<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.196-212, set./out. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.11
</line>
</par><par>
<line>
Apropriação Da Psicanáli*e Como T*rapêutica Médica: A Psicoterapi* E* Fortalez*
</line>
<line>
E m *930
</line>
<line>
Ow**rship Of Psych**nalysis As M*dical Thera*y: Psy*h*therapy I* Fortaleza In **30
</line>
</par><par>
<line>
Do*inaldo de *rei*as Cin*r* Junior
</line>
<line>
*estrando em Psicolo*ia *ela Universida** *e Fortale*a
</line>
<line>
Professor da F*culdade V*le do Salgad*
</line>
<line>
E-mail: dorinaldo*r@g*ail.com
</line>
<line>
Leonard* José Barr*ir* Danziat*
</line>
<line>
*outor e* So*iologia pel* U**versida*e Federal do Cear*
</line>
<line>
P*ofessor d* Universida*e de Fortaleza
</line>
<line>
E-ma*l: le*nardodanzia*o@gm*il.*om
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Dor*na*d* de Freita* Cin*ra Junior
</line>
<line>
Ende*eço: Rua A, nº88, Parque Dois Irmão*, CEP: 60743-262, Fo*t*l*z*/CE, *rasi*.
</line>
<line>
End**eço: Leonardo Jos* B*rrei*a Danziato
</line>
<line>
*ndereço: **. W*shington Soares, 1321, Ed*on Que*r*z, CEP 60.81*-*0*, For*aleza/CE, *rasil
</line>
<line>
Edit**a-chefe: D*a. Marle*e Araújo d* Carv*lho/Facul*ade Sant* Agost*nho
</line>
<line>
Artig* *ecebido e* 11/07/2015. Últi*a ve*s*o recebida em 05/08/20*5. *provad* em 06/08/**15.
</line>
</par><par>
<line>
Ava*iado pelo sistema Tri*le Rev**w: a) Desk Review pela Edito*a-Chefe; b) *ouble Blind e
</line>
<line>
Review (aval*ação c*g* por dois a*aliadore* da á*e*).
</line>
<line>
Rev*são: Gramatic*l, Normativa e de Forma*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Apoi* e Fi*a*ciame*to: Fundação Cearens* de Apoio ao *es**volvim*nto Ci*ntífi*o *
</line>
</par><par>
</page><line>
Tecn*lógico
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropriaç*o Da *sicanálise Com* Terapêutica Méd*c*
</line>
<line>
*97
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O es*opo do prese*te e*tudo versa s*bre a aprop*iação da Psicoterapia na déc*da *e 1*30 em
</line>
<line>
Fortaleza, traça como ob*etivo *omp*eender como se deu a inserç*o da psican*lis* nas
</line>
<line>
práti*as médicas em Fortaleza, antes *os movime**os de institucionalização no *n**io *o
</line>
</par><par>
<line>
século **,
</line>
<line>
e, pa*a
</line>
<line>
i*s*,*presenta * conce*ção do mé*ico
</line>
<line>
Jurandi* P*canço a *espeito da
</line>
</par><par>
<line>
psicoterapia
</line>
<line>
*i*n*ífica com ên*ase ao uso da psi*a**l*s* *omo método in*estigativo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
ad*ec*ment*s mentai*. É constru*do a
</line>
<line>
par*ir
</line>
<line>
de uma pesquisa historiográfica de
</line>
<line>
**nho
</line>
</par><par>
<line>
arquivista, *xecutada nos periódicos *a *evista C*ará Médic* a*ó* análise do acervo de 1914
</line>
<line>
a 196*. Utiliza *i*da da análise do disc*rso par* i*terpretação dos dados da *esq*isa. Como
</line>
<line>
re*ul*ados, apres*ntamos um a*tigo de *9*3, c**o co*t*ú** expõe o *so d* p**cot*rap*a *omo
</line>
<line>
u*a prá*ica médica *e **rapêut*ca par* as doen**s *ervosas. A p*rspectiva que sustenta e*ta
</line>
</par><par>
<line>
prática reside
</line>
<line>
no trabalho que, e* sua
</line>
<line>
práxis, visa sugerir mor*lmente
</line>
<line>
um equilíbrio mental
</line>
</par><par>
<line>
que r*solva * conflito psíquico qu* atinge a v*da i*terna. *o*clui-*e ainda que o modo como a
</line>
<line>
**ica*álise se fe* presente nes*e recorte diz respeito a um uso das idei** psicanalíticas e*
</line>
<line>
prol de uma técnica m*dica, e *or isso, se destina * um outro objetivo, perpassado *elo car*ter
</line>
<line>
*e uma medicina pedagóg*ca e de t*rapêutica *a moral.
</line>
<line>
Pal*vras-*have: *sicot*rapia. Historiografia. *aberes psi. Fortale*a. P*icanálise.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
The scope of th*s study conc*rns the approp*iation of psyc*otherapy in the 193* *n Fortaleza,
</line>
</par><par>
<line>
p*rt of the
</line>
<line>
goal *o identify how psycho*n*lysis *a* present in the treatm*nt of nerv*us
</line>
</par><par>
<line>
diseases at the *egi*n**g of the 20th cen*ury in *ortaleza, *nd pres*nts the concept of doct*r
</line>
<line>
J*r*ndi* Shrike re*arding scientif*c p*ycho*herapy with *n e*phas*s on the u*e o*
</line>
</par><par>
<line>
psychoanalysi* *s invest**ative method o* m*ntal adoec*men*os. ** is
</line>
<line>
constructed f*o*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
historiographic surve* of Archivis*, performed on *he Journ*ls Ceará Do*to*s, af*er exa*ining
</line>
<line>
the bod* of 191* to 1960. Uses the dis*ours* an*lys*s to interpr*tation *f res*a*ch data. As a
</line>
<line>
r*s*lt *n*rodu*ing an art*cle of 193* which i* its conte*t exposes the use gives *sychother*py
</line>
<line>
as a me*ical practice of thera** for nervous *iseases. *he prospect that sustains this prac*ice
</line>
<line>
lies in *he wor*, *n h*s praxis, visa s*ggest m***lly a m*ntal bal*nce that resolves *he ps*c*ic
</line>
<line>
conf*i*t t*at r*ache* t*e inner life. Concludes that the w*y psychoanaly**s was present in t*is
</line>
<line>
clipping, *onc*rns a u** o* Psychoana*ytical id*as in favor of a m*di*al technique, and
</line>
</par><par>
<line>
therefor* int*nded fo* another
</line>
<line>
goa*, before us b* *he char*cter of a *edago*ical and
</line>
</par><par>
<line>
therapeutic medicine *f mora**ty.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: *istor*o***p*y. *nowi*g *si. For*aleza. Psych*ana*ys**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 11, p.196-212, set./ou*. 20*5
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. C. J*nior, L. J. B. Daz*ato
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
E*t* es*udo *merge de um *ec*rte *o **abalho de diss*r*ação intitulado A In*erção da
</line>
<line>
Psicanális* em *o*taleza *o In*cio do Séc**o X*: C*rculação e *p*opriação da Psica*áli**
</line>
</par><par>
<line>
***os Médi*os Cearenses. Nesse enf*que, destina-se a
</line>
<line>
explorar informações **bre o uso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**i*oterap*a médica *om* ins*r**ento d* i*serção ** psicanáli*e
</line>
<line>
na capital cearense, *inda
</line>
</par><par>
<line>
nas pr**ei*a*
</line>
<line>
déc*das do século XX. Te* como enfo*ue te*rico metodo**gico uma
</line>
</par><par>
<line>
apr*ciação hist*rica aos sa*ere* e c*l*ur*s psi, e contribu* *i*etamente para * v**orizaç*o da
</line>
<line>
h*stó*ia do Ce*rá at**v*s das obras **cuper**as nos arquivos médi*os da ci*ad*, a saber, em
</line>
<line>
*eriódicos da Re*ista Ceará *édico, buril*n*o a*nda *ma influ*ncia *essas prátic** e* *eio
</line>
<line>
ao d*senvolvimento da *sican*lis* e da Psicot*rapia *o *sp**o nac*onal.
</line>
<line>
O primeiro traba*ho q*e trata da hist*r*a da *sica**lise foi es*rito h* *ouco **is de
</line>
<line>
cem *n*s p*l* criador da Psicanál*se, Sigmund Freud. * *e*erid* te*to f*i i*titulado "A
</line>
<line>
h*st*ri* do mov*men** *sicanal*tico", sendo *ata*o do ano de 1914. Nesta ocasião, o autor
</line>
<line>
defende a e*istê*cia de sua teoria, visando est*belecer os postulado* da Psicanálise em
</line>
<line>
det*imento d* outros saberes, os *ua** não se v*n*ulava* à mesma *rodução, * sa*e*, a *eori*
</line>
<line>
de Adler * de J*n*, resp*ctivamente a Psi*ologia indivi*ual e * *sico**g*a an**ítica (F*E*D,
</line>
<line>
1996).
