac* d* mem**o *a Academia Naci**al *e Medicin*, *r*me*r* catedrá*ico *e *eur*logi* da Facul*ade </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Na*ional de Medicina, esc*itor de divers*s livros *e divulgação * aconselh*mento, pe*meados **la teoria </line>
<line> psica*alí*ica. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, ar*. 11, p.196-212, s*t./out. 2**5 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apropriação Da Psicanális* *omo T*rap*uti*a Médica </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> 26 de dezembro de *914, e r*cebeu como título "Da Psychanalyse: a *exu*li*ade </line>
<line> *a s </line>
</par>
<par>
<line> n*uroses", n* Faculdade Nacio**l de M***cina, ob*a que marca a e**rg*ncia da psic*nálise </line>
</par>
<par>
<line> no Br*sil, especialme*te no campo médi*o </line>
<line> (CASTRO, 20*1; DAN*IATO, 2000; JACÓ- </line>
</par>
<par>
<line> *ILELA, 201*; OLI*EIRA, 2002b). </line>
</par>
<par>
<line> G*nserico Pi*to é apontado pe*as pesqu*sas *obre a história dos s*beres p*i n* *ra*il </line>
<line> como *éd*co que realiz*u o p*imeiro tratamento **icanalítico na Amer*ca *atina. Tem em </line>
<line> sua obra o re*istro *e cinco a*en*imentos clíni*os *e acordo com os princípios psica*alíti*os </line>
<line> (D*N*ER, 20**; MARCH*N, *00*). Informação **sa que contrapõe a afi*ma*iva contida </line>
</par>
<par>
<line> nos estud*s *e Sagawa (2000) ao dispo* *u* o* primeiro* *édico* interessados </line>
<line> *el* </line>
</par>
<par>
<line> Psicaná*ise no Bras*l se i*teressaram apenas em cunho teórico especulativo. </line>
</par>
<par>
<line> Ao lo*go *esse* 100 an*s, *e tempos *m t*mpos psicanalist*s, histo**adores, médicos, </line>
</par>
<par>
<line> a*t*stas e *utros intere*sados rese*varam *arte de s*as </line>
<line> atividades e se </line>
<line> *edi*a*am * contar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> his*ó*ia da psi*análise, incluindo qu*stões sobre seu desenvo*vi*ent*, ru*turas, </line>
<line> evol*ções, </line>
</par>
<par>
<line> faze*es, co*pus teórico e modos de *per*r. </line>
</par>
<par>
<line> Mokrejs (1993) nos a*on*a que a par*ir *os anos vinte já se destaca*am vár*os médicos </line>
<line> brasileiros, especialm*nte da psiquia*r*a, q*e eram conhecedo*es *os temas f*eu*ianos. </line>
</par>
<par>
<line> Afirma a*nda </line>
<line> q** o**cialmente a história da psi*análise é conta*a a partir da fundação das </line>
</par>
<par>
<line> Socie*ad*s, por con*equência </line>
<line> de um processo que gara*ta que o* int*ressad** </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> psicaná*i*e só est*ja* apt*s a funções *línica* s* ti*ess*m sido submetido* a uma </line>
<line> análise </line>
</par>
<par>
<line> re*lizada por um profissiona* c*ede*ciado. M*men*o est* que só po*e aconte*e* por essas </line>
</par>
<par>
<line> circunstâncias a part*r d* d*is c*minhos, a vinda d* profissiona*s d* e*te*ior *u a s**da </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> país em b*sca *e formação. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar d*sso, nossa </line>
<line> escolha de pes**isa nos le*a a permitir em*rei*** uma </line>
</par>
<par>
<line> inve*ti*ação da história da *sicaná*ise </line>
<line> nos mom*nto* que *nt*cedera* esta *ficialização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> m*vimento psicanalít*co, e par* isso d*slocamos nossa pesqu*sa ao não oficial, aos "buracos" </line>
<line> *xistente* nos trabalhos his*oriográfico*, pri*cip*lme*te pela qua**idade de infor*ações </line>
<line> contidas nos regi*tros histó**cos *e cada es*ado do Bras*l. U*ilizan*o das pa*avras de Oliveira </line>
<line> (20*2a, p. 148): "como sem*re aco*t**e, f*ram *s lim**es da história of*cia* *ue contribuíram </line>
<line> para a elaboração de *utros trabalhos hi*toriográfi*os". </line>
<line> Aprovei*ando-nos dess* a*ontament*, segu**os na i*e*a de qu* uma história deve ser </line>
<line> ap*e*e****a a pa*tir dos primeiros m*viment*s d* incorporação das i*eias *e*os precursores. </line>
</par>
<par>
<line> Por isso e*ca*inhamos, *nt**, uma </line>
<line> *esquisa dos saberes méd*co-ps*c*lógicos, pois nesses </line>
</par>
<par>
<line> a*os, lei*uras, *equenas </line>
<line> con*e*ên**as e t*mid*s práticas a partir da psicanálise com </line>
<line> *acie*tes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 12, n. 5, art. 11, p.19*-*12, *et./out. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. C. Júnior, L. J. B. Daziato </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> no **sso país já teríamos um regis*r* de m*mória *ignificativo para empr*ender est*dos e </line>
<line> impulsionar u** escrita so*re a história da Psicanálise. </line>
<line> Apoiand*-nos nas ideias de Berger (19*0), afirmamos que, com efei*o, a psicanálise </line>
</par>
<par>
<line> afetou *ignif*cativamente * f*r** *om a *ual * socieda*e </line>
<line> passou </line>
<line> a interpretar a vida </line>
</par>
<par>
<line> cotidiana, determin*nd* um novo olhar para a sex*al*dade, para as relações entre o* *asais, o* </line>
<line> ***m* para a *d*caç*o infantil. Te**os própri*s das id*ias psi*an*líticas foram *ncorporados </line>
<line> às express*es cot*di*nas comuns, tais c*mo repre*s*o, nega*ão, desejo e inco*sciente. E esse </line>
</par>
<par>
<line> aspecto se </line>
<line> justifica </line>
<line> p*la tr*nsfo*mação *a ps*canálise em </line>
<line> *m fenôme*o c*ltural que </line>
</par>
<par>
<line> estabele*e uma relação de compreen*ão d* *xperiência *uma*a, est*be*e*e*do a*s*m </line>
<line> "o </line>
</par>
<par>
<line> nasciment* de um modelo p**cológ*co c**a influênci* sobre soc*edade vai muito *lém de a </line>
<line> *eu pró*rio núcleo institucional" (B*R**R, 1980, p. 12). </line>
<line> * REFER*NCIAL TE*RICO </line>
<line> *o*amos por enfoque o período pr*-in***tucionalização da P*icanálise em Fortal*z* </line>
</par>
<par>
<line> por cont* de </line>
<line> uma c*rênci* d* *ce*vos sobr* essa re*epção no iníc*o do s***lo XX. Po* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, podemos de*tacar qu* os estudos atua*s, publ*c**os </line>
<line> até a presente *ata, mo*t*am </line>
</par>
<par>
<line> que a Psicaná*ise em F*rtaleza t*m suas primeiras i*eias e difusores a partir do *im da década </line>
</par>
<par>
<line> de 50 - </line>
<line> 1957/1958 (D*NZIATO, 2000, p.69). *m nosso* avanço* de p*squisa, podemo* </line>
</par>
<par>
<line> adia*t*r fortes *ndícios de que a inser*ã* das ide*as ps*ca*alíticas em Fort*leza aconteceu na </line>
<line> d*cada d* 1930, a pa*ti* da clínica médica do Dr. *urandir *ican*o, * que seu m*vimen*o de </line>
<line> *ecepção nessa cidade a*o*te*eu a parti* do in*eress* de médicos cearenses pel*s d*enças dos </line>
<line> ne*v*s e a p*icoter*pi*. </line>
<line> Nos *rimeiros resultad*s desta pesquisa c*nseguimos apr*sentar document*s que </line>
<line> marcam, at*a*és das fontes pr*márias, uma e*cri*a sobre a pr*tica ** uso da psicanálise em </line>
</par>
<par>
<line> For*aleza e em </line>
<line> c*dades **rcun*izinhas </line>
<line> no int*rior do estado *o Ceará, inaugurando escritos </line>
</par>
<par>
<line> teó*icos e práticas *rofissionais sobre a terapêutica da psicote**pia **dica com base na teoria </line>
<line> *re**iana. *ale ressaltar que esta informação corresponde ao uso da Psicanális* de*t*o de *m </line>
</par>
<par>
<line> fazer </line>
<line> médico *ã* retratan*o as*im uma prática de </line>
<line> um psicanalista *ue passou por </line>
<line> algum </line>
</par>
<par>
<line> percurso d* forma*ã*. C*mumente se *ti*iza o termo psicaná*ise selvage* *ara retr*t*r essa </line>
<line> util*zaçã* (*REUD, 2006; DANZIATO, 2*0*; FACCHINETTI, 2012). </line>
<line> Vale sa*ien*ar que antes da existência *as "So*iedade*" a divul*ação dos temas </line>
</par>
<par>
<line> psicanalíticos trazia as marcas da </line>
<line> espontaneidade </line>
<line> e </line>
<line> d*s tendências pesso*is de se*s a*ores, </line>
</par>
<par>
<line> n*m* *ni*iat*va de apresentar ideias inéditas *ue, mu*tas vezes, e*tra*ol*v*m os objetivos do </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 1*, n. 5, *rt. 11, *.*96-*12, set./out. 201* www4.**anet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*ropri*ção Da Psicanálise Com* T**apêutica Médica </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio Freu* (MOKREJS, 1933). Utilizarem*s a *xp*essão ideias psicanal*ticas </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> aquelas qu* dizem respeito ao pensamento d* Freu* e seus *esc*ndentes. Como **mbém nos </line>
</par>
<par>
<line> *til*zaremos da nom*nclatura precu*sores para os </line>
<line> *gentes *ue parti**param </line>
<line> na a*tecedência </line>
</par>
<par>
<line> da funda*ão da* so*i*dade* e d* </line>
<line> expressão pionei*os para **enti*icar </line>
<line> os **entes que </line>
</par>
<par>
<line> difun*ir*m </line>
<line> as *ri*eira* ide*as p*icanalít*cas * partir de leit*ra e *nterpretação *ró*ria </line>
</par>
<par>
<line> (FIGUEIRA et *l., 1985; MOK*EJS, 1993; SAGA*A, *008). </line>
<line> A difusão d*s ideias psicanalí*icas n* Brasil e no Cear* se fez por profissio**is </line>
</par>
<par>
<line> isol*dos d* *rea médica, * o int*res*e dess*s pela </line>
<line> psic*nál*se o* levou a textos origi*a*s </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *rad**idos, *e </line>
<line> a*ord* com as nece*sid*des de **da </line>
<line> um. A* obras sobre * assun*o se </line>
</par>
<par>
<line> c*n**ntravam princip***ente *a terapêu**ca e em ques*ões de domínio públ*co, </line>
<line> pri*ci*a*mente l*g**as à quest*o da higie*e mental e a* eugenismo. </line>
<line> Segundo Mokrejs (1*89, 199*), essas ide**s come*ar*m a ser divulgadas e* um </line>
<line> pr*meir* momento com c*rá*er descritivo e ex*licativo, aliadas * *ma ênfase na terapê*tica e </line>
</par>
<par>
<line> na *oral. A*onteciam *rincipalmente *os ensinamento* *as Cátedras </line>
<line> do* Curs*s </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Med*c*n*, *os t*xto* ** caráter acadêmi*o e em alguns momentos di**gidas ao públic* leigo. </line>
<line> As idei*s psicana*íticas *oram mais be* preservadas quando se ar*iculavam com * *erspectiva </line>
</par>
<par>
<line> clínica, co*o método de investigação </line>
<line> *ien**fica co* fins terapêuticos, s*frendo uma </line>
</par>
<par>
<line> significati*a descaracteri*açã* ao ente*dê-la </line>
<line> com objeti*o * </line>