</line>
<line>
D*sse modo, Freud de*in*ou a *is*ória *o d*senvolvimento da Psicanálise d*sde **
</line>
<line>
p*imórdios pré-an*l*ticos. Par* *sso, o autor divid* o trabalho e* três sessões: a p**meira p*rt*
</line>
</par><par>
<line>
t*ata d* períod*
</line>
<line>
em *u* ele pró*rio foi
</line>
<line>
à única pes*oa inte**ssada, p**íodo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Splendid*s*lation, é*oca que per*eou aprox*ma*amente at* 1902. A
</line>
<line>
se*unda *a*t*
</line>
</par><par>
<line>
corresp*nde à época *m que * Psicanálise começou a se este*der a círcul*s m*is a*plo*, que,
</line>
</par><par>
<line>
segun*o regi*tros *istóricos, estende-se até 1910. Na
</line>
<line>
te*c*ira seção, são *pontados
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
cami*hos
</line>
<line>
tr**hado*
</line>
<line>
pelos dissiden*es A*ler e J**g, além de se
</line>
<line>
atribu*r ên*ase a as**ctos
</line>
</par><par>
<line>
fundam*ntais pelo* quais as produ*õ*s destes se a*ast*r** das desc*bertas da Psicaná*ise
</line>
<line>
(FREUD, 1*96).
</line>
<line>
Ne*te *esm* ano, no contex*o br**ile*ro, Antônio Aust*egésil*1 ori*nta a p*i**ira
</line>
</par><par>
<line>
tese de doutoramento em medicina (concl*são do
</line>
<line>
cur*o de medi*ina),
</line>
<line>
p*blicada e* l*ngu*
</line>
</par><par>
<line>
portugue*a, cuja t*má*ica e**ecí*ica diz resp*ito à *si**nális*, e *em como au*or *enserico de
</line>
<line>
Souza Pinto, médico cearense natu**l *a cidade d* S*bral. * presente tese foi d*fendida em
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Na*ional de Medicina, esc*itor de divers*s livros *e divulgação * aconselh*mento, pe*meados **la teoria
</line>
<line>
psica*alí*ica.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, ar*. 11, p.196-212, s*t./out. 2**5 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropriação Da Psicanális* *omo T*rap*uti*a Médica
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
26 de dezembro de *914, e r*cebeu como título "Da Psychanalyse: a *exu*li*ade
</line>
<line>
*a s
</line>
</par><par>
<line>
n*uroses", n* Faculdade Nacio**l de M***cina, ob*a que marca a e**rg*ncia da psic*nálise
</line>
</par><par>
<line>
no Br*sil, especialme*te no campo médi*o
</line>
<line>
(CASTRO, 20*1; DAN*IATO, 2000; JACÓ-
</line>
</par><par>
<line>
*ILELA, 201*; OLI*EIRA, 2002b).
</line>
</par><par>
<line>
G*nserico Pi*to é apontado pe*as pesqu*sas *obre a história dos s*beres p*i n* *ra*il
</line>
<line>
como *éd*co que realiz*u o p*imeiro tratamento **icanalítico na Amer*ca *atina. Tem em
</line>
<line>
sua obra o re*istro *e cinco a*en*imentos clíni*os *e acordo com os princípios psica*alíti*os
</line>
<line>
(D*N*ER, 20**; MARCH*N, *00*). Informação **sa que contrapõe a afi*ma*iva contida
</line>
</par><par>
<line>
nos estud*s *e Sagawa (2000) ao dispo* *u* o* primeiro* *édico* interessados
</line>
<line>
*el*
</line>
</par><par>
<line>
Psicaná*ise no Bras*l se i*teressaram apenas em cunho teórico especulativo.
</line>
</par><par>
<line>
Ao lo*go *esse* 100 an*s, *e tempos *m t*mpos psicanalist*s, histo**adores, médicos,
</line>
</par><par>
<line>
a*t*stas e *utros intere*sados rese*varam *arte de s*as
</line>
<line>
atividades e se
</line>
<line>
*edi*a*am * contar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
his*ó*ia da psi*análise, incluindo qu*stões sobre seu desenvo*vi*ent*, ru*turas,
</line>
<line>
evol*ções,
</line>
</par><par>
<line>
faze*es, co*pus teórico e modos de *per*r.
</line>
</par><par>
<line>
Mokrejs (1993) nos a*on*a que a par*ir *os anos vinte já se destaca*am vár*os médicos
</line>
<line>
brasileiros, especialm*nte da psiquia*r*a, q*e eram conhecedo*es *os temas f*eu*ianos.
</line>
</par><par>
<line>
Afirma a*nda
</line>
<line>
q** o**cialmente a história da psi*análise é conta*a a partir da fundação das
</line>
</par><par>
<line>
Socie*ad*s, por con*equência
</line>
<line>
de um processo que gara*ta que o* int*ressad**
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
psicaná*i*e só est*ja* apt*s a funções *línica* s* ti*ess*m sido submetido* a uma
</line>
<line>
análise
</line>
</par><par>
<line>
re*lizada por um profissiona* c*ede*ciado. M*men*o est* que só po*e aconte*e* por essas
</line>
</par><par>
<line>
circunstâncias a part*r d* d*is c*minhos, a vinda d* profissiona*s d* e*te*ior *u a s**da
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
país em b*sca *e formação.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar d*sso, nossa
</line>
<line>
escolha de pes**isa nos le*a a permitir em*rei*** uma
</line>
</par><par>
<line>
inve*ti*ação da história da *sicaná*ise
</line>
<line>
nos mom*nto* que *nt*cedera* esta *ficialização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
m*vimento psicanalít*co, e par* isso d*slocamos nossa pesqu*sa ao não oficial, aos "buracos"
</line>
<line>
*xistente* nos trabalhos his*oriográfico*, pri*cip*lme*te pela qua**idade de infor*ações
</line>
<line>
contidas nos regi*tros histó**cos *e cada es*ado do Bras*l. U*ilizan*o das pa*avras de Oliveira
</line>
<line>
(20*2a, p. 148): "como sem*re aco*t**e, f*ram *s lim**es da história of*cia* *ue contribuíram
</line>
<line>
para a elaboração de *utros trabalhos hi*toriográfi*os".
</line>
<line>
Aprovei*ando-nos dess* a*ontament*, segu**os na i*e*a de qu* uma história deve ser
</line>
<line>
ap*e*e****a a pa*tir dos primeiros m*viment*s d* incorporação das i*eias *e*os precursores.
</line>
</par><par>
<line>
Por isso e*ca*inhamos, *nt**, uma
</line>
<line>
*esquisa dos saberes méd*co-ps*c*lógicos, pois nesses
</line>
</par><par>
<line>
a*os, lei*uras, *equenas
</line>
<line>
con*e*ên**as e t*mid*s práticas a partir da psicanálise com
</line>
<line>
*acie*tes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 12, n. 5, art. 11, p.19*-*12, *et./out. 2015
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. C. Júnior, L. J. B. Daziato
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
no **sso país já teríamos um regis*r* de m*mória *ignificativo para empr*ender est*dos e
</line>
<line>
impulsionar u** escrita so*re a história da Psicanálise.
</line>
<line>
Apoiand*-nos nas ideias de Berger (19*0), afirmamos que, com efei*o, a psicanálise
</line>
</par><par>
<line>
afetou *ignif*cativamente * f*r** *om a *ual * socieda*e
</line>
<line>
passou
</line>
<line>
a interpretar a vida
</line>
</par><par>
<line>
cotidiana, determin*nd* um novo olhar para a sex*al*dade, para as relações entre o* *asais, o*
</line>
<line>
***m* para a *d*caç*o infantil. Te**os própri*s das id*ias psi*an*líticas foram *ncorporados
</line>
<line>
às express*es cot*di*nas comuns, tais c*mo repre*s*o, nega*ão, desejo e inco*sciente. E esse
</line>
</par><par>
<line>
aspecto se
</line>
<line>
justifica
</line>
<line>
p*la tr*nsfo*mação *a ps*canálise em
</line>
<line>
*m fenôme*o c*ltural que
</line>
</par><par>
<line>
estabele*e uma relação de compreen*ão d* *xperiência *uma*a, est*be*e*e*do a*s*m
</line>
<line>
"o
</line>
</par><par>
<line>
nasciment* de um modelo p**cológ*co c**a influênci* sobre soc*edade vai muito *lém de a
</line>
<line>
*eu pró*rio núcleo institucional" (B*R**R, 1980, p. 12).