<line> *e interpret*ção do social, </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> moral * do pedagógico. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentido, observamos ainda </line>
<line> qu* a *mergência da ps*canálise se e**a*el*ce </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> **asil em uma relação co* o s*cial, que acaba de se inicia* nos m*ldes da indu*triali*a*ão, </line>
</par>
<par>
<line> com </line>
<line> expressiva mudança do p*rf*l da intelect*al*d*de nacion*l (SALES, 2012), e **e ness* </line>
</par>
<par>
<line> *o*o se permite a *iferenciação entre o </line>
<line> púb*i*o e o *rivad*, </line>
<line> *specto que, quando </line>
</par>
<par>
<line> experimenta*o pe*os mem*ros d* uma so**e*ade, constrói uma possível organizaçã* d* forma </line>
</par>
<par>
<line> com* se exp*r*menta vi*a *otidiana, * </line>
<line> bem como nas *aracterí*ticas de u*a inteligência </line>
</par>
<par>
<line> nacio*al </line>
<line> q** **sca ente*der e interpr*tar *ss* fenômeno com base </line>
<line> em a*gum mo**lo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sustentação, ao que Berg*r descreve como "O sucesso **stóric* das ide**s *ã* se </line>
<line> dá em </line>
</par>
<par>
<line> virtu*e de sua v*rdade, *a* em *i*tude de s** relação com os p*oc*ssos soc*ais específicos" </line>
<line> (1980, p. 16). </line>
<line> A pa*tir *os res*l*ad*s iniciais, torna-*e *ossível ap*esentar rele**ntes co*sideraç*** a </line>
</par>
<par>
<line> respeito da *i**óri* *a ps*canálise </line>
<line> no Cear*, </line>
<line> es*ecificamen*e nas </line>
<line> três prim*iras </line>
<line> décadas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> século XX. A **álise d*s*es d*do*, a partir das fontes secundár*as, também nos possibilita </line>
<line> enten*e* como esse* atos funda*tes interagem *om a históri* *o surgimento da *sicanálise em </line>
<line> Re*. FS*, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 11, p.196-212, set./ou*. 2*15 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. C. Júnio*, L. J. B. Da*iato </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> todo o *a**, e em meio aos mo*im*ntos p**c*nalítico* mundiai*, já nas prim*iras dé**das *o </line>
<line> *éculo XX. </line>
<line> Em no*sa d*li*itação, tomamos com* *bjetivo geral com*reender como se d*u a </line>
</par>
<par>
<line> inserção d* psican*li*e nas prátic*s méd*cas em Fortaleza *nt*s dos movimentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> instituc*onaliz*ção no início do século XX. Para isso, partimos d* al*um*s perguntas </line>
<line> disparadoras, construídas apó* um aprofun*amento ** revisão de literatura: De q*e m*neira a </line>
</par>
<par>
<line> psican*l*se se *ez *resente </line>
<line> n* </line>
<line> tratam*nto das doenç*s *ervosas n* *níci* do século X* em </line>
</par>
<par>
<line> Fortale*a? </line>
</par>
<par>
<line> *ale re*sal*ar que neste trab*lho não des*nvolveremo* um h*stórico minucioso sobre o </line>
<line> surgimento da *sic*nálise, pois encontramos um número signific*tivo de ob*a* que disc*r*em </line>
<line> sobre * tema. Faremos *ma delimit**ão ao rec*r*e his*órico que nos *nteressa par* respond*r </line>
<line> a nossas perguntas nortea*oras, visando cont*mpl*r o* objetivos dessa inv*stigaç*o. P*ra *ss*, </line>
</par>
<par>
<line> identificaremos os autores, </line>
<line> *s *rá*icas e os *egistros que se tornam *ele*ant*s *ara essa </line>
</par>
<par>
<line> expl*ra*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Em nos*a const**ção, part*m*s também da i*eia de que nossas font** primárias, </line>
<line> m*terial que pas*a por e*sa i*vestigação histórica, têm *u* orige* em u* processo dial*tic* </line>
</par>
<par>
<line> que aponta ao </line>
<line> *ovime**o de *r***ção e *ece*ç*o de i*eias psicológica*. Funda*entamos </line>
</par>
<par>
<line> esses pressupostos a partir da inte*pret*çã* daquilo que Dag*al(2004) *ropõe a* uti*iz*r-se da </line>
<line> estética da re*epção *o campo da historiografia das ideias ps*cológicas. </line>
<line> Para este autor, ao an*lisa**os o material literário (o texto) *emos um objeto de </line>
</par>
<par>
<line> investigação que aponta para três </line>
<line> *atores, um auto*, uma ob*a e u* públ**o. F*tor** que </line>
</par>
<par>
<line> pass*m por um mo*imento dialético que deve ser entendido a partir do conce*to de recepçã*, </line>
</par>
<par>
<line> *ue de*e ser entendid* no sentido de acogida </line>
<line> ou apropiac*ón int**câmbio. A qu*stão * </line>
</par>
<par>
<line> princ**al qu* fundamenta perspe*tiva a </line>
<line> de anál*se a partir </line>
<line> desses conceitos b***zadores </line>
<line> tra** </line>
</par>
<par>
<line> de entendermos que ao empr*i*ar uma *nvestig*çã* na história dos saberes *si temos que </line>
<line> permitir em nossa int*rpretaçã* dos a**ntecimentos do *assado um resgate da maneira com* </line>
</par>
<par>
<line> os agentes *e apropriaram </line>
<line> de fo*ma ativa e trans*or**ram aquilo que *eceberam dos seus </line>
</par>
<par>
<line> mes*res, a p*rtir *e um pe*samento que revela uma c*l*ura nacional, além de u*a apropriação </line>
<line> individual (DAG*AL, *004). </line>
</par>
<par>
<line> Dagfal (2*04) nos a*onta ainda </line>
<line> um parale*o e**re a tríad* Ob*a-Autor-Púb*ico e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *deia de Mensagem-Emissor-R*c*pt*r da te*ri* da comunica*ão, aborda ainda qu*, *uan*o </line>
<line> *m público r*ceb* uma obra, é ig*al à recepção de uma me*sag*m, produz-se </line>
</par>
<par>
<line> in*ubita*e*mente uma resposta, em*ora *ossa ser apenas </line>
<line> um silêncio, o </line>
<line> a*tor p*r s*a vez </line>
</par>
<par>
<line> pos*ciona-se com* emissor e o púb*ic* com* receptor. P*ré*, n*sses *ois últimos pontos há </line>
<line> Rev. FSA, *er*sin*, v. 12, n. *, a*t. 11, p.19*-212, set./out. 2*15 www4.fs*net.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apro**iação Da Psica*álise Como Terapêu*ica Médica </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> u** possibilidade de romper *om o que e**á estabel*c*do *a mensa*e*/obr* e as normas </line>
<line> pode* ser reestabelecidas, criar ativament* uma *ova mensagem, como exem*** pod*mos </line>
</par>
<par>
<line> v*sualizar esse </line>
<line> c*n*ei*o aplicar-se na brincadeira infantil de telef*n* sem fio. Esse aspecto </line>
</par>
<par>
<line> esclar*ce algo que p*de pa*ece* simples, porém tem um valo* funda*enta* para a fu*ção at*va </line>
</par>
<par>
<line> dos suje*tos ** rece*erem </line>
<line> um *a*er, </line>
<line> *m* teóri*a, uma *ráti*a, trata da maneira como * </line>
</par>
<par>
<line> *ecept*r *ransforma-se *m produt*r. </line>
<line> Ainda dest* autor, util*zamos o conceito de campo, q*e pode s*r de*inido co*o um </line>
</par>
<par>
<line> es*aç* de caract*rísticas e regr*s que constituem um si*tema *e relaç*es </line>
<line> no tocante às </line>
</par>
<par>
<line> *osições adquiridas. Esse *specto **ntri*ui p*ra entendermos d* *ue lugar as ideias, textos e </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas sã* c*nstruídos e </line>
<line> defendidos **r autores, gru*os e instituições, seguindo suas </line>
</par>
<par>
<line> palavras: </line>
</par>
<par>
<line> a*licada a la **stória de la ps*co**gia, permite pens*r el carácter e*p*cí*ic* *e l*s </line>
<line> ide*as y *asp*áctica* de la **sciplina, *i* po* ello perder de *is*a la*imensión soc*al, </line>
<line> cuyaeficacia, sin emba*go, resulta m*diati*ada por la ló*i*a de las *elaciones </line>
<line> delpro*i* campo (DAGFAL, 2004, p. 1*). </line>
<line> P*ocuram*s então in*estigar a *sica**lis* co* uma *p**ciação histórica, *bservando </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> prob*emas e os risc*s de nos *erdermos n**a descaracterização das s*ngul*rida*es </line>
</par>
<par>
<line> teó*icas, *uestões éticas e di*c*rsivas, no int**to de aprec*ar *m um outro lug*r qu* n*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p**priam*nte </line>
<line> psicanalítico, confessamos *sse risco ao t*ilhar *s*e *aminho por meio *a </line>
</par>
<par>
<line> ci**ci* (DANZIATO, 2000). </line>
<line> Partimos do enten*imento de que mes*o nos momentos e* *ue Fre*d escreve su*s </line>
</par>
<par>
<line> h*stórias, ele nã* faz c*mo um hi*toriador, ele emp*ei*a uma escrita í*par q** env*lve o </line>
<line> rom*nce, suspe*se, de**riç*o e inquietação *os seus casos c**nicos, este *stilo diz muito sobre </line>
</par>
<par>
<line> o valor d* </line>
<line> defes* </line>
<line> de *ua te*ria e </line>
<line> da sua *apa*idade de aut*ria. Na sua </line>
<line> es*rita e produção, </line>
</par>
<par>
<line> Fr*ud é apon*ado </line>
<line> co*o ú**co autor contemp*râ**o que *esarruma que o* *istoriadore* </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pensam estar arrum*do. Foi </line>
<line> *m autor c*paz de criar *itos e his*órias com *unções teór*cas. </line>
</par>
<par>
<line> F*uc*ult, L*can, Cer*eau * *utr*s *ra*des </line>
<line> teóri*os c*nferem essa p*sição ao criador </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> psicanálise, como um a*tor q*e evidencia um novo movimento *as c***cias humanas, *apaz </line>
</par>
<par>
<line> de ser referência para as </line>
<line> produções de saberes posteri*res (CERTEAU, *992; M*RAES; </line>
</par>
<par>
<line> *A*CI*ENTO, 2002; CAMA*GO, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter**ina, v. 1*, n. 5, art. *1, p.19*-212, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. C. Júnior, L. J. B. Daziato </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> 3 ME*ODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A *ar*ir da execução metodo*ógica deste t*aba*ho co*pomos uma escrita *u* em sua </line>
<line> narrativa test*munh*, a partir da h*storiografi*, *ma ação que busca apresent** a hi*tória dos </line>
</par>
<par>
<line> e*ent*s, movime*tos contex*os das nossas f*n*es. Noss* es*rita está serv*ço d* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
<line> *m * </line>
</par>
<par>
<line> hi*tória que a*re possib*li*ade* de alc*nç*r/*ecuperar os modos de inserção da Psic*ná**se e* </line>
<line> F*rtaleza durante *s primeir*s décad*s do século XX no período pré-institucionali*ação. </line>
<line> Como recorte d* um trabalho mais a*plo, escolh*m*s pa*a * composição des** tex*o a </line>
<line> *nál*se de um artig* con*ido nos **riódic** d* revista Ceará Médico, e para isso justificamos </line>