</line>
<line>
* REFER*NCIAL TE*RICO
</line>
<line>
*o*amos por enfoque o período pr*-in***tucionalização da P*icanálise em Fortal*z*
</line>
</par><par>
<line>
por cont* de
</line>
<line>
uma c*rênci* d* *ce*vos sobr* essa re*epção no iníc*o do s***lo XX. Po*
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, podemos de*tacar qu* os estudos atua*s, publ*c**os
</line>
<line>
até a presente *ata, mo*t*am
</line>
</par><par>
<line>
que a Psicaná*ise em F*rtaleza t*m suas primeiras i*eias e difusores a partir do *im da década
</line>
</par><par>
<line>
de 50 -
</line>
<line>
1957/1958 (D*NZIATO, 2000, p.69). *m nosso* avanço* de p*squisa, podemo*
</line>
</par><par>
<line>
adia*t*r fortes *ndícios de que a inser*ã* das ide*as ps*ca*alíticas em Fort*leza aconteceu na
</line>
<line>
d*cada d* 1930, a pa*ti* da clínica médica do Dr. *urandir *ican*o, * que seu m*vimen*o de
</line>
<line>
*ecepção nessa cidade a*o*te*eu a parti* do in*eress* de médicos cearenses pel*s d*enças dos
</line>
<line>
ne*v*s e a p*icoter*pi*.
</line>
<line>
Nos *rimeiros resultad*s desta pesquisa c*nseguimos apr*sentar document*s que
</line>
<line>
marcam, at*a*és das fontes pr*márias, uma e*cri*a sobre a pr*tica ** uso da psicanálise em
</line>
</par><par>
<line>
For*aleza e em
</line>
<line>
c*dades **rcun*izinhas
</line>
<line>
no int*rior do estado *o Ceará, inaugurando escritos
</line>
</par><par>
<line>
teó*icos e práticas *rofissionais sobre a terapêutica da psicote**pia **dica com base na teoria
</line>
<line>
*re**iana. *ale ressaltar que esta informação corresponde ao uso da Psicanális* de*t*o de *m
</line>
</par><par>
<line>
fazer
</line>
<line>
médico *ã* retratan*o as*im uma prática de
</line>
<line>
um psicanalista *ue passou por
</line>
<line>
algum
</line>
</par><par>
<line>
percurso d* forma*ã*. C*mumente se *ti*iza o termo psicaná*ise selvage* *ara retr*t*r essa
</line>
<line>
util*zaçã* (*REUD, 2006; DANZIATO, 2*0*; FACCHINETTI, 2012).
</line>
<line>
Vale sa*ien*ar que antes da existência *as "So*iedade*" a divul*ação dos temas
</line>
</par><par>
<line>
psicanalíticos trazia as marcas da
</line>
<line>
espontaneidade
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*s tendências pesso*is de se*s a*ores,
</line>
</par><par>
</page><line>
n*m* *ni*iat*va de apresentar ideias inéditas *ue, mu*tas vezes, e*tra*ol*v*m os objetivos do
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 1*, n. 5, *rt. 11, *.*96-*12, set./out. 201* www4.**anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*ropri*ção Da Psicanálise Com* T**apêutica Médica
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
p*óprio Freu* (MOKREJS, 1933). Utilizarem*s a *xp*essão ideias psicanal*ticas
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
aquelas qu* dizem respeito ao pensamento d* Freu* e seus *esc*ndentes. Como **mbém nos
</line>
</par><par>
<line>
*til*zaremos da nom*nclatura precu*sores para os
</line>
<line>
*gentes *ue parti**param
</line>
<line>
na a*tecedência
</line>
</par><par>
<line>
da funda*ão da* so*i*dade* e d*
</line>
<line>
expressão pionei*os para **enti*icar
</line>
<line>
os **entes que
</line>
</par><par>
<line>
difun*ir*m
</line>
<line>
as *ri*eira* ide*as p*icanalít*cas * partir de leit*ra e *nterpretação *ró*ria
</line>
</par><par>
<line>
(FIGUEIRA et *l., 1985; MOK*EJS, 1993; SAGA*A, *008).
</line>
<line>
A difusão d*s ideias psicanalí*icas n* Brasil e no Cear* se fez por profissio**is
</line>
</par><par>
<line>
isol*dos d* *rea médica, * o int*res*e dess*s pela
</line>
<line>
psic*nál*se o* levou a textos origi*a*s
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*rad**idos, *e
</line>
<line>
a*ord* com as nece*sid*des de **da
</line>
<line>
um. A* obras sobre * assun*o se
</line>
</par><par>
<line>
c*n**ntravam princip***ente *a terapêu**ca e em ques*ões de domínio públ*co,
</line>
<line>
pri*ci*a*mente l*g**as à quest*o da higie*e mental e a* eugenismo.
</line>
<line>
Segundo Mokrejs (1*89, 199*), essas ide**s come*ar*m a ser divulgadas e* um
</line>
<line>
pr*meir* momento com c*rá*er descritivo e ex*licativo, aliadas * *ma ênfase na terapê*tica e
</line>
</par><par>
<line>
na *oral. A*onteciam *rincipalmente *os ensinamento* *as Cátedras
</line>
<line>
do* Curs*s
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Med*c*n*, *os t*xto* ** caráter acadêmi*o e em alguns momentos di**gidas ao públic* leigo.
</line>
<line>
As idei*s psicana*íticas *oram mais be* preservadas quando se ar*iculavam com * *erspectiva
</line>
</par><par>
<line>
clínica, co*o método de investigação
</line>
<line>
*ien**fica co* fins terapêuticos, s*frendo uma
</line>
</par><par>
<line>
significati*a descaracteri*açã* ao ente*dê-la
</line>
<line>
com objeti*o *
</line>
<line>
*e interpret*ção do social,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
moral * do pedagógico.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentido, observamos ainda
</line>
<line>
qu* a *mergência da ps*canálise se e**a*el*ce
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
**asil em uma relação co* o s*cial, que acaba de se inicia* nos m*ldes da indu*triali*a*ão,
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
expressiva mudança do p*rf*l da intelect*al*d*de nacion*l (SALES, 2012), e **e ness*
</line>
</par><par>
<line>
*o*o se permite a *iferenciação entre o
</line>
<line>
púb*i*o e o *rivad*,
</line>
<line>
*specto que, quando
</line>
</par><par>
<line>
experimenta*o pe*os mem*ros d* uma so**e*ade, constrói uma possível organizaçã* d* forma
</line>
</par><par>
<line>
com* se exp*r*menta vi*a *otidiana, *
</line>
<line>
bem como nas *aracterí*ticas de u*a inteligência
</line>
</par><par>
<line>
nacio*al
</line>
<line>
q** **sca ente*der e interpr*tar *ss* fenômeno com base
</line>
<line>
em a*gum mo**lo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sustentação, ao que Berg*r descreve como "O sucesso **stóric* das ide**s *ã* se
</line>
<line>
dá em
</line>
</par><par>
<line>
virtu*e de sua v*rdade, *a* em *i*tude de s** relação com os p*oc*ssos soc*ais específicos"
</line>
<line>
(1980, p. 16).
</line>
<line>
A pa*tir *os res*l*ad*s iniciais, torna-*e *ossível ap*esentar rele**ntes co*sideraç*** a
</line>
</par><par>
<line>
respeito da *i**óri* *a ps*canálise
</line>
<line>
no Cear*,
</line>
<line>
es*ecificamen*e nas
</line>
<line>
três prim*iras
</line>
<line>
décadas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
século XX. A **álise d*s*es d*do*, a partir das fontes secundár*as, também nos possibilita
</line>
<line>
enten*e* como esse* atos funda*tes interagem *om a históri* *o surgimento da *sicanálise em
</line>
<line>
Re*. FS*, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 11, p.196-212, set./ou*. 2*15 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. C. Júnio*, L. J. B. Da*iato
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
todo o *a**, e em meio aos mo*im*ntos p**c*nalítico* mundiai*, já nas prim*iras dé**das *o
</line>
<line>
*éculo XX.