<line> a esco**a desse obj*to de *nvesti*ação, pois, segu*do Luca (20*5), a *esq**sa em rev*sta e em </line>
<line> p**iódicos exige que o pesquisa*or trabalhe com aq*ilo que se torna notí*ia, c*m *s aspect*s </line>
</par>
<par>
<line> que envolvem </line>
<line> diretamente a p**c*pção d* quai* *otivos ou *uest*es levaram </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> or***iz*dores d* im*rensa *m </line>
<line> apresentar/p*blic** tais </line>
<line> con*eúdos. Deve-se i*ent**ica* a *ue </line>
</par>
<par>
<line> p*blico as informações deverão alc*nça*, e a* an*lisar </line>
<line> c**a **r* tentar </line>
<line> expor a im*ortância </line>
</par>
<par>
<line> das ref*r***s *n*ormaçõ*s, a part*r de uma análise da c*rculação e co*su*o desse material. </line>
</par>
<par>
<line> Para esta análi*e, utilizaremos </line>
<line> dos n*ssos recursos p*r* id*ntificar e co*preender </line>
</par>
<par>
<line> apontam*ntos sobre d* que mo*o esse mat**ial está sendo *i*trib*ído, *uem são os s**s </line>
<line> *eitores, com* e por quem e*tá s*n*o l*do, onde e d* *ue form* é produz*do * consumido es*e </line>
</par>
<par>
<line> produt*? Per*unt*s que por *ezes ficam em </line>
<line> aberto, cabe*do-nos apen*s </line>
<line> apresentar </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> *entati*a de resposta (C*ARTIE*, 2002; M*SS*NI, *010). Ao *azermos **sa </line>
<line> análi*e </line>
</par>
<par>
<line> tomando a i*prensa </line>
<line> como fonte de pes*ui*a, reconh*cemos </line>
<line> *ue alé* de f*nte os arq*ivo* </line>
</par>
<par>
<line> tornam-se o*jet* </line>
<line> de pe*q*isa *i**or*ográ*i**, poi* apontam </line>
<line> p**a u* entendimento de com* </line>
</par>
<par>
<line> c*rculou e ** que mo*o foi a**opriada por seus lei*ores, conce*tos chave p*ra entendermos * </line>
<line> rec**ção do saber no campo da história, pri*ci**lmente em se tra*ando d* uma hist*ria de um </line>
<line> sab*r do campo psi (DAGFAL, 2004; **C*, 2005). </line>
<line> Para *nálise desse *aterial utili*ou-se a *nálise do discurso, v*sando c*n*emp*ar </line>
</par>
<par>
<line> simultaneamente trê* dim*nsõe* fundame*tais: * int*atex*o, que correspond* </line>
<line> aos </line>
<line> aspectos </line>
</par>
<par>
<line> i*tern*s do texto, imp*i*a a a*aliação do te*to *omo objeto de si*nific**ã*; * intertexto, que </line>
<line> diz *espeito ao relaci*name*to do *exto com os outros text*s; e o c*ntexto, que correspond* à </line>
<line> relação do text* c*m a realida*e qu* o prod*ziu * que o env*lve. Para a *efinição de Barro* </line>
<line> (2004): </line>
<line> Todo texto é produz*do em *m lugar que é defi*ido não apenas por um *utor, pelo </line>
<line> se* e*tilo e p*la hi*tória de *ida de*te autor, mas p*incipa*mente po* uma sociedade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina, *. 12, n. 5, art. 11, p.196-2*2, set./out. 2015 </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Apropriação Da Psi*anál*se C*mo Terapêutica Médica </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> que o envolve, pelas dimensões dessa soc*edade q*e penetr*m *o autor, e através </line>
<line> dele no *ex*o, sem qu* disto e*e se ap*r*eba (BAR**S, 2004, p. 137). </line>
</par>
<par>
<line> Ta*bém é impo*t*nte dest*car </line>
<line> que toda a t*anscrição das fontes p**má*ia* </line>
<line> obedece </line>
</par>
<par>
<line> rigor**amente à grafi* da époc*, bem *omo se u*iliza dos mesmos recurso* par* evid*n*iar o </line>
<line> *o*te*do desejado pel* autor, visando manter a in**gr*dade dos d*cumen*os d* pesquisa, </line>
<line> resp*itand*-se a for*a de *xpos*ção origina*. </line>
<line> 4 R*SULTADOS * DI*CUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> N*sse reco*te, opt*mos </line>
<line> *or apresent*r o a*tigo *n*itula do Psicoterapia, publica*o na </line>
</par>
<par>
<line> Revista Ceará Méd*co (1*33), de autoria d* médico Jurandir Marães Pi*an*o (1902 -1977) no </line>
</par>
<par>
<line> qual rev*la alguns </line>
<line> conceito* psicanalíticos p*r* a sociedade d* ép*ca, por meio do *so </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> psicoterap*a *éd*ca. E*t* *rt*go foi a*rese*tado no dia 10 de novembro </line>
<line> de </line>
<line> 19*3, e* uma </line>
</par>
<par>
<line> reuni*o t*adicional dos prof***i**ais d* m*dicina *ue *ompun*am in*tituição cha**da * </line>
<line> Ce**ro *édico Cearen*e (atu*l A*ademi* Cearense de Medicin*), levando p*r tema um </line>
<line> estud* geral sobre a Psyc*therapi*, sua* obs*rvações e aplicações (ATA nº 70,1934, p.24). </line>
<line> *egundo Picanço, a história da med*cina *o*tra que as pr*ticas p*icote*ápic*s existem </line>
<line> d**de a origem da dor huma*a, e que existir*a um fato* comum de influênci* do psiquismo </line>
</par>
<par>
<line> sobre o somatis*o. </line>
<line> Faz uma *n*i*ação </line>
<line> de que * sis*emat*zação racio*al e </line>
<line> cient*f*ca dessas </line>
</par>
<par>
<line> ideias e *onhecimento* vêm co*stituir grande *spaço *éd*c* na *sic**e**pia, e a partir da* </line>
</par>
<par>
<line> ideias de Mesme* e </line>
<line> dos tr*balhos d* A**de Faria e James Braid, ini*iou-se o período </line>
</par>
<par>
<line> científ*co, suc*di*os por Charcot, Biedeault, Bernheim, Babinsk, Coué, Boudouin * a *scola </line>
</par>
<par>
<line> de N*ncy </line>
<line> *ude*am fir*a* ci*ntific*mente as bases </line>
<line> do estudo, *ons*gran** ensinamen*o o </line>
</par>
<par>
<line> ra*ion*l (PI*ANÇO, 1933b). </line>
<line> Jur*ndir Picanço indic* q*e a partir daí um novo conhec*mento human* se </line>
<line> desen*o**eu, pos*ibil*tando "esse movimen*o psi**lógico e ***ico-pedagóg*co q*e tem </line>
</par>
<par>
<line> vindo e* progressão cresce*te </line>
<line> até nossos dias" (PICANÇ*, 1933, p.02). É </line>
<line> importan*e </line>
</par>
<par>
<line> *estacar, nesse ponto, que o *utor escreve so*re a o*ige* da psic*terapia com pro*undidade e </line>
<line> articulação co* *s *r*n*ipais autor*s que ** *nvol*eram na c*nstruç*o da ps*cote*apia. </line>
<line> * c*nti*uid*de do texto de Jurandir Picanço cul**na diretamente na Psican**ise, </line>
<line> enquanto construção científica dessa juntura da medi*i*a co* a psicoterapia. Apresenta que * </line>
<line> psicoterap*a, nes*a base *ie**ífica e *acional, *eri* uma *eoria que s*bs*diaria a exist**cia de </line>
</par>
<par>
<line> uma duali*ade psicológica </line>
<line> da </line>
<line> vida mental, q*e seria "CO*SCIENTE" como psiquism* o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, **resina, v. 12, n. 5, art. 11, *.196-212, s*t./out. 201* </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. *. Júnior, L. J. B. Dazi*to </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> superior, e o "SUBCO*SCIEN*E" como p*iq*is*o infe*ior, o* quais *tuariam na ativi*ade </line>
<line> psíqui*a *ormalmente, com um s**do subordinado ao outro, existindo ai**a ou*ra ordem de </line>
<line> *çõ** que influem n* vida me**al, o "INCONSCIENTE" (PICANÇO, *9**). </line>
<line> Desse mod*, o autor ju*tifica que *s*a dualidade nas ações mentais está pre*ente em </line>
<line> todos os sujeitos, *m sua* palavra* **ta qu* "a Psicologia normal e patoló*ica de*onstra essa </line>
<line> dualidade" (PICANÇO, 1933, *.02). Parte então a descr*ver o que **o estes conceitos, </line>
<line> at*ibuindo ca*ac*erísticas de funcionamento. Ao expor: </line>
<line> D*f**em os com*onente* p**qui*os pela ati*idad* que exercem. O consciente tem </line>
<line> <<*ção diri*id* *ar* um fim *eterminado: é a atenção fixa e * conduta ló**ca>> * </line>
<line> subcons*iente ou o inco*scien*e, c*mo forças *a*entes, man*f*s*am-se indep*ndentes </line>
<line> do raciocínio, **mo t*ndências intimamente r*gi*tradas, sem**e *ue o **d*r </line>
<line> fre*ado* da con*i*ncia se interrompe ou s* anula (PICA*ÇO, 1*3*, p.02). </line>
<line> Pican*o apr*senta um esq*ema do Pro*. Austregési*o, a*tigo professor e amigo </line>
</par>
<par>
<line> pess*al do aut**, atribuindo qu* o *squema serve para "eluc*dar o dup** aspecto </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> psiq*ismo" (PICANÇO, 1933, p.02). Segue a image*: </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - P*CANÇO, *. *sicoter*pia. Rev*sta C*a** Médico, Ano XII, Vo*. 11, 19*3, p.0*. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*es primária*. </line>
</par>
<par>
<line> P*c*nço (1933) descreve q*e, em me** a* funcionamento normal dessas </line>
<line> duas esferas </line>
</par>
<par>
<line> da vida m*ntal, em sua *rti*ulação, existe o *r*dom**io *o *u supe*ior. Já na ação </line>
<line> desarticula*a do conjunto, aflora a consciên*ia. Nos *tos psíqu*c** s*bc*n*c*entes, encontra- </line>
<line> se agind* * eu i*ferio*, em funçã* do automat*smo da i*agina*ão, ou de memóri*s passadas, </line>
<line> que em dado mom*nto surg*m do su*consciente. Nessa *escrição, exp*icam-s* o* sonho*, os </line>
<line> R**. *SA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 11, p.19*-212, set./out. *015 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *propria*ão Da Psicanálise *omo Terapêutica Médica </line>
<line> *07 </line>
</par>
<par>
<line> d*lírios da </line>
<line> emb*iagu*z, da cloro*or*iz*çã*, o sonambulismo, as trocas de *alavra* os e </line>
</par>
<par>
<line> lapsos, *tos todo* esses franc*mente da ati*idade subconsciente. </line>
</par>
<par>
<line> T*rmina a explana*ão in*icando que </line>
<line> "*ecalcados, os *tos su*cons*ientes </line>
<line> con**nuam </line>
</par>
<par>
<line> e* latência a *tuar no c*mp**xo </line>
<line> psíq*ico </line>
<line> da no*sa vida, in*luindo conform* * sentido da </line>
</par>
<par>
<line> aquisiçã*" (*ICANÇO, 1933, p.03). Nessa mesma escr*ta, o a*tor con*inua a ex*lanaçã* do </line>
</par>
<par>
<line> **ocess* de psicotera*i*, in*ic**do concepções de outr*s a*tores </line>
<line> ao *eu </line>
<line> us o. J u*t o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> psica*álise fre*diana, o médico situava a Escola de Nancy co* sua prop**ta psicoterapêut*ca </line>
<line> *e autossug*stão, pro*edimen*o de s*bstituição das *dei** pato*êni*as *or id**as sãs. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo </line>
<line> dest* </line>
<line> *erapêutica seria a edu*ação das a*ivid**es su*consci**tes, </line>
<line> *ma espécie de </line>
</par>
<par>
<line> terapêutica **ral. Picanço não d*sco*reu *eta*hes </line>