</line>
<line>
Em no*sa d*li*itação, tomamos com* *bjetivo geral com*reender como se d*u a
</line>
</par><par>
<line>
inserção d* psican*li*e nas prátic*s méd*cas em Fortaleza *nt*s dos movimentos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
instituc*onaliz*ção no início do século XX. Para isso, partimos d* al*um*s perguntas
</line>
<line>
disparadoras, construídas apó* um aprofun*amento ** revisão de literatura: De q*e m*neira a
</line>
</par><par>
<line>
psican*l*se se *ez *resente
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
tratam*nto das doenç*s *ervosas n* *níci* do século X* em
</line>
</par><par>
<line>
Fortale*a?
</line>
</par><par>
<line>
*ale re*sal*ar que neste trab*lho não des*nvolveremo* um h*stórico minucioso sobre o
</line>
<line>
surgimento da *sic*nálise, pois encontramos um número signific*tivo de ob*a* que disc*r*em
</line>
<line>
sobre * tema. Faremos *ma delimit**ão ao rec*r*e his*órico que nos *nteressa par* respond*r
</line>
<line>
a nossas perguntas nortea*oras, visando cont*mpl*r o* objetivos dessa inv*stigaç*o. P*ra *ss*,
</line>
</par><par>
<line>
identificaremos os autores,
</line>
<line>
*s *rá*icas e os *egistros que se tornam *ele*ant*s *ara essa
</line>
</par><par>
<line>
expl*ra*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Em nos*a const**ção, part*m*s também da i*eia de que nossas font** primárias,
</line>
<line>
m*terial que pas*a por e*sa i*vestigação histórica, têm *u* orige* em u* processo dial*tic*
</line>
</par><par>
<line>
que aponta ao
</line>
<line>
*ovime**o de *r***ção e *ece*ç*o de i*eias psicológica*. Funda*entamos
</line>
</par><par>
<line>
esses pressupostos a partir da inte*pret*çã* daquilo que Dag*al(2004) *ropõe a* uti*iz*r-se da
</line>
<line>
estética da re*epção *o campo da historiografia das ideias ps*cológicas.
</line>
<line>
Para este autor, ao an*lisa**os o material literário (o texto) *emos um objeto de
</line>
</par><par>
<line>
investigação que aponta para três
</line>
<line>
*atores, um auto*, uma ob*a e u* públ**o. F*tor** que
</line>
</par><par>
<line>
pass*m por um mo*imento dialético que deve ser entendido a partir do conce*to de recepçã*,
</line>
</par><par>
<line>
*ue de*e ser entendid* no sentido de acogida
</line>
<line>
ou apropiac*ón int**câmbio. A qu*stão *
</line>
</par><par>
<line>
princ**al qu* fundamenta perspe*tiva a
</line>
<line>
de anál*se a partir
</line>
<line>
desses conceitos b***zadores
</line>
<line>
tra**
</line>
</par><par>
<line>
de entendermos que ao empr*i*ar uma *nvestig*çã* na história dos saberes *si temos que
</line>
<line>
permitir em nossa int*rpretaçã* dos a**ntecimentos do *assado um resgate da maneira com*
</line>
</par><par>
<line>
os agentes *e apropriaram
</line>
<line>
de fo*ma ativa e trans*or**ram aquilo que *eceberam dos seus
</line>
</par><par>
<line>
mes*res, a p*rtir *e um pe*samento que revela uma c*l*ura nacional, além de u*a apropriação
</line>
<line>
individual (DAG*AL, *004).
</line>
</par><par>
<line>
Dagfal (2*04) nos a*onta ainda
</line>
<line>
um parale*o e**re a tríad* Ob*a-Autor-Púb*ico e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*deia de Mensagem-Emissor-R*c*pt*r da te*ri* da comunica*ão, aborda ainda qu*, *uan*o
</line>
<line>
*m público r*ceb* uma obra, é ig*al à recepção de uma me*sag*m, produz-se
</line>
</par><par>
<line>
in*ubita*e*mente uma resposta, em*ora *ossa ser apenas
</line>
<line>
um silêncio, o
</line>
<line>
a*tor p*r s*a vez
</line>
</par><par>
</page><line>
pos*ciona-se com* emissor e o púb*ic* com* receptor. P*ré*, n*sses *ois últimos pontos há
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*sin*, v. 12, n. *, a*t. 11, p.19*-212, set./out. 2*15 www4.fs*net.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apro**iação Da Psica*álise Como Terapêu*ica Médica
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
u** possibilidade de romper *om o que e**á estabel*c*do *a mensa*e*/obr* e as normas
</line>
<line>
pode* ser reestabelecidas, criar ativament* uma *ova mensagem, como exem*** pod*mos
</line>
</par><par>
<line>
v*sualizar esse
</line>
<line>
c*n*ei*o aplicar-se na brincadeira infantil de telef*n* sem fio. Esse aspecto
</line>
</par><par>
<line>
esclar*ce algo que p*de pa*ece* simples, porém tem um valo* funda*enta* para a fu*ção at*va
</line>
</par><par>
<line>
dos suje*tos ** rece*erem
</line>
<line>
um *a*er,
</line>
<line>
*m* teóri*a, uma *ráti*a, trata da maneira como *
</line>
</par><par>
<line>
*ecept*r *ransforma-se *m produt*r.
</line>
<line>
Ainda dest* autor, util*zamos o conceito de campo, q*e pode s*r de*inido co*o um
</line>
</par><par>
<line>
es*aç* de caract*rísticas e regr*s que constituem um si*tema *e relaç*es
</line>
<line>
no tocante às
</line>
</par><par>
<line>
*osições adquiridas. Esse *specto **ntri*ui p*ra entendermos d* *ue lugar as ideias, textos e
</line>
</par><par>
<line>
prát*cas sã* c*nstruídos e
</line>
<line>
defendidos **r autores, gru*os e instituições, seguindo suas
</line>
</par><par>
<line>
palavras:
</line>
</par><par>
<line>
a*licada a la **stória de la ps*co**gia, permite pens*r el carácter e*p*cí*ic* *e l*s
</line>
<line>
ide*as y *asp*áctica* de la **sciplina, *i* po* ello perder de *is*a la*imensión soc*al,
</line>
<line>
cuyaeficacia, sin emba*go, resulta m*diati*ada por la ló*i*a de las *elaciones
</line>
<line>
delpro*i* campo (DAGFAL, 2004, p. 1*).
</line>
<line>
P*ocuram*s então in*estigar a *sica**lis* co* uma *p**ciação histórica, *bservando
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
prob*emas e os risc*s de nos *erdermos n**a descaracterização das s*ngul*rida*es
</line>
</par><par>
<line>
teó*icas, *uestões éticas e di*c*rsivas, no int**to de aprec*ar *m um outro lug*r qu* n*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p**priam*nte
</line>
<line>
psicanalítico, confessamos *sse risco ao t*ilhar *s*e *aminho por meio *a
</line>
</par><par>
<line>
ci**ci* (DANZIATO, 2000).
</line>
<line>
Partimos do enten*imento de que mes*o nos momentos e* *ue Fre*d escreve su*s
</line>
</par><par>
<line>
h*stórias, ele nã* faz c*mo um hi*toriador, ele emp*ei*a uma escrita í*par q** env*lve o
</line>
<line>
rom*nce, suspe*se, de**riç*o e inquietação *os seus casos c**nicos, este *stilo diz muito sobre
</line>
</par><par>
<line>
o valor d*
</line>
<line>
defes*
</line>
<line>
de *ua te*ria e
</line>
<line>
da sua *apa*idade de aut*ria. Na sua
</line>
<line>
es*rita e produção,
</line>
</par><par>
<line>
Fr*ud é apon*ado
</line>
<line>
co*o ú**co autor contemp*râ**o que *esarruma que o* *istoriadore*
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pensam estar arrum*do. Foi
</line>
<line>
*m autor c*paz de criar *itos e his*órias com *unções teór*cas.
</line>
</par><par>
<line>
F*uc*ult, L*can, Cer*eau * *utr*s *ra*des
</line>
<line>
teóri*os c*nferem essa p*sição ao criador
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
psicanálise, como um a*tor q*e evidencia um novo movimento *as c***cias humanas, *apaz
</line>
</par><par>
<line>
de ser referência para as
</line>
<line>
produções de saberes posteri*res (CERTEAU, *992; M*RAES;
</line>
</par><par>
<line>
*A*CI*ENTO, 2002; CAMA*GO, 2013).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter**ina, v. 1*, n. 5, art. *1, p.19*-212, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. C. Júnior, L. J. B. Daziato
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
3 ME*ODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A *ar*ir da execução metodo*ógica deste t*aba*ho co*pomos uma escrita *u* em sua
</line>
<line>
narrativa test*munh*, a partir da h*storiografi*, *ma ação que busca apresent** a hi*tória dos
</line>
</par><par>
<line>
e*ent*s, movime*tos contex*os das nossas f*n*es. Noss* es*rita está serv*ço d*
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*m *
</line>
</par><par>
<line>
hi*tória que a*re possib*li*ade* de alc*nç*r/*ecuperar os modos de inserção da Psic*ná**se e*
</line>
<line>
F*rtaleza durante *s primeir*s décad*s do século XX no período pré-institucionali*ação.