<line> de tais teorizações, mas apresen*a seus </line>
</par>
<par>
<line> ment**es: Coué, Boud*uin, Mi**, in*ic***o que a comb*naç*o </line>
<line> entre as teorizaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> psicanalíticas da E**ola *e Nan** resul*aria nu*a *sicoterapia com diferente* *stá*ios e </line>
<line> técnicos. </line>
<line> Em referência à obra ** Au*tr*gésil*, reto*n* a f**ar da Psic*ná*ise, *ndica*do *ue </line>
<line> como el*m*nto de *ma te*apêutica é um m**odo pelo q*al o médico *línico pro*ura na alma </line>
<line> do *nfermo *rrancar os afe*os *u os *esejos que estão pertu*bando-o na vi**, aspectos esse* </line>
</par>
<par>
<line> **e </line>
<line> têm suas raízes na *exualid*de. Tem então </line>
<line> um* *oncepção *e *é*o*o de int*r*retaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *egund* a qua* a doutrina de Freu* pod* *onced*r um entendim*nto dinâmico dos fenômenos </line>
</par>
<par>
<line> ps*quicos, onde as ações hum*na* </line>
<line> podem ser </line>
<line> estudadas *ara além ** aspe**o exterior, </line>
</par>
<par>
<line> po*sibilita*do u* acesso *s "razões inti*as d* sua g**e*e, compos*ção * inte*pretação </line>
<line> inti*am" (AUSTREGESILO apud PICANÇ*, 193*b, p.03). </line>
<line> *a persp*ctiva teórica d* artigo de *urand*r Picanço, o *bjetivo da **ic*t*rapi* era </line>
<line> subst*t*ir i*eias *alsas ou *r*adas p*r ou*ras sadias e lógicas, e q*e, pelos m*todos ou meios </line>
</par>
<par>
<line> pelo* quais </line>
<line> ess* p*ática fosse empr**ada, * ter*pêutica </line>
<line> de*eri* ficar *eterminada segu*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gráfico a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 11, p.*96-212, set./out. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. C. J*nior, *. J. B. Dazi*to </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - PI*ANÇO, J. Psicoterapi*. Revis*a Ceará Médico, Ano XII, V**. 11, 19*3, p.03 </line>
</par>
<par>
<line> Fontes pri*árias </line>
</par>
<par>
<line> O autor j*s*ifica q*e, com a análise e ap*ica*ão </line>
<line> dos </line>
<line> vários méto*os de ps*coterapia, </line>
</par>
<par>
<line> verificou-se que </line>
<line> a suges*ionabilidad* * * grande fa*or e*iopatogêni*o dos acidentes </line>
</par>
<par>
<line> psic*n**rótico*, ao </line>
<line> lad* *as atuaç*es e influ*ncia* *a li*ido. Afirm*, ai**a, que a </line>
<line> vi da </line>
</par>
<par>
<line> comum está *nvol*a de influências e de g*ande núm*ro de su*est*es motoras e sensori**s, </line>
<line> c*nsiderando também que o psiquismo se comporta de acordo com essa* estimulações </line>
<line> (*ICANÇO, 1933). </line>
<line> Jurandir c*ntinua seu *exto tecendo um *scl*re*imento de qu* a terapêutica é possível, </line>
<line> pois a vida mental se m*ntém a partir do seu domínio do orgâ**co, em outras pa**vra*, *po*ta </line>
<line> para *m dualismo no qua* o p*iqui**o e*tá comanda*do as rel**ões d* org*n*c*, e es*e f*tor </line>
<line> po*si*i*ita a r*solutividade da psicoterapia (PI*ANÇO, 1933, p.0*). </line>
<line> Um dos a*pectos marc*ntes ness* ponto do arquivo é uma explic*çã* do que chamou </line>
</par>
<par>
<line> d* raz*o pr*n*ip** do </line>
<line> duali*mo *o Conscie*te - Inco*sciente. *alendo ressa*tar que e* </line>
</par>
<par>
<line> momento *n*erior ele men*iona o dualismo *ntre c**sciência e *ubcons*iência, e daqui por </line>
<line> diante a*o*t* que o du*lismo psí*uico se daria entre * *on*cient* e o *n*onsciente. </line>
</par>
<par>
<line> Na obr* em </line>
<line> *nális*, *uran*ir *icanço </line>
<line> *sclarece qu* a do**rina de Freud poss*bilitou </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> no*o sen*ido </line>
<line> * *oncepção da *sicolog*a </line>
<line> *um*na, princ*pa*m*nte a qu* chamou </line>
</par>
<par>
<line> "c*nstitu*ção *ípica d* personalidade, com as </line>
<line> categorias </line>
<line> *e to*alismo de s*ntid* e d* </line>
</par>
<par>
<line> f*nalida*e, *gi*ando-*e no an*agonismo do prazer e da realidade" (PICANÇO, 1933, p.05). </line>
<line> Chamando-* d* mestr* de Viena, *xplana sobr* Freud ad*itir três modalidades de </line>
<line> atos **íquico*, os Cons*ientes, que ***i*m perce*idos pela ra*ão; os S*bconscientes, *ue são </line>
</par>
<par>
<line> mal *ercebidos, mas </line>
<line> que pod*m ser lemb*a*os, os Inconscientes, que s*o repositó*ios d* e </line>
</par>
<par>
<line> influências hereditár*as e d* fat*s p*ssados, recalcados onde a Consciência não </line>
<line> *ercebe </line>
</par>
<par>
<line> (P**AN*O, 1933). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *2, n. 5, art. 11, p.*96-212, *e*./out. 2015 www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *prop*iaç*o Da Psicanáli** Com* Te*apê*tica M*dica </line>
<line> *09 </line>
</par>
<par>
<line> * ain*a com*lementa sua explanaç**, indicando que Freud p*rcebe* que e*sas três </line>
<line> in**âncias n*o co*p**endi*m a verdad* d*s **tos ps*quic** e co*str*iu uma teoria emb*sada </line>
<line> em ou*ros asp*c*os mais *ign*ficativ*s, *lustrando a **ssagem da *r*me*ra t*pica freudiana </line>
<line> para a segund*, p*ss*ge* conce*tual rea*iza*a entre 1915 a 192*. Detalha *sse segu*do </line>
<line> momento, de*crev*nd* que: </line>
<line> O ID seria a pa*te profunda, o repo**tór*o inconsciente das determi*an**s </line>
</par>
<par>
<line> her*ditárias e dos acidentes </line>
<line> *eca**ados, depende dos i*pulsos instinti*os </line>
</par>
<par>
<line> considerad*s amoraes o* irreg*lares. * *GO repres*ntaria de um lad* uma *unção </line>
<line> do I* que ** poz ** contacto com mund* exteri*r, co* percepç*o cons*i*nte e qu* </line>
<line> ***cura adaptar-s* ao princ*pio d* p*aser, *Re**esent* a razão e * sabedoria, ao </line>
<line> contrario do ID que encerra a* paixõe**, (Fre*d). D* *u*ro lado uma parte do *G* </line>
<line> se aperfeiçoaria em grão superior, constituindo o SUPER EGO, ligado tam*ém ao </line>
</par>
<par>
<line> *D *o* poder c**t*olador. S*PE* EG* c*n*tituiria a *ção psíquica resultante O </line>
<line> *da expressão das força* coerci*i*as Moraes, representant*s da autorida*e pa**r*a, </line>
<line> religios* e so*ial* (PICANÇO, 1**3, p.06). </line>
</par>
<par>
<line> * a*tor trabalha o fu**i*n*ment* desses component*s em re*ação aos dese*os, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *ibido, ao *ontrol* do censor, à* manife*tações m*rbidas, obsessões, fobias e aos *cide*tes </line>
</par>
<par>
<line> histéric*s. **talha *ue o objetivo da P*icanálise o c*nhecimento do caráter </line>
<line> do * ndi *í duo </line>
</par>
<par>
<line> frente aos d*sej*s e *eus anel*s tendenciais, e *ue, median*e p*oce*so de inve*ti*aç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> interpretação pode*-se-i* desc*brir a c*u*a das neuroses e psiconeur*ses. Segu*do *ua </line>
<line> de*c*ição, a Psicanál*se servir*a para "investi*ar e i*terpretar os pontos *rincipais dos </line>
</par>
<par>
<line> *omplexos ex*stente* no inconsciente * explic*-los, d*sentran*a-l*s ou t*ansferi-los </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> **ividade </line>
<line> psí*uica p*ra norm*lização co*sciente do equilíbr*o men*al" (PI**NÇO, 1933, </line>
</par>
<par>
<line> p.*6-07). </line>
</par>
<par>
<line> O *utor termina o texto com *nfo*mações qu* e*põem s*a fa*i*ia*idade *om a prática </line>
</par>
<par>
<line> da me*m*, bem como com indic*ção di*eta do uso da psicoterap*a </line>
<line> en*uanto mét*do </line>
</par>
<par>
<line> ter*pêutic* que deve se* empregad* como agen*e para equilí*rio do psiquismo, pois ao </line>
<line> rec*nhecer a *an*ira como a sug*stionabilida*e influencia a psicossexualidade, muito se </line>
</par>
<par>
<line> apre*enta </line>
<line> para a "determinação d*s neuroses e psicoses" (p. 07), *firma ainda que é sabido </line>
</par>
<par>
<line> q*e se deve empre*a* o método sug*s**vo e psicoanalítico n*sses cas*s. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕE* F*NAI* </line>
<line> * partir d* int*resse pr*fissional do médic* Jurandir Pic*nç* em s* *spe*i*l*z** *as </line>
</par>
<par>
<line> doenças do* *ervos, * </line>
<line> p*ática da psico*erapia *omo i*strumento *e *ra**l*o para uma </line>
</par>
<par>
<line> *erapêuti*a *o* prob*emas *en*ais pô*e se ins*rir e* *olo *earense na década ** 1*30. * </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, *. 12, n. *, *rt. **, p.196-212, set./out. *015 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.*r/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. F. C. *únior, L. J. B. Dazia*o </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> *odo co*o *l* em*unhava essa *écnica, aquilo que chamamos d* sua *propriação, ad*tou </line>
<line> u*a perspectiva onde existia uma c*ara co*cepção d* qu* impressões morais pod*am </line>
<line> *nfluenciar o psiqui*mo dos pacien*es mórbidos, a partir da *oa orie*t*ção moral poder-se-ia </line>
</par>
<par>
<line> *estaurar equ*l*brio *aquilo que a me*te deix**a por *er*urbado, e e* se* o </line>
<line> tra*a*ho </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *bj*tivo maior seri* o *e r**ular as f**çõe* *o equilíbrio d* organis*o. </line>
</par>
<par>
<line> C**e aqui d*staca* que a p*icanálise foi utilizada nesse momento como estratégia da </line>
<line> p*ic*ter***a; como *ais um artifício da *r**ica m*d*c* para um* ter*pêutica *os sofrimentos </line>
<line> mentais, e *u* e* ne*hum arquiv* de nossas investigaç**s en*o*tram*s rel*ção da h*stóri* </line>
<line> do médico Jurandir Picanç* e *ma form*liza*ão da forma*ão p*ica*alí*ica. A psicote*ap*a na </line>
</par>
<par>
<line> *écada de </line>
<line> 1*30 esta*a v*nculada a uma e*tratégia médic*-pedagógica d* *unho moral, qu* </line>
</par>
<par>
<line> encontrava nas teorias da psicanálise subsídios p**a interpretar o sofrimento *enta* a p*rtir da </line>
<line> du*lidade, do confl*to e do incon*ciente como p*odutor de desejo. </line>
<line> Assumimos a*nda que e*ta pr*tica em enfoque só pude*se surgir no so** cearense * </line>
<line> par**r de uma con**ção histórica perm*ada de uma cu*tura *ue ac*bava *e se iniciar n*s </line>
<line> *o*des *a ci*ilização mode*na, anc*rando o dis*urso do sujei*o aos so*rimentos do pri*ado e </line>
<line> d* * nt i m o. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> BARROS, *. *. O C*mpo da H*st*ria: es*ecialidades e aborda*ens. Petrópolis: Vozes, </line>
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