</line>
<line>
Como recorte d* um trabalho mais a*plo, escolh*m*s pa*a * composição des** tex*o a
</line>
<line>
*nál*se de um artig* con*ido nos **riódic** d* revista Ceará Médico, e para isso justificamos
</line>
<line>
a esco**a desse obj*to de *nvesti*ação, pois, segu*do Luca (20*5), a *esq**sa em rev*sta e em
</line>
<line>
p**iódicos exige que o pesquisa*or trabalhe com aq*ilo que se torna notí*ia, c*m *s aspect*s
</line>
</par><par>
<line>
que envolvem
</line>
<line>
diretamente a p**c*pção d* quai* *otivos ou *uest*es levaram
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
or***iz*dores d* im*rensa *m
</line>
<line>
apresentar/p*blic** tais
</line>
<line>
con*eúdos. Deve-se i*ent**ica* a *ue
</line>
</par><par>
<line>
p*blico as informações deverão alc*nça*, e a* an*lisar
</line>
<line>
c**a **r* tentar
</line>
<line>
expor a im*ortância
</line>
</par><par>
<line>
das ref*r***s *n*ormaçõ*s, a part*r de uma análise da c*rculação e co*su*o desse material.
</line>
</par><par>
<line>
Para esta análi*e, utilizaremos
</line>
<line>
dos n*ssos recursos p*r* id*ntificar e co*preender
</line>
</par><par>
<line>
apontam*ntos sobre d* que mo*o esse mat**ial está sendo *i*trib*ído, *uem são os s**s
</line>
<line>
*eitores, com* e por quem e*tá s*n*o l*do, onde e d* *ue form* é produz*do * consumido es*e
</line>
</par><par>
<line>
produt*? Per*unt*s que por *ezes ficam em
</line>
<line>
aberto, cabe*do-nos apen*s
</line>
<line>
apresentar
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
*entati*a de resposta (C*ARTIE*, 2002; M*SS*NI, *010). Ao *azermos **sa
</line>
<line>
análi*e
</line>
</par><par>
<line>
tomando a i*prensa
</line>
<line>
como fonte de pes*ui*a, reconh*cemos
</line>
<line>
*ue alé* de f*nte os arq*ivo*
</line>
</par><par>
<line>
tornam-se o*jet*
</line>
<line>
de pe*q*isa *i**or*ográ*i**, poi* apontam
</line>
<line>
p**a u* entendimento de com*
</line>
</par><par>
<line>
c*rculou e ** que mo*o foi a**opriada por seus lei*ores, conce*tos chave p*ra entendermos *
</line>
<line>
rec**ção do saber no campo da história, pri*ci**lmente em se tra*ando d* uma hist*ria de um
</line>
<line>
sab*r do campo psi (DAGFAL, 2004; **C*, 2005).
</line>
<line>
Para *nálise desse *aterial utili*ou-se a *nálise do discurso, v*sando c*n*emp*ar
</line>
</par><par>
<line>
simultaneamente trê* dim*nsõe* fundame*tais: * int*atex*o, que correspond*
</line>
<line>
aos
</line>
<line>
aspectos
</line>
</par><par>
<line>
i*tern*s do texto, imp*i*a a a*aliação do te*to *omo objeto de si*nific**ã*; * intertexto, que
</line>
<line>
diz *espeito ao relaci*name*to do *exto com os outros text*s; e o c*ntexto, que correspond* à
</line>
<line>
relação do text* c*m a realida*e qu* o prod*ziu * que o env*lve. Para a *efinição de Barro*
</line>
<line>
(2004):
</line>
<line>
Todo texto é produz*do em *m lugar que é defi*ido não apenas por um *utor, pelo
</line>
<line>
se* e*tilo e p*la hi*tória de *ida de*te autor, mas p*incipa*mente po* uma sociedade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, *. 12, n. 5, art. 11, p.196-2*2, set./out. 2015
</line>
<line>
w**4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropriação Da Psi*anál*se C*mo Terapêutica Médica
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
que o envolve, pelas dimensões dessa soc*edade q*e penetr*m *o autor, e através
</line>
<line>
dele no *ex*o, sem qu* disto e*e se ap*r*eba (BAR**S, 2004, p. 137).
</line>
</par><par>
<line>
Ta*bém é impo*t*nte dest*car
</line>
<line>
que toda a t*anscrição das fontes p**má*ia*
</line>
<line>
obedece
</line>
</par><par>
<line>
rigor**amente à grafi* da époc*, bem *omo se u*iliza dos mesmos recurso* par* evid*n*iar o
</line>
<line>
*o*te*do desejado pel* autor, visando manter a in**gr*dade dos d*cumen*os d* pesquisa,
</line>
<line>
resp*itand*-se a for*a de *xpos*ção origina*.
</line>
<line>
4 R*SULTADOS * DI*CUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
N*sse reco*te, opt*mos
</line>
<line>
*or apresent*r o a*tigo *n*itula do Psicoterapia, publica*o na
</line>
</par><par>
<line>
Revista Ceará Méd*co (1*33), de autoria d* médico Jurandir Marães Pi*an*o (1902 -1977) no
</line>
</par><par>
<line>
qual rev*la alguns
</line>
<line>
conceito* psicanalíticos p*r* a sociedade d* ép*ca, por meio do *so
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
psicoterap*a *éd*ca. E*t* *rt*go foi a*rese*tado no dia 10 de novembro
</line>
<line>
de
</line>
<line>
19*3, e* uma
</line>
</par><par>
<line>
reuni*o t*adicional dos prof***i**ais d* m*dicina *ue *ompun*am in*tituição cha**da *
</line>
<line>
Ce**ro *édico Cearen*e (atu*l A*ademi* Cearense de Medicin*), levando p*r tema um
</line>
<line>
estud* geral sobre a Psyc*therapi*, sua* obs*rvações e aplicações (ATA nº 70,1934, p.24).
</line>
<line>
*egundo Picanço, a história da med*cina *o*tra que as pr*ticas p*icote*ápic*s existem
</line>
<line>
d**de a origem da dor huma*a, e que existir*a um fato* comum de influênci* do psiquismo
</line>
</par><par>
<line>
sobre o somatis*o.
</line>
<line>
Faz uma *n*i*ação
</line>
<line>
de que * sis*emat*zação racio*al e
</line>
<line>
cient*f*ca dessas
</line>
</par><par>
<line>
ideias e *onhecimento* vêm co*stituir grande *spaço *éd*c* na *sic**e**pia, e a partir da*
</line>
</par><par>
<line>
ideias de Mesme* e
</line>
<line>
dos tr*balhos d* A**de Faria e James Braid, ini*iou-se o período
</line>
</par><par>
<line>
científ*co, suc*di*os por Charcot, Biedeault, Bernheim, Babinsk, Coué, Boudouin * a *scola
</line>
</par><par>
<line>
de N*ncy
</line>
<line>
*ude*am fir*a* ci*ntific*mente as bases
</line>
<line>
do estudo, *ons*gran** ensinamen*o o
</line>
</par><par>
<line>
ra*ion*l (PI*ANÇO, 1933b).
</line>
<line>
Jur*ndir Picanço indic* q*e a partir daí um novo conhec*mento human* se
</line>
<line>
desen*o**eu, pos*ibil*tando "esse movimen*o psi**lógico e ***ico-pedagóg*co q*e tem
</line>
</par><par>
<line>
vindo e* progressão cresce*te
</line>
<line>
até nossos dias" (PICANÇ*, 1933, p.02). É
</line>
<line>
importan*e
</line>
</par><par>
<line>
*estacar, nesse ponto, que o *utor escreve so*re a o*ige* da psic*terapia com pro*undidade e
</line>
<line>
articulação co* *s *r*n*ipais autor*s que ** *nvol*eram na c*nstruç*o da ps*cote*apia.
</line>
<line>
* c*nti*uid*de do texto de Jurandir Picanço cul**na diretamente na Psican**ise,
</line>
<line>
enquanto construção científica dessa juntura da medi*i*a co* a psicoterapia. Apresenta que *
</line>
<line>
psicoterap*a, nes*a base *ie**ífica e *acional, *eri* uma *eoria que s*bs*diaria a exist**cia de
</line>
</par><par>
<line>
uma duali*ade psicológica
</line>
<line>
da
</line>
<line>
vida mental, q*e seria "CO*SCIENTE" como psiquism* o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, **resina, v. 12, n. 5, art. 11, *.196-212, s*t./out. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. *. Júnior, L. J. B. Dazi*to
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
superior, e o "SUBCO*SCIEN*E" como p*iq*is*o infe*ior, o* quais *tuariam na ativi*ade
</line>
<line>
psíqui*a *ormalmente, com um s**do subordinado ao outro, existindo ai**a ou*ra ordem de
</line>
<line>
*çõ** que influem n* vida me**al, o "INCONSCIENTE" (PICANÇO, *9**).
</line>
<line>
Desse mod*, o autor ju*tifica que *s*a dualidade nas ações mentais está pre*ente em
</line>
<line>
todos os sujeitos, *m sua* palavra* **ta qu* "a Psicologia normal e patoló*ica de*onstra essa
</line>
<line>
dualidade" (PICANÇO, 1933, *.02). Parte então a descr*ver o que **o estes conceitos,
</line>
<line>
at*ibuindo ca*ac*erísticas de funcionamento. Ao expor:
</line>
<line>
D*f**em os com*onente* p**qui*os pela ati*idad* que exercem. O consciente tem
</line>
<line>
<<*ção diri*id* *ar* um fim *eterminado: é a atenção fixa e * conduta ló**ca>> *
</line>
<line>
subcons*iente ou o inco*scien*e, c*mo forças *a*entes, man*f*s*am-se indep*ndentes
</line>
<line>
do raciocínio, **mo t*ndências intimamente r*gi*tradas, sem**e *ue o **d*r
</line>
<line>
fre*ado* da con*i*ncia se interrompe ou s* anula (PICA*ÇO, 1*3*, p.02).
</line>
<line>
Pican*o apr*senta um esq*ema do Pro*. Austregési*o, a*tigo professor e amigo
</line>
</par><par>
<line>
pess*al do aut**, atribuindo qu* o *squema serve para "eluc*dar o dup** aspecto
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
psiq*ismo" (PICANÇO, 1933, p.02). Segue a image*:
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - P*CANÇO, *. *sicoter*pia. Rev*sta C*a** Médico, Ano XII, Vo*. 11, 19*3, p.0*.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*es primária*.
</line>
</par><par>
<line>
P*c*nço (1933) descreve q*e, em me** a* funcionamento normal dessas
</line>
<line>
duas esferas
</line>
</par><par>
</page><line>
da vida m*ntal, em sua *rti*ulação, existe o *r*dom**io *o *u supe*ior. Já na ação
</line>
<line>
desarticula*a do conjunto, aflora a consciên*ia. Nos *tos psíqu*c** s*bc*n*c*entes, encontra-
</line>
<line>
se agind* * eu i*ferio*, em funçã* do automat*smo da i*agina*ão, ou de memóri*s passadas,
</line>
<line>
que em dado mom*nto surg*m do su*consciente. Nessa *escrição, exp*icam-s* o* sonho*, os
</line>
<line>
R**. *SA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 11, p.19*-212, set./out. *015 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*propria*ão Da Psicanálise *omo Terapêutica Médica
</line>
<line>
*07
</line>
</par><par>
<line>
d*lírios da
</line>
<line>
emb*iagu*z, da cloro*or*iz*çã*, o sonambulismo, as trocas de *alavra* os e
</line>
</par><par>
<line>
lapsos, *tos todo* esses franc*mente da ati*idade subconsciente.
</line>
</par><par>
<line>
T*rmina a explana*ão in*icando que
</line>
<line>
"*ecalcados, os *tos su*cons*ientes
</line>
<line>
con**nuam
</line>
</par><par>
<line>
e* latência a *tuar no c*mp**xo
</line>
<line>
psíq*ico
</line>
<line>
da no*sa vida, in*luindo conform* * sentido da
</line>
</par><par>
<line>
aquisiçã*" (*ICANÇO, 1933, p.03). Nessa mesma escr*ta, o a*tor con*inua a ex*lanaçã* do
</line>
</par><par>
<line>
**ocess* de psicotera*i*, in*ic**do concepções de outr*s a*tores
</line>
<line>
ao *eu
</line>
<line>
us o. J u*t o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
psica*álise fre*diana, o médico situava a Escola de Nancy co* sua prop**ta psicoterapêut*ca
</line>
<line>
*e autossug*stão, pro*edimen*o de s*bstituição das *dei** pato*êni*as *or id**as sãs. O
</line>
</par><par>
<line>
objetivo
</line>
<line>
dest*
</line>
<line>
*erapêutica seria a edu*ação das a*ivid**es su*consci**tes,
</line>
<line>
*ma espécie de
</line>
</par><par>
<line>
terapêutica **ral. Picanço não d*sco*reu *eta*hes
</line>
<line>
de tais teorizações, mas apresen*a seus
</line>
</par><par>
<line>
ment**es: Coué, Boud*uin, Mi**, in*ic***o que a comb*naç*o
</line>
<line>
entre as teorizaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
psicanalíticas da E**ola *e Nan** resul*aria nu*a *sicoterapia com diferente* *stá*ios e
</line>
<line>
técnicos.
</line>
<line>
Em referência à obra ** Au*tr*gésil*, reto*n* a f**ar da Psic*ná*ise, *ndica*do *ue
</line>
<line>
como el*m*nto de *ma te*apêutica é um m**odo pelo q*al o médico *línico pro*ura na alma
</line>
<line>
do *nfermo *rrancar os afe*os *u os *esejos que estão pertu*bando-o na vi**, aspectos esse*
</line>
</par><par>
<line>
**e
</line>
<line>
têm suas raízes na *exualid*de. Tem então
</line>
<line>
um* *oncepção *e *é*o*o de int*r*retaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
*egund* a qua* a doutrina de Freu* pod* *onced*r um entendim*nto dinâmico dos fenômenos
</line>
</par><par>
<line>
ps*quicos, onde as ações hum*na*
</line>
<line>
podem ser
</line>
<line>
estudadas *ara além ** aspe**o exterior,
</line>
</par><par>
<line>
po*sibilita*do u* acesso *s "razões inti*as d* sua g**e*e, compos*ção * inte*pretação
</line>
<line>
inti*am" (AUSTREGESILO apud PICANÇ*, 193*b, p.03).
</line>
<line>
*a persp*ctiva teórica d* artigo de *urand*r Picanço, o *bjetivo da **ic*t*rapi* era
</line>
<line>
subst*t*ir i*eias *alsas ou *r*adas p*r ou*ras sadias e lógicas, e q*e, pelos m*todos ou meios
</line>
</par><par>
<line>
pelo* quais
</line>
<line>
ess* p*ática fosse empr**ada, * ter*pêutica
</line>
<line>
de*eri* ficar *eterminada segu*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gráfico a seguir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 11, p.*96-212, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. C. J*nior, *. J. B. Dazi*to
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - PI*ANÇO, J. Psicoterapi*. Revis*a Ceará Médico, Ano XII, V**. 11, 19*3, p.03
</line>
</par><par>
<line>
Fontes pri*árias
</line>
</par><par>
<line>
O autor j*s*ifica q*e, com a análise e ap*ica*ão
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
vários méto*os de ps*coterapia,
</line>
</par><par>
<line>
verificou-se que
</line>
<line>
a suges*ionabilidad* * * grande fa*or e*iopatogêni*o dos acidentes
</line>
</par><par>
<line>
psic*n**rótico*, ao
</line>
<line>
lad* *as atuaç*es e influ*ncia* *a li*ido. Afirm*, ai**a, que a
</line>
<line>
vi da
</line>
</par><par>
<line>
comum está *nvol*a de influências e de g*ande núm*ro de su*est*es motoras e sensori**s,
</line>
<line>
c*nsiderando também que o psiquismo se comporta de acordo com essa* estimulações
</line>
<line>
(*ICANÇO, 1933).
</line>
<line>
Jurandir c*ntinua seu *exto tecendo um *scl*re*imento de qu* a terapêutica é possível,
</line>
<line>
pois a vida mental se m*ntém a partir do seu domínio do orgâ**co, em outras pa**vra*, *po*ta
</line>
<line>
para *m dualismo no qua* o p*iqui**o e*tá comanda*do as rel**ões d* org*n*c*, e es*e f*tor
</line>
<line>
po*si*i*ita a r*solutividade da psicoterapia (PI*ANÇO, 1933, p.0*).
</line>
<line>
Um dos a*pectos marc*ntes ness* ponto do arquivo é uma explic*çã* do que chamou
</line>
</par><par>
<line>
d* raz*o pr*n*ip** do
</line>
<line>
duali*mo *o Conscie*te - Inco*sciente. *alendo ressa*tar que e*
</line>
</par><par>
<line>
momento *n*erior ele men*iona o dualismo *ntre c**sciência e *ubcons*iência, e daqui por
</line>
<line>
diante a*o*t* que o du*lismo psí*uico se daria entre * *on*cient* e o *n*onsciente.
</line>
</par><par>
<line>
Na obr* em
</line>
<line>
*nális*, *uran*ir *icanço
</line>
<line>
*sclarece qu* a do**rina de Freud poss*bilitou
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
no*o sen*ido
</line>
<line>
* *oncepção da *sicolog*a
</line>
<line>
*um*na, princ*pa*m*nte a qu* chamou
</line>
</par><par>
<line>
"c*nstitu*ção *ípica d* personalidade, com as
</line>
<line>
categorias
</line>
<line>
*e to*alismo de s*ntid* e d*
</line>
</par><par>
<line>
f*nalida*e, *gi*ando-*e no an*agonismo do prazer e da realidade" (PICANÇO, 1933, p.05).
</line>
<line>
Chamando-* d* mestr* de Viena, *xplana sobr* Freud ad*itir três modalidades de
</line>
<line>
atos **íquico*, os Cons*ientes, que ***i*m perce*idos pela ra*ão; os S*bconscientes, *ue são
</line>
</par><par>
<line>
mal *ercebidos, mas
</line>
<line>
que pod*m ser lemb*a*os, os Inconscientes, que s*o repositó*ios d* e
</line>
</par><par>
<line>
influências hereditár*as e d* fat*s p*ssados, recalcados onde a Consciência não
</line>
<line>
*ercebe
</line>
</par><par>
<line>
(P**AN*O, 1933).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *2, n. 5, art. 11, p.*96-212, *e*./out. 2015 www4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*prop*iaç*o Da Psicanáli** Com* Te*apê*tica M*dica
</line>
<line>
*09
</line>
</par><par>
<line>
* ain*a com*lementa sua explanaç**, indicando que Freud p*rcebe* que e*sas três
</line>
<line>
in**âncias n*o co*p**endi*m a verdad* d*s **tos ps*quic** e co*str*iu uma teoria emb*sada
</line>
<line>
em ou*ros asp*c*os mais *ign*ficativ*s, *lustrando a **ssagem da *r*me*ra t*pica freudiana
</line>
<line>
para a segund*, p*ss*ge* conce*tual rea*iza*a entre 1915 a 192*. Detalha *sse segu*do
</line>
<line>
momento, de*crev*nd* que:
</line>
<line>
O ID seria a pa*te profunda, o repo**tór*o inconsciente das determi*an**s
</line>
</par><par>
<line>
her*ditárias e dos acidentes
</line>
<line>
*eca**ados, depende dos i*pulsos instinti*os
</line>
</par><par>
<line>
considerad*s amoraes o* irreg*lares. * *GO repres*ntaria de um lad* uma *unção
</line>
<line>
do I* que ** poz ** contacto com mund* exteri*r, co* percepç*o cons*i*nte e qu*
</line>
<line>
***cura adaptar-s* ao princ*pio d* p*aser, *Re**esent* a razão e * sabedoria, ao
</line>
<line>
contrario do ID que encerra a* paixõe**, (Fre*d). D* *u*ro lado uma parte do *G*
</line>
<line>
se aperfeiçoaria em grão superior, constituindo o SUPER EGO, ligado tam*ém ao
</line>
</par><par>
<line>
*D *o* poder c**t*olador. S*PE* EG* c*n*tituiria a *ção psíquica resultante O
</line>
<line>
*da expressão das força* coerci*i*as Moraes, representant*s da autorida*e pa**r*a,
</line>
<line>
religios* e so*ial* (PICANÇO, 1**3, p.06).
</line>
</par><par>
<line>
* a*tor trabalha o fu**i*n*ment* desses component*s em re*ação aos dese*os,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*ibido, ao *ontrol* do censor, à* manife*tações m*rbidas, obsessões, fobias e aos *cide*tes
</line>
</par><par>
<line>
histéric*s. **talha *ue o objetivo da P*icanálise o c*nhecimento do caráter
</line>
<line>
do * ndi *í duo
</line>
</par><par>
<line>
frente aos d*sej*s e *eus anel*s tendenciais, e *ue, median*e p*oce*so de inve*ti*aç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interpretação pode*-se-i* desc*brir a c*u*a das neuroses e psiconeur*ses. Segu*do *ua
</line>
<line>
de*c*ição, a Psicanál*se servir*a para "investi*ar e i*terpretar os pontos *rincipais dos
</line>
</par><par>
<line>
*omplexos ex*stente* no inconsciente * explic*-los, d*sentran*a-l*s ou t*ansferi-los
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
**ividade
</line>
<line>
psí*uica p*ra norm*lização co*sciente do equilíbr*o men*al" (PI**NÇO, 1933,
</line>
</par><par>
<line>
p.*6-07).
</line>
</par><par>
<line>
O *utor termina o texto com *nfo*mações qu* e*põem s*a fa*i*ia*idade *om a prática
</line>
</par><par>
<line>
da me*m*, bem como com indic*ção di*eta do uso da psicoterap*a
</line>
<line>
en*uanto mét*do
</line>
</par><par>
<line>
ter*pêutic* que deve se* empregad* como agen*e para equilí*rio do psiquismo, pois ao
</line>
<line>
rec*nhecer a *an*ira como a sug*stionabilida*e influencia a psicossexualidade, muito se
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta
</line>
<line>
para a "determinação d*s neuroses e psicoses" (p. 07), *firma ainda que é sabido
</line>
</par><par>
<line>
q*e se deve empre*a* o método sug*s**vo e psicoanalítico n*sses cas*s.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕE* F*NAI*
</line>
<line>
* partir d* int*resse pr*fissional do médic* Jurandir Pic*nç* em s* *spe*i*l*z** *as
</line>
</par><par>
<line>
doenças do* *ervos, *
</line>
<line>
p*ática da psico*erapia *omo i*strumento *e *ra**l*o para uma
</line>
</par><par>
<line>
*erapêuti*a *o* prob*emas *en*ais pô*e se ins*rir e* *olo *earense na década ** 1*30. *
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, *. 12, n. *, *rt. **, p.196-212, set./out. *015
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.*r/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. F. C. *únior, L. J. B. Dazia*o
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
*odo co*o *l* em*unhava essa *écnica, aquilo que chamamos d* sua *propriação, ad*tou
</line>
<line>
u*a perspectiva onde existia uma c*ara co*cepção d* qu* impressões morais pod*am
</line>
<line>
*nfluenciar o psiqui*mo dos pacien*es mórbidos, a partir da *oa orie*t*ção moral poder-se-ia
</line>
</par><par>
<line>
*estaurar equ*l*brio *aquilo que a me*te deix**a por *er*urbado, e e* se* o
</line>
<line>
tra*a*ho
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*bj*tivo maior seri* o *e r**ular as f**çõe* *o equilíbrio d* organis*o.
</line>
</par><par>
<line>
C**e aqui d*staca* que a p*icanálise foi utilizada nesse momento como estratégia da
</line>
<line>
p*ic*ter***a; como *ais um artifício da *r**ica m*d*c* para um* ter*pêutica *os sofrimentos
</line>
<line>
mentais, e *u* e* ne*hum arquiv* de nossas investigaç**s en*o*tram*s rel*ção da h*stóri*
</line>
<line>
do médico Jurandir Picanç* e *ma form*liza*ão da forma*ão p*ica*alí*ica. A psicote*ap*a na
</line>
</par><par>
<line>
*écada de
</line>
<line>
1*30 esta*a v*nculada a uma e*tratégia médic*-pedagógica d* *unho moral, qu*
</line>
</par><par>
<line>
encontrava nas teorias da psicanálise subsídios p**a interpretar o sofrimento *enta* a p*rtir da
</line>
<line>
du*lidade, do confl*to e do incon*ciente como p*odutor de desejo.
</line>
<line>
Assumimos a*nda que e*ta pr*tica em enfoque só pude*se surgir no so** cearense *
</line>
<line>
par**r de uma con**ção histórica perm*ada de uma cu*tura *ue ac*bava *e se iniciar n*s
</line>
<line>
*o*des *a ci*ilização mode*na, anc*rando o dis*urso do sujei*o aos so*rimentos do pri*ado e
</line>
<line>
d* * nt i m o.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
BARROS, *. *. O C*mpo da H*st*ria: es*ecialidades e aborda*ens. Petrópolis: Vozes,
</line>
<line>
20*4.
</line>
</par><par>
<line>
BE*GER, P. *. Para
</line>
<line>
um *
</line>
<line>
compreensão
</line>
<line>
sociológic* da *s*c*nálise. In: F. Alves (Ed.);
</line>
</par><par>
<line>
Psicanálise e Ci*ncia* S*ciais. p.1*-26, Ri* de Janeiro. 1980.
</line>
<line>
CAMA*GO, M. DA S. *ERTEAU, M. História e Ps*c*ná**se: entre *iência e ficç*o. Trad. de
</line>
</par><par>
<line>
Guilher** J.
</line>
<line>
de Freitas Teixe**a. *elo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
</line>
<line>
*56 p. Belo
</line>
</par><par>
<line>
Ho*izonte: Autênt*ca,
</line>
<line>
p. 294-298, 2013. *is*onível em: <h*tp://schol*r.goog*e.com/s
</line>
</par><par>
<line>
ch*l**?hl=e*&btnG=Search&q=inti*le:H*stória+e+Psican**ise:+entre+ciência+e+ficção#*>.
</line>
<line>
Ace*** em: 12/1*/2*14.
</line>
<line>
CASTRO, R. DE. Os psi*uiatr*s ea re*epção da psicanálise no Rio de Janeiro (1914-1944):
</line>
</par><par>
<line>
recorte cronológico, a**res, fontes horizo*t*s e
</line>
<line>
de expec*ativas. ANPUH, p. 1-*4, 2*11.
</line>
</par><par>
<line>
D*sp*nível em: <htt*://www.snh20*1.anpuh.or*/resources/*nais/*4/1308159039_ar*uivo
</line>
<line>
_RafaelCastro-Textocompleto.pdf>. Aces*o e*: 31/1*/2014.
</line>
<line>
CERTEAU, M. A es*rit* *a hi*tória. 2.ed ed. Ri* de Ja*eiro: Forense-Un*versi*ária, 1992.
</line>
<line>
CHARTIER, R. À be**a da f*lésia: * história *ntre *ncerte*as e inquietude. Porto Al**re:
</line>
<line>
Ed. U*iversidade, 2002.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. *2, n. 5, art. *1, p.196-212, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Apropria*ão D* Psic*nálise Com* Terap*utica Médica
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
DAGF*L, A. Para una "Estét**a" de ** *ecepción de Las Ideas Psicológicas. F*enia. Revista
</line>
<line>
d* historia d* la ps*quiatría, v. IV, n. 2, p. 7-1*, 2004.
</line>
<line>
DAN*IATO, L. A For*a*eza *a Psi*análise: a históri* da *sican*lise em fortaleza. Rio *e
</line>
<line>
Janei*o: Relu*e D*mará, 2*00.
</line>
</par><par>
<line>
FIGUEIRA, S. A. (O*G); *AGAWA, *.; SALEM, T.; a*. Cultu*a da Psicanáli*e. São et
</line>
<line>
P**lo: E*itora Brasiliense, 19*5.
</line>
<line>
FREUD, S. A histór*a do movim**to ps*canalí**co, a*tig*s sobre met**sicolo*ia e outr**
</line>
<line>
traba*hos.(19**-1915). inEd*ção Standard *rasileir* das O**as Completa* d* S*gmun*
</line>
<line>
Fre*d. v. XIV, Rio de Janeir* 1996.
</line>
<line>
FREUD, S. Psica*álise Selvagem. (*910). InEdição Standard brasileira das Obras
</line>
<line>
*o*pletas de Sigmund Freu*, v. *I, Rio de Janeiro: IMAGO, 2006.
</line>
<line>
JACÓ-VILEL*, A. M. Un* b**ve h*s*o*ia *e l* ps*cología en Brasil. In: G. *a*as (*d.);
</line>
<line>
His*orias de la Psicologia en América del S*r: D*álogos y perspectivas, 2014. La Sere*a:
</line>
<line>
Nueva M**ada Edicione*.
</line>
<line>
*UCA, T. Histó*i* dos, nos * por meio do* per*ódicos.Font*s histór*cas. S** Paulo:
</line>
<line>
Cont*xto, 20*5.
</line>
<line>
MASSIN*, M. Mét*do* de In*esti*ação em His*ória da P**colog*a. Psicologi* em Pes*u*sa,
</line>
<line>
v. 4, n. 02, p. 100-108, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
MO*REJS, E. P*icaná*ise e educaçã*: J*lio Pires Porto C**re*o *a pedag*gi* e*gênica
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
década de trinta no Br*sil. Revista da F**u*dad* *e *duc*ção, v. 1*, n. 1, p. 5-11*, *989.
</line>
<line>
Disponível em: <http://w*w.revistas.us*.br/*fe/article/view/33425/0>. Ace*so em:
</line>
<line>
12/ 11/ *01*.
</line>
<line>
MOKREJS, E. A P*ic*nál*se no Br*sil: As *rigens do Pensamento *sic*nal*tico.
</line>
<line>
Pe*rópo*is: Vozes, 19*3.
</line>
</par><par>
<line>
MOR**S, T.; NAS*IMENTO, *. Da nor*a ao r*s*o: transfo*ma*ões na p*odução
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
subjetividades contemporâneas. P*i*ol**i* em est*do, p. 91-1*2, 2002. Dis*onível em:
</line>
<line>
<http://www.scielo.br/pdf/pe/v7n1/v*n1a10.pdf>. Ac*s*o *m: 31/*0/2014.
</line>
</par><par>
<line>
OLI*EIRA, C. L. M. *. *s primeiros tempos da
</line>
<line>
psicanál*se no Bras*l e
</line>
<line>
*s teses
</line>
</par><par>
<line>
pa*sexualistas
</line>
<line>
na
</line>
<line>
ed*ca*ã*.
</line>
<line>
Ág*ra,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
11-25,
</line>
<line>
200*a.
</line>
<line>
D**p*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
<http://ww*.scielo.br/*df/agora/v*n1/v5n1a10.pdf>. Aces*o *m: 31/10/20**.
</line>
<line>
OLI*EIRA, C. L. *. V. A his*or*o**afia *obre o movimento psicana**tic* no Brasil. Revista
</line>
<line>
La*i*oa*ericana d* Psicopato*o*ia Fundamental, p. 144-153, 2*02b. Dis*onível em:
</line>
<line>
<http://www.psicopatologia*undam*ntal.org/uploads/files/r*v*sta*/volume05/n3/a_hi*toriogra
</line>
<line>
fia_sobr*_o_movimen*o_psica**litico_no_br*sil.p*f>. A*esso em: 31/10/201*.
</line>
</par><par>
<line>
SAGAWA, R. Um recorte *a *istór*a da Psicanálise no Bras*l. ,
</line>
<line>
2008. Dispo*ível em:
</line>
</par><par>
</page><line>
<http://scho*a*.g*ogle.com/**holar?hl=en&b*nG=Search&q=intitle:UM+*ECORTE+DA+HI
</line>
<line>
S*ÓRI*+DA+PSIC*NÁLISE+N*+BRASIL#0>. A*ess* em: 2*/1*/2014.
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, *. 12, n. 5, art. 11, p.1*6-21*, set./out. 2015 *ww*.fsanet.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
D. F. C. J*nior, L. J. B. Da*i*to
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
SALES, F. Psicanális* e Educ*ção: *m cam*nho em construção, 2012. **s*onível em:
</line>
<line>
<http://dspac*.b*.ue*b.e*u.br:8080/jspui/handl*/123*56789/301>. Acesso em: 1/11/20*4.
</line>
<line>
*ONTES PRIMÁRIA*
</line>
</par><par>
<line>
A*A da 70* Sessão Ordinária em 10 novembro
</line>
<line>
1934. *n: Ceará *édi*o, ano XIII, nº2.
</line>
</par><par>
<line>
Fortalez*: *m**en*a Oficial, 1934.
</line>
</par><par>
<line>
PICANÇO, *. *sicot*rapi*. Revist* Cear* Médi*o, Ano *II, Vol. 11. F*rtaleza: Impre*sa
</line>
<line>
Oficial, 1993.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 12, n. 5, art. 11, p.196-*12, set./out. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/rev*sta
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